Professor Hugo Taveira, graduado em Administração de empresas e Matemática. Professor e coordenador do cursinho preparatório para o Colégio Militar.

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Professor Hugo Taveira, graduado em Administração de empresas e Matemática. Professor e coordenador do cursinho preparatório para o Colégio Militar."

Transcrição

1

2 Professor Hugo Taveira, graduado em Administração de empresas e Matemática. Professor e coordenador do cursinho preparatório para o Colégio Militar. Professora Juliana Daher Sabatin, graduada em Letras pela UFMS, Mestre em Linguística pela UNESP. Diretora do Colégio Almirante Tamandaré e professora do cursinho preparatório para o Colégio Militar.

3 O Colégio Militar de Campo Grande (CMCG) pertence ao sistema Colégio Militar do Brasil, que é composto por 12 colégios militares.

4 O Colégio Militar é reconhecido nacionalmente pela sua excelência na qualidade de ensino e pela disciplina que impõe a seus alunos. Obtém resultados expressivos em diversas universidades de alto gabarito no país, além de encaminhar os alunos para os principais concursos de carreira militar.

5 Por ter uma disciplina rígida e adequar alguns elementos militares aos seus alunos, há apenas Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e Ensino Médio. Dependentes de militares do Exército Brasileiro possuem acesso direto ao colégio, desde que o aluno tenha a idade necessária para ingressar no colégio. Aos filhos dos cidadãos civis são disponibilizadas algumas vagas mediante concurso público para ingressarem no 6º ano ou no1ºanodoensinomédio.

6 Cada Colégio Militar disponibiliza uma determinada quantidade de vagas mediante condições internas. Nos últimos anos, o Colégio Militar de Campo Grande tem cedido apenas 15 vagas para o 6º ano e nenhuma para o Ensino Médio, por causa da grande lotação atual do Colégio.

7 Além da excelente qualidade de ensino, o CMCG se destaca pelo alto custo-benefício que apresenta à população, com mensalidades de baixo custo. Não há nenhuma escola de qualidade na cidade que apresenta um ensino tão bom com um preço tão baixo como esse.

8 Como outros atrativos, o colégio possui várias atividades extraclasses, como futebol, vôlei, basquete, handball, banda de música, judô, atletismo, natação, hipismo entre outros.

9 O concurso do Colégio Militar é composto por. A primeira, em meados de outubro, é uma prova de composta por 20 questões objetivas de múltipla escolha. Cada uma vale 0,5 ponto. O candidato só faz a segunda prova caso acerte no mínimo.

10 Atingindo o mínimo exigido o aluno vai à segunda etapa, que é uma prova de Português. Esta prova apresenta 20 questões objetivas e uma redação. As questões objetivas representam 70% da nota da prova e a Redação os 30% restantes. Para ser aprovado no concurso o candidato também precisa ter mais de 50% de rendimento juntando as questões objetivas e a Redação.

11 Após as duas etapas é feita a média aritmética das notas. Caso haja empate, a nota de Português servirá como desempate. Feitas as médias, os 15 primeiros (caso esse seja novamente o número de vagas) se classificarão para estudarem no Colégio Militar. O concurso apresenta um altíssimo nível de competitividade. A relação inscritos/vagas sempre varia em torno de 30 candidatos por vaga, ou seja, quase um vestibular para crianças de 09 a 12 anos.

12 O excelente ensino, o custo-benefício e todos os atrativos acima citados fazem com que muitos alunos repitam um ou até dois anosparaestudaremnocmcg.issoocorreporqueoconcursoé para ingressar no 6º ano. O normal seria o aluno fazer o concursoaofinaldo5ºanoparaingressarnoanoseguinteno6º ano. Entretanto muitos alunos de 5º ano não conseguem passar no concurso pela alta concorrência e nível de dificuldade da prova. Quando os alunos estão no 6º ano eles voltam a fazer o concurso e, se passarem, não ingressarão no CMCG no 7º ano, mas sim terão que repetir o 6º ano. Alguns não passam nem no 6º ano e tentam o concurso quando já estão no 7º ano e, passando, voltam dois anos.

13

14 A prova de Matemática apresenta um alto grau de dificuldade. Isso porque o edital do concurso prevê conteúdos programáticos muito além do que uma criança do 5º ano já aprendeu. Às vezes caem questões que apresentam assuntos de 6º, 7º e até mesmo de 8º ano. Alunos que fazem o concurso e não se preparam de uma forma adequada não têm condições de se classificarem.

15 Outro fator que pesa contra os candidatos é a imaturidade das crianças de 09 a 12 anos diante de um concurso tão concorrido. A maioria faz a prova rapidamente e caem em pegadinhas que a mesma apresenta.. Muitas têm preguiça de ler novamente os textos e usam informações erradas para cálculos.

16 Portanto, é preciso que se trabalhe muito com os alunos como se fazer uma prova. É necessário toda uma preparação pedagógica e psicológica para os candidatos. O nível de corte da prova ultrapassa 75% dos candidatos. De quatrocentos inscritos, menos de cem atingem 50% e avançam para a próxima fase.

17 Esses fatores mostram a necessidade de os pais procurarem um curso preparatório para o concurso. Um curso que capacite o aluno a realizar uma boa prova e ajudá-lo em toda a base de Matemática e Português para todo o restante de sua vida acadêmica.

18 Tendo em vista que a prova de Redação vale 30% da prova de língua portuguesa, o candidato precisa produzir uma boa redação; O primeiro passo é ler atentamente todas as orientações da proposta, pois cada item é fundamental no cumprimento do que é solicitado; Em seguida, é imprescindível que o candidato faça o rascunho, para que possa ler e corrigir possíveis incoerências ou erros ortográficos;

19 A estrutura e a paragrafação do texto são fundamentais para alcançar uma boa nota. Escrever dentro das margens, fazer parágrafos, apresentar uma letra legível e atender ao gênero textual solicitado. O número de linhas é fundamental e obrigatório, não podendo o candidato fazer menos nem mais do que o exigido; E para encerrar, o candidato com mais criatividade e maturidade é que irá se sobressair.

20 Em Campo Grande existem alguns cursos preparatórios para o concurso do Colégio Militar. Entre eles o Colégio e Curso Almirante Tamandaré (CCAT), o curso que mais aprova no concurso de toda a cidade.

21 Além de ótimos índices, o CCAT é o curso da cidade com a maior carga horária. As aulas começam em fevereiro e vão até o dia da prova. De fevereiro a julho as aulas de Português, Redação e Matemática ocorrem quatro vezes por semana(segunda, terça, quinta e sexta). A partir de agosto as aulas também acontecem as quartas feiras. Há turmas nos turnos vespertino e noturno.

22 O CCAT conta com excelentes profissionais, todos devidamente capacitados e experientes. Possui, além das aulas, um psicólogo que acompanha as crianças ao longo de todo o período de estudo. Prepara os alunos com simulados, disciplina, inúmeros exercícios, muito carinho e afeto. Prova disso é o reconhecimento dos pais e ex-alunos do CCAT.

23 Endereço: Rua General Nepomuceno Costa, 493 Telefone:

EDITAL 003/2017. Artigo 1º - O período de realização dos cursos será de 05 de agosto a 02 de dezembro de 2017.

EDITAL 003/2017. Artigo 1º - O período de realização dos cursos será de 05 de agosto a 02 de dezembro de 2017. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE RONDONÓPOLIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DEPARTAMENTO DE LETRAS CENTRO DE LÍNGUAS CELIG

Leia mais

EDITAL 001/2017. Artigo 1º - O período de realização dos cursos será de 11 de março a 24 de junho de 2017.

EDITAL 001/2017. Artigo 1º - O período de realização dos cursos será de 11 de março a 24 de junho de 2017. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE RONDONÓPOLIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DEPARTAMENTO DE LETRAS CENTRO DE LÍNGUAS CELIG

Leia mais

POR TURMA Inglês Básico I (para adolescentes com 5 idade entre 11 e 15 anos) Inglês Básico I 5 Inglês Básico II 4 Inglês Básico III 3

POR TURMA Inglês Básico I (para adolescentes com 5 idade entre 11 e 15 anos) Inglês Básico I 5 Inglês Básico II 4 Inglês Básico III 3 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE RONDONÓPOLIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DEPARTAMENTO DE LETRAS CENTRO DE LÍNGUAS CELIG

Leia mais

EDITAL 002/2018. Artigo 1º - O período de realização dos cursos será de 10 de março a 14 de julho de 2018.

EDITAL 002/2018. Artigo 1º - O período de realização dos cursos será de 10 de março a 14 de julho de 2018. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO CÂMPUS UNIVERSITÁRIO DE RONDONÓPOLIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DEPARTAMENTO DE LETRAS CENTRO DE LÍNGUAS CELIG

Leia mais

SELEÇÃO DE MONITORES PARA O PROJETO DE EXTENSÃO CURSOS DE LINGUAS ESTRANGEIRAS/NCL

SELEÇÃO DE MONITORES PARA O PROJETO DE EXTENSÃO CURSOS DE LINGUAS ESTRANGEIRAS/NCL SELEÇÃO DE MONITORES PARA O PROJETO DE EXTENSÃO CURSOS DE LINGUAS ESTRANGEIRAS/NCL A Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Empreendedorismo da Universidade Federal do Maranhão UFMA, torna público, a todos

Leia mais

IGUALDADE DE TRATAMENTO ENTRE OS USUÁRIOS

IGUALDADE DE TRATAMENTO ENTRE OS USUÁRIOS Informativo de 9 a 15 de setembro de 2014. Tema da redação IGUALDADE DE TRATAMENTO ENTRE OS USUÁRIOS DO SISTEMA ÚNIDO DE SAÚDE - SUS PROJETO REDAÇÃO Os alunos têm direito a pegar até 02 folhas por semana,

Leia mais

Universidade Estadual de Londrina (Reconhecida pelo Decreto Federal n de 07/10/71)

Universidade Estadual de Londrina (Reconhecida pelo Decreto Federal n de 07/10/71) DELIBERAÇÃO - Colegiados LSB e LSP Nº 32/2017 Aprova o Calendário das Atividades dos Cursos de Pós- Graduação Lato sensu para o ano de 2018/2019. 22280/2017; CONSIDERANDO a solicitação contida no processo

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO UEMA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO IFMA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO UEMA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO IFMA EDITAL Nº 01/2017 PROJETO PRÉ- PAES/ENEM A Universidade Estadual do Maranhão UEMA, Centro de Estudos Superiores de São João dos Patos - CESJOP em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO FILADÉLFIA RECREDENCIAMENTO

CENTRO UNIVERSITÁRIO FILADÉLFIA RECREDENCIAMENTO CENTRO UNIVERSITÁRIO FILADÉLFIA RECREDENCIAMENTO Portaria MEC nº 84, de 18 de janeiro de 2017, publicada no Diário Oficial da União em 19 de janeiro de 2017. MANTENEDORA Instituto Filadélfia de Londrina

Leia mais

CONCURSO INCRA 2016: Edital, Vagas

CONCURSO INCRA 2016: Edital, Vagas CONCURSO INCRA 2016: Edital, Vagas Concurso Incra 2016 tem previsão de abertura de vagas para nível médio e superior. Com o concurso Incra 2016 os candidatos têm a chance de ingressar na iniciativa pública

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR DO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2018

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR DO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2018 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR DO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2018 A Associação Educacional Paschoal Dantas, entidade mantenedora da Faculdade Paschoal Dantas, doravante denominada FPD, situada na cidade

Leia mais

Aula Demonstrativa. DISCURSIVAS PARA A ANVISA/2016 com correção individual + aulas em vídeo + Bônus* Profs. Júnia Andrade e Marco Antônio - Macarrão

Aula Demonstrativa. DISCURSIVAS PARA A ANVISA/2016 com correção individual + aulas em vídeo + Bônus* Profs. Júnia Andrade e Marco Antônio - Macarrão Aula Demonstrativa DISCURSIVAS PARA A ANVISA/2016 com correção individual + aulas em vídeo + Bônus* Profs. Júnia Andrade e Marco Antônio - Macarrão *recomenda-se ao aluno a leitura atenta sobre as normas

Leia mais

PRÉ - VESTIBULAR Semiextensivo Matutino Semiextensivo Vespertino Extensivo Especial

PRÉ - VESTIBULAR Semiextensivo Matutino Semiextensivo Vespertino Extensivo Especial PRÉ - VESTIBULAR 2018 Semiextensivo Matutino Semiextensivo Vespertino Extensivo Especial INÍCIO: 01/02/2018 TÉRMINO: 01/11/2018 - Extensivo Especial 30/06/2018 Semiextensivo Mat.e Vespertino. CONCURSO

Leia mais

Curso Pré-Vestibular Popular

Curso Pré-Vestibular Popular UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA Curso Pré-Vestibular Popular CPV Popular EDITAL Nº 001-2011 CPVP DA UFJF PROCESSO SELETIVO 2011 PARA CANDIDATOS AO CURSO PRÉ- VESTIBULAR POPULAR DA UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO - ANO LETIVO DE 2014

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO - ANO LETIVO DE 2014 A Escola de Sociologia e Política de São Paulo, a Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação e a Faculdade de Administração, faculdades mantidas pela FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política

Leia mais

PRÉ - VESTIBULAR 2017 Semiextensivo Matutino Semiextensivo Vespertino Extensivo Especial

PRÉ - VESTIBULAR 2017 Semiextensivo Matutino Semiextensivo Vespertino Extensivo Especial PRÉ - VESTIBULAR 2017 Semiextensivo Matutino Semiextensivo Vespertino Extensivo Especial INÍCIO: 06/02/2017 TÉRMINO: 27/10/2017 - Extensivo Especial 30/06/2017 Semiextensivo Mat.e Vesp. CONCURSO DE BOLSAS:

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS FAFIBE

FACULDADES INTEGRADAS FAFIBE FACULDADES INTEGRADAS FAFIBE EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2010 Agosto de 2009 As Faculdades Integradas Fafibe, tendo como Mantenedora a Associação de Educação e Cultura do Norte Paulista, faz saber aos

Leia mais

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR "SANTO ANDRÉ"

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SANTO ANDRÉ O Instituto de Ensino Superior Santo André torna público que estarão abertas, a partir de 14 de setembro de 2009, as inscrições para o Processo Seletivo 1º semestre /2010, primeira e segunda fases. I -

Leia mais

Aula Demonstrativa. *recomenda-se ao aluno a leitura atenta sobre as normas para a participação neste curso, presentes na aula demonstrativa.

Aula Demonstrativa. *recomenda-se ao aluno a leitura atenta sobre as normas para a participação neste curso, presentes na aula demonstrativa. Aula Demonstrativa REDAÇÃO PARA O TRE-BA/2017 com correção individual + aulas em vídeo + Bônus* - TURMA 2 NÍVEL MÉDIO E NÍVEL SUPERIOR Profs. - Macarrão *recomenda-se ao aluno a leitura atenta sobre as

Leia mais

GRADUAÇÃO BACHARELADO CURSOS

GRADUAÇÃO BACHARELADO CURSOS PROCESSO SELETIVO EDITAL PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2017 O Diretor Geral da Faculdade Machado Sobrinho, no uso de suas atribuições regimentais, torna público, na forma da lei, que as inscrições no Processo

Leia mais

Universidade Estadual de Londrina (Reconhecida pelo Decreto Federal n de 07110/71)

Universidade Estadual de Londrina (Reconhecida pelo Decreto Federal n de 07110/71) DELIBERAÇÃO - Colegiados LSB e LSP N 32/2017 Aprova o Calendário das Atividades dos Cursos de Pós- Graduação Lato sensu para o ano de 2018/2019. 22280/2017; CONSIDERANDO a solicitação contida no processo

Leia mais

Por que algumas pessoas realizam seus sonhos e outras não?

Por que algumas pessoas realizam seus sonhos e outras não? 2ª Série Militar Segmento: 2º Militar Por que algumas pessoas realizam seus sonhos e outras não? Essa pergunta, aparentemente simples, sempre nos despertou interesse. Passamos boa parte de nossas vidas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CURSINHO DA INCLUSÃO SOCIAL- PREPARATÓRIO IFMA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CURSINHO DA INCLUSÃO SOCIAL- PREPARATÓRIO IFMA EDITAL Nº 001 - ABERTURA DE VAGAS DO CURSINHO DA INCLUSÃO SOCIAL- PREPARATÓRIO IFMA/COLUN DE 24 DE ABRIL DE 2017. A Coordenação do CURSINHO DA INCLUSÃO SOCIAL- PREPARATÓRIO IFMA - PREPARATÓRIO IFMA, e

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA CENTRO DE FORMAÇÃO DA UFGD

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA CENTRO DE FORMAÇÃO DA UFGD REGULAMENTO DO 1 DEFINIÇÃO/OBJETIVO O Projeto de Extensão Centro de Formação da UFGD está sob a coordenação da Pró- Reitoria de Extensão e Cultura e objetiva oferecer à comunidade cursos de extensão de

Leia mais

I. Pensando Enem º ano do Ensino Fundamental e 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio

I. Pensando Enem º ano do Ensino Fundamental e 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio Prezado(a) diretor(a) e coordenador(a), São Paulo, janeiro de 2017. Comunicamos que, em 2017, o Sistema Mackenzie de Ensino disponibilizará às escolas parceiras os materiais didáticos que servirão de apoio

Leia mais

EDITAL N 02/ DAS INSCRIÇÕES E TESTE DE SELEÇÃO

EDITAL N 02/ DAS INSCRIÇÕES E TESTE DE SELEÇÃO EDITAL N 02/2016 EMENTA: Estabelece as condições para o processo seletivo de admissão de novos alunos para o ano letivo de 2017 (Diurno). A Diretora Geral do Colégio Santo Inácio, Albanisa Gomes de Moura,

Leia mais

UCESP FACULDADE UNIÃO CULTURAL DO ESTADO DA SÃO PAULO. Edital PROCESSO SELETIVO PARA 2016

UCESP FACULDADE UNIÃO CULTURAL DO ESTADO DA SÃO PAULO. Edital PROCESSO SELETIVO PARA 2016 UCESP FACULDADE UNIÃO CULTURAL DO ESTADO DA SÃO PAULO Edital PROCESSO SELETIVO PARA 2016 A Direção da FACULDADE UNIÃO CULTURAL DO ESTADO DA SÃO PAULO, na forma do que dispõem a Lei 9.394/96 e Portarias

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo 39 UFSC - Florianópolis

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo 39 UFSC - Florianópolis Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo 39 UFSC - Florianópolis EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-IES

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA - UniCEUB

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA - UniCEUB CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA - UniCEUB EDITAL SIMPLIFICADO DO º PROCESSO SELETIVO DE 04 PARA MUDANÇA DE CURSO O reitor do Centro Universitário de Brasília UniCEUB faz saber, mediante o presente edital,

Leia mais

EDITAL Nº 001/2017/UEPB/PROEX/PRO-ENEM PROCESSO DE INSCRIÇÕES E FORMAÇÃO DE NOVAS TURMAS PARA O ANO DE 2017.

EDITAL Nº 001/2017/UEPB/PROEX/PRO-ENEM PROCESSO DE INSCRIÇÕES E FORMAÇÃO DE NOVAS TURMAS PARA O ANO DE 2017. UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA-UEPB PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROEX PRÓ-ENEM - UEPB EDITAL Nº 001/2017/UEPB/PROEX/PRO-ENEM PROCESSO DE INSCRIÇÕES E FORMAÇÃO DE NOVAS TURMAS PARA O ANO DE 2017. A Pró-reitoria

Leia mais

UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana

UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana Universidade Estadual de Feira de Santana Departamento de Física Área de Ensino de Física Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - Polo 06 SBF/CAPES EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UEFS

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE CAMPUS IBIRAMA EDITAL N 013/IFC-IBIRAMA/2016

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE CAMPUS IBIRAMA EDITAL N 013/IFC-IBIRAMA/2016 EDITAL N 013/IFC-IBIRAMA/2016 PROCESSO SELETIVO PARA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO EM MODA Pelo presente Edital, o Instituto Federal Catarinense torna público que estarão

Leia mais

EDITAL Nº 01/2017 COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO E APOIO AO EDUCANDO SELEÇÃO SIMPLIFICADA PARA O CURSO DE EXTENSÃO ENEM PARA TODOS

EDITAL Nº 01/2017 COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO E APOIO AO EDUCANDO SELEÇÃO SIMPLIFICADA PARA O CURSO DE EXTENSÃO ENEM PARA TODOS 1 EDITAL Nº 01/2017 COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO E APOIO AO EDUCANDO SELEÇÃO SIMPLIFICADA PARA O CURSO DE EXTENSÃO ENEM PARA TODOS PUBLICADO EM: 19/05/2017. 2 A Coordenação de Extensão e Apoio ao Educando do

Leia mais

E D I T A L. PROCESSO SELETIVO º. semestre

E D I T A L. PROCESSO SELETIVO º. semestre 1 E D I T A L PROCESSO SELETIVO 2010-1º. semestre Art.1º O Processo Seletivo 2010 1º. semestre dos cursos oferecidos pela FACULDADE FRANCISCANA FAE BLUMENAU obedecerá às regras apresentadas neste Edital

Leia mais

REGULAMENTO BOLSÃO PRE-ENEM/VEST COLÉGIO CRISTO REI REGULAMENTO N 03, DE 04 DE NOVEMBRO DE 2016

REGULAMENTO BOLSÃO PRE-ENEM/VEST COLÉGIO CRISTO REI REGULAMENTO N 03, DE 04 DE NOVEMBRO DE 2016 COLÉGIO CRISTO REI REGULAMENTO BOLSÃO PRE-ENEM/VEST COLÉGIO CRISTO REI - 2017 REGULAMENTO N 03, DE 04 DE NOVEMBRO DE 2016 Estabelece as normas e diretrizes que regulamentam o Bolsão 2017 para estudantes

Leia mais

Universidade Federal de Juiz de Fora Instituto de Ciências Exatas / Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física [POLO 24]

Universidade Federal de Juiz de Fora Instituto de Ciências Exatas / Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física [POLO 24] Universidade Federal de Juiz de Fora Instituto de Ciências Exatas / Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física [POLO 24] EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFJF / IF SUDESTE-MG N O 01/2017

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROJETO EDIFIQUE AÇÕES SELEÇÃO DE PROFESSORES VOLUNTÁRIOS PARA O CURSO EDIFICAR

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROJETO EDIFIQUE AÇÕES SELEÇÃO DE PROFESSORES VOLUNTÁRIOS PARA O CURSO EDIFICAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROJETO EDIFIQUE AÇÕES SELEÇÃO DE PROFESSORES VOLUNTÁRIOS PARA O CURSO EDIFICAR A coordenação do projeto de extensão Edifique Ações, da Pró-Reitoria

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 1 º SEMESTRE DE 2017

PROCESSO SELETIVO 1 º SEMESTRE DE 2017 1 Processo Seletivo 2017.1 Edital FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC RIO PROCESSO SELETIVO 1 º SEMESTRE DE 2017 SENAC RJ FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC RIO O SENAC Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial,

Leia mais

`EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1/2017 CORPO DOCENTE

`EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1/2017 CORPO DOCENTE `EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1/2017 CORPO DOCENTE A Diretoria Executiva do curso preparatório Galt Vestibulares, no uso de suas atribuições, torna pública e estabelece as normas e condições de habilitação

Leia mais

2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL AO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO

2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL AO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS PARA O ANO LETIVO DE 2018 IRMÃOS ATUALMENTE MATRICULADOS NO COLÉGIO, FILHOS DE MEMBROS DO CORPO DOCENTE E AMPLA CONCORRÊNCIA 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL AO 3º ANO

Leia mais

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO / EDITAL N CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO / EDITAL N CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ IFCE PRÓ-REITORIA DE ENSINO CAMPUS ACOPIARA PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

Leia mais

PCI CONCURSOS 2016: Abertos, Previstos

PCI CONCURSOS 2016: Abertos, Previstos PCI CONCURSOS 2016: Abertos, Previstos A PCI Concursos é um dos sites mais conceituados quando o assunto são concursos públicos, por isso, se você quer saber de tudo que acontece, quais concursos vão abrir,

Leia mais

O não cumprimento de qualquer instrução contida neste Edital implicará a desclassificação do aluno candidato.

O não cumprimento de qualquer instrução contida neste Edital implicará a desclassificação do aluno candidato. N 01/2017 PROCEDIMENTOS PARA ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS NA MODALIDADE NATAÇÃO INFANTIL (4 A 17 ANOS) DA ESCOLA DE ESPORTES E CULTURA DO COLÉGIO DOS JESUÍTAS EM 2017 O Colégio dos Jesuítas comunica abaixo

Leia mais

Por que algumas pessoas realizam seus sonhos e outras não?

Por que algumas pessoas realizam seus sonhos e outras não? 1ª Série Militar Segmento: 1º Militar Por que algumas pessoas realizam seus sonhos e outras não? Essa pergunta, aparentemente simples, sempre nos despertou interesse. Passamos boa parte de nossas vidas

Leia mais

COMO PASSAR EM MEDICINA NA USP SEM GRANA

COMO PASSAR EM MEDICINA NA USP SEM GRANA COMO PASSAR EM MEDICINA NA USP SEM GRANA Quem está se preparando para o desafio de passar no vestibular e ingressar na universidade, sabe muito bem que isso não é nada fácil. O caminho para ingressar em

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DE ADMISSÃO PARA 2017

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DE ADMISSÃO PARA 2017 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DE ADMISSÃO PARA 2017 O Conselho Superior das Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos, por sua Presidente Prof a Aparecida Najar com fundamento

Leia mais

Vamos conhecer um pouco das especificidades de cada prova:

Vamos conhecer um pouco das especificidades de cada prova: Em 1980 a Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular) era responsável por produzir e aplicar as provas das quatro Universidades públicas paulistas: USP, UNESP, UNIFESP e UNICAMP. Portanto, os cursinhos

Leia mais

PRÉ-VESTIBULAR CIDADÃO ENEM/UEG 2017

PRÉ-VESTIBULAR CIDADÃO ENEM/UEG 2017 PRÉ-VESTIBULAR CIDADÃO ENEM/UEG 2017 O CURSINHO CIDADÃO, FAZ SABER, PELO PRESENTE EDITAL E SEUS ANEXOS, QUE AS INSCRIÇÕES PARA O CURSO SEMESTRAL PRÉ- VESTIBULAR CIDADÃO ENEM/UEG OCORRERÃO NO PERÍODO DE

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO ANO LETIVO DE 2017

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO ANO LETIVO DE 2017 A Escola de Sociologia e Política de São Paulo e a Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação, mantidas pela FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo), tornam público que

Leia mais

1.8. Correspondência eletrônica dirigida ao Polo 21 FURG do MNPEF deve ser endereçada a:

1.8. Correspondência eletrônica dirigida ao Polo 21 FURG do MNPEF deve ser endereçada a: Universidade Federal do Rio Grande (FURG) Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF) MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO (Polo 21 - FURG) EDITAL

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF- UFT N O 01/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFT

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF- UFT N O 01/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFT Universidade Federal do Tocantins Campus Universitário de Araguaína Curso de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física UFT EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF- UFT N O 01/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO

Leia mais

Aula Demonstrativa. com correção individual + aulas em vídeo + Bônus* NÍVEL SUPERIOR Profs. Júnia Andrade e Marco Antônio - Macarrão

Aula Demonstrativa. com correção individual + aulas em vídeo + Bônus* NÍVEL SUPERIOR Profs. Júnia Andrade e Marco Antônio - Macarrão Aula Demonstrativa DISCURSIVA PARA O TCE-PE/2017 com correção individual + aulas em vídeo + Bônus* NÍVEL SUPERIOR Profs. - Macarrão *recomenda-se ao aluno a leitura atenta sobre as normas para a participação

Leia mais

TURNO DE FUNCIONAMENTO INFORMAÇÕES GERAIS. 24 de fevereiro de 2017 à 04 de agosto de 2017.

TURNO DE FUNCIONAMENTO INFORMAÇÕES GERAIS. 24 de fevereiro de 2017 à 04 de agosto de 2017. O Diretor da FTRB com sede em Águas Claras, DF, no uso de suas atribuições, torna público a abertura das inscrições ao Processo Seletivo 2017/2 para o curso de graduação abaixo relacionado, ofertado na

Leia mais

Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília EDITAL N 07/CTGC DE 13 DE JULHO DE 2017

Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília EDITAL N 07/CTGC DE 13 DE JULHO DE 2017 EDITAL N 07/CTGC DE 13 DE JULHO DE 2017 CHAMADA PÚBLICA PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS EM CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA NA MODALIDADE PRESENCIAL 2017/2 O DIRETOR GERAL DO CAMPUS TAGUATINGA CENTRO,

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFV N O 01/2017 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFV

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFV N O 01/2017 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFV Universidade Federal de Viçosa - UFV Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - Polo UFV EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFV N O 01/2017 PROCESSO

Leia mais

A Unipessoa é uma organização que concebe soluções em educação profissional e continuada, projetos, pesquisas e consultorias, visando assegurar a

A Unipessoa é uma organização que concebe soluções em educação profissional e continuada, projetos, pesquisas e consultorias, visando assegurar a A Unipessoa é uma organização que concebe soluções em educação profissional e continuada, projetos, pesquisas e consultorias, visando assegurar a competitividade e a capacitação de seus clientes. Através

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS LITORAL NORTE EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRGS/CLN N 03/2017

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS LITORAL NORTE EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRGS/CLN N 03/2017 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS LITORAL NORTE EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRGS/CLN N 03/2017 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA

Leia mais

MANUAL DO CANDIDATO PROCESSO SELETIVO CONTINUADO 2 SEMESTRE 2016 FACULDADE PAULISTA DE SERVIÇO SOCIAL - FAPSS - SP

MANUAL DO CANDIDATO PROCESSO SELETIVO CONTINUADO 2 SEMESTRE 2016 FACULDADE PAULISTA DE SERVIÇO SOCIAL - FAPSS - SP FACULDA FAPSS SP MANUAL DO CANDIDATO PROCESSO SELETIVO CONTINUADO 2 SEMESTRE 2016 FACULDA FAPSS SP MISSÃO DA FACULDA Formar profissionais capazes de intervir nas múltiplas relações sociais, conscientemente

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS

FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS EDITAL Nº 06 PROCESSO SELETIVO PARA PORTADORES DE DIPLOMA DE NÍVEL SUPERIOR E TRANSFERÊNCIA DE OUTRA IES O Diretor da Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO - PRIMEIRO SEMESTRE DE 2016

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO - PRIMEIRO SEMESTRE DE 2016 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO - PRIMEIRO SEMESTRE DE 2016 A Diretora da Faculdade de Direito e Ciências Sociais do Leste de Minas - FADILESTE, em conformidade com a Lei nº 9.394/96, em conformidade com o

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UEPG N O 02/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 35 UEPG

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UEPG N O 02/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 35 UEPG Universidade Estadual de Ponta Grossa Setor de Ciências Exatas e da Natureza Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo 35 UEPG EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UEPG N O 02/2016

Leia mais

. Educação Infantil e Ensino Fundamental

. Educação Infantil e Ensino Fundamental . Educação Infantil e Ensino Fundamental RELAÇÃO DE PROVAS E TRABALHOS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 2017 30/05 ( terça-feira) 20/06 (terça-feira) 31/05 (quarta-feira)-trabalho 26/06- (segunda-feira)

Leia mais

Edital nº023/2016 INSCRIÇÕES INGRESSO VIA ENEM

Edital nº023/2016 INSCRIÇÕES INGRESSO VIA ENEM Edital nº023/2016 INSCRIÇÕES INGRESSO VIA ENEM Curso Farmácia EDITAL Nº 09/2015, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2015 Diretor Acadêmico Carlos Santos da Figueira Diretor Administrativo Financeiro José Pacheco Martins

Leia mais

Turmas exclusivas com aulas ministradas no turno da Tarde.

Turmas exclusivas com aulas ministradas no turno da Tarde. 1. CURSOS OFERECIDOS PARA 2018 1.1. O interessado em participar do Processo de Admissão do APOGEU deve se inscrever pelo site e escolher o curso disponível em uma unidade APOGEU. 1.2. O APOGEU oferece

Leia mais

GUIA DE INSCRIÇÃO E PROVA

GUIA DE INSCRIÇÃO E PROVA CURSOS TÉCNICOS INSTITUTO FEDERAL Rio Grande do Sul FAÇA #MundoIFRS parte d o GUIA DE INSCRIÇÃO E PROVA Processo Seletivo 2017/2 Tudo o que você precisa saber para fazer parte do #mundoifrs PROCESSO SELETIVO

Leia mais

Concurso DPU 2016: Edital e Inscrições

Concurso DPU 2016: Edital e Inscrições Concurso DPU 2016: Edital e Inscrições O Concurso DPU 2016 pode ocorrer a qualquer momento, isso por que o certame abriu no ano anterior e foi suspenso. Agora os candidatos aguardam ansiosamente pelo Concurso

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 06 UEFS

PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 06 UEFS Universidade Estadual de Feira de Santana Departamento de Física Área de Ensino de Física Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física Polo 06 SBF/CAPES EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UEFS

Leia mais

GUIA ESPECIAL PARA CONCURSO PÚBLICO APROVAÇÃO EM. Autor: Augusto Prado Vasconcelos GGHHGHGHGHGHGGGGGGNHGJHJGHKHGKBBBHHMNJGJHKGHK

GUIA ESPECIAL PARA CONCURSO PÚBLICO APROVAÇÃO EM. Autor: Augusto Prado Vasconcelos GGHHGHGHGHGHGGGGGGNHGJHJGHKHGKBBBHHMNJGJHKGHK GUIA ESPECIAL GGHHGHGHGHGHGGGGGGNHGJHJGHKHGKBBBHHMNJGJHKGHK PARA APROVAÇÃO EM CONCURSO PÚBLICO Autor: Augusto Prado Vasconcelos Muito obrigado por ter solicitado este guia! E parabéns por ter tomado essa

Leia mais

Faculdade Educacional de Arapoti FATI União Latino-americana de Tecnologia FAJAR PROCESSO SELETIVO 2017/2018

Faculdade Educacional de Arapoti FATI União Latino-americana de Tecnologia FAJAR PROCESSO SELETIVO 2017/2018 Faculdade Educacional de Arapoti FATI União Latino-americana de Tecnologia FAJAR PROCESSO SELETIVO 2017/2018 EDITAL Nº 01/2017 FATI/FAJAR MANUAL DE ORIENTAÇÕES AO CANDIDATO Os diretores da Faculdade Educacional

Leia mais

EDITAL PROCESSO DE SELEÇÃO Nº 491 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GEOLOGIA DO QUATERNÁRIO

EDITAL PROCESSO DE SELEÇÃO Nº 491 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GEOLOGIA DO QUATERNÁRIO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GEOLOGIA DO QUATERNÁRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO QUINTA DA BOA VISTA S/N. SÃO CRISTÓVÃO CEP 20940-040 RIO DE JANEIRO, RJ BRASIL Tel (21) 3938-1172 geoquater@mn.ufrj.br

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande Norte Escola de Ciências e Tecnologia Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física -51_UFRN

Universidade Federal do Rio Grande Norte Escola de Ciências e Tecnologia Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física -51_UFRN Universidade Federal do Rio Grande Norte Escola de Ciências e Tecnologia Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física -51_UFRN EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-IES N O 02/2017 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO

Leia mais

% do total das vagas ofertadas para cada turma (as quinze primeiras vagas) serão destinadas para alunos oriundos de escolas públicas.

% do total das vagas ofertadas para cada turma (as quinze primeiras vagas) serão destinadas para alunos oriundos de escolas públicas. O Programa de Educação Tutorial PET Conexões Gestão Política-Pedagógica, através do Clipac Curso de Línguas Popular Aberto à Comunidade, divulga os procedimentos de matrícula para alunos novatos e veteranos

Leia mais

1º SEMESTRE DE 2017 FACULDADE BATISTA DE MINAS GERAIS EDITAL DO PROCESSO SELETIVO

1º SEMESTRE DE 2017 FACULDADE BATISTA DE MINAS GERAIS EDITAL DO PROCESSO SELETIVO EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE DE 2017 FACULDADE BATISTA DE MINAS GERAIS EDITAL DO PROCESSO SELETIVO A Faculdade Batista de Minas Gerais, mantida pela Junta de Educação da Convenção Batista Mineira,

Leia mais

EDITAL 181/2016 SEC VI EXAME SIMULADO PREPARATÓRIO DE CARREIRAS

EDITAL 181/2016 SEC VI EXAME SIMULADO PREPARATÓRIO DE CARREIRAS EDITAL 181/2016 SEC VI EXAME SIMULADO PREPARATÓRIO DE CARREIRAS Por meio do presente edital, os acadêmicos da Faculdade Campo Real ficam COMUNICADOS da realização do VI Exame Simulado Preparatório de Carreiras,

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF - UFSC BLUMENAU - N O 01/2017

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF - UFSC BLUMENAU - N O 01/2017 Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Blumenau Departamento de Ciências Exatas e Educação Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - Polo 52 EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF - UFSC BLUMENAU -

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES PROCESSO SELETIVO EXTENSIVO 2017

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES PROCESSO SELETIVO EXTENSIVO 2017 EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES PROCESSO SELETIVO EXTENSIVO 2017 Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Extensivo 2017, com objetivo de classificar 220 candidatos para o ingresso no primeiro

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI CUIABÁ PARA INGRESSO EM 2015/2

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI CUIABÁ PARA INGRESSO EM 2015/2 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI CUIABÁ PARA INGRESSO EM 2015/2 A Diretora-Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial SENAI/MT,

Leia mais

EDITAL PARA EXAME DE BOLSAS DE ESTUDOS PARA O ANO LETIVO DE 2017 DO COLÉGIO SER Taboão da Serra, Agosto de Das disposições preliminares

EDITAL PARA EXAME DE BOLSAS DE ESTUDOS PARA O ANO LETIVO DE 2017 DO COLÉGIO SER Taboão da Serra, Agosto de Das disposições preliminares EDITAL PARA EXAME DE BOLSAS DE ESTUDOS PARA O ANO LETIVO DE 2017 DO COLÉGIO SER Taboão da Serra, Agosto de 2016. 1. Das disposições preliminares 1.1 O exame é de responsabilidade do Colégio SER; 1.2 O

Leia mais

EDITAL DE 03 DE ABRIL DE 2017 PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR SOCIAL 2017

EDITAL DE 03 DE ABRIL DE 2017 PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR SOCIAL 2017 FACULDADE SANTA HELENA EDITAL DE 03 DE ABRIL DE 2017 PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR SOCIAL 2017 A Faculdade Santa Helena - FSH, localizada na cidade do Recife/PE, com sede à Av. Caxangá, 990, bairro da Madalena,

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Blumenau, 30 de novembro de Frei Nelson José Hillesheim, OFM Presidente

R E S O L U Ç Ã O. Blumenau, 30 de novembro de Frei Nelson José Hillesheim, OFM Presidente RESOLUÇÃO CSA N.º 15/2009 REFERENDA A PORTARIA DG N. 16/2009 QUE APROVOU O EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2010, 1 SEMESTRE, DA. O Presidente do Conselho Superior de Administração CSA, no uso das atribuições

Leia mais

EDITAL SEI Nº 1/2018

EDITAL SEI Nº 1/2018 UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Coordenação do Curso de Graduação em Química - Pontal Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 Telefone: - Processo nº 23117.008049/2018-36 EDITAL SEI

Leia mais

EDITAL 001/2018 OFERTA DE CURSOS DO PROGRAMA CENTRO DE ESTUDOS DE LÍNGUAS

EDITAL 001/2018 OFERTA DE CURSOS DO PROGRAMA CENTRO DE ESTUDOS DE LÍNGUAS EDITAL 001/2018 OFERTA DE CURSOS DO PROGRAMA CENTRO DE ESTUDOS DE LÍNGUAS O Programa CEL torna público este edital de oferta de cursos o primeiro semestre de 2018. As vagas serão ofertadas à comunidade

Leia mais

F A C U L D A D E S E S T

F A C U L D A D E S E S T F A C U L D A D E S E S T Chamada Complementar 3 P r o c e s s o S e l e t i v o - V E S T I B U L A R 2 0 1 6 / 2 Aprovação no Conselho Acadêmico, 21 de outubro de 2015 São Leopoldo, 2016 A Faculdades

Leia mais

Turmas exclusivas com aulas ministradas no turno da Tarde.

Turmas exclusivas com aulas ministradas no turno da Tarde. 1. CURSOS OFERECIDOS PARA 2017 1.1. O interessado em participar do Processo de Admissão do APOGEU deve se inscrever pelo site e escolher o curso disponível em uma unidade APOGEU. 1.2. O APOGEU oferece

Leia mais

Edital Nº 013/16/PSCG - SBS EDITAL DE PROCESSO SELETIVO ESPECIAL PARA INGRESSO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVILLE CAMPUS SÃO BENTO DO SUL

Edital Nº 013/16/PSCG - SBS EDITAL DE PROCESSO SELETIVO ESPECIAL PARA INGRESSO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVILLE CAMPUS SÃO BENTO DO SUL Edital Nº 013/16/PSCG - SBS EDITAL DE PROCESSO SELETIVO ESPECIAL PARA INGRESSO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVILLE CAMPUS SÃO BENTO DO SUL A Pró-Reitora de Ensino da Universidade da Região de Joinville

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo UFS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo UFS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo UFS EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFS-02/2017 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO

Leia mais

Universidade Regional do Cariri - URCA Centro de Ciências e Tecnologia Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - POLO 31

Universidade Regional do Cariri - URCA Centro de Ciências e Tecnologia Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - POLO 31 Universidade Regional do Cariri - URCA Centro de Ciências e Tecnologia Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - POLO 31 EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-URCA N O 01/2017 PROCESSO

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES PROCESSO SELETIVO SEMI-EXTENSIVO 2017

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES PROCESSO SELETIVO SEMI-EXTENSIVO 2017 EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES PROCESSO SELETIVO SEMI-EXTENSIVO 2017 Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Semi-Extensivo 2017, cujo objetivo é classificar 90 candidatos para o ingresso

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual N 9.996, de 02/05/2006

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual N 9.996, de 02/05/2006 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual N 9.996, de 02/05/2006 EDITAL COMPLEMENTAR PARA PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL

Leia mais

Laboratório de Redação

Laboratório de Redação Laboratório de Redação COLÉGIO O BOM PASTOR LABORATÓRIO DE REDAÇÃO II CONCURSO DE REDAÇÃO O Colégio O Bom Pastor, por meio do Laboratório de Redação, promove o II Concurso de Redação, com o objetivo de

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Escola de Ciências e Tecnologia Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Escola de Ciências e Tecnologia Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física Universidade Federal do Rio Grande do Norte Escola de Ciências e Tecnologia Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL

Leia mais

Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. Paulo Freire

Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. Paulo Freire Lauro de Freitas, 06 de fevereiro de 2017 Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. Paulo Freire Srs. Pais / Responsáveis, Durante

Leia mais

PROCESSO DE ADMISSÃO DE ALUNOS NOVOS PARA O ANO LETIVO DE 2015

PROCESSO DE ADMISSÃO DE ALUNOS NOVOS PARA O ANO LETIVO DE 2015 PROCESSO DE ADMISSÃO DE ALUNOS NOVOS PARA O ANO LETIVO DE 2015 O Colégio Recanto, em conformidade com os dispositivos legais vigentes, torna público o edital que estabelece as normas relativas à realização

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF- UFSC N O 01/2016

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF- UFSC N O 01/2016 Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC Centro de Ciências Físicas e Matemáticas - CFM Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - Polo 39 - UFSC - Florianópolis EDITAL

Leia mais

I - Do Curso Pré-Vestibular

I - Do Curso Pré-Vestibular EDITAL DE SELEÇÃO 2016 Curso Pré-Vestibular: Uma Iniciativa Democrática de Alcance Social UNESP - Campus Experimental de Registro Abertura do processo seletivo para alunos que frequentarão o Cursinho Pré-Vestibular

Leia mais

O não cumprimento de qualquer instrução contida neste Edital implicará a desclassificação do aluno candidato.

O não cumprimento de qualquer instrução contida neste Edital implicará a desclassificação do aluno candidato. N 04/2017 PROCEDIMENTOS PARA ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS NA MODALIDADE NATAÇÃO INFANTIL (4 A 17 ANOS) DA ESCOLA DE ESPORTES E CULTURA DO COLÉGIO DOS JESUÍTAS EM 2017 O Colégio dos Jesuítas comunica abaixo

Leia mais

2. DAS INSCRIÇÕES Havendo mais de uma inscrição, será considerada válida aquela com a última data de finalização registrada pelo sistema.

2. DAS INSCRIÇÕES Havendo mais de uma inscrição, será considerada válida aquela com a última data de finalização registrada pelo sistema. Edital Nº 009/17/PSCG EDITAL DE INSCRIÇÃO DE VAGAS REMANESCENTES DO PROCESSO SELETIVO ESPECIAL DE INVERNO PARA INGRESSO NO CURSO DE GRADUAÇÃO DA UNIVILLE A Pró-Reitora de Ensino da Universidade da Região

Leia mais

EDITAL Nº 002/2014 DISCIPLINA CURRICULAR OPTATIVA LIBRAS

EDITAL Nº 002/2014 DISCIPLINA CURRICULAR OPTATIVA LIBRAS EDITAL Nº 002/2014 DISCIPLINA CURRICULAR OPTATIVA LIBRAS O Diretor Acadêmico da no uso de suas atribuições faz saber que estão abertas, as matriculas para cursar a disciplina curricular optativa de Libras

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRJ_MACAÉ N O 316/2015

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRJ_MACAÉ N O 316/2015 Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus UFRJ-Macaé professor Aloísio Teixeira Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (PPGEF) EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRJ_MACAÉ N O 316/2015 PROCESSO SELETIVO

Leia mais

SELEÇÃO DE DOCENTE Nº 11/2016 CAMPUS TAQUARAL. Ref.:Seleção Externa de Docente, para disciplinas da área específica, no Curso de Enfermagem

SELEÇÃO DE DOCENTE Nº 11/2016 CAMPUS TAQUARAL. Ref.:Seleção Externa de Docente, para disciplinas da área específica, no Curso de Enfermagem SELEÇÃO DE DOCENTE Nº 11/2016 CAMPUS TAQUARAL Ref.:Seleção Externa de Docente, para disciplinas da área específica, no Curso de Enfermagem O Diretor da Faculdade de Ciências da Saúde Prof. Dr. Olney Leite

Leia mais