Acordo Coletivo de Trabalho com Propósito Específico ACE. Flexibilização das leis trabalhistas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Acordo Coletivo de Trabalho com Propósito Específico ACE. Flexibilização das leis trabalhistas"

Transcrição

1 Acordo Coletivo de Trabalho com Propósito Específico ACE Flexibilização das leis trabalhistas

2 Marco histórico Governo FHC e o projeto de alteração ao artigo 618 da CLT que propunha a prevalência do negociado sobre o legislado. Foi derrotado por falta de segurança jurídica. Governo Lula e a PEC-369 (Reforma Sindical e Trabalhista), apresentada ao Congresso Nacional em conjunto com a CUT e a Força Sindical, que propõe a flexibilização, redução ou eliminação de direitos dos trabalhadores. Parada na Câmara dos Deputados e com pouca chance de ser aprovada no curto prazo. Governo Dilma e o ACE, que retoma o debate sobre a prevalência do negociado sobre o legislado, à partir do Anteprojeto de Lei apresentado pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (SMABC). Apresentado ao Congresso Nacional e ao Governo Federal e, no momento, em debate na sociedade.

3 Argumentos Velhos preconceitos resistem. Mas já predomina a compreensão de que só na convivência democrática temos chances reais de avançar respondendo às demandas dos trabalhadores, dos mais pobres e, ao mesmo tempo, dos segmentos empresariais. (Fonte: Cartilha do Sind. Metalúrgicos do ABC) Seguir o exemplo dos acordos das Câmaras Setoriais dos anos 90 (Governo-Patrão-Sindicato), que o SMABC exalta como espetaculares.

4 Acordos nas Câmaras Setoriais Capítulo à parte Redução de impostos para as empresas e aumento dos lucros Criação do banco de horas/dias Redução da média salarial

5 Situação nas montadoras 20 anos depois 1992 Trabalhadores empregados: Produção: unidades Faturamento: U$ 30,363 bilhões Razão da produção: 9,6 veículos/trabalhador/ano 2012 Trabalhadores empregados: Produção: unidades Faturamento: U$ 41,894 bilhões Razão da produção: 20,8 veículos/trabalhador/ano

6 Objetivos do ACE, segundo o SMABC Permitir que os sindicatos possam fechar acordos com as empresas que valham sobre os direitos contidos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Garantir a indispensável segurança jurídica para que o negociado esteja acima do preconiza pela lei.

7 Como deixa revelar a própria cartilha do Sind. dos Met. Do ABC: A CLT contém dispositivos que podem ser invocados por uma autoridade discordante, fica instalada uma insegurança jurídica que traz riscos para todos. Sentenças podem anular o que já foi acordado, multas pesadas podem ser aplicadas, uma enxurrada de processos pode sobrecarregar ainda mais a Justiça do Trabalho e o departamento jurídico das empresas e sindicatos.

8 Contexto Conjuntural Crise na economia capitalista que se iniciou em 2007 Queda de lucratividade das grandes corporações Empresas buscando soluções que promovam a redução de custos, sobretudo os de mão-de-obra Medidas para recuperação da taxa de lucros Ambiente favorável para os patrões chantagearem os trabalhadores para retirada de direitos sobre argumento da crise

9 Empresas recorrem a velha receita A eliminação ou redução de benefícios e direitos dos trabalhadores é a alternativa mais comum de redução de custos buscado pelas empresas. Para isso, os direitos trabalhistas não podem estar contidos em lei. Os direitos precisam ser flexibilizados.

10 Consequências Abre caminho para a possibilidade de divisão das férias em várias parcelas. Pagamento em parcelas mensais do 13º Salário. Banco de horas sem limite. Contratação temporária e aumento das terceirizações. Redução salarial para evitar demissões.

11 CUT não consegue esconder: Pequenas brechas introduzidas em acordos para retirar o gesso de normas sobre horários de refeição, por exemplo, podem ser aproveitadas de modo ilegal para reduzi-los a 20 minutos, ou até mesmo eliminá-los. A jornada sem interrupção, como se sabe, eleva os riscos de acidentes graves, que prejudicam a saúde do trabalhador e própria qualidade da produção. O mesmo receio existe em assuntos como a distribuição dos dias de férias ao longo do ano, controles sobre horas extras, compensação da carga horária nos chamados feriadões etc, etc, etc. Se existem essas dificuldades, não cabe desistir dos avanços democráticos.... nem decretar que são imutáveis as normas jurídicas anteriores ao encontro pleno do Brasil com a democracia constitucional. nem que é intocável uma lei de quase 70 anos, de um país que vem mudando tanto..." (Cartilha do Sind. Met. Do ABC)

12 Em síntese: A CLT é insuficiente para a defesa dos direitos da classe trabalhadora, por isso é preciso mais conquistas. A legislação atual permite negociação de conquistas acima do legislado, portanto, é falácia afirmar que o ACE garantiria esse termo na legislação. O ACE tem apenas um propósito: criar as condições para a flexibilização da legislação trabalhista, de forma que os sindicatos possam fazer concessões às políticas de redução de custos das empresas.

13 Detalhe importante Os servidores públicos ainda não têm garantido seu direito à negociação coletiva, no entanto, trabalham pela institucionalização da Convenção 151 da OIT Organização Internacional do Trabalho, que lhes consagrará esse direito em lei. Portanto, tendem a sofrer as mesmas consequências que os trabalhadores do setor privado nos casos de negociação coletiva. O ACE também os atingirá.

14 Medidas de resistência Denunciar a proposta do SMABC e uma grande campanha de pressão contra sua aprovação no Congresso Nacional. Exigir do parlamento a aprovação de leis que beneficiem os trabalhadores, ampliando direitos e estabelecendo regras contra a demissão involuntária, além da proteção ao direito de organização no local de trabalho. Realização de debates, seminários e a entrega de um documento aos parlamentares e ao governo. Ampla campanha de esclarecimento nos locais de trabalho, para criar massa crítica entre os trabalhadores contra a aprovação do ACE.

15 Seminário Nacional

16

17

18

19 O Projeto de Flexibilização Trabalhista da CUT: O Que É Isso, Companheiro? Rafael de Araújo Gomes, Procurador do Trabalho em Araraquara/SP Entretanto, o brasileiro que porventura tiver passado a última década fora do país, e tiver retornado em 2012, sofrerá um verdadeiro choque. Ao abrir os jornais, talvez esse brasileiro venha a imaginar que foi magicamente transportado, como em um episódio da série Além da Imaginação, para uma dimensão paralela, na qual os fatos ocorrem da forma contrária ao que ocorre em nosso universo.

20 O Projeto de Flexibilização Trabalhista da CUT: O Que É Isso, Companheiro? Rafael de Araújo Gomes, Procurador do Trabalho em Araraquara/SP Esse brasileiro, que em 2002 leu José Pastore criticar a CUT por resistir ao projeto de lei de flexibilização de FHC, agora encontrará nos jornais o mesmo José Pastore dirigindo rasgados elogios à CUT por propor a flexibilização dos direitos trabalhistas: A ideia é muito boa, porque prevê uma valorização da negociação entre as duas partes. Quando a negociação está amadurecida, é preciso dar oportunidade de fazê-la diferentemente de como a lei [a CLT, de 1943] estabelece.

21 O Projeto de Flexibilização Trabalhista da CUT: O Que É Isso, Companheiro? Rafael de Araújo Gomes, Procurador do Trabalho em Araraquara/SP Qual é a ideia muito boa da CUT, que José Pastore está a elogiar? Trata-se do Anteprojeto de Lei do Acordo Coletivo de Trabalho com Propósito Específico, elaborado no âmbito do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e que se tornou, instantaneamente, a menina dos olhos do meio empresarial e dos veículos de comunicação conservadores, como o jornal O Estado de São Paulo, que publicou em seu editoral: os novos líderes dos metalúrgicos do ABC substituíram o confrontacionismo de seus antecessores por atitudes cooperativas e relações de parceria. Não só aceitaram o sistema de banco de horas, como também negociaram com as montadoras a flexibilização da legislação trabalhista.

22 O Projeto de Flexibilização Trabalhista da CUT: O Que É Isso, Companheiro? Rafael de Araújo Gomes, Procurador do Trabalho em Araraquara/SP Em síntese, nos últimos dez anos operou-se uma radical e surpreendente transformação na postura adotada pela Central Única dos Trabalhadores, sob o influxo de lideranças como Sérgio Nobre: de combatente de propostas neoliberais, tornou-se ela proponente de propostas neoliberais. Da defesa intransigente de direitos trabalhistas, passou ela a se engajar na flexibilização (leia-se eliminação) desses direitos.

23 FIM

Democratização do Estado e negociação coletiva. Senador José Pimentel 4/4/2014

Democratização do Estado e negociação coletiva. Senador José Pimentel 4/4/2014 Democratização do Estado e negociação coletiva Senador José Pimentel 4/4/2014 Efeitos da DITADURA sobre os trabalhadores As dificuldades de organização Repressão aos movimentos reivindicatórios Perdas

Leia mais

Acordos devem prevalecer sobre a CLT, diz ministro

Acordos devem prevalecer sobre a CLT, diz ministro Boletim 1026/2016 Ano VIII 21/07/2016 Acordos devem prevalecer sobre a CLT, diz ministro Segundo Ronaldo Nogueira, proposta de reforma trabalhista do governo Temer deve ser enviada ao Congresso até o fim

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA RESISTIR, MUDAR E AVANÇAR. XVII CONFUP Salvador, 05 de agosto de 2017

REFORMA TRABALHISTA RESISTIR, MUDAR E AVANÇAR. XVII CONFUP Salvador, 05 de agosto de 2017 REFORMA TRABALHISTA RESISTIR, MUDAR E AVANÇAR XVII CONFUP Salvador, 05 de agosto de 2017 Contextualização Desmonte do papel social do Estado Reforma da Previdência Altera as regras de acesso e remuneração

Leia mais

XIV JORNADA NACIONAL DE DEBATES

XIV JORNADA NACIONAL DE DEBATES XIV JORNADA NACIONAL DE DEBATES CAMPANHAS SALARIAIS NO PÓS REFORMA TRABALHISTA RESISTIR, MUDAR E AVANÇAR São Paulo, 27 de julho de 2017 Contextualização Desmonte do papel social do Estado Reforma da Previdência

Leia mais

Em suma, o Projeto de Lei trata dos seguintes assuntos:

Em suma, o Projeto de Lei trata dos seguintes assuntos: INFORME N 01/2017 Projeto de Lei n. 6787/2016, que altera a Consolidação das Leis do Trabalho CLT e a Lei n. 6.019/74, para dispor sobre eleições de representantes dos trabalhadores no local de trabalho

Leia mais

55ameaças. aos seus direitos em tramitação no Congresso Nacional

55ameaças. aos seus direitos em tramitação no Congresso Nacional 55ameaças aos seus direitos em tramitação no Congresso Nacional A assessoria do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) realizou um levantamento das principais matérias tramitando no

Leia mais

LEI Nº , DE 13 DE JULHO DE Reforma Trabalhista

LEI Nº , DE 13 DE JULHO DE Reforma Trabalhista LEI Nº. 13.467, DE 13 DE JULHO DE 2017 Altera a CLT, a fim de adequar a legislação às novas relações de trabalho Reforma Trabalhista A Reforma Trabalhista (Lei 13.467/2017), que foi sancionada em 13 de

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA (É TAMBÉM UMA REFORMA SINDICAL)

REFORMA TRABALHISTA (É TAMBÉM UMA REFORMA SINDICAL) (É TAMBÉM UMA REFORMA SINDICAL) A QUE VEM A REFORMA? Várias razões estão sendo dadas: MANTER E CRIAR EMPREGOS COM REDUÇÃO NO CUSTO DO TRABALHO; REGULAR FORMAS MAIS FLEXÍVEIS DE CONTRATAR PARA ATENDER AS

Leia mais

reforma trabalhista. lei nº /2017* lei nº /2017**

reforma trabalhista. lei nº /2017* lei nº /2017** reforma trabalhista. lei nº 13.429/2017* lei nº 13.467/2017** principais mudanças. trabalho temporário...3 terceirização...4 relações de trabalho...5 trabalho intermitente, teletrabalho (home office) férias...6

Leia mais

Trabalho e (Im)Previdência. Mauro de Azevedo Menezes

Trabalho e (Im)Previdência. Mauro de Azevedo Menezes Trabalho e (Im)Previdência. Mauro de Azevedo Menezes PREMISSAS DE ANÁLISE DO TEMA Conjunto de iniciativas articuladas de debilitação dos direitos sociais. Novo regime fiscal (Emenda Constitucional 95/2016):

Leia mais

22 de Setembro: Paralisação Nacional contra as reformas trabalhista e da Previdência

22 de Setembro: Paralisação Nacional contra as reformas trabalhista e da Previdência 22 de Setembro: Paralisação Nacional contra as reformas trabalhista e da Previdência Em plenária realizada na manhã desta sexta-feira (16) na sede da Fetrafi, os representantes no Estado das principais

Leia mais

reforma trabalhista. lei nº /2017* lei nº /2017**

reforma trabalhista. lei nº /2017* lei nº /2017** reforma trabalhista. lei nº 13.429/2017* lei nº 13.467/2017** principais mudanças. trabalho temporário...3 terceirização...4 relações de trabalho...5 trabalho intermitente, teletrabalho (home office) férias...6

Leia mais

OS DESAFIOS DO CONGRESSO PARA 2017 LEGISLAÇÃO TRABALHISTA HÉLIO ZYLBERSTAJN FEA/USP E FIPE

OS DESAFIOS DO CONGRESSO PARA 2017 LEGISLAÇÃO TRABALHISTA HÉLIO ZYLBERSTAJN FEA/USP E FIPE HÉLIO ZYLBERSTAJN FEA/USP E FIPE Brasília 08/02/2017 1. Introdução 2. Terceirização (PL da Câmara 30/2015) 3. Trabalho Intermitente (PL do Senado 218/2016 4. Programa Seguro-Emprego (MP 761/2016) 5. Reforma

Leia mais

PROJETO RUMOS DA INDÚSTRIA PAULISTA REFORMA TRABALHISTA

PROJETO RUMOS DA INDÚSTRIA PAULISTA REFORMA TRABALHISTA PROJETO RUMOS DA INDÚSTRIA PAULISTA REFORMA TRABALHISTA Abril/2017 SUMÁRIO Quase todas as indústrias paulistas que participaram da pesquisa (92,6%) afirmaram que têm um conhecimento pelo menos parcial

Leia mais

O DESMONTE DO SISTEMA BRASILEIRO DE RELAÇÕES DE TRABALHO (PLC 38/2017)

O DESMONTE DO SISTEMA BRASILEIRO DE RELAÇÕES DE TRABALHO (PLC 38/2017) O DESMONTE DO SISTEMA BRASILEIRO DE RELAÇÕES DE TRABALHO (PLC 38/2017) O DESMONTE DO SISTEMA BRASILEIRO DE RELAÇÕES DE TRABALHO PLC 38/2017 O Projeto de Lei 38/2017 (Reforma Trabalhista) altera cerca de

Leia mais

CONSIDERAÇÕES SOBRE PLC 38/2017: UMA ANÁLISE INSTITUCIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO. Ronado Curado Fleury Procurador-Geral do Trabalho

CONSIDERAÇÕES SOBRE PLC 38/2017: UMA ANÁLISE INSTITUCIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO. Ronado Curado Fleury Procurador-Geral do Trabalho CONSIDERAÇÕES SOBRE PLC 38/2017: UMA ANÁLISE INSTITUCIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO Ronado Curado Fleury Procurador-Geral do Trabalho DÉFICIT DEMOCRÁTICO A proposta contida no substitutivo em

Leia mais

A MODERNIZAÇÃO DA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA FIQUE POR DENTRO DO QUE MUDOU

A MODERNIZAÇÃO DA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA FIQUE POR DENTRO DO QUE MUDOU A MODERNIZAÇÃO DA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA FIQUE POR DENTRO DO QUE MUDOU Assim como a tecnologia, que evolui constantemente para oferecer mais qualidade de vida, as leis trabalhistas também precisam ser

Leia mais

COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO PROJETO DE LEI Nº A, DE 2009

COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO PROJETO DE LEI Nº A, DE 2009 COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO PROJETO DE LEI Nº 5.019-A, DE 2009 Altera o art. 2º da Lei nº 4.923, de 23 de dezembro de 1965, para permitir a redução da jornada de trabalho nos

Leia mais

Em defesa do Brasil e da CLT

Em defesa do Brasil e da CLT Em defesa do Brasil e da CLT Audiência Pública, Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal Brasília, 22 de novembro de 2012 Foto trabalhadores saudando Getúlio CONSOLIDAÇÃO

Leia mais

Confira os principais pontos da proposta de reforma trabalhista

Confira os principais pontos da proposta de reforma trabalhista Confira os principais pontos da proposta de reforma trabalhista Comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (25) o Projeto de Lei 6787/16 na versão apresentada pelo relator, deputado

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA. Reunião UGT

REFORMA TRABALHISTA. Reunião UGT REFORMA TRABALHISTA Reunião UGT Aumento da multa pelo não registro de trabalhadores: CLT PL 6787/2016 O valor da multa administrativa para as empresas que não registram seus empregados é de um salário

Leia mais

NENHUM DIREITO A MENOS!

NENHUM DIREITO A MENOS! NENHUM DIREITO A MENOS! CONSTRUINDO A GREVE GERAL! RESISTÊNCIA PARA GARANTIR DIREITOS O alinhamento dos governos Temer e Sartori, ambos do PMDB, traduz o objetivo do golpe no Brasil: implantar políticas

Leia mais

S I N O P S E S I N D I C A L A B R I L D E

S I N O P S E S I N D I C A L A B R I L D E S I N O P S E S I N D I C A L A B R I L D E 2 0 0 6 ÁGUA E ESGOTO. Com data-base em 1º de maio, o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Água, Esgoto e Meio-ambiente do Estado de São Paulo, representando

Leia mais

PRÍNCIPE E ADVOGADOS ASSOCIADOS S/C Registro OAB 2561

PRÍNCIPE E ADVOGADOS ASSOCIADOS S/C Registro OAB 2561 S I N O P S E S I N D I C A L A B R I L D E 2 0 0 8 ACIDENTE DO TRABALHO. PENSÃO VITALÍCIA. EXTINÇÃO. A 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça por voto condutor da Ministra Nancy Andrighi (Recurso Especial

Leia mais

A reforma trabalhista e os servidores públicos. Cacau Pereira

A reforma trabalhista e os servidores públicos. Cacau Pereira A reforma trabalhista e os servidores públicos Cacau Pereira OUTUBRO / 2017 A reforma trabalhista e os servidores públicos Muitos servidores têm questionado se a Lei 13467/2017, conhecida como reforma

Leia mais

CONSIDERAÇÕES SOBRE PL 6.787/2016: UMA ANÁLISE INSTITUCIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO. Ronado Curado Fleury Procurador-Geral do Trabalho

CONSIDERAÇÕES SOBRE PL 6.787/2016: UMA ANÁLISE INSTITUCIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO. Ronado Curado Fleury Procurador-Geral do Trabalho CONSIDERAÇÕES SOBRE PL 6.787/2016: UMA ANÁLISE INSTITUCIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO Ronado Curado Fleury Procurador-Geral do Trabalho REFORMA TRABALHISTA TRARÁ EMPREGOS E CRESCIMENTO ECONÔMICO?

Leia mais

Dúvidas sobre a reforma trabalhista??? Fique por dentro das principais mudanças sobre o tema e os impactos que ela trará...

Dúvidas sobre a reforma trabalhista??? Fique por dentro das principais mudanças sobre o tema e os impactos que ela trará... Dúvidas sobre a reforma trabalhista??? Fique por dentro das principais mudanças sobre o tema e os impactos que ela trará... Você sabe para que serve a Reforma Trabalhista? É a reformulação da Consolidação

Leia mais

Nenhum direito a menos: por uma educação libertadora e emancipadora SINASEFE ( ) Luzia Mota

Nenhum direito a menos: por uma educação libertadora e emancipadora SINASEFE ( ) Luzia Mota Nenhum direito a menos: por uma educação libertadora e emancipadora SINASEFE (1988 2017) Luzia Mota luziammota@gmail.com SINASEFE-IFBA O inicio... I ENCONTRO NACIONAL DAS ASSOCIAÇÕES DOS(AS) SERVIDORES

Leia mais

S I N O P S E S I N D I C A L N O V E M B R O E D E Z E M B R O D E

S I N O P S E S I N D I C A L N O V E M B R O E D E Z E M B R O D E S I N O P S E S I N D I C A L N O V E M B R O E D E Z E M B R O D E 2 0 0 2 D e s e j a m o s a t o d o s o s n o s s o s c l i e n t e s e a m i g o s, u m N a t a l c o m m u i t a p a z e a m o r e

Leia mais

Realização: CONTRAM-ISP e ISP Brasil

Realização: CONTRAM-ISP e ISP Brasil Seminário Internacional O futuro do mundo do trabalho e os desafios para os trabalhadores do setor público Mesa: O trabalho no setor público no contexto de avanço das políticas neoliberais e de mudanças

Leia mais

(11) e

(11) e www.escola.dieese.org.br contatoescola@dieese.org.br (11) 3821-2150 e 3821-2155 O DIEESE realiza atividades de educação e formação sindical desde o início dos anos 1970. São cursos, oficinas, seminários

Leia mais

Fórum Estadual Minas Gerais DEBATE SOBRE O PL 6.787/2016 REFORMA TRABALHISTA E SEUS IMPACTOS PARA OS TRABALHADORES E O MERCADO DE TRABALHO

Fórum Estadual Minas Gerais DEBATE SOBRE O PL 6.787/2016 REFORMA TRABALHISTA E SEUS IMPACTOS PARA OS TRABALHADORES E O MERCADO DE TRABALHO Fórum Estadual Minas Gerais DEBATE SOBRE O PL 6.787/2016 REFORMA TRABALHISTA E SEUS IMPACTOS PARA OS TRABALHADORES E O MERCADO DE TRABALHO VISÃO GERAL Modifica 3 artigos da Lei do Trabalho Temporário (Lei

Leia mais

4 coisas que você precisa saber sobre a Reforma Trabalhista

4 coisas que você precisa saber sobre a Reforma Trabalhista 4 coisas que você precisa saber sobre a Reforma Trabalhista A Reforma Trabalhista foi aprovada pelo governo e passará a valer a partir de 13 de novembro. Esta é a maior mudança desde a criação da CLT (Consolidação

Leia mais

Cursos de extensão. (11) e

Cursos de extensão.   (11) e Cursos de extensão 2018 REFORMA TRABALHISTA COMUNICAÇÃO GESTÃO NEGOCIAÇÃO COLETIVA ESTADO E SERVIÇO PÚBLICO PREVIDÊNCIA SOCIAL SOCIEDADE E AÇÃO SINDICAL ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO E AÇÃO SINDICAL FORMAÇÃO

Leia mais

Não à Reforma da Previdência!

Não à Reforma da Previdência! Não à Reforma da Previdência! O anúncio da Reforma da Previdência foi feito pelo presidente Michel Temer e pelos ministros da Casa Civil, Eliseu Padilha, e da Fazenda, Henrique Meirelles, a líderes do

Leia mais

Modernização das Leis Trabalhistas

Modernização das Leis Trabalhistas Modernização das Leis Trabalhistas Legislação trabalhista marcada por seu caráter protetivo e por sua rigidez. A CLT DE 1943 cumpriu o seu papel na proteção do trabalhador. Conflitos tirados das ruas,

Leia mais

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação.

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. PLANO DE CURSO 2012/01 DISCIPLINA: DIREITO DO II PROFESSOR: FRANCISCA JEANE PEREIRA DA SILVA MARTINS TURMAS: 8

Leia mais

NEGOCIAÇÕES NA REFORMA TRABALHISTA

NEGOCIAÇÕES NA REFORMA TRABALHISTA NEGOCIAÇÕES NA REFORMA TRABALHISTA Negociação Coletiva A negociação coletiva é o mais importante instrumento das relações do trabalho; Ela permite que empregados e empregadores estabeleçam, de comum acordo,

Leia mais

MPT critica reforma e promete atuar fortemente

MPT critica reforma e promete atuar fortemente Boletim 1209/2017 Ano IX 16/05/2017 MPT critica reforma e promete atuar fortemente Por Zínia Baeta A tramitação da reforma trabalhista está sendo acompanhada de perto pelo Ministério Público do Trabalho

Leia mais

Estudo prevê potencial para reforma trabalhista criar 2,3 milhões de vagas

Estudo prevê potencial para reforma trabalhista criar 2,3 milhões de vagas O Globo, 20 de junho de 2017 Estudo prevê potencial para reforma trabalhista criar 2,3 milhões de vagas Estimativa leva em consideração flexibilização de regras e redução de custos para o empregador (FOTO:

Leia mais

Alerta Reforma Trabalhista

Alerta Reforma Trabalhista 1 Alerta Reforma Trabalhista Reforma Trabalhista Lei nº 13.467/2017 Em 13.07.2017 foi sancionada, pelo Presidente da República, a denominada reforma trabalhista, com inúmeras alterações na Consolidação

Leia mais

Acordo trabalhista atrai investimentos, diz Volks

Acordo trabalhista atrai investimentos, diz Volks Boletim 1201/2017 Ano IX 04/05/2017 Acordo trabalhista atrai investimentos, diz Volks Por Marli Olmos À primeira vista, um contrato de exportação de motores de carros nada teria a ver com reforma das leis

Leia mais

NOVO CENÁRIO NAS RELAÇÕES TRABALHISTAS

NOVO CENÁRIO NAS RELAÇÕES TRABALHISTAS Publicado por ADVOCACIA Rondineli Varela NOVO CENÁRIO NAS RELAÇÕES TRABALHISTAS Reforma trabalhista: entenda o que pode mudar na sua vida com as propostas apresentadas: Após passar pela comissão especial

Leia mais

S I N O P S E S I N D I C A L F E V E R E I R O D E

S I N O P S E S I N D I C A L F E V E R E I R O D E S I N O P S E S I N D I C A L F E V E R E I R O D E 1 9 9 8 CONTRATO TEMPORÁRIO. A nova lei nº 9.601/98 está sendo objeto de 6 ações diretas de inconstitucionalidade perante o Supremo Tribunal Federal.

Leia mais

O substitutivo do projeto de Reforma Trabalhista pretende destruir o movimento sindical

O substitutivo do projeto de Reforma Trabalhista pretende destruir o movimento sindical 1 O substitutivo do projeto de Reforma Trabalhista pretende destruir o movimento Por Dr. Hudson Marcelo da Silva 1 e Dra. Cláudia Campas Braga Patah 2 A justificativa do Deputado Federal Rogério Marinho

Leia mais

Legislação eleva rotatividade nas vagas formais e reduz investimentos

Legislação eleva rotatividade nas vagas formais e reduz investimentos Boletim 1081/2016 Ano VIII 14/10/2016 Legislação eleva rotatividade nas vagas formais e reduz investimentos Essa é a avaliação do professor titular da USP, José Pastore, que defende o fortalecimento das

Leia mais

BRASIL... reformar para empregar

BRASIL... reformar para empregar BRASIL... reformar para empregar Não aceitamos reformas autoritárias, impostas aos trabalhadores, que fragilizem sua representação e sua capacidade de lutar por seus direitos e avançar com o país para

Leia mais

Gravação comprova humilhação

Gravação comprova humilhação Boletim 1074/2016 Ano VIII 04/10/2016 Gravação comprova humilhação - A Sexta Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) negou provimento a agravo da Semax Segurança Máxima contra decisão que considerou

Leia mais

Análise sobre o impacto da Reforma nos trabalhadores. - Maio de D I E E S E / Rede Bancários

Análise sobre o impacto da Reforma nos trabalhadores. - Maio de D I E E S E / Rede Bancários Análise sobre o impacto da Reforma nos trabalhadores - Maio de 2018 - D I E E S E / Rede Bancários 1 2 A Reforma se fundamenta em reduzir a proteção institucional aos trabalhadores, por parte do Estado

Leia mais

lipping Jurídico Extraordinário

lipping Jurídico Extraordinário C lipping Jurídico Extraordinário 14 de julho de 2017. Reforma Trabalhista 52 tópicos das principais mudanças: 1- fim da necessidade de homologação da rescisão e demissão de empregado com mais de 1 ano;

Leia mais

TERCEIRIZAÇÃO: aprovação da lei é o início dos ataques aos nossos direitos. À luta!

TERCEIRIZAÇÃO: aprovação da lei é o início dos ataques aos nossos direitos. À luta! TERCEIRIZAÇÃO: aprovação da lei é o início dos ataques aos nossos direitos. À luta! À luta para resistir, colegas da TI! Por 231 votos a favor, 188 contra e 8 abstenções, a Câmara dos Deputados aprovou,

Leia mais

NOTA TÉCNICA SOBRE A REFORMA TRABALHISTA Análise preliminar do Substitutivo ao Projeto de Lei nº 6.787/2016

NOTA TÉCNICA SOBRE A REFORMA TRABALHISTA Análise preliminar do Substitutivo ao Projeto de Lei nº 6.787/2016 NOTA TÉCNICA SOBRE A REFORMA TRABALHISTA Análise preliminar do Substitutivo ao Projeto de Lei nº 6.787/2016 1. Trata-se, desde logo, da mais profunda e extensa reforma trabalhista que se propõe nos últimos

Leia mais

XIV JORNADA NACIONAL DE DEBATES

XIV JORNADA NACIONAL DE DEBATES XIV JORNADA NACIONAL DE DEBATES CAMPANHAS SALARIAIS NO PÓS REFORMA TRABALHISTA RESISTIR, MUDAR E AVANÇAR Curitiba, 03 de agosto de 2017 Contextualização Desmonte do papel social do Estado Reforma da Previdência

Leia mais

O que está em jogo na Reforma Trabalhista?

O que está em jogo na Reforma Trabalhista? O que está em jogo na Reforma Trabalhista? O juiz do Trabalho de São Paulo, Jorge Luiz Souto Maior, especialista na área, professor da USP, escreveu artigos nos quais organizou os pontos da Reforma Trabalhista

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 5 RESPONSABILIDADE DO SÓCIO RETIRANTE Capítulo 6 PRESCRIÇÃO... 41

SUMÁRIO. Capítulo 5 RESPONSABILIDADE DO SÓCIO RETIRANTE Capítulo 6 PRESCRIÇÃO... 41 SUMÁRIO Capítulo 1 INTRODUÇÃO... 17 Capítulo 2 GRUPO ECONÔMICO... 21 Capítulo 3 TEMPO À DISPOSIÇÃO DO EMPREGADOR... 29 Capítulo 4 DIREITO COMUM E JURISPRUDÊNCIA... 31 4.1 Direito Comum como fonte subsidiária...

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA ALTEROU 117 ITENS DA CLT! utar contra a reforma trabalhista, que beneficia os empresários em detrimento da imensa maioria da

REFORMA TRABALHISTA ALTEROU 117 ITENS DA CLT! utar contra a reforma trabalhista, que beneficia os empresários em detrimento da imensa maioria da REFORMA TRABALHISTA ALTEROU 117 ITENS DA CLT! STERIIISP NA LUTA POR NENHUM DIREITO A MENOS utar contra a reforma trabalhista, que beneficia os empresários em detrimento da imensa maioria da Lpopulação

Leia mais

TRABALHADOR HIPERSSUFICIENTE. Mariá Guitti

TRABALHADOR HIPERSSUFICIENTE. Mariá Guitti TRABALHADOR HIPERSSUFICIENTE Mariá Guitti Í n d i c e 1. Contexto legal 2. O que é o trabalhador hiperssuficiente 3. Cargo de confiança x trabalhador hiperssuficiente 4. Críticas 5. Recomendações C o n

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 1 INTRODUÇÃO Capítulo 2 GRUPO ECONÔMICO Capítulo 3 TEMPO À DISPOSIÇÃO DO EMPREGADOR... 29

SUMÁRIO. Capítulo 1 INTRODUÇÃO Capítulo 2 GRUPO ECONÔMICO Capítulo 3 TEMPO À DISPOSIÇÃO DO EMPREGADOR... 29 SUMÁRIO Capítulo 1 INTRODUÇÃO... 17 Capítulo 2 GRUPO ECONÔMICO... 21 Capítulo 3 TEMPO À DISPOSIÇÃO DO EMPREGADOR... 29 Capítulo 4 DIREITO COMUM E JURISPRUDÊNCIA... 33 4.1 Direito Comum como fonte subsidiária...

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA. Bortolini Advogados Associados Assessoria Jurídica da ATENS/UFSM Seção Sindical Giovani Bortolini

REFORMA TRABALHISTA. Bortolini Advogados Associados Assessoria Jurídica da ATENS/UFSM Seção Sindical Giovani Bortolini REFORMA TRABALHISTA Bortolini Advogados Associados Assessoria Jurídica da ATENS/UFSM Seção Sindical Giovani Bortolini 1 PLC 38/2017 - Reforma Trabalhista Altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT),

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 1 INTRODUÇÃO Capítulo 2 GRUPO ECONÔMICO Capítulo 3 TEMPO À DISPOSIÇÃO DO EMPREGADOR... 31

SUMÁRIO. Capítulo 1 INTRODUÇÃO Capítulo 2 GRUPO ECONÔMICO Capítulo 3 TEMPO À DISPOSIÇÃO DO EMPREGADOR... 31 SUMÁRIO Capítulo 1 INTRODUÇÃO... 19 Capítulo 2 GRUPO ECONÔMICO... 23 Capítulo 3 TEMPO À DISPOSIÇÃO DO EMPREGADOR... 31 Capítulo 4 DIREITO COMUM E JURISPRUDÊNCIA... 35 4.1 Direito Comum como fonte subsidiária...

Leia mais

O IMPACTO DAS MUDANÇAS NA REFORMA TRABALHISTA NO DIA A DIA DAS RELAÇÕES DE TRABALHO DOS CLUBES

O IMPACTO DAS MUDANÇAS NA REFORMA TRABALHISTA NO DIA A DIA DAS RELAÇÕES DE TRABALHO DOS CLUBES O IMPACTO DAS MUDANÇAS NA REFORMA TRABALHISTA NO DIA A DIA DAS RELAÇÕES DE TRABALHO DOS CLUBES LEI Nº 13.467 DE 13 DE JULHO DE 2017 Altera a Consolidação das Leis do Trabalho aprovada pelo Decreto- Lei

Leia mais

EFEITOS DA REFORMA TRABALHISTA NO MUNDO SINDICAL. Brasília, Novembro de 2017

EFEITOS DA REFORMA TRABALHISTA NO MUNDO SINDICAL. Brasília, Novembro de 2017 EFEITOS DA REFORMA TRABALHISTA NO MUNDO SINDICAL Brasília, Novembro de 2017 Contextualização Contextualização Desmonte do papel social do Estado Reforma da Previdência Altera as regras de acesso e remuneração

Leia mais

Se você é um trabalhador brasileiro é importante que acompanhe esse texto e fique por dentro das novidades

Se você é um trabalhador brasileiro é importante que acompanhe esse texto e fique por dentro das novidades Mudanças na reforma trabalhista Se você é um trabalhador brasileiro é importante que acompanhe esse texto e fique por dentro das novidades A consolidação das leis trabalhistas é de cara um dos códigos

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 2 GRUPO ECONÔMICO Capítulo 3 TEMPO À DISPOSIÇÃO DO EMPREGADOR Capítulo 4 DIREITO COMUM E JURISPRUDÊNCIA...

SUMÁRIO. Capítulo 2 GRUPO ECONÔMICO Capítulo 3 TEMPO À DISPOSIÇÃO DO EMPREGADOR Capítulo 4 DIREITO COMUM E JURISPRUDÊNCIA... SUMÁRIO Capítulo 1 INTRODUÇÃO... 17 Capítulo 2 GRUPO ECONÔMICO... 21 Capítulo 3 TEMPO À DISPOSIÇÃO DO EMPREGADOR... 29 Capítulo 4 DIREITO COMUM E JURISPRUDÊNCIA... 33 4.1 Direito Comum como fonte subsidiária...

Leia mais

Nos dias 23 e 24 de fevereiro

Nos dias 23 e 24 de fevereiro Informativo do Ano XII Nº 483 21/3/2018 Organizar a categoria na defesa da democracia e do serviço público Nos dias 23 e 24 de fevereiro a direção do Sisejufe realizou seu Planejamento Estratégico anual

Leia mais

Campanha salarial dos Radialistas 2018 Dessa vez só com luta e mobilização

Campanha salarial dos Radialistas 2018 Dessa vez só com luta e mobilização Campanha salarial dos Radialistas 2018 Dessa vez só com luta e mobilização É com luta e mobilização que os radialistas irão conquistar a assinatura da Convenção Coletiva de Trabalho Com a abertura da campanha

Leia mais

SUMÁRIO PARTE I VÓLIA BOMFIM CASSAR. CAPÍTULO 1 DIREITO INTERTEMPORAL Direito intertemporal no direito material do trabalho...

SUMÁRIO PARTE I VÓLIA BOMFIM CASSAR. CAPÍTULO 1 DIREITO INTERTEMPORAL Direito intertemporal no direito material do trabalho... SUMÁRIO PARTE I VÓLIA BOMFIM CASSAR CAPÍTULO 1 DIREITO INTERTEMPORAL... 3 1.1. Direito intertemporal no direito material do trabalho... 3 CAPÍTULO 2 A REFORMA TRABALHISTA E AS NORMAS INTERNA- CIONAIS...

Leia mais

Justifica-se a regressão de direitos trabalhistas na Europa diante da crise?

Justifica-se a regressão de direitos trabalhistas na Europa diante da crise? 1 6º Painel-A crise europeia e o Direito do Trabalho do 53º Congresso Brasileiro de Direito do Trabalho promovido pela LTr. Editora de 24 a 26 de junho de 2013 em São Paulo Justifica-se a regressão de

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA LEI Nº , DE 13 DE JULHO DE 2017

REFORMA TRABALHISTA LEI Nº , DE 13 DE JULHO DE 2017 REFORMA TRABALHISTA LEI Nº 13.467, DE 13 DE JULHO DE 2017 André Luís Saraiva Vice-Presidente de Relações do Trabalho e Sindical 1 As Relações do trabalho são reconhecidamente diferenciais para o crescimento,

Leia mais

PONTOS IMPORTANTES DA REFORMA TRABALHISTA

PONTOS IMPORTANTES DA REFORMA TRABALHISTA PONTOS IMPORTANTES DA REFORMA TRABALHISTA Preparamos uma seleção dos pontos mais relevantes da Reforma para que possa entender melhor o que foi alterado e que, sem dúvida alguma, afetará a rotina de Sindicatos,

Leia mais

STF nega aposentadoria especial de juízes

STF nega aposentadoria especial de juízes Boletim 497/14 Ano VI 02/04/2014 STF nega aposentadoria especial de juízes Agências / BRASÍLIA O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, indeferiu pedido de antecipação de tutela

Leia mais

SAÚDE DO TRABALHADOR NO CONTEXTO DAS REFORMAS MARCIA HESPANHOL BERNARDO

SAÚDE DO TRABALHADOR NO CONTEXTO DAS REFORMAS MARCIA HESPANHOL BERNARDO SAÚDE DO TRABALHADOR NO CONTEXTO DAS REFORMAS MARCIA HESPANHOL BERNARDO A QUE ME REFIRO QUANDO FALO EM SAÚDE DO TRABALHADOR? Campo teórico prático Teórico: fundamentado na Medicina Social Latinoamericana,

Leia mais

IMPACTOS DA REFORMA TRABALHISTA

IMPACTOS DA REFORMA TRABALHISTA IMPACTOS DA REFORMA TRABALHISTA Jornada de Trabalho TEMPO A DISPOSIÇÃO: - É o período em que o empregado esteja a disposição do empregador, aguardando ou executando ordens. - Não será considerado tempo

Leia mais

Perguntas e Respostas. Sobre a proposta de modernização da legislação trabalhista

Perguntas e Respostas. Sobre a proposta de modernização da legislação trabalhista Perguntas e Respostas Sobre a proposta de modernização da legislação trabalhista Caminho para o diálogo e a pacificação das relações de trabalho Esta cartilha apresenta o detalhamento de cada ponto do

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA AS CONSEQUENCIAS PRÁTICAS NAS NEGOCIAÇÕES COM SINDICATOS E COMISSÕES DE EMPREGADOS. Cícero Domingos Penha

REFORMA TRABALHISTA AS CONSEQUENCIAS PRÁTICAS NAS NEGOCIAÇÕES COM SINDICATOS E COMISSÕES DE EMPREGADOS. Cícero Domingos Penha REFORMA TRABALHISTA AS CONSEQUENCIAS PRÁTICAS NAS NEGOCIAÇÕES COM SINDICATOS E COMISSÕES DE EMPREGADOS Cícero Domingos Penha OBSERVAÇÕES Sobre a reforma A REFORMA... Compreende mais de 114 dispositivos

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA SUMÁRIO

REFORMA TRABALHISTA SUMÁRIO REFORMA TRABALHISTA REFORMA TRABALHISTA SUMÁRIO 1. CONTEXTO POLÍTICO LEGISLATIVO 2. ARGUMENTOS 3. EIXOS DE BASE DA REFORMA 3. DETALHES DA LEI 13467/2017 (REFORMA TRABALHISTA) 4. REFLEXÃO IMPEACHMENT CONTEXTO

Leia mais

A NOVA RELAÇÃO ENTRE EMPRESAS E SINDICATOS

A NOVA RELAÇÃO ENTRE EMPRESAS E SINDICATOS A NOVA RELAÇÃO ENTRE EMPRESAS E SINDICATOS WOLNEI TADEU FERREIRA 14 setembro 2017 O autor deste material solicita que o mesmo não seja divulgado sem sua autorização ou, se o fizer, mencionar a fonte. O

Leia mais

CLT: negociado e legislado

CLT: negociado e legislado Boletim 847/2015 Ano VII 06/10/2015 CLT: negociado e legislado José Pastore O mundo do trabalho passa por uma verdadeira revolução. As novas tecnologias provocam enormes mudanças. Profissões desaparecem,

Leia mais

Aplicação dos Preceitos da Lei n /2017 e da MP 808/2017

Aplicação dos Preceitos da Lei n /2017 e da MP 808/2017 REFORMA TRABALHISTA Aplicação dos Preceitos da Lei n. 13.467/2017 e da MP 808/2017 Palestrante: Luís Alves de Freitas Lima Auditor Fiscal do Trabalho Professor Universitário A apresentação não representa

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA. Aprovada às pressas? Ou momento político (pêndulo) oportuno...

REFORMA TRABALHISTA. Aprovada às pressas? Ou momento político (pêndulo) oportuno... Aprovada às pressas? Ou momento político (pêndulo) oportuno... O QUE É A REFORMA TRABALHISTA? COMO A REFORMA AFETA DIRETAMENTE O DIREITO COLETIVO: como é hoje redação aprovada Contribuição sindical obrigatória

Leia mais

CONGRESSO ADVOGADOS TRABALHISTAS AGETRA Jose Eymard Loguercio

CONGRESSO ADVOGADOS TRABALHISTAS AGETRA Jose Eymard Loguercio CONGRESSO ADVOGADOS TRABALHISTAS AGETRA Jose Eymard Loguercio Síntese 1. Oportunidade para uma justa Homenagem 2. Um brevíssimo clima geral 3. Temas específicos: resistir e agir Roberto Lyra Filho 1. Direito

Leia mais

Reforma Trabalhista: o que muda na vida do trabalhador?

Reforma Trabalhista: o que muda na vida do trabalhador? Reforma Trabalhista: o que muda na vida do trabalhador? O presidente Michel Temer sancionou nessa quinta feira, 13.07, a proposta de reforma trabalhista que havia sido aprovada pelas duas casas do Congresso

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA A FECOMÉRCIO EXPLICA PRA VOCÊ. COMO FICA COM A REFORMA?

REFORMA TRABALHISTA A FECOMÉRCIO EXPLICA PRA VOCÊ. COMO FICA COM A REFORMA? APRESENTAÇÃO A aprovação do projeto da reforma trabalhista abriu caminho para a renovação nas relações de trabalho, individuais e coletivas. Com o avanço tecnológico e o surgimento de novos tipos de contratação,

Leia mais

Violação à Convenção nº 98 da OIT: O Brasil deve permanecer na lista curta?

Violação à Convenção nº 98 da OIT: O Brasil deve permanecer na lista curta? Violação à Convenção nº 98 da OIT: O Brasil deve permanecer na lista curta? LUCIANA PAULA CONFORTI Diretora de Formação e Cultura e membro da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da ANAMATRA lucianapaulaconforti@gmail.com

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA SÉRIE LEGISLAÇÕES

APRESENTAÇÃO DA SÉRIE LEGISLAÇÕES APRESENTAÇÃO DA SÉRIE LEGISLAÇÕES Esta série se compõe por sete dossiês, tratando da Lei Agrícola, das legislações trabalhista, fundiária, sindical, agrária e de reforma agrária. São compilações de leis

Leia mais

texto-síntese REFORMA TRABALHISTA Riscos e perdas impostos pelo PL 6.787/2016 aos trabalhadores e ao movimento sindical

texto-síntese REFORMA TRABALHISTA Riscos e perdas impostos pelo PL 6.787/2016 aos trabalhadores e ao movimento sindical texto-síntese REFORMA TRABALHISTA Riscos e perdas impostos pelo PL 6.787/2016 aos trabalhadores e ao movimento sindical 02/05/2017 REFORMA TRABALHISTA texto-síntese: REFORMA TRABALHISTA Riscos e perdas

Leia mais

capa Daniel Fassa Para entender a reforma trabalhista 20 Cidade Nova Setembro 2017 nº 9

capa Daniel Fassa Para entender a reforma trabalhista 20 Cidade Nova Setembro 2017 nº 9 capa Daniel Fassa daniel@cidadenova.org.br Para entender a reforma trabalhista 20 ECONOMIA A partir de novembro, trabalhadores e empresários deverão seguir novas regras. Confira o que mudou e como isso

Leia mais

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação. PLANO DE CURSO 2011

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação. PLANO DE CURSO 2011 Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação. PLANO DE CURSO 2011 DISCIPLINA: DIREITO DO II PROFESSOR: MARCELLO MANCILHA TURMA: 3º ANO INTEGRAL UNIDADES CONTEÚDOS

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA Panorama Atual. Luiz Fernando Alouche julho/2017

REFORMA TRABALHISTA Panorama Atual. Luiz Fernando Alouche julho/2017 REFORMA TRABALHISTA Panorama Atual Luiz Fernando Alouche julho/2017 SUMÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO ALGUNSNÚMEROS COMPARATIVO ANTES E DEPOIS DA REFORMA ALTERAÇÕES NA QUESTÃO PROCESSUAL POSSÍVEIS MODIFICAÇÕES

Leia mais

CONTEÚDO DO PROJETO DE LEI (PL 6.787/16) APROVADO PELA CÂMARA, EM 26 DE ABRIL. NO SENADO, É O PLC 38/17

CONTEÚDO DO PROJETO DE LEI (PL 6.787/16) APROVADO PELA CÂMARA, EM 26 DE ABRIL. NO SENADO, É O PLC 38/17 CONTEÚDO DO PROJETO DE LEI (PL 6.787/16) APROVADO PELA CÂMARA, EM 26 DE ABRIL. NO SENADO, É O PLC 38/17 O projeto chegou à Câmara dos Deputados, enviado pelo Executivo, com a previsão de alterar sete artigos

Leia mais

SEMINÁRIO TRABALHISTA TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS SP 25/08/2017

SEMINÁRIO TRABALHISTA TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS SP 25/08/2017 SEMINÁRIO TRABALHISTA TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS SP 25/08/2017 Acordado sobre o legislado autorizado - art.611-a, CLT A CCT e o ACT têm prevalência sobre a Lei: 1) pacto quanto à jornada de trabalho

Leia mais

Reformas : impactos sobre a classe trabalhadora. Iperó-SP, 16 de agosto de 2017

Reformas : impactos sobre a classe trabalhadora. Iperó-SP, 16 de agosto de 2017 Reformas : impactos sobre a classe trabalhadora Iperó-SP, 16 de agosto de 2017 Desmonte do papel social do Estado Reforma da Previdência Altera as regras de acesso e remuneração da previdência pública

Leia mais

Reforma Trabalhista. O impacto das mudanças na reforma trabalhista no dia a dia das relações de trabalho dos clubes VALTER PICCINO - CONSULTOR

Reforma Trabalhista. O impacto das mudanças na reforma trabalhista no dia a dia das relações de trabalho dos clubes VALTER PICCINO - CONSULTOR Reforma Trabalhista O impacto das mudanças na reforma trabalhista no dia a dia das relações de trabalho dos clubes VALTER PICCINO - CONSULTOR LEI Nº 13.467 DE 13 DE JULHO DE 2017 Altera a Consolidação

Leia mais

RELATÓRIO 9º SEMINÁRIO DE DIREITO DO TRABALHO RELATÓRIO DO 9º SEMINÁRIO DE DIREITO DO TRABALHO SISTEMA FECOMÉRCIO MG, SESC E SENAC

RELATÓRIO 9º SEMINÁRIO DE DIREITO DO TRABALHO RELATÓRIO DO 9º SEMINÁRIO DE DIREITO DO TRABALHO SISTEMA FECOMÉRCIO MG, SESC E SENAC 1 RELATÓRIO 9º SEMINÁRIO DE DIREITO DO TRABALHO 2 INTRODUÇÃO Você está recebendo o relatório do 9 Seminário de Direito do Trabalho do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac, que foi desenvolvido através do

Leia mais

Reforma Trabalhista (Lei /2017) José Pastore Universidade de São Paulo FIESP,

Reforma Trabalhista (Lei /2017) José Pastore Universidade de São Paulo FIESP, Reforma Trabalhista (Lei 13.467/2017) José Pastore Universidade de São Paulo FIESP, 18-08-2017 Uma reforma para o Brasil de hoje e de amanhã A gênesis da Lei 13.467 Papel dos parlamentares líderes Deputado

Leia mais

8 de Março: Ato Público em Porto Alegre, às 17h, no Largo Glênio Peres

8 de Março: Ato Público em Porto Alegre, às 17h, no Largo Glênio Peres 8 de Março: Ato Público em Porto Alegre, às 17h, no Largo Glênio Peres Em todo o país, trabalhadoras vão às ruas por direitos. Na capital dos gaúchos, acontece um ato público a partir das 17h no Largo

Leia mais

TRABALHADORAS E TRABALHADORES, " k. %

TRABALHADORAS E TRABALHADORES,  k. % TRABALHADORAS E TRABALHADORES, " k. % Esta pequena cartilha foi elaborada com objetivo de divulgar informações sobre projetos de lei que estão em andamento no Congresso Nacional e pretendem retirar direitos

Leia mais

Reforma Trabalhista (Lei /2017) José Pastore Universidade de São Paulo Abras

Reforma Trabalhista (Lei /2017) José Pastore Universidade de São Paulo Abras Reforma Trabalhista (Lei 13.467/2017) José Pastore Universidade de São Paulo Abras 13-09-2017 Uma reforma para o Brasil de hoje e de amanhã o A gênesis da Lei 13.467 PL 6787/2016 Estrutura simples o Papel

Leia mais

POR NENHUM DIREITO A MENOS

POR NENHUM DIREITO A MENOS INFORMATIVO ELETRÔNICO 74 POR NENHUM DIREITO A MENOS O país amanheceu em greve geral no dia 28 de abril de 2017, contra a reforma trabalhista e da Previdência. Convocada por centrais sindicais e movimentos

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA 09/06/2017

REFORMA TRABALHISTA 09/06/2017 REFORMA TRABALHISTA 09/06/2017 Principais Pontos 1) Negociação Coletiva tem prevalência sobre a lei quando, entre outros temas, dispuser sobre: jornada de trabalho Banco de Horas anual Intervalos Intrajornada

Leia mais