CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO ERGONOMIA ERGONOMIA COGNITIVA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO ERGONOMIA ERGONOMIA COGNITIVA"

Transcrição

1 CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO ERGONOMIA ERGONOMIA COGNITIVA Profª. MSc. Marta Cristina Wachowicz Especialista em Psicologia do Trabalho Mestre em Engenharia de Produção-Ergonomia

2 ERGONOMIA 1. Histórico e NR Aspectos Físicos Ambientais 3. Organização do Trabalho 4. Ergonomia Cognitiva 5. Layout e Antropometria 6. Análise Ergonômica do Trabalho

3 REFERÊNCIAS DAVIDOFF, Linda L. Introdução à psicologia. São Paulo: Makron Books, FIORELLI, J.O. Psicologia para administradores: integrando teoria e prática. São Paulo: Atlas, FLEURY, M. T. L; OLIVEIRA JÚNIOR, M. de M. (Org.). Gestão estratégica do conhecimento: integrando aprendizagem, conhecimento e competências. São Paulo: Atlas, FONSECA, V. da. Aprender a aprender: a educabilidade cognitiva. Artes Médicas: Porto Alegre, 1998.

4 REFERÊNCIAS GARDNER. H. Estruturas da mente: a teoria das inteligências múltiplas. Porto Alegre: Artes Médicas, GOLEMAN, D. Inteligência emocional: a teoria que redefine o que é ser inteligente. Rio de janeiro: Objetiva, ZANELLI, J.C.; BORGES-ANDRADE, J. E.; BASTOS, A. V. B. Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. Porto Alegre: Artmed, 2004.

5 SITES de PESQUISA ou ou

6 ERGONOMIA COGNITIVA

7 COGNIÇÃO & ERGONOMIA

8 A aprendizagem é um processo psicológico essencial para a sobrevivência dos seres humanos no decorrer de todo o seu desenvolvimento...

9 ... Sem ele, de nada valeria o investimento feito em educação pela sociedade, ou o esforço feito pelas organizações para treinar seus membros, ou o desses membros para progredirem no trabalho. (Abbad; Borges- Andrade, 2004)

10 A aprendizagem pode ser entendida como um processo de mudança provocado por estímulos e mediado por emoções que podem não produzir mudança no comportamento da pessoa. (Fleury; Oliveira Junior, 2002)

11 Burrhus Frederic Skinner ( ) Psicólogo americano que desenvolveu trabalhos pioneiros na área da psicologia experimental ou comportamental com o objetivo de entender as interações pessoais com o ambiente.

12 BEHAVIORISMO S R Reforço Positivo Estímulo Constante Repetitividade

13

14

15

16

17 Reforço Positivo Todo evento que aumenta a probabilidade futura da resposta que o produz. Reforço Negativo Todo evento que diminui a probabilidade futura da resposta que remove ou atenua.

18 O foco comportamentalista está em condicionar as pessoas para executarem tarefas sem as mesmas se darem conta disto.

19 O comportamento condicionado ocorre quando o estímulo permanece constante seguido de inúmeras ações ou comportamentos repetidos (repetitividade) o reforço positivo não se faz mais necessário, ou seja, o indivíduo vai executar a tarefa independentemente de reforço.

20 GESTALT S R Figura Fundo Insight

21 Figura Tudo que me chama a atenção de primeira vista Fundo O que completa a figura Insight Compreensão de um fato

22

23

24

25

26

27

28 Ensinar e aprender são processos concomitantes e indissociáveis, pois ao executar um se está realizando o outro.

29 Dentro dos ambientes organizacionais muitas vezes o ensinar e aprender ficam estabelecidos pela hierarquia onde ao comando representado pelos gerentes, coordenadores, chefias em geral tem a função de comandar e repassar o conhecimento (ensinagem).

30 COGNIÇÃO & TRABALHO

31 COGNIÇÃO Aquisição de um conhecimento. Para Fonseca (1999, p. 43) é o ato de conhecer ou de captar, integrar, elaborar e exprimir informação, para a resolução de problemas.

32 Inteligência é o conjunto de habilidades para a resolução de problemas, ou se preferir, a capacidade que uma pessoa tem de criar alternativas que visem alcançar seus objetivos.

33 A aprendizagem para ser realizada precede de três domínios pessoais e intransferíveis: - Cognitivo - Afetivo - Psicomotor

34 Cognitivo Conhecimento, compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação. Afetivo Receptividade, resposta, valorização, organização e caracterização.

35 Psicomotor Percepção, posicionamento, execução acompanhada, mecanização e domínio completo.

36 As empresas buscam profissionais competentes que saibam aplicar suas qualificações, transformando-as em resultados e ações valiosas.

37 As empresas se estruturarem para as mudanças e novas aprendizagens através da criação de programas de TD&E. Investirem financeiramente em programas de Treinamento, Desenvolvimento e Educação.

38 A aprendizagem é um processo, e como tal, exige tempo, dedicação, motivação, investimentos, e principalmente, a participação integrada de ações da diretoria, gestores e trabalhadores.

39 A aprendizagem deve ser estimulada de forma contínua e sequencial, iniciando pelos elementos mais simples até alcançar os mais complexos, sendo acompanhada pelos gestores que devem apresentar características mediadoras, ou seja,...

40 ... ações gerenciais mais flexíveis, participativas, solidárias, empáticas de tal forma que o processo de aprendizagem organizacional não se torne uma luta pelo poder ou elemento de obrigatoriedade por parte dos trabalhadores.

41 PROCESSOS COGNITIVOS Criatividade Inteligência Linguagem Memória Percepção Sensação

42 PROCESSOS COGNITIVOS Sensação Processo nervoso que se inicia em um órgão receptor quando este reage especificamente a um estímulo externo, e se estende ao cérebro.

43 PROCESSOS COGNITIVOS Sensação Processo sensorial consciente correlacionado com um processo fisiológico, e que proporciona ao homem o conhecimento do mundo externo.

44 PROCESSOS COGNITIVOS Percepção Processo de organizar e interpretar dados sensoriais recebidos (sensação) para desenvolver a consciência do ambiente que nos cerca e de nós mesmos. As percepções são subjetivas pois cada indivíduo percebe o mundo conforme sua concepção.

45 PROCESSOS COGNITIVOS INPUT OUTPUT Órgão dos PERCEPÇÃO Ação sentidos Movimento Comportamento Processamento de informação no cérebro

46 A percepção supõe numerosas atividades cognitivas: ATENÇÃO - Abertura seletiva para uma pequena porção de fenômenos sensoriais. - A percepção precede a atenção. - É um filtro que focaliza o que se deseja perceber.

47 PROCESSOS COGNITIVOS Memória Processo de organizar e interpretar dados sensoriais recebidos (sensação) para desenvolver a consciência do ambiente que nos cerca e de nós mesmos.

48 Os processos de memória requerem 3 procedimentos: Codificação ou Aquisição Preparo das informações para o armazenamento.» Armazenamento Retenção das informações percebidas do meio externo.

49 Os processos de memória requerem 3 procedimentos: Recuperação Solicitação dos dados armazenados.»

50 Estruturas da Memória Memória Sensorial (MS) Informação que chega aos órgãos dos sentidos ficando retida momentaneamente.

51 Estruturas da Memória Memória de Curto Prazo (MCP) Centro da consciência humana, armazena todos os pensamentos, informações e experiências que estiverem na mente da pessoa em determinado ponto do tempo.

52 Estruturas da Memória Memória de Longo Prazo (MLP) Capacita o indivíduo a recordar grande quantidade de informações por períodos substanciais de tempo.

53 - Informação chega para a pessoa - Sistemas sensoriais de memória são ativados - Pessoa presta atenção à informação = MCP Se não se atém a informação esta se perde após segundos.

54 - A informação é retida na MCP por um período de tempo. - Decorrente da repetitividade a informação é transferida para a MLP.

55 PROCESSOS COGNITIVOS Linguagem Relaciona-se aos símbolos (sons, letras, sinais, códigos) para dar significados e proporcionar regras para combinar e recombinar os símbolos de tal modo que as pessoas possam expor suas mentes de um modo original, apropriado e coerente.

56 AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM Ontogênese Desenvolvimento do indivíduo desde a fecundação até a maturidade para a reprodução. Sons Fonemas Morfemas Letras Palavras Frases

57 AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM Filogênese História evolucionária da espécie. Noam Chomsky Linguista americano que enfatiza o papel da genética na promoção das competências básicas:

58 AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM Filogênese - Sequência similar nos estágios de aquisição no mundo inteiro. - Sensibilidade extrema dos bebês desde muito cedo para a linguagem.

59 AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM Filogênese - Aparecimento da capacidade relacionada à linguagem em bebês surdos. - Especialização da fala, do aparelho respiratório e do cérebro.

60 PROCESSOS COGNITIVOS Inteligência Faculdade de aprender, apreender ou compreender. Maneira de entender ou interpretar. Capacidade de resolução de situações problemas novos mediante reestruturação dos dados perceptivos.

61 Características da Inteligência Plasticidade (flexibilidade) Presente no período bem inicial da vida, o SN pode adaptar-se flexivelmente a danos graves ou alterações experienciais.

62 Características da Inteligência Períodos críticos Privações ou lesões em determinado desenvolvimento levam a danos irreparáveis/irreversíveis.

63 PROCESSOS COGNITIVOS Criatividade Pensamento divergente. Atividade mental inovadora e original que se afasta dos padrões costumeiros e resulta em mais de uma solução aceitável para um problema.

64 PROCESSOS COGNITIVOS Imaginação Faculdade de evocar imagens de objetos que já foram percebidos ou de realizar novas combinações.

65 Teoria das Inteligências Múltiplas - Linguística - Musical - Lógico - Matemática - Espacial - Corporal - cinestésica - Pessoal

66 Teoria da Inteligência Emocional As emoções interferem de forma significativa em todo o processo de aprendizagem, de forma tal que, o desempenho cognitivo está permeado pelo equilíbrio emocional do indivíduo...

67 Teoria da Inteligência Emocional... a sua forma de reagir aos estímulos do meio através do autocontrole, motivação, empatia e habilidade social.

Disciplina: Processos Psicológicos Básicos II

Disciplina: Processos Psicológicos Básicos II Disciplina: Processos Psicológicos Básicos II Agora vamos realizar um REVISÃO dos temas estudados na Disciplina Processos Psicológicos Básicos II É esperado, que ao final, você reconheça os conceitos centrais

Leia mais

CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO. ERGONOMIA Layout & Antropometria

CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO. ERGONOMIA Layout & Antropometria CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO ERGONOMIA Layout & Antropometria Profª. MSc. Marta Cristina Wachowicz Especialista em Psicologia do Trabalho Mestre em Engenharia de Produção-Ergonomia

Leia mais

PSICOLOGIA. Profª Tassiany Maressa Santos Aguiar

PSICOLOGIA. Profª Tassiany Maressa Santos Aguiar PSICOLOGIA Profª Tassiany Maressa Santos Aguiar 1º Semestre de 2016 PLANEJAMENTO DO MÓDULO 2 AULA / DATA 9ª Aula (04.04.16) 10ª Aula (11.04.16) 11ª Aula (18.04.16) MÓDULO 2 INTELIGENCIA EMOCIONAL CONTEÚDO

Leia mais

Desafios da inclusão escolar e

Desafios da inclusão escolar e Desafios da inclusão escolar e dificuldades de aprendizagens das pessoas com deficiência Profa. Dra Nadia Aparecida Bossa Profa. Dra. Nadia Aparecida Bossa Autora dos Livros: - Fracasso Escolar: um olhar

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso Psicologia Disciplina Processos Psicológicos Básicos Professor(es) Paulo Sérgio Boggio DRT 112311-5 Claudio Bastidas Martinez

Leia mais

1 Introdução ao Comportamento Organizacional, 3

1 Introdução ao Comportamento Organizacional, 3 Parte 1 Comportamento Organizacional, 1 1 Introdução ao Comportamento Organizacional, 3 1.1 Comportamento organizacional definição e principais temas, 4 1.2 Enfoque interdisciplinar, 7 1.3 Comportamento

Leia mais

Processos básicos envolvidos na aprendizagem. Psicologia da Aprendizagem Profa. Dra. Patricia Leila dos Santos

Processos básicos envolvidos na aprendizagem. Psicologia da Aprendizagem Profa. Dra. Patricia Leila dos Santos Processos básicos envolvidos na aprendizagem Psicologia da Aprendizagem Profa. Dra. Patricia Leila dos Santos ATENÇÃO Fenômeno pelo qual processamos ativamente uma quantidade limitada de informações do

Leia mais

Interface Homem-Computador

Interface Homem-Computador Interface Homem-Computador Aula: O Homem e a Máquina - parte II Professor: M.Sc. Flávio Barros flavioifma@gmail.com www.flaviobarros.com.br Interface Homem-Computador Psicologia Cognitiva Psicologia Cognitiva

Leia mais

Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Teorias da aprendizagem Professor: Oscar Tintorer Delgado Universidade Estadual de Roraima Necessidade da teoria Toda ciência tem como base teorias e a pedagogia

Leia mais

CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO. ERGONOMIA Análise Ergonômica do Trabalho

CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO. ERGONOMIA Análise Ergonômica do Trabalho CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO ERGONOMIA Análise Ergonômica do Trabalho Profª. MSc. Marta Cristina Wachowicz Especialista em Psicologia do Trabalho Mestre em Engenharia de Produção-Ergonomia

Leia mais

NEURO UR PLA S ICI C DA D DE cére r bro br é um sis i t s e t ma m ab a e b rto t, o que est s á cons con t s a t n a t n e i t n e t ra r ç a ã ç o

NEURO UR PLA S ICI C DA D DE cére r bro br é um sis i t s e t ma m ab a e b rto t, o que est s á cons con t s a t n a t n e i t n e t ra r ç a ã ç o NEUROPLASTICIDADE O cérebro é um sistema aberto, que está em constante interação com o meio e que transforma suas estruturas e mecanismos de funcionamento ao longo do processo de interação. Aprende atuando!

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM

PLANO DE APRENDIZAGEM PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Psicologia Disciplina: Processos Psicológicos Básicos I Código: Professor: Me. Francisco Santos Pereira Júnior E-mail: francisco.junior@fasete.edu.br

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL. Documento(s) Orientador(es): Programa da Disciplina

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL. Documento(s) Orientador(es): Programa da Disciplina AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa da Disciplina ENSINO SECUNDÁRIO PSICOLOGIA B 12º ANO TEMAS/DOMÍNIOS CONTEÚDOS OBJETIVOS

Leia mais

NOÇÕES DE PSICOLOGIA DO RELACIONAMENTO

NOÇÕES DE PSICOLOGIA DO RELACIONAMENTO NOÇÕES DE PSICOLOGIA DO RELACIONAMENTO A INTELIGÊNCIA A inteligência tem significados diferentes para pessoas diferentes. É a capacidade de usar a experiência e o conhecimento que constitui o comportamento

Leia mais

Linguagem e Fala nos Distúrbios de Aprendizagem

Linguagem e Fala nos Distúrbios de Aprendizagem Linguagem e Fala nos Distúrbios de Aprendizagem Disciplina - Aspectos Fonoaudiológicos nos Distúrbios de Aprendizagem Fga. Ms. Adriana de Souza Batista adrianabatista@gmail.com CRDA Curso de Pós-Graduação

Leia mais

INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS. Profª Drª Renira Appa

INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS. Profª Drª Renira Appa INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS Profª Drª Renira Appa OBJETIVO Esclarecer o conceito mais abrangente de inteligência e facilitar uma prática saudável de se autoperceber e estar em estágio de evolução contínua.

Leia mais

24/03/2014. Revisão de conteúdo. A educação e a utilização do conhecimento. Inteligências. Profa. Helenrose A da S Pedroso Coelho

24/03/2014. Revisão de conteúdo. A educação e a utilização do conhecimento. Inteligências. Profa. Helenrose A da S Pedroso Coelho Revisão de conteúdo Profa. Helenrose A da S Pedroso Coelho A educação e a utilização do conhecimento Vida em todas as suas manifestações A educação deve ser útil Arte da utilização do conhecimento Inteligências

Leia mais

2.2 APLICAÇÕES DA PSICOLOGIA NA ADMINISTRAÇÃO, Objetivos da Psicologia como ciência, Uso da Psicologia na Administração, 11

2.2 APLICAÇÕES DA PSICOLOGIA NA ADMINISTRAÇÃO, Objetivos da Psicologia como ciência, Uso da Psicologia na Administração, 11 Sumário 1 Introdução, 1 2 Conceitos, 5 2.1 PSIQUIATRIA, PSICANÁLISE E PSICOLOGIA, 5 2.1.1 Psiquiatria, 5 2.1.2 Psicanálise e Psicoterapia, 6 2.1.3 Psicologia, 8 2.2 APLICAÇÕES DA PSICOLOGIA NA ADMINISTRAÇÃO,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PLANO DE ENSINO I.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PLANO DE ENSINO I. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PLANO DE ENSINO I. IDENTIFICAÇÃO Curso: Administração Semestre: 2012.1 Turma: 03316 Disciplina:

Leia mais

O Desenvolvimento da criança. Psicologia Aplicada a Educação Prof. Marcos Romão

O Desenvolvimento da criança. Psicologia Aplicada a Educação Prof. Marcos Romão O Desenvolvimento da criança Psicologia Aplicada a Educação Prof. Marcos Romão O desenvolvimento O Desenvolvimento Humano, é mais uma área de estudos da Psicologia desde o nascimento até a vida adulta,

Leia mais

A ciência da cognição

A ciência da cognição A ciência da cognição A Psicologia Cognitiva Cognição As pessoas pensam. Psicologia cognitiva Os cientistas pensam a respeito de como as pessoas pensam. Estudantes de psicologia cognitiva As pessoas pensam

Leia mais

Reflexão Pessoal A Memória

Reflexão Pessoal A Memória Reflexão Pessoal A Memória Depois de ter feito a reflexão sobre a aprendizagem, vou agora realizar esta que será a última reflexão deste 2º Período, sobre a memória. Como inúmeros outros termos (inteligência,

Leia mais

Inteligência Lingüística:

Inteligência Lingüística: Inteligência Lingüística: Capacidade de lidar bem com a linguagem, tanto na expressão verbal quanto escrita. A linguagem é considerada um exemplo preeminente da inteligência humana. Seja pra escrever ou

Leia mais

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL. Renata Loretti Ribeiro Enfermeira Coren/SP

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL. Renata Loretti Ribeiro Enfermeira Coren/SP INTELIGÊNCIA EMOCIONAL Renata Loretti Ribeiro Enfermeira Coren/SP - 42883 Importância das Emoções o Por que as emoções são tão importantes para nós? Importância das Emoções o Sobrevivência: Nossas emoções

Leia mais

APRENDIZAGEM. Descobrir. Compreender Estabelecer relações Transformar Criar

APRENDIZAGEM. Descobrir. Compreender Estabelecer relações Transformar Criar APRENDIZAGEM Descobrir Compreender Estabelecer relações Transformar Criar Onde se dá o aprendizado? Um cérebro com estrutura normal, com condições funcionais e neuroquímicas corretas e com um elenco genético

Leia mais

Temas da Aula de Hoje: A Natureza e o Cenário Escolar. A natureza da Aprendizagem e do Ensino. A natureza da Aprendizagem e do Ensino

Temas da Aula de Hoje: A Natureza e o Cenário Escolar. A natureza da Aprendizagem e do Ensino. A natureza da Aprendizagem e do Ensino Temas da Aula de Hoje: A Natureza e o Cenário Escolar Educação e Aprendizagem Tipos de Aprendizagem Psicologia da Educação I Profa. Elisabete Martins da Fonseca Aprendizagem e o Processamento de Informações

Leia mais

PSICOLOGIA REVISÃO DO SEMESTRE. Profª Tassiany Maressa Santos Aguiar

PSICOLOGIA REVISÃO DO SEMESTRE. Profª Tassiany Maressa Santos Aguiar PSICOLOGIA REVISÃO DO SEMESTRE Profª Tassiany Maressa Santos Aguiar 1º Semestre de 2016 OBJETIVO PRINCIPAL: Construção de conhecimentos sobre o COMPORTAMENTO HUMANO; Discernimento nas RELAÇÕES HUMANAS;

Leia mais

MÚSICA COMO INSTRUMENTO PSICOPEDAGÓGICO PARA INTERVENÇÃO COGNITIVA. Fabiano Silva Cruz Educador Musical/ Psicopedagogo

MÚSICA COMO INSTRUMENTO PSICOPEDAGÓGICO PARA INTERVENÇÃO COGNITIVA. Fabiano Silva Cruz Educador Musical/ Psicopedagogo MÚSICA COMO INSTRUMENTO PSICOPEDAGÓGICO PARA INTERVENÇÃO COGNITIVA Fabiano Silva Cruz Educador Musical/ Psicopedagogo (gravewild@yahoo.com.br) APRESENTAÇÃO Fabiano Silva Cruz Graduado em composição e arranjo

Leia mais

PROVA PARA AVALIAÇÃO DE CAPACIDADE PARA FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS 2013/2014. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais

PROVA PARA AVALIAÇÃO DE CAPACIDADE PARA FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS 2013/2014. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais PROVA PARA AVALIAÇÃO DE CAPACIDADE PARA FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS 2013/2014 Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Licenciatura em Psicologia Componente Específica de Psicologia

Leia mais

INTELIGÊNCIA COMPUTACIONAL

INTELIGÊNCIA COMPUTACIONAL Rafael D. Ribeiro, M.Sc. rafaeldiasribeiro@gmail.com http://www.rafaeldiasribeiro.com.br A Inteligência Computacional (IC), denominada originalmente de Inteligência Artificial (IA), é uma das ciências

Leia mais

Escola de Relações Humanas e o Comportamento nas Organizações

Escola de Relações Humanas e o Comportamento nas Organizações Escola de Relações Humanas e o Comportamento nas Organizações Aulas 6 e 7 EAD-610 2017 1 SUMÁRIO Contextualizando A Escola de Relações Humanas Elton Mayo e o efeito Hawthorne Conceitos relacionados: Motivação:

Leia mais

Nota: Este enunciado tem 6 páginas. A cotação de cada pergunta encontra- se no início de cada grupo.

Nota: Este enunciado tem 6 páginas. A cotação de cada pergunta encontra- se no início de cada grupo. PROVA PARA AVALIAÇÃO DE CAPACIDADE PARA FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS 2014/2015 Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Licenciatura em Psicologia Componente Específica de Psicologia

Leia mais

O APRENDER. Profª Esp. Alexandra Fernandes Azevedo

O APRENDER. Profª Esp. Alexandra Fernandes Azevedo O APRENDER Profª Esp. Alexandra Fernandes Azevedo O conhecimento O Conhecimento é o resultado da relação de dois elementos básicos: Um sujeito conhecedor e um objeto conhecido É uma construção contínua,

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica Psicologia Jurídica AS FUNÇÕES MENTAIS SUPERIORES

Pontifícia Universidade Católica Psicologia Jurídica AS FUNÇÕES MENTAIS SUPERIORES Pontifícia Universidade Católica Psicologia Jurídica AS FUNÇÕES MENTAIS SUPERIORES REALIDADE Realidade psíquica elaborada pelo indivíduo a partir dos conteúdos armazenados na mente As vezes, usamos nossa

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Gestão de Pessoas Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho As competências nas Problematizações das unidades de aprendizagem UNID 2.1 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. Como o treinamento

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti

Gestão de Pessoas. Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti Gestão de Pessoas Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti As competências nas Problematizações das unidades de aprendizagem UNID 2.1 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. Como o treinamento atua no desenvolvimento

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS n.º 1 de GONDOMAR

AGRUPAMENTO de ESCOLAS n.º 1 de GONDOMAR AGRUPAMENTO de ESCOLAS n.º 1 de GONDOMAR PLANIFICAÇÃO ANUAL 2014/2015 PSICOLOGIA B 12.º ANO COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS Desenvolve a consciência, o respeito e a valorização da

Leia mais

Professora: Daniela Moscon UFBA

Professora: Daniela Moscon UFBA Professora: Daniela Moscon UFBA danielamoscon@yahoo.com.br Agenda Visão panorâmica da gestão de pessoas; Evolução das relações entre indivíduo e organização; O papel estratégico da gestão de pessoas; Modelos

Leia mais

28/03/ INTERAÇÃO HUMANO COMPUTADOR. Psicologia Cognitiva Psicologia Experimental

28/03/ INTERAÇÃO HUMANO COMPUTADOR. Psicologia Cognitiva Psicologia Experimental www.leocoelho.net/interacao INTERAÇÃO HUMANO COMPUTADOR Psicologia Cognitiva Psicologia Experimental CONTEÚDO 07 1º SEMESTRE DE 2017 Prof. Leonardo Coelho PSICOLOGIA COGNITIVA COGNIÇÃO: É o processo do

Leia mais

DISCIPLINA: Psicologia B CÓDIGO DA PROVA: 340 ENSINO SECUNDÁRIO ANO DE ESCOLARIDADE: 12.º

DISCIPLINA: Psicologia B CÓDIGO DA PROVA: 340 ENSINO SECUNDÁRIO ANO DE ESCOLARIDADE: 12.º DISCIPLINA: Psicologia B CÓDIGO DA PROVA: 340 ENSINO SECUNDÁRIO ANO DE ESCOLARIDADE: 12.º O presente documento divulga informação relativa à prova de equivalência à frequência do ensino secundário da disciplina

Leia mais

Programa de atualização pedagógica Atividade de atualização pedagógica

Programa de atualização pedagógica Atividade de atualização pedagógica Programa de atualização pedagógica Atividade de atualização pedagógica Aula expositiva no ensino de graduação: importância, limites e papel do professor Profa. Maria Bernardete Cordeiro de Sousa Depto.

Leia mais

Unidade I APRENDIZADO ORGANIZACIONAL. Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro

Unidade I APRENDIZADO ORGANIZACIONAL. Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro Unidade I APRENDIZADO ORGANIZACIONAL Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro Itens de Estudo 1. O que significa aprender? 2. O tempo da aprendizagem 3. O Conhecimento formal 4. Aprender individual Questão

Leia mais

Foco da 2a semana A natureza da mente; treinar o cérebro

Foco da 2a semana A natureza da mente; treinar o cérebro Foco da 2a semana A natureza da mente; treinar o cérebro Para muitos de nós, a vida é dominada por pensar excessivamente, agir de forma frenética, e com isso, nos falta o tempo para ser... Perceber o cérebro

Leia mais

ALFABETIZAÇÃO E NEUROCIÊNCIA

ALFABETIZAÇÃO E NEUROCIÊNCIA ALFABETIZAÇÃO E NEUROCIÊNCIA O QUE É NECESSÁRIO PARA O ENSINO DA LEITURA E ESCRITA? - Desconstruir. - Compreender que existem estruturas neuronais que podem ser estimuladas para esta aquisição. - Compreender

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa da Disciplina

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa da Disciplina PSICOLOGIA B /12º ANO Página 1 de 5 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa da Disciplina UNIDADE 1 ENTRADA NA VIDA TEMA 1: ANTES DE MIM As bases biológicas e culturais do comportamento. A

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: PSICOLOGIA Campus: MACAÉ Missão O Curso de Psicologia da Estácio de Sá tem como missão formar profissionais Psicólogos generalistas que no desempenho de suas atividades

Leia mais

ENGENHARIA DE SEGURANÇA

ENGENHARIA DE SEGURANÇA ESTADO DE MATO GROSSO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL ENGENHARIA DE SEGURANÇA P R O F ª K A R E N W R O B E L S T R A

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Unidade Universitária: Centro de Comunicação e Letras Curso: Publicidade e Propaganda Disciplina: PSICOLOGIA DO CONSUMIDOR I Professor(es): NORA ROSA RABINOVICH Carga horária: 34 h/a. (25,5 h). Ementa:

Leia mais

NOVO PLANO DE ESTUDOS DO MESTRADO INTEGRADO EM PSICOLOGIA

NOVO PLANO DE ESTUDOS DO MESTRADO INTEGRADO EM PSICOLOGIA NOVO PLANO DE ESTUDOS DO MESTRADO INTEGRADO EM PSICOLOGIA Novo Plano de estudos 1º ciclo 1º Ano - 1º Semestre 1º Ano - 2º Semestre Temas de Psicologia Geral Biologia e Genética Métodos de Investigação

Leia mais

PROVA código 340 de Psicologia B

PROVA código 340 de Psicologia B INFORMAÇÃO PROVA - 1.ª e 2.ª FASES PROVA código 340 de Psicologia B Prova de Equivalência à Frequência do Ensino Secundário Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Despacho normativo n.º 1-A/2017, de 10

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR 2017 FORMAÇÃO DE PSICÓLOGO CICLO BÁSICO. 1º Período

MATRIZ CURRICULAR 2017 FORMAÇÃO DE PSICÓLOGO CICLO BÁSICO. 1º Período PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE PSICOLOGIA MATRIZ CURRICULAR 2017 FORMAÇÃO DE PSICÓLOGO CICLO BÁSICO 1º Período Teórica Prática Semipresen cial 01 Anatomia Humana 40 40-80 02 História da Psicologia 80

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular PSICOLOGIA GERAL Ano Lectivo 2010/2011

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular PSICOLOGIA GERAL Ano Lectivo 2010/2011 Programa da Unidade Curricular PSICOLOGIA GERAL Ano Lectivo 2010/2011 1. Unidade Orgânica Ciências Humanas e Sociais (1º Ciclo) 2. Curso Psicologia 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular PSICOLOGIA

Leia mais

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM GESTÃO ESCOLAR

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM GESTÃO ESCOLAR CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM GESTÃO ESCOLAR ROTEIRO DE AULA MÓDULO 8 O impacto da neurociência na sala de aula Neuroaprendizagem :as novas formas do conhecimento e cognição como elemento de transformação

Leia mais

MATRIZ DA PROVA DE EXAME DE PSICOLOGIA B 12 º Ano Módulos 1, 2 e 3 Duração da Prova: 135 minutos

MATRIZ DA PROVA DE EXAME DE PSICOLOGIA B 12 º Ano Módulos 1, 2 e 3 Duração da Prova: 135 minutos ENSINO SECUNDÁRIO RECORRENTE POR MÓDULOS CAPITALIZÁVEIS AVALIAÇÃO EM REGIME NÃO PRESENCIAL / AVALIAÇÃO DE RECURSO MATRIZ DA PROVA DE EXAME DE PSICOLOGIA B 12 º Ano Módulos 1, 2 e 3 Duração da Prova: 135

Leia mais

ENGENHARIA DE SEGURANÇA

ENGENHARIA DE SEGURANÇA ESTADO DE MATO GROSSO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL ENGENHARIA DE SEGURANÇA P R O F ª K A R E N W R O B E L S T R A

Leia mais

MATRIZ DA PROVA DE AVALIAÇÃO SUMATIVA INTERNA NA MODALIDADE DE FREQUÊNCIA NÃO PRESENCIAL. Ensino Secundário Recorrente por Módulos

MATRIZ DA PROVA DE AVALIAÇÃO SUMATIVA INTERNA NA MODALIDADE DE FREQUÊNCIA NÃO PRESENCIAL. Ensino Secundário Recorrente por Módulos OBJETIVOS/ COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS ESTRUTURA E ITENS DE AVALIAÇÃO COTAÇÃO (200 PONTOS) TOTAL 1. Compreender a especificidade do ser humano do ponto de vista dos fatores biológicos, cerebrais e culturais.

Leia mais

Aprendizado de Máquina Introdução às Redes Neurais Artificiais

Aprendizado de Máquina Introdução às Redes Neurais Artificiais Aprendizado de Máquina Introdução às Redes Neurais Artificiais Marcos Oliveira Prates (Agradecimento Marcelo Azevedo Costa) Departamento de Estatística Universidade Federal de Minas Gerais Inteligência

Leia mais

Inteligências Múltiplas. Gardner

Inteligências Múltiplas. Gardner Gardner Inteligência antigamente era medida através de testes de QI. Baseados em Binet Habilidades: Lógico matemáticas Linguístico verbais Inteligência Um potencial biopsicológico para processar informações

Leia mais

Pensamento e linguagem

Pensamento e linguagem Pensamento e linguagem Função da linguagem Comunicar o pensamento É universal (há situações que nem todos sabem fazer), mas todos se comunicam Comunicação verbal Transmissão da informação Características

Leia mais

Ao término desta unidade, você será capaz de:

Ao término desta unidade, você será capaz de: Aula 02 PRINCIPAIS ESCOLAS Objetivos de aprendizagem Ao término desta unidade, você será capaz de: Conhecer as principais escolas da Psicologia Compreender as principais Correntes teóricas da Psicologia.

Leia mais

Carla Silva Professora Psicopedagoga

Carla Silva Professora Psicopedagoga Carla Silva Professora Psicopedagoga APRENDIZAGEM Relvas, 2011. -RECEBER -INTEGRAR -ORGANIZAR Aprender é um ato cerebral de plasticidade cerebral, modulado por fatores Intrínsecos (genéticos) e Extrínsecos

Leia mais

Gestão de Pessoas Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti

Gestão de Pessoas Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti Gestão de Pessoas Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti As competências nas Problematizações das unidades d de aprendizagem UNID 2.1 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. Como o treinamento atua no desenvolvimento

Leia mais

Material Complementar de INF Engenharia Cognitiva

Material Complementar de INF Engenharia Cognitiva Material Complementar de INF 1403 2009.1 Engenharia Cognitiva Introdução A Engenharia Cognitiva foi concebida por Donald Norman em 1986 como uma tentativa de aplicar conhecimentos de Ciência Cognitiva,

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM

PLANO DE APRENDIZAGEM PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Psicologia Disciplina: Psicologia da Aprendizagem Código: PSI22 Professor: Me. Franciane Fonseca Teixeira Silva E-mail: franciane.silva@fasete.edu.br

Leia mais

CURSO O JOGO COMO ESPAÇO DE ALFABETIZAÇÃO CORPORAL II FORMAÇÃO INTERNACIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Prof. Fabio D Angelo Novembro 2017

CURSO O JOGO COMO ESPAÇO DE ALFABETIZAÇÃO CORPORAL II FORMAÇÃO INTERNACIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Prof. Fabio D Angelo Novembro 2017 II FORMAÇÃO INTERNACIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR MÓDULO 4 EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL CURSO O JOGO COMO ESPAÇO DE ALFABETIZAÇÃO CORPORAL Prof. Fabio D Angelo Novembro 2017 O JOGO

Leia mais

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Aula 5: Revisão para prova 1 Agenda Revisão para prova Trabalho parcial 1 2 Relembrando alguns conceitos REVISÃO PARA PROVA 3 Organização Grupo de pessoas que se constitui

Leia mais

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Aspectos Psicológicos da Educação TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS Prof. Stephanie Gurgel Howard Gardner Cientista norte americano Formado no campo da psicologia e da neurologia

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL A Ed. Infantil vem obtendo um espaço importante dentro do contexto educacional desde que passou a ser integrante da Educação Básica. A primeira infância corresponde ao período que vai desde a concepção

Leia mais

NEUROCIÊNCIA NA EDUCAÇÃO: Desafios e conhecimentos

NEUROCIÊNCIA NA EDUCAÇÃO: Desafios e conhecimentos NEUROCIÊNCIA NA EDUCAÇÃO: Desafios e conhecimentos por Adriana Fóz DESAFIOS DO CÉREBRO DA INFÂNCIA À ADOLESCÊNCIA QUEM É A CRIANÇA DO SÉC. XXI? QUEM É O ADOLESCENTE? COMO ENTENDEM, PERCEBEM, APRENDEM?

Leia mais

DISCIPLINA: Psicologia B CÓDIGO DA PROVA: 340

DISCIPLINA: Psicologia B CÓDIGO DA PROVA: 340 DISCIPLINA: Psicologia B CÓDIGO DA PROVA: 340 CICLO: Secundário ANO DE ESCOLARIDADE: 12º 1. Introdução O presente documento visa divulgar as características da prova de exame de equivalência à frequência

Leia mais

A PSICOLOGIA COMO PROFISSÃO

A PSICOLOGIA COMO PROFISSÃO Pontifícia Universidade Católica de Goiás Psicologia Jurídica A PSICOLOGIA COMO PROFISSÃO Profa. Ms. Joanna Heim PSICOLOGIA Contribuições Histórica Filosóficas Fisiológicas FILOSÓFICA(psyché = alma e logos=razão)

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PLANO DE ENSINO I. IDENTIFICAÇÃO Curso: Psicologia Semestre: 20.2 Turma: 079 Disciplina: PSI50 -

Leia mais

Habilidades Cognitivas. Prof (a) Responsável: Maria Francisca Villas Boas Leffer Prof (a) Responsável: Irene Carmen Piconi Prestes

Habilidades Cognitivas. Prof (a) Responsável: Maria Francisca Villas Boas Leffer Prof (a) Responsável: Irene Carmen Piconi Prestes Habilidades Cognitivas Prof (a) Responsável: Maria Francisca Villas Boas Leffer Prof (a) Responsável: Irene Carmen Piconi Prestes Que Habilidades Cognitivas são necessárias à apropriação de conceitos?

Leia mais

Vygotsky ( ) Vygotsky e a construção sóciohistórica. desenvolvimento. Prof. Daniel Abud Seabra Matos

Vygotsky ( ) Vygotsky e a construção sóciohistórica. desenvolvimento. Prof. Daniel Abud Seabra Matos Vygotsky (1896 1934) Vygotsky e a construção sóciohistórica do desenvolvimento Prof. Daniel Abud Seabra Matos Vygotsky e a construção sócio-histórica do desenvolvimento Aspecto característico da psicologia

Leia mais

A cor será estudada a diversos níveis: a sua sintaxe, natureza, aspectos técnicos e valores perceptivos, psicológicos, estéticos e culturais.

A cor será estudada a diversos níveis: a sua sintaxe, natureza, aspectos técnicos e valores perceptivos, psicológicos, estéticos e culturais. COR E PERCEÇÃO VISUAL [11512] GERAL Regime: Semestre: OBJETIVOS Que elementos da linguagem visual devo utilizar para comunicar com sucesso uma determinada mensagem? Que impacto emocional essa mensagem

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE AMORA Ano letivo de 2014/2015 Disciplina: PSICOLOGIA B 12º ANO Ensino Regular (Diurno) Planificação de Médio e Longo Prazo

ESCOLA SECUNDÁRIA DE AMORA Ano letivo de 2014/2015 Disciplina: PSICOLOGIA B 12º ANO Ensino Regular (Diurno) Planificação de Médio e Longo Prazo Problemas da Psicologia Conteúdos Conceitos fundamentais Objectivos Capacidades Tempos 1. Como interagem os planos do biológico e do cultural para a constituição do ser humano? Unidade 1 A ENTRADA NA VIDA

Leia mais

A importância da decodificação de palavras para a compreensão leitora. Por Renata Taborda

A importância da decodificação de palavras para a compreensão leitora. Por Renata Taborda A importância da decodificação de palavras para a compreensão leitora Por Renata Taborda Atualmente a ciência da leitura vem nos fornecendo informações preciosas sobre como aprendemos a ler e escrever.

Leia mais

CONTRIBUIÇÕES DA PSICOMOTRICIDADE NA SUPERAÇÃO DE DIFICULDADES ESCOLARES REFERENTES A LEITURA E ESCRITA.

CONTRIBUIÇÕES DA PSICOMOTRICIDADE NA SUPERAÇÃO DE DIFICULDADES ESCOLARES REFERENTES A LEITURA E ESCRITA. CONTRIBUIÇÕES DA PSICOMOTRICIDADE NA SUPERAÇÃO DE DIFICULDADES ESCOLARES REFERENTES A LEITURA E ESCRITA. Eduardo Oliveira Sanches (DTP/UEM) Andrey Amorim Sargi (G Educação Física/UEM) Felippe Hakaru Hirayama

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA I. IDENTIFICAÇÃO PLANO DE ENSINO Curso: Administração Semestre: 2012.1 Turma: 03301 Disciplina:

Leia mais

I SEMINÁRIO DE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DISLEXIA EM FOCO

I SEMINÁRIO DE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DISLEXIA EM FOCO Dra. Nadia A. Bossa I SEMINÁRIO DE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DISLEXIA EM FOCO Nessa História de Aprender desde o Ler e Escrever onde Entra a Família Quando o Assunto é a Dificuldade Aprendizagem Visite

Leia mais

Dra Nadia Bossa PALESTRA DISTÚRBIOS DE ATENÇÃO E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Dra Nadia Bossa  PALESTRA DISTÚRBIOS DE ATENÇÃO E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM Dra Nadia Bossa PALESTRA DISTÚRBIOS DE ATENÇÃO E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM Dra Nadia Bossa O cérebro é constituído de vários circuitos neuronais, denominados sistemas funcionais. Esses sistemas são

Leia mais

Curso: Pedagogia Componente Curricular: Psicologia da Educação Carga Horária: 50 horas. Semestre letivo/ Módulo. Professor(es):

Curso: Pedagogia Componente Curricular: Psicologia da Educação Carga Horária: 50 horas. Semestre letivo/ Módulo. Professor(es): FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso: Pedagogia Componente Curricular: Psicologia da Educação Carga Horária: 50 horas Semestre letivo/ Módulo Professor(es): Período: 1º Semestre / 2015 Ementa s Estudos

Leia mais

COGNIÇÃO, NEUROPSICOLOGIA E APRENDIZAGEM Vitor da Fonseca

COGNIÇÃO, NEUROPSICOLOGIA E APRENDIZAGEM Vitor da Fonseca EDUCAÇÃO COGNITIVA, POR QUE E PARA QUÊ? COGNIÇÃO, NEUROPSICOLOGIA E APRENDIZAGEM Vitor da Fonseca - Todo estudante tem o direito de desenvolver ao máximo o seu potencial cognitivo - Aprender a refletir,

Leia mais

CURSOS LIVRES Ballet e Ballet Baby. Futebol O futebol desenvolve: Taekwondo

CURSOS LIVRES Ballet e Ballet Baby. Futebol O futebol desenvolve: Taekwondo CURSOS LIVRES 2019 Ballet e Ballet Baby O ballet clássico consiste em unir a técnica, a música e a atuação nos movimentos. São habilidades que as crianças vão adquirindo pouco a pouco por meio de exercícios

Leia mais

O professor do século XXI: desenvolvendo habilidades socioemocionais

O professor do século XXI: desenvolvendo habilidades socioemocionais O professor do século XXI: desenvolvendo habilidades socioemocionais A escola da atualidade Temos alunos do século XXI, professores do século XX e metodologia do século XIX. Mário Sérgio Cortella Paradigmas

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Profa Dra Maria Beatriz Martins Linhares Professora Associada

Leia mais

MEMÓRIA. Drª Andressa Chodur - Terapeuta Ocupacional Mestre em comportamento Motor UFPR / Capacitada em Oficina da Memória

MEMÓRIA. Drª Andressa Chodur - Terapeuta Ocupacional Mestre em comportamento Motor UFPR / Capacitada em Oficina da Memória MEMÓRIA Drª Andressa Chodur - Terapeuta Ocupacional Mestre em comportamento Motor UFPR / Capacitada em Oficina da Memória Andressa Knetsiki, Jessica Fiais de Mello, Letícia D. V. de Alleluia Estagiárias

Leia mais

ESQUEMA CORPORAL: Noção e Imagem corporal. Aspectos Psicomotores de Base

ESQUEMA CORPORAL: Noção e Imagem corporal. Aspectos Psicomotores de Base ESQUEMA CORPORAL: Noção e Imagem corporal Aspectos Psicomotores de Base Definição É a representação global que a criança tem do próprio corpo É elemento básico e indispensável para a formação da personalidade

Leia mais

APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL

APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL Prof.ª ANICLEIDE P. DA SILVA 2007 Frente aos desafios organizacionais é fundamental que os profissionais compreendam a necessidade de gerar novas conexões de ações, ampliando

Leia mais

A TEORIA SÓCIO-CULTURAL DA APRENDIZAGEM E DO ENSINO. Leon S. Vygotsky ( )

A TEORIA SÓCIO-CULTURAL DA APRENDIZAGEM E DO ENSINO. Leon S. Vygotsky ( ) A TEORIA SÓCIO-CULTURAL DA APRENDIZAGEM E DO ENSINO Leon S. Vygotsky (1896-1934) O CONTEXTO DA OBRA - Viveu na União Soviética saída da Revolução Comunista de 1917 - Materialismo marxista - Desejava reescrever

Leia mais

Piaget. A epistemologia genética de Jean Piaget

Piaget. A epistemologia genética de Jean Piaget + Piaget A epistemologia genética de Jean Piaget Jean Piaget (1896-1980) n Posição filosófica: o conhecimento humano é uma construção do próprio homem à CONSTRUTIVISMO n Cada pessoa constrói ativamente

Leia mais

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO FACULDADE DE MEDICINA USP DEPARTAMENTO DE NEUROCIÊNCIAS E CIÊNCIAS DO COMPORTAMENTO 2017 PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO Profa Dra Maria Beatriz Martins Linhares Professora Associada Faculdade de Medicina

Leia mais

AS DIMENSÕES DA INTELIGÊNCIA HUMANA. Livro Fonte: Educação: A Arte de Manejar o Caráter.

AS DIMENSÕES DA INTELIGÊNCIA HUMANA. Livro Fonte: Educação: A Arte de Manejar o Caráter. AS DIMENSÕES DA INTELIGÊNCIA HUMANA. Livro Fonte: Educação: A Arte de Manejar o Caráter. 1905 INTELIGÊNCIA RACIONAL - ALFRED BINET VISÃO UNITÁRIA DA INTELIGÊNCIA CÉREBRO INTELECTUAL TESTES DE QI INTELIGÊNCIA

Leia mais