Ponto de Apoio - Revista Planeta Azul

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ponto de Apoio - Revista Planeta Azul"

Transcrição

1 Ponto de Apoio - Revista Planeta Azul Sugestões de atividades e reflexões a serem *desenvolvidas na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, para as histórias publicadas na revista Planeta Azul -. Confira também: Os valores que as histórias possibilitam refletir; Os temas transversais relacionados e As atividades permanentes que podem ser realizadas. Tema do mês - Compromisso Objetivo: Auxiliar os alunos no exercício do compromisso com o próximo, com a natureza e com a vida, compreendendo que a responsabilidade envolve a formação da consciência dos valores éticos, desenvolvendo também a autoestima e, o respeito pelas próprias ações ou pelas coisas confiadas. *A aplicação do conteúdo, poderá ser adaptada e desenvolvida pelo educador, conforme a faixa etária de cada aluno e rotina escolar.

2 HISTÓRIAS RELACIONADAS Querida professora - Amizade radical - Atenção e respeito - Harmonia e beleza - Um gesto amigo e um largo sorriso - Atitude esperta - Compartilhar e alegrar - Som, chuva: ação! Valores Responsabilidade, respeito, cuidado, solidariedade, percepção, respeito à natureza, carinho e amizade. Temas transversais Ética, Pluralidade Cultural, Meio Ambiente e Saúde. Atividades permanentes Pensamento da semana, Livro da aprendizagem e Cozinha experimental. (...) De acordo com o senso comum, não há dúvidas de que servir em prol do bem estar social e fazer feliz o próximo são boas ações (...). Mokiti Okada Na história QUERIDA PROFESSORA, vamos trabalhar sobre o respeito com o professor, atitudes de servir, estando sempre atento, pois através dos nossos mestres, aprendemos e compartilhamos muitas coisas. Os alunos precisam despertar para um sentimento de gratidão em relação ao professor, compreendendo, também, pontos importantes sobre hierarquia. Reflita: O que seríamos sem os nossos professores? O que seria de cada uma das mais diversas profissões sem os professores? Atenção também às pessoas ao nosso redor e o compromisso que precisamos ter com todas as coisas relacionadas à escola. Sendo uma delas, colocar em prática esse respeito, ficando atento e preparando-se, por exemplo, para a chegada do professor. O que podemos fazer para recebê-lo bem? Manter-se atentos para ouvilo? Recebê-lo em sala de aula? Na porta da escola? Ajudá-lo? Reflita... Através de recortes de revistas, produza com os alunos um painel relacionando as qualidades e/ou valores dos professores, com o nosso respeito e gratidão, por exemplo: Professor = Amor, Professor = Respeito, Aluno = Cooperação, etc. Ouça a justificativa de cada uma das relações que eles farão, utilizando-se de palavras e/ ou imagens para a confecção do painel. Através da história AMIZADE RADICAL, podemos compreender que devemos adotar alguns cuidados nas brincadeiras, mas que pequenos acidentes acontecem e não é vergonha cair e levantar de novo, pelo contrário, é motivo de aprendizagem. Trabalhar também sobre a atenção e o respeito com o outro, pois em situações como estas, sentimo-nos fragilizados e precisamos do respeito e da ajuda do outro. Sugerir aos alunos uma encenação desta história e convidar grupos que não façam parte do Projeto Planeta Azul, para assistirem a apresentação, compartilhando o aprendizado.

3 Em ATENÇÃO E RESPEITO, o objetivo principal será compreender que precisamos ter respeito, carinho e atenção com os idosos e/ou com qualquer pessoa com mais idade do que nós. Ao conversar sobre pessoas idosas, avós, familiares, etc, podemos iniciar com os alunos uma pesquisa sobre a origem de seus familiares, origem dos nomes, sobrenomes, hábitos e costumes, de seus avós, bisavós, etc. Possibilidade de abordagem também sobre educação dentro do supermercado, como por exemplo, não deixar produtos caídos no chão, voltar sempre o produto no lugar certo e quando decidimos não comprar mais determinado produto, devolver no local de onde foi retirado ou colocá-lo em uma cestinha, que fica no caixa, mas não deixá-lo em qualquer lugar, etc. Educação, sempre! Este é o nosso compromisso! Na história HARMONIA E BELEZA, vamos estimular os alunos a escreverem cartas, versos, poemas e músicas daquilo que as inspiram para o bem. Estar atento ao próximo e aos cuidados, carinho e admiração que precisamos ter e demonstrar, para com a natureza. Escrever cartinhas para os personagens, agradecendo e relatando suas experiências vividas durante o desenvolvimento do Projeto, os aprendizados e as mudanças que tivemos na escola, em casa, em todo e qualquer lugar. Organizar na escola uma campanha de atitudes altruístas (fazer sem esperar nada em troca) e depois refletir, como foi a atividade. Possibilidades de pesquisa sobre plantas epífitas. Você sabia que as plantas epífitas, são plantas que crescem sobre outras, sem, porém, se alimentarem da substância destas? Pesquise... Com a história UM GESTO AMIGO E UM LARGO SORRISO, trabalharemos sobre a importância de pensar no outro, compreendendo que a amizade envolve atenção, cuidado e carinho. Com possibilidade de pesquisa sobre os benefícios da maçã para nossa saúde. Após reflexões, proporcione uma atividade na Cozinha experimental, alertando os alunos para o consumo diário de frutas e estimulando uma alimentação saudável. Nesta oportunidade, monte uma pirâmide alimentar com os alunos. Em ATITUDE ESPERTA, podemos compreender que precisamos nos preocupar com o próximo e praticar uma boa educação, utilizando o argumento da história, apenas como o início de muitos outros exemplos dessa prática, como, por exemplo, repor o guardanapo, trocar o lixo cheio, encher a garrafa de água na geladeira, etc. A partir desta história, trabalhe também com o Pensamento da semana.

4 Na história COMPARTILHAR E ALEGRAR, exemplifique para os alunos que somos responsáveis por nossas ações. Precisamos pensar num todo e não individualmente, desapegando de objetos materiais, mesmo sendo novo e/ou usado. Viver em harmonia na sala de aula, significa pensar no outro. Registre os acontecimentos e aprendizados mais significativos no Livro da aprendizagem. Refletir com os alunos: Quando se tem uma boa amizade, que tipo de sentimento nasce no coração das pessoas? De que formas podemos agradecer às pessoas? Depois, estender a reflexão à escola e incentivar os cuidados de cada um com o todo no ambiente escolar, respeitando os espaços e as pessoas que nele circulam. Em roda de conversa, explicar aos alunos a importância de conservar a sala de aula em ordem, limpa e organizada para termos um ambiente limpo e bonito. Em SOM, CHUVA: AÇÃO, percebemos que devemos estar sempre atentos e prontos para servir. E que alguns cuidados, fazem parte do compromisso e responsabilidade de todos. Perceba: sem querer, depois de uma atividade com músicas, a Profª Bela esqueceu o aparelho de som na quadra da escola e na hora de ir embora, estava começando a garoar. Dourado e Cascudão, não passaram despercebidos, estavam atentos. Recolheram o aparelho e devolveram para a Profª Bela. Reflita: precisamos nos sentir responsáveis por tudo é de uso comum na escola, tanto objetos pequenos, como com o patrimônio escolar, com móveis e com a conservação dos espaços, salas, pátios, quadras, banheiros, etc. HISTÓRIAS RELACIONADAS Faça o bem e conquiste alguém - Viagem inclusiva - Acessibilidade, já! - Boas vindas Valores Responsabilidade, amor, respeito, amizade, felicidade, persistência e participação. Temas transversais Saúde, Ética e Pluralidade Cultural. Atividades permanentes Pensamento da semana, Campanha do obrigado, Relaxamento, Músicas do projeto, Ikebana e Horta. Se a pessoa praticar um grande número de boas ações e despertar em muita gente alegria e gratidão, estes sentimentos a envolverão e ela se tornará cada vez mais virtuosa. Mokiti Okada

5 Através da história FAÇA O BEM E CONQUISTE AL- GUÉM, vamos trabalhar conceitos sobre ordem e beleza em seu próprio quarto, responsabilidades e compromissos. Veja: começando com a transformação de nossas atitudes, dentro do nosso quarto, podemos expandir isso para a nossa casa, depois para a rua, comunidade, escola, cidade, país, mundo... E, nesta história, vamos sobretudo, compreender a importância de percebermos as necessidades do outro e desapegar inclusive de coisas que também gostamos bastante. Estar preparado e disponível para fazer a felicidade de alguém, sempre! Aproveite o momento também, para trabalhar com a Campanha do obrigado. Na história VIAGEM INCLUSIVA, abordaremos, principalmente, reflexões sobre percepção, diversidade, acessibilidade, respeito e amizade. E, também, sobre a maneira correta de abordarmos e/ou oferecer ajuda a uma pessoa com necessidades especiais. Vamos conversar, mostrar, exemplificar o máximo possível sobre diversidade, precisamos ter um compromisso com relação a este assunto e, sempre acreditar na capacidade de compreensão dos alunos. Reflita também sobre o Pensamento da semana. Em ACESSIBILIDADE, JÁ!, continuaremos com a mesma abordagem, aprendendo e praticando valores como a amizade e a cooperação. E, ainda sobre diversidade, podemos abordar sobre os nossos direitos e deveres, no que diz respeito a acessibilidade. Obtenha informações também, através da Cartilha de acessibilidade na Web, disponível para download: Ou: CartilhadeAcessibilidade2010.pdf Reflita sobre a importância de valorizar a riqueza de possibilidades e de colaboração proveniente das diferenças. Nesta história, observe também a Horta e, inicie um novo projeto com os alunos. Sistematize com o grupo a importância do cuidado diário com a horta, cuidar dela é como se estivéssemos cuidando de alguém. Observando as diferenças de crescimento faça relação dos diferentes cuidados que estão recebendo e dos diferentes meios em que estão.

6 Na história BOAS VINDAS, podemos aprender atitudes importantes, em momentos de adaptação escolar, desafios e atitudes fundamentais que devemos ter. Compromissos e responsabilidades que envolvem a inclusão de um novo amigo na sala de aula, etc. Compreendendo o papel de cada um. Refletindo, inclusive, sobre adaptações num geral em nossas vidas, sobre a importância de se trabalhar em grupo, respeitando as diferenças, cooperando e dividindo responsabilidades. Inicie as atividades com esta história, através de um Relaxamento, com as Músicas do projeto. Solicitar aos alunos que fechem os olhos e procurem visualizar ações positivas que já vivenciaram. Nesta história, aproveite também, para conversar sobre o arranjo de Ikebana na mesa da professora, dando exemplo e colocando um arranjo na sala de aula, ensinando aos alunos que a missão da flor é trazer alegria e beleza para vida das pessoas, por isso, é sempre bom que se tenha um arranjo floral em todos os lugares onde estivermos. Fundação Mokiti Okada Rua: Morgado de Matheus, 77, Vila Mariana, São Paulo SP, CEP: facebook.com/projetoplanetaazul Telefone: (11) contato@planetaazul.com.br

Ponto de Apoio. Edição 156

Ponto de Apoio. Edição 156 Ponto de Apoio Edição 156 1 Tema do Mês Altruísmo Apresentar os benefícios desta prática de forma clara, compreendendo que, se todos mantiverem atitudes de altruísmo, muitas outras qualidades surgirão

Leia mais

PONTO DE APOIO SEREM DESENVOLVIDAS NAEDUCAÇÃOINFANTIL EENSINO FUNDAMENTAL, CONSIDERANDO AS HISTÓRIAS PUBLICADAS NA REVISTA PLANETA AZUL EDIÇÃO 137

PONTO DE APOIO SEREM DESENVOLVIDAS NAEDUCAÇÃOINFANTIL EENSINO FUNDAMENTAL, CONSIDERANDO AS HISTÓRIAS PUBLICADAS NA REVISTA PLANETA AZUL EDIÇÃO 137 PONTO DE APOIO Edição 137 NO PONTO DE APOIO, INDICAMOS SUGESTÕES DE ATIVIDADES E REFLEXÕES A SEREM DESENVOLVIDAS NAEDUCAÇÃOINFANTIL EENSINO FUNDAMENTAL, CONSIDERANDO AS HISTÓRIAS PUBLICADAS NA REVISTA

Leia mais

Ponto de Apoio. Edição 161

Ponto de Apoio. Edição 161 Ponto de Apoio Edição 161 1 Tema do Mês Felicidade Histórias Turma em... A amizade nos fortalece; Dado em... Juntos, somos mais felizes; Seja bem-vinda!; Gentileza sempre!; O sabor da convivência; Cada

Leia mais

Ponto de Apoio. Edição 157

Ponto de Apoio. Edição 157 Ponto de Apoio Edição 157 1 Tema do Mês Responsabilidade Explorar conceitos de responsabilidade individual e coletiva. Reconhecer que a paz é uma conquista diária por meio de nossas ações e que, através

Leia mais

Ponto de Apoio. Edição 163

Ponto de Apoio. Edição 163 Ponto de Apoio Edição 163 1 Tema do Mês Altruísmo Despertar a percepção do aluno para o altruísmo e o amor ao próximo. Desenvolver ações para o autodesenvolvimento como ser humano íntegro, honesto e útil

Leia mais

Ponto de Apoio. Edição 166

Ponto de Apoio. Edição 166 Ponto de Apoio Edição 166 1 Tema do Mês Alegria Celebrar a vida, as amizades, o respeito e a convivência com contentamento e divertimento, por meio de reflexões e ações que permitam ao aluno desenvolver

Leia mais

PONTO DE APOIO. Temas transversais relacionados e Atividades permanentes que podem ser realizadas.

PONTO DE APOIO. Temas transversais relacionados e Atividades permanentes que podem ser realizadas. PONTO DE APOIO PLANTAR ENTENDER O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DAS PLANTAS E A IMPORTÂNCIA DE TRANSPLANTÁ-LAS PARA O LOCAL DEFINITIVO, CONFORME O MÉTODO DA AGRICULTURA NATURAL. PERCEBER QUE, AO CULTIVAR

Leia mais

Ponto de Apoio. Edição nº 162

Ponto de Apoio. Edição nº 162 Ponto de Apoio Edição nº 162 1 Tema do Mês União Histórias Quanto mais amigos eu tenho... Mais feliz eu sou!; Desabrochar... Lindas flores e belos gestos; Boas sementes; Lili em Eu participo!; Boas ações

Leia mais

PONTO DE APOIO SEREM DESENVOLVIDAS NAEDUCAÇÃOINFANTIL EENSINO FUNDAMENTAL, CONSIDERANDO AS HISTÓRIAS PUBLICADAS NA REVISTA PLANETA AZUL EDIÇÃO 134

PONTO DE APOIO SEREM DESENVOLVIDAS NAEDUCAÇÃOINFANTIL EENSINO FUNDAMENTAL, CONSIDERANDO AS HISTÓRIAS PUBLICADAS NA REVISTA PLANETA AZUL EDIÇÃO 134 PONTO DE APOIO Edição 34 NO PONTO DE APOIO, INDICAMOS SUGESTÕES DE ATIVIDADES E REFLEXÕES A SEREM DESENVOLVIDAS NAEDUCAÇÃOINFANTIL EENSINO FUNDAMENTAL, CONSIDERANDO AS HISTÓRIAS PUBLICADAS NA REVISTA PLANETA

Leia mais

Ponto de Apoio - Revista Planeta Azul

Ponto de Apoio - Revista Planeta Azul Ponto de Apoio - Revista Planeta Azul Sugestões de atividades e reflexões a serem *desenvolvidas na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, para as histórias publicadas na revista Planeta Azul -. Confira

Leia mais

Planejamento Educação. vivendo valores. Educação, vivendo valores

Planejamento Educação. vivendo valores. Educação, vivendo valores Planejamento 2016 - Educação. vivendo valores Educação, vivendo valores 2016 1 2 Por um Mundo Melhor! Planejamento 2016 - Educação. vivendo valores JUSTIFICATIVA EDUCAÇÃO, VIVENDO VALORES É de conhecimento

Leia mais

ASSOCIAÇÃO CASA DA CRIANÇA DE JAÚ Rua: Botelho de Miranda, 64 Fone: (14) CEP: Jaú SP

ASSOCIAÇÃO CASA DA CRIANÇA DE JAÚ Rua: Botelho de Miranda, 64 Fone: (14) CEP: Jaú SP MÊS JANEIRO- TEMA NOSSAS FÉRIAS Criar um contato com as Educadores, Crianças e Criar um vínculo através da Fazendo parte do dia a dia, crianças e educadores do funcionários da instituição do comunicação.

Leia mais

PLANEJAMENTO 2º ANO ENSINO FUNDAMENTAL I

PLANEJAMENTO 2º ANO ENSINO FUNDAMENTAL I PLANEJAMENTO 2º ANO ENSINO FUNDAMENTAL I MÓDULO TEMAS CONTEÚDO CONCEITUAL QUANTIDADE DE AULAS DESCOBRINDO A SI MESMO A importância dos nomes Estou mudando Em prosa e verso Descobrir a si mesmo e compreender

Leia mais

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: História

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: História COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: História Nome: Ano: 2º Ano 1º Etapa 2014 Colégio Nossa Senhora da Piedade Área do Conhecimento: Ciências Humanas Disciplina: História

Leia mais

Faça um exercício de memória e descreva o espaço físico da sua escola. Faça isso em forma de texto ou, coletivamente, em voz alta.

Faça um exercício de memória e descreva o espaço físico da sua escola. Faça isso em forma de texto ou, coletivamente, em voz alta. Faça um exercício de memória e descreva o espaço físico da sua escola. Faça isso em forma de texto ou, coletivamente, em voz alta. Desenhe sua escola de memória. Faça uma espécie de mapa ou planta baixa

Leia mais

Ponto de Apoio - Revista Planeta Azul

Ponto de Apoio - Revista Planeta Azul Ponto de Apoio - Revista Planeta Azul Sugestões de atividades e reflexões a serem *desenvolvidas na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, para as histórias publicadas na revista Planeta Azul -. Confira

Leia mais

PONTO DE APOIO SEREM DESENVOLVIDAS NAEDUCAÇÃOINFANTIL EENSINO FUNDAMENTAL, CONSIDERANDO AS HISTÓRIAS PUBLICADAS NA REVISTA PLANETA AZUL EDIÇÃO 142

PONTO DE APOIO SEREM DESENVOLVIDAS NAEDUCAÇÃOINFANTIL EENSINO FUNDAMENTAL, CONSIDERANDO AS HISTÓRIAS PUBLICADAS NA REVISTA PLANETA AZUL EDIÇÃO 142 CAPA PONTO DE APOIO CUIDAR RECONHECER QUE A HORTA ENVOLVE CUIDADOS, COMO IRRIGAÇÃO, DESBASTAÇÃO, ESPAÇAMENTO ENTRE AS MUDAS, COMPOSTAGEM, PODA, ENTRE OUTROS, ALÉM DO MONITORAMENTO DAS FASES DE CRESCIMENTO,

Leia mais

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2017

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2017 PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2017 Tema: Como tudo começou: A criação Mês: Abril Habilidade Sócio emocional: Autonomia, interação, respeito, criatividade, cuidado, expressão dos sentimentos, atenção, imaginação

Leia mais

Teste das Forças e Virtudes Pessoais

Teste das Forças e Virtudes Pessoais Teste das Forças e Virtudes Pessoais As Forças e Virtudes Pessoais são habilidades pré-existentes que quando utilizamos, nos sentimos vitalizados, com maior fluidez e melhor performance no que fazemos.

Leia mais

PONTO DE APOIO SEREM DESENVOLVIDAS NAEDUCAÇÃOINFANTIL EENSINO FUNDAMENTAL, CONSIDERANDO AS HISTÓRIAS PUBLICADAS NA REVISTA PLANETA AZUL EDIÇÃO 138

PONTO DE APOIO SEREM DESENVOLVIDAS NAEDUCAÇÃOINFANTIL EENSINO FUNDAMENTAL, CONSIDERANDO AS HISTÓRIAS PUBLICADAS NA REVISTA PLANETA AZUL EDIÇÃO 138 PONTO DE APOIO Edição 138 NO PONTO DE APOIO, INDICAMOS SUGESTÕES DE ATIVIDADES E REFLEXÕES A SEREM DESENVOLVIDAS NAEDUCAÇÃOINFANTIL EENSINO FUNDAMENTAL, CONSIDERANDO AS HISTÓRIAS PUBLICADAS NA REVISTA

Leia mais

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 Tema: Cuidando de mim, do outro e do meio Mês: Novembro Habilidade Sócio emocional: Este projeto visa promover atividades e dinâmicas que estimulem os alunos a valorizar os

Leia mais

SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO

SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO UNIDADE 1 EU E OS OUTROS *Perceber a diversidade étnica física e de gênero no seu meio de convivência. *Reconhecer mudanças e permanências nas vivências humanas, presentes na sua realidade e em outras

Leia mais

Ter gratidão por todas as coisas. criadas no pensamento do homem refletindo no corpo físico "só isso de água" "ainda bem que tenho isso de água".

Ter gratidão por todas as coisas. criadas no pensamento do homem refletindo no corpo físico só isso de água ainda bem que tenho isso de água. 1 A Campanha do Obrigado traz a seguinte reflexão: Ter gratidão por todas as coisas. Agradecer cada pequena coisa que acontece no dia a dia e também o que ainda não se conseguiu obter são os primeiros

Leia mais

PROEJETO ARBORIZAÇÃO, JARDINAGEM E HORTA COMUNIDADE BETEL: Contribuições Para a Formação Acadêmica

PROEJETO ARBORIZAÇÃO, JARDINAGEM E HORTA COMUNIDADE BETEL: Contribuições Para a Formação Acadêmica PROEJETO ARBORIZAÇÃO, JARDINAGEM E HORTA COMUNIDADE BETEL: Contribuições Para a Formação Acadêmica Fernanda S. Seger 1 Érika Lucatelli 2 RESUMO Este artigo propõe apresentar os resultados e discussões

Leia mais

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL)

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) Professor (a): NOME DO LIVRO: O MUNDINHO DE BOAS ATITUDES AUTOR:INGRID BIESEMEYER BELLINGHAUSEN Competências Perceber a importância do auto respeito. Desenvolver o senso critico.

Leia mais

DISCIPLINA DE CIÊNCIAS SOCIAIS (FILOSOFIA) OBJETIVOS: 1º Ano

DISCIPLINA DE CIÊNCIAS SOCIAIS (FILOSOFIA) OBJETIVOS: 1º Ano DISCIPLINA DE CIÊNCIAS SOCIAIS (FILOSOFIA) OBJETIVOS: 1º Ano 2º Ano 3º Ano 4º Ano 5º Ano Estimular a curiosidade dos estudantes para novas criações. Instigar o pensamento e argumentação crítica dos estudantes.

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL I. Reconhecer e distinguir os sentimentos. Palavras e Sentimentos. 2 aulas

ENSINO FUNDAMENTAL I. Reconhecer e distinguir os sentimentos. Palavras e Sentimentos. 2 aulas ENSINO FUNDAMENTAL I Palavras e Sentimentos Em prosa e verso Reconhecer e distinguir os Roda de conversa: explorar os diversos ; incentivar os alunos a perceberem o valor do que sentimos; explicar a importância

Leia mais

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 Tema: Comunicação não verbal Mês: Outubro Habilidade Sócio emocional: Este projeto visa promover atividades e dinâmicas que estimule os alunos a comunicação não violenta através

Leia mais

Formação Pedagógica 7 Passos da Rotina Educação Para a Vida Juliana Pompeo Helpa

Formação Pedagógica 7 Passos da Rotina Educação Para a Vida Juliana Pompeo Helpa Formação Pedagógica 7 Passos da Rotina Educação Para a Vida Juliana Pompeo Helpa Protagonismo Infantojuvenil PLANEJAMENTO Porque e como aplicar os 7 Passos da rotina? 1º Passo Esta etapa do encontro é

Leia mais

Recursos para Estudo / Atividades

Recursos para Estudo / Atividades COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 3ª Etapa 2012 Disciplina: ENSINO RELIGIOSO Ano: 2012 Professor (a): PATRÍCIA Turma: 7º ANO Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de

Leia mais

Que CPII queremos? Colégio Pedro II Campus Humaitá II Informática Educativa e Língua Portuguesa

Que CPII queremos? Colégio Pedro II Campus Humaitá II Informática Educativa e Língua Portuguesa Que CPII queremos? Colégio Pedro II Campus Humaitá II 2018 Informática Educativa e Língua Portuguesa Clique na palavra para saber o que a turma 601 quer para o CPII. A l e x a n d r e e J o ã o V i t o

Leia mais

Planificação Anual Departamento 1.º Ciclo

Planificação Anual Departamento 1.º Ciclo Modelo Dep-01 Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia Planificação Anual Departamento 1.º Ciclo Ano: 1º Ano letivo 2013.2014 Disciplina: Oferta Complementar Educação para a Cidadania Professores: todos

Leia mais

Podes ler qualquer um dos livros de minha biblioteca dando um click sobre o livro na estante.

Podes ler qualquer um dos livros de minha biblioteca dando um click sobre o livro na estante. Podes ler qualquer um dos livros de minha biblioteca dando um click sobre o livro na estante. A Felicidade A felicidade não depende do que acontece ao nosso redor, senão do que acontece dentro de nós mesmos.

Leia mais

Olá! Nós somos a Viraventos,

Olá! Nós somos a Viraventos, Olá! Nós somos a Viraventos, uma escola infantil focada na formação integral de crianças por meio de uma educação personalizada em parceria com a família. Parte do nosso projeto educativo é capacitar e

Leia mais

PLANEJAMENTO 5º ANO ENSINO FUNDAMENTAL I

PLANEJAMENTO 5º ANO ENSINO FUNDAMENTAL I PLANEJAMENTO 5º ANO ENSINO FUNDAMENTAL I MÓDULO TEMAS CONTEÚDO CONCEITUAL QUANTIDADE DE AULAS Linha do tempo Como me vejo. Em prosa e verso Conversar e entender os ciclos da vida. CONTEÚDO PROCEDIMENTAL

Leia mais

Centro Espírita Ismênia de Jesus. Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 2º Ciclo (9 a 11anos) Educadoras: Cida e Rita

Centro Espírita Ismênia de Jesus. Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 2º Ciclo (9 a 11anos) Educadoras: Cida e Rita Plano de Aula 01 Centro Espírita Ismênia de Jesus Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 2º Ciclo (9 a 11anos) Educadoras: Cida e Rita Dia : 15/02/2016 Título: BOAS-VINDAS Horário: 20 às

Leia mais

Clube Musical Projeto Identidade Marcelo Serralva

Clube Musical Projeto Identidade Marcelo Serralva PROJETO IENTIAE escrição: Quem sou eu? e onde vim? Para onde vou? Estes questionamentos filosóficos, existentes desde o começo da existência da humanidade, também surgem quando começamos a nos entender

Leia mais

PROJETO Turma: Nome da professora: Nome do projeto Período do projeto: Justificativa do Projeto Objetivos do Projeto

PROJETO Turma: Nome da professora: Nome do projeto Período do projeto: Justificativa do Projeto Objetivos do Projeto PROJETO Turma: Fase 5A Nome da professora: Nariane Rocha de Deus Oliveira Nome do projeto: Dos jardins de Curitiba às Cataratas do Iguaçu Período do projeto: 1º trimestre - Fevereiro a Abril/ 2019 Justificativa

Leia mais

QUAL É O NOSSO CAMPO DE ATUAÇÃO?

QUAL É O NOSSO CAMPO DE ATUAÇÃO? QUEM SOMOS? Caros jovens participantes do Jovens em Ação, para ajudar o grupo na realização do seu empreendimento social, o projeto entregará a vocês, em partes, algumas propostas de atividades que contribuirão

Leia mais

7 DICAS PARA CRIAR UM FILHO RESPONSÁVEL

7 DICAS PARA CRIAR UM FILHO RESPONSÁVEL 7 DICAS PARA CRIAR UM FILHO RESPONSÁVEL É preciso ensinar o filho a ter responsabilidade desde cedo: O quarto do seu filho é uma bagunça sem fim? Ele vive perdendo os materiais escolares ou quebrando seus

Leia mais

DATA: / / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR: 8,0 MÉDIA: 4,8 RESULTADO: %

DATA: / / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR: 8,0 MÉDIA: 4,8 RESULTADO: % SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: / / 206 UNIDADE: I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

Como Ajudar o Mundo?

Como Ajudar o Mundo? Como Ajudar o Mundo? Todos dizem como salvar o mundo, mas será mesmo que fazem o que falam? André tem 8 anos. Certo dia estava em uma aula de ciências e sua professora disse que o mundo está sofrendo com

Leia mais

UM BICHINHO NA LINHA. projeto pedagógico. Rua Tito, 479 Lapa São Paulo SP. (11)

UM BICHINHO NA LINHA. projeto pedagógico. Rua Tito, 479 Lapa São Paulo SP. (11) projeto pedagógico UM BICHINHO NA LINHA UM BICHINHO NA LINHA TEXTO EM LETRA BASTÃO Rua Tito, 479 Lapa São Paulo SP CEP 05051-000 divulgação escolar (11) 3874-0884 divulga@melhoramentos.com.br www.editoramelhoramentos.com.br

Leia mais

PROJETO 1º PERÍODO DE 2019

PROJETO 1º PERÍODO DE 2019 PROJETO 1º PERÍODO DE 2019 TURMA: Fase 5 B NOME DO PROJETO: Raizes Gaúchas: Do rio Guaíba a bela serra NOME DA PROFESSORA RESPONSÁVEL: Roberta Girio Vicenti PERÍODO DO PROJETO: Fevereiro /19 a Abril /19

Leia mais

PROJETO HORTA EMEIEF Prof. Ernesto Marcondes Rangel

PROJETO HORTA EMEIEF Prof. Ernesto Marcondes Rangel PROJETO HORTA EMEIEF Prof. Ernesto Marcondes Rangel Professor(es) Apresentador(es): Maria Cecília Camargo Arneiro Ribeiro Realização: Foco do Projeto O foco do projeto de horta é o incentivo da preservação

Leia mais

Dicas de Atividades para a Volta às Aulas

Dicas de Atividades para a Volta às Aulas Etapas para rotina de início de ano letivo para educação infantil Chegada e acolhida; Iniciação e rodinha; Lanche; Recreio; Banheiro/higiene; Brincadeira livre; Atividades Organizadas; Despedida. Dicas

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 2.º ANO/EF 2017

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 2.º ANO/EF 2017 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 2.º ANO/EF 2017 Caro(a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados

Leia mais

02/05/14. Para início de Conversa. Tema 1 - A importância das Artes na Infância. Objetivos

02/05/14. Para início de Conversa. Tema 1 - A importância das Artes na Infância. Objetivos Tema 1 - A importância das Artes na Infância Para início de Conversa Objetivos Conhecer a importância do ensino das artes na educação infantil. Compreender a diferença das abordagens inatista e pragmática

Leia mais

Sabendo quem sou através de valores encontrados nos contos

Sabendo quem sou através de valores encontrados nos contos Sabendo quem sou através de valores encontrados nos contos Apresentação: O ato de ler não visa só a formação acadêmica da criança, mas a sua formação como cidadã, como leitor. Desde pequena, a criança

Leia mais

Inserir sites e/ou vídeos youtube ou outro servidor. Prever o uso de materiais pedagógicos concretos.

Inserir sites e/ou vídeos youtube ou outro servidor. Prever o uso de materiais pedagógicos concretos. ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A CRIAÇÃO DE UM PLANO DE TRABALHO DOCENTE (Plano de aula) Título e estrutura curricular Crie um título relacionado ao assunto da aula. Seja criativo na escolha do tema. Verifique

Leia mais

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 Tema: Alimentação saudável Mês: Abril Habilidade Sócio emocional: Consciência em ação organização e responsabilidade Período: 11 a 15 de Abril Duração: 1h Público: Creches

Leia mais

TURMA: Fase 3B NOME DO PROJETO: Tamar, preservação necessária!! PERÍODO DO PROJETO: Setembro a Novembro de 2018

TURMA: Fase 3B NOME DO PROJETO: Tamar, preservação necessária!! PERÍODO DO PROJETO: Setembro a Novembro de 2018 PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 TURMA: Fase 3B NOME DO PROJETO: Tamar, preservação necessária!! PERÍODO DO PROJETO: Setembro a Novembro de 2018 JUSTIFICATIVA: Neste 3 período iremos abordar o tema sobre a conservação

Leia mais

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 C O L É G I O L A S A L L E Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Guarani, 000 - Fone (045) 35-1336 - Fax (045) 3379-58 http://www.lasalle.edu.br/toledo/ DISCIPLINA: PROFESSOR(A): E-MAIL: Ensino

Leia mais

Bichinhos na creche, uma aventura extraordinária. Cibele Rodrigues Xavier Martins Creche Henfil

Bichinhos na creche, uma aventura extraordinária. Cibele Rodrigues Xavier Martins Creche Henfil Bichinhos na creche, uma aventura extraordinária Cibele Rodrigues Xavier Martins Creche Henfil Criança Sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia,

Leia mais

www.ethosmg.com.br escola@ethosmg.com.br @EscolaEthos Maternal 1, 2 e 3, Educação Infantil, Ensino Fundamental 1 e 2, Período Integral Rua Ephrem Macedo, 466, CEP:35170-006, Santa Helena Coronel Fabriciano-MG

Leia mais

2ª FEIRA 25 DE SETEMBRO Não Temas! Estou Contigo na Tua Família

2ª FEIRA 25 DE SETEMBRO Não Temas! Estou Contigo na Tua Família Bom dia! : 2ª FEIRA 25 DE SETEMBRO Depois de um fim de semana para (re)carregar energias, espera-nos uma semana em cheio. Nesta semana vamos falar da importância da família e de como a devemos tratar como

Leia mais

Quando há algo que celebrar como bodas, batizados, aniversários, é normal enviar flores, porque elas representam alegria e felicidade.

Quando há algo que celebrar como bodas, batizados, aniversários, é normal enviar flores, porque elas representam alegria e felicidade. O mundo das flores Quando há algo que celebrar como bodas, batizados, aniversários, é normal enviar flores, porque elas representam alegria e felicidade. Mas elas também estão presentes em noutros momentos

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO ENSINO RELIGIOSO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE

A IMPORTÂNCIA DO ENSINO RELIGIOSO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE 1 A IMPORTÂNCIA DO ENSINO RELIGIOSO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE Acadêmica: Carla Juliéte B. Amelini Professora Supervisora do estágio: Silandra Badch Rosa Universidade Luterana do Brasil

Leia mais

Ponto de Apoio - Revista Planeta Azul

Ponto de Apoio - Revista Planeta Azul Ponto de Apoio - Revista Planeta Azul Sugestões de atividades e reflexões a serem *desenvolvidas na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, para as histórias publicadas na revista Planeta Azul -. Confira

Leia mais

CONVENÇÃO BATISTA FLUMINENSE Revista Palavra e Vida Sugestões Didáticas - 1º Trimestre/2013

CONVENÇÃO BATISTA FLUMINENSE Revista Palavra e Vida Sugestões Didáticas - 1º Trimestre/2013 CONVENÇÃO BATISTA FLUMINENSE Revista Palavra e Vida Sugestões Didáticas - 1º Trimestre/2013 patriciacgrion@gmail.com Educadora Cristã da PIB Venda das Pedras e Psicopedagoga Clínica Cultuar é avivar a

Leia mais

NÃO TEMAS! ESTOU CONTIGO NA TUA FAMÍLIA 2º CICLO

NÃO TEMAS! ESTOU CONTIGO NA TUA FAMÍLIA 2º CICLO 2ª FEIRA 25 DE SETEMBRO Bom dia! Depois de um fim de semana para re carregar energias, espera-nos uma semana em cheio. Nesta semana vamos falar da importância da família e de como a devemos tratar como

Leia mais

De lagarta à borboleta Esperança de uma vida nova

De lagarta à borboleta Esperança de uma vida nova De lagarta à borboleta Esperança de uma vida nova Escola: COC Atibaia Cidade: Atibaia (SP) Categoria: Meio Ambiente Professor Responsável: Rosilene Paes dos Santos De lagarta à borboleta Esperança de uma

Leia mais

SOE - Serviço de Orientação Educacional

SOE - Serviço de Orientação Educacional SOE - Serviço de Orientação Educacional Projeto Aprendendo a Ser para Aprender a Conviver Tema: Amizade e Conflito 3º AT Marise Miranda Gomes - Orientadora Educacional - Psicopedagoga Clínica e Institucional

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL 2º Período

EDUCAÇÃO INFANTIL 2º Período EDUCAÇÃO INFANTIL 2º Período Objetivo Geral Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações; Descobrir

Leia mais

PROJETO. Justificativa do Projeto

PROJETO. Justificativa do Projeto PROJETO Turma: 3B Nome da professora: Geiza Morais Rosendo Nome do Projeto: O que tem no coração do Amazonas? Período do Projeto: 1º trimestre Fevereiro a Abril/ 2019 Justificativa do Projeto O projeto

Leia mais

PRIMEIRO LIVRO DO CATEQUIZANDO. Em preparação à Eucaristia

PRIMEIRO LIVRO DO CATEQUIZANDO. Em preparação à Eucaristia PRIMEIRO LIVRO DO CATEQUIZANDO Em preparação à Eucaristia Direção editorial Claudiano Avelino dos Santos Coordenação editorial Jakson Ferreira de Alencar Ilustrações Cícero Soares Produção editorial AGWM

Leia mais

Chegamos ao Mato Grosso, mais cidades no Paraná e na Bahia, continuamos no Ceará, em São Paulo, e é claro, no Rio de Janeiro.

Chegamos ao Mato Grosso, mais cidades no Paraná e na Bahia, continuamos no Ceará, em São Paulo, e é claro, no Rio de Janeiro. 1 Mais um ano chega ao seu final, passou tão depressa, não acham? 2010 foi um ano muito proveitoso, resgatamos nossas origens e percebemos as influências e as referências de nossos familiares. Fizemos

Leia mais

PROJETO APRENDENDO E BRINCANDO COM CANTIGAS DE INFANTIS. Escola Municipal Alfabeto. Série: 2ª. Professor: Edilza Ferreira de Lima Correia

PROJETO APRENDENDO E BRINCANDO COM CANTIGAS DE INFANTIS. Escola Municipal Alfabeto. Série: 2ª. Professor: Edilza Ferreira de Lima Correia PROJETO APRENDENDO E BRINCANDO COM CANTIGAS DE INFANTIS Escola Municipal Alfabeto Série: 2ª Professor: Edilza Ferreira de Lima Correia Arcoverde PE Quando uma criança brinca, joga e finge, está criando

Leia mais

RELATÓRIO FOTOGRÁFICO ... VILA PINDARÉ - BURITICUPU MA DEZ 17 A FEV

RELATÓRIO FOTOGRÁFICO ... VILA PINDARÉ - BURITICUPU MA DEZ 17 A FEV RELATÓRIO FOTOGRÁFICO... VILA PINDARÉ - BURITICUPU MA DEZ 17 A FEV 18... Coordenação: Parceria: Apropriação Eu gostei muito do projeto porque ele tem cuidado de todas as famílias. Eu só tenho a agradecer

Leia mais

FELIZ NATAL E UM ANO NOVO CHEIO DE REALIZAÇÕES!!!

FELIZ NATAL E UM ANO NOVO CHEIO DE REALIZAÇÕES!!! COLÉGIO TÉCNICO AGRÍCOLA JOSÉ BONIFÁCIO Projeto da disciplina de Informática Aplicada a Agropecuária http://www.fcav.unesp.br/#!/colegio-agricola/ FELIZ NATAL E UM ANO NOVO CHEIO DE REALIZAÇÕES!!! Fonte:

Leia mais

Descobertas sociocientíficas: refletindo sobre o currículo

Descobertas sociocientíficas: refletindo sobre o currículo Descobertas sociocientíficas: refletindo sobre o currículo Fabiana Chinalia Professora de Metodologia para o Ensino de Ciências Naturais e Meio Ambiente Data: 05 e 06/04/2011 Descobertas sociocientíficas

Leia mais

O processo de retirada de fraldas na escola

O processo de retirada de fraldas na escola O processo de retirada de fraldas na escola A Orientação Educacional do Meu Castelinho acompanha o desenvolvimento das crianças em relação à diversos aspectos e acredita que o processo de retirada de fraldas,

Leia mais

PROGRAMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO FISCAL. PROJETO: CIDADANIA: APRENDENDO PARA A VIDA Profª Medianeira Garcia Geografia

PROGRAMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO FISCAL. PROJETO: CIDADANIA: APRENDENDO PARA A VIDA Profª Medianeira Garcia Geografia PROGRAMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO FISCAL PROJETO: CIDADANIA: APRENDENDO PARA A VIDA Profª Medianeira Garcia Geografia INTRODUÇÃO O projeto foi organizado por acreditarmos que o papel da escola e sua função

Leia mais

Ensino Fundamental I

Ensino Fundamental I Ensino Fundamental I 2017 O nosso modo de ser e proceder 1 O Colégio Loyola é uma instituição da Rede Jesuíta de Educação. Nossa Missão é educar com excelência acadêmica para a vivência dos valores humanos

Leia mais

REUNIÃO DE PAIS 5ª SÉRIE Compromisso Família e Escola

REUNIÃO DE PAIS 5ª SÉRIE Compromisso Família e Escola REUNIÃO DE PAIS 5ª SÉRIE Compromisso Família e Escola Projeto Educativo Buscamos integrar rigor científico, excelência acadêmica, formação cristã, cultura da solidariedade e da paz, sensibilidade estética,

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL 2018

PLANEJAMENTO ANUAL 2018 LUCIANA DE SALES ANTIQUEIRA PLANEJAMENTO ANUAL 2018 ILHA SOLTEIRA SP PLANEJAMENTO ANUAL Objetivos do CCI para 2018: Valorizar na criança o desenvolvimento de sua identidade e aceitação das diferenças (étnicas,

Leia mais

PROJETO Turma: Nome da professora: Nome do projeto: Período do projeto: Justificativa do Projeto Objetivos do Projeto

PROJETO Turma: Nome da professora: Nome do projeto: Período do projeto: Justificativa do Projeto Objetivos do Projeto PROJETO Turma: Fase 4B Nome da professora: Maria Morais Nome do projeto: Fui passear e parei no Pará! Período do projeto: 1º Trimestre - Fevereiro a de Abril/ 2019 Justificativa do Projeto De acordo com

Leia mais

Criar Grupos de Reiki Associação Portuguesa de Reiki. Como criar grupos de Reiki

Criar Grupos de Reiki Associação Portuguesa de Reiki. Como criar grupos de Reiki Como criar grupos de Reiki 1 Como criar grupos de Reiki Os grupos de Reiki são conjuntos de pessoas que, de livre vontade, se encontram e organizam para a prática de Reiki. Este pequeno guia serve para

Leia mais

Leia com calma as questões e responda com carinho, fazendo pausas até a conclusão, se achar necessário.

Leia com calma as questões e responda com carinho, fazendo pausas até a conclusão, se achar necessário. Questionário FIS - Felicidade Interna Sustentável CARACTERIZAÇÃO DA AMOSTRA Idade Sexo ( )M ( )F Grau de Instrução ( )Básico ( )Médio ( )Universitário ( )Especialização ( )Mestrado ( )Doutorado ( )Outros

Leia mais

Educação Infantil Nível 1 - Volume 1

Educação Infantil Nível 1 - Volume 1 Educação Infantil Nível 1 - Volume 1 SUMÁRIO Formação pessoal, Social, Identidade e Autonomia Conhecimento de mundo, Natureza e Sociedade Construindo a Identidade 9 Quem sou eu? 10 Minha assinatura 13

Leia mais

Público alvo: Alunos do 4º do Ensino Fundamental da escola EMEF Professor. Responsáveis pelo desenvolvimento: Acadêmicas do curso de Pedagogia da FEF,

Público alvo: Alunos do 4º do Ensino Fundamental da escola EMEF Professor. Responsáveis pelo desenvolvimento: Acadêmicas do curso de Pedagogia da FEF, PROJETO: CIÊNCIAS EM AÇÃO. Público alvo: Alunos do 4º do Ensino Fundamental da escola EMEF Professor Ivonete Amaral da Silva. Duração: 11 meses Responsáveis pelo desenvolvimento: Acadêmicas do curso de

Leia mais

4º Ano Ensino Fundamental

4º Ano Ensino Fundamental 4º Ano Ensino Fundamental Eixo 1 Avalição Introdução 01 aula -Ler o texto; -Valorizar os sentidos -Texto: Dentro de casa ; Dentro de casa -Explorar as palavras novas do texto; -Pesquisa sobre a vida do

Leia mais

PROJETO - ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

PROJETO - ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PROJETO - ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Surgimento: O presente projeto tem como objetivo abordar e discutir assuntos relacionados à alimentação saudável, ampliando os conhecimentos dos educandos sobre o tema. Duração:

Leia mais

A PRÁTICA PEDAGÓGICA PAUTADA NA COOPERAÇÃO

A PRÁTICA PEDAGÓGICA PAUTADA NA COOPERAÇÃO A PRÁTICA PEDAGÓGICA PAUTADA NA COOPERAÇÃO Prática pedagógica é uma ação fundamental no processo de ensino-aprendizagem. Na prática pedagógica pode estar os interesses e divergências da sociedade. Representa

Leia mais

SAÚDE, HIGIENE E BEM-ESTAR

SAÚDE, HIGIENE E BEM-ESTAR Falar de saúde implica levar em conta, por exemplo, a qualidade da água que se consome e do ar que se respira. Além disso, devemos considerar os aspectos éticos e políticos relacionados ao direito à vida

Leia mais

Ponto de Apoio - Revista Planeta Azul

Ponto de Apoio - Revista Planeta Azul Ponto de Apoio - Revista Planeta Azul Sugestões de atividades e reflexões a serem *desenvolvidas na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, para as histórias publicadas na revista Planeta Azul -. Confira

Leia mais

Gentileza. Plano de Atividades. 4º ano. Paco, Talula e o Cisne Sean. Nuvem9Brasil Educação Socioemocional TM valores para construção do caráter

Gentileza. Plano de Atividades. 4º ano. Paco, Talula e o Cisne Sean. Nuvem9Brasil Educação Socioemocional TM valores para construção do caráter Nuvem9Brasil Educação Socioemocional TM valores para construção do caráter Plano de Atividades 4º ano Gentileza Ensino Fundamental I Paco, Talula e o Cisne Sean Muito além do livro - GENTILEZA 4º ANO -

Leia mais

A MIDIA VIRTUAL E A FAMILIA

A MIDIA VIRTUAL E A FAMILIA LIÇÃO 11 A MIDIA VIRTUAL E A FAMILIA SUGESTÃO DE LIVROS: A FAMILIA NA ERA DIGITAL...NO SEU GRUPO DE WATTSS, SUGIRO PRA QUE VOCE PEÇA PARA SEUS ALUNOS LEVAREM UM LANCHE PRA COMER DURANTE A AULA. QUANDO

Leia mais

RELATÓRIO FOTOGRÁFICO PROJETO "CASA SAUDÁVEL AGROPLANALTO"

RELATÓRIO FOTOGRÁFICO PROJETO CASA SAUDÁVEL AGROPLANALTO RELATÓRIO FOTOGRÁFICO PROJETO "CASA SAUDÁVEL AGROPLANALTO" AÇAILÂNDIA MA NOV A FEV 2018 Coordenação: Iniciativa: Apropriação Estou colhendo, todos os dias, muitas verduras da minha horta. A família toda

Leia mais

IDEIAS INICIAIS DAS CRIANÇAS DO GRUPO 5

IDEIAS INICIAIS DAS CRIANÇAS DO GRUPO 5 A cada ano que inicia, a Escola elege um novo tema com o propósito de mobilizar a Comunidade Escolar para uma reflexão, novos diálogos, para a ampliação e transformação de ideias, enfim, para uma mudança

Leia mais

Associação de Pais, Encarregados de Educação e Amigos dos Alunos da EB1/JI de Pinhal de Frades. Plano de Atividades 2013/2014

Associação de Pais, Encarregados de Educação e Amigos dos Alunos da EB1/JI de Pinhal de Frades. Plano de Atividades 2013/2014 Setembro Receção e Acolhimento dos alunos (dias 02 a 06) Integrar as novas crianças e promover a facilidade de interação no grupo Promover o bem-estar e o fácil convívio entre as crianças Atividades relacionadas

Leia mais

OBJETIVOS ATIVIDADES INTERVENIENTES ESPAÇO

OBJETIVOS ATIVIDADES INTERVENIENTES ESPAÇO CALENDARIZAÇÃO E TEMÁTICA Setembro / Outubro Integração das crianças no Outubro / Novembro O Outono Outubro Dia Mundial da Alimentação OBJETIVOS ATIVIDADES INTERVENIENTES ESPAÇO - Organizar o ambiente

Leia mais

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA SGAS Quadra 906 Conjunto E Brasília - DF Telefone: (61) 3443-7878 Site: www.lasalledf.com.br E-mail: lasalledf@lasalledf.com.br DIRETRIZES CURRICULARES Série: Maternal 2 1º Período

Leia mais

PARA QUE SERVE A CRECHE E A PRÉ- ESCOLA = FINALIDADE NA SOCIEDADE: QUAL SEU PAPEL / FUNÇÃO DIANTE DA CRIANÇAS E DE SUAS FAMÍLIAS

PARA QUE SERVE A CRECHE E A PRÉ- ESCOLA = FINALIDADE NA SOCIEDADE: QUAL SEU PAPEL / FUNÇÃO DIANTE DA CRIANÇAS E DE SUAS FAMÍLIAS ENTÃO, VAMOS REFLETIR E TOMAR DECISÕES SOBRE: PARA QUE SERVE A CRECHE E A PRÉ- ESCOLA = FINALIDADE NA SOCIEDADE: QUAL SEU PAPEL / FUNÇÃO DIANTE DA CRIANÇAS E DE SUAS FAMÍLIAS QUAIS OS OBJETIVOS = O QUE

Leia mais

Com o autorretrato de Tarsila do Amaral é possível trabalhar a identidade da criança. Pode-se iniciar fazendo uma apresentação da artista, contando

Com o autorretrato de Tarsila do Amaral é possível trabalhar a identidade da criança. Pode-se iniciar fazendo uma apresentação da artista, contando Com o autorretrato de Tarsila do Amaral é possível trabalhar a identidade da criança. Pode-se iniciar fazendo uma apresentação da artista, contando sua história e depois de apresentar o seu autorretrato,

Leia mais

Externato de Santa Margarida. Rua Manuel Ribeiro de Almeida, 141 Quinta da Azenha S. Cosme- Gondomar Tel Fax.

Externato de Santa Margarida. Rua Manuel Ribeiro de Almeida, 141 Quinta da Azenha S. Cosme- Gondomar Tel Fax. Externato de Santa Margarida Rua Manuel Ribeiro de Almeida, 141 Quinta da Azenha 4420-195-S. Cosme- Gondomar Tel. 224830104 Fax. 224837223 Ano Letivo 2016/2017 Plano anual de atividades SETEMBRO Dia 2

Leia mais

Com Maria, Missão de PAZ!

Com Maria, Missão de PAZ! 23 de outubro ALGUNS MOTIVOS PARA SERMOS FELIZES E SABERMOS AGRADECER Bom dia! Algumas vezes, esperamos a chegada de algum acontecimento especial para celebrar. Por exemplo: uma festa, um aniversário,

Leia mais

LIÇÃO DE FÉRIAS FUNDO DO MAR

LIÇÃO DE FÉRIAS FUNDO DO MAR LIÇÃO DE FÉRIAS FUNDO DO MAR PRÉ II A, B, C, D e E PROF. AS AMANDA, FERNANDA, GIOVANA, LUCIANA E SARA NOME: DATA: / / PRÉ II LIÇÃO DE FÉRIAS QUERIDO (A) ALUNO (A), SEGUEM ALGUMAS ATIVIDADES PARA SEREM

Leia mais

para crianças Sugerido para alunos de Fund. 1

para crianças Sugerido para alunos de Fund. 1 atividades para crianças Sugerido para alunos de Fund. 1 SOLIDARIEDADE DIVERSIDADE SUSTENTABILIDADE CONVIVÊNCIA RESPEITO COOPERAÇÃO DIVERSIDADE Viva a diferença!!! Somos todos diferentes! E isso é normal!

Leia mais

SEICHO-NO-IE DO BRASIL

SEICHO-NO-IE DO BRASIL Programação do dia 3 de Fevereiro Todos em pé, vamos cantarmos a música: Assim nós vamos viver (CD música 21 ) Continuem em pé por favor, para entoarmos o Hino Sagrado Habitantes da Terra (5 ) 09:10 -

Leia mais