Ena Comarca de Barbacena. Na década de 90, chegando à cidade de

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ena Comarca de Barbacena. Na década de 90, chegando à cidade de"

Transcrição

1

2

3 ste trabalho é uma súmula do trabalho social desenvolvido pelo Dr. José Maria Ferreira de Castro, atualmente Promotor de Justiça Ena Comarca de Barbacena. Na década de 90, chegando à cidade de Santos Dumont, o Promotor deparou-se com uma situação crítica na estrutura física e administrativa da Delegacia e Cadeia Pública da cidade. Dada a gravidade da situação, só havia duas alternativas: a tratativa convencional, com meros procedimentos burocráticos e espera de solução pelos canais competentes. Ou ação direta, voluntária, envolvendo atores que de outra forma nem saberiam da situação ou mesmo que poderiam ajudar a resolver um problema aparentemente exclusivo do Poder Público, mas que de fato era de toda a sociedade. A segunda alternativa foi a escolhida e daí para frente o que se viu foi um raro momento de protagonismo coletivo: Poder Público, empresas, cidadãos ilustres e comuns, famílias de detentos e os próprios detentos agindo em prol de uma realidade melhor. Mas esta «lição de cidadania», conforme palavras de um cidadão beneficiado, não se limitou à tarefa de recuperar a Delegacia e Cadeia, o que durou cerca de quatro anos de trabalho. A 63ª Cia de Policia Militar da mesma cidade, viu-se também contingenciada a buscar na comunidade apoio para sua reestruturação física. Mais uma vez a presença do Ministério Público, na pessoa e nas atitudes do seu representante, Dr. José Maria, se fez sentir e a Polícia Militar também conquistou seu novo espaço físico. Já em Barbacena, cidade que adotou como sua terra afetiva, o Dr. José Maria replicou sua capacidade de mobilizar e dar dignidade e visibilidade aos setores que zelam para que a Justiça se faça para aqueles que mais necessitam. Com isso, a sede do Conselho Tutelar também recebeu tratamento especial com uma ampla e reconhecida revitalização, sendo instalada em ponto nobre da cidade e mantida com esmero e dedicação. Indo além, foi por obra do Promotor, que uma significativa região da cidade foi dotada de um pioneiro Telecentro, antecipando em muitos anos as atuais políticas públicas de inclusão digital, hoje indispensável para que a igualdade de oportunidades seja um freio para a crescente violência, derivação da miséria, da fragmentação da família e reflexo imediato de tudo aquilo que é negado à criança e ao adolescente em risco social. Em quatro breves capítulos relatamos esta envolvente experiência plena de gestos concretos de união, desprendimento, determinação e é claro: CIDADANIA!

4

5

6 Amar o pecador e odiar o pecado Santo Agostinho lguém certa vez disse que um Promotor de Justiça deve ter a coragem de um gladiador, mas sem perder a sensibilidade de um poeta, deve ter a hombridade de Aencarar a condenação necessária, mas ter os olhos afeitos a descobrir a inebriante beleza de uma alvorada. De fato, foi-se o tempo em que bastava aos representantes do Ministério Público a capacidade implacável de condenar, de apontar a culpa. Como se não lhe coubesse também a possibilidade de interferir na realidade e se possível para melhor. E mesmo envolto na densidade dos fatos reais ainda ter espaço para o sonho de uma mundo mais justo, mais capaz de prevenir o mal, menos disposto a só remediar e punir os erros. Foi a partir de um sonho, misturado à crueza de uma dura realidade que algo de especial aconteceu na pequena Santos Dumont, uma cidade típica da Zona da Mata mineira, que mesmo com o privilégio histórico de se destacar como o berço natal de Alberto Santos Dumont, inventor do avião, não escapava à regra de também ter um sistema carcerário deficiente, desumano e indigno da sua verdadeira missão que é a reeducação para a vida social. Ainda que a cadeia pública da cidade não ostentasse os níveis de violência e superlotação, tenebroso cenário comum nos grandes centros, ainda assim, nada a diferenciaria das masmorras medievais, com celas úmidas e malcheirosas. Verdadeiros simulacros de jaulas, destinadas a seres humanos. Em 1994, o então Promotor de Justiça da Primeira Vara, da Comarca de Santos Dumont, Dr. José Maria Ferreira de Castro, tentava de forma solitária viabilizar a urgente reforma no prédio da Sétima Delegacia de Polícia, da cidade, que silenciosamente caia aos pedaços. O estado de conservação era tão precário que os presos ainda que sofrendo num ambiente tão insalubre não tentavam fugir, o que não seria tão difícil, uma vez que as paredes das celas se desmanchavam na umidade. O próprio Dr. José Maria se recorda daquela situação:

7 É difícil explicar o inexplicável. Churchill queixava-se da impossibilidade de relatar com fidelidade os pensamentos, emoções e principalmente os fatos. O homem e a linguagem são imperfeitos. Vamos lá, com toda minha ilimitada limitação. O que chocou este promotor de pronto (e continua até hoje na retina de minha imaginação) foi a arquitetura da Delegacia de Polícia e Cadeia Pública situadas na principal artéria da cidade. A caminhonete do delegado, estacionada de maneira inconveniente, dando ideia clara de poder pessoal usado em detrimento da circulação dos pedestres, da segurança do trânsito, como também da imagem da instituição a que pertencia. Na primeira visita, deparei-me com preso lavando e cuidando do famigerado veículo. Desejavam fazer o mesmo com meu carro. Gentilmente não permiti que eles cumprissem tal desejo com o cuidado de não criar problemas, pois pretendia ser a solução. A minha recusa foi pedagógica, pois logo deixaram de lavar não só a vistosa caminhonete como os outros carros dos policiais, em frente da bela delegacia. Foi a primeira transformação de uma forma de submissão feita com panos e baldes de água. Se a entrada da delegacia era de aparência repugnante, o gabinete do delegado era imundo. As outras i n s t a l a ç õ e s d i s p e n s a v a m comentários. A população estava órfã, pois a simples emissão de uma certidão, ou qualquer documento se tornava uma via crucis, demorando até semanas... A cadeia pública no conjunto, era o retrato piorado do nosso cenário prisional e suas mazelas conhecidas. Com o tempo, a grave situação ficou insustentável. Era preciso agir. Este promotor para lá foi munido de creolina, inseticida e lixeiras com o único objetivo de desinfetar aquele quadro negro e tóxico. Pelo menos a limpeza haveria de permitir que o local pudesse aguardar por alguma mudança. O esquadrão do Exército, vizinho desse panorama indesejável providenciou os primeiros e primários cuidados médicos aos reeducandos. Com a cela enfermaria, construída posteriormente, o atendimento médico passou a ser regular. Assim foi feito.

8 Para a obra que se quer, ferramenta se acha Guimarães Rosa A ampliação de celas e mesmo da área administrativa começou a ser definida como solução. Em meio a esta tarefa meramente gerencial, o Promotor começou vislumbrar uma possibilidade educativa para os presos que ao contrário do que as más condições de permanência sugerissem, demonstravam na sua maioria, vontade de ajudar efetivamente na melhoria daquele lugar indesejável. Faltava um elemento catalizador, disposto a trazer auxílio externo e ao mesmo tempo dar norte às ações internas. E foi assim que o Promotor começou a perceber que do limão era possível fazer a limonada: Fora dos planos, iniciei a construção de uma cela, com recursos próprios, o mínimo que poderia fazer. Confúcio estava certo quando disse: a palavra convence, o exemplo arrasta. A comunidade começou a procurar o Promotor, ora no seu gabinete, ora na cadeia. Eu ia duas ou mais vezes por dia à obra (inclusive sábados, domingos e feriados) sem prejuízo das minhas atribuições. É bom registrar que dois anos mais ou menos antes da inauguração da obra, fui premiado em primeiro lugar no Concurso Arrazoado Forense-Civil, em 30 de junho de 1995, promovido pela minha associação - Associação Mineira do Ministério Público (AMMP). É verdade o ditado: se precisa de alguém, procure um homem ocupado. Tornei-me um encarcerado, expiando minha culpa de provável crime imaginário. É certo que se existisse um tribunal para julgar os crimes imaginários não haveria salvação para a humanidade... O término da cela não foi a solução. Foi aí que a comunidade começou a se envolver, com recursos materiais, ideias e cumplicidade. Mas a nova cela era uma distinção para o preso que a ocupasse, pois seu acabamento e limpeza destoavam do conjunto. O destino não me arrastou tornei me parceiro dele. Assustada, muito assustada, inicialmente, a comunidade começou a se sentir compelida a envolver-se. Mesmo tendo que administrar este efeito colateral, pelo menos agora, este Promotor não estava mais isolado, sozinho, ao contrário, sentiu-se fortalecido, sua iniciativa foi chancelada pela comunidade, pelos órgãos administrativos, entidades de classe e o Judiciário. Com as energias restabelecidas, decidi pela reforma e construção das outras celas...

9 Quem sabe faz a hora, não espera acontecer Geraldo Vandré Mas não era tão simples transformar uma cadeia em pleno funcionamento em canteiro de obras. Além da imensa dificuldade de se planejar uma obra onde os recursos e materiais chegavam de forma inesperada, pois a solidariedade não faz entregas no atacado, como lidar com a situação dos condenados que precisavam de amparo legal para saírem literalmente das celas para pegar no pesado. Além disso, mesmo inebriado pela onda de boa vontade e positividade que dominava o ambiente da cadeia pública, o Promotor solitariamente sofria com a angústia dos riscos que assumia, afinal qual a garantia de que uma pá ou chave de fenda, ali utilíssimas ferramentas de transformação, de súbito não se tornassem armas mortíferas a ferir homens e sonhos de um mundo melhor... De acordo com a Lei de Execução Penal nº7210, de 1984, nos artigos 28 a 37(que regulam o trabalho de presos) e de 40 a 43 ( com seus direitos), os detentos poderiam trabalhar 8 horas diárias, com direito a receberem 2/3 do salário mínimo e a redução de um dia de pena, a cada três trabalhados. O Promotor conta como o trabalho aconteceu: Os reeducandos (que não puderam ou não souberam controlar seus instintos primários) queriam trabalhar na obra, aliás, direito e dever deles. A Câmara Municipal de Santos Dumont aprovou e o prefeito sancionou lei que autorizou a remuneração aos presos de acordo com a Lei de Execução Penal. Foi maior a velocidade na obra com a participação dos reeducandos ( agora sim, eles faziam juz ao nome) e maior engajamento das forças vivas da comunidade. O Delegado, os reeducandos, a Polícia Civil e Militar, não acreditavam no que viam e diziam isso aqui não vai ser cadeia, outro destino eles vão dar. Certo dia, um reeducando preocupado com o tamanho do muro alertou o Promotor: - ô Doutor, até aqui dá pra fugir, tem que subir o muro mais um pouco. E assim foi feito. No essencial a cadeia publica tornou-se um lugar digno. Cada solução exigia outra. A Delegacia de Polícia (anexa à carceragem), foi deslocada para outro local, a pedido do Delegado, pois os reeducandos estavam melhor alojados do que ele, sendo certo que o aluguel era pago por uma empresa que participava do projeto. Foi necessário se juntar um arquiteto, calculista e outros técnicos para iniciar a construção da delegacia. Com o aval do engenheiro e arquiteto, sugeri acrescentar no prédio colunas, ainda que decorativas, pois a segurança é subjetiva e elas simbolizam fortaleza. Também vidros, porque dão leveza e transparência simbologia para direitos humanos. Perspectivas prontas, as coloquei emolduradas nos pontos da cidade de maior visibilidade. Minha associação(ammp) doou as esquadrias de metalon, na gestão de Amando Prates, adquiridas a preço de custo.

10 A Cemig doou o projeto elétrico. As esquadrias de metalon e as colunas de pvc receberam tratamento artístico, assim como os mármores e granitos que são de terceira categoria, mas deram ar de nobreza ao lugar. Terminada a Delegacia, construimos a cela enfermaria, a sala da OAB, oficinas, biblioteca e um oratório. Recordo-me que numa missa campal perto do oratório perguntei ao Padre o que ele estava achando de tudo aquilo e ele respondeu laconicamente: Você é homem de Deus. Soube mais tarde, que nas missas de domingo, ele pedia aos fiéis que incluíssem o nome desse Promotor em suas preces. Sonho que se sonha só/ É só um sonho que se sonha / Mas sonho que se sonha junto é realidade Raul Seixas As obras agora eram visíveis e motivo de comentários em toda a região. O bar da esquina, onde se debatia ardorosamente os prós e contras de presos poderem entrar e sair da cadeia portando ferramentas, agora não só apoiava a iniciativa, como fornecia lanches quando uma lage era fundida ou um mutirão maior demandava horas extras de trabalho. Prefeituras de cidades da região de Santos Dumont mandavam ajuda, bem como os Clubes de Serviço ( Rotary e Lions), agências locais de bancos como Bradesco e Banco do Brasil também. Lojas de material de construção recebiam diretamente as doações em dinheiro e informavam o Promotor do crédito disponível para que os materiais pudessem ser retirados. Outros fornecedores, como uma marmoraria, doavam o material de acordo com a demanda, garantindo um acabamento bem acima do esperado para a fachada de uma cadeia. Sensibilizados pelo movimento solidário e espontâneo, A Ordem dos Advogados do Brasil e a Associação Mineira do Ministério Público também acrescentaram doações para a celeridade da construção que agora tinha a chancela de um famoso arquiteto da região o Dr. Hilton Grossi, que deu todo o respaldo técnico para o prédio. O Dr. José Maria se lembra com carinho: O Conselho Tutelar de Barbacena Um dia, uma senhora adentrou a cadeia trazendo um bebedouro refrigerado, uma doação de certo valor, que poderia bem ser feita por uma empresa ou ONG, para minha surpresa era a mãe de um detento. O bebedouro foi instalado prontamente no corredor das celas.

11

12

13

14 É preferível morrer com um ideal, a deixar que ele morra sozinho Humberto de Campos Com celas, enfermaria e as estruturas hidráulicas e elétricas devidamente reconstruídas, somando cerca de 800 m² de área construída, a Delegacia ganhou além da ampla área física, computadores, impressoras, com reflexo direto na rapidez dos serviços ofertados ao público em geral. Para os reeducandos, além do orgulho de terem construído sua cidadania com as próprias mãos, o espaço rendeu ainda uma biblioteca, lavanderia, cantina, oficina para trabalhos manuais e um belo e singelo oratório a complementar um ambiente pleno de dignidade e respeito ao ser humano. A inauguração desta empreitada que juntou solidariedade, mobilização social e inclusão e que durou quatro anos, aconteceu no dia 19 de dezembro de Dentre centenas de pessoas e empresas que apoiaram a iniciativa, estiveram presentes o Dr. Epaminondas Fulgêncio Neto, na época Procurador Geral de Justiça, o seu chefe de gabinete Bertoldo Mateus de Oliveira Filho, o Promotor José Silvério Perdigão de Oliveira, representando a direção da AMMP, a Juíza da Comarca Maria Cecília Stephan, o Deputado Estadual Luiz Fernando Faria, juizes e promotores da região, o prefeito e vereadores da cidade de Santos Dumont, e de outras de outras cidades, bem como grande parcela da comunidade, todos reconhecendo o trabalho e o empenho do Promotor José Maria Ferreira de Castro. Decorridos 16 anos, a Delegacia e Cadeia de Santos Dumont continua sendo um exemplo a ser seguido. Autoridades da região tentaram repetir o feito, como em Barbacena, onde os então vereadores Edson Rezende e Paulo Siloé, chegaram a propor a reconstrução da cadeia pública local. Na época de sua inauguração e até hoje as principais redes de TV e jornais de circulação nacional ainda utilizam o caso singular de Santos Dumont e a iniciativa do Promotor como modelo de comparação para casos onde a ação conjunta entre o Poder Público e a sociedade quando corretamente estimulados podem encontrar suas próprias soluções. No seu discurso durante a solenidade o Promotor afirmou: A comunidade com esta atitude de solidariedade humana mostra aos reeducandos, esmagados sob a mão do destino, que eles não estão sós e que delas fazem parte e integram a corrente da vida. Deus não causa nem elimina os sofrimentos, tragédias e desigualdades, mas demonstra sua oposição convocando todos os membros da sociedade para que cada um possa aliviar o fardo do outro. A capacidade de amar foi a arma infalível e poderosa, que Deus nos

15 Conhecí cadeias públicas e delegacias de polícia. Visitei penitenciárias. Ouvi presos e soube de seus lamentos...em Santos Dumont, conheci instalações deficientes, sujas, mal cuidadas, quase abandonadas.cheguei a mandar fazer laudo pericial desse local, propondo, pelo menos, que se mudasse- ou suspendesse- o local de atendimento. Depois soube do final das obras de reforma da cadeia. Soube mais: que a iniciativa partira do Promotor de Justiça, Dr. José Maria Ferreira de Castro...Mas esse homem foi além, derrubou literalmente a delegacia de polícia. Mesmo com a honra de tê-lo como professor, chameio-o respeitosamente ( se é que houve respeito) de «doido», ou como gostamos nós envolvidos com o Direito, de 26...Agora ao final, penso que 26 são aqueles que duvidaram de sua disposição de servir à causa pública, de não apenas discursar, ou apontar equívocos, mas de realizar. E como realizar! José Antônio de Moraes Corregedor Geral da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, em correspondência encaminhada ao Promotor - Setembro de Na realidade, se nós tivéssemos o Ministério Público composto por Josés Marias, nós teríamos um Ministério Público exemplo para o país e sem exageros, para o mundo! Dr. Epaminondas Fulgêncio Neto Procurador Geral de Justiça de Minas Gerais, em discurso durante a inauguração da obra registrado em video Promotor, o Senhor deixa duas obras para a sociedade. A primeira é a obra física, essa beleza de construção, muito fácil de visualizar. A outra obra é no edifício social, ocorrida nos últimos três anos, quando conseguiu essa mobilização social comunitária. Em nome da comunidade de Santos Dumont, a eterna gratidão por essa instrutiva aula de cidadania Getúlio Martins, representando a comunidade sandumonense, durante a inauguração da obra

16 Há de se ressaltar a preocupação do Promotor de Justiça, Dr. José Maria Ferreira de Castro, com o setor policial, que nem sempre atende às necessidades, em especial dos encarcerados. Sob sua liderança, procedeuse campanha no sentido de dotar o município de Santos Dumont de novas instalações para a Delegacia de Polícia Civil e Cadeia Pública, encontrando o apoio desejado. Uma obra que servirá de espelho para outras cidades Nicolau Netto, jornalista Jornal Estado de Minas, Belo Horizonte - MG A cadeia deve servir para recuperar o preso e o que nós vemos aqui é um exemplo para todo o Estado de Minas Gerais. quiçá do Brasil Eduardo Ferreira Paratela Tenente Coronel PM - Assistente Militar do Procurador Geral de Justiça Belo Horizonte- MG A preocupação em melhor proporcionar meios nessas instalações evidenciam vosso alto grau e valor humanitários. Tais atributos, reforçam em todos nós, a plena confiança nos destinos da Pátria Ângelo Miguel Vieira Major de Cavalaria - Comandante do IV Esquadrão de Cavalaria Motorizado Santos Dumont - MG

17

18

19

20

21

22 Condecorações

23

24

25 Quando um homem assume uma função pública, deve considerar-se propriedade do público. Thomas Jefferson Em meio a mesma expectativa de transformações que gerou a mobilização na construção da nova cadeia e delegacia de Santos Dumont, a sede da 63ª Companhia da Polícia Militar também clamava por obras reestruturantes. Mais uma vez a capacidade de liderança e mobilização do Promotor José Maria Ferreira de Castro foi posta em prática. Ainda que não envolvendo o mesmo apelo humanizador da reconstrução da cadeia, a obra do quartel da PMMG de certa forma viria a complementar todo o esforço para que a segurança pública na cidade de Santos Dumont ganhasse nova dinâmica. As obras igualmente só ganharam ritmo, devido à significante capacidade do Promotor José Maria em obter apoio material e institucional junto às autoridades e à sociedade em geral. Mais uma vez o Dr. Hilton da Paixão Grossi, amigo pessoal do Promotor e arquiteto com larga experiência no setor público, emprestou à causa seu talento e em poucos anos o croquis já se tornava realidade. O trabalho foi realizado de forma voluntária tanto por policiais quanto por reeducandos que também colaboravam com a Segurança Pública, agora como cidadãos. A obra foi concluída quando o Promotor já atuava em Barbacena, mesmo assim foi mais um momento marcante de sua carreira e de seu compromisso com a comunidade.o reconhecimento da Corporação Militar ao hercúleo trabalho do Promotor veio em forma da Medalha Alferes Tiradentes, concedida a ele em 9 de junho de 2000, e entregue pelo então Governador Itamar Franco.

26

27

28 Condecorações

29

30

31 Instrui a criança no caminho que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele. Salomão (Provérbio 22.6) É triste dizer, mas é verdade: nunca existirá qualquer recompensa para os males sofridos na infância. Cabe ao Conselho Tutelar, por exigência da Constituição Federal e do Estatuto da Criança e Adolescente, fiscalizar, mobilizar todas as forças vivas da sociedade para colocar as crianças e adolescentes no patamar de proteção máxima e superior aos demais membros da sociedade, haja vista que são seres humanos em desenvolvimento que precisam do apoio incondicional da família e do Estado para um crescimento físico, mental, espiritual e social, preservando-se sua liberdade e dignidade. Em suma, é o anjo da guarda da criança e do adolescente.sobreleva registrar que cabe ao Conselho assessorar o Poder Executivo local na elaboração da proposta orçamentária para planos e programas de atendimento dos direitos da criança e do adolescente. Lugar de criança é no orçamento. Em Barbacena, antes funcionava em um porão, espaço físico precário e com pouca iluminação natural. Este cidadão-promotor foi o elo de comunicação unindo os seus esforços com a comunidade, o que tornou possível novas e amplas instalações. O então Prefeito Municipal, Célio Mazoni, alugou este espaço, próximo ao Fórum (20 metros), ponto estratégico e de pronta acessibilidade. Porém, necessitava de reformas porque o prédio é antigo e o telhado problemático o que v i e m o s a s a b e r, posteriormente, e a Prefeitura Municipal não dispunha de recursos. Não obstante o prefeito pessoalmente ofertar ajuda ao emprendimento social do Promotor. A AMMP na gestão do Presidente do Alceu Torres colaborou com as placas que dão excelente visibilidade à obra e em conseqüência despertando o interesse de todos. A comunidade mobilizada, homem comum, etc, ajudaram com a pintura, reforma, computadores, etc.

32 Em 2008, pela segunda vez precisava de reforma e a logística foi a mesma. No ano passado, com as chuvas torrenciais, a situação ficou crítica. O telhado estava caindo. Puxa vida! Dentro do Conselho escorrendo água por todos os cantos. O prédio literalmente estava caindo. Os conselheiros não reclamavam, a prefeitura estava sem pagar os funcionários por vários meses, e a sociedade silenciosamente, aceitava esta situação. Este promotor pensou em filiar-se a este sentimento generalizado. Ou seja, deixar pra lá. Era difícil deixar morrer aquilo que foi construído com tanto amor. Fui à minha Associação solicitar recursos e apoio moral na gestão do atual Presidente Nedens Ulisses Freire Vieira que não deixou de apoiar o meu pleito em ambos sentidos. A mão de obra, mais onerosa, ficou por conta deste cidadãopromotor, nem tanto por altruísmo, mas pelo pragmatismo, pois não dava tempo para procurar novos parceiros. Com a crise vencida, o Conselho ganhou. As placas foram revitalizadas, o telhado sofreu reformas mais amplas, novos computadores, pintura mais indicada para o momento, telefones celulares, televisão (com programas terapêuticos para o desenvolvimento das crianças). A saga continua. A única coisa permanente na vida é a impermanência.

33

34

35

36 Capitulo IV O Telecentro do Bairro Grogotó Barbacena - MG

37

38 O pessimista vê dificuldade em cada oportunidade; o otimista vê oportunidade em cada dificuldade Winston Churchill A inclusão digital foi outro ponto considerado pelo Promotor José Maria Ferreira de Castro como uma base sólida para ofertar igualdade de oportunidades para aqueles que não teriam acesso às ferramentas da modernidade não fosse pelo apoio do Estado ou de alguma instituição que tomasse para si esta tarefa. Ao perceber na proposta do Conselho Central da Sociedade São Vicente de Paula de Barbacena, um meio concreto de alcançar esta faixa da sociedade, o Promotor se prontificou a apoiar, e mais uma vez mobilizar as forças vivas da sociedade em prol desse importante projeto para uma das regiões mais carentes da cidade de Barbacena. O Promotor relata como foi sua ação para o Centro de Promoção Humana, onde foi instalado o mais atuante centro de inclusão digital da cidade de Barbacena: Quando em Barbacena aportei; logo em seguida tornei-me grande amigo do colega de trabalho Argemiro Adilson de Souza, escrivão judicial do crime, pessoa muitíssimo preocupada com o social e muito religioso. Prova disso é a homenagem com a Medalha do Judiciário Hélio Costa, a qual seu nome foi indicado. Em curto espaço de tempo, procurou-me na qualidade de confrade, pois ele pertence à secular e internacional Sociedade São Vicente de Paula. Lá como se sabe é pobre ajudando pobre. Veio ele pedir auxílio para melhorias de um dos Conselhos que estava com a parte física precária. Me envolvi no projeto e a obra começou a se desenvolver. Como sempre uma melhoria reclama outra. Aí fui obrigado a procurar dentre outros o então Deputado Hélio Costa, que conseguiu junto a um órgão estatal uma verba substancial. A obra já estava quase pronta com um amplo salão e, quando lá fui visitá-la e chamei o já Senador para conhecer o destino da verba que havia alocado. Lá na Sociedade, dizem que eu falei o seguinte: agora só falta encher isto aqui de computador, o Senador tornou-se Ministro das Comunicações e estabeleceu um elo com a Sociedade São Vicente de Paula, com a qual tem muito carinho. Precisava então de outras melhorias para a instalação do telecentro. Assim foi feito. Este promotor levou para a construção, as grades de sua casa em obra, tijolos e etc. Até hoje continua pagando a conta de energia elétrica e estabeleceu outras parcerias que garantem ao projeto se manter eficaz e cumprindo sua missão inicial.

39

40

41 Filho de Manoel Ferreira de Castro e Clotildes Silvéria de Castro nasceu em Bias Fortes, Minas Gerais. Graduou-se como Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito Oeste de Minas, e é Pós-Graduado em Direito Publico, Direito Penal e Processo Penal. É promotor de Justiça do Estado de Minas Gerais e professor universitário. Premiado em Concurso Jurídico pela Associação Mineira do Ministério Público-AMMP. Ocupou diversos cargos em chefia de alto escalão na administração pública municipal em Barbacena. Como Promotor de Justiça, tem destacada participação e coordenação de ações voltadas o fortalecimentos das instituições de segurança pública, para a proteção da criança e o adolescente, resgate da capacidade educativa e ressocializante do sistema penitenciário e da reinserção do apenado na sociedade por meio da educação para o trabalho. Esta biografia consta na publicação «Delicias de Barbacena», feita pela empresa Rivelli Alimentos e que destaca 25 personalidades marcantes da vida social de Barbacena, com o lema «Plante bem e você colherá o Bem».

42 Barbacena, MG Setembro de 2013

coleção Conversas #6 Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça.

coleção Conversas #6 Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça. coleção Conversas #6 Eu Posso com a s fazer próprias justiça mãos? Respostas para algumas perguntas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS da Editora AfroReggae nasceu com o desejo

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 29 Discurso na cerimónia de premiação

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 3 Planejando a Ação Voluntária

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 3 Planejando a Ação Voluntária Organizando Voluntariado na Escola Aula 3 Planejando a Ação Voluntária Objetivos 1 Entender a importância de fazer um planejamento. 2 Aprender como planejar o projeto de voluntariado. 3 Conhecer ferramentas

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 38 Discurso na cerimónia do V Encontro

Leia mais

Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT

Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT Brasília-DF, 30 de outubro de 2006 Jornalista Ana Paula Padrão: Então vamos às perguntas, agora ao vivo, com

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário Organizando Voluntariado na Escola Aula 1 Ser Voluntário Objetivos 1 Entender o que é ser voluntário. 2 Conhecer os benefícios de ajudar. 3 Perceber as oportunidades proporcionadas pelo voluntariado. 4

Leia mais

coleção Conversas #20 - MARÇO 2015 - t t o y ç r n s s Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

coleção Conversas #20 - MARÇO 2015 - t t o y ç r n s s Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. Vocês acham possam a coleção Conversas #20 - MARÇO 2015 - cer d o t t o a r que ga cr ia n y ç a s s? Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS da Editora

Leia mais

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para QUAL NEGÓCIO DEVO COMEÇAR? No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para então definir seus objetivos e sonhos.

Leia mais

Nº 3 - Nov/14 TRABALHO COMUNITÁRIO

Nº 3 - Nov/14 TRABALHO COMUNITÁRIO ! Nº 3 - Nov/14 o ã ç n e t a A T S PRE TRABALHO COMUNITÁRIO Apresentação Esta nova edição da Coleção Presta Atenção! apresenta pontos importantes para a implantação de projetos e programas de base comunitária.

Leia mais

22/05/2006. Discurso do Presidente da República

22/05/2006. Discurso do Presidente da República , Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de assinatura de protocolos de intenções no âmbito do Programa Saneamento para Todos Palácio do Planalto, 22 de maio de 2006 Primeiro, os números que estão no

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 13 Discurso na solenidade de abertura

Leia mais

coleção Conversas #7 - ABRIL 2014 - f o? Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça.

coleção Conversas #7 - ABRIL 2014 - f o? Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça. Eu quero não parar coleção Conversas #7 - ABRIL 2014 - de consigo.o usar que eu drogas f o? aç e Respostas para algumas perguntas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS da Editora

Leia mais

COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO?

COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO? COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO? Apresentação Ir para a escola, passar um tempo com a família e amigos, acompanhar as últimas novidades do mundo virtual, fazer um curso de inglês e praticar um esporte são

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 25 Discurso na cerimónia de entrega

Leia mais

medida. nova íntegra 1. O com remuneradas terem Isso é bom

medida. nova íntegra 1. O com remuneradas terem Isso é bom Entrevista esclarece dúvidas sobre acúmulo de bolsas e atividadess remuneradas Publicada por Assessoria de Imprensa da Capes Quinta, 22 de Julho de 2010 19:16 No dia 16 de julho de 2010, foi publicada

Leia mais

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

GRUPOS. são como indivíduos, cada um deles, tem sua maneira específica de funcionar.

GRUPOS. são como indivíduos, cada um deles, tem sua maneira específica de funcionar. GRUPOS são como indivíduos, cada um deles, tem sua maneira específica de funcionar. QUANTOS ADOLESCENTES A SUA CLASSE TEM? Pequenos (de 6 a 10 pessoas) Médios ( de 11 pessoa a 25 pessoas) Grandes ( acima

Leia mais

OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA E O DESPERTAR PELO PRAZER DE ESTUDAR MATEMÁTICA

OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA E O DESPERTAR PELO PRAZER DE ESTUDAR MATEMÁTICA OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA E O DESPERTAR PELO PRAZER DE ESTUDAR MATEMÁTICA Luiz Cleber Soares Padilha Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande lcspadilha@hotmail.com Resumo: Neste relato apresentaremos

Leia mais

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele O Plantador e as Sementes Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele sabia plantar de tudo: plantava árvores frutíferas, plantava flores, plantava legumes... ele plantava

Leia mais

18/11/2005. Discurso do Presidente da República

18/11/2005. Discurso do Presidente da República Discurso do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de entrega de certificado para os primeiros participantes do programa Escolas-Irmãs Palácio do Planalto, 18 de novembro de 2005

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 52 Discurso por ocasião da inauguração

Leia mais

coleção Conversas #15 - NOVEMBRO 2014 - eg o. m r e é r q Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

coleção Conversas #15 - NOVEMBRO 2014 - eg o. m r e é r q Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. o coleção Conversas #15 - NOVEMBRO 2014 - Sou d advoga Será a que e é nã p o r consigo e q u e sou n m pr eg r eg o a?. Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção

Leia mais

Realidade vs Virtualidade

Realidade vs Virtualidade Realidade vs Virtualidade Vivendo entre quem Somos e quem queremos Ser Necessidade de sermos felizes Necessidade de sermos aceitos Necessidades de Sermos A CONSTRUÇÃO DA NOSSA IDENTIDADE Vivendo entre

Leia mais

Os encontros de Jesus. sede de Deus

Os encontros de Jesus. sede de Deus Os encontros de Jesus 1 Jo 4 sede de Deus 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou

Leia mais

Quem te fala mal de. 10º Plano de aula. 1-Citação as semana: Quem te fala mal de outra pessoa, falará mal de ti também." 2-Meditação da semana:

Quem te fala mal de. 10º Plano de aula. 1-Citação as semana: Quem te fala mal de outra pessoa, falará mal de ti também. 2-Meditação da semana: 10º Plano de aula 1-Citação as semana: Quem te fala mal de outra pessoa, falará mal de ti também." Provérbio Turco 2-Meditação da semana: Mestre conselheiro- 6:14 3-História da semana: AS três peneiras

Leia mais

Mas elas não querem ser felizes nem ter sucesso, mas também nem vão para a atitude de ação.

Mas elas não querem ser felizes nem ter sucesso, mas também nem vão para a atitude de ação. T.B.C. Tirar a BUNDA da Cadeira em 2015 Na verdade fiquei por um tempo pensando qual seria o melhor título para este artigo, pois estava entre: as pessoas/empresas não querem ser felizes nem ter sucesso,

Leia mais

Por que ouvir a sua voz é tão importante?

Por que ouvir a sua voz é tão importante? RESULTADOS Por que ouvir a sua voz é tão importante? Visão Tokio Marine Ser escolhida pelos Corretores e Assessorias como a melhor Seguradora pela transparência, simplicidade e excelência em oferecer soluções,

Leia mais

Família. Escola. Trabalho e vida econômica. Vida Comunitária e Religião

Família. Escola. Trabalho e vida econômica. Vida Comunitária e Religião Família Qual era a profissão dos seus pais? Como eles conciliavam trabalho e família? Como era a vida de vocês: muito apertada, mais ou menos, ou viviam com folga? Fale mais sobre isso. Seus pais estudaram

Leia mais

MINHA HISTÓRIA NO NOVOTEL

MINHA HISTÓRIA NO NOVOTEL MINHA HISTÓRIA NO NOVOTEL Lembro-me que haviam me convocado para uma entrevista de trabalho no NOVOTEL. Lembro-me de estar ansioso e ter passado a noite anterior preparando a minha entrevista. Como iria

Leia mais

Há 4 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia?

Há 4 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia? Entrevista A13 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? Há 4 anos. 1 Qual é a sua função no lar? Encarregada de Serviços Gerais. Que tarefas desempenha no seu dia-a-dia? O contacto directo

Leia mais

FORMAÇÃO PLENA PARA OS PROFESSORES

FORMAÇÃO PLENA PARA OS PROFESSORES Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias dezembro/2006 página 1 FORMAÇÃO PLENA PARA OS PROFESSORES Bernardete Gatti: o país enfrenta uma grande crise na formação de seus professores em especial, de alfabetizadores.

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 21 Discurso na cerimónia de instalação

Leia mais

Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça

Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça Serviço de Rádio Escuta da Prefeitura de Porto Alegre Emissora: Rádio Guaíba Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça Data: 07/03/2007 14:50 Programa: Guaíba Revista Apresentação:

Leia mais

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT Proposta do CDG-SUS Desenvolver pessoas e suas práticas de gestão e do cuidado em saúde. Perspectiva da ética e da integralidade

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca Pronunciamento após sanção do projeto

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 82 Discurso na cerimónia de entrega

Leia mais

CONSTITUINTE EXCLUSIVA E SOBERANA DO SISTEMA POLITICO

CONSTITUINTE EXCLUSIVA E SOBERANA DO SISTEMA POLITICO HQ se lga! i CONSTITUINTE EXCLUSIVA E SOBERANA DO SISTEMA POLITICO CONSTITUINTE EXCLUSIVA E SOBERANA DO SISTEMA POLITICO Defender a CONSTITUINTE é um erro! Erro, por que? A direita vai aproveitar uma Constituinte

Leia mais

Itália - Família italiana descobre tesouro arqueológico durante reforma de banheiro

Itália - Família italiana descobre tesouro arqueológico durante reforma de banheiro Itália - Família italiana descobre tesouro arqueológico durante reforma de banheiro Em Lecce, aqui no sul da Itália, em qualquer lugar que você escava, pode encontrar um pedaço de história. Faggiano encontrou

Leia mais

FUNDAÇÃO PETROBRAS DE SEGURIDADE SOCIAL - PETROS - Você tem o direito e a obrigação de conhecer tudo sôbre a PETROS antes de ingressar

FUNDAÇÃO PETROBRAS DE SEGURIDADE SOCIAL - PETROS - Você tem o direito e a obrigação de conhecer tudo sôbre a PETROS antes de ingressar FUNDAÇÃO PETROBRAS DE SEGURIDADE SOCIAL - PETROS - Você tem o direito e a obrigação de conhecer tudo sôbre a PETROS antes de ingressar nela. Leia o Regulamento Básico que explica tudo tim-tim-por-tim-tim!

Leia mais

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet 5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet Uma das verdades absolutas sobre Produtividade que você precisa saber antes de seguir é entender que se ocupar não é produzir. Não sei se é o

Leia mais

difusão de idéias EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO

difusão de idéias EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias outubro/2007 página 1 EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO Moysés Kuhlmann :A educação da criança pequena também deve ser pensada na perspectiva de

Leia mais

Associação Lar do Neném

Associação Lar do Neném Criança Esperança 80 Associação Lar do Neném Recife-PE Marília Lordsleem de Mendonça Abraço solidário Todas as crianças são de todos : esse é o lema do Lar do Neném, uma instituição criada há 26 anos em

Leia mais

Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008

Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008 Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008 Seção: Entrevista Pág.: www.catho.com.br SABIN: A MELHOR EMPRESA DO BRASIL PARA MULHERES Viviane Macedo Uma empresa feita sob medida para mulheres. Assim

Leia mais

Tribunal do Trabalho da Paraíba 13ª Região

Tribunal do Trabalho da Paraíba 13ª Região Tribunal do Trabalho da Paraíba 13ª Região Apresentação 1.Identificação do órgão:tribunal do Trabalho da Paraíba/ Assessoria de Comunicação Social 2.E-mail para contato:rdaguiar@trt13.jus.br, rosa.jp@terra.com.br

Leia mais

UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS

UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS www.empreende.com.br emp@empreende.com.br FAZENDO ACONTECER Programa de ensino de empreendedorismo inovador em nível mundial, desenvolvido

Leia mais

FILOSOFIA BUDISTA APLICADA A EMPRESA:

FILOSOFIA BUDISTA APLICADA A EMPRESA: FILOSOFIA BUDISTA APLICADA A EMPRESA: CRESCENDO PESSOAL E PROFISSIONALMENTE. 08 a 11 de outubro de 2014 08 a 11 de outubro de 2014 Onde você estiver que haja LUZ. Ana Rique A responsabilidade por um ambiente

Leia mais

JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1

JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1 1 JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1 ENTREGADOR DE CARGAS 32 ANOS DE TRABALHO Transportadora Fácil Idade: 53 anos, nascido em Quixadá, Ceará Esposa: Raimunda Cruz de Castro Filhos: Marcílio, Liana e Luciana Durante

Leia mais

ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA DE GOIÁS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SANTA BÁRBARA DE GOIÁS. O Mascote da Turma

ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA DE GOIÁS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SANTA BÁRBARA DE GOIÁS. O Mascote da Turma ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA DE GOIÁS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SANTA BÁRBARA DE GOIÁS O Mascote da Turma SANTA BÁRBARA DE GOIÁS JANEIRO 2013 ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA

Leia mais

Lutas, Vitórias, Avanços e Novos Desafios

Lutas, Vitórias, Avanços e Novos Desafios Lutas, Vitórias, Avanços e Novos Desafios 10 Anos de ProUni A Educafro parabeniza o Congresso Nacional (Deputados e Senadores) e todos os protagonistas desta conquista, por transformar o Programa Universidade

Leia mais

2. METODOLOGIA DO TRABALHO DESENVOLVIDO NA PASTORAL DO MENOR E DO ADOLESCENTE

2. METODOLOGIA DO TRABALHO DESENVOLVIDO NA PASTORAL DO MENOR E DO ADOLESCENTE TÍTULO: CURSO DE WORD E EXCEL NA PASTORAL DO MENOR E DO ADOLESCENTE DE OURO PRETO AUTORES: Márcia Veloso de Menezes e-mail: marcia@em.ufop.br INSTITUIÇÃO: Universidade Federal de Ouro Preto ÁREA TEMÁTICA:

Leia mais

coleção Conversas #25 u s Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

coleção Conversas #25 u s Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. coleção Conversas #25 Nã Po o s s o c s on c o ig lo o c á cuidar dos m - l os e m u m a e u cl s ín p ic ais a?. Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS

Leia mais

Defensoria Pública do Estado de São Paulo Núcleo Especializado dos Direitos do Idoso e da pessoa com Deficiência

Defensoria Pública do Estado de São Paulo Núcleo Especializado dos Direitos do Idoso e da pessoa com Deficiência Defensoria Pública do Estado de São Paulo Núcleo Especializado dos Direitos do Idoso e da pessoa com Deficiência O que é a Defensoria Pública? A Defensoria Pública do Estado é uma Instituição permanente

Leia mais

coleção Conversas #17 - DEZEMBRO 2014 - u s a r Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

coleção Conversas #17 - DEZEMBRO 2014 - u s a r Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. coleção Conversas #17 - DEZEMBRO 2014 - Sou so profes r a, Posso m a s n ão parar d aguento m e ai ensinar s? d a r a u la s Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. A

Leia mais

Como mediador o educador da primeira infância tem nas suas ações o motivador de sua conduta, para tanto ele deve:

Como mediador o educador da primeira infância tem nas suas ações o motivador de sua conduta, para tanto ele deve: 18. O papel do profissional na ação educativa da creche Segundo o RCNEI (1998), o profissional da educação infantil trabalha questões de naturezas diversas, abrangendo desde cuidados básicos essenciais

Leia mais

MALDITO. de Kelly Furlanetto Soares. Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012.

MALDITO. de Kelly Furlanetto Soares. Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012. MALDITO de Kelly Furlanetto Soares Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012. 1 Em uma praça ao lado de uma universidade está sentado um pai a

Leia mais

Título do Case: Diversidades que renovam, transformando novas realidades

Título do Case: Diversidades que renovam, transformando novas realidades Título do Case: Diversidades que renovam, transformando novas realidades Categoria: Práticas Internas. Temática: Pessoas. Resumo: A motivação dos funcionários é importante para incentivar o trabalho e

Leia mais

Os encontros de Jesus O cego de nascença AS TRÊS DIMENSÕES DA CEGUEIRA ESPIRITUAL

Os encontros de Jesus O cego de nascença AS TRÊS DIMENSÕES DA CEGUEIRA ESPIRITUAL 1 Os encontros de Jesus O cego de nascença AS TRÊS DIMENSÕES DA CEGUEIRA ESPIRITUAL 04/03/2001 N Jo 9 1 Jesus ia caminhando quando viu um homem que tinha nascido cego. 2 Os seus discípulos perguntaram:

Leia mais

Roteiro VcPodMais#005

Roteiro VcPodMais#005 Roteiro VcPodMais#005 Conseguiram colocar a concentração total no momento presente, ou naquilo que estava fazendo no momento? Para quem não ouviu o programa anterior, sugiro que o faça. Hoje vamos continuar

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 100 Discurso na cerimónia do dia

Leia mais

USUÁRIO CONTA SUA HISTÓRIA

USUÁRIO CONTA SUA HISTÓRIA NOME ESTADO MUNICÍPIO INSTITUIÇÃO GUILHERME SÃO PAULO (SP) GUARUJÁ CENTRO DE DETENÇÃO PROVISÓRIA DE SÃO VICENTE NOME SEXO GUILHERME MASCULINO IDADE 22 25 COR GRAU DE INSTRUÇÃO RELIGIÃO RENDA ESTADO CIVIL

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME Secretaria Nacional de Renda de Cidadania

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME Secretaria Nacional de Renda de Cidadania 1) CONTRATAÇÃO DE PESSOAL PERGUNTA: Em relação ao IGD-M, pode se pagar hora extra, em casos de demandas do MDS, como revisão cadastral, BPC e outras? RESPOSTA DO MEDIADOR: Os recursos do IGD-M podem ser

Leia mais

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO Por que ler este livro? Você já escutou histórias de pessoas que ganharam muito dinheiro investindo, seja em imóveis ou na Bolsa de Valores? Após ter escutado todas essas

Leia mais

Resultado da Avaliação das Disciplinas

Resultado da Avaliação das Disciplinas Avaliação Curso Direito Imobiliário Registral Aplicado aos Bens Públicos DISCIPLINAS: 1- Propriedade e demais direitos reais 2- Modos de aquisição e perda da propriedade e demais direitos reais CARGA HORÁRIA:

Leia mais

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Autor: Dominique Turpin Presidente do IMD - International Institute for Management Development www.imd.org Lausanne, Suíça Tradução:

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 24 Discurso na solenidade de entrega

Leia mais

Não é o outro que nos

Não é o outro que nos 16º Plano de aula 1-Citação as semana: Não é o outro que nos decepciona, nós que nos decepcionamos por esperar alguma coisa do outro. 2-Meditação da semana: Floresta 3-História da semana: O piquenique

Leia mais

Voluntário em Pesquisa: informe-se para decidir! Qual documento garante que os meus direitos serão respeitados?

Voluntário em Pesquisa: informe-se para decidir! Qual documento garante que os meus direitos serão respeitados? Ministério da Saúde Conselho Nacional de Saúde Voluntário em Pesquisa: O que é uma pesquisa, afinal de contas? Eu, um sujeito de pesquisa? Qual documento garante que os meus direitos serão respeitados?

Leia mais

Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008

Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 IDENTIFICAÇÃO Meu nome é Alexandre da Silva França. Eu nasci em 17 do sete de 1958, no Rio de Janeiro. FORMAÇÃO Eu sou tecnólogo em processamento de dados. PRIMEIRO DIA

Leia mais

Jesus contou aos seus discípulos esta parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar.

Jesus contou aos seus discípulos esta parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar. Lc 18.1-8 Jesus contou aos seus discípulos esta parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar. Ele disse: "Em certa cidade havia um juiz que não temia a Deus nem se importava

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

1º Plano de Aula. 1- Citação: Guardar raiva é o mesmo que, beber veneno e querer que o outro morra. 2- Meditação: Meditação da Compaixão

1º Plano de Aula. 1- Citação: Guardar raiva é o mesmo que, beber veneno e querer que o outro morra. 2- Meditação: Meditação da Compaixão 1º Plano de Aula 1- Citação: Guardar raiva é o mesmo que, beber veneno e querer que o outro morra. 2- Meditação: Meditação da Compaixão 3- História Perdoar Sempre 4- Música Uma Luz Dentro de mim. Vol:

Leia mais

Por uma pedagogia da juventude

Por uma pedagogia da juventude Por uma pedagogia da juventude Juarez Dayrell * Uma reflexão sobre a questão do projeto de vida no âmbito da juventude e o papel da escola nesse processo, exige primeiramente o esclarecimento do que se

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 53 Discurso na solenidade de lançamento

Leia mais

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis 3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis O que é um e- mail bem sucedido? É aquele e- mail que você recebe o contato, envia o e- mail para o cliente e ele te responde. Nós não estamos

Leia mais

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock ABCEducatio entrevista Sílvio Bock Escolher uma profissão é fazer um projeto de futuro A entrada do segundo semestre sempre é marcada por uma grande preocupação para todos os alunos que estão terminando

Leia mais

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança.

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança. Radicais Kids Ministério Boa Semente Igreja em células Célula Especial : Dia Das mães Honrando a Mamãe! Principio da lição: Ensinar as crianças a honrar as suas mães. Base bíblica: Ef. 6:1-2 Texto chave:

Leia mais

Princípios, valores e iniciativas de mobilização comunitária. Território do Bem - Vitória/ES

Princípios, valores e iniciativas de mobilização comunitária. Território do Bem - Vitória/ES Princípios, valores e iniciativas de mobilização comunitária. Território do Bem - Vitória/ES O Ateliê de Idéias é uma organização social, sem fins lucrativos, fundada em 2003, que tem como missão desenvolver

Leia mais

JOGO DA VIDA DICA AOS ADULTOS: LEIA AS INSTRUÇÕES A SEGUIR COM ATENÇÃO E AO MESMO TEMPO VÁ JOGANDO COM A CRIANÇA

JOGO DA VIDA DICA AOS ADULTOS: LEIA AS INSTRUÇÕES A SEGUIR COM ATENÇÃO E AO MESMO TEMPO VÁ JOGANDO COM A CRIANÇA JOGO DA VIDA DICA AOS ADULTOS: LEIA AS INSTRUÇÕES A SEGUIR COM ATENÇÃO E AO MESMO TEMPO VÁ JOGANDO COM A CRIANÇA A PARTIR DE 8 ANOS PARA 2 A 8 JOGADORES Contém: - 01 tabuleiro - 8 carrinhos - 32 pinos

Leia mais

Quando as mudanças realmente acontecem - hora da verdade

Quando as mudanças realmente acontecem - hora da verdade Quando as mudanças realmente acontecem - hora da verdade Pergunte a um gestor de qualquer nível hierárquico qual foi o instante em que efetivamente ele conseguiu obter a adesão de sua equipe aos processos

Leia mais

Marketing & Comunicação

Marketing & Comunicação Marketing & Comunicação Fernando Ribeiro Dos Santos, M.Sc. O Palestrante Quem sou? FERNANDO RIBEIRO DOS SANTOS, M.Sc Formação: Graduado em Administração; Pós graduado em Andragogia; Pós graduado em EAD;

Leia mais

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br A U A UL LA O céu Atenção Aquela semana tinha sido uma trabalheira! Na gráfica em que Júlio ganhava a vida como encadernador, as coisas iam bem e nunca faltava serviço. Ele gostava do trabalho, mas ficava

Leia mais

OBJEÇÕES INSTRUMENTO DE SUCESSO O LADO POSITIVIO DAS OBJEÇÕES PARA APRIMORAR O PROFISSIONAL DE VENDAS. Vista a camisa do 0800 E SEJA UM VENCEDOR!!!

OBJEÇÕES INSTRUMENTO DE SUCESSO O LADO POSITIVIO DAS OBJEÇÕES PARA APRIMORAR O PROFISSIONAL DE VENDAS. Vista a camisa do 0800 E SEJA UM VENCEDOR!!! OBJEÇÕES INSTRUMENTO DE SUCESSO O LADO POSITIVIO DAS OBJEÇÕES PARA APRIMORAR O PROFISSIONAL DE VENDAS. OBJEÇÕES VILÃS OU OPORTUNIDADES? A VISÃO ORIENTAL SOBRE Um para CRISE PERIGO (JI) A VISÃO ORIENTAL

Leia mais

Sou Helena Maria Ferreira de Morais Gusmão, Cliente NOS C827261492, Contribuinte Nr.102 297 878 e venho reclamar o seguinte:

Sou Helena Maria Ferreira de Morais Gusmão, Cliente NOS C827261492, Contribuinte Nr.102 297 878 e venho reclamar o seguinte: Exmos. Senhores. Sou Helena Maria Ferreira de Morais Gusmão, Cliente NOS C827261492, Contribuinte Nr.102 297 878 e venho reclamar o seguinte: Sou cliente desde a época da TVTel nunca, até hoje, mudei de

Leia mais

PERÍODO AMOSTRA ABRANGÊNCIA MARGEM DE ERRO METODOLOGIA. População adulta: 148,9 milhões

PERÍODO AMOSTRA ABRANGÊNCIA MARGEM DE ERRO METODOLOGIA. População adulta: 148,9 milhões OBJETIVOS CONSULTAR A OPINIÃO DOS BRASILEIROS SOBRE A SAÚDE NO PAÍS, INVESTIGANDO A SATISFAÇÃO COM SERVIÇOS PÚBLICO E PRIVADO, ASSIM COMO HÁBITOS DE SAÚDE PESSOAL E DE CONSUMO DE MEDICAMENTOS METODOLOGIA

Leia mais

país. Ele quer educação, saúde e lazer. Surge então o sindicato cidadão que pensa o trabalhador como um ser integrado à sociedade.

país. Ele quer educação, saúde e lazer. Surge então o sindicato cidadão que pensa o trabalhador como um ser integrado à sociedade. Olá, sou Rita Berlofa dirigente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Brasil, filiado à Contraf e à CUT. Quero saudar a todos os trabalhadores presentes e também àqueles que, por algum motivo, não puderam

Leia mais

CANDIDATO BANCADO PELOS PAIS

CANDIDATO BANCADO PELOS PAIS CANDIDATO BANCADO PELOS PAIS Desânimo total Acho que minhas forças estão indo abaixo, ando meio desmotivado!!!! Não quero desanimar, mas os fatores externos estão superando minha motivação... cobrança

Leia mais

PRIMEIRA VILA OLÍMPICA INDÍGENA DO BRASIL, DOURADOS SEDIA A ESPERANÇA PARA OS POVOS INDÍGENAS. Senhor Presidente,

PRIMEIRA VILA OLÍMPICA INDÍGENA DO BRASIL, DOURADOS SEDIA A ESPERANÇA PARA OS POVOS INDÍGENAS. Senhor Presidente, Discurso proferido pelo deputado GERALDO RESENDE (PMDB/MS), em sessão no dia 10/05/2011. PRIMEIRA VILA OLÍMPICA INDÍGENA DO BRASIL, DOURADOS SEDIA A ESPERANÇA PARA OS POVOS INDÍGENAS Senhor Presidente,

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 60 Pronunciamento após reunião da

Leia mais

Nº 14 - Set/15. PRESTA atenção. egresso

Nº 14 - Set/15. PRESTA atenção. egresso Nº 14 - Set/15 PRESTA atenção egresso! Apresentação Após passar anos dentro de uma penitenciária, finalmente chega o momento de liberdade. Ao mesmo tempo que o corpo é tomado por uma alegria, é também

Leia mais

Educação Patrimonial Centro de Memória

Educação Patrimonial Centro de Memória Educação Patrimonial Centro de Memória O que é história? Para que serve? Ambas perguntas são aparentemente simples, mas carregam uma grande complexidade. É sobre isso que falarei agora. A primeira questão

Leia mais

Empresário. Você curte moda? Gosta de cozinhar? Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço.

Empresário. Você curte moda? Gosta de cozinhar? Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço. Empresário Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço. Sophie Kinsella, Jornalista Econômica e autora Você curte moda? Gosta de cozinhar? Ou talvez apenas goste de animais?

Leia mais

Fantástico mostra o que aconteceu com as empresas e com as pessoas mostradas na reportagem há um ano.

Fantástico mostra o que aconteceu com as empresas e com as pessoas mostradas na reportagem há um ano. Fantástico mostra o que aconteceu com as empresas e com as pessoas mostradas na reportagem há um ano. Reportagem que chocou o país completou um ano esta semana. O Fantástico mostra o que aconteceu com

Leia mais

mundo. A gente não é contra branco. Somos aliados, queremos um mundo melhor para todo mundo. A gente está sentindo muito aqui.

mundo. A gente não é contra branco. Somos aliados, queremos um mundo melhor para todo mundo. A gente está sentindo muito aqui. Em 22 de maio de 2014 eu, Rebeca Campos Ferreira, Perita em Antropologia do Ministério Público Federal, estive na Penitenciária de Médio Porte Pandinha, em Porto Velho RO, com os indígenas Gilson Tenharim,

Leia mais

ACTIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ANO LECTIVO 2011 / 2012 TIC@CIDADANIA. Proposta de planos anuais. 1.º Ciclo do Ensino Básico

ACTIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ANO LECTIVO 2011 / 2012 TIC@CIDADANIA. Proposta de planos anuais. 1.º Ciclo do Ensino Básico ACTIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ANO LECTIVO 2011 / 2012 TIC@CIDADANIA Proposta de planos anuais 1.º Ciclo do Ensino Básico Introdução O objetivo principal deste projeto é promover e estimular

Leia mais

Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates

Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates 1º ano do Ensino Fundamental I O que você gosta de fazer junto com a sua mã e? - Dançar e jogar um jogo de tabuleiro. - Eu gosto de jogar futebol

Leia mais

ÍNDICE. Introdução. Os 7 Segredos. Como ser um milionário? Porque eu não sou milionário? Conclusão. \\ 07 Segredos Milionários

ÍNDICE. Introdução. Os 7 Segredos. Como ser um milionário? Porque eu não sou milionário? Conclusão. \\ 07 Segredos Milionários ÍNDICE Introdução Os 7 Segredos Como ser um milionário? Porque eu não sou milionário? Conclusão 3 4 6 11 12 INTRODUÇÃO IMPORTANTE Neste e-book você terá uma rápida introdução sobre as chaves que movem

Leia mais

Logo, fiquem atentos às nossas instruções para que tudo ocorra dentro da normalidade.

Logo, fiquem atentos às nossas instruções para que tudo ocorra dentro da normalidade. Papai e Mamãe, A Escola Bem-Me-Quer apresenta esta cartilha para que vocês possam tornar a adaptação do seu (sua) filho (a) mais tranquila e sem traumas. Mas para isso, é necessário que vocês sigam direitinho

Leia mais