Transmissão do Conhecimento Científico II

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Transmissão do Conhecimento Científico II"

Transcrição

1 ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO SUPERIOR FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ALTA FLORESTA CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Botânica III Transmissão do Conhecimento Científico II Pedro V. Eisenlohr

2 DESCOBERTA E JUSTIFICAÇÃO: PROCESSOS MENTAIS OPOSTOS? Sem uma ideia interessante não se faz pesquisa interessante. CONTEXTO DA CRIAÇÃO: não é lógico, mas subjetivo; vale tudo. Não se pode ser crítico, pois uma crítica assume preconceitos: algo é ruim, bom, errado ou certo em relação a certos conceitos. CONTEXTO DO TESTE: o rigor crítico deve ser máximo: a ideia tem que ser submetida a testes, na tentativa de invalidá-la enquanto não a invalidamos, temos que aceitá-la.

3 Há razões (contexto da criação) que levam o autor a propor o objetivo (a ideia), que vai ser testado (contexto do teste). O contexto da criação é apresentado na Introdução. O contexto do teste é apresentado de Material e Métodos até Conclusões.

4 E A BOA IDEIA? Boa ideia é a alternativa que soluciona uma questão da forma mais eficaz e da melhor forma disponível. Os elementos materiais estão disponíveis a todos os pesquisadores, mas somente alguns conseguem descobrir uma boa ideia. Pode depender do próprio desenvolvimento do conhecimento, mas apenas alguns pesquisadores conseguiram os elementos cognitivos necessários e vislumbraram o momento certo para fazer a síntese adequada.

5 COMO TER UMA BOA IDEIA? Livrar-se dos preconceitos. Nossos pressupostos conduzem nossos sentidos e nossas interpretações. A criação requer análise de um problema por vários ângulos, mas os pressupostos dificultam essa análise. Ex. Os enunciados de Mendel foram ignorados por muito tempo devido ao preconceito que os naturalistas tinham, entre outros, contra o emprego da matemática nos estudos.

6 COMO TER UMA BOA IDEIA? Acreditar na intuição, que é importante na análise de possibilidades e ideias e diminui o medo de errar. Confiar na intuição é deixar-se guiar por ela. (Mas, um pesquisador teria grande intuição, se não tivesse grande conhecimento de sua área específica e de outras áreas?)

7 COMO TER UMA BOA IDEIA? Inovar sempre permite introduzir novas abordagens e ideias, buscando suplantar ideias preconcebidas. Não ter medo de errar, pois leva a ousar e a arriscar.

8 ATIVIDADES NECESSÁRIAS DA CIÊNCIA OBSERVAR DESCREVER COMUNICAR EXPLICAR TESTAR

9 QUAL É A FORMA VÁLIDA DE COMUNICAÇÃO? Publicar = tornar público (livremente acessível). Meio duradouro. Veículo amplamente distribuído. Língua acessível ao maior número possível de pessoas. Conhecimentos facilmente recuperáveis.

10 COMPONENTES DA LINGUAGEM SEMÂNTICA SÍMBOLOS COMO REPRESENTAÇÕES DA REALIDADE GRAMÁTICA PRAGMÁTICA REGRAS PARA POSSIBILITAR ENTENDIMENTO LÓGICO INTERAÇÃO ENTRE OS EMISSORES

11 LINGUAGEM CIENTÍFICA DIRETA SIMPLES CONCISA PRECISA OBJETIVA

12 LINGUAGEM CIENTÍFICA DIRETA ORDEM DIRETA: SUJEITO VERBO PREDICADO NÃO USE LINGUAGEM FIGURATIVA FRASES SIMPLES: NÃO REBUSQUE FRASES CURTAS: >30 PALAVRAS = CONFUSÃO UMA FRASE = UMA IDEIA UM PARÁGRAFO = ARGUMENTAÇÃO DE UMA IDEIA A PRIMEIRA FRASE EXPÕE A IDEIA, AS DEMAIS A APOIAM

13 LINGUAGEM CIENTÍFICA SIMPLES USE PALAVRAS COMUNS SÓ USE TERMOS TÉCNICOS QUANDO NECESSÁRIOS NÃO ESCREVA EM TECNIQUÊS NÃO USE VOZ PASSIVA USE LINGUAGEM PESSOAL

14 LINGUAGEM CIENTÍFICA CONCISA ELIMINE INUTILIDADES: NESTE TRABALHO, OS AUTORES APRESENTAM... O PRESENTE TRABALHO É O RESULTADO DE DEMORADOS ESTUDOS FEITOS PELOS AUTORES... CONSIDERANDO A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA NESSE CAMPO, DECIDIMOS EMPREENDER ESTUDOS QUE... RECENTEMENTE, ESTE ASSUNTO VEM MERECENDO GRANDE ATENÇÃO POR PARTE DO MUNDO CIENTÍFICO, RAZÃO PELA QUAL...

15 LINGUAGEM CIENTÍFICA EM RELAÇÃO A ESTE ASSUNTO, DEVE-SE TER EM MENTE QUE... DESDE LONGA DATA VÊM OS AUTORES PROCURANDO SABER SE... COM REFERÊNCIA À OCORRÊNCIA DESSES FATOS, VERIFICOU-SE QUE... SABE-SE HÁ MUITO TEMPO QUE... É INTERESSANTE NOTAR QUE...

16 LINGUAGEM CIENTÍFICA DESEJANDO CONTRIBUIR PARA O MELHOR CONHECIMENTO DE... AQUI TRAZEMOS NOSSA MODESTA CONTRIBUIÇÃO PARA... COMO FOI ANTERIORMENTE REFERIDO,... PODE-SE DIZER QUE... NÃO SEJA PROLIXO!!!!

17 LINGUAGEM CIENTÍFICA OBJETIVA MANTENHA O FOCO. USE APENAS OS ELEMENTOS NECESSÁRIOS. NÃO ENFEITE: NÃO FAÇA FIGURAS TRIDIMENSIONAIS SE A ANÁLISE SE REFERE A DUAS VARIÁVEIS. NÃO ESPECULE: NÃO DISCUTA ASSUNTOS SOBRE OS QUAIS VOCÊ NÃO TEM DADOS.

18 ESTRUTURA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS TÍTULO AUTORES COM FILIAÇÃO INSTITUCIONAL RESUMO COM PALAVRAS-CHAVE INTRODUÇÃO MATERIAL E MÉTODOS RESULTADOS DISCUSSÃO COM CONCLUSÕES (AGRADECIMENTOS) REFERÊNCIAS

19 ESTRUTURA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS NA INTRODUÇÃO Justificamos a ideia a ser testada. EM MATERIAL E MÉTODOS Mostramos como conseguimos a base empírica para testar a ideia. EM RESULTADOS Apresentamos a base empírica. NA DISCUSSÃO Argumentamos para dar coerência aos resultados obtidos, explicando-os e construindo conclusões teóricas.

20 ESTRUTURA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS QUAL FOI O PROBLEMA? A RESPOSTA ESTÁ NA INTRODUÇÃO. COMO O PROBLEMA FOI ESTUDADO? A RESPOSTA ESTÁ EM MATERIAL E MÉTODOS. O QUE FOI ENCONTRADO? A RESPOSTA ESTÁ EM RESULTADOS. O QUE ESSAS OBSERVAÇÕES SIGNIFICAM? A RESPOSTA ESTÁ NA DISCUSSÃO. QUAL FOI A RESPOSTA AO PROBLEMA? A CONCLUSÃO.

21 Pérolas Deve haver proporcionalidade entre as seções de um artigo - Amantes das regrinhas. - Não se compreende a lógica de um artigo científico. - Leva a um resumo excessivo de determinadas seções ou à prolixidade de outras. As pérolas tratadas neste curso são inspiradas em Volpato, G. (2010). Pérolas da Redação Científica. Cultura Acadêmica: São Paulo. 189 p.

22 E então? O texto científico é um argumento lógico, no qual apresentamos premissas para sustentar conclusões. Na Introdução as premissas levam ao objetivo, que é a conclusão do argumento. Considerando que a metodologia é adequada, que os resultados são x, y e z e são confiáveis e que se conhecem tais e tais aspectos da literatura, então concluímos a, b e c. Somente o necessário para se atingir o objetivo e sustentar a conclusão, sem regrinhas desnecessárias.

23 Pérolas Trabalhos com muitos autores indicam fraude - Analogia com grupos de alunos de escola primária ou secundária. - Não é o número que define a imoralidade: são os princípios. As pérolas tratadas neste curso são inspiradas em Volpato, G. (2010). Pérolas da Redação Científica. Cultura Acadêmica: São Paulo. 189 p.

24 Pérolas Para ser autor, basta coletar dados ou emprestar equipamentos Ciência empírica vs. Filosofia: cientistas empíricos colocavam muita força nos resultados. Linguagem impessoal desloca o sujeito e enfatiza os dados. Dentro dessa corrente, não importa quem coletou ou quem concluiu, mas o que foi coletado e o que se concluiu. As pérolas tratadas neste curso são inspiradas em Volpato, G. (2010). Pérolas da Redação Científica. Cultura Acadêmica: São Paulo. 189 p.

25 Uma grave consequência: Permite ao cientista em formação ficar alienado do processo principal de construção do conhecimento. As pérolas tratadas neste curso são inspiradas em Volpato, G. (2010). Pérolas da Redação Científica. Cultura Acadêmica: São Paulo. 189 p.

26 Princípios subjacentes: Os dados representam uma parte do discurso científico. A essência do artigo são as conclusões. Geralmente, as conclusões extrapolam os dados obtidos. Assim, a simples obtenção dos dados não confere ao indivíduo o privilégio (e a responsabilidade) de ser coautor. As pérolas tratadas neste curso são inspiradas em Volpato, G. (2010). Pérolas da Redação Científica. Cultura Acadêmica: São Paulo. 189 p.

27 Pérolas O dono do laboratório, o chefe do setor e o estatístico são coautores do trabalho Confere poder e responsabilidades a pessoas não merecedoras. Deve-se respeitar o critério de autoria. Por exemplo, se o estatístico apenas ajudou nas análises e em suas interpretações, ele não deve ser coautor ele deve receber um agradecimento ou ser pago por sua consultoria.

28 Quem então deve ser autor do trabalho? Quem participou da história do trabalho de forma direta ou indireta, coletando dados e/ou orientando a pesquisa. O responsável pela elaboração do objetivo, da estratégia básica da pesquisa e das conclusões. Quem está apto a defender qualquer ponto do trabalho perante a comunidade científica da área.

29 O autor do trabalho: Promove os fundamentos da pesquisa. Estabelece os objetivos. Elabora o delineamento experimental. Acompanha ou executa a coleta e a análise de dados. Elabora as conclusões. Participa da redação e publicação do trabalho.

30 Ordem dos autores Autor principal é quem participou de forma prioritária na maioria das etapas do trabalho. Regra geral: Autor principal + coautores Tendência atual: Primeiro autor (quem mais coletou dados e se responsabilizou pela organização do trabalho) + coautores (em sequência decrescente de prioridade) + mentor intelectual

31 A PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA Tem por finalidade tornar universais verdades particulares. Quanto mais pessoas principalmente as de diferentes formações e culturas criticarem nossos trabalhos, mais podemos reduzir nossos erros. Queiramos ou não, a Ciência é um discurso internacional. Validamos o conhecimento que produzimos pela sua publicação no círculo respeitado da Ciência internacional.

32 PRINCÍPIOS CARTESIANOS 1) Jamais aceitar qualquer coisa como verdadeira, sem a conhecer como tal. 2) Dividir cada dificuldade a ser examinada no maior número possível de parcelas que forem necessárias para melhor a resolver. 3) Conduzir por ordem os pensamentos, começando pelos assuntos mais simples e mais fáceis de conhecer, para atingir pouco a pouco, gradativamente, o conhecimento dos mais complexos.

33 EM OUTRAS PALAVRAS... Uma publicação científica é a primeira publicação dos resultados de uma pesquisa original em uma forma em que especialistas da mesma área do autor podem repetir os experimentos e testar as conclusões veiculada em um suporte prontamente disponível à comunidade científica.

34 NÃO BASTA ESCREVER, É NECESSÁRIO SE COMUNICAR Para comunicar, é necessário desenvolver uma empatia: capacidade de se projetar na personalidade do outro e de sentir o que o outro sente naquela circunstância determinada. Para haver empatia, é necessário que o emissor entre por inteiro no processo da comunicação. O emissor que ficar insensível ao comportamento do seu receptor não chegará à empatia.

35 A COMUNICAÇÃO PRESSUPÕE SEIS ELEMENTOS 1) Emissor (que quer enviar uma mensagem) 2) Mensagem (a conclusão do trabalho científico) 3) Receptor (que está ou deverá ficar interessado na mensagem) 4) Referente (o problema científico investigado) 5) Canal (o periódico científico de alta qualidade) 6) Código (a língua em que é escrito o trabalho).

36 E O RUÍDO? Ruído: qualquer elemento que atrapalhe ou impeça a comunicação. Para evitar o ruído: Linguagem perfeita Motivação do emissor Interesse pelo receptor Uso de códigos conhecidos pelo receptor Apenas o conteúdo necessário para o receptor entender a mensagem Apresentação de novidade

37 QUE TIPO DE CONHECIMENTO O RECEPTOR JÁ TEM SOBRE O ASSUNTO? Determina o grau de complexidade da linguagem técnica. Decide sobre a necessidade de acrescentar explicações ou informações de apoio: excesso de informações novas implica em diminuição da capacidade informativa; deficiência leva à não-comunicação. Transmitir novidades e não informações que o receptor já conhece é o caminho para a comunicação. Decide sobre os recursos de veiculação da mensagem: figuras, tabelas, apêndices etc. O emissor deve facilitar ao receptor o entendimento da mensagem.

38 QUEM ESCREVE UM TRABALHO CIENTÍFICO Dá importância aos dados e resultados. Esmera-se nos detalhamentos. MAS QUEM LÊ UM TRABALHO CIENTÍFICO: Interessa-se pelo que pode ser aproveitado em outros trabalhos científicos: procedimentos, conclusões e relatos de insucessos. O detalhamento excessivo, embora prove o conhecimento científico do autor, pode comprometer a eficácia da comunicação.

39 DURANTE O LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO Anote as passagens que pretende usar e as respectivas referências. Anote as publicações que você já consultou, de modo que a listagem das referências do trabalho não seja falha. Seja cuidadoso com a transmissão das informações tiradas da literatura. Seja criterioso com a indicação das fontes. É necessário saber para quê as informações são necessárias.

40 DURANTE A REDAÇÃO Considere que o leitor pode não usar o mesmo jargão técnico que você. Evite saltos de raciocínio ao pressupor que o leitor entende tudo por ser da mesma área profissional que você. Escolha recursos visuais (figuras, tabelas, fotografias) que destaquem as novidades da pesquisa. Capriche na seleção da bibliografia: supere a reiteração dos clássicos e amplie a lista de obras específicas.

41 Pérolas A característica da redação científica depende da área (Humanas, Biológicas ou Exatas) A redação científica exige clareza, brevidade, objetividade e solidez. Se pudermos fundamentar solidamente uma ideia com poucas palavras, porque utilizaremos muitas? As pérolas tratadas neste curso são inspiradas em Volpato, G. (2010). Pérolas da Redação Científica. Cultura Acadêmica: São Paulo. 189 p.

42 Pérolas A redação científica exige regras rígidas de estilo Mais uma dos amantes das regrinhas. Com as regrinhas, a mente descansa. E o que ocorre quando cada caso é um caso e as decisões dependem de conceitos mais amplos e menos restritos? As pérolas tratadas neste curso são inspiradas em Volpato, G. (2010). Pérolas da Redação Científica. Cultura Acadêmica: São Paulo. 189 p.

43 Na verdade há poucas regras e todo o resto poderá ser inovado. Essas poucas regras são: - Construções lógicas e embasadas em resultados do artigo ou da literatura. - Só inclua informações imprescindíveis para sustentar o discurso. - Não diga: demonstre. - Se usou estatística, conclua com base nela. - Mantenha-se no foco validação do objetivo e demonstração das conclusões. As pérolas tratadas neste curso são inspiradas em Volpato, G. (2010). Pérolas da Redação Científica. Cultura Acadêmica: São Paulo. 189 p.

44 - Use palavras simples.. - Use frases curtas. - Inclua uma ideia em cada frase, exceto se a segunda ideia for muito curta. - Seja claro, não dando chance a ambiguidades. - Objetive os adjetivos. - Use voz ativa. - Não inclua jargões. - Cada parágrafo defende uma ideia: a primeira frase a expressa e as demais a demonstram. As pérolas tratadas neste curso são inspiradas em Volpato, G. (2010). Pérolas da Redação Científica. Cultura Acadêmica: São Paulo. 189 p.

45 Pérolas Considere que seu leitor é um especialista da área - A linguagem fica muito hermética, reduzindo o alcance do trabalho, pois poucos entenderão. - Isso diminuirá a influência do seu estudo para áreas correlatas. - Os especialistas entendem também o texto simples e claro, mas os não especialistas não entendem os textos fechados em palavras muito específicas. As pérolas tratadas neste curso são inspiradas em Volpato, G. (2010). Pérolas da Redação Científica. Cultura Acadêmica: São Paulo. 189 p.

46 Pérolas Frase na voz passiva é característica do inglês científico. - Tentativa de fazer a ciência ser objetiva. - O cientista não assume o que fez. - Com isso, a frase fica maior e a ideia da frase só é descoberta ao final, quebrando o ritmo. - O efeito vem antes da causa, o que não tem justificativa lógica. - Deve-se ter em conta que, em uma descrição de ação, a causa precede o efeito e não o contrário. As pérolas tratadas neste curso são inspiradas em Volpato, G. (2010). Pérolas da Redação Científica. Cultura Acadêmica: São Paulo. 189 p.

ESTRUTURA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS FERNANDO ROBERTO MARTINS DEPARTAMENTO DE BOTÂNICA INSTITUTO DE BIOLOGIA UNICAMP MARÇO/2007

ESTRUTURA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS FERNANDO ROBERTO MARTINS DEPARTAMENTO DE BOTÂNICA INSTITUTO DE BIOLOGIA UNICAMP MARÇO/2007 ESTRUTURA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS FERNANDO ROBERTO MARTINS DEPARTAMENTO DE BOTÂNICA INSTITUTO DE BIOLOGIA UNICAMP MARÇO/2007 ATIVIDADES NECESSÁRIAS DA CIÊNCIA OBSERVAR DESCREVER EXPLICAR TESTAR COMUNICAR

Leia mais

COMO ELABORAR UM RELATÓRIO CIENTÍFICO. MAÍRA DE CAMPOS GORGULHO PADGURSCHI Departamento de Biologia Vegetal Instituto de Biologia - UNICAMP

COMO ELABORAR UM RELATÓRIO CIENTÍFICO. MAÍRA DE CAMPOS GORGULHO PADGURSCHI Departamento de Biologia Vegetal Instituto de Biologia - UNICAMP COMO ELABORAR UM RELATÓRIO CIENTÍFICO MAÍRA DE CAMPOS GORGULHO PADGURSCHI Departamento de Biologia Vegetal Instituto de Biologia - UNICAMP Atividades necessárias na ciência BE 180 Introdução à Ecologia

Leia mais

CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DE UM ARTIGO CIENTÍFICO

CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DE UM ARTIGO CIENTÍFICO CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DE UM ARTIGO CIENTÍFICO PRODUZIR ARTIGOS CIENTÍFICOS Os artigos científicos são pequenos estudos, porém completos, que tratam de uma questão verdadeiramente científica, mas que

Leia mais

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodológica científica. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, p

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodológica científica. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, p LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodológica científica. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 1993. p.238-243. 1. ARTIGOS CIENTÍFICOS Os artigos científicos são pequenos estudos, porém

Leia mais

FUNDAMENTOS DA PESQUISA III IBB212. Sequência para a Redação. Introdução. Introdução. Introdução. Introdução. Aula 8

FUNDAMENTOS DA PESQUISA III IBB212. Sequência para a Redação. Introdução. Introdução. Introdução. Introdução. Aula 8 FUNDAMENTOS DA PESQUISA III IBB212 Aula 8 Dicas para a redação cientifica Material e Resumo Sequência para a Redação 1. Apresentação Oral 2. Redija as principais 3. Selecione os resultados que sustentam

Leia mais

Metodologia Científica. Aula 8 Estrutura de Artigos Científicos

Metodologia Científica. Aula 8 Estrutura de Artigos Científicos Metodologia Científica Aula 8 Estrutura de Artigos Científicos Profa. Ms. Daniela Cartoni daniela_cartoni@yahoo.com.br Artigos científicos De acordo com a ABNT (NBR 6022, 2003): Artigo científico é parte

Leia mais

A Computação e as Classificações da Ciência

A Computação e as Classificações da Ciência A Computação e as Classificações da Ciência Ricardo de Almeida Falbo Metodologia de Pesquisa Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo Agenda Classificações da Ciência A Computação

Leia mais

Métodos e Técnicas de Pesquisas ARTIGO CIENTÍFICO. Professor Adm. Walter Martins Júnior CRA-PR

Métodos e Técnicas de Pesquisas ARTIGO CIENTÍFICO. Professor Adm. Walter Martins Júnior CRA-PR Métodos e Técnicas de Pesquisas ARTIGO CIENTÍFICO Professor Adm. Walter Martins Júnior CRA-PR 15.063 ALGUMAS REGRAS 2 não deixe para a última hora escreva leia alguns relatórios ou resumos faça um esboço

Leia mais

Paper O que é e como fazer

Paper O que é e como fazer 1 Paper O que é e como fazer Prof. Sergio Enrique Faria 1- Conceito de paper O paper, position paper ou posicionamento pessoal é um pequeno artigo científico a respeito de um tema pré-determinado. Sua

Leia mais

Publicação Científica Parte 2

Publicação Científica Parte 2 Publicação Científica Parte 2 Carlos Roberto Grandini Bauru 2011 Os 10 Mandamentos da Redação Científica A redação científica é um tipo especializado de escrita, assim como a redação de novelas, poesia,

Leia mais

Aula 10. Elaboração do TCC. Roteiro

Aula 10. Elaboração do TCC. Roteiro Aula 10 Elaboração do TCC Roteiro Dicas Nunca, em hipótese alguma, compre sua monografia ou pague alguém para desenvolver partes ou todo o seu trabalho. Primeiro porque se você for pego poderá ter sérios

Leia mais

Artigo científico. Orientações básicas. Prof. Walkiria Martinez Heinrich Ferrer

Artigo científico. Orientações básicas. Prof. Walkiria Martinez Heinrich Ferrer 1 Artigo científico Orientações básicas Prof. Walkiria Martinez Heinrich Ferrer 2018 2 Artigo científico Orientações básicas Prof. Walkiria Martinez Heinrich Ferrer MARÍLIA 2018 3 SUMÁRIO 1 ARTIGO CIENTÍFICO......

Leia mais

LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA

LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA AULA 3 PG 1 Este material é parte integrante da disciplina Linguagem e Argumentação Jurídica oferecido pela UNINOVE. O acesso às atividades, as leituras interativas, os exercícios, chats, fóruns de discussão

Leia mais

Documentos acadêmicos Bases de dados Levantamento bibliográfico

Documentos acadêmicos Bases de dados Levantamento bibliográfico Resumo Documentos acadêmicos Bases de dados Levantamento bibliográfico Lembre-se do público leitor!!! Outros pesquisadores da área vão ler o resumo? Meu resumo deve ser acessível a quais leitores? O que

Leia mais

Redação Científica. PPGCC OTC Prof. João Fernando C Silva Departamento de Cartografia

Redação Científica. PPGCC OTC Prof. João Fernando C Silva Departamento de Cartografia Redação Científica PPGCC OTC Prof. João Fernando C Silva Departamento de Cartografia Documentos científicos Planos e Projetos Relatórios Monografias Dissertações Teses Artigos científicos Divulgação científica

Leia mais

PROF. FÁBIO CAMPOS ARTIGO CIENTÍFICO

PROF. FÁBIO CAMPOS ARTIGO CIENTÍFICO PROF. FÁBIO CAMPOS ARTIGO CIENTÍFICO ARTIGO CIENTÍFICO DE ACORDO COM ABNT Pode ser definido como a publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados

Leia mais

PROJETO DE PESQUISA FISA/2018

PROJETO DE PESQUISA FISA/2018 PROJETO DE PESQUISA FISA/2018 Prof. Alan Nicolaev (Metodologia Científica) Prof.a Lilian Onuki (Produção Textual) Elementos de um PROJETO DE PESQUISA 1. Capa Nome do autor; Título; Local de publicação;

Leia mais

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO Centro Paula Souza Faculdade de Tecnologia da Zona Leste GUIA PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO Estatística Aplicada Profa Dra. Rosângela Maura Correia Bonici Sumário 1 Introdução... 3 2 Estrutura do

Leia mais

ARTIGOS CIENTÍFICOS Fundamentos da escrita científica Modelos da escrita científica. Prof. Dr. Ricardo dos Reis

ARTIGOS CIENTÍFICOS Fundamentos da escrita científica Modelos da escrita científica. Prof. Dr. Ricardo dos Reis ARTIGOS CIENTÍFICOS Fundamentos da escrita científica Modelos da escrita científica Prof. Dr. Ricardo dos Reis Vista a camisa: Se coloque no lugar do leitor. Se você fosse o leitor, O que você gostaria

Leia mais

Comunicação Científica. Renato Vicente EACH-USP/2007

Comunicação Científica. Renato Vicente EACH-USP/2007 Comunicação Científica Renato Vicente EACH-USP/2007 Roteiro 1. Projetos de Pesquisa 2. Artigos Científicos 3. Apresentações Projetos de Pesquisa Plano de Pesquisa Um plano é a primeira etapa necessária

Leia mais

Comunicação Científica. Renato Vicente EACH-USP/2007

Comunicação Científica. Renato Vicente EACH-USP/2007 Comunicação Científica Renato Vicente EACH-USP/2007 1 Roteiro 1. Projetos de Pesquisa 2. Artigos Científicos 3. Apresentações Projetos de Pesquisa Plano de Pesquisa Partes do Plano de Pesquisa Um plano

Leia mais

O Projeto de TCC. Como elaborar??? Claudia Brandelero Rizzi. (com contribuições do Clodis e Adriana)

O Projeto de TCC. Como elaborar??? Claudia Brandelero Rizzi. (com contribuições do Clodis e Adriana) O Projeto de TCC Como elaborar??? Claudia Brandelero Rizzi (com contribuições do Clodis e Adriana) O Projeto de Pesquisa Título Apesar de ser o primeiro item a ser lido em um projeto, o título também pode

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO 2019 Período (01 a 19 de outubro de 2018)

EDITAL DE SELEÇÃO 2019 Período (01 a 19 de outubro de 2018) UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS A ciência é um trabalho de artesanato intelectual. W. Mills. EDITAL

Leia mais

1. Introdução O que é um relatório Organização de um relatório Identificação As 4 questões...

1. Introdução O que é um relatório Organização de um relatório Identificação As 4 questões... Cabeçalho da secção 1 Índice 1. Introdução...1 1.1. O que é um relatório...1 2. Organização de um relatório...2 2.1. Identificação...2 2.2. As 4 questões...2 2.3. Informação adicional...2 2.4. Estrutura...2

Leia mais

COMO ESCREVER ARTIGOS CIENTÍFICOS

COMO ESCREVER ARTIGOS CIENTÍFICOS COMO ESCREVER ARTIGOS CIENTÍFICOS ÉTICA NA ESCRITA CITAÇÕES I. FORMAL, DIRETA OU TRANSCRIÇÃO II. INDIRETA OU PARÁFRASE III.CITAÇÃO DE CITAÇÃO CITAÇÃO FORMAL, DIRETA OU TRANSCRITA É a citação onde você

Leia mais

O TEXTO DISSERTATIVO

O TEXTO DISSERTATIVO O TEXTO DISSERTATIVO O texto dissertativo é de natureza teórica e visa discutir minuciosamente um tema, desdobrando-o em todos os seus aspectos. O autor de um texto dissertativo pode, entre outras coisas,

Leia mais

Título do artigo Subtítulo (opcional)

Título do artigo Subtítulo (opcional) 1 Título do artigo Subtítulo (opcional) Nome Completo dos autores em Ordem Alfabética 1 Professor Orientador (Nome Completo) 2 RESUMO O resumo só poderá ser elaborado depois de concluído o trabalho. Normalmente,

Leia mais

METODOLOGIA DE PESQUISA UNIDADE VI - TRABALHOS ACADÊMICOS E OS INSTRUMENTOS DE ESTUDO

METODOLOGIA DE PESQUISA UNIDADE VI - TRABALHOS ACADÊMICOS E OS INSTRUMENTOS DE ESTUDO METODOLOGIA DE PESQUISA UNIDADE VI - TRABALHOS ACADÊMICOS E OS INSTRUMENTOS DE ESTUDO 0 UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA UNIDADE INSTRUCIONAL VI Autoria: Prof. Msc. Mathias

Leia mais

A LINGUAGEM NO TEXTO ARGUMENTATIVO PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 9 ANO E. FUNDAMENTAL II C. CURRICULAR REDAÇÃO

A LINGUAGEM NO TEXTO ARGUMENTATIVO PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 9 ANO E. FUNDAMENTAL II C. CURRICULAR REDAÇÃO A LINGUAGEM NO TEXTO ARGUMENTATIVO PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 9 ANO E. FUNDAMENTAL II C. CURRICULAR REDAÇÃO Formal X Informal O falante de uma língua é, de certa forma, um poliglota, porque usa-a em diversas

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA PPGEM REDAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA PPGEM REDAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA PPGEM REDAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO Baseado em: Volpato, G. e Barreto, R., Elabore Projetos Científicos Competitivos: Biológicas, Exatas e Humanas, Best

Leia mais

Como escrever um super-artigo

Como escrever um super-artigo 15 de maio de 2009 A idéia de publicar A idéia de publicar Falso Nós escrevemos artigos para impressionar os outros, ganhar reconhecimento e ser promovido. A idéia de publicar Falso Nós escrevemos artigos

Leia mais

1) Devemos proceder a primeira leitura de reconhecimento ininterrupta.

1) Devemos proceder a primeira leitura de reconhecimento ininterrupta. TRABALHOS CIENTÍFICOS ACADÊMICOS Muitas vezes, o estudante ou pesquisador, ao ser abordado para fazer um trabalho científico acadêmico, tem muitas dificuldades de diferenciar as características quanto

Leia mais

Como elaborar um artigo cientíico

Como elaborar um artigo cientíico Como elaborar um artigo cientíico O que é um artigo cientiico? Comunicação de idéias e informações de maneira clara e concisa. Característica: publicação em periódicos científicos. Artigo científico é

Leia mais

Trabalho de Conclusão de Curso

Trabalho de Conclusão de Curso Universidade Estadual do Oeste do Paraná Ciência da Computação Trabalho de Conclusão de Curso Escrita da Monografia Parte I Sumário Recomendações gerais Ordem dos capítulos; Ordem de escrita sugestão;

Leia mais

Importância do resumo. São solicitados nos documentos acadêmicos São indexados nas bases de dados São necessários no levantamento bibliográfico

Importância do resumo. São solicitados nos documentos acadêmicos São indexados nas bases de dados São necessários no levantamento bibliográfico Resumo Exercício Exercício Importância do resumo São solicitados nos documentos acadêmicos São indexados nas bases de dados São necessários no levantamento bibliográfico Volpato (2010): Deve ser um breve

Leia mais

04/04/2013. Ricardo Campos de Faria

04/04/2013. Ricardo Campos de Faria Ricardo Campos de Faria O artigo científico é um trabalho que é publicado em uma revista científica. A revista científica é uma publicação periódica, que objetiva o avanço e o progresso da ciência através

Leia mais

Como elaborar um projeto de pesquisa

Como elaborar um projeto de pesquisa Como elaborar um projeto de pesquisa O projeto de pesquisa é o primeiro passo de toda pesquisa científica. Mas elaborar um projeto antes de iniciar uma atividade não é exclusividade da Ciência. Antes de

Leia mais

ARTIGO ELEMENTOS PRÉ-TEXUAIS TÍTULO. Deve ser claro e objetivo. É um elemento de coesão

ARTIGO ELEMENTOS PRÉ-TEXUAIS TÍTULO. Deve ser claro e objetivo. É um elemento de coesão ARTIGO Neste capítulo, vamos abordar os aspectos que envolvem a produção de um artigo acadêmico (científico), que tem autoria declarada e pode ser publicado em revistas técnicas e científicas. No meio

Leia mais

1) Devemos proceder a primeira leitura de reconhecimento ininterrupta.

1) Devemos proceder a primeira leitura de reconhecimento ininterrupta. TRABALHOS CIENTÍFICOS ACADÊMICOS Muitas vezes, o estudante ou pesquisador, ao ser abordado para fazer um trabalho científico acadêmico, tem muitas dificuldades de diferenciar as características quanto

Leia mais

Metodologia de Pesquisa

Metodologia de Pesquisa Metodologia de Pesquisa Material teórico Apresentação de Trabalhos Acadêmicos Responsável pelo Conteúdo: Profª. Ms Rosemary Toffoli Revisão Textual: Profª. Silvia Albert Apresentação de Trabalhos Acadêmicos

Leia mais

Escrita e Apresentação. Charles Juca Busarello

Escrita e Apresentação. Charles Juca Busarello Escrita e Apresentação Charles Juca Busarello Roteiro Princípios Básicos Regras Básicas Elementos do Projeto Cheklist Referências Princípios Básicos A comunicação entre o pesquisador e o leitor, é uma

Leia mais

4. Escrevendo a Monografia. TCC Profº C. J. M. Olguín

4. Escrevendo a Monografia. TCC Profº C. J. M. Olguín 4. Escrevendo a Monografia TCC 2013. Profº C. J. M. Olguín prof.olguin@gmail.com carlos.olguin@unioeste.br Sumário Ordem Física dos Capítulos; Ordem de Escrita Sugestão; Partes da Monografia. Ordem Física

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE DIREITO

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE DIREITO CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE DIREITO Profª: Kátia Paulino dos Santos 14/8/2012 14:56 1 O método cartesiano René Descartes, nascido em 1596 em La Haye França "Assim que a idade me permitiu

Leia mais

REDIGINDO O RELATÓRIO DE PESQUISA

REDIGINDO O RELATÓRIO DE PESQUISA Profª Me. Érica Rios erica.carvalho@ucsal.br REDIGINDO O RELATÓRIO DE PESQUISA SELLTIZ, WRIGHTSMAN & COOK. KIDDER, L.H. (org.). Métodos de Pesquisa nas Relações Sociais, vol. 3 Análise de Resultados. São

Leia mais

ALGUMAS REGRAS. escreva. não deixe para a última hora. leia alguns relatórios ou resumos. faça um esboço revise. mostre para o orientador.

ALGUMAS REGRAS. escreva. não deixe para a última hora. leia alguns relatórios ou resumos. faça um esboço revise. mostre para o orientador. ARTIGO CIENTÍFICO 1 2 ALGUMAS REGRAS não deixe para a última hora escreva leia alguns relatórios ou resumos faça um esboço revise mostre para o orientador critique reescreva/ corrija imprima a cópia final!

Leia mais

Prof. José Luiz Gasche

Prof. José Luiz Gasche REDAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO Prof. José Luiz Gasche Baseado em: Volpato, G. e Barreto, R., Elabore Projetos Científicos Competitivos: Biológicas, Exatas e Humanas, Best Writing Editora, 2014. O que é

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC 1 ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC 1 Estrutura de apresentação 1.1 Pré-textuais Capa (obrigatório) Lombada (obrigatório) Folha de rosto (obrigatório) Folha de aprovação

Leia mais

PROJETO DE PESQUISA CIENTÍFICA. Prof. Leonardo Bianco de Carvalho UNESP/Jaboticabal

PROJETO DE PESQUISA CIENTÍFICA. Prof. Leonardo Bianco de Carvalho UNESP/Jaboticabal PROJETO DE PESQUISA CIENTÍFICA Prof. Leonardo Bianco de Carvalho UNESP/Jaboticabal lbcarvalho@fcav.unesp.br CONCEITOS INICIAIS PERGUNTA ABORDAGEM EMPÍRICA RESPOSTA ESTUDO EXPERIMENTAL CIÊNCIA EMPÍRICA

Leia mais

Texto Dissertativo-Argumentativo

Texto Dissertativo-Argumentativo Texto Dissertativo-Argumentativo Objetivo: Expor, argumentar ou desenvolver um tema proposto, analisando-o sob um determinado ponto de vista e fundamentando-o com argumentos convincentes, em defesa de

Leia mais

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO TÍTULO DA DISSERTAÇÃO. Nome Completo do Autor. Passo Fundo 2013

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO TÍTULO DA DISSERTAÇÃO. Nome Completo do Autor. Passo Fundo 2013 UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO Nome Completo do Autor TÍTULO DA DISSERTAÇÃO Passo Fundo 2013 Nome Completo do Autor TÍTULO DA DISSERTAÇÃO Dissertação apresentada ao Programa de Pósgraduação em Odontologia

Leia mais

PROJETO DE PESQUISA (DIGITE AQUI O TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA)

PROJETO DE PESQUISA (DIGITE AQUI O TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA) (DIGITE AQUI O NOME DO(s) AUTOR(es) DO PROJETO (Letra Tamanho 12) Atenção a margem superior deve ser recuada 3 cm, e a lateral direita 2 cm Atenção a margem esquerda deve ser recuada 3 cm + 0,5 de medianiz.*

Leia mais

ELEMENTOS DE TEXTUALIDADE

ELEMENTOS DE TEXTUALIDADE ELEMENTOS DE TEXTUALIDADE NOÇÃO DE TEXTO Texto ou discurso é uma ocorrência linguística falada ou escrita, de qualquer extensão. Para ser considerada um texto, uma ocorrência linguística precisa ser percebida

Leia mais

PROJETO EXPERIMENTAL EM PUBLICIDADE TCC

PROJETO EXPERIMENTAL EM PUBLICIDADE TCC PROJETO EXPERIMENTAL EM PUBLICIDADE TCC CURSO: PUBLICIDADE E PROPAGANDA / 8º SEMESTRE NOTURNO Os Trabalhos de Conclusão de Curso, de acordo com as Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas ABNT

Leia mais

AULÃO DE REDAÇÃO XIV SIMULADO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA URI

AULÃO DE REDAÇÃO XIV SIMULADO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA URI AULÃO DE REDAÇÃO XIV SIMULADO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA URI Professoras: Adriana Maria Romitti Albarelo Vanice Hermel A leitura e a escrita Ler muito para ver como os diversos autores escrevem é

Leia mais

FIP20902 Tópicos em Física Interdisciplinar: Metodologia da Pesquisa Científica. Elaboração de um Artigo Científico

FIP20902 Tópicos em Física Interdisciplinar: Metodologia da Pesquisa Científica. Elaboração de um Artigo Científico FIP20902 Tópicos em Física Interdisciplinar: Metodologia da Pesquisa Científica Elaboração de um Artigo Científico 05/10/2007 Ingredientes Principais Organização Linguagem apropriada É preciso aprender

Leia mais

AULA 01 Diretrizes para a leitura, análise e interpretação de textos

AULA 01 Diretrizes para a leitura, análise e interpretação de textos 1 AULA 01 Diretrizes para a leitura, análise e interpretação de textos Ernesto F. L. Amaral 08 de março de 2012 Metodologia (DCP 033) Fonte: Severino, Antônio Joaquim. 2007. Metodologia do trabalho científico.

Leia mais

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE. O que é Ciência?

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE. O que é Ciência? CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE O que é Ciência? O QUE É CIÊNCIA? 1 Conhecimento sistematizado como campo de estudo. 2 Observação e classificação dos fatos inerentes a um determinado grupo de fenômenos

Leia mais

A COMUNICAÇÃO HUMANA

A COMUNICAÇÃO HUMANA A COMUNICAÇÃO HUMANA 2 DEFINIÇÃO É uma série dinâmica e contínua de eventos nos quais uma intenção é criada e transmitida. Para que a comunicação seja efetiva, o significado aprendido pela pessoa que houve,

Leia mais

Como Elaborar Artigos para Publicação?

Como Elaborar Artigos para Publicação? Material compilado pelo Prof. Dr. Luiz Alberto Pilatti do Programa de Mestrado em Engenharia de Produção da UTFPR Campus Ponta Grossa Como Elaborar Artigos para Publicação? Apresentar a norma NBR 6022

Leia mais

Dicas do livro Como gerenciar s, David Brake

Dicas do livro Como gerenciar  s, David Brake Dicas do livro Como gerenciar e-mails, David Brake Etiqueta na rede O e-mail é um meio de comunicação diferente dos demais. Ao redigir suas mensagens, observe as instruções a seguir e crie uma impressão

Leia mais

METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO 1

METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO 1 METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO 1 A Redação Quando se fala em redação, em geral se associa a uma composição literária ou a uma dissertação de tese. No primeiro caso, relaciona-se a um trabalho fantasioso;

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE ITENS E QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE ITENS E QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE ITENS E QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA Resumo esquemático do Guia de Elaboração e Revisão de Questões e Itens de Múltipla Escolha, da Secretaria de Estado de Educação de Minas

Leia mais

A ciência e as ciências sociais. Prof. Marcos Vinicius Pó Introdução às Humanidades e Ciências Sociais

A ciência e as ciências sociais. Prof. Marcos Vinicius Pó Introdução às Humanidades e Ciências Sociais A ciência e as ciências sociais Introdução às Humanidades e Ciências Sociais É possível conhecer a complexidade e diversidade da realidade em sua totalidade? 2 Conhecimento sobre a realidade Há diversas

Leia mais

NORMAS PARA REDAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

NORMAS PARA REDAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NORMAS PARA REDAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1 ESTRUTURA GERAL A disposição dos elementos no texto deve ser a seguinte: Elementos pré-textuais: Capa (obrigatório) Agradecimento(s) (opcional)

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ESTUDOS DE LINGUAGENS ARTIGO ACADÊMICO 1

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ESTUDOS DE LINGUAGENS ARTIGO ACADÊMICO 1 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ESTUDOS DE LINGUAGENS ARTIGO ACADÊMICO 1 Função social: relatar resultados de uma pesquisa, avaliando-os em relação à literatura da área e fornecendo uma conclusão

Leia mais

Agma Juci M. Traina. 22 de outubro de 2006

Agma Juci M. Traina. 22 de outubro de 2006 Como escrever artigos 22 de outubro de 2006 Grupo de Bases de Dados e Imagens Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Universidade de São Paulo - São Carlos http://gbdi.icmc.usp.br WTDBD SBBD

Leia mais

O modelo de artigo da Revista é o modelo IMMRDC (Introdução, Métodos, Materiais, Resultados, Discussão e Conclusão).

O modelo de artigo da Revista é o modelo IMMRDC (Introdução, Métodos, Materiais, Resultados, Discussão e Conclusão). POLÍTICAS DE SEÇÃO ARTIGO ORIGINAL Deve ser um relato de alta qualidade de pesquisa original, baseada em investigações sistemáticas e completas. Deve propor a análise de conceitos, levando ao questionamento

Leia mais

Redação Científica. PPGCC OTC Prof. João Fernando C Silva Departamento de Cartografia

Redação Científica. PPGCC OTC Prof. João Fernando C Silva Departamento de Cartografia Redação Científica PPGCC OTC Prof. João Fernando C Silva Departamento de Cartografia Redação: ditos populares* só escreve quem (aquele que) lê => vocabulário; só escreve bem quem (aquele que) muito lê

Leia mais

INTRODUÇÃO [Times New Roman 12, Justificado, Caixa Alta, espaçamento 1,5]

INTRODUÇÃO [Times New Roman 12, Justificado, Caixa Alta, espaçamento 1,5] 1 TÍTULO DO ARTIGO [fonte Times New Roman 14, Centralizado, espaçamento 1.0] Subtítulo [Se houver, fonte Times New Roman 14, Centralizado, espaçamento 1.0] Nome do Autor 1 [Fonte Times New Roman 10, Texto

Leia mais

ARTIGO CIENTÍFICO É um documento sobre a descrição de estudos/descobertas em determinado ramo da ciência. Aspectos importantes: - Relevância; -

ARTIGO CIENTÍFICO É um documento sobre a descrição de estudos/descobertas em determinado ramo da ciência. Aspectos importantes: - Relevância; - ARTIGO CIENTÍFICO É um documento sobre a descrição de estudos/descobertas em determinado ramo da ciência. Aspectos importantes: - Relevância; - Originalidade; - Contribuições para a ciência; - Adequação

Leia mais

ROTEIRO DE REDAÇÃO. Professor da Disciplina: Mª Cristina Peixoto Data: / /2017 2º TRIMESTRE Aluno (a): Nº: Nota:

ROTEIRO DE REDAÇÃO. Professor da Disciplina: Mª Cristina Peixoto Data: / /2017 2º TRIMESTRE Aluno (a): Nº: Nota: ROTEIRO DE REDAÇÃO Professor da Disciplina: Mª Cristina Peixoto Data: / /2017 2º TRIMESTRE Aluno (a): Nº: Nota: 9º ano [A ] [B] Ensino Médio Período: Matutino Conteúdo: Artigo de opinião O que é o artigo

Leia mais

Função social: apresenta como objetivo básico instruir, ensinar, ou seja, levar o leitor a assimilar conhecimentos e valores instituídos.

Função social: apresenta como objetivo básico instruir, ensinar, ou seja, levar o leitor a assimilar conhecimentos e valores instituídos. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS GÊNERO ACADÊMICO-CIENTÍFICO Prof. Mestre Carina Lima Função social: apresenta como objetivo básico instruir, ensinar, ou seja, levar o leitor

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DISCIPLINA : METODOLOGIA DA PESQUISA ASSUNTO: PESQUISA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DISCIPLINA : METODOLOGIA DA PESQUISA ASSUNTO: PESQUISA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DISCIPLINA : METODOLOGIA DA PESQUISA ASSUNTO: PESQUISA PROFESSOR : Romilson Lopes Sampaio PESQUISA Pesquisa é o conjunto de investigações,

Leia mais

NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 1) NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 2)

NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 1) NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 2) NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 1) NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 2) TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA: SUBTÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA, SE HOUVER RIO DO SUL ANO NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES)

Leia mais

TCC. Evandro Deliberal

TCC. Evandro Deliberal TCC Evandro Deliberal evandro@deljoe.com.br https://www.linkedin.com/in/evandrodeliberal I. O que é o TCC II. Estrutura III. Tema IV. Tipo V. Principais aspectos VI. Referência VII. Objetivo VIII. Dicas

Leia mais

OS TIPOS DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

OS TIPOS DE TRABALHOS CIENTÍFICOS OS TIPOS DE TRABALHOS CIENTÍFICOS Peculiaridades e formas de conduzir seus estudos Thaisa Bueno Uma breve diferenciação antes de começarmos Divulgação científica Jornalismo científico Disseminação científica

Leia mais

Especialização em docência em saúde. METODOLOGIA DE PESQUISA e ESCRITA CIENTÍFICA. Profa. Cida Praeiro

Especialização em docência em saúde. METODOLOGIA DE PESQUISA e ESCRITA CIENTÍFICA. Profa. Cida Praeiro METODOLOGIA DE PESQUISA e ESCRITA CIENTÍFICA Profa. Cida Praeiro Parte I. OLHAR PARA A HISTÓRIA: caminho para compreender a ciência hoje O que é ciência? Parte I. OLHAR PARA A HISTÓRIA: caminho para compreender

Leia mais

FISIOTERAPIA Metodologia da Pesquisa Científica

FISIOTERAPIA Metodologia da Pesquisa Científica FISIOTERAPIA Metodologia da Pesquisa Científica Prof.ª Dr.ª Ana Lúcia Billig Foz do Iguaçu, setembro 2017 Resumo e Resenha Resumo Resumo: É um tipo de redação informativo referencial que se ocupa de reduzir

Leia mais

I g o r H e r o s o M a t h e u s P i c u s s a

I g o r H e r o s o M a t h e u s P i c u s s a Filosofia da Ciência Realidade Axioma Empirismo Realismo cientifico Instrumentalismo I g o r H e r o s o M a t h e u s P i c u s s a Definição Filosofia da ciência é a área que estuda os fundamentos e

Leia mais

Artigos científicos Um roteiro para elaboração e estruturação

Artigos científicos Um roteiro para elaboração e estruturação Artigos científicos Um roteiro para elaboração e estruturação ago.2018 Sumário 1 CONCEITUAÇÃO E CARACTERÍSTICAS... 2 2 LINGUAGEM DO ARTIGO... 2 3 ESTRUTURA DO ARTIGO CIENTÍFICO... 4 Artigos científicos:

Leia mais

Escrita de Monografia

Escrita de Monografia Escrita de Monografia René Descartes (1596 a 1650) Aka Renatus Cartesius Autor de Discurso sobre o método para bem conduzir a razão na busca da verdade dentro da ciência Material cedido por RAUL S. WAZLAWICK

Leia mais

Artigos científicos Roteiro para elaboração e estruturação

Artigos científicos Roteiro para elaboração e estruturação Artigos científicos Roteiro para elaboração e estruturação jul.2017 SUMÁRIO 1 CONCEITUAÇÃO E CARACTERÍSTICAS... 2 2 LINGUAGEM DO ARTIGO... 2 3 ESTRUTURA DO ARTIGO CIENTÍFICO... 4 Artigos científicos: roteiro

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Profº Douglas Rodrigues

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Profº Douglas Rodrigues CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Profº Douglas Rodrigues DISCIPLINA: Trabalho de Conclusão de Curso UNIDADE: O QUE É UM TCC FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO MANUAL ELABORAÇÃO TRABALHOS ACADÊMICOS ESTRUTURA METODOLOGIA

Leia mais

Comunicação: Linguagem verbal e não verbal 6 ANO CENTRO EDUCACIONAL LA SALLE 2019 PROF. PRYSLLA LIMA

Comunicação: Linguagem verbal e não verbal 6 ANO CENTRO EDUCACIONAL LA SALLE 2019 PROF. PRYSLLA LIMA Comunicação: Linguagem verbal e não verbal 6 ANO CENTRO EDUCACIONAL LA SALLE 2019 PROF. PRYSLLA LIMA NÃO, PORQUE O ESTRANGEIRO NÃO ENTENDEU A LÍNGUA DO BRASILEIRO. HOUVE COMUNICAÇÃO? SIM, PORQUE AS DUAS

Leia mais

Metodologia de Pesquisa

Metodologia de Pesquisa Metodologia de Pesquisa Unidade: Apresentação de Trabalhos Acadêmicos Responsável pelo Conteúdo: Profª. Ms Rosemary Toffoli Revisão Textual: Profª. Silvia Albert M A T E R I A L T E Ó R I C O zzzzzzzzzzzzzzz

Leia mais

O ENSINO DE LABORATÓRIO DE FÍSICA NA UEFS: CONSIDERAÇÕES TEÓRICO-PEDAGÓGICAS

O ENSINO DE LABORATÓRIO DE FÍSICA NA UEFS: CONSIDERAÇÕES TEÓRICO-PEDAGÓGICAS 123 O ENSINO DE LABORATÓRIO DE FÍSICA NA UEFS: CONSIDERAÇÕES TEÓRICO-PEDAGÓGICAS Milton Souza Ribeiro* Dagoberto da Silva Freitas** Durval Eusíquio de Miranda*** RESUMO Este trabalho se ocupa do estudo

Leia mais

Inteligência Lingüística:

Inteligência Lingüística: Inteligência Lingüística: Capacidade de lidar bem com a linguagem, tanto na expressão verbal quanto escrita. A linguagem é considerada um exemplo preeminente da inteligência humana. Seja pra escrever ou

Leia mais

Método e Metodologia Conceitos de método e seus princípios

Método e Metodologia Conceitos de método e seus princípios Conceitos de método e seus princípios Caminho pelo qual se chega a determinado resultado... É fator de segurança. Seleção de técnicas para uma ação científica... Forma de proceder ao longo de um caminho

Leia mais

REDAÇÃO. Nota 10! Dicas rápidas para perder o medo de escrever. Aprenda a redigir com criatividade e qualidade

REDAÇÃO. Nota 10! Dicas rápidas para perder o medo de escrever. Aprenda a redigir com criatividade e qualidade REDAÇÃO Nota 10! Dicas rápidas para perder o medo de escrever. Aprenda a redigir com criatividade e qualidade A folha em branco é um campo aberto para suas ideias! Questões e mais questões objetivas, testes

Leia mais

CAPA: Deve conter o símbolo da UTFPR, nome do experimento realizado e ano.

CAPA: Deve conter o símbolo da UTFPR, nome do experimento realizado e ano. GUIA PARA PREPARAÇÃO DE RELATÓRIO Quando todo o trabalho experimental já estiver descrito no seu caderno de pesquisa, resta apresentar o experimento e seus resultados na forma de um relatório. Um engenheiro

Leia mais

TEMA: tipos de conhecimento. Professor: Elson Junior

TEMA: tipos de conhecimento. Professor: Elson Junior Ciências Humanas e suas Tecnologias. TEMA: tipos de conhecimento. Professor: Elson Junior Plano de Aula Conhecimento O que é? Como adquirir Características Tipos Recordar é Viver... Processo de pesquisa

Leia mais

Como escrever um artigo científico

Como escrever um artigo científico Como escrever um artigo científico Rodrigo Garrett Junho de 2014 Estrutura: Considerações Gerais Apresentação Exercício 2 Escrever um bom artigo científico equivale a produzir uma obra de arte. Um pesquisador

Leia mais

TIPOS DE PESQUISA. 1 Quanto à abordagem 1.1 Pesquisa qualitativa 1..2 Pesquisa quantitativa

TIPOS DE PESQUISA. 1 Quanto à abordagem 1.1 Pesquisa qualitativa 1..2 Pesquisa quantitativa Estrutura do artigo 1 Título do projeto 2 Introdução 3 Revisão bibliográfica (subdivisão) 4 Procedimentos metodológicos. 4.1 Escolher o tipo de pesquisa 4.2 Estabelecer população e amostra 4.3 Determinar

Leia mais

Metodologia Científica: METODOLOGIA EM PESQUISA 19/10/2015

Metodologia Científica: METODOLOGIA EM PESQUISA 19/10/2015 Metodologia Científica: METODOLOGIA EM PESQUISA Juliana Berg Pesquisa em Administração É um conjunto de abordagens, técnicas e processos utilizados pela ciência para formular e resolver problemas de aquisição

Leia mais

13ª aula de Tópicos de Humanidade & Metodologia Científica 20 a 25/05/02. Diretrizes para a realização de um seminário

13ª aula de Tópicos de Humanidade & Metodologia Científica 20 a 25/05/02. Diretrizes para a realização de um seminário 55 13ª aula de Tópicos de Humanidade & Metodologia Científica 20 a 25/05/02 Diretrizes para a realização de um seminário O seminário é formado por um grupo de estudos, em que se discute um tema a partir

Leia mais

Publicação Científica

Publicação Científica Publicação Científica Carlos Roberto Grandini Bauru 2011 Alguns cientistas lutam arduamente para publicar um artigo em revista especializada. Outros, mais avançados, já buscam revistas mais conceituadas

Leia mais