AFINA O TEU OPTIMIST

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AFINA O TEU OPTIMIST"

Transcrição

1 AFINA O TEU OPTIMIST Deixamos aqui algumas dicas que te irão ajudar a compreender melhor o funcionamento do teu barco e como ajustar melhor a tua vela. Caimento do mastro: Chamamos caimento do mastro à inclinação que ele tem no sentido proa/ré. Ao mudar esta inclinação vamos alterar o equilíbrio do barco. Essa alteração vai influenciar não só a força que fazemos no leme, como nos vai permitir mudar o rendimento do barco nos diferentes rumos. Ao deslocar o mastro para a frente o centro de esforço da vela (centro vélico) vai ficar à frente do centro de resistência (ou deriva) e à bolina o barco vai ficar com o leme muito leve. A distância da retranca ao barco também aumenta, por isso ao caçar a vela para bolinar ela vai ficar mais esticada, logo com a valuma mais fechada. Se deslocarmos o mastro para a ré vai-se passar o contrário, o centro de esforço da vela (centro vélico) vai ficar atrás do centro de resistência (ou deriva). À bolina o barco vai ficar com o leme mais pesado e o barco mais ardente. Vai também diminuir a distância da retranca ao barco e não vai ser preciso tanta força para caçar a vela na bolina. A valuma fica mais aberta. As distâncias, entre o topo do mastro e o centro do painel de popa, que recomendamos para as nossas velas variam entre os 2,78 metros aos 2,86 metros. A única forma de entenderes os efeitos destas alterações é experimentando. Testa para saberes como sentes o barco, com ventos de diferentes intensidades. O que é bom para vento forte não é seguramente bom para ventos fracos, nem podes comparar a tua afinação com a de um teu adversário que pesa mais ou menos que tu. Experimenta!

2 Boom Jack: O boom jack, ajuda a puxar a vela para baixo e não deixa que a vela suba, abra e deixe escapar o vento quando navegamos ao largo ou à popa deixando o barco muito instável. Podemos também usar o boom jack para esticar a vela, mesmo que não tenhamos a escota caçada. Fazemos isto quando está muito vento, para poder folgar a escota sem abrir muito a valuma. Esteira: A afinação da esteira serve para aumentar ou diminuir o saco da vela na zona mais baixa da vela. Ao caçar a esteira a vela fica mais plana e a valuma abre. Ao contrário, se folgarmos a esteira a vela fica mais embolsada e a valuma fecha. Devemos navegar com a esteira caçada em águas lisas ou com vento forte e com a esteira folgada com mar agitado e vento fraco a médio. Espicha: A espicha segura o pico da vela e também afina a Valuma da vela. Serve também para afinar a posição do saco da vela. Se esticares muito a espicha a valuma vai ficar muito esticada e a barriga da vela vai ficar mais próxima do mastro. Se ficar muito folgada, alem de provocar uma ruga entre o topo do mastro e a ponta da retranca, a valuma vai ficar muito solta. Quando está muito vento e já não aguentas o barco, deves folgar a espicha para abrir completamente a valuma. Não te preocupes com a ruga enorme com que a vela fica. Amarração da vela ao mastro e retranca: Tanto a testa como a esteira de uma vela são desenhadas em linha curva. Por isso ao amarrar a vela ao mastro e à retranca, podes fazer que a vela fique com mais ou menos saco, nessas zonas da vela. Se apertares muito os punhos junto do mastro e da retranca a vela fica com mais barriga. Se ao contrário deixares algum espaço entre os punhos e o mastro e retranca, esta fica com menos saco. Com vento forte ou águas lisas podes usar os punhos ligeiramente folgados (menos de 1 cm), em mar agitado deves usar os punhos completamente colados ao mastro e á retranca.

3 Vejam agora umas dicas em para resolver alguns problemas que acontecem com frequência: O barco não orça! PORQUÊ? Bordo de Ataque Testa muito esticada, ruga Vertical ao longo Escoamento de ar imperfeito Usar um pouco mais de contra cuningham e/ou folgar um pouco a da vela do mastro Saco muito chegado à espicha Escota Espiche Vela mal caçada Vela muito caçada Pouco caçada/valuma aberta Muito caçada/ Valuma Fechada frente Navegamos muito arribados. O barco descai. Saco da vela muito à frente. O barco perde velocidade e descai Esteira Pouco caçada Saco da vela muito à frente. Bordo de ataque com muito saco Caimento Mastro para a frente Barco Mole que descai muito. Mastro para trás Barco Ardente que orça muito mas perde velocidade Faz demasiada prancha Barco Mole tem tendência para descair e perde Patilhão Não está em baixo Muito inclinado para trás sensibilidade no leme Barco Mole Tendência a descair. Ter atenção à posição da extremidade da retranca. A escota pode ser mais caçada com águas lisas mas em mar agitado a retranca não deve andar mais do que 5 cm para dentro da esquina do painel de popa. Ajustar a espicha á bolina caçando apenas o suficiente para que a habitual ruga do topo do mastro até ao punho de escota desapareça. Ajustar até que as rugas verticais desapareçam. Se estiver muito vento Ou as águas forem lisas podes caçar Um pouco mais Avançar o pé do mastro para descair o mastro. Não mudes mais de 5 voltas no afinador de cada vez. Recuar o pé do mastro para levantar o mastro..levar o barco horizontal ou mesmo ligeiramente inclinado para sotavento para ganhar sensibilidade no leme. Segura o patilhão com um elástico Forte que o mantenha bem em baixo.

4 Não consegues aguentar o barco com vento forte à bolina! PORQUÊ? Fazes pouca prancha Má afinação das cintas Má posição a fazer prancha Ajusta as cintas ao teu tamanho, usa calções com talas. Faz exercícios para fortalecer os abdominais durante a semana. Patilhão Todo em baixo Sobe o patilhão uns 10 cms segurando-o com o elástico. Vela A vela tem muito saco. Caça a esteira ao máximo O barco inclina e aproa ao vento solta o contra-cuningham todo. Usa uma vela adequada ao teu peso. Espiche Muito caçada com a valuma muito esticada e fechada Navega muito arribado. Caça a vela demais. Sentado muito à frente. Folga a espicha. Não te preocupes se a vela ficar com uma ruga enorme entre o topo do mastro e o punho de escota. Tenta encontrar o rumo em que o barco siga mais equilibrado com a vela ligeiramente folgada. Sentate na direcção do final da cana do leme

5 Ao largo com vento forte o barco parte para a orça! PORQUÊ? Patilhão Pouco levantado Falta de antecipação: -Não arriba -Não folga Levanta o patilhão um pouco mais. Se exagerares o barco pode começar a descair em demasia. Logo que sintas a refrega arriba ligeiramente e folga a vela para começar a planar. Vela Muito caçada Ajusta a escota para que os O barco dá orçadelas incontroláveis. fios de barlavento e sotavento estejam sempre Barco cheio de água Barco desequilibrado por uma vaga O barco é instável à popa com vento forte! PORQUÊ? Boom jack Pouco caçado, a retranca sobe O barco fica instável e vira. Escota Folgada demais Arribadelas e orçadelas incontroláveis Patilhão Demasiado levantado Demasiado em baixo Muito à frente Muito na borda Muito dentro O barco fica instável e vira. O barco orça ou arriba repentinamente e vira. Barco afocinha e enche de água. Barco arriba sem controlo. Barco orça sem controlo. horizontais Treina a técnica de tirar água em todos os rumos. Se ainda não consegues á bolina tira a água toda mal entres ao largo Vai olhando para trás para ver a vaga chegar. Aproveita a vaga para planar um bocado mais. Ajusta o boom Jack durante a bolina com a vela toda caçada Caça a escota até que a retranca fique a menos de 90º com o eixo do barco. Levanta o patilhão até meio e depois faz pequenos ajustes. Chega-te bem atrás e procura o ponto de equilíbrio lateral. Nesse ponto o leme fica leve.

6 Afinações importantes para vários rumos BOLINA Estado do Mar Pouco Médio Muito Calmo (Liso) Agitado Pouco Agitado Agitado Navegação (Objectivos prioritários) Devemos dar prioridade ao ângulo de bolina Devemos dar prioridade à velocidade Procurar um compromisso Ângulo-Velocidade Procurar um compromisso Ângulo-Velocidade Procurar manter o barco plano e fazer o máximo de prancha Afinações Procurar um bordo de ataque fino. Não precisa de potência: -Patilhão todo em baixo -Valuma aberta em cima Volume da vela avançado Necessária potência Pouca tenção na testa Valuma aberta em cima Patilhão em baixo Afinar a vela para que ela não tenha rugas, mas como mínimo de tensão. Valuma ligeiramente fechada, patilhão em baixo e barco direito Necessidade de potência Vela com mais saco Valuma ligeiramente fechada Patilhão em baixo Barco direito Reduzir progressivamente a Potência. Caçar a esteira para facilitar a abertura da valuma. Inclinar para trás o patilhão e Subi-lo um pouco quando tivermos Dificuldade em aguentar. Comportamento do - Atitude calma - Grande concentração - Mexe-te o menos possível - Chega-te ligeiramente a trás para não enterrar a proa. - Acompanha a oscilação do barco com o corpo - Chega-te um pouco atrás. - Acompanha a oscilação do barco com o corpo. - O barco tem de ir sempre plano. -Joga a passagem das ondas com o corpo. - Antecipa a refrega folgando a escota. - Tenta escoar a água do barco para este não ficar desequilibrado

7 LARGO Pouco e Médio Forte Barco Afinações (Pontos importantes) -Inclinar o barco ligeiramente para barlavento -Patilhão levantado -Levar o barco estável. - Vela o mais folgada possível. - avançado no barco, para diminuir área molhada -Boom-jack pouco caçado para ter no barco. a valuma solta. - Reduzir a tensão de espiche em caso de rugas. - Barco plano ou ligeiramente inclinado para barlavento, para evitar orçadelas nas refregas -Patilhão levantado. -Boom jack caçado para evitar que a valuma abra demasiado. -Vela não muito folgada para evitar que o barco fique instável.

Documento elaborado pelo professor Raul Duarte

Documento elaborado pelo professor Raul Duarte Documento elaborado pelo professor Raul Duarte Navego de través quando o vento entra pelo través do optimist. Desloco-me perpendicularmente ao vento. Navego à bolina quando o vento entra pela amura do

Leia mais

5- Comportamento no barco

5- Comportamento no barco 5- Comportamento no barco Para mim o mais importante para um proa, é conhecer o timing para se movimentar, e ter um poder de antecipação enorme. Para isso, é necessário uma concentração feroz e um conhecimento

Leia mais

Escola de Actividades Náuticas de Cascais EXERCÍCIOS

Escola de Actividades Náuticas de Cascais EXERCÍCIOS Escola de Actividades Náuticas de Cascais EXERCÍCIOS Perceber a direcção do vento Cada aluno com um fio de lã na mão tenta perceber a direcção do vento. Com os olhos tapados tenta sentir (na pele, nas

Leia mais

Devo transportar o material com cuidado para não o estragar. Barco, vela, leme e patilhão devem todos ter o mesmo número.

Devo transportar o material com cuidado para não o estragar. Barco, vela, leme e patilhão devem todos ter o mesmo número. Devo usar roupa adequada para me manter quente no inverno. No mar faz sempre mais frio do que em terra. No verão tenho que me proteger dos raios solares. Nunca devo esquecer o colete. Na escola de vela,

Leia mais

Arrais Amador - É a pessoa habilitada a conduzir embarcações dentro dos limites da navegação interior.

Arrais Amador - É a pessoa habilitada a conduzir embarcações dentro dos limites da navegação interior. DICIONÁRIO NÁUTICO A bordo - Encontrar-se no interior de qualquer embarcação Adernar - Inclinar a embarcação. Adernar - Inclinar a embarcação para um dos bordos A Favor da Maré - deslocamento com a ajuda

Leia mais

A cana do leme (seta branca) gira para o lado contrário para onde queremos virar

A cana do leme (seta branca) gira para o lado contrário para onde queremos virar NAVEGAÇÃO A VELA Não pense que vai encontrar aqui um curso completo de como navegar à vela. Tentaremos, no entanto, explicar alguns conceitos rudimentares desta arte, de modo a entender-se da simplicidade,

Leia mais

PLANO DO CURSO (Adultos)

PLANO DO CURSO (Adultos) PLANO DO CURSO (Adultos) Curso: Barco: Turno: Duracão: Início: Iniciação Raquero (6 alunos com monitor a bordo) I7 Domingo de manhã O Domingo de tarde 10 sessões de meio-dia e 1 sessão de dia inteiro 18

Leia mais

Regulagem e técnicas de regata Classe Dingue

Regulagem e técnicas de regata Classe Dingue Regulagem e técnicas de regata Classe Dingue Obrigado por escolher a North Sails para seu Dingue. Se você está começando a velejar nessa classe e seu objetivo será correr regatas (e ganhar!!!), leia cuidadosamente

Leia mais

N.T.M. «Creoula» Manobras com velas e nomenclatura (folhas de apoio) Edição do N.T.M. «Creoula»

N.T.M. «Creoula» Manobras com velas e nomenclatura (folhas de apoio) Edição do N.T.M. «Creoula» N.T.M. «Creoula» Manobras com velas e nomenclatura (folhas de apoio) Edição do N.T.M. «Creoula» Navios - Nomenclatura Básica Mareações Chama-se marear orientar convenientemente as velas em relação ao vento,

Leia mais

K1 Técnica de remada inclinada

K1 Técnica de remada inclinada Projeto Meninos do Lago Núcleo de Iniciação Itaipu Binacional. Local: ITAIPU Plano de aula:semana 41 Data: Turma: Faixa Verde Professor: Fundamento da Semana: Técnica de remada Objetivo Geral: Recursos

Leia mais

TEORIA. Vento Real. Quando a velocidade aumenta, o vento aparente vai-se deslocando para a proa.

TEORIA. Vento Real. Quando a velocidade aumenta, o vento aparente vai-se deslocando para a proa. TEORIA Daniel Bernoulli em 1738 demonstrou que para um dado perfil o ar circulava mais rápido de um lado que de outro. Este efeito produz uma diferença de pressão e é esta diferença de pressão é que vai

Leia mais

Termos Náuticos Básicos

Termos Náuticos Básicos Termos Náuticos Básicos Adriças: Cabos usados para levantar ou içar as velas Alheta: Parte da embarcação entre o Través e a Popa Amantilho: Cabo preso ao topo do mastro, que suporta a retranca prevenindo

Leia mais

Escola de Salto com Vara de Leiria. Princípios do salto com vara

Escola de Salto com Vara de Leiria. Princípios do salto com vara Princípios do salto com vara Caros amigos treinadores e atletas, Nesta breve exposição sobre os princípios do salto com vara pretendo expor o que entendo serem os princípios básicos do salto com vara.

Leia mais

1Manipulação. manual de cargas. Uma carga com um peso superior a 3 kg pode constituir um risco para as costas. Quanto peso posso levantar?

1Manipulação. manual de cargas. Uma carga com um peso superior a 3 kg pode constituir um risco para as costas. Quanto peso posso levantar? A manipulação é, em muitos casos, a causa de fadiga física e lesões. Algumas ocorrem imediatamente; outras devido à acumulação de pequenos traumatismos aparentemente sem importância. De qualquer modo,

Leia mais

Guia para Velejadores Rc principiantes. Realizado por. CLUBE ARGENTINO DE YATEMODELISMO Traduzido por Antonio Augusto de Souza Lima

Guia para Velejadores Rc principiantes. Realizado por. CLUBE ARGENTINO DE YATEMODELISMO Traduzido por Antonio Augusto de Souza Lima Guia para Velejadores Rc principiantes Realizado por CLUBE ARGENTINO DE YATEMODELISMO Traduzido por Antonio Augusto de Souza Lima Este é um manual prático para pessoas que querem começar na navegação de

Leia mais

Escrito por CCC Qui, 30 de Abril de :05 - Última atualização Sáb, 01 de Maio de :36

Escrito por CCC Qui, 30 de Abril de :05 - Última atualização Sáb, 01 de Maio de :36 Manejo do remo Devido à torção do plano das pás, é preciso fazer um giro da haste do remo para alternar as remadas. Uma das mãos segura e faz um movimento de extensão como na aceleração de uma moto; a

Leia mais

ILHAVELA - ESCOLA DE VELA OCEÂNICA. O Princípio físico do velejar Por Sergio Caetano

ILHAVELA - ESCOLA DE VELA OCEÂNICA. O Princípio físico do velejar Por Sergio Caetano O Princípio físico do velejar Por Sergio Caetano Quem já viu uma vela içada sabe que ela é muito diferente de um pedaço de tecido chato. Quando bem cortada e costurada, possui uma forma (shape) parecida

Leia mais

APOSTILA DA ESCOLA DE OPTIMIST DO CLUBE DOS CAIÇARAS

APOSTILA DA ESCOLA DE OPTIMIST DO CLUBE DOS CAIÇARAS APOSTILA DA ESCOLA DE OPTIMIST DO CLUBE DOS CAIÇARAS Desenvolvida por Gabriel Caju e Raphael Chalhub SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 1 HISTÓRIA DA VELA E DO OPTIMIST... 2 OBJETIVO DO CURSO E RECOMENDAÇÕES... 3 CONHECENDO

Leia mais

título CÓDIGO DA VELA

título CÓDIGO DA VELA título CÓDIGO DA VELA COPYRIGHT Professor Dr. Fabio Gonçalves dos Reis Av. Papa Pio, XII, 873- Campinas, SP CEP 13070-091 TEL.:(19)330559067 Cel.: (019)9792-8829 E-mail : fabioreis@escolanautica.com.br

Leia mais

EMAD - 1. Dia 1 Data / / / / / / / Método de circuíto Set 1 1 x Set 2 2 x Set 3 3 x Set 4 Set 5 Observação

EMAD - 1. Dia 1 Data / / / / / / / Método de circuíto Set 1 1 x Set 2 2 x Set 3 3 x Set 4 Set 5 Observação Plano de treino Meta Data de início Instruções Forma Perder peso e modelar Hora 5 EMAD - 1 Data de m Treino ABC, 5x para redução da % de gordura Dia 1 Data / / / / / / / Método de circuíto 1 x 2 x 3 x

Leia mais

Regras da Classe e de Regata

Regras da Classe e de Regata ! Regras da Classe e de Regata 2014 Regras da Classe Descrição geral: Comprimento total = 800 mm Casco: Monocasco Velas: Vela grande e estai 1. Padrões: 1. Casco, patilhão e leme O casco será tipo monocasco,

Leia mais

Projeto Meninos do Lago Núcleo de Iniciação Itaipu Binacional.

Projeto Meninos do Lago Núcleo de Iniciação Itaipu Binacional. Projeto Meninos do Lago Núcleo de Iniciação Itaipu Binacional. Plano de aula: Semana15 Professor (a): Fundamento da Semana: Objetivo Geral: Recursos Materiais: Turma: Faixa Amarela Ciclo de remada com

Leia mais

ATENÇÃO. 4. Feche bem a porta na qual a Academia de Porta KIKOS está montada antes de executar qualquer exercício.

ATENÇÃO. 4. Feche bem a porta na qual a Academia de Porta KIKOS está montada antes de executar qualquer exercício. ATENÇÃO Para reduzir o risco de ferimentos, leia as seguintes precauções importantes, instruções e informações antes de usar a Academia de Porta KIKOS. Antes de iniciar qualquer exercício ou programa de

Leia mais

1.1 Geração de Propulsão

1.1 Geração de Propulsão 1 oções básicas sobre o helicóptero. No capítulo anterior foi explicado de um modo sumário os grandes problemas que os pioneiros da aviação tiveram no desenvolvimento de um aparelho prático com capacidade

Leia mais

CAPÍTULO 07 SITUAÇÕES DE MANOBRA DE EMBARCAÇÕES. Atracação com Vento ou Corrente perpendicular ao Cais, Aproximação por Barlavento

CAPÍTULO 07 SITUAÇÕES DE MANOBRA DE EMBARCAÇÕES. Atracação com Vento ou Corrente perpendicular ao Cais, Aproximação por Barlavento CAPÍTULO 07 SITUAÇÕES DE MANOBRA DE EMBARCAÇÕES Atracação com Vento ou Corrente perpendicular ao Cais, Aproximação por Barlavento Aproximar- se paralelo ao cais, quase parando. O vento ou corrente aproximará

Leia mais

2ª Lista de Exercícios Fundamentos de Mecânica Clássica Profº. Rodrigo Dias

2ª Lista de Exercícios Fundamentos de Mecânica Clássica Profº. Rodrigo Dias 2ª Lista de Exercícios Fundamentos de Mecânica Clássica Profº. Rodrigo Dias Obs: Esta lista de exercícios é apenas um direcionamento, é necessário estudar a teoria referente ao assunto e fazer os exercícios

Leia mais

Eu fico sentado (a) em frente ao computador o dia todo.

Eu fico sentado (a) em frente ao computador o dia todo. Eu fico sentado (a) em frente ao computador o dia todo. http://www.cataflampro.com.br Eu fico sentado (a) em frente ao computador o dia todo. Aqui está o nosso programa de treinamento recomendado: Mova-se

Leia mais

Anexo ao documento orientador do MS Fichas Técnicas explicativas das provas.

Anexo ao documento orientador do MS Fichas Técnicas explicativas das provas. ANEXOS Anexo ao documento orientador do MS 2018 1 Tabelas de referência; 2 - Fichas Técnicas explicativas das provas. 2 Tabela de Referência Mega Sprinter (40 metros) FEMININO MASCULINO INFANTIS A INFANTIS

Leia mais

Clube do Mar de Coimbra à Vela nos Açores

Clube do Mar de Coimbra à Vela nos Açores Clube do Mar de Coimbra à Vela nos Açores Nas duas últimas semanas de Agosto vários velejadores e Associados do Clube tiveram a oportunidade de conviver e tomar contacto com a realidade da vela açoriana

Leia mais

Capítulo 18 Progressão do seu programa de exercícios

Capítulo 18 Progressão do seu programa de exercícios Capítulo 18 Progressão do seu programa de exercícios Objetivos de aprendizagem: Ø Definir avanços no seu programa de exercícios e explicar por que isso é importante Ø Identificar quando é seguro avançar

Leia mais

Lista6: Dinâmica- Movimento Unidimensional

Lista6: Dinâmica- Movimento Unidimensional Lista 6: Dinâmica Movimento Unidimensional NOME: Matrícula: Turma: Prof. : Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. ii. Ler os enunciados com atenção. iii.responder

Leia mais

- CURSO DE CORTE E COSTURA -

- CURSO DE CORTE E COSTURA - - CURSO DE CORTE E COSTURA - Copyright -Todos os direitos reservados. A reprodução não autorizada destes materiais, no todo ou em parte, constitui violação do direitos autorais. (Lei nº 9.610). DICAS BÁSICAS

Leia mais

DE PRANCHA À VELA

DE PRANCHA À VELA REGULAMENTO ESPECÍFICO DE PRANCHA À VELA 2017-2018 ÍNDICE INTRODUÇÃO... 2 1. REGULAMENTO TÉCNICO-PEDAGÓGICO... 4 1.1. ESCALÕES ETÁRIOS... 4 1.2. COMPETIÇÃO FORMAL... 4 1.3. NOMECLATURA UTILIZADA... 4 1.4.

Leia mais

Curso de Vela Online. Lição 1 Nomenclatura. Lição 2 - Aerodinâmica, Ajustes e Manobras com as Velas. Lição 3 - Ajustes Complementares nas Velas

Curso de Vela Online. Lição 1 Nomenclatura. Lição 2 - Aerodinâmica, Ajustes e Manobras com as Velas. Lição 3 - Ajustes Complementares nas Velas Curso de Vela Online Este curso foi desenvolvido e está sendo apresentado autorizado por: O curso foi traduzido do original em inglês. Algumas palavras foram deixadas propositalmente nessa língua ou porque

Leia mais

Mecânica 2007/ ª Série. 1. Discuta o trabalho realizado por um lançador de baseball quando atira uma bola.

Mecânica 2007/ ª Série. 1. Discuta o trabalho realizado por um lançador de baseball quando atira uma bola. Mecânica 2007/2008 4ª Série Questões 1. Discuta o trabalho realizado por um lançador de baseball quando atira uma bola. 2. Estime o tempo que lhe demora a subir um lance de escadas. Calcule então a potência

Leia mais

SALTO EM COMPRIMENTO

SALTO EM COMPRIMENTO SALTO EM COMPRIMENTO 1. Regras Básicas do Salto em Comprimento Caixa de areia Corredor de Balanço Tábua de Chamada A prova do salto em comprimento disputa-se na pista de atletismo numa zona específica

Leia mais

Fís. Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão)

Fís. Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão) Semana 16 Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. Equilíbrio

Leia mais

TESTE Por Sergio Rossi Fotos Mozart Latorre

TESTE Por Sergio Rossi Fotos Mozart Latorre TESTE Por Sergio Rossi Fotos Mozart Latorre Teste815 Vision XL Coeficiente de potência* 6,9 Relação deslocamento/ área vélica** 10,25 kg/m 2 * Quanto maior esse valor, que em barcos de regata é maior que

Leia mais

Exemplos de aplicação das leis de Newton e Conservação da Energia

Exemplos de aplicação das leis de Newton e Conservação da Energia Exemplos de aplicação das leis de Newton e Conservação da Energia O Plano inclinado m N Vimos que a força resultante sobre o bloco é dada por. F r = mg sin α i Portanto, a aceleração experimentada pelo

Leia mais

ARTIMANHA MODELISMO GALEÃO NUESTRA SEÑORA DE ATOCHA - Escala 1/50 - Versão da Artimanha Modelismo 290 mm 20 mm

ARTIMANHA MODELISMO GALEÃO NUESTRA SEÑORA DE ATOCHA - Escala 1/50 - Versão da Artimanha Modelismo 290 mm 20 mm 290 mm Fixe as velas da menzena e a vela cevadeira (artimão) em suas respectivas vergas de forma que sobre para os lados algum espaço. O mesmo procedimento aplicado no momento de fixar as velas anteriores.

Leia mais

O DAY 23 T E S T E. sua altura, mesmo entre os projetos mais modernos. Rogério Piccinin Fotos Fernando Monteiro

O DAY 23 T E S T E. sua altura, mesmo entre os projetos mais modernos. Rogério Piccinin Fotos Fernando Monteiro T E S T E Rogério Piccinin Fotos Fernando Monteiro O DAY 23 Pequeno de grande sucesso O O Day 23 foi criado ainda na década de 70, mas tem casco seguro e cabine até mais confortável do que alguns veleiros

Leia mais

UNIDADE DIDÁCTICA DE ATLETISMO

UNIDADE DIDÁCTICA DE ATLETISMO ESCOLA BÁSICA DO 2º E 3º CICLOS MARQUÊS DE POMBAL EDUCAÇÃO FÍSICA UNIDADE DIDÁCTICA DE ATLETISMO DOCUMENTO DE APOIO 6º ANO Caracterização da Modalidade O atletismo pode ser dividido em cinco sectores:

Leia mais

ARTIMANHA MODELISMO GALEÃO NUESTRA SEÑORA DE ATOCHA - Escala 1/50 - Versão da Artimanha Modelismo

ARTIMANHA MODELISMO GALEÃO NUESTRA SEÑORA DE ATOCHA - Escala 1/50 - Versão da Artimanha Modelismo Peça provisoriamente colocada sem colar. Cinta 1 4 mm x 2 mm 30 mm Cinta 2 3 mm x 2 mm 14 mm 14 mm 14 mm 14 mm A Segunda cinta correrá quase que paralela ao primeiro cintado a uma distância de 14 mm. Nas

Leia mais

VELOCIDADE E ESTAFETAS II

VELOCIDADE E ESTAFETAS II VELOCIDADE E ESTAFETAS II 1. A Técnica da Partida de Blocos PARTIDA DE BLOCOS Seus PRONTOS PARTIDA ACELERAÇÃO Lugares A Partida de Blocos divide-se em quatro fases: - Posição Aos Seus Lugares, Posição

Leia mais

Exercícios para Perder Barriga em Casa. OS 10 Exercícios para Perder Barriga em Casa

Exercícios para Perder Barriga em Casa. OS 10 Exercícios para Perder Barriga em Casa Exercícios para Perder Barriga em Casa OS 10 Exercícios para Perder Barriga em Casa A construção de uma barriga tanquinho é um sonho para todos. Ele é um dos objetivos principais entre os homens e mulheres.

Leia mais

Exercícios para a cervicalgia

Exercícios para a cervicalgia Exercícios para a cervicalgia Pode efetuar este conjunto de exercícios em casa, se tal for indicado pelo seu médico. É aconselhável realizá-los pelo menos 3 dias por semana. FORTALECIMENTO Para fortalecer

Leia mais

Primeira Lista de Exercícios.

Primeira Lista de Exercícios. Figure 1: Diagrama esquemático do MHS da partícula do exercício 1. Primeira Lista de Exercícios. 1. Uma partícula que se move num movimento harmônico simples de período T como o da Figura 1 está em x m

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DE SER PROA NO DART 18

A IMPORTÂNCIA DE SER PROA NO DART 18 A IMPORTÂNCIA DE SER PROA NO DART 18 Índice 1- INTRODUÇÃO... 4 2- CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DO PROA... 5 3 - PREPARAÇÃO FORA DE ÁGUA... 6 3.1 - VESTUÁRIO... 6 3.1.1 - Arnês... 6 3.1.2 - Fato... 8 3.1.3 -

Leia mais

Mochila evolutiva tri-cinto Manual de usuário

Mochila evolutiva tri-cinto Manual de usuário Mochila evolutiva tri-cinto Manual de usuário ORIGINAL DA SIROUÉ! Mochila tri-cinto: você escolhe como quer usar! Cinto tradicional, Cinto invertido original da Siroué ou onbuhimo (sem cinto) Mochila para

Leia mais

Universidade Federal fluminense. Física I e Física XVIII

Universidade Federal fluminense. Física I e Física XVIII Universidade Federal fluminense Física I e Física XVIII Lista 02 Movimento Unidimensional e Queda Livre Questões: 1)A cada segundo o coelho percorre metade da distância restante entre seu nariz e um pé

Leia mais

FIXAÇÃO Se você já for um timoneiro de Optimist avançado pode desconsiderar essa seção.

FIXAÇÃO Se você já for um timoneiro de Optimist avançado pode desconsiderar essa seção. Regulagem Optimist Obrigado por escolher a North Sails para seu Optimist. Se você está apenas começando a velejar nesta classe, você deve ler este guia cuidadosamente para garantir que você obtenha um

Leia mais

ROTEIRO PARA O EXPERIMENTO PRÁTICO SISMÓGRAFO

ROTEIRO PARA O EXPERIMENTO PRÁTICO SISMÓGRAFO ROTEIRO PARA O EXPERIMENTO PRÁTICO SISMÓGRAFO ÁREA DO CONHECIMENTO Física CONTEÚDO Mecânica: oscilações; movimento harmônico simples; ondas mecânicas. OBJETIVO(S) Mostrar o princípio de funcionamento de

Leia mais

Caça com Arco Escolha e afinação básica de equipamentos Compound

Caça com Arco Escolha e afinação básica de equipamentos Compound Caça com Arco Escolha e afinação básica de equipamentos Compound Quer iniciar-se na caça com arco? Se não tem experiência alguma de tiro com arco, a melhor maneira de começar será através de um arco Compound.

Leia mais

Com o aumento da carga alar de um determinado perfil: a) Aumenta a sua velocidade máxima. b) Aumenta o afundamento. c) Aumenta o planeio. d) Aumenta a

Com o aumento da carga alar de um determinado perfil: a) Aumenta a sua velocidade máxima. b) Aumenta o afundamento. c) Aumenta o planeio. d) Aumenta a Num parapente: a) O princípio físico do voo, tem por base o efeito de Vortex criado nos bordos marginais. b) A utilização repentina do acelerador (movimento brusco) ajuda a que a asa não perca muita altitude.

Leia mais

Exercícios para Aperfeiçoamento da Defesa Individual Homem-a-Homem

Exercícios para Aperfeiçoamento da Defesa Individual Homem-a-Homem Exercícios para Aperfeiçoamento da Defesa Individual Homem-a-Homem Pressionar a bola torna o drible e o passe mais difíceis, e aumenta as chances de ocorrer um erro do ataque. O objectivo principal é impedir

Leia mais

Física 1 Capítulo 7. Conservação de Energia.

Física 1 Capítulo 7. Conservação de Energia. Física Capítulo 7 Conservação de Energia http://fisica.ufjf.br/~sjfsato/fisica Trabalho (W) e a Variação da Energia Cinética f mv mv s = K =K f K i = W = F d i Força Conservativa Quando uma força é conservativa?

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES MÁQUINA DE COSTURA INDUSTRIAL RETA ELETRÔNICA DIRECT-DRIVE SS9000S-7-Y.

MANUAL DE INSTRUÇÕES MÁQUINA DE COSTURA INDUSTRIAL RETA ELETRÔNICA DIRECT-DRIVE SS9000S-7-Y. MANUAL DE INSTRUÇÕES MÁQUINA DE COSTURA INDUSTRIAL RETA ELETRÔNICA DIRECT-DRIVE SS9000S-7-Y www.sunspecial.net.br Lubrificação 1 Atenção: Desligar a máquina antes de iniciar o trabalho de manutenção para

Leia mais

Voleibol Atual Técnicas e Fundamentos do jogo. Percy Oncken

Voleibol Atual Técnicas e Fundamentos do jogo. Percy Oncken Voleibol Atual Técnicas e Fundamentos do jogo. Percy Oncken TÉCNICO CBV SAQUE POR CIMA - Sem SALTO Saque sem salto 1 a ensinar; Técnica geral será utilizada, nos saques com salto TRANSFERÊNCIA. POSTURA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FÍSICA E MATEMÁTICA Departamento de Física Disciplina: Física Básica II

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FÍSICA E MATEMÁTICA Departamento de Física Disciplina: Física Básica II UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FÍSICA E MATEMÁTICA Departamento de Física Disciplina: Física Básica II Perguntas: 1. A figura 1a mostra um instantâneo de uma onda que se propaga no sentido

Leia mais

Garantia Caderode. Abaixo segue quadro explicativo com algumas soluções imediatas para algumas situações mais frequentes: PROBLEMA CAUSA PROCEDIMENTO

Garantia Caderode. Abaixo segue quadro explicativo com algumas soluções imediatas para algumas situações mais frequentes: PROBLEMA CAUSA PROCEDIMENTO Parabéns! Parabéns você acaba de adquirir uma poltrona Caderode que é a única marca de móveis corporativos que orienta seus projetos e produtos para profissionais inquietos que buscam algo prático e acessível

Leia mais

(Pense num site bizurado.. auhae)

(Pense num site bizurado.. auhae) LISTA DE FÍSICA By Felipe Marambaia Q.1 (Miakishev) Dois carros movem-se com velocidades constantes v 1 e v 2 em estradas que se cruzam num ângulo. Determinar a grandeza e a direção da velocidade de um

Leia mais

Lista 12: Oscilações NOME:

Lista 12: Oscilações NOME: Lista 12: Oscilações NOME: Turma: Prof. : Matrícula: Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. ii. Ler os enunciados com atenção. iii. Responder a questão

Leia mais

Real power. Class 220

Real power. Class 220 t e s t e Por Leonardo Laleman Fotos Fernando Monteiro Boa de água A Real 220 surpreende tanto no espaço interno quanto na estabilidade que o novo casco passa. E não exige motorização potente Estilo esportivo

Leia mais

Manual técnico do Trekking de Regularidade.

Manual técnico do Trekking de Regularidade. Manual técnico do Trekking de Regularidade. 1. Introdução 2. Legenda 3. Planilha 4. Uso da Bússola 5. Calculando distâncias com o uso do passo. 6. Calculando tempo durante a prova 1. Introdução Este manual

Leia mais

Um pequeno caderno para trabalhos na escola e com a família. Para alunos com atraso mental moderado.

Um pequeno caderno para trabalhos na escola e com a família. Para alunos com atraso mental moderado. Um pequeno caderno para trabalhos na escola e com a família. Para alunos com atraso mental moderado. Objectivo: Ensinar cada aluno a vestir-se com peças de roupa que tenham diferentes formas para fechar:

Leia mais

Trabalho e Potência. Engenharia - Física Mecânica, Prof. Simões Trabalho e Potência. Nome: Turma: Identifique a melhor alternativa

Trabalho e Potência. Engenharia - Física Mecânica, Prof. Simões Trabalho e Potência. Nome: Turma: Identifique a melhor alternativa Engenharia - Física Mecânica, Prof. Simões Trabalho e Potência Nome: Turma: Trabalho e Potência Identifique a melhor alternativa 1. (U.F. PE) O gráfico da figura mostra a variação da intensidade da força

Leia mais

Lista de Exercícios - ONDAS I - Propagação, Interferência e Ondas Estacionárias. Prof: Álvaro Leonardi Ayala Filho

Lista de Exercícios - ONDAS I - Propagação, Interferência e Ondas Estacionárias. Prof: Álvaro Leonardi Ayala Filho UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FÍSICA E MATEMÁTICA Departamento de Física Disciplina: Física Básica II Lista de Exercícios - ONDAS I - Propagação, Interferência e Ondas Estacionárias. Prof:

Leia mais

1 - Instalação de um conjunto motorizado A - Prólogo 1 Colocar o receptor no canal de referência de um satélite 2 Ir a um menu DiSEqC 1.

1 - Instalação de um conjunto motorizado A - Prólogo 1 Colocar o receptor no canal de referência de um satélite 2 Ir a um menu DiSEqC 1. By @ moto 1 - Instalação de um conjunto motorizado A - Prólogo Este manual lhe indica como instalar um conjunto motorizado com o motor ref.450907. Esta instalação precisa várias operações, sobre o motor

Leia mais

Parte 2 - PF de Física I NOME: DRE Teste 1

Parte 2 - PF de Física I NOME: DRE Teste 1 Parte 2 - PF de Física I - 2016-2 NOME: DRE Teste 1 Nota Q1 Assinatura: Questão discursiva [4,0 pontos] Uma esfera homogênea de massa M e raio R parte do repouso e rola sem deslizar sobre uma rampa que

Leia mais

Mira TruGlo Micro-Brite Sight

Mira TruGlo Micro-Brite Sight Mira TruGlo Micro-Brite Sight Como estamos sempre a tentar melhorar o material, desta vez decidi substituir a mira que tinha montada. Pelo que li e pelas críticas que vi em alguns forums optei pela nova

Leia mais

VELAMAR 38. Ainda em forma

VELAMAR 38. Ainda em forma Rogério Piccinin Fotos Mozart Latorre VELAMAR 3 Ainda em forma A construção robusta, a capacidade de velejar rápido com ventos fracos e o projeto inovador para a época em que foi lançado, nos anos 0, garantiram

Leia mais

Clínica Deckers. Fisioterapia Exercícios Terapêuticos para o Ombro

Clínica Deckers. Fisioterapia Exercícios Terapêuticos para o Ombro Clínica Deckers Fisioterapia Exercícios Terapêuticos para o Ombro O QUE É Estes são alguns dos exercícios recomendados com mais freqüência para a terapia do ombro. Eles foram compilados para dar a você,

Leia mais

Instituto Meninos do Lago IMEL.

Instituto Meninos do Lago IMEL. Identificação: Itaipu Binacional Plano de aula n : 31 Data: 01/02/04/05 de Julho 2011. Giro Padrão Remonta (contra corrente). Trabalhar o giro de embarcação nas balizas contra corrente, com entradas paralelas.

Leia mais

Considerações acerca da Configuração

Considerações acerca da Configuração Considerações acerca da Configuração Existem considerações importantes que o projectista deve ter em conta quando define o arranjo inicial da aeronave; Estas considerações incluem aspectos aerodinâmicos,

Leia mais

Capítulo 4 Prescrição de exercícios aeróbios

Capítulo 4 Prescrição de exercícios aeróbios Capítulo 4 Prescrição de exercícios aeróbios Objetivos de aprendizagem: Ø Descrever a importância dos exercícios aeróbios Ø Descrever sua prescrição de exercícios aeróbios Ø Seguir sua prescrição de exercícios

Leia mais

Fórmula de cálculo do abono ANC 2016

Fórmula de cálculo do abono ANC 2016 Fórmula de cálculo do abono ANC 2016 1. Cálculo de medidas 1.1. Comprimento Adoptado ( Length) 1.1.1. O Comprimento de Fora a Fora CFF (LOA Length Overall) é definido como o comprimento total do barco

Leia mais

Planejamento. Brasileiro Optimist Flotilha. Iate Clube de Brasilia. Estreantes e Veteranos

Planejamento. Brasileiro Optimist Flotilha. Iate Clube de Brasilia. Estreantes e Veteranos Planejamento Brasileiro Optimist 2017 Flotilha Iate Clube de Brasilia Estreantes e Veteranos Campeonato Brasileiro Local: Vitória, ES Copa Brasil de Estreantes 2017 03 a 07 de janeiro de 2017 1º Aviso

Leia mais

A distância de segurança deve ser sempre a que me permita imobilizar o ciclomotor sem perigo de acidente. Certo. Errado.

A distância de segurança deve ser sempre a que me permita imobilizar o ciclomotor sem perigo de acidente. Certo. Errado. A distância de segurança deve ser sempre a que me permita imobilizar o ciclomotor sem perigo de acidente. A distância que devo guardar do ciclomotor depende: Da idade do veículo. Da potência do meu veículo.

Leia mais

PILATES SEM BLÁ-BLÁ-BLÁS ÍNDICE EM QUE ESTADO ME ENCONTRO! 2 O MUNDO MISTERIOSO DO PILATES 8 VAMOS LÁ! 18 QUERO MAIS! 50

PILATES SEM BLÁ-BLÁ-BLÁS ÍNDICE EM QUE ESTADO ME ENCONTRO! 2 O MUNDO MISTERIOSO DO PILATES 8 VAMOS LÁ! 18 QUERO MAIS! 50 PILATES SEM BLÁ-BLÁ-BLÁS ÍNDICE EM QUE ESTADO ME ENCONTRO! O MUNDO MISTERIOSO DO PILATES 8 VAMOS LÁ! 8 QUERO MAIS! 50 EM QUE ESTADO ME ENCONTRO! O PILATES AJUDA A REDESCOBRIR AS CAPACIDADES DE CONCENTRAÇÃO.

Leia mais

Conte conosco sempre e sinta-se a vontade para realizar quantos cursos desejar.

Conte conosco sempre e sinta-se a vontade para realizar quantos cursos desejar. Conte conosco sempre e sinta-se a vontade para realizar quantos cursos desejar. Sensibilizar os operadores de empilhadeira quanto a necessidade de neutralizar ao máximo a possibilidade de provocar acidentes.

Leia mais

FLAPS MINNKOTA. Melhora a economia de combustível navega em planeio a velocidades mais baixas e reduz o deslocamento.

FLAPS MINNKOTA. Melhora a economia de combustível navega em planeio a velocidades mais baixas e reduz o deslocamento. FLAPS MINNKOTA FLAPS - Sistema idêntico e que trabalha da mesma maneira que os flaps das asas dos aviões. Um dos benefícios obtidos é o facto do piloto ganhar controlo no comportamento e na estabilização

Leia mais

MANUAL DO TREINADOR NÍVEL I SALTO EM ALTURA COLCHÃO

MANUAL DO TREINADOR NÍVEL I SALTO EM ALTURA COLCHÃO SALTO EM ALTURA 1. Regras básicas do Salto em Altura FASQUIA POSTE COLCHÃO A prova do salto em altura disputa-se numa zona específica da pista de atletismo, e necessita de uma zona de balanço, um colchão

Leia mais

CursoBásicodevela. por: Augusto Elísio Lessa Veiga Filipe Martins Pinheiro Marcos Santoni Wiliams

CursoBásicodevela. por: Augusto Elísio Lessa Veiga Filipe Martins Pinheiro Marcos Santoni Wiliams CursoBásicodevela por: Augusto Elísio Lessa Veiga Filipe Martins Pinheiro Marcos Santoni Wiliams ii Departamento de Engenharia Naval Universidade Federal do Rio de Janeiro Atualizado em 20 de setembro

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Lista de Revisão Física 1. prof. Daniel Kroff e Daniela Szilard 17 de abril de 2015

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Lista de Revisão Física 1. prof. Daniel Kroff e Daniela Szilard 17 de abril de 2015 Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Lista de Revisão Física 1 prof. Daniel Kroff e Daniela Szilard 17 de abril de 2015 1. Uma partícula move-se em linha reta, partindo do repouso

Leia mais

Mecânica Geral. Apostila 5: Estática do Corpo Rígido. Professor Renan Faria

Mecânica Geral. Apostila 5: Estática do Corpo Rígido. Professor Renan Faria Mecânica Geral Apostila 5: Estática do Corpo Rígido Professor Renan Faria 1 Condições de Equilíbrio para Corpos Rígidos Para um corpo rígido estar em equilíbrio (estático ou dinâmico) é necessário duas

Leia mais

Tarefa 23 Professor William TRABALHO E ENERGIA

Tarefa 23 Professor William TRABALHO E ENERGIA 9º ano Física Tarefa 23 Professor William TRABALHO E ENERGIA 01. Um objeto de massa igual a 10 kg movimenta-se com velocidade de 2 m/s. Por causa da ação de uma força constante, esse objeto tem a sua velocidade

Leia mais

Yoga para combater a insônia A prática traz benefícios para o corpo e pode ser uma ótima terapia para reduzir o nível de estresse

Yoga para combater a insônia A prática traz benefícios para o corpo e pode ser uma ótima terapia para reduzir o nível de estresse Yoga para combater a insônia A prática traz benefícios para o corpo e pode ser uma ótima terapia para reduzir o nível de estresse Dificuldade para dormir, acordar no meio da madrugada, ficar rolando na

Leia mais

2. Descreva dois exemplos nos quais a força de atrito exercida sobre um corpo está na direção do movimento do corpo.

2. Descreva dois exemplos nos quais a força de atrito exercida sobre um corpo está na direção do movimento do corpo. Lista 6: Dinâmica I: Movimento Unidimensional Lista revisada pelo prof. Hisataki Ano: 2_2015 Importante: i. Ler com muita atenção o enunciado duas ou mais vezes. ii. Colocar em um diagrama o enunciado

Leia mais

Como ter um bumbum que TODO MUNDO Vai Notar! Você já quis melhorar o visual do seu bumbum? Você já quis ter um bumbum bonito, tonificado e atraente como o das modelos? Eu já, então eu desenvolvi uma forma

Leia mais

Detalhes técnicos. Bolinas. Leme Tanque de água de lastro na popa (tanques laterais) Tanque de água na proa Altura da mastreação Mastreação

Detalhes técnicos. Bolinas. Leme Tanque de água de lastro na popa (tanques laterais) Tanque de água na proa Altura da mastreação Mastreação Detalhes técnicos Comprimento do casco (ISO 666) Comprimento da linha d água (design) Comprimento total (incluindo o gurupés) Comprimento de boca (ISO 666) total Calado máximo até a quilha Peso do barco

Leia mais

Série criada para: Ciatalgia - piora flexão. Extensão do corpo de barriga para baixo - ADM Ativa / Mobilização

Série criada para: Ciatalgia - piora flexão. Extensão do corpo de barriga para baixo - ADM Ativa / Mobilização Lombar - Abdômen - Alongamento Em decúbito ventral coloque as mãos ao lado e empurre seu corpo para cima até sentir o alongamento. Extensão do corpo de barriga para baixo - ADM Ativa / Mobilização Deitado

Leia mais

MINICURSOS PARA ENSINO MÉDIO

MINICURSOS PARA ENSINO MÉDIO MINICURSOS PARA ENSINO MÉDIO Lista 5 - Trabalho e Energia Professor Lucas David 1. Um elétron se move de modo retilíneo com uma velocidade de 8 x 10 7 m/s. Sobre ele agem forças de origem gravitacional,

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Lista de Exercícios 2_2 BIMESTRE Nome: Nº Turma: 1 EM Profa Kelly Data: Conteúdo: Força elástica; Plano inclinado. 1 Uma criança desliza em um tobogã muito longo,

Leia mais

é maior (menor) do que zero. Assim, o multiplicador em (c) será maior se b 1 é grande (investimento é sensível à renda),

é maior (menor) do que zero. Assim, o multiplicador em (c) será maior se b 1 é grande (investimento é sensível à renda), EAE-06 Teoria Macroeconômica I Prof. Márcio I. Nakane Lista de Exercícios 3 IS - Gabarito. Blanchard, cap. 5, exercício, (a) O produto de equilíbrio é: = [ ][c c 0 c T + I + G] O multiplicador é [ ]. c

Leia mais

GINÁSTICA DE APARELHOS

GINÁSTICA DE APARELHOS GINÁSTICA DE APARELHOS Plinto O plinto é um aparelho utilizado para a realização de saltos tanto na posição transversal como longitudinal. Segurança: Deve-se verificar se a distância do trampolim ao aparelho

Leia mais

Manual de Ajustes. SAYL Chairs. Combinação perfeita entre design, engenharia e sustentabilidade

Manual de Ajustes. SAYL Chairs. Combinação perfeita entre design, engenharia e sustentabilidade Manual de Ajustes SAYL Chairs TM Combinação perfeita entre design, engenharia e sustentabilidade 3 VISÃO FRONTAL Obrigado por adquirir um produto Herman Miller. Com cada produto que criamos, o nosso objetivo

Leia mais

GUARDE ESTAS INSTRUÇÕES Página 1

GUARDE ESTAS INSTRUÇÕES Página 1 () 12 VOLT TROLLING MOTOR PORTUGUESE 7.5 X 10.3 09/21/2017 MOTOR PARA BOTES Modelo BM4212 AVISOS segura e compreensiva para os perigos envolvidos. a bateria. Desconecte os cabos antes de guardar. Desconecte

Leia mais

ILHAVELA - ESCOLA DE VELA OCEÂNICA. Compreendendo vento aparente Por Sergio Caetano

ILHAVELA - ESCOLA DE VELA OCEÂNICA. Compreendendo vento aparente Por Sergio Caetano Compreendendo vento aparente Por Sergio Caetano ILHAVELA - ESCOLA DE VELA OCEÂNICA Conscientes ou não, todos os velejadores se deparam com o conceito de vento aparente. Um conceito bastante simples, a

Leia mais

Táctica Básica de Pares Mistos

Táctica Básica de Pares Mistos Táctica Básica de Pares Mistos Táctica Definição de comportamento táctico desportivo O acto/comportamento táctico desportivo é definido pelo processo intelectual de solução dos problemas competitivos,

Leia mais

Dinâmica Circular Força Centrípeta

Dinâmica Circular Força Centrípeta Dinâmica Circular Força Centrípeta Quando um móvel realiza um MCU, a resultante das forças que atuam nesse móvel é radial CENTRÍPETA, ou seja, tem a direção do raio da curva e sentido para o centro. Globo

Leia mais