COESÃO TEXTUAL AULA DE REDAÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "COESÃO TEXTUAL AULA DE REDAÇÃO"

Transcrição

1 COESÃO TEXTUAL AULA DE REDAÇÃO

2 OBSERVE OS TEXTOS A pesca - de Affonso Romano de Sant'Anna O anil o anzol o azul o silêncio o tempo o peixe a agulha vertical mergulha a água a linha a espuma o tempo o peixe o silêncio a garganta a âncora o peixe a boca o arranco o rasg

3 João não compareceu ao trabalho por uma semana. Portanto, foi demitido.

4 Note que o texto 1 é um poema basicamente formado de palavras soltas (substantivos, verbos nominais e adjetivos) em estrofes de 3 versos sem que haja nenhuma interconexão entre estas palavras.

5 O que dá sentido ao texto 1 é o campo semântico estabelecido pelo título (a pesca)

6 É possível dizer que, embora a coesão seja um dos traços linguísticos da textualidade, ela não é condição necessária para a coerência.

7 Há muitos textos, como os poéticos, por exemplo, que não têm coesão, mas têm coerência. Também é possível dizer que há textos que têm coesão, mas não têm coerência, como no exemplo a seguir.

8 Todos foram à festa, aliás, que está presente no título da canção do Roberto Festa de arromba, que, pode-se dizer, não é uma de suas canções de amor, este que é um sentimento sublime muitas vezes confundido com bagunça, felicidade, logo, as pessoas não acreditam que não é isso que nos faz feliz.

9 E como retomar os elementos do texto? Veja alguns mecanismos:

10 COESÃO REFERENCIAL A coesão referencial é responsável em manter relacionados os diversos termos do texto para que saibamos do que está se falando.

11 Os anafóricos e catafóricos são subdivisões dos chamados endofóricos (endo dentro), ou seja, relações que se estabelecem dentro de um texto entre suas diversas partes.

12 O elemento gramatical que retoma ou antecipa um termo pode ser um pronome, um verbo, um advérbio ou um numeral. Veja os exemplos abaixo: Ganhei um carro. Ele é azul. (ele = pronome anafórico). Preste atenção nisso: estude bastante (isso = pronome catafórico). Obs.: a palavra nisso é formada por (preposição) + isso (pronome)

13 A relação que se estabelece entre as partes de um texto e a situação extralinguística é chamada de exofórica (exo fora). Assim, toda vez que uma palavra ou expressão fizer relação a alguma coisa do contexto situacional teremos uma exófora.

14 Observe: Jogue o lixo aqui

15 O mesmo ocorre com um bilhete sem data que diz Hoje não irei trabalhar. Hoje refere-se ao dia em que a pessoa lê o bilhete, condição para a interpretabilidade do texto.

16 Há dois tipos básicos de coesão textual: a substituição e a reiteração.

17 a)-coesão por substituição ocorre quando um componente do um componente do texto é retomado (anáfora) ou é antecipado (catáfora) por um elemento gramatical com qual está diretamente associado por certas marcas que permitem identificá-lo como substituto daquele componente.

18 Epíteto - palavra ou expressão que se associa a um nome ou pronome para qualificá-lo. qualificação elogiosa ou injuriosa dada a alguém; alcunha, qualificativo. Exemplo: O Rio de Janeiro é uma das cidades mais importantes do Brasil. A cidade maravilhosa é conhecida mundialmente por suas belezas naturais, hospitalidade e carnaval

19 Edson Arantes de Nascimento gostou do desempenho do Brasil. Para o ex-ministro dos Esportes, a seleção (o epíteto ex-ministro dos Esportes retoma Edson Arantes do Nascimento; poder-se-iam, por exemplo, usar as formas jogador do século, número um do mundo, etc.

20 OUTROS EXEMPLOS Vênus - A Deusa da Beleza - Castro Alves - O Poeta dos Escravos -Gonçalves Dias - O Cantor dos Índios -Jerusalém - O Berço do Cristianismo - Hipócrates - O Pai da Medicina -José de Alencar - O Autor de Iracema

21 Nominalização - É quando se emprega um substantivo que remete a um verbo enunciado anteriormente. Exemplos: Armando se casou no final de O casamento, entretanto, não durou muito. Ele trovou a pobre coitada por muito tempo. Para a sorte dele, a trova deu certo.

22 Substituição ou antecipação por advérbio: Os alunos visitaram a cidade de Tiradentes. Lá aprenderam muito sobre nossa história. (Lá = advérbio anafórico). Ali era um bom lugar para se viver. Refiro-me à cidade onde minha mãe nasceu. (ali = advérbio catafórico).

23 Não posso faltar a escola. Lá, com certeza, é o melhor lugar do mundo. Em São Paulo, não houve problemas. Lá, os operários não aderiram (o advérbio de lugar lá retoma São Paulo).

24 Substituição ou antecipação por numeral: - Não se pode dizer que toda a turma esteja mal preparada. Um terço pelo menos parece estar dominando o assunto. - A redação diagnóstica tinha duas propostas. A primeira era um artigo de opinião; a segunda era uma carta argumentativa.

25 Associação Na associação, uma palavra retoma outra porque mantém com ela, em determinado contexto, vínculos precisos de significação. Exemplo: São Paulo é sempre vítima de enchentes no verão. Os transtornos prejudicam o trânsito, provocam engarrafamentos de até 200 quilômetros.

26 Um termo- síntese Exemplo: Escrever uma boa redação requer trabalho. Precisa estar bem informado, dominar a ortografia, conhecer todas as regras de pontuação e escrever de forma coesa. Esses elementos são o segredo de toda boa redação

27 Elipse É a omissão de um termo que pode ser facilmente deduzido pelo contexto da matéria. Exemplos: Na casa, apenas quatro ou cinco pessoas. ( Na casa estavam apenas quatro ou cinco pessoas.)

28 Quanta fofoca na Terra! ( Quanta fofoca há na Terra.)

29 Repetição do nome próprio Exemplo: Luiz Inácio Lula da Silva, após oito anos no poder, deixa o planalto e volta para a planície. Lula foi o trigésimo quinto presidente do Brasil, cargo que exerceu de 1º de janeiro de 2003 a 1º de janeiro de 2011

30 Substituição por Pronomes: A função gramatical do PRONOME é justamente substituir ou acompanhar um nome. Ele pode, ainda, retomar toda uma frase ou toda a ideia contida em um parágrafo ou no texto todo.

31 Muitos brasileiros estavam assistindo à corrida, mas isso não bastou para que Rubinho vencesse a prova (o pronome demonstrativo isso retoma a ideia, expressa anteriormente, de que muitos brasileiros estavam assistindo à corrida).

32 Vitaminas fazem bem a saúde. Mas não devemos tomá-las ao acaso. A mãe amava o filho e a filha, queria muito tanto a um quanto à outra. Aquela aluna deve estar muito cansada. Ela dormiu a minha aula toda

33 b) coesão por reiteração Ocorre quando há repetição de termos e expressões no texto tem a mesma referência. Ela se dá por meio de vários mecanismos, como repetição de um mesmo item lexical, sinônimos, hiperônimos e hipônimos, e nomes genéricos. Veja os exemplos abaixo

34 Repetição de um mesmo item lexical O carro bateu violentamente no muro. Do carro não sobrou nada. Você, só você é o culpado pelo que aconteceu.

35 Sinônimos: Ao chegar, viu a cama quebrada. Seu leito agora era só ruínas.

36 Não há sinônimos perfeitos. Há sempre nuances de sentidos diferentes entre sinônimos, como bela e bonita, casa e lar, etc. O que interessa no caso na reiteração é que os sinônimos possuam a mesma referência. Cama e leito, no exemplo acima, referem-se ao mesmo objeto extralinguístico.

37 O prédio foi demolido às 15h. Muitos curiosos se aglomeraram ao redor do edifício, para conferir o espetáculo (edifício retoma prédio. Ambos são sinônimos).

38 Hiperônimos e hipônimos: a) Deu a ela uma rosa vermelha. A flor tinha uma beleza indescritível. b) A aeronave foi encontrada em meio à mata. O Boeing caiu durante uma tempestade.

39 Tenho muito AUTOMÓVEIS na minha garagem. No entanto, o PÁLIO é o que mais me agrada.

Coesão Textual. Aula de Redação

Coesão Textual. Aula de Redação Coesão Textual Aula de Redação 1. Definição Coesão trata-se de uma maneira de recuperar, em uma sentença B, um termo presente em uma sentença A. Exemplo: A) Pegue três cerejas. B) Coloque-as sobre a mesa.

Leia mais

Coesão e Coerência. Prof. Sandra

Coesão e Coerência. Prof. Sandra Coesão e Coerência Prof. Sandra ELEMENTOS DE COESÃO Observação: Não usar a palavra mesmo(a) como anafórico. Não substitui pronome e substantivo: 1) Sujeito oculto e outras elipses: ANAFÓRICOS O ministro

Leia mais

C O E S Ã O REFERENCIAL RECORRENCIAL

C O E S Ã O REFERENCIAL RECORRENCIAL C O E S Ã O REFERENCIAL RECORRENCIAL C O E S Ã O É a conexão, ligação, harmonia entre os elementos de um texto. Percebemos tal definição quando lemos um texto e verificamos que as palavras, as frases e

Leia mais

" O desarmamento da população pode contribuir para a diminuição da violência. Além disso, o desemprego tem aumentado. Este período composto por duas

 O desarmamento da população pode contribuir para a diminuição da violência. Além disso, o desemprego tem aumentado. Este período composto por duas Coesão e Coerência Ao escrevermos um texto, uma das maiores preocupações é como amarraremos a frase seguinte à anterior. Isso só é possível se dominarmos os princípios básicos de coesão. A cada frase enunciada

Leia mais

Elementos Referenciais. Prof Carlos Zambeli

Elementos Referenciais. Prof Carlos Zambeli Elementos Referenciais Prof Carlos Zambeli Elementos Referenciais Estabelecem uma relação de sentido no texto, formando um elo coesivo entre o que está dentro do texto e fora dele também. À retomada feita

Leia mais

Bárbara da Silva. Português. Aula 42 Coesão referencial, lexical e sequencial

Bárbara da Silva. Português. Aula 42 Coesão referencial, lexical e sequencial Bárbara da Silva Português Aula 42 Coesão referencial, lexical e sequencial A coesão referencial e a coesão sequencial são chamadas de recursos coesivos por estabelecerem vínculos entre as palavras, orações

Leia mais

Compreensão e Interpretação de Textos

Compreensão e Interpretação de Textos Língua Portuguesa Compreensão e Interpretação de Textos Texto Texto é um conjunto coerente de enunciados, os quais podem serem escritos ou orais. Trata-se de uma composição de signos codificada sob a forma

Leia mais

COESÃO TEXTUAL. Língua Portuguesa Prof. Samuel KühnK

COESÃO TEXTUAL. Língua Portuguesa Prof. Samuel KühnK COESÃO TEXTUAL Língua Portuguesa Prof. Samuel KühnK A COESÃO DO TEXTO Relações textuais Procedimentos Recursos 1.1. Repetição 1.1.1. Paráfrase 1.1.2. Paralelismo 1. REITERAÇÃO 1.2. Substituição 1.2.1.

Leia mais

Coesão (conectividade sequencial)

Coesão (conectividade sequencial) INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CAMPUS JOINVILLE CURSO... UNIDADE CURRICULAR... PROFESSOR: JOSÉ CARLOS MARTINS CONHECIMENTO TEXTUAL Um texto não é um amontoado de

Leia mais

Língua Portuguesa. Profª: Fernanda Machado

Língua Portuguesa. Profª: Fernanda Machado Língua Portuguesa Profª: Fernanda Machado 01 Classes de palavras são agrupamentos de palavras que mantêm características comuns. Na Língua Portuguesa existem 10 classes gramaticais: 1) Substantivo 2) Adjetivo

Leia mais

Reitor José Carlos Pettorossi Imparato. Pró-Reitora de Graduação e Extensão Elaine Marcílio Santos

Reitor José Carlos Pettorossi Imparato. Pró-Reitora de Graduação e Extensão Elaine Marcílio Santos TEMA CRÉDITOS Reitor José Carlos Pettorossi Imparato Pró-Reitora de Graduação e Extensão Elaine Marcílio Santos Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa Renato Amaro Zangaro Pró-Reitor Administrativo Darcy

Leia mais

Língua Portuguesa. Professor Gustavo Lambert

Língua Portuguesa. Professor Gustavo Lambert Língua Portuguesa Professor Gustavo Lambert COESÃO TEXTUAL Normalmente quando se produz um texto, o enunciador faz ligações entre seus elementos. Essas ligações basicamente são marcas linguísticas de caráter

Leia mais

INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS MECANISMOS DE COESÃO TEXTUAL (PARTE VI)

INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS MECANISMOS DE COESÃO TEXTUAL (PARTE VI) INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS MECANISMOS DE COESÃO TEXTUAL (PARTE VI) RECURSOS ESTILÍSTICOS DE COESÃO: ELIPSE E ZEUGMA São duas importantes figuras de linguagem que funcionam como recursos coesivos por excelência,

Leia mais

Além disso, relembre-se que, por coesão, entende-se ligação, relação, nexo entre os elementos que compõem a estrutura textual.

Além disso, relembre-se que, por coesão, entende-se ligação, relação, nexo entre os elementos que compõem a estrutura textual. Nas palavras de Evanildo Bechara, o enunciado não se constrói com um amontoado de palavras e orações. Elas se organizam segundo princípios gerais de dependência e independência sintática e semântica, recobertos

Leia mais

COESÃO COERÊNCIA. É um dos meios que garante a unidade semântica e a organização de um enunciado.

COESÃO COERÊNCIA. É um dos meios que garante a unidade semântica e a organização de um enunciado. 1. COESÃO 1.1. O que é? É um dos meios que garante a unidade semântica e a organização de um enunciado. Dito de forma mais simples: a coesão textual tem a ver com a maneira como se processa a ligação entre

Leia mais

Antes de iniciar as respostas, faça uma leitura completa da avaliação. Lembre-se:

Antes de iniciar as respostas, faça uma leitura completa da avaliação. Lembre-se: 9º Rasuras serão consideradas erro! Não use corretivo! Não abrevie palavras! Utilize apenas caneta de tinta azul ou preta! Responda ao que foi solicitado de forma coerente e coesa. Boa Sorte! Dar o conceito

Leia mais

tese tema argumentos TEMA TESE ARGUMENTOS

tese tema argumentos TEMA TESE ARGUMENTOS Defesa de uma tese, de uma opinião a respeito do tema proposto, apoiada em argumentos consistentes estruturados de forma coerente e coesa, de modo a formar uma unidade textual. Seu texto deverá ser redigido

Leia mais

Planificação Simplificada de Português- 5ºano Ano letivo

Planificação Simplificada de Português- 5ºano Ano letivo Planificação Simplificada de Português- 5ºano Ano letivo 2016-2017 Manual adotado: Livro aberto, Porto Editora 1.º período Aulas previstas: 78 Unidade 0 Apresentações Unidade 1* Textos diversos Unidade

Leia mais

PORTUGUÊS. Interpretação de textos Coesão e Coerência. Prof.ª Isabel Vega

PORTUGUÊS. Interpretação de textos Coesão e Coerência. Prof.ª Isabel Vega PORTUGUÊS Interpretação de textos Coesão e Coerência Prof.ª Isabel Vega I) COERÊNCIA TEXTUAL A coerência consiste no princípio da não contradição de sentidos entre as passagens de um mesmo texto ou entre

Leia mais

PRONOME 2º TRIMESTRE. SEXTO ANO Professora Fernanda

PRONOME 2º TRIMESTRE. SEXTO ANO Professora Fernanda PRONOME 2º TRIMESTRE SEXTO ANO Professora Fernanda O QUE É PRONOME? Palavra que representa ou substitui um nome. PRONOME Exemplos: A moça era mesmo bonita. Ela morava nos meus sonhos! [substituição do

Leia mais

Excelência acadêmica para a vivência dos valores humanos e cristãos. Admissão de Alunos CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 8⁰ ANO ENSINO FUNDAMENTAL II

Excelência acadêmica para a vivência dos valores humanos e cristãos. Admissão de Alunos CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 8⁰ ANO ENSINO FUNDAMENTAL II Excelência acadêmica para a vivência dos valores humanos e cristãos. Admissão de Alunos 2018 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 8⁰ ANO ENSINO FUNDAMENTAL II CIÊNCIAS 1. A vida nos ambientes Diversidade e evolução

Leia mais

Língua Portuguesa 8º Ano Teste de Avaliação Escrita nº 2

Língua Portuguesa 8º Ano Teste de Avaliação Escrita nº 2 Ministério da Educação Marinha Grande 1º Período 2008/2009 Língua Portuguesa 8º Ano Teste de Avaliação Escrita nº 2 Nome: N.º: Turma: B Data: 11 / 12 / 2008 Classificação: % - A Professora: O Enc. de Educ.:

Leia mais

Bárbara da Silva. Português. Aula 52 Adjunto adnominal

Bárbara da Silva. Português. Aula 52 Adjunto adnominal Bárbara da Silva Português Aula 52 Adjunto adnominal Adjunto Adnominal É o termo que determina, especifica ou explica um substantivo. O adjunto adnominal possui função adjetiva na oração, a qual pode ser

Leia mais

Coesão e coerência no jornal Diário Gaúcho: um estudo exploratório

Coesão e coerência no jornal Diário Gaúcho: um estudo exploratório XXII Salão de Iniciação Científica UFRGS Coesão e coerência no jornal Diário Gaúcho: um estudo exploratório Ana Maria Sigas Pichini Graduanda Letras / Bacharelado Voluntária de IC PROPESQ UFRGS Profª Drª

Leia mais

COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL

COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL Coesão: mecanismos linguísticos Conexão entre frases e parágrafos; Encadeamento lógico e formal entre as partes do texto; Ideias soltas, parágrafos sem conexão representam falta

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PAREDE

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PAREDE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PAREDE Ano letivo de 2016 / 2017 GESTÃO DE CONTEÚDOS Ensino regular Português - 6.º Ano Unidades de Ensino / Conteúdos Nº Aulas Previstas (45 min) Unidades Abordadas: Unidade

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa de Português do Ensino Básico e Metas Curriculares de Português do Ensino Básico 2º

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L DEPARTAMENTO: LÍNGUAS ÁREA DISCIPLINAR: 300 - PORTUGUÊS DISCIPLINA: Português CURSO PROFISSIONAL: Téc. de Gestão e Programação de Sist. Informáticos ANO: 2.º - ANO LETIVO:

Leia mais

1º PERÍODO DISCIPLINA DE PORTUGUÊS [5.º] PLANIFICAÇÃO ANUAL 2018/ º ANO DE ESCOLARIDADE. DOMÍNIO CONTEÚDO TEMPOS 1 Educação Literária

1º PERÍODO DISCIPLINA DE PORTUGUÊS [5.º] PLANIFICAÇÃO ANUAL 2018/ º ANO DE ESCOLARIDADE. DOMÍNIO CONTEÚDO TEMPOS 1 Educação Literária DISCIPLINA DE PORTUGUÊS [5.º] PLANIFICAÇÃO ANUAL 2018/2019 5.º ANO DE ESCOLARIDADE 1º PERÍODO DOMÍNIO CONTEÚDO TEMPOS 1 Educação Literária *Textos da literatura para crianças e jovens, da tradição popular

Leia mais

Conteúdos Programáticos PORTUGUÊS 5.º Ano

Conteúdos Programáticos PORTUGUÊS 5.º Ano INSTITUTO DE CIÊNCIAS EDUCATIVAS Departamento de Línguas Conteúdos Programáticos PORTUGUÊS 5.º Ano 1.º Período TEMA CONTEÚDOS (cf. Planos de Aula para articulação com descritores) AULAS PREVISTAS PONTO

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa de Português do Ensino Básico e Metas Curriculares de Português do Ensino Básico 2º

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL 5º Ano. Disciplina de Português Ano Letivo /2017. Domínios/Conteúdos/Descritores. Unidade 0 Apresentações

PLANIFICAÇÃO ANUAL 5º Ano. Disciplina de Português Ano Letivo /2017. Domínios/Conteúdos/Descritores. Unidade 0 Apresentações AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VALE DE MILHAÇOS ESCOLA BÁSICA DE VALE DE MILHAÇOS PLANIFICAÇÃO ANUAL 5º Ano Disciplina de Português Ano Letivo - 2016/2017 Metas de aprendizagem/objetivos Domínios/Conteúdos/Descritores

Leia mais

Planificação anual Português 5.º ano

Planificação anual Português 5.º ano ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE BARROSELAS Ano Letivo 2017/2018 Planificação anual Português 5.º ano Turma A B C D N.º de aulas previstas 1º período 77 76 77 74 N.º de aulas previstas 2º período 64 66 65

Leia mais

EXTERNATO S. VICENTE DE PAULO Lisboa DEPARTAMENTO DE LÍNGUA MATERNA E HUMANIDADES DOMÍNIOS 1.º PERÍODO 2.º PERÍODO 3.º PERÍODO

EXTERNATO S. VICENTE DE PAULO Lisboa DEPARTAMENTO DE LÍNGUA MATERNA E HUMANIDADES DOMÍNIOS 1.º PERÍODO 2.º PERÍODO 3.º PERÍODO DOMÍNIOS 1.º PERÍODO 2.º PERÍODO 3.º PERÍODO Interação discursiva Princípio de cooperação Informação, explicação; pergunta, resposta ORALIDADE Interpretação de texto Intenção do locutor; tema; assunto;

Leia mais

CAPÍTULO 14: MECANISMOS DE COESÃO

CAPÍTULO 14: MECANISMOS DE COESÃO CAPÍTULO 14: MECANISMOS DE COESÃO A língua possui amplos recursos para realizar a coesão. Eis os principais. 14.1 Coesão por referência -João Paulo II esteve em Porto Alegre. -Aqui, ele disse que a Igreja

Leia mais

Língua Portuguesa. Compreensão de Textos. Maria Tereza Faria

Língua Portuguesa. Compreensão de Textos. Maria Tereza Faria Língua Portuguesa Compreensão de Textos Maria Tereza Faria Semântica dos artigos Definidos (o / a / os / as) Finalidade de individualizar, destacar, determinar objeto ou ser. O sinal já vai bater. (conhecimento

Leia mais

Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano Ano letivo Período

Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano Ano letivo Período Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano Ano letivo-2016-2017 Período Dias de aulas previstos 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 12 12 12 14 2.º período 12 13 12 13 13 3.º período 7 7

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DANIEL SAMPAIO. Departamento de 1º Ciclo. Ano letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO A LONGO PRAZO. 4º ANO DISCIPLINA: Português

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DANIEL SAMPAIO. Departamento de 1º Ciclo. Ano letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO A LONGO PRAZO. 4º ANO DISCIPLINA: Português AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DANIEL SAMPAIO Departamento de 1º Ciclo Ano letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO A LONGO PRAZO 4º ANO DISCIPLINA: Português PERÍODO 1º *Oralidade Interação discursiva >Princípio de cortesia;

Leia mais

EXPEDIENTES SINTÁTICO-SEMÂNTICOS EM REDAÇÕES DE VESTIBULAR

EXPEDIENTES SINTÁTICO-SEMÂNTICOS EM REDAÇÕES DE VESTIBULAR 33 EXPEDIENTES SINTÁTICO-SEMÂNTICOS EM REDAÇÕES DE VESTIBULAR MENDONÇA, Maria Eunice Barbosa Vidal 1 RESUMO: Este artigo reflete sobre o emprego dos expedientes sintático-semânticos na produção de textos.

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa de Português do Ensino Básico e Metas Curriculares de Português do Ensino Básico

Leia mais

Os alunos fizeram uma visita ao zoológico, onde puderam observar várias espécies de animais.

Os alunos fizeram uma visita ao zoológico, onde puderam observar várias espécies de animais. Uso do onde e aonde O advérbio é uma classe de palavras cuja função gramatical é acompanhar e modificar um verbo, exprimindo a circunstância da ação verbal, por isso o nome ad-vérbio, ou seja, a palavra

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL 6º ANO Ensino Fundamental Língua Portuguesa 2) Inferir o sentido

Leia mais

ESTUDO DO PROCESSO DE REFERENCIAÇÃO EM TEXTOS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

ESTUDO DO PROCESSO DE REFERENCIAÇÃO EM TEXTOS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL ESTUDO DO PROCESSO DE REFERENCIAÇÃO EM TEXTOS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL Lucia Irene Choptian Universidade Estadual do Oeste do Paraná Campus de Cascavel 1 RESUMO: A pesquisa Estudo do processo de

Leia mais

Sumário. Apresentação da coleção Prefácio Nota da autora Capítulo II

Sumário. Apresentação da coleção Prefácio Nota da autora Capítulo II Sumário Sumário Apresentação da coleção... 17 Prefácio... 19 Nota da autora... 21 Capítulo I Fatores importantes para produzir um texto... 23 1. A importância da leitura para produção textual... 23 2.

Leia mais

redação e pleno desenvolvimento do tema, atendendo aos limites Atendimento à proposta de propostos. redação e desenvolvimento do

redação e pleno desenvolvimento do tema, atendendo aos limites Atendimento à proposta de propostos. redação e desenvolvimento do Critérios de Correção de Redação Ensino Médio ENSINO MéDIO TExTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO NÍVEL DE DESPENHO E NOTA CORRESPONDENTE Situações que dificultam a correção da produção textual: letra ilegível

Leia mais

Aulas # CURSOS - EDITAIS ESPECÍFICOS TJ SP Língua Portuguesa Aula 13 - SINONÍMIA / COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL

Aulas # CURSOS - EDITAIS ESPECÍFICOS TJ SP Língua Portuguesa Aula 13 - SINONÍMIA / COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL LINGUA PORTUGUESA Interpretação de texto: informações literais e inferências possíveis; ponto de vista do autor; significação contextual de palavras e expressões; relações entre ideias e recursos de coesão;

Leia mais

Língua Portuguesa UNIDADE DE REVISÃO E RECUPERAÇÃO

Língua Portuguesa UNIDADE DE REVISÃO E RECUPERAÇÃO Língua Portuguesa UNIDADE DE REVISÃO E RECUPERAÇÃO Organizamos esta unidade para orientá-lo na revisão dos conteúdos trabalhados ao longo da disciplina. Siga as orientações desta apresentação, reveja os

Leia mais

Oralidade. Texto narrativo, descrição. Compreensão oral, exposição oral. Leitura e Escrita Educação Literária

Oralidade. Texto narrativo, descrição. Compreensão oral, exposição oral. Leitura e Escrita Educação Literária 1º Período (67aulas, aproximadamente) Escola Básica 2.3 Martim de Freitas PORTUGUÊS /Planificação anual 5ºano, de acordo com as metas: conteúdos essenciais a trabalhar com os alunos. O programa homologado

Leia mais

Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano 2017/2018 Período

Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano 2017/2018 Período Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano 2017/2018 Período Dias de aulas previstos 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 13 13 13 12 2.º período 10 10 11 12 12 3.º período 10 9 9 9 10 Unidades

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa de Português do Ensino Básico e Metas Curriculares de Português do Ensino Básico 2º

Leia mais

Admissão de alunos 2016

Admissão de alunos 2016 Tradição em Excelência Admissão de alunos 2016 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 9⁰ ANO ENSINO FUNDAMENTAL II CIÊNCIAS 1. OS MINERAIS E A VIDA 1.1. Obtenção e função dos minerais em animais e vegetais. 1.2. O que

Leia mais

Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano Ano letivo Período

Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano Ano letivo Período 1.º Período Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano Ano letivo-2018-2019 Período Dias de aulas previstos 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 13 13 12 12 2.º período 12 12 12 14 14 3.º

Leia mais

PERFIL DE APRENDIZAGENS 5ºANO

PERFIL DE APRENDIZAGENS 5ºANO 5ºANO No final do 5º ano, o aluno deverá ser capaz de: No domínio da Oralidade: -Exprimir-se oralmente com progressiva autonomia e clareza em função de objetivos diversos. - Comunicar oralmente tendo em

Leia mais

Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula

Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL 6º ANO Ensino

Leia mais

Textual Competências para a produção de texto dissertativo-argumentativo

Textual Competências para a produção de texto dissertativo-argumentativo Produção Textual Competências para a produção de texto dissertativo-argumentativo argumentativo Língua Portuguesa Prof. Samuel KühnK DEFINIÇÃO DE TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO ARGUMENTATIVO O texto

Leia mais

Funções Dêitica, Anafórica, Catafórica, Exofórica, Epanafórica...

Funções Dêitica, Anafórica, Catafórica, Exofórica, Epanafórica... R E L E M B R A R É S E M P R E N E C E S S Á R I O! Funções Dêitica, Anafórica, Catafórica, Exofórica, Epanafórica... Função Endofórica x Função Exofórica Inicialmente, é preciso identificarmos esses

Leia mais

Substantivos sistematização. Atividade 1 1) ILUSTRE, nos retângulos, 5 substantivos concretos presentes na letra de uma música dos Titãs.

Substantivos sistematização. Atividade 1 1) ILUSTRE, nos retângulos, 5 substantivos concretos presentes na letra de uma música dos Titãs. Substantivos sistematização Atividade 1 1) ILUSTRE, nos retângulos, 5 substantivos concretos presentes na letra de uma música dos Titãs. Comida Titãs Bebida é água! Comida é pasto! Você tem sede de que?

Leia mais

Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos

Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos A CONSTRUÇÃO DO TEXTO COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAIS CONCEITO DE TÓPICO 3 Maria Lúcia Mexias Simon mmexiassimon@yahoo.com. A CONSTRUÇÃO DO TEXTO A noção de texto é central na lingüística textual e na teoria

Leia mais

TEXTO E DISCURSO. Leitura e Interpretação de Textos

TEXTO E DISCURSO. Leitura e Interpretação de Textos TEXTO E DISCURSO Leitura e Interpretação de Textos Elementos básicos da comunicação Todo ato comunicativo envolve seis componentes essenciais: - Emissor(remetente, locutor, codificador, falante); - Receptor(destinatário,

Leia mais

Língua Portuguesa 8º ano

Língua Portuguesa 8º ano Língua Portuguesa 8º ano Conteúdos por Unidade Didática 1º Período A - Comunicação Oral. Ideias principais.. Ideias secundárias..adequação comunicativa ( processos persuasivos; recursos verbais e não verbais)..

Leia mais

Aula 10 Pronomes: relativos, indefinidos e interrogativos. Professor Guga Valente

Aula 10 Pronomes: relativos, indefinidos e interrogativos. Professor Guga Valente Aula 10 Pronomes: relativos, indefinidos e interrogativos Professor Guga Valente Na frase do escritor brasileiro Monteiro Lobato, a palavra quem é usada em quatro orações e, em cada uma delas, ela faz

Leia mais

Data da entrega: 09/06/2017. COLÉGIO MONJOLO QUIZ N / 2 BIMESTRE. PORTUGUÊS ELIANE Aluno(a): 3ª Série. Conteúdo

Data da entrega: 09/06/2017. COLÉGIO MONJOLO QUIZ N / 2 BIMESTRE. PORTUGUÊS ELIANE Aluno(a): 3ª Série. Conteúdo COLÉGIO MONJOLO QUIZ N 14 2017 / 2 BIMESTRE PORTUGUÊS ELIANE Aluno(a): 3ª Série Conteúdo Data da entrega: 09/06/2017. Coerência A Coerência é a relação lógica das ideias de um texto que decorre da sua

Leia mais

EMENTA OBJETIVO GERAL. Ampliar os conhecimentos gramaticais, utilizando-os de forma apropriada nas práticas de linguagem oral e escrita.

EMENTA OBJETIVO GERAL. Ampliar os conhecimentos gramaticais, utilizando-os de forma apropriada nas práticas de linguagem oral e escrita. Ensino Fundamental II 7º ano PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Língua Portuguesa PROFESSOR Ana Paula dos Santos Cabral CARGA HORÁRIA TURMA ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 7º ano A 2017 1.1 - Gêneros literários: poema

Leia mais

COESÃO TEXTUAL. Língua Portuguesa Prof. Samuel KühnK

COESÃO TEXTUAL. Língua Portuguesa Prof. Samuel KühnK COESÃO TEXTUAL Língua Portuguesa Prof. Samuel KühnK A COESÃO DO TEXTO Relações textuais Procedimentos Recursos 1. REITERAÇÃO 1.1. Repetição 1.1.1. Paráfrase 1.1.2. Paralelismo 1.1.3. Repetição propriamente

Leia mais

Significação das palavras

Significação das palavras PORTUGUÊS Significação das palavras Coerência X Coesão Na maioria das vezes, sentimo-nos despreparados quando estamos diante de uma folha de papel em branco no propósito de fazer uma redação, não é mesmo?

Leia mais

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS Planificação Anual da Disciplina de Português 10º ano Cursos Profissionais Ano Letivo de 2016/2017 Manual adotado: não há manual adotado Domínios e Objetivos Sequências/Conteúdos

Leia mais

- Transitivo direto e indireto O garoto ofereceu. - Verbo intransitivo Ele morreu. A criança dormiu.

- Transitivo direto e indireto O garoto ofereceu. - Verbo intransitivo Ele morreu. A criança dormiu. - Transitivo direto e indireto O garoto ofereceu - Verbo intransitivo Ele morreu. A criança dormiu. COMPLEMENTO NOMINAL É o termo que completa o sentido de uma palavra que não seja verbo. Assim, pode referir-se

Leia mais

COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL: A ANATOMIA DO TEXTO.

COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL: A ANATOMIA DO TEXTO. COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL: A ANATOMIA DO TEXTO. Regiani Leal Dalla Martha Couto Mestra em Letras (UNIR). Licenciada em Letras (UNESC). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Leia mais

O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL. Diogo da Costa Pereira. Maria das Dores Justo

O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL. Diogo da Costa Pereira. Maria das Dores Justo O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL Diogo da Costa Pereira Universidade Estadual da Paraíba diogopresbi07@gmail.com Maria das Dores Justo Supervisora PIBID/ CH/ UEPB dora.justo@hotmail.com

Leia mais

Escola Básica da Madalena Grelha de Conteúdos Português 4 º ano Ano letivo

Escola Básica da Madalena Grelha de Conteúdos Português 4 º ano Ano letivo Escola Básica da Madalena Grelha de Conteúdos Português 4 º ano Ano letivo 2015 2016 1º PERIODO CONTEÚDOS COMPREENSÃO DO ORAL Vocabulário (sinónimos, antónimos, famílias de palavras, instruções, indicações)

Leia mais

Domínios / Conteúdos. Flexão adjetival; Classes de palavras: Funções sintáticas; Tipos de frase; Relações semânticas entre palavras.

Domínios / Conteúdos. Flexão adjetival; Classes de palavras: Funções sintáticas; Tipos de frase; Relações semânticas entre palavras. Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio Escola E.B. 2, 3 professor Gonçalo Sampaio Departamento de Línguas Português - 7ºano Planificação anual simplificada 2016/2017 1º Período Domínios / Conteúdos Unidade

Leia mais

2.8. Alusão histórica 3. A afirmação da tese e a impessoalização do discurso 4. Exercícios 5. Atividade de produção textual

2.8. Alusão histórica 3. A afirmação da tese e a impessoalização do discurso 4. Exercícios 5. Atividade de produção textual SUMÁRIO CAPÍTULO I NOÇÕES GERAIS DE TIPOLOGIA TEXTUAL 1. A definição de tipo textual 1.1. Texto narrativo 1.2. Texto descritivo 1.3. Texto injuntivo 1.4. Texto dialogal 1.5. Texto dissertativo 2. Elaborando

Leia mais

> Os elementos de coesão determinam a transição de ideias entre as frases e os parágrafos.

> Os elementos de coesão determinam a transição de ideias entre as frases e os parágrafos. Faculdades de Oliveira FACIJUGO / ISEOL Administração Direito Pedagogia Sistemas de Informação Prof. Ms. João Ribeiro de Barros Fevereiro 2011 COESÃO e COERÊNCIA: Principais padrões da textualidade e do

Leia mais

Advérbios: Chegamos à nossa casa. Seremos felizes aqui.

Advérbios: Chegamos à nossa casa. Seremos felizes aqui. Pró-forma adverbial Advérbios: Chegamos à nossa casa. Seremos felizes aqui. Pró-forma verbal Neste caso, os verbos fazer e ser são empregados em referência a todo o predicado e não apenas ao verbo: Lúcia

Leia mais

Texto e textualidade

Texto e textualidade Texto e textualidade Para um texto ou um discurso estar bem estruturado, fazer sentido e ter eficácia comunicativa, tem de estar assente em três princípios essenciais a progressão temática, a coerência

Leia mais

CAPÍTULO I NOÇÕES GERAIS DE TIPOLOGIA TEXTUAL

CAPÍTULO I NOÇÕES GERAIS DE TIPOLOGIA TEXTUAL CAPÍTULO I NOÇÕES GERAIS DE TIPOLOGIA TEXTUAL... 23 1. A definição de tipo textual... 23 1.1. Texto narrativo... 23 1.2. Texto descritivo... 24 1.3. Texto injuntivo... 25 1.4. Texto dialogal... 26 1.5.

Leia mais

Interpretar discursos orais com diferentes graus de formalidade e complexidade. Registar,

Interpretar discursos orais com diferentes graus de formalidade e complexidade. Registar, DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS PORTUGUÊS º ANO A Ano Letivo: 203 / 204 Introdução /Metas O desenvolvimento do ensino é orientado por Metas Curriculares cuja definição organiza e facilita o ensino, pois fornece

Leia mais

prof.: Pedro Augusto Furasté

prof.: Pedro Augusto Furasté INTERPRETAÇÃO t Coesão Textual prof.: Pedro Augusto Furasté DEFINIÇÃO A COESÃO TEXTUAL é a responsável pelo encadeamento dos elementos componentes do texto, analisa e comenta aspectos relacionados a: a)

Leia mais

A vaca. Millôr Fernandes

A vaca. Millôr Fernandes A vaca A vaca é um bicho de quatro patas que dá carne de vaca. Tem um rabo pra espantar as moscas e uma cara muito séria de quem está fazendo sempre essa coisa importante que é o leite. O marido da vaca

Leia mais

Planificação da Disciplina de Português 5.º Ano - Ano Letivo 2013/2014 Manual Escolar: P5. Domínios

Planificação da Disciplina de Português 5.º Ano - Ano Letivo 2013/2014 Manual Escolar: P5. Domínios Agrupamento de Escolas Agualva Mira Sintra Escola Básica D. Domingos Jardo Planificação da Disciplina de Português 5.º Ano - Ano Letivo 2013/2014 Manual Escolar: P5 Domínios Compreensão do Oral:. Escutar

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VALE DE MILHAÇOS ESCOLA BÁSICA DE VALE DE MILHAÇOS PLANIFICAÇÃO ANUAL 7.º Ano

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VALE DE MILHAÇOS ESCOLA BÁSICA DE VALE DE MILHAÇOS PLANIFICAÇÃO ANUAL 7.º Ano AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VALE DE MILHAÇOS ESCOLA BÁSICA DE VALE DE MILHAÇOS PLANIFICAÇÃO ANUAL 7.º Ano Disciplina de Português Ano Letivo - 2016/2017 Objetivos das Metas Curriculares Conteúdos Nº de aulas

Leia mais

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE BARROSELAS Ano Letivo 2017/2018

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE BARROSELAS Ano Letivo 2017/2018 ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE BARROSELAS Ano Letivo 2017/2018 1.º Período Unidade 0 Cais de embarque Unidade 1 Primeira etapa História sem palavras (pág. 22) Artigo de imprensa (pág. 25) REM - 1 Elogio

Leia mais

Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação 7º Ano Disciplina: Português Metas Curriculares: Domínios/Objetivos / Descritores

Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação 7º Ano Disciplina: Português Metas Curriculares: Domínios/Objetivos / Descritores Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação 7º Ano Disciplina: Português Metas Curriculares: Domínios/Objetivos / Descritores Conteúdos Programáticos Critérios de Avaliação Instrumentos de

Leia mais

O MECANISMO COESIVO DENTRO DO PROCESSO DE REFERENCIAÇÃO ENDOFÓRICO CATAFÓRICO. Elaine Cristina Casale Carmona, Edilaine Ferreira Noronha Melo

O MECANISMO COESIVO DENTRO DO PROCESSO DE REFERENCIAÇÃO ENDOFÓRICO CATAFÓRICO. Elaine Cristina Casale Carmona, Edilaine Ferreira Noronha Melo O MECANISMO COESIVO DENTRO DO PROCESSO DE REFERENCIAÇÃO ENDOFÓRICO CATAFÓRICO Elaine Cristina Casale Carmona, Edilaine Ferreira Noronha Melo Faculdade Atenas Maranhense Coordenação de Letras Av. São Luis

Leia mais

TEMPO DE DURAÇÃO: 1h. Obrigatória entrega no final da aula. PROPOSTA DE REDAÇÃO

TEMPO DE DURAÇÃO: 1h. Obrigatória entrega no final da aula. PROPOSTA DE REDAÇÃO SIMULADO PRESENCIAL ENEM 2010 TEMPO DE DURAÇÃO: 1h. Obrigatória entrega no final da aula. PROPOSTA DE REDAÇÃO Com base na leitura dos textos motivadores e nos conhecimentos construídos ao longo de sua

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Línguas Disciplina: Português -7º ano

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Línguas Disciplina: Português -7º ano CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Línguas Disciplina: Português -7º ano 2018-2019 Domínios Domínios de referência Aprendizagens essenciais Instrumentos Frequência / Periodicidade

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 7 o ano EF

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 7 o ano EF Os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental 150 identificam a finalidade de produção do texto, com auxílio de elementos não verbais e das informações explícitas presentes em seu título, em cartaz de propaganda

Leia mais

REVISÃO - coesão E coerência

REVISÃO - coesão E coerência REVISÃO - coesão E coerência o que é coesão E coerência?? 2. O que é coesão e coerência??? Em resumo, podemos dizer que a COESÃO trata da conexão harmoniosa entre as partes do texto, do parágrafo, da frase.

Leia mais

Processo de Admissão de Novos Estudantes Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no. 1º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA

Processo de Admissão de Novos Estudantes Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no. 1º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA Processo de Admissão de Novos Estudantes 2016 Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no 1º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA CONTEÚDOS Efetuar cálculos com números reais envolvendo as operações

Leia mais

Projeto Pedagógico Qual caminho deve seguir para obter uma infância feliz? Como fazer para compreender a vida em seu momento de choro e de riso?

Projeto Pedagógico Qual caminho deve seguir para obter uma infância feliz? Como fazer para compreender a vida em seu momento de choro e de riso? Projeto de Leitura Título: Maricota ri e chora Autor: Mariza Lima Gonçalves Ilustrações: Andréia Resende Elaboração do Projeto: Beatriz Tavares de Souza Apresentação O livro apresenta narrativa em versos

Leia mais

Aulão TJ-SP. Português Professores: Júnia Andrade e Marco Antônio (Macarrão) 1

Aulão TJ-SP. Português Professores: Júnia Andrade e Marco Antônio (Macarrão)  1 Aulão TJ-SP Português - 2017 Professores: Júnia Andrade e Marco Antônio (Macarrão) www.pontodosconcursos.com.br 1 Português para o TJ-SP 1. Programa oficial 1. Análise, compreensão e interpretação de diversos

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA 4ºAno 1.4 LÍNGUA PORTUGUESA 1º período 5 de abril de 2016 Cuide da organização da sua prova. Escreva de forma legível. Fique atento à ortografia e elabore respostas claras. Tudo isso será considerado na

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DE PORTUGUÊS C1

PROGRAMAÇÃO DE PORTUGUÊS C1 POGAMAÇÃO D POTUGUÊS C1 OBJTIVOS GAIS O aprendente do nível C1 é capaz de compreender um vasto número de textos longos e exigentes, reconhecendo os seus significados implícitos. É capaz de se exprimir

Leia mais

ESPANHOL 1ª e 2ª fase de 2014

ESPANHOL 1ª e 2ª fase de 2014 INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA ESPANHOL 1ª e 2ª fase de 2014 Prova 15 2014 9ºano de Escolaridade - 3.º Ciclo do Ensino Básico PROVA ESCRITA 50% 1. Objeto de avaliação, características e

Leia mais

INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS MECANISMOS DE COESÃO TEXTUAL (PARTE V)

INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS MECANISMOS DE COESÃO TEXTUAL (PARTE V) INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS MECANISMOS DE COESÃO TEXTUAL (PARTE V) PRONOMES DEMONSTRATIVOS são pronomes que demonstram a posição de um elemento qualquer em relação às pessoas do discurso, situando-os no espaço,

Leia mais

Ortografia Aulas # CURSOS - EDITAIS ESPECÍFICOS TJ PR TJPR CONHECIMENTOS GERAIS Língua Portuguesa Aula 11 ORTOGRAFIA

Ortografia Aulas # CURSOS - EDITAIS ESPECÍFICOS TJ PR TJPR CONHECIMENTOS GERAIS Língua Portuguesa Aula 11 ORTOGRAFIA LÍNGUA PORTUGUESA Interpretação de texto Aulas Cursos VIP (Teoria & Questões) #02 - Língua Portuguesa #8 - Compreensão e Interpretação de Textos, Tipologia textual, Gêneros textuais Significação das palavras:

Leia mais

Processo Extraordinário de Seleção e Admissão de Alunos Novatos 2016

Processo Extraordinário de Seleção e Admissão de Alunos Novatos 2016 Tradição em Excelência Processo Extraordinário de Seleção e Admissão de Alunos Novatos 2016 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 7º ANO ENSINO FUNDAMENTAL CIÊNCIAS 1. PLANETA TERRA 1.1. Noções sobre gravidade e outras

Leia mais

Gestão do tempo 1º Período 2º Período 3º Período

Gestão do tempo 1º Período 2º Período 3º Período Agrupamento de Escolas de Mira ESCOLA SEC./3 Dr.ª Maria Cândida MIRA PLANIFICACÃO ANUAL DE PORTUGUÊS - 12 Ano Letivo: 2013-2014 Objetivos Os previstos no programa Distribuição dos conteúdos Gestão do tempo

Leia mais

CLASSES GRAMATICAIS. Reconhecimento Emprego Detalhes

CLASSES GRAMATICAIS. Reconhecimento Emprego Detalhes CLASSES GRAMATICAIS Reconhecimento Emprego Detalhes Classes Gramaticais (emprego, reconhecimento e detalhes mais relevantes em provas). VARIÁVEIS ARTIGOS PRONOMES NUMERAIS ADJETIVOS SUBSTANTIVOS VERBOS

Leia mais