Instruções para usar os Filmes de Treinamento para as sessões de instrução sobre infecções relacionadas à assistência à saúde e higienização das mãos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Instruções para usar os Filmes de Treinamento para as sessões de instrução sobre infecções relacionadas à assistência à saúde e higienização das mãos"

Transcrição

1 Instruções para usar os Filmes de Treinamento para as sessões de instrução sobre infecções relacionadas à assistência à saúde e higienização das mãos para profissionais de saúde e observadores

2 CENÁRIOS DE HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS Instruções para o usuário (1) O Filme de Treinamento é uma ferramenta incluída na estratégia multimodal da OMS a para melhoria da higienização das mãos para auxiliar na transmissão dos conceitos dos 5 momentos de higienização das mãos aos profissionais de saúde. Estes slides foram elaborados para acompanhar o fime e explicar o conteúdo e a mensagem educacional dos diferentes cenários. Os conceitos incluídos nos filmes são os mesmos daqueles apresentados na Sessão de Instrução sobre Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde e Higienização das Mãos, no Panfleto Higienização das Mãos e no Manual para Observadores. Os filmes devem ser mostrados apenas após todas as demais partes da Sessão de Instrução sobre Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde e Higienização das Mãos terem sido apresentadas.

3 CENÁRIOS DE HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS Instruções para o usuário (2) Este material destina-se a: - apresentar exemplos visuais dos 5 momentos para a higienização das mãos (para profissionais de saúde e observadores) - treinar os observadores no preenchimento do formulário de observação O material pode ser usado em uma única sessão (pelo menos 2 horas) ou em várias Cenários 1 a 5: - destinam-se a ser usados para treinar profissionais de saúde e observadores - cada cenário destina-se a um dos 5 momentos (indicações) para a higienização das mãos - alguns cenários são apresentados em várias versões para enfatizar os diferentes aspectos Cenários 6 a 9: - destinam-se a ser usados para treinar observadores - devem ser usados ao preencher o formulário de observação - mostra exemplos de seqüências de assistência à saúde durante diversas indicações de ocorrência de higienização das mãos - ações não realizadas de higienizacao das mãos são mostradas em alguns cenários, mas uma repetição de cada uma delas é fornecida mostrando 100% da adesão à higienização das mãos

4 CENÁRIOS DE HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS Instrução ao Usuário (3) A seção Como higienizar as mãos inclui a técnica correta para higienizar as mãos com água e sabonete e friccionar as mãos com preparações alcoólicas de acordo com os passos e tempos recomendados pela OMS Na prática, os cenários devem ser observados um a um e o observador deve preencher o formulário de observação. Deve-se fazer uma discussão e os slides com as explicações e o formulário de observação corretamente preenchidos devem ser apresentados O menu barras permite alternar livremente de um cenário para outro, mas observe que a ordem atual foi organizada como um módulo lógico com complexidade progressiva de aprendizado

5 CENÁRIO 1 Antes de contato com o paciente 1a - Ao entrar no ambiente do paciente Conteúdo: O enfermeiro abre a porta (último contato com o ambiente de assistência), entra na sala e dirige-se diretamente para o paciente Ao entrar, faz a fricção anti-séptica das mãos (com preparação alcoólica) Move a mesa de cabeceira (contato com objeto próximo ao paciente) Auxilia o paciente a tirar o braço que estava sob os lençóis (primeiro contato com o paciente) Mensagens chave: o enfermeiro higieniza as mãos ao se aproximar do paciente. Higieniza as mãos friccionando-as antes de tocar as superfícies e objetos; pois fazem parte do ambiente do paciente. Não é necessário higienizar as mãos novamente antes de tocar o paciente. A indicação permanece antes do contato com o paciente.

6 CENÁRIO 1 Antes de contato com o paciente 1b Imediatamente antes de contato com o paciente Conteúdo: O enfermeiro abre a porta (último contato com o ambiente de asssistência), entra no quarto e segue em direção ao paciente. Move a mesa de cabeceira (contato com objeto próximo ao paciente) faz a fricção anti-séptica das mãos (com preparação alcoólica) Ajuda o paciente a tirar o braço que estava sob os lençóis (primeiro contato com o paciente) Mensagens chave: a higienização das mãos é necessária antes do contato com o paciente para protegê-lo de microrganismos prejudiciais portados pelas mãos a partir do ambiente de assistência à saúde fora do ambiente do paciente. O contato com superfícies e objetos nas proximidades do paciente não implica estritamente na necessidade de higienização das mãos, embora o contato com a pele do paciente exija este cuidado.

7 CENÁRIO 1 Antes do contato com o paciente 1c Higienização das mãos no momento certo? Conteúdo: O enfermeiro faz a fricção anti-séptica das mãos (com preparação alcoólica)no corredor (ação de higienização é inútil) Abre a porta (último contato com o ambiente de assistência) e entra no quarto seguindo em direção ao paciente Ajuda o paciente a tirar o braço que estava sob os lençóis (não ocorre a ação de higienização das mãos) Mensagens Chave: após higienizar as mãos no corredor (ação adicional não corresponde a nenhuma indicação recomendada), o enfermeiro toca a maçaneta da porta e, assim, potencialmente contamina as mãos com microrganismos pertencentes ao ambiente de assistência à saúde. Depois, omite a ação antes do contato com o paciente, potencialmente contaminando-o com estes microrganismos.

8 CENÁRIO 1 Antes de contato com o paciente 1d Contatos subsequentes com o paciente Conteúdo: O enfermeiro abre a porta (último contato com o ambiente de assistência), entra no quarto e dirige-se ao paciente Ao entrar, faz a fricção anti-séptica das mãos (com preparação alcoólica) Ajuda o paciente a tirar o braço que estava sob os lençóis e determina a pressão arterial (primeiro contato com o paciente) Passa para o outro lado do leito Move a mesa de cabeceira (contato com o ambiente do paciente) Toma o braço direito do paciente e avalia a mobilidade dos dedos (contato com o paciente) Inclina-se para verificar a drenagem urinária no coletor e toca a cama enquanto se levanta (contato com o ambiente do paciente) Serve um copo de água para o paciente (contato com o ambiente do paciente) Mensagens chave: a seqüência mostra diversos contatos com o paciente e seu ambiente, mas sem procedimento asséptico nem risco de exposição a fluidos corporais. A higienização das mãos foi feita corretamente apenas uma vez, antes de contato com o paciente. Não há necessidade de outras ações de higienização, pois o enfermeiro está sempre se movimentando dentro da zona do paciente. Ao final da seqüência, ele faz a fricção anti-séptica das mãos com preparação alcoólica, mas a ação não deve ser registrada, pois o observador não sabe se o enfermeiro deixou o paciente e seu ambiente.

9

10

11 CENÁRIO 2 Antes da realização de procedimento asséptico 2a Procedimento asséptico em uma seqüência de cuidados Conteúdo: O enfermeiro entra no quarto e coloca a bandeja com os itens preparados para aplicação de injeção na mesa de cabeceira (último contato com o ambiente de assistência) faz a fricção anti-séptica das mãos com preparação alcoólica (indicação: antes de contato com o paciente) Auxilia o paciente a tirar o braço que estava sob os lençóis (primeiro contato com o paciente) Movimenta a mesa de cabeceira (contato com o ambiente do paciente) Coloca anti-séptico no algodão faz a fricção anti-séptica das mãos com preparação alcoólica (indicação: antes da realização de procedimento asséptico) Abre a proteção no cateter intravenoso periférico, aplica a injeção e fecha a proteção novamente (procedimento asséptico) Mensagens chave: o enfermeiro tem um primeiro contato com o paciente (higieniza as mãos conforme indicado) e com o ambiente do paciente. Depois, repete a ação de higienização antes da realização de procedimento asséptico para proteger o paciente dos seus próprios microrganismos.

12

13 CENÁRIO 2 Antes da realização de procedimento asséptico 2b Apenas procedimento asséptico Conteúdo: O enfermeiro entra no quarto do paciente e coloca a bandeja com os itens preparados para a aplicação da injeção na mesa de cabeceira (último contato com o ambiente de assistência) O paciente está deitado no leito, adormecido, com o cateter intravenoso periférico no braço diretamente acessível ao enfermeiro O enfermeiro coloca anti-séptico no algodão faz a fricção anti-séptica das mãos com preparação alcoólica (indicação: antes da realização de procedimento asséptico) Abre a proteção no cateter intravenoso periférico, aplica a injeção e fecha a proteção novamente (realização de procedimento asséptico sem contato com o paciente) Mensagens chave: o procedimento asséptico é a primeira e única indicação neste cenário. O enfermeiro não tem contato direto com o paciente.

14

15 Mensagens chave: a higienização das mãos deve ser feita imediatamente após o risco de exposição a fluidos corporais, antes de tocar novamente o paciente ou qualquer superfície e objeto próximo ao ambiente do paciente ou do ambiente de assistência, para evitar potencial disseminação de microrganismos. Qualquer atividade de assistência que implique em contato com fluidos corporais constitui um risco, pois a exposição pode não ser visível, embora possa ter ocorrido. CENÁRIO 3 Após risco de exposição a fluidos corporais 3a Risco de exposição a fluidos corporais dentro da seqüência de cuidados/assistência (não ocorre) Conteúdo: O enfermeiro está coletando uma amostra de sangue (risco de exposição ao sangue) Ao terminar, remove o garrote, coloca um curativo no local da punção e coloca todo o equipamento na bandeja (continua o risco de exposição ao sangue) Remove as luvas, desprezando-as na lixeira (continua o risco de exposição ao sangue) Não ocorre a ação de higienização das mãos (indicação: após risco de exposição a fluidos corporais) Determina o pulso do paciente (próximo contato com o paciente)

16

17 CENÁRIO 3 Após risco de exposição a fluidos corporais 3b Risco de exposição a fluidos corporais dentro de uma seqüência de cuidados/assistência Conteúdo: O enfermeiro está coletando uma amostra de sangue (risco de exposição ao sangue) Ao terminar, remove o garrote, coloca um curativo no local da punção e coloca todo o equipamento na bandeja (continua o risco de exposição ao sangue) Remove as luva, desprezando-as na lixeira (continua o risco de exposição ao sangue) faz a fricção anti-séptica das mãos com preparação alcoólica Determina o pulso do paciente (próximo contato com o paciente) Mensagens chave: o enfermeiro higieniza adequadamente as mãos após risco de exposição a fluidos corporais. As mãos não estão visivelmente sujas e ele não precisa higienizá-las com água e sabonete.

18

19 CENÁRIO 3 Após risco de exposição a fluidos corporais 3c Risco de exposição a fluidos corporais (higienização das mãos com água e sabonete) Conteúdo: O enfermeiro está coletando uma amostra de sangue (risco de exposição ao sangue) Ao terminar, remove o garrote, coloca um curativo no local da punção e coloca todo o equipamento na bandeja (continua o risco de exposição ao sangue) Recolhe o equipamento, dirige-se à pia e despreza os materiais usados no lixo (continua o risco de exposição ao sangue) Remove as luvas, desprezando-as na lixeira (continua o risco de exposição ao sangue) Higieniza as mãos com água e sabonete (após risco de exposição a fluidos corporais e após contato com o paciente) Mensagens chave: o enfermeiro higieniza as mãos corretamente e no momento certo após risco de exposição a fluidos corporais e após o último contato com o paciente (duas indicações que correspondem a uma única oportunidade, exigindo uma única ação de higienização das mãos). Higieniza as mãos com água e sabonete. A higienização com água e sabonete é recomendada quando as mãos estão visivelmente sujas.

20

21 CENÁRIO 4 Após contato com o paciente Conteúdo: O enfermeiro determina a pressão arterial do paciente (último contato com o paciente) Deixa o paciente e segue para o carrinho com o prontuário do paciente (sem contato) faz a fricção anti-séptica das mãos com preparação alcoólica Escreve na ficha junto ao carrinho e deixa o quarto do paciente levando o carrinho (primeiro contato com o ambiente de assistência) Mensagens chave: o carrinho não faz parte do ambiente do paciente, portanto a higienização das mãos é feita após o contato com o paciente, antes de tocar o prontuários e o carrinho.

22

23 CENÁRIO 5 Após contato com áreas próximas ao paciente 5a Ambiente do paciente Conteúdo: O auxiliar de enfermagem entra no quarto com um carrinho Organiza a mesa de cabeceira (retira garrafas vazias e copos) e procede à desinfecção da mesa de cabeceira Coloca uma garrafa de água e copos limpos na mesa (ambiente do paciente) faz a fricção anti-séptica das mãos com preparação alcoólica Deixa o quarto com o carrinho Mensagens chave: não há contato com o paciente, mas ainda é necessário fazer a higienização das mãos após o contato com superfícies e objetos inanimados imediatamente próximos ao paciente (ambiente do paciente).

24

25 CENÁRIO 5 Após contato com áreas próximas ao paciente 5b Sem ambiente do paciente! Conteúdo: O auxiliar de enfermagem entra no quarto com o carrinho O paciente solicita um copo de água e o auxiliar de enfermagem serve a água em um copo (ambiente do paciente) faz a fricção anti-séptica das mãos com preparação alcoólica (indicação: antes de contato com o paciente) Auxilia o paciente a sentar-se no leito (primeiro contato com o paciente) Leva o copo ao paciente, que bebe a água e devolve o copo ao auxiliar de enfermagem O auxiliar de enfermagem arruma a mesa de cabeceira (retira garrafas e copos vazios) Procede à desinfecção da mesa de cabeceira e coloca a água e os copos sobre a mesa faz a fricção anti-séptica das mãos com preparação alcoólica (indicação: após contato com o paciente) Deixa o quarto do paciente com o carrinho Mensagens chave: O cenário é semelhante ao 5a. Entretanto, mesmo se o auxiliar de enfermagem não tiver tido a intenção inicial de tocar o paciente, deve higienizar as mãos quando a situação implicar em contato direto. Se o auxiliar de enfermagem teve contato com o paciente, a próxima indicação não será mais após o ambiente do paciente, mas após o contato com o paciente.

26

27 CENÁRIO 6 Quebra da seqüência de cuidados/assistência 6a Quebra na seqüência de assistência (não realizada) Conteúdo: O médico entra no quarto e segue em direção ao paciente Ao entrar, faz a fricção anti-séptica das mãos com preparação alcoólica (indicação: antes de contato com o paciente) Aperta a mão do paciente e examina seu joelho O pager toca, o médico pede licença e deixa o quarto para atender ao telefone no corredor (perde a oportunidade de higienizar as mãos (indicação: após contato com o paciente) O médico retorna pela porta aberta Continua com o exame físico (perde a oportunidade de higienizar as mãos; indicação: antes de contato com o paciente) Mensagens chave: ocorre uma quebra na seqüência de cuidados/assistência (o médico atende o telefone no corredor, fora do ambiente do paciente). Portanto, deve higienizar as mãos após deixar o paciente (para evitar transmissão de microrganismos do paciente para o ambiente de assistência) e antes de tocar o paciente novamente (para evitar a transmissão de microrganismos para o paciente). Esta quebra no cuidado deverá ser evitada sempre que possível.

28 OBSERVATION FORM: scenario 6a

29 CENÁRIO 6 Quebra da seqüência de assistência 6b Quebra da seqüência de cuidados/assistência (100% de adesão) Conteúdo: O médico entra no quarto e segue em direção ao paciente Ao entrar, faz a fricção anti-séptica das mãos com preparação alcoólica (indicação: antes de contato com o paciente) Aperta a mão do paciente e examina seu joelho O pager toca, o médico pede licença para atender ao telefone O médico sai pela porta aberta, enquanto faz a fricção anti-séptica das mãos com preparação alcoólica (indicação: antes de contato com o paciente) O médico retorna pela porta aberta enquanto faz a fricção anti-séptica das mãos com preparação alcoólica (indicação: antes de contato com o paciente) Continua o exame físico Mensagens chave: mesma seqüência da 6a, mas com a higienização correta das mãos (100% de adesão)

30 OBSERVATION FORM: scenario 6b

31 CENÁRIO 7 Entre os pacientes 7a Entre os pacientes (não realizada) Conteúdo: O médico examina o paciente X Ao terminar, deixa o paciente, apertando sua mão Perda da oportunidade de higienização das mãos (indicações: após contato com paciente e antes de contato com paciente) Aproxima-se do paciente Y e cumprimenta-o, apertando sua mão Mensagens chave: Ocorrem 2 indicações (após o contato com o paciente e antes de contato com o paciente) correspondendo a uma única oportunidade que requer uma única ação de higienização.

32

33 CENÁRIO 7 Entre os pacientes 7b Entre os pacientes (100% de adesão) Conteúdo: O médico examina o paciente X Ao terminar, deixa o paciente, apertando sua mão Faz a fricção anti-séptica das mãos com preparação alcoólica (indicações: após contato com o paciente e antes de contato com paciente) Aproxima-se do paciente Y e cumprimenta-o, apertando sua mão Mensagem chave: mesma seqüência do 7a, mas com a ação de higienização das mãos (100% de adesão).

34

35 CENÁRIO 8 Exame físico 8a Exame físico (não realizada) Conteúdo: O médico está ao lado do paciente e ausculta seus batimentos cardíacos O enfermeiro entra no quarto com um carrinho Faz a fricção anti-séptica das mãos com preparação alcoólica : antes de contato com o paciente) O enfermeiro ajuda o médico a levantar o paciente na cama O médico procede à ausculta pulmonar do paciente O médico pede ao enfermeiro para pegar o equipamento para o exame Perda da oportunidade de higienização das mãos (indicação: antes de procedimento asséptico) Calça as luvas para examinar a boca do paciente usando uma espátula e uma lanterninha de mão Ajuda o paciente a abrir a boca e examina a membrana mucosa (contato com a membrana da mucosa) Escorre um pouco de saliva e o médico limpa a saliva com um lenço (exposição a fluido corporal) O enfermeiro faz a fricção anti-séptica das mãos com preparação alcoólica (outra ação de higienização das mãos - desnecessária) O médico termina o exame Joga os lenços e a espátula em um saco, retira as luvas, desprezando-as no mesmo saco Perda da oportunidade de higienização das mãos (indicação: após exposição a fluidos corporais) O enfermeiro abaixa a cabeceira do leito O médico apalpa o abdome do paciente O médico faz a fricção anti-séptica das mãos com preparação alcoólica (indicação: após contato com o paciente) Deixa o paciente O enfermeiro arruma os lençóis do paciente e remove a bandeja com os instrumentos Coloca a bandeja perto na pia e deixa o quarto Perda da oportunidade de higienização das mãos (indicação: após contato com o paciente) Discussão aberta

36 OBSERVATION FORM: scenario 8a

37 CENÁRIO 8 Exame físico 8b Exame físico (100% de adesão) Conteúdo: O médico está ao lado do paciente e ausculta seus batimentos cardíacos O enfermeiro entra no quarto com um carrinho Faz a fricção anti-séptica das mãos com preparação alcoólica (indicação: antes de contato com o paciente) O enfermeiro ajuda o médico a levantar o paciente na cama O médico examina os pulmões do paciente O médico pede ao enfermeiro para pegar o equipamento para o exame Faz a fricção anti-séptica das mãos com preparação alcoólica (indicação: antes de procedimento asséptico) Calça as luvas para examinar a boca do paciente usando uma espátula e uma lanterninha de mão Ajuda o paciente a abrir a boca e examina a membrana mucosa (contato com a membrana mucosa) Escorre um pouco de saliva e o médico limpa a saliva com um lenço (exposição a fluido corporal) Faz a fricção anti-séptica das mãos com preparação alcoólica (outra ação de higienização das mãos - desnecessária) O médico termina o exame Joga os lenços e a espátula em um saco, retira as luvas, desprezando-a no mesmo saco Faz a fricção anti-séptica das mãos com preparação alcoólica (indicação: após exposição a fluido corporal) O enfermeiro abaixa a cabeceira do leito O médico apalpa o abdome do paciente Faz a fricção anti-séptica das mãos com preparação alcoólica (indicação: após contato com o paciente) Deixa o paciente O enfermeiro arruma os lençóis do paciente e remove a bandeja com os instrumentos Coloca-a perto na pia e deixa o quarto Faz a fricção anti-séptica das mãos com preparação alcoólica (indicação: após contato com o paciente) Deixa o quarto Mensagens chave: mesma seqüência da 8a, mas com uma correta higienização das mãos (100% de adesão)

38 OBSERVATION FORM: scenario 8b

39 CENÁRIO 9 Punção arterial Conteúdo: O enfermeiro ajusta o fluxo de oxigênio do paciente, coloca o paciente em posição de fowler e chama o médico O médico entra no quarto pela porta aberta, avalia as condições do paciente e decide coletar uma amostra de sangue arterial Explica o procedimento ao paciente enquanto analisa a artéria radial no braço direito O enfermeiro coloca uma cobertura de proteção sob o pulso direito do paciente Tanto o enfermeiro quanto o médico procedem à fricção anti-séptica das mãos com preparação alcoólica (indicação: antes de procedimento asséptico) O enfermeiro abre o pacote de algodão esterilizado e coloca solução anti-séptica Abre o invólucro da seringa O médico descontamina o local da punção. Ao terminar, calça as luvas Retira a amostra de sangue e coloca o algodão sobre o local da punção Pede ao paciente para pressionar a artéria Coloca a agulha na caixa para material perfuro-cortante, coloca uma proteção na seringa e entrega a ao enfermeiro O enfermeiro deixa o quarto mas não pode ser observado O médico aplica uma atadura compressiva Pega o material usado e a bandeja e segue para a pia onde despreza algum material na lixeira Retira as luvas Faz a fricção anti-séptica das mãos com preparação alcoólica (indicação: após risco de exposição a fluidos corporais e após contato com o paciente)

40 CENÁRIO 9 Punção Arterial Mensagens chave: após tocar o paciente, o enfermeiro deixa o quarto para chamar o médico. Mas não se pode observar se há uma indicação para a higienização das mãos. O médico entra no quarto pela porta aberta e toca o paciente sem higienizar as mãos. Uma vez que não se pode observar se ele fez a higienização das mãos antes de entrar no quarto, não se deve registrar a perda de oportunidade de higienização. Depois, ele higieniza as mãos antes (procedimento asséptico) e depois (risco de exposição a fluidos corporais e contato com o paciente) de realizar a punção arterial. O enfermeiro deixa o quarto/ambiente de assistência ao paciente carregando a bandeja. Não se pode observar indicação, então, não se deve registrar uma ação.

41

Higienização das Mãos

Higienização das Mãos Atenção! Esta aula é narrada. Utilize fones de ouvido ou alto-falantes para acompanhar o material! Higienização das Mãos FURG / Enfermagem Semiologia e Semiotécnica II 2012 / 1 Profa. Taís Nauderer Embora

Leia mais

Higienização das Mãos II

Higienização das Mãos II Atenção! Esta aula é narrada. Utilize fones de ouvido ou alto-falantes para acompanhar o material! Higienização das Mãos II FURG / Enfermagem Semiologia e Semiotécnica II 2012 / 1 Profa. Taís Nauderer

Leia mais

1. INTRODUÇÃO: CONTEXTO HISTÓRICO. Ignaz Semmelweis

1. INTRODUÇÃO: CONTEXTO HISTÓRICO. Ignaz Semmelweis HIGIENE DAS MÃOS 1. INTRODUÇÃO A higienização das mãos é reconhecida mundialmente como a medida mais simples, de baixo custo e com maior impacto para prevenir as infecções relacionadas à assistência à

Leia mais

Precauções básicas e equipamento de proteção individual

Precauções básicas e equipamento de proteção individual Precauções básicas e equipamento de proteção individual Vacinação 1 Normas de higiene Todos os profissionais devem manter uma boa higiene pessoal. As unhas devem ser mantidas curtas e limpas. Não se devem

Leia mais

Medidas de precaução

Medidas de precaução Medidas de precaução INFLUENZA A (H1N1) GGTES - Gerência-Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde Medidas de Precaução Precauções Padrão Precauções Baseadas na Transmissão: contato gotículas aerossóis

Leia mais

É a medida individual mais simples e menos dispendiosa para prevenir a propagação das infecções relacionadas à assistência à saúde.

É a medida individual mais simples e menos dispendiosa para prevenir a propagação das infecções relacionadas à assistência à saúde. É a medida individual mais simples e menos dispendiosa para prevenir a propagação das infecções relacionadas à assistência à saúde. Recentemente, o termo lavagem das mãos foi substituído por higienização

Leia mais

SERVIÇO DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR - SCIH

SERVIÇO DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR - SCIH Página: 1/8 1- OBJETIVO Promover a adesão à prática efetiva de higiene de mãos, visto que as mãos constituem a principal via de transmissão de microorganismos durante a assistência prestada aos pacientes.

Leia mais

Procedimento Operacional Padrão. Gerência de Enfermagem PUNÇÃO VENOSA PERIFERICA ROTINA DE TROCA DE ACESSO PERIFÉRICO

Procedimento Operacional Padrão. Gerência de Enfermagem PUNÇÃO VENOSA PERIFERICA ROTINA DE TROCA DE ACESSO PERIFÉRICO Procedimento Operacional Padrão Gerência de Enfermagem PUNÇÃO VENOSA PERIFERICA ROTINA DE TROCA DE ACESSO PERIFÉRICO ROTINA DE TROCA DE EQUIPOS DE INFUSÃO VENOSA POP_ 1. OBJETIVO Instalar cateter em trajeto

Leia mais

COLETA DE SANGUE PARA HEMOCULTURA

COLETA DE SANGUE PARA HEMOCULTURA COLETA DE SANGUE PARA HEMOCULTURA Finalidade, Consiste na coleta de amostra de sangue para cultura, com fins de isolar microrganismos na suspeita de infecção de corrente sanguínea e de endocardite, constituindo-se

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO CLEMENTINO FRAGA FILHO DIVISÃO DE ENFERMAGEM

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO CLEMENTINO FRAGA FILHO DIVISÃO DE ENFERMAGEM n 01 Pág.01 1. Definição: É a medida mais simples e menos dispendiosa para prevenir a propagação das infecções relacionadas à assistência à saúde. Em 2002 o Centers for Disease Control and Prevention (CDC)

Leia mais

Procedimento Operacional Padrão

Procedimento Operacional Padrão Procedimento Operacional Padrão Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente e Serviço de Controle e Infecção Hospitalar Versão 1.0 Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. HU-FURG Procedimento

Leia mais

Promover uma via de acesso para administrar drogas intravenosas.

Promover uma via de acesso para administrar drogas intravenosas. PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Título: Punção Venosa Periférica em Adultos Responsável pela prescrição do POP Responsável pela execução do POP 1. Definição POP N 66 Área de Aplicação: Obstetrícia Setor:

Leia mais

Manual de Referência Técnica para a Higiene das Mãos

Manual de Referência Técnica para a Higiene das Mãos SALVE VIDAS Higienize Suas Mãos Manual de Referência Técnica para a Higiene das Mãos Para ser utilizado por profissionais de saúde, formadores e observadores de práticas de higiene das mãos 2 ANTES DE

Leia mais

PROTOCOLO PARA COLETA DE HEMOCULTURA

PROTOCOLO PARA COLETA DE HEMOCULTURA PARA COLETA 1 de 5 Histórico de Revisão / Versões Data Versão/Revisões Descrição Autor 1.00 Proposta inicial EB, MS RESUMO Descrever técnica correta para coleta de hemocultura e conduta frente a possíveis

Leia mais

PROJETO: MÃOS LIMPAS PARA UMA ASSISTÊNCIA SEGURA

PROJETO: MÃOS LIMPAS PARA UMA ASSISTÊNCIA SEGURA PROJETO: MÃOS LIMPAS PARA UMA ASSISTÊNCIA SEGURA Justificativa: A higienização adequada das mãos é considerada a medida de maior impacto e comprovada eficácia na prevenção das infecções relacionadas à

Leia mais

VALIDAÇÃO: Isolamento Infantil e Unidade Intermediária Cirúrgica

VALIDAÇÃO: Isolamento Infantil e Unidade Intermediária Cirúrgica Revisão: 00 PÁG: 1 CONCEITO Consiste na amostra de sangue arterial para análise gasométrica. FINALIDADE Auxiliar no diagnóstico, conduzir terapêutica e detectar o nível dos gases (02 e CO2) no sangue,

Leia mais

PROTOCOLO OPERACIONAL PADRÃO

PROTOCOLO OPERACIONAL PADRÃO 1.Definição - Coleta de sangue para realização de hemocultura. 2. Objetivos Padronizar coleta de sangue para hemocultura para melhor aproveitamento do exame, com atenção a fatores tais como: indicação

Leia mais

1. Aplicabilidade: Coletadores, técnicos, bioquímicos e biomédicos

1. Aplicabilidade: Coletadores, técnicos, bioquímicos e biomédicos 1. Aplicabilidade: Coletadores, técnicos, bioquímicos e biomédicos 2. Objetivos Padronizar o procedimento de coleta de sangue venoso, a fim de melhorar o padrão de amostras que chegam ao laboratório para

Leia mais

INSTRUÇÃO DE TRABALHO

INSTRUÇÃO DE TRABALHO 10/2015 1. Titulo: INSERÇÃO, MANUTENÇÃO E RETIRADA DE ACESSO VENOSO CENTRAL 2. Definição: É um dispositivo intravenoso estéril descartável, cuja sua extremidade distal fica posicionada em veia central,

Leia mais

Procedimento Operacional Padrão (POP) Assistência de Enfermagem Título. Realização de Punção Venosa Periférica com Cateter sobre Agulha

Procedimento Operacional Padrão (POP) Assistência de Enfermagem Título. Realização de Punção Venosa Periférica com Cateter sobre Agulha Procedimento Operacional Padrão (POP) POP NEPEN/DE/HU Assistência de Enfermagem Título Realização de Punção Venosa Periférica com Cateter sobre Agulha Versão: 01 Próxima revisão: 2017 Elaborado por: Vanessa

Leia mais

CONCEITOS BÁSICOS: CME

CONCEITOS BÁSICOS: CME Enfª Juliana Aquino CONCEITOS BÁSICOS: CME O Centro de Material Esterilizado é uma unidade voltada à prestação de serviços, onde é realizado o trabalho de limpeza, montagem, embalagem, esterilização e

Leia mais

Ferramenta de Planejamento e Cálculo de Custos de Preparações Alcoólicas para a Higiene das Mãos

Ferramenta de Planejamento e Cálculo de Custos de Preparações Alcoólicas para a Higiene das Mãos Ferramenta de Planejamento e Cálculo de Custos de Preparações Alcoólicas para a Higiene das Mãos Objetivo dessa ferramenta A ferramenta fornece orientação aos estabelecimentos de saúde para ajudar os gerentes

Leia mais

PROTOCOLO OPERACIONAL PADRÃO

PROTOCOLO OPERACIONAL PADRÃO 1. Definição HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS COM ÁLCOOL GEL Procedimento de, através do uso de solução alcoólica, reduzir ao máximo a microbiota transitória das mãos. 2. Objetivos Interromper a cadeia de transmissão

Leia mais

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP SUMÁRIO Página: 1/5 1. OBJETIVO: Preparar e administrar a solução da Imunoglobulina Humana a 5% (por via intravenosa) (OBS: há várias concentrações de imunoglobulina, dependendo do fabricante). 2. APLICAÇÃO:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO COMISSÃO DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR PREVENÇÃO DAS INFECÇÕES ASSOCIADAS A CATETER INTRAVASCULAR

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO COMISSÃO DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR PREVENÇÃO DAS INFECÇÕES ASSOCIADAS A CATETER INTRAVASCULAR Atualizado em Agosto/2014 PREVENÇÃO DAS INFECÇÕES ASSOCIADAS A CATETER INTRAVASCULAR 1- FATORES PREDISPONENTES Individuais Relacionados à cateterização vascular - Idade - Gravidade da doença de base -

Leia mais

Procedimento Operacional Padrão. Gerência de Enfermagem ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS POR VIA INTRAVENOSA POP 02

Procedimento Operacional Padrão. Gerência de Enfermagem ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS POR VIA INTRAVENOSA POP 02 Procedimento Operacional Padrão Gerência de Enfermagem ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS POR VIA INTRAVENOSA POP 02 1. OBJETIVO Estabelecer e enfatizar cuidados com a administração de medicamentos por via

Leia mais

Data: 30/12/ /06/2018

Data: 30/12/ /06/2018 COMISSÃO DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO PÁGINAS 1 A 8 CÓDIGO 01 PROCEDIMENTO 2018/03 TÍTULO HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS NO AMBIENTE HOSPITALAR AUTORIA 1ª REVISÃO 2ª REVISÃO

Leia mais

PREVENÇÃO DE INFECCÇÃO ASSOCIADA A CATETER VENOSO CENTRAL / CVC. Data Versão/Revisões Descrição Autor

PREVENÇÃO DE INFECCÇÃO ASSOCIADA A CATETER VENOSO CENTRAL / CVC. Data Versão/Revisões Descrição Autor 1 de 9 Histórico de Revisão / Versões Data Versão/Revisões Descrição Autor 1.00 Proposta inicial FP, MTS, SRPT 1 Objetivo: Prevenir infecção de corrente sanguínea associada a cateter venoso central ()

Leia mais

COLETA DE URINA PARA ELEMENTOS ANORMAIS E SEDIMENTOS ( EAS) Enfª( s): Sandra Chaves e Andreia Paz, Cilene Bisagni, Elisabeth Novello

COLETA DE URINA PARA ELEMENTOS ANORMAIS E SEDIMENTOS ( EAS) Enfª( s): Sandra Chaves e Andreia Paz, Cilene Bisagni, Elisabeth Novello Revisão: PÁG: 1 CONCEITO Consiste na coleta de uma amostra de urina de jato médio para avaliação laboratorial, utilizando um recipiente específico não-estéril. FINALIDADE Realizar diagnósticos clínicos;

Leia mais

A UNIDADE DE RECUPERAÇÃO PÓS-ANESTÉSICA PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DA UNIDADE

A UNIDADE DE RECUPERAÇÃO PÓS-ANESTÉSICA PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DA UNIDADE A UNIDADE DE RECUPERAÇÃO PÓS-ANESTÉSICA PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DA UNIDADE SRPA Unidade de Recuperação Pós-Anestésica é a área destinada à permanência do paciente, logo após o término da cirurgia, onde

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO TÍTULO: MONITORIZAÇÃO DE PRESSÃO INTRA-ARTERIAL COM TRANSDUTOR DE PRESSÃO (PIA)

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO TÍTULO: MONITORIZAÇÃO DE PRESSÃO INTRA-ARTERIAL COM TRANSDUTOR DE PRESSÃO (PIA) 1. Introdução O método invasivo de monitoração da pressão arterial está indicado em pacientes graves para controle do uso de drogas vasoativas e/ ou coletas freqüentes de sangue arterial. 2. Objetivo Subsidiar

Leia mais

Prevenção e Controle de Infecção Hospitalar. Hospital 9 de Julho 2010

Prevenção e Controle de Infecção Hospitalar. Hospital 9 de Julho 2010 Prevenção e Controle de Infecção Hospitalar Hospital 9 de Julho 2010 Modo de Transmissão de Infecções Visitas Familiares PACIENTE MR Oral-fecal Contato (pele / mucosa / mãos, instrumentos, superfícies)

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE TEOFILÂNDIA Fundo Municipal de Saúde de Teofilândia DEPARTAMENTO DE VIGILANCIA EM SAÚDE

PREFEITURA MUNICIPAL DE TEOFILÂNDIA Fundo Municipal de Saúde de Teofilândia DEPARTAMENTO DE VIGILANCIA EM SAÚDE Orientações para escola (profissionais da educação, pais e alunos) Considerando a atual situação epidemiológica da gripe por influenza A H1N1 no Estado, sugerimos as seguintes condutas: 1. Os pais, alunos

Leia mais

DESATIVAÇÃO DE CATETER VENOSO CENTRAL Enf a.(s): Andreia Paz, Renata Maciel e Paula Alves

DESATIVAÇÃO DE CATETER VENOSO CENTRAL Enf a.(s): Andreia Paz, Renata Maciel e Paula Alves Revisão: 00 PÁG: 1 CONCEITO Técnica de desativação do cateter venoso central, mantendo a permeabilidade do mesmo. Pode ser utilizado para cateter central de inserção periférica (CCIP-PICC), cateter semiimplantado

Leia mais

PROTOCOLO DE ROTINAS EM ENFERMAGEM

PROTOCOLO DE ROTINAS EM ENFERMAGEM 1. Definição - Manejo do paciente sob Precaução Respiratória para Aerossóis (PA) Refere-se a pacientes com suspeita ou confirmação de doenças com transmissão por aerossóis. Exemplo: Tuberculose pulmonar

Leia mais

CATETER VENOSO CENTRAL- CURATIVO Enf a.(s): Andreia Paz, Renata Maciel e Paula Alves

CATETER VENOSO CENTRAL- CURATIVO Enf a.(s): Andreia Paz, Renata Maciel e Paula Alves Revisão: 00 PÁG: 1 CONCEITO Consiste no curativo de Cateteres Venosos Centrais (CVC), do tipo: cateteres centrais de inserção periférica (CCIP/PICC), cateter semi-implantado, totalmente implantado e cateter

Leia mais

PRODUÇÃO TÉCNICA. Campus de Botucatu

PRODUÇÃO TÉCNICA. Campus de Botucatu Protocolo de Vigilância da Higienização de Mãos da Comissão de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (CCIRAS) Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) PRODUÇÃO

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Nº: 11/2014 Data de emissão: Jan/2014 Setor Tipo TAREFA Executante Resultados esperados PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Revisão: 01 Data revisão: 18/02/2014 Centros de Saúde Procedimentos de Enfermagem

Leia mais

INSTRUÇÃO DE TRABALHO

INSTRUÇÃO DE TRABALHO 1. Titulo: RETIRADA DE PONTOS DE SUTURA 2. Definição: Consiste na remoção de pontos de sutura, que são utilizados para fixar um dispositivo ou aproximar as bordas de uma lesão, com o intuito de facilitar

Leia mais

Riscos Biológicos. Acidente Ocupacional com Material Biológico. HIV, HCV e HBV

Riscos Biológicos. Acidente Ocupacional com Material Biológico. HIV, HCV e HBV Riscos Biológicos Acidente Ocupacional com Material Biológico HIV, HCV e HBV Sistema de Vigilância Monitorar práticas existentes Cobertura vacinal Características dos acidentes Riscos de adoecimento Estabelecer

Leia mais

Roteiro. Objetivos: Administrar os medicamentos por via oral com segurança ao paciente.

Roteiro. Objetivos: Administrar os medicamentos por via oral com segurança ao paciente. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM GERAL E ESPECIALIZADA DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM 2017 Roteiro Unidade: Terapêutica medicamentosa.

Leia mais

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP Página: 1/5 SUMÁRIO 1. OBJETIVO: Administração da solução de Rituximabe por via intravenosa. 2. APLICAÇÃO: Aos pacientes com prescrição médica de Rituximabe. 3. RESPONSABILIDADE: s. 4. MATERIAIS: Medicamento

Leia mais

ENFERMAGEM BIOSSEGURANÇA. Parte 5. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM BIOSSEGURANÇA. Parte 5. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM BIOSSEGURANÇA Parte 5 Profª. Tatiane da Silva Campos Equipamentos LAVATÓRIOS: obrigatório em todos os locais que tiver necessidade de higienização das mãos; devem possuir torneiras ou co-mandos

Leia mais

A higienização das mãos é a principal medida de bloqueio da transmissão de germes.

A higienização das mãos é a principal medida de bloqueio da transmissão de germes. 1 A higienização rotineira das mãos com água e sabão, elimina além da sujidade (sujeira) visível ou não,todos os microrganismos que se aderem a pele durante o desenvolvimento de nossas atividade mesmo

Leia mais

Sistema de Gestão da Qualidade

Sistema de Gestão da Qualidade SUMÁRIO Página: 1/5 1. OBJETIVO: Instalar cateter em veia jugular externa para manutenção de uma via de acesso venoso para infusão contínua de soluções, de medicamentos, ou para manutenção de uma via de

Leia mais

LABORATÓRIO DE PRÁTICAS EM ENFERMAGEM SUGESTÕES DE MATERIAIS PARA AULAS PRÁTICAS

LABORATÓRIO DE PRÁTICAS EM ENFERMAGEM SUGESTÕES DE MATERIAIS PARA AULAS PRÁTICAS LABORATÓRIO DE PRÁTICAS EM ENFERMAGEM SUGESTÕES DE MATERIAIS PARA AULAS PRÁTICAS Conteúdo Higiene e Conforto Bacia inox Biombo Camisola Compressa Cuba rim Fronha Hamper Jarra de inox Lençol de baixo Lençol

Leia mais

PREVENÇÃO DE INFECÇÃO PRIMÁRIA DE CORRENTE SANGUÍNEA - IPCS

PREVENÇÃO DE INFECÇÃO PRIMÁRIA DE CORRENTE SANGUÍNEA - IPCS 1 de 6 Histórico de Revisão / Versões Data Versão/Revisões Descrição Autor 1.00 Proposta inicial EB, MS RESUMO As infecções primarias de corrente sanguínea (IPCS) estão entre as mais comumente relacionadas

Leia mais

IRREGULARIDADES NA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM. pacientes. Falta de cálculo de dimensionamento de pessoal de

IRREGULARIDADES NA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM. pacientes. Falta de cálculo de dimensionamento de pessoal de INSTITUIÇÃO HOSPITAL E PRONTO SOCORRO MUNICIPAL DE CUIABÁ HOSPITAL E PRONTO SOCORRO MUNICIPAL DE VÁRZEA GRANDE IRREGULARIDADES NA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM Falta de cálculo de dimensionamento de pessoal

Leia mais

Limpeza do Inalador. Materiais Necessários 14/08/2017. Aparelho inalador;

Limpeza do Inalador. Materiais Necessários 14/08/2017. Aparelho inalador; Limpeza do Inalador Inaloterapia: Método utilizado para administração de medicamentos diretamente no trato respiratório. Vários tipos medicamentos são atualmente utilizados via inalação no tratamento das

Leia mais

Módulo 3: INFECÇÃO. O que é sepse? Quais são suas complicações? Como um bebê pode contrair sepse na UTI neonatal? Como prevenir a sepse?

Módulo 3: INFECÇÃO. O que é sepse? Quais são suas complicações? Como um bebê pode contrair sepse na UTI neonatal? Como prevenir a sepse? Atenção à saúde do Recém-nascido de Risco Superando pontos críticos Módulo 3: INFECÇÃO O que é sepse? Quais são suas complicações? Como um bebê pode contrair sepse na UTI neonatal? Como prevenir a sepse?

Leia mais

ATIVAÇÃO DE UM CATETER VENOSO CENTRAL Enf a.(s): Andreia Paz, Renata Maciel e Paula Alves

ATIVAÇÃO DE UM CATETER VENOSO CENTRAL Enf a.(s): Andreia Paz, Renata Maciel e Paula Alves Revisão: 00 PÁG: 1 CONCEITO Técnica de abertura de um cateter venoso central. Pode ser utilizado para cateter central de inserção periférica (CCIP-PICC), cateter semi-implantando e cateter totalmente implantado.

Leia mais

Informe sobre INFLUENZA A / H1N1

Informe sobre INFLUENZA A / H1N1 Informe sobre INFLUENZA A / H1N1 Por que estamos fazendo este informativo? A gripe é uma doença contagiosa causada pelo vírus influenza, que costuma aumentar nos meses mais frios do ano. Este material

Leia mais

Cateter Venoso Central:

Cateter Venoso Central: Cateter Venoso Central: Indicações O cateter venoso central é indicado para: Determinação das pressões venosas centrais do lado direito, (PVC); Choque; Parada cardiopulmonar; Colocação de emergência de

Leia mais

TÉCNICAS DE CURATIVOS

TÉCNICAS DE CURATIVOS TÉCNICAS DE CURATIVOS Tipos de Curativos: O Tipo de curativo a ser realizado varia de acordo com: a Natureza Localização Tamanho da ferida. Tipos de Curativos: Em alguns casos é necessária uma compressão,

Leia mais

PREVENÇÃO DE INFECÇÃO HOSPITALAR ASSOCIADA A CATETER VESICAL

PREVENÇÃO DE INFECÇÃO HOSPITALAR ASSOCIADA A CATETER VESICAL PREVENÇÃO ASSOCIADA A CATETER VESICAL INSTALAÇÃO DO CATETER VESICAL 1. Realizar primeiramente rigorosa higiene da genitália externa com água e sabão, utilizando luvas de procedimento. Higiene feminina:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO CLEMNTINO FRAGA FILHO DIVISÃO DE ENFERMAGEM

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO CLEMNTINO FRAGA FILHO DIVISÃO DE ENFERMAGEM /09/21 30/09/21 30/09/23 Pág. 1 1. Definição: Procedimento técnico asséptico de acesso, via cateter periférico, à rede venosa do indivíduo. 2. Indicação: Ter uma veia de acesso segura para a equipe e para

Leia mais

COLETA DE MATERIAIS PARA EXAMES

COLETA DE MATERIAIS PARA EXAMES COLETA DE MATERIAIS PARA EXAMES PROFESSOR ENFERMEIRO DIÓGENES TREVIZAN Definição Consiste em colher sangue, urina, fezes e secreções, solicitados pelo médico, durante a internação do paciente. Em muitos

Leia mais

Promover o acesso da via endovenosa para administração de medicamentos e soluções parenterais.

Promover o acesso da via endovenosa para administração de medicamentos e soluções parenterais. PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Título: Punção Venosa Periférica em Recémnascidos Responsável pela prescrição do POP Responsável pela execução do POP 1. Definição POP N 14 Área de Aplicação: Neonatologia

Leia mais

CONCEITO Consiste na coleta de uma amostra de urina com técnica asséptica em um coletor de plástico estéril.

CONCEITO Consiste na coleta de uma amostra de urina com técnica asséptica em um coletor de plástico estéril. Revisão: 00 PÁG: 1 CONCEITO Consiste na coleta de uma amostra de urina com técnica asséptica em um coletor de plástico estéril. FINALIDADE Detectar e identificar a presença de microorganismos patogênicos

Leia mais

Guia: Auditoria às Precauções Básicas do Controlo de Infeção (PBCI)

Guia: Auditoria às Precauções Básicas do Controlo de Infeção (PBCI) Guia: Auditoria às Precauções Básicas do Controlo de Infeção (PBCI) Guia auxiliar de preenchimento do formulário de auditoria ao cumprimento das PBCI 1. Por cada critério, os itens podem ser avaliados

Leia mais

HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS

HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS ATENÇÃO AO RECÉM-NASCIDO HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS COMO ESTRATÉGIA PARA PREVENÇÃO DE INFECÇÕES RELACIONADAS À ASSISTÊNCIA À SAÚDE (IRAS) E Acreditem: eu, você... nós possuímos microrganismos nas mãos!! Médicos,

Leia mais

Semana de Segurança e Saúde no Trabalho

Semana de Segurança e Saúde no Trabalho Semana de Segurança e Saúde no Trabalho CAMPANHA ACIDENTE COM MATERIAL BIOLÓGICO - HUM PREVENÇÃO DE ACIDENTE COM MATERIAL BIOLÓGICO ACIDENTE COM MATERIAL BIOLÓGICO Perfuro cortantes Os acidentes com materiais

Leia mais

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP Página: 1/5 SUMÁRIO 1. OBJETIVO: Instalar cateter em veia jugular externa para manutenção de uma via de acesso venoso para infusão contínua de soluções, de medicamentos, ou para manutenção de uma via de

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 001/2019 ORGANIZAÇÃO SOCIAL HOSPITAL DE CÂNCER DE PERNAMBUCO HCP GESTÃO PARA PROVIMENTO DE VAGAS DE CADASTRO DE RESERVA

PROCESSO SELETIVO 001/2019 ORGANIZAÇÃO SOCIAL HOSPITAL DE CÂNCER DE PERNAMBUCO HCP GESTÃO PARA PROVIMENTO DE VAGAS DE CADASTRO DE RESERVA ANEXO 02.B INFORMAÇÕES SOBRE OS CARGOS DO PROCESSO SELETIVO HABILITAÇÃO EXIGIDA PARA ADMISSÃO; ; JORNADA DE TRABALHO; NÚMERO DE ( ); TAXA DE ; DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS POR COMPETÊNCIA

Leia mais

O que preciso saber sobre meu acesso vascular? Cateter

O que preciso saber sobre meu acesso vascular? Cateter O que preciso saber sobre meu acesso vascular? Cateter Avitum Por que preciso de acesso vascular? Para a diálise funcionar adequadamente, ela precisa criar um caminho para tirar sangue de seu corpo, passá-lo

Leia mais

Data da aprovação: 1. CONCEITOS

Data da aprovação: 1. CONCEITOS Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Tiago Elaborado por: Gilson B. Vieira - Enfermeiro CCIH Enf a. Taise Costa Ribeiro Klein Enfermeira SCIH Patrícia Vanny - Médica SCIH Fernanda Lunardi

Leia mais

ENFERMAGEM FUNDAMENTOS E PROCEDIMENTOS DE ENFERMAGEM. HIGIENE Aula 2. Profª. Tatianeda Silva Campos

ENFERMAGEM FUNDAMENTOS E PROCEDIMENTOS DE ENFERMAGEM. HIGIENE Aula 2. Profª. Tatianeda Silva Campos ENFERMAGEM FUNDAMENTOS E PROCEDIMENTOS DE ENFERMAGEM HIGIENE Aula 2 Profª. Tatianeda Silva Campos Banho no leito - Proporcionar higiene e conforto ao paciente acamado e manter a integridade cutânea. -

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Centros de Saúde Assistencial

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Centros de Saúde Assistencial Nº: 45/2014 Data de emissão: Julho/2014 Setor Tipo TAREFA Executante Resultados esperados Recursos necessários PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Centros de Saúde Assistencial Curativo de ferida crônica Revisão:

Leia mais

Cuidados com Portacath

Cuidados com Portacath Procedimento médico tipo pequena cirurgia para a implantação. Este cateter(portacath) é instalado após anestesia local, o procedimento leva de 30minutos a 1 hora. A incisão para colocação é fechada por

Leia mais

É o estudo contrastado das articulações sinoviais e estruturas de tecidos moles relacionadas. As articulações que podem ser examinadas por este

É o estudo contrastado das articulações sinoviais e estruturas de tecidos moles relacionadas. As articulações que podem ser examinadas por este PNEUMOARTROGRAFIA É o estudo contrastado das articulações sinoviais e estruturas de tecidos moles relacionadas. As articulações que podem ser examinadas por este procedimento incluem as do quadril, joelho,

Leia mais

TIPO DE MATERIAL PERIODICIDADE DE TROCA OBSERVAÇÃO. - Não há troca programada.

TIPO DE MATERIAL PERIODICIDADE DE TROCA OBSERVAÇÃO. - Não há troca programada. Página: 1/6 DEFINIÇÃO: Os materiais e dispositivos utilizados no ambiente hospitalar apresentam diferentes periodicidades de troca e processamento, desta forma é necessário adequado conhecimento da vida

Leia mais

CATETERISMO CARDÍACO. Prof. Claudia Witzel

CATETERISMO CARDÍACO. Prof. Claudia Witzel CATETERISMO CARDÍACO CATETERISMO CARDÍACO Método diagnóstico invasivo É avaliada a presença ou não de estreitamentos nas artérias coronárias secundário às "placas de gordura" além do funcionamento das

Leia mais

INDICAÇÕES: Em RNs instáveis hemodinamicamente e/ou em uso de drogas vasoativas e inotrópicas.

INDICAÇÕES: Em RNs instáveis hemodinamicamente e/ou em uso de drogas vasoativas e inotrópicas. PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO POP N 13 Título: Instalação do Circuito de Pressão Área de Aplicação: Neonatologia Arterial Invasiva (com sistema VAMP) Setor: UTI Neonatal Responsável pela prescrição do

Leia mais

Assistência de Enfermagem no processo de morte. Semiologia e Semiotécnica aplicada a II Prof Giselle

Assistência de Enfermagem no processo de morte. Semiologia e Semiotécnica aplicada a II Prof Giselle Assistência de Enfermagem no processo de morte Semiologia e Semiotécnica aplicada a II Prof Giselle A Enfermagem é uma arte; e para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO TESTE DO PEZINHO

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO TESTE DO PEZINHO 1 de 5 0. Situação de revisão: Versão Data Alteração 0.0 29.12.2011 Versão inicial 0.1 03.02.2014 Alteração do item 8.1 anamnese do laboratório de apoio 0.2 23.08.2017 Revisão Anual 1. Objetivo: Descrever

Leia mais

Biossegurança. Odontológico: para você!

Biossegurança. Odontológico: para você! Biossegurança no atendimento Odontológico: veja o que é importante para você! Transformando a Odontologia do Brasil. Aqui cuidamos da sua Saúde praticando a Biossegurança. Entenda como: Em todos os atendimentos

Leia mais

Procedimento Operacional Padrão. Gerência de Enfermagem ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS POR VIA INALATÓRIA POP 07

Procedimento Operacional Padrão. Gerência de Enfermagem ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS POR VIA INALATÓRIA POP 07 Procedimento Operacional Padrão Gerência de Enfermagem ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS POR VIA INALATÓRIA POP 07 ELABORAÇÃO: 08/02/2018 RESP: ENFª ANGELINE CRISTINA 1. OBJETIVO Umidificar as vias respiratórias,

Leia mais

CONCEITO Consiste na coleta de urina excretada durante o período de 24 horas em um recipiente de plástico, limpo e com tampa.

CONCEITO Consiste na coleta de urina excretada durante o período de 24 horas em um recipiente de plástico, limpo e com tampa. Revisão: 00 PÁG: 1 CONCEITO Consiste na coleta de urina excretada durante o período de 24 horas em um recipiente de plástico, limpo e com tampa. FINALIDADE Obter material a fim de avaliar e diagnosticar

Leia mais

Olá, seja bem-vindo ao Hospital das Clínicas Samuel Libânio.

Olá, seja bem-vindo ao Hospital das Clínicas Samuel Libânio. Manual do Paciente Olá, seja bem-vindo ao Hospital das Clínicas Samuel Libânio. O HCSL acredita que o visitante e o acompanhante são fundamentais para a recuperação adequada do paciente internado. Assim,

Leia mais

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP Página: 1/5 SUMÁRIO 1. OBJETIVO: Administrar medicamentos por via epidural. 2. APLICAÇÃO: Aos pacientes com prescrição médica de medicamento por via epidural. 3. RESPONSABILIDADE: e médicos. 4. MATERIAIS:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO HOSPITAL DE CLÍNICAS COMISSÃO DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO HOSPITAL DE CLÍNICAS COMISSÃO DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR RECOMENDAÇÕES PARA LIMPEZA, DESINFECÇÃO E ESTERILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS, SUPERFÍCIES E MATERIAIS HOSPITALARES Umidificador Água e sabão + Termodesinfecção 24h Enxaguar abundantemente Bandejas Diariamente

Leia mais

MEDIDAS DE PRECAUÇÃO E CONTROLE A SEREM ADOTADAS NA ASSISTÊNCIA

MEDIDAS DE PRECAUÇÃO E CONTROLE A SEREM ADOTADAS NA ASSISTÊNCIA Influenza A - H1N1 MEDIDAS DE PRECAUÇÃO E CONTROLE A SEREM ADOTADAS NA ASSISTÊNCIA Dinâmica de transmissão semelhante à da influenza sazonal. medidas de precaução para gotícula e precaução padrão na assistência

Leia mais

FINALIDADE Realizar avaliação física do sistema cardiovascular e fornecer dados para determinar o estado de saúde de paciente.

FINALIDADE Realizar avaliação física do sistema cardiovascular e fornecer dados para determinar o estado de saúde de paciente. Revisão: 06/02/2014 PÁG: 1 CONCEITO É a força exercida sobre as paredes de uma artéria pelo sangue que pulsa sob a pressão do coração. O pico de pressão máxima ocorre no momento da ejeção, denominada de

Leia mais

RESOLUÇÃO-RDC Nº 42, DE 25 DE OUTUBRO DE 2010

RESOLUÇÃO-RDC Nº 42, DE 25 DE OUTUBRO DE 2010 RESOLUÇÃO-RDC Nº 42, DE 25 DE OUTUBRO DE 2010 Dispõe sobre a obrigatoriedade de disponibilização de preparação alcoólica para fricção antisséptica das mãos, pelos serviços de saúde do País, e dá outras

Leia mais

Modelos Anatômicos Coleman Manequim Bebê COL 2430 Manual de Instalação e Operação.

Modelos Anatômicos Coleman Manequim Bebê COL 2430 Manual de Instalação e Operação. Modelos Anatômicos Coleman Manequim Bebê COL 2430 Manual de Instalação e Operação. MANEQUIM BISSEXUAL COM ÓRGÃOS INTERNOS BEBÊ COL 2430 PARA TREINO DE ENFERMAGEM O manequim é um simulador de técnicas de

Leia mais

RETIRADA DE INTRODUTOR VASCULAR FEMURAL

RETIRADA DE INTRODUTOR VASCULAR FEMURAL 1 de 7 PROTOCOLO Data de Emissão: Histórico de Revisão / Versões Data Versão/Revisões Descrição Autor 1.00 Proposta inicial RN, JM 1 Objetivo: A realização da retirada do introdutor femoral realizada pelo

Leia mais

ENFERMAGEM FUNDAMENTOS E PROCEDIMENTOS DE ENFERMAGEM. HIGIENE Aula 3. Profª. Tatianeda Silva Campos

ENFERMAGEM FUNDAMENTOS E PROCEDIMENTOS DE ENFERMAGEM. HIGIENE Aula 3. Profª. Tatianeda Silva Campos ENFERMAGEM FUNDAMENTOS E PROCEDIMENTOS DE ENFERMAGEM Aula 3 Profª. Tatianeda Silva Campos Higienizac a o da regia o i ntima feminina - Prevenir infecc o es, preparar pacientes para exame ginecolo gico

Leia mais

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP SUMÁRIO Página: 1/5 1. OBJETIVO: Preparar e administrar a solução do anticorpo monoclonal Infliximabe (por via intravenosa). 2. APLICAÇÃO: Aos pacientes com prescrição médica de Infliximabe. 3. RESPONSABILIDADE:

Leia mais

HIGIENE ÍNTIMA FEMININA (TÉCNICA DE LAVAGEM EXTERNA DA REGIÃO GENITAL)

HIGIENE ÍNTIMA FEMININA (TÉCNICA DE LAVAGEM EXTERNA DA REGIÃO GENITAL) Anexo e-tec Brasil Enfermagem HIGIENE ÍNTIMA FEMININA (TÉCNICA DE LAVAGEM EXTERNA DA REGIÃO GENITAL) Material necessário 1 balde 1 jarra Pascal Montsma Pacote de gazes Comadre Toalha de banho Sabão líquido

Leia mais

Procedimento Operacional Padrão Verificação dos Sinais Vitais POP_ENF_006

Procedimento Operacional Padrão Verificação dos Sinais Vitais POP_ENF_006 Procedimento Operacional Padrão Verificação dos Sinais Vitais PÁGINA: 2 de 11 1. OBJETIVO Este POP tem como objetivo definir os procedimentos para a Verificação dos Sinais Vitais: Pulso, Temperatura, Frequência

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Nº: 18/2014 Data de emissão: Março/2014 Setor Tipo TAREFA Executante Resultados esperados Recursos necessários Periodicidade PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Revisão: 01 Data revisão: Centros de Saúde Assistencial

Leia mais

Visita Religiosa com Segurança no Ambiente Hospitalar: Considerações e Orientações. Karina Laquini Lima Enfermeira SCIH / SCMCI

Visita Religiosa com Segurança no Ambiente Hospitalar: Considerações e Orientações. Karina Laquini Lima Enfermeira SCIH / SCMCI Visita Religiosa com Segurança no Ambiente Hospitalar: Considerações e Orientações Karina Laquini Lima Enfermeira SCIH / SCMCI 2018 Segurança no Ambiente Hospitalar e as Infecções Hospitalares Cadeia Epidemiológica

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO ASSOCIAÇÃO PAULISTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA MEDICINA HOSPITAL SÃO PAULO DIRETORIA DE ENFERMAGEM

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO ASSOCIAÇÃO PAULISTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA MEDICINA HOSPITAL SÃO PAULO DIRETORIA DE ENFERMAGEM 1 de 1 SUMÁRIO 1. OBJETIVO: Administrar quimioterápico antineoplásico por cateter vascular central de longa permanência totalmente implantado (Port-a-Cath ) 2. APLICAÇÃO: Aos pacientes internados e ambulatoriais

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE PUBLICADO EM D.O.E.; SEÇÃO I; SÃO PAULO - 04/07/95 Portaria CVS-11, de 04-07-95 Dispõe sobre condições ideais de trabalho relacionadas ao controle de doenças transmissíveis em estabelecimentos de assistência

Leia mais

Diretoria de Enfermagem. 1 OBJETIVO: Administrar medicamentos por via intravenosa, que irritam o tecido muscular. Obter efeito sistêmico mais rápido.

Diretoria de Enfermagem. 1 OBJETIVO: Administrar medicamentos por via intravenosa, que irritam o tecido muscular. Obter efeito sistêmico mais rápido. ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS VIA INTRAVENOSA (IV) Página 1 de 5 Emissão inicial Primeira revisão Segunda revisão SUMÁRIO Resumo de Revisões Data Set/2004 Jul/2007 1 OBJETIVO: Administrar medicamentos

Leia mais

Prof. Sabrina Cunha da Fonseca

Prof. Sabrina Cunha da Fonseca Prof. Sabrina Cunha da Fonseca E-mail: sabrina.cfonseca@hotmail.com Corpo humano: Hemorragia: É a perda de sangue através de ferimentos, pelas cavidades naturais como: nariz, boca, ouvido; ela pode ser

Leia mais

bactérias multirresistentes INFORMATIVO FAMILIAR

bactérias multirresistentes INFORMATIVO FAMILIAR bactérias multirresistentes INFORMATIVO FAMILIAR O QUE SÃO AS BACTÉRIAS MULTIRESISTENTES? São microorganismos que são resistentes a um ou mais antimicrobianos de três ou mais classes testadas. O QUE É

Leia mais

Hematologia Clínica. Anticoagulantes e venopunção.

Hematologia Clínica. Anticoagulantes e venopunção. Aula nº 01 Anticoagulantes e venopunção. Turma: Biomedicina Laboratório: Hematologia Clínica Hematologia Clínica Anticoagulantes e venopunção. Amostras Considera-se material biológico (amostra), líquidos,

Leia mais