Professor Hugo Taveira, graduado em Administração de empresas e Matemática. Professor e coordenador do cursinho preparatório para o Colégio Militar.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Professor Hugo Taveira, graduado em Administração de empresas e Matemática. Professor e coordenador do cursinho preparatório para o Colégio Militar."

Transcrição

1

2 Professor Hugo Taveira, graduado em Administração de empresas e Matemática. Professor e coordenador do cursinho preparatório para o Colégio Militar. Professora Juliana Daher Sabatin, graduada em Letras pela UFMS, Mestre em Linguística pela UNESP. Diretora do Colégio Almirante Tamandaré e professora do cursinho preparatório para o Colégio Militar.

3 O Colégio Militar de Campo Grande (CMCG) pertence ao sistema Colégio Militar do Brasil, que é composto por 12 colégios militares.

4 O Colégio Militar é reconhecido nacionalmente pela sua excelência na qualidade de ensino e pela disciplina que impõe a seus alunos. Obtém resultados expressivos em diversas universidades de alto gabarito no país, além de encaminhar os alunos para os principais concursos de carreira militar.

5 Por ter uma disciplina rígida e adequar alguns elementos militares aos seus alunos, há apenas Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e Ensino Médio. Dependentes de militares do Exército Brasileiro possuem acesso direto ao colégio, desde que o aluno tenha a idade necessária para ingressar no colégio. Aos filhos dos cidadãos civis são disponibilizadas algumas vagas mediante concurso público para ingressarem no 6º ano ou no1ºanodoensinomédio.

6 Cada Colégio Militar disponibiliza uma determinada quantidade de vagas mediante condições internas. Nos últimos anos, o Colégio Militar de Campo Grande tem cedido apenas 15 vagas para o 6º ano e nenhuma para o Ensino Médio, por causa da grande lotação atual do Colégio.

7 Além da excelente qualidade de ensino, o CMCG se destaca pelo alto custo-benefício que apresenta à população, com mensalidades de baixo custo. Não há nenhuma escola de qualidade na cidade que apresenta um ensino tão bom com um preço tão baixo como esse.

8 Como outros atrativos, o colégio possui várias atividades extraclasses, como futebol, vôlei, basquete, handball, banda de música, judô, atletismo, natação, hipismo entre outros.

9 O concurso do Colégio Militar é composto por. A primeira, em meados de outubro, é uma prova de composta por 20 questões objetivas de múltipla escolha. Cada uma vale 0,5 ponto. O candidato só faz a segunda prova caso acerte no mínimo.

10 Atingindo o mínimo exigido o aluno vai à segunda etapa, que é uma prova de Português. Esta prova apresenta 20 questões objetivas e uma redação. As questões objetivas representam 70% da nota da prova e a Redação os 30% restantes. Para ser aprovado no concurso o candidato também precisa ter mais de 50% de rendimento juntando as questões objetivas e a Redação.

11 Após as duas etapas é feita a média aritmética das notas. Caso haja empate, a nota de Português servirá como desempate. Feitas as médias, os 15 primeiros (caso esse seja novamente o número de vagas) se classificarão para estudarem no Colégio Militar. O concurso apresenta um altíssimo nível de competitividade. A relação inscritos/vagas sempre varia em torno de 30 candidatos por vaga, ou seja, quase um vestibular para crianças de 09 a 12 anos.

12 O excelente ensino, o custo-benefício e todos os atrativos acima citados fazem com que muitos alunos repitam um ou até dois anosparaestudaremnocmcg.issoocorreporqueoconcursoé para ingressar no 6º ano. O normal seria o aluno fazer o concursoaofinaldo5ºanoparaingressarnoanoseguinteno6º ano. Entretanto muitos alunos de 5º ano não conseguem passar no concurso pela alta concorrência e nível de dificuldade da prova. Quando os alunos estão no 6º ano eles voltam a fazer o concurso e, se passarem, não ingressarão no CMCG no 7º ano, mas sim terão que repetir o 6º ano. Alguns não passam nem no 6º ano e tentam o concurso quando já estão no 7º ano e, passando, voltam dois anos.

13

14 A prova de Matemática apresenta um alto grau de dificuldade. Isso porque o edital do concurso prevê conteúdos programáticos muito além do que uma criança do 5º ano já aprendeu. Às vezes caem questões que apresentam assuntos de 6º, 7º e até mesmo de 8º ano. Alunos que fazem o concurso e não se preparam de uma forma adequada não têm condições de se classificarem.

15 Outro fator que pesa contra os candidatos é a imaturidade das crianças de 09 a 12 anos diante de um concurso tão concorrido. A maioria faz a prova rapidamente e caem em pegadinhas que a mesma apresenta.. Muitas têm preguiça de ler novamente os textos e usam informações erradas para cálculos.

16 Portanto, é preciso que se trabalhe muito com os alunos como se fazer uma prova. É necessário toda uma preparação pedagógica e psicológica para os candidatos. O nível de corte da prova ultrapassa 75% dos candidatos. De quatrocentos inscritos, menos de cem atingem 50% e avançam para a próxima fase.

17 Esses fatores mostram a necessidade de os pais procurarem um curso preparatório para o concurso. Um curso que capacite o aluno a realizar uma boa prova e ajudá-lo em toda a base de Matemática e Português para todo o restante de sua vida acadêmica.

18 Tendo em vista que a prova de Redação vale 30% da prova de língua portuguesa, o candidato precisa produzir uma boa redação; O primeiro passo é ler atentamente todas as orientações da proposta, pois cada item é fundamental no cumprimento do que é solicitado; Em seguida, é imprescindível que o candidato faça o rascunho, para que possa ler e corrigir possíveis incoerências ou erros ortográficos;

19 A estrutura e a paragrafação do texto são fundamentais para alcançar uma boa nota. Escrever dentro das margens, fazer parágrafos, apresentar uma letra legível e atender ao gênero textual solicitado. O número de linhas é fundamental e obrigatório, não podendo o candidato fazer menos nem mais do que o exigido; E para encerrar, o candidato com mais criatividade e maturidade é que irá se sobressair.

20 Em Campo Grande existem alguns cursos preparatórios para o concurso do Colégio Militar. Entre eles o Colégio e Curso Almirante Tamandaré (CCAT), o curso que mais aprova no concurso de toda a cidade.

21 Além de ótimos índices, o CCAT é o curso da cidade com a maior carga horária. As aulas começam em fevereiro e vão até o dia da prova. De fevereiro a julho as aulas de Português, Redação e Matemática ocorrem quatro vezes por semana(segunda, terça, quinta e sexta). A partir de agosto as aulas também acontecem as quartas feiras. Há turmas nos turnos vespertino e noturno.

22 O CCAT conta com excelentes profissionais, todos devidamente capacitados e experientes. Possui, além das aulas, um psicólogo que acompanha as crianças ao longo de todo o período de estudo. Prepara os alunos com simulados, disciplina, inúmeros exercícios, muito carinho e afeto. Prova disso é o reconhecimento dos pais e ex-alunos do CCAT.

23 Endereço: Rua General Nepomuceno Costa, 493 Telefone:

EDITAL 001/2017. Artigo 1º - O período de realização dos cursos será de 11 de março a 24 de junho de 2017.

EDITAL 001/2017. Artigo 1º - O período de realização dos cursos será de 11 de março a 24 de junho de 2017. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE RONDONÓPOLIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DEPARTAMENTO DE LETRAS CENTRO DE LÍNGUAS CELIG

Leia mais

POR TURMA Inglês Básico I (para adolescentes com 5 idade entre 11 e 15 anos) Inglês Básico I 5 Inglês Básico II 4 Inglês Básico III 3

POR TURMA Inglês Básico I (para adolescentes com 5 idade entre 11 e 15 anos) Inglês Básico I 5 Inglês Básico II 4 Inglês Básico III 3 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE RONDONÓPOLIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DEPARTAMENTO DE LETRAS CENTRO DE LÍNGUAS CELIG

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS FAFIBE

FACULDADES INTEGRADAS FAFIBE FACULDADES INTEGRADAS FAFIBE EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2010 Agosto de 2009 As Faculdades Integradas Fafibe, tendo como Mantenedora a Associação de Educação e Cultura do Norte Paulista, faz saber aos

Leia mais

CONCURSO INCRA 2016: Edital, Vagas

CONCURSO INCRA 2016: Edital, Vagas CONCURSO INCRA 2016: Edital, Vagas Concurso Incra 2016 tem previsão de abertura de vagas para nível médio e superior. Com o concurso Incra 2016 os candidatos têm a chance de ingressar na iniciativa pública

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA - UniCEUB

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA - UniCEUB CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA - UniCEUB EDITAL SIMPLIFICADO DO º PROCESSO SELETIVO DE 04 PARA MUDANÇA DE CURSO O reitor do Centro Universitário de Brasília UniCEUB faz saber, mediante o presente edital,

Leia mais

IGUALDADE DE TRATAMENTO ENTRE OS USUÁRIOS

IGUALDADE DE TRATAMENTO ENTRE OS USUÁRIOS Informativo de 9 a 15 de setembro de 2014. Tema da redação IGUALDADE DE TRATAMENTO ENTRE OS USUÁRIOS DO SISTEMA ÚNIDO DE SAÚDE - SUS PROJETO REDAÇÃO Os alunos têm direito a pegar até 02 folhas por semana,

Leia mais

PRÉ - VESTIBULAR 2017 Semiextensivo Matutino Semiextensivo Vespertino Extensivo Especial

PRÉ - VESTIBULAR 2017 Semiextensivo Matutino Semiextensivo Vespertino Extensivo Especial PRÉ - VESTIBULAR 2017 Semiextensivo Matutino Semiextensivo Vespertino Extensivo Especial INÍCIO: 06/02/2017 TÉRMINO: 27/10/2017 - Extensivo Especial 30/06/2017 Semiextensivo Mat.e Vesp. CONCURSO DE BOLSAS:

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO SEGUNDO SEMESTRE/2016 VAGAS REMANESCENTES

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO SEGUNDO SEMESTRE/2016 VAGAS REMANESCENTES EDITAL DO PROCESSO SELETIVO SEGUNDO SEMESTRE/2016 VAGAS REMANESCENTES De ordem do Senhor Diretor Geral, CARLOS ALBERTO PORTELA DA SILVA, da Fundação Cultural Dr. Pedro Leopoldo, do Município de Pedro Leopoldo,

Leia mais

GRADUAÇÃO BACHARELADO CURSOS

GRADUAÇÃO BACHARELADO CURSOS PROCESSO SELETIVO EDITAL PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2017 O Diretor Geral da Faculdade Machado Sobrinho, no uso de suas atribuições regimentais, torna público, na forma da lei, que as inscrições no Processo

Leia mais

1º SEMESTRE DE 2017 FACULDADE BATISTA DE MINAS GERAIS EDITAL DO PROCESSO SELETIVO

1º SEMESTRE DE 2017 FACULDADE BATISTA DE MINAS GERAIS EDITAL DO PROCESSO SELETIVO EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE DE 2017 FACULDADE BATISTA DE MINAS GERAIS EDITAL DO PROCESSO SELETIVO A Faculdade Batista de Minas Gerais, mantida pela Junta de Educação da Convenção Batista Mineira,

Leia mais

E D I T A L. PROCESSO SELETIVO º. semestre

E D I T A L. PROCESSO SELETIVO º. semestre 1 E D I T A L PROCESSO SELETIVO 2010-1º. semestre Art.1º O Processo Seletivo 2010 1º. semestre dos cursos oferecidos pela FACULDADE FRANCISCANA FAE BLUMENAU obedecerá às regras apresentadas neste Edital

Leia mais

Por que algumas pessoas realizam seus sonhos e outras não?

Por que algumas pessoas realizam seus sonhos e outras não? 2ª Série Militar Segmento: 2º Militar Por que algumas pessoas realizam seus sonhos e outras não? Essa pergunta, aparentemente simples, sempre nos despertou interesse. Passamos boa parte de nossas vidas

Leia mais

I. Pensando Enem º ano do Ensino Fundamental e 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio

I. Pensando Enem º ano do Ensino Fundamental e 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio Prezado(a) diretor(a) e coordenador(a), São Paulo, janeiro de 2017. Comunicamos que, em 2017, o Sistema Mackenzie de Ensino disponibilizará às escolas parceiras os materiais didáticos que servirão de apoio

Leia mais

Vamos conhecer um pouco das especificidades de cada prova:

Vamos conhecer um pouco das especificidades de cada prova: Em 1980 a Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular) era responsável por produzir e aplicar as provas das quatro Universidades públicas paulistas: USP, UNESP, UNIFESP e UNICAMP. Portanto, os cursinhos

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 2017/1

PROCESSO SELETIVO 2017/1 EDITAL Nº 04/Diretor Geral/2016 Dispõe sobre processo seletivo para o 1º semestre de 2017. O presente Edital do Processo Seletivo da Faculdades SPEI, torna público, em extrato, as normas para ingresso

Leia mais

EDITAL Nº 001/2017/UEPB/PROEX/PRO-ENEM PROCESSO DE INSCRIÇÕES E FORMAÇÃO DE NOVAS TURMAS PARA O ANO DE 2017.

EDITAL Nº 001/2017/UEPB/PROEX/PRO-ENEM PROCESSO DE INSCRIÇÕES E FORMAÇÃO DE NOVAS TURMAS PARA O ANO DE 2017. UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA-UEPB PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROEX PRÓ-ENEM - UEPB EDITAL Nº 001/2017/UEPB/PROEX/PRO-ENEM PROCESSO DE INSCRIÇÕES E FORMAÇÃO DE NOVAS TURMAS PARA O ANO DE 2017. A Pró-reitoria

Leia mais

GUIA DE INSCRIÇÃO E PROVA

GUIA DE INSCRIÇÃO E PROVA CURSOS TÉCNICOS INSTITUTO FEDERAL Rio Grande do Sul FAÇA #MundoIFRS parte d o GUIA DE INSCRIÇÃO E PROVA Processo Seletivo 2017/2 Tudo o que você precisa saber para fazer parte do #mundoifrs PROCESSO SELETIVO

Leia mais

F A C U L D A D E S E S T

F A C U L D A D E S E S T F A C U L D A D E S E S T Edital nº 03 P r o c e s s o S e l e t i v o V e s t i b u l a r 2017 3 ª C h a m a d a São Leopoldo, 2017. O Reitor da Faculdades EST, com sede em São Leopoldo, Rio Grande do

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO ANO LETIVO DE 2017

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO ANO LETIVO DE 2017 A Escola de Sociologia e Política de São Paulo e a Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação, mantidas pela FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo), tornam público que

Leia mais

GUIA PARA ESPECIAL CONCURSO PÚBLICO APROVAÇÃO EM. Autor: Augusto Prado GGHHGHGHGHGHGGGGGGNHGJHJGHKHGKBBBHHMNJGJHKGHK

GUIA PARA ESPECIAL CONCURSO PÚBLICO APROVAÇÃO EM. Autor: Augusto Prado GGHHGHGHGHGHGGGGGGNHGJHJGHKHGKBBBHHMNJGJHKGHK GUIA GGHHGHGHGHGHGGGGGGNHGJHJGHKHGKBBBHHMNJGJHKGHK ESPECIAL PARA APROVAÇÃO EM CONCURSO PÚBLICO Autor: Augusto Prado Muito obrigado por ter solicitado este guia! E parabéns por ter tomado essa decisão que

Leia mais

REGULAMENTO BOLSÃO PRE-ENEM/VEST COLÉGIO CRISTO REI REGULAMENTO N 03, DE 04 DE NOVEMBRO DE 2016

REGULAMENTO BOLSÃO PRE-ENEM/VEST COLÉGIO CRISTO REI REGULAMENTO N 03, DE 04 DE NOVEMBRO DE 2016 COLÉGIO CRISTO REI REGULAMENTO BOLSÃO PRE-ENEM/VEST COLÉGIO CRISTO REI - 2017 REGULAMENTO N 03, DE 04 DE NOVEMBRO DE 2016 Estabelece as normas e diretrizes que regulamentam o Bolsão 2017 para estudantes

Leia mais

DIRECÇÃO ACADÉMICA EDITAL Nº 01/2012 Exame de Acesso 2013

DIRECÇÃO ACADÉMICA EDITAL Nº 01/2012 Exame de Acesso 2013 DIRECÇÃO ACADÉMICA EDITAL Nº 01/2012 Exame de Acesso 2013 DIRECÇÃO ACADÉMICA EDITAL Nº 01/2012 Exame de Acesso 2013 A Direcção Geral do Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISPTEC),

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL 1º Semestre de 2017

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL 1º Semestre de 2017 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL 1º Semestre de 2017 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para

Leia mais

EDITAL Nº 01/2017 COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO E APOIO AO EDUCANDO SELEÇÃO SIMPLIFICADA PARA O CURSO DE EXTENSÃO ENEM PARA TODOS

EDITAL Nº 01/2017 COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO E APOIO AO EDUCANDO SELEÇÃO SIMPLIFICADA PARA O CURSO DE EXTENSÃO ENEM PARA TODOS 1 EDITAL Nº 01/2017 COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO E APOIO AO EDUCANDO SELEÇÃO SIMPLIFICADA PARA O CURSO DE EXTENSÃO ENEM PARA TODOS PUBLICADO EM: 19/05/2017. 2 A Coordenação de Extensão e Apoio ao Educando do

Leia mais

PCI CONCURSOS 2016: Abertos, Previstos

PCI CONCURSOS 2016: Abertos, Previstos PCI CONCURSOS 2016: Abertos, Previstos A PCI Concursos é um dos sites mais conceituados quando o assunto são concursos públicos, por isso, se você quer saber de tudo que acontece, quais concursos vão abrir,

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO UEMA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO IFMA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO UEMA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO IFMA EDITAL Nº 01/2017 PROJETO PRÉ- PAES/ENEM A Universidade Estadual do Maranhão UEMA, Centro de Estudos Superiores de São João dos Patos - CESJOP em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e

Leia mais

`EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1/2017 CORPO DOCENTE

`EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1/2017 CORPO DOCENTE `EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1/2017 CORPO DOCENTE A Diretoria Executiva do curso preparatório Galt Vestibulares, no uso de suas atribuições, torna pública e estabelece as normas e condições de habilitação

Leia mais

PROCESSO SELETIVO ENEM EDITAL Nº 06

PROCESSO SELETIVO ENEM EDITAL Nº 06 PROCESSO SELETIVO ENEM 2015.1 EDITAL Nº 06 SUMÁRIO 1. Da Validade... 3 2. Das Inscrições... 4 3. Do Calendário... 4 4. Da Avaliação... 5 5. Da Matrícula... 5 6. Das Disposições Finais... 6 Edital nº 06

Leia mais

Edital nº023/2016 INSCRIÇÕES INGRESSO VIA ENEM

Edital nº023/2016 INSCRIÇÕES INGRESSO VIA ENEM Edital nº023/2016 INSCRIÇÕES INGRESSO VIA ENEM Curso Farmácia EDITAL Nº 09/2015, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2015 Diretor Acadêmico Carlos Santos da Figueira Diretor Administrativo Financeiro José Pacheco Martins

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI CUIABÁ PARA INGRESSO EM 2015/2

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI CUIABÁ PARA INGRESSO EM 2015/2 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI CUIABÁ PARA INGRESSO EM 2015/2 A Diretora-Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial SENAI/MT,

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA PARA O PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM CULTURA, IDENTIDADE E REGIÃO E ENSINO DA MATEMÁTICA

CHAMADA PÚBLICA PARA O PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM CULTURA, IDENTIDADE E REGIÃO E ENSINO DA MATEMÁTICA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS EDITAL Nº 001/2015 UEG/Câmpus Jussara de 30 de Novembro de 2015. CHAMADA PÚBLICA PARA O PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM CULTURA, IDENTIDADE E

Leia mais

EDITAL Nº 02 FACULDADE DE TECNOLOGIA E DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

EDITAL Nº 02 FACULDADE DE TECNOLOGIA E DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS EDITAL Nº 02 FACULDADE DE TECNOLOGIA E DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS PROCESSO SELETIVO PARA PORTADORES DE DIPLOMA DE NÍVEL SUPERIOR E TRANSFERÊNCIA DE OUTRA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR O Diretor da

Leia mais

EDITAL Nº 001/2017, 28 DE SETEMBRO DE 2016 PROCESSO SELETIVO DE VERÃO 2017/1

EDITAL Nº 001/2017, 28 DE SETEMBRO DE 2016 PROCESSO SELETIVO DE VERÃO 2017/1 EDITAL Nº 001/2017, 28 DE SETEMBRO DE 2016 PROCESSO SELETIVO DE VERÃO 2017/1 A Diretora Geral da Faculdade Galileu, mantida pela INSTITUIÇÕES DE ENSINO REUNIDAS TIETÊ LTDA, IERT, CNPJ nº 13153035/0001-02

Leia mais

Concurso DPU 2016: Edital e Inscrições

Concurso DPU 2016: Edital e Inscrições Concurso DPU 2016: Edital e Inscrições O Concurso DPU 2016 pode ocorrer a qualquer momento, isso por que o certame abriu no ano anterior e foi suspenso. Agora os candidatos aguardam ansiosamente pelo Concurso

Leia mais

FACULDADE DA REGIÃO DOS LAGOS Mantida pela FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DA REGIÃO DOS LAGOS Portaria nº 40 /2007

FACULDADE DA REGIÃO DOS LAGOS Mantida pela FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DA REGIÃO DOS LAGOS Portaria nº 40 /2007 EDITAL Nº 01/2017 A FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DA REGIÃO DOS LAGOS faz saber, por meio do presente EDITAL, que estão abertas a partir de 04 de outubro de 2016, as inscrições do PROCESSO SELETIVO da FACULDADE

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFV N O 01/2017 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFV

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFV N O 01/2017 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFV Universidade Federal de Viçosa - UFV Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - Polo UFV EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFV N O 01/2017 PROCESSO

Leia mais

CST ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS - MADRUGADA / HORÁRIO - 06h

CST ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS - MADRUGADA / HORÁRIO - 06h CST ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE - MADRUGADA / HORÁRIO - 06h Série Turma QUARTA QUINTA SEXTA SEGUNDA TERÇA QUARTA 28/5/2014 29/5/2014 30/5/2014 2/6/2014 3/6/2014 4/6/2014 1ª A 2ª A 3ª A Sala B 102 B 102

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA CENTRO DE FORMAÇÃO DA UFGD

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA CENTRO DE FORMAÇÃO DA UFGD REGULAMENTO DO 1 DEFINIÇÃO/OBJETIVO O Projeto de Extensão Centro de Formação da UFGD está sob a coordenação da Pró- Reitoria de Extensão e Cultura e objetiva oferecer à comunidade cursos de extensão de

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CLASSIFICATÓRIO ENEM ESPM-Sul

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CLASSIFICATÓRIO ENEM ESPM-Sul EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CLASSIFICATÓRIO ENEM 2017-1 - ESPM-Sul O Diretor Geral da Escola Superior de Propaganda e Marketing - Unidade Porto Alegre, em consonância com o regimento da instituição, torna

Leia mais

RESULTADO DA 2ª AVALIAÇÃO DE BOLSA EDUCACIONAL 2016

RESULTADO DA 2ª AVALIAÇÃO DE BOLSA EDUCACIONAL 2016 RESULTADO DA 2ª AVALIAÇÃO DE BOLSA EDUCACIONAL 2016 - Os pais ou responsáveis terão 05 dias corridos, a partir da divulgação do edital, para a efetivação da matrícula. - Horário de atendimento para matrícula:

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO - PRIMEIRO SEMESTRE DE 2016

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO - PRIMEIRO SEMESTRE DE 2016 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO - PRIMEIRO SEMESTRE DE 2016 A Diretora da Faculdade de Direito e Ciências Sociais do Leste de Minas - FADILESTE, em conformidade com a Lei nº 9.394/96, em conformidade com o

Leia mais

F A C U L D A D E S E S T

F A C U L D A D E S E S T F A C U L D A D E S E S T Chamada Complementar 3 P r o c e s s o S e l e t i v o - V E S T I B U L A R 2 0 1 6 / 2 Aprovação no Conselho Acadêmico, 21 de outubro de 2015 São Leopoldo, 2016 A Faculdades

Leia mais

AFO-SEFAZ-PI. Professor: Leonardo Chaves

AFO-SEFAZ-PI. Professor: Leonardo Chaves AFO-SEFAZ-PI Professor: Leonardo Chaves Administração Financeira e Orçamentária & Orçamento Público para o concurso de Analista Tributário da Secretaria de Fazenda do Estado do Piauí (SEFAZ-PI), com dicas

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 06 UEFS

PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 06 UEFS Universidade Estadual de Feira de Santana Departamento de Física Área de Ensino de Física Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física Polo 06 SBF/CAPES EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UEFS

Leia mais

PROCESSO SELETIVO Primeiro Semestre de 2015 EDITAL

PROCESSO SELETIVO Primeiro Semestre de 2015 EDITAL Prova dia 19/10/2014 (Domingo, 9:00 h.) Prova dia 12/11/2014 (Quarta, 19:00 h.) Prova dia 29/11/2014 (Sábado, 9:00 h.) Prova dia 07/12/2014 (Domingo, 9:00 h.) Prova dia 17/12/2014 (Quarta, 19:00 h.) Prova

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO II DA UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO II DA UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2017 - II DA UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA Port.R 107/17, de 25/04/17. O Reitor da Universidade Metodista de Piracicaba Unimep, no exercício de suas atribuições, faz

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Escola de Ciências e Tecnologia Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Escola de Ciências e Tecnologia Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física Universidade Federal do Rio Grande do Norte Escola de Ciências e Tecnologia Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI / UFCA CURSO DE MÚSICA SELEÇÃO DE BOLSISTAS DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET/CONEXÕES DE SABERES DO CURSO DE MÚSICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI / UFCA CURSO DE MÚSICA SELEÇÃO DE BOLSISTAS DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET/CONEXÕES DE SABERES DO CURSO DE MÚSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI / UFCA CURSO DE MÚSICA SELEÇÃO DE BOLSISTAS DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET/CONEXÕES DE SABERES DO CURSO DE MÚSICA EDITAL Nº 1/2016 A Tutoria do Grupo PET/Conexões de

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CLASSIFICATÓRIO ENEM ESPM Sul

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CLASSIFICATÓRIO ENEM ESPM Sul EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CLASSIFICATÓRIO ENEM 2017 1 ESPM Sul O Diretor Geral da Escola Superior de Propaganda e Marketing Unidade Porto Alegre, em consonância com o regimento da instituição, torna

Leia mais

EDITAL Nº 02/2017, IFPI - CAMPUS PAULISTANA, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2017.

EDITAL Nº 02/2017, IFPI - CAMPUS PAULISTANA, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2017. EDITAL Nº 02/2017, IFPI -, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2017. Dispõe sobre o Processo Seletivo de candidatos para ingresso no Curso Técnico Integrado ao Médio em Mineração, Curso Técnico Concomitante/Subsequente

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRJ_MACAÉ N O 316/2015

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRJ_MACAÉ N O 316/2015 Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus UFRJ-Macaé professor Aloísio Teixeira Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (PPGEF) EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRJ_MACAÉ N O 316/2015 PROCESSO SELETIVO

Leia mais

Colégio São Francisco de Assis Educar para a Paz e o Bem Província do SS. Nome de Jesus do Brasil.

Colégio São Francisco de Assis Educar para a Paz e o Bem Província do SS. Nome de Jesus do Brasil. Colégio São Francisco de Assis Educar para a Paz e o Bem Província do SS. Nome de Jesus do Brasil. Senhores pais ou responsável: Iremos iniciar as matrículas das atividades extracurriculares. INÍCIO DAS

Leia mais

I - Do Curso Pré-Vestibular

I - Do Curso Pré-Vestibular EDITAL DE SELEÇÃO 2016 Curso Pré-Vestibular: Uma Iniciativa Democrática de Alcance Social UNESP - Campus Experimental de Registro Abertura do processo seletivo para alunos que frequentarão o Cursinho Pré-Vestibular

Leia mais

Regulamento do IV Concurso de Redação Colégio Santa Dorotéia de Porto Alegre

Regulamento do IV Concurso de Redação Colégio Santa Dorotéia de Porto Alegre Art. 1 Apresentação Com o objetivo de estimular em seus alunos o prazer e o hábito da escrita, além de proporcionar espaço para a revelação de jovens talentos, o Colégio Santa Doroteia de Porto Alegre

Leia mais

Associação Paranaense de Cultura Centro de Educação Profissional Irmão Mário Cristóvão

Associação Paranaense de Cultura Centro de Educação Profissional Irmão Mário Cristóvão 1 EDITAL N.º 07/2015 Dispõe sobre o Processo de Matrícula para o Curso de Extensão: Instrumentação Cirúrgica. O - TECPUC, mantido pela Associação Paranaense de Cultura, torna pública a abertura do processo

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Campus Experimental de Sorocaba

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Campus Experimental de Sorocaba Sorocaba, 13 de novembro de 2012. Ilmo. Sr. Prof. Dr. Antonio César Germano Martins Presidente do Conselho Diretor Assunto: Vagas para o Vestibular de Meio de Ano de 2013 Prezado Professor, Tendo em vista

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual N 9.996, de 02/05/2006

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual N 9.996, de 02/05/2006 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual N 9.996, de 02/05/2006 EDITAL COMPLEMENTAR PARA PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Escola de Ciências e Tecnologia Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Escola de Ciências e Tecnologia Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física Universidade Federal do Rio Grande do Norte Escola de Ciências e Tecnologia Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRN N 0 02/2016 PROCESSO SELETIVO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas. Unifal-MG EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UNIFAL-MG N O 02/2016

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas. Unifal-MG EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UNIFAL-MG N O 02/2016 EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UNIFAL-MG N O 02/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 28 UNIFAL-MG 1. PREÂMBULO 1.1. A Comissão de Seleção] do

Leia mais

As aulas acontecem de segunda a sexta-feira.

As aulas acontecem de segunda a sexta-feira. ORIENTAÇÕES EDUCAÇÃO PROFISSIONAL Ensino Médio e Técnico NOTURNO 2016 1 Caro Aluno, Seja bem-vindo! Neste manual, você encontrará informações importantes para o dia-a-dia no colégio: calendário, distribuições

Leia mais

EDITAL PARA EXAME DE BOLSAS DE ESTUDOS PARA O ANO LETIVO DE 2017 DO COLÉGIO SER Taboão da Serra, Agosto de Das disposições preliminares

EDITAL PARA EXAME DE BOLSAS DE ESTUDOS PARA O ANO LETIVO DE 2017 DO COLÉGIO SER Taboão da Serra, Agosto de Das disposições preliminares EDITAL PARA EXAME DE BOLSAS DE ESTUDOS PARA O ANO LETIVO DE 2017 DO COLÉGIO SER Taboão da Serra, Agosto de 2016. 1. Das disposições preliminares 1.1 O exame é de responsabilidade do Colégio SER; 1.2 O

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA ESTAGIÁRIO DA OUVIDORIA GERAL DA UNIVASF.

PROCESSO SELETIVO PARA ESTAGIÁRIO DA OUVIDORIA GERAL DA UNIVASF. PROCESSO SELETIVO PARA ESTAGIÁRIO DA DA UNIVASF. EDITAL Nº 01, DE 30 DE MAIO DE 2016. A Ouvidoria Geral da Universidade Federal do Vale do São Francisco, tendo em vista o disposto na Lei nº 11.788/2008,

Leia mais

REGULAMENTO DA CAMPANHA PROMOCIONAL CONCURSO: MAIS DE 100 BOLSAS NA UNIJORGE

REGULAMENTO DA CAMPANHA PROMOCIONAL CONCURSO: MAIS DE 100 BOLSAS NA UNIJORGE REGULAMENTO DA CAMPANHA PROMOCIONAL CONCURSO: MAIS DE 100 BOLSAS NA UNIJORGE 1. Da Campanha Promocional: Esta campanha promocional ( Promoção ) é instituída na modalidade Concurso pelo Centro Universitário

Leia mais

2 - DAS INSCRIÇÕES E DOS LOCAIS DE REALIZAÇÃO DAS PROVAS

2 - DAS INSCRIÇÕES E DOS LOCAIS DE REALIZAÇÃO DAS PROVAS EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2017 DE ACORDO COM A PORTARIA NORMATIVA Nº 40/2007 E RESOLUÇÃO CONSEPE Nº. 29/2016, DE 28 DE JUNHO DE 2016. O CENTRO UNIVERSITÁRO UNIFAFIBE, tendo como Mantenedora a Associação

Leia mais

Edital interno 35/2016 Curso de Língua Inglesa do CEL Centro de Ensino de Línguas do IFNMG/Campus Arinos. Vagas remanescentes

Edital interno 35/2016 Curso de Língua Inglesa do CEL Centro de Ensino de Línguas do IFNMG/Campus Arinos. Vagas remanescentes MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS Edital interno 35/2016 Curso de Língua

Leia mais

COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO EDITAL Nº 014/2016. São João do Piauí, 21 de outubro de 2016

COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO EDITAL Nº 014/2016. São João do Piauí, 21 de outubro de 2016 COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO EDITAL Nº 014/2016 São João do Piauí, 21 de outubro de 2016 A Diretoria Geral do Campus São João do Piauí, através da Coordenação de Extensão, torna público este Edital que estabelece

Leia mais

FACULDADE SENAC PORTO ALEGRE RS: Portaria de Recredenciamento MEC nº 705, de 14/07/2015 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2017/1

FACULDADE SENAC PORTO ALEGRE RS: Portaria de Recredenciamento MEC nº 705, de 14/07/2015 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2017/1 FACULDADE SENAC PORTO ALEGRE RS: Portaria de Recredenciamento MEC nº 705, de 14/07/2015 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2017/1 O Diretor Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC-RS faz

Leia mais

COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO. EDITAL Nº 008/2016, de 09 de agosto de 2016.

COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO. EDITAL Nº 008/2016, de 09 de agosto de 2016. COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO EDITAL Nº 008/2016, de 09 de agosto de 2016. A Diretoria Geral do Campus São João do Piauí, por meio da sua Coordenação de Extensão, torna público o presente Edital que estabelece

Leia mais

Introdução ao planejamento de estudos

Introdução ao planejamento de estudos Introdução ao planejamento de estudos Concurseiros AEPANOS este planejamento de estudo é simplesmente a profissionalização do estudo para concursos públicos. Aqui, tentamos tirar o seu máximo, isso se

Leia mais

INFORMATIVO CURSO PRÉ-VESTIBULAR

INFORMATIVO CURSO PRÉ-VESTIBULAR 2016 INFORMATIVO CURSO PRÉ-VESTIBULAR Prezado(a) aluno (a) Nosso objetivo, em qualquer curso que oferecemos, é que você aproveite o melhor do nosso trabalho: experiência, professores competentes, atendimento

Leia mais

Calendário o e 2 o Ensino Médio

Calendário o e 2 o Ensino Médio Calendário 2016-1 o e 2 o Ensino Médio Janeiro 28 - Reunião de formatura 1 E.M. 10h 29 - Reunião de apresentação - 2 e 3 E.M 10h Fevereiro 01 - Início das aulas 01 a 05 - Período de sondagem 05 - Último

Leia mais

REDAÇÃO. Professora Rosane Reis MÓDULO 18 REDAÇÃO NA BANCA DA AERONÁUTICA

REDAÇÃO. Professora Rosane Reis MÓDULO 18 REDAÇÃO NA BANCA DA AERONÁUTICA REDAÇÃO Professora Rosane Reis MÓDULO 18 REDAÇÃO NA BANCA DA AERONÁUTICA 1. A PROVA DE REDAÇÃO NA ACADEMIA DA FORÇA AÉREA (EPCAR) A prova de Redação no Concurso Público de Admissão à EPCAR é constituída

Leia mais

Atividades Extraclasse

Atividades Extraclasse Atividades Extraclasse No Marista Ipanema, o estudante também aprende e desenvolve habilidades além da sala de aula. As turmas das Atividades Extraclasse, para cada modalidade, são divididas de acordo

Leia mais

Edital de Transferência 01/ As vagas disponíveis para transferência por turno são listadas na Tabela 1. Curso Turno Vagas

Edital de Transferência 01/ As vagas disponíveis para transferência por turno são listadas na Tabela 1. Curso Turno Vagas Edital de Transferência 01/2017 A Diretora da Faculdade de Tecnologia de Garça (FATEC Garça) Deputado Julio Julinho Marcondes de Moura, no uso de suas atribuições legais, faz saber que estão abertas inscrições

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA ARTE ESCOLA DE TEATRO E DANÇA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA ARTE ESCOLA DE TEATRO E DANÇA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA ARTE ESCOLA DE TEATRO E DANÇA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ESTUDOS CONTEMPORÂNEOS DO CORPO: CRIAÇÃO, TRANSMISSÃO E RECEPÇÃO EDITAL Nº 003/2013 - ICA

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DESTINADO À CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR Nº /1.

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DESTINADO À CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR Nº /1. EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DESTINADO À CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR Nº 3 2017/1. O Grupo Kroton de Itabuna torna público, para conhecimento dos interessados, os procedimentos e normas que regulamentam a realização

Leia mais

Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará Instituto de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo UNIFESSPA

Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará Instituto de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo UNIFESSPA Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará Instituto de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo UNIFESSPA EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UNIFESSPA NO 01/2016 PROCESSO SELETIVO

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS E FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA EM CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR E DE NÍVEL INTERMEDIÁRIO

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS E FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA EM CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR E DE NÍVEL INTERMEDIÁRIO CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS E FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA EM CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR E DE NÍVEL INTERMEDIÁRIO Confira todos os detalhes do edital de abertura do certame do Departamento

Leia mais

CALENDÁRIO ACADÊMICO DE 2012

CALENDÁRIO ACADÊMICO DE 2012 Legenda: Início e Término do Ano Letivo Feriados Férias e Recesso Acadêmico Início do período de aulas _ Bimestre Período de Avaliação Provas Substitutivas Semestrais Exames Finais CALENDÁRIO ACADÊMICO

Leia mais

EDITAL Nº 01 DE 2017

EDITAL Nº 01 DE 2017 EDITAL Nº 01 DE 2017 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E SOCIAL (GITS) O Centro das Humanidades (CHU) e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação (PROPGPI) da Universidade

Leia mais

1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO CAMPUS PETROLINA EDITAL 03 /2014 SELEÇÃO DE ALUNOS ALUNOS-MESTRE PARA O PREVUPE (PRÉ-VESTIBULAR DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO) 1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 1.1 O processo de seleção

Leia mais

PROCESSO SELETIVO ENEM EDITAL Nº 04

PROCESSO SELETIVO ENEM EDITAL Nº 04 PROCESSO SELETIVO ENEM 2015.1 EDITAL Nº 04 SUMÁRIO 1 Da Validade... 3 2 Das Inscrições... 3 3 Do calendário... 4 4 Da Avaliação... 4 5 Da matrícula... 4 6 Do regime escolar e semestralidade... 5 7 Das

Leia mais

Universidade Federal de Roraima Centro de Ciências e Tecnologia Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - Polo 38/UFRR

Universidade Federal de Roraima Centro de Ciências e Tecnologia Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - Polo 38/UFRR Universidade Federal de Roraima Centro de Ciências e Tecnologia Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - Polo 38/UFRR EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRR Nº 01/2016 PROCESSO SELETIVO

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1/2017

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1/2017 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1/2017 A Diretoria Executiva do curso preparatório Galt Vestibulares, no uso de suas atribuições, torna pública e estabelece as normas e as condições de habilitação às vagas

Leia mais

GRADE DE HORÁRIO CURSO POLÍCIA CIVIL

GRADE DE HORÁRIO CURSO POLÍCIA CIVIL GRADE DE HORÁRIO CURSO POLÍCIA CIVIL 28 DE JUNHO 2016 AULA 1 TERÇA FEIRA * LINGUA PORT MANHÃ / NOITE 30 DE JUNHO 2016 AULA 2 QUINTA FEIRA * LINGUA PORT MANHÃ / NOITE 05 DE JULHO 2016 AULA 3 TERÇA FEIRA

Leia mais

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL SENAC/RS. Faculdade Senac Porto Alegre RS EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2015/2

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL SENAC/RS. Faculdade Senac Porto Alegre RS EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2015/2 SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL SENAC/RS Faculdade Senac Porto Alegre RS EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2015/2 O Diretor Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC-RS faz saber,

Leia mais

CONSIDERANDO a solicitação da Divisão de Admissão e Registro da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, conforme processo nº 39124/2008;

CONSIDERANDO a solicitação da Divisão de Admissão e Registro da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, conforme processo nº 39124/2008; DELIBERAÇÃO Câmara de Pós-Graduação Nº 001/2009 Aprova o Calendário das Atividades dos Cursos de Pós- Graduação Lato sensu para o ano de 2009/2010. CONSIDERANDO a solicitação da Divisão de Admissão e Registro

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UECE N O 01/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 23 UECE

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UECE N O 01/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 23 UECE Universidade Estadual do Ceará Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central Curso de Licenciatura em Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física [POLO 23 UECE] EDITAL COMPLEMENTAR

Leia mais

EDITAL Nº 01, DE 09 DE MAIO DE 2012

EDITAL Nº 01, DE 09 DE MAIO DE 2012 COORDENAÇÕES DO CST EM SISTEMAS DE TELECOMUNICAÇÕES E BACHARELADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA EDITAL Nº, DE 09 DE MAIO DE 22 APRESENTAÇÃO O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)

Leia mais

Edital nº006/2017 INSCRIÇÕES INGRESSO VIA ENEM

Edital nº006/2017 INSCRIÇÕES INGRESSO VIA ENEM Edital nº006/2017 INSCRIÇÕES INGRESSO VIA ENEM Curso Enfermagem Farmácia Fisioterapia Nutrição Psicologia EDITAL Nº 09/2015, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2015 Diretor Acadêmico Carlos Santos da Figueira Diretor

Leia mais

Edital 002/ Processo Interno de Promoção por Antiguidade e. Merecimento do Ensino Superior

Edital 002/ Processo Interno de Promoção por Antiguidade e. Merecimento do Ensino Superior Edital 002/2016 - Processo Interno de Promoção por Antiguidade e Merecimento do Ensino Superior A Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo ASPEUR, mantenedora da Universidade Feevale, através da

Leia mais

2º Processo Seletivo para o 1º semestre de Edital

2º Processo Seletivo para o 1º semestre de Edital 2º Processo Seletivo para o 1º semestre de 2017 Edital A Direção Geral da Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora faz saber, através do presente Edital, que estarão abertas, no período de 05/12/2016 a 12/01/2017,

Leia mais

NORMAS DO PROCESSO SELETIVO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS REMANESCENTES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA PUC-CAMPINAS 2º SEMESTRE DE 2012

NORMAS DO PROCESSO SELETIVO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS REMANESCENTES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA PUC-CAMPINAS 2º SEMESTRE DE 2012 NORMAS DO PROCESSO SELETIVO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS REMANESCENTES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA PUC-CAMPINAS 2º SEMESTRE DE 2012 CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1 o O presente Processo Seletivo tem

Leia mais

EDITAL Nº 18/2016 PROCESSO SELETIVO DESTINADO À COMUNIDADE INTERNA COMPLEMENTAÇÃO DE VAGAS REMANESCENTES

EDITAL Nº 18/2016 PROCESSO SELETIVO DESTINADO À COMUNIDADE INTERNA COMPLEMENTAÇÃO DE VAGAS REMANESCENTES SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO DIREÇÃO GERAL DO CAMPUS CABO DE SANTO AGOSTINHO COORDENAÇÃO DO CENTRO DE LIBRAS E LÍNGUAS

Leia mais

FACULDADE SANTA TEREZINHA - CEST EDITAL Nº 006/2017/CEST

FACULDADE SANTA TEREZINHA - CEST EDITAL Nº 006/2017/CEST FACULDADE SANTA TEREZINHA - CEST EDITAL Nº 006/2017/CEST O Diretor Geral da Faculdade Santa Terezinha - CEST, mantida pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE, de São Luís - MA, no uso

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2/ CORPO DOCENTE

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2/ CORPO DOCENTE EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2/2016.3 CORPO DOCENTE A Diretoria Executiva do curso preparatório Galt Vestibulares, no uso de suas atribuições, torna pública e estabelece as normas e condições de habilitação

Leia mais

Campus de Ilha S olteira

Campus de Ilha S olteira 1. HORÁRIO PARA 2007 Prazo final para divulgação de normas curriculares para o ano de 2007 04.12.2006 Prazo final para divulgação de horários curriculares para o ano de 2007 04.12.2006 2. PERÍODOS LETIVOS:

Leia mais

EDITAL 03/ DTA BOLSA DE APOIO ACADÊMICO E EXTENSÃO III - MONITORIA -

EDITAL 03/ DTA BOLSA DE APOIO ACADÊMICO E EXTENSÃO III - MONITORIA - EDITAL 03/2017 - DTA BOLSA DE APOIO ACADÊMICO E EXTENSÃO III - MONITORIA - Artigo 1º - Estarão abertas, no período de 03/02/2017 a 15/02/2017, as inscrições do processo seletivo para o preenchimento de

Leia mais

RESOLUÇÃO N 24, de 02 de outubro de 2012.

RESOLUÇÃO N 24, de 02 de outubro de 2012. RESOLUÇÃO N 24, de 02 de outubro de 2012. Aprova o Edital do Processo Seletivo 2013/1, do Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara ILES/ULBRA. O Diretor Geral do Instituto Luterano de Ensino

Leia mais