CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL. Trabalho de Conclusão de Curso Resumos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL. Trabalho de Conclusão de Curso Resumos"

Transcrição

1 CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL Trabalho de Conclusão de Curso Resumos COORDENADORA DO CURSO: Prof.ª Ana Joaquina Mariani Passos SALVADOR

2 TEMA: A Experiência da Metodologia ABP (Aprendizagem Baseada em Problemas) no urso de Terapia Ocupacional na EBMSP - Salvador/Bahia. ALUNA: Karla Ribeiro dos Santos Há mais de 30 anos vem sendo utilizada à metodologia ABP (Aprendizagem Baseada em Problemas). Este método de ensino-aprendizagem baseia-se numa aprendizagem baseada em problemas reais ou simulados focalizando conhecimentos, habilidades, atitudes e valores. Ele tem reconhecimento mundial por ter uma abordagem capaz de promover a aquisição de conhecimentos dos alunos ao mesmo tempo em que os ajuda a desenvolver habilidades e atitudes profissionais desejáveis. Poucos estudos trazem resultados sobre a utilização desta metodologia. Esse trabalho tem como objetivo conhecer a experiência da metodologia ABP, no curso de Terapia Ocupacional em Salvador/Bahia. Dezessete alunas do quinto e sexto semestre constituíram o estudo. Foi utilizado um instrumento padrão elaborado previamente para a pesquisa contendo sete questões. Estas questões abordaram aspectos relacionados aos dados sócio demográficos dos discentes, entendimentos sobre a metodologia, conhecimento sobre a metodologia, pontos positivos e negativos na utilização do ABP e suas contribuições para a formação do terapeuta ocupacional. Conhecer a visão da experiência das discentes é uma importante estratégia para avaliar a metodologia de forma a assegurar a qualidade do ensino e a formação profissional. Conclui-se que a experiência com o uso da metodologia ABP no curso de graduação em Terapia Ocupacional da EBMSP tem sido enriquecedora para as discentes, sendo ela vantajosa para a formação da T.O. Palavras-chave: Terapia Ocupacional, Avaliação, Aprendizagem, Aprendizagem Baseada em Problemas. (ABP).

3 TEMA: Estudo Sobre Atividade de Trabalho da Costureira Artesã no Âmbito Domiciliar. ALUNA: Fátima Nilda Oliveira Macedo Este trabalho apresenta a partir de uma abordagem qualitativa- descritiva, sobre a atividade de trabalho da costureira realizado em domicílio. Os objetivos que nortearam a pesquisa foram conhecer a atividade de trabalho da costureira artesã; descrever e analisar a atividade de trabalho da costureira artesã em seu domicílio; assim como identificar possíveis fatores de risco sobre a saúde e as contribuições da Terapia Ocupacional. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica, além de uma entrevista seguida de observação direta no ambiente de trabalho de uma costureira artesã e informações a partir da experiência da autora na atividade de costura. No trabalho de campo busca-se fornecer ao leitor uma ilustração do que ocorreu no contexto trabalho/domicilio da costureira artesã. Evidenciaram-se dificuldades pelo esforço e dedicação para desempenhar as variadas atividades na confecção de costura e artefatos, submetendo-se a baixas remunerações e prolongadas jornadas de trabalho em condições adversas de ambiente. Observou-se a existência de fatores de risco no ambiente trabalho/domicilio que podem afetar a saúde desta trabalhadora. Sinaliza-se a necessidade de ações de profissionais de saúde, entre os quais estão os terapeutas ocupacionais, para garantir a assistência em saúde dessas trabalhadoras. Palavras-chave: Costureira, Trabalho Artesanal, Trabalho Domiciliar e Terapia Ocupacional.

4 TEMA: A Inclusão da Criança com Síndrome de Down na Rede Regular de Ensino: Revisão de Literatura. ALUNA: Ariane Ralin de Andrade Ferreira O objetivo deste estudo foi analisar a produção de artigos científicos na base de dados SCIELO, no período de 2008 a A maioria das pesquisas foi realizada no Sudeste, no ano de 2010, e não houve muita diversidade nas revistas que publicaram sobre o tema, resultando em apenas duas revistas de circulação nacional. Os resumos foram analisados através de dez categorias: Número de artigos publicados; Região geográfica, Tipo de escola; Tipo de estudo; Profissão dos autores dos artigos; Classificação das pesquisas; Procedimento técnico; Instrumentos; Sujeitos da pesquisa; Objetos dos artigos; Tipo de revista publicada; Ano da publicação. Resultados: Foram encontrados 5 artigos, a maioria refere-se a estudos de campo utilizando método qualitativo. Os psicólogos são os profissionais que mais publicaram sobre o assunto. Os objetivos dos artigos analisados destacavam a temática da interação de crianças e adolescentes com Síndrome de Down, e os discursos dos pais e professores sobre o processo de inclusão escolar. Palavras-chave: Síndrome de Down, Crianças, Inclusão Efetiva, Inclusão Escolar, Rede Regular de Ensino.

5 TEMA: As Intervenções Terapêuticas Ocupacionais: Experiências na Assistência em Hospitais de Custódia e Tratamento Psiquiátrico. ALUNA: Aline Alencar Alves Este artigo discute as intervenções terapêuticas ocupacionais a partir da experiência de terapeutas ocupacionais na assistência com indivíduos com transtorno mental que cumprem medidas de segurança em Hospitais de Custódia e Tratamento Psiquiátrico - HCTP. A discussão acerca da atuação do terapeuta ocupacional na atenção aos indivíduos com transtorno mental foi baseada a partir da experiência de dois terapeutas ocupacionais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e foi utilizado de roteiro de entrevista para a coleta dos dados e análise de conteúdo por categoria para a interpretação dos dados. Como resultado, considera-se que a oficina terapêutica é o principal recurso de intervenção terapêutica ocupacional na atenção aos indivíduos custodiados com transtorno mental. A mesma possibilita a reabilitação psicossocial dos sujeitos, favorecendo a ressignificação do cotidiano dos sujeitos dentro do HCTP, visando à reabilitação, inserção e/ou reinserção social. Conclui-se que as intervenções da terapia ocupacional com indivíduos com transtorno mental e institucionalizados foi influenciada positivamente pelo o movimento da reforma psiquiátrica que possibilitou o enfoque na reabilitação psicossocial. Palavras-chave: Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico. Transtorno Mental. Terapia Ocupacional. Reabilitação Psicossocial. Reforma Psiquiátrica.

6 TEMA: Perfil de Pessoas Idosas Residentes em Uma Instituição de Longa Permanência (ILPI) do Distrito Sanitário de Brotas Salvador /Ba. ALUNA: Ângela Roberta Gama Daltro O aumento da longevidade, associada às diversas mudanças na composição e funcionamento das famílias e no perfil epidemiológico, apontam para um cenário de aumento do número de pessoas idosas que deixaram de morar em seus lares para passarem a morar em residências coletivas, denominadas atualmente Instituições de Longa Permanência. Desta forma, o presente trabalho discute o perfil sócio demográfico de pessoas idosas residentes em uma Instituição de Longa Permanência localizada no Distrito Sanitário de Brotas no município de Salvador-BA, além caracterizar a ILPI referenciada. A metodologia quantitativa foi utilizada no estudo que teve como amostra 20 idosas moradoras da ILPI. Os resultados nos mostram um perfil de mulheres viúvas, com idade entre 64 a 90 anos, sem filhos, em nível de baixa escolaridade, e aposentadas com baixa renda. Os resultados deste estudo revelam que a busca por uma instituição, nem sempre se refere a uma escolha, mas a uma possibilidade de encontrar segurança perante o enfrentamento de situações de vulnerabilidade que se encontra exposta a pessoa idosa. Palavras-chave: Envelhecimento, Idoso, Instituição de Longa Permanência.

7 TEMA: Estudo Sobre o Impacto do Câncer Infantil no Cotidiano dos Familiares. ALUNAS: Deise Mara Maciel e Leila Fernanda F. Leal O presente artigo apresenta um trabalho de conclusão do curso de Terapia Ocupacional referente o impacto do câncer infantil na vida cotidiana na vida dos familiares de crianças com câncer visando traçar um panorama do que está sendo pesquisado e publicado na área, verificando a existência de possíveis lacunas e tendências. Portanto, os objetivos deste estudo é realizar uma revisão das publicações científicas no âmbito nacional e identificar aquelas que abordam o impacto do câncer infantil na vida dos familiares e em que medida discute as repercussões do adoecimento no cotidiano desses familiares. A coleta de dados foi realizada em bancos de dados informatizados da Scielo (Cientifica Eletronic Library Online), levantando artigos publicados no período entre janeiro de 2000 e dezembro de 2010, utilizando como descritores: câncer, câncer infantil, família e câncer, família/câncer/cotidiano. Os criterios de exclusão foram: artigos de revisão sistematica sobre o assunto, sendo que alguns deles foram utilizados para embasar o quadro teórico. Os resultados e discussões analisaram dois artigos que tratam diretamente sobre o assunto, sendo definidas como categorias de análise: aspectos emocionais do adoecimento, alteração na rotina diária, mudanças de papéis ocupacionais e estratégias de enfrentamento. A revisão demonstrou que há uma escassez da produção científica que abordem de forma direta o impacto na vida cotidiana dos familiares da criança com câncer, porém há uma maior tendência de produções voltadas para discussão das repercussões emocionais e estruturais do adoecimento no seio familiar, sendo referidos os comprometimentos emocionais que interferem diretamente na rotina dos familiares causando rupturas que vão desde as atividades desenvolvidas diariamente, como as dificuldades financeiras e mudanças dos papéis ocupacionais não só dos pais como dos outros membros da família como filhos e parentes. Ao mesmo tempo em que se verifica a importância da rede social como apoio tanto emocional, como financeiro, sendo destacada a participação de vizinhos, amigos, parentes e profissionais de saúde. Palavras-chave: Câncer Infantil, Família, Cotidiano.

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PSICOLOGIA Morfofisiológica e Comportamento Humano Estudo anátomo-funcional de estruturas orgânicas na relação com manifestações emocionais. Comunicação e

Leia mais

COMISSÃO DE DESINSTITUCIONALIZAÇÃO DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ PARANÁ: AÇÕES NO ANO DE 2009

COMISSÃO DE DESINSTITUCIONALIZAÇÃO DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ PARANÁ: AÇÕES NO ANO DE 2009 COMISSÃO DE DESINSTITUCIONALIZAÇÃO DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ PARANÁ: AÇÕES NO ANO DE 2009 Robsmeire Calvo Melo Zurita 1 ; Alessandra Massi Puziol Alves 2 Neide Barboza Lopes 3 INTRODUÇÃO: No Brasil ainda

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PSICOLOGIA Morfofisiologia e Comportamento Humano Estudo anátomo-funcional de estruturas orgânicas na relação com manifestações emocionais. História e Sistemas

Leia mais

HISTÓRIA DO SRT DE CAXIAS DO SUL: CRIAÇÃO E AMPLIAÇÃO

HISTÓRIA DO SRT DE CAXIAS DO SUL: CRIAÇÃO E AMPLIAÇÃO HISTÓRIA DO SRT DE CAXIAS DO SUL: CRIAÇÃO E AMPLIAÇÃO Sonia Rossetti 1 Tatiana Minoia Almada 2 INTRODUÇÃO Por um longo período no município de Caxias do Sul os únicos recursos para atendimento das pessoas

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DOS IDOSOS QUANTO AO GRAU DE DEPÊNDENCIA EM INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA NA CIDADE DE JOÃO PESSOA-PB

CARACTERIZAÇÃO DOS IDOSOS QUANTO AO GRAU DE DEPÊNDENCIA EM INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA NA CIDADE DE JOÃO PESSOA-PB CARACTERIZAÇÃO DOS IDOSOS QUANTO AO GRAU DE DEPÊNDENCIA EM INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA NA CIDADE DE JOÃO PESSOA-PB Leila Pereira de Souza UNIPÊ leilapbsaude@hotmail.com Sandra Marinho de Azevedo

Leia mais

CUIDADO DE ENFERMAGEM AO IDOSO INSTITUCIONALIZADO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

CUIDADO DE ENFERMAGEM AO IDOSO INSTITUCIONALIZADO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA CUIDADO DE ENFERMAGEM AO IDOSO INSTITUCIONALIZADO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Amanda Alves do Vale Acadêmica do 8º período do curso de enfermagem da Universidade Potiguar (UnP). E-mail: amandaezequiel.moura@gmail.com

Leia mais

QUADRO DE VAGAS 2017/2 ESTÁGIO CURRICULAR PSICOLOGIA

QUADRO DE VAGAS 2017/2 ESTÁGIO CURRICULAR PSICOLOGIA ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA SAÚDE HOSPITAL PSIQUIÁTRICO SÃO PEDRO DIREÇÃO DE ENSINO E PESQUISA QUADRO DE VAGAS 2017/2 ESTÁGIO CURRICULAR PSICOLOGIA LOCAL VAGAS MODALIDADE DE ESTÁGIO Data

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DA POPULAÇÃO IDOSA DE MINAS GERAIS PELA PNAD 2013

CARACTERIZAÇÃO DA POPULAÇÃO IDOSA DE MINAS GERAIS PELA PNAD 2013 CARACTERIZAÇÃO DA POPULAÇÃO IDOSA DE MINAS GERAIS PELA PNAD 2013 Eleusy Natália Miguel Universidade Federal de Viçosa, eleusy.arq@gmail.com INTRODUÇÃO Observa-se o exponencial crescimento da população

Leia mais

PERFIL DO CUIDADOR NA VISÃO DO IDOSO INSTITUCIONALIZADO

PERFIL DO CUIDADOR NA VISÃO DO IDOSO INSTITUCIONALIZADO PERFIL DO CUIDADOR NA VISÃO DO IDOSO INSTITUCIONALIZADO SANTOS, Francisco Anderson Romão dos. Faculdade Santa Maria, [anderson.romao@hotmail.com] LIRA, João Paulo Lucena. Faculdade Santa Maria. [lirajps@hotmail.com]

Leia mais

PROJETOS DE ESTÁGIO CURSO DE PSICOLOGIA 2018/02 6º período (Módulo 3B Ciclo 3) Núcleo de Políticas Públicas (10 vagas)

PROJETOS DE ESTÁGIO CURSO DE PSICOLOGIA 2018/02 6º período (Módulo 3B Ciclo 3) Núcleo de Políticas Públicas (10 vagas) PROJETOS DE ESTÁGIO CURSO DE PSICOLOGIA 2018/02 6º período (Módulo 3B Ciclo 3) Núcleo de Políticas Públicas (10 vagas) Projeto do Estágio Professor Campo de estágio / Endereço Atividades a serem realizadas

Leia mais

INVENTÁRIO SÓCIO-DEMOGRÁFICO DE UTILIZAÇÃO E CUSTOS DE SERVIÇOS I S D U C S

INVENTÁRIO SÓCIO-DEMOGRÁFICO DE UTILIZAÇÃO E CUSTOS DE SERVIÇOS I S D U C S UNIDADE Nº PACIENTE DATA DO NASCIMENTO / / 1. INFORMAÇÕES SÓCIO - DEMOGRÁFICAS 1.1 DOCUMENTAÇÃO 1.2 ESTADO CIVIL 1.3 SEXO Sim Não D.N.O. SOLTEIRO VIÚVO FEMININO 1.1.a CERT. NASCIMENTO CASADO/AMASIADO NÃO

Leia mais

Programa Nacional de Saúde Mental. Aristides da Luz Coordenador do Programa de Saúde Mental

Programa Nacional de Saúde Mental. Aristides da Luz Coordenador do Programa de Saúde Mental Programa Nacional de Saúde Mental Aristides da Luz Coordenador do Programa de Saúde Mental O programa de saúde mental esta contemplada no Sistema nacional de saúde nos níveis de: u Atenção primária u Atenção

Leia mais

OS BENEFÍCIOS DA MUSICOTERAPIA NA GRAVIDEZ: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

OS BENEFÍCIOS DA MUSICOTERAPIA NA GRAVIDEZ: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA OS BENEFÍCIOS DA MUSICOTERAPIA NA GRAVIDEZ: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA Jessica Caroline Sabino Pimentel j.carolinepimentel@gmail.com Kedma Augusto Martiniano Santos kedmaaugusto82@gmail.com Sheyla Christine

Leia mais

MORAR EM CASA 1. IDENTIFICAÇÃO

MORAR EM CASA 1. IDENTIFICAÇÃO MORAR EM CASA Fanny Helena Martins Salles 1 Lorena Pinheiro Furtat 2 Miriam Kloppenburg Ferreira 3 1. IDENTIFICAÇÃO 1.1 Nome: Implementação ao projeto de moradias assistidas vinculadas ao Centro de Atendimento

Leia mais

AS DIFICULDADES VIVENCIADAS PELO CUIDADOR FORMAL E INFORMA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

AS DIFICULDADES VIVENCIADAS PELO CUIDADOR FORMAL E INFORMA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA AS DIFICULDADES VIVENCIADAS PELO CUIDADOR FORMAL E INFORMA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Elma Margarida da Silva¹; Maria da Conceição dos Santos 1 ; Cecília Fabyana Da Silva¹; Maria Cecília Da Silva Araújo¹;

Leia mais

O RECURSO FOTOGRÁFICO COMO PROPOSTA PARA A PROMOÇÃO EM SAÚDE MENTAL: REVISÃO SISTEMÁTICA

O RECURSO FOTOGRÁFICO COMO PROPOSTA PARA A PROMOÇÃO EM SAÚDE MENTAL: REVISÃO SISTEMÁTICA O RECURSO FOTOGRÁFICO COMO PROPOSTA PARA A PROMOÇÃO EM SAÚDE MENTAL: REVISÃO SISTEMÁTICA JÉSSICA GASPARETTO PIUCO 1 LORENZO XIMENES MORTARI 2 MARCOS FRANCISCO SIMON 3 MARIA ODILA FINGER FERNANDES LIMA

Leia mais

Profª : ANA BRAZ EVOLUÇÃO DA SAÚDE MENTAL NO BRASIL. NOÇÕES de POLÍTICA de SAÚDE MENTAL no BRASIL. NÚCLEOS de APOIO à SAÚDE da FAMÍLIA e MENTAL

Profª : ANA BRAZ EVOLUÇÃO DA SAÚDE MENTAL NO BRASIL. NOÇÕES de POLÍTICA de SAÚDE MENTAL no BRASIL. NÚCLEOS de APOIO à SAÚDE da FAMÍLIA e MENTAL Profª : ANA BRAZ EVOLUÇÃO DA SAÚDE MENTAL NO BRASIL NOÇÕES de POLÍTICA de SAÚDE MENTAL no BRASIL NÚCLEOS de APOIO à SAÚDE da FAMÍLIA e MENTAL REFORMA PSIQUIÁTRICA Reforma Psiquiátrica Brasileira Em 1978,

Leia mais

1. Introdução. 1 Esta Enfermaria, chamada de 'Longa', em 2004, possuía 14 pacientes com transtornos mentais

1. Introdução. 1 Esta Enfermaria, chamada de 'Longa', em 2004, possuía 14 pacientes com transtornos mentais 1. Introdução Abordar o tema da Reabilitação Psicossocial e Saúde Mental, buscando, especificamente, analisar como vem se realizando o processo de Reabilitação Psicossocial Assistida dos moradores do Serviço

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA SAÚDE HOSPITAL PSIQUIÁTRICO SÃO PEDRO DIREÇÃO DE ENSINO E PESQUISA

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA SAÚDE HOSPITAL PSIQUIÁTRICO SÃO PEDRO DIREÇÃO DE ENSINO E PESQUISA ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA SAÚDE HOSPITAL PSIQUIÁTRICO SÃO PEDRO DIREÇÃO DE ENSINO E PESQUISA QUADRO DE VAGAS ESTÁGIO CURRICULAR 2018/2 LOCAL VAGAS MODALIDADE DE ESTÁGIO DATA ENTREVISTA

Leia mais

POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL. Prof. Domingos de Oliveira

POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL. Prof. Domingos de Oliveira POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL Prof. Domingos de Oliveira DIRETRIZES E POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL A Política de Saúde Mental instituída no Brasil através da Lei Federal No 10.216/01, tem como premissa fundamental

Leia mais

CEREST Salvador. Adriana Gregorcic

CEREST Salvador. Adriana Gregorcic CEREST Salvador 2017 Adriana Gregorcic CEREST Salvador Órgão da Secretaria Municipal de Saúde, vinculado à Diretoria de Vigilância à Saúde - DVIS, responsável pelas ações de Saúde do Trabalhador no Município

Leia mais

Palavras-chave:Assistência Integral à saúde; Direitos do Paciente; Direito à Saúde; Hospitalização.

Palavras-chave:Assistência Integral à saúde; Direitos do Paciente; Direito à Saúde; Hospitalização. UNIDADE DE CUIDADOS PROLONGADOS (UCP): DIREITO A CONTINUIDADE DO CUIDADO NO AMBIENTE HOSPITALAR Gleice Kelli Santana de Andrade¹ Ane Milena Macêdo de Castro¹ Edivania Anacleto Pinheiro² RESUMO O direito

Leia mais

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: SINDROME DE BURNOUT NA ENFERMAGEM CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE

Leia mais

Psicopedagogia: Teoria e Prática. Elizabeth Araújo Barbosa Enfermeira, Pedagoga e Psicopedagogia

Psicopedagogia: Teoria e Prática. Elizabeth Araújo Barbosa Enfermeira, Pedagoga e Psicopedagogia XVI Encontro de Psicopedagogia do Ceará CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA PARA EDUCAÇÃO E SAÚDE Psicopedagogia: Teoria e Prática Elizabeth Araújo Barbosa Enfermeira, Pedagoga e Psicopedagogia A psiquiatria

Leia mais

PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: Formação, Atuação e Compromisso Social

PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: Formação, Atuação e Compromisso Social DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS TRABALHADORES DE ENFERMAGEM NO CUIDADO AO IDOSO HOSPITALIZADO. Andressa de Fátima Silva* (PIBIC/AF/IS/CNPq), Herbert Leopoldo de Freitas Góes (Orientador), Viviani Camboin

Leia mais

Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 336, DE 19 DE FEVEREIRO DE 2002

Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 336, DE 19 DE FEVEREIRO DE 2002 ADVERTÊNCIA Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial da União Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 336, DE 19 DE FEVEREIRO DE 2002 O Ministro da Saúde, no uso de suas atribuições

Leia mais

Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 336, DE 19 DE FEVEREIRO DE 2002

Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 336, DE 19 DE FEVEREIRO DE 2002 ADVERTÊNCIA Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial da União Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 336, DE 19 DE FEVEREIRO DE 2002 O Ministro da Saúde, no uso de suas atribuições

Leia mais

Desenvolvimento e saúde mental infantil: Intervenção com agentes comunitários de saúde no contexto da Atenção Básica

Desenvolvimento e saúde mental infantil: Intervenção com agentes comunitários de saúde no contexto da Atenção Básica UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE UFCSPA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA E SAÚDE Georgius Cardoso Esswein Desenvolvimento e saúde mental infantil: Intervenção com agentes comunitários

Leia mais

A CONTRIBUIÇÃO DA TERAPIA OCUPACIONAL COM IDOSOS EM ILPI: RELATO DE EXPERIÊNCIA

A CONTRIBUIÇÃO DA TERAPIA OCUPACIONAL COM IDOSOS EM ILPI: RELATO DE EXPERIÊNCIA A CONTRIBUIÇÃO DA TERAPIA OCUPACIONAL COM IDOSOS EM ILPI: RELATO DE EXPERIÊNCIA Jussany Borges Oliveira Cardoso 1 ; Ery Karoliny Teles dos Santos 2 ; Janayna de Almeida Andrade 3 ; Larissa dos Santos 4

Leia mais

TCC em Re-vista CANGUÇU, Juliana Figueiredo; PERES, Mariana Machado; ROBIM, Sabrina Martins. 12

TCC em Re-vista CANGUÇU, Juliana Figueiredo; PERES, Mariana Machado; ROBIM, Sabrina Martins. 12 Enfermagem TCC em Re-vista 2011 65 CANGUÇU, Juliana Figueiredo; PERES, Mariana Machado; ROBIM, Sabrina Martins. 12 Diarreia infantil e atuação da enfermagem. 2011. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso

Leia mais

I Congresso do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UEL 30 e 31 de agosto de 2018

I Congresso do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UEL 30 e 31 de agosto de 2018 A FORMAÇÃO CLÍNICA EM PSICOLOGIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA Danielle Cerci Mostagi - danicerci@hotmail.com Maíra Bonafé Sei - mairabonafe@gmail.com UEL Universidade Estadual de Londrina Resumo A atuação

Leia mais

Atuação da Fonoaudiologia na Saúde Mental

Atuação da Fonoaudiologia na Saúde Mental Atuação da Fonoaudiologia na Saúde Mental Dia: 04/05 Local: Anf. da Biblioteca Horário: 13 às 14h Apresentadoras: Caroline Pascon 4º ano Chrishinau Silva 2º ano Orientadora: Drª Fgaª Ariadnes Nobrega de

Leia mais

Programa de Residência Multiprofissional em Gerontologia

Programa de Residência Multiprofissional em Gerontologia Programa de Residência Multiprofissional em Gerontologia Cenário de Prática: No primeiro ano, o residente terá atuação na Proteção Especial e Atenção Especializada de Média e Alta Complexidade, em Unidade

Leia mais

QUADRO DE VAGAS 2018/1 ESTÁGIO CURRICULAR PSICOLOGIA

QUADRO DE VAGAS 2018/1 ESTÁGIO CURRICULAR PSICOLOGIA ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA SAÚDE HOSPITAL PSIQUIÁTRICO SÃO PEDRO DIREÇÃO DE ENSINO E PESQUISA QUADRO DE VAGAS ESTÁGIO CURRICULAR 2018/1 QUADRO DE VAGAS 2018/1 ESTÁGIO CURRICULAR PSICOLOGIA

Leia mais

RESIDÊNCIAS TERAPÊUTICAS: CONHECENDO O MODO DE VIDA DE SEUS MORADORES E SUA ITINERÂNCIA NOS ESPAÇOS SOCIAIS

RESIDÊNCIAS TERAPÊUTICAS: CONHECENDO O MODO DE VIDA DE SEUS MORADORES E SUA ITINERÂNCIA NOS ESPAÇOS SOCIAIS RESIDÊNCIAS TERAPÊUTICAS: CONHECENDO O MODO DE VIDA DE SEUS MORADORES E SUA ITINERÂNCIA NOS ESPAÇOS SOCIAIS Maria Joacineide de Macedo 1 Lia Fook 2 Rossana G. Saraiva 3 INTRODUÇÃO A reformulação das políticas

Leia mais

PORTARIA Nº 3.090, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2011(*)

PORTARIA Nº 3.090, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2011(*) PORTARIA Nº 3.090, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2011(*) Altera a Portaria nº 106/GM/MS, de 11 de fevereiro de 2000, e dispõe, no âmbito da Rede de Atenção Psicossocial, sobre o repassede recursos de incentivo

Leia mais

EDITAL N. 01, DE 13 DE OUTUBRO DE 2016

EDITAL N. 01, DE 13 DE OUTUBRO DE 2016 SELEÇÃO DE FACILITADOR DE APRENDIZAGEM CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA A ESTIMULAÇÃO PRECOCE EM CRIANÇAS COM MICROCEFALIA O Instituto de Educação do Hospital do Coração de São Paulo, por meio do Programa

Leia mais

FORMULÁRIO DE SUBMISSÃO DE RESUMO

FORMULÁRIO DE SUBMISSÃO DE RESUMO FORMULÁRIO DE SUBMISSÃO DE RESUMO ESCOLHA SUA OPÇÃO DE APRESENTAÇÃO: Título: SENTIMENTOS VIVENCIADOS PELOS FAMILIARES NO PROCESSO DE HOSPITALIZAÇÃO DA CRIANÇA NA UTI Relator: Danilo Marcelo Araujo dos

Leia mais

EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DIVERSIDADE JUSTIFICATIVA DA OFERTA DO CURSO

EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DIVERSIDADE JUSTIFICATIVA DA OFERTA DO CURSO EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DIVERSIDADE JUSTIFICATIVA DA OFERTA DO CURSO A palavra inclusão vem sendo amplamente discutida, em diferentes áreas das Ciências Humanas, principalmente nos meios educacionais, sendo

Leia mais

Coordenação de Psicologia

Coordenação de Psicologia Coordenação de Psicologia ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PSICOLOGIA INESP/FUNEDI/UEMG 2º SEMESTRE 2011 ESTÁGIOS OFERECIDOS PARA OS ALUNOS DE 5º ao 7º PERÍODOS (Núcleo Básico) 1. ANÁLISE INSTITUCIONAL

Leia mais

PORTFÓLIO DE VIVÊNCIA

PORTFÓLIO DE VIVÊNCIA PORTFÓLIO DE VIVÊNCIA HELOISA PADESKI RODONISKI 1. SOBRE A FACILITADORA Heloisa Padeski Rodoniski, 20 anos, natural de Curitiba/PR e residente do mesmo. Atualmente graduanda do curso de Farmácia da Universidade

Leia mais

RELATÓRIO DE MONITORAMENTO 2018 FUNDAÇÃO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE PONTA GROSSA DEPARTAMENTO DE GESTÃO DO SUAS DIVISÃO DE MONITORAMENTO

RELATÓRIO DE MONITORAMENTO 2018 FUNDAÇÃO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE PONTA GROSSA DEPARTAMENTO DE GESTÃO DO SUAS DIVISÃO DE MONITORAMENTO RELATÓRIO DE MONITORAMENTO 2018 FUNDAÇÃO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE PONTA GROSSA DEPARTAMENTO DE GESTÃO DO SUAS DIVISÃO DE MONITORAMENTO O QUE É O MONITORAMENTO? O monitoramento se caracteriza como uma função

Leia mais

SATISFAÇÃO DE IDOSOS SOBRE ASSISTÊNCIA À SAÚDE EM UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA

SATISFAÇÃO DE IDOSOS SOBRE ASSISTÊNCIA À SAÚDE EM UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA SATISFAÇÃO DE IDOSOS SOBRE ASSISTÊNCIA À SAÚDE EM UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA INTRODUÇÃO Elizabeth Gomes de Oliveira (FACENE) elizabethgoliveira@hotmail.com Morganna Guedes Batista (FACENE) morganna_guedes@hotmail.com

Leia mais

CRONOGRAMA DE AULAS CURSO PREPARATÓRIO PARA RESIDÊNCIAS EM PSICOLOGIA 03/10 PSICOLOGIA HOSPITALAR 9/10 PSICOLOGIA DA SAÚDE 5/10 SAÚDE COLETIVA

CRONOGRAMA DE AULAS CURSO PREPARATÓRIO PARA RESIDÊNCIAS EM PSICOLOGIA 03/10 PSICOLOGIA HOSPITALAR 9/10 PSICOLOGIA DA SAÚDE 5/10 SAÚDE COLETIVA CRONOGRAMA DE AULAS CURSO PREPARATÓRIO PARA RESIDÊNCIAS EM PSICOLOGIA 03/10 PSICOLOGIA HOSPITALAR PARTE 1: CONCEITOS DE PSICOLOGIA APLICADOS AO CONTEXTO HOSPITALAR Contexto histórico (parte I) Contexto

Leia mais

ANEXO I CRONOGRAMA Publicação do Edital 17/10/2017. Impugnação ao Edital 18/10/2017

ANEXO I CRONOGRAMA Publicação do Edital 17/10/2017. Impugnação ao Edital 18/10/2017 ANEXO I CRONOGRAMA Publicação do Edital 17/10/2017 Impugnação ao Edital 18/10/2017 Período de Inscrições 24 e 25/10/2017 Resultado das inscrições 30/10/2017 Apresentação de recurso das inscrições 31/10/2017

Leia mais

RELATOR (A): SUMINA KAYANNI ALVERS DE LIMA

RELATOR (A): SUMINA KAYANNI ALVERS DE LIMA TRABALHOS DEFERIDOS - RESUMO DE PROJETO DE EXTENSÃO E NOTA PRÉVIA MODALIDADE APRESENTAÇÃO PÔSTER DATA DA APRESENTAÇÃO 16/05/2013 LOCAL: HALL DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA 01 TITULO: QUALIDADE DE VIDA DE

Leia mais

ATA DA REUNIÃO DO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA

ATA DA REUNIÃO DO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA ATA DA REUNIÃO DO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA Aos 02 dias do mês de Março de 2015 às dezesseis horas e trinta minutos, no auditório do prédio administrativo da Faculdade Adventista da Bahia estiveram reunidas,

Leia mais

04 Federações Integrantes: Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos #juntossomosmaisfortes

04 Federações Integrantes: Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos #juntossomosmaisfortes 04 Federações Integrantes: Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos #juntossomosmaisfortes Resolução 01/2015 do CONAD de 28/08/2016: Principais Tópicos MUDANÇAS DE NOMENCLATURAS: Diferenciar de

Leia mais

RAPS. Saúde Mental 26/08/2016. Prof.: Beto Cruz PORTARIA Nº 3.088, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2011(*)

RAPS. Saúde Mental 26/08/2016. Prof.: Beto Cruz PORTARIA Nº 3.088, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2011(*) Saúde Mental Prof.: Beto Cruz betocais2@gmail.com PORTARIA Nº 3.088, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2011(*) Institui a Rede de Atenção Psicossocial para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades

Leia mais

A INTERVENÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL COM USUÁRIOS ONCOLÓGICOS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

A INTERVENÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL COM USUÁRIOS ONCOLÓGICOS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO A INTERVENÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL COM USUÁRIOS ONCOLÓGICOS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO Autora Estefânia de Araújo Almeida Freitas (1); Orientadora Josefa Lilian Vieira (4) (1) Terapeuta Ocupacional.

Leia mais

FORMAÇÃO DO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM NA SAÚDE MENTAL: VIVÊNCIA NO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL CAPS III REVIVER - CAMPINA GRANDE PB.

FORMAÇÃO DO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM NA SAÚDE MENTAL: VIVÊNCIA NO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL CAPS III REVIVER - CAMPINA GRANDE PB. FORMAÇÃO DO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM NA SAÚDE MENTAL: VIVÊNCIA NO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL CAPS III REVIVER - CAMPINA GRANDE PB. Kátia Cristina Figueiredo (1) ; Cecília do Nascimento Freitas (2) ;

Leia mais

PERFIL SOCIO DEMOGRAFICO E ARRANJO DOMICILIAR DE IDOSOS CADASTRADOS NO HIPERDIA

PERFIL SOCIO DEMOGRAFICO E ARRANJO DOMICILIAR DE IDOSOS CADASTRADOS NO HIPERDIA PERFIL SOCIO DEMOGRAFICO E ARRANJO DOMICILIAR DE IDOSOS CADASTRADOS NO HIPERDIA INTRODUÇÃO Marluce Leite da Silva 1 Veruska Ribeiro de Medeiros Villar 2 Renata Rabelo Pereira 3 Mayara Muniz Dias Rodrigues

Leia mais

ESTATÍSTICA APLICADA A SAÚDE I. Profs: Karen/Marco (1C)/Eleonora (2C-R) ELETIVA: Laboratório de informática

ESTATÍSTICA APLICADA A SAÚDE I. Profs: Karen/Marco (1C)/Eleonora (2C-R) ELETIVA: Laboratório de informática MANHÃ (09:00 12:00) TARDE (14:00-17:00) UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA GRADE DE HORÁRIO DAS DISCIPLINAS PARA 2011-2 SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA METODOLOGIA

Leia mais

CONHECENDO O PAI ADOLESCENTE. Sonia Maria Könzgen Meincke 1 Ana Cândida Lopes Corrêa2 Marilu Correa Soares3 Simoní Saraiva Bordignon4

CONHECENDO O PAI ADOLESCENTE. Sonia Maria Könzgen Meincke 1 Ana Cândida Lopes Corrêa2 Marilu Correa Soares3 Simoní Saraiva Bordignon4 CONHECENDO O PAI ADOLESCENTE Sonia Maria Könzgen Meincke 1 Ana Cândida Lopes Corrêa2 Marilu Correa Soares3 Simoní Saraiva Bordignon4 Introdução: No Brasil existem cerca de 39 milhões de adolescentes conforme

Leia mais

B. PRIORIDADES E OBJETIVOS DO PACTO PELA VIDA. Prioridades e objetivos a serem pactuados, mas que não demandam preenchimento do quadro o abaixo.

B. PRIORIDADES E OBJETIVOS DO PACTO PELA VIDA. Prioridades e objetivos a serem pactuados, mas que não demandam preenchimento do quadro o abaixo. B. PRIORIDADES E OBJETIVOS DO PACTO PELA VIDA Prioridades e objetivos a serem pactuados, mas que não demandam preenchimento do quadro o abaixo. Prioridades Federais Saúde do Idoso Disponibilizar a Caderneta

Leia mais

Atenção Pisicosocial P R O F E N F º D I O G O J A C I N T H O

Atenção Pisicosocial P R O F E N F º D I O G O J A C I N T H O Atenção Pisicosocial P R O F E N F º D I O G O J A C I N T H O Centro de Atenção Psicossocial - CAPS CAPS são serviços da Rede de Atenção Psicossocial - RAPS abertos destinados a prestar atenção diária

Leia mais

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM PSIQUIATRA SOCIEDADE REGIONAL DE ENSINO E SAUDE LTDA

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM PSIQUIATRA SOCIEDADE REGIONAL DE ENSINO E SAUDE LTDA PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM PSIQUIATRA REGIONAL DE ENSINO E SAUDE LTDA I- OBJETIVOS DO PROGRAMA Objetivos Gerais: Formar médicos especialistas em psiquiatria que sejam capazes de interagir eficientemente

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DO SERVIÇO DE TERAPIA OCUPACIONAL NO CENTRO HOSPITALAR DO SISTEMA PENITENCIÁRIO DE SÃO PAULO

IMPLANTAÇÃO DO SERVIÇO DE TERAPIA OCUPACIONAL NO CENTRO HOSPITALAR DO SISTEMA PENITENCIÁRIO DE SÃO PAULO IMPLANTAÇÃO DO SERVIÇO DE TERAPIA OCUPACIONAL NO CENTRO HOSPITALAR DO SISTEMA PENITENCIÁRIO DE SÃO PAULO ARIANA SANTIAGO ZOCARATTO CRISTIANE SINNES ORSETTI DANIELA HABIRO PRISCILLA FERES SPINOLA THÉLBIA

Leia mais

A REALIDADE DO FAMILIAR QUE EXERCE A AÇÃO DO CUIDAR EM IDOSOS SOB CUIDADOS PALIATIVOS

A REALIDADE DO FAMILIAR QUE EXERCE A AÇÃO DO CUIDAR EM IDOSOS SOB CUIDADOS PALIATIVOS A REALIDADE DO FAMILIAR QUE EXERCE A AÇÃO DO CUIDAR EM IDOSOS SOB CUIDADOS PALIATIVOS Ádylla Maria Alves de Carvalho (1); Markeynya Maria Gonçalves Vilar (2); Naianna Souza de Menezes (3); Flávia Gomes

Leia mais

Informações gerais da disciplina Código e Nome: ERP 311 Cuidado Integral em Saúde Mental e Enfermagem Psiquiátrica

Informações gerais da disciplina Código e Nome: ERP 311 Cuidado Integral em Saúde Mental e Enfermagem Psiquiátrica CURSO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO ERG ( ) ERM ( ) ERP ( X ) CRONOGRAMA DA DISCIPLINA - 2018 BACHARELADO EM ENFERMAGEM ( X ) BACHARELADO E LICENCIATURA EM ENFERMAGEM

Leia mais

A CONTRIBUIÇÃO DAS ATIVIDADES NA REABILITAÇÃO PSICOSSOCIAL DE USUÁRIOS COM TRANSTORNOS MENTAIS DO CAPS I DE LINS SP RESUMO

A CONTRIBUIÇÃO DAS ATIVIDADES NA REABILITAÇÃO PSICOSSOCIAL DE USUÁRIOS COM TRANSTORNOS MENTAIS DO CAPS I DE LINS SP RESUMO A CONTRIBUIÇÃO DAS ATIVIDADES NA REABILITAÇÃO PSICOSSOCIAL DE USUÁRIOS COM TRANSTORNOS MENTAIS DO CAPS I DE LINS SP RESUMO A criação dos centros de atenção psicossocial (CAPS) com dispositivos substitutivos

Leia mais

Introdução 12. II prestar o atendimento com o técnico especializado; III elaborar relatório técnico.

Introdução 12. II prestar o atendimento com o técnico especializado; III elaborar relatório técnico. 1. Introdução A presente dissertação visa realizar uma reflexão sobre a assessoria do Serviço Social nos Conselhos Tutelares do Município do Rio de Janeiro e se origina a partir da minha experiência profissional

Leia mais

UMA REVISÃO DA LITERATURA ENFOCANDO A CRIANÇA, A FAMÍLIA E A RESILIÊNCIA

UMA REVISÃO DA LITERATURA ENFOCANDO A CRIANÇA, A FAMÍLIA E A RESILIÊNCIA UMA REVISÃO DA LITERATURA ENFOCANDO A CRIANÇA, A FAMÍLIA E A RESILIÊNCIA Cláudia Silveira Viera 1 Débora Falleiros de Mello INTRODUÇÃO: Compreender a infância implica em conhecer, sobretudo, a família

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: Classificação de risco. Emergência. Enfermagem. Desafios.

PALAVRAS-CHAVE: Classificação de risco. Emergência. Enfermagem. Desafios. DESAFIOS E SENTIMENTOS VIVENCIADOS PELA ENFERMAGEM NA CLASSIFICAÇÃO DE RISCO EM EMERGÊNCIA Claudinei Gonçalves da Silva Matos 1 Kamylla Sejane Pouso Freitas 1 Ângela Karina da Costa Silva 1 Elisângelo

Leia mais

PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL REGIÃO DO ALTO TIETÊ MUNICÍPIOS QUE COMPÕEM A REGIÃO DO ALTO TIETÊ: Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba,

Leia mais

INTERFACE CAPS E PSF UMA EXPERIÊNCIA DE

INTERFACE CAPS E PSF UMA EXPERIÊNCIA DE INTERFACE CAPS E PSF UMA EXPERIÊNCIA DE RESPEITO E SUCESSO EXPERIÊNCIA DE ARACAJU 2002 Ampliação do PSF cobertura de 70% da população; Implantação do Acolhimento; Na Saúde Mental a implantação de equipes

Leia mais

INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS E ARTESANATO: TRABALHANDO AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM COM PESSOAS COM CÂNCER, DEPENDENTES QUIMICOS E OUTROS...

INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS E ARTESANATO: TRABALHANDO AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM COM PESSOAS COM CÂNCER, DEPENDENTES QUIMICOS E OUTROS... INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS E ARTESANATO: TRABALHANDO AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM COM PESSOAS COM CÂNCER, DEPENDENTES QUIMICOS E OUTROS... INTRODUÇÃO EM 2012, COMECEI A DESENVOLVER UMA AÇÃO VOLUNTARIA

Leia mais

PROJETOS DE PESQUISA E EXTENSÃO

PROJETOS DE PESQUISA E EXTENSÃO Nome do projeto (programa vinculado se houver) A sobrecarga e a qualidade de vida de cuidadores de pacientes atendidos em Centros de Atenção Psicossocial. Vinculado ao programa de pós graduação da Ciências

Leia mais

O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso das atribuições que lhe conferem os incisos I e II do parágrafo único do art. 87 da Constituição, e

O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso das atribuições que lhe conferem os incisos I e II do parágrafo único do art. 87 da Constituição, e PORTARIA Nº 3.9, DE 23 DE DEZEMBRO DE 211(*) Altera a Portaria nº 16/GM/MS, de 11 de fevereiro de 2, e dispõe, no âmbito da Rede de Atenção Psicossocial, sobre o repasse de recursos de incentivo de custeio

Leia mais

COLEGIADO DE PSICOLOGIA

COLEGIADO DE PSICOLOGIA LEGENDA: Verde OB outros Departamentos Roxo OB da Psicologia Azul OP Geral (G9) Rosa UNI PRIMEIRO PERÍODO 07h 30 11h00 Métodos Quantitativos Fundamentos da análise sociológica Anatomia aplicada a Psicologia

Leia mais

Karla Muniz Belém Secretaria Estadual de Educação do Estado da Bahia (SEC/BA)

Karla Muniz Belém Secretaria Estadual de Educação do Estado da Bahia (SEC/BA) EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A FAMÍLIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: ANÁLISE DOS ARTIGOS PUBLICADOS NA REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO PERÍODO DE 2000 A 2016. Karla Muniz Belém Secretaria Estadual de Educação

Leia mais

CURSO DE PSICOLOGIA EDITAL PARA ESTÁGIO EM ÊNFASE DO CURSO DE PSICOLOGIA MATRIZ /

CURSO DE PSICOLOGIA EDITAL PARA ESTÁGIO EM ÊNFASE DO CURSO DE PSICOLOGIA MATRIZ / CURSO DE PSICOLOGIA EDITAL PARA ESTÁGIO EM ÊNFASE DO CURSO DE PSICOLOGIA 2018.2 MATRIZ 2015.2 / 2018.2 MATRÍCULA ONLINE DE ESTÁGIO EM ÊNFASE I / 2018.2 A coordenação do curso de psicologia da UNILEÃO torna

Leia mais

Fatores associados à participação do idoso no. mercado de trabalho brasileiro

Fatores associados à participação do idoso no. mercado de trabalho brasileiro Fatores associados à participação do idoso no RESUMO mercado de trabalho brasileiro Baseado no cenário atual de crescimento da oferta de trabalho dos idosos, juntamente com o deficiente sistema previdenciário

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR Curso Medicina Epidemiologia Geral 4 40

MATRIZ CURRICULAR Curso Medicina Epidemiologia Geral 4 40 MATRIZ CURRICULAR Curso Medicina 2012 Semestres Área Temática Módulo Sem CH CH Semestre Introdução ao Estudo da Medicina Ética da vida e da liberdade Introdução ao Estudo Semestre 1 da Medicina Introdução

Leia mais

1 ; 2 ; 3 ; 4 ; 5.

1 ; 2 ; 3 ; 4 ; 5. A INSERÇÃO DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE NA ASSISTÊNCIA ESPECIALIZADA AO IDOSO EM UNIDADES DE INTERNAÇÃO HOSPITALAR: UMA ANÁLISE A PARTIR DE ARTIGOS CIENTÍFICOS PUBLICADOS EM ÂMBITO NACIONAL Zaqueu

Leia mais

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A IDOSOS DEPRESSIVOS INSTITUCIONALIZADOS EM CASAS DE REPOUSO

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A IDOSOS DEPRESSIVOS INSTITUCIONALIZADOS EM CASAS DE REPOUSO ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A IDOSOS DEPRESSIVOS INSTITUCIONALIZADOS EM CASAS DE REPOUSO Jéssica Dantas de Santos Reis Graduanda em Enfermagem Faculdades Integradas de Três Lagoas FITL/AEMS Suzi de Fátima

Leia mais

Diretoria de Pesquisas - DPE Coordenação de População e Indicadores Sociais - COPIS Gerência de Indicadores Sociais - GEISO 17/12/2014

Diretoria de Pesquisas - DPE Coordenação de População e Indicadores Sociais - COPIS Gerência de Indicadores Sociais - GEISO 17/12/2014 2014 Diretoria de Pesquisas - DPE Coordenação de População e Indicadores Sociais - COPIS Gerência de Indicadores Sociais - GEISO 17/12/2014 Indicadores Sociais Construção baseada em observações geralmente

Leia mais

Escola de Artes, Ciências e Humanidades

Escola de Artes, Ciências e Humanidades Bacharelado em Gerontologia Escola de Artes, Ciências e Humanidades Universidade de São Paulo Coordenação 2009-2011: Mônica Sanches Yassuda Marisa Accioly Domingues Inaugurada em fevereiro de 2005. Objetivos:

Leia mais

18º Congresso de Iniciação Científica DEPRESSÃO E DEMÊNCIA EM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS

18º Congresso de Iniciação Científica DEPRESSÃO E DEMÊNCIA EM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS 18º Congresso de Iniciação Científica DEPRESSÃO E DEMÊNCIA EM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS Autor(es) EDNA FIGUEIREDO DA SILVA ZANDONA Orientador(es) VERA LÚCIA MENDIONDO OSINAGA Apoio Financeiro FAPIC/UNIMEP

Leia mais

OFICINA TERAPÊUTICA COMO BUSCA DE AUTONOMIA E CIDADANIA DO SUJEITO COM TRANSTORNO MENTAL. Aline Aparecida Moraes 1 ; Meire Luci da Silva 2

OFICINA TERAPÊUTICA COMO BUSCA DE AUTONOMIA E CIDADANIA DO SUJEITO COM TRANSTORNO MENTAL. Aline Aparecida Moraes 1 ; Meire Luci da Silva 2 OFICINA TERAPÊUTICA COMO BUSCA DE AUTONOMIA E CIDADANIA DO SUJEITO COM TRANSTORNO MENTAL Aline Aparecida Moraes 1 ; Meire Luci da Silva 2 1 Terapeuta Ocupacional. Residente no Programa de Residência Integrada

Leia mais

"Os desafios para a sustentabilidade das Redes de Atenção Psicossocial"

Os desafios para a sustentabilidade das Redes de Atenção Psicossocial ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE AÇÕES EM SAÚDE SEÇÃO DE SAÚDE MENTAL, ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS "Os desafios para a sustentabilidade das Redes de Atenção Psicossocial"

Leia mais

DISCIPLINAS DO PROGRAMA QUADRO DE DISCIPLINAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E SAÚDE

DISCIPLINAS DO PROGRAMA QUADRO DE DISCIPLINAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E SAÚDE Universidade de Brasília-UnB Instituto de Psicologia - IP Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento PED Coordenação do Programa de Pós-Graduação: Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde

Leia mais

HORÁRIO DE APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS CIENTIFICOS APROVADOS NA MODALIDADE PÔSTER.

HORÁRIO DE APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS CIENTIFICOS APROVADOS NA MODALIDADE PÔSTER. HORÁRIO DE APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS CIENTIFICOS APROVADOS NA MODALIDADE PÔSTER. Nº EXPOSITOR 1. TITULO ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE EM PRÉ- OPERATÓRIO DE HISTERECTOMIA HORÁRIO DE APRESENTAÇÃO

Leia mais

EIXO 1 SAÚDE DE POPULAÇÕES ESPECÍFICAS E VULNERÁVEIS

EIXO 1 SAÚDE DE POPULAÇÕES ESPECÍFICAS E VULNERÁVEIS RESULTADO FINAL DA OFICINA DE SELEÇÃO DE PRIORIDADES DE PESQUISA EM SAÚDE PARA A EDIÇÃO 2015/2016 DO PROGRAMA PESQUISA PARA O SUS: GESTÃO COMPARTILHADA EM SAÚDE (PPSUS) DO ESTADO DE ALAGOAS (AL) A Fundação

Leia mais

Saúde Mental: Como cai na prova de Enfermagem. Prof.ª Natale Souza

Saúde Mental: Como cai na prova de Enfermagem. Prof.ª Natale Souza Saúde Mental: Como cai na prova de Enfermagem Prof.ª Natale Souza Um pouco de história... A atual política de saúde mental brasileira é resultado da mobilização de usuários, familiares e trabalhadores

Leia mais

METODOLOGIA Participantes Procedimentos Instrumentos

METODOLOGIA Participantes Procedimentos Instrumentos COMPROMETIMENTO PSICOPATOLÓGICO DA MEMÓRIA EM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS: UMA ANÁLISE DE TRÊS INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA INTRODUÇÃO Luiz Andrade Neto - UFPB luizneto_jp@hotmail.com

Leia mais

Educação e Práticas Interprofissionais na Temática da Vulnerabilidade e Violência:

Educação e Práticas Interprofissionais na Temática da Vulnerabilidade e Violência: Prefeitura Municipal de Porto Alegre Secretaria Municipal de Saúde Hospital Materno Infantil Presidente Vargas Educação e Práticas Interprofissionais na Temática da Vulnerabilidade e Violência: Experiências

Leia mais

Relatório sobre as Especialidades em Fonoaudiologia. Conselho Federal de Fonoaudiologia

Relatório sobre as Especialidades em Fonoaudiologia. Conselho Federal de Fonoaudiologia Relatório sobre as Especialidades em Fonoaudiologia Conselho Federal de Fonoaudiologia Abril /2017 Introdução: Todos os títulos de especialistas para fonoaudiólogos são concedidos mediante análise de títulos

Leia mais

PROMOÇÃO DA SAÚDE: UM NOVO OLHAR AO PACIENTE COM TRANSTORNO MENTAL

PROMOÇÃO DA SAÚDE: UM NOVO OLHAR AO PACIENTE COM TRANSTORNO MENTAL http://dx.doi.org/10.18616/gcsaude34 PROMOÇÃO DA SAÚDE: UM NOVO OLHAR AO PACIENTE COM TRANSTORNO MENTAL Giseli Orben gisele_riof@hotmail.com Lucas Corrêa Preis Acadêmico do Curso de Enfermagem, Centro

Leia mais

Alta Hospitalar e Continuidade do Tratamento em Assistência Domiciliar

Alta Hospitalar e Continuidade do Tratamento em Assistência Domiciliar Alta Hospitalar e Continuidade do Tratamento em Assistência Domiciliar V Seminário Segurança do Paciente no Ambiente Hospitalar - CREMEB Dra. Flávia Mendes L. Freire Conflito de Interesse Coordenação Assistencial

Leia mais

SAÚDE NA TERCEIRA IDADE: UMA REVISÃO DE LITERATURA

SAÚDE NA TERCEIRA IDADE: UMA REVISÃO DE LITERATURA SAÚDE NA TERCEIRA IDADE: UMA REVISÃO DE LITERATURA Vanessa Stéffeny dos Santos Moreira 23, Ana Caroline Martins 1, Shirley R. Macedo 1, Maria Widilânia V. dos Santos 1, Grayce Alencar Albuquerque 24. Correspondência

Leia mais

CUIDADOS CONTINUADOS INTEGRADOS E ATENÇÃO AO IDOSO DEPENDENTE

CUIDADOS CONTINUADOS INTEGRADOS E ATENÇÃO AO IDOSO DEPENDENTE CUIDADOS CONTINUADOS INTEGRADOS E ATENÇÃO AO IDOSO DEPENDENTE Robéria Mandú da Silva Siqueira 1 Edivania Anacleto Pinheiro 2 Stéfani Carvalho dos Santos 3 RESUMO: O objetivo deste trabalho é descrever

Leia mais

PERCEPÇÃO DOS IDOSOS A CERCA DO ACOLHIMENTO NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA Thainar Machado de Araújo Nóbrega/Faculdades Integradas de Patos/FIP.

PERCEPÇÃO DOS IDOSOS A CERCA DO ACOLHIMENTO NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA Thainar Machado de Araújo Nóbrega/Faculdades Integradas de Patos/FIP. PERCEPÇÃO DOS IDOSOS A CERCA DO ACOLHIMENTO NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA Thainar Machado de Araújo Nóbrega/Faculdades Integradas de Patos/FIP. E-mail: thainarmachado@gmail.com Tasso Roberto Machado

Leia mais

MAPEAMENTO DA SAÚDE MENTAL DE TAQUARA/RS

MAPEAMENTO DA SAÚDE MENTAL DE TAQUARA/RS RELATÓRIO FINAL MAPEAMENTO DA SAÚDE MENTAL DE TAQUARA/RS Curso de Psicologia das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat) Grupo de pesquisa em Psicologia Comunitária Prof. Responsável Dra. Laíssa Eschiletti

Leia mais

SAÚDE MENTAL NO BRASIL E O CAPS. Política Social e trabalho

SAÚDE MENTAL NO BRASIL E O CAPS. Política Social e trabalho SAÚDE MENTAL NO BRASIL E O CAPS ISSN 2359-1277 Denise Santos Borges- dehtaa@hotmail.com Ana Leticia Soares- Soares2329@hotmail.com Carlos Henrique Jessica Ruotolo- jessicaruotolo1@hotmail.com Prof. Me.

Leia mais

Módulo 1 / Semestre 1 Carga horária total: 390ch Unidade Curricular. Semestral

Módulo 1 / Semestre 1 Carga horária total: 390ch Unidade Curricular. Semestral Curso Técnico Subsequente em Curso Técnico em Enfermagem Nome do Curso - Curso Técnico em Enfermagem CÂMPUS Florianópolis/SC MATRIZ CURRICULAR Módulo 1 / Semestre 1 Carga horária total: 390ch Unidade Curricular

Leia mais

04 Federações Integrantes: Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos #juntossomosmaisfortes. Resolução 01/2015 do CONAD de 28/08/2016:

04 Federações Integrantes: Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos #juntossomosmaisfortes. Resolução 01/2015 do CONAD de 28/08/2016: 04 Federações Integrantes: Suspensa Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos #juntossomosmaisfortes Resolução 01/2015 do CONAD de 28/08/2016: Principais Tópicos MUDANÇAS DE NOMENCLATURAS: Diferenciar

Leia mais

ESTATÍSTICA APLICADA A SAÚDE I. Profs: Karen/Marco (1C)/Eleonora (2C-R) ELETIVA. Laboratório de informática

ESTATÍSTICA APLICADA A SAÚDE I. Profs: Karen/Marco (1C)/Eleonora (2C-R) ELETIVA. Laboratório de informática MANHÃ (09:00 12:00) TARDE (14:00-17:00) UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA GRADE DE HORÁRIO DAS DISCIPLINAS PARA 2012-2 SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA METODOLOGIA

Leia mais

SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO BÁSICA: o vínculo e o diálogo necessários

SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO BÁSICA: o vínculo e o diálogo necessários SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO BÁSICA: o vínculo e o diálogo necessários II Mostra Nacional de Saúde Família 01º a 03 de junho de 2004 Diretrizes da política de saúde mental do MS Redução Progressiva dos Leitos

Leia mais

ALVES, Fatima (Coord.). Saúde, Medicina e Sociedade. Lisboa: Pactor, páginas.

ALVES, Fatima (Coord.). Saúde, Medicina e Sociedade. Lisboa: Pactor, páginas. ALVES, Fatima (Coord.). Saúde, Medicina e Sociedade. Lisboa: Pactor, 2013. 247 páginas. Enderson Luiz Diolindo Carvalho 1 Nos últimos anos os debates acerca da temática saúde e doença de conhecimento vem

Leia mais