Guia do doente. Informação importante para doentes que iniciam a terapêutica com LEMTRADA (alemtuzumab) sobre os riscos associados ao tratamento.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Guia do doente. Informação importante para doentes que iniciam a terapêutica com LEMTRADA (alemtuzumab) sobre os riscos associados ao tratamento."

Transcrição

1 t Este medicamento está sujeito a monitorização adicional. Guia do doente Informação importante para doentes que iniciam a terapêutica com LEMTRADA (alemtuzumab) sobre os riscos associados ao tratamento.

2 O seu médico prescreveu-lhe um medicamento para a esclerose múltipla (EM) denominado LEMTRADA (alemtuzumab). Este guia é especialmente para si e inclui informação importante sobre este medicamento, nomeadamente alguns dos efeitos secundários que pode causar. Deve ser lido em conjunto com o folheto informativo que se encontra na embalagem do medicamento. Certifique-se de que informa o médico ou profissional de cuidados de saúde se observar qualquer um dos sinais ou sintomas descritos neste guia. Indice 1> O que é LEMTRADA e como funciona 03 2> Descrição geral do tratamento com LEMTRADA 04 3> Efeitos secundários tardios 06 4> Planear o seu calendário de monitorização 11

3 1> O que é o LEMTRADA e como funciona? O LEMTRADA é um medicamento de prescrição utilizado para tratar a esclerose múltipla (EM) forma surto-remissão em adultos. Este medicamento não cura a EM mas pode diminuir o número de recidivas de EM. Pode também ajudar a abrandar alguns sinais e sintomas de EM. O LEMTRADA ajusta o sistema imunitário a limitar os ataques ao sistema nervoso. Após um ciclo de tratamento com o LEMTRADA pode correr um risco maior de desenvolver outras condições autoimunes ou de ter infeções graves. É importante que compreenda estes riscos e que saiba como monitorizá-los.

4 2> Descrição geral do Tratamento com LEMTRADA Tenho de realizar análises antes de iniciar o tratamento com LEMTRADA? O seu médico irá realizar-lhe análises de sangue antes de iniciar o tratamento com LEMTRADA. Estas análises são feitas para verificar se pode tomar LEMTRADA. O médico irá também assegurar que não tem determinadas doenças ou perturbações antes de iniciar o tratamento com LEMTRADA. Este guia irá dar-lhe mais informação sobre estes problemas. Pergunte ao médico ou profissional de saúde se tiver quaisquer perguntas sobre o LEMTRADA. Tenho de realizar exames depois de iniciar o tratamento com LEMTRADA? Para detetar o eventual desenvolvimento de doenças autoimunes (descrito na Secção 3 deste guia) terá de ser monitorizado mensalmente através de análises ao sangue e urina. O médico irá verificar os resultados destas análises para ver se desenvolveu um efeito secundário. É muito importante que continue com estas verificações durante quatro anos após o último ciclo de tratamento com o medicamento, mesmo que esteja a sentir-se bem (sem sintomas ou efeitos secundários) e os sintomas de EM estejam controlados. Os efeitos secundários podem ocorrer até vários anos após o último ciclo de tratamento com o medicamento e podem representar (em casos raros) perigo de vida, por isso é importante que continue a ser monitorizado e que se mantenha atento aos sintomas. Tal permitirá que um eventual problema seja detetado e que o seu tratamento tenha início imediatamente. Isto significa que se compromete com as análises laboratoriais mensais, continuando durante quatro anos após o último ciclo de tratamento com o LEMTRADA. Você e o seu médico irão trabalhar em conjunto como uma equipa para assegurar que realiza estas análises e que as planeia juntamente com as suas atividades normais. Se for mulher, é entretanto importante evitar fazer as análises à urina durante o período menstrual, pois os resultados podem ser falseados. Para compreender melhor a duração dos efeitos do tratamento e a duração do seguimento necessário, consulte o diagrama abaixo.

5 NOTA: Para anote maioria dos doentes, ciclos funcionam durante For most patients, 2dois courses work for 2 years or longer. dois anos ou mais A seguinte tabela indica que análises serão realizadas, quando e durante quanto tempo. Como com qualquer medicamento, podem ocorrer efeitos secundários associados à utilização de LEMTRADA. Na secção 3 deste guia encontra informação sobre os efeitos secundários que podem ocorrer após a perfusão, incluindo condições autoimunes e infeções graves. Outros efeitos secundários associados a este medicamento estão explicados no folheto informativo.

6 3> Efeitos secundários tardios Conforme acima mencionado, os doentes que recebem o LEMTRADA estão em maior risco de desenvolver determinadas doenças autoimunes e infeções graves. As doenças autoimunes incluem: > Uma doença designada por púrpura trombocitopénica idiopática (PTI) > Determinados tipos de doenças renais, como doença anti-membrana basal glomerular; > Doenças da tiroide Todas estas doenças podem ser tratadas quando identificadas de forma precoce. Retardar o seu tratamento aumenta o risco de complicações. Por esse motivo é tão importante reconhecer e comunicar imediatamente os sinais ou sintomas sugestivos destas doenças (abaixo descritos) ao seu médico. Púrpura trombocitopénica idiopática (PTI) (uma perturbação hemorrágica) A PTI é uma condição que resulta na diminuição do número de plaquetas no sangue. As plaquetas são necessárias para a coagulação normal do sangue. A PTI pode provocar hemorragia grave. Se detetada imediatamente, pode ser tratada, mas se não for tratada pode levar a graves problemas de saúde e a possível morte. A análise de sangue irá ajudar o médico a manter-se atento a alterações na contagem de plaquetas, de forma a identificar precocemente este efeito secundário. Por isso, o médico irá pedir-lhe para realizar análises ao sangue antes de iniciar o LEMTRADA e mensalmente após o ciclo de tratamento inicial. A análise mensal deve continuar durante quatro anos após o último ciclo de tratamento. É importante saber que a PTI pode ser detetada através de determinados sinais ou sintomas sobre os quais deve ter conhecimento. Quais são os sinais e sintomas de PTI? > Pequenas pintas espalhadas na pele que são vermelhas, cor-de-rosa ou roxas > Aparecimento fácil de hematomas > Hemorragia provocada por um corte que é difícil parar

7 > Períodos menstruais mais abundantes, mais longos ou mais frequentes do que o normal. A hemorragia entre os períodos menstruais pode ser também um sinal de PTI > Hemorragia das gengivas ou nariz que seja novidade ou que demore mais tempo do que é habitual a parar > Tosse com sangue Contacte imediatamente o seu médico se tiver qualquer um destes sinais ou sintomas. Se não conseguir contactar o médico, procure imediatamente cuidados médicos. E se eu desenvolver PTI? É melhor identificar e tratar PTI tão brevemente quanto possível. Por esse motivo é tão importante que continue a realizar a análise ao sangue mensalmente para detetar problemas antes de ter sintomas. É também importante que você, os seus familiares e/ou prestadores de cuidados estejam atentos a quaisquer sinais ou sintomas descritos neste Atrasar o tratamento de PTI aumenta a possibilidade de sofrer problemas mais Estasguia. imagens mostram alguns exemplos de hematomas e erupções cutâneas caudados pela TPA graves. Nota: Estas imagens servem apenas como referência para mostrar exemplos de hematomas e erupções cutâneas Estas imagens mostram alguns exemplos de hematomas e erupções cutâneas caudados pela PTI Nota: Estas imagens servem apenas como referência para mostrar exemplos de hematomas e erupções cutâneas Este é um exemplo de Este é um exemplo de Este é um exemplo de uma perna com pintas braços com hematomas pintas devido a hemorraespalhadas debaixo da fáceis ou excessivos. gia debaixo da língua. pele e que são vermelhas, É importante ter emeste é um exemplo Isto pode cor-de-rosa ou roxas. Este é um exemplo de de ocorrer emeste é um exemplo de atenção qualquer parte da boca - devido a hemorrapodem parecer picadas braços com hematomas pintas umade perna com pintasque os hematoalfinete. mas podem em ou excessivos. debaixo da língua, nogia debaixo da língua. espalhadas debaixo da ocorrer fáceis parte do corpo, céu-da-boca, no interior pele e que sãoqualquer vermelhas, não apenas nos braços. É importante ter emcor-de-rosa ou roxas. É importante da terface, em língua ou Isto pode ocorrer em atenção que as pintas gengivas. Podem parecer picadas de atenção que os hematoqualquer parte da boca podem ocorrer em alfinete. mas podem ocorrer em debaixo da língua, no qualquer parte do corpo, qualquer parte do corpo, céu-da-boca, no interior não apenas na pernaé importante ter em não apenas nos braços. da face, língua ou atenção que as pintas gengivas. podem ocorrer em qualquer parte do corpo, não apenas na perna

8 Se detetada de forma precoce, a PTI é normalmente tratável. Se desenvolver PTI, você e o médico irão decidir que tratamento é melhor para si. Se observar quaisquer sinais ou sintomas (conforme acima descrito), contacte imediatamente o seu médico para comunicar os sintomas. Se não conseguir contactar o médico, procure imediatamente cuidados médicos. Perturbações renais (como doença anti-membrana basal glomerular) O LEMTRADA pode provocar uma condição conhecida por doença anti-membrana basal glomerular ou anti-mbg. A doença anti-mbg é uma condição autoimune que pode provocar graves lesões nos rins. Podem também ocorrer lesões nos pulmões com a doença anti-mbg, apesar de não terem sido observadas em ensaios clínicos com LEMTRADA. Se as lesões não forem tratadas, podem provocar falência de funcionamento dos rins, implicando diálise crónica ou transplante, e mesmo a morte. Uma análise ao sangue e uma análise à urina irá ajudar o médico a manter-se atento aos sinais de doença renal para identificar precocemente este efeito secundário. O médico irá realizar-lhe análises ao sangue e urina antes de iniciar o LEMTRADA e mensalmente após o ciclo de tratamento inicial. Irá também realizar-lhe testes à urina mensalmente. Se for mulher, é entretanto importante evitar fazer as análises à urina durante o período menstrual, uma vez que pode falsear os resultados. Esta análise irá continuar a ser feita durante quatro anos após a última perfusão. É importante saber que a doença anti-mbg pode ser detetada através de determinados sinais ou sintomas sobre os quais deve ter conhecimento. Quais são os sinais ou sintomas de problemas renais ou doença anti-mbg? > Sangue na urina: a urina pode ficar vermelha ou da cor de chá. > Inchaço (edema): inchaço das pernas ou pés. > Tosse com sangue: pode tossir sangue. E se eu desenvolver problemas renais? Na maior parte das vezes, os médicos conseguem tratar os problemas renais. É melhor iniciar o tratamento tão cedo quanto possível. É importante que esteja familiarizado com os sinais e sintomas de problemas renais e doença anti-mbg e que realize as análises laboratoriais regulares (análises ao sangue e à urina). Os problemas renais irão quase sempre necessitar de tratamento. O tratamento pode ter início imediato, caso necessário. Se observar quaisquer sinais ou sintomas (conforme acima descrito), contacte imediatamente o seu médico para comunicar os sintomas. Se não conseguir contactar o médico, procure imediatamente cuidados médicos.

9 Doenças da tiroide A tiroide é uma glândula que está na parte inferior do pescoço. Esta glândula produz hormonas que são importantes para todo o corpo. Em algumas pessoas, o sistema imunitário pode atacar por engano as células da tiroide (doença autoimune da tiroide) afetando a capacidade de a glândula produzir e controlar o nível de hormonas. O LEMTRADA pode provocar o desenvolvimento de doenças da tiroide, incluindo: > Glândula da tiroide hiperativa ou hipertiroidismo: quando a tiroide produz hormonas em excesso. > Glândula da tiroide hipoativa ou hipotiroidismo: quando a tiroide não produz hormonas suficientes. O seu sangue será analisado antes de iniciar o tratamento com LEMTRADA e a cada três meses após o ciclo de tratamento inicial e até quatro anos após a última perfusão. Esta análise ao sangue irá ajudar o médico a detetar precocemente perturbações na tiroide. Quais são os sinais e sintomas de uma tiroide hiperativa? Os sintomas podem incluir: > Suores excessivos > Perda de peso inexplicável > Inchaço dos olhos > Nervosismo > Batimentos cardíacos rápidos Quais são os sinais e sintomas de uma tiroide hipoativa? Os sintomas podem incluir: > Aumento de peso inexplicável > Sensação de frio > Agravamento da sensação de cansaço Prisão de ventre (que surja de novo) E se>eu desenvolver uma doença na tiroide? Informe o seu médico se tiver estes sintomas.

10 Dependendo do tipo de doença da tiroide que tiver, o médico irá decidir que tratamento é melhor para si. Será importante seguir as recomendações do médico para ter a certeza que obtém o máximo benefício do tratamento. Em alguns casos, terá de tomar medicação para o resto da vida para tratar a sua doença da tiroide. Em algumas situações, poderá ser necessário retirar cirurgicamente a tiroide. Caso desenvolva uma doença da tiroide, é muito importante que receba o tratamento adequado, em especial se engravidar após utilizar o LEMTRADA. Ter uma doença da tiroide não tratada pode prejudicar o feto ou o bebé após o nascimento. IMPORTANTE Uma vez que todas estas condições autoimunes podem ocorrer muito tempo depois de receber um ciclo de tratamento com LEMTRADA, é muito importante que continue a realizar as análises mensais (mesmo que esteja a sentir-se bem). years Deve também continuar a manter-se vigilante para o aparecimento de sinais e sintomas. Faça isto durante quatro anos após o último ciclo de tratamento com o LEMTRADA. A deteção e diagnóstico precoces podem dar-lhe mais hipóteses de melhorar. Tenha o seu cartão de alerta do doente consigo e mostre-o a todos os prestadores de cuidados de saúde que estejam a prestar-lhe tratamentos (incluindo para doenças não relacionadas com a EM), ou em caso de emergência médica. Infeções graves Os doentes tratados com LEMTRADA estão em maior risco de desenvolver uma infeção grave. Se desenvolver uma infeção grave, poderá ter de ir para o hospital para tratamento. É importante informar os médicos no hospital de que lhe foi administrado LEMTRADA. Se tiver uma infeção antes do início do tratamento com este medicamento, o médico irá ponderar adiar o tratamento até que a infeção esteja controlada ou resolvida. Quais são os sinais e sintomas de uma infeção grave? Os sintomas podem incluir: > Febre e/ou arrepios > Gânglios inchados

11 4> Planear o seu calendário de monitorização As doenças autoimunes descritas neste guia podem ocorrer muito tempo depois de receber um ciclo de tratamento com LEMTRADA. É muito importante que continue a realizar as análises mensais (mesmo que esteja a sentir-se bem) durante quatro anos após o último ciclo de tratamento. Uma vez que recebe LEMTRADA apenas em dois ciclos anuais, as análises terão de ser planeadas em separado. Não se esqueça que, caso observe quaisquer eventos descritos neste guia, a deteção e diagnóstico precoces irão dar-lhe mais hipóteses de melhorar. Conclua sempre as análises e continue alerta em relação a sinais ou sintomas dos eventos descritos neste guia durante quatro anos após a última perfusão. Análise Quando Durante quanto tempo? Análise ao sangue Antes do início do tratamento e a cada mês após o tratamento Até quatro anos após a última perfusão de LEMTRADA Análise à urina Antes do início do tratamento e a cada mês após o tratamento Até quatro anos após a última perfusão de LEMTRADA

12

13

14

15

16

Brochura de informação para o doente sobre KEYTRUDA. (pembrolizumab)

Brochura de informação para o doente sobre KEYTRUDA. (pembrolizumab) Brochura de informação para o doente sobre KEYTRUDA (pembrolizumab) Este medicamento está sujeito a monitorização adicional. Isto irá permitir a rápida identificação de nova informação de segurança. Poderá

Leia mais

Brochura de informação para o doente sobre KEYTRUDA. (pembrolizumab)

Brochura de informação para o doente sobre KEYTRUDA. (pembrolizumab) Brochura de informação para o doente sobre KEYTRUDA (pembrolizumab) Este medicamento está sujeito a monitorização adicional. Isto irá permitir a rápida identificação de nova informação de segurança. Poderá

Leia mais

O que precisa saber sobre Imuno-Oncologia

O que precisa saber sobre Imuno-Oncologia O que precisa saber sobre Imuno-Oncologia Com o apoio O que precisa saber sobre Imuno-Oncologia Tipos de Tratamento 1. o Compreender a doença Depois de determinado qual o tipo de tumor, o seu médico irá

Leia mais

Stelara (ustecinumab)

Stelara (ustecinumab) Stelara (ustecinumab) Folheto para os doentes Por favor, leia este folheto com atenção, assim como o Folheto Informativo. Este folheto contém informação importante sobre Stelara, Este folheto destina-se

Leia mais

Guia para o doente Informação de segurança sobre o seu tratamento com Xalkori (crizotinib)

Guia para o doente Informação de segurança sobre o seu tratamento com Xalkori (crizotinib) Este medicamento está sujeito a monitorização adicional. Guia para o doente Informação de segurança sobre o seu tratamento com Xalkori (crizotinib) Este guia destina-se a doentes a quem tenha sido receitado

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Orgaran 750 U/0.6 ml solução injetável. Danaparóide sódico

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Orgaran 750 U/0.6 ml solução injetável. Danaparóide sódico Folheto informativo: Informação para o utilizador Orgaran 750 U/0.6 ml solução injetável Danaparóide sódico Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém informação

Leia mais

Instruções para YERVOY (Ipilimumab) Guia com informação para o doente

Instruções para YERVOY (Ipilimumab) Guia com informação para o doente Este medicamento está sujeito a monitorização adicional. Poderá ajudar comunicando quaisquer efeitos secundários que tenha. Instruções para YERVOY (Ipilimumab) Guia com informação para o doente Material

Leia mais

Comprimidos sublinguais de fentanilo GUIA DE UTILIZAÇÃO PARA O DOENTE E PARA O PRESTADOR DE CUIDADOS DE SAÚDE

Comprimidos sublinguais de fentanilo GUIA DE UTILIZAÇÃO PARA O DOENTE E PARA O PRESTADOR DE CUIDADOS DE SAÚDE Comprimidos sublinguais de fentanilo GUIA DE UTILIZAÇÃO PARA O DOENTE E PARA O PRESTADOR DE CUIDADOS DE SAÚDE Versão aprovada em Janeiro de 06 CONTEÚDO O que é a dor oncológica episódica? O que é o Vellofent

Leia mais

1. O que é Salofalk 500 mg Supositórios e para que é utilizado. 2. O que precisa de saber antes de utilizar Salofalk 500 mg Supositórios

1. O que é Salofalk 500 mg Supositórios e para que é utilizado. 2. O que precisa de saber antes de utilizar Salofalk 500 mg Supositórios Folheto informativo: Informação para o utilizador Salofalk 500 mg Supositórios Messalazina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém informação importante

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o doente. Epsicaprom 3000 mg pó para solução oral. Ácido aminocapróico

Folheto informativo: Informação para o doente. Epsicaprom 3000 mg pó para solução oral. Ácido aminocapróico Folheto informativo: Informação para o doente Epsicaprom 3000 mg pó para solução oral Ácido aminocapróico Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém informação

Leia mais

Durante quanto tempo tenho de tomar metotrexato antes de este ter efeito?

Durante quanto tempo tenho de tomar metotrexato antes de este ter efeito? METOTREXATO Quais são os objetivos deste folheto? Este folheto foi elaborado para o(a) ajudar a compreender melhor o metotrexato e para o informar sobre o que é, como funciona, como é utilizado para tratar

Leia mais

O seu médico efetuará uma avaliação cuidadosa dos benefícios e riscos e terá em consideração a disponibilidade de outros tratamentos alternativos.

O seu médico efetuará uma avaliação cuidadosa dos benefícios e riscos e terá em consideração a disponibilidade de outros tratamentos alternativos. Folheto informativo: Informação para o utilizador Trasylol 500 000 U.I.C/50 ml solução para perfusão Trasylol 1 000 000 U.I.C/100 ml solução para perfusão Trasylol 2 000 000 U.I.C/200 ml solução para perfusão

Leia mais

Lemtrada. Genzyme - A Sanofi Company Solução injetável 10 mg/ml

Lemtrada. Genzyme - A Sanofi Company Solução injetável 10 mg/ml Lemtrada Genzyme - A Sanofi Company Solução injetável 10 mg/ml LEMTRADA alentuzumabe IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Nome do produto: LEMTRADA Nome genérico: alentuzumabe APRESENTAÇÕES Solução para diluição

Leia mais

INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA SOBRE O TRATAMENTO COM

INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA SOBRE O TRATAMENTO COM INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA SOBRE O TRATAMENTO COM GUIA DO DOENTE COM PERDA DA VISÃO DEVIDA A EDEMA MACULAR DIABÉTICO (EMD) Este medicamento está sujeito a monitorização adicional Versão 1 EMD (outubro/2014)

Leia mais

Folheto sobre Stelara (ustecinumab) para o Doente

Folheto sobre Stelara (ustecinumab) para o Doente Folheto sobre Stelara (ustecinumab) para o Doente Informação de segurança importante Leia atentamente este folheto, pois contém informações importantes sobre Stelara, para minimizar os riscos de infeções

Leia mais

Anexo III. Alterações nas secções relevantes do resumo das caraterísticas do medicamento e do folheto informativo

Anexo III. Alterações nas secções relevantes do resumo das caraterísticas do medicamento e do folheto informativo Anexo III Alterações nas secções relevantes do resumo das caraterísticas do medicamento e do folheto informativo Nota: As alterações ao Resumo das Características do Medicamento e ao Folheto Informativo

Leia mais

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador. Zemplar 1 micrograma Cápsulas Moles Paricalcitol

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador. Zemplar 1 micrograma Cápsulas Moles Paricalcitol Folheto informativo: Informação para o utilizador Zemplar 1 micrograma Cápsulas Moles Paricalcitol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante

Leia mais

Trimetazidina Sandoz, 35 mg, comprimidos de libertação prolongada Dicloridrato de trimetazidina

Trimetazidina Sandoz, 35 mg, comprimidos de libertação prolongada Dicloridrato de trimetazidina Folheto Informativo: Informação para o utilizador Trimetazidina Sandoz, 35 mg, comprimidos de libertação prolongada Dicloridrato de trimetazidina Este medicamento está sujeito a monitorização adicional.

Leia mais

www.printo.it/pediatric-rheumatology/br/intro Doença de Kawasaki Versão de 2016 2. DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO 2.1 Como é diagnosticada? A DK é uma doença de diagnóstico clínico ou de cabeceira. Isto significa

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Levocetirizina Mer 5 mg Comprimidos revestidos por película

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Levocetirizina Mer 5 mg Comprimidos revestidos por película FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Levocetirizina Mer 5 mg Comprimidos revestidos por película Dicloridrato de levocetirizina Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento.

Leia mais

Guia do Prescritor. Versão 1 (novembro 2017)

Guia do Prescritor. Versão 1 (novembro 2017) Versão (novembro 7) CONTEÚDO Introdução sobre MAVENCLAD Regimes de tratamento Monitorização durante o tratamento Contagens de linfócitos Infeções graves Leucoencefalopatia multifocal progressiva Neoplasias

Leia mais

Aproximadamente 60% dos doentes começou o tratamento numa fase inicial (prodroma ou eritema) e 40% numa fase tardia (pápula ou vesícula).

Aproximadamente 60% dos doentes começou o tratamento numa fase inicial (prodroma ou eritema) e 40% numa fase tardia (pápula ou vesícula). Folheto informativo: Informação para o utilizador Aciclosina 50 mg/g Creme Aciclovir Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém informação importante para

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Ezetimiba Teva, 10 mg, Comprimidos Ezetimiba

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Ezetimiba Teva, 10 mg, Comprimidos Ezetimiba FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Ezetimiba Teva, 10 mg, Comprimidos Ezetimiba Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

CARTÃO DE INFORMAÇÃO PARA O DOENTE

CARTÃO DE INFORMAÇÃO PARA O DOENTE Este medicamento está sujeito a monitorização adicional CARTÃO DE INFORMAÇÃO PARA O DOENTE Aspetos de segurança importantes a recordar acerca do seu tratamento com GILENYA O médico pedir-lhe-á que permaneça

Leia mais

Programa de Prevenção de Gravidez de Erivedge

Programa de Prevenção de Gravidez de Erivedge Programa de Prevenção de Gravidez de Erivedge Informação importante sobre a prevenção de gravidez e contraceção para mulheres e homens Erivedge pode causar defeitos congénitos (presentes à nascença) graves.

Leia mais

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Terbinafina Daquimed 125 mg Comprimidos Terbinafina Daquimed 250 mg Comprimidos Terbinafina Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Terbinafina Mylan 250 mg comprimidos Terbinafina Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Losartan Winthrop 12,5 mg Comprimidos Losartan potássico APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento. - Conserve este folheto.

Leia mais

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador. Ceretec 0,5 mg Pó para solução injetável Exametazima

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador. Ceretec 0,5 mg Pó para solução injetável Exametazima Folheto informativo: Informação para o utilizador Ceretec 0,5 mg Pó para solução injetável Exametazima Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento - Conserve este folheto.

Leia mais

Trimetazidina Farmoz 35 mg comprimidos de libertação prolongada

Trimetazidina Farmoz 35 mg comprimidos de libertação prolongada Folheto informativo: Informação para o utilizador Trimetazidina Farmoz 35 mg comprimidos de libertação prolongada Trimetazidina, dicloridrato Este medicamento está sujeito a monitorização adicional. Isto

Leia mais

O nome deste medicamento é Struxart 625 mg cápsulas. No entanto, o produto vai ser referido como Struxart no texto do folheto.

O nome deste medicamento é Struxart 625 mg cápsulas. No entanto, o produto vai ser referido como Struxart no texto do folheto. Folheto informativo: Informação para o utilizador Struxart 625 mg cápsulas Glucosamina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante para

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR CICLOVIRAL 50 mg/g Creme Aciclovir Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode ser adquirido sem receita

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Perindopril Persydex 8 mg Comprimidos Perindopril APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de tomar Perindopril Persydex 8 mg Comprimidos - Conserve

Leia mais

Se algumas das situações referidas se aplica a si ou se não tem a certeza fale com o

Se algumas das situações referidas se aplica a si ou se não tem a certeza fale com o Folheto Informativo: Informação para o utilizador Topotecano Generis 1 mg Pó para solução para perfusão Topotecano Generis 4 mg Pó para solução para perfusão Topotecano Leia com atenção todo este folheto

Leia mais

Alterações às secções relevantes do resumo das características do medicamento e do folheto informativo

Alterações às secções relevantes do resumo das características do medicamento e do folheto informativo Anexo III Alterações às secções relevantes do resumo das características do medicamento e do folheto informativo Nota: Estas alterações das secções relevantes do resumos das carcterísticas do medicamento

Leia mais

Excipientes: Carvedilol Ranbaxy 6,25 mg, 12,5mg, 25mg Comprimidos: Celulose microcristalina, Silica coloidal anidra e Estearato de Magnésio.

Excipientes: Carvedilol Ranbaxy 6,25 mg, 12,5mg, 25mg Comprimidos: Celulose microcristalina, Silica coloidal anidra e Estearato de Magnésio. FOLHETO INFORMATIVO Carvedilol Ranbaxy 6,25 mg Comprimidos Carvedilol Ranbaxy 12,5 mg Comprimidos Carvedilol Ranbaxy 25 mg Comprimidos Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve

Leia mais

Trimetazidina Mepha LP 35 mg Comprimidos de libertação prolongada

Trimetazidina Mepha LP 35 mg Comprimidos de libertação prolongada FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Trimetazidina Mepha LP 35 mg Comprimidos de libertação prolongada Trimetazidina, dicloridrato Este medicamento está sujeito a monitorização adicional.

Leia mais

Transfusão de sangue. Informação para os pacientes sobre os benefícios, riscos e alternativas

Transfusão de sangue. Informação para os pacientes sobre os benefícios, riscos e alternativas Transfusão de sangue Blood Transfusion Portuguese Informação para os pacientes sobre os benefícios, riscos e alternativas Quais são os benefícios da transfusão de sangue? A transfusão de sangue pode ajudar

Leia mais

Febre recorrente relacionada com NLRP12

Febre recorrente relacionada com NLRP12 www.printo.it/pediatric-rheumatology/pt/intro Febre recorrente relacionada com NLRP12 Versão de 2016 1. O QUE É A FEBRE RECORRENTE RELACIONADA COM NLRP12 1.1 O que é? A febre recorrente relacionada com

Leia mais

Não tome Doxi-Om - Se tem alergia ao dobesilato de cálcio ou a qualquer outro componente deste medicamento (indicados na secção 6).

Não tome Doxi-Om - Se tem alergia ao dobesilato de cálcio ou a qualquer outro componente deste medicamento (indicados na secção 6). FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Doxi-Om 500 mg cápsula Dobesilato de cálcio Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém informação importante

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Clopidogrel Merck 75 mg comprimidos Clopidogrel besilato Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. Conserve este folheto. Pode

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO Terbinafina Sandoz 125 mg Comprimidos Terbinafina Sandoz 250 mg Comprimidos Leia atentamente este folheto antes de iniciar o tratamento com Terbinafina Sandoz 125 mg/250 mg Comprimidos

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Tomudex 2 mg pó para solução injectável Raltitrexedo

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Tomudex 2 mg pó para solução injectável Raltitrexedo Folheto informativo: Informação para o utilizador Tomudex 2 mg pó para solução injectável Raltitrexedo Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém informação

Leia mais

Informação importante para os profissionais de saúde acerca dos riscos graves associados a CAPRELSA

Informação importante para os profissionais de saúde acerca dos riscos graves associados a CAPRELSA CAPRELSA (vandetanib) Informação importante para os profissionais de saúde acerca dos riscos graves associados a CAPRELSA Estes materiais educacionais estão focados no risco de prolongamento do intervalo

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: Informação para o utilizador

FOLHETO INFORMATIVO: Informação para o utilizador FOLHETO INFORMATIVO: Informação para o utilizador Aciclovir Sandoz 50mg/g creme Aciclovir Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento, pois contém informação importante

Leia mais

APROVADO EM 22-03-2016 INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador. Clamoxyl 500 mg cápsulas. Amoxicilina

APROVADO EM 22-03-2016 INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador. Clamoxyl 500 mg cápsulas. Amoxicilina Folheto informativo: Informação para o utilizador Clamoxyl 500 mg cápsulas Amoxicilina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante para

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Loratadina Generis 10 mg Comprimidos APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

APROVADO EM 04-02-2014 INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador. Valsartan Baldacci 40 mg comprimidos revestidos por película

APROVADO EM 04-02-2014 INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador. Valsartan Baldacci 40 mg comprimidos revestidos por película Folheto informativo: Informação para o utilizador Valsartan Baldacci 40 mg comprimidos revestidos por película Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação

Leia mais

Soliris (Eculizumab)

Soliris (Eculizumab) Soliris (Eculizumab) Brochura informativa Síndrome Hemolítico Urémico atípico (SHUa) Doente/ Pais/ Cuidadores de Doentes Informação de Segurança Importante INTRODUÇÃO Este guia destina-se aos doentes adultos

Leia mais

INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA SOBRE O TRATAMENTO COM

INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA SOBRE O TRATAMENTO COM INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA SOBRE O TRATAMENTO COM GUIA DO DOENTE COM PERDA DA VISÃO DEVIDA A NEOVASCULARIZAÇÃO COROIDEIA ASSOCIADA À MIOPIA PATOLÓGICA (NVC MIÓPICA) Este medicamento está sujeito a monitorização

Leia mais

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Terbinafina Normon 250 mg Comprimidos Terbinafina

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Terbinafina Normon 250 mg Comprimidos Terbinafina FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Terbinafina Normon 250 mg Comprimidos Terbinafina Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. -Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

A Fluoresceína SERB 100 mg/ml é uma solução injectável contida numa ampola de 5 ml.

A Fluoresceína SERB 100 mg/ml é uma solução injectável contida numa ampola de 5 ml. Folheto informativo: Informação para o utilizador Fluoresceína SERB 100 mg/ml solução injectável Fluoresceína sódica Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois

Leia mais

Artrite Idiopática Juvenil

Artrite Idiopática Juvenil www.printo.it/pediatric-rheumatology/br/intro Artrite Idiopática Juvenil Versão de 2016 2. DIFERENTES TIPOS DE AIJ 2.1 Existem tipos diferentes da doença? Existem várias formas de AIJ. Distinguem-se principalmente

Leia mais

Em caso de dúvida, confirme com o seu médico antes de tomar Sibelium.

Em caso de dúvida, confirme com o seu médico antes de tomar Sibelium. Folheto informativo: Informação para o utilizador Sibelium 5 mg Comprimidos Dicloridrato de flunarizina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém informação

Leia mais

Anexo I. Conclusões científicas e fundamentos da alteração dos termos da(s) autorização(ões) de introdução no mercado

Anexo I. Conclusões científicas e fundamentos da alteração dos termos da(s) autorização(ões) de introdução no mercado Anexo I Conclusões científicas e fundamentos da alteração dos termos da(s) autorização(ões) de introdução no mercado 1 Conclusões científicas Tendo em conta o relatório de avaliação do PRAC sobre os relatórios

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Salofalk 1g supositórios Messalazina APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento - Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Lisinopril + Hidroclorotiazida Bluepharma 20 mg + 12,5 mg Comprimidos Lisinopril, di-hidratado + Hidroclorotiazida Leia atentamente este folheto antes

Leia mais

Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento, pois contém informação importante para si.

Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento, pois contém informação importante para si. Folheto informativo: Informação para o utilizador Amoxil, 500 mg/5 ml, pó e solvente para solução injetável Amoxil, 500 mg/10 ml, pó e solvente para solução injetável Amoxil, 1000 mg/5 ml, pó e solvente

Leia mais

1. O QUE É A GABAPENTINA GENERIS PHAR E PARA É UTILIZADA

1. O QUE É A GABAPENTINA GENERIS PHAR E PARA É UTILIZADA Folheto Informativo: informação para o utilizador Gabapentina Generis Phar 600 mg Comprimidos Gabapentina Generis Phar 800 mg Comprimidos Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. -Conserve

Leia mais

Levotiroxina sódica Deka pertence a uma classe de medicamentos conhecidos como hormonas tiroideias.

Levotiroxina sódica Deka pertence a uma classe de medicamentos conhecidos como hormonas tiroideias. TFOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Levotiroxina sódica Deka 25 micrograma comprimidos Levotiroxina sódica Deka 50 micrograma comprimidos Levotiroxina sódica Deka 100 micrograma comprimidos

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR SABRIL 500 mg granulado para solução oral vigabatrina Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador. Fluvastatina Generis 80 mg comprimidos de libertação prolongada

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador. Fluvastatina Generis 80 mg comprimidos de libertação prolongada Folheto informativo: Informação para o utilizador Fluvastatina Generis 80 mg comprimidos de libertação prolongada Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Pentasa 1000 mg Supositórios Messalazina APROVADO EM Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém informação

Leia mais

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Trimetazidina Teva 35 mg Comprimidos de libertação prolongada

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Trimetazidina Teva 35 mg Comprimidos de libertação prolongada FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Trimetazidina Teva 35 mg Comprimidos de libertação prolongada Trimetazidina, dicloridrato Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar o

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Trimetazidina Jaba 20 mg Comprimidos Revestidos

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Trimetazidina Jaba 20 mg Comprimidos Revestidos FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Trimetazidina Jaba 20 mg Comprimidos Revestidos Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Bicalutamida Pharmakern 50 mg Comprimidos revestidos por película

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Bicalutamida Pharmakern 50 mg Comprimidos revestidos por película FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Bicalutamida Pharmakern 50 mg Comprimidos revestidos por película Bicalutamida Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Valsartan Farmaprojects 80 mg comprimidos revestidos por película Valsartan Farmaprojects 160 mg comprimidos revestidos por película Valsartan Leia atentamente

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Xylocaína 5% 50 mg/g Pomada (lidocaína) Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o

Leia mais

1. O que é Betadine Solução para Gargarejar e para que é utilizado

1. O que é Betadine Solução para Gargarejar e para que é utilizado Folheto informativo: Informação para o utilizador Betadine 100mg/ml Solução para Gargarejar Iodopovidona Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém informação

Leia mais

Anexo III Alterações às secções relevantes do resumo das características do medicamento e do folheto informativo

Anexo III Alterações às secções relevantes do resumo das características do medicamento e do folheto informativo Anexo III Alterações às secções relevantes do resumo das características do medicamento e do folheto informativo Nota: Estas alterações às secções relevantes do resumo das características do medicamento

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Zinforo 600 mg pó para concentrado para solução para perfusão Ceftarolina fosamilo

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Zinforo 600 mg pó para concentrado para solução para perfusão Ceftarolina fosamilo Folheto informativo: Informação para o utilizador Zinforo 600 mg pó para concentrado para solução para perfusão Ceftarolina fosamilo Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este

Leia mais

2. ANTES DE UTILIZAR PLASMAVOLUME REDIBAG

2. ANTES DE UTILIZAR PLASMAVOLUME REDIBAG FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR PLASMAVOLUME REDIBAG solução para perfusão. (Hidroxietilamido, cloreto de sódio, cloreto de potássio, cloreto de cálcio dihidratado, cloreto de magnésio

Leia mais

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Valsartan Califol 40 mg comprimidos revestidos por película Valsartan Califol 80 mg comprimidos revestidos por película Valsartan Califol 160 mg comprimidos

Leia mais

Topotecano Venus Pharma 4 mg pó para concentrado para solução para perfusão

Topotecano Venus Pharma 4 mg pó para concentrado para solução para perfusão Folheto informativo: Informação para o utilizador Topotecano Venus Pharma 4 mg pó para concentrado para solução para perfusão Topotecano Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Pentasa 1 g Granulado de libertação modificada Messalazina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Ácido Zoledrónico Norpharm 5 mg/100 ml solução para perfusão Ácido zoledrónico

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Ácido Zoledrónico Norpharm 5 mg/100 ml solução para perfusão Ácido zoledrónico FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Ácido Zoledrónico Norpharm 5 mg/100 ml solução para perfusão Ácido zoledrónico Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. Conserve

Leia mais

Se tiver alguma questão sobre o modo como ZYVIR actua ou porque lhe foi prescrito este medicamento, fale com o seu médico.

Se tiver alguma questão sobre o modo como ZYVIR actua ou porque lhe foi prescrito este medicamento, fale com o seu médico. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR ZYVIR 250mg comprimidos revestidos ZYVIR 500 mg comprimidos revestidos famciclovir Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED Folheto informativo: Informação para o utilizador Trimetazidina Cinfa 20 mg comprimidos revestidos por película Dicloridrato de trimetazidina Este medicamento está sujeito a monitorização adicional. Isto

Leia mais

1. O QUE É O BEN-U-RON E PARA QUE É UTILIZADO

1. O QUE É O BEN-U-RON E PARA QUE É UTILIZADO FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR ben-u-ron 75 mg supositórios paracetamol Para lactentes com peso igual ou superior a 3 Kg Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar

Leia mais

Siga cuidadosamente todas as instruções do seu médico. Podem diferir da informação que está neste folheto.

Siga cuidadosamente todas as instruções do seu médico. Podem diferir da informação que está neste folheto. Folheto informativo: Informação para o utilizador Fluvastatina Generis 20 mg cápsulas Fluvastatina Generis 40 mg cápsulas Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois

Leia mais

Nizoral creme é um medicamento para o tratamento de infeções da pele por fungos ou leveduras.

Nizoral creme é um medicamento para o tratamento de infeções da pele por fungos ou leveduras. Folheto informativo: Informação para o utilizador Nizoral 20 mg/g creme Cetoconazol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém informação importante para

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Deca-Durabolin 100, 100 mg/1 ml solução injectável Decanoato de nandrolona Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento. - Conserve este

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Claritine 10 mg comprimido efervescente Loratadina Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Metibasol 5 mg Comprimidos Tiamazol APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento -Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

1. O que é Noradrenalina Labesfal e para que é utilizado. 2. O que precisa de saber antes de utilizar Noradrenalina Labesfal

1. O que é Noradrenalina Labesfal e para que é utilizado. 2. O que precisa de saber antes de utilizar Noradrenalina Labesfal Folheto informativo: Informação para o utilizador Noradrenalina-Labesfal 1 mg/ml solução injetável Noradrenalina, tartarato Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento

Leia mais

Soliris (Eculizumab)

Soliris (Eculizumab) Soliris (Eculizumab) Brochura informativa Hemoglobinúria Paroxística Noturna (HPN) Doente/ Pais / Cuidadores de Doentes Informação de Segurança Importante INTRODUÇÃO Este guia destina-se aos doentes adolescentes

Leia mais

Tudo o que você precisa saber sobre Angioplastia

Tudo o que você precisa saber sobre Angioplastia Tudo o que você precisa saber sobre Angioplastia Informações Básicas O que é Angioplastia? A Angioplastia é uma técnica bem menos traumática que a cirurgia para desobstruir as artérias. O procedimento

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR GABAPENTINA BALDACCI 100 mg cápsula GABAPENTINA BALDACCI 300 mg cápsula GABAPENTINA BALDACCI 400 mg cápsula Leia atentamente este folheto antes de tomar

Leia mais

Tylenol é um medicamento utilizado: no alívio temporário de crises dolorosas e de dores ligeiras a moderadas; e na redução de febre.

Tylenol é um medicamento utilizado: no alívio temporário de crises dolorosas e de dores ligeiras a moderadas; e na redução de febre. Folheto informativo: Informação para o utilizador Tylenol 500 mg Comprimidos Paracetamol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém informação importante

Leia mais

Leia com atenção todo este folheto antes de utilizar este medicamento, pois contém

Leia com atenção todo este folheto antes de utilizar este medicamento, pois contém Folheto Informativo: Informação para o utilizador Ben-u-ron 1000 mg supositórios "Adulto" Paracetamol Leia com atenção todo este folheto antes de utilizar este medicamento, pois contém informação importante

Leia mais

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO FOLHETO INFORMATIVO Leia cuidadosamente este folheto antes de iniciar o tratamento com DASKYL - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. - Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Paracetamol Generis 10 mg/ml Solução para perfusão Leia atentamente este folheto. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. - Caso ainda

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Bridion 100 mg/ml solução injetável sugamadex

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Bridion 100 mg/ml solução injetável sugamadex Folheto informativo: Informação para o utilizador Bridion 100 mg/ml solução injetável sugamadex Leia com atenção todo este folheto antes de lhe ser administrado este medicamento, pois contém informação

Leia mais

Brochura com informação de segurança para o doente sobre KEYTRUDA. (pembrolizumab)

Brochura com informação de segurança para o doente sobre KEYTRUDA. (pembrolizumab) Brochura com informação de segurança para o doente sobre KEYTRUDA (pembrolizumab) Este medicamento está sujeito a monitorização adicional. Isto irá permitir a rápida identificação de nova informação de

Leia mais