Centro de Serviços Compartilhados

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Centro de Serviços Compartilhados"

Transcrição

1 Centro de Serviços Compartilhados Conceitos e principais discussões da literatura Prof. Samir Lótfi 2012

2 SÍNTESE DA APRESENTAÇÃO CONCEITUAL Definições e premissas sobre o conceito Benefícios e riscos na adoção do modelo CSCs versus concentração e outsourcing Principais processos e princípios operacionais Implementação e fatores críticos de sucesso Gestão de pessoas, serviços e de T.I. em CSCs

3 A ORIGEM DO CONCEITO E DO MODELO DE CENTRO DE SERVIÇOS COMPARTILHADOS Em meados das décadas de 60 e 70, artigos executivos publicados nos Estados Unidos já faziam referência ao conceito, utilizado por empresas que compartilhavam, entre si, armazéns, para estoque e distribuição de seus produtos (FRIEDMAN, 1975). Os centros de serviços compartilhados no modelo até hoje utilizado surgiram na década 80, em empresas como a Hewlett- Packard (HP) e, especialmente, a General Eletric (GE). Após perseguir por anos uma estratégia de descentralização, a GE percebeu que possuía em sua estrutura 45 sistemas de contas a pagar, 44 de livros/razões contábeis e 37 de ativos fixos. Com a implementação de um CSC, a empresa reduziu em 80% o número de sistemas financeiros (MECHLING; SCHWARZ, 2007).

4 ALGUMAS EMPRESAS PELO MUNDO QUE POSSUEM CENTROS DE SERVIÇOS COMPARTILHADOS

5 EMPRESAS COM CENTROS DE SERVIÇOS COMPARTILHADOS NO BRASIL BA PR SP MG RJ SC MG RJ SP BA SC PR

6 EMPRESAS COM CENTROS DE SERVIÇOS COMPARTILHADOS NO BRASIL MG voltar

7 EMPRESAS COM CENTROS DE SERVIÇOS COMPARTILHADOS NO BRASIL SP voltar

8 EMPRESAS COM CENTROS DE SERVIÇOS COMPARTILHADOS NO BRASIL RJ voltar

9 EMPRESAS COM CENTROS DE SERVIÇOS COMPARTILHADOS NO BRASIL BA voltar

10 EMPRESAS COM CENTROS DE SERVIÇOS COMPARTILHADOS NO BRASIL SC voltar

11 EMPRESAS COM CENTROS DE SERVIÇOS COMPARTILHADOS NO BRASIL PR voltar

12 DEFINIÇÕES PARA CENTROS DE SERVIÇOS COMPARTILHADOS Os serviços compartilhados consistem em um ambiente no qual uma determinada empresa pode absorver atividades que apoiam os principais processos do negócio de cada uma de suas demais unidades de negócio, consolidando tais atividades em uma unidade de operação principal. (SILVA et al., 2006, p. 22) Estratégia na qual diversas funções de negócios existentes são concentradas dentro de uma nova e semiautônoma unidade de negócio, que tem uma estrutura gerencial designada para promover eficiência, geração de valor, redução de custos e melhoria nos serviços para clientes internos da empresa como se fosse um negócio competindo no mercado aberto. (BERGERON, 2003, p.3) A concentração dos recursos da empresa atuando com atividades, difundidas através da organização, a fim de servir a múltiplos parceiros internos, a baixo custo e com alto nível de serviços, com o objetivo comum de satisfazer os clientes externos e acrescentar valor à empresa. (SCHULMAN, 2001, p. 9).

13 MOTIVADORES E BENEFÍCIOS NA ADOÇÃO DE SERVIÇOS COMPARTILHADOS Argumentos em custos Argumentos em serviços Argumentos estratégicos Economias de escala e escopo Localização em áreas que permitem reduções de custos trabalhistas Alavancagem das compras por meio da consolidação de fornecedores Maior expertise por meio da especialização Transparência e accountability As expectativas são gerenciadas por meio de acordos de níveis de serviços (ANS) Padronização e otimização de processos O conhecimento é retido dentro da organização e pode ser escalonado para outras atividades Redução da dependência de partes terceiras (problemas de hold up) Facilidade da alta gerência (nível corporativo) para acesso a informações, mais uniformes e acuradas Foco no core business Fonte: MECHLING; SCHWARZ, 2007.

14 MOTIVADORES E BENEFÍCIOS NA ADOÇÃO DE SERVIÇOS COMPARTILHADOS Os motivos que levam à escolha da organização em utilizar serviços fora de seus domínios contemplam quatro dimensões: 1. Estratégia e organizacional - onde melhor alocar as atividades de staff. 2. Política - razões intrínsecas que podem fazer com que um CSC se instale em determinada localidade. 3. Técnica - as possibilidades tecnológicas de uma região pode torná-la mais atrativa a um CSC. 4. Econômica - busca de economias de escala com um centro de atividades compartilhadas. Fonte: DA CUNHA, 2011.

15 MOTIVADORES E BENEFÍCIOS NA ADOÇÃO DE SERVIÇOS COMPARTILHADOS (MUNDO) Menores custos 87% Especialização Flexibilidade em contratação 61% 69% Infraestrutura / Maior escala Pressões políticas / aspectos internos 46% 52% Busca por qualidade 35% Busca por talentos 26% Expansão geográfica Outros 17% 13% Fonte: DELOITTE, 2011.

16 MOTIVADORES E BENEFÍCIOS NA ADOÇÃO DE SERVIÇOS COMPARTILHADOS (BRASIL) Redução de custos 81% Melhoria dos processos 71% Melhoria dos níveis de serviço 42% Aumento dos controles Estratégias corporativas (fusões e aquisições de novos negócios) Implementação de ERP único Acurácia na obtenção de informações 29% 27% 24% 22% Estrato de empresas que contam com pelo menos um CSC Fonte: DELOITTE, 2007

17 ASPECTOS NOS QUAIS CENTROS DE SERVIÇOS COMPARTILHADOS GERAM IMPACTOS POSITIVOS 0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% 90% 100% Redução de custos Nível de controles Eficiência de processos Escalabilidade Visibilidade de informações Habilidade para garantir normas e padrões Qualidade de processos Aperfeiçoamento no nível de serviços Foco no core business Comparabilidade intra-organizacional Sinergias em F&A Níveis de serviços Capital de giro Desenvolvimento de novos talentos Vantagens tributárias 29% 26% 22% 20% 20% 19% 18% 15% 15% 12% 11% 11% 9% 8% 3% 25% 62% 59% 65% 63% 63% 57% 63% 63% 51% 62% 31% 57% 43% 55% Impacto significativamente positivo Impacto positivo Fonte: DELOITTE, 2011.

18 RAZÕES PARA NÃO IMPLEMENTAR UM CSC (BRASIL) Desconhecimento do modo de operação 29% Custos do processo de implantação 21% Baixa expectativa de sucesso 21% Barreira tecnologica para a implantação Estrutura organizacional da empresa excessivamente fragmentada 8% 10% Cultura empresarial inflexível para mudança 4% Estrato de empresas que não contam com CSC Fonte: DELOITTE, 2011.

19 ALGUNS FATORES DESFAVORÁVEIS E DE RISCO Perda de controle dos custos de implementação (infraestrutura, realocação de pessoas, treinamento etc.). Gerentes funcionais de áreas/unidades de negócios podem ver reduzidas suas responsabilidades e poder na tomada de decisão. Falta de comprometimento da cúpula estratégica em garantir os recursos necessários ao CSC e à utilização de seus serviços. Insatisfação do cliente interno em relação ao serviço prestado, mesmo quando os resultados tangíveis são atingidos. Possível rigidez na execução do serviço, eliminando a criatividade, customização e a prontidão para mudar.

20 ALGUNS FATORES DESFAVORÁVEIS E DE RISCO Possibilidade de não aceitação e resistência a uma nova unidade de CSC (longo tempo de adaptação e mudanças culturais, sociais e tecnológicas). Problemas específicos no gerenciamento de pessoas (planos de carreira e motivação no trabalho). Baixo desenvolvimento de novas práticas (clientes e a corporação demandam atividades repetitivas). A distância física pode ser desfavorável ao relacionamento entre as áreas, acarretar em problemas de comunicação (gestão de T.I.) e gerar perda de controle por parte da corporação. Fonte: DA CUNHA, 2011.

21 MOTIVOS QUE LEVAM ÁREAS/UNIDADES DE NEGÓCIOS A SAÍREM DE CENTROS DE SERVIÇOS COMPARTILHADOS Incapacidade do CSC em dar suporte remoto aà unidade de negócios 48% Falta de capacidade de resposta dos serviços 35% Qualidade ruim 28% Maiores custos 28% Incapacidade de controlar as operações do CSC 17% Outros 30% Fonte: DELOITTE, 2011.

22 DIRETRIZES PARA CENTROS DE SERVIÇOS COMPARTILHADOS Ser dirigida pela competitividade do mercado, sendo seus serviços equivalentes aos produtos de uma empresa de serviços. Incorporar a visão de uma empresa semiautônoma, com ideologia organizacional e diretrizes estratégicas específicas. Estar orientada a processos e focalizar atividades específicas dentro dos processos (especialização). Alavancar os investimentos tecnológicos e perseguir a melhoria contínua. Estabelecer orientação de parceria com as demais unidades de negócio com as quais se relaciona, indo além da noção tradicional de serviço ou suporte ao cliente. Fonte: SILVA et al., 2006, p. 24

23 DIRETRIZES PARA CENTROS DE SERVIÇOS COMPARTILHADOS Os serviços são de posse, dirigidos e contratados pelos clientes, demais negócios da corporação. A orientação deve ser dirigida para o que os clientes querem e precisam, não para os serviços que o grupo quer prestar. Clientes e os provedores de serviços compartilham a oportunidade, após certo período de transição, de fornecer serviços para partes externas. Os clientes são responsáveis por gerenciar suas demandas por serviços e trabalhar com o provedor (CSC) em prol de baixos custos. Fonte: QUINN et al., 2000.

24 POR QUE SERVIÇOS COMPARTILHADOS NÃO SÃO O MESMO QUE CENTRALIZAÇÃO OU CONSOLIDAÇÃO Serviços compartilhados O papel é o de promover produtos e serviços com custo, qualidade e rapidez que atendam as necessidades de clientes internos. Permitem a clientes internos selecionar serviços e níveis de serviços, com base no que querem e estão dispostos a pagar. Cobram custos integrais (por absorção) por seus produtos e serviços. Não necessariamente, ou idealmente, seguem as normas e políticas da corporação. Centralização e consolidação O papel é o de promover produtos e serviços a razoáveis custos, qualidade e rapidez, que atendam as necessidades da corporação. Geralmente oferece um amplo conjunto de produtos e serviços sob níveis considerados razoáveis. Os custos de quaisquer operações e transações tendem a ser alocados nos negócios/divisões com margens adicionais (custo padrão). Seguem as normas e políticas da corporação. Quinn et al., 2000

25 CSC VERSUS OUTSOURCING Os motivos que levam à escolha por se implantar um CSC são em grande parte os mesmos que justificam o outsourcing (DA CUNHA, 2011). Ambos os seus serviços através de contratos com o grupo corporativo (ULBRICH, 2006). A grande diferença entre o outsourcing e a Central de Serviços Compartilhados está baseada em questões legais, dado que o outsourcing é provido por um terceiro, enquanto o serviço compartilhado faz parte do grupo corporativo (ULBRICH, 2003). A disponibilidade no mercado de provedores dos serviços e a competência dos mesmos também influenciam na decisão entre CSC ou outsourcing (GOSPEL; SAKO, 2010). Os custos de transação e nível de especificidade de ativos representam, portanto, importante peso na balança...

26 COMPARAÇÃO ENTRE CSC E OUTSOURCING Os CSCs conseguem oferecer um serviço mais específico à organização, que detém maior controle e consegue reter conhecimentos e expertise. Também favorecem que as atividades de suporte sejam realizadas de acordo com a cultura da corporação. O modelo de CSC é mais indicado para obtenção de ganhos estratégicos de médio e longo prazo (lógica de parceria). Por outro lado, a opção de outsourcing tende a ter maior rapidez para início das atividades externas à organização, que também não incorre em investimentos iniciais. Fonte: DA CUNHA, 2011.

27 PRINCIPAIS SETORES DE ATUAÇÃO DE EMPRESAS QUE POSSUEM CSC (BRASIL E MUNDO) Serviços financeiros Imobiliário 5% 3% Serviços públicos 5% Recursos globais 8% Aviação e Saúde serviços de 1% transporte 3% Bens de consumo e varejo 36% Serviços financeiros 6% Varejo 7% Energia 8% Setor Mídia público 4% 5% Hotelaria 2% Industria 20% Bens de consumo 17% Tecnologia, mídia e telecomunic ações 9% Manufatura 30% Conglomer ado 8% Saúde 8% T.I./Teleco m 15% Fonte: DELOITTE, 2007, 2011.

28 AS PRINCIPAIS FUNÇÕES CONDUZIDAS POR CENTROS DE SERVIÇOS COMPARTILHADOS SÃO RELATIVOS A SETE ÁREAS Financeiro 93% Recursos Humanos 60% Tecnologia da Informação 48% Logística / Suprimentos 47% Comercial/Suporte a Marketing 26% Imobiliário / Instalações 23% Legal/jurídico 19% 1900ral 1900ral 1900ral 1900ral 1900ral 1900ral 1900ral 1900ral 1900ral 1900ral 1900ral Fonte: DELOITTE, 2011.

29 PROCESSOS COMPARTILHADOS EM FUNÇÕES ESPECÍFICAS Fonte: BRIDELLI et al., 2005.

30 PROCESSOS CONDUZIDOS POR CSCS DE EMPRESAS BRASILEIRAS Contas a pagar Escrituração Fiscal Contabilidade Tesouraria Tecnologia da informação Folha de pagamento Contas a receber Gestão Financeira Relatórios Gerenciais Gestão de capital humano Suprimentos Suporte administrativo Help Desk Entrada de pedidos Atendimento ao cliente Outros 29% 34% 63% 61% 61% 59% 54% 49% 44% 83% 78% 78% 76% 76% 76% 76% Fonte: DELOITTE, 2011.

31 PROCESSOS TERCEIRIZADOS POR EMPRESAS BRASILEIRAS Help Desk 45% Atendimento ao cliente 36% Tecnologia da informação 13% Suprimentos 8% Folha de pagamento Tesouraria Contas a receber Contabilidade Entrada de pedidos Suporte administrativo Relatórios gerenciais Gestão financeira Contas a pagar 6% 6% 6% 6% 6% 5% 4% 4% 3% Fonte: DELOITTE, 2011.

32 RESPONSÁVEIS PELA CONDUÇÃO DE CSCS (BRASIL E MUNDO) Coordenador 8% Supervisor 3% Outros 2% Presidente 5% VP 25% Director 38% Gerente 41% Diretor 36% SVP 15% Superintende nte 5% CXO 12% Other 2% Manager 8% Estrato de empresas que contam com pelo menos um CSC Fonte: DELOITTE, 2007, 2011.

33 NÍVEL HIERÁRQUICO A QUEM O CSCS REPORTA (BRASIL E MUNDO) Supervisor 4% Outros 4% Coordenado r 4% Gerente 11% Presidente 21% Chief people Officer (CPO) 0% Other 28% Chief Financial Officer (CFO) 43% Superintend ente 15% Diretor 41% Chief Operating Officer (COO) Chief Administrati 2% ve Officer (CAO) 3% Controller 7% Chief Information Officer (CIO) 7% Chief Executive Officer (CEO) 10% Estrato de empresas que contam com pelo menos um CSC Fonte: DELOITTE, 2007, 2011.

34 MODELOS DE CSCS a. Centro de Serviços Compartilhados Único (Single Center): um único centro de serviços para processar todas as transações a serem compartilhadas. b. Centro Regional de Serviços Compartilhados ( Single Regional Centers): caracteriza-se por adotar um CSC para cada região geográfica, que irá processar todas as transações compartilhadas nessa dada região (ex: Europa, Américas, Ásia). c. Múltiplos Centros Regionais de Serviços Compartilhados (Multiple Regional Centers): caracterizam-se pela concepção de vários centros de serviços dentro de uma mesma região, para processar as respectivas transações compartilhadas em sub-regiões específicas. d. Múltiplos Centros de Serviços Compartilhados Funcionais (Multiple Functional Centers): caracterizam-se pela utilização de centros múltiplos numa dada região para processar transações muito específicas a serem compartilhadas na região como um todo (single) ou em parte dela (regional). Fonte: MARTINS; AMARAL, 2008.

35 PRINCÍPIOS OPERACIONAIS PARA CENTROS DE SERVIÇOS COMPARTILHADOS 1. Não pode haver duplicidade das funções/processos nas unidades de negócios. 2. O CSC deve ter status de fornecedor exclusivo durante um período de adequação (18 a 24 meses), no qual as decisões de terceirização são rigorosamente avaliadas. 3. Os serviços são cobrados a custos integrais (por absorção). 4. Custos relacionados à governança são pagos pelo corporativo (devem ser ao menos bem declarados pelo CSC). 5. Os custos do CSC devem ser continuamente avaliados por benchmarking externo e feedback de avaliação dos clientes internos. Fonte: QUINN et al., 2000.

36 CENTROS DE ESCALA E CENTROS DE EXPERTISE Serviços Compartilhados Centros de escala Centros de expertise Benefícios e folha De pagamento Processamento financeiro Serviços de consultoria em RH Serviços de consultoria em T.I. Quinn et al., 2000

37 Modelo Hierárquico - Modelo Baseado na Visão Financeira CEO CXO COO CIO CFO CSC Prós Alto controle financeiro Boa gestão de números Foco em controle Foco em redução de custos Contra Pouco foco em demais áreas migradas para o CSC Pouco desenvolvimento do CSC Modelo Hierárquico - Modelo Baseado em Departamento CEO UN UN UN UN CSC Prós Utiliza conhecimento da unidade escolhida Padronização baseada no modelo da UN. Contra Equipe subordinada à U.N. em que atua, e não à corporação Conflitos entre gestores Internews (2010)

38 Modelo Hierárquico - Modelo Baseado em Unidade de Negócio Independente CEO UN UN UN CSC Prós Independência de gestão Foco em desenvolvimento do negócio Foco em Suporte ao cliente Contra Alto investimento inicial Resistência dos gestores poder e informação Modelo Hierárquico - Modelo Baseado em Holding (Corporativo) Prós Contra CEO UN UN UN CSC Foco no controle do negócio Baixa resistência dos gestores Foco em serviços de gestão de desempenho e relatórios corporativos CSC tende a desenvolverse como controladoria Internews (2010)

39 Evolução de centros de serviços compartilhados ao longo do tempo Redução de custos Redesenho e melhoria da produtividade Melhoria contínua e criação de valor Lucratividade e integração estratégica de serviços Custos alocados para unidades de negócios, que são estimuladas a usarem os serviços Clientes determinam a frequência e escopo dos serviços Unidades de negócio irão selecionar o provedor mais eficiente O CSC se estabelece como negócio que gera resultado para a empresa Redução de custos fixos com equipes de apoio Inclusão de serviços de maior valor agregado Serviços cobrados com base em preços de mercado Foco em direcionadores estratégicos da empresa Realização da especialização e economias de escala Acordos de níveis de serviços são negociados com unidades de negócios Unidades de negócios podem optar por terceirizar atividades (opt-out) Predomina relação de parceria estratégica com unidades de negócios Consolidação e padronização de processos transacionais Maior rapidez e acuracidade das informações O CSC se torna o fornecedor preferencial de serviços para as unidades de negócios Ocorre integração transparente com processos de outsourcing Custos são alocados nas unidades de negócios Ocorrem preços de transferência para alocar custos Possibilidade de oferta de serviços para clientes externos Existe alto percentual de clientes externos

40 AGENTES INDUTORES PARA A FORMAÇÃO DE UM CENTRO DE SERVIÇOS COMPARTILHADOS A implantação de um CSC pode ser proveniente de duas principais iniciativas: 1. liderada pela própria matriz da organização, por meio da criação de um projeto de implantação do CSC interno; 2. capitaneada por empresas terceiras, de consultoria, que trabalham especificamente para a instalação e implantação de CSCs. Independentemente de que forma ocorra a implementação do CSC, o agente que mantiver relações com o centro de serviços em sua formação vai ter grande influência na construção de valores e do ambiente socioinstitucional do CSC. Fonte: DA CUNHA, 2011.

41 ANÁLISE DE INVESTIMENTO PARA IMPLEMENTAÇÃO DE CSCS A avaliação do possível CSC deve ser similar à dos demais investimentos da empresa. Sugerem-se perguntas tais como: Qual é o ganho potencial? Quais são os investimentos necessários, os custos de manutenção e o valor presente líquido da iniciativa? No entanto, pelo menos duas outras questões devem ser respondidas antes do início da implementação: qual é a proposta de valor do CSC e quais processos centralizar? Fonte: BRIDELLI et al., 2005.

42 DIMENSÕES E ABORDAGENS DE IMPLEMENTAÇÃO DE CSCS Dimensão transacional Dimensão transformacional Abordagem introspectiva: redução de custos Abordagem extrovertida: orientação ao cliente Foco nas atividades rotineiras da organização: economias de escala Atendimento aos diferentes clientes pela melhoria dos processos internos e não no atendimento às exigências desses clientes Padronização das atividades quando a atenção principal deveria ser atender as exigências qualitativas do serviço prestado Foco no atendimento das demandas dos clientes: serviços focados na qualidade proposta e maior proximidade entre CSC e cliente Fonte: DA CUNHA, 2011.

43 ESTRATÉGIAS DE IMPLEMENTAÇÃO DE CSCS 1. Implementação por processos: implementação progressiva de cada processo do CSC. 2. Implementação Big Bang: a operação do CSC é efetuada em uma só vez. 3. Implementação por piloto: define-se um processo piloto a ser implementado na nova localização. Depois do acompanhamento desse processo, implementam-se os outros de uma só vez. Fonte: INTERNEWS, 2010.

44 ETAPAS DE IMPLEMENTAÇÃO DO CSC 1. Encorajamento: definição clara de um plano de negócios seguindo as necessidades e estratégia da organização. Atenção para a comunicação. 2. Consolidação: conduzir uma avaliação detalhada e construir um modelo de operação apropriado. A escolha do local para a instalação do CSC também é uma discussão relevante (mão de obra, infraestrutura tecnológica etc.). 3. Padronização: busca-se neste estágio a realização dos benefícios provenientes das economias de escala. Importante ressaltar que, além da padronização, a cultura de prover respostas às exigências dos clientes deve ser desde cedo incorporada e desenvolvida (FORST, 1997). 4. Automação: construção de uma base tecnológica sólida, 5. Colaboração: estabelecer estruturas de governança robustas e linhas de comunicação. Fonte: DA CUNHA, 2011.

45 NÍVEL DE ESFORÇO PARA IMPLEMENTAÇÃO DO CSC (BRASIL) Esforço igual ou menor do que o planejado Treinar pessoal nas novas funções. Atender as unidades nos prazos esperados. Comunicar mudanças. Recrutar novos profissionais. Atingir as metas de ganhos preestabelecidas. Definir padrões de serviços. Estabelecer meios de cobrança. Obter o envolvimento da liderança. Adaptar as pessoas ao seu novo papel. Esforço maior do que o planejado Uniformizar os sistemas de informação. Administrar diferentes aspectos culturais. Alinhar os processos. Fonte: DELOITTE, 2007.

46 FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO Fonte: BRIDELLI et al., 2005.

47 FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO Conselhos para implementação bem-sucedida de CSCs: padronize os processos antes da consolidação, para evitar imprevistos; adote a implementação por processos. Pode-se utilizar um programa-piloto com áreas/unidades cuja consolidação seja mais fácil; atualize normas e políticas formais específicas; obtenha suporte da alta administração. utilize Acordos de Níveis de Serviços (ANS) simples. Fonte: IOMA, 2007.

48 DURAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DE CSCS NO BRASIL Tempo entre a aprovação do projeto e o início das atividades do CSC (em % de empresas que assinalaram cada alternativa) Até um ano Até dois anos Até um ano e meio Mais de dois anos Tempo para alcançar as metas de eficácia (em % de empresas que assinalaram cada alternativa) Mais de 2 anos Até 2 anos Até 1 ano e meio Tempo de retorno do projeto de CSC (em % de empresas que assinalaram cada alternativa) De 2 a 3 anos De 3 a 4 anos 4 anos ou mais Não foi atingido 7% 15% 24% 22% 28% 12% 51% 66% 19% 8% 35% 5% 8% Estrato de empresas que contam com pelo menos um CSC Fonte: DELOITTE, 2007.

49 MELHORIAS A SEREM FEITAS NOS CSCS BRASILEIROS Medidores de desempenho Mapeamento de processos 71% 76% Benchmarking externo 49% Sugestões de funcionários 42% Benchmarking interno Troca de informações com outros líderes de outros CSCs Melhores práticas externas Sugestões de clientes 22 % 20% 17 % 15% Outros 7% Estrato de empresas que contam com pelo menos um CSC Fonte: DELOITTE, 2007.

50 AÇÕES A SEREM ADOTADAS PARA PROMOVER MELHORIAS EM CSCS BRASILEIROS Otimização de processos 90% Melhoria do nível de serviço prestado Aumento da automoção 63% 63% Expanção do escopo dos serviços do CSC Melhoria dos controles 46% 51% Melhoria de estrutura de governança Desenvolvimento/melhoria dos programas de treinamento Aumento do número de clientes internos Integração com clientres externos/fornecedores (rede) Melhoria da gestão de desempenho e dos programas de Aumento do nível de terceirização 32% 29% 24% 22% 20% 17% Estrato de empresas que contam com pelo menos um CSC Outros 7% Fonte: DELOITTE, 2007.

51 ASPECTOS CRÍTICOS RELACIONADOS ÀS PESSOAS EM CSCS BRASILEIROS Cultura de foco no cliente 56% Retenção de Talentos Gestão de desempenho Plano de carreira Recrutamento de profissionais qualificados Qualidade dos serviços 42% 37% 37% 34% 29% Educação continuada Turnover 17% 22% Estrato de empresas que contam com pelo menos um CSC Fonte: DELOITTE, 2007.

52 GESTÃO DE PESSOAS EM CSCS Para que o empregado de um CSC tenha compromisso com a organização, ele deve ter valores associados com sua função (provedor de serviços internos). Com isso, ele poderá prover serviços de alta qualidade (BARNETT; PENDER, 2007). O treinamento extensivo da equipe do CSC, bem como para gerentes de linha, é um dos elementos críticos para o bom desempenho (HACKETT GROUP, 2005; COOKE, 2006). Deve haver iniciativas capazes de incentivar os empregados dos CSCs que desempenham atividades operacionais e repetitivas (acarretam serviços de baixa qualidade).

53 GERENCIANDO A MUDANÇA EM RHS COMPARTILHADOS As descobertas negativas do estudo de caso da Consult-Corp UK não significam necessariamente que o modelo de CSC em RH por si só seja disfuncional e mal concebido. A transição envolve uma importante mudança e um gerenciamento cuidadoso. Merecem destaque alguns aspectos negativos do caso: 1. Impacto da perda do contato pessoal dos funcionários. 2. Impactos negativos na carreiras dos profissionais de RH. 3. Ação de gestores diretos remete ao problema do agente principal. Fonte: COOKE, 2006.

54 GESTÃO DE PESSOAS EM CSCS BRASILEIROS Taxa de turnover nos CSCs (em % de empresas que assinalaram cada alternativa) Mais de 25% De 20% a 25% De 15% a 20% De 10% a 15% De 5% a 10% De 1% a 5% Menos de 1% 12% 8% 4% 4% 15% Nível de escolaridade dos profissionais CSCs (em % de empresas que assinalaram cada alternativa) 13% Ensino Superior Ensino Técnico Ensino Médio 3% Horas de treinamento oferecidas a cada profissional do CSCs (em % de empresas que assinalaram cada alternativa) De 10 a 20 horas De 20 a 40 horas Mais de 40 horas Até 10 horas Não oferece treinamento 10% 6% 16% 30% 27% 30% 74% 24% 24% Estrato de empresas que contam pelo menos um CSC Fonte: DELOITTE, 2007.

55 GESTÃO DE SERVIÇOS EM CSCS Para que os serviços prestados pelo CSC mantenham níveis satisfatórios de desempenho, é possível utilizar Acordos de Níveis de Serviços (ANS). Trata-se de contratos firmados com os parceiros demais unidades de negócios para entrar em consenso e reger os padrões e especificações dos serviços que serão prestados pelo CSC. Tais acordos devem estar embasados em considerações-chave, tais como alinhamento estratégico, planejamento e priorização, visibilidade e melhoria contínua. Fonte: SILVA et al., 2006.

56 Gestão de desempenho dos serviços prestados por CSCs Categorias Níveis Exemplos de Indicadores Atendimento Confiabilidade Entrega Satisfatório: atendimento eficaz (serviços realizados segundo especificações previamente disponibilizadas. Insatisfatório: atendimento prejudicado (imprecisão de informações, erros no atendimento e contradições entre o contratado e o fornecido) Precisão : os prazos acordados são respeitados rigorosamente. Imprecisão: incerteza quanto ao momento de atendimento de suas demandas. Rápida: ciclos mais curtos do pedido a entrega Lenta: ciclos de pedido mais longos Produto /Serviço conforme Especificações Qualidade do atendimento % dos pedidos atendidos completamente % de pedidos atendidos no prazo Tempo médio de atraso do pedido Tempo de resposta a solicitações de informações ou reclamações Fonte: COELHO et al., 2011.

57 FLUXOGRAMA DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO EM CSCS Estabelecer sistema de indicadores de desempenho Benchmarking Metas Dados históricos Medir Estabelecer padrões de referência Comparar medidas x padrão Desvio? Não Desempenho esperado Sim Investigar as causas Propor soluções Aplicas soluções Fonte: COELHO et al., 2011.

58 Processo do serviço Resultado do serviço AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO SERVIÇO EM CSCS Notas a serem atribuídas Expectativas do cliente antes da compra do serviço Expectativas excedidas Qualidade ideal 8, 9 ou 10 Expectativas atendidas Qualidade Satisfatória 5, 6 ou 7 Percepção do cliente Sobre o serviço prestado Expectativas Não atendidas Qualidade Inaceitável ou 4 Fonte: COELHO et al., 2011.

59 GESTÃO DE SERVIÇOS EM CSCS BRASILEIROS O CSC estabelece acordo de Níveis de Serviços? (em % de empresas que assinalaram cada alternativa) Sim, para todos os serviços Sim, para alguns serviços Para nenhum serviços Nível de eficácia na prestação dos serviços pelos CSCs (em % de empresas que assinalaram cada alternativa) Eficaz Ineficaz Indiferente Modo de remuneração dos serviços prestados pelo CSC (em % de empresas que assinalaram cada alternativa) Repasse integral de custo Base em orçamento anual Base em custo e margem de lucratividade Base em preços de mercado 25% 11% 7% 3% 24% 50% 8% 45% 25% 79% 8% 15% Estrato de empresas que contam com pelo menos um CSC Fonte: DELOITTE, 2007.

60 GESTÃO DE T.I. EM CSCS 1. Modernize sua plataforma de entrega A arquitetura deve permitir a escalabilidade e oferta de serviços com qualidade. Sugere-se o uso de cloud computing, sistemas computacionais unificados (ex: Cisco Systems) e modelos do tipo multi-inquilino (multi-tenancy). 2. Inclua componentes e sistemas específicos de gestão: alguns exemplos são catálogos de serviços, aplicações de selfservice, sistemas de gerenciamento de configurações e de eventos. 3. Promova alavancagem por meio de Gerenciamento de Serviços Empresariais (BSM): sugere-se o uso de Information Technology Infrastructure Library (ITIL) para alcançar a consistência dos processos. Fonte: EMMETT; WILLIAMS, 2010.

61 TECNOLOGIAS PARA SUPORTE DAS OPERAÇÕES DE CSCS DO BRASIL Armanezamento de dados Troca eletrônica de dados Serviços web Transferência eletrônica de fundos Ferramentas de planejamento e orçamento Tecnologia de Call Center para atendimento dos clientes Compras eletrônicas Ferramentas de automatização de fluxos de trabalho Ferramentas de gestão financeira para atender Sistema de inteligência de negócio - BI Autosserviço Auto-serviço de cliente Customer Relationship Management - CRM Cartões de compra Digitalização de documentos Autosserviço Auto-serviço de fornecedor 88% 83% 80% 76% 71% 63% 61% 59% 56% 49% 49% 39% 34% 24% 32% 32% 2% 7% 7% 5% 7% 17% 20% 27% 15% 27% 29% 34% 46% 47% Empresas que utilizam a tecnologia Estrato de empresas que contam com pelo menos um CSC Empresas que intencionam utilizar a tecnologia Fonte: DELOITTE, 2007.

62 REFERÊNCIAS Afonso; Martins, (2011). Centro de serviços compartilhados: impactos da implementação do modelo na estratégia, na estrutura e na gestão de empresas do setor privado, Alberto, J. (2005). A Prática dos Serviços Compartilhados no Processo de Criação de Valor e a Aplicação do Balanced Scorecard como Instrumento de Gerenciamento da Performance em Estruturas de Suporte Administrativo. Barret, R. (2006). IT Shared Services: Managing and Aligning Costs for Better Performance Bedell, D. (2000). Shared Value There are many options for how to set up and roll out a shared service center, providing an approach for every budget and corporate structure Bornam, M. (2006). THE DESIGN AND SUCCESS OF SHARED SERVICES CENTRES. BRIDELLI, Stefano, WERNECK, Sergio, MARTINS, Fernando. Centro de Serviços Compartilhados:uma solução definitiva para os processos administrativos? Bain&Company, Coelho et al,. (2007). Modelo para gestão do nível de serviço em centros de serviços compartilhados, Cook, F. L. (2006). MODELING AN HR SHARED SERVICES CENTER: EXPERIENCE OF AN MNC IN THE UNITED KINGDOM Delloite. (2011). Global Shared Services Survey Results: Executive Summary

O Administrador e a Magnitude de sua Contribuição para a Sociedade. O Administrador na Gestão de Pessoas

O Administrador e a Magnitude de sua Contribuição para a Sociedade. O Administrador na Gestão de Pessoas O Administrador e a Magnitude de sua Contribuição para a Sociedade Eficácia e Liderança de Performance O Administrador na Gestão de Pessoas Grupo de Estudos em Administração de Pessoas - GEAPE 27 de novembro

Leia mais

As novas tecnologias podem finalmente - viabilizar o RH Estratégico? Thais Silva I Janeiro 2012

As novas tecnologias podem finalmente - viabilizar o RH Estratégico? Thais Silva I Janeiro 2012 As novas tecnologias podem finalmente - viabilizar o RH Estratégico? Thais Silva I Janeiro 2012 Universo TOTVS Fundada em 1983 6ª maior empresa de software (ERP) do mundo Líder em Software no Brasil e

Leia mais

SPEKTRUM SOLUÇÕES DE GRANDE PORTE PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS SPEKTRUM SAP Partner 1

SPEKTRUM SOLUÇÕES DE GRANDE PORTE PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS SPEKTRUM SAP Partner 1 SPEKTRUM SOLUÇÕES DE GRANDE PORTE PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS SPEKTRUM SAP Partner 1 PROSPERE NA NOVA ECONOMIA A SPEKTRUM SUPORTA A EXECUÇÃO DA SUA ESTRATÉGIA Para as empresas que buscam crescimento

Leia mais

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1 Governança de TI ITIL v.2&3 parte 1 Prof. Luís Fernando Garcia LUIS@GARCIA.PRO.BR ITIL 1 1 ITIL Gerenciamento de Serviços 2 2 Gerenciamento de Serviços Gerenciamento de Serviços 3 3 Gerenciamento de Serviços

Leia mais

Material de Apoio. Sistema de Informação Gerencial (SIG)

Material de Apoio. Sistema de Informação Gerencial (SIG) Sistema de Informação Gerencial (SIG) Material de Apoio Os Sistemas de Informação Gerencial (SIG) são sistemas ou processos que fornecem as informações necessárias para gerenciar com eficácia as organizações.

Leia mais

Gerenciamento de Serviços de TI ITIL v2 Módulo 1 Conceitos básicos

Gerenciamento de Serviços de TI ITIL v2 Módulo 1 Conceitos básicos Gerenciamento de Serviços de TI ITIL v2 Módulo 1 Conceitos básicos Referência: An Introductory Overview of ITIL v2 Livros ITIL v2 Cenário de TI nas organizações Aumento da dependência da TI para alcance

Leia mais

Política de Logística de Suprimento

Política de Logística de Suprimento Política de Logística de Suprimento Política de Logística de Suprimento Política de Logística de Suprimento 5 1. Objetivo Aumentar a eficiência e competitividade das empresas Eletrobras, através da integração

Leia mais

PMI-SP PMI-SC PMI-RS PMI PMI-PR PMI-PE

PMI-SP PMI-SC PMI-RS PMI PMI-PR PMI-PE ESTUDO DE BENCHMARKING EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS 2009 Brasil Uma realização dos Chapters Brasileiros do PMI - Project Management Institute PMI-SP PMI-RJ PMI-AM PMI-SC PMI-BA ANEXO 1 PMI-RS PMI PMI-CE

Leia mais

E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação

E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação Capítulo 2 E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação 2.1 2007 by Prentice Hall OBJETIVOS DE ESTUDO Identificar e descrever as principais características das empresas que são importantes

Leia mais

POLÍTICA DE LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO DO SISTEMA ELETROBRÁS. Sistema. Eletrobrás

POLÍTICA DE LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO DO SISTEMA ELETROBRÁS. Sistema. Eletrobrás POLÍTICA DE LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO DO SISTEMA ELETROBRÁS Sistema Eletrobrás Política de Logística de Suprimento do Sistema Eletrobrás POLÍTICA DE LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO 4 POLÍTICA DE Logística de Suprimento

Leia mais

Governança de T.I. Professor: Ernesto Junior Aula IV Unidade II E-mail: egpjunior@gmail.com

Governança de T.I. Professor: Ernesto Junior Aula IV Unidade II E-mail: egpjunior@gmail.com Governança de T.I Professor: Ernesto Junior Aula IV Unidade II E-mail: egpjunior@gmail.com Governança de TI Os modelos atuais para governança partem de processos empresariais serviços prestados, modelos

Leia mais

3. Processos, o que é isto? Encontramos vários conceitos de processos, conforme observarmos abaixo:

3. Processos, o que é isto? Encontramos vários conceitos de processos, conforme observarmos abaixo: Perguntas e respostas sobre gestão por processos 1. Gestão por processos, por que usar? Num mundo globalizado com mercado extremamente competitivo, onde o cliente se encontra cada vez mais exigente e conhecedor

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Estratégica de Esportes

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Estratégica de Esportes CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Estratégica de Esportes Coordenação Acadêmica: Ana Ligia Nunes Finamor CÓDIGO: 1 OBJETIVO Desenvolver visão estratégica, possibilitando ao

Leia mais

Maximize o desempenho das suas instalações. Gerenciamento Integrado de Facilities - Brasil

Maximize o desempenho das suas instalações. Gerenciamento Integrado de Facilities - Brasil Maximize o desempenho das suas instalações Gerenciamento Integrado de Facilities - Brasil Sua empresa oferece um ambiente de trabalho com instalações eficientes e de qualidade? Como você consegue otimizar

Leia mais

MBA: Master in Project Management

MBA: Master in Project Management Desde 1968 MBA: Master in Project Management Projetos e Tecnologia da Informação FMU Professor: Marcos A.Cabral Projetos e Tecnologia da Informação Professor Marcos A. Cabral 2 Conceito É um conjunto de

Leia mais

Carreira: definição de papéis e comparação de modelos

Carreira: definição de papéis e comparação de modelos 1 Carreira: definição de papéis e comparação de modelos Renato Beschizza Economista e especialista em estruturas organizacionais e carreiras Consultor da AB Consultores Associados Ltda. renato@abconsultores.com.br

Leia mais

Miguel de Paula. Gente, Gestão e Serviços

Miguel de Paula. Gente, Gestão e Serviços Miguel de Paula Gente, Gestão e Serviços Provendo Serviços e Talentos 2 Estrutura GENTE, GESTÃO E SERVIÇOS SERVIÇOS COMPARTILHADOS TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO GESTÃO GENTE Serviços Acadêmicos Serviços Financeiros

Leia mais

SGQ 22/10/2010. Sistema de Gestão da Qualidade. Gestão da Qualidade Qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização para:

SGQ 22/10/2010. Sistema de Gestão da Qualidade. Gestão da Qualidade Qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização para: PARTE 2 Sistema de Gestão da Qualidade SGQ Gestão da Qualidade Qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização para: Possibilitar a melhoria de produtos/serviços Garantir a satisfação

Leia mais

Estratégia de TI. Posicionamento Estratégico da TI: como atingir o alinhamento com o negócio. Conhecimento em Tecnologia da Informação

Estratégia de TI. Posicionamento Estratégico da TI: como atingir o alinhamento com o negócio. Conhecimento em Tecnologia da Informação Conhecimento em Tecnologia da Informação Conhecimento em Tecnologia da Informação Estratégia de TI Posicionamento Estratégico da TI: como atingir o alinhamento com o negócio 2011 Bridge Consulting Apresentação

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

GTI Governança de TI

GTI Governança de TI GTI Governança de TI Planejamento, implantação e gerenciamento da Governança de TI Governança de TI FERNANDES & ABREU, cap. 5 1 Implantação empreendimento de longo prazo. Requisitos básicos: Liderança

Leia mais

SISTEMAS INTEGRADOS P o r f.. E d E uar a d r o Oli l v i e v i e r i a

SISTEMAS INTEGRADOS P o r f.. E d E uar a d r o Oli l v i e v i e r i a SISTEMAS INTEGRADOS Prof. Eduardo Oliveira Bibliografia adotada: COLANGELO FILHO, Lúcio. Implantação de Sistemas ERP. São Paulo: Atlas, 2001. ISBN: 8522429936 LAUDON, Kenneth C.; LAUDON, Jane Price. Sistemas

Leia mais

Sistemas de Informação I

Sistemas de Informação I + Sistemas de Informação I Dimensões de análise dos SI Ricardo de Sousa Britto rbritto@ufpi.edu.br + Introdução n Os sistemas de informação são combinações das formas de trabalho, informações, pessoas

Leia mais

Disciplina: Administração de Departamento de TI. Professor: Aldo Rocha. Aula III - 25/08/2011

Disciplina: Administração de Departamento de TI. Professor: Aldo Rocha. Aula III - 25/08/2011 Disciplina: Administração de Departamento de TI Professor: Aldo Rocha Aula III - 25/08/2011 ITIL 1.A Central de Serviços; 1.1 Necessidade da Central de Serviços; 1.2 Dilema do Suporte; 1.3 Evolução do

Leia mais

Ementários. Disciplina: Gestão Estratégica

Ementários. Disciplina: Gestão Estratégica Ementários Disciplina: Gestão Estratégica Ementa: Os níveis e tipos de estratégias e sua formulação. O planejamento estratégico e a competitividade empresarial. Métodos de análise estratégica do ambiente

Leia mais

CRM. Customer Relationship Management

CRM. Customer Relationship Management CRM Customer Relationship Management CRM Uma estratégia de negócio para gerenciar e otimizar o relacionamento com o cliente a longo prazo Mercado CRM Uma ferramenta de CRM é um conjunto de processos e

Leia mais

Transformação para uma TI empresarial Criando uma plataforma de geração de valor. Garanta a eficiência e a competitividade da sua empresa

Transformação para uma TI empresarial Criando uma plataforma de geração de valor. Garanta a eficiência e a competitividade da sua empresa Transformação para uma TI empresarial Criando uma plataforma de geração de valor Garanta a eficiência e a competitividade da sua empresa Transformação para uma TI empresarial Criando uma plataforma de

Leia mais

A FUNÇÃO CONTROLE. Orientação do controle

A FUNÇÃO CONTROLE. Orientação do controle A FUNÇÃO CONTROLE O controle é a ultima função da administração a ser analisadas e diz respeito aos esforços exercidos para gerar e usar informações relativas a execução das atividades nas organizações

Leia mais

.Desenvolvimento de Sistemas

.Desenvolvimento de Sistemas .Quem Somos A BS é uma empresa brasileira e referência em soluções inovadoras, flexíveis e customizadas em tecnologia da informação, consultoria e outsourcing. A BS oferece soluções inteligentes proporcionando

Leia mais

Governança de TI Evolução e Conceitos de Gestão da TI. Raimir Holanda raimir@tce.ce.gov.br

Governança de TI Evolução e Conceitos de Gestão da TI. Raimir Holanda raimir@tce.ce.gov.br Governança de TI Evolução e Conceitos de Gestão da TI Raimir Holanda raimir@tce.ce.gov.br Agenda Conceitos de Governança de TI Fatores motivadores das mudanças Evolução da Gestão de TI Ciclo da Governança

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, ORGANIZAÇÕES, ADMINISTRAÇÃO E ESTRATÉGIA

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, ORGANIZAÇÕES, ADMINISTRAÇÃO E ESTRATÉGIA SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, ORGANIZAÇÕES, ADMINISTRAÇÃO E ESTRATÉGIA 1 OBJETIVOS 1. O que os administradores precisam saber sobre organizações para montar e usar sistemas de informação com sucesso? 2. Que

Leia mais

15/09/2015. Gestão e Governança de TI. Modelo de Governança em TI. A entrega de valor. A entrega de valor. A entrega de valor. A entrega de valor

15/09/2015. Gestão e Governança de TI. Modelo de Governança em TI. A entrega de valor. A entrega de valor. A entrega de valor. A entrega de valor Gestão e Governança de TI Modelo de Governança em TI Prof. Marcel Santos Silva PMI (2013), a gestão de portfólio é: uma coleção de projetos e/ou programas e outros trabalhos que são agrupados para facilitar

Leia mais

Organização e a Terceirização da área de TI. Profa. Reane Franco Goulart

Organização e a Terceirização da área de TI. Profa. Reane Franco Goulart Organização e a Terceirização da área de TI Profa. Reane Franco Goulart Como surgiu? A terceirização é uma ideia consolidada logo após a Segunda Guerra Mundial, com as indústrias bélicas americanas, as

Leia mais

SIMULADO: Simulado 3 - ITIL Foundation v3-40 Perguntas em Português

SIMULADO: Simulado 3 - ITIL Foundation v3-40 Perguntas em Português 1 de 7 28/10/2012 16:47 SIMULADO: Simulado 3 - ITIL Foundation v3-40 Perguntas em Português RESULTADO DO SIMULADO Total de questões: 40 Pontos: 0 Score: 0 % Tempo restante: 55:07 min Resultado: Você precisa

Leia mais

Alta performance: a base para os nossos clientes, a base para o seu futuro.

Alta performance: a base para os nossos clientes, a base para o seu futuro. Alta performance: a base para os nossos clientes, a base para o seu futuro. www.accenture.com.br/carreiras www.facebook.com/accenturecarreiras www.twitter.com/accenture_vagas Quem somos A Accenture é uma

Leia mais

O futuro da área de finanças Simplificação, eficiência e produtividade. Othon de Almeida 1 de julho de 2015

O futuro da área de finanças Simplificação, eficiência e produtividade. Othon de Almeida 1 de julho de 2015 O futuro da área de finanças Simplificação, eficiência e produtividade Othon de Almeida 1 de julho de 2015 Os desafios da área de finanças Os desafios da área de finanças em um ambiente competitivo Acompanhamento

Leia mais

Prof. Clovis Alvarenga Netto

Prof. Clovis Alvarenga Netto Escola Politécnica da USP Departamento de Engenharia de Produção Março/2009 Prof. Clovis Alvarenga Netto Aula 05 Organização da produção e do trabalho Pessoas e sua Organização em Produção e Operações

Leia mais

CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA

CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA Constata-se que o novo arranjo da economia mundial provocado pelo processo de globalização tem afetado as empresas a fim de disponibilizar

Leia mais

F.1 Gerenciamento da integração do projeto

F.1 Gerenciamento da integração do projeto Transcrição do Anexo F do PMBOK 4ª Edição Resumo das Áreas de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos F.1 Gerenciamento da integração do projeto O gerenciamento da integração do projeto inclui os processos

Leia mais

Proxis: SAP Business One aprimora gestão interna

Proxis: SAP Business One aprimora gestão interna Picture Credit Customer Name, City, State/Country. Used with permission. Proxis: SAP Business One aprimora gestão interna Geral Executiva Nome da Proxis Contact Center Indústria Serviços de Central de

Leia mais

GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 11

GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 11 GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 11 Índice 1. Importância do ERP para as organizações...3 2. ERP como fonte de vantagem competitiva...4 3. Desenvolvimento e implantação de sistema de informação...5

Leia mais

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação Módulo 15 Resumo Neste módulo vamos dar uma explanação geral sobre os pontos que foram trabalhados ao longo desta disciplina. Os pontos abordados nesta disciplina foram: Fundamentos teóricos de sistemas

Leia mais

Grupo Seres Adota CA Cloud Service Management para Automatizar e Gerenciar Chamados de Service Desk

Grupo Seres Adota CA Cloud Service Management para Automatizar e Gerenciar Chamados de Service Desk CUSTOMER SUCCESS STORY Abril 2014 Grupo Seres Adota CA Cloud Service Management para Automatizar e Gerenciar Chamados de Service Desk PERFIL DO CLIENTE Indústria: Consultoria Empresa: Grupo Seres Colaboradores:

Leia mais

CONCORRÊNCIA AA Nº 05/2009 BNDES ANEXO X PROJETO BÁSICO: DESCRIÇÃO DOS PROCESSOS DE TI

CONCORRÊNCIA AA Nº 05/2009 BNDES ANEXO X PROJETO BÁSICO: DESCRIÇÃO DOS PROCESSOS DE TI CONCORRÊNCIA AA Nº 05/2009 BNDES ANEXO X PROJETO BÁSICO: DESCRIÇÃO DOS PROCESSOS DE TI 1. PI06 TI 1.1. Processos a serem Atendidos pelos APLICATIVOS DESENVOLVIDOS Os seguintes processos do MACROPROCESSO

Leia mais

ERP. Enterprise Resource Planning. Planejamento de recursos empresariais

ERP. Enterprise Resource Planning. Planejamento de recursos empresariais ERP Enterprise Resource Planning Planejamento de recursos empresariais O que é ERP Os ERPs em termos gerais, são uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa,

Leia mais

FMC: Alinhando Tradição com Inovação através da Integração de Pessoas e Processos com Soluções de TI

FMC: Alinhando Tradição com Inovação através da Integração de Pessoas e Processos com Soluções de TI FMC: Alinhando Tradição com Inovação através da Integração de Pessoas e Processos com Soluções de TI Com o crescimento acelerado, uma das mais tradicionais empresas do Brasil em produtos agrícolas precisava

Leia mais

Gerência de Projetos

Gerência de Projetos Gerência de Projetos Escopo Custo Qualidade Tempo CONCEITO PROJETOS: são empreendimentos com objetivo específico e ciclo de vida definido Precedem produtos, serviços e processos. São utilizados as funções

Leia mais

PMI-SP PMI-SC PMI-RS PMI PMI-PR PMI-PE

PMI-SP PMI-SC PMI-RS PMI PMI-PR PMI-PE ESTUDO DE BENCHMARKING EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS 2009 Brasil Uma realização dos Chapters Brasileiros do PMI - Project Management Institute PMI-SP PMI-RJ PMI-AM PMI-SC PMI-BA ANEXO 2 PMI-RS PMI PMI-CE

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO Indicadores e Diagnóstico para a Inovação Primeiro passo para implantar um sistema de gestão nas empresas é fazer um diagnóstico da organização; Diagnóstico mapa n-dimensional

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NA EMPRESA

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NA EMPRESA SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NA EMPRESA 1 OBJETIVOS 1. Quais são as principais aplicações de sistemas na empresa? Que papel eles desempenham? 2. Como os sistemas de informação apóiam as principais funções empresariais:

Leia mais

O Supply Chain Evoluiu?

O Supply Chain Evoluiu? O Supply Chain Evoluiu? Apresentação - 24º Simpósio de Supply Chain & Logística 0 A percepção de estagnação do Supply Chain influenciada pela volatilidade do ambiente econômico nos motivou a entender sua

Leia mais

FEMSA Gerencia mais de 80 mil Tickets Mensais de TI, Finanças e RH com CA Service Desk Manager

FEMSA Gerencia mais de 80 mil Tickets Mensais de TI, Finanças e RH com CA Service Desk Manager CUSTOMER SUCCESS STORY Julho 2013 FEMSA Gerencia mais de 80 mil Tickets Mensais de TI, Finanças e RH com CA Service Desk Manager PERFIL DO CLIENTE Indústria: Bebidas Companhia: FEMSA Funcionários: +177

Leia mais

MECANISMOS PARA GOVERNANÇA DE T.I. IMPLEMENTAÇÃO DA. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://about.me/tilfrozza

MECANISMOS PARA GOVERNANÇA DE T.I. IMPLEMENTAÇÃO DA. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://about.me/tilfrozza MECANISMOS PARA IMPLEMENTAÇÃO DA GOVERNANÇA DE T.I. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://about.me/tilfrozza CICLO DA GOVERNANÇA DE TI O CICLO DA GOVERNANÇA DE TI O Ciclo da Governança de T.I. ALINHAMENTO

Leia mais

Administração de CPD Chief Information Office

Administração de CPD Chief Information Office Administração de CPD Chief Information Office Cássio D. B. Pinheiro pinheiro.cassio@ig.com.br cassio.orgfree.com Objetivos Apresentar os principais conceitos e elementos relacionados ao profissional de

Leia mais

O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia.

O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia. O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia. Rio Grande do Sul Brasil PESSOAS E EQUIPES Equipes que

Leia mais

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação Pesquisa realizada com os participantes do de Apresentação O perfil do profissional de Projetos Pesquisa realizada durante o 12 Seminário Nacional de, ocorrido em 2009, traça um importante perfil do profissional

Leia mais

CPM Braxis Capgemini reduz custos em 18% com CA Business Service Insight

CPM Braxis Capgemini reduz custos em 18% com CA Business Service Insight CUSTOMER SUCCESS STORY CPM Braxis Capgemini reduz custos em 18% com CA Business Service Insight PERFIL DO CLIENTE Indústria: Serviços de TI Companhia: CPM Braxis Capgemini Empregados: 6500+ Faturamento:

Leia mais

FEMSA gerencia mais de 80 mil tickets mensais de TI, Finanças e RH com CA Service Desk Manager

FEMSA gerencia mais de 80 mil tickets mensais de TI, Finanças e RH com CA Service Desk Manager CUSTOMER SUCCESS STORY FEMSA gerencia mais de 80 mil tickets mensais de TI, Finanças e RH com CA Service Desk Manager PERFIL DO CLIENTE Indústria: Bebidas Companhia: FEMSA Funcionários: +177 mil (global)

Leia mais

A mudança na aquisição de soluções de tecnologia da informação. O que significa para a TI e a linha de negócios (LOB)

A mudança na aquisição de soluções de tecnologia da informação. O que significa para a TI e a linha de negócios (LOB) A mudança na aquisição de soluções de tecnologia da informação Maio de 2014 O novo comprador de tecnologia e a mentalidade de aquisição Existe hoje um novo comprador de tecnologia da informação Esse comprador

Leia mais

Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento de Projetos Gerenciamento de Projetos Grupo de Consultores em Governança de TI do SISP 20/02/2013 1 Agenda 1. PMI e MGP/SISP 2. Conceitos Básicos - Operações e Projetos - Gerenciamento de Projetos - Escritório de

Leia mais

INSTRUÇÃO DE TRABALHO PARA INFORMAÇÕES GERENCIAIS

INSTRUÇÃO DE TRABALHO PARA INFORMAÇÕES GERENCIAIS INSTRUÇÃO DE TRABALHO PARA INFORMAÇÕES GERENCIAIS Asia Shipping Transportes Internacionais Ltda. como cópia não controlada P á g i n a 1 7 ÍNDICE NR TÓPICO PÁG. 1 Introdução & Política 2 Objetivo 3 Responsabilidade

Leia mais

O Papel Estratégico da Gestão de Pessoas para a Competitividade das Organizações

O Papel Estratégico da Gestão de Pessoas para a Competitividade das Organizações Projeto Saber Contábil O Papel Estratégico da Gestão de Pessoas para a Competitividade das Organizações Alessandra Mercante Programa Apresentar a relação da Gestão de pessoas com as estratégias organizacionais,

Leia mais

GERENCIANDO SERVIÇOS DE MENSAGENS OTT PARA UM PROVEDOR DE TELECOM GLOBAL

GERENCIANDO SERVIÇOS DE MENSAGENS OTT PARA UM PROVEDOR DE TELECOM GLOBAL GERENCIANDO SERVIÇOS DE MENSAGENS OTT PARA UM PROVEDOR DE TELECOM GLOBAL A Sytel Reply foi comissionada por uma grande operadora global de Telecom para o fornecimento de um Service Assurance de qualidade.

Leia mais

GESTÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS. Vanice Ferreira

GESTÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS. Vanice Ferreira GESTÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS Vanice Ferreira 12 de junho de 2012 GESTÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS: conceitos iniciais DE QUE PROCESSOS ESTAMOS FALANDO? GESTÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS: conceitos iniciais

Leia mais

Evolução do uso de competências para remuneração

Evolução do uso de competências para remuneração Tema: Competências e Instrumentos de Análise de Desempenho na Gestão da Remuneração: Experiências e Lições dos Principais Grupos Empresariais do Brasil José Hipólito Evolução do uso de competências para

Leia mais

4. Tendências em Gestão de Pessoas

4. Tendências em Gestão de Pessoas 4. Tendências em Gestão de Pessoas Em 2012, Gerenciar Talentos continuará sendo uma das prioridades da maioria das empresas. Mudanças nas estratégias, necessidades de novas competências, pressões nos custos

Leia mais

Colaboração nas Empresas SPT SIG Aplicações Empresariais

Colaboração nas Empresas SPT SIG Aplicações Empresariais Capítulo 3: Sistemas de Apoio Gerenciais Colaboração nas Empresas SPT SIG Aplicações Empresariais Objetivos do Capítulo Explicar como os SI empresariais podem apoiar as necessidades de informação de executivos,

Leia mais

Sistemas Empresariais. Capítulo 3: Sistemas de Negócios. Colaboração SPT SIG

Sistemas Empresariais. Capítulo 3: Sistemas de Negócios. Colaboração SPT SIG Capítulo 3: Sistemas de Negócios Colaboração SPT SIG Objetivos do Capítulo Explicar como os SI empresariais podem apoiar as necessidades de informação de executivos, gerentes e profissionais de empresas.

Leia mais

Curso superior de Tecnologia em Gastronomia

Curso superior de Tecnologia em Gastronomia Curso superior de Tecnologia em Gastronomia Suprimentos na Gastronomia COMPREENDENDO A CADEIA DE SUPRIMENTOS 1- DEFINIÇÃO Engloba todos os estágios envolvidos, direta ou indiretamente, no atendimento de

Leia mais

Project and Portfolio Management [PPM] Sustainable value creation.

Project and Portfolio Management [PPM] Sustainable value creation. Project and Portfolio Management [PPM] Sustainable value creation. O SoftExpert PPM Suite é a solução mais robusta, funcional e fácil para priorizar, planejar, gerenciar e executar projetos, portfólios

Leia mais

08/03/2009. Como mostra a pirâmide da gestão no slide seguinte... Profª. Kelly Hannel. Fonte: adaptado de Laudon, 2002

08/03/2009. Como mostra a pirâmide da gestão no slide seguinte... Profª. Kelly Hannel. Fonte: adaptado de Laudon, 2002 Pirâmide da Gestão Profª. Kelly Hannel Fonte: adaptado de Laudon, 2002 Diferentes tipos de SIs que atendem diversos níveis organizacionais Sistemas do nível operacional: dão suporte a gerentes operacionais

Leia mais

Portnet: SAP Business One prepara empresa para crescimento contínuo

Portnet: SAP Business One prepara empresa para crescimento contínuo Franklin Xavier Klabin, São Paulo, SP/Brasil. Used with permission. Portnet: SAP Business One prepara empresa para crescimento contínuo Geral Executiva Nome da Portnet Informática Equipamentos Indústria

Leia mais

Módulo 8 Gerenciamento de Nível de Serviço

Módulo 8 Gerenciamento de Nível de Serviço Módulo 8 Gerenciamento de Nível de Serviço Módulo 8 Gerenciamento de Nível de Serviço Todos os direitos de cópia reservados. Não é permitida a distribuição física ou eletrônica deste material sem a permissão

Leia mais

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Prof. Leandro Schunk

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Prof. Leandro Schunk TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Módulo 4 Governança de TI Dinâmica 1 Discutir, em grupos: Por que então não usar as palavras ou termos Controle, Gestão ou Administração? Qual seria a diferença entre os termos:

Leia mais

GTI Governança de TI. GTI como Ativo Estratégico. GTI - Um Ativo Estratégico 1

GTI Governança de TI. GTI como Ativo Estratégico. GTI - Um Ativo Estratégico 1 GTI Governança de TI GTI como Ativo Estratégico GTI - Um Ativo Estratégico 1 GTI Um Ativo Estratégico Para pensar: Os problemas significativos que enfrentamos não podem ser resolvidos pelo mesmo nível

Leia mais

Grupo Seres Adota CA Nimsoft Service Desk para Automatizar e Gerenciar Chamados de Service Desk

Grupo Seres Adota CA Nimsoft Service Desk para Automatizar e Gerenciar Chamados de Service Desk CUSTOMER SUCCESS STORY Abril 2014 Grupo Seres Adota CA Nimsoft Service Desk para Automatizar e Gerenciar Chamados de Service Desk PERFIL DO CLIENTE Indústria: Consultoria Empresa: Grupo Seres Colaboradores:

Leia mais

Gerenciamento de TI. Paulo César Rodrigues

Gerenciamento de TI. Paulo César Rodrigues Gerenciamento de TI Paulo César Rodrigues *Analista de Sistemas; *Tutor do curso de graduação em Tecnologia em Sistemas de Computação (UFF/Cederj); * Professor do curso Técnico em Informática da Prefeitura

Leia mais

Visão Geral sobre Gestão de Projetos e Iniciação de Projetos Aula 2

Visão Geral sobre Gestão de Projetos e Iniciação de Projetos Aula 2 Visão Geral sobre Gestão de Projetos e Iniciação de Projetos Aula 2 Miriam Regina Xavier de Barros, PMP mxbarros@uol.com.br Agenda Bibliografia e Avaliação 1. Visão Geral sobre o PMI e o PMBOK 2. Introdução

Leia mais

Princípios de Finanças

Princípios de Finanças Princípios de Finanças Apostila 02 A função da Administração Financeira Professora: Djessica Karoline Matte 1 SUMÁRIO A função da Administração Financeira... 3 1. A Administração Financeira... 3 2. A função

Leia mais

Coletividade; Diferenciais; Informação; Dado; Informação; Conhecimento. Coletar informação; e Identificar as direções.

Coletividade; Diferenciais; Informação; Dado; Informação; Conhecimento. Coletar informação; e Identificar as direções. Revisão 1 Coletividade; Diferenciais; Informação; Dado; Informação; Conhecimento Coletar informação; e Identificar as direções. Precisa; Clara; Econômica; Flexível; Confiável; Dirigida; Simples; Rápida;

Leia mais

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Avaliação desenvolvida por Mónica Galiano e Kenn Allen, publicado originalmente no livro The Big Tent: Corporate Volunteering in the Global Age. Texto

Leia mais

Processo de Negociação. Quem somos. Nossos Serviços. Clientes e Parceiros

Processo de Negociação. Quem somos. Nossos Serviços. Clientes e Parceiros Quem somos Nossos Serviços Processo de Negociação Clientes e Parceiros O NOSSO NEGÓCIO É AJUDAR EMPRESAS A RESOLVEREM PROBLEMAS DE GESTÃO Consultoria empresarial a menor custo Aumento da qualidade e da

Leia mais

IT SERVICES PORTFOLIO. SPEKTRUM IT Services Portfolio 1

IT SERVICES PORTFOLIO. SPEKTRUM IT Services Portfolio 1 IT SERVICES PORTFOLIO SPEKTRUM IT Services Portfolio 1 Ser a única no Brasil a ser certificada pela SAP, mostra como estamos à frente no que tange à transparência em todos os nossos processos e, especialmente,

Leia mais

Pessoas e Negócios em Evolução

Pessoas e Negócios em Evolução Empresa: Atuamos desde 2001 nos diversos segmentos de Gestão de Pessoas, desenvolvendo serviços diferenciados para empresas privadas, associações e cooperativas. Prestamos serviços em mais de 40 cidades

Leia mais

APLICATIVOS CORPORATIVOS

APLICATIVOS CORPORATIVOS Sistema de Informação e Tecnologia FEQ 0411 Prof Luciel Henrique de Oliveira luciel@uol.com.br Capítulo 3 APLICATIVOS CORPORATIVOS PRADO, Edmir P.V.; SOUZA, Cesar A. de. (org). Fundamentos de Sistemas

Leia mais

Profa. Gislaine Stachissini. Unidade III GOVERNANÇA DE TI

Profa. Gislaine Stachissini. Unidade III GOVERNANÇA DE TI Profa. Gislaine Stachissini Unidade III GOVERNANÇA DE TI Information Technology Infrastructure Library ITIL Criado pelo governo do Reino Unido, tem como objetivo a criação de um guia com as melhores práticas

Leia mais

Casos de Sucesso. Cliente. Deloitte Touche Tohmatsu Consultores LTDA

Casos de Sucesso. Cliente. Deloitte Touche Tohmatsu Consultores LTDA Casos de Sucesso Cliente Deloitte Touche Tohmatsu Consultores LTDA Deloitte Touche Tohmatsu Consultores LTDA Perfil da empresa A Deloitte é uma das maiores empresas do mundo na prestação de serviços profissionais

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA Organograma e Departamentalização

ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA Organograma e Departamentalização ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA Organograma e Departamentalização DISCIPLINA: Introdução à Administração FONTE: BATEMAN, Thomas S., SNELL, Scott A. Administração - Construindo Vantagem Competitiva. Atlas. São

Leia mais

Curso ITIL Foundation. Introdução a ITIL. ITIL Introduction. Instrutor: Fernando Palma fernando.palma@gmail.com http://gsti.blogspot.

Curso ITIL Foundation. Introdução a ITIL. ITIL Introduction. Instrutor: Fernando Palma fernando.palma@gmail.com http://gsti.blogspot. Curso ITIL Foundation Introdução a ITIL ITIL Introduction Instrutor: Fernando Palma fernando.palma@gmail.com http://gsti.blogspot.com Agenda Definição / Histórico Escopo Objetivos Benefícios e Problemas

Leia mais

Escolhendo a melhor opção para sua empresa

Escolhendo a melhor opção para sua empresa www.pwc.com.br Escolhendo a melhor opção para sua empresa Auditoria Interna Auditoria Interna - Co-sourcing atende/supera as expectativas da alta administração? A função de Auditoria Interna compreende

Leia mais

Apresentação da Empresa

Apresentação da Empresa Apresentação da Empresa Somos uma empresa especializada em desenvolver e implementar soluções de alto impacto na gestão e competitividade empresarial. Nossa missão é agregar valor aos negócios de nossos

Leia mais

Tecnologia da Informação

Tecnologia da Informação UNIDADE XI Sistema De Apoio à Gestão Empresarial Professor : Hiarly Alves www.har-ti.com Fortaleza - 2014 Tópicos Conceitos de software de gestão administrativas Principais softwares de gestão do mercado

Leia mais

COMPETÊNCIAS FUNCIONAIS IS/TI

COMPETÊNCIAS FUNCIONAIS IS/TI COMPETÊNCIAS FUNCIONAIS IS/TI DESCRIÇÕES DOS NÍVEIS APRENDIZ Aprende para adquirir conhecimento básico. É capaz de pôr este conhecimento em prática sob circunstâncias normais, buscando assistência se necessário.

Leia mais