A tabela resumida do código genético mostra alguns códons e seus aminoácidos correspondentes.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A tabela resumida do código genético mostra alguns códons e seus aminoácidos correspondentes."

Transcrição

1 SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR SARGENTO NADER ALVES DOS SANTOS SÉRIE/ANO: 1ª Série TURMA(S): A, B DISCIPLINA: Biologia Ambiental PROFESSOR (A): Me. Denisele Flores ALUNO (A): Nº A T I V I D A D E S DATA: / / ) (UERJ 2015) Considere uma molécula de DNA sem qualquer mutação e que apresente 16% de bases nitrogenadas de citosina. Determine os percentuais de guanina e de timina encontrados nessa molécula, justificando suas respostas. 2) (UFRJ 2008) Se extrairmos o DNA total de células de músculo, baço e rim de um mesmo indivíduo, verificaremos que os tecidos apresentam genomas idênticos. Os RNA mensageiros das células desses três tecidos serão os mesmos? Justifique sua resposta. 3) (UFRJ 2007) As sequências de RNA mensageiro a seguir codificam peptídeos com atividades biológicas específicas. Suponha que mutações no DNA tenham causado as seguintes mudanças nas duas moléculas de mrna (1 e 2). A tabela resumida do código genético mostra alguns códons e seus aminoácidos correspondentes. Em qual das mudanças (1 ou 2) há risco de perda ou de diminuição da atividade biológica? Justifique sua resposta. 4) (UFRJ 2005) A soma das porcentagens de guanina e citosina em uma certa molécula de ADN é igual a 58% do total de bases presentes. a) Indique as porcentagens das quatro bases, adenina (A), citosina (C), guanina (G) e timina (T), nessa molécula. b) Explique por que é impossível prever a proporção de citosina presente no ARN mensageiro codificado por esse trecho de ADN. 5) (UERJ 2006) Para investigar possíveis efeitos de uma determinada droga, utilizou-se uma cultura de células, à qual foram adicionadas quantidades adequadas das seguintes substâncias, marcadas com isótopos: uridina 14C, timidina 3H e leucina 15N. Após algum tempo, a droga foi também introduzida no meio de

2 cultura. Ao longo do experimento, amostras das células foram coletadas a intervalos regulares. A incorporação dos isótopos foi medida em uma preparação que contém os ácidos nucléicos e as proteínas da célula. Os resultados do experimento estão mostrados no gráfico abaixo. a) Considere as etapas de replicação, transcrição e tradução nas células analisadas. Indique se a droga interfere em cada uma dessas etapas e justifique suas respostas. b) As proteínas, após sintetizadas, adquirem uma conformação tridimensional. Cite duas ligações ou interações que atuam na manutenção da estrutura enovelada das proteínas. 6) (UERJ 2005) O oxigênio é um elemento imprescindível à manutenção da vida dos seres aeróbicos, pois participa do processo de extração de energia dos alimentos, como aceptor final de elétrons, conforme exemplificado pela reação abaixo. C6H12O6 + 6 O2 6 H 2O + 6 CO2 Em virtude de sua configuração eletrônica, o oxigênio tem forte tendência a receber um elétron de cada vez, dando origem a moléculas intermediárias, denominadas espécies reativas de oxigênio, que são fortes agentes oxidantes. Essas moléculas, por serem muito reativas, causam alterações, inclusive no DNA, fato que pode induzir mutações tanto em células somáticas quanto em células germinativas. a) Considerando o processo de oxidação completa da glicose pela célula eucariótica, indique a etapa responsável pela formação de espécies reativas de oxigênio e o local da célula onde essas reações ocorrem. b) Uma espécie reativa de oxigênio induziu uma mutação no gene de uma célula, acarretando a substituição de uma base guanina por uma adenina, sem alterar, porém, a estrutura primária da proteína codificada pelo gene. Justifique por que não houve alteração da estrutura da proteína. 7) (UERJ 1998) O gráfico abaixo demonstra a distribuição citoplasmática do número de ribossomos isolados e polirribossomos, em comparação com o número de cadeias polipeptídicas em formação durante um certo período de tempo.

3 a) Defina a relação existente entre os ribossomos isolados e a formação das cadeias polipeptídicas. Justifique sua resposta. b) Descreva a estrutura das cadeias polipeptídicas e a dos polirribossomos. 8) (UERJ 1997) Células imortais contam aos cientistas história da evolução da humanidade Estas células formam um livro, conservado em tanques de nitrogênio líquido que guarda informações desconhecidas sobre a humanidade. Os capítulos contam diferentes detalhes da saga do homem na terra: suas andanças pelos continentes, casamentos ancestrais e os ataques de doenças. (adaptado de O Globo) a) Explique por que o processo de autoduplicação do DNA dá significado à hereditariedade permitindo revelar a história da evolução da humanidade. b) "... suas andanças pelos continentes, casamentos ancestrais e os ataques de doenças" podem ser estudados através de observações de características morfológicas e fisiológicas da célula. Nomeie o processo através do qual o DNA é capaz de controlar e interferir nas características morfológicas e fisiológicas da célula. 9) (UFFS) Moléculas de rrna são relativamente estáveis, enquanto que o mrna é degradado rapidamente. Discuta possíveis causas e consequências deste fato. 10) (UFV) A tabela adiante representa uma versão fictícia do código genético. Entretanto, esse código segue o padrão do código genético universal, no qual três bases codificam um aminoácido. Analise a tabela e faça o que se pede: a) Cite o nome da enzima que catalisa a síntese de RNA mensageiro. b) Cite a seqüência do anticódon correspondente ao códon de iniciação.

4 c) Qual a seqüência de aminoácidos que resultará da tradução da molécula de RNA mensageiro? Ver figura anterior. d) Qual a seqüência de aminoácidos que resultará da tradução da mesma molécula de mrna, após uma deleção do TERCEIRO nucleotídeo? 11) Considere as seguintes afirmações. I - Apesar da grande diversidade de organismos eucariontes existentes e tipos de células que eles apresentam, há basicamente dois tipos de divisão celular: mitose e meiose. II - A evolução biológica, pela seleção natural, depende diretamente do processo meiótico. III - Nos ciclos de vida de organismos que se reproduzem sexualmente, há sempre uma sequência entre meiose e fertilização. Quais estão corretas? a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas III. d) Apenas I e II. e) I, II e III. 12) (FUVEST) Analise os eventos mitóticos relacionados abaixo: I- Desaparecimento da membrana nuclear. II- Divisão dos centrômeros. III- Migração dos cromossomos para os polos do fuso. IV- Posicionamento dos cromossomos na região mediana do fuso. Qual das alternativas indica corretamente sua ordem temporal? a) IV - I - II - III. b) I - IV - III - II. c) I - II - IV - III. d) I - IV - II - III. e) IV - I - III - II. 13) As fases mais longas da mitose são: a) prófase e prometáfase. b) metáfase e anáfase. c) prometáfase e metáfase. d) prófase e telófase. e) anáfase e telófase. 14) Com relação à mitose, não é considerada correta a seguinte alternativa: a) na anáfase ocorre separação das cromátides-irmãs. b) os cromossomos duplicam-se durante a intérfase. c) a citocinese termina na anáfase. d) os cromossomos, na metáfase, encontram-se espiralizados. e) na metáfase a célula encontra-se com seu DNA duplicado. 15) Observe as afirmações abaixo: I. A mitose é um processo de divisão celular na qual a célula se divide produzindo duas células filhas iguais.

5 II. A duplicação do DNA nas células que irão sofrer mitose ocorre na intérfase. III. Loco gênico é o local ocupado por um gene no cromossomo. a) apenas a afirmação I está errada. b) todas as afirmações estão erradas. c) todas as afirmações estão corretas. d) apenas uma afirmação está correta. e) apenas uma afirmação está errada. Resoluções: 1) Em uma molécula de DNA sem qualquer tipo de mutação, a quantidade de bases de citosina é igual à de guanina. Assim, se 16% das bases são citosina, 16% são guanina. O restante das bases corresponde à soma de timinas e adeninas: 68%. Como o número de adeninas é igual ao de timinas, conclui-se que a quantidade de timinas corresponde à metade desse valor: 34%. 2) Não, porque a diferenciação celular envolve a expressão (transcrição) e a inativação de diferentes genes nos diversos órgãos. 3) A mudança 2, pois essa é a única que provoca troca de aminoácidos. Essa troca altera a estrutura do peptídeo, o que pode alterar sua função. 4) a) Como C = G e C + G = 58%, temos C = G = 58%/2 = 29%. Da mesma forma, como A = T e A + T = 100% - 58% = 42%, temos A = T = 21%. b) Porque a proporção de bases apresentada refere-se às duas cadeias da molécula de DNA, não sendo possível determinar a proporção de citosina na cadeia que será transcrita. 5) a) Replicação: não interfere; não há alterações na incorporação de timidina marcada no DNA. Transcrição: não interfere; não há alteração na incorporação de uridina marcada no RNA. Tradução: interfere; esta etapa é bloqueada porque há uma queda acentuada na incorporação de aminoácido marcado na proteína. b) Duas dentre as ligações ou interações: Ponte dissulfeto Ponte de hidrogênio Forças de van der Walls Interações hidrofóbicas Interações eletrostáticas 6) a) Cadeia respiratória. Membrana interna da mitocôndria. b) Como o código genético é degenerado, ou seja, existe mais de um códon para a maioria dos aminoácidos, o códon alterado pode pertencer ao mesmo aminoácido que teria sido inserido na cadeia polipeptídica antes da mutação. 7) a) Quando os ribossomos estão isolados não há síntese das cadeias polipeptídicas. O RNA mensageiro é necessário pois transmite a mensagem genética para a síntese dos polipeptídeos.

6 b) Polipeptídeos são formados a partir do encadeamento dos aminoácidos. Polirribossomos são constituídos de ribossomos ligados ao RNA mensageiro. 8) a) Porque produz cópias idênticas de si mesmo. b) Síntese proteica. 9) O rrna é necessário permanentemente na célula pois participa de todo e qualquer processo de síntese, enquanto que uma determinada molécula de mrna só é necessária para a síntese de um determinado peptídeo, no momento em que este for requerido pelo organismo. A sua degradação impede o acumulo excessivo tanto do próprio mrna como também do seu produto específico. 10) a) RNA-polimerase. b) UAC. c) W-A-T-S-O-N-E-C-R-I-C-K. d) A proteína não será formada, pois foi alterado o códon de iniciação. 11) Alternativa E. I- A mitose é a divisão celular que mantém o mesmo número de cromossomos, já a meiose reduz esse número pela metade, originando células haploides. II O processo meiótico reduz a metade do número de cromossomos para formar os gametas e possibilitar a reprodução sexuada, que garante variabilidade para a espécie. III A meiose tem que ocorrer na formação de gametas para que seja mantido o número de cromossomos constantes. 12) Alternativa D. I Representa a prófase, momento em que a carioteca começa a se desintegrar. IV Representa a metáfase, onde a placa equatorial é formada. II Representa a anáfase, onde temos o encurtamento das fibras do fuso e a separação das cromátides que estão presas ao centrômero. III Representa a telófase, final da separação e material genético e reconstrução da carioteca. 13) Alternativa D. (A prófase é um momento de organização para a separação celular, o condensamento da cromatina e a formação das fibras do fuso mitótico são processos longos. Já a telófase é a reconstrução dos nucléolos, com as cromátides já separadas, processo que também demora). 14) Alternativa C. (A citocinese é a separação total do citoplasma, ela ocorre ao final do ciclo celular, ou seja, após a telófase.) 15) Alternativa C. I Ao final da mitose são produzidas duas células-filhas idênticas a célula-mãe e também entre si. II A intérfase é a fase de grande metabolismo do ciclo celular, dividida em G1, S e G2, a produção e duplicação de DNA acontece na fase S. III Loco gênico funciona como o "endereço" de um gene, é o local onde ele pode ser encontrado dentro do cromossomo.

Núcleo celular. Responsável pela transmissão da hereditariedade e centro de comando das atividades celulares. Carioteca

Núcleo celular. Responsável pela transmissão da hereditariedade e centro de comando das atividades celulares. Carioteca Núcleo celular Responsável pela transmissão da hereditariedade e centro de comando das atividades celulares Carioteca Dupla camada de lipídios, contendo poros (passagem de grandes moléculas) Cariolinfa

Leia mais

CICLO CELULAR. Conjunto de modificações por que passa uma célula, desde seu aparecimento até sua própria duplicação.

CICLO CELULAR. Conjunto de modificações por que passa uma célula, desde seu aparecimento até sua própria duplicação. CICLO CELULAR Conjunto de modificações por que passa uma célula, desde seu aparecimento até sua própria duplicação. DIVIDIDO EM: INTÉRFASE DIVISÃO CELULAR MITOSE MEIOSE Divisão Celular O Ciclo Celular

Leia mais

Síntese de Proteínas e Divisão Celular

Síntese de Proteínas e Divisão Celular Síntese de Proteínas e Divisão Celular Síntese de Proteínas e Divisão Celular 1. Normalmente não se encontram neurônios no cérebro em plena divisão celular. Entretanto, no Mal de Alzheimer, grandes quantidades

Leia mais

NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR

NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR 1º EM Biologia Professor João NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR O núcleo celular é a organela responsável pelo controle das atividades celulares. Nas células eucariontes o núcleo é separado do citoplasma por uma

Leia mais

Prof. Msc. Cleysyvan Macedo

Prof. Msc. Cleysyvan Macedo Prof. Msc. Cleysyvan Macedo Ciclo Celular Fase Mitótica Fase Interfase MITOSE CITOCINESE Interfase É a fase em que a célula não está se dividindo. Os filamentos de cromatina duplicam-se nessa fase. Divide-se

Leia mais

Núcleo. Vera Andrade Robert Brown (1833) descreveu o núcleo celular

Núcleo. Vera Andrade  Robert Brown (1833) descreveu o núcleo celular Vera Andrade http://histologiavvargas.wordpress.com/ Núcleo Robert Brown (1833) descreveu o núcleo celular Nux (grego) = semente, por ser considerado tão importante para a célula quanto a semente é para

Leia mais

DIVISÃO CELULAR BIOLOGIA KEFFN ARANTES

DIVISÃO CELULAR BIOLOGIA KEFFN ARANTES BIOLOGIA KEFFN ARANTES NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR O núcleo celular (descoberto por Robert Brown, 1833) é uma estrutura presente nas células eucarióticas, que contém o DNA da célula. Delimitado pelo envoltório

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Biologia. Ciclo celular. Prof. Msc. Macks Wendhell Gonçalves

Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Biologia. Ciclo celular. Prof. Msc. Macks Wendhell Gonçalves Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Biologia Ciclo celular Prof. Msc. Macks Wendhell Gonçalves Mitose e Meiose Conceitos: - Mitose e meiose é responsável pela continuidade genética

Leia mais

Exercícios de revisão sobre DIVISÃO CELULAR:MITOSE E MEIOSE

Exercícios de revisão sobre DIVISÃO CELULAR:MITOSE E MEIOSE Professor: Altemar Santos. Exercícios de revisão sobre DIVISÃO CELULAR:MITOSE E MEIOSE 1. (Imed 2016) Suponha que uma determinada espécie de tartaruga possua 550 cromossomos no núcleo de uma célula do

Leia mais

Anabolismo Nuclear e Divisão Celular

Anabolismo Nuclear e Divisão Celular 1. (UFRN) Uma proteína X codificada pelo gene Xp é sintetizada nos ribossomos, a partir de um RNAm. Para que a síntese aconteça, é necessário que ocorram, no núcleo e no citoplasma, respectivamente, as

Leia mais

Prof. Juliana -

Prof. Juliana - Mitose e Meiose CICLO CELULAR Célula encaminhada à progressão no ciclo por mecanismos de regulação relacionados a crescimento multiplicação diferenciação celular condição de latência. Falhas nos mecanismos

Leia mais

1.2. Os números 1, 3 e 5 são enzimas com papel ativo no processo. Identifique-as O número 2 representa um grupo de nucleótidos de denominado.

1.2. Os números 1, 3 e 5 são enzimas com papel ativo no processo. Identifique-as O número 2 representa um grupo de nucleótidos de denominado. Escola Prof. Reynaldo dos Santos Vila Franca de Xira Biologia e Geologia - 11º ano - Teste de Avaliação Tema 6 Biologia: Crescimento, renovação celular e reprodução Leia com atenção as perguntas que se

Leia mais

BIOLOGIA DIVISÃO CELULAR

BIOLOGIA DIVISÃO CELULAR DIVISÃO CELULAR Módulo 8 Página 02 à 16 MITOSE MITOSE ü Evento complexo ü Divide célulaà núcleo à DNA ü Células somáticas de eucarionte e células procariontes ü Divisão conservativa ou equacional ü Célula-mãe

Leia mais

MEDICINA VETERINÁRIA 11/08/2015 MITOSE

MEDICINA VETERINÁRIA 11/08/2015 MITOSE MEDICINA VETERINÁRIA O ciclo celular é o conjunto de fenômenos que ocorre numa célula viva durante um período entre divisões dessa célula, ou seja, num período de reprodução a reprodução. Genética Animal

Leia mais

Biologia Professor Leandro Gurgel de Medeiros

Biologia Professor Leandro Gurgel de Medeiros Biologia Professor Leandro Gurgel de Medeiros Divisão Celular Ciclo Celular e Mitose; Meiose. 1. Aspectos Mantidos na Divisão Celular Constância do volume celular; Relação área x volume. Lei de Driesch

Leia mais

Terceirão Biologia Professor João. Aulas 23 e 24 DIVISÃO CELULAR

Terceirão Biologia Professor João. Aulas 23 e 24 DIVISÃO CELULAR Terceirão Biologia Professor João DIVISÃO CELULAR Recapitulando: INTÉRFASE Fase G 1 : fase anterior a duplicação do DNA, onde ocorre intensa produção de RNA e proteínas diversas; Fase S: ocorre duplicação

Leia mais

DIVISÃO CELULAR. Existem dois tipos de divisão celular: - Mitose - Meiose

DIVISÃO CELULAR. Existem dois tipos de divisão celular: - Mitose - Meiose ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO PADRE REUS BIOLOGIA Professora Daniele Campos da Silva 1º ano DIVISÃO CELULAR Existem dois tipos de divisão celular: - Mitose - Meiose MITOSE - Conservativa: O nº de cromossomos

Leia mais

Leia atentamente os textos e as questões que se seguem e indique a letra da opção correta no local indicado na folha de respostas no final.

Leia atentamente os textos e as questões que se seguem e indique a letra da opção correta no local indicado na folha de respostas no final. Escola Prof. Reynaldo dos Santos Vila Franca de Xira Biologia e Geologia - 11º ano - Teste de Avaliação Outubro 2017 Tema 6 Biologia: DNA, Síntese de Proteínas, Ciclo celular, Mitose, Diferenciação Leia

Leia mais

Ciclo de Vida Celular. Professora: Luciana Ramalho 2017

Ciclo de Vida Celular. Professora: Luciana Ramalho 2017 Ciclo de Vida Celular Professora: Luciana Ramalho 2017 Tipos de células Procarionte Sem núcleo Ex: Bactérias Eucarionte Com núcleo Ex: Vegetal, Protozoário, Animal e Fungos Exercício (FEI) Uma célula procarionte

Leia mais

Ciclo celular Interfase e divisão celular

Ciclo celular Interfase e divisão celular Ciclo celular Interfase e divisão celular Equipe de Biologia Ciclo Celular Consiste num conjunto de processos que ocorrem desde a formação de uma célula até a sua própria divisão em duas células-filhas,

Leia mais

TD de Revisão de Biologia- 9º ano- 4ª etapa Profa: Ana Gardênia Assunto: Mitose e Meiose

TD de Revisão de Biologia- 9º ano- 4ª etapa Profa: Ana Gardênia Assunto: Mitose e Meiose TD de Revisão de Biologia- 9º ano- 4ª etapa Profa: Ana Gardênia Assunto: Mitose e Meiose 1. A interfase é definida como o período que antecede as divisões celulares. Sobre este processo, responda: a) Qual

Leia mais

DIVISÃO CELULAR MÓDULO 2 CITOLOGIA

DIVISÃO CELULAR MÓDULO 2 CITOLOGIA DIVISÃO CELULAR MÓDULO 2 CITOLOGIA DIVISÃO CELULAR DIVISÕES CELULARES são processos através dos quais uma célula-mãe dá origem a duas ou mais células-filhas. Elas são necessárias para o crescimento de

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA AVALIAÇÃO ESTUDOS INDEPENDENTES DE RECUPERAÇÃO RESOLUÇÃO SEE Nº 2.197, DE 26 DE OUTUBRO DE 2012

ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA AVALIAÇÃO ESTUDOS INDEPENDENTES DE RECUPERAÇÃO RESOLUÇÃO SEE Nº 2.197, DE 26 DE OUTUBRO DE 2012 ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA AVALIAÇÃO ESTUDOS INDEPENDENTES DE RECUPERAÇÃO RESOLUÇÃO SEE Nº 2.197, DE 26 DE OUTUBRO DE 2012 Aluno: Ano:2016 Série: 1ºAno Data : Matéria: Biologia Turno:

Leia mais

Superlista núcleo 1.

Superlista núcleo 1. Superlista núcleo 1. (Unicamp) Em relação a um organismo diploide, que apresenta 24 cromossomos em cada célula somática, pode-se afirmar que a) seu código genético é composto por 24 moléculas de DNA de

Leia mais

NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR

NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR O núcleo celular (descoberto por Robert Brown, 1833) é uma estrutura presente nas células eucarióticas, que contém o DNA da célula. Delimitado pelo envoltório

Leia mais

Biologia Ensino Médio 2º ano classe: Prof. Cesinha Nome: nº

Biologia Ensino Médio 2º ano classe: Prof. Cesinha Nome: nº PRIMEIR LETR TEREIR LETR Biologia Ensino Médio 2º ano classe: Prof. esinha Nome: nº Valor: 10 Nota:. Lista de ExercíciosTarefa- Segundos nos prof. esinha 2015 1. (ff 2010) figura a seguir representa um

Leia mais

BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 36 MEIOSE

BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 36 MEIOSE BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 36 MEIOSE Ploidia 2n n 4 3 2 interfase meiose I meiose II 4x 3x 2x x M M 1 Como pode cair no enem A meiose e a fecundação na reprodução sexuada são processos complementares,

Leia mais

Óvulo ( ) + Espermatozóide ( ) formam um zigoto ( ) Óvulo (haplóide) + Espermatozóide (haplóide) formam um zigoto (diplóide)

Óvulo ( ) + Espermatozóide ( ) formam um zigoto ( ) Óvulo (haplóide) + Espermatozóide (haplóide) formam um zigoto (diplóide) Óvulo ( ) + Espermatozóide ( ) formam um zigoto ( ) Óvulo (haplóide) + Espermatozóide (haplóide) formam um zigoto (diplóide) + + Óvulo ( ) Espermatozóide ( ) Óvulo (n=3) Espermatozóide (n=3) Zigoto ( )

Leia mais

CICLO CELULAR E DIVISÃO CELULAR. Profa MSc. Luanna Fernandes

CICLO CELULAR E DIVISÃO CELULAR. Profa MSc. Luanna Fernandes CICLO CELULAR E DIVISÃO CELULAR Profa MSc. Luanna Fernandes DEFINIÇÃO: Células Filhas Consiste em uma cadeia de eventos que envolve a duplicação do conteúdo intracelular e culmina a sua divisão, gerando

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ PROBLEMATIZAÇÃO Qual a importância

Leia mais

BIOLOGIA. Moléculas, células e tecidos. Meiose. Professor: Alex Santos

BIOLOGIA. Moléculas, células e tecidos. Meiose. Professor: Alex Santos BIOLOGIA Moléculas, células e tecidos Professor: Alex Santos Tópicos em abordagem I Visão geral da meiose II Etapas da meiose Relembrado: Cromossomo - Estado em que o DNA se encontra em seu grau máximo

Leia mais

NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR

NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR O núcleo celular (descoberto por Robert Brown, 1833) é uma estrutura presente nas células eucarióticas, que contém o DNA da célula. Delimitado pelo envoltório

Leia mais

Biologia. 3º Bimestre LISTA DE RECUPERAÇÃO. e) cromossomos duplicados, com duas moléculas

Biologia. 3º Bimestre LISTA DE RECUPERAÇÃO. e) cromossomos duplicados, com duas moléculas LISTA DE RECUPERAÇÃO Professor: Wellington Biologia SÉRIE: 1º ANO DATA: 03 / 10/ 2016 3º Bimestre 1.A mitose é um processo de divisão celular que pode ser dividido em quatro etapas. Marque a alternativa

Leia mais

Ciclo celular Um ser humano começa a vida a partir de um oócito fertilizado (zigoto), uma célula diplóide a partir da qual todas as células do corpo (

Ciclo celular Um ser humano começa a vida a partir de um oócito fertilizado (zigoto), uma célula diplóide a partir da qual todas as células do corpo ( Ciclo e divisão celular Prof. Fláudio Ciclo celular Um ser humano começa a vida a partir de um oócito fertilizado (zigoto), uma célula diplóide a partir da qual todas as células do corpo (estimadas em

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ DIVISÃO CELULAR - p. 158 Leitura

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 3º ANO

LISTA DE EXERCÍCIOS 3º ANO A amostra 3 é a que apresenta maior temperatura de desnaturação, pois é a que possui maior proporção de G+C, o que significa dizer que é a amostra que possui maior números de ligação de hidrogênio (ponte

Leia mais

NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR: Mitose e Meiose

NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR: Mitose e Meiose NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR: Mitose e Meiose NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR O núcleo celular (descoberto por Robert Brown, 1833) é uma estrutura presente nas células eucarióticas, que contém o DNA da célula. Delimitado

Leia mais

BIOLOGIA. Moléculas, Células e Tecidos Transcrição e Tradução. Prof. Daniele Duó

BIOLOGIA. Moléculas, Células e Tecidos Transcrição e Tradução. Prof. Daniele Duó BIOLOGIA Moléculas, Células e Tecidos Prof. Daniele Duó O código genético É a relação entre a sequência de bases no DNA e a sequência correspondente de aminoácidos, na proteína; Guarda toda informação

Leia mais

Síntese de Proteínas, Divisão Celular e Embriologia

Síntese de Proteínas, Divisão Celular e Embriologia Síntese de Proteínas, Divisão Celular e Embriologia 1. Em um segmento de cadeia ativa de DNA, que servirá de molde para a fita de RNA mensageiro, há 30 timinas e 20 guaninas. No segmento correspondente

Leia mais

CITOLOGIA - DIVISÃO Lista II 20 Questões Professor Charles Reis Curso Expoente

CITOLOGIA - DIVISÃO Lista II 20 Questões Professor Charles Reis Curso Expoente CITOLOGIA - DIVISÃO Lista II 20 Questões Professor Charles Reis Curso Expoente 01. Analise as figuras: Observando-se a figura acima, é correto afirmar que: a) 1 representa uma anáfase da mitose de uma

Leia mais

Mitose Divisão Equacional

Mitose Divisão Equacional Mitose Divisão Equacional Mitose X Meiose Mitose = Divisão Equacional E! Velocidade da divisão celular Em seres pluricelulares: 1. Desenvolvimento diferenciação celular 2. Crescimento 3. Renovação 4. Regeneração

Leia mais

DIVISÃO CELULAR. Multiplicação celular:

DIVISÃO CELULAR. Multiplicação celular: DIVISÃO CELULAR Multiplicação celular: Para que uma célula se multiplique o genoma também precisa se multiplicar REPLICAÇÃO do DNA precede multiplicação celular DIVISÃO CELULAR MITOSE: divisão das células

Leia mais

a) T2 e T3. b) T1 e T3. c) T3 e T4. d) T1 e T4.

a) T2 e T3. b) T1 e T3. c) T3 e T4. d) T1 e T4. Lista de Exercícios (BIO-LEO) 1. (Faculdade Albert Einstein 2016) O gráfico abaixo refere-se ao processo de divisão celular que ocorre durante a espermatogênese humana: Nesse processo de divisão ocorre:

Leia mais

Biologia Polícia Civil São Paulo

Biologia Polícia Civil São Paulo Material de Apoio às videoaulas Biologia Polícia Civil São Paulo Professor Augusto Afonso Borba Amplie seu conhecimento! Aproveite para revisar e reforçar o estudo das aulas 01 a 04 da disciplina de Biologia

Leia mais

PROFA. ROSE LOPES 1º ANO

PROFA. ROSE LOPES 1º ANO PROFA. ROSE LOPES 1º ANO - 2013 A capacidade de duplicar-se é a característica mais extraordinária dos organismos vivos. Para fazê-lo, multiplicamos o material interno de nossas células e, depois, as dividimos.

Leia mais

BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 35 NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR: MITOSE

BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 35 NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR: MITOSE BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 35 NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR: MITOSE eucromatina heterocromatina 1 cromossomo duplicado 1 cromossomo simples 2 cromátides 2 cromossomos simples Metacêntrico Centrômero localizado

Leia mais

CICLO CELULAR INTERFASE

CICLO CELULAR INTERFASE ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO PADRE REUS BIOLOGIA Professora Daniele Campos da Silva 1º ano CICLO CELULAR É o período de vida de uma célula. O ciclo celular é dividido em: - Interfase (G1, S, G2) - Divisão

Leia mais

Assinale abaixo quais os processos que resultam na expressão das características individuais:

Assinale abaixo quais os processos que resultam na expressão das características individuais: Atividade extra Questão 1 O DNA é formado por pedaços capazes de serem convertidos em algumas características. Esses pedaços são chamados de genes. Assinale abaixo quais os processos que resultam na expressão

Leia mais

Núcleo e Divisão Celular. Professora: Emmanuelle Disciplina: Biologia Turma: 1º Médio

Núcleo e Divisão Celular. Professora: Emmanuelle Disciplina: Biologia Turma: 1º Médio Núcleo e Divisão Celular Professora: Emmanuelle Disciplina: Biologia Turma: 1º Médio São Paulo, 2013 Estrutura da Aula Núcleo Celular Cromatina e nucléolo Cromossomos Ciclo Celular Mitose Meiose I Meiose

Leia mais

Ciclo Celular e Divisão Celular (Mitose e Meiose)

Ciclo Celular e Divisão Celular (Mitose e Meiose) Ciclo Celular e Divisão Celular (Mitose e Meiose) CICLO CELULAR Eventos que preparam e realizam a divisão celular Mecanismos responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento Células somáticas célula duplica

Leia mais

NÚCLEO E MITOSE. 9º ANO BIOLOGIA LUCIANA ARAUJO 1º Bimestre

NÚCLEO E MITOSE. 9º ANO BIOLOGIA LUCIANA ARAUJO 1º Bimestre NÚCLEO E MITOSE 9º ANO BIOLOGIA LUCIANA ARAUJO 1º Bimestre I. Diferença entre célula procarionte e eucarionte. PROCARIONTE EUCARIONTE CARIOTECA Não Sim NÚCLEO Não Sim MATERIAL GENÉTICO Sim Sim ORGANELAS

Leia mais

Engenharia Agronômica. Biologia Celular 1º Período

Engenharia Agronômica. Biologia Celular 1º Período Engenharia Agronômica Biologia Celular 1º Período Introdução Introdução Núcleo presente apenas em células eucarióticas. Localizam-se os cromossomos: estruturas filamentosas portadores dos genes, nos quais

Leia mais

DUPLICAÇÃO DE DNA MITOSE

DUPLICAÇÃO DE DNA MITOSE BIOLOGIA FRENTE A SÉRIE: 9º ANO DUPLICAÇÃO DE DNA MITOSE LUCIANA ARAUJO DUPLICAÇÃO DE DNA DIVISÃO CELULAR MITOSE 04/04/2018 9º ANO - BIOLOGIA 2 ESTRUTURA DO GENE Segmentos (pedaços) da molécula de DNA,

Leia mais

Ácidos nucleicos (DNA e RNA) e os genes

Ácidos nucleicos (DNA e RNA) e os genes Disciplina: Biologia Humana Profa. Me. Vivian C. Langiano Ácidos nucleicos (DNA e RNA) e os genes De Robertis, E. Bases da Biologia Celular e Molecular. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 4 ed. 2006. cap

Leia mais

CROMOSSOMOS. Profa. Dra. Viviane Nogaroto

CROMOSSOMOS. Profa. Dra. Viviane Nogaroto CROMOSSOMOS Cromossomos EUCARIOTOS Cada cromossomo carrega um subconjunto de genes que são arranjados linearmente ao longo do DNA Tamanho: -DNA de cromossomo de E. coli: 1.200 µm -DNA de cromossomo humano:

Leia mais

BIOLOGIA CELULAR. Msc. Jessica Borges de Oliveira

BIOLOGIA CELULAR. Msc. Jessica Borges de Oliveira BIOLOGIA CELULAR Msc. Jessica Borges de Oliveira Ciclo celular Divisão celular Interfase Mitose Meiose Crescimento e desenvolvimento Divisão celular Processo pelo qual uma célula se transforma em duas

Leia mais

Mitose. É realizada por células eucarióticas, tanto somáticas como germinativas;

Mitose. É realizada por células eucarióticas, tanto somáticas como germinativas; MITOSE É o processo de divisão celular através do qual uma célula eucariótica dá origem a duas outras células semelhantes entre si e, semelhantes à célula-mãe ; 2n=2 Mitose 2n=2 2n=2 É realizada por células

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília Profª Renata Coelho Disciplina: Biologia Série: 9º ano EF

Aulas Multimídias Santa Cecília Profª Renata Coelho Disciplina: Biologia Série: 9º ano EF Aulas Multimídias Santa Cecília Profª Renata Coelho Disciplina: Biologia Série: 9º ano EF MEIOSE Profª Renata Coelho Rodrigues 2018 2 * Permite a manutenção das espécies, pois origina os gametas; * Células

Leia mais

Unidade II BIOLOGIA, HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA. Profa. Eleonora Picoli

Unidade II BIOLOGIA, HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA. Profa. Eleonora Picoli Unidade II BIOLOGIA, HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA Profa. Eleonora Picoli Núcleo Guardião da informação genética Característico de células eucariontes Contém a maior parte da informação genética da célula Controla

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2017 1ª PROVA SUBSTITUTIVA DE BIOLOGIA Aluno (a): Nº Ano: 2º Turma: Data: 16/05/2017 Nota: Professor(a): Regina Volpato Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

Equipe de Biologia. Biologia DIVISÃO CELULAR

Equipe de Biologia. Biologia DIVISÃO CELULAR Aluno (a): Série: 3ª Turma: TUTORIAL 8R Ensino Médio Equipe de Biologia Data: Biologia DIVISÃO CELULAR A Divisão Celular Os cromossomos são responsáveis pela transmissão dos caracteres hereditários, ou

Leia mais

NÚCLEO. Presente apenas em células eucarióticas, sendo indispensável para a sobrevivência desta;

NÚCLEO. Presente apenas em células eucarióticas, sendo indispensável para a sobrevivência desta; NÚCLEO ASPECTOS GERAIS DO NÚCLEO Presente apenas em células eucarióticas, sendo indispensável para a sobrevivência desta; Contém em seu interior DNA que forma os cromossomos, estruturas portadoras dos

Leia mais

CITOLOGIA II NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR

CITOLOGIA II NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR CITOLOGIA II NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR Prof. Francisco Sallas chicosallas@hotmail.com www.tapetedepedra.weebly.com NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR O núcleo celular (descoberto por Robert Brown, 1833) é uma estrutura

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS BARREIRO Disciplina de BIOLOGIA E GEOLOGIA 11º ano

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS BARREIRO Disciplina de BIOLOGIA E GEOLOGIA 11º ano ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS BARREIRO Disciplina de BIOLOGIA E GEOLOGIA 11º ano 1º Teste de avaliação sumativa 11º A TEMA: Diversidade na Biosfera, a Célula, DNA e Síntese de Proteínas, Reprodução assexuada

Leia mais

Duplicação do DNA e Síntese de PROTEÍNAS

Duplicação do DNA e Síntese de PROTEÍNAS Duplicação do DNA e Síntese de PROTEÍNAS Nucleotídeos É a unidade formadora dos ácidos nucléicos: DNA e RNA. É composto por um radical fosfato, uma pentose (ribose RNA e desoxirribose DNA) e uma base nitrogenada

Leia mais

Qual o nome das bases pirimídicas?. R: Timina e Citosina. Quais os constituintes dos nucleótidos?

Qual o nome das bases pirimídicas?. R: Timina e Citosina. Quais os constituintes dos nucleótidos? O que significam as siglas? R: Ácido desoxirribonucleico. A molécula de tem mensagens codificadas em sequências de que contêm bases púricas e pirimídicas. R: nucleótidos Qual o nome das bases pirimídicas?.

Leia mais

CICLO CELULAR. intérfase. ciclo celular. divisão. intérfase divisão intérfase divisão intérf...

CICLO CELULAR. intérfase. ciclo celular. divisão. intérfase divisão intérfase divisão intérf... CICLO CELULAR O ciclo celular ou ciclo de vida da célula corresponde ao conjunto de transformações pelas quais a célula passa, desde a sua formação até o seu desaparecimento. ciclo celular intérfase divisão

Leia mais

CAPÍTULO 6: COMPOSTOS ORGÂNICOS PROTEÍNAS CAP. 7: COMPOSTOS ORGÂNICOS ÁCIDOS NUCLEICOS E VITAMINAS

CAPÍTULO 6: COMPOSTOS ORGÂNICOS PROTEÍNAS CAP. 7: COMPOSTOS ORGÂNICOS ÁCIDOS NUCLEICOS E VITAMINAS CAPÍTULO 6: COMPOSTOS ORGÂNICOS PROTEÍNAS CAP. 7: COMPOSTOS ORGÂNICOS ÁCIDOS NUCLEICOS E VITAMINAS 1. Dentre os diferentes compostos orgânicos das células temos as proteínas. Sobre estas responda: a) Cite

Leia mais

Meiose. Texto extraído do site:

Meiose. Texto extraído do site: Meiose Texto extraído do site: http://www.sobiologia.com.br/ Diferentemente da mitose, em que uma célula diplóide, por exemplo, se divide formando duas células também diplóides (divisão equacional), a

Leia mais

Ciclo celular. Ciclo celular 13/03/2017. Interfase. Interfase FACULDADE EDUCACIONAL DE MEDIANEIRA DIVISÃO CELULAR. Ciclo de vida de uma célula.

Ciclo celular. Ciclo celular 13/03/2017. Interfase. Interfase FACULDADE EDUCACIONAL DE MEDIANEIRA DIVISÃO CELULAR. Ciclo de vida de uma célula. FACULDADE EDUCACIONAL DE MEDIANEIRA Ciclo celular Ciclo de vida de uma célula. Profª. Dra. Patrícia Bellon. Março/2017 Ciclo celular Interfase Precede a divisão celular. Interfase + Divisão Celular Fase

Leia mais

INTÉRFASE MITOSE EO, CROMOSSOMO E. Prof.ª.: Luciana Prof.ª. Luciana Araújo CARIÓTIPO

INTÉRFASE MITOSE EO, CROMOSSOMO E. Prof.ª.: Luciana Prof.ª. Luciana Araújo CARIÓTIPO INTÉRFASE MITOSE EO, CROMOSSOMO E Prof.ª.: Luciana Prof.ª. Luciana Araújo CARIÓTIPO O CICLO CELULAR Eventos ordenados crescimento, duplicação dos genes, divisão propriamente dita - que ocorrem com a célula

Leia mais

Divisão Celular Mitose e Meiose Cap. 8

Divisão Celular Mitose e Meiose Cap. 8 Divisão Celular Mitose e Meiose Cap. 8 Divisão celular - Mitose +/- 1 hora de duração Interfase Citocinese Período entre duas divisões celulares consecutivas Cromatina descondensada DNA cromossômico em

Leia mais

BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 38 INTÉRFASE E MITOSE

BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 38 INTÉRFASE E MITOSE BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 38 INTÉRFASE E MITOSE 2x x S G G1 2 mitose Fixação 1) (FUVEST) Uma célula somática que tem 4 cromossomos, ao se dividir, apresenta na metáfase: a) 4 cromossomos distintos,

Leia mais

Livro Interactivo 3D Permite Fazer Anotações e Imprimir. Dúvidas Mais Comuns BIO 11. Flipping Book.

Livro Interactivo 3D Permite Fazer Anotações e Imprimir. Dúvidas Mais Comuns BIO 11. Flipping Book. Livro Interactivo 3D Permite Fazer Anotações e Imprimir Dúvidas Mais Comuns BIO 11 Flipping Book http://netxplica.com DÚVIDAS MAIS COMUNS :: BIOLOGIA E GEOLOGIA 11 http://netxplica.com 1. Crescimento e

Leia mais

Ciclo Celular. Prof. Tiago Collares, Dr. (MSN) ( )

Ciclo Celular. Prof. Tiago Collares, Dr. (MSN) ( ) Ciclo Celular Prof. Tiago Collares, Dr. tiago_collares@hotmail.com (MSN) collares.t@gmail.com (e-mail ) O Ciclo Celular Toda célula se origina da divisão de uma célula preexistente; Nos eucariontes, o

Leia mais

DNA, Cromossomos e Replicação. Capítulos 5 e 6 (pág ) - Fundamentos da Biologia Celular - Alberts- 2ª edição

DNA, Cromossomos e Replicação. Capítulos 5 e 6 (pág ) - Fundamentos da Biologia Celular - Alberts- 2ª edição DNA, Cromossomos e Replicação Capítulos 5 e 6 (pág 199-210) - Fundamentos da Biologia Celular - Alberts- 2ª edição Ácidos ribonucléicos DNA e RNA Formado por nucleotídeos: uma base nitrogenada ligada a

Leia mais

DIVISÃO CELULAR INTRODUÇÃO

DIVISÃO CELULAR INTRODUÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE BAHIA UESB DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DCB DISCIPLINA: GENÉTICA BÁSICA BACHARELADO EM FARMÁCIA I SEMESTRE DOCENTE: CAROLINE GARCIA DIVISÃO CELULAR LARISSA DIAS

Leia mais

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental Biologia Geral Aula 5

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental Biologia Geral Aula 5 Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental Biologia Geral Aula 5 Professor Antônio Ruas 1. Créditos: 60 2. Carga horária semanal: 4 3. Semestre: 1 4. Assuntos:

Leia mais

Duplicação do DNA e Síntese de PROTEÍNAS. Telmo Giani Fonte: Internet

Duplicação do DNA e Síntese de PROTEÍNAS. Telmo Giani Fonte: Internet Duplicação do DNA e Síntese de PROTEÍNAS Telmo Giani Fonte: Internet OS ÁCIDOS NUCLEICOS DNA Ácido fosfórico Desoxirribose Bases Púricas: A e G Bases Pirimídicas: C e T Dupla fita RNA Ácido fosfórico Ribose

Leia mais

BIOLOGIA. Moléculas, células e tecidos. Mitose. Professor: Alex Santos

BIOLOGIA. Moléculas, células e tecidos. Mitose. Professor: Alex Santos BIOLOGIA Moléculas, células e tecidos Professor: Alex Santos Tópicos em abordagem I Visão geral da mitose II Etapas da mitose Ciclo celular Fonte: Google. I Visão geral da mitose: Processo conservativo

Leia mais

NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR 18/07/2014 1

NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR 18/07/2014 1 NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR 18/07/2014 1 DEFINIÇÕES CROMATINA: É o DNA desespiralizado, desenrolado. CROMOSSOMOS: estrutura formada pelo DNA completamente compactado pelas proteínas histonas e por um grande

Leia mais

Apostila de Biologia 03 Ciclo Celular Matheus Borges

Apostila de Biologia 03 Ciclo Celular Matheus Borges Apostila de Biologia 03 Ciclo Celular Matheus Borges 1.0 Interfase 1.1 G1 Dividida em 3 fases G1,S e G2 ; replicação do DNA e transcrição gênica. Cromatina simples. Cromossomos não são visíveis descondensados.

Leia mais

Ciclo Celular. Ciclo Celular 22/05/ ) Conceitos Prévios. 1) Conceitos Prévios

Ciclo Celular. Ciclo Celular 22/05/ ) Conceitos Prévios. 1) Conceitos Prévios Cromossomo: Estrutura que contém uma longa molécula de DNA associada a proteínas histonas, visível ao microscópio óptico em células metafásicas. Cromossomo Cromossomo Simples 2 braços 1 centrômero Condensação

Leia mais

Divisão Celular: Mitose e Meiose

Divisão Celular: Mitose e Meiose Aula Biologia Tema: Divisão celular: Mitose e Meiose 1) Conceitos Prévios Cromossomo: Estrutura que contém uma longa molécula de DNA associada a proteínas histonas, visível ao microscópio óptico em células

Leia mais

REVISÃO: Terceira Unidade Nutrição

REVISÃO: Terceira Unidade Nutrição REVISÃO: Terceira Unidade Nutrição Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto JUL/2011 HISTÓRICO 1957 CRICK e GAMOV Dogma Central da Biologia Molecular A Célula DIFERENCIAÇÃO Núcleo: DNA CRESCIMENTO

Leia mais

Biologia Celular e Molecular:

Biologia Celular e Molecular: Disciplina: Biologia Celular e Molecular: Ciclo e diferenciação celular DIVISÃO CELULAR A capacidade de duplicar-se é a característica mais extraordinária dos organismos vivos. Para fazê-lo, multiplicamos

Leia mais

DNA: Replicação e Transcrição. Professora: MSc Monyke Lucena

DNA: Replicação e Transcrição. Professora: MSc Monyke Lucena EXTRA, EXTRA Se a mãe for (DD) e o pai (D), nenhum dos descendentes será daltónico nem portador. Se a mãe (DD) e o pai for (d), nenhum dos descendentes será daltônico, porém as filhas serão portadoras

Leia mais

Biologia SÉRIE: 9º ano. Meiose. Profª Luciana Barroso

Biologia SÉRIE: 9º ano. Meiose. Profª Luciana Barroso Biologia SÉRIE: 9º ano Meiose Profª Luciana Barroso DIVISÃO CELULAR MEIOSE 2 O QUE É? Processo de divisão celular em que o nº de cromossomos é reduzido à metade nas células-filhas. Acontece em duas etapas.

Leia mais

CITOLOGIA - Mitose Lista III 20 Questões Professor Charles Reis Curso Expoente

CITOLOGIA - Mitose Lista III 20 Questões Professor Charles Reis Curso Expoente CITOLOGIA - Mitose Lista III 20 Questões Professor Charles Reis Curso Expoente 01. (VUNESP) A professora explicava aos alunos que alguns tecidos e/ou órgãos são mais indicados para se obter células nas

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: FreD. DISCIPLINA: Biologia SÉRIE: 1º. ALUNO(a):

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: FreD. DISCIPLINA: Biologia SÉRIE: 1º. ALUNO(a): GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSOR: FreD DISCIPLINA: Biologia SÉRIE: 1º ALUNO(a): Recuperação 1º Semestre No Anhanguera você é + Enem O trabalho deve ser entregue em folha de papel almaço. Com capa e organizado.

Leia mais

DIVISÃO CELULAR MITOSE

DIVISÃO CELULAR MITOSE DIVISÃO CELULAR MITOSE Pela reprodução das células, a vida atravessa o tempo. Daniel Mazia, biólogo (1912-1996) Divisão equacional: E MITOSE Origina duas células genética e cromossomicamente iguais a célula

Leia mais

Biologia Celular e Molecular:

Biologia Celular e Molecular: Disciplina: Biologia Celular e Molecular: Ciclo e diferenciação celular DIVISÃO CELULAR A capacidade de duplicar-se é a característica mais extraordinária dos organismos vivos. Para fazê-lo, multiplicamos

Leia mais

DNA RNA Proteínas. Organização estrutural e funcional do núcleo 04/04/2017. Processamento (Splicing) Tradução (citoplasma) Replicação.

DNA RNA Proteínas. Organização estrutural e funcional do núcleo 04/04/2017. Processamento (Splicing) Tradução (citoplasma) Replicação. Organização estrutural e funcional do núcleo DNA RNA Proteínas Replicação Transcrição Processamento (Splicing) Tradução (citoplasma) Cromatina - Eucromatina - Heterocromatina Cromossomo - Mitose 1 DNA

Leia mais

Biologia e Geologia Módulo 4 Cromossomas, ciclo celular e reprodução assexuada

Biologia e Geologia Módulo 4 Cromossomas, ciclo celular e reprodução assexuada FICHA (IN)FORMATIVA Nº 2 Biologia e Geologia Módulo 4 Cromossomas, ciclo celular e reprodução assexuada Cromossomas No núcleo das células o DNA encontra-se associado a proteínas e a rrna formando estruturas

Leia mais

Ciclo Celular: Mitose & Meiose Prof. Dr. Philip Wolff Prof. Dr. Renato M. Salgado

Ciclo Celular: Mitose & Meiose Prof. Dr. Philip Wolff Prof. Dr. Renato M. Salgado : Mitose & Meiose Prof. Dr. Philip Wolff Prof. Dr. Renato M. Salgado Onde surge uma célula, existia uma célula anteriormente, assim como os animais só podem surgir de animais, e as plantas, de plantas

Leia mais

Biologia 1E. Aula 02 e 03 Autoduplicação do DNA Transcrição e Tradução

Biologia 1E. Aula 02 e 03 Autoduplicação do DNA Transcrição e Tradução Biologia 1E Aula 02 e 03 Autoduplicação do DNA Transcrição e Tradução Divisão Celular Divisão das Células Para que? 1.Formar novos seres unicelulares. 2.Crescimento nos seres Pluricelulares. 3.Reposição

Leia mais

Genética Molecular Prof. Fernando Belan - BIOLOGIAMAIS

Genética Molecular Prof. Fernando Belan - BIOLOGIAMAIS Genética Molecular Prof. Fernando Belan - BIOLOGIAMAIS DNA O DNA é formado por 3 elementos básicos. Fosfato, Pentose (desoxirribose) e uma base nitrogenada. Essa unidade é chamada de nucleotídeo. As bases

Leia mais

Núcleo celular: O centro de comando. Unidade 4 Pág 34

Núcleo celular: O centro de comando. Unidade 4 Pág 34 Núcleo celular: O centro de comando. Unidade 4 Pág 34 NÚCLEO O núcleo é o centro de coordenação das atividades da célula. Em geral há um núcleo por célula; células sem núcleo são apenas uma fase da vida;

Leia mais

Biologia. Código Genético. Professor Enrico Blota.

Biologia. Código Genético. Professor Enrico Blota. Biologia Código Genético Professor Enrico Blota www.acasadoconcurseiro.com.br Biologia CÓDIGO GENÉTICO NÚCLEO E SÍNTESE PROTEICA O núcleo é de fundamental importância para grande parte dos processos que

Leia mais

divisão celular - mitose prof. fernando belan - biologia mais (E!)

divisão celular - mitose prof. fernando belan - biologia mais (E!) divisão celular - mitose prof. fernando belan - biologia mais (E!) ciclo celular Intérfase x divisão celular Intérfase > Maior período da vida da célula Ela não se divide, mas está em intensa atividade

Leia mais