Por meio deste, esclarecemos o que segue:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Por meio deste, esclarecemos o que segue:"

Transcrição

1 Esclarecimento nº 01 Tomada de preços nº 15/02067 Objeto: CELESC DISTRIBUIÇÃO S/A - Contratação de empresa para a construção de alimentadores da Subestação Tangará na Agência Regional de Videira. Data: 07/07/2015 Por meio deste, esclarecemos o que segue: Pergunta 01 Estou analisando a lista de materiais da licitação da Agência Regional de Videira, tomada de preço 15/02067, e fiquei com algumas dúvidas a respeito do item Cabo Alum Mensageiro Rede Compac 9,78 mm. Gostaria de saber quais são as especificações técnicas deste cabo, quais são os fornecedores homologados do mesmo e qual deverá ser a utilização. Resposta 01 - Disponibilizamos a seguir a Normativa experimental NE109E que apresenta todas as especificações técnicas do referido cabo; - A lista de materiais e fornecedores homologados pela Celesc está disponível no seguinte link: - Estes cabos são utilizados para sustentação dos espaçadores, separadores e para proteção elétrica e mecânica na rede compacta. Atua como uma blindagem contra surtos atmosféricos quando devidamente aterrado. Carlos Henrique da Silva Chefe da Divisão de Licitações

2 SISTEMAS DE DISTRIBUIÇÃO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA E PLANEJAMENTO DO SISTEMA ELÉTRICO - DPEP DIVISÃO DE ENGENHARIA E NORMAS - DVEN CÓDIGO TÍTULO FOLHA NE-109E ESPECIFICAÇÃO DE CABO MENSAGEIRO PARA REDE DE DISTRIBUIÇÃO AÉREA PRIMÁRIA COMPACTA COM CABO 1/15 COBERTO EM ESPAÇADORES Revisão 07/ FINALIDADE Definir os requisitos mínimos exigíveis para a qualificação e a aceitação de Cabo Mensageiro, para utilização em rede de distribuição aérea primária compacta com cabo coberto em espaçadores nas tensões nominais de 13,8; 23,1; 34,5 kv. 2. ÂMBITO DE APLICAÇÃO Aplica-se aos órgãos usuários e aos fornecedores dos materiais. 3. ASPECTOS LEGAIS O material especificado neste documento tem como base as recomendações contidas no documento técnico , Especificação do Cabo Mensageiro para Rede Compacta de 13,8 e 34,5 kv, do Comitê de Distribuição (CODI) e a NBR 5909, Cordoalhas de Fios de Aço Zincados, para Estais, Tirantes, Cabos Mensageiros e Usos Similares. 4. CONCEITOS BÁSICOS Para fins desta Especificação são adotadas as definições da NBR 5456 e complementadas pelas definições abaixo: Fio de Aço-Alumínio Fio metálico composto por um núcleo de aço de alta resistência mecânica coberto com uma camada de alumínio Cabo Composto Cabo composto por fios de aço-alumínio intercalados com fios de alumínio-liga.

3 NE-109E - ver 07/2008 2/15 5. DISPOSIÇÕES GERAIS 5.1 Exigências Quanto as exigências para o material especificado, prevalecerá esta Especificação e Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). 5.2 Condições Gerais Identificação A identificação do cabo mensageiro deve ser feita no seu acondicionamento. As bobinas devem ser gravadas ou identificadas conforme solicitação da Celesc, contendo no mínimo as seguintes informações: a) nome ou marca do fabricante; b) mês/ano de fabricação; c) nome da Celesc; d) número da autorização de fornecimento AF de material da Celesc; e) designação do cabo (tipo, formação, seção, carga de ruptura e designação da ABNT); f) Material de constituição do cabo e tratamentos aplicados g) comprimento real em metros e massa do cabo em kg/km; h) massa bruta em kg; i) massa líquida em kg; j) número de série do carretel; k) seta indicativa do sentido de rotação para desenrolar e a frase DESENROLE NESTE SENTIDO Acondicionamento Os cabos devem ser acondicionados em bobinas, de forma a ficarem protegidos durante o manuseio, transporte e armazenagem. O acondicionamento dos cabos deve ser em carretel de madeira e ter resistência adequada quando exposto às intempéries e, isento de defeitos que possam danificar o produto. Cada bobina deve conter apenas um lance de cabo. O acondicionamento normal em carretéis deve ser limitado à massa bruta de 3000kg. Os cabos devem ser fornecidos em lances especificados na autorização de fornecimento de material, permitindo-se uma tolerância de ± 3% no comprimento. O carretel deve possuir dimensões de acordo com a NBR-11137, com diâmetro de tambor respeitando o diâmetro mínimo calculado conforme NBR A madeira e os processos preservativos utilizados na confecção dos carretéis devem ser conforme NBR As cintas de aço para embalagem e envolvimento final das bobinas devem ser conforme NBR As condições exigíveis de acondicionamento, transporte, armazenagem e movimentação de bobinas dos cabos estão na norma NBR-7310.

4 NE-109E - ver 07/2008 3/ Acabamento Os fios componentes do cabo mensageiro devem possuir diâmetro uniforme, seção reta circular, superfície lisa e isenta de lascas, inclusões ou outros defeitos. As camadas de zinco ou de alumínio, quando existentes, devem ser contínuas, firmemente aderentes ao núcleo de aço e de espessura a mais uniforme possível, sendo toleradas apenas imperfeições inerentes ao processo de zincagem empregado e manchas superficiais esbranquiçadas (corrosão branca), no caso da cordoalha de fios de aço zincado. 5.3 Condições Específicas Material e dimensões Fios de aço zincado Os fios devem ser de aço carbono conforme NBR-5909 zincados por imersão à quente. O revestimento de zinco do fio deve atender aos seguintes requisitos: a) a aderência da camada de zinco no fio de aço zincado deve ser verificada, enrolando-se o fio em hélice fechada, com pelo menos duas voltas em torno de um mandril cilíndrico de diâmetro igual a três vezes o diâmetro nominal do fio e a camada de zinco não deve escamar-se ao ponto de ser removida, ao esfregar-se com o dedo, mas sem o auxílio da unha; b) a massa da camada de zinco de qualquer fio individual não deve ser menor do que o valor especificado na Tabela 1 do Anexo 2; c) a uniformidade da camada de zinco é verificada pelo número de imersões que o fio zincado suporta, e este não deve ser inferior ao valor especificado na Tabela 1 do Anexo 2; O diâmetro do fio zincado deve estar de acordo com a Tabela 1 do Anexo 2. A média das medidas efetuadas não deve exceder, em relação ao diâmetro nominal especificado, as tolerâncias dadas na Tabela 1 do Anexo Fios de aço-alumínio Os fios devem ser de aço carbono recoberto com alumínio, conforme NBR A espessura mínima da camada de alumínio em qualquer ponto de uma seção transversal não deve ser inferior a 10% do raio nominal do fio, conforme NBR As dimensões dos fios devem estar de acordo com a Tabela 1 do Anexo 2. A média das medidas efetuadas não deve exceder, em relação ao diâmetro nominal especificado, as tolerâncias dadas na Tabela 1 do Anexo 2.

5 NE-109E - ver 07/2008 4/ Fios de alumínio-liga Os fios devem ser de alumínio contendo magnésio e silício como elemento liga, conforme NBR As dimensões dos fios devem estar de acordo com a Tabela 1 do Anexo 2. A média das medidas efetuadas não deve exceder, em relação ao diâmetro nominal especificado, as tolerâncias dadas na Tabela 1 do Anexo Características Construtivas do Cabo Completo Os cabos mensageiros devem atender aos seguintes requisitos gerais: Encordoamento Todos os fios componentes de um mesmo cabo devem ter o mesmo diâmetro nominal. Os fios devem ser encordoados de forma que se acomodem naturalmente em sua posição na corda completa. Os fios devem também tender a permanecer na posição, quando a corda é cortada em um ponto qualquer, e permitir recompor facilmente a corda mesmo depois de ter sido emaranhada. Os cabos devem ser constituídos de seis fios encordoados juntos, concentricamente, em torno de um fio central, com sentido à esquerda (anti-horário) e passo uniforme de 10 a 16 vezes o seu diâmetro nominal especificado Emendas Não são permitidas soldas ou quaisquer emendas nos cabos acabados. Nos fios individuais são permitidas soldas elétricas de topo, tomando-se o cuidado de não danificar os fios durante a soldagem e de garantir resistência à tração, equivalente à dos fios componentes. Todas as emendas devem ser bem feitas e revestidas de zinco, no caso de fio de aço zincado ou de alumínio, no caso de fio de aço-alumínio, logo após a soldagem, de tal modo que a proteção contra a corrosão seja equivalente à do próprio fio. As emendas em qualquer fio devem ser limitadas no máximo a uma em cada 50 metros da cordoalha. A posição de cada emenda na cordoalha deve ser marcada com tinta ou similar que a identifique Diâmetro e área da seção transversal Os cabos mensageiros devem ter formação e diâmetro nominal conforme as Tabelas do Anexo 2. A área calculada da seção transversal dos cabos mensageiros, em função dos diâmetros medidos nos fios componentes do cabo, não deve ser inferior a 98% do valor especificado na Tabela 2 do Anexo Massa Os cabos mensageiros devem apresentar os pesos aproximados especificados na Tabela 2 do Anexo 2.

6 NE-109E - ver 07/2008 5/ Designação A cordoalha de fios de aço zincado deve ser designada por: a) diâmetro nominal em milímetros (mm); b) número de fios componentes; c) categoria de resistência mecânica dos fios componentes; d) classe do revestimento de zinco. O cabo de aço-alumínio e o cabo composto por fios de aço-alumínio e alumínio-liga deve ser designado pelo número de fios componentes e seu diâmetro Características mecânicas Dutilidade dos Fios Componentes O fio de aço zincado não deve fraturar-se ao ser enrolado a uma velocidade não maior que 15 voltas/minuto, em hélice fechada, com pelo menos duas voltas em torno de um mandril cilíndrico de diâmetro igual a 3 vezes o diâmetro nominal do fio. O fio de aço-alumínio quando submetido ao ensaio de torção, deve resistir sem fraturas a um número de torção equivalente a não menos do que 20 torções em um comprimento de 100 vezes o diâmetro nominal da amostra. O fio, então, deve ser torcido até a ruptura e não deve revelar qualquer tipo de imperfeição na superfície, de tal magnitude que indique imperfeições inerentes ao fio. O fio de alumínio-liga não deve apresentar fratura ou evidência de trinca, quando submetido ao ensaio de torção, devendo ser enrolado ao redor do seu próprio diâmetro, com ou sem uso do mandril, de modo a formar uma hélice de oito voltas Alongamento e ruptura dos fios componentes O alongamento e a carga de ruptura dos fios de aço-alumínio e fios de alumínio-liga, quando determinados conforme item , não devem ser menores que os valores especificados na Tabela 1 do Anexo Carga de ruptura dos cabos completos A carga de ruptura mínima do cabo completo deve atender aos valores especificados na Tabela 2 do Anexo Alongamento sob carga da cordoalha de fios de aço zincado O alongamento sob carga da cordoalha de fios de aço zincado deve ser no mínimo de 4%.

7 NE-109E - ver 07/2008 6/ Características elétricas Resistência elétrica dos fios componentes Para os fios de aço zincado, essa característica não é definida, uma vez que a cordoalha de fios de aço zincado é previsto para desempenhar função unicamente mecânica. A resistência elétrica máxima do fio de aço-alumínio deve ser baseada no diâmetro nominal do fio e deve ser calculada pela seguinte fórmula: onde, R = 4000 * ρo/(3,1416*d 2 ) Ω/km ρο : resistividade a 20 0 C = 0,0848 Ωmm 2 /m(20,3% IACS) D : diâmetro nominal do fio, em mm Quando medidas de resistência forem feitas à temperatura diferente de 20 0 C, deve-se aplicar correções baseadas no coeficiente de correção igual a 0,0036 ( 0 C) -1 a 20 0 C. A resistência elétrica máxima do fio de alumínio-liga deve ser baseada no diâmetro nominal do fio e deve ser calculada pela seguinte fórmula: onde: R = 4000 * ρo/(3,1416*d 2 ) Ω/km ρο : resistividade a 20 0 C = 0,0328 Ωmm2/m(52,5% IACS) D : diâmetro nominal do fio, em mm Quando medidas de resistência forem feitas à temperatura diferente de 20 0 C, deve-se aplicar correções baseadas no coeficiente de correção igual a 0,00347( 0 C) -1 a 20 0 C Resistência elétrica dos cabos completos A resistência elétrica em corrente contínua, de qualquer comprimento de cabo de aço-alumínio ou de cabo composto, deve ser obtida através da medição da resistência elétrica de cada fio componente, e deve atender aos valores especificados na Tabela 2 do Anexo 2.

8 NE-109E - ver 07/2008 7/ INSPEÇÃO Generalidades O material a ser fornecido conforme esta especificação, está sujeito à inspeção e ensaios pela Celesc. Antes do primeiro fornecimento para a Celesc, o fabricante deve comprovar que o cabo satisfaz as exigências desta especificação, através da realização dos ensaios de tipo. Quando os ensaios de tipo já tiverem sido realizados em cabos de mesmo projeto, a Celesc a seu critério, poderá, mediante análise dos relatórios de ensaios apresentados pelo fabricante, dispensar nova realização de algum ou de todos os ensaios de tipo. Os relatórios acima mencionados deverão ser de ensaios realizados em laboratório reconhecido pela Celesc e conter os dados necessários para a sua perfeita compreensão. O fornecedor não está isento de fornecer os materiais de acordo com esta especificação, independente da não exigência dos ensaios de tipo, ou se o mesmo foi inspecionado ou dispensado da inspeção de recebimento Inspeção Geral Antes de serem efetuados os ensaios, deve ser comprovado se o material contém todos os componentes e características, verificando: a) identificação, conforme item 5.2.1; b) acondicionamento, conforme item 5.2.2; c) acabamento, conforme item 5.2.3; d) encordoamento e emendas, conforme itens e Constitui falha o não atendimento a qualquer dos requisitos acima mencionados Relação dos ensaios Para os fios componentes do cabo: - Verificação da ductilidade dos fios; - Verificação do alongamento e ruptura dos fios (somente para cabos de aço-alumínio e para cabos compostos); - Medição da resistência elétrica (somente para cabos de aço-alumínio e para cabos compostos); - Verificação da espessura da camada de alumínio (somente para cabos de aço-alumínio e para cabos compostos); - Verificação do revestimento de zinco (somente para cabos de aço zincado). Para o cabo completo: - Verificação dimensional; - Verificação da massa aproximada; - Medição da carga de ruptura do cabo; - Verificação do alongamento da cordoalha de fios de aço zincado.

9 NE-109E - ver 07/2008 8/ Ensaios de tipo e de recebimento A aplicação desses ensaios encontra-se na Tabela do Anexo Descrição dos Ensaios Verificação da ductilidade do fio Para os fios de aço zincado; aço-alumínio; alumínio-liga este ensaio deve ser realizado conforme item e constitui falha o não atendimento aos requisitos deste item Medição do Alongamento e Carga de Ruptura do Fio O alongamento e a carga de ruptura dos fios componentes devem atender os requisitos do item O ensaio deve ser realizado conforme NBR para fio de aço alumínio e NBR-5285 para fio de alumínio-liga Medição da resistência elétrica do fio Este ensaio aplica-se apenas aos fios componentes do cabo de aço-alumínio e aos fios componentes do cabo composto. O valor da resistência deve ser medido conforme critérios previstos na NBR-10711, para fio de açoalumínio e NBR-5285 para fio de alumínio-liga. Constitui falha se o valor medido for superior ao valor máximo calculado de acordo com o item desta Especificação Verificação da espessura da camada de alumínio do fio Este ensaio aplica-se apenas aos fios de aço-alumínio. As medidas da espessura da camada de alumínio devem ser feitas conforme critérios previstos na NBR Constitui falha o não atendimento ao item desta Especificação Verificação do revestimento de zinco do fio Este ensaio aplica-se apenas aos fios de aço zincado. Este ensaio deve ser realizado conforme NBR Constitui falha o não atendimento ao item desta Especificação Verificação dimensional: As dimensões básicas dos fios devem estar de acordo com o indicado na tabela 1 do Anexo 2.

10 NE-109E - ver 07/2008 9/15 A medição dos diâmetros dos fios deve ser efetuada por micrômetro, em uma amostra de comprimento suficiente para a realização do ensaio. O diâmetro deve ser considerado como média de três medidas, feitas aproximadamente a 1/4, 1/2 e 3/4 do comprimento da amostra. Cada medida é a média de duas leituras efetuadas em dois diâmetros perpendiculares entre si, na mesma seção do fio. As dimensões básicas do cabo devem estar de acordo com a tabela 2 do anexo 2. A medição dos diâmetros dos cabos deve ser efetuada por paquímetro, em uma amostra de comprimento suficiente para a realização do ensaio. Constitui falha o não atendimento a qualquer dos requisitos acima mencionados Verificação da massa do cabo A verificação da massa aproximada dos cabos por unidade de comprimento pode ser feita por meio de cálculo ou por meio de balança apropriada a partir de um corpo-de-prova de comprimento adequado. Deve estar de acordo com a Tabela 2 do Anexo Medição da Carga de Ruptura do Cabo A carga de ruptura do cabo deve atender a Tabela 2 do Anexo 2. O cabo deve ser ensaiado preferencialmente conforme o método descrito na NBR Caso não se disponha de máquina de tração adequada para executar o ensaio conforme este método, o ensaio poderá alternativamente ser executado conforme algum dos métodos descritos na NBR-6810, fazendo-se as adaptações necessárias para se tracionar o cabo completo. Um novo corpo-de-prova da mesma bobina deve ser ensaiado quando a carga de ruptura não atingir o valor mínimo especificado, nas seguintes eventualidades: - deslize do corpo-de-prova nas garras da máquina de ensaio; - quebra do corpo-de-prova dentro das garras ou a uma distância menor que 25 mm destas garras; - encaixe inadequado do corpo-de-prova na máquina de ensaio Medição do alongamento da cordoalha de fios de aço zincado O valor do alongamento permitido para a cordoalha de fios de aço zincado está indicado no ítem A medição do alongamento da cordoalha de fios de aço zincado deve ser realizada conforme NBR 5909.

11 NE-109E - ver 07/2008 v / ACEITAÇÃO E REJEIÇÃO Generalidades A Celesc reserva-se o direito de inspecionar os cabos mensageiros objeto desta especificação, quer no período de fabricação, quer na época de embarque ou em qualquer momento que julgar necessário. O fabricante tomará, às suas expensas, todas as providências para que a inspeção do cabo mensageiro por parte do comprador se realize em condições adequadas de acordo com as normas recomendadas nesta Especificação. Assim deverá propiciar livre acesso aos laboratórios, às dependências onde estiverem sendo fabricados os cabos mensageiros e respectivas embalagens, aos locais de estocagem, etc., bem como fornecer pessoal habilitado a prestar informações e executar os ensaios, além de todos os dispositivos, instrumentos, etc. para realizá-los. 7.2 Amostragem Ensaios para Aprovação do Tipo Os corpos-de-prova devem ser retirados pelo fabricante das primeiras bobinas construídas em quantidade e comprimento adequados à realização de todos os ensaios previstos nesta Especificação. De cada corpo-de-prova devem ser retirados os fios componentes para o ensaio. Se os resultados de todos os ensaios forem satisfatórios, o tipo será aceito para futuros fornecimentos Ensaios de recebimento A quantidade de amostras (bobinas) a serem retiradas de cada lote completo deve estar de acordo com Tabela 3 do Anexo 2. As amostras (bobinas) devem ser colhidas pelo inspetor do comprador nos lotes prontos para embarque. De cada amostra (bobina) devem ser retirados corpos-de-prova do cabo, em quantidade e comprimento adequados à realização de todos os ensaios previstos nesta especificação, desprezando-se sempre o primeiro metro da extremidade. De cada corpo-de-prova devem ser retirados os fios componentes para ensaio. Se um corpo-de-prova for reprovado em qualquer ensaio, este ensaio deverá ser repetido em dois outros corpos-de-prova retirados da mesma amostra (bobina). Ocorrendo nova falha, a amostra (bobina) será considerada defeituosa Aceitação e Rejeição do Lote Sob Inspeção Nos ensaios de recebimento, o número total de amostras (bobinas) defeituosas deve ser levado à Tabela 3 do Anexo 2, que definirá a aceitação ou rejeição do lote.

12 NE-109E - ver 07/2008 v /15 Mudanças no regime de inspeção, ou quaisquer outras considerações adicionais, devem ser feitas de acordo com a NBR As bobinas defeituosas constantes de amostras aprovadas nos ensaios devem ser substituídas por novas Relatórios de Ensaios O fabricante deve remeter à Celesc a quantidade solicitada de cópias dos relatórios dos ensaios efetuados, devidamente assinados pelo representante do fabricante e pelo inspetor do comprador. Os relatórios de ensaios devem ser apresentados em formulários de tamanho A-4 da ABNT. Todos os desenhos e tabelas devem ser confeccionados nos formatos padronizados pela ABNT. Os relatórios de ensaios devem conter as indicações necessárias à sua perfeita compreensão e interpretação, além dos requisitos mínimos relacionados a seguir: a) nome do ensaio; b) nomes da Celesc e do fabricante; c) número e item da autorização de fornecimento de material da Celesc; d) número da ordem de fabricação ou documento equivalente emitido pelo fabricante; e) data e local do ensaio; f) identificação e quantidade dos cabos submetidos à ensaio; g) descrição sumária do processo de ensaio, com constantes, métodos e instrumentos empregados; h) valores obtidos no ensaio (em cada corpo-de-prova ensaiado); i) atestado dos resultados, informando de forma clara e explícita se o cabo ensaiado passou ou não no referido ensaio.

13 NE-109E - ver 07/2008 v /15 8 GARANTIA O fabricante deve garantir a qualidade e robustez de todos os materiais usados, de acordo com os requisitos desta especificação durante 05 (cinco) anos e a reposição, livre de despesas, de qualquer cabo considerado defeituoso devido a eventuais deficiências de projeto, matéria prima ou fabricação. 9 ANEXOS ANEXO 1 ENSAIOS ANEXO 2 TABELAS ANEXO 3 PADRONIZAÇÃO 10 DISPOSIÇÕES FINAIS Para o entendimento desta Especificação pode ser necessário consultar os seguintes documentos: NBR Fios de Alumínio-liga. Nus, de Seção Circular para Fins Elétricos; NBR Planos de Amostragem e Procedimentos na Inspeção por Atributos - Procedimentos; NBR Eletrotécnica e Eletrônica - Eletricidade Geral - Terminologia; NBR Eletrotécnica e Eletrônica - Condutores Elétricos - Terminologia; NBR Cordoalha de Fio de Aço Zincados, para Estais, Tirantes, Cabos Mensageiros e Usos Similares - Especificação; NBR Arames de Aço - Ensaio de Enrolamento - Método de Ensaio; NBR Madeiras para Carretéis para Fios, Cordoalhas e Cabos - Especificação; NBR Fitas de Aço para Embalagem - Especificação; NBR Fios de Aço Zincados para Alma de Cabos de Alumínio e Alumínio Liga; NBR Fios e Cabos Elétricos Tração à Ruptura em Componentes Metálicos Método de Ensaio; NBR Transporte, Armazenamento e Utilização de Bobinas de Condutores Elétricos em Madeira - Procedimento; NBR Cabos Elétricos - Raio Mínimo de Curvatura para Instalação e Diâmetro Mínimo de Núcleos de Carretéis para Acondicionamento - Padronização; NBR Fios de Aço-Alumínio Nus, Encruados, de Seção Circular para Fins Elétricos;

14 NE-109E - ver 07/2008 v /15 NBR Carretéis de Madeira para Acondicionamento de Fios e Cabos Elétricos - Padronização. ANEXO 1 TABELA - ENSAIOS DE TIPO E DE RECEBIMENTO RELAÇÃO DOS ENSAIOS TIPO RECEBIMENTO NORMAS DE REFERÊNCIA Verificação da ductilidade dos fios X X Ítem Verificação do alongamento e ruptura dos fios X X Medição da resistência elétrica (somente para cabos de açoalumínio e para cabos compostos) Verificação da espessura da camada de alumínio (somente para cabos de aço-alumínio e para cabos compostos) Verificação do revestimento de zinco (somente para cabos de aço zincado) X X X NBR NBR-5285 NBR NBR-5285 NBR X X NBR-5909 Verificação dimensional X X TABELA 1 Verificação da massa aproximada X X TABELA 2 Medição da carga de ruptura do cabo X X NBR-7272 NBR-6810 Medição do alongamento da cordoalha de fios de aço zincado X X NBR-5909 OBS: - A inspeção geral deverá ser feita antes da execução dos ensaios; - T - Ensaio de tipo; - R - Ensaio de recebimento.

15 NE-109E - ver 07/2008 v /15 ANEXO 2 - TABELAS TIPO TABELA 1. CARACTERÍSTICAS DOS FIOS FORMADORES DO CABO DIÂMETRO DO FIO (mm) CAMADA DE ZINCO - CLASSE B MASSA MÍNIMA NÚMERO DA CAMADA DE MÍNIMO DE ZINCO (g/ m 2 ) IMERSÕES ALONGAMENTO MÍNIMO À RUPTURA % CARGA DE RUPTURA MÍNIMA (dan) AÇO-ZINCADO 3,05 ± 0, AÇO-ALUMÍNIO 3,26 ± 0, ALUMÍNIO- LIGA 3,26 ± 0, TABELA 2. CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E ELETROMECÂNICAS DO CABO TIPO DIÂMETRO NOMINAL (mm) NÚMERO DE FIOS FORMAÇÃO DIÂMETRO NOMINAL FIOS (mm) SEÇÃO TRANSV. (mm2) CARGA DE RUPTURA MÍNIMA (dan) PESO (kg/km) AÇO-ZINCADO 9,5 7 3,05 51, ±9 RESISTÊNCIA ELÉTRICA CC MÁXIMA A 20 C (Ω/km) AÇO-ALUMÍNIO 9,78 7 3,26 58, ±9 1,46 ALUMÍNIO- LIGA 9,78 7 3,26 58, ,02 CAT. ABNT EHS/ EAR Nota : outras opções de cabo mensageiro poderão aceitas desde que previamente aprovadas pela Celesc. TABELA 3. PLANO DE AMOSTRAGEM PARA OS ENSAIOS DE RECEBIMENTO TAMANHO DO NÍVEL I, NQA = 2,5% LOTE (Nº DE AMOSTRAS Ac Re CARRETÉIS OU BOBINAS) de 2 a a a a a Ac = número de bobinas (carretéis) defeituosos que ainda permite aceitar o lote. Re = número de bobinas (carretéis) que implica na rejeição do lote.

16 NE-109E - ver 07/2008 v /15 ANEXO 3 - PADRONIZAÇÃO C-17 CABO MENSAGEIRO PARA REDE COMPACTA TIPO ABNT N o DE FIOS DIÂMETR O NOMINAL D (mm) SEÇÃO TRANS. (mm 2 ) CARGA RUPTURA MÍNIMA (dan) PESO (kg/km) RESISTÊNCIA ELÉTRICA CC MÁXIMA A 20 o C (Ω/km) CÓDIGO CELESC AÇO-ZINCADO EAR / EHS 7 9,50 51, ± AÇO-ALUMÌNIO - 7 9,78 58, ±9 1, ALUMÌNIO-LIGA - 7 9,78 58, ,

ESPECIFICAÇÃO DE DISTRIBUIÇÃO Título CORDOALHA DE AÇO

ESPECIFICAÇÃO DE DISTRIBUIÇÃO Título CORDOALHA DE AÇO ESPECIFICAÇÃO DE DISTRIBUIÇÃO Título CORDOALHA DE AÇO Código ETD-00.010 Data da emissão 24.11.1986 Data da última revisão 31.03.2008 Folha 1 SUMÁRIO 1 Objetivo 2 Normas Complementares 3 Definições 4 Condições

Leia mais

CABOS DE ALUMÍNIO COM ALMA DE AÇO Tipo CAA

CABOS DE ALUMÍNIO COM ALMA DE AÇO Tipo CAA NTC CÓDIGO COPEL BITOLA AWG ou MCM REFERÊNCIA COMERCIAL (CÓDIGO INTERNACIO NAL) T A B E L A 1 SEÇÃO NOMINAL (mm²) ALUMÍNIO AÇO Número de Fios ALUMÍNIO F O R M A Ç Ã O dos Fios Número de Fios AÇO dos Fios

Leia mais

SISTEMA DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE DISTRIBUIÇÃO SUBSISTEMA NORMAS E ESTUDOS DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS DE DISTRIBUIÇÃO CÓDIGO TÍTULO FOLHA

SISTEMA DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE DISTRIBUIÇÃO SUBSISTEMA NORMAS E ESTUDOS DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS DE DISTRIBUIÇÃO CÓDIGO TÍTULO FOLHA MANUAL ESPECIAL SISTEMA DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE DISTRIBUIÇÃO SUBSISTEMA NORMAS E ESTUDOS DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS DE DISTRIBUIÇÃO CÓDIGO TÍTULO FOLHA E-313.0016 CABOS DE AÇO 01/15 1. FINALIDADE

Leia mais

Número: EMP Rev.: 1 Fl. 1/10

Número: EMP Rev.: 1 Fl. 1/10 Número: EMP-81193 Rev.: 1 Fl. 1/10 REV DATA HISTÓRICO DAS REVISÕES EMITIDO APROVADO Emissão inicial, em substituição ao 0 28/10/2015 documento EMP-81193 Rev.34. Alteração do modelo do documento e Sebastião

Leia mais

Condutor de cobre nu

Condutor de cobre nu Item Seção nominal (mm²) Nº mín. de fios Formação Diâm. nom. (mm) Classe Diâm. nom. (mm) Corrente nominal (1) (A) Têmpera Peso nominal (kg/km) 1 6 1 2,8 1A 2,8 77 meio dura 54,7 2 10 1 3,55 1A 3,55 103

Leia mais

Arame de aço de baixo teor de carbono, zincado, para gabiões

Arame de aço de baixo teor de carbono, zincado, para gabiões REPRODUÇÃO LIVRE NBR 8964 JUL 1985 Arame de aço de baixo teor de carbono, zincado, para gabiões Origem: Projeto 01:022.05-004/1985 CB-01 - Comitê Brasileiro de Mineração e Metalurgia CE-01:022.05 - Comissão

Leia mais

Cordas. É o conjunto de fios trançados ou torcidos juntos para formar uma estrutura de comprimento contínuo.

Cordas. É o conjunto de fios trançados ou torcidos juntos para formar uma estrutura de comprimento contínuo. 1. OBJETIVO Esta especificação tem por finalidade estabelecer as características mínimas exigíveis para as cordas utilizadas nos trabalhos em redes de distribuição. 2. NORMAS E/OU DOCUMENTOS COMPLEMENTARES

Leia mais

SISTEMA DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE DISTRIBUIÇÃO SUBSISTEMA NORMAS E ESTUDOS DE MATERIAIS EQUIPAMENTOS DE DISTRIBUIÇÃO CÓDIGO TÍTULO FOLHA

SISTEMA DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE DISTRIBUIÇÃO SUBSISTEMA NORMAS E ESTUDOS DE MATERIAIS EQUIPAMENTOS DE DISTRIBUIÇÃO CÓDIGO TÍTULO FOLHA MANUAL ESPECIAL SISTEMA DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE DISTRIBUIÇÃO SUBSISTEMA NORMAS E ESTUDOS DE MATERIAIS EQUIPAMENTOS DE DISTRIBUIÇÃO CÓDIGO TÍTULO FOLHA E-313.0072 EMENDAS E TERMINAIS UNIPOLARES

Leia mais

Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis para cabo de aço utilizado nas Redes de Distribuição da CEMAR.

Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis para cabo de aço utilizado nas Redes de Distribuição da CEMAR. 12 / 11 / 2012 1 de 6 1 FINALIDADE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis para cabo de aço utilizado nas Redes de Distribuição da CEMAR. 2 CAMPO DE APLICAÇÃO

Leia mais

CABOS COBERTOS TABELA 1 NÚMERO. SEÇÃO NOMINAL (mm²) MÍNIMO MÍNIMO DE FIOS Cobre ,6 4,9 2,5 9,6 11,6

CABOS COBERTOS TABELA 1 NÚMERO. SEÇÃO NOMINAL (mm²) MÍNIMO MÍNIMO DE FIOS Cobre ,6 4,9 2,5 9,6 11,6 TABELA 1 CONDUTOR CABO COBERTO NTC CÓDIGO COPEL CLASSE DE MATERIAL SEÇÃO NOMINAL (mm²) NÚMERO DE FIOS DIÂMETRO MÁXIMO ESPESSURA NOMINAL DA COBERTURA DIÂMETRO MÁXIMO 0680 20009557 15 Cobre 16 6 4,6 4,9

Leia mais

CABOS DE CONTROLE, POTÊNCIA E INSTRUMENTAÇÃO

CABOS DE CONTROLE, POTÊNCIA E INSTRUMENTAÇÃO SUBESTAÇOES - DESE 1/27 CABOS DE CONTROLE, POTÊNCIA E INSTRUMENTAÇÃO Elaborado por: Verificado por: Aprovado por: SOT/DESE/VPEL Julio Cezar do Nascimento Mário José de Mello Soares SUBESTAÇOES - DESE 2/27

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA 01/03/ de 9

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA 01/03/ de 9 01/03/2018 1 de 9 1 FINALIDADE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis para Estribo para Braço Tipo L, utilizados nas Redes de Distribuição da CEMAR Companhia

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA 10 / 04 / 2013 1 de 1 1 FINALIDADE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis para cabos de potência isolado 0,6/1kV utilizados nas Redes de Distribuição da Companhia

Leia mais

DOCUMENTO NÃO CONTROLADO

DOCUMENTO NÃO CONTROLADO 01/02/2018 1 de 13 1 FINALIDADE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis para cabo de alumínio simples CA utilizados nas Redes das empresas do Grupo EQUATORIAL

Leia mais

Norma de Transmissão Unificada NTU Versão 1.0 Junho/2015

Norma de Transmissão Unificada NTU Versão 1.0 Junho/2015 Cordoalhas de Aço Galvanizado para Linhas Aéreas de Distribuição AT Especificações Gerais ENERGISA/C-GTCD-NRM/Nº094/2018 Norma de Transmissão Unificada NTU 010.3 Versão 1.0 Junho/2015 1 Apresentação Esta

Leia mais

CABOS DE ALUMÍNIO MULTIPLEXADOS autossustentados XLPE 0,6 / 1 kv

CABOS DE ALUMÍNIO MULTIPLEXADOS autossustentados XLPE 0,6 / 1 kv TABELA 1 CABO FASE NTC CÓDIGO COPEL TIPO SEÇÃO NOMINAL (mm 2 ) NÚMERO MÍNIMO DE FIOS CONDUTOR FASE DIÂMETRO DO CONDUTOR mín 810860 20011563 duplex 16 6 4,6 5,2 1,2 1,910 110 98 810865 20011567 triplex

Leia mais

NORMA TÉCNICA COPEL - NTC

NORMA TÉCNICA COPEL - NTC NORMA TÉCNICA COPEL - NTC MATERIAIS DE DISTRIBUIÇÃO - ESPECIFICAÇÃO 25/ MARÇO / 2019 COPEL DISTRIBUIÇÃO S/A SUPERINTENDÊNCIA DE PLANEJAMENTO E INFRAESTRUTURA DE EXPANSÃO DA DIS - SPI DEPARTAMENTO DE GESTÃO

Leia mais

NTC BRAÇO L 15 e 35 kv FIGURA BRAÇO L VISTA ISOMÉTRICA. JANEIRO 2015 SEE/DPRD/VPON VOLUME 3 Página 1 de 4

NTC BRAÇO L 15 e 35 kv FIGURA BRAÇO L VISTA ISOMÉTRICA. JANEIRO 2015 SEE/DPRD/VPON VOLUME 3 Página 1 de 4 FIGURA BRAÇO L VISTA ISOMÉTRICA JANEIRO 2015 SEE/DPRD/VPON VOLUME 3 Página 1 de 4 DETALHE DO REFORÇO DETALHE DO CONECTOR DETALHES DO ENSAIO VISTA LATERAL VISTA SUPERIOR JANEIRO 2015 SEE/DPRD/VPON VOLUME

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA 01/03/ de 9

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA 01/03/ de 9 01/03/2018 1 de 9 1 FINALIDADE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis para Cantoneira para Braço C, utilizados nas Redes de Distribuição da CEMAR Companhia

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA 26 / 07 / 2013 1 de 5 1 FINALIDADE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis de Suporte de Topo Para Isolador Pilar para utilização nas Redes de Distribuição

Leia mais

COPEL. Obs.: Medidas em milímetros. ISOLADOR AFASTADOR PARA CHAVE FUSÍVEL NTC FIGURA 1 - ISOLADOR AFASTADOR PARA CHAVE FUSÍVEL

COPEL. Obs.: Medidas em milímetros. ISOLADOR AFASTADOR PARA CHAVE FUSÍVEL NTC FIGURA 1 - ISOLADOR AFASTADOR PARA CHAVE FUSÍVEL FIGURA 1 - ISOLADOR AFASTADOR PARA CHAVE FUSÍVEL Obs.: Medidas em milímetros. ABRIL / 2007 SED/DNOT VOLUME 1 Página 1 de 5 FIGURA 2 - SISTEMA CHAVE FUSÍVEL COM ISOLADOR AFASTADOR TABELA 1 - CARACTERÍSTICAS

Leia mais

CONECTOR DERIVAÇÃO PARA LINHA VIVA

CONECTOR DERIVAÇÃO PARA LINHA VIVA FIGURA 1 JUNHO/2017 DPLD/VNTD VOLUME 1 Página 1 de 5 DETALHE B (BICO) NOTAS: - O conector de derivação deve ter a parte superior do bico estendida, como mostra o modelo 1 do Detalhe B, visando facilitar

Leia mais

SUBSISTEMA NORMAS E ESTUDOS DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS DA DISTRIBUIÇÃO CÓDIGO TÍTULO FOLHA

SUBSISTEMA NORMAS E ESTUDOS DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS DA DISTRIBUIÇÃO CÓDIGO TÍTULO FOLHA MANUAL ESPECIAL SISTEMA DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE DISTRIBUIÇÃO SUBSISTEMA NORMAS E ESTUDOS DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS DA DISTRIBUIÇÃO CÓDIGO TÍTULO FOLHA E-313.0049 ISOLADORES 1/19 1. FINALIDADE

Leia mais

Cabeçotes para vara de manobra

Cabeçotes para vara de manobra 1. OBJETIVO Esta NTC tem por objetivo estabelecer as características mínimas exigíveis dos cabeçotes adaptáveis às varas de manobra utilizados nos trabalhos de manutenção de redes de distribuição. 2. DEFINIÇÃO

Leia mais

Estabelecer as normas e padrões técnicos para o fornecimento de parafuso de cabeça quadrada. Coordenar o processo de revisão desta especificação.

Estabelecer as normas e padrões técnicos para o fornecimento de parafuso de cabeça quadrada. Coordenar o processo de revisão desta especificação. 30/01/2018 1 de 14 1 EFINALIDADE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis para parafuso de cabeça quadrada utilizados nas Redes de Distribuição da CEMAR Companhia

Leia mais

SUBSISTEMA NORMAS E ESTUDOS DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS DA DISTRIBUIÇÃO CÓDIGO TÍTULO FOLHA PADRONIZAÇÃO APROVAÇÃO ELABORAÇÃO VISTO

SUBSISTEMA NORMAS E ESTUDOS DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS DA DISTRIBUIÇÃO CÓDIGO TÍTULO FOLHA PADRONIZAÇÃO APROVAÇÃO ELABORAÇÃO VISTO MANUAL ESPECIAL SISTEMA DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE DISTRIBUIÇÃO SUBSISTEMA NORMAS E ESTUDOS DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS DA DISTRIBUIÇÃO CÓDIGO TÍTULO FOLHA E-313.0071 FUSÍVEIS TIPO NH DE BAIXA TENSÃO

Leia mais

Número: EMP Rev.: 3 Fl. 1/11

Número: EMP Rev.: 3 Fl. 1/11 Número: EMP-81650 Rev.: 3 Fl. 1/11 REV DATA HISTÓRICO DAS REVISÕES EMITIDO APROVADO 0 11/06/2013 Emissão inicial, em substituição ao documento EMP81650 revisão 62. Felippe Aguiar Tec. De Materiais Álvaro

Leia mais

SAPATILHA NTD

SAPATILHA NTD Página: 1 de 7 1. Objetivo Esta Especificação Técnica fixa as condições mínimas exigíveis para sapatilha, para tensão de 13,8 e 23,0 kv, é utilizada na instalação da alça pré-formada para cordoalha de

Leia mais

NORMA TÉCNICA COPEL - NTC

NORMA TÉCNICA COPEL - NTC NORMA TÉCNICA COPEL - NTC MATERIAIS DE DISTRIBUIÇÃO - ESPECIFICAÇÃO NTC 810011 ÓRGÃO EMISSOR: SUPERINTENDÊNCIA DE ENGENHARIA DE DISTRIBUIÇÃO - SED NORMALIZAÇÃO TÉCNICA - DNOT APRESENTAÇÃO Esta Norma tem

Leia mais

SUMÁRIO. CÓDIGO: ETD DATA DE VIGÊNCIA: 02/12/2009 TÍTULO: Condutor Bimetálico Aço-Cobre VERSÃO NORMA: 1.0

SUMÁRIO. CÓDIGO: ETD DATA DE VIGÊNCIA: 02/12/2009 TÍTULO: Condutor Bimetálico Aço-Cobre VERSÃO NORMA: 1.0 SUMÁRIO ETD 001.001.012 CONDUTOR BIMETÁLICO AÇO-COBRE... 2 1. Objetivo... 2 2. Normas e documentos complementares... 2 3. Características Específicas... 2 3.1 Material...2 3.2 Revestimento...2 3.3 Identificação...2

Leia mais

Cintas tubulares de poliéster em anel para elevação de cargas

Cintas tubulares de poliéster em anel para elevação de cargas 1. OBJETIVO NTC 890027 Esta especificação tem por finalidade estabelecer as características mínimas exigíveis para as cintas tubulares em poliéster utilizadas nos trabalhos em redes de distribuição com

Leia mais

Número: EMP Rev.: 0 Fl. 1/7

Número: EMP Rev.: 0 Fl. 1/7 Número: EMP-82301 Rev.: 0 Fl. 1/7 REV DATA HISTÓRICO DAS REVISÕES EMITIDO APROVADO 0 11/06/2013 Emissão inicial Sebastião Carvalho Engª de Produto Daniel Pedrosa Engª de Processo Número: EMP-82301 Rev.:

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA 24/09/2013 1 de 5 1 FINALIDADE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis para Braço Tipo L, utilizados nas Redes de Distribuição da Companhia Energética do Maranhão-CEMAR

Leia mais

Estabelecer as normas e padrões técnicos para o fornecimento de parafuso olhal. Coordenar o processo de revisão desta especificação.

Estabelecer as normas e padrões técnicos para o fornecimento de parafuso olhal. Coordenar o processo de revisão desta especificação. 05/10/2017 1 de 12 1 FINALIDADE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis para parafuso olhal das Redes de Distribuição e Transmissão da CEMAR - Companhia Energética

Leia mais

NORMA TÉCNICA COPEL - NTC

NORMA TÉCNICA COPEL - NTC NORMA TÉCNICA COPEL - NTC MATERIAIS DE DISTRIBUIÇÃO - ESPECIFICAÇÃO NU TIPO CA NTC 810006 ÓRGÃO EMISSOR: COPEL DISTRIBUIÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE ENGENHARIA DE EXPANSÃO DA DISTRIBUIÇÃO SEE DEPARTAMENTO DE

Leia mais

NORMA TÉCNICA CELG D NTC-83. Cabos de Fios de Aço Revestidos de Cobre. Especificação

NORMA TÉCNICA CELG D NTC-83. Cabos de Fios de Aço Revestidos de Cobre. Especificação NORMA TÉCNICA CELG D Cabos de Fios de Aço Revestidos de Cobre Especificação NTC-83 ÍNDICE SEÇÃO TÍTULO PÁGINA 1. OBJETIVO 1 2. NORMAS E DOCUMENTOS COMPLEMENTARES 2 3. TERMINOLOGIA E DEFINIÇÕES 4 4. CONDIÇÕES

Leia mais

Cabeçotes para vara de manobra

Cabeçotes para vara de manobra 1. OBJETIVO Esta NTC tem por objetivo estabelecer as características mínimas exigíveis dos cabeçotes adaptáveis às varas de manobra utilizados nos trabalhos de manutenção de redes de distribuição. 2. DEFINIÇÃO

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA 24/09/2013 1 de 1 1 FINALIDADE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis para Estribo para Braço Tipo L, utilizados nas Redes de Distribuição da Companhia Energética

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS DA DISTRIBUIÇÃO

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS DA DISTRIBUIÇÃO EMD-.016 1/06 DESENHO ILUSTRATIVO Obs: 1. Medidas em milímetros. 2. Variações nas partes não cotadas são admissíveis, desde que mantidas as características eletromecânicas especificadas nesta EMD. NTD

Leia mais

NORMA TÉCNICA COPEL - NTC

NORMA TÉCNICA COPEL - NTC NORMA TÉCNICA COPEL - NTC MATERIAIS DE DISTRIBUIÇÃO - ESPECIFICAÇÃO NU TIPOS CA e CAA NTC 810008 MARÇO/2018 ÓRGÃO EMISSOR: COPEL DISTRIBUIÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE REGULAÇÃO PLANEJAMENTO E ESPANSÃO DA DIS

Leia mais

Cabeçotes para vara de manobra

Cabeçotes para vara de manobra 1. OBJETIVO Esta NTC tem por objetivo estabelecer as características mínimas exigíveis dos cabeçotes adaptáveis às varas de manobra utilizados nos trabalhos de manutenção de redes de distribuição. 2. DEFINIÇÃO

Leia mais

DIRETORIA GERAL NÚMERO EMP TECNOLOGIA ESPECIFICAÇÃO DE MATÉRIA-PRIMA REVISÃO DATA MOTIVO/REVISÃO

DIRETORIA GERAL NÚMERO EMP TECNOLOGIA ESPECIFICAÇÃO DE MATÉRIA-PRIMA REVISÃO DATA MOTIVO/REVISÃO FOLHA 1/09 ÍNDICE DE REVISÕES REVISÃO DATA MOTIVO/REVISÃO 00 29/03/87 EMISSÃO ORIGINAL. 01 15/12/89 ALT. DOS FORNECEDORES APROVADOS. 02 19/03/90 ALT. GERAL DA ESPECIFICAÇÃO. 03 01/06/90 ALT. GERAL DO ITEM

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO DE DISTRIBUIÇÃO Título ZINCAGEM EM GERAL

ESPECIFICAÇÃO DE DISTRIBUIÇÃO Título ZINCAGEM EM GERAL ESPECIFICAÇÃO DE DISTRIBUIÇÃO Título ZINCAGEM EM GERAL Código ETD-00.002 Data da emissão 11.01.1984 Data da última revisão 30.06.2006 Folha 1 SUMÁRIO 1 Objetivo 2 Normas Complementares 3 Definições 4 Condições

Leia mais

LINGAS DE CABO DE AÇO NTC /95. Figura 1 - Linga Simples

LINGAS DE CABO DE AÇO NTC /95. Figura 1 - Linga Simples Figura 1 - Linga Simples Gancho Corrediço Figura 3 Gancho Corrediço Sapatilha Figura 2 - Linga com Gancho Figura 4 - Sapatilha - medidas em milímetros - tolerância de 5% AGOSTO/2003 DIS/DEND Volume Especial

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA 26 / 04 / 2013 1 de 6 1 FINALIDADE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis para grampo de linha viva utilizado nas Redes de Distribuição Aéreas da Companhia

Leia mais

NORMA TÉCNICA CELG D. Fios e Cabos de Aço Revestidos de Alumínio Especificação. NTC-67 Revisão 1

NORMA TÉCNICA CELG D. Fios e Cabos de Aço Revestidos de Alumínio Especificação. NTC-67 Revisão 1 NORMA TÉCNICA CELG D Fios e Cabos de Aço Revestidos de Alumínio Especificação NTC-67 Revisão 1 ÍNDICE SEÇÃO TÍTULO PÁGINA 1. OBJETIVO 1 2. NORMAS E DOCUMENTOS COMPLEMENTARES 2 3. TERMINOLOGIA E DEFINIÇÕES

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA 26 / 07 / 2013 1 de 5 1 FINALIDADE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis de suporte L para fixação de Chave Fusível e para-raios em cruzeta para utilização

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA 28/06/2005 1 de 5 1 FINALIDADE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis para manilhasapatilha utilizada nas Redes de Distribuição da Companhia Energética do

Leia mais

Estabelecer as normas e padrões técnicos para o fornecimento de pré-formados metálicos. Coordenar o processo de revisão desta especificação.

Estabelecer as normas e padrões técnicos para o fornecimento de pré-formados metálicos. Coordenar o processo de revisão desta especificação. 05/10/2017 1 de 9 1 FINALIDADE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis de afastador de armação secundária destinados a afastamento das Redes Secundárias de

Leia mais

3 REFERÊNCIAS 4 DISPOSIÇÕES GERAIS

3 REFERÊNCIAS 4 DISPOSIÇÕES GERAIS Elaborador: Mário Sérgio de Medeiros Damascena ET - 05.117.01 1 de 6 1 FINALIDADE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis de pino de isolador para utilização

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS DA DISTRIBUIÇÃO. CABOS DE ALUMÍNIO MULTIPLEXADOS COLORIDOS (AUTOSSUSTENTÁVEL DE 0,6/1,0 kv)

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS DA DISTRIBUIÇÃO. CABOS DE ALUMÍNIO MULTIPLEXADOS COLORIDOS (AUTOSSUSTENTÁVEL DE 0,6/1,0 kv) EMD - 0.005 1/10 NTD 2.07 CÓDIGO CEB-D ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DE MATERIAIS E TIPO DE CABO FORMAÇÃ O SEÇÃO NOMINAL (mm 2 ) Nº MÍN. DE FIOS TABELA 1 CONDUTOR FASE DIÂMETRO DO ESPES CONDUTOR (mm) SURA DA ISOLAÇ

Leia mais

Cabeçotes para vara de manobra

Cabeçotes para vara de manobra 1. OBJETIVO Esta NTC tem por objetivo estabelecer as características mínimas exigíveis dos cabeçotes adaptáveis às varas de manobra utilizados nos trabalhos de manutenção de redes de distribuição. 2. DEFINIÇÃO

Leia mais

SUMÁRIO. CÓDIGO: ETD DATA DE VIGÊNCIA: 06/07/2010 TÍTULO: Suporte para inst. do Pararraio do Religador VERSÃO NORMA: 2.

SUMÁRIO. CÓDIGO: ETD DATA DE VIGÊNCIA: 06/07/2010 TÍTULO: Suporte para inst. do Pararraio do Religador VERSÃO NORMA: 2. SUMÁRIO 1.Objetivo... 2 2.Normas e Documentos Complementares... 2 3.Características Específicas... 2 3.1 Material... 2 3.2 Acabamento... 2 3.3 Identificação... 2 3.4 Acondicionamento... 2 4.Inspeção...

Leia mais

Arame farpado de aço zincado

Arame farpado de aço zincado MT - DEPARTAMENTO NACIONAL DE ESTRADAS DE RODAGEM DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO - IPR DIVISÃO DE CAPACITAÇÃO TECNOLÓGICA Rodovia Presidente Dutra km 163 - Centro Rodoviário, Parada de Lucas

Leia mais

FIGURA 1 CONECTOR TERMINAL FIGURA 2 LUVA TERMOCONTRÁTIL FIGURA 3 DETALHE DE INSTALAÇÃO. Parafuso e Arruela. Conector. Luva

FIGURA 1 CONECTOR TERMINAL FIGURA 2 LUVA TERMOCONTRÁTIL FIGURA 3 DETALHE DE INSTALAÇÃO. Parafuso e Arruela. Conector. Luva FIGURA 1 E C D φ G F φ 10.0 + 0.2 A B CONECTOR TERMINAL FIGURA 2 I H LUVA TERMOCONTRÁTIL FIGURA 3 Rosca (Normal) DIN II 16 fios / in Sextavado Interno d1 h l1 l2 PARAFUSO D12 d2 m ARRUELA LISA DETALHE

Leia mais

CONECTOR TERMINAL DE COMPRESSÃO

CONECTOR TERMINAL DE COMPRESSÃO FIGURA 1A FIGURA 1B FIGURA 2 OBS.: 1) Medidas em milímetros. 2) Dimensões ver Tabela 1. JANEIRO/2018 SRD/DPLD/VNTD VOLUME 1 Página 1 de 5 APLICAÇÃO TABELA 1 NTC PADRÃO CÓDIGO COPEL CONDUTORES DE COBRE

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS DA DISTRIBUIÇÃO

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS DA DISTRIBUIÇÃO EMD-.057 1/6 EMD-.057 2/6 1) Medidas em milímetros. 2) As cotas indicadas e desenhos são orientativos e referenciais. Serão aceitas variações, desde que atendidas as características mecânicas e elétricas

Leia mais

Estabelecer as normas e padrões técnicos para o fornecimento de espaçador losangular. Coordenar o processo de revisão desta especificação.

Estabelecer as normas e padrões técnicos para o fornecimento de espaçador losangular. Coordenar o processo de revisão desta especificação. 05/03/2018 1 de 12 1 FINALIDADE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis para espaçador losangular para utilização nas Redes de Distribuição e Transmissão da

Leia mais

FIOS E CABOS DE COBRE NU

FIOS E CABOS DE COBRE NU NORMA TÉCNICA COPEL - NTC MATERIAIS DE DISTRIBUIÇÃO - ESPECIFICAÇÃO NTC 810005 SETEMBRO/2018 ÓRGÃO EMISSOR: COPEL DISTRIBUIÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE PLANEJAMENTO E INFRAESTRUTURA EXPANSÃO DA DIS SPI DEPARTAMENTO

Leia mais

ARRUELA DE PRESSÃO NTD

ARRUELA DE PRESSÃO NTD Página: 1 de 7 1. Objetivo Esta Especificação Técnica fixa as condições mínimas exigíveis a arruela de pressão, para tensão de 13,8 e 23,0 kv, a arruela de pressão corretamente instalada, deve adequar-se

Leia mais

CONECTOR TERMINAL DE COMPRESSÃO alumínio FIGURA 1 FIGURA 2

CONECTOR TERMINAL DE COMPRESSÃO alumínio FIGURA 1 FIGURA 2 FIGURA 1 FIGURA 2 FIGURA 3 OBS.: 1) Medidas em milímetros. 2) Deve ser dimensionado para atender a todas as características de aplicação mecânica e elétrica da Tabela 1. MAIO/2017 DPLD/VNTD VOLUME 1 Página

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA 30/01/2018 1 de 15 1 FINALIDADE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis para haste de aterramento e acessórios, para utilização nas Redes de Distribuição das

Leia mais

3.1 Material Aço carbono ABNT 1010 a 1045, forjado, ferro fundido maleável ou nodular.

3.1 Material Aço carbono ABNT 1010 a 1045, forjado, ferro fundido maleável ou nodular. Página: 1 de 7 1. Objetivo Esta Especificação Técnica fixa as condições mínimas exigíveis para olhal para parafuso, para tensão de 13,8 e 23,0 kv, é utilizado na montagem de estruturas de ancoragem e estaiamento,

Leia mais

CONECTOR DERIVAÇÃO CUNHA BIMETÁLICO

CONECTOR DERIVAÇÃO CUNHA BIMETÁLICO FIGURA 1 - COMPONENTE C FIGURA 2 - COMPONENTE CUNHA MAIO/17 DPLD/VNTD VOLUME 1 Página 1 de 6 FIGURA 3 - COMPONENTE C FIGURA 4 - COMPONENTE CUNHA MAIO/17 DPLD/VNTD VOLUME 1 Página 2 de 6 TABELA 1 NTC 813210

Leia mais

b) ABNT NBR Cabos de Alumínio Nus para Linhas Aéreas - Especificação.

b) ABNT NBR Cabos de Alumínio Nus para Linhas Aéreas - Especificação. MANUAL ESPECIAL SISTEMA DE DESENVOLVIMENTO DE SITEMAS DA DISTRIBUIÇÃO SUBSISTEMA NORMAS E ESTUDOS DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS DE DISTRIBUIÇÃO CÓDIGO TÍTULO FOLHA E-313.0018 CABO DE ALUMÍNIO NU - CA E CAA

Leia mais

1. Objetivo Referências 1

1. Objetivo Referências 1 SUMÁRIO Pág. 1. Objetivo 1 2. Referências 1 3. Condições gerais 1 3.1 Geral 1 3.2 Tubos 2 3.3 Barra 2 3.4 Acondicionamento 2 3.5 Apresentação de propostas 3 DISTRIBUIÇÃO AUTOMÁTICA DE CÓPIAS 02.118-TNNT-150

Leia mais

Fabricante/Fornecedor: Fabricar/Fornecer materiais conforme exigências desta Especificação Técnica.

Fabricante/Fornecedor: Fabricar/Fornecer materiais conforme exigências desta Especificação Técnica. 29/01/2018 1 de 5 1 FINALIDADE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis para Arruela Presilha, utilizados nas Redes de Distribuição da Companhia Energética

Leia mais

PADRONIZAÇÃO PAD

PADRONIZAÇÃO PAD PADRONIZAÇÃO PAD-05.05.105 Bypass Temporário para Chave Fusível Grupo: Ferramentas e Equipamentos das Equipes das Regionais Subgrupo: Uso Coletivo Versão: 00 Vigência: 16-10-2017 SUMÁRIO 1 OBJETIVO...

Leia mais

SUBSISTEMA NORMAS E ESTUDOS DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS DE DISTRIBUIÇÃO CÓDIGO TÍTULO FOLHA

SUBSISTEMA NORMAS E ESTUDOS DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS DE DISTRIBUIÇÃO CÓDIGO TÍTULO FOLHA MANUAL ESPECIAL SISTEMA DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE DISTRIBUIÇÃO SUBSISTEMA NORMAS E ESTUDOS DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS DE DISTRIBUIÇÃO CÓDIGO TÍTULO FOLHA E-313.0011 ISOLADORES DE PORCELANA 1/18

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS UNIFORMES E EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA NO TRABALHO LUVA DE RASPA COM PALMA DE VAQUETA

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS UNIFORMES E EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA NO TRABALHO LUVA DE RASPA COM PALMA DE VAQUETA 1. OBJETIVO Estabelecer as características mínimas exigíveis para o fornecimento de Luvas de Raspa com Palma de Vaqueta, bem como servir de parâmetro nas avaliações feitas durante o recebimento das mesmas.

Leia mais

Especificação Técnica Unificada ETU 125

Especificação Técnica Unificada ETU 125 Cabo de Aço Revestido de Cobre ENERGISA/C-GTCD-NRM/Nº016/2019 Especificação Técnica Unificada ETU 125 Revisão 1.0 Maio / 2019 1 Apresentação Esta Norma Técnica apresenta os requisitos mínimos e as diretrizes

Leia mais

[1] NBR 5426:1989 Planos de amostragem e procedimentos na inspeção por atributos;

[1] NBR 5426:1989 Planos de amostragem e procedimentos na inspeção por atributos; 17 / 05 / 2012 1 de 8 1 FINALIDADE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis para o parafuso de cabeça abaulada utilizado nas Redes de Distribuição da CEMAR.

Leia mais

4.1 Grampo de suspensão

4.1 Grampo de suspensão 29 / 07 / 2011 1 de 6 1 FINALIDADE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis para grampo de suspensão monoarticulado utilizado nas Linhas de Distribuição da

Leia mais

MANILHA - SAPATILHA NTD

MANILHA - SAPATILHA NTD Página: 1 de 7 1. Objetivo Esta Especificação Técnica fixa as condições mínimas exigíveis para manilha-sapatilha, para tensão de 13,8 e 23 kv, é utilizada para ancoragem de condutores através de alça pré-formada,

Leia mais

PORCA QUADRADA NTD

PORCA QUADRADA NTD Página: 1 de 7 1. Objetivo Esta Especificação Técnica fixa as condições mínimas exigíveis para porca quadrada, para tensão de 13,8 e 23,0 kv, é utilizada junto a parafusos na fixação de materiais e equipamento

Leia mais

NTC e Ferramentas de Redes de Distribuição Facas Isoladas. Figura 1 Faca isolada lâmina reta

NTC e Ferramentas de Redes de Distribuição Facas Isoladas. Figura 1 Faca isolada lâmina reta Figura 1 Faca isolada lâmina reta DEZEMBRO/2017 SRF/DPLD/VNTD Volume Especial Página 1 de 5 Figura 2 Faca isolada lâmina curva NOTA: Desenho ilustrativo. Obs.: Dimensões em milímetros Tabela 1 Facas isoladas.

Leia mais

Esporas para escalada de postes de concreto tipo duplo T

Esporas para escalada de postes de concreto tipo duplo T 1. OBJETIVO NTC 890210 Esta especificação tem por finalidade estabelecer as características mínimas exigíveis para esporas para poste de concreto utilizadas nos trabalhos em redes de distribuição. 2. NORMAS

Leia mais

Página: 1 de 7 PARAFUSO DE CABEÇA ABAULADA NTD

Página: 1 de 7 PARAFUSO DE CABEÇA ABAULADA NTD Página: 1 de 7 PARAFUSO DE CABEÇA ABAULADA 1. Objetivo Esta Especificação Técnica fixa as condições mínimas exigíveis para parafuso de cabeça abaulada com porca. A aplicação do parafuso é para a montagem

Leia mais

AFASTADOR DE ARMAÇÃO SECUNDÁRIA NTD

AFASTADOR DE ARMAÇÃO SECUNDÁRIA NTD Página: 1 de 7 1. Objetivo Esta Especificação Técnica fixa as condições mínimas exigíveis para afastador de armação secundária, para tensão de 13,8 e 23,0 kv, é utilizado na fixação de armação secundária

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA 24/09/2013 1 de 6 1 FINALIDADE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis para porcaolhal utilizada nas Redes de Distribuição da Companhia Energética do Maranhão

Leia mais

Dispositivo metálico que exerce função mecânica e/ou elétrica em uma linha aérea.

Dispositivo metálico que exerce função mecânica e/ou elétrica em uma linha aérea. 10 / 05 / 2011 1 de 5 1 FINALIDADE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis do engate concha olhal 90º para utilização nas Subestações da CEMAR. 2 CAMPO DE

Leia mais

Ferramentas de Redes de Distribuição. Chaves de fenda

Ferramentas de Redes de Distribuição. Chaves de fenda 1. OBJETIVO Esta especificação tem por finalidade estabelecer as características mínimas exigíveis para chaves de fenda utilizadas nos trabalhos em redes de distribuição. 2. NORMAS E/OU DOCUMENTOS COMPLEMENTARES

Leia mais

NORMA TÉCNICA CELG GT

NORMA TÉCNICA CELG GT NORMA TÉCNICA CELG GT Cabo de Aço Galvanizado Especificação NT-43 NT-43/DT- SETOR DE ENGENHARIA DA TRANSMISSÃO 1 CELG GT GERAÇÃO E TRANSMISSÃO S.A. SETOR DE ENGENHARIA DA TRANSMISSÃO NT-43 Cabo de Aço

Leia mais

Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis do engate garfo-garfo para utilização nas Subestações da CEMAR.

Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis do engate garfo-garfo para utilização nas Subestações da CEMAR. 09 / 05 / 2011 1 de 5 1 FINALIDADE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis do engate garfo-garfo para utilização nas Subestações da CEMAR. 2 CAMPO DE APLICAÇÃO

Leia mais

PARA-RAIOS DE DISTRIBUIÇÃO

PARA-RAIOS DE DISTRIBUIÇÃO 1. OBJETIVO: Esta fixa as condições mínimas exigíveis para o fornecimento de para-raios de distribuição com resistor não linear de óxido metálico sem centelhadores, destinados às Redes de Distribuição

Leia mais

Poste de concreto armado seção duplo T

Poste de concreto armado seção duplo T 1 OBJETIVO Esta especificação tem por finalidade estabelecer as características mínimas exigíveis para postes de concreto armado de seção duplo T utilizados nos trabalhos em redes de distribuição. 2 NORMAS

Leia mais

Dispositivo metálico que exerce função mecânica e/ou elétrica em uma linha aérea.

Dispositivo metálico que exerce função mecânica e/ou elétrica em uma linha aérea. 11 / 05 / 2011 1 de 5 1 FINALIDADE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis de engate concha garfo para utilização nas subestações de energia da CEMAR. 2 CAMPO

Leia mais

CONECTOR DERIVAÇÃO CUNHA

CONECTOR DERIVAÇÃO CUNHA FIGURA 1 - COMPONENTE C NTC 813090 FIGURA 2 - COMPONENTE CUNHA NTC 813090 MAIO/17 DPLD/VNTD VOLUME 1 Página 1 de 11 CONECTOR DERIVAÇÃO CUNHA TABELA 1 CONECTORES EM LIGA DE COBRE NTC 813090 NTC CÓDIGO COPEL

Leia mais

Ferragem de rede aérea que se fixa numa superfície, em geral a face superior de uma cruzeta, na qual, por sua vez, é fixado um isolador de pino.

Ferragem de rede aérea que se fixa numa superfície, em geral a face superior de uma cruzeta, na qual, por sua vez, é fixado um isolador de pino. 26 / 07 / 2011 1 de 10 1 FINALIDADE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis do pino de isolador para utilização nas Redes de Distribuição da CEMAR. 2 CAMPO

Leia mais

Pregão Eletrônico nº 15/03347

Pregão Eletrônico nº 15/03347 Pregão Eletrônico nº 15/03347 OBJETO: ADM. CENTRAL - Aquisição de cabo. A Celesc Distribuição S.A., inscrita no CNPJ nº 08.336.783/0001-90, com sede na Av. Itamarati 160, Bairro Itacorubi, Florianópolis

Leia mais

Página: 1 de 11 CINTA PARA POSTE CIRCULAR E DUPLO T NTD

Página: 1 de 11 CINTA PARA POSTE CIRCULAR E DUPLO T NTD Página: 1 de 11 1. Objetivo Esta Especificação Técnica fixa as condições mínimas exigíveis para cinta para poste circular e duplo T, para tensão de 13,8 e 23,0 kv, é utilizada para o apoio rígido de ferragens

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA 03 / 04 / 2013 1 de 1 1 FINALIDADE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis para parafuso tipo J utilizado na fixação de células capacitivas na montagem de

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA 11 / 04 / 2013 1 de 1 1 FINALIDADE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis para Arruela Presilha, utilizados nas Redes de Distribuição da Companhia Energética

Leia mais

N T D NORMA TÉCNICA DE DISTRIBUIÇÃO ESPECIFICAÇÃO DE FERRAGENS PARA REDES COMPACTAS. EM ESPAÇADORES - 15 kv 1ª EDIÇÃO - DEZEMBRO/96

N T D NORMA TÉCNICA DE DISTRIBUIÇÃO ESPECIFICAÇÃO DE FERRAGENS PARA REDES COMPACTAS. EM ESPAÇADORES - 15 kv 1ª EDIÇÃO - DEZEMBRO/96 N T D - 3. 21 NORMA TÉCNICA DE DISTRIBUIÇÃO ESPECIFICAÇÃO DE FERRAGENS PARA REDES COMPACTAS EM ESPAÇADORES - 15 1ª EDIÇÃO - DEZEMBRO/96 ELABORADA POR: EDNEI BORDIN CARLOS EDUARDO M. G. PIRES COMPANHIA

Leia mais

Bastões isolantes. Os bastões tubulares devem ser constituídos de materiais isolantes, não higroscópicos, e em total conformidade com a ASTM F 711.

Bastões isolantes. Os bastões tubulares devem ser constituídos de materiais isolantes, não higroscópicos, e em total conformidade com a ASTM F 711. 1. OBJETIVO Esta especificação tem por finalidade estabelecer as características mínimas exigíveis para os bastões isolantes utilizados nos trabalhos em redes de distribuição. 2. NORMAS E/OU DOCUMENTOS

Leia mais

Poste de concreto armado seção duplo T

Poste de concreto armado seção duplo T 1 OBJETIVO Esta especificação tem por finalidade estabelecer as características mínimas exigíveis para postes de concreto armado de seção duplo T utilizados nos trabalhos em redes de distribuição. 2 NORMAS

Leia mais