Terminologia. Tradução. Geralmente, significa converter de um idioma para outro, seja de maneira oral ou escrita.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Terminologia. Tradução. Geralmente, significa converter de um idioma para outro, seja de maneira oral ou escrita."

Transcrição

1

2 Terminologia Tradução. Geralmente, significa converter de um idioma para outro, seja de maneira oral ou escrita. Interpretação. É um termo específico à tradução oral de um idioma para outro conforme o interlocutor fala. A interpretação é uma tarefa muito complexa. A comunicação precisa é o aspecto mais importante de qualquer reunião, e a qualidade da interpretação garantirá seu sucesso. O áudio precisa ser ouvido e compreendido pelos ouvintes. Interpretação simultânea. Facilitar a transmissão da fala de um idioma para outro em tempo real, permitindo que as apresentações ou conversas fluam naturalmente, em diversos idiomas, sem atrasos. A fala interpretada geralmente é ouvida por meio de um receptor de áudio sem fio. Interpretação consecutiva. É quando a comunicação flui por meio de uma abordagem linear, onde uma pessoa fala e depois faz uma pausa para que o intérprete possa falar. A vantagem desse método é que não é necessário nenhum equipamento especial. A desvantagem é que o processo leva muito mais tempo e pode interromper o fluxo natural da reunião. Interpretação sussurrada. Na interpretação sussurrada, o intérprete senta ou fica próximo a um pequeno grupo falante do idioma de destino enquanto sussurra uma interpretação simultânea do assunto em questão. Esse método não exige nenhum equipamento, mas pode ser realizado por meio de um microfone e fones de ouvido se os participantes preferirem. Ele é comum em circunstâncias em que a maior parte de um grupo fala o idioma de origem e uma minoria não fala. Idioma de origem. Esse é o idioma que o orador ou apresentador principal usa ao falar. Os idiomas para os quais o idioma de origem está sendo traduzido são chamados de idiomas de destino. O idioma de origem pode ser alterado durante o evento e pode haver mais de um idioma de destino, dependendo da complexidade do evento. Relé. A interpretação por relé é usada quando há diversos idiomas de destino. Um intérprete do idioma de origem interpreta para um idioma comum a todos os intérpretes, e cada um deles converte a mensagem para seus respectivos idiomas de destino. Essa solução é geralmente mais usada em reuniões com três ou mais idiomas.

3 Equipamento necessário para interpretação Cabines de interpretação. As cabines de interpretação são usadas para proporcionar isolamento acústico aos intérpretes. O isolamento tem dois propósitos. As cabines permitem que os intérpretes trabalhem em um ambiente silencioso, livre de distrações audíveis, para que eles possam se concentrar nas palavras dos interlocutores. Dentro das cabines, os intérpretes podem falar em um volume normal em qualquer idioma, sem perturbar os participantes da reunião. Os intérpretes geralmente recebem o sinal de áudio do idioma de origem por meio de um cabo XLR. Console do intérprete. O console é o centro de controle para intérpretes. Esse equipamento permite que eles recebam, transmitam e controlem o áudio (tanto de entrada, quanto de saída). É comum que dois intérpretes que falam o mesmo idioma compartilhem a cabine de interpretação e o console do intérprete, com microfones individuais atribuídos a cada intérprete. Esse procedimento é adotado porque o trabalho é complexo e exige pausas frequentes, o que permite que um intérprete cubra o outro. Normalmente, um intérprete trabalha por 20 minutos e faz uma pausa pelo mesmo período. Os recursos do console do intérprete são importantes, porque permitem que eles trabalhem de maneira mais eficiente. Distribuição de idiomas. Trata-se da distribuição do áudio dos idiomas interpretados para os participantes da reunião. Geralmente (e de preferência) a distribuição é realizada sem fios. No setor de interpretação, há duas tecnologias comumente usadas para transmitir o áudio sem fio: por radiofrequência (RF) ou infravermelho (IR). Transmissor. Esse é o equipamento que será conectado ao console do intérprete para transmitir ou distribuir o áudio sem fio. Às vezes, ele é usado de maneira independente em eventos pequenos e menos complexos. Os transmissores podem ter uma estação base ou serem móveis e portáteis. Se a tecnologia infravermelha for usada, a combinação de um modulador infravermelho e um emissor é suficiente para a transmissão. Receptor. Trata-se do equipamento que os ouvintes usam para receber sem fio a distribuição de áudio transmitida. Alguns receptores possuem um alto-falante embutido, enquanto outros precisam da conexão de um fone de ouvido para transmitir o áudio. A maioria dos receptores oferece a opção de seleção de canal, além de ajuste do volume do áudio.

4 Perguntas a serem feitas ao selecionar o equipamento de interpretação Tamanho? Determine a quantidade de participantes do evento e o tamanho da sala/espaço da reunião. Isso é importante para determinar o número de receptores necessários e o tipo de tecnologia exigida para uma cobertura adequada do espaço. Local? Determine se o evento será interno ou externo. Outro fator importante é se o evento será realizado em uma área urbana muito povoada ou em uma área rural. Normalmente, quanto maior for a concentração populacional, mais provável será a interferência de outras transmissões de RF. A experiência com o uso desse equipamento em uma área específica é útil. Se possível, use um receptor como um leitor para localizar interferências no local antes do evento. Portabilidade? O equipamento será movido de um local para o outro? Se for, com que frequência? Ou o equipamento será instalado em uma sala e permanecerá lá durante todos os eventos? A interpretação ocorrerá durante uma caminhada? Essas perguntas não só ajudarão a determinar a tecnologia necessária, mas também se o equipamento poderá usar fontes de alimentação padrão ou se precisará de transmissores portáteis. Segurança? A transmissão segura é uma exigência? Em algumas reuniões, como as realizadas por órgãos do governo, órgão jurídicos ou instituições financeiras, a transmissão segura é necessária para que a conversa não possa ser captada por ouvintes externos indesejados. Ao escolher a tecnologia de interpretação, lembre-se de que os sistemas digitais infravermelhos e criptografados oferecem uma transmissão segura, enquanto sistemas FM não. Número de idiomas? Determine a quantidade de canais necessários a serem transmitidos simultaneamente durante o evento. Conforme a quantidade de idiomas ou canais aumenta, a complexidade da tecnologia também aumenta (além do custo).

5 Set V V Set V V Set V V Diversas reuniões ocorrendo uma ao lado da outra? Há diversas reuniões ocorrendo simultaneamente próximas umas às outras? Se houver, os transmissores usados em uma sala poderão estar ao alcance de outros transmissores. Deve-se tomar muito cuidado com a quantidade de canais necessários. A tecnologia infravermelha geralmente evita esse problema, pois o sinal fica contido dentro de cada sala. Preferência? Às vezes, as pessoas já estão acostumadas ou preferem algum tipo de equipamento que já tenham usado em outras ocasiões. Isso pode ser importante quando uma pessoa já se acostumou a algo e nada mais poderá fazê-la mudar de ideia. Evento de interpretação de idiomas comum IDIOMA DE ORIGEM EM INGLÊS INGLÊS TRANSMISSÃO DO IDIOMA DE ORIGEM PARA SAÍDA NO CANAL 2 ESPANHOL XLR DA PA MIC. PARA SAIDA NORMAL FRANCÊS ESPANHOL UNIDADE 1 INGLÊS ENTRADA DO IDIOMA DE ORIGEM SELECIONADA SAÍDA DO CANAL 1 SELECIONADA (PADRÃO, LUZ DESLIGADA) TRANSMISSÃO DO IDIOMA DE ORIGEM PARA SAÍDA NO CANAL 2 (HABILITADO) ESPANHOL CONDUTOR DE RELÉ INTÉRPRETE OUVE EM INGLÊS INTÉRPRETE FALA EM ESPANHOL INGLÊS DO PA ENCAMINHADO AUTOMATICAMENTE PARA O CANAL NÃO UTILIZADO (CANAL 2) SAÍDA NO CANAL 2 SAÍDA NO CANAL 1 SAÍDA NO CANAL 1 UNIDADE A UNIDADE B CONDUTOR DE IDIOMA DE ORIGEM MIC. PARA SAIDA NO CANAL 1 UNIDADE 2 ENGLISH ENTRADA DO IDIOMA DE ORIGEM SELECIONADA SAÍDA DO CANAL 1 SELECIONADA (PADRÃO, LUZ DESLIGADA) FRANCÊS INTÉRPRETE OUVE EM INGLÊS INTÉRPRETE FALA EM FRANCÊS A185-1

6 Tecnologia infravermelha O infravermelho funciona como a luz branca que você vê, exceto pelo comprimento de onda (mais longo) e por não ser captado pelo olho humano. O sinal de áudio é transmitido por um feixe infravermelho pela sala e é recebido por um receptor projetado para receber o sinal e processá-lo de volta como áudio para o ouvinte. Vantagens Recepção mais consistente Qualidade de som excelente Geralmente não suscetível à interferência de fontes externas A transmissão fica restrita à sala, o que é útil quando a segurança é uma preocupação Pode ser utilizado em diversas salas adjacentes, sem interferência cruzada ou vazamento Pode ser usado em qualquer país. Não regulamentado como RF A luz infravermelha é refletida por pisos, tetos e paredes de cores claras para aumentar a cobertura O receptor capta automaticamente o canal correto em locais com salas adjacentes Diversos canais podem ser usados para vários idiomas Desvantagens Difícil e caro para cobrir locais grandes (ou seja, arenas e estádios) Geralmente, os emissores devem ser instalados acima do público e não podem ser cobertos por cortinas Manter a integridade da arquitetura de um local pode diminuir a viabilidade dessa tecnologia Os emissores precisam ser posicionados adequadamente para uma cobertura ideal Uma quantidade maior de emissores é necessária em áreas maiores, o que aumenta o custo do sistema Os sistemas infravermelhos não funcionam bem em contato com luz direta do sol Objetos opacos como colunas e os corpos das pessoas podem bloquear o sinal A luz infravermelha pode ser absorvida por materiais escuros, reduzindo assim a cobertura Melhores aplicações Tribunais, especialmente os que possuem salas adjacentes e em que a transmissão segura é necessária Salas de reunião em que a transmissão segura é necessária Escolas e universidades Auditórios Áreas urbanas que possuem grande interferência de rádio (RF)

7 Tecnologia de RF Os sistemas de interpretação de RF usam ondas de rádio como método de distribuição de áudio. Uma pessoa pode usar um transmissor portátil a bateria com alcance reduzido ou um transmissor com estação de base alimentado por energia CA, o que pode aumentar muito o alcance de transmissão. Os ouvintes usam um receptor de RF equipado com fones de ouvido para ouvir os intérpretes de sua escolha. O equipamento é como uma estação de rádio personalizada. Os sistemas portáteis a bateria são leves e fáceis de transportar de um local para outro em uma maleta. Eles também possibilitam a interpretação em qualquer lugar, como em caminhadas, em um museu ou na fábrica de uma empresa. Sistemas de RF para grandes áreas: Se você possui um lugar grande e um evento com um público considerável, será necessário um transmissor com estação base mais potente. Esses sistemas podem transmitir em um raio de aproximadamente 300 metros (1000 pés) a partir da antena. A antena pode ser conectada diretamente ao transmissor ou posicionada remotamente para proporcionar uma cobertura estratégica. Esses sistemas são portáteis para disponibilização em um local. No entanto, assim que instalados, eles devem permanecer estáticos e não são móveis. A instalação e distribuição do equipamento em eventos exige um pouco mais de tempo. Vantagens Pode cobrir áreas muito grandes com facilidade Instalação simples Menor custo de instalação O transmissor pode ser ocultado (mas não dentro de um compartimento de metal) quando a integridade arquitetônica for uma preocupação. O custo não aumenta à medida que o tamanho da área aumenta Os receptores não são direcionais e ficam fora do campo de visão Qualidade de som excelente Funciona ao ar livre, mesmo exposto à luz direta do sol Altamente portátil Podem ser usados diversos canais Desvantagens O sinal pode ultrapassar a área desejada A transmissão não é segura quanto à privacidade É possível que ocorram interferências de rádio de outros serviços Número limitado de canais disponíveis As salas adjacentes precisam estar em uma frequência diferente Os usuários devem selecionar o canal correto Melhores aplicações Estádios, auditórios ou outras áreas grandes Igrejas Escolas e universidades Guias turísticos e outras aplicações portáteis Aplicações externas

8

9 Produtos com tecnologia infravermelha Nossos sistemas leves para interpretação de idiomas são ideais para locais de médio e grande porte que exigem de uma a quatro distribuições de idiomas simultâneas. Transmissor infravermelho de médio alcance WIR TX75. Um transmissor simples, portátil e integrado que maximiza a cobertura em até aproximadamente 465 m² (5.000 pés quadrados) no modo de canal único. Pode acomodar até dois sistemas secundários para aumentar a cobertura para até 1395 m² ( pés quadrados). O sistema é ideal para interpretação móvel. É um sistema de dois canais expansível para até quatro canais. Pode ser instalado facilmente em um alto-falante fixo para posicionamento acima do público. Transmissor infravermelho de dois canais WIR TX90. Como o WIR TX75, essa é uma unidade integrada portátil e fácil de instalar, mas que pode ampliar sua cobertura para até 2600 m² ( pés quadrados) ou mais. Pode ser instalado facilmente em um alto-falante fixo para posicionamento acima do público. Sistema infravermelho de dois canais WIR TX925. Esse é um sistema que consiste em um modulador separado e um emissor/antena para instalação. Esse sistema infravermelho de dois canais pode ser expandido para quatro canais e oferece o mesmo alcance do WIR TX90 até 2600 m² ( pés quadrados) no modo de canal único. Receptores infravermelhos. A Williams Sound oferece diversos receptores adequados para diferentes aplicações. Temos muito orgulho de nosso receptor WIR RX22-4N, que fornece quatro canais e é considerado o receptor mais sensível do mercado.

10

11 Produtos de RF Nossos sistemas de PPA oferecem soluções versáteis para suas necessidades de interpretação de idiomas nos países em que a faixa de 72 a 76 MHz é aceita como uma frequência aprovada. Oferecemos soluções completamente portáteis para uso de guias turísticos com um alcance de aproximadamente 45 metros (150 pés). Nossos sistemas fixos cobrem lugares grandes com facilidade, oferecendo um alcance de aproximadamente 300 metros (1.000 pés). Transmissor de estação base FM PPA T45 NET com controle de rede. Esse novíssimo transmissor oferece o recurso de controle de rede em qualquer lugar remoto, opções de diversas entradas digitais de áudio e uma tela OLED de alta resolução com menu de navegação de fácil gerenciamento. Essa tecnologia facilita o trabalho do técnico em um evento, permitindo uma fácil solução de problemas da transmissão de cada cabine e um ajuste de áudio simples, se necessário, em um local remoto por meio de um PC ou tablet. Transmissor portátil FM PPA T46. Esse transmissor altamente portátil tem alcance de até 45 metros (150 pés) em interpretações móveis, como em visitas guiadas a fábricas ou missões de igrejas, onde não há alimentação de energia CA. O transmissor opera por até 30 horas com duas pilhas alcalinas ou recarregáveis AA. Um recurso essencial é o modo de dois canais, que permite que o intérprete alterne facilmente entre dois canais de transmissão diferentes para um fórum de perguntas e respostas em pequenos grupos. Além disso, o modo mudo de fácil ativação pode ser usado para silenciar o microfone do intérprete. A tela OLED de fácil leitura exibe o status atual e as opções do menu. Receptor FM PPA R37. Essa é a escolha perfeita para os eventos bilíngues em que apenas um canal pré-selecionado é necessário. Ele também pode ser usado em eventos em que o número de receptores e frequências pode ser determinado por técnicos antes do evento. Receptor FM PPA R38. Esse receptor conta com uma tela OLED de alta resolução e uma fácil seleção de canais, tornando-o ideal para eventos com diversos idiomas. O PPA R37 e o PPA R38 são sintetizados digitalmente para proporcionar clareza excepcional de áudio, estabilidade de frequência e maior imunidade a interferências externas.

12

13 Produtos Digi-Wave Esse sistema de comunicação digital é ideal para situações em que a segurança, a portabilidade e flexibilidade são vitais. Cada sistema pode ser personalizado para atender a necessidades individuais. Dependendo da configuração, os transceptores Digi-Wave podem ser usados para fornecer uma interpretação de conferências de até 14 idiomas além do idioma de origem, interpretações corporativas de negociações ou teleconferências e/ou interpretações de visitas interativas a fábricas e museus. Transceptor DLT 100. Transmite e recebe ao mesmo tempo. Ele é pequeno, leve e simples de configurar e pode ser usado em diversas situações. Receptor DLR 60. Conta com uma tela LCD maior para exibição de status do canal, volume, bateria e recepção. Esse receptor aceita pilhas alcalinas ou recarregáveis de NiMH e pode ser carregado na mesma estação de carga do DLT 100 (quando estiver usando pilha recarregável). Dock Digi-Wave. Proporciona um modo simples e flexível de conectar sistemas Digi-Wave portáteis a outros sistemas fixos. A conexão começa quando um transceptor ou receptor Digi-Wave é conectado ao Dock. O Dock Digi-Wave disponibiliza energia e/ou carga contínua para dois dispositivos Digi-Wave e possui entradas e saídas de áudio independentes em cada uma das baias.

14 Para obter mais informações sobre a linha completa de produtos e acessórios da Williams Sound, entre em contato com nosso departamento de vendas: / / info@williamssound.com /

INTERCOMUNICAÇÃO SEM FIO

INTERCOMUNICAÇÃO SEM FIO digi wav e I INTERCOMUNICAÇÃO SEM FIO APLICAÇÕES Produção de Eventos / Teatros / Templo Religioso / Educação / Produção em Campo Remota / Etc. Quatro grupos independentes podem operar mesmo se estiverem

Leia mais

MÓDULO 4 Meios físicos de transmissão

MÓDULO 4 Meios físicos de transmissão MÓDULO 4 Meios físicos de transmissão Os meios físicos de transmissão são compostos pelos cabos coaxiais, par trançado, fibra óptica, transmissão a rádio, transmissão via satélite e são divididos em duas

Leia mais

Para visitas que encantam

Para visitas que encantam Para visitas que encantam A tecnologia exclusiva Roger Guide-U Roger é o novo conceito em comunicação digital As pessoas conhecem a palavra Roger no sentido de mensagem recebida e entendida é por isso

Leia mais

C O M U N I C A c a O INFRAVERMELHA

C O M U N I C A c a O INFRAVERMELHA C O M U N I C A ç ã O INFRAVERMELHA SOUNDPLUS A sua audiência está à espera. A pressão é grande. Comunique a sua mensagem sem sacrificar a segurança ou a qualidade do som. A tecnologia de escuta infravermelha

Leia mais

Transmissor EXT-240 de áudio e vídeo sem fio

Transmissor EXT-240 de áudio e vídeo sem fio Transmissor de áudio e vídeo sem fio Manual de operação Índice I. Introdução... 1 II. Informações de segurança... 1 III. Especificações... 1 IV. Instruções de instalação... 2 1. Opções de posicionamento...

Leia mais

Beats Pill. Conheça a Beats Pill

Beats Pill. Conheça a Beats Pill Beats Pill Conheça a Beats Pill Não seja escravo do seu aparelho de som Ambiente Externos e Viagens Negócios Lar Você pode levar a Pill nas próximas férias para poder amplificar suas músicas favoritas.

Leia mais

Comunicação de Dados. Aula 9 Meios de Transmissão

Comunicação de Dados. Aula 9 Meios de Transmissão Comunicação de Dados Aula 9 Meios de Transmissão Sumário Meios de Transmissão Transmissão guiada Cabo par trançado Coaxial Fibra ótica Transmissão sem fio Ondas de rádio Micro ondas Infravermelho Exercícios

Leia mais

Sistema de rádio bidirecional digital profissional. Mude para digital

Sistema de rádio bidirecional digital profissional. Mude para digital Sistema de rádio bidirecional digital profissional Mude para digital Por que o rádio bidirecional digital? Mais capacidade do sistema Melhor Produtividade Excelente desempenho em comunicações bidirecionais

Leia mais

Como melhorar o sinal da rede sem fio mudando o canal Wi-Fi do roteador

Como melhorar o sinal da rede sem fio mudando o canal Wi-Fi do roteador Como melhorar o sinal da rede sem fio mudando o canal Wi-Fi do roteador Em poucos minutos você pode configurar seu roteador para obter mais velocidade e estabilidade durante a transmissão massiva de dados

Leia mais

Obs: É necessário utilizar um computador com sistema operacional Windows 7.

Obs: É necessário utilizar um computador com sistema operacional Windows 7. Instalando os Pré-Requisitos Os arquivos dos 'Pré-Requisitos' estão localizados na pasta Pré-Requisitos do CD HyTracks que você recebeu. Os arquivos também podem ser encontrados no servidor. (www.hytracks.com.br/pre-requisitos.zip).

Leia mais

com tecnologia Bluetooth

com tecnologia Bluetooth com tecnologia Bluetooth MANUAL DO USUÁRIO DESCRIÇÃO O JFA Smart Control permite controlar à distância as funções básicas do player como mudança de música e pasta, volume, pause, play e power. Esse controle

Leia mais

Manual de Instalação... 2 RECURSOS DESTE RELÓGIO... 3 1 - REGISTRANDO O ACESSO... 4 1.1 Acesso através de cartão de código de barras:...

Manual de Instalação... 2 RECURSOS DESTE RELÓGIO... 3 1 - REGISTRANDO O ACESSO... 4 1.1 Acesso através de cartão de código de barras:... 0 Conteúdo Manual de Instalação... 2 RECURSOS DESTE RELÓGIO... 3 1 - REGISTRANDO O ACESSO... 4 1.1 Acesso através de cartão de código de barras:... 4 1.2 Acesso através do teclado (digitando a matrícula):...

Leia mais

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 1.1 Introdução... 2 1.2 Estrutura do IP... 3 1.3 Tipos de IP... 3 1.4 Classes de IP... 4 1.5 Máscara de Sub-Rede... 6 1.6 Atribuindo um IP ao computador... 7 2

Leia mais

Conhecendo o Decoder

Conhecendo o Decoder Conhecendo o Decoder O Decoder da sua ion TV, ou receptor, também é chamado de STB, sigla em inglês para Set Top Box, que é o aparelho responsável por receber o sinal de TV, decodificá-lo e enviá-lo para

Leia mais

B:mais. Painéis de Controle da Série B para proteger pessoas e propriedades

B:mais. Painéis de Controle da Série B para proteger pessoas e propriedades B:mais Painéis de Controle da Série B para proteger pessoas e propriedades B:mais:seguro Painéis de Controle de Intrusão da Série B Proteja pessoas e propriedades com a Série B da Bosch. Estes sistemas

Leia mais

DocuWare Mobile ProductInfo. Gerenciamento móvel de documentos. Benefícios

DocuWare Mobile ProductInfo. Gerenciamento móvel de documentos. Benefícios DocuWare Mobile ProductInfo Gerenciamento móvel de documentos O DocuWare Mobile permite acessar os gabinetes de arquivo do DocuWare diretamente em seu smartphone ou tablet. Você pode carregar, visualizar

Leia mais

Guia de Instalação C7189R 69-2459P-01. Sensor Interno Sem Fio

Guia de Instalação C7189R 69-2459P-01. Sensor Interno Sem Fio Guia de Instalação C7189R Sensor Interno Sem Fio 69-2459P-01 Guia de Instalação Sobre seu sensor interno sem fio Este sensor monitora a temperatura e a umidade em qualquer local interno e transmite por

Leia mais

2.1. Guia de adaptação rápida - Início. Preparação dos aparelhos auditivos

2.1. Guia de adaptação rápida - Início. Preparação dos aparelhos auditivos Guia de adaptação rápida - Início Este guia fornece instruções detalhadas para adaptação de aparelhos auditivos com o Phonak Target. Veja também [Novidades] na tela inicial do Phonak Target. Os dados do

Leia mais

Seja bem-vindo. Um abraço, Bruno Raposo Diretor de Relacionamento com Clientes. *Serviços gratuitos até junho de 2009.

Seja bem-vindo. Um abraço, Bruno Raposo Diretor de Relacionamento com Clientes. *Serviços gratuitos até junho de 2009. Seja bem-vindo. AGORA VOCÊ FARÁ SUAS LIGAÇÕES COM MUITO MAIS ECONOMIA. A partir de agora, você tem acesso a todos os benefícios do telefone via cabo, que reuniu as tecnologias da Embratel e da NET o NET

Leia mais

Manual de Instruções. Touchlight Smart

Manual de Instruções. Touchlight Smart Manual de Instruções Touchlight Smart Touchlight Smart é uma central de automação sem fio para controlar a casa pelo celular. Compatível com uma grande variedade de equipamentos, você pode controlar áudio,

Leia mais

KVM CPU Switch 4 Portas Manual do Usuário

KVM CPU Switch 4 Portas Manual do Usuário P R E F Á C I O Este é um produto da marca GTS Network, que está sempre comprometida com o desenvolvimento de soluções inovadoras e de alta qualidade. Este manual descreve, objetivamente, como instalar

Leia mais

MÓDULO 7 Modelo OSI. 7.1 Serviços Versus Protocolos

MÓDULO 7 Modelo OSI. 7.1 Serviços Versus Protocolos MÓDULO 7 Modelo OSI A maioria das redes são organizadas como pilhas ou níveis de camadas, umas sobre as outras, sendo feito com o intuito de reduzir a complexidade do projeto da rede. O objetivo de cada

Leia mais

Índice: CMS 3 O que é Content Management System? Clientes 4 O que é o Cliente? 4 Configurando o i-menu/i-view para trabalhar. com o CMS.

Índice: CMS 3 O que é Content Management System? Clientes 4 O que é o Cliente? 4 Configurando o i-menu/i-view para trabalhar. com o CMS. Índice: CMS 3 O que é Content Management System? Clientes 4 O que é o Cliente? 4 Configurando o i-menu/i-view para trabalhar com o CMS. 5 Removendo o Cliente. Playlist 7 Criando um Playlist. 8 Adicionando

Leia mais

IP Site Connect do MOTOTRBO. Aumente o alcance e melhore o desempenho.

IP Site Connect do MOTOTRBO. Aumente o alcance e melhore o desempenho. IP Site Connect do MOTOTRBO Aumente o alcance e melhore o desempenho. Acelere o desempenho. Uma solução de IP confiável para os Sistemas MOTOTRBO. Sua empresa precisa abranger a comunicação de pontos geograficamente

Leia mais

BlackBerry Mobile Voice System

BlackBerry Mobile Voice System BlackBerry Mobile Voice System Comunicações móveis unificadas O BlackBerry Mobile Voice System (BlackBerry MVS) leva os recursos do telefone do escritório aos smartphones BlackBerry. Você pode trabalhar

Leia mais

sac.brasil@phonak.com www.phonak.com.br SAC 0800 701 8105

sac.brasil@phonak.com www.phonak.com.br SAC 0800 701 8105 Life is on A Phonak tem como objetivo melhorar, substancialmente a qualidade de vida de pessoas com deficiência auditiva e das que convivem com elas. As desafiar de maneira criativa os limites da tecnologia,

Leia mais

A POTÊNCIA DO WiNG SIMPLIFICADA

A POTÊNCIA DO WiNG SIMPLIFICADA A POTÊNCIA DO WiNG SIMPLIFICADA FINALMENTE. CONEXÃO DE REDES SEM FIO DE ALTO DESEMPENHO DE CLASSE EMPRESARIAL SIMPLIFICADA PARA EMPRESAS MENORES. Por menor que seja sua empresa, com certeza tem muitas

Leia mais

Hamtronix INTERFACE ECHOLINK Manual de Instalação e Operação Hardware Revisão C

Hamtronix INTERFACE ECHOLINK Manual de Instalação e Operação Hardware Revisão C INTERFACE ECHOLINK Manual de Instalação e Operação Hardware Revisão C Conteúdo Índice...01 Suporte Técnico...01 Termo de Garantia...01 Descrição do Produto...01 Instalação da Interface...02 LED Indicador...03

Leia mais

Tecnologias de Banda Larga

Tecnologias de Banda Larga Banda Larga Banda larga é uma comunicação de dados em alta velocidade. Possui diversas tecnologia associadas a ela. Entre essas tecnologias as mais conhecidas são a ADSL, ISDN, e o Cable Modem. Essas tecnologias

Leia mais

É o UniNorte facilitando a vida de nossos docentes e discentes.

É o UniNorte facilitando a vida de nossos docentes e discentes. ACESSO REMOTO Através do Acesso Remoto o aluno ou professor poderá utilizar em qualquer computador que tenha acesso a internet todos os programas, recursos de rede e arquivos acadêmicos utilizados nos

Leia mais

Aparelho Digital Meridian M3902. Guia de Operações Básicas

Aparelho Digital Meridian M3902. Guia de Operações Básicas Aparelho Digital Meridian M3902 Guia de Operações Básicas ÍNDICE: ANTES DE COMEÇAR Instruções gerais do aparelho: 2 Para fazer uma chamada: 4 Para receber uma chamada: 4 Transferência de ligações: 4 Procure

Leia mais

MÓDULO 5 Movimentações

MÓDULO 5 Movimentações MÓDULO 5 Movimentações Bem-vindo(a) ao quinto módulo do curso. Agora que você já conhece as entradas no HÓRUS, aprenderá como são feitas as movimentações. As movimentações do HÓRUS são: Requisição ao Almoxarifado:

Leia mais

Índice. Este manual contém informações importantes sobre a segurança e desempenho deste produto, por favor, leia com cuidado antes de usar o aparelho.

Índice. Este manual contém informações importantes sobre a segurança e desempenho deste produto, por favor, leia com cuidado antes de usar o aparelho. Este manual contém informações importantes sobre a segurança e desempenho deste produto, por favor, leia com cuidado antes de usar o aparelho. Índice 1. Introdução... 01 2. Conteúdo da Caixa... 02 3. Instruções

Leia mais

André Aziz (andreaziz.ufrpe@gmail.com) Francielle Santos (francielle.ufrpe@gmail.com) Noções de Redes

André Aziz (andreaziz.ufrpe@gmail.com) Francielle Santos (francielle.ufrpe@gmail.com) Noções de Redes André Aziz (andreaziz.ufrpe@gmail.com) Francielle Santos (francielle.ufrpe@gmail.com) Noções de Redes Noções de Redes: Estrutura básica; Tipos de transmissão; Meios de transmissão; Topologia de redes;

Leia mais

Passo 3: Posicionando a Câmera na Prova Didática Teórica ou na Prova de Defesa da Produção Intelectual

Passo 3: Posicionando a Câmera na Prova Didática Teórica ou na Prova de Defesa da Produção Intelectual Este manual descreve um procedimento para o registro de Concursos Públicos por meio de áudio e vídeo utilizando-se recursos tecnológicos básicos i. A gravação segue o disposto na Resolução 020/09 da UFSM

Leia mais

Caro cliente. Guia do cliente. Página 1

Caro cliente. Guia do cliente. Página 1 Caro cliente. Os procedimentos a seguir se destinam somente em resolver problemas referentes á internet, não servindo para resolver qualquer outro problema no computador, como por exemplo, um computador

Leia mais

v1.3 Guia rápido para sala virtual Para palestrantes e convidados NEaD - Núcleo de Educação a Distância da Unesp Núcleo de Educação a Distância

v1.3 Guia rápido para sala virtual Para palestrantes e convidados NEaD - Núcleo de Educação a Distância da Unesp Núcleo de Educação a Distância NEaD - Núcleo de Educação a Distância da Unesp Guia rápido para sala virtual Para palestrantes e convidados Núcleo de Educação a Distância nead@unesp.br v1.3 Sumário Revisões... 3 I - Sala Virtual-Preparação

Leia mais

Manual de Instruções 98310 BALANÇA DE CARGA DE REFRIGERANTE SEM FIO 98315 BALANÇA DE CARGA DE REFRIGERANTE SEM FIO COM SOLENOIDE

Manual de Instruções 98310 BALANÇA DE CARGA DE REFRIGERANTE SEM FIO 98315 BALANÇA DE CARGA DE REFRIGERANTE SEM FIO COM SOLENOIDE Manual de Instruções 98310 BALANÇA DE CARGA DE REFRIGERANTE SEM FIO 98315 BALANÇA DE CARGA DE REFRIGERANTE SEM FIO COM SOLENOIDE INSTRUÇÕES OPERACIONAIS BALANÇA SEM FIO DE CARGA DE REFRIGERANTE BALANÇA

Leia mais

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do

Leia mais

ResponseCard AnyWhere Display

ResponseCard AnyWhere Display ResponseCard AnyWhere Display Guia do Usuário do cia ResponseCard AnyWhere Display Visão geral do produto................... 1 Requisitos técnicos..................... 2 Instalação em 3 minutos!................

Leia mais

GERENCIAMENTO DE IRRIGAÇÃO VIA WEB

GERENCIAMENTO DE IRRIGAÇÃO VIA WEB FIELDNET GERENCIAMENTO DE IRRIGAÇÃO VIA WEB NOV O! BASEADO NA WEB APLICATIVOS DE CELULAR COMANDO DE BOMBA FIELDNET PRO LND_0019_14_catalogo_fieldnet_215,9x279,4mm.indd 1 Se for remotamente possível, o

Leia mais

Todos os Registros no site referem-se aos momentos em que o equipamento estava conectado (decorrente dos dois eventos acima descritos).

Todos os Registros no site referem-se aos momentos em que o equipamento estava conectado (decorrente dos dois eventos acima descritos). 1. Como funcionado Equipamento? O Rastreador instalado é um equipamento Hibrido que utiliza tecnologia de transmissão de dados por Satélite e via Operadora de Telefone. O Satélite informa ao equipamento

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO CONTROLE REMOTO AA-1977 AA-1979

MANUAL DE INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO CONTROLE REMOTO AA-1977 AA-1979 MANUAL DE INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO CONTROLE REMOTO AA-1977 AA-1979 PREZADO CLIENTE A fim de obter o melhor desempenho de seu produto, por favor, leia este manual de instruções cuidadosamente antes de

Leia mais

Assunto: Redes Com Menos Gastos

Assunto: Redes Com Menos Gastos Assunto: Redes Com Menos Gastos Christian Luiz Galafassi 09132064 Resumo: Novos modos de Redes estão sendo implantadas e em testes. No artigo vou falar sobre duas delas que são Power of Ethernet (PoE),

Leia mais

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO TELECOMUNICAÇÕES As telecomunicações referem -se à transmissão eletrônica de sinais para as comunicações, incluindo meios como telefone, rádio e televisão. As telecomunicações

Leia mais

Phonak Target. Este guia fornece instruções detalhadas para adaptação de aparelhos auditivos com o Phonak Target.

Phonak Target. Este guia fornece instruções detalhadas para adaptação de aparelhos auditivos com o Phonak Target. Phonak Target 3.0 Guia de adaptação rápida Início Este guia fornece instruções detalhadas para adaptação de aparelhos auditivos com o Phonak Target. Veja também [Novidades] na tela inicial do Phonak Target.

Leia mais

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO 10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO UMA DAS GRANDES FUNÇÕES DA TECNOLOGIA É A DE FACILITAR A VIDA DO HOMEM, SEJA NA VIDA PESSOAL OU CORPORATIVA. ATRAVÉS DELA, ELE CONSEGUE

Leia mais

IRISPen Air 7. Guia Rápido. (Android)

IRISPen Air 7. Guia Rápido. (Android) IRISPen Air 7 Guia Rápido (Android) Este Guia Rápido do Usuário ajuda você a começar a usar o IRISPen Air TM 7. Leia este guia antes de utilizar o scanner e o respectivo software. Todas as informações

Leia mais

TRC-340 MANUAL DO USUÁRIO

TRC-340 MANUAL DO USUÁRIO TRC-340 MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA DE SOM 2.0 CANAIS HI-FI ÍNDICE Prefacio...2 Conteúdo da Embalagem...2 Informações de segurança...3 Funções do Painel Frontal...4 Funções Painel Traseiro...4 Conexões do

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Cabeamento Gustavo Reis gustavo.reis@ifsudestemg.edu.br Os cabos são usados como meio de comunicação há mais de 150 anos. A primeira implantação em larga escala de comunicações via

Leia mais

GUIA DE PRODUTOS E SERVIÇOS NET

GUIA DE PRODUTOS E SERVIÇOS NET GUIA DE PRODUTOS E SERVIÇOS NET 1 SEJA BEM-VINDO à net! Caro cliente, Este guia foi desenvolvido para você conhecer um pouco mais sobre os produtos e serviços NET que estão à sua disposição. Aproveite

Leia mais

2 de maio de 2014. Remote Scan

2 de maio de 2014. Remote Scan 2 de maio de 2014 Remote Scan 2014 Electronics For Imaging. As informações nesta publicação estão cobertas pelos termos dos Avisos de caráter legal deste produto. Conteúdo 3 Conteúdo...5 Acesso ao...5

Leia mais

Adicionando um amplificador linear! Pensar duas vezes! Quanto vai aumentar o seu sinal?

Adicionando um amplificador linear! Pensar duas vezes! Quanto vai aumentar o seu sinal? Don, N4UJW Adicionando um amplificador linear! Pensar duas vezes! Quanto vai aumentar o seu sinal? Será que a adição de um amplificador linear de minha estação de presunto fazer o meu sinal de "mais alto"?

Leia mais

Conhecendo seu telefone

Conhecendo seu telefone Conhecendo seu telefone Fone de ouvido Tecla de navegação S Lentes da câmera Tecla virtual esquerda Teclas de volume Tecla Enviar N Tecla virtual direita Tecla Menu M Tecla Finalizar O Porta da bateria

Leia mais

Manual do Painel Aceno Digital A3000/A6000. www.acenodigital.com.br. Rua Porto Alegre, 212 Jd. Agari 43 3027-2255 Cep: 86.

Manual do Painel Aceno Digital A3000/A6000. www.acenodigital.com.br. Rua Porto Alegre, 212 Jd. Agari 43 3027-2255 Cep: 86. Manual do Painel Aceno Digital A3000/A6000 Manual do Painel Aceno Digital A3000/A6000 Este manual apresenta o funcionamento e os procedimentos de configuração e instalação dos painéis Aceno Digital, modelos

Leia mais

Placa Acessório Modem Impacta

Placa Acessório Modem Impacta manual do usuário Placa Acessório Modem Impacta Parabéns, você acaba de adquirir um produto com a qualidade e segurança Intelbras. A Placa Modem é um acessório que poderá ser utilizado em todas as centrais

Leia mais

Arquitetura de Rede de Computadores

Arquitetura de Rede de Computadores TCP/IP Roteamento Arquitetura de Rede de Prof. Pedro Neto Aracaju Sergipe - 2011 Ementa da Disciplina 4. Roteamento i. Máscara de Rede ii. Sub-Redes iii. Números Binários e Máscara de Sub-Rede iv. O Roteador

Leia mais

Notas para os usuários

Notas para os usuários Notas para os usuários Este manual descreve o que foi adicionado e alterado nos recursos com a atualização do firmware. Leia este manual consultando a versão mais recente da Referência ao dispositivo e

Leia mais

Roteamento e Comutação

Roteamento e Comutação Roteamento e Comutação Design de Rede Local Design Hierárquico Este design envolve a divisão da rede em camadas discretas. Cada camada fornece funções específicas que definem sua função dentro da rede

Leia mais

Celebre este natal e ano novo junto aos seus amigos e familiares distantes.

Celebre este natal e ano novo junto aos seus amigos e familiares distantes. Celebre este natal e ano novo junto aos seus amigos e familiares distantes. Receba fotos e mensagens deles na TV de sua casa em tempo real e sem custo, não se preocupe mais com a distância! A festa será

Leia mais

A barra de menu a direita possibilita efetuar login/logout do sistema e também voltar para a página principal.

A barra de menu a direita possibilita efetuar login/logout do sistema e também voltar para a página principal. MANUAL DO SISCOOP Sumário 1 Menu de Navegação... 3 2 Gerenciar País... 5 3- Gerenciamento de Registro... 8 3.1 Adicionar um registro... 8 3.2 Editar um registro... 10 3.3 Excluir um registro... 11 3.4

Leia mais

1 Introdução. 2 REDES sem fio de comunicações

1 Introdução. 2 REDES sem fio de comunicações 1 Introdução Neste manual serão apresentados os procedimentos de instalação e configuração do sistema de detecção e prevenção de incêndio GALBA V251, além de dicas que certamente agilizarão os trabalhos

Leia mais

RECEPTOR AM DSB. Transmissor. Circuito Receptor AM DSB - Profº Vitorino 1

RECEPTOR AM DSB. Transmissor. Circuito Receptor AM DSB - Profº Vitorino 1 RECEPTOR AM DSB Transmissor Circuito Receptor AM DSB - Profº Vitorino 1 O receptor super-heteródino O circuito demodulador que vimos anteriormente é apenas parte de um circuito mais sofisticado capaz de

Leia mais

Resumo da solução SAP SAP Technology SAP Afaria. Gestão da mobilidade empresarial como vantagem competitiva

Resumo da solução SAP SAP Technology SAP Afaria. Gestão da mobilidade empresarial como vantagem competitiva da solução SAP SAP Technology SAP Afaria Objetivos Gestão da mobilidade empresarial como vantagem competitiva Simplifique a gestão de dispositivos e aplicativos Simplifique a gestão de dispositivos e aplicativos

Leia mais

Rede Corporativa. Tutorial 10 mar 2009 Fabio Montoro. Introdução

Rede Corporativa. Tutorial 10 mar 2009 Fabio Montoro. Introdução Tutorial 10 mar 2009 Fabio Montoro Rede Corporativa Introdução Rede corporativa é um sistema de transmissão de dados que transfere informações entre diversos equipamentos de uma mesma corporação, tais

Leia mais

Sumário. Apresentação O que é o Centro de Gerenciamento de Serviços (CGS) NTI? Terminologia Status do seu chamado Utilização do Portal Web

Sumário. Apresentação O que é o Centro de Gerenciamento de Serviços (CGS) NTI? Terminologia Status do seu chamado Utilização do Portal Web Sumário Apresentação O que é o Centro de Gerenciamento de Serviços (CGS) NTI? Terminologia Status do seu chamado Utilização do Portal Web Fazendo Login no Sistema Tela inicial do Portal WEB Criando um

Leia mais

BlackBerry Mobile Voice System

BlackBerry Mobile Voice System BlackBerry Mobile Voice System BlackBerry Mobile Voice System Comunicações móveis unificadas O Mobile Voice System ( MVS) foi projetado para unificar os recursos do telefone fixo aos smartphones e às redes

Leia mais

Em 2012, a Prosoft planejou o lançamento da Versão 5 dos seus produtos.

Em 2012, a Prosoft planejou o lançamento da Versão 5 dos seus produtos. VERSÃO 5 Outubro/2012 Release Notes Não deixe de atualizar o seu sistema Planejamos a entrega ao longo do exercício de 2012 com mais de 140 melhorias. Mais segurança, agilidade e facilidade de uso, atendendo

Leia mais

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Use o Google Drive para armazenar e acessar arquivos, pastas e documentos do Google Docs onde quer que você esteja. Quando você altera um arquivo na web, no

Leia mais

I N T R O D U Ç Ã O W A P desbloqueio,

I N T R O D U Ç Ã O W A P desbloqueio, INTRODUÇÃO Para que o Guia Médico de seu Plano de Saúde esteja disponível em seu celular, antes de mais nada, sua OPERADORA DE SAÚDE terá de aderir ao projeto. Após a adesão, você será autorizado a instalar

Leia mais

Guia do usuário do PrintMe Mobile 3.0

Guia do usuário do PrintMe Mobile 3.0 Guia do usuário do PrintMe Mobile 3.0 Visão geral do conteúdo Sobre o PrintMe Mobile Requisitos do sistema Impressão Solução de problemas Sobre o PrintMe Mobile O PrintMe Mobile é uma solução empresarial

Leia mais

Tutorial básico para web conferência

Tutorial básico para web conferência Tutorial básico para web conferência O objetivo deste tutorial é habilitá-lo, de maneira rápida e prática, para a utilização otimizada da ferramenta de web conferência, que são as salas virtuais, em ambiente

Leia mais

Sistema 3D Ativo para Cinema Digital. Guia do Usuário. EYES TRIPLE SHUT (E3S). Todos os direitos reservados. 1 www.eyes3shut.com

Sistema 3D Ativo para Cinema Digital. Guia do Usuário. EYES TRIPLE SHUT (E3S). Todos os direitos reservados. 1 www.eyes3shut.com Sistema 3D Ativo para Cinema Digital Guia do Usuário EYES TRIPLE SHUT (E3S). Todos os direitos reservados. 1 www.eyes3shut.com SUMÁRIO Antes de Começar 3 Instalando o Kit de Sincronização 4 Instalando

Leia mais

Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7

Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7 Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7 Para criar um grupo doméstico e compartilhar arquivos é necessário que tenhamos pelo menos dois computadores ligados entre si (em

Leia mais

Air-Fi - sistema sem fio Sinta-se confortável com a confiança e o desempenho líderes do setor.

Air-Fi - sistema sem fio Sinta-se confortável com a confiança e o desempenho líderes do setor. Air-Fi - sistema sem fio Sinta-se confortável com a confiança e o desempenho líderes do setor. Corte os fios e sinta-se confortável com a solução sem fio Air-Fi da Trane. A comunicação sem fio Air-Fi da

Leia mais

Conceitos Básicos de Telefonia Celular

Conceitos Básicos de Telefonia Celular O curso foi elaborado especialmente para atender o profissional que atua no mercado varejista de aparelhos celulares e quer atender seus clientes com rapidez e qualidade. O treinamento é direcionado ao

Leia mais

Central de Alarme de Oito Zonas

Central de Alarme de Oito Zonas Central de Alarme de Oito Zonas R02 ÍNDICE CARACTERÍSTICAS GERAIS:... 3 CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS:... 3 CONHECENDO A CENTRAL:... 4 COMO A CENTRAL FUNCIONA:... 4 COMO APAGAR A MEMÓRIA DA CENTRAL:... 4 COMO

Leia mais

Guia para o Google Cloud Print

Guia para o Google Cloud Print Guia para o Google Cloud Print Versão 0 BRA Definições das observações Utilizamos o estilo de observação a seguir ao longo deste manual do usuário: ensina como agir em determinada situação ou fornece dicas

Leia mais

Análise de Dados do Financeiro

Análise de Dados do Financeiro Análise de Dados do Financeiro Introdução Para reunir em um só local as informações de contas a pagar e receber cadastradas e/ou geradas no sistema TTransp existe a interface de análise de dados do financeiro.

Leia mais

Manual do Usuário Sistema Viva-Voz Bluetooth

Manual do Usuário Sistema Viva-Voz Bluetooth Este equipamento opera em caráter secundário, isto é, não tem direito a proteção contra interferência prejudicial, mesmo de estações do mesmo tipo e não pode causar interferência a sistemas operando em

Leia mais

PTT (Push to Talk - Pressione para Falar) Edição 1

PTT (Push to Talk - Pressione para Falar) Edição 1 (Push to Talk - Pressione para Falar) Edição 1 2008 Nokia. Todos os direitos reservados. Nokia, Nokia Connecting People e Nseries são marcas comerciais ou marcas registradas da Nokia Corporation. Nokia

Leia mais

LINKSYS SPA3102 E PAP2T

LINKSYS SPA3102 E PAP2T CONFIGURANDO TELEFONE PONTO A PONTO COM LINKSYS SPA3102 E PAP2T CONFIGURANDO SPA3102 e PAP2T Conteúdo: 1 Apresentação pag 3 2 Estudo de caso pag 4 3 Conexão dos ATAs pag 6 4 Configurando pag 8 5 SPA 3102

Leia mais

SAIT SISTEMA DE ÁUDIO ITAMED MANUAL DO USUÁRIO. Você acaba de receber um SISTEMA DE ÁUDIO ITAMED.

SAIT SISTEMA DE ÁUDIO ITAMED MANUAL DO USUÁRIO. Você acaba de receber um SISTEMA DE ÁUDIO ITAMED. SAIT SISTEMA DE ÁUDIO ITAMED MANUAL DO USUÁRIO Você acaba de receber um SISTEMA DE ÁUDIO ITAMED. O SISTEMA DE ÁUDIO ITAMED (SAIT) foi desenvolvido com tecnologia de última geração que possibilita o envio

Leia mais

Curso: Redes II (Heterogênea e Convergente) Tema da Aula: Características Roteamento

Curso: Redes II (Heterogênea e Convergente) Tema da Aula: Características Roteamento Curso: Redes II (Heterogênea e Convergente) Tema da Aula: Características Roteamento Professor Rene - UNIP 1 Roteamento Dinâmico Perspectiva e histórico Os protocolos de roteamento dinâmico são usados

Leia mais

BOLETIM DE GARANTIA. (N o 05 / 2013) LED do TIMER pisca frequência de 1Hz / segundo. LED do TIMER pisca freqüência de 1Hz / segundo.

BOLETIM DE GARANTIA. (N o 05 / 2013) LED do TIMER pisca frequência de 1Hz / segundo. LED do TIMER pisca freqüência de 1Hz / segundo. BOLETIM DE GARANTIA (N o 05 / 2013) Código de erro do Cassete e Piso-Teto No. TIPO DESCRIÇÃO Flash Blink Código Nota 1 Falha 2 Falha 3 Falha 4 Falha 5 Falha 6 Falha Placa acusa erro no sensor de temperatura

Leia mais

Fundamentos da Informática e Comunicação de Dados

Fundamentos da Informática e Comunicação de Dados Fundamentos da Informática e Comunicação de Dados Aula 07 Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina, oferecida pela UNINOVE. O acesso

Leia mais

Guia para o Google Cloud Print

Guia para o Google Cloud Print Guia para o Google Cloud Print Versão 0 BRA-POR Definições das observações Utilizamos o ícone a seguir ao longo deste manual do usuário: Os ícones de ensinam como agir em determinada situação ou fornecem

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Usando um firewall para ajudar a proteger o computador A conexão à Internet pode representar um perigo para o usuário de computador desatento. Um firewall ajuda a proteger o computador impedindo que usuários

Leia mais

Sagômetro Digital. Manual de Instalação e Operação

Sagômetro Digital. Manual de Instalação e Operação Manual de Instalação e Operação MANUAL DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO APRESENTAÇÃO: Esse instrumento foi especialmente desenvolvido para realizar medições de Ságitas em Blocos Oftálmicos onde através de software

Leia mais

QUANDO TRATAMOS SOBRE MEIOS DE TRANSMISSÃO, DEVEMOS ENFATIZAR A EXISTÊNCIA DE DOIS TIPOS DESSES MEIOS, SENDO:

QUANDO TRATAMOS SOBRE MEIOS DE TRANSMISSÃO, DEVEMOS ENFATIZAR A EXISTÊNCIA DE DOIS TIPOS DESSES MEIOS, SENDO: CABEAMENTO DE REDE QUANDO TRATAMOS SOBRE MEIOS DE TRANSMISSÃO, DEVEMOS ENFATIZAR A EXISTÊNCIA DE DOIS TIPOS DESSES MEIOS, SENDO: MEIO FÍSICO: CABOS COAXIAIS, FIBRA ÓPTICA, PAR TRANÇADO MEIO NÃO-FÍSICO:

Leia mais

FAÇA FÁCIL: DRIVER IGS PARA COMUNICAÇÃO DE PROTOCOLOS PROPRIETÁRIOS INTRODUÇÃO

FAÇA FÁCIL: DRIVER IGS PARA COMUNICAÇÃO DE PROTOCOLOS PROPRIETÁRIOS INTRODUÇÃO FAÇA FÁCIL: DRIVER IGS PARA COMUNICAÇÃO DE PROTOCOLOS PROPRIETÁRIOS INTRODUÇÃO O Driver IGS possui um módulo de configuração que possibilita a comunicação com protocolos proprietários. Trata-se do Driver

Leia mais

IRISPen Air 7. Guia Rápido. (ios)

IRISPen Air 7. Guia Rápido. (ios) IRISPen Air 7 Guia Rápido (ios) Este Guia Rápido do Usuário ajuda você a começar a usar o IRISPen TM Air 7. Leia este guia antes de utilizar o scanner e o respectivo software. Todas as informações estão

Leia mais

Leitor Digital de Livros (ereader) - Kobo Aura HD

Leitor Digital de Livros (ereader) - Kobo Aura HD Leitor Digital de Livros (ereader) - Kobo Aura HD Especificações técnicas Tela 6,8 polegadas, e-ink sem reflexão e touchscreen Definição 265 DPI 1440 1080 Processador 1GHz Memória 4 GB (até 3.000 e-books)

Leia mais

Videoconferência Samsung Modelo VC240. Novembro de 2014 - versão-001

Videoconferência Samsung Modelo VC240. Novembro de 2014 - versão-001 Suporte Videoconferência Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação - NTIC Office: +55 53 3240 5432 #8505 Email: vconf@ntic.unipampa.edu.br Webpage: www.ntic.unipampa.edu.br/vconf

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CERCOMP (CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS) TUTORIAL DE USO DO WEBMAIL - UFG

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CERCOMP (CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS) TUTORIAL DE USO DO WEBMAIL - UFG UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CERCOMP (CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS) TUTORIAL DE USO DO WEBMAIL - UFG Página 1 de 26 Sumário Introdução...3 Layout do Webmail...4 Zimbra: Nível Intermediário...5 Fazer

Leia mais

Manual do Usuário HERE Drive

Manual do Usuário HERE Drive Manual do Usuário HERE Drive Edição 1.0 PT-BR HERE Drive O HERE Drive orienta você até onde deseja ir com direções detalhadas e orientadas por voz. Você: encontra seu caminho em seu país ou região de origem

Leia mais