Professor Hugo Taveira, graduado em Administração de empresas e Matemática. Professor e coordenador do cursinho preparatório para o Colégio Militar.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Professor Hugo Taveira, graduado em Administração de empresas e Matemática. Professor e coordenador do cursinho preparatório para o Colégio Militar."

Transcrição

1

2 Professor Hugo Taveira, graduado em Administração de empresas e Matemática. Professor e coordenador do cursinho preparatório para o Colégio Militar. Professora Juliana Daher Sabatin, graduada em Letras pela UFMS, Mestre em Linguística pela UNESP. Diretora do Colégio Almirante Tamandaré e professora do cursinho preparatório para o Colégio Militar.

3 O Colégio Militar de Campo Grande (CMCG) pertence ao sistema Colégio Militar do Brasil, que é composto por 12 colégios militares.

4 O Colégio Militar é reconhecido nacionalmente pela sua excelência na qualidade de ensino e pela disciplina que impõe a seus alunos. Obtém resultados expressivos em diversas universidades de alto gabarito no país, além de encaminhar os alunos para os principais concursos de carreira militar.

5 Por ter uma disciplina rígida e adequar alguns elementos militares aos seus alunos, há apenas Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e Ensino Médio. Dependentes de militares do Exército Brasileiro possuem acesso direto ao colégio, desde que o aluno tenha a idade necessária para ingressar no colégio. Aos filhos dos cidadãos civis são disponibilizadas algumas vagas mediante concurso público para ingressarem no 6º ano ou no1ºanodoensinomédio.

6 Cada Colégio Militar disponibiliza uma determinada quantidade de vagas mediante condições internas. Nos últimos anos, o Colégio Militar de Campo Grande tem cedido apenas 15 vagas para o 6º ano e nenhuma para o Ensino Médio, por causa da grande lotação atual do Colégio.

7 Além da excelente qualidade de ensino, o CMCG se destaca pelo alto custo-benefício que apresenta à população, com mensalidades de baixo custo. Não há nenhuma escola de qualidade na cidade que apresenta um ensino tão bom com um preço tão baixo como esse.

8 Como outros atrativos, o colégio possui várias atividades extraclasses, como futebol, vôlei, basquete, handball, banda de música, judô, atletismo, natação, hipismo entre outros.

9 O concurso do Colégio Militar é composto por. A primeira, em meados de outubro, é uma prova de composta por 20 questões objetivas de múltipla escolha. Cada uma vale 0,5 ponto. O candidato só faz a segunda prova caso acerte no mínimo.

10 Atingindo o mínimo exigido o aluno vai à segunda etapa, que é uma prova de Português. Esta prova apresenta 20 questões objetivas e uma redação. As questões objetivas representam 70% da nota da prova e a Redação os 30% restantes. Para ser aprovado no concurso o candidato também precisa ter mais de 50% de rendimento juntando as questões objetivas e a Redação.

11 Após as duas etapas é feita a média aritmética das notas. Caso haja empate, a nota de Português servirá como desempate. Feitas as médias, os 15 primeiros (caso esse seja novamente o número de vagas) se classificarão para estudarem no Colégio Militar. O concurso apresenta um altíssimo nível de competitividade. A relação inscritos/vagas sempre varia em torno de 30 candidatos por vaga, ou seja, quase um vestibular para crianças de 09 a 12 anos.

12 O excelente ensino, o custo-benefício e todos os atrativos acima citados fazem com que muitos alunos repitam um ou até dois anosparaestudaremnocmcg.issoocorreporqueoconcursoé para ingressar no 6º ano. O normal seria o aluno fazer o concursoaofinaldo5ºanoparaingressarnoanoseguinteno6º ano. Entretanto muitos alunos de 5º ano não conseguem passar no concurso pela alta concorrência e nível de dificuldade da prova. Quando os alunos estão no 6º ano eles voltam a fazer o concurso e, se passarem, não ingressarão no CMCG no 7º ano, mas sim terão que repetir o 6º ano. Alguns não passam nem no 6º ano e tentam o concurso quando já estão no 7º ano e, passando, voltam dois anos.

13

14 A prova de Matemática apresenta um alto grau de dificuldade. Isso porque o edital do concurso prevê conteúdos programáticos muito além do que uma criança do 5º ano já aprendeu. Às vezes caem questões que apresentam assuntos de 6º, 7º e até mesmo de 8º ano. Alunos que fazem o concurso e não se preparam de uma forma adequada não têm condições de se classificarem.

15 Outro fator que pesa contra os candidatos é a imaturidade das crianças de 09 a 12 anos diante de um concurso tão concorrido. A maioria faz a prova rapidamente e caem em pegadinhas que a mesma apresenta.. Muitas têm preguiça de ler novamente os textos e usam informações erradas para cálculos.

16 Portanto, é preciso que se trabalhe muito com os alunos como se fazer uma prova. É necessário toda uma preparação pedagógica e psicológica para os candidatos. O nível de corte da prova ultrapassa 75% dos candidatos. De quatrocentos inscritos, menos de cem atingem 50% e avançam para a próxima fase.

17 Esses fatores mostram a necessidade de os pais procurarem um curso preparatório para o concurso. Um curso que capacite o aluno a realizar uma boa prova e ajudá-lo em toda a base de Matemática e Português para todo o restante de sua vida acadêmica.

18 Tendo em vista que a prova de Redação vale 30% da prova de língua portuguesa, o candidato precisa produzir uma boa redação; O primeiro passo é ler atentamente todas as orientações da proposta, pois cada item é fundamental no cumprimento do que é solicitado; Em seguida, é imprescindível que o candidato faça o rascunho, para que possa ler e corrigir possíveis incoerências ou erros ortográficos;

19 A estrutura e a paragrafação do texto são fundamentais para alcançar uma boa nota. Escrever dentro das margens, fazer parágrafos, apresentar uma letra legível e atender ao gênero textual solicitado. O número de linhas é fundamental e obrigatório, não podendo o candidato fazer menos nem mais do que o exigido; E para encerrar, o candidato com mais criatividade e maturidade é que irá se sobressair.

20 Em Campo Grande existem alguns cursos preparatórios para o concurso do Colégio Militar. Entre eles o Colégio e Curso Almirante Tamandaré (CCAT), o curso que mais aprova no concurso de toda a cidade.

21 Além de ótimos índices, o CCAT é o curso da cidade com a maior carga horária. As aulas começam em fevereiro e vão até o dia da prova. De fevereiro a julho as aulas de Português, Redação e Matemática ocorrem quatro vezes por semana(segunda, terça, quinta e sexta). A partir de agosto as aulas também acontecem as quartas feiras. Há turmas nos turnos vespertino e noturno.

22 O CCAT conta com excelentes profissionais, todos devidamente capacitados e experientes. Possui, além das aulas, um psicólogo que acompanha as crianças ao longo de todo o período de estudo. Prepara os alunos com simulados, disciplina, inúmeros exercícios, muito carinho e afeto. Prova disso é o reconhecimento dos pais e ex-alunos do CCAT.

23 Endereço: Rua General Nepomuceno Costa, 493 Telefone:

EDITAL 003/2017. Artigo 1º - O período de realização dos cursos será de 05 de agosto a 02 de dezembro de 2017.

EDITAL 003/2017. Artigo 1º - O período de realização dos cursos será de 05 de agosto a 02 de dezembro de 2017. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE RONDONÓPOLIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DEPARTAMENTO DE LETRAS CENTRO DE LÍNGUAS CELIG

Leia mais

EDITAL 001/2017. Artigo 1º - O período de realização dos cursos será de 11 de março a 24 de junho de 2017.

EDITAL 001/2017. Artigo 1º - O período de realização dos cursos será de 11 de março a 24 de junho de 2017. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE RONDONÓPOLIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DEPARTAMENTO DE LETRAS CENTRO DE LÍNGUAS CELIG

Leia mais

POR TURMA Inglês Básico I (para adolescentes com 5 idade entre 11 e 15 anos) Inglês Básico I 5 Inglês Básico II 4 Inglês Básico III 3

POR TURMA Inglês Básico I (para adolescentes com 5 idade entre 11 e 15 anos) Inglês Básico I 5 Inglês Básico II 4 Inglês Básico III 3 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE RONDONÓPOLIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DEPARTAMENTO DE LETRAS CENTRO DE LÍNGUAS CELIG

Leia mais

EDITAL 002/2018. Artigo 1º - O período de realização dos cursos será de 10 de março a 14 de julho de 2018.

EDITAL 002/2018. Artigo 1º - O período de realização dos cursos será de 10 de março a 14 de julho de 2018. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO CÂMPUS UNIVERSITÁRIO DE RONDONÓPOLIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DEPARTAMENTO DE LETRAS CENTRO DE LÍNGUAS CELIG

Leia mais

Aula Demonstrativa. DISCURSIVAS PARA A ANVISA/2016 com correção individual + aulas em vídeo + Bônus* Profs. Júnia Andrade e Marco Antônio - Macarrão

Aula Demonstrativa. DISCURSIVAS PARA A ANVISA/2016 com correção individual + aulas em vídeo + Bônus* Profs. Júnia Andrade e Marco Antônio - Macarrão Aula Demonstrativa DISCURSIVAS PARA A ANVISA/2016 com correção individual + aulas em vídeo + Bônus* Profs. Júnia Andrade e Marco Antônio - Macarrão *recomenda-se ao aluno a leitura atenta sobre as normas

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO FILADÉLFIA RECREDENCIAMENTO

CENTRO UNIVERSITÁRIO FILADÉLFIA RECREDENCIAMENTO CENTRO UNIVERSITÁRIO FILADÉLFIA RECREDENCIAMENTO Portaria MEC nº 84, de 18 de janeiro de 2017, publicada no Diário Oficial da União em 19 de janeiro de 2017. MANTENEDORA Instituto Filadélfia de Londrina

Leia mais

IGUALDADE DE TRATAMENTO ENTRE OS USUÁRIOS

IGUALDADE DE TRATAMENTO ENTRE OS USUÁRIOS Informativo de 9 a 15 de setembro de 2014. Tema da redação IGUALDADE DE TRATAMENTO ENTRE OS USUÁRIOS DO SISTEMA ÚNIDO DE SAÚDE - SUS PROJETO REDAÇÃO Os alunos têm direito a pegar até 02 folhas por semana,

Leia mais

EDITAL 002/2019. ÁREA DO CONHECIMENTO: Letras e Linguística

EDITAL 002/2019. ÁREA DO CONHECIMENTO: Letras e Linguística MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDONÓPOLIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DEPARTAMENTO DE LETRAS CENTRO DE LÍNGUAS CELIG EDITAL 002/2019 EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÃO

Leia mais

PRÉ - VESTIBULAR Semiextensivo Matutino Semiextensivo Vespertino Extensivo Especial

PRÉ - VESTIBULAR Semiextensivo Matutino Semiextensivo Vespertino Extensivo Especial PRÉ - VESTIBULAR 2018 Semiextensivo Matutino Semiextensivo Vespertino Extensivo Especial INÍCIO: 01/02/2018 TÉRMINO: 01/11/2018 - Extensivo Especial 30/06/2018 Semiextensivo Mat.e Vespertino. CONCURSO

Leia mais

Atividades extracurriculares - Colégio Santo Antônio 2014.

Atividades extracurriculares - Colégio Santo Antônio 2014. Colégio Santo Antônio SGAS 911B - Asa Sul - 70.390-110 - Brasília-DF www.refeduc.com.br - (61) 3445-4700 Rede Educacional Franciscana Atividades extracurriculares - Colégio Santo Antônio 2014. 1. Grade

Leia mais

Universidade Federal do Acre Pró-Reitoria de Extensão e Cultura Diretoria de Ações de Extensão

Universidade Federal do Acre Pró-Reitoria de Extensão e Cultura Diretoria de Ações de Extensão EDITAL PARA SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O CURSO PRÉ- ENEM COMUNITÁRIO TÔ NA UFAC 2017 RIO BRANCO EDITAL PROEX nº. 05/2017 Rio Branco, Acre, 17 de março de 2017. O Curso Pré-Enem Comunitário Tô na Ufac do Grupo

Leia mais

PRÉ - VESTIBULAR 2017 Semiextensivo Matutino Semiextensivo Vespertino Extensivo Especial

PRÉ - VESTIBULAR 2017 Semiextensivo Matutino Semiextensivo Vespertino Extensivo Especial PRÉ - VESTIBULAR 2017 Semiextensivo Matutino Semiextensivo Vespertino Extensivo Especial INÍCIO: 06/02/2017 TÉRMINO: 27/10/2017 - Extensivo Especial 30/06/2017 Semiextensivo Mat.e Vesp. CONCURSO DE BOLSAS:

Leia mais

OS COLEGIADOS DOS CURSOS DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU, em reunião no dia 04 de dezembro de 2018, aprovaram a seguinte Deliberação:

OS COLEGIADOS DOS CURSOS DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU, em reunião no dia 04 de dezembro de 2018, aprovaram a seguinte Deliberação: DELIBERAÇÃO Colegiados LSB e LSP Nº 036/2018 Aprova o Calendário das Atividades dos Cursos de Pós- Graduação Lato sensu para o ano de 2019/2020. 21089/2018; CONSIDERANDO a solicitação contida no processo

Leia mais

ÍNDICE GERAL FORMAÇÃO DAS TURMAS 2018

ÍNDICE GERAL FORMAÇÃO DAS TURMAS 2018 Nº 04 - OUTUBRO DE 2017 Nº 05 - OUTUBRO DE 2005 ÓRGÃO OFICIAL DE COMUNICAÇÃO INTERNA DO COLÉGIO ÍNDICE GERAL 1 - FORMAÇÃO DAS TURMAS - 2018...pág. 01 2 - TURMA ESPECIAL, PROJETOS ESPECÍFICOS E MONITORIA

Leia mais

ÍNDICE GERAL FORMAÇÃO DAS TURMAS 2017

ÍNDICE GERAL FORMAÇÃO DAS TURMAS 2017 Nº 04 - OUTUBRO DE 2016 Nº 05 - OUTUBRO DE 2005 ÓRGÃO OFICIAL DE COMUNICAÇÃO INTERNA DO COLÉGIO ÍNDICE GERAL 1 - FORMAÇÃO DAS TURMAS - 2017...pág. 01 2 - TURMAS ESPECIAIS, PROJETOS ESPECÍFICOS E MONITORIA

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 1º Semestre / 2019

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 1º Semestre / 2019 ESCOLA SUPERIOR ASSOCIADA DE GOIÂNIA - ESUP COMISSÃO ESPECIAL DO PROCESSO SELETIVO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 1º Semestre / 2019 EDITAL ESUP Nº 006/2018, DE 03 DE OUTUBRO DE 2018. A SBCE Sociedade Brasileira

Leia mais

Oficina. Ensino com excelência para não restar dúvidas.

Oficina. Ensino com excelência para não restar dúvidas. Oficina Ensino com excelência para não restar dúvidas. Mais educação, muito mais resultados. Hoje, para conseguir uma vaga em uma instituição de qualidade, pública ou privada, de 3º grau, o estudante tem

Leia mais

CONCURSO INCRA 2016: Edital, Vagas

CONCURSO INCRA 2016: Edital, Vagas CONCURSO INCRA 2016: Edital, Vagas Concurso Incra 2016 tem previsão de abertura de vagas para nível médio e superior. Com o concurso Incra 2016 os candidatos têm a chance de ingressar na iniciativa pública

Leia mais

Universidade Estadual de Londrina (Reconhecida pelo Decreto Federal n de 07/10/71)

Universidade Estadual de Londrina (Reconhecida pelo Decreto Federal n de 07/10/71) DELIBERAÇÃO - Colegiados LSB e LSP Nº 32/2017 Aprova o Calendário das Atividades dos Cursos de Pós- Graduação Lato sensu para o ano de 2018/2019. 22280/2017; CONSIDERANDO a solicitação contida no processo

Leia mais

PAIS, SEU FILHO PRECISA DE VOCÊS:

PAIS, SEU FILHO PRECISA DE VOCÊS: Nº 01 - MARÇO DE 2018 ÓRGÃO OFICIAL DE COMUNICAÇÃO INTERNA DO COLÉGIO-CURSO MARTINSINHO ÍNDICE GERAL 1 - MENSAGEM AOS ALUNOS E RESPONSÁVEIS...pág. 1 2 - CANAL AMIGO...pág. 1 3 - LIVROS PARADIDÁTICOS -

Leia mais

EDITAL PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS 2018

EDITAL PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS 2018 EDITAL PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS 2018 Sumário EDITAL PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS 2018... 1 1. AS INSCRIÇÕES... 3 2. NORMAS GERAIS SOBRE A INSCRIÇÃO... 3 3. AS VAGAS... 3 4. OS ALUNOS REGULARES... 3 5.

Leia mais

Vagas ofertadas em 2019/1

Vagas ofertadas em 2019/1 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO UNIFICADO DE INGRESSO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO ENSINO PRESENCIAL DA FACULDADE TORRICELLI PARA O 1º SEMESTRE DO ANO LETIVO DE 2019 (2019/1) O Diretor Geral da Faculdade Torricelli

Leia mais

Edital 026/2018 D.G. I Processo de Seleção Continuada para Vagas Remanescentes/2019

Edital 026/2018 D.G. I Processo de Seleção Continuada para Vagas Remanescentes/2019 Edital 026/2018 D.G. I Processo de Seleção Continuada para Vagas Remanescentes/2019 A Faculdade de Pato Branco FADEP, autorizada pela Portaria 746/2000-MEC de 26/05/00, e em consonância com o Regimento

Leia mais

SELEÇÃO DE MONITORES PARA O PROJETO DE EXTENSÃO CURSOS DE LINGUAS ESTRANGEIRAS/NCL

SELEÇÃO DE MONITORES PARA O PROJETO DE EXTENSÃO CURSOS DE LINGUAS ESTRANGEIRAS/NCL SELEÇÃO DE MONITORES PARA O PROJETO DE EXTENSÃO CURSOS DE LINGUAS ESTRANGEIRAS/NCL A Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Empreendedorismo da Universidade Federal do Maranhão UFMA, torna público, a todos

Leia mais

Universidade Estadual de Londrina (Reconhecida pelo Decreto Federal n de 07110/71)

Universidade Estadual de Londrina (Reconhecida pelo Decreto Federal n de 07110/71) DELIBERAÇÃO - Colegiados LSB e LSP N 32/2017 Aprova o Calendário das Atividades dos Cursos de Pós- Graduação Lato sensu para o ano de 2018/2019. 22280/2017; CONSIDERANDO a solicitação contida no processo

Leia mais

EDITAL Nº 04/ PROCESSO SELETIVO / PERÍODO LETIVO

EDITAL Nº 04/ PROCESSO SELETIVO / PERÍODO LETIVO EDITAL Nº 04/2018 - PROCESSO SELETIVO / PERÍODO LETIVO 2019.1 A FACULDADE INTERNACIONAL CIDADE VIVA FICV torna público, pelo presente EDITAL, que as inscrições para o Processo Seletivo serão abertas durante

Leia mais

Medicina. São José dos Campos. Carga horária 46. aulas semanais de 50 min. Horário das aulas* Endereço. Simulados. 3 ciclos

Medicina. São José dos Campos. Carga horária 46. aulas semanais de 50 min. Horário das aulas* Endereço. Simulados. 3 ciclos Carga horária 46 aulas semanais de 50 min. Disciplinas Horário das aulas* Aulas Português 8 Biologia 7 Física 7 Química 7 Matemática 6 Geografia 4 História 4 Inglês 1 Filosofia/Sociologia 1 Atualidades

Leia mais

1 CONCURSO DE BOLSAS DE ESTUDO PARA O ANO LETIVO DE FUNDAMENTAL II E MÉDIO EDITAL

1 CONCURSO DE BOLSAS DE ESTUDO PARA O ANO LETIVO DE FUNDAMENTAL II E MÉDIO EDITAL 1 CONCURSO DE BOLSAS DE ESTUDO PARA O ANO LETIVO DE 2019 - FUNDAMENTAL II E MÉDIO EDITAL 1. Apresentação O COLÉGIO VITÓRIA RÉGIA, Unidades I, II e V, realizará o 1º Concurso de Bolsas de Estudo para 2019,

Leia mais

DO CURSO PRÉ-VESTIBULAR GRATUITO PRINCIPIA:

DO CURSO PRÉ-VESTIBULAR GRATUITO PRINCIPIA: Edital CAMPUS DE BAURU. Comunicado. Edital 001/2018 - Curso Pré-Vestibular Gratuito Principia. O Curso Pré-Universitário Gratuito Principia, como Projeto de Extensão Universitária da Pró-Reitoria de Extensão

Leia mais

MANEIRAS DE MOTIVAR E ORIENTAR OS ALUNOS PARA AS PROVAS DO ENEM

MANEIRAS DE MOTIVAR E ORIENTAR OS ALUNOS PARA AS PROVAS DO ENEM MANEIRAS DE MOTIVAR E ORIENTAR OS ALUNOS PARA AS PROVAS DO ENEM ÍNDICE 1. Introdução... pg. 3 2. Provas do ENEM: exigências e modelo referência em vestibulares... pg. 4 3. Como reforçar o valor do ENEM

Leia mais

Cursinho Fênix - Popular e Gratuito Processo seletivo 2018

Cursinho Fênix - Popular e Gratuito Processo seletivo 2018 Cursinho Fênix - Popular e Gratuito Processo seletivo 2018 EDITAL 001/2018 O Cursinho Fênix - Popular e Gratuito torna público o edital para as inscrições no processo seletivo de alunos para o ano de 2018.

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO UEMA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO IFMA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO UEMA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO IFMA EDITAL Nº 01/2017 PROJETO PRÉ- PAES/ENEM A Universidade Estadual do Maranhão UEMA, Centro de Estudos Superiores de São João dos Patos - CESJOP em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e

Leia mais

EDITAL DE 2019/ O processo seletivo da Faculdade NETCOM é eliminatório e classificatório.

EDITAL DE 2019/ O processo seletivo da Faculdade NETCOM é eliminatório e classificatório. EDITAL DE 2019/2 A FACULDADE NETCOM torna pública a abertura de Inscrição para o Processo Seletivo para provimento de vagas no curso de Graduação em Engenharia Eletrônica oferecidas no segundo semestre

Leia mais

GUIA DE INSCRIÇÃO E PROVA

GUIA DE INSCRIÇÃO E PROVA CURSOS TÉCNICOS INSTITUTO FEDERAL Rio Grande do Sul FAÇA #MundoIFRS parte d o GUIA DE INSCRIÇÃO E PROVA Processo Seletivo 2017/2 Tudo o que você precisa saber para fazer parte do #mundoifrs PROCESSO SELETIVO

Leia mais

ITA. São José dos Campos. Carga horária 47. Simulados. aulas semanais de 50 min. Horário das aulas* Endereço

ITA. São José dos Campos. Carga horária 47. Simulados. aulas semanais de 50 min. Horário das aulas* Endereço São José dos Campos ITA Carga horária 47 aulas semanais de 50 min. Disciplinas Horário das aulas* Aulas Matemática 10 Física 10 Química 9 Português 8 Inglês 2 Biologia 3 História 2 Geografia 2 Filosofia/Sociologia

Leia mais

Aula Demonstrativa. *recomenda-se ao aluno a leitura atenta sobre as normas para a participação neste curso, presentes na aula demonstrativa.

Aula Demonstrativa. *recomenda-se ao aluno a leitura atenta sobre as normas para a participação neste curso, presentes na aula demonstrativa. Aula Demonstrativa REDAÇÃO PARA O TRE-BA/2017 com correção individual + aulas em vídeo + Bônus* - TURMA 2 NÍVEL MÉDIO E NÍVEL SUPERIOR Profs. - Macarrão *recomenda-se ao aluno a leitura atenta sobre as

Leia mais

GUIA ESPECIAL PARA CONCURSO PÚBLICO APROVAÇÃO EM. Autor: Augusto Prado Vasconcelos GGHHGHGHGHGHGGGGGGNHGJHJGHKHGKBBBHHMNJGJHKGHK

GUIA ESPECIAL PARA CONCURSO PÚBLICO APROVAÇÃO EM. Autor: Augusto Prado Vasconcelos GGHHGHGHGHGHGGGGGGNHGJHJGHKHGKBBBHHMNJGJHKGHK GUIA ESPECIAL GGHHGHGHGHGHGGGGGGNHGJHJGHKHGKBBBHHMNJGJHKGHK PARA APROVAÇÃO EM CONCURSO PÚBLICO Autor: Augusto Prado Vasconcelos Muito obrigado por ter solicitado este guia! E parabéns por ter tomado essa

Leia mais

Curso Pré-Vestibular Popular

Curso Pré-Vestibular Popular UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA Curso Pré-Vestibular Popular CPV Popular EDITAL Nº 001-2011 CPVP DA UFJF PROCESSO SELETIVO 2011 PARA CANDIDATOS AO CURSO PRÉ- VESTIBULAR POPULAR DA UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

PRÉ-VESTIBULAR CIDADÃO ENEM/UEG 2018/1

PRÉ-VESTIBULAR CIDADÃO ENEM/UEG 2018/1 PRÉ-VESTIBULAR CIDADÃO ENEM/UEG 2018/1 O CURSINHO CIDADÃO, FAZ SABER, PELO PRESENTE EDITAL E SEUS ANEXOS, QUE AS INSCRIÇÕES PARA O CURSO SEMESTRAL PRÉ-VESTIBULAR CIDADÃO ENEM/UEG OCORRERÃO NO PERÍODO DE

Leia mais

EDITAL Nº 19, DE 06 DE JULHO DE 2018 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA O PREENCHIMENTO DE VAGAS DOS CURSOS DE EXTENSÃO

EDITAL Nº 19, DE 06 DE JULHO DE 2018 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA O PREENCHIMENTO DE VAGAS DOS CURSOS DE EXTENSÃO EDITAL Nº 19, DE 06 DE JULHO DE 2018 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA O PREENCHIMENTO DE VAGAS DOS CURSOS DE EXTENSÃO A Diretoria-Geral do Câmpus Avançado Jundiaí do Instituto Federal de Educação, Ciência

Leia mais

Faculdade Educacional de Arapoti FATI Faculdade Jaguariaíva FAJAR PROCESSO SELETIVO 2019

Faculdade Educacional de Arapoti FATI Faculdade Jaguariaíva FAJAR PROCESSO SELETIVO 2019 Faculdade Educacional de Arapoti FATI Faculdade Jaguariaíva FAJAR PROCESSO SELETIVO 2019 EDITAL Nº 01/2018 FATI/FAJAR MANUAL DE ORIENTAÇÕES AO CANDIDATO Os diretores da Faculdade Educacional de Arapoti

Leia mais

Inscrições abertas para cursos de qualificação em Criciúma, Forquilhinha e Urussanga Seg, 23 de Julho de :24

Inscrições abertas para cursos de qualificação em Criciúma, Forquilhinha e Urussanga Seg, 23 de Julho de :24 O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) abriu nesta segunda-feira (23) uma nova etapa de inscrições em cursos gratuitos de qualificação profissional. O Câmpus Criciúma oferece sete cursos, sendo quatro

Leia mais

. Educação Infantil e Ensino Fundamental

. Educação Infantil e Ensino Fundamental . Educação Infantil e Ensino Fundamental RELAÇÃO DE PROVAS E TRABALHOS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 2017 30/05 ( terça-feira) 20/06 (terça-feira) 31/05 (quarta-feira)-trabalho 26/06- (segunda-feira)

Leia mais

PCI CONCURSOS 2016: Abertos, Previstos

PCI CONCURSOS 2016: Abertos, Previstos PCI CONCURSOS 2016: Abertos, Previstos A PCI Concursos é um dos sites mais conceituados quando o assunto são concursos públicos, por isso, se você quer saber de tudo que acontece, quais concursos vão abrir,

Leia mais

UCESP FACULDADE UNIÃO CULTURAL DO ESTADO DA SÃO PAULO. Edital PROCESSO SELETIVO PARA 2016

UCESP FACULDADE UNIÃO CULTURAL DO ESTADO DA SÃO PAULO. Edital PROCESSO SELETIVO PARA 2016 UCESP FACULDADE UNIÃO CULTURAL DO ESTADO DA SÃO PAULO Edital PROCESSO SELETIVO PARA 2016 A Direção da FACULDADE UNIÃO CULTURAL DO ESTADO DA SÃO PAULO, na forma do que dispõem a Lei 9.394/96 e Portarias

Leia mais

ÍNDICE GERAL FORMAÇÃO DAS TURMAS 2016

ÍNDICE GERAL FORMAÇÃO DAS TURMAS 2016 Nº 04 - OUTUBRO DE 2015 Nº 05 - OUTUBRO DE 2005 ÓRGÃO OFICIAL DE COMUNICAÇÃO INTERNA DO COLÉGIO ÍNDICE GERAL 1 - FORMAÇÃO DAS TURMAS - 2016...pág. 01 2 - TURMAS ESPECIAIS, PROJETOS ESPECÍFICOS E MONITORIA

Leia mais

ÍNDICE GERAL MENSAGEM AOS ALUNOS E RESPONSÁVEIS CANAL AMIGO

ÍNDICE GERAL MENSAGEM AOS ALUNOS E RESPONSÁVEIS CANAL AMIGO N. 01 - MARÇO DE 2019 ÓRGÃO OFICIAL DE COMUNICAÇÃO INTERNA DO COLÉGIO-CURSO MARTINSINHO ÍNDICE GERAL 1 - MENSAGEM AOS ALUNOS E RESPONSÁVEIS...pág. 1 2 - CANAL AMIGO...pág. 1 3 - LIVROS PARADIDÁTICOS -

Leia mais

Turmas exclusivas com aulas ministradas no turno da Tarde.

Turmas exclusivas com aulas ministradas no turno da Tarde. 1. CURSOS OFERECIDOS PARA 2018 1.1. O interessado em participar do Processo de Admissão do APOGEU deve se inscrever pelo site e escolher o curso disponível em uma unidade APOGEU. 1.2. O APOGEU oferece

Leia mais

Matrículas 2019 VAGAS REMAnescentes na melhor Escola do Interior de Minas

Matrículas 2019 VAGAS REMAnescentes na melhor Escola do Interior de Minas VAGAS REMAnescentes na melhor Escola do Interior de Minas 2º Processo de Admissão 1 e 3 anos do 8 de dezembro univalefibonacci.com 33 3279.5952 1. PERÍODO E LOCAL DE INSCRIÇÃO Período De 23 de novembro

Leia mais

EDITAL 07/ SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O CURSO PRÉ- ENEM TÔ NA UFAC 2018

EDITAL 07/ SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O CURSO PRÉ- ENEM TÔ NA UFAC 2018 EDITAL 07/2018 - SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O CURSO PRÉ- ENEM TÔ NA UFAC 2018 Rio Branco, Acre, 27 de fevereiro de 2018. O Curso Pré-Enem Tô na Ufac ministrado por alunos de graduação em parceria com a Diretoria

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DO VESTIBULAR

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DO VESTIBULAR EDITAL DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DO VESTIBULAR 2019.2 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DO VESTIBULAR 2019.2 PROVAS AGENDADAS O Diretor Geral das Faculdades Integradas da Vitória de Santo

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE CAMPUS IBIRAMA EDITAL N 013/IFC-IBIRAMA/2016

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE CAMPUS IBIRAMA EDITAL N 013/IFC-IBIRAMA/2016 EDITAL N 013/IFC-IBIRAMA/2016 PROCESSO SELETIVO PARA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO EM MODA Pelo presente Edital, o Instituto Federal Catarinense torna público que estarão

Leia mais

GUIA PARA ESPECIAL CONCURSO PÚBLICO APROVAÇÃO EM. Autor: Augusto Prado GGHHGHGHGHGHGGGGGGNHGJHJGHKHGKBBBHHMNJGJHKGHK

GUIA PARA ESPECIAL CONCURSO PÚBLICO APROVAÇÃO EM. Autor: Augusto Prado GGHHGHGHGHGHGGGGGGNHGJHJGHKHGKBBBHHMNJGJHKGHK GUIA GGHHGHGHGHGHGGGGGGNHGJHJGHKHGKBBBHHMNJGJHKGHK ESPECIAL PARA APROVAÇÃO EM CONCURSO PÚBLICO Autor: Augusto Prado Muito obrigado por ter solicitado este guia! E parabéns por ter tomado essa decisão que

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA CENTRO DE FORMAÇÃO DA UFGD

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA CENTRO DE FORMAÇÃO DA UFGD REGULAMENTO DO 1 DEFINIÇÃO/OBJETIVO O Projeto de Extensão Centro de Formação da UFGD está sob a coordenação da Pró- Reitoria de Extensão e Cultura e objetiva oferecer à comunidade cursos de extensão de

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 2º SEMESTRE DE 2012 DA UNIÃO DE ESCOLAS SUPERIORES DA FUNESO-UNESF EDITAL

PROCESSO SELETIVO 2º SEMESTRE DE 2012 DA UNIÃO DE ESCOLAS SUPERIORES DA FUNESO-UNESF EDITAL PROCESSO SELETIVO 2º SEMESTRE DE 2012 DA UNIÃO DE ESCOLAS SUPERIORES DA FUNESO-UNESF EDITAL A Diretoria Executiva da Fundação de Ensino Superior de Olinda FUNESO, no uso de suas atribuições, divulga o

Leia mais

Prezado(a) Aluno (a): Seja bem-vindo ao Oficina.

Prezado(a) Aluno (a): Seja bem-vindo ao Oficina. 1 Prezado(a) Aluno (a): Seja bem-vindo ao Oficina. Nosso objetivo, em qualquer curso que oferecemos, é que você aproveite o melhor do nosso trabalho: experiência, professores competentes, atendimento eficiente

Leia mais

Por que algumas pessoas realizam seus sonhos e outras não?

Por que algumas pessoas realizam seus sonhos e outras não? 2ª Série Militar Segmento: 2º Militar Por que algumas pessoas realizam seus sonhos e outras não? Essa pergunta, aparentemente simples, sempre nos despertou interesse. Passamos boa parte de nossas vidas

Leia mais

REGULAMENTO BOLSÃO PRE-ENEM/VEST COLÉGIO CRISTO REI REGULAMENTO N 03, DE 04 DE NOVEMBRO DE 2016

REGULAMENTO BOLSÃO PRE-ENEM/VEST COLÉGIO CRISTO REI REGULAMENTO N 03, DE 04 DE NOVEMBRO DE 2016 COLÉGIO CRISTO REI REGULAMENTO BOLSÃO PRE-ENEM/VEST COLÉGIO CRISTO REI - 2017 REGULAMENTO N 03, DE 04 DE NOVEMBRO DE 2016 Estabelece as normas e diretrizes que regulamentam o Bolsão 2017 para estudantes

Leia mais

`EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1/2017 CORPO DOCENTE

`EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1/2017 CORPO DOCENTE `EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1/2017 CORPO DOCENTE A Diretoria Executiva do curso preparatório Galt Vestibulares, no uso de suas atribuições, torna pública e estabelece as normas e condições de habilitação

Leia mais

Curso Pré-Universitário Popular EDITAL Nº CPU POPULAR DA UFJF- RETIFICADO

Curso Pré-Universitário Popular EDITAL Nº CPU POPULAR DA UFJF- RETIFICADO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA Curso Pré-Universitário Popular CPU Popular EDITAL Nº 002-2012 CPU POPULAR DA UFJF- RETIFICADO PROCESSO SELETIVO 2012 PARA CANDIDATOS AO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO POPULAR

Leia mais

EDITAL Nº 37 PROCESSO SELETIVO 2019/1

EDITAL Nº 37 PROCESSO SELETIVO 2019/1 EDITAL Nº 37 PROCESSO SELETIVO /1 O presente Edital torna público o Processo Seletivo e a forma de Ingresso nos cursos do Ensino Superior ofertados pela Faculdade La Salle, no primeiro semestre de. 1.

Leia mais

PREZADOS ALUNOS, PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS...

PREZADOS ALUNOS, PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS... Ensino Fund jan-fev-mar edição nº 01 PREZADOS ALUNOS, PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS... É com prazer que publicamos o nosso primeiro informativo de 2019! O estudante não deve sustentar-se apenas na competência

Leia mais

Universidade Federal de Lavras Departamento de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - UFLA

Universidade Federal de Lavras Departamento de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - UFLA Universidade Federal de Lavras Departamento de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - UFLA EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFLA N O 02/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE

Leia mais

Extensivo Manhã. São José dos Campos. Carga horária 42. aulas semanais de 50 min. Horário das aulas* Endereço. Simulados

Extensivo Manhã. São José dos Campos. Carga horária 42. aulas semanais de 50 min. Horário das aulas* Endereço. Simulados São José dos Campos Extensivo Manhã Carga horária 42 aulas semanais de 50 min. Disciplinas Aulas Português 7 Biologia 6 Física 6 Matemática 6 Química 6 Geografia 4 História 4 Inglês 1 Filosofia/Sociologia

Leia mais

GRADUAÇÃO BACHARELADO CURSOS

GRADUAÇÃO BACHARELADO CURSOS PROCESSO SELETIVO EDITAL PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2017 O Diretor Geral da Faculdade Machado Sobrinho, no uso de suas atribuições regimentais, torna público, na forma da lei, que as inscrições no Processo

Leia mais

EDITAL Nº 02/ PROCESSO SELETIVO PARA VAGAS REMANESCENTES DO EDITAL Nº 01/2018 / PERÍODO LETIVO

EDITAL Nº 02/ PROCESSO SELETIVO PARA VAGAS REMANESCENTES DO EDITAL Nº 01/2018 / PERÍODO LETIVO EDITAL Nº 02/2018 - PROCESSO SELETIVO PARA VAGAS REMANESCENTES DO EDITAL Nº 01/2018 / PERÍODO LETIVO 2018.1 A FACULDADE INTERNACIONAL CIDADE VIVA FICV torna público, pelo presente EDITAL, que as inscrições

Leia mais

1.8. Correspondência eletrônica dirigida ao Polo 21 FURG do MNPEF deve ser endereçada a:

1.8. Correspondência eletrônica dirigida ao Polo 21 FURG do MNPEF deve ser endereçada a: Universidade Federal do Rio Grande (FURG) Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF) MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO (Polo 21 - FURG) EDITAL

Leia mais

Serviço Social do Comércio Departamento Regional Goiás

Serviço Social do Comércio Departamento Regional Goiás SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO SESC / REGIONAL GOIÁS EDITAL DE ADMISSÃO DE ESTUDANTES PARA ESCOLA CENTRO EDUCACIONAL SESC CIDADANIA ELIAS BUFAIÇAL NETO 2018 O Serviço Social do Comércio - Sesc, instituição

Leia mais

EDITAL Nº 005/2017, DE 14 DE FEVEREIRO DE 2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA O PREENCHIMENTO DE VAGAS DOS CURSOS DE EXTENSÃO

EDITAL Nº 005/2017, DE 14 DE FEVEREIRO DE 2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA O PREENCHIMENTO DE VAGAS DOS CURSOS DE EXTENSÃO EDITAL Nº 005/2017, DE 14 DE FEVEREIRO DE 2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA O PREENCHIMENTO DE VAGAS DOS CURSOS DE EXTENSÃO A Direção Geral do Câmpus Araraquara do Instituto Federal de Educação,

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF- UFT N O 01/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFT

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF- UFT N O 01/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFT Universidade Federal do Tocantins Campus Universitário de Araguaína Curso de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física UFT EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF- UFT N O 01/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFV N O 01/2017 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFV

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFV N O 01/2017 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFV Universidade Federal de Viçosa - UFV Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - Polo UFV EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFV N O 01/2017 PROCESSO

Leia mais

PRÉ-VESTIBULAR CIDADÃO ENEM/UEG 2017

PRÉ-VESTIBULAR CIDADÃO ENEM/UEG 2017 PRÉ-VESTIBULAR CIDADÃO ENEM/UEG 2017 O CURSINHO CIDADÃO, FAZ SABER, PELO PRESENTE EDITAL E SEUS ANEXOS, QUE AS INSCRIÇÕES PARA O CURSO SEMESTRAL PRÉ- VESTIBULAR CIDADÃO ENEM/UEG OCORRERÃO NO PERÍODO DE

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES PROCESSO SELETIVO SEMI-EXTENSIVO 2017

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES PROCESSO SELETIVO SEMI-EXTENSIVO 2017 EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES PROCESSO SELETIVO SEMI-EXTENSIVO 2017 Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Semi-Extensivo 2017, cujo objetivo é classificar 90 candidatos para o ingresso

Leia mais

RESULTADO - 1º ANO ENSINO MÉDIO

RESULTADO - 1º ANO ENSINO MÉDIO RESULTADO - 1º ANO ENSINO MÉDIO INFORMAÇÕES IMPORTANTES (LEIA COM ATENÇÃO): 1) O resultado do Processo Seletivo 2018 está divulgado abaixo pela identificação do número de inscrição dos candidatos classificados

Leia mais

RESULTADO - 2º ANO ENSINO MÉDIO

RESULTADO - 2º ANO ENSINO MÉDIO RESULTADO - 2º ANO ENSINO MÉDIO INFORMAÇÕES IMPORTANTES (LEIA COM ATENÇÃO): 1) O resultado do Processo Seletivo 2018 está divulgado abaixo pela identificação do número de inscrição dos candidatos classificados

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROJETO EDIFIQUE AÇÕES SELEÇÃO DE PROFESSORES VOLUNTÁRIOS PARA O CURSO EDIFICAR

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROJETO EDIFIQUE AÇÕES SELEÇÃO DE PROFESSORES VOLUNTÁRIOS PARA O CURSO EDIFICAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROJETO EDIFIQUE AÇÕES SELEÇÃO DE PROFESSORES VOLUNTÁRIOS PARA O CURSO EDIFICAR A coordenação do projeto de extensão Edifique Ações, da Pró-Reitoria

Leia mais

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES EDITAL Nº 934/2018 PROCESSO SELETIVO CONTÍNUO PARA OS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PRESENCIAL A Universidade Católica de Brasília torna público aos interessados que as inscrições para o processo

Leia mais

EDITAL Nº 02/2017. Curso, Vagas e Turnos (conforme Portaria Ministerial Nº. 40/2007) 2 18 Noturno 08 semestres Noturno 06 Semestres

EDITAL Nº 02/2017. Curso, Vagas e Turnos (conforme Portaria Ministerial Nº. 40/2007) 2 18 Noturno 08 semestres Noturno 06 Semestres Recredenciada pela Portaria Ministerial n o 204 de 08/04/206 DOU /04/206 ANEXO DA PORTARIA DIRACAD Nº. 04/207. DAS INSCRIÇÕES O Diretor Acadêmico da Faculdade de Balsas, no uso de suas atribuições regimentais

Leia mais

I. Pensando Enem º ano do Ensino Fundamental e 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio

I. Pensando Enem º ano do Ensino Fundamental e 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio Prezado(a) diretor(a) e coordenador(a), São Paulo, janeiro de 2017. Comunicamos que, em 2017, o Sistema Mackenzie de Ensino disponibilizará às escolas parceiras os materiais didáticos que servirão de apoio

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-FURG N O 01/2019 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 21 FURG

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-FURG N O 01/2019 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 21 FURG Universidade Federal do Rio Grande Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Instituto de Matemática, Estatística e Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo 21 FURG EDITAL COMPLEMENTAR

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CURSINHO DA INCLUSÃO SOCIAL- PREPARATÓRIO IFMA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CURSINHO DA INCLUSÃO SOCIAL- PREPARATÓRIO IFMA EDITAL Nº 001 - ABERTURA DE VAGAS DO CURSINHO DA INCLUSÃO SOCIAL- PREPARATÓRIO IFMA/COLUN DE 24 DE ABRIL DE 2017. A Coordenação do CURSINHO DA INCLUSÃO SOCIAL- PREPARATÓRIO IFMA - PREPARATÓRIO IFMA, e

Leia mais

Faculdade Educacional de Arapoti FATI União Latino-americana de Tecnologia FAJAR PROCESSO SELETIVO 2017/2018

Faculdade Educacional de Arapoti FATI União Latino-americana de Tecnologia FAJAR PROCESSO SELETIVO 2017/2018 Faculdade Educacional de Arapoti FATI União Latino-americana de Tecnologia FAJAR PROCESSO SELETIVO 2017/2018 EDITAL Nº 01/2017 FATI/FAJAR MANUAL DE ORIENTAÇÕES AO CANDIDATO Os diretores da Faculdade Educacional

Leia mais

Por que algumas pessoas realizam seus sonhos e outras não?

Por que algumas pessoas realizam seus sonhos e outras não? 1ª Série Militar Segmento: 1º Militar Por que algumas pessoas realizam seus sonhos e outras não? Essa pergunta, aparentemente simples, sempre nos despertou interesse. Passamos boa parte de nossas vidas

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR DO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2018

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR DO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2018 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR DO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2018 A Associação Educacional Paschoal Dantas, entidade mantenedora da Faculdade Paschoal Dantas, doravante denominada FPD, situada na cidade

Leia mais

Universidade Federal de Lavras Departamento de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física MNPEF-Polo13/UFLA

Universidade Federal de Lavras Departamento de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física MNPEF-Polo13/UFLA Universidade Federal de Lavras Departamento de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física MNPEF-Polo13/UFLA EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFLAS N O 01/2019 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO

Leia mais

EDITAL FMP N.12/2018

EDITAL FMP N.12/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE PALHOÇA FACULDADE MUNICIPAL DE PALHOÇA PROCESSO SELETIVO PARA CURSO DE FORMAÇÃO EM CUIDADOR DE IDOSOS FACULDADE MUNICIPAL DE PALHOÇA EDITAL FMP N.12/2018 O Presidente da Faculdade

Leia mais

EDITAL Nº 03/ PROCESSO SELETIVO / PERÍODO LETIVO

EDITAL Nº 03/ PROCESSO SELETIVO / PERÍODO LETIVO EDITAL Nº 03/2018 - PROCESSO SELETIVO / PERÍODO LETIVO 2018.2 A FACULDADE INTERNACIONAL CIDADE VIVA FICV torna público, pelo presente EDITAL, que as inscrições para o Processo Seletivo serão abertas durante

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF - UFSC BLUMENAU - N O 01/2017

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF - UFSC BLUMENAU - N O 01/2017 Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Blumenau Departamento de Ciências Exatas e Educação Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - Polo 52 EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF - UFSC BLUMENAU -

Leia mais

SEGREDOS DA PRF UMA ANÁLISE TÉCNICA E PRECISA DOS ÚLTIMOS CONCURSOS

SEGREDOS DA PRF UMA ANÁLISE TÉCNICA E PRECISA DOS ÚLTIMOS CONCURSOS SEGREDOS DA PRF UMA ANÁLISE TÉCNICA E PRECISA DOS ÚLTIMOS CONCURSOS INTRODUÇÃO Se você estiver lendo este e-book, é muito provável que seu interesse esteja voltado diretamente para o concurso da PRF, ou

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS

FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS EDITAL Nº 06 PROCESSO SELETIVO PARA PORTADORES DE DIPLOMA DE NÍVEL SUPERIOR E TRANSFERÊNCIA DE OUTRA IES O Diretor da Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais

Leia mais

Universidade Federal de Juiz de Fora Instituto de Ciências Exatas / Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física [POLO 24]

Universidade Federal de Juiz de Fora Instituto de Ciências Exatas / Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física [POLO 24] Universidade Federal de Juiz de Fora Instituto de Ciências Exatas / Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física [POLO 24] EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFJF / IF SUDESTE-MG N O 01/2017

Leia mais

COLÉGIO E PRÉ-VESTIBULAR PROCESSO DE ADMISSÃO E 3 ANOS DO ENSINO MÉDIO

COLÉGIO E PRÉ-VESTIBULAR PROCESSO DE ADMISSÃO E 3 ANOS DO ENSINO MÉDIO EDITAL Processo de Admissão - 27/10 VEnha para a melhor escola do Interior de Minas PROCESSO DE ADMISSÃO 2019 1 E 3 ANOS DO ENSINO MÉDIO MATRÍCULAS 2019 1 e 3 anos ensino medio - 1. PERÍODO E LOCAL DE

Leia mais

GUIA DE INSCRIÇÃO E PROVA

GUIA DE INSCRIÇÃO E PROVA CURSOS SUPERIORES INSTITUTO FEDERAL Rio Grande do Sul FAÇA #MundoIFRS parte d o GUIA DE INSCRIÇÃO E PROVA Processo Seletivo 2017/1 Tudo o que você precisa saber para fazer parte do #mundoifrs INSTITUTO

Leia mais

CENTRO DE EDUCAÇÃO GLOBO COORDENAÇÃO DO ENSINO MÉDIO PROCESSO SELETIVO CONCURSO DE BOLSAS GLOBO PARA O 1º ANO ENSINO MÉDIO 2019

CENTRO DE EDUCAÇÃO GLOBO COORDENAÇÃO DO ENSINO MÉDIO PROCESSO SELETIVO CONCURSO DE BOLSAS GLOBO PARA O 1º ANO ENSINO MÉDIO 2019 CENTRO DE EDUCAÇÃO GLOBO COORDENAÇÃO DO ENSINO MÉDIO PROCESSO SELETIVO CONCURSO DE BOLSAS GLOBO PARA O 1º ANO ENSINO MÉDIO 2019 EDITAL Nº 01/2018, DE 20 DE AGOSTO DE 2018. O presente Concurso será realizado

Leia mais

EDITAL DE 03 DE ABRIL DE 2017 PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR SOCIAL 2017

EDITAL DE 03 DE ABRIL DE 2017 PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR SOCIAL 2017 FACULDADE SANTA HELENA EDITAL DE 03 DE ABRIL DE 2017 PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR SOCIAL 2017 A Faculdade Santa Helena - FSH, localizada na cidade do Recife/PE, com sede à Av. Caxangá, 990, bairro da Madalena,

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS FAFIBE

FACULDADES INTEGRADAS FAFIBE FACULDADES INTEGRADAS FAFIBE EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2010 Agosto de 2009 As Faculdades Integradas Fafibe, tendo como Mantenedora a Associação de Educação e Cultura do Norte Paulista, faz saber aos

Leia mais

EDITAL Nº 38 PROCESSO SELETIVO 2019/2

EDITAL Nº 38 PROCESSO SELETIVO 2019/2 EDITAL Nº 38 PROCESSO SELETIVO /2 O presente Edital torna público o Processo Seletivo e a forma de Ingresso nos cursos do Ensino Superior ofertados pela Faculdade La Salle, no segundo semestre de. 1. As

Leia mais