Gestáo do Conhecimento

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Gestáo do Conhecimento"

Transcrição

1 Gestáo do Conhecimento Respostas dos exercícios de fixação Aula 2: Exercícios de fixação Sociedade do Conhecimento 1. Em sua opinião quais são as principais características da sociedade do conhecimento? Na sociedade do conhecimento o conhecimento passou a ser um meio de produção de riqueza. As empresas e os profissionais com maior conhecimento passaram a ter mais valor. O diferencial das empresas passou a ser a inovação e seu capital intelectual. 2. Porque atualmente os bens intangíveis têm mais valor do que os tangíveis? Cite os principais da Anhanguera na sua opinião. Porque os intangíveis estão ligados ao conhecimento e ao capital intelectual das empresas que na sociedade do conhecimento têm mais valor. Os bens intangíveis não se desgastam e nem se desvalorizam pelo tempo. Um dos principais da Anhaguera são a marca e a experiência dos professores. 3. Porque o valor de mercado do Google aumentou com a compra do Youtube? Porque o Google passou a ter um maior potencial crescimento no mercado pela quantidade de visitas no mundo pelo Youtube e pelo capital intelectual da equipe do Youtube. Com isto teve uma valorização das suas ações no mercado. 4. Cite um exemplo de sucesso de uma empresa inovadora. O microblog Twitter que teve um crescimento e grande valorização no mercado no último ano; o Google, a Microsoft e a Apple com suas inovações como o mouse, ipod, iphone e ipad. Outras inovam para se manterem no mercado por um longo período de tempo como a Coca-Cola, Mc Donalds e a Disney. 5. O que você acha da supervalorização no mercado de algumas empresas inovadoras apenas pelo seu potencial? Em algumas vezes as valorizações são exageradas fazendo com que o capital seja investido apenas em papéis e ações (exemplo Google) e não aja interesse de investidores em empresas tradicionais e produtivas (geradoras de emprego,

2 alimentos e bens). A expeculação deste tipo de investimento pode gerar crises no mercado financeiro. 6. Escreva porque a dialética é importante na criação do conhecimento nas empresas inovadoras. Porque as empresas devem dar ênfase nos opostos e nas contradições como orientação para o que está acontecendo e o que provavelmente acontecerá. A contradição e contraposição leva a novas idéias. Atualmente as empresas devem ser capazes de mudar tão rapidamente quanto o ambiente em torno delas e lidar com as complexidades e contradições envolvidas.

3 Aula 3 - Conceitos ligados à Conhecimento 1) O autor está certo em afirmar que cada novo conhecimento tácito foi antes explícito? Porque? A princípio sim porque para assimilar um conhecimento e o tornar tácito este deve estar disponível de forma explicita por alguém, porém uma pessoa pode aprender observando outra e nestes casos o conhecimento não foi antes explícito. 2) Responda as perguntas do último parágrafo. Resposta pessoal. É importante conhecer a si próprio, seus pontos fortes e os que precisam ser melhorados. 3) O conhecimento reside nas pessoas ou na organização? Nas pessoas que fazem parte da organização. 4) Escreve resumidamente o que você entende por conhecimento tácito e conhecimento explícito. Dê exemplos. Conhecimento Explicito: Conhecimento que pode ser transmitido de um indivíduo para outro através de algum meio de comunicação formal. Conhecimento codificado em alguma linguagem (representado alguma maneira). Pode ser armazenado no computador (como informação). Pode ser representado por uma expressão matemáica. Conhecimento tácito: Conteúdo do pensamento humano. Adquirido através da percepção do mundo e da manipulação das informações. Originado pela experiência, aprendizado, know-how, informações e discernimento de conhecimentos já assimilados. Relacionado a cultura, intuição e valores. Contém julgamento e avaliação. Originado na mente das pessoas e inerente a uma pessoa. 5) Qual é mais importante para um gerente? Ter conhecimento ou competência nas "funções" do seu setor? Porque? Para um gerente a princípio o mais importante é ter conhecimento das funções do seu setor. Para gerenciar não precisa ter habilidade nas funções e sim habilidades nas funções gerenciais. Quem realmente deve ter competência nas funções do setor são os funcionários do nível operacional que executarão os serviços. 6) Qual é mais fácil? Gerenciar dados e informações ou gerenciar conhecimento? Justifique. Mais fácil é gerenciar dados e informações que podem ser anotadas e armazenadas em papel ou computador. O conhecimento é mais difícil pois reside no cérebro das pessoas.

4 Aula 4 - Principais formas de Conhecimento 1) Por que muitas empresas não contratam pessoas com mais de 40 anos? Muitas empresas querem mentes vazias de vivências anteriores para não terem trabalho de ter que mudá-las. Para uma empresa é muito mais fácil moldar um funcionário à seu modo do que modificar o seu jeito de trabalhar. Estas empresas não aproveitam do conhecimento e da experiência anterior destes trabalhadores. 2) Quais são os vícios que os trabalhadores experientes podem ter? Estes trabalhadores podem ter alguns costumes das empresas anteriores que não são aceitos na nova empresa. Podem ser resistentes a mudanças (aprender de novo) e serem acomodados. 3) Quais deveriam ser o critério de seleção segundo o texto? Avaliar a capacidade que o profissional tem de aprender novamente (deixando de lado as rotinas do passado) independente de sua idade. 4) Quais as duas maneiras em que podemos adquirir conhecimento? De maneira direta através da vivência e contato com o objeto, situação, ambiente, etc. ou de maneira indireta através da externalização do conhecimento de alguém por meio de texto, imagens, vídeo, etc. 5) Quais dos modos de conhecimento estão mais ligados ao tipo de conhecimento tácito? Os modos de conhecimento religioso e artístico pois são mais difíceis de externalizar. 6) Quais os modos de conhecimento são mais usados na empresa? O conhecimento religioso pode ser utilizado pelas empresas para critério de admissão ou demissão? O conhecimento filosófico e o científico. O conhecimento religioso não deveria ser adotado como critério. Ele é adotado como critério para admissão em algumas empresas embora nunca deva ser usado como critério para demissão.

5 Aula 5: Conversões de Conhecimento 1) Quais principais benefícios do sistema de Gestão do Conhecimento (ShareNet) da Siemens? E para o RH? Para não repetir os erros do passado (aprender com a experiência); Registrar o conhecimento dos colaboradores; Registrar as melhores práticas; Para disponibilizar o conhecimento gerado na empresa; Para divulgar o conhecimento embutido nas práticas individuais e coletivas; Para identificar e gerenciar o conhecimento relevante para a empresa. No RH pode mapear e armazenar dados referente aos conhecimentos e competências dos colaboradores. 2) Estes sistemas poderiam ser utilizados por empresas de pequeno porte? Explique. Alguns recursos sim e outros não. Mesmos as empresas de pequeno porte devem adotar alguma estratégia de Gestão do Conhecimento que não envolva quantias altas. 3) Como podemos adquirir conhecimento interno e externo nas empresas? Conhecimento interno através de treinamento, pesquisa e aprender fazendo. Conhecimento externo através da contratação de consultores, cursos, palestras, com os clientes e fornecedores. 4) Como converter o conhecimento: a) Tácito para Tácito Através da Socialização. Processo de aquisição de conhecimento tácito através da partilha de experiências: Apresentações, Observação do aprendiz à prática, Imitação e Brainstorms (tempestade de idéias). b) Tácito para Explícito Através da Externalização. Conversão de conhecimento tácito em explícito através de conceitos concretos: Analogias, Metáforas, Similaridades, Adjetivos e números, e Qualitativo e quantitativo. c) Explícito para Explícito Através da Combinação. Criação de conhecimento explícito, reunindo conhecimento explícito a partir de diversas fontes. Pode ser armazenado no computador (informação) dando horigem a novo conhecimento: Troca de documentos, Conversas telefônicas, Reuniões, s e trocas de mensagens eletrônicas e Cursos teóricos. d) Explícito para Tácito Através da Internalização. Conversão de conhecimento explícito em tácito pela experiência do aprendizado prático do trabalho. Prática até que não seja mais necessária consulta ou ajuda de material escrito ou pessoas: Documentos, Manuais, Explicações e Aprender fazendo (curso prático). 5) Porque nem todo o conhecimento pode ser externalizado? Porque em todo conhecimento explícito existe um pouco de conhecimento tácito (e vice versa). 5) Porque o enfoque da GC tem que ser nas pessoas e não na Tecnologia da Informação?

6 Porque o conhecimento é armazenado nas pessoas e não nos computadores (o que é armazenado nos computadores são dados e informações). É necessário gerir pessoas.

7 Aula 6: Ba 1) Cite exemplos de sites que você conhece que tenha o conceito da Web 2.0. Via6, ikwa, Linkedin, Orkut, Facebook, Twitter, Wikipédia, etc. 2) Quais as vantagens para o RH de uma empresa possuir uma ferramenta Web 2.0? Pode criar uma intranet de auto atendimento onde muitas dúvidas e dados de atualizações dos colaboradores são feitas pelos próprios colaboradores sem precisar ir até o RH. 3) Quais as palavras do texto você não conhece? Resposta pessoal. 4) ) O que você entendeu que seja uma Web 2.0 e um Wiki? Segunda geração de sites da Web onde os usuários colaborem de maneira dinâmica para a organização de conteúdo das páginas. Podem utilizar Inteligência Coletiva. Os Wikos são páginas na Internet que podem ser alteradas por todos os usuários que têm direitos de acesso. O exemplo mais conhecido é a enciclopédia Wikipédia.

8 Aula 7: Alianças estratégicas 1. Como uma empresa pode utilizar o Ba fora da companhia. Adquirindo e trocando conhecimento através de alianças estratégicas com parceiros de negócios ou através dos clientes e fornecedores. 2. Quais são as principais alianças estratégicas utilizadas pelas empresas para adquirir conhecimento? Através de indicação com ganhos de comissão, joint venture, aquisições, pesquisa e desenvolvimento, franquias, etc. 3. Quais são os principais benefícios da utilização do BA na Seven-Elevem? Os principais benefícios são a troca de conhecimento tácito e explícito através das interações entre seus colaboradores e o conhecimento das necessidades de seus clientes. 4. Como é utilizado e compartilhado o conhecimento tático na Seven-Eleven? Como é transformado em conhecimento explícito? Pela observação e interação dos vendedores com os clientes. Este conhecimento é transmitido nas reuniões através de hipóteses sobre as vendas e necessidades de produtos em estoque.

Gestão do Conhecimento

Gestão do Conhecimento Gestão do Abordagens de Gestão do 1 2 O Ba extrapola uma organização Não está limitado a uma única organização e pode ser constituído por várias empresas e até por clientes: concorrentes fornecedores clientes

Leia mais

Aula 5 Processos Organizacionais e Gestão o do Conhecimento. Grinaldo Lopes de Oliveira. Bacharelado em Sistemas de Informaçã

Aula 5 Processos Organizacionais e Gestão o do Conhecimento. Grinaldo Lopes de Oliveira. Bacharelado em Sistemas de Informaçã Aula 5 Processos Organizacionais e Gestão o do Conhecimento Grinaldo Lopes de Oliveira Bacharelado em Sistemas de Informaçã ção Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Agenda

Leia mais

Gestão do Conhecimento

Gestão do Conhecimento Gestão do Conhecimento Processo de criar continuamente novos conhecimentos, disseminando-os amplamente através da organização e incorporando-os velozmente em novos produtos/serviços, tecnologias e sistemas.

Leia mais

Gestão do Conhecimento Formas de Conhecimento

Gestão do Conhecimento Formas de Conhecimento Gestão do Formas de Prof. Luiz A. Nascimento Como adquirir o conhecimento? Direto Através da vivência e contato com o objeto, situação, ambiente, etc. Indireto Através da externalização do conhecimento

Leia mais

Gestão do Conhecimento. Conversão de conhecimento. Conversão de conhecimento 12/3/2011. Prof. Luiz A. Nascimento

Gestão do Conhecimento. Conversão de conhecimento. Conversão de conhecimento 12/3/2011. Prof. Luiz A. Nascimento Gestão do Conhecimento Prof. Luiz A. Nascimento Proceso de interação entre conhecimento tácito e explícito que tem natureza dinâmica e continua. Se constitui em uma espiral permanente de transformação

Leia mais

GESTÃO DO CONHECIMENTO

GESTÃO DO CONHECIMENTO GESTÃO DO CONHECIMENTO Nos dias de hoje, com a velocidade das mudanças cada vez maior, o conhecimento torna-se a principal vantagem competitiva da organização. Saber como organizar o conhecimento é crítico

Leia mais

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E OS TIPOS DE CONHECIMENTO EMPREENDEDORISMO. Prof. Dr. Daniel Caetano

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E OS TIPOS DE CONHECIMENTO EMPREENDEDORISMO. Prof. Dr. Daniel Caetano INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E EMPREENDEDORISMO OS TIPOS DE CONHECIMENTO Prof. Dr. Daniel Caetano 2016-2 Objetivos Compreender o conceito de conhecimento Conhecer os diferentes tipos de conhecimento Formação dos

Leia mais

CRIAÇÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES

CRIAÇÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES CRIAÇÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES Criação do nas Organizações: 1) Os modos de conversão do conhecimento e sua vinculação com a criação do conhecimento organizacional; 2) As condições capacitadoras

Leia mais

GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO ASI I

GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO ASI I GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO ASI I Contexto A atual sociedade, onde as organizações estão inseridas, pode ser considerada uma sociedade do conhecimento, na qual os gerentes devem abandonar tudo

Leia mais

Agenda da Apresentação

Agenda da Apresentação Feira do Empreendedor Palestra Gerencial A Importância da Gestão do Conhecimento para sua Empresa Paulo Eduardo de Carvalho Costa Trainee da Unidade de Tecnologia da Informação Agenda da Apresentação Objetivo

Leia mais

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E GESTÃO DO CONHECIMENTO EMPREENDEDORISMO. Prof. Dr. Daniel Caetano

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E GESTÃO DO CONHECIMENTO EMPREENDEDORISMO. Prof. Dr. Daniel Caetano INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E EMPREENDEDORISMO GESTÃO DO CONHECIMENTO Prof. Dr. Daniel Caetano 2017-2 Objetivos Recordar as dimensões do conhecimento Compreender a importância de gerenciar o conhecimento Conhecer

Leia mais

Aula 10. Gestão do Conhecimento Histórico Conceitos Exemplos. A arte Estágios Sistemas Especialistas Diagrama Considerações

Aula 10. Gestão do Conhecimento Histórico Conceitos Exemplos. A arte Estágios Sistemas Especialistas Diagrama Considerações Aula 10 Histórico Conceitos Exemplos Ativos intangíveis A arte Estágios Sistemas Especialistas Diagrama Considerações Conhecimento George Berkeley 1710 Primeira abordagem. Princípios do Conhecimento Frederick

Leia mais

Resumo Aula-tema 01: Definindo o conhecimento e aprendizagem organizacional.

Resumo Aula-tema 01: Definindo o conhecimento e aprendizagem organizacional. Resumo Aula-tema 01: Definindo o conhecimento e aprendizagem organizacional. Vivemos uma época de overdose de informação graças, em grande parte, à Internet. Diariamente temos que domar uma avalanche de

Leia mais

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E OS TIPOS DE CONHECIMENTO EMPREENDEDORISMO. Prof. Dr. Daniel Caetano

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E OS TIPOS DE CONHECIMENTO EMPREENDEDORISMO. Prof. Dr. Daniel Caetano INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E EMPREENDEDORISMO OS TIPOS DE CONHECIMENTO Prof. Dr. Daniel Caetano 2017-2 Objetivos Compreender o conceito de conhecimento Conhecer os diferentes tipos de conhecimento ANTES DE MAIS

Leia mais

SSC0531- Gestão de Sistemas de Informação Sistemas Colaborativos e Computação Social

SSC0531- Gestão de Sistemas de Informação Sistemas Colaborativos e Computação Social SSC0531- Gestão de Sistemas de Informação Sistemas Colaborativos e Computação Social Simone do R. S. Souza ICMC/USP 2017 Sistemas Colaborativos A empresa deve ser vista como uma rede de colaboradores onde

Leia mais

GESTÃO DO CONHECIMENTO. Professor Sergio Loncan

GESTÃO DO CONHECIMENTO. Professor Sergio Loncan GESTÃO DO CONHECIMENTO Professor Sergio Loncan OBJETIVO Incentivo à reflexão e estudo da Gestão do Conhecimento e suas estruturas nas organizações tanto públicas como privadas, de maneira a se poder buscar

Leia mais

Da Administração à Promoção do Conhecimento

Da Administração à Promoção do Conhecimento Da Administração à Promoção do Conhecimento Desafios para a criação do conhecimento nas empresas A criação do conhecimento nas empresas não é algo fácil de ser atingido, é difícil de prever e controlar

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com DADOS E INFORMAÇÃO CLIENTE ABASTECENDO EM UM POSTO DE GASOLINA DADOS (Quando? Quanto? Como

Leia mais

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E GESTÃO DO CONHECIMENTO EMPREENDEDORISMO. Prof. Dr. Daniel Caetano

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E GESTÃO DO CONHECIMENTO EMPREENDEDORISMO. Prof. Dr. Daniel Caetano INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E EMPREENDEDORISMO GESTÃO DO CONHECIMENTO Prof. Dr. Daniel Caetano 2016-2 Objetivos Recordar as dimensões do conhecimento Compreender a importância de gerenciar o conhecimento Conhecer

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico Unidade 3: Formulação da estratégia e posicionamento 1 SEÇÃO 3.1 ESTRATÉGIAS GENÉRICAS 2 Relembrando - SWOT A análise do ambiente externo permite que a organização identifique

Leia mais

Assunto 2: Administração do Conhecimento

Assunto 2: Administração do Conhecimento Assunto 2: Administração do Conhecimento Objetivos do Capítulo Administração do Conhecimento 1. Explicar como os sistemas de administração do conhecimento podem ajudar na iniciativa de construir uma empresa

Leia mais

Gestão do Conhecimento

Gestão do Conhecimento Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina - FACAPE Ambiente de Negócio e Marketing Profa. Cynara Carvalho cynaracarvalho@yahoo.com.br Sociedade da Informação e do Conhecimento A sociedade

Leia mais

Teoria da Criação do Conhecimento Organizacional

Teoria da Criação do Conhecimento Organizacional Teoria da Criação do Conhecimento Organizacional Segundo Nonaka e Takeuchi, alimenta a inovação, e o conhecimento é criado dentro da organização sob a forma de P & S e sistemas Processo dinâmico, produzindo

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação - O Sistemas como auxiliares na captura de Informações. Prof Angela Paula Zão Bastos

Administração de Sistemas de Informação - O Sistemas como auxiliares na captura de Informações. Prof Angela Paula Zão Bastos Administração de Sistemas de Informação - O Sistemas como auxiliares na captura de Informações Prof Angela Paula Zão Bastos O QUE É CONHECIMENTO? Dado não é informação. Informação não é conhecimento.

Leia mais

Organizações do Conhecimento A organização do conhecimento:

Organizações do Conhecimento A organização do conhecimento: Organizações do Conhecimento A organização do conhecimento: 1) O que é uma Organização? 2) Quais são os objetivos? 3) Quais são os seus diferentes níveis? 4) Como está estruturada uma organização? 5) Quais

Leia mais

Disciplina: Administração de Recursos Humanos II

Disciplina: Administração de Recursos Humanos II Poder Executivo Ministério da Educação Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Estudos Sociais Departamento de Administração Disciplina: Administração de Recursos Humanos II Profa.: Ana Flávia de

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS. PROJEÇÕES DAS AULAS Professora: SIMONE

GESTÃO DE PESSOAS. PROJEÇÕES DAS AULAS Professora: SIMONE GESTÃO DE PESSOAS PROJEÇÕES DAS AULAS Professora: SIMONE BIBLIOGRAFIA BÁSICA CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 2006.

Leia mais

ESTUDO SOBRE OS PROCESSOS DE CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL: UMA ABORDAGEM TEÓRICA NO CONTEXTO DAS ORGANIZAÇÕES

ESTUDO SOBRE OS PROCESSOS DE CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL: UMA ABORDAGEM TEÓRICA NO CONTEXTO DAS ORGANIZAÇÕES ESTUDO SOBRE OS PROCESSOS DE CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL: UMA ABORDAGEM TEÓRICA NO CONTEXTO DAS ORGANIZAÇÕES Max Naytan Rinaldi dos Santos Faculdade de Administração CEA Centro de Economia e Administração

Leia mais

A sociedade do conhecimento

A sociedade do conhecimento A sociedade do conhecimento A sociedade do conhecimento: 1)As transformações que estão levando a humanidade para a Sociedade do Conhecimento; 2)Os fatores decisivos que estão provocando essas transformações;

Leia mais

Disciplina Gestão da Informação e do Conhecimento (ACA603)

Disciplina Gestão da Informação e do Conhecimento (ACA603) Universidade Federal do Rio de Janeiro Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Faculdade de Administração e Ciências Contábeis Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação Disciplina Gestão da

Leia mais

FORMAS DE ACESSO A TECNOLOGIA

FORMAS DE ACESSO A TECNOLOGIA FORMAS DE ACESSO A TECNOLOGIA 1 Nossos últimos assuntos foram: Estratégias de Inovação. Nesta aula veremos: Formas de Acesso à Tecnologia. 2 Serão comentados: Formas de Acesso à Tecnologia: Compra; Importação

Leia mais

TÍTULO: GESTÃO DO CONHECIMENTO: ESTUDO APLICADO DA ESPIRAL DO CONHECIMENTO

TÍTULO: GESTÃO DO CONHECIMENTO: ESTUDO APLICADO DA ESPIRAL DO CONHECIMENTO TÍTULO: GESTÃO DO CONHECIMENTO: ESTUDO APLICADO DA ESPIRAL DO CONHECIMENTO CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: ADMINISTRAÇÃO INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PLANALTO DE

Leia mais

GESTÃO DO CONHECIMENTO NA BUSCA DO APRIMORAMENTO INTELECTUAL. Mariane Delatin Rodrigues

GESTÃO DO CONHECIMENTO NA BUSCA DO APRIMORAMENTO INTELECTUAL. Mariane Delatin Rodrigues GESTÃO DO CONHECIMENTO NA BUSCA DO APRIMORAMENTO INTELECTUAL Mariane Delatin Rodrigues ma_mi00@hotmail.com Esta apresentação foi sistematizada da seguinte forma: Mudanças Mundiais Formação do Conhecimento

Leia mais

Administração de. Conhecimento. Conhecimento

Administração de. Conhecimento. Conhecimento Administração de Conhecimento Conhecimento Davenport e Prusak (1998) explicam que o conhecimento é decorrente da informação, que, por sua vez, deriva de um conjunto de dados. Dados: são séries de fatos

Leia mais

GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO ASI I

GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO ASI I GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO ASI I A nova ordem mundial E em que os gestores precisam pensar, hoje em dia, para atingir o sucesso pessoal e organizacional?! Contexto A atual sociedade, onde as

Leia mais

Capital Intelectual. Capital Intelectual. Compartilhamento do Conhecimento com o Cliente. Prof. Luiz Antonio

Capital Intelectual. Capital Intelectual. Compartilhamento do Conhecimento com o Cliente. Prof. Luiz Antonio Intelectual Prof. Luiz Antonio Disciplina: Gestão do Conhecimento 1 Compartilhamento do Conhecimento com o Cliente 2 CAPITAL INTELECTUAL Conhecimento da empresa, experiência, especialização e diversos

Leia mais

LLM Marketing de serviços jurídicos

LLM Marketing de serviços jurídicos LLM Marketing de serviços jurídicos Planejamento estratégico + Posicionamento de Mercado Aula 02 Wolney Pereira Agenda 1) Projeto de marketing 2) Conceituação de estratégia 3) Processo de planejamento

Leia mais

Desenvolvimento de Carreira Aula Evandro Deliberal

Desenvolvimento de Carreira Aula Evandro Deliberal Desenvolvimento de Carreira Aula - 01 Evandro Deliberal evandro@deljoe.com.br https://www.linkedin.com/in/evandrodeliberal Mercado de trabalho Macroeconomia Inflação Dólar Petróleo Crise Oriente Médio

Leia mais

Fundamentos da Informática Aula 04 Introdução à Internet Simulado com Questões de Concursos Públicos Professor: Danilo Giacobo - GABARITO

Fundamentos da Informática Aula 04 Introdução à Internet Simulado com Questões de Concursos Públicos Professor: Danilo Giacobo - GABARITO Fundamentos da Informática Aula 04 Introdução à Internet Simulado com Questões de Concursos Públicos Professor: Danilo Giacobo - GABARITO 1. É uma técnica de fraude online usada por criminosos para persuadi-lo

Leia mais

Sistemas de Informação (SI) Sistemas que abrangem toda a empresa II

Sistemas de Informação (SI) Sistemas que abrangem toda a empresa II Sistemas de Informação (SI) Sistemas que abrangem toda a empresa II Prof.ª Dr.ª Symone Gomes Soares Alcalá Universidade Federal de Goiás (UFG) Regional Goiânia (RG) Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT)

Leia mais

CASE. Actionline otimiza gestão do processo de Recrutamento e Seleção com o Compleo ATS

CASE. Actionline otimiza gestão do processo de Recrutamento e Seleção com o Compleo ATS CASE Actionline otimiza gestão do processo de Recrutamento e Seleção com o Compleo ATS a empresa A Actionline é uma multinacional argentina com mais de 2500 funcionários no Brasil, que presta serviços

Leia mais

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL. Lista de Exercícios 01. Luiz Leão

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL. Lista de Exercícios 01. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Exercício 01 Qual a diferença entre dado e informação? Exercício 01 Resposta Qual a diferença entre dado e informação? O dado é um conjunto de símbolos

Leia mais

Estoque de contatos Imagem Dominar o assunto Fechamento

Estoque de contatos Imagem Dominar o assunto Fechamento Estoque de contatos Imagem Dominar o assunto Fechamento Estoque de nomes Apresentação da oportunidade Fechamento Novo inicio Novo Contato Vantagens x Desvantagens Lista de pessoas próximas (Facebook, Whatsapp,

Leia mais

UNIVERSIDADE CEUMA PROCESSO SELETIVO MANUAL DO CANDIDATO

UNIVERSIDADE CEUMA PROCESSO SELETIVO MANUAL DO CANDIDATO UNIVERSIDADE CEUMA PROCESSO SELETIVO MANUAL DO CANDIDATO Este manual é para você que busca desenvolver seus potenciais. Venha ser um EMPRESÁRIO JÚNIOR MAS O QUE É UMA EMPRESA JÚNIOR? Uma empresa júnior

Leia mais

Engenharias Metodologia Científica 1º semestre Iolanda Cláudia Sanches Catarino

Engenharias Metodologia Científica 1º semestre Iolanda Cláudia Sanches Catarino Engenharias Metodologia Científica 1º semestre Iolanda Cláudia Sanches Catarino TELE AULA 1 Cientificidade do conhecimento Resumo Unidade de Ensino: 1 Competência da Unidade de Ensino: Resumo: Palavras-chave:

Leia mais

Resolução de conflitos e como lidar com pessoas difíceis. Miguel Cavalcanti AgroTalento

Resolução de conflitos e como lidar com pessoas difíceis. Miguel Cavalcanti AgroTalento Resolução de conflitos e como lidar com pessoas difíceis Miguel Cavalcanti AgroTalento Parabéns!! :-) Você não está aqui por acaso Desafio: não seja um aluno, seja um professor Sugestão Pegue um caderno

Leia mais

MARKETING & INOVAÇÃO PARA ADVOGADOS E ESCRITÓRIOS ÉRIKA SIQUEIRA E FERNANDO SANTIAGO

MARKETING & INOVAÇÃO PARA ADVOGADOS E ESCRITÓRIOS ÉRIKA SIQUEIRA E FERNANDO SANTIAGO MARKETING & INOVAÇÃO PARA ADVOGADOS E ESCRITÓRIOS ÉRIKA SIQUEIRA E FERNANDO SANTIAGO Ouvidoria da OAB/DF Atividades de marketing terceirizadas Eficácia das táticas e ferramentas de marketing Percepção

Leia mais

Abordagens Estratégicas de Gestão da Informação e do Conhecimento.

Abordagens Estratégicas de Gestão da Informação e do Conhecimento. Aliança Estratégica da Governança Corporativa & Gestão de Informações Abordagens Estratégicas de Gestão da Informação e Palestra de abertura: Abordagens Estratégicas de Gestão da Informação e do Conhecimento.

Leia mais

Treinamento e Desenvolvimento

Treinamento e Desenvolvimento Aula 8 Treinamento e Desenvolvimento Agenda 1 2 Seminário T&D e Estratégia de RH 3 4 Treinamento & Desenvolvimento Desenvolvimento de Lideranças 1 Seminário 3 The Young and the Clueless Bunker, K. A.;

Leia mais

GESTÃO DO CAPITAL INTELECTUAL

GESTÃO DO CAPITAL INTELECTUAL GESTÃO DO CAPITAL INTELECTUAL CAPITAL INTELECTUAL Valor agregado aos produtos da organização por meio de informação e conhecimento. Composto: Habilidades e conhecimentos das pessoas Tecnologia Processos

Leia mais

Gestão de Conhecimento: um estudo de caso na Concert Technologies. Tamara Mendes

Gestão de Conhecimento: um estudo de caso na Concert Technologies. Tamara Mendes Gestão de Conhecimento: um estudo de caso na Concert Technologies Tamara Mendes Planejamento Estudo em Gestão de Conhecimento Levantamento de práticas em GC Criação de questionários Colaboradores Projeto

Leia mais

Abordagens para Inovação. Caps4

Abordagens para Inovação. Caps4 Abordagens para Inovação Caps4 Modelo do Processo de Inovação Recohecimento da Necessidade Estado corrente de necessidades e aspirações da Sociedade Adoção Utilidade Idéias Pesquisa Engenharia Produção

Leia mais

GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DE ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA

GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DE ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DE ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA INÍCIO ESCRITÓRIO DEFINIÇÃO DOS SÓCIOS OBJETIVOS DA SOCIEDADE CRESCIMENTO E CONTRATAÇÃO ELABORAÇÃO DAS POLÍTICAS GESTÃO DEFINIÇÃO DE CARGOS E FUNÇÕES DIFERENCIAL

Leia mais

ÍNDICE LISTA DE FIGURAS LISTA DE QUADROS LISTA DE TABELAS LISTA DE GRÁFICOS

ÍNDICE LISTA DE FIGURAS LISTA DE QUADROS LISTA DE TABELAS LISTA DE GRÁFICOS ÍNDICE LISTA DE FIGURAS LISTA DE QUADROS LISTA DE TABELAS LISTA DE GRÁFICOS VIII X XI XII CAPÍTULO 1 - INTRODUÇÃO 1 1.1- CONDIÇÕES GERAIS 3 1.2- MOTIVAÇÕES 9 1.3- ESTRUTURA DA TESE 14 1.4- PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES

Leia mais

GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS EMPRESAS DE VESTUÁRIO: MÉTODOS/TÉCNICAS E FERRAMENTAS

GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS EMPRESAS DE VESTUÁRIO: MÉTODOS/TÉCNICAS E FERRAMENTAS GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS EMPRESAS DE VESTUÁRIO: MÉTODOS/TÉCNICAS E FERRAMENTAS Knowledge Management in Clothing Company: Methods / Techniques and Tools Resumo Angleri, Sabrina; UDESC, 1 Silveira, Icléia;

Leia mais

A Pessoa Certa, no Lugar Certo!

A Pessoa Certa, no Lugar Certo! A expressão Perfil Comportamental está diretamente ligada a suficiência, a capacidade e ao talento que uma pessoa tem para realizar uma determinada tarefa ou função. O modelo de Gestão com foco em Perfil

Leia mais

Gestão Negócios OBJETIVO NESTA AULA. Gestão de resultados e desempenho - AULA 11

Gestão Negócios OBJETIVO NESTA AULA. Gestão de resultados e desempenho - AULA 11 de resultados e desempenho - OBJETIVO Propiciar o entendimento de teorias e métodos de avaliação de desempenho e resultados, identificando as competências essências do colaborador e as oportunidades de

Leia mais

Eduardo Lapa. Inteligência Empresarial Transformando Informação e Conhecimento em Valor

Eduardo Lapa. Inteligência Empresarial Transformando Informação e Conhecimento em Valor Eduardo Lapa Inteligência Empresarial Transformando Informação e Conhecimento em Valor Storyboard O que é Inteligência empresarial Porque inteligência empresarial Como as empresas se beneficiam com isso

Leia mais

LIDERANÇA SINDICAL e suas REDES SOCIAIS

LIDERANÇA SINDICAL e suas REDES SOCIAIS LIDERANÇA SINDICAL e suas REDES SOCIAIS Contexto Crise econômica Crise de representatividade institucional Classe dominante com unidade mínima Classe trabalhadora fragmentada Por idade 16 a 24 anos:

Leia mais

Os s estão com os dias contados

Os  s estão com os dias contados Os emails estão com os dias contados Quando o assunto é comunicação interna (conversa entre membros de uma empresa), o email ainda é uma das ferramentas mais usadas no mundo empresarial. Seja para enviar

Leia mais

Administração de Recursos Humanos. Profa. Sandra Sequeira

Administração de Recursos Humanos. Profa. Sandra Sequeira Administração de Recursos Humanos Profa. Sandra Sequeira Apresentação do Curso Ementa Objetivos Gerais Objetivos Específicos Agenda da Aula: Curiosidades ARH conceitos ARH histórico (ARH) Administração

Leia mais

Reunião 11. Plano de Gestão na Prática

Reunião 11. Plano de Gestão na Prática Reunião 11 Plano de Gestão na Prática Pauta Revisão da estrutura da empresa no plano de negócio. O plano de gestão: Forma legal Estrutura Processos Um Modelo Organizacional Três componentes que formam

Leia mais

SUA BIBLIOTECA APOIA A GESTÃO DO CONHECIMENTO DA ORGANIZAÇÃO?

SUA BIBLIOTECA APOIA A GESTÃO DO CONHECIMENTO DA ORGANIZAÇÃO? Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) SUA BIBLIOTECA APOIA A GESTÃO DO CONHECIMENTO DA ORGANIZAÇÃO? Gil Eduardo Amorim Vieira (Inmetro) - gevieira@inmetro.gov.br Resumo: Este trabalho relata a intenção de um

Leia mais

GESTÃO DO CONHECIMENTO

GESTÃO DO CONHECIMENTO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO GESTÃO DO CONHECIMENTO Prof. Antonio Carlos de Francisco GC/PPGEP/GEPPG/UTFPR 1 UM SISTEMA DE GC Natureza

Leia mais

TENDÊNCIAS PARA O MERCADO DE COACHING

TENDÊNCIAS PARA O MERCADO DE COACHING TENDÊNCIAS PARA O MERCADO DE COACHING 2017 ANÁLISE REALIZADA POR: CAROLINE CALAÇA - (DEVELOPMENT) FONTES: SHERPA SURVEY 2016 ERICKSON INTERNATIONAL SURVEY Perfil das pessoas que responderam a pesquisa

Leia mais

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Temas Educacionais Pedagógicos GESTÃO DA APRENDIZAGEM Prof. Stephanie Gurgel um processo corporativo, focado na estratégia empresarial e que envolve a gestão das competências,

Leia mais

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Prof. Fabiano Taguchi http://fabianotaguchi.wordpress.com fabianotaguchi@gmail.com LAZER Lazer sempre foi sinônimo de envolvimento social. Com a tecnologia houve a privatização

Leia mais

Parcerias & alianças estratégicas Marcos Henrique Fortes

Parcerias & alianças estratégicas Marcos Henrique Fortes Parcerias & alianças estratégicas Marcos Henrique Fortes Objetivos da aula 12 A aula 12/16 tem como objetivos apresentar e explorar os seguintes tópicos: 1) Parcerias e alianças estratégicas Conceitos.

Leia mais

Sistema de Administração do Conhecimento

Sistema de Administração do Conhecimento 1 Objetivos do Capítulo Administração do Conhecimento 1. Explicar como os sistemas de administração do conhecimento podem ajudar na iniciativa de construir uma empresa geradora de conhecimento. 2. Conhecer

Leia mais

Treinamento e Desenvolvimento

Treinamento e Desenvolvimento Treinamento e Desenvolvimento Agenda 1 2 T&D e Estratégia de RH Treinamento & Desenvolvimento 3 4 Coaching & Mentoring Desenvolvimento de Lideranças 1 T&D e Estratégia de RH Relembrando... Os processos

Leia mais

GERENCIAMENTO DO CONHECIMENTO NA PRÁTICA

GERENCIAMENTO DO CONHECIMENTO NA PRÁTICA GERENCIAMENTO DO CONHECIMENTO NA PRÁTICA MODELOS DE GESTÃO GERENCIAMENTO DO CONHECIMENTO NA PRÁTICA MODELOS DE GESTÃO 1 Modelos de Gestão TOP-DOWN Modelo tipo taylorista-fordista, onde a organização é

Leia mais

Contributo para a discussão sobre a contabilização do conhecimento e do capital humano nas organizações Luís Borges Gouveia, Carlos Pinto

Contributo para a discussão sobre a contabilização do conhecimento e do capital humano nas organizações Luís Borges Gouveia, Carlos Pinto Contributo para a discussão sobre a contabilização do conhecimento e do capital humano nas organizações Luís Borges Gouveia, Carlos Pinto O conhecimento tem sido cada vez mais reconhecido como um tema

Leia mais

HABILITANDO LÍDERES PARA A ERA DA DIGITALIZAÇÃO

HABILITANDO LÍDERES PARA A ERA DA DIGITALIZAÇÃO HABILITANDO LÍDERES PARA A ERA DA DIGITALIZAÇÃO Curso de curta duração focado em líderes de PMEs e executivos de empresas de grande porte Em virtude da expertise alemã em Indústria 4.0, a Câmara Brasil-Alemanha

Leia mais

Gestão Estratégica da Informação Prof. Esp. André Luís Belini

Gestão Estratégica da Informação Prof. Esp. André Luís Belini Gestão Estratégica da Informação Prof. Esp. André Luís Belini Apresentação do Professor Formação Acadêmica: Bacharel em Sistemas de Informação Pós graduado em Didática e Metodologia para o Ensino Superior

Leia mais

SISTEMAS DE NEGÓCIOS D. OUTROS SISTEMAS DE DECISÃO

SISTEMAS DE NEGÓCIOS D. OUTROS SISTEMAS DE DECISÃO 1 SISTEMAS DE NEGÓCIOS D. OUTROS SISTEMAS DE DECISÃO 1. SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EXECUTIVA (SIE) São SI que combinam muitas características dos sistemas de informação gerencial e dos sistemas de apoio à

Leia mais

Formação Analista Profiler Mapeamento de Perfil Comportamental

Formação Analista Profiler Mapeamento de Perfil Comportamental Convite Formação Analista Profiler Mapeamento de Perfil Comportamental Em Araraquara Capital Humano A expressão Perfil Comportamental está diretamente ligada a suficiência, a capacidade e ao talento que

Leia mais

OS CAMINHOS DA METACOGNIÇÃO

OS CAMINHOS DA METACOGNIÇÃO Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias dezembro/2006 página 1 OS CAMINHOS DA METACOGNIÇÃO Marina Nunes e Claudia Davis: busca por um melhor entendimento do processo de ensinoaprendizagem. Fundação Carlos

Leia mais

www.ventoseventos.com.br Como podemos aumentar nossa capacidade de conversar e pensar coletivamente, e de forma mais profunda, sobre as questões críticas e os problemas que se apresentam às nossas comunidades,

Leia mais

Administração. Gestão do Conhecimento. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Gestão do Conhecimento. Professor Rafael Ravazolo. Administração Gestão do Conhecimento Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX GESTÃO DO CONHECIMENTO As empresas perceberam, ao longo dos últimos anos, a importância

Leia mais

TEMA GESTÃO DO CONHECIMENTO: EVOLUÇÃO E PERSPECTIVAS NAS ORGANIZAÇÕES

TEMA GESTÃO DO CONHECIMENTO: EVOLUÇÃO E PERSPECTIVAS NAS ORGANIZAÇÕES TEMA GESTÃO DO CONHECIMENTO: EVOLUÇÃO E PERSPECTIVAS NAS ORGANIZAÇÕES TRÊS GERAÇÕES DE GESTÃO DO CONHECIMENTO 1ª GERAÇÃO Na primeira metade dos anos 90, o foco era em ferramentas de TI: Bancos de Dados;

Leia mais

UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU DEPARTAMENTO DE SISTEMAS E COMPUTAÇÃO. Marlo Torres Marques Orientador: Roosevelt dos Santos Junior

UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU DEPARTAMENTO DE SISTEMAS E COMPUTAÇÃO. Marlo Torres Marques Orientador: Roosevelt dos Santos Junior UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU DEPARTAMENTO DE SISTEMAS E COMPUTAÇÃO Marlo Torres Marques Orientador: Roosevelt dos Santos Junior 1. Introdução e Objetivos 2. Fundamentação teórica 3. Especificações

Leia mais

EMPREENDEDORISMO. Prof. Dr. Marco Antonio Pereira. Aula 03 MODELO DE NEGÓCIOS (Business Model Canvas)

EMPREENDEDORISMO. Prof. Dr. Marco Antonio Pereira. Aula 03 MODELO DE NEGÓCIOS (Business Model Canvas) EMPREENDEDORISMO Aula 03 MODELO DE NEGÓCIOS (Business Model Canvas) Prof. Dr. Marco Antonio Pereira marcopereira@usp.br BÔNUS Atividade Bônus Startup Talks 0,1 Palestras sobre Empreendedorismo 0,1 Startup

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA DIRETORIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, PESQUISA E EXTENSÃO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE MARKETING

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA DIRETORIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, PESQUISA E EXTENSÃO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE MARKETING CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA DIRETORIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, PESQUISA E EXTENSÃO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE MARKETING GESTÃO DO CONHECIMENTO COMO MEIO DE OBTENÇÃO DE VANTAGEM COMPETITIVA

Leia mais

Planejamento Estratégico e Pessoas. Dr. Matheus Alberto Cônsoli

Planejamento Estratégico e Pessoas. Dr. Matheus Alberto Cônsoli Planejamento Estratégico e Pessoas Dr. Matheus Alberto Cônsoli Planejamento Estratégico e Pessoas Questões Fundamentais: O que é Planejamento ou Gestão Estratégica? O que é Gestão Estratégica de Pessoas?

Leia mais

Anderson L. S. Moreira

Anderson L. S. Moreira Tecnologia da Informação Aula 7 Papel de Mutação dos SI Anderson L. S. Moreira anderson.moreira@ifpe.edu.br Instituto Federal de Pernambuco Recife PE Esta apresentação está sob licença Creative Commons

Leia mais

Conectividade e Informação - O ipad em suas mãos:

Conectividade e Informação - O ipad em suas mãos: Conectividade e Informação - O ipad em suas mãos: Promovendo leitura, discussão online e inteligência social Antonio Mendes da Silva Filho Imagination is more important than knowledge. Knowledge is limited.

Leia mais

Inovações Tecnológicas na área de Saúde

Inovações Tecnológicas na área de Saúde Inovações Tecnológicas na área de Saúde Seminário da ABrES Paulo Bastos Tigre Professor titular - UFRJ Salvador, 22 de agosto de 2008 Paulo Tigre 1 Aplicações de tecnologias da saúde Paulo Tigre 2 Questões

Leia mais

Pesquisa sobre Melhores Práticas em Marketing e Vendas

Pesquisa sobre Melhores Práticas em Marketing e Vendas Pesquisa sobre Melhores Práticas em Marketing e Vendas Roberto Carlos Mayer Fundador e Diretor da MBI (desde 1990) Mestre em Ciência da Computação (IME USP) e exprofessor da Universidade de São Paulo de

Leia mais

Você gostaria de ter um espaço aberto para trocar idéias sobre...

Você gostaria de ter um espaço aberto para trocar idéias sobre... Você gostaria de ter um espaço aberto para trocar idéias sobre... Este bate papo que tivemos foi, na verdade, para inaugurar o Programa Sua carreira; Sua vida profissional; Dicas para o auto-desenvolvimento;

Leia mais

CAP. 16 GESTÃO DO CONHECIMENTO E DO CAPITAL INTELECTUAL

CAP. 16 GESTÃO DO CONHECIMENTO E DO CAPITAL INTELECTUAL CAP. 16 GESTÃO DO CONHECIMENTO E DO CAPITAL INTELECTUAL Para ser líder em seu segmento de mercado e garantir vantagem competitiva, as organizações têm que trabalhar com outros recursos valiosos: o conhecimento

Leia mais

Gestão do Conhecimento

Gestão do Conhecimento Ferramentas de Gestão do Prof. Luiz Antonio do Nascimento Anhanguera Taboão da Serra 1 2 Falhas de conhecimento nas empresas Não sabem que sabem. Não sabem o que sabem. Não sabem o que precisam saber.

Leia mais

Gestão da Formação de Formadores Educação Corporativa SENAI Apresentação Unindústria

Gestão da Formação de Formadores Educação Corporativa SENAI Apresentação Unindústria Gestão da Formação de Formadores Educação Corporativa SENAI Apresentação Unindústria # Tendência disruptiva Desafios Programas e cursos com alto padrão de qualidade # ABERTA E MASSIVA # COLABORATIVA #

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Plano de Marketing Para Contadores Renato Marcão * a exemplo da maioria dos profissionais liberais, os contadores, consultores, auditores e demais profissionais da área de contabilidade

Leia mais

SONHE MAIS PARA O SEU NEGÓCIO!

SONHE MAIS PARA O SEU NEGÓCIO! SONHE MAIS PARA O SEU NEGÓCIO! Oferecemos um conjunto de serviços que, alinhados de maneira estratégica, formam uma comunicação completa e de resultado. Oferecemos media solutions, e para isso, nós da

Leia mais

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E GESTÃO DA INOVAÇÃO EMPREENDEDORISMO. Prof. Dr. Daniel Caetano

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E GESTÃO DA INOVAÇÃO EMPREENDEDORISMO. Prof. Dr. Daniel Caetano INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E EMPREENDEDORISMO GESTÃO DA INOVAÇÃO Prof. Dr. Daniel Caetano 2016-2 Objetivos Compreender os modelos para gerenciar o processo de inovação Conhecer as fontes de inovação Conhecer

Leia mais

Gestão Sistemas de Informação Gerencial

Gestão Sistemas de Informação Gerencial Gestão Sistemas de Informação Gerencial Intranet, Extranet e Internet O que é Intranet??? Intranet é uma rede corporativa interna construída utilizando os padrões e tecnologias da internet. Para que serve???

Leia mais

Entrevista Carreira Correio Braziliense

Entrevista Carreira Correio Braziliense Entrevista Carreira Correio Braziliense 1. Por que as habilidades pessoais (ou socioemocionais) são cada vez valorizadas? As pessoas são contratadas por seu currículo, ou seja, pela formação acadêmica

Leia mais

TIM Protect. Conceito (o que é)

TIM Protect. Conceito (o que é) TIM Protect Conceito (o que é) A família de serviços TIM Protect permitirá que empresas dos segmentos PME e Sênior Account aumentem a segurança de seus dados e informações, oferecendo um serviço completo

Leia mais