AS AGÊNCIAS EXECUTIVAS E A DISPENSA DE LICITAÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AS AGÊNCIAS EXECUTIVAS E A DISPENSA DE LICITAÇÃO"

Transcrição

1 AS AGÊNCIAS EXECUTIVAS E A DISPENSA DE LICITAÇÃO Gina Copola Α (outubro/2.011) As agências executivas foram introduzidas em nosso Direito através do Decreto federal nº 2.487, de 2 de fevereiro de 1.998, que Dispõe sobre a qualificação de autarquias e fundações como Agências Executivas, estabelece critérios e procedimentos para a elaboração, acompanhamento e avaliação dos contratos de gestão e dos planos estratégicos de reestruturação e de desenvolvimento institucional das entidades qualificadas e dá outras providências. Cite-se, ainda, o Decreto federal nº 2.488, também de 2 de fevereiro de 1.998, que Define medidas de organização administrativa específicas para as autarquias e fundações qualificadas como Agências Executivas e dá outras providências. O art. 1º, do citado Decreto nº 2.487/98, reza que: As autarquias e as fundações integrantes da Administração Pública Federal poderão, observadas as diretrizes do Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado, ser qualificadas Α Advogada militante em Direito Administrativo. Pós-graduada em Direito Administrativo pela UNIFMU. Autora dos livros Elementos de Direito Ambiental, Rio de Janeiro: Temas e Idéias, 2.003; Desestatização e terceirização, São Paulo: NDJ Nova Dimensão Jurídica, 2.006; A ki dos crimes ambientais comentada artigo por artigo, Minas Gerais: Editora Fórum, 2.008, e A improbidade administrativa no Direito Brasileiro, Minas Gerais: Editora Fórum, 2.011, e, ainda, autora de diversos artigos sobre temas de direito administrativo e ambiental, todos publicados em periódicos especializados.

2 2 como Agências Executivas, e o 1º, do dispositivo, a seu turno, cuida da qualificação da autarquia ou da fundação como Agência Executiva, e estabelece dois importantes requisitos: a) ter celebrado contrato de gestão com o respectivo Ministério supervisor, e b) ter plano estratégico de reestruturação e de desenvolvimento institucional, voltado para a melhoria da qualidade da gestão e para a redução de custos, já concluído ou em andamento. Com efeito, agência executiva é uma qualificação que é conferida por decreto do Poder Executivo à autarquia ou fundação que possua um plano estratégico de reestruturação e desenvolvimento institucional em pleno andamento; desde que continue a exercer atividades de competência exclusiva do Estado, e que celebre contrato de gestão com a Administração Pública a que esteja vinculada. As agências executivas são autarquias ou fundações que, mediante ato do Poder Executivo, alcançam tal qualificação. São, de tal sorte, entidades integrantes da Administração Pública indireta. No dizer do saudoso mestre DIÓGENES GASPARINI 1, as agências executivas são autarquias de regime especial, ou seja, aquelas que possuem maiores privilégios que as autarquias comuns. E na mesma esteira, ensinou o também saudoso HELY LOPES MEIRELLES 2 que Autarquias são entes administrativos autônomos, criados por lei específica, com personalidade jurídica de Direito Público interno, patrimônio próprio e atribuições estatais específicas. 1 GASPARINI, Diógenes, Direito Administrativo, 5ª ed. São Paulo: Saraiva, 2.000, pp. 278, e 339.

3 3 As agências executivas, de tal sorte, são entidades de Direito Público, e integrantes da Administração Pública indireta, que alcançam tal qualificação, mediante ato do Poder Executivo, e conforme os termos da legislação aplicável, cujos requisitos devem ser estritamente observados. Resta imperioso ressaltar, por fim, que no caso das agências executivas não ocorre criação de uma entidade nova, mas simplesmente a qualificação de uma autarquia ou de uma fundação pública que já existe no mundo jurídico. Com efeito, a qualificação é um título que não altera a natureza jurídica das entidades. Ademais, as autarquias e as fundações públicas qualificadas como agências executivas continuam a exercer suas atividades originais, mas com maior autonomia gerencial e financeira, ou seja, com maior autonomia de gestão, o que, a nosso ver, representa a mais relevante característica de tais entidades. Além disso, as agências executivas devem sempre respeitar o modelo de gestão a elas determinado com suas características próprias e específicas, e dentre elas a atuação com vistas na obtenção de resultados de atuação, com valorização e melhor aproveitamento dos recursos públicos a elas destinados, e com maior poder de decisão. As agências executivas celebram contratos de gestão com o Poder Público, com fundamento na legislação específica, conforme se verá a seguir, sendo que devem tais entidades apresentar com periodicidade 2 MEIRELLES, Hely Lopes, Direito Administrativo Brasileiro, 25ª ed. São Paulo: Malheiros, 2.000, p. 319.

4 4 mínima de seis meses, relatórios de seu desempenho no cumprimento dos compromissos acordados no contrato de gestão celebrado, sendo relevante, ainda, o fato de que o fiel cumprimento e a absoluta manutenção do contrato de gestão é conditio sine qua non para que a autarquia ou a fundação continue sendo qualificada como agência executiva. O art. 37, 8º, da Constituição Federal, introduzido pela Emenda Constitucional nº 19, de 4 de junho de constitucionalizou o contrato de gestão, e além do dispositivo constitucional citado, os contratos de gestão celebrados com as agências executivas são disciplinados também pelo Decreto nº 2.487/98, e pela Lei federal nº 9.649/98. O art. 3º, do Decreto nº 2.487/98, reza que O contrato de gestão definirá relações e compromissos entre os signatários, constituindo-se em instrumento de acompanhamento e avaliação do desempenho institucional da entidade, para efeito de supervisão ministerial e de manutenção da qualificação como Agência Executiva. Observa-se, de tal sorte, que é o contrato de gestão que viabiliza a manutenção da qualificação da agência executiva, ou seja, se o contrato de gestão celebrado não estiver sendo fielmente cumprido, a entidade perderá a qualificação. É o contrato de gestão, portanto, que serve como meio de fiscalização da entidade pelo Poder Público. Com todo efeito, o contrato de gestão deve estabelecer os objetivos estratégicos a serem atingidos pela entidade a ser qualificada, assim como deve conter dados que possibilitem que seja observado, de forma cristalina e objetiva, o desempenho da entidade qualificada.

5 5 É imperioso ressaltar que o fiel cumprimento dos compromissos acordados no contrato de gestão é observado através do relatório de desempenho, apresentado pela agência executiva com periodicidade mínima semestral, conforme determina o 3º, do art. 4º, do Decreto nº 2.487/98. Os dados do relatório devem ser objetivos e o relatório deve ater-se exclusivamente às questões relativas ao cumprimento do objetivo institucional do contrato de gestão, e precisam, ainda, conter informações necessárias para a adoção de medidas e decisões pelo Poder Público. O contrato de gestão celebrado com agência executiva tem a duração mínima de um ano, admitida a revisão de suas disposições em caráter excepcional e devidamente justificada, bem como a sua renovação, conforme preceitua o 4º, do art. 3º, do Decreto. O art. 4º, do Decreto, determina o conteúdo mínimo que deve constar de todo contrato de gestão, sendo: a) objetivos e metas da entidade, com seus respectivos planos de ação anuais, prazos de consecução e indicadores de desempenho; b) demonstrativo de compatibilidade dos planos de ação anuais com o orçamento e com o cronograma de desembolso, por fonte; c) responsabilidades dos signatários em relação ao atingimento dos objetivos e metas definidos, inclusive no provimento de meios necessários à consecução dos resultados propostos; d) medidas legais e administrativas a serem adotadas pelos signatários e partes intervenientes com a finalidade de assegurar maior autonomia de gestão orçamentária, financeira, operacional e administrativa e a disponibilidade de recursos orçamentários e financeiros imprescindíveis ao

6 6 cumprimento dos objetivos e metas; e) critérios, parâmetros, fórmulas e conseqüências, sempre que possível quantificados, a serem considerados na avaliação do seu cumprimento; f) penalidades aplicáveis à entidade e aos seus dirigentes, proporcionais ao grau do descumprimento dos objetivos e metas contratados, bem como a eventuais faltas cometidas; g) condições para sua revisão, renovação e rescisão, e h) vigência. Além de tais disposições previstas no diploma legal, o contrato de gestão pode conter outras cláusulas estipuladas de acordo com o objetivo a ser alcançado, e também com a atividade exercida pela entidade a ser qualificada como agência executiva. Os principais objetivos de todos os contratos de gestão celebrados com agências executivas estão expressamente previstos no 1º, do art. 4º, do Decreto, e são: a) satisfação do cliente; b) amplitude da cobertura e da qualidade dos serviços prestados; c) adequação de processos de trabalho essenciais ao desempenho da entidade; d) racionalização de dispêndios, em especial com custeio administrativo; e e) arrecadação proveniente de receitas próprias, nas entidades que disponham dessas fontes de recursos. Ressalte-se que o plano estratégico de reestruturação e de desenvolvimento institucional, o contrato de gestão, os resultados das avaliações de desempenho e outros documentos relevantes para a qualificação, o acompanhamento e a avaliação da Agência Executiva serão objeto de ampla divulgação, por meios físicos e eletrônicos, como forma de possibilitar o seu acompanhamento pela sociedade. É o que se lê do caput, do art. 5º, do citado Decreto nº 2.487/98.

7 7 Além disso, o contrato de gestão é publicado no Diário Oficial da União, pelo Ministério supervisor, por ocasião da sua celebração, revisão ou renovação, em até quinze dias, contados de sua assinatura, conforme determina o 1º, do art. 5º, do Decreto. A Lei federal nº 9.649, de 27 de maio de 1.998, conforme acima dito, também cuida do contrato de gestão celebrado com as agências executivas. Tal lei dispõe sobre a organização da Presidência da República e dos Ministérios, e dá outras providências, e em seu art. 52, 1º e 2º, cuida expressamente do referido contrato de gestão. Com todo efeito, reza o 1º, do art. 52, da Lei, que Os Contratos de Gestão das Agências Executivas serão celebrados com periodicidade mínima de um ano e estabelecerão os objetivos, metas e respectivos indicadores de desempenho da entidade, bem como os recursos necessários e os critérios e instrumentos para a avaliação do seu cumprimento. E, por fim, o 2º, do mesmo art. 52, pontifica que O Poder Executivo definirá os critérios e procedimentos para a elaboração e o acompanhamento dos Contratos de Gestão e dos programas estratégicos de reestruturação e de desenvolvimento institucional das Agências Executivas. Repita-se que a qualificação das fundações e autarquias como agências executivas ocorre somente com a celebração do contrato de gestão, e a agência executiva, assim qualificada, passa a gozar de privilégios não concedidos às demais autarquias e fundações públicas, e, em contrapartida, e por conseqüência necessária, com a desqualificação das entidades, tais privilégios outorgados são imediatamente extintos.

8 8 É de império ter presente que a qualificação como agência executiva representa um plus que pode ser outorgado somente às autarquias e às fundações que atendam estritamente a todos os requisitos legais expressamente previstos. A qualificação de entidades como agências executivas tem início com a manifestação de interesse da autarquia e fundação pública, e exige a observância de pré-requisitos básicos, que são aqueles constantes do supracitado Decreto nº 2.487, de 2 de fevereiro de 1.998, e também da Lei federal nº 9.649, de 27 de maio de E após a manifestação de interesse da entidade, são realizadas reuniões de esclarecimento, que ocorrem com a presença dos dirigentes da entidade que pleiteia a qualificação, e também com a presença dos responsáveis pelo Ministério supervisor. Em seguida, é assinado um Protocolo de Intenções, e, ato contínuo, ocorre a elaboração, pela entidade que pleiteia a qualificação, da minuta do contrato de gestão a ser negociada com o Ministério supervisor. E por fim, o contrato de gestão é celebrado entre o Ministério supervisor e a entidade que pretende ser qualificada como agência executiva. Tal contrato, conforme é sabido, possibilita a qualificação da autarquia ou fundação pública que atenda aos requisitos da legislação específica. A qualificação das agências executivas, conforme consta do art. 1º, do Decreto nº 2.487, de 1.998, é conferida apenas às autarquias e fundações públicas integrantes da Administração Pública Federal. Tais entidades, para obterem a devida qualificação, precisam, necessariamente, ter celebrado

9 9 contrato de gestão com o respectivo Ministério supervisor, tudo isso conforme determinam o 1º, al. a, do art. 1º, do Decreto nº 2.487/98, e também o art. 51, inc. II, da Lei nº 9.649, de E, ainda, as entidades precisam também possuir plano estratégico de reestruturação e de desenvolvimento institucional, voltado para a melhoria da qualidade da gestão e para a redução de custos, já concluído ou em andamento, conforme se lê do 1º, al. b, do art. 1, do Decreto nº 2.487, de 1.998, e do art. 51, inc. I, da Lei federal nº 9.649, de O ato de qualificação de agência executiva, conforme acima dito, é sempre realizado mediante decreto, conforme preceitua o 2º, do art. 1º, do Decreto nº 2.487/98, e em ato do Presidente da República, conforme se lê do art. 51, 1º, da Lei nº 9.649/98. É imprescindível ressaltar que nenhuma autarquia ou fundação pode ser considerada como agência executiva sem a necessária qualificação, mesmo que atenda aos requisitos expressamente impostos pela lei. E, por outro lado, a desqualificação é o ato pelo qual a autarquia ou fundação perde a qualidade de agência executiva, e ocorre sempre mediante decreto, por iniciativa do Ministério supervisor, conforme se lê do 4º, do art. 1º, do Decreto nº 2.487/98. A agência executiva é desqualificada quando o contrato de gestão não for sucessivamente renovado, ou quando o plano estratégico de reestruturação e de desenvolvimento institucional tenha prosseguimento interrompido antes da sua conclusão, conforme se depreende da

10 10 leitura do 4º c/c com o 3º, ambos do art. 1º, do indigitado Decreto nº 2.487/98. Ressalte-se, por fim, que a desqualificação da entidade não acarreta em extinção da autarquia ou fundação, mas simplesmente em perda da qualidade de agência executiva, com a conseqüente extinção de privilégios outorgados em razão da concessão da qualificação. Tem-se, ainda, que agências executivas gozam de todos os privilégios também concedidos às autarquias e fundações públicas, além de outros que são conferidos apenas às entidades qualificadas como agências executivas, e que estão previstos em legislação. Com todo efeito, privilégios concedidos somente às agências executivas estão expressamente previstos nos art. 3º a art. 7º, todos do Decreto federal nº 2.488, de 2 de fevereiro de 1.998, destacando-se o previsto no art. 5º, ao rezar que as Agências Executivas poderão editar regulamentos próprios de avaliação de desempenho dos seus servidores, previamente aprovados pelo Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado e por seu Ministério supervisor. O privilégio conferido às agências executivas de maior relevância é o contido no parágrafo único, do art. 24, da Lei federal nº 8.666, de 21 de junho de 1.993, introduzido pela Lei nº 9.648/98. Reza o art. 24, parágrafo único, da Lei nº 8.666/93: Art É dispensável a licitação: (...) Parágrafo único. Os percentuais referidos nos incisos I e II do caput deste artigo serão 20% (vinte

11 11 por cento) para compras, obras e serviços contratados por consórcios públicos, sociedade de economia mista, empresa pública e por autarquia ou fundação qualificadas, na forma da lei, como Agências Executivas. (Grifamos) Observa-se, de tal sorte, que o parágrafo único, introduzido ao art. 24, através da Lei nº 9.648, de 27 de maio de 1.998, e modificado pela Lei federal nº , de 6 de abril de 2.005, concedeu benefício não outorgado às demais autarquias e fundações públicas, que é a elevação do percentual dos limites para dispensa de licitação para compras, obras e serviços contratados por agências executivas. Conclui-se, portanto, que na contratação realizada por agências executivas, os limites de dispensa de licitação são maiores que aqueles originalmente previstos nos inc. I, e inc. II do art. 24, da Lei nº 8.666/93, aplicáveis aos demais setores da Administração Pública. Para tais entidades, ensina com absoluta propriedade o Desembargador JESSÉ TORRES PEREIRA JÚNIOR 3, a licitação tornou-se exceção e não regra, em razão da elevação do percentual previsto como limite para a dispensa. O citado dispositivo legal recebeu severas críticas de CELSO ANTÔNIO BANDEIRA DE MELLO 4, ao professar que o parágrafo único, do art. 24, da Lei nº 8.666/93, não pode ser utilizado pelas pretensas agências executivas, porque elas não têm existência no mundo jurídico. 3 PEREIRA JÚNIOR, Jessé Torres, Comentários à Lei de Licitações e Contratações da Administração Pública, 5ª ed. São Paulo: Renovar, 2.002, p MELLO, Celso Antônio Bandeira, Direito Administrativo, 12ª ed. São Paulo: Atlas, 2.000, pp. 200/201.

12 12 Não podemos concordar com tal entendimento, uma vez que as agências executivas estão expressamente previstas em legislação específica, bem como a forma de sua qualificação está amplamente disciplinada, o que acarreta em existência de direito de tais entidades. Dessa forma, o parágrafo único, do art. 24, da Lei de Licitações, modificado pela Lei federal nº /05, é perfeitamente aplicável às agências executivas, mesmo porque assim está expressamente previsto no próprio dispositivo legal. Tem-se, portanto, que o percentual previsto como limite para dispensa de licitação para as agências executivas é bem superior ao limite previsto para os demais órgãos e setores da Administração, o que forçosamente resulta em maior ocorrência de dispensa de licitação para as agências executivas, tudo isso conforme previsto expressamente na Lei federal nº 8.666/93, art. 24, parágrafo único. Ou seja, existe maior incidência de dispensa de licitação para as agências executivas do que para os demais órgãos e setores da Administração Pública Federal, sem que isso represente qualquer ilegalidade. É o que se depreende do texto legal.

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 4.584, DE 5 DE FEVEREIRO DE 2003. Institui o Serviço Social Autônomo Agência de Promoção de Exportações do Brasil - APEX-Brasil

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos 1 de 7 10/04/2017 17:22 Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 4.584, DE 5 DE FEVEREIRO DE 2003. Institui o Serviço Social Autônomo Agência de Promoção de Exportações

Leia mais

Breves apontamentos sobre Contrato de Gestão: Definição:

Breves apontamentos sobre Contrato de Gestão: Definição: Breves apontamentos sobre Contrato de Gestão: Definição: os contratos de gestão são instrumentos utilizados para estabelecer objetivos estratégicos, metas e prazos a serem cumpridos pelas instituições

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Organização Social Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo ORGANIZAÇÃO SOCIAL Terceiro Setor: Entidades Paraestatais Entidades Paraestatais

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Organização da Administração Pública Prof. Denis França Características: Regidos pela Lei 11.107/05: Art. 1º Esta Lei dispõe sobre normas gerais para a União, os Estados, o Distrito

Leia mais

A EXECUÇÃO PROVISÓRIA DA PENALIDADE DE CONTRATAR COM O PODER PÚBLICO IMPOSTA EM AÇÕES DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA. DESCABIMENTO.

A EXECUÇÃO PROVISÓRIA DA PENALIDADE DE CONTRATAR COM O PODER PÚBLICO IMPOSTA EM AÇÕES DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA. DESCABIMENTO. A EXECUÇÃO PROVISÓRIA DA PENALIDADE DE CONTRATAR COM O PODER PÚBLICO IMPOSTA EM AÇÕES DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA. DESCABIMENTO. Gina Copola Α (novembro/2.011) I - Tema que tem nos causado grande preocupação

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 1.258, DE 12 DE JANEIRO DE Faço saber que a Assembleia Legislativa decreta e eu promulgo a seguinte lei complementar:

LEI COMPLEMENTAR Nº 1.258, DE 12 DE JANEIRO DE Faço saber que a Assembleia Legislativa decreta e eu promulgo a seguinte lei complementar: LEI COMPLEMENTAR Nº 1.258, DE 12 DE JANEIRO DE 2015 Dispõe sobre a criação da Agência Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte - AGEMVALE, altera dispositivo da Lei Complementar nº 1.166, de 2012,

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PÓS CONTRATAÇÃO PÓS CONTRATAÇÃO FISCALIZAÇÃO MEDIÇÕES E RECEBIMENTO VIGÊNCIA CONTRATUAL ADITAMENTOS CONTRATUAIS INEXECUÇÃO E SANÇÕES Lei nº 8.666/93 FISCALIZAÇÃO Art. 58. O regime

Leia mais

DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR DIREITO ADMINISTRATIVO DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR Instagram: @coronel_marcelino E-mail: Professormarcelino@hotmail.com Youtube.com/MarcelinoFernandesCoronel Aula 1/4 Princípios Jurídicos Poderes Administrativos

Leia mais

Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Fundação Pública e Agência Executiva / Aula 09 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva

Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Fundação Pública e Agência Executiva / Aula 09 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Fundação Pública e Agência Executiva / Aula 09 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 09 Dando prosseguimento ao tema fundação pública,

Leia mais

Faço saber que a Assembléia Legislativa do Estado de Sergipe aprovou e eu sanciono a seguinte Lei:

Faço saber que a Assembléia Legislativa do Estado de Sergipe aprovou e eu sanciono a seguinte Lei: Disponível em: www.al.se.gov.br Leis 5.217/2003 e 5.285/2004 LEI Nº 5.217, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2003 Dispõe sobre a qualificação de entidades como Organização Social e sua vinculação contratual com o Poder

Leia mais

Prof. Marcelino Dir Adm.

Prof. Marcelino Dir Adm. Prof. Marcelino Dir Adm. Prof. MARCELINO FERNANDES DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR Youtube.com/MarcelinoFernandesCoronel Perfil: fb.com/profmarcelino88 Fanpage: fb.com/profmarcelino Twitter: @profmarcelino

Leia mais

Regulamenta o reajuste de preços nos contratos daadministração Federal direta e indireta e dá outras providências.

Regulamenta o reajuste de preços nos contratos daadministração Federal direta e indireta e dá outras providências. DECRETO Nº 1.054, DE 7 DE FEVEREIRO DE 1994. Regulamenta o reajuste de preços nos contratos daadministração Federal direta e indireta e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição

Leia mais

A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE GOIÁS, nos termos do art. 10 da Constituição Estadual, decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE GOIÁS, nos termos do art. 10 da Constituição Estadual, decreta e eu sanciono a seguinte Lei: http://www.gabinetecivil.goias.gov.br/leis_ordinarias/2005/lei_15503.htm LEI Nº 15.503, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2005. Dispõe sobre a qualificação de entidades como organizações sociais estaduais e dá outras

Leia mais

DIÁRIO OFICIAL Nº de 07/10/2013 DECRETO Nº. 870, DE 04 DE OUTUBRO DE 2013

DIÁRIO OFICIAL Nº de 07/10/2013 DECRETO Nº. 870, DE 04 DE OUTUBRO DE 2013 DIÁRIO OFICIAL Nº. 32.496 de 07/10/2013 DECRETO Nº. 870, DE 04 DE OUTUBRO DE 2013 Dispõe sobre a supervisão, fiscalização e acompanhamento da execução dos contratos, convênios e termo de cooperação firmados

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Autarquias Professora Taís Flores www.acasadoconcurseiro.com.br www.estudaquepassa.com.br Direito administrativo AUTARQUIAS QUANTO AO ÂMBITO DE ATUAÇÃO CLASSIFICAÇÃO DAS AUTARQUIAS

Leia mais

Projeto de Lei nº 44 /2016 Poder Executivo CAPÍTULO I DAS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS. Seção I Da Qualificação

Projeto de Lei nº 44 /2016 Poder Executivo CAPÍTULO I DAS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS. Seção I Da Qualificação Projeto de Lei nº 44 /2016 Poder Executivo Dispõe sobre a qualificação de entidades como organizações sociais. CAPÍTULO I DAS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS Seção I Da Qualificação Art. 1º O Poder Executivo poderá

Leia mais

I SEMINÁRIO NACIONAL DE FUNDAÇÕES ESTATAIS ANFES

I SEMINÁRIO NACIONAL DE FUNDAÇÕES ESTATAIS ANFES I SEMINÁRIO NACIONAL DE FUNDAÇÕES ESTATAIS ANFES Mesa Redonda: Sistema de Contabilidade e Prestação de Contas em Fundações Públicas de Direito Privado I. Pressupostos e aspectos gerais a serem considerados:

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR ESTADUAL Nº 853, DE 23 DE DEZEMBRO DE 1998.

LEI COMPLEMENTAR ESTADUAL Nº 853, DE 23 DE DEZEMBRO DE 1998. LEI COMPLEMENTAR ESTADUAL Nº 853, DE 23 DE DEZEMBRO DE 1998. Dispõe sobre a criação da Agência Metropolitana da Baixada Santista - AGEM e dá outras providências correlatas VIDE: Lei Complementar nº 853

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Autarquias Professor Cristiano de Souza www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo ADMINISTRAÇÃO INDIRETA Já estudamos que a Descentralização Administrativa ocorre quando

Leia mais

DECRETO MUNICIPAL Nº 032/2015 DE 20 DE OUTUBRO DE 2015.

DECRETO MUNICIPAL Nº 032/2015 DE 20 DE OUTUBRO DE 2015. DECRETO MUNICIPAL Nº 032/2015 DE 20 DE OUTUBRO DE 2015. Regulamenta a Lei Federal n 12.527, de 18 de novembro de 2011, no âmbito do Poder Executivo Municipal, estabelecendo procedimentos e outras providências

Leia mais

Faço saber que a Assembleia Legislativa decreta e eu promulgo a seguinte lei complementar:

Faço saber que a Assembleia Legislativa decreta e eu promulgo a seguinte lei complementar: LEI COMPLEMENTAR Nº 1.266, DE 15 DE JUNHO DE 2015 Dispõe sobre a criação da Agência Metropolitana de Sorocaba AGEMSOROCABA, nos termos da Lei Complementar nº 1.241, de 8 de de 2014, e dá providências correlatas.

Leia mais

Aula 01. Apresentação do Professor:

Aula 01. Apresentação do Professor: Curso/Disciplina: Direito Administrativo Aula: Apresentação da Disciplina e Introdução ao Estado Gerencial Brasileiro - Aula 01 Professor (a): Luiz Jungstedt Monitor (a): Kelly Silva Aula 01 Apresentação

Leia mais

As diferentes modalidades de gestão no SUS

As diferentes modalidades de gestão no SUS XXVII CONGRESSO DE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DO ESTADO DE SÃO PAULO As diferentes modalidades de gestão no SUS Lenir Santos Março 2013 LENIR SANTOS março de 13 1 FORMAS DE GESTÃO DO SUS ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

LEI Nº 232/2017. Dispõe sobre a qualificação de entidades como organizações sociais no âmbito do município de Sanharó-PE e dá outras providências.

LEI Nº 232/2017. Dispõe sobre a qualificação de entidades como organizações sociais no âmbito do município de Sanharó-PE e dá outras providências. LEI Nº 232/2017. Dispõe sobre a qualificação de entidades como organizações sociais no âmbito do município de Sanharó-PE e dá outras providências. O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE SANHARÓ, ESTADO DE PERNAMBUCO,

Leia mais

LEI Nº 9.717, DE 27 DE NOVEMBRO DE 1998.

LEI Nº 9.717, DE 27 DE NOVEMBRO DE 1998. LEI Nº 9.717, DE 27 DE NOVEMBRO DE 1998. (Atualizada em 21.06.2004) Dispõe sobre regras gerais para a organização e o funcionamento dos regimes próprios de previdência social dos servidores públicos da

Leia mais

Prefeitura Municipal de Anagé publica:

Prefeitura Municipal de Anagé publica: 1 Segunda-feira Ano X Nº 923 Prefeitura Municipal de Anagé publica: Decreto nº 53/2017: Regulamenta o estágio de estudantes em órgãos municipais, com base na Lei Federal nº 11.788, de 29 de janeiro de

Leia mais

Art. 1º. É inserido o seguinte parágrafo único no art. 193 da Constituição Federal:

Art. 1º. É inserido o seguinte parágrafo único no art. 193 da Constituição Federal: SUBSTITUTIVO À PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 15, DE 2015 Insere na Constituição Federal parágrafo único no art. 193 para incluir o planejamento na ordem social; acrescenta inciso IX, no art. 206,

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Lei nº /11 Lei de Acesso à Informação (LAI) Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Lei nº /11 Lei de Acesso à Informação (LAI) Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Prof. Antonio Botão Regula o acesso a informações prev isto no inciso XXXIII do art. 5º, no inciso II do 3º do art. 37 e no 2º do art. 216 da Constituição Federal;

Leia mais

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço aber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço aber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: 9.717 Dispõe sobre regras de funcionamento dos RPPS Lei Federal 9717-98 LEI Nº 9.717, DE 27 DE NOVEMBRO DE 1998 Dispõe sobre regras gerais para a organização e o funcionamento dos regimes próprios de previdência

Leia mais

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 62 da Constituição, adota a seguinte Medida Provisória, com força de lei:

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 62 da Constituição, adota a seguinte Medida Provisória, com força de lei: MEDIDA PROVISÓRIA Nº 771, DE 29 DE MARÇO DE 2017 (DOU 30/03/2017) Transforma a Autoridade Pública Olímpica - APO na Autoridade de Governança do Legado Olímpico - AGLO e dá outras providências. O PRESIDENTE

Leia mais

PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DA LEI Nº 4.787, DE 26 DE JUNHO DE DELIBERAÇÃO PLENÁRIA

PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DA LEI Nº 4.787, DE 26 DE JUNHO DE DELIBERAÇÃO PLENÁRIA Altera a Lei nº 4.787, de 26 de junho de 2006, e dá outras providências. O Governador do Estado do Rio de Janeiro, Faço saber que a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro decreta e eu sanciono

Leia mais

FACULDADE AUTÔNOMA DE DIREITO. Edital Nº 01 de SELEÇÃO PARA MONITOR VOLUNTÁRIO E REMUNERADO

FACULDADE AUTÔNOMA DE DIREITO. Edital Nº 01 de SELEÇÃO PARA MONITOR VOLUNTÁRIO E REMUNERADO FACULDADE AUTÔNOMA DE DIREITO Edital Nº 01 de 2018.2 SELEÇÃO PARA MONITOR VOLUNTÁRIO E REMUNERADO 2018.2 A Diretoria Superintendente da FADISP Faculdade Autônoma de Direito, torna público aos interessados

Leia mais

CARTILHA PARA ELABORAÇÃO DE CONTRATOS

CARTILHA PARA ELABORAÇÃO DE CONTRATOS CARTILHA PARA ELABORAÇÃO DE CONTRATOS Esta cartilha tem o objetivo de subsidiar a elaboração e submissão de projetos de atividade de extensão no âmbito da Unifei, em conformidade com a norma para regulamentação

Leia mais

LEI Nº DE 06 DE JANEIRO DE 2010

LEI Nº DE 06 DE JANEIRO DE 2010 LEI Nº 5.639 DE 06 DE JANEIRO DE 2010 DISPÕE SOBRE OS CONTRATOS DE GESTÃO ENTRE O ÓRGÃO GESTOR E EXECUTOR DA POLÍTICA ESTADUAL DE RECURSOS HÍDRICOS E ENTIDADES DELEGATÁRIAS DE FUNÇÕES DE AGÊNCIA DE ÁGUA

Leia mais

LEI Nº 9.717, DE 27 DE NOVEMBRO DE Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte

LEI Nº 9.717, DE 27 DE NOVEMBRO DE Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte LEI Nº 9.717, DE 27 DE NOVEMBRO DE 1998. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Dispõe sobre regras gerais para a organização e o funcionamento dos regimes próprios de previdência social dos servidores públicos da

Leia mais

MEDIDA PROVISÓRIA No- 359, DE 16 DE MARÇO DE 2007 DOU

MEDIDA PROVISÓRIA No- 359, DE 16 DE MARÇO DE 2007 DOU MEDIDA PROVISÓRIA No- 359, DE 16 DE MARÇO DE 2007 DOU 19-03-2007 Altera as Leis nos 10.355, de 26 de dezembro de 2001, 10.855, de 1o de abril de 2004, 8.112, de 11 de dezembro de 1990, 11.457, de 16 de

Leia mais

Lei Complementar Nº 846, de 4 de junho de 1998

Lei Complementar Nº 846, de 4 de junho de 1998 Page 1 of 5 LEI COMPLEMENTAR Nº 846, DE 04 DE JUNHO DE 1998 Dispõe sobre a qualificação de entidades como organizações sociais e dá outras providências O GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Faço saber que

Leia mais

LEI Nº 9.717, DE 27 DE NOVEMBRO DE Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

LEI Nº 9.717, DE 27 DE NOVEMBRO DE Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: LEI Nº 9.717, DE 27 DE NOVEMBRO DE 1998. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Dispõe sobre regras gerais para a organização e o funcionamento dos regimes próprios de previdência social dos servidores públicos da

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 157 DE 9 DE AGOSTO DE 2011

LEI COMPLEMENTAR Nº 157 DE 9 DE AGOSTO DE 2011 LEI COMPLEMENTAR Nº 157 DE 9 DE AGOSTO DE 2011 Município de Lagoa Dourada Programa de Saúde da Família (PSF) Equipe Saúde da Família (ESF) Equipe Saúde Bucal (ESB) Regulamentação - Providências Faço saber

Leia mais

CRONOGRAMA DAS AULAS

CRONOGRAMA DAS AULAS CRONOGRAMA DAS AULAS Curso: DIREITO Departamento: VDI Disciplina: Direito Administrativo I- VDI00033 Carga horária: 60hs Pré-requisitos: Semestre de referência: 2016 1 Dias e horários: terças e quartas,

Leia mais

ORGANIZAÇÕES SOCIAIS. A entidade qualificada como OS, comprovou o registro de seu ato constitutivo dispondo sobre:

ORGANIZAÇÕES SOCIAIS. A entidade qualificada como OS, comprovou o registro de seu ato constitutivo dispondo sobre: ORGANIZAÇÕES SOCIAIS Download BASE LEGAL: Lei nº. 7.066 de 03 de fevereiro de 1998. Dispõe sobre a qualificação de entidades como Organizações Sociais e dá outras providências. DA QUALIFICAÇÃO A entidade

Leia mais

UNIDADE II Regime Jurídico Administrativo: 2.1. Conceito; 2.2. Princípios do Direito Administrativo;

UNIDADE II Regime Jurídico Administrativo: 2.1. Conceito; 2.2. Princípios do Direito Administrativo; 1. IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: D-30 PERÍODO: 6 CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO ADMINISTRATIVO I NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 Noções

Leia mais

PAULA MELLO ASSESSORIA JURÍDICA NO TERCEIRO SETOR

PAULA MELLO ASSESSORIA JURÍDICA NO TERCEIRO SETOR PRINCIPAIS ASPECTOS DO TERMO DE PARCERIA ESTABELECIDO PELA LEI 9790/99 E REGULAMENTADO PELO DECRETO 3100/99 A lei 9790/99 em seu capitulo II, institui o termo de parceria como o instrumento passível de

Leia mais

CONTROLE INTERNO LEI MUNICIPAL MÍNIMA

CONTROLE INTERNO LEI MUNICIPAL MÍNIMA CONTROLE INTERNO LEI MUNICIPAL MÍNIMA Constituição Federal Art. 31. A fiscalização do Município será exercida pelo Poder Legislativo Municipal, mediante controle externo, e pelos sistemas de controle interno

Leia mais

DECRETO N 1.717, DE 24 DE NOVEMBRO DE DECRETA:

DECRETO N 1.717, DE 24 DE NOVEMBRO DE DECRETA: DECRETO N 1.717, DE 24 DE NOVEMBRO DE 1995. Estabelece procedimentos para prorrogação das concessões dos serviços públicos de energia elétrica de que trata a Lei n 9.074, de 7 de julho de 1995, e dá outras

Leia mais

Comissão de Obras Públicas COP. Construção CBIC

Comissão de Obras Públicas COP. Construção CBIC Comissão de Obras Públicas COP da Câmara Brasileira da Indústria da Construção CBIC Regime Diferenciado i de Contratações t Públicas RDC Benedicto Porto Neto Benedicto Porto Neto portoneto@porto.adv.br

Leia mais

LEI No , DE 25 DE SETEMBRO DE 2008

LEI No , DE 25 DE SETEMBRO DE 2008 LEI No - 11.788, DE 25 DE SETEMBRO DE 2008 Dispõe sobre o estágio de estudantes; altera a redação do art. 428 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio

Leia mais

Dispõe sobre a qualificação de entidades como organizações sociais e dá outras providências

Dispõe sobre a qualificação de entidades como organizações sociais e dá outras providências LEI COMPLEMENTAR Nº 846, DE 04 DE JUNHO DE 1998 Dispõe sobre a qualificação de entidades como organizações sociais e dá outras providências O GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Faço saber que a Assembléia

Leia mais

NEC - NO V A LEI DO E STÁGI O

NEC - NO V A LEI DO E STÁGI O NEC - NO V A LEI DO E STÁGI O LEI Nº 11.788, DE 25 DE SETEMBRO DE 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes; altera a redação do art. 428 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Página 1 de 6 Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 11.788, DE 25 DE SETEMBRO DE 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes; altera a redação do art. 428 da Consolidação

Leia mais

ANAURILÂNDIA - MS /

ANAURILÂNDIA - MS / ATOS OFICIAIS DO GOVERNO MUNICIPAL Art.4º - O Órgão de Controle Orçamentário e Planejamento fica responsável pelo acompanhamento dos ingressos da receita, a fim de que haja compatibilidade entre a receita

Leia mais

Os contratos formalizados com base no Decreto nº 2.271/1997 podem ser mantidos e prorrogados? Qual a tratativa prevista no Decreto nº 9.507/2018?

Os contratos formalizados com base no Decreto nº 2.271/1997 podem ser mantidos e prorrogados? Qual a tratativa prevista no Decreto nº 9.507/2018? Seminário Nacional COMO FISCALIZAR OS CONTRATOS DE TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE ACORDO COM O DECRETO Nº 9.507/2018, A IN Nº 05/2017 E OS IMPACTOS DA REFORMA TRABALHISTA Brasília/DF 19 A 21 FEVEREIRO 2019

Leia mais

Aula nº. 27 GASTO COM SERVIDOR PÚBLICO PARTE III

Aula nº. 27 GASTO COM SERVIDOR PÚBLICO PARTE III Curso/Disciplina: Direito Financeiro Aula: Direito Financeiro - 27 Professor(a): Luiz Jungstedt Monitor(a): Bruna Paixão Aula nº. 27 GASTO COM SERVIDOR PÚBLICO PARTE III LRF ART. 23 EXCEÇÕES A SANÇÃO DO

Leia mais

SERVIDOR PÚBLICO FEDERAL

SERVIDOR PÚBLICO FEDERAL Coleção TRIBUNAIS e MPU LEANDRO BORTOLETO Coordenador HENRIQUE CORREIA SERVIDOR PÚBLICO FEDERAL Leis 8.112/90 e 11.416/06 PARA OS CONCURSOS DE TÉCNICO E ANALISTA DOS TRIBUNAIS E DO MPU 2.ª edição revista

Leia mais

Elementos de Controle na Licitação e Execução de Contratos

Elementos de Controle na Licitação e Execução de Contratos Elementos de Controle na Licitação e Execução de Contratos Folha de São Paulo 25.07.2016 Plano Normativo de Referência Lei nº 11.079/2004 - PPP Lei Complementar nº 101/2000 - LRF Instrução Normativa

Leia mais

MINISTÉRIO DA SAÚDE FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE

MINISTÉRIO DA SAÚDE FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE MINISTÉRIO DA SAÚDE FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE PORTARIA No- 293, DE 7 DE ABRIL DE 2008 Estabelecer critérios para celebração de convênios com entidades governamentais e não governamentais para a execução

Leia mais

LEI N.º DE 04 DE JUNHO DE 2004 * O GOVERNADOR DO ESTADO DE SERGIPE, Faço saber que a Assembléia Legislativa do estado aprovou e que sanciono a

LEI N.º DE 04 DE JUNHO DE 2004 * O GOVERNADOR DO ESTADO DE SERGIPE, Faço saber que a Assembléia Legislativa do estado aprovou e que sanciono a LEI N.º 5.360 DE 04 DE JUNHO DE 2004 * Dispõe sobre o Fundo de Defesa do Meio Ambiente de Sergipe FUNDEMA/SE, dá outras providências. O GOVERNADOR DO ESTADO DE SERGIPE, seguinte Lei: Faço saber que a Assembléia

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS Gabinete Civil da Governadoria Superintendência de Legislação.

GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS Gabinete Civil da Governadoria Superintendência de Legislação. GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS Gabinete Civil da Governadoria Superintendência de Legislação. LEI Nº 15.503, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2005. Vide Decreto nº 7.479, de 9-11-2011. Vide Decreto nº 7.399, de 11-07-2011,

Leia mais

CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988

CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 Art. 207. As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre

Leia mais

NOVA LEI DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

NOVA LEI DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOVA LEI DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO LEI Nº 11.788, DE 25 DE SETEMBRO DE 2008 Dispõe sobre o estágio de estudantes; altera a redação do art. 428 da Consolidação das Leis do Trabalho CLT, aprovada pelo Decreto-Lei

Leia mais

SENADO FEDERAL. PROJETO DE LEI DA CÂMARA Nº 78, DE 2018 (nº 8.939/2017, na Câmara dos Deputados)

SENADO FEDERAL. PROJETO DE LEI DA CÂMARA Nº 78, DE 2018 (nº 8.939/2017, na Câmara dos Deputados) SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DA CÂMARA Nº 78, DE 2018 (nº 8.939/2017, na Câmara dos Deputados) Altera a Lei nº 12.276, de 30 de junho de 2010, para permitir à Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras) a transferência

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BAIXA GRANDE

PREFEITURA MUNICIPAL DE BAIXA GRANDE PREFEITURA MUNICIPAL DE BAIXA GRANDE Audiência Pública para avaliação do cumprimento das Metas Fiscais Art. 9º, 4º DA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL Até o final dos meses de fevereiro, maio e setembro,

Leia mais

Aos clientes VISÃO CONSULTORIA Tarumã,SP, 09 de Janeiro de MEMO nº 01/2017.

Aos clientes VISÃO CONSULTORIA Tarumã,SP, 09 de Janeiro de MEMO nº 01/2017. Aos clientes VISÃO CONSULTORIA Tarumã,SP, 09 de Janeiro de 2017. MEMO nº 01/2017. Assunto: DECRETO QUE ALTERA O DECRETO Nº 6.170 DE 5 DE JULHO DE 2007. Prezados (as) Senhores (as): Dispõe sobre as normas

Leia mais

SEMINÁRIO FINANÇAS PÚBLICAS

SEMINÁRIO FINANÇAS PÚBLICAS SEMINÁRIO FINANÇAS PÚBLICAS SINDIJUDICIÁRIO ES 25/08/2017 Cid Cordeiro Silva Economista 1. ORÇAMENTO PÚBLICO Ciclo orçamentário Plano Plurianual PPA, Lei Anual LOA, Lei de Diretrizes orçamentárias LDO

Leia mais

DECRETO Nº 5.493, DE 18 DE JULHO DE

DECRETO Nº 5.493, DE 18 DE JULHO DE DECRETO Nº 5.493, DE 18 DE JULHO DE 2005 Regulamenta o disposto na Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, inciso IV, da Constituição,

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 9.717, DE 27 DE NOVEMBRO DE 1998. Conversão da MPv nº 1.723, de 1998 Dispõe sobre regras gerais para a organização e o funcionamento

Leia mais

DIREITO FINANCEIRO ORÇAMENTO PÚBLICO (continuação) II. LEIS ORÇAMENTÁRIAS (continuação)

DIREITO FINANCEIRO ORÇAMENTO PÚBLICO (continuação) II. LEIS ORÇAMENTÁRIAS (continuação) DIREITO FINANCEIRO ORÇAMENTO PÚBLICO (continuação) II. LEIS ORÇAMENTÁRIAS (continuação) 1. PLANO PLURIANUAL PPA. 1.1. Art. 165, I e 1º, da CF. 1.2. É o padrão do planejamento das ações do Governo pelos

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PESQUEIRA CCI - Controladoria de Controle Interno

PREFEITURA MUNICIPAL DE PESQUEIRA CCI - Controladoria de Controle Interno SISTEMA DE CONTROLE INTERNO - SCI INSTRUÇÕES NORMATIVAS SPO Nº 002/2010-1 Aprovação em: 08/01/2010 Versão: 001 Ato de Aprovação: IN SPO n. 002/2010 Unidade Responsável: Sistema de Planejamento e Orçamento

Leia mais

CAPÍTULO I - DA DEFINIÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E RELAÇÕES DE ESTÁGIO

CAPÍTULO I - DA DEFINIÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E RELAÇÕES DE ESTÁGIO LEI Nº 11.788, DE 25 DE SETEMBRO DE 2008 DOU 26.09.2008 Dispõe sobre o estágio de estudantes; altera a redação do art. 428 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452,

Leia mais

MEDIDA PROVISÓRIA Nº 520, DE 31 DE DEZEMBRO DE 2010.

MEDIDA PROVISÓRIA Nº 520, DE 31 DE DEZEMBRO DE 2010. MEDIDA PROVISÓRIA Nº 520, DE 31 DE DEZEMBRO DE 2010. Autoriza o Poder Executivo a criar a empresa pública denominada Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares S.A. - EBSERH e dá outras providências.

Leia mais

MUNICÍPIO DE ROLADOR/RS. Parecer 039/13/PJM

MUNICÍPIO DE ROLADOR/RS. Parecer 039/13/PJM Parecer 039/13/PJM Consulente: Prefeito. Assunto: Controle preventivo de constitucionalidade. Referência: Processo Administrativo nº. 564/2013. Ementa: DIREITO CONSTITUCIONAL. PROCESSO LEGISLATIVO. PROJETO

Leia mais

Regulamento Interno de Estágio. O Colegiado Acadêmico de Tecnologia de Recursos Humanos, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, resolve:

Regulamento Interno de Estágio. O Colegiado Acadêmico de Tecnologia de Recursos Humanos, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, resolve: Regulamento Interno de Estágio O Colegiado Acadêmico de Tecnologia de Recursos Humanos, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, resolve: Art. 1º Aprovar o Regulamento Interno de Estágio dos alunos

Leia mais

Lei Complementar Nº 124 de 01/07/2009. Faço saber que o Poder Legislativo decreta e eu sanciono a seguinte Lei Complementar:

Lei Complementar Nº 124 de 01/07/2009. Faço saber que o Poder Legislativo decreta e eu sanciono a seguinte Lei Complementar: Lei Complementar Nº 124 de 01/07/2009 Altera a Lei Complementar nº 61, de 20 de dezembro de 2005, que dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração do Magistério Superior da Universidade Estadual

Leia mais

LEI Nº , DE 25 DE SETEMBRO DE

LEI Nº , DE 25 DE SETEMBRO DE ANEXO 3 NORMAS GERAIS ESTÁGIO CURRICULAR LEI Nº 11.788, DE 25 DE SETEMBRO DE 2008 DOU 26.09.2008 (Transcrição) A3-126 LEI Nº 11.788, DE 25 DE SETEMBRO DE 2008 DOU 26.09.2008 Dispõe sobre o estágio de estudantes;

Leia mais

PORTARIA Nº 1478/GR, DE 21 DE JULHO DE 2016.

PORTARIA Nº 1478/GR, DE 21 DE JULHO DE 2016. Regulamenta a solicitação da flexibilização de jornada de trabalho dos servidores técnico-administrativos em educação do Instituto Federal de Alagoas e dá outras providências. O REITOR DO INSTITUTO FEDERAL

Leia mais

Implementação dos Dispositivos do Decreto 7508/11

Implementação dos Dispositivos do Decreto 7508/11 Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde Implementação dos Dispositivos do Decreto 7508/11 CONGRESSO COSEMS-SP Ubatuba, 02 de abril de 2014. Decreto 7.508/11 Regulamenta a Lei nº 8.080, de

Leia mais

Portaria nº 087, de 09 de novembro de 2004.

Portaria nº 087, de 09 de novembro de 2004. Portaria nº 087, de 09 de novembro de 2004. O Presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES, usando das atribuições que lhes são conferidas pelo Estatuto aprovado pelo

Leia mais

Resolução CoEx nº 07/2018, de 13 de julho de 2018

Resolução CoEx nº 07/2018, de 13 de julho de 2018 Resolução CoEx nº 07/2018, de 13 de julho de 2018 Estabelece os procedimentos para a avaliação das prestações de contas relativas à celebração de contratos, convênios e ajustes firmados entre a UFSCar

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Decreto nº 7.724/12 Regulamenta a LAI. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Decreto nº 7.724/12 Regulamenta a LAI. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Prof. Antonio Botão Regulamenta a Lei no 12.527, de 18 de novembro de 2011, que dispõe sobre o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do caput do art. 5º, no

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos 1 de 5 23/05/2013 22:52 Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 11.578, DE 26 DE NOVEMBRO DE 2007. Mensagem de Veto Conversão da MPv nº 387, de 2007 (Vide Lei nº 12.249,

Leia mais

QUADRO COMPARATIVO MPV 729/16 X PLV Aprovado no Congresso Nacional x Lei /16

QUADRO COMPARATIVO MPV 729/16 X PLV Aprovado no Congresso Nacional x Lei /16 QUADRO COMPARATIVO MPV 729/16 X PLV Aprovado no Congresso Nacional x Lei 13.348/16 Media Provisória 729, de 2016 Altera a Lei nº 12.722, de 3 de outubro de 2012, que dispõe sobre o apoio financeiro da

Leia mais

Aula nº. 36. Art. 3o O consórcio público será constituído por contrato cuja celebração dependerá da prévia subscrição de protocolo de intenções.

Aula nº. 36. Art. 3o O consórcio público será constituído por contrato cuja celebração dependerá da prévia subscrição de protocolo de intenções. Curso/Disciplina: Noções de Direito Administrativo Aula: Consórcio 36 Professor(a): Leandro Velloso Monitor(a): Nairim Machado Palma Aula nº. 36 CONSÓRCIOS PÚBLICOS LEI 11.107/05 Conceito: o consórcio

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR N. 257, DE 29 DE JANEIRO DE 2013 O GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE

LEI COMPLEMENTAR N. 257, DE 29 DE JANEIRO DE 2013 O GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE LEI COMPLEMENTAR N. 257, DE 29 DE JANEIRO DE 2013 Altera dispositivos da Lei Complementar n. 221, de 31 de dezembro de 2010, que Dispõe sobre o Código de Organização e Divisão Judiciárias do Estado do

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº /2016

PROJETO DE LEI Nº /2016 PROJETO DE LEI Nº 028-03/2016 DISPÕE SOBRE AS DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS PARA O EXERCÍCIO DE 2017, e dá outras providências. IRINEU HORST, Prefeito Municipal de Colinas, RS, no uso de suas atribuições e

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2015

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2015 PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2015 Altera as Leis nº 6.360, de 23 de setembro de 1976, que dispõe sobre a vigilância sanitária a que ficam sujeitos os medicamentos, as drogas, os insumos farmacêuticos

Leia mais