Professora Leonilda Brandão da Silva

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Professora Leonilda Brandão da Silva"

Transcrição

1 COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Professora Leonilda Brandão da Silva leonildabrandaosilva@gmail.com

2 ACIDOS NUCLEICOS Capítulo 13 p. 144 Leitura texto introdutório

3 PROBLEMATIZAÇÃO Quais são os dois ácidos nucleicos? Onde fica o DNA no corpo dos seres vivos? Do que são formados os ácidos nucleicos? Você conhece a forma da molécula de DNA? O que diferencia o DNA das diferentes espécies? Quais as diferenças entre o DNA e o RNA? Antes de uma célula se dividir, seu material genético tem que duplicar. Você sabe como isso acontece? Como os ácidos nucleicos comandam a síntese de proteínas?

4

5 1 ESTRUTURA DOS ÁCIDOS NUCLEICOS O nome ácidos nucleicos indica que DNA e RNA são ácidas e foram inicialmente encontradas no núcleo da célula. LOCALIZAÇÃO DOS ÁCIDOS NUCLEICOS Hoje sabemos que o DNA é encontrado no núcleo formando os cromossomos e parte dos nucléolos, e tb uma pequena qtde na mitocôndria e no cloroplasto. O RNA é encontrado no nucléolo, nos ribossomos, no citosol, nas mitocôndrias e nos cloroplastos.

6 DNA Nucléolo Cromossomos Mitocôndria

7 NUCLEOTÍDEOS Tanto DNA como RNA são formados pelo encadeamento de grande n o de moléculas menores, os nucleotídeos, formados por 3 tipos de substâncias químicas: Uma base nitrogenada; Uma pentose; Um fosfato. O fosfato e a base se ligam ao açúcar para formar um nucleotídeo.

8 Existem 5 tipos de bases nitrogenadas: adenina, guanina, citosina, timina e uracila. Púricas: Adenina e guanina Pirimídicas: Citosina, timina e uracila Na molécula de DNA aparecem 4 tipos de bases: A G C T A uracila é encontrada apenas no RNA, e a timina é exclusiva do DNA.

9 As pentoses são de dois tipos: Ribose: RNA Desoxirribose: DNA Nos ácidos nucleicos, os nucleotídeos estão sempre unidos entre si, formando longos filamentos os polinucleotídeos. A ligação é entre o fosfato de uma unidade e a pentose da unidade vizinha. Desse modo, a longa cadeia apresenta uma sequência de pentoses e fosfatos alternados, com as bases nitrogenadas ligadas às pentoses. A diferença entre duas moléculas distintas de ácidos nucleicos é a sequência em que as bases nitrogenadas estão arrumadas.

10 2 DNA Usando a técnica de difração de raio X, o inglês Francis Crick e o norte-americano James Watson construiram um modelo para a molécula de DNA que ficou conhecido como modelo dupla hélice. Segundo esse modelo, a molécula de DNA possui duas cadeias ou fitas de polinucleotídeos, ligadas uma à outra pelas bases nitrogenadas. Elas estão torcidas formando uma hélice dupla e emparelhadas em sentidos opostos se em uma extremidade de uma fita há uma pentose, na fita oposta há um fosfato.

11 O modelo da dupla hélice Watson e Crick Ganharam o prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia em 1962.

12 Comparando a molécula de DNA com uma escada torcida no espaço: cada lateral da escada seria formada por uma sequência de pentoses alternadas com fosfatos. cada degrau corresponderia a um par de bases.

13

14

15 A ligação entre as bases das duas fitas é feita por pontes de hidrogênio. Observando o modelo da mol. de DNA, notamos que: A base timina (T) se liga sempre à adenina (A) por duas pontes de H. A base citosina (C) está sempre ligada à guanina (G) por três pontes de H. Pontes de hidrogênio

16 Como decorrência desse emparelhamento específico, a seq. de bases de uma fita determina a seq. de bases da outra. Portanto, se em uma fita houver a sequência: AATCCATGT, na outra a sequência: TTAGGTACA. Assim, as duas fitas não são iguais, mas complementares.

17 EXERCÍCIOS 1) Num trecho de uma molécula de DNA uma das cadeias apresenta a sequência de bases T C A G T C A A C G T, qual será a cadeia complementar? 2) Se num trecho de uma molécula de DNA 15% for de Adenina qual será a porcentagem de Timina nesse trecho? E de Citosina e Guanina? (4)

18 De forma simplificada, podemos dizer que a diferença entre dois genes está no n o e na sequência de bases de cada um. Essa seq pode ser comparada com uma frase em código escrita com 4 letras (A, T, C, G) que simboliza a informação genética responsável por uma molécula de RNA. O conjunto de genes de uma célula que influencia o desenvimento das características de um ser vivo é chamado GENOMA e varia de um organismos para outro. No ser humano, o genoma corresponde à seq de nucleotídeos do DNA contido em 22 pares autossomos e nos 2 cromos. sexuais (X ey).

19

20 VÍDEOS: 1) Estrutura do DNA - Legendado 2) DNA

21 ATIVIDADES p. 145 a Quem propôs o modelo da estrutura molecular do DNA? (1) 2. Onde pode ser encontrado o DNA na célula? E o RNA? (3) 3. Como é formado um nucleotídeo? Desenhe sua estrutura. (4) 4. Quais as bases nitrogenadas encontradas no DNA? E no RNA? (2) 5. Qual a pentose encontrada no DNA? E no RNA? (2) 6. Como é feita a ligação entre as bases nitrogenadas das duas fitas de DNA? (1)

22 7. A Adenina de uma cadeia de DNA sempre emparelha-se com uma... da cadeia complementar e a Citosina sempre emparelha-se com a... da outra cadeia. 8. Se uma cadeia de DNA tem a sequência A G T C C A G C G C T, qual a sequência na cadeia complementar? (1) 9. Suponha que no DNA de um organismo 10% das bases são de guanina. Qual a proporção de timina? (3) 10.Suponha que no DNA de um organismo 20% das bases nitrogenadas são de guanina. Que outras bases devem existir nesse DNA e em que proporções? (3)

23 Duplicação do DNA pág.147 Antes de se dividir a célula duplica o DNA. Essa duplicação é controlada por várias enzimas que promovem o afastamento das fitas unem os nucleotídeos novos corrigem erros de duplicação (graças a isso, há menos de 1 erro por bilhão de nucleotídeos copiados).

24 Antes da duplicação, enzimas DNA-polimerase desenrolam as duas hélices e quebram as pontes de hidrogênio. Em cada fita exposta, novos nucleotídeos dissolvidos no nucleoplasma começam a se encaixar, obedecendo ao emparelhamento A-T e C-G. A união entre os nucleotídeos novos é feita coma a ajuda das enzimas DNA-polimerase, que tb verifica se o nucleotídeo encaixou na base certa, removendo os encaixes errados.

25 Cada fio orienta a formação de outro que lhe é complementar. Portanto, a fita nova fica igual a antiga que ocupava aquela posição e, consequentemente, as duas moléculas resultantes serão exatamente iguais. Como cada molécula-filha de DNA é formada por uma fita antiga, que veio do DNA original, e uma nova, a duplicação é semiconservativa.

26 O processo de duplicação é muito rápido. Em bactérias, são incorporados cerca de 500 nucleotídeos por segundo. Em mamíferos 50 nucleotídeos p/s. A medida que o DNA se duplica, os cromossomos também se duplicam. Cada cópia do DNA fica em um cromossomo. Qdo. a cél se divide, esses cromossomos se distribuem entre as células formadas. Desse modo as células-filhas ganham cópias idênticas ao DNA da célulamãe, garantindo a transferência do código genético de célula para célula.

27 3 A SÍNTESE DE PROTEÍNAS p. 148 As características morfológicas e fisiológicas de um ser vivo dependem dos tipos de proteínas do organismo. A síntese dessas proteínas, por sua vez, depende do DNA em interação com o RNA, enzimas, ribossomos e outras estruturas da célula. Apesar de terem a mesma coleção de genes, as células de um indivíduo podem ser diferentes porque, em determinado momento, alguns de seus genes estão em atividade (comandando a síntese de proteínas) enquanto outros estão inativos, e os genes ativos não são exatamente os mesmos nos diferentes tecidos. Assim, s células produzem s conjuntos de proteínas. Por exemplo: os melanócitos produzem melanina; certas células do pâncreas produzem insulina. Desse modo, surgem diferenças morfológicas e fisiológicas entre as células.

28 O RNA p. 149 É formado por um único filamento de polinucleotídeos. Nele, a pentose é a ribose e as bases são A, G, C, U. O RNA é fabricado no núcleo, tendo como modelo o DNA, e migra para o citoplasma, onde desempenha sua função na síntese de proteínas. Há 3 tipos principais de RNA: RNA ribossômico (RNAr) RNA mensageiro (RNAm) RNA transportador (RNAt)

29 DNA Adenina RNA Guanina Citosina Timina Uracila

30

31 RNA mensageiro (RNAm) leva o código do DNA para o citoplasma, onde, seguindo esse código, determina a sequência de aa. na proteína. RNA transportador (RNAt) transporta os aminoácidos até o local da síntese de proteína. RNA ribossômico (RNAr) participa da estrutura dos ribossomos, nos quais ocorre a síntese de proteínas, e tem ação enzimática.

32 Síntese de proteínas O controle da síntese de proteínas é feito em duas etapas: a transcrição e a tradução. TRANSCRIÇÃO: Na 1 a etapa ocorre a síntese do RNAm pelo DNA, em que há passagem (transcrição) do código do DNA para o RNA. TRADUÇÃO: consiste na organização dos aminoácidos soltos no citoplasma pelo RNA, formando um polipeptídeo, que pode se reunir a outros e formar uma proteína.

33 SÍNTESE DO RNAm - pág.149 Na transcrição, apenas uma das fitas de determinado trecho do DNA é usada para a síntese do RNAm. Nele atuam as enzimas RNA polimerase, que se ligam a uma sequência específica do DNA, chamada promotor, que marca o início da transcrição. As enzimas desenrolam a dupla hélice do DNA, e começam a encaixar os ribonucleotídeos. O encaixe obedece à obrigatoriedade de ligações entre bases, mas, onde houver uma A no DNA, encaixa-se a U. Ex. T A C G G A C T A - DNA A U G C C U G A U - RNA

34

35 Pergunta-se qual é a sequência de bases num RNA produzido tendo como molde o filamento de DNA abaixo: DNA GACATGACTAGCTATCAGTACGATACAGT RNA

36

37 PROCESSAMENTO DO RNA Processamento: conjunto de modificações que o RNA sofre nos eucariontes, até atingir sua forma definitiva, ou seja, tornar-se funcional. Esse pré-rna possui, trechos não funcionais chamados ÍNTRONS, formados por sequência de bases que não codificam proteínas. Os íntrons são cortados (splicing) e retirados antes do RNA passar para o citoplasma, originando um RNA funcional. Os trechos funcionais são chamados de ÉXONS.

38 DNA Processamento do RNA RNAm TRANSCRIÇÃO NÚCLEO Poros CITOPLASMA

39 DO RNA À PROTEÍNA P. 150 Na tradução, a sequência de bases contidas na sequência de bases no RNAm passa para a sequência de aminoácido. Cada grupo de três bases consecutiva no RNAm recebe o nome de CÓ- DON e corresponde a um aminoácido. Essa correspondência entre códons e aa. é o que chamamos de código genético.

40 Desse modo, o Código Genético contido do DNA termina sendo expresso na forma de polipepitídeos ou proteínas e afetam determinada característica.

41

42 Cada proteína é formada por uma sequência específica de aminoácidos que é determinada pelo gene (DNA).

43 Observe que os códons UAG, UAA e UGA não especificam nenhum aminoácido; eles indicam o fim de uma cadeia. Note também que o códon AUG serve tanto para codificar o aa. metinina como para determinar o início da síntese de um novo polipeptídeo.

44

45 Código genético é degenerado Analisando a tabela de códons, pode-se perceber que o código genético é degenerado, redundan-te, ou seja, há mais de um códon com o mesmo significado. A alanina, por exemplo, pode ser escolhida por qualquer dos seguintes códons: GCU, GCC, GCA e GCG.

46 Assim, há 61 códons que especificam 20 aa. e três que especificam o fim da cadeia polipeptídica. Mas, apesar de ser reduntante, não é ambíguo, isto é, o mesmo código não serve para dois aa. diferentes.

47 O código genético é praticamente o mesmo para todos os seres vivos é quase universal o que indica uma origem evolutiva comum. Há pouquíssimas exceções, encontradas no código da mitocôndria e em algumas poucas ssp de bactérias e protistas. Os códons só realizam o trabalho de identificação dos aa. com o auxílio do RNAt, q é capaz de se ligar a unidades de aa. dissolvidos no citoplasma e transportá-las até o RNAm. O RNAt é formado por um filamento dobrado. Apresenta regiões com bases emparelha-das e outras com bases livres, onde se formam curvas. Em cada uma das extremidades aparecem as bases CCA (onde se prende o aa.).

48 Em uma das curvas do filamento há um trio de bases que varia de um transportador para outro; esse trio é chamado ANTICÓDON é por meio dele o RNAt se encaixa nos códon do RNAm. A ligação entre o RNAt e o aminoácido é específica. Se o RNAt tem um anticódon CGA, ele vai se ligar exclusivamente ao códon GCU - aa. Alanina. A tradução é feita nos ribossomos. Os RNAt com o respectivo aminoácido se encaixam nos códons do RNAm. Anticódon

49 FASE INICIAÇÃO Aminoácido: Metionina CÓDON DE INICIAÇÃO

50 FASE DE ALONGAMENTO Dipeptídeo RNAt RNAm

51 A medida que um grupo de ribossomos desliza pelo RNAm, os aa. se unem e formam uma molécula de proteína (cadeia polipeptídica). Enquanto isso, os RNAt se soltam e ficam livres para transportar outros aa. A síntese termina quando entra em posições no ribossomo em dos 3 códons de terminação. Como a sequência de códons do RNAm foi moldada pelo DNA, concluímos que este, de forma indireta, determina a sequência de aminoácidos da proteína.

52

53 RNAm Subunidade maior DNA Núcleo RNAm Aminoácidos Subunidade menor Proteína Ribossomos RNAt Citoplasma

54 VÍDEOS: 1)Autoduplicação, transcrição e tradução 2)Ah Vida! 3)Síntese de Proteínas

55 ATIVIDADES p. 148 a 153 1) Explique o que é duplicação semiconservativa. (3) 2) Como é formado um RNA? (3) 3) Onde é fabricado o RNAm? Onde ele desempenha suas funções?(2) 4) Quais as funções dos RNAm, RNAt e RNAr? (5) 5) Uma cadeia de RNA foi produzida tendo como molde o filamento de DNA abaixo: CCA ATA TAG GTC AAT a) Qual é a sequência de bases neste RNA? (1) b) Quantos aminoácidos terá a proteína produzida a partir deste filamento? (1)

56 6) Como é denominada a síntese de RNAm? (1) 7) Qual é o encaixe de bases na formação do RNA?(1) 8) O que são íntrons e éxons? (3) 9) O que são códons? E anticódon? (3) 10) Quais são os códons que determinam o fim de uma cadeia de polipeptídeo? (1) 11) Explique porque se diz que o código genético é degenerado. (3) 12) O que é e onde ocorre a tradução? (3) ***

57 Respostas 1) Porque cada célula-filha de DNA é formada por uma fita antiga, que veio do DNA original, e uma nova. 2) É formado por um único filamento de polinucleotídeos. Cada nucleotídeo é formado de uma Ribose, um fosfato e uma das 4 base nitrogenada (C,G,U,A). 3) O RNAm é fabricado no núcleo e desempenha suas funções no citoplasma. 4) RNAm: Leva o código genético do DNA para o citoplasma. RNAt: transporta aminoácidos. RNAr: participa da estrutura dos ribossomos.

58 5) CCA ATA TAG GTC AAT a) GGU UAU AUC CAG UUA b) 5 AMINOÁCIDOS. 6) Transcrição. 7) Adenina com uracila e guanina com citosina. 8) Íntrons: trechos não funcionais do RNAm. Éxons: trechos funcionais do RNAm. 9) Códon: cada grupo de 3 bases consecutivas no RNAm. Anticódon: trio de bases do RNAt que se encaixa nos códons do RNAm. 10) UAA, UAG, UGA. 11) Porque há mais de um códon com o mesmo significado. 12) A tradução consiste na organização dos aminoácidos soltos no citoplasma pela RNA, formando uma proteína. Ocorre no citoplasma.

59 4 Mutações p. 153 Ao longo da vida, o DNA é exposto a diversos fatores externos, que podem danificar sua molécula e modificar a mensagem genética inicial. Mas, como vimos, há mecanismos de reparo. Durante a duplicação, a DNA-polimerase examina a molécula e pode detectar emparelhamento errados, como A-C em vez de A-T. O nucleotídeo errado é retirado e a enzima acrescenta o correto. A falha nesse mecanismo de verificação de erros modifica o código genético inicial. O gene modificado poderá alterar alguma função da célula e provocar até mesmo uma doença. No xeroderma pigmentoso, a pessoa não tem mecanismo para corrigir danos no DNA da pele, provocados pela radiação ultravioleta. Se ficar exposta ao sol, essa pessoa desenvolver câncer de pele.

60 A mutação se caracteriza quando uma alteração na sequência de bases DNA não e corrigida. A chance de ocorrerem mutações aumenta quando a célula é exposta aos fatores mutagênicos: radiações por materiais radioativos, raios cósmicos do sol e da estrelas, raios X, raios ultravioletas do Sol e diversas substâncias químicas, como as encontradas na fumaça do cigarro. A alteração de uma única base pode fazer surgir uma nova característica. Pode também trazer sérias consequências como ocorre com a anemia faciforme que resulta da troca do ácido glutâmico pela valina na molécula de hemoglobina.

61 Quando a mutação apenas adiciona ou retira uma base da sequência, o efeito é mais grave, pois as sequências de códons ficará completamente alterada a partir desse ponto. A proteína será então totalmente diferente e incapaz de realizar a sua função. A retirada ou entrada de um códon inteiro, é menos grave, pois altera apenas um aminoácido da sequência. Enquanto algumas mutações afetam genes individualmente, outras alteram toda uma região do cromossomo e até um cromossomo inteiro afetando muitos genes ao mesmo tempo (mutação cromossômica). Algumas mutações são neutras, outras podem tornar o indivíduo mais adaptado ao ambiente e por seleção natural, aumentar na população ao longo das gerações, levando a evolução das espécies.

62 ATIVIDADES Aplique seus conhecimentos Responder as questões 1 a 19 Pág. 154 a 157

63 1) A molécula de DNA é frequentemente comparada a uma escada. Que moléculas químicas fazem parte dos "degraus" e das laterais (onde se prendem os "degraus") dessa "escada? R: ATIVIDADES Aplique seus conhecimentos

64 2) No esquema abaixo, as letras A e B indicam duas etapas do metabolismo dos ácidos nucleicos, e os nºs indicam substâncias e estruturas que participam dessa etapa. A. TRANSCRIÇÃO B. TRADUÇÃO a) O que está acorrendo nas etapas A e B? Em que parte da célula elas ocorrem? R: b) Que estruturas estão indicadas pelos números? R:

65 3) As proteínas são responsáveis por muitas características dos seres vivos. Explique por que, por mais carne bovina que uma pessoa coma, ela não vai adquirir características do boi por causa disso. R:

66 4) (Enem) João ficou intrigado com a grande quantidade de notícias envolvendo DNA: clonagem da ovelha Dolly, terapia gênica, testes de paternidade, engenharia genética, etc. Para conseguir entender as notícias, estudou a estrutura da molécula de DNA e seu funcionamento e analisou os dados do quadro a seguir. Analisando-se o DNA de um animal, detectou-se que 40% de suas bases nitrogenadas eram constituídas por Adenina. Relacionando esse valor com o emparelhamento específico das bases, os valores encontrados para as outras bases nitrogenadas foram: a) T = 40%; C = 20%; G = 40% b) T = 10%; C = 10%; G = 40% c) T = 10%; C = 40%; G = 10% d) T = 40%; C = 10%; G = 10% e) T = 40%; C = 60%; G = 60%

67 5. (Enem) Em I está representado o trecho de uma molécula de DNA. Observando o quadro, pode-se concluir que: a) a molécula de DNA é formada por 2 cadeias caracterizadas por sequencias de bases nitrogenadas b) na molécula de DNA, podem existir diferentes tipos de complementação de bases nitrogenadas. c) a quantidade de A presente em uma das cadeias é exatamente igual à quantidade de A da cadeia complementar. d) na molécula de DNA, podem existir 5 diferentes tipos de bases nitrogenadas. e) no processo de mitose, cada molécula de DNA dá origem a 4 moléculas de DNA exatamente iguais.

68 6) (Enem) A figura seguinte representa um modelo de transmissão da informação genética nos sistemas biológicos. No fim do processo, que inclui a replicação, a transcrição e a tradução, há três formas proteicas diferentes denominadas a, b e c. a) a única molécula que participa da produção de proteínas é o DNA. b) o fluxo de informação genética, nos sistemas biológicos, é unidirecional. c) as fontes de informação ativas durante o processo de transcrição são as proteínas. d) é possível obter diferentes variantes proteicas a partir de um mesmo produto de transcrição e) a molécula de DNA possui forma circular e as demais moléculas possuem forma de fita simples linearizadas.

69 7. (Enem) A identificação da estrutura do DNA foi fundamental para compreender seu papel na continuidade da vida. Na década de 1950, um estudo pioneiro determinou a proporção das bases nitrogenadas que compõem moléculas de DNA de várias espécies. A comparação das proporções permitiu concluir que ocorre emparelhamento entre as bases nitrogenadas e que elas formam A.pares de mesmo tipo em todas as espécies, evidenciando a universalidade da estrutura do DNA B.pares diferentes de acordo com a espécie considerada, o que garante a diversidade da vida. C.pares diferentes em diferentes células de uma espécie, como resultado da diferenciação celular. D.pares específicos apenas nos gametas, pois essas células são responsáveis pela perpetuação das espécies. E. pares específicos somente nas bactérias, pois esses organismos são formados por uma única célula.

70 8. (Enem) Um fabricante afirma que um produto disponível comercialmente possui DNA vegetal, elemento que proporcionaria melhor hidratação dos cabelos. Sobre as características químicas dessa molécula essencial à vida, é correto afirmar que o DNA a) de qualquer espécie serviria, já que têm a mesma composição b) de origem vegetal é diferente quimicamente dos demais, pois possui clorofila. c) das bactérias poderia causar mutações no couro cabeludo. d) dos animais encontra-se sempre enovelado e é de difícil absorção. e) de características básicas assegura sua eficiência hidratante.

71 9. (PUC-RIO) Com o advento da Biologia Molecular, o ser humano conseguiu realizar inúmeras façanhas como identificar pessoas que estiveram em determinados locais, realizar testes de paternidade e determinar a relação filogenética entre diferentes seres vivos, através do sequenciamento e homologia dos ácidos desoxirribonucleicos de cada indivíduo. Esse ácido tem como característica ser uma molécula polimérica de fita: a)simples, composta por pentoses, bases nitrogenadas e fosfato. b)dupla, composta de pentoses, bases nitrogenadas e fosfato c)dupla, composta por hexoses, aminoácidos e nitrogênio. d)dupla, composta por nucleotídeos ligados por pontes de enxofre. e)simples, composta por nucleotídeos ligados por pontes de hidrogênio.

72 10) (UFLA) Na tabela a seguir são apresentadas as quantidades de bases nitrogenadas de quatro espécies. Considerando essas informações, o tipo de ácido nucleico de cada espécie é, respectivamente: a) DNA, RNA, DNA, DNA b) DNA, RNA, DNA, RNA c) RNA, RNA, DNA, DNA d) DNA, RNA, RNA, DNA

73 11. Uma mutação, responsável por uma doença sanguínea, foi identificada numa família. Abaixo estão representadas sequências de bases nitrogenadas, normal e mutante; nelas estão destacados o sítio de início da tradução e a base alterada. O ácido nucleico representado acima e o nº de aminoácidos codificados pela sequência de bases, entre o sítio de início da tradução e a mutação, estão corretamente indicados em: a) DNA; 8. b) DNA; 24. c) DNA; 12. d) RNA; 8 e) RNA; 24.

74 12. (UFLA) Analise as seguintes proposições em relação à replicação e transcrição do DNA e ao processo de tradução e, a seguir, marque a alternativa correta. I.Nos processos de replicação e transcrição as principais enzimas envolvidas são a RNA polimerase e a DNA polimerase, respectivamente. II.O processo de tradução ocorre no citoplasma III.A replicação do DNA é conservativa. a) Apenas as proposições II e III estão corretas. b) Apenas as proposições I e III estão corretas. c) Apenas a proposição II está correta d) As proposições I, II e III estão corretas.

75 13. (PUC-RJ) Como consequência de uma mutação hipotética em uma molécula de RNA mensageiro, podemos esperar que ocorram diversas mudanças, à exceção de alterações: A) na transcrição reversa desse RNA para DNA. B) na autoduplicação do DNA que o originou C) na tradução dessa molécula de RNA. D) moleculares em proteínas estruturais originadas desse RNA. E) funcionais em proteínas enzimáticas originadas desse RNA.

76 14. (Fuvest-SP) Há uma impressionante continuidade entre os seres vivos (...). Talvez o exemplo mais marcante seja o da conservação do código genético (...) em praticamente todos os seres vivos. Um código genético de tal maneira universal é evidência de que todos os seres vivos são aparentados e herdaram os mecanismos de leitura do RNA de um ancestral comum. Morgante & Meyer, Darwin e a Biologia, O Biólogo 10:12 20, O termo código genético refere-se a)ao conjunto de trincas de bases nitrogenadas, cada trinca correspondendo a um determinado aminoácido b)ao conjunto de todos os genes dos cromossomos de uma célula, capazes de sintetizar diferentes proteínas. c)ao conjunto de proteínas sintetizadas a partir de uma sequência específica de RNA. d)a todo o genoma de um organismo, formado pelo DNA de suas células somáticas e reprodutivas. e)à síntese de RNA a partir de uma das cadeias do DNA, que serve de modelo.

77 15. Após o anúncio histórico da criação de vida artificial no laboratório do geneticista Craig Venter o mesmo responsável pela decodificação do genoma humano em 2001, o presidente dos EUA, Barack Obama, pediu a seus conselheiros especializados em biotecnologia para analisarem as consequências e as implicações da nova técnica. (O Globo on line, 22/05/2010) A experiência de Venter ainda não explica como a vida começou, mas reforça novamente que, sob determinadas condições, fragmentos químicos são unidos para formar a principal molécula responsável pelo código genético da vida. Para a síntese de uma molécula de DNA em laboratório, a partir de uma fita molde de DNA, além do primer, deve-se utilizar a)nucleotídeos de Timina, Citosina, Guanina e Adenina; DNA e RNA polimerase. b)nucleotídeos de Timina, Citosina, Guanina e Uracila; e DNA polimerase. c)nucleotídeos de Timina, Citosina, Guanina e Adenina; e DNA polimerase d)nucleotídeos de Timina, Citosina, Guanina e Uracila; e RNA polimerase. e)nucleotídeos de Timina, Citosina, Guanina, Uracila e Adenina; e DNA polimerase.

78 16. (UEPB) Uma molécula de DNA, com sequencia de bases GCATGGTCATAC, permite a formação de um RNA mensageiro com a seguinte sequencia de bases: A.CGTACCAGTAGT. B.CGUACCAGUAUG C.GCUAGGACUATU. D.CGTACCTACTCA. E.GCATGGTCATAC.

79 17.(UEL-PR) Em 1953, James Watson e Francis Crick elucidaram a estrutura tridimensional da dupla hélice de DNA e postularam q o pareamento específico de bases nitrogenadas sugere um possível mecanismo de cópia para o material genético. Baseado neste postulado, o processo de duplicação do DNA é considerado como sendo semiconservativo porque: a) A dupla-hélice original permanece intacta e uma nova dupla-hélice é formada. b) Os dois filamentos da dupla-hélice original se separam e cada um serve como molde para uma nova fita c) Ambos os filamentos da dupla-hélice original se fragmentam e servem como moldes para síntese de novos fragmentos. d) Um dos filamentos da dupla-hélice original serve de cópia para as duas fitas de DNA. e) Os filamentos da dupla-hélice original permutam as suas fitas para servirem de cópias de DNA.

80 18. (Unicamp-SP) Em um experimento, um segmento de DNA que contém a região codificadora de uma proteína humana foi introduzido em um plasmídeo e passou a ser expresso em uma bactéria. Considere que o 50º códon do RNA mensageiro produzido na bactéria a partir desse segmento seja um códon de parada da tradução. Nesse caso, é correto afirmar que: a)a proteína resultante da tradução desse RNA mensageiro possui 50 aminoácidos. b)a proteína resultante da tradução desse RNA mensageiro possui 49 aminoácidos c)a proteína resultante da tradução desse RNA mensageiro possui 150 aminoácidos. d)nenhuma proteína é formada, pois esse RNA mensageiro apresenta um códon de parada.

81 19 (UPE 2006) Ao final da década de 70, um grupo de cientistas postulou a hipótese de que a origem da vida está no RNA. Um RNA diferente e capaz de se duplicar sem ajuda de enzimas. A proposta do estudo O mundo do RNA vem ganhando apoio, embora não tenha uma ampla aceitação. Sobre essa molécula, assinale a alternativa que descreve corretamente a sua estrutura. a) O RNA é uma molécula grande, formada de nucleotídeos e com os mesmos constituintes fundamentais do DNA b) Um nucleotídeo de RNA é formado por uma molécula de ácido fosfórico, uma molécula de açúcar, que é a desoxirribose, e uma base nitrogenada. c) As bases nitrogenadas do RNA são as mesmas do DNA: adenina, guanina, timina e citosina. d) A molécula de RNA possui aspecto de dupla hélice, e, tal como ocorre no DNA, as duas cadeias de nucleotídeos são mantidas unidas por pontes de hidrogênio. e) O RNA origina-se por um processo de transcrição, no qual o trecho da molécula de DNA, que contém um gene a ser transcrito, se abre pela ação da enzima DNA polimerase.

82 REFERÊNCIA LINHARES e GEWANDSZNAJDER. Biologia Hoje. Volume 1. 2ª Edição. São Paulo: Editora Ática, 2013.

GENÉTICA: DE MENDEL AO DNA. Como os genes influenciam as características?

GENÉTICA: DE MENDEL AO DNA. Como os genes influenciam as características? GENÉTICA: DE MENDEL AO DNA Como os genes influenciam as características? O que faz com que um alelo seja dominante ou recessivo? Por que alguns genes provocam doenças? PROBLEMATIZAÇÃO Quais são os ácidos

Leia mais

GENÉTICA: DE MENDEL AO DNA

GENÉTICA: DE MENDEL AO DNA GENÉTICA: DE MENDEL AO DNA Como os genes influenciam as características? O que faz com que um alelo seja dominante ou recessivo? Por que alguns genes provocam doenças? PROBLEMATIZAÇÃO Quais são os ácidos

Leia mais

DNA: Replicação e Transcrição. Professora: MSc Monyke Lucena

DNA: Replicação e Transcrição. Professora: MSc Monyke Lucena EXTRA, EXTRA Se a mãe for (DD) e o pai (D), nenhum dos descendentes será daltónico nem portador. Se a mãe (DD) e o pai for (d), nenhum dos descendentes será daltônico, porém as filhas serão portadoras

Leia mais

Duplicação do DNA & Síntese de proteínas

Duplicação do DNA & Síntese de proteínas Duplicação do DNA & Síntese de proteínas Aula de Biologia Tema: Duplicação do DNA & Síntese Protéica Daniel Biólogo Planetabiologia.com ÁCIDOS NUCLÉICOS 1) Conceito: Os Ácidos Nucléicos são macromoléculas,

Leia mais

Núcleo celular. Responsável pela transmissão da hereditariedade e centro de comando das atividades celulares. Carioteca

Núcleo celular. Responsável pela transmissão da hereditariedade e centro de comando das atividades celulares. Carioteca Núcleo celular Responsável pela transmissão da hereditariedade e centro de comando das atividades celulares Carioteca Dupla camada de lipídios, contendo poros (passagem de grandes moléculas) Cariolinfa

Leia mais

BIOLOGIA. Moléculas, Células e Tecidos Transcrição e Tradução. Prof. Daniele Duó

BIOLOGIA. Moléculas, Células e Tecidos Transcrição e Tradução. Prof. Daniele Duó BIOLOGIA Moléculas, Células e Tecidos Prof. Daniele Duó O código genético É a relação entre a sequência de bases no DNA e a sequência correspondente de aminoácidos, na proteína; Guarda toda informação

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Pág. 119 Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ Dois irmãos, podem

Leia mais

1 Elab.: Prof. : Gilmar

1 Elab.: Prof. : Gilmar 1 Elab.: Prof. : Gilmar 2 Elab.: Prof. : Gilmar Introdução Os ácidos nucléicos são responsáveis pelo controle de todas as atividades e pela manutenção da estrutura das células, além de estarem relacionados

Leia mais

Ácidos nucleicos (DNA e RNA) e os genes

Ácidos nucleicos (DNA e RNA) e os genes Disciplina: Biologia Humana Profa. Me. Vivian C. Langiano Ácidos nucleicos (DNA e RNA) e os genes De Robertis, E. Bases da Biologia Celular e Molecular. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 4 ed. 2006. cap

Leia mais

14/02/2017. Genética. Professora Catarina

14/02/2017. Genética. Professora Catarina 14/02/2017 Genética Professora Catarina 1 A espécie humana Ácidos nucleicos Tipos DNA ácido desoxirribonucleico RNA ácido ribonucleico São formados pela união de nucleotídeos. 2 Composição dos nucleotídeos

Leia mais

Duplicação do DNA e Síntese de PROTEÍNAS. Telmo Giani Fonte: Internet

Duplicação do DNA e Síntese de PROTEÍNAS. Telmo Giani Fonte: Internet Duplicação do DNA e Síntese de PROTEÍNAS Telmo Giani Fonte: Internet OS ÁCIDOS NUCLEICOS DNA Ácido fosfórico Desoxirribose Bases Púricas: A e G Bases Pirimídicas: C e T Dupla fita RNA Ácido fosfórico Ribose

Leia mais

Duplicação do DNA e Síntese de PROTEÍNAS

Duplicação do DNA e Síntese de PROTEÍNAS Duplicação do DNA e Síntese de PROTEÍNAS Nucleotídeos É a unidade formadora dos ácidos nucléicos: DNA e RNA. É composto por um radical fosfato, uma pentose (ribose RNA e desoxirribose DNA) e uma base nitrogenada

Leia mais

Biologia. Código Genético. Professor Enrico Blota.

Biologia. Código Genético. Professor Enrico Blota. Biologia Código Genético Professor Enrico Blota www.acasadoconcurseiro.com.br Biologia CÓDIGO GENÉTICO NÚCLEO E SÍNTESE PROTEICA O núcleo é de fundamental importância para grande parte dos processos que

Leia mais

Estrutura do DNA 16/05/2018 ÁCIDOS NUCLÉICOS HISTÓRICO ÁCIDOS NUCLÉICOS. Adenina. Guanina. Citosina. Uracila. Timina GREGOR MENDEL

Estrutura do DNA 16/05/2018 ÁCIDOS NUCLÉICOS HISTÓRICO ÁCIDOS NUCLÉICOS. Adenina. Guanina. Citosina. Uracila. Timina GREGOR MENDEL ÁCIDOS NUCLÉICOS ÁCIDOS NUCLÉICOS: são substâncias formadoras de genes, constituídas por um grande número de NUCLEOTÍDEOS, que são unidades formadas por três tipos de substâncias químicas: - Uma base nitrogenada:

Leia mais

Genética de microrganismos. Disciplina: Princípios de Microbiologia Professor: José Belasque Junior Monitora: Gislâine Vicente dos Reis

Genética de microrganismos. Disciplina: Princípios de Microbiologia Professor: José Belasque Junior Monitora: Gislâine Vicente dos Reis Genética de microrganismos Disciplina: Princípios de Microbiologia Professor: José Belasque Junior Monitora: Gislâine Vicente dos Reis Piracicaba, outubro 2014 Histórico 1868- Primeiro a estudar o núcleo

Leia mais

BIOLOGIA EXERCÍCIOS. Anabolismo Nuclear

BIOLOGIA EXERCÍCIOS. Anabolismo Nuclear Anabolismo Nuclear EXERCÍCIOS 1. mesmo responsável pela decodificação do genoma humano em 2001, o presidente dos EUA, Barack Obama, pediu a seus conselheiros especializados em biotecnologia para analisarem

Leia mais

PROVA DE BIOLOGIA DIA 12/09 QUARTA-FEIRA

PROVA DE BIOLOGIA DIA 12/09 QUARTA-FEIRA PROVA DE BIOLOGIA DIA 12/09 QUARTA-FEIRA CAPÍTULOS: 9, 10 e 11 (até p. 139) CONTEÚDOS: - Fotossíntese - Núcleo, Ácidos nucleicos e Clonagem - Cromatina e Cromossomos COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P.

Leia mais

DNA - ATGCCGAAATTTGCG. O segmento de RNAm formado na transcrição terá a sequência de bases: RNA - UACGGCUUUAAACGC

DNA - ATGCCGAAATTTGCG. O segmento de RNAm formado na transcrição terá a sequência de bases: RNA - UACGGCUUUAAACGC Transcrição da informação genética A síntese de RNA (mensageiro, por exemplo) se inicia com a separação das duas fitas de DNA. Apenas uma das fitas do DNA serve de molde para a produção da molécula de

Leia mais

GENÉTICA: PROF. ME. GILCELE BERBER

GENÉTICA: PROF. ME. GILCELE BERBER GENÉTICA: PROF. ME. GILCELE BERBER Introdução à Genética Humana Conceito de Genética Ciência dos genes, da hereditariedade e da variação dos organismos. Ramo da Biologia: estuda a forma como se transmitem

Leia mais

genética molecular genética clássica DNA RNA polipeptídio GENÉTICA Exercícios 1. Julgue os itens que se seguem.

genética molecular genética clássica DNA RNA polipeptídio GENÉTICA Exercícios 1. Julgue os itens que se seguem. GENÉTICA clássica molecular DNA RNA polipeptídio Exercícios 1. Julgue os itens que se seguem. 01. As cadeias de RNA mensageiros são formadas por enzimas que complementam a sequência de bases de um segmento

Leia mais

Organização estrutural e funcional do núcleo. Professor Otaviano Ottoni Netto

Organização estrutural e funcional do núcleo. Professor Otaviano Ottoni Netto Organização estrutural e funcional do núcleo Professor Otaviano Ottoni Netto Núcleo Celular Estrutura do Núcleo Alberts et al., 1994 - págs 335 e 345 _Tráfego de proteínas entre núcleo e citoplasma_

Leia mais

Genética Molecular Prof. Fernando Belan - BIOLOGIAMAIS

Genética Molecular Prof. Fernando Belan - BIOLOGIAMAIS Genética Molecular Prof. Fernando Belan - BIOLOGIAMAIS DNA O DNA é formado por 3 elementos básicos. Fosfato, Pentose (desoxirribose) e uma base nitrogenada. Essa unidade é chamada de nucleotídeo. As bases

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO I ÁCIDOS NUCLEICOS

LISTA DE RECUPERAÇÃO I ÁCIDOS NUCLEICOS LISTA DE RECUPERAÇÃO I ÁCIDOS NUCLEICOS 1) (OSEC-SP) - Quanto à sua estrutura química, o DNA e o RNA são A) polipeptídeos. B) nucleoproteínas. C) polissacarídeos. D) fosfatídeos. E) polinucleotídeos. 2)

Leia mais

Genética Molecular. Tema 1: Genética Molecular. Prof. Leandro Parussolo

Genética Molecular. Tema 1: Genética Molecular. Prof. Leandro Parussolo Instituto Federal de Santa Catarina Câmpus Florianópolis Unidade Curricular: Biologia I Tema 1: Genética Molecular Genética Molecular Prof. Leandro Parussolo leandro.parussolo@ifsc.edu.br Genética Estuda

Leia mais

Bio. Semana 16. Rubens Oda Alexandre Bandeira (Julio Souza Junior)

Bio. Semana 16. Rubens Oda Alexandre Bandeira (Julio Souza Junior) Semana 16 Rubens Oda Alexandre Bandeira (Julio Souza Junior) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

Leia mais

ESTRUTURA E FUNÇÃO DOS GENES E CROMOSSOMOS

ESTRUTURA E FUNÇÃO DOS GENES E CROMOSSOMOS Faculdade Ciência da Vida Disciplina: Genética Básica Aula 2 ESTRUTURA E FUNÇÃO DOS GENES E CROMOSSOMOS PROFESSORA: Fernanda Guimarães E-MAIL: guimaraes.biologia@gmail.com NÚCLEO Abriga do material genético

Leia mais

CÓDIGO GENÉTICO E SÍNTESE PROTEICA

CÓDIGO GENÉTICO E SÍNTESE PROTEICA Terceirão Biologia 1 Professor João CÓDIGO GENÉTICO E SÍNTESE PROTEICA Dogma central da Biologia Descreve o fluxo unidirecional de informações, do DNA à síntese de proteínas. Duplicação/Replicação Síntese

Leia mais

Resoluções das atividades

Resoluções das atividades Resoluções das atividades Aula 8 Ácidos nucleicos Atividades para sala 01 D 02 B No DNA, ocorrem duas fitas de polinucleotídios. As duas fitas são unidas por pontes de hidrogênio estabelecidas entre os

Leia mais

ÁCIDOS NUCLÉICOS 15/6/2010. Universidade Federal de Mato Grosso Disciplina de Bioquímica. - Desoxirribose, presente no DNA; - Ribose, presente no RNA.

ÁCIDOS NUCLÉICOS 15/6/2010. Universidade Federal de Mato Grosso Disciplina de Bioquímica. - Desoxirribose, presente no DNA; - Ribose, presente no RNA. Universidade Federal de Mato Grosso Disciplina de Bioquímica ÁCIDOS NUCLÉICOS Prof. Msc. Reginaldo Vicente Ribeiro Cuiabá Maio de 2010 São as biomoléculas com a função de armazenamento e expressão da informação

Leia mais

A Estrutura do DNA e o sistema de Dupla Hélice.

A Estrutura do DNA e o sistema de Dupla Hélice. A Estrutura do DNA e o sistema de Dupla Hélice. A manipulação do DNA e de seus genes é uma revolução científica que permitiu a descoberta da ação de várias doenças e a produção de medicamentos específicos.

Leia mais

RNA e DNA Parte II. Profª Renata 9º ano / 2018

RNA e DNA Parte II. Profª Renata 9º ano / 2018 RNA e DNA Parte II Profª Renata 9º ano / 2018 continuação TRANSCRIÇÃO E TRADUÇÃO RNA (ácido ribonucleico) Todas as moléculas de RNA são cópias de algum segmento de DNA, ou seja, de um gene; TRANSCRIÇÃO

Leia mais

21/08/2017 DOGMA DA BIOLOGIA MOLECULAR TRADUÇÃO TRADUÇÃO TRADUÇÃO FACULDADE EDUCACIONAL DE MEDIANEIRA. Profª. Dra. Patrícia Bellon.

21/08/2017 DOGMA DA BIOLOGIA MOLECULAR TRADUÇÃO TRADUÇÃO TRADUÇÃO FACULDADE EDUCACIONAL DE MEDIANEIRA. Profª. Dra. Patrícia Bellon. FACULDADE EDUCACIONAL DE MEDIANEIRA DOGMA DA BIOLOGIA MOLECULAR NÚCLEO Profª. Dra. Patrícia Bellon. CITOPLASMA Agosto/2017 O que é tradução? Processo pelo qual a informação genética transcrita em RNAm

Leia mais

Profº André Montillo

Profº André Montillo Profº André Montillo www.montillo.com.br Definição: É um polímero, ou seja, uma longa cadeia de nucleotídeos. Estrutura Molecular dos Nucleotídeos: Os nucleotídeos são constituídos por 3 unidades: Bases

Leia mais

ÁCIDOS NUCLEICOS.

ÁCIDOS NUCLEICOS. ÁCIDOS NUCLEICOS ÁCIDOS NUCLEICOS ÁCIDOS NUCLEICOS, DNA e RNA, são moléculas que contêm as instruções de como fazer o organismo. Elas são formadas de nucleotídeos, que são uma base nitrogenada, um fosfato

Leia mais

GABARITO - TRANSCRIÇÃO E TRADUÇÃO

GABARITO - TRANSCRIÇÃO E TRADUÇÃO GABARITO - TRANSCRIÇÃO E TRADUÇÃO 9º ANO BIOLOGIA LUCIANA 3º BIM Lista de exercícios de vestibular PARA TREINAR ALGUNS CONCEITOS IMPORTANTES COPIE NO SEU CADERNO AS QUESTÕES: 1, 3, 4 E 13. 1.(UFERSA) Considere

Leia mais

Biologia 1E. Aula 02 e 03 Autoduplicação do DNA Transcrição e Tradução

Biologia 1E. Aula 02 e 03 Autoduplicação do DNA Transcrição e Tradução Biologia 1E Aula 02 e 03 Autoduplicação do DNA Transcrição e Tradução Divisão Celular Divisão das Células Para que? 1.Formar novos seres unicelulares. 2.Crescimento nos seres Pluricelulares. 3.Reposição

Leia mais

BIOQUÍMICA GERAL. Prof. Dr. Franciscleudo B. Costa UATA/CCTA/UFCG. Aula 7 Ácidos Nucleicos. Definição NUCLEOTÍDEO (RNA)

BIOQUÍMICA GERAL. Prof. Dr. Franciscleudo B. Costa UATA/CCTA/UFCG. Aula 7 Ácidos Nucleicos. Definição NUCLEOTÍDEO (RNA) Universidade Federal de Campina Grande Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar Unidade Acadêmica de Tecnologia de Alimentos BIOQUÍMICA GERAL Definição Importância e aplicações Estrutura Geral Função

Leia mais

REVISÃO: Terceira Unidade Nutrição

REVISÃO: Terceira Unidade Nutrição REVISÃO: Terceira Unidade Nutrição Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto JUL/2011 HISTÓRICO 1957 CRICK e GAMOV Dogma Central da Biologia Molecular A Célula DIFERENCIAÇÃO Núcleo: DNA CRESCIMENTO

Leia mais

M Ó D U L O S C O N T E M P L A D O S

M Ó D U L O S C O N T E M P L A D O S M Ó D U L O S C O N T E M P L A D O S IBML - Introdução à Biologia Molecular RETT - Replicação, Transcrição e Tradução SNPR - Síntese de Proteínas EXBL - Exercícios de Biologia Molecular C U R S O D I

Leia mais

TRANSCRIÇÕES GÊNICAS. BIOLOGIA Keffn Arantes

TRANSCRIÇÕES GÊNICAS. BIOLOGIA Keffn Arantes TRANSCRIÇÕES GÊNICAS BIOLOGIA Keffn Arantes Tipos de RNA RNA mensageiro (RNAm) A formação do RNAm chama-se transcrição e é semelhante à replicação do DNA. Tipos de RNA RNA transportador (RNAt) Também chamado

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2017 1ª PROVA SUBSTITUTIVA DE BIOLOGIA Aluno (a): Nº Ano: 2º Turma: Data: 16/05/2017 Nota: Professor(a): Regina Volpato Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

Qual o nome das bases pirimídicas?. R: Timina e Citosina. Quais os constituintes dos nucleótidos?

Qual o nome das bases pirimídicas?. R: Timina e Citosina. Quais os constituintes dos nucleótidos? O que significam as siglas? R: Ácido desoxirribonucleico. A molécula de tem mensagens codificadas em sequências de que contêm bases púricas e pirimídicas. R: nucleótidos Qual o nome das bases pirimídicas?.

Leia mais

IMPORTÂNCIA DA GENÉTICA PARA ÁREA DA SAÚDE: Diagnóstico clínico: alteração no número ou estrutura dos cromossomos (síndrome de Down)

IMPORTÂNCIA DA GENÉTICA PARA ÁREA DA SAÚDE: Diagnóstico clínico: alteração no número ou estrutura dos cromossomos (síndrome de Down) Aplicações: IMPORTÂNCIA DA GENÉTICA PARA ÁREA DA SAÚDE: Diagnóstico clínico: alteração no número ou estrutura dos cromossomos (síndrome de Down) Mapeamento genético e identificação: mapeamento de genes

Leia mais

CÉLULAS 2/14/2017 FACULDADE EDUCACIONAL DE MEDIANEIRA COMPOSIÇÃO MOLECULAR DAS CÉLULAS COMPOSIÇÃO QUÍMICA DAS CÉLULAS COMPOSIÇÃO MOLECULAR DAS CÉLULAS

CÉLULAS 2/14/2017 FACULDADE EDUCACIONAL DE MEDIANEIRA COMPOSIÇÃO MOLECULAR DAS CÉLULAS COMPOSIÇÃO QUÍMICA DAS CÉLULAS COMPOSIÇÃO MOLECULAR DAS CÉLULAS 2/14/2017 FACULDADE EDUCACIONAL DE MEDIANEIRA CÉLULAS Células são estruturas complexas e diversas; São capazes de autoreplicação; Realizam uma ampla variedade de papeis especializados em organismos multicelulares:

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília. Profa. Renata Coelho

Aulas Multimídias Santa Cecília. Profa. Renata Coelho Aulas Multimídias Santa Cecília Profa. Renata Coelho Duplicação, transcrição e tradução DNA Modelo de Watson e Crick, proposto em 2 de abril de 1953: DNA é formado por 2 fitas (dupla hélice) Cada filamento

Leia mais

Estrutura do DNA. Macromoléculas Ácidos Nucleicos (DNA e RNA) Estrutura dos ácidos nucleicos. Estrutura dos ácidos nucleicos 09/03/2017

Estrutura do DNA. Macromoléculas Ácidos Nucleicos (DNA e RNA) Estrutura dos ácidos nucleicos. Estrutura dos ácidos nucleicos 09/03/2017 Macromoléculas Ácidos Nucleicos (DNA e RNA) Estrutura do DNA James Watson e Francis Crick (1953) Esclareceram a estrutura do DNA: dupla hélice composta de 2 filamentos de nucleotídeosque se enrolam em

Leia mais

- Ácidos Nucleicos e Síntese Proteica - Profª Samara

- Ácidos Nucleicos e Síntese Proteica - Profª Samara - Ácidos Nucleicos e Síntese Proteica - Profª Samara A verdade por trás da descoberta da estrutura do DNA Rosalind Franklin Mãe do DNA (1920-1958) Erwin Chargaff (1905-2002) FOTO 51 1953 James Watson e

Leia mais

Prof. Marcelo Langer. Curso de Biologia. Aula 16 Genética

Prof. Marcelo Langer. Curso de Biologia. Aula 16 Genética Prof. Marcelo Langer Curso de Biologia Aula 16 Genética FUNCIONAMENTO DO GENE Um gene não funciona em todas as células, mas somente em um tipo de célula, onde tem relação à sua função. Isso ocorre devido

Leia mais

Biologia Celular e Molecular:

Biologia Celular e Molecular: Disciplina: Biologia Celular e Molecular: Estrutura e Fisiologia da Célula Os Ácidos Nucleicos Os ácidos nucleicos são as maiores moléculas encontradas no mundo vivo e responsáveis pelo controle dos processos

Leia mais

Tema da aula/lista de exercício: Aula 7 Replicação/Transcrição/Tradução

Tema da aula/lista de exercício: Aula 7 Replicação/Transcrição/Tradução Disciplina: Biologia Profa: Laure Turma: TR / / Tema da aula/lista de exercício: Aula 7 Replicação/Transcrição/Tradução 1. (Unicamp) Em um experimento, um segmento de DNA que contém a região codificadora

Leia mais

Síntese de Proteínas. Professora: Luciana Ramalho 2017

Síntese de Proteínas. Professora: Luciana Ramalho 2017 Síntese de Proteínas Professora: Luciana Ramalho 2017 Introdução O que torna Você diferente do seu amigo? Ou de um fungo? R: É o DNA! Como o DNA influencia nas suas características? R: Ele codifica as

Leia mais

DNA RNA Proteínas. Organização estrutural e funcional do núcleo 04/04/2017. Processamento (Splicing) Tradução (citoplasma) Replicação.

DNA RNA Proteínas. Organização estrutural e funcional do núcleo 04/04/2017. Processamento (Splicing) Tradução (citoplasma) Replicação. Organização estrutural e funcional do núcleo DNA RNA Proteínas Replicação Transcrição Processamento (Splicing) Tradução (citoplasma) Cromatina - Eucromatina - Heterocromatina Cromossomo - Mitose 1 DNA

Leia mais

Ácidos nucleicos. Disponível em: <http://carmelourso.files.wordpress.com/2011/08/3d-dna-cover.jpg>. Acesso em: 21 fev

Ácidos nucleicos. Disponível em: <http://carmelourso.files.wordpress.com/2011/08/3d-dna-cover.jpg>. Acesso em: 21 fev Ácidos nucleicos Ácidos nucleicos Disponível em: . Acesso em: 21 fev. 2012. Núcleo celular Define as características morfofisiológicas da

Leia mais

Ribose. Púricas (dois anéis): Adenina e Guanina. Bases nitrogenadas Pirimídicas (um anel): Timina, Citosina e Uracila

Ribose. Púricas (dois anéis): Adenina e Guanina. Bases nitrogenadas Pirimídicas (um anel): Timina, Citosina e Uracila DNA RNA 17/04/2017 Genes (ou Gen) é uma parte do DNA capaz de sintetizar uma proteína específica. O DNA (Ácido Desoxiribonucleico) é formado pela união de nucleotídeos. Fosfato Ribose Glicídio do grupo

Leia mais

Capítulo 13 Acidos Nucleicos

Capítulo 13 Acidos Nucleicos Capítulo 13 Acidos Nucleicos O modelo da dupla hélice O modelo da estrutura molecular do DNA foi proposto em 1953 por Watson e Crick e é aceito até hoje. Eles ganharam o prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia

Leia mais

Disciplina : Biologia Molecular: conceitos e Técnicas. Professora. Dra. Andrea Soares da Costa Fuentes

Disciplina : Biologia Molecular: conceitos e Técnicas. Professora. Dra. Andrea Soares da Costa Fuentes Disciplina : Biologia Molecular: conceitos e Técnicas Professora. Dra. Andrea Soares da Costa Fuentes Revisão Geral Sumário História da Genética Molecular DNA e RNA Dogma Central Replicação Transcrição

Leia mais

Assinale abaixo quais os processos que resultam na expressão das características individuais:

Assinale abaixo quais os processos que resultam na expressão das características individuais: Atividade extra Questão 1 O DNA é formado por pedaços capazes de serem convertidos em algumas características. Esses pedaços são chamados de genes. Assinale abaixo quais os processos que resultam na expressão

Leia mais

Anabolismo Nuclear e Divisão Celular

Anabolismo Nuclear e Divisão Celular 1. (UFRN) Uma proteína X codificada pelo gene Xp é sintetizada nos ribossomos, a partir de um RNAm. Para que a síntese aconteça, é necessário que ocorram, no núcleo e no citoplasma, respectivamente, as

Leia mais

EXERCÍCIOS DE MONITORIA 2º PERÍODO AGOSTO BIOLOGIA RECUP. PARCIAL

EXERCÍCIOS DE MONITORIA 2º PERÍODO AGOSTO BIOLOGIA RECUP. PARCIAL 1ª série Ens. Médio 1. A figura a seguir refere-se à hereditariedade: a) EXERCÍCIOS DE MONITORIA 2º PERÍODO AGOSTO BIOLOGIA RECUP. PARCIAL b) Explique de que forma a molécula de DNA atua no fenômeno da

Leia mais

BIOLOGIA. Moléculas, células e tecidos. Transcrição e tradução Parte 1. Professor: Alex Santos

BIOLOGIA. Moléculas, células e tecidos. Transcrição e tradução Parte 1. Professor: Alex Santos BIOLOGIA Moléculas, células e tecidos Professor: Alex Santos Tópicos em abordagem : Parte 1 - Dogma central da biologia I Estrutura e funções dos ácidos nucleicos; II Replicação do DNA; II Transcrição;

Leia mais

Estágio Docência. Vanessa Veltrini Abril Doutoranda em. Março de 2007

Estágio Docência. Vanessa Veltrini Abril Doutoranda em. Março de 2007 Ação Gênica Estágio Docência Vanessa Veltrini Abril Doutoranda em Genética e Melhoramento Animal Março de 2007 Qual é a função do DNA? Como a informação genética é transportada? Genes TRANSFERÊNCIA DE

Leia mais

ÁCIDOS NUCLÉICOS ESTRUTURA E FUNÇÕES

ÁCIDOS NUCLÉICOS ESTRUTURA E FUNÇÕES DNA ÁCIDOS NUCLÉICOS ESTRUTURA E FUNÇÕES Prof. Edimar Campos Antes de 1950 sabia-se apenas que qualquer que fosse a natureza do material genético, ele deveria possuir 3 características importantes: O MATERIAL

Leia mais

Princípios de Sistemática Molecular

Princípios de Sistemática Molecular ! Ciências teóricas e sistemática biológica "! DNA, genes, código genético e mutação! Alinhamento de seqüências! Mudanças evolutivas em seqüências de nucleotídeos! Otimização em espaços contínuos e discretos!

Leia mais

Ácidos Nucleicos: Nucleotídeos, DNA e RNA. Bianca Lobão - nº USP: Caio Lourenço - nº USP: Giulia Santos - nº USP:

Ácidos Nucleicos: Nucleotídeos, DNA e RNA. Bianca Lobão - nº USP: Caio Lourenço - nº USP: Giulia Santos - nº USP: Ácidos Nucleicos: Nucleotídeos, DNA e RNA Bianca Lobão - nº USP: 9370841 Caio Lourenço - nº USP: Giulia Santos - nº USP: 9370726 Nucleotídeos Compõem a estrutura das moléculas de DNA e RNA; São compostos

Leia mais

Biologia Molecular. (Síntese Proteica e Replicação do DNA) a) molécula de RNAr. b) moléculas de RNAt. c) bases nitrogenadas. d) molécula de RNAm.

Biologia Molecular. (Síntese Proteica e Replicação do DNA) a) molécula de RNAr. b) moléculas de RNAt. c) bases nitrogenadas. d) molécula de RNAm. a) molécula de RNAr. b) moléculas de RNAt. c) bases nitrogenadas. d) molécula de RNAm. 4) (UFJF 2016) O anticódon é uma região específica de nucleotídeos encontrada: Professora: Camila Cruz Sábado, 14

Leia mais

Estruturas Pedagógicas. Área disciplinar de Biologia e Geologia Ano letivo 2018/2019

Estruturas Pedagógicas. Área disciplinar de Biologia e Geologia Ano letivo 2018/2019 Estruturas Pedagógicas Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços da Região Centro Área disciplinar de Biologia e Geologia Ano letivo 2018/2019 QUESTÃO AULA DE BIOLOGIA E GEOLOGIA

Leia mais

Estruturas Pedagógicas. Área disciplinar de Biologia e Geologia Ano letivo 2018/2019

Estruturas Pedagógicas. Área disciplinar de Biologia e Geologia Ano letivo 2018/2019 Estruturas Pedagógicas Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços da Região Centro Área disciplinar de Biologia e Geologia Ano letivo 2018/2019 QUESTÃO AULA DE BIOLOGIA E GEOLOGIA

Leia mais

3 Nucleotídeos e Ácidos Nucléicos

3 Nucleotídeos e Ácidos Nucléicos 1 3 Nucleotídeos e Ácidos Nucléicos - São compostos ricos em energia - Funcionam como sinais químicos - São reservatórios moleculares da informação genética a) Nucleotídeos - São encontrados polimerizados

Leia mais

Do DNA à Proteína: Síntese protéica. Profa. Dra. Viviane Nogaroto

Do DNA à Proteína: Síntese protéica. Profa. Dra. Viviane Nogaroto Do DNA à Proteína: Síntese protéica TRADUÇÃO: informação genética em moléculas de mrna é traduzida nas sequências de aminoácidos de proteínas de acordo com especificações do código genético. DO DNA À PROTEÍNA

Leia mais

NOME: N CADERNO DE RECUPERAÇÃO DE BIOLOGIA EM TURMA 212 PROFª FERNANDA 2º BIMESTRE

NOME: N CADERNO DE RECUPERAÇÃO DE BIOLOGIA EM TURMA 212 PROFª FERNANDA 2º BIMESTRE 1925 *** COLÉGIO MALLET SOARES *** 2017 92 ANOS DE TRADIÇÃO, RENOVAÇÃO E QUALIDADE DEPARTAMENTO DE ENSINO DATA: / / NOTA: NOME: N CADERNO DE RECUPERAÇÃO DE BIOLOGIA EM TURMA 212 PROFª FERNANDA 2º BIMESTRE

Leia mais

1. (Acafe 2016) Cientistas identificam nova mutação genética relacionada à obesidade.

1. (Acafe 2016) Cientistas identificam nova mutação genética relacionada à obesidade. 1. (Acafe 2016) Cientistas identificam nova mutação genética relacionada à obesidade. Um estudo realizado por pesquisadores do departamento de medicina da Imperial College London, na Inglaterra, revelou

Leia mais

AULA TEMÁTICA. DNA: uma análise bioquímica

AULA TEMÁTICA. DNA: uma análise bioquímica AULA TEMÁTICA DNA: uma análise bioquímica QUÍMICA Prof. Hedilberto Alves Questão 01 Diversos mecanismos importantes para a manutenção da vida na Terra estão relacionados com interações químicas. A interação

Leia mais

Introdução a Biologia Molecular: DNA Nutrição

Introdução a Biologia Molecular: DNA Nutrição Introdução a Biologia Molecular: DNA Nutrição Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto ABR/2011 HISTÓRICO Organização Células DNA + Proteínas Informação das proteínas e RNAs que serão sintetizadas

Leia mais

Plano de Aulas. Biologia. Módulo 22 Genética molecular e biotecnologia

Plano de Aulas. Biologia. Módulo 22 Genética molecular e biotecnologia Plano de Aulas Biologia Módulo 22 Genética molecular e biotecnologia Resolução dos exercícios propostos Retomada dos conceitos 10 CAPÍTULO 1 1 a As bases nitrogenadas são complementares por meio de pontes

Leia mais

Transcrição é a primeira etapa da expressão do gene. Envolve a cópia da sequência de DNA de um gene para produzir uma molécula de RNA

Transcrição é a primeira etapa da expressão do gene. Envolve a cópia da sequência de DNA de um gene para produzir uma molécula de RNA TRANSCRIÇÃO - Pontos Principais: Transcrição é a primeira etapa da expressão do gene. Envolve a cópia da sequência de DNA de um gene para produzir uma molécula de RNA A transcrição é realizada por enzimas

Leia mais

Prof. Marcelo Langer. Curso de Biologia. Aula 26 Genética

Prof. Marcelo Langer. Curso de Biologia. Aula 26 Genética Prof. Marcelo Langer Curso de Biologia Aula 26 Genética MATERIAL GENÉTICO A primeira atividade é a de orientação do DNA para formar a proteína, que será responsável pela característica genética. DNA é

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2017 1ª PROVA PARCIAL DE BIOLOGIA Aluno(a): Nº Ano: 2º Turma: Data: 25/03/2017 Nota: Professor(a): Regina Volpato e Karina Berti Valor da Prova: 40 pontos

Leia mais

Interbits SuperPro Web

Interbits SuperPro Web 1. (em 2004) Sobre a atividade e a expressão dos genes, assinale o que for correto. 01) Durante a transcrição de um gene normal e funcional, as fitas opostas servem de molde para a síntese de RN mensageiros

Leia mais

Figura 1. Exemplo da estrutura de um nucleotídeo

Figura 1. Exemplo da estrutura de um nucleotídeo 2 - ÁCIDOS NUCLÉICOS Na natureza há dois tipos de ácidos nucléicos: DNA ou ácido desoxirribonucléico e RNA ou ácido ribonucléico. Analogamente a um sistema de comunicação, essas informações são mantidas

Leia mais

Lista de Exercícios - Monitorias

Lista de Exercícios - Monitorias Monitoria (Biologia - Biologia Molecular) - data (27/06) 01 (UNEAL 2013) Muito tem sido aprendido sobre como as instruções genéticas escritas em um alfabeto de apenas 4 letras os quatros diferentes nucleotídeos

Leia mais

MÓDULO 3 BIOLOGIA MOLECULAR

MÓDULO 3 BIOLOGIA MOLECULAR MÓDULO 3 BIOLOGIA MOLECULAR Aula 1 - Estrutura e Propriedades dos Ácidos Nucleicos Evidências de que o DNA constitui o material genético Experimento de Frederick Griffith (1928) Pneumococcus pneumoniae

Leia mais

Aula 02 e 03 Autoduplicação do DNA Transcrição e Tradução

Aula 02 e 03 Autoduplicação do DNA Transcrição e Tradução Aula 02 e 03 Autoduplicação do DNA Transcrição e Tradução Divisão das Células Para que? 1.Formar novos seres unicelulares. 2.Crescimento nos seres Pluricelulares. 3.Reposição de células mortas(descartadas)

Leia mais

Núcleo. Vera Andrade Robert Brown (1833) descreveu o núcleo celular

Núcleo. Vera Andrade  Robert Brown (1833) descreveu o núcleo celular Vera Andrade http://histologiavvargas.wordpress.com/ Núcleo Robert Brown (1833) descreveu o núcleo celular Nux (grego) = semente, por ser considerado tão importante para a célula quanto a semente é para

Leia mais

Transcrição e tradução QBQ 102

Transcrição e tradução QBQ 102 Transcrição e tradução QBQ 102 Prof. João Carlos Setubal Replicação Dogma Central da Biologia Molecular Transcrição RNA mensageiro Usa Uracila ao invés de Timina Tradução de mrnas Ocorre no ribosomo Proteína

Leia mais

Estrutura do DNA HISTÓRICO HISTÓRICO ÁCIDOS NUCLÉICOS JAMES WATSON e FRANCIS CRICK. 1953: Watson and Crick GREGOR MENDEL

Estrutura do DNA HISTÓRICO HISTÓRICO ÁCIDOS NUCLÉICOS JAMES WATSON e FRANCIS CRICK. 1953: Watson and Crick GREGOR MENDEL ISTÓI Estrutura do DA 1953: Watson and rick 1865 - GEG MEDEL Estudou cruzamento entre diferentes tipos de ervilhas demonstrando que certas características físicas dessas plantas eram transmitidas de geração

Leia mais

Nutrição. Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto

Nutrição. Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto Nutrição Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto JUN/2011 Princípios Básicos As proteínas são vinculo entre genótipo e fenótipo; A expressão gênica é o processo pelo qual o DNA coordena a síntese

Leia mais

CÓDIGO GENÉTICO E SÍNTESE PROTEICA

CÓDIGO GENÉTICO E SÍNTESE PROTEICA Terceirão Biologia 1 Professor João CÓDIGO GENÉTICO E SÍNTESE PROTEICA 1. Síntese de proteínas pelos ribossomos a partir do RNAm. a) RNAm: molécula de RNA que contem a informação genética necessária para

Leia mais

a) Baseando-se nos resultados acima, qual é a sequência mais provável desses 4 genes no cromossomo, a partir do gene A? b) Justifique sua resposta.

a) Baseando-se nos resultados acima, qual é a sequência mais provável desses 4 genes no cromossomo, a partir do gene A? b) Justifique sua resposta. CAP. 08: HERANÇA QUANTITATIVA OU POLIGENICA CAP. 09: MAPAS DE LIGAÇÃO GÊNICA - LINKAGE CAP. 10: O MATERIAL GENÉTICO E A GENÉTICA DO FUNCIONAMENTO DOS GENES 1. Considere dois genes e seus respectivos alelos:

Leia mais

Enunciado de Prova Escrita de Avaliação Sumativa

Enunciado de Prova Escrita de Avaliação Sumativa Enunciado de Prova Escrita de Avaliação Sumativa Ano Lectivo: 2007/200 Disciplina: Biologia e Geologia (ano 2) Ano: 11º Turma: CT Curso: C.H. - C.T. Duração: 0 min. Data: 31 / /2007 Docente: Catarina Reis

Leia mais

Professoras responsáveis Profa. Dra. Maria Tercília. Vilela de Azeredo Oliveira

Professoras responsáveis Profa. Dra. Maria Tercília. Vilela de Azeredo Oliveira Professoras responsáveis veis: : Profa. MSc.. Rosana Silistino de Souza Pós Graduanda: : Bruna Victorasso Jardim Profa. Dra. Maria Tercília Vilela de Azeredo Oliveira Nosso organismo é composto por células

Leia mais

Transcrição da informação genética

Transcrição da informação genética Transcrição da informação genética A síntese de RNA (mensageiro, por exemplo) se inicia com a separação das duas fitas de DNA. Apenas uma das fitas do DNA serve de molde para a produção da molécula de

Leia mais

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Bacharelado em Gestão Ambiental Biologia Aplicada Aula 7

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Bacharelado em Gestão Ambiental Biologia Aplicada Aula 7 Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Bacharelado em Gestão Ambiental Biologia Aplicada Aula 7 Professor Antônio Ruas 1. Créditos: 60 2. Carga horária semanal: 4 3. Semestre: 1 4. Assunto: (i) Síntese

Leia mais

AGRONÔMICA GENÉTICA MICROBIANA

AGRONÔMICA GENÉTICA MICROBIANA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL Instituto Federal de Alagoas - Campus Piranhas ENGENHARIA AGRONÔMICA GENÉTICA MICROBIANA Piranhas 2017 Célula Procariótica 1 ESTRUTURA E FUNÇÃO DO MATERIAL GENÉTICO Conceitos Genética:

Leia mais

Introdução à Bioquímica

Introdução à Bioquímica Introdução à Bioquímica Nucleotídeos e Ácidos Nucléicos Dra. Fernanda Canduri Laboratório de Sistemas BioMoleculares. Departamento de Física.. UNESP São José do Rio Preto - SP. Tópicos! Estrutura e função

Leia mais

Livro Interactivo 3D Permite Fazer Anotações e Imprimir. Dúvidas Mais Comuns BIO 11. Flipping Book.

Livro Interactivo 3D Permite Fazer Anotações e Imprimir. Dúvidas Mais Comuns BIO 11. Flipping Book. Livro Interactivo 3D Permite Fazer Anotações e Imprimir Dúvidas Mais Comuns BIO 11 Flipping Book http://netxplica.com DÚVIDAS MAIS COMUNS :: BIOLOGIA E GEOLOGIA 11 http://netxplica.com 1. Crescimento e

Leia mais

03/02/2010. Estrutura de Ácidos. Nucléicos e. Organização do. Genoma Humano. DNA por Watson & Crick, (Nature 171: ).

03/02/2010. Estrutura de Ácidos. Nucléicos e. Organização do. Genoma Humano. DNA por Watson & Crick, (Nature 171: ). DNA por Watson & Crick, 1953 Estrutura de Ácidos Nucléicos e Organização do Genoma Humano (Nature 171: 737-738). Modelo de estrutura tridimensional do DNA, baseado principalmente nos estudos de difração

Leia mais

GENES, DNA E RNA CONTEÚDOS. Transcrição e tradução gênica Mutações gênicas O fenótipo e o genótipo. Figura 1 Dupla Hélice de DNA Fonte: Microsoft

GENES, DNA E RNA CONTEÚDOS. Transcrição e tradução gênica Mutações gênicas O fenótipo e o genótipo. Figura 1 Dupla Hélice de DNA Fonte: Microsoft GENES, DNA E RNA Figura 1 Dupla Hélice de DNA Fonte: Microsoft CONTEÚDOS Transcrição e tradução gênica Mutações gênicas O fenótipo e o genótipo AMPLIANDO SEUS CONHECIMENTOS Transcrição e tradução gênica

Leia mais

BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 07 ÁCIDOS NUCLEICOS

BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 07 ÁCIDOS NUCLEICOS BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 07 ÁCIDOS NUCLEICOS Nome do Nucleotídeo Adenina Guanina Timina Citosina Base Adenina (A) Guanina (G) Timina (T) Citosina (C) Purina / Pirimidina Purin Purina Pirimidina Pirimidina

Leia mais

IFSC Campus Lages. Transcrição. Biologia Molecular Prof. Silmar Primieri

IFSC Campus Lages. Transcrição. Biologia Molecular Prof. Silmar Primieri IFSC Campus Lages Transcrição Biologia Molecular Prof. Silmar Primieri RNA - estrutura Semelhante ao DNA, com ribose como glicídio e uracila como base nitrogenada, no lugar da timina do DNA. RNA é unifilamentar

Leia mais

Transcrição e tradução QBQ 204 Aula 4 (biomol)

Transcrição e tradução QBQ 204 Aula 4 (biomol) Transcrição e tradução QBQ 204 Aula 4 (biomol) Prof. João Carlos Setubal Replicação Dogma Central da Biologia Molecular Transcrição RNA mensageiro Usa Uracila ao invés de Timina Tradução de mrnas Ocorre

Leia mais