NOVAS TENDÊNCIAS PARA O SERVIÇO DE PROTESTOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "NOVAS TENDÊNCIAS PARA O SERVIÇO DE PROTESTOS"

Transcrição

1 NOVAS TENDÊNCIAS PARA O SERVIÇO DE PROTESTOS ESCOLA DE NOTÁRIOS E REGISTRADORES DO ESPIRITO SANTO 21/11/2015

2 AGENDA - PROTOCOLIZAÇÃO DE TÍTULOS E DOCUMENTOS DE DIVIDA - INTIMAÇÃO - PROCEDIMENTOS DE QUITAÇÃO, DESISTÊNCIA, ORDEM JUDICIAIS E PROTESTO - PROCEDIMENTOS ESPECIAIS - CERTIDÕES E INFORMAÇÕES

3 Protocolização OS TÍTULOS OU DOCUMENTOS DE DÍVIDA SÃO APRESENTADOS DIRETAMENTE NO PROTOCOLO DO SERVIÇO NOTARIAL APONTAMENTO ELETRÔNICO VIA CRA - PROTESTO ESPECIAL DIRETAMENTE PELO JUÍZO (artigo 517 NCPC) OS TÍTULOS OU DOCUMENTOS DE DÍVIDA PODERÃO SER PROTESTADOS A QUALQUER TEMPO, SALVO NO CASO DE PROTESTO NECESSÁRIO, CONFORME INDICADO NA LEGISLAÇÃO, NÃO CABE AO TABELIÃO INVESTIGAR A OCORRÊNCIA DE PRESCRIÇÃO OU CADUCIDADE(ART. 9º, DA LEI Nº 9.492/97).

4 PRAÇA DE PAGAMENTO O PROTESTO DEVE SER REGISTRADO NA PRAÇA DE PAGAMENTO OU LUGAR DO CUMPRIMENTO DA OBRIGAÇÃO. ART. 727 C.N. E 2 DO ART. 889 CC. QUANDO O TÍTULO OU DOCUMENTO DE DÍVIDA COM MAIS DE UM DEVEDOR COM DOMICÍLIOS DISTINTOS, O LOCAL DO REGISTRO DO PROTESTO PODERÁ SER DE QUALQUER UM DOS DEVEDORES. CHEQUE ART. 33 DA LEI Nº 7.357, ART. 6º DA LEI Nº E ART. 728 C.N.

5 PRINCÍPIOS TERRITORIALIDADE Significa que o Tabelião ou o Notário somente tem delegação para praticar atos dentro da sua competência territorial ou circunscrição territorial. Assim, os títulos ou documentos de dívida devem ser tirados na praça de pagamentos contida no título, ou no caso de quebra, o local do protesto se faz no principal estabelecimento do empresário (Art. 3º da Lei nº /2005), mesmo que a praça de pagamento contida no título ou documento de dívida seja diversa, e dos demais títulos ou documentos que não apresentam a indicação da praça para cumprimento da obrigação, o protesto será registrado na circunscrição territorial do tabelionato do domicílio do devedor para dar publicidade do ato registral (Exemplo: art. 48 da Lei nº /1985).

6 PROTOCOLIZAÇÃO Importante: O título ou documento de dívida que não declarar o lugar do pagamento, o protesto será lavrado no domicílio do devedor. Não havendo no título informação do domicílio do devedor, o protesto será registrado no domicílio do credor. Parágrafo único, Art. 727 C.N.

7 Apontamento do título com mais de 1 devedor; Caso não houver número nas Notas Promissórias que estiverem vinculadas nos contratos, deverá ser usado o número do contrato para o apontamento das Notas Promissórias, se nas Notas houver alguma expressão que exija o contrato para protestá-la é necessário sua apresentação, caso não haja nenhuma indicação deixar a Nota Promissória sem número) súmula 258 do STJ; Se consta a identificação do devedor: NOTAS - No ato de apresentação, será solicitado ao apresentante do título ou documento de dívida, as informações necessárias a respeito do devedor, cabendo ressaltar, que os dados fornecidos pelo apresentante são de sua responsabilidade. Acompanhamento do processo pelo site com protocolo e chave de acesso;

8 NOTAS Contratos e demais comprovantes se apresentados por cópias, estas deverão ser autenticadas (Quando anexo); Todos os títulos devem ter endereço completo com CEP; O prazo para ajuizamento de ação monitoria em face do emitente do cheque ou da nota promissória sem força executiva é quinquenal, a contar do dia seguinte a data de emissão do estampada no cheque ( Súmula 503 STJ ), e a contar do dia seguinte ao vencimento do titulo ( Súmula 504 STJ ).

9 Protocolização LEGALIDADE Significa que os atos praticados no tabelionato de protesto decorrem de lei (Decreto nº /1908, Decreto nº /1966, Lei nº /1968, Lei nº /1985, Lei nº /1994, Lei nº /1997, Lei nº /2000, Lei nº /2005 entre outras). Tem origem no Estado de Direito, garantindo direitos e deveres individuais e coletivos, com base no artigo 5º, II, da Constituição Federal, ou seja, ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei. Sendo assim, os oficiais de registro e os tabeliães devem observar as legislações e normas no exercício de suas funções.

10 Protocolização O protesto por falta de pagamento. O protesto visa: Marco inicial para a cobrança de juros, taxas e correção monetária sobre o valor do título, quando não houver prazo assinado (art. 40 da Lei nº /1997 e art. 397, parágrafo único, do CC); Marco para fixação do termo legal de falência (art. 99, II, da Lei nº /2005); Requerer a falência do empresário e/ ou sociedade empresária, positivando a sua impontualidade (art. 94, I da Lei nº /2005);

11 Dirimir conflitos na esfera judicial; Interromper a prescrição da ação cambial, isto é, o direito de cobrar por ação executiva o valor da obrigação (art. 202, III, do CC); Apresentar como lançamento de lucros e perdas da empresa (art. 9º da Lei nº /1996, decreto nº /1999 e artigos 340 e 341 do Regulamento do Imposto de Renda de 1999); Pressuposto para execução de alimentos quando houver sentença transitado em julgado (art., NCPC)

12 PRINCÍPIOS GERAIS DOS TÍTULOS DE CRÉDITO Literalidade Cartularidade Autonomia Legalidade

13 CHEQUE O cheque deve conter os requisitos essenciais expressos no art. 1º da Lei nº /1985. OBS.: A importância será declarada por extenso e em algarismos, prevalecendo à primeira em caso de divergência, entretanto indicada mais de uma vez quer por extenso quer em algarismo prevalece no caso de divergência à indicação da menor quantia (Art. 12 da Lei de Cheque). OBS.: Art. 32 (O cheque é pagável a vista. Considera-se não escrita qualquer menção em contrário.) OBS.: Art. 37 (a morte do emitente não invalida o cheque).

14 PROVIMENTO Nº 30 CNJ - CHEQUE Art. 2º. É vedado o protesto de cheques devolvidos pelo banco sacado por motivo de furto, roubo ou extravio de folhas ou talonários, ou por fraude, nos casos dos motivos números 20, 25, 28, 30 e 35, da Resolução 1.682, de , da Circular 2.313, de , da Circular 3.050, de , e da Circular 3.535, de 16 de maio de 2011, do Banco Central do Brasil, desde que os títulos não tenham circulado por meio de endosso, nem estejam garantidos por aval. Art. 3º. Quando o cheque for apresentado para protesto mais de um ano após sua emissão será obrigatória a comprovação, pelo apresentante, do endereço do emitente.

15 NOTA PROMISSÓRIA (Decreto nº , de 31/12/1908 e Decreto nº , de 24/01/1966): É uma cambial. Encerra uma promessa de pagamento. Como cambial que é, a obrigação nela contida é literal, vale dizer, o que houver sido declarado na promissória deve ser respeitada como tal. É permitido seu endosso ficando o signatário solidariamente responsável pela obrigação (GARCIA, 1981, p. 37).

16 DUPLICATA DE VENDA MERCANTIL

17 DUPLICATA DE VENDA MERCANTIL (Lei nº , de , alterada pelo Decreto-lei nº. 436, de e Lei nº , de ): A duplicata mercantil é título causal, pressupõe a existência de uma efetiva operação de compra e venda de mercadoria, as quais deve ter sido entregue simbólica ou realmente. Depende, depois da causa que o gerou. Comporta uma ou mais vias e, por sua natureza causal não pode ser emitida ao portador (GARCIA, 1981, p. 44). Requisitos formais e essenciais: 1. A denominação duplicata, o nome e o endereço do devedor e do credor, a emissão, o vencimento, o valor e o nº. de ordem (art. 2º, parágrafo 1º, da Lei nº /1968); 2. Assinatura do emitente e 3. Simples declaração do apresentante/portador do título ( Parágrafo 1º, artigo 734 CN ).

18 DUPLICATA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

19 DUPLICATA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS Requisitos formais e essenciais A denominação duplicata, o nome e o endereço do devedor e do credor, a emissão, o vencimento, o valor e o nº. de ordem (art. 2º, parágrafo 1º, da Lei nº /1968); Aceite e data (na falta deste, ver item 03); Simples declaração do apresentante/portador do título ( Parágrafo 1º, artigo 734 CN ).

20 ANOTAÇÕES O protesto é necessário nas duplicatas ou triplicatas sem aceite para a ação de execução judicial (Art.15 Lei n 6.458, 1/11/1977) e na declaração de falência ( Art. 94 inc. II da Lei Nº de 09/02/2005). Protesto necessário para direito de regresso contra endossantes e respectivos avalistas: Prazo: 30 dias, a contar do vencimento, devendo o título ser apresentado no tabelionato, na praça constante para pagamento.

21 ENDOSSO Mandato / Delegação Transferência dos poderes de procurador ao endossatário mandatário, realizada com a cláusula por procuração. Transfere os poderes cambiais do título, menos à propriedade. Translativo É aquele em que se opera uma completa transferência do título de crédito ou do documento a ordem ao endossatário. OBS: Os endossantes pelo valor. OBS: Cheque só pode ser endossado uma única vez.

22 ANOTAÇÕES Prescrição - perda do direito em razão da inércia de seu titular e decurso de tempo. Prazo de Prescrição para execução: - DM, DPS, NP e LC: 03 anos a partir da data do vencimento. - Cheque: 06 meses a partir da data da apresentação.

23 LEI Nº DE Cédula de Crédito Bancário, Cédula de Crédito Bancário por Indicação, Letra de Crédito Imobiliário LEI Nº DE Certificado de Depósito Agropecuário, Warrant Agropecuário

24 ANOTAÇÕES Aval - usado nos títulos de créditos (artigos 897 a 900 do CC) toda vez que o avalista for casado é necessário a outorga uxória (inc. III, art. 1647CC). Não existe o aval parcial (par. Único do art. 897). Os avais sobrepostos são simultâneos, é possível cobrar de qualquer avalista.

25 CARTA DE CRÉDITO Requisitos: I Data da Autuação, II Qualificação das partes, IV Sentença com valor, V Transito em julgado. A certidão do Juízo processante com menção do trânsito em julgado, Contendo: ou Qualificação de credor e devedor (Nome completo ou razão social e CPF ou CNPJ): Valor do título; Nº do processo; Qualificação do juízo; EX: 4ª Vara Cível de Serra. OBS: Endereço do devedor para entrega da intimação no protocolo. OBS 2: Obrigações alimentares (Art do NCPC)

26 CONTRATOS DE CÂMBIO O contrato de câmbio desde que protestado por oficial competente para protesto de títulos, constitui instrumento bastante para requerer ação executiva (art. 75 da lei nº de alterada pela lei nº 9.450/97 e circular de 13/01/2005 MF). Protesto Necessário O apontamento pode ser realizado de forma eletrônica, assinado digitalmente usando o padrão da ICP Brasil (medida provisória 2200, valido ao tempo do ato)

27 DOCUMENTOS DE DÍVIDA Documentos de dívida são aqueles oriundos de qualquer obrigação creditícia, deve ter forma escrita e conter nome ou razão social das partes, CPF ou CNPJ e endereço, valor da obrigação, data de vencimento e espécie. O local, data de emissão e testemunhas. Exemplos: - Cota Condominial - Contrato de aluguel (com protesto do avalista no ES) - Certidão da dívida ativa.

28 ANOTAÇÕES Fiança - usado nos títulos de crédito e contratos (artigo 1.647, inc. III do CC) toda vez que o fiador for casado é necessário a outorga uxória.

29 PROCEDIMENTOS ESPECIAIS PROTESTO PELO SALDO DO VALOR DO TÍTULO OU DOCUMENTO DE DÍVIDA Quaisquer título ou documento de dívida parcialmente pago podem ser protestados pelo saldo. O valor parcial deverá constar expressamente no título ou documento de dívida, assinado e datado pelo credor. Quando não houver espaço no documento para informação do valor parcial a ser pago, deverá vir acompanhado de requerimento constando além do valor do saldo os dados do título e do credor.

30 PROCEDIMENTOS ESPECIAIS CORREÇÃO DO VALOR DO TÍTULO OU DOCUMENTO DE DÍVIDA Nos títulos ou documentos de dívida sujeitos a qualquer tipo de correção, o valor para pagamento deverá ser indicado pelo credor/apresentante e sua conversão vigorante no dia da apresentação para protocolização. Como se observa os artigos 11 e 40 da Lei nº 9.492/97 e o artigo 397 parágrafo único da Lei nº /02 A mora se constitui mediante interpelação extrajudicial, não havendo termo inicial expresso.

31 PROCEDIMENTOS ESPECIAIS Baseando-se na responsabilidade civil, criminal e administrativa contidas no artigo 38 da Lei nº 9.492/97 e artigo 22 a 24 e parágrafo único da Lei nº 8.935/94. (competência para promover a ação de responsabilidade civil é do local da serventia - NCPC) Cabe portanto ao credor fornecer os cálculos da correção do título e ou documento de dívida em forma de planilha ou extrato datado e assinado pelo mesmo. Sendo quitado, será entregue ao devedor o título ou documento de dívida, quando se tratar de parcelas finais, ou quando se tratar de parcelas intermediárias, será entregue recibo referente ao valor pago.

32 SUSTAÇÃO JUDICIAL Susta-se o protesto ainda não tirado, e cancela-se aquele já consumado. A lavratura do instrumento de protesto é o divisor de águas entre o cabimento de um medida ou outra, não se dá sustação de protesto já lavrado nem se cancela ato ainda não praticado (protesto de títulos procedimentos incidentes, Rubem Garcia). Suspensão do Efeitos do Protesto. Ofício - Circular 111/ /12/1993 OBS: O oficio deve ser enviado pelo malote digital.

33 PROTESTO FALIMENTAR Art. 3º - Principal Estabelecimento; Art. 94, inc. I 1º e 3º - Pedido de Falência; Art. 96, inc. I à VI - Instrumento de Protesto; Art. 98, único - Registro de Protesto; Art. 99, inc. II e inc. X, Único termo legal e Edital;

34 NOTAS: PROTESTO FALIMENTAR A decretação de falência é de competência da justiça estadual. Empresa Pública e Sociedade de Economia mista não podem falir (art. 2ª inc. I); Ações Trabalhistas, de Obrigações de Fazer ou Não Fazer, Execuções Fiscais dentre outras não são suspensas com a declaração da falência (art. 6º da lei); Empresa falida não pode ser protestada; O protesto de titulo de empresa em recuperação judicial, transforma-se em falência; Fazer anotação no indicador pessoal no momento da recepção dos ofícios de recuperação/falência.

35 CANCELAMENTO DE PROTESTO A averbação de cancelamento de protesto pode ocorrer diretamente no tabelionato através de: - Carta de anuência; - Titulo original protestado; - Instrumento original; - Ordem judicial transitada em julgado; Pode ocorrer através do CRA NOTAS A solicitação pode ser realizada através de webservice Acompanhamento do processo pelo site

36 CERTIDÕES E INFORMAÇÕES Solicitadas as certidões devem ser expedidas no prazo máximo de 01 dia útil, que abrangerão o período mínimo dos cinco anos anteriores, contados da data do requerimento. Salvo quando se tratar de Protesto específico, quando serão fornecidas certidões de registros de protestos cancelados ou não, conforme requerimento do próprio devedor ou por ordem judicial, pode ainda, o devedor requerer certidão de título específico protestado ou não (lembrando que caso o devedor tenha outros protestos além daquele requerido, o escrevente deve constar a quantidade dos títulos ou documentos de dívidas protestados).

37 CERTIDÕES E INFORMAÇÕES Importante: As certidões solicitadas ao tabelionato de protesto, por loteador ou para formar documentação de registro de loteamento deve ser emitida com o período mínimo de 10 anos. O requerimento poderá ser feito diretamente no protocolo de um dos Tabelionatos; ou correio ou através do site Acompanhamento do pedido pelo site do próprio tabelionato, Uso de formulário de segurança, Uso de modelo padrão de certidão, É possível emitir certidão: títulos e documentos; editais; intimações e carta de anuência.

38 CERTIDÕES E INFORMAÇÕES Dados necessários para solicitação de certidões de Pessoas Jurídicas: Nome completo (sem abreviação) e documento de identificação do requerente; Razão Social completa, número do CNPJ e endereço (facultativo) da Empresa. Cabe ao requerente da certidão fornecer esses dados supra mencionados, sob pena de recusa do requerimento (art. 27, 1º, da lei nº 9.492). Quando for o caso, deve ser noticiado na certidão a recuperação/falência em andamento.

39 CERTIDÕES E INFORMAÇÕES Sempre que a homonímia puder ser verificada pelo confronto dos documentos de identificação (carteira de identidade civil, militar ou profissional, CPF ou carteira de trabalho e comprovante de residência), o escrevente dará a certidão negativa. É por esse motivo que as informações facultativas são importantes, elas facilitam a emissão das certidões. Havendo registro de protesto que vincule a sociedade simples em nome próprio a pessoa física, será fornecida certidão positiva de protesto, visto que a sociedade simples em nome próprio é uma ficção jurídica e portanto, seu proprietário sempre responderá pelas obrigações. Art. 27 da Lei nº e art. 823 C.N.

40 MAPA DA PROCESS0S

41 SISTEMA DE GESTÃO - Sistema de segurança da informação; - Sistema de segurança predial com controle de pessoas; - Controle dos processos e das informações; - Documentação dos processos e manual de boas praticas; - Codigo de ética, saúde e segurança dos colaboradores

42 SISTEMA DE GESTÃO - Programas de responsabilidade social a ambiental - Implantação de AC Notarial para comercialização de certificado digital - Implantação de site institucional; - Certificação da ABNT - Digitalização de forma estruturada do acervo documental

43 Obrigado pela atenção! Visite os sites:

O protesto é um direito do credor decorrente do descumprimento, pelo devedor, da obrigação de lhe pagar determinada quantia em dinheiro.

O protesto é um direito do credor decorrente do descumprimento, pelo devedor, da obrigação de lhe pagar determinada quantia em dinheiro. O protesto é um direito do credor decorrente do descumprimento, pelo devedor, da obrigação de lhe pagar determinada quantia em dinheiro. O que é o protesto? É o ato pelo qual se prova a inadimplência

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO. Aula 09 Planejamento Empresarial Através de Títulos de Crédito

PÓS GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO. Aula 09 Planejamento Empresarial Através de Títulos de Crédito PÓS GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO Aula 09 Planejamento Empresarial Através de Títulos de Crédito Professor Doutor: Rogério Martir Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado Especializado

Leia mais

Direito Empresarial EXTENSIVO Professora: Priscilla Menezes. om.br

Direito Empresarial EXTENSIVO Professora: Priscilla Menezes.   om.br Direito Empresarial EXTENSIVO Professora: Priscilla Menezes www.masterjuris.c om.br Art. 1º, Lei n. 9.492/97. Protesto é o ato formal e solene pelo qual se prova a inadimplência e o descumprimento de obrigação

Leia mais

Documentos Exigidos para o cancelamento do título ou documento de dívida:

Documentos Exigidos para o cancelamento do título ou documento de dívida: DICAS PARA PROTESTAR O protesto de títulos ou documentos de dívidas deve ser solicitado no Cartório de Distribuição. Em Brasília, a entrega do documento para protesto deve ser feita no Cartório Ruy Barbosa

Leia mais

PROVIMENTO Nº CGJ-05/ O DESEMBARGADOR JOÃO PINHEIRO, CORREGEDOR GERAL DA JUSTIÇA DO ESTADO DA BAHIA, no uso de suas atribuições,

PROVIMENTO Nº CGJ-05/ O DESEMBARGADOR JOÃO PINHEIRO, CORREGEDOR GERAL DA JUSTIÇA DO ESTADO DA BAHIA, no uso de suas atribuições, PROVIMENTO Nº CGJ-05/ 2007 Autoriza o apontamento dos títulos que indica, no âmbito da Central de Protesto de Títulos e Documentos da capital e dos Tabelionatos de Protesto de Títulos e Documentos de todo

Leia mais

CODIGO DE NORMAS PARTE ESPECÍFICA DE PROTESTO ASPECTOS IMPORTANTES

CODIGO DE NORMAS PARTE ESPECÍFICA DE PROTESTO ASPECTOS IMPORTANTES CODIGO DE NORMAS PARTE ESPECÍFICA DE PROTESTO ASPECTOS IMPORTANTES PODERÃO SER LEVADOS A PROTESTO TÍTULOS OUTROS DOCUMENTOS DE DÍVIDA DA DISTRIBUIÇÃO, RECEPÇÃO E PROTOCOLIZAÇÃO Valor a ser protestado diferente

Leia mais

Instituições de Direito Público e Privado. Parte XII Notas Promissórias e Duplicatas

Instituições de Direito Público e Privado. Parte XII Notas Promissórias e Duplicatas Instituições de Direito Público e Privado Parte XII Notas Promissórias e Duplicatas 1. Títulos de Crédito Conceito e Generalidades Título de Crédito é um documento necessário para o exercício do direito

Leia mais

PROVIMENTO Nº 30. O CORREGEDOR NACIONAL DE JUSTIÇA, Ministro Francisco Falcão, no uso de suas atribuições legais e constitucionais;

PROVIMENTO Nº 30. O CORREGEDOR NACIONAL DE JUSTIÇA, Ministro Francisco Falcão, no uso de suas atribuições legais e constitucionais; PROVIMENTO Nº 30 Disciplina a recepção e protesto de cheques, nas hipóteses que relaciona, visando coibir fraudes que possam acarretar prejuízos aos devedores ou a terceiros O CORREGEDOR NACIONAL DE JUSTIÇA,

Leia mais

DUPLICATA Lei n /68. Título de crédito causal, facultativamente emitido pelo vendedor com base em fatura representativa de compra e venda

DUPLICATA Lei n /68. Título de crédito causal, facultativamente emitido pelo vendedor com base em fatura representativa de compra e venda DUPLICATA Lei n. 5.474/68 Título de crédito causal, facultativamente emitido pelo vendedor com base em fatura representativa de compra e venda Estrutura Clássica SACADOR SACADO Emitido pelo credor ou

Leia mais

Caio de Oliveira Desiderio

Caio de Oliveira Desiderio Caio de Oliveira Desiderio Fatura Documento descritivo da compra e venda mercantil ou da prestação de serviços que contém a indicação da quantidade, qualidade e preço do produto ou serviço. É obrigatória

Leia mais

Artigo 1º - Revogar os itens , , e do Capítulo 5, da seção 2 da CNGCE.

Artigo 1º - Revogar os itens , , e do Capítulo 5, da seção 2 da CNGCE. PROVIMENTO Nº 35/2013 CGJ O CORREGEDOR-GERAL DA JUSTIÇA no uso das atribuições legais, previstas nos artigos 31 a 39, alínea c, do Código de Organização e Divisão Judiciárias do Estado de Mato Grosso COJE;

Leia mais

Sumário NOTA DO AUTOR PARTE GERAL TEORIA GERAL DOS TÍTULOS DE CRÉDITO

Sumário NOTA DO AUTOR PARTE GERAL TEORIA GERAL DOS TÍTULOS DE CRÉDITO Sumário NOTA DO AUTOR PARTE GERAL TEORIA GERAL DOS TÍTULOS DE CRÉDITO 1 ASPECTOS CONCEITUAIS 1 Crédito 2 Título 3 Outros títulos 4 Cambiaridade 5 Emissão e seus efeitos 5.1 Princípio da incorporação 6

Leia mais

Direito Empresarial

Direito Empresarial www.uniestudos.com.br Direito Empresarial Helder Goes Professor de Direito Empresarial do Universo de Estudos Advogado e Consultor Jurídico Graduado em Direito pela Universidade Tiradentes Especialista

Leia mais

TEORIA GERAL DOS TÍTULOS DE CRÉDITO

TEORIA GERAL DOS TÍTULOS DE CRÉDITO TEORIA GERAL DOS TÍTULOS DE CRÉDITO 1 Conceito Segundo Cesare Vivante: documento necessário para o exercício do direito, literal e autônomo, nele mencionado. 2 Princípios Cartularidade Literalidade Autonomia

Leia mais

Do saque, ou seja, da emissão da letra de câmbio, decorre o surgimento de três situações jurídicas distintas:

Do saque, ou seja, da emissão da letra de câmbio, decorre o surgimento de três situações jurídicas distintas: Direito Empresarial II 6º Semestre CURSO: DIREITO LETRA DE CÂMBIO HISTÓRICO DA LETRA DE CÂMBIO A Letra de Câmbio é uma ordem de pagamento. Do saque, ou seja, da emissão da letra de câmbio, decorre o surgimento

Leia mais

Outros documentos por espécies de títulos e outros documentos de dívida protestáveis:

Outros documentos por espécies de títulos e outros documentos de dívida protestáveis: Outros documentos por espécies de títulos e outros documentos de dívida protestáveis: 10.1 Cédula de Crédito Bancário (CCB): somente o original da única via negociável, acompanhada de uma planilha que

Leia mais

Letra de Câmbio, Duplicata, Cheque e Nota Promissória. José Rodrigo Dorneles Vieira

Letra de Câmbio, Duplicata, Cheque e Nota Promissória. José Rodrigo Dorneles Vieira Letra de Câmbio, Duplicata, Cheque e Nota Promissória José Rodrigo Dorneles Vieira jrodrigo@portoweb.com.br Cesare Vivante: Documento necessário para o exercício do direito literal e autônomo nele mencionado.

Leia mais

PARTE GERAL TEORIA GERAL DOS TÍTULOS DE CRÉDITO

PARTE GERAL TEORIA GERAL DOS TÍTULOS DE CRÉDITO PARTE GERAL TEORIA GERAL DOS TÍTULOS DE CRÉDITO 1 ASPECTOS CONCEITUAIS 1 Crédito 2 Título 3 Outros títulos 4 Cambiaridade 5 Emissão e seus efeitos 5.1 Princípio da incorporação 6 Obrigações representáveis

Leia mais

HISTÓRIA TÍTULO ESSENCIALMENTE BRASILEIRO

HISTÓRIA TÍTULO ESSENCIALMENTE BRASILEIRO DUPLICATA HISTÓRIA TÍTULO ESSENCIALMENTE BRASILEIRO CÓDIGO COMERCIAL DE 1850 (art. 219) = exigia a emissão de FATURA na venda mercantil a prazo que era emitida em 2 vias: uma ficava com o vendedor e outra

Leia mais

DA RECEPÇÃO E DA PROTOCOLIZAÇÃO DOS TÍTULOS (SEÇÃO III DO CAPÍTULO XV DAS NORMAS DE SERVIÇO DA CORREGEDORIA GERAL DA JUSTIÇA SÃO PAULO

DA RECEPÇÃO E DA PROTOCOLIZAÇÃO DOS TÍTULOS (SEÇÃO III DO CAPÍTULO XV DAS NORMAS DE SERVIÇO DA CORREGEDORIA GERAL DA JUSTIÇA SÃO PAULO DA RECEPÇÃO E DA PROTOCOLIZAÇÃO DOS TÍTULOS (SEÇÃO III DO CAPÍTULO XV DAS NORMAS DE SERVIÇO DA CORREGEDORIA GERAL DA JUSTIÇA SÃO PAULO 16. Na qualificação dos títulos e outros documentos de dívida apresentados

Leia mais

Cheque administrativo ou cheque bancário ou cheque tesouraria (art.9º, III)

Cheque administrativo ou cheque bancário ou cheque tesouraria (art.9º, III) 1 Títulos de Crédito Sala 207 UNIP Títulos de Crédito VIII 29 de outubro Modalidades de Cheque Cheque visado (art.7º) - é o cheque em que o banco sacado a pedido do emitente ou do portador legitimado,

Leia mais

DUPLICATA MERCANTIL. Partes: Com efeito, se alguém efetua a venda a prazo, pode emitir uma duplicata O vendedor será o adquirente. Natureza Jurídica:

DUPLICATA MERCANTIL. Partes: Com efeito, se alguém efetua a venda a prazo, pode emitir uma duplicata O vendedor será o adquirente. Natureza Jurídica: DUPLICATA MERCANTIL A DUPLICATA MERCANTIL É TITULO DE CRÉDITO CRIADO PELO DIREITO BRASILEIRO. A emissão da duplicata foi disciplina pela Lei 5474/68 O termo duplicata não pode ser interpretado ao Pé da

Leia mais

Apresentação para pagamento da letra à vista sem designação de prazo (art. 21 do

Apresentação para pagamento da letra à vista sem designação de prazo (art. 21 do PRINCIPAIS PRAZOS NOS DECRETOS N os 2.044, DE 31-12-1908 (Lei da Letra de Câmbio e da Nota Promissória) E 57.663, DE 24-1-1966 (Lei Uniforme em Matéria de Letras de Câmbio e Notas Promissórias) Ação por

Leia mais

NOTA PROMISSÓRIA 11.1 NOÇÃO

NOTA PROMISSÓRIA 11.1 NOÇÃO 11 NOTA 11.1 NOÇÃO Enquanto a letra de câmbio é uma ordem de pagamento, porque através dela o signatário (sacador) do título requisita a uma pessoa (sacado) o pagamento de uma soma, a nota promissória

Leia mais

Súmulas - STF e STJ Direito Empresarial

Súmulas - STF e STJ Direito Empresarial 1 CONTRATOS BANCÁRIOS Súmula 530 STJ: Nos contratos bancários, na impossibilidade de comprovar a taxa de juros efetivamente contratada por ausência de pactuação ou pela falta de juntada do instrumento

Leia mais

Curso de Legislação Societária. Profa. Dra. Silvia Mara Novaes Sousa Bertani - silviabertani.com -

Curso de Legislação Societária. Profa. Dra. Silvia Mara Novaes Sousa Bertani - silviabertani.com - Curso de Legislação Societária TÍTULOS DE CRÉDITO Esta Foto de Autor Desconhecido está licenciado em CC BY-NC- ND Título de crédito documento necessário ao exercício do direito literal e autônomo nele

Leia mais

Sumário PARTE GERAL TEORIA GERAL DOS TÍTULOS DE CRÉDITO

Sumário PARTE GERAL TEORIA GERAL DOS TÍTULOS DE CRÉDITO PARTE GERAL TEORIA GERAL DOS TÍTULOS DE CRÉDITO 1 ASPECTOS CONCEITUAIS... 3 1 Crédito... 3 2 Título... 4 3 Outros títulos... 5 4 Cambiaridade... 7 5 Emissão e seus efeitos... 9 5.1 Princípio da incorporação...

Leia mais

CONHEÇA AS PRINCIPAIS ALTERAÇÕES E INOVAÇÕES TRAZIDAS PELO CÓDIGO DE NORMAS PARA O INSTITUTO DO PROTESTO EXTRAJUDICIAL

CONHEÇA AS PRINCIPAIS ALTERAÇÕES E INOVAÇÕES TRAZIDAS PELO CÓDIGO DE NORMAS PARA O INSTITUTO DO PROTESTO EXTRAJUDICIAL CONHEÇA AS PRINCIPAIS ALTERAÇÕES E INOVAÇÕES TRAZIDAS PELO CÓDIGO DE NORMAS PARA O INSTITUTO DO PROTESTO EXTRAJUDICIAL 1 APRESENTAÇÃO Há muito tempo se esperava um documento normatizador para o Serviço

Leia mais

Edição nº 174/2015 Brasília - DF, terça-feira, 29 de setembro de Corregedoria PORTARIA Nº 19, DE 28 DE SETEMBRO DE 2015.

Edição nº 174/2015 Brasília - DF, terça-feira, 29 de setembro de Corregedoria PORTARIA Nº 19, DE 28 DE SETEMBRO DE 2015. Corregedoria PORTARIA Nº 19, DE 28 DE SETEMBRO DE 2015. Designação da Juíza Soníria Rocha Campos D?Assunção, para exercer a Coordenação do Programa Nacional de Governança Diferenciada das Execuções Fiscais,

Leia mais

CURSO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL NAS ATIVIDADES NOTARIAIS E REGISTRAIS EAD. DISCIPLINA: Protesto De Títulos. PROFESSORES: Carlos Londe

CURSO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL NAS ATIVIDADES NOTARIAIS E REGISTRAIS EAD. DISCIPLINA: Protesto De Títulos. PROFESSORES: Carlos Londe CURSO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL NAS ATIVIDADES NOTARIAIS E REGISTRAIS EAD DISCIPLINA: Protesto De Títulos PROFESSORES: Carlos Londe Nome: Nº de Identidade: Reescreva a frase: Atesto para os devidos

Leia mais

Aula 44. Duplicata (parte I) Observação: os títulos de crédito podem ser classificados em abstratos ou causais.

Aula 44. Duplicata (parte I) Observação: os títulos de crédito podem ser classificados em abstratos ou causais. Página1 Curso/Disciplina: Direito Empresarial Objetivo Aula: Direito Empresarial Objetivo - 44 Professor (a): Priscila Menezes Monitor (a): Caroline Gama Aula 44 Duplicata (parte I) 1. Conceito É um título

Leia mais

ATOS CAMBIÁRIOS. PAGAMENTO forma usual de extinção de obrigação cambial

ATOS CAMBIÁRIOS. PAGAMENTO forma usual de extinção de obrigação cambial ATOS CAMBIÁRIOS ATOS CAMBIÁRIOS VENCIMENTO data em que o título se torna exigível PAGAMENTO forma usual de extinção de obrigação cambial PROTESTO ato extrajudicial pelo qual o credor prova a falta de aceite

Leia mais

HISTÓRIA TÍTULO ESSENCIALMENTE BRASILEIRO

HISTÓRIA TÍTULO ESSENCIALMENTE BRASILEIRO DUPLICATA HISTÓRIA TÍTULO ESSENCIALMENTE BRASILEIRO CÓDIGO COMERCIAL DE 1850 (art. 219) = exigia a emissão de fatura na venda mercantil a prazo 1914 - Lei Orçamentária n. 1919 criou o imposto sobre vendas

Leia mais

Conhecimentos Bancários

Conhecimentos Bancários Conhecimentos Bancários Cheque Professor Lucas Silva Conhecimentos Bancários Aula XX CHEQUES CARACTERÍSTICAS BÁSICAS O cheque é uma ordem de pagamento à vista, porque deve ser pago no momento de sua apresentação

Leia mais

PROVIMENTO Nº 12/2015

PROVIMENTO Nº 12/2015 PROVIMENTO Nº 12/2015 Dispõe sobre o protesto de Certidões de Dívidas Judiciais e dá outras providências. A Corregedora-Geral da Justiça, Desembargadora Regina Ferrari, no uso de suas atribuições legais

Leia mais

VENCIMENTO PROTESTO EMISSÃO (SAQUE) ATOS EXCLUSIVOS ENDOSSO AVAL

VENCIMENTO PROTESTO EMISSÃO (SAQUE) ATOS EXCLUSIVOS ENDOSSO AVAL ATOS CAMBIÁRIOS VENCIMENTO ATOS COMUNS PAGAMENTO PROTESTO EMISSÃO (SAQUE) ATOS EXCLUSIVOS ACEITE ENDOSSO AVAL VENCIMENTO data em que o título se torna exigível PAGAMENTO forma usual de extinção de obrigação

Leia mais

Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: LEI Nº 9.492, DE 10 DE SETEMBRO DE 1997. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Define competência, regulamenta os serviços concernentes ao protesto de títulos e outros documentos de dívida e dá outras providências.

Leia mais

CURSO Delegado de Polícia Civil do Estado do Pará Nº 04. Títulos de Crédito

CURSO Delegado de Polícia Civil do Estado do Pará Nº 04. Títulos de Crédito CURSO Delegado de Polícia Civil do Estado do Pará Nº 04 DATA 05/07/2016 DISCIPLINA Empresarial PROFESSOR José Humberto Souto Júnior MONITOR Thaís da Mata AULA 04 - Títulos de Crédito (Cheque, Duplicata

Leia mais

LEI N DE 10 DE SETEMBRO DE 1997

LEI N DE 10 DE SETEMBRO DE 1997 LEI N 9.492 - DE 10 DE SETEMBRO DE 1997 Define competência, regulamenta os serviços concernentes ao protesto de títulos e outros documentos de dívida e dá outras providências. O P R E S I D E N T E DA

Leia mais

Duplicata Aulas 30 a 32

Duplicata Aulas 30 a 32 Duplicata Aulas 30 a 32 1. NORMATIZAÇÃO: O regime cambial das duplicatas é norteado pela Lei 5.474/68 (doravante, LD, e a menção de artigo sem a indicação da Lei, significará referência à LD). Decreto-lei

Leia mais

2) Com relação às sociedades personificadas e não personificadas, assinale a

2) Com relação às sociedades personificadas e não personificadas, assinale a SIMULADO - MARATONA 1) Assinale a alternativa INCORRETA : a) a empresa tem natureza jurídica de sujeito de direito; b) a empresa é a atividade econômica organizada para a produção; ou circulação de bens

Leia mais

Cédula de crédito bancário

Cédula de crédito bancário Noções gerais CCB serve para qualquer tipo de operação financeira, não fica restrita à atividades produtivas, como as cédulas de crédito tradicionais (rural, industrial, exportação) Legislação aplicável

Leia mais

Caderno de Exercícios de Direito Empresarial III (Títulos de Crédito) Prof.: Alberto José do Patrocínio

Caderno de Exercícios de Direito Empresarial III (Títulos de Crédito) Prof.: Alberto José do Patrocínio Caderno de Exercícios de Direito Empresarial III (Títulos de Crédito) Prof.: Alberto José do Patrocínio Estudo n.º 1. 1) Classifique crédito quanto a sua utilização. 2) Porque podemos dizer que título

Leia mais

LEI DE 10/09/1997 REGULAMENTA O PROTESTO DE TÍTULOS

LEI DE 10/09/1997 REGULAMENTA O PROTESTO DE TÍTULOS LEI 9.492 DE 10/09/1997 REGULAMENTA O PROTESTO DE TÍTULOS LEI 9.492 DE 10/09/1997 - DOU 11/09/1997 Define Competência, Regulamenta os Serviços Concernentes ao Protesto de Títulos e Outros Documentos de

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Balanço Patrimonial. Títulos. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Balanço Patrimonial. Títulos. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Balanço Patrimonial Títulos Prof. Cláudio Alves As operações com títulos de crédito vieram facilitar a ocorrência de operações comerciais. Pode-se dizer que houve um enorme avanço nas

Leia mais

AULA DE NOTARIAL DE PROTESTO. (Lei regente: 9492/97). a) Princípio FIM ou MAIOR: DA SEGURANÇA JURÍDICA:

AULA DE NOTARIAL DE PROTESTO. (Lei regente: 9492/97). a) Princípio FIM ou MAIOR: DA SEGURANÇA JURÍDICA: AULA DE NOTARIAL DE PROTESTO. (Lei regente: 9492/97). 1. PRINCÍPIOS REGENTES: Do protesto como ato: a) Princípio FIM ou MAIOR: DA SEGURANÇA JURÍDICA: - PRINCÍPIOS DA OFICIALIDADE: Informa que protesto

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEGISLAÇÃO Resultados encontrados: Lei do Protesto Lei nº 9.492/97 Brastra.g (4376 bytes) Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 9.492, DE 10 DE SETEMBRO DE 1997.

Leia mais

Literalidade: a obrigação representada pelo título de crédito restringe-se àquilo que estiver nele escrito (não valem convenções em apartado);

Literalidade: a obrigação representada pelo título de crédito restringe-se àquilo que estiver nele escrito (não valem convenções em apartado); Resumo Aula-tema 04: Títulos de crédito Título de crédito é um documento necessário ao exercício de direito literal e autônomo nele contido. Trata-se de conceito inspirado na clássica concepção do italiano

Leia mais

Define competência, regulamenta os serviços concernentes ao protesto de títulos e outros documentos de dívida e dá outras providências.

Define competência, regulamenta os serviços concernentes ao protesto de títulos e outros documentos de dívida e dá outras providências. LEI Nº 9.492, DE 10 DE SETEMBRO DE 1997. Define competência, regulamenta os serviços concernentes ao protesto de títulos e outros documentos de dívida e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Leia mais

LEI nº 9.492, DE 10 DE SETEMBRO DE º TABELIONATO DE PROTESTO

LEI nº 9.492, DE 10 DE SETEMBRO DE º TABELIONATO DE PROTESTO LEI nº 9.492, DE 10 DE SETEMBRO DE 1997 1º TABELIONATO DE PROTESTO PROTESTO - Duplicatas de Serviços ou Mercantis, Notas Promissórias, Letras de Câmbio, Cheques, Cédulas de Crédito, Warrants, entre outros

Leia mais

INSTITUTO DE ESTUDOS DE PROTESTO DE TÍTULOS DO BRASIL SEÇÃO RIO DE JANEIRO

INSTITUTO DE ESTUDOS DE PROTESTO DE TÍTULOS DO BRASIL SEÇÃO RIO DE JANEIRO Convênio Protesto CONVÊNIO DE PROTESTO DE TÍTULOS E OUTROS DOCUMENTOS DE DÍVIDA QUE ENTRE SI FAZEM O INSTITUTO DE ESTUDOS DE PROTESTO DE TÍTULOS DO BRASIL SEÇÃO RIO DE JANEIRO E A CÂMARA DE DIRIGENTES

Leia mais

CHECK-LIST TRANSFERÊNCIA DE COTA CONTEMPLADA COM O BEM IMÓVEL

CHECK-LIST TRANSFERÊNCIA DE COTA CONTEMPLADA COM O BEM IMÓVEL CHECK-LIST TRANSFERÊNCIA DE COTA CONTEMPLADA COM O BEM IMÓVEL Cedente: cliente atual que está vendendo a cota. Cessionário: cliente que está adquirindo a cota. A apresentação dos documentos solicitados

Leia mais

UNIDADE 5 NOTA PROMISSÓRIA

UNIDADE 5 NOTA PROMISSÓRIA UNIDADE 5 NOTA PROMISSÓRIA Profª Roberta C. de M. Siqueira Direito Empresarial III ATENÇÃO: Este material é meramente informativo e não exaure a matéria. Foi retirado da bibliografia do curso constante

Leia mais

Prof. Carlos Londe

Prof. Carlos Londe Prof. Carlos Londe professorlonde@hotmail.com REFERÊNCIAS LEGISLATIVAS . Estatuto dos Notários e Registradores - Lei nº 8.935/1994; Lei dos Registros Públicos - Lei nº 6.015/1973; Lei dos Tabelionatos

Leia mais

TABELA IV DOS TABELIONATOS DE PROTESTO DE TÍTULOS

TABELA IV DOS TABELIONATOS DE PROTESTO DE TÍTULOS TABELA IV DOS TABELIONATOS DE PROTESTO DE TÍTULOS Ao Ao À Cart.das Comp. Do Tribunal de Contr.Solid. Item Discriminação Tabelião Estado Serventias Registro civil Justiça Sta.Casa Total 1 Pelo acolhimento

Leia mais

CONCEITO O ARTIGO 887 DO CCB: CONTIDO DOCUMENTO NECESSÁRIO PARA O EXERCÍCIO DO DIREITO LITERAL E AUTÔNOMO NELE MENCIONADO (VIVANTE)

CONCEITO O ARTIGO 887 DO CCB: CONTIDO DOCUMENTO NECESSÁRIO PARA O EXERCÍCIO DO DIREITO LITERAL E AUTÔNOMO NELE MENCIONADO (VIVANTE) O ARTIGO 887 DO CCB: CONTIDO DOCUMENTO NECESSÁRIO PARA O EXERCÍCIO DO DIREITO LITERAL E AUTÔNOMO NELE MENCIONADO (VIVANTE) CARACTERÍSTICAS CARTULARIDADE a necessidade de exibição LITERALIDADE vale pelo

Leia mais

LETRA DE CÂMBIO. Armindo de Castro Júnior

LETRA DE CÂMBIO. Armindo de Castro Júnior Armindo de Castro Júnior E-mail: armindocastro@uol.com.br Facebook: Armindo Castro Homepage: www.armindo.com.br Celular/WhattsApp: (65) 99352-9229 HISTÓRICO Período Italiano Idade Média Câmbio Trajectício

Leia mais

CNJ - Prov. n. 72/18 - Dispõe sobre medidas de incentivo à quitação ou à renegociação de dívidas protestadas PROVIMENTO N. 72, DE 27 DE JUNHO DE 2018.

CNJ - Prov. n. 72/18 - Dispõe sobre medidas de incentivo à quitação ou à renegociação de dívidas protestadas PROVIMENTO N. 72, DE 27 DE JUNHO DE 2018. CNJ - Prov. n. 72/18 - Dispõe sobre medidas de incentivo à quitação ou à renegociação de dívidas protestadas PROVIMENTO N. 72, DE 27 DE JUNHO DE 2018. Dispõe sobre medidas de incentivo à quitação ou à

Leia mais

III ENCONTRO DE UNIFORMIZAÇÃO DE PROCEDIMENTOS 14/05/2016 PROTESTO DE TÍTULOS E OUTROS DOCUMENTOS DE DÍVIDAS

III ENCONTRO DE UNIFORMIZAÇÃO DE PROCEDIMENTOS 14/05/2016 PROTESTO DE TÍTULOS E OUTROS DOCUMENTOS DE DÍVIDAS III ENCONTRO DE UNIFORMIZAÇÃO DE PROCEDIMENTOS 14/05/2016 PROTESTO DE TÍTULOS E OUTROS DOCUMENTOS DE DÍVIDAS ENUNCIADO Nº 1 APONTAMENTO POR INDICAÇÃO Podem ser apontados, por indicação, todos e quaisquer

Leia mais

CHECK-LIST TRANSFERÊNCIA DE COTA CONTEMPLADA COM O BEM IMÓVEL

CHECK-LIST TRANSFERÊNCIA DE COTA CONTEMPLADA COM O BEM IMÓVEL CHECK-LIST TRANSFERÊNCIA DE COTA CONTEMPLADA COM O BEM IMÓVEL Cedente: cliente atual que está vendendo a cota. Cessionário: cliente que está adquirindo a cota. A apresentação dos documentos solicitados

Leia mais

TABELA 1 (R$) 1 Aprovação de testamento cerrado 172,23 54,17 226,40. 2 Ata notarial 57,38 18,04 75,42

TABELA 1 (R$) 1 Aprovação de testamento cerrado 172,23 54,17 226,40. 2 Ata notarial 57,38 18,04 75,42 Tabela de Emolumentos / 2010 Anexo da Portaria nº1009 /CGJ/2009 (a que se refere o 1º do artigo 2º da Lei n.º 15.424, de 30 de dezembro de 2004, atualizado nos termos do artigo 50 da referida Lei Estadual)

Leia mais

SEGUNDA HIPÓTESES DE RECEBIMENTO POSTERIOR DE EMOLUMENTOS

SEGUNDA HIPÓTESES DE RECEBIMENTO POSTERIOR DE EMOLUMENTOS CONVÊNIO DE PROTESTO DE TÍTULOS E OUTROS DOCUMENTOS DE DÍVIDA QUE ENTRE SI FAZEM O INSTITUTO DE ESTUDOS DE PROTESTO DE TÍTULOS DO BRASIL IEPTB/RJ e o CONVENIADO A SEGUIR, NA FORMA ABAIXO. INSTITUTO DE

Leia mais

TABELA IV DOS TABELIONATOS DE PROTESTO DE TÍTULOS

TABELA IV DOS TABELIONATOS DE PROTESTO DE TÍTULOS TABELA IV DOS TABELIONATOS DE PROTESTO DE TÍTULOS 1 Pelo acolhimento do aceite ou devolução, recebimento do pagamento, desistência ou sustação judicial definitiva do protesto de titulo, documento de dívida

Leia mais

DIREITO EMPRESARIAL. Títulos de Crédito Títulos em espécie Parte 3. Profª. Estefânia Rossignoli

DIREITO EMPRESARIAL. Títulos de Crédito Títulos em espécie Parte 3. Profª. Estefânia Rossignoli DIREITO EMPRESARIAL Títulos de Crédito Títulos em espécie Parte 3 Profª. Estefânia Rossignoli - Mesmo antes do Código Civil de 2002, começaram a ser criadas outras espécies de títulos de crédito além dos

Leia mais

Prezado (a) Consorciado (a), Parabéns pela contemplação!

Prezado (a) Consorciado (a), Parabéns pela contemplação! Prezado (a) Consorciado (a), Parabéns pela contemplação! Para realizar sua contemplação providenciar a documentação solicitada abaixo e levar até uma loja do Magazine Luiza ou representação autorizada

Leia mais

TÍTULOS DE CRÉDITO. Freitas Bastos Editora (81) S731t

TÍTULOS DE CRÉDITO. Freitas Bastos Editora (81) S731t CARLOS GUSTAVO DE SOUZA Advogado Militante no Direito Comercial e Tributário; Especialista em Direito Processual Civil - Centro Universitário - UNI-FMU - SP; Mestrando em Direito Empresarial e Tributação

Leia mais

Compra e Venda 24.1 COMPRA E VENDA COM ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA

Compra e Venda 24.1 COMPRA E VENDA COM ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA Compra e Venda O contrato de compra e venda é um acordo de vontades entre comprador e vendedor pelo qual, mediante pagamento de certo preço, transfere-se o domínio de determinado bem, objeto do contrato.

Leia mais

DIREITO EMPRESARIAL. Títulos de Crédito Títulos em espécie Parte 1. Profª. Estefânia Rossignoli

DIREITO EMPRESARIAL. Títulos de Crédito Títulos em espécie Parte 1. Profª. Estefânia Rossignoli DIREITO EMPRESARIAL Títulos de Crédito Títulos em espécie Parte 1 Profª. Estefânia Rossignoli - São quatro os principais títulos existentes: letra de câmbio, nota promissória, duplicata e cheque. - É o

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PARÁ CORREGEDORIA DA JUSTIÇA DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PARÁ CORREGEDORIA DA JUSTIÇA DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PARÁ CORREGEDORIA DA JUSTIÇA DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM PROVIMENTO Nº 002/2009 Estabelece normas para a distribuição de títulos de crédito apresentados

Leia mais

TABELA DE EMOLUMENTOS 2016 CARTÓRIOS DE PROTESTO DO ESTADO DE SÃO PAULO

TABELA DE EMOLUMENTOS 2016 CARTÓRIOS DE PROTESTO DO ESTADO DE SÃO PAULO ATENÇÃO: AOS EMOLUMENTOS DA TABELA ACRESCER OS VALORES REFERENTES AO IMPOSTO MUNICIPAL, SEGUNDO A LEGISLAÇÃO DE CADA MUNICÍPIO, BEM COMO ACRESCER O VALOR RELATIVO ÀS INTIMAÇÕES Item 1: Item Pelo acolhimento

Leia mais

TABELA IV DOS TABELIONATOS DE PROTESTO DE TÍTULOS

TABELA IV DOS TABELIONATOS DE PROTESTO DE TÍTULOS TABELA IV DOS TABELIONATOS DE PROTESTO DE TÍTULOS Tabela elaborada sob responsabilidade do IEPTB-SP. Lei 11.331, de 26 de dezembro de 2002, publicada no DOE-SP em 27 de dezembro de 2002. Decreto 47.589,

Leia mais

Sumário. Coleção Sinopses para Concursos Guia de leitura da Coleção... 15

Sumário. Coleção Sinopses para Concursos Guia de leitura da Coleção... 15 Coleção Sinopses para Concursos... 13 Guia de leitura da Coleção... 15 Capítulo 1 Introdução do Direito Empresarial... 19 1. Breve histórico do Direito Empresarial... 19 2. A Empresa... 23 3. O Empresário...

Leia mais

Sumário. Coleção Sinopses para Concursos Guia de leitura da Coleção... 15

Sumário. Coleção Sinopses para Concursos Guia de leitura da Coleção... 15 Coleção Sinopses para Concursos... 13 Guia de leitura da Coleção... 15 Capítulo 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO EMPRESARIAL... 17 1. Breve histórico do Direito Empresarial... 17 2. características do direito empresarial...

Leia mais

TABELA IV DOS TABELIONATOS DE PROTESTO DE TÍTULOS

TABELA IV DOS TABELIONATOS DE PROTESTO DE TÍTULOS TABELA IV DOS TABELIONATOS DE PROTESTO DE TÍTULOS Item Discriminação Fundo de Ao Tabelião Ao Estado Ipesp Registro Civil TJSP Ministério Público Contribuição Solid. Santa Casa Imposto ao Município Total

Leia mais

Sumário COLEÇÃO SINOPSES PARA CONCURSOS GUIA DE LEITURA DA COLEÇÃO... 15

Sumário COLEÇÃO SINOPSES PARA CONCURSOS GUIA DE LEITURA DA COLEÇÃO... 15 COLEÇÃO SINOPSES PARA CONCURSOS... 13 GUIA DE LEITURA DA COLEÇÃO... 15 Capítulo 1 INTRODUÇÃO DO DIREITO EMPRESARIAL... 19 1. Breve histórico do Direito Empresarial... 19 2. A Empresa... 23 3. O Empresário...

Leia mais

TABELA DE EMOLUMENTOS 2017 CARTÓRIOS DE PROTESTO DO ESTADO DE SÃO PAULO

TABELA DE EMOLUMENTOS 2017 CARTÓRIOS DE PROTESTO DO ESTADO DE SÃO PAULO ATENÇÃO: AOS EMOLUMENTOS DA TABELA ACRESCER OS VALORES REFERENTES AO IMPOSTO MUNICIPAL, SEGUNDO A LEGISLAÇÃO DE CADA MUNICÍPIO, BEM COMO ACRESCER O VALOR RELATIVO ÀS INTIMAÇÕES TABELA IV DOS TABELIONATOS

Leia mais

REGISTRO DE IMÓVEIS COMARCA DE XAXIM - SC

REGISTRO DE IMÓVEIS COMARCA DE XAXIM - SC REGISTRO DE IMÓVEIS COMARCA DE XAXIM - SC MANUAL DO USUÁRIO INOVAÇÕES E MELHORIAS NA PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS PUBLICIDADE AUTENTICIDADE SEGURANÇA E EFICÁCIA DOS ATOS JURÍDICOS OFÍCIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS

Leia mais

PARECER Nº 169, DE 2018 PLEN/SF

PARECER Nº 169, DE 2018 PLEN/SF SENADO FEDERAL PARECER Nº 169, DE 2018 PLEN/SF Redação final do Projeto de Lei da Câmara nº 73, de 2018 (nº 9.327, de 2017, na Casa de origem). A Comissão Diretora, em Plenário, apresenta a redação final

Leia mais

MÓDULO 8 TABELIONATO DE PROTESTO Professor: Valmir Gonçalves da Silva

MÓDULO 8 TABELIONATO DE PROTESTO Professor: Valmir Gonçalves da Silva Neste módulo vamos estudar: Na Parte 1 MÓDULO 8 TABELIONATO DE PROTESTO - 2012 Professor: Valmir Gonçalves da Silva - A legislação que é aplicada no Protesto - Os títulos e Documentos de Dívidas que são

Leia mais

Requisitos essenciais - são requisitos de validade (art.1º) para ação de execução (esses requisitos não pode faltar, mas existe as exceções)

Requisitos essenciais - são requisitos de validade (art.1º) para ação de execução (esses requisitos não pode faltar, mas existe as exceções) 1 Títulos de Crédito Sala 207 UNIP Títulos de Crédito VII 19 de outubro Lei do cheque nº 7357/85 Cheque - ordem de pagamento a vista Partes - emitente ou passador Sacador - devedor - titular da conta bancária

Leia mais

RELAÇÃO DE DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ANALISE DE CRÉDITO IMÓVEL IMÓVEL URBANO 1ª ETAPA - DOCUMENTOS CONSORCIADO PESSOA FÍSICA

RELAÇÃO DE DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ANALISE DE CRÉDITO IMÓVEL IMÓVEL URBANO 1ª ETAPA - DOCUMENTOS CONSORCIADO PESSOA FÍSICA IMÓVEL URBANO 1ª ETAPA - DOCUMENTOS CONSORCIADO PESSOA FÍSICA R.G. e CPF do consorciado e cônjuge Certidão de estado civil Comprovante de residência atualizado Comprovante de renda Ficha Cadastral Declaração

Leia mais

Aula de 16/03/15. a) Total; b) Parcial (resolução da sociedade em relação a um sócio).

Aula de 16/03/15. a) Total; b) Parcial (resolução da sociedade em relação a um sócio). Aula de 16/03/15 14. DISSOLUÇÃO DE SOCIEDADE CONTRATUAL - Espécies: a) Total; b) Parcial (resolução da sociedade em relação a um sócio). Todas as duas hipóteses podem ocorrer de forma judicial ou extrajudicial.

Leia mais

Documentos e Feitos Sob Sigilo ou em Segredo de Justiça

Documentos e Feitos Sob Sigilo ou em Segredo de Justiça Documentos e Feitos Sob Sigilo ou em Segredo de Justiça Os documentos, as medidas cautelares e os procedimentos criminais sigilosos exigirão cuidado diferenciado art. 87 Considera-se sob sigilo qualquer

Leia mais

INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA

INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA 1 Requerimento com qualificação completa elaborado pelo(s) proprietário(s) com reconhecimento de assinatura(s), indicando o número da matrícula/transcrição imobiliária. (Modelo

Leia mais

RELAÇÃO DE DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ANALISE DE CRÉDITO IMÓVEL IMÓVEL URBANO 1ª ETAPA - DOCUMENTOS CONSORCIADO PESSOA FÍSICA

RELAÇÃO DE DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ANALISE DE CRÉDITO IMÓVEL IMÓVEL URBANO 1ª ETAPA - DOCUMENTOS CONSORCIADO PESSOA FÍSICA IMÓVEL URBANO 1ª ETAPA - DOCUMENTOS CONSORCIADO PESSOA FÍSICA R.G. e CPF do consorciado e cônjuge Certidão de estado civil Comprovante de residência atualizado Comprovante de renda Ficha Cadastral Declaração

Leia mais

CADASTRO. 4. Cópia autenticada da Inscrição do ato constitutivo, no caso de sociedades civis, acompanhada de prova de diretoria em exercício.

CADASTRO. 4. Cópia autenticada da Inscrição do ato constitutivo, no caso de sociedades civis, acompanhada de prova de diretoria em exercício. COMISSÃO DE CADASTRO DE FORNECEDORES CADASTRO Relação dos documentos necessários para CADASTRAMENTO no Serviço de Previdência Municipal - SEPREM, conforme artigos 27 a 31 da Lei Federal nº 8.666, de 21

Leia mais

TÍTULOS REPRESENTATIVOS CONHECIMENTO DE DEPÓSITO E WARRANT

TÍTULOS REPRESENTATIVOS CONHECIMENTO DE DEPÓSITO E WARRANT Página1 Curso/Disciplina: Direito Empresarial Extensivo Aula: Direito Empresarial Extensivo - 60 Professor(a): Priscilla Menezes Monitor(a): Pâmela Suelen de M. Guedes Aula nº. 60 TÍTULOS REPRESENTATIVOS

Leia mais

LOTEAMENTO. O requerimento foi firmado pelos proprietários, com firma reconhecida por autenticidade?

LOTEAMENTO. O requerimento foi firmado pelos proprietários, com firma reconhecida por autenticidade? LOTEAMENTO DOCUMENTOS O requerimento foi firmado pelos proprietários, com firma reconhecida por autenticidade? Se ambos os cônjuges não assinarem o requerimento, deverá ser apresentada declaração de anuência

Leia mais

Direito aplicado à logística

Direito aplicado à logística 6.4 LETRA DE CÂMBIO 6.4.1 Caracterização Eis um modelo de letra de câmbio: Regulada pela Lei nº 57.663/66 e parcialmente pelo Decreto nº 2.044/08 (Lei Uniforme), é uma ordem de pagamento à vista ou a prazo

Leia mais

TÍTULOS DE CRÉDITO AÇÕES

TÍTULOS DE CRÉDITO AÇÕES TÍTULOS DE CRÉDITO AÇÕES Armindo de Castro Júnior E-mail: armindocastro@uol.com.br Homepage: www.armindo.com.br Facebook: Armindo Castro Celular: (65) 99352-9229 AÇÃO CAMBIÁRIA CONCEITO Ação de execução

Leia mais

Procedimento para Desbloqueio de Cancelamento de Reserva de Gravames Financeiros - DETRAN/SP

Procedimento para Desbloqueio de Cancelamento de Reserva de Gravames Financeiros - DETRAN/SP Procedimento para Desbloqueio de Cancelamento de Reserva de Gravames Financeiros - DETRAN/SP De acordo com a portaria 2.762 de 28 de dezembro de 2008, o DETRAN passou a efetuar o bloqueio de cancelamento

Leia mais

RELAÇÃO DE DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ANALISE DE CRÉDITO IMÓVEL IMÓVEL URBANO 1ª ETAPA - DOCUMENTOS CONSORCIADO PESSOA JURÍDICA

RELAÇÃO DE DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ANALISE DE CRÉDITO IMÓVEL IMÓVEL URBANO 1ª ETAPA - DOCUMENTOS CONSORCIADO PESSOA JURÍDICA do Cartão de CNPJ Inscrição Estadual ou Municipal IMÓVEL URBANO 1ª ETAPA - DOCUMENTOS CONSORCIADO PESSOA JURÍDICA Contrato Social e sua última alteração ou Estatuto de Constituição Comprovante de renda

Leia mais

PROTESTO DE CDA DA PROCURADORIA GERAL DA FAZENDA NACIONAL (PGFN)

PROTESTO DE CDA DA PROCURADORIA GERAL DA FAZENDA NACIONAL (PGFN) PROTESTO DE CDA DA PROCURADORIA GERAL DA FAZENDA NACIONAL (PGFN) PASSO A PASSO Este manual foi desenvolvido para orientar o passo a passo da rotina de protesto da CDA da PGFN pelos Tabelionatos de Protesto.

Leia mais

Direito Empresarial II. Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2

Direito Empresarial II. Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2 Direito Empresarial II Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2 Títulos de Crédito Aula 31 20/11/2015 Endosso: Utilidade: Títulos de Crédito são em regra nominais à ordem; Indicam

Leia mais

Direito Empresarial. Aula 13. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho

Direito Empresarial. Aula 13. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Direito Empresarial Aula 13 Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades, conteúdos multimídia

Leia mais

Letra de Câmbio. Decreto nº 2.044, de 31 de dezembro de Decreto nº , de 25 de janeiro de Profª. MSc. Maria Bernadete Miranda

Letra de Câmbio. Decreto nº 2.044, de 31 de dezembro de Decreto nº , de 25 de janeiro de Profª. MSc. Maria Bernadete Miranda Letra de Câmbio Decreto nº 2.044, de 31 de dezembro de 1.908 Decreto nº 57.663, de 25 de janeiro de 1966 Histórico A letra de câmbio surgiu na Itália, nas corporações de mercadores e nos mercados e feiras

Leia mais

Cheque Aulas 22 a 24

Cheque Aulas 22 a 24 Cheque Aulas 22 a 24 1. NORMATIZAÇÃO: Lei 7.357/85 que absorveu as regras contidas na Lei Uniforme sobre Cheques. Resoluções do Banco Central do Brasil, tomadas por deliberação do Conselho Monetário Nacional,

Leia mais

INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA

INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA 1 Requerimento com qualificação completa elaborado pelo (s) proprietário (s) com reconhecimento de assinatura (s) por autenticidade, indicando o número da matrícula/transcrição

Leia mais