Rafael da Cunha Scheffer Doutorando em História na UNICAMP, bolsista FAPESP

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Rafael da Cunha Scheffer Doutorando em História na UNICAMP, bolsista FAPESP"

Transcrição

1 Escravos do Sul vendidos em Campinas: cativos, negociantes e o comércio interno de escravos entre as províncias do Sul do Brasil e um município paulista (década de 1870) Rafael da Cunha Scheffer Doutorando em História na UNICAMP, bolsista FAPESP Após a abolição do tráfico atlântico de escravos no inicio da década de 1850, um crescente movimento de transferência de escravos entre as regiões brasileiras ganhou espaço. Concentrando cativos nas regiões com economias mais dinâmicas, que podiam pagar mais por essa mão de obra escravizada, o impacto dessas transferências foi sentido em todo o país. Nesse artigo, procuro identificar os envolvidos por essas transações saídos das províncias do Sul do Brasil para o município de Campinas na década de 1870, período apontado como o ápice dessas transferências. A importância de Campinas no comércio interno de cativos pode ser verificada pela forte presença de escravos de outras regiões nesta região, sendo que cerca de 75% dos cativos negociados na região na década de 1870 eram provenientes de outras províncias brasileiras. Dessa forma, busco esboçar o impacto do mercado interprovincial de escravos na região Sul através da análise das compras de cativos oriundos dessas províncias na região de Campinas, levantando informações para entender quem eram os trabalhadores importados para a região e como essas transações se realizavam. Assim, procuramos identificar neste artigo o peso dessas transferências e o perfil dos escravos negociados, através dos registros do imposto de meia siza pagos nesta cidade do interior paulista, e parcialmente também nos livros de notas de compra e venda de cativos de um cartório de Campinas. Através do registro de meia siza, podemos identificar locais de origem (sendo geralmente apontadas apenas as províncias de origem), o sexo e idade dos cativos negociados. Além disso, esse registro também nos permite identificar os negociantes que intermediavam a venda desses escravos do Sul em Campinas, e perceber assim quem eram e como desenvolviam seus negócios. Através das datas e grupos negociados, podemos perceber a existência ou não de épocas privilegiadas para este negócio, os grupos geralmente negociados em cada venda e sua origem (percebendo se os cativos negociados vinham ou não da mesma região). Podemos ainda verificar o uso das

2 procurações para a realização deste negócio. E com a leitura ainda parcial das notas de compra e venda nos livros de um cartório local, podemos analisar com maior precisão os locais de saída, ter uma noção do tamanho do grupo do qual o cativo se originava, através do número de matrícula na relação indicado para cada escravo na propriedade de um senhor, e a própria rede de negociantes que pode ser vista através das procurações. Dessa forma, podemos esboçar a presença de escravos nascidos ou oriundos do Sul do Brasil em um importante mercado de cativo do Sudeste, procurando identificar seu perfil e também a rede de negociantes responsável por essas transferências e sua operação. Para a década de 1870, foram localizados seis livros de registros de impostos da coletoria de Campinas. Os anos fiscais iam de julho a junho, assim, meu foco foram os livros iniciados no ano de e finalizando com Entretanto, nesse período foram encontrados apenas 6 livros: Livro 49 ( ), Livro 51 ( ), Livro 52 ( ), Livro 53 ( ), Livro 54 ( ) e Livro 57 ( ) 1. Dos 5678 escravos negociados pelos senhores residentes na região de Campinas, 848 apresentavam como naturalidade as três províncias do Sul do Brasil, representando 15% dos cativos negociados. Descontados aqueles nascidos na própria província paulista, a representatividade dos escravos sulistas negociados em Campinas sobe para 20% dos cativos comercializados. Cabe ressaltar, no entanto, que esses dados de origem apresentados por esta fonte tem alguns problemas. Até onde conseguimos entender, a referência a origem dos escravos negociados geralmente estava relacionada à naturalidade dos mesmos. Isso pôde ser observado na negociação do escravo Rodolpho, ocorrida no ano de No registro de meia siza observamos a transferência de um escravo nascido no Rio Grande do Sul. Segundo o livro de notas de compra e venda de escravos, no dia 23 de janeiro Carlos Rodrigues de Oliveira vendeu a Francisco Fernandes de Abreu, ambos residentes no termo de Campinas, o pardo Rodolpho, de 9 anos, natural do Rio Grande do Sul e com aptidão para o trabalho campeiro. Ao contrário do que poderíamos pensar em um primeiro momento, com essa informação da residência dos senhores presente nos livros de notas podemos perceber que essa venda do escravo gaúcho não se deu através do tráfico interprovincial, pelo menos não nesse 1 Fundo: Coletoria de Rendas de Campinas (CRC). Centro de Memória da Unicamp (CMU)

3 momento. 2 Enganos como esse poderiam estar sendo repetidos em cada transação local em que esses escravos de outras províncias estão envolvidos, o que poderia mascarar o comércio local como interprovincial, especialmente com a venda repetida de um mesmo indivíduo. Contudo, esses dados serão filtrados posteriormente com a utilização das notas de compra e venda de cativos, onde poderemos observar a residência de compradores e vendedores de escravos, e assim contornar essas dificuldades. De qualquer forma, esses dados apontam uma presença representativa de escravos do Sul na região de Campinas durante diversos anos da década de 1870, que em algum momento foram vendidos para esta região. Através dos dados da meia siza observamos que entre os escravos vindos do Sul, a maioria era natural do Rio Grande do Sul (560 ou 66%), seguidos por Santa Catarina (217 ou 26%) e Paraná (67 ou 8%). De certa forma, isso reflete a maior presença escrava na província gaúcha. Os números dos censos de 1872 talvez possam nos ajudar a entender melhor o peso dessa presença em cada uma dessas províncias em um momento específico. Segundo esta fonte, em 1872 os escravos somavam indivíduos (ou 14%) da população paranaense, (ou 9% da população total) em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul (representando 16% de todos os habitantes). Partindo dessa identificação das transações com escravos naturais do Sul do Brasil, poderemos analisar as características desse negócio, o perfil da população escrava negociada, e a participação dos negociantes nessas transações. Entre os escravos negociados 658 eram homens e 190 mulheres, uma proporção de 78% de cativos do sexo masculino que aponta claramente a preferência por este trabalhador. E essa opção torna-se ainda mais declarada quando levamos em conta a distribuição entre os sexos nas províncias de origem. Também segundo o censo de 1872, os homens representavam entre 52% e 54% dos escravos de cada uma dessas províncias neste ano. Mesmo observando que nessas províncias havia um certo equilíbrio entre homens e mulheres escravizados, a opção pela compra de trabalhadores masculinos se mostrou bastante clara, pelo menos no que tange ao mercado de Campinas. 2 Escritura de compra e venda de escravo, 23 de janeiro de Livro de notas n. 17, p º Cartório de notas de Campinas, Cartório Paula Leite.

4 Outra questão importante na seleção operada pelo comércio de cativos é a opção por escravos de determinadas faixas etárias. Entre os escravos com origem no Sul do Brasil negociados em Campinas, a grande maioria deles eram jovens ou adultos em idade plenamente produtiva. A maior parte dos cativos comprados (34%) tinha idade entre 16 e 20 anos. Em seguida, chama a atenção que o segundo maior grupo etário estava concentrado entre 11 e 15 anos de idade, representando 24% dos escravos sulistas vendidos naquele município paulista. Por fim, outros grupos com grande representação era aqueles entre 21 a 25 anos, contabilizando 21% dos cativos, e de 26 a 30 anos, somando 9%. Temos assim um quadro de transferência de escravos jovens, nascidos nas províncias do Sul e separados de suas famílias através dessas vendas. Essa preferência por trabalhadores jovens também se insere no que tradicionalmente a historiografia aponta como a principal concentração do mercado de escravos. A questão da seleção por determinados escravos, que é demonstrada na análise do comércio interno de cativos, pode obedecer também a outros critérios além da simples demanda dos senhores do Sudeste. Como Jonathan B. Prichett e Herman Freudenberguer apontam em um artigo sobre o comércio de escravos em Nova Orleans, o próprio negócio de transportar cativos de regiões distantes, mesmo por mar, acabava por provocar uma seleção que visava escravos mais caros 3. Analisando as descrições dos escravos transportados, eles apontam uma presença desproporcional de escravos masculinos jovens em portos mais distantes, presença que diminuiria nos envios de regiões mais próximas ao destino. Segundo eles, a explicação para esse acontecimento seria que a preferência por cativos mais valiosos se daria como uma forma de compensar o custo de seu envio pelo maior preço cobrado, permitindo assim aos comerciantes ampliarem suas margens de lucro. A transferência de escravos do Sul para a região de Campinas parece ter se expandido ao longo da década de Apesar de nossa informação derivada da meia siza de escravos ser muito fragmentada, podemos observar nessa uma maior comercialização de escravos do Sul nos últimos anos dessa década, especialmente em relação aos cativos naturais do Rio Grande do Sul, que representam a maioria dos trabalhadores negociados no fim da década.. O gráfico abaixo mostra essa expansão. 3 PRICHETT, Jonathan B.; FREUDENBERGUER, Herman. A peculiar Sample: the selection of slaves for the New Orleans market. The Journal of Economic History, Vol. 52, No. 1, (Mar., 1992), pg ).

5 Escravos negociados por ano Total (vazio) Fonte: Livros de registros de impostos, números 49, 51, 52, 53, 54 e 57. Fundo: Coletoria de Rendas de Campinas. Centro de Memória da Unicamp (CMU). As razões que levam a esse incremento no envio de escravos gaúchos no fim da década de 1870 ainda permanecem nebulosas. Uma hipótese seria a decadência do emprego de escravos nas charqueadas, ou uma queda na compra de cativos pelas charqueadas. Com isso, os escravos locais que seriam absorvidos ou transferidos para a região das charqueadas acabaram sendo disponibilizados para o comércio com o Sudeste. Os pequenos proprietários locais ou de outras regiões da província, não tendo mais a opção de venderem seus trabalhadores para aquela atividade, poderiam ter sido atraídos pelos melhores preços e pela procura do mercado interprovincial. De certa forma, nesse contexto também podemos incluir um aumento de pressões contrárias à escravidão e a possibilidade de substituição e emprego de trabalhadores livres. Quanto à periodicidade do comércio interprovincial de escravos, cabe a investigação sobre os períodos em que as vendas de escravos do Sul eram realizadas. Agrupando as vendas realizadas em cada mês durante os anos analisados, conseguimos observar através dos livros de registro de imposto dois períodos em que ocorreu o maior número de transferências.

6 Escravos Negociados em cada Mês Total Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez (vazio) Fonte: Livros de registros de impostos, números 49, 51, 52, 53, 54 e 57. Fundo: Coletoria de Rendas de Campinas. Centro de Memória da Unicamp (CMU). Vemos no gráfico acima a configuração de pico de vendas de escravos do Sul no mês de março, seguido de um outro aumento de vendas em setembro e outro em dezembro. Antes de procurarmos o significado desses picos, tanto em sua procedência como no destino, cabe a pesquisa de sua precisa origem, para corrigir ocorrências como a do caso apontado, em que cativos sulistas eram negociados entre senhores de Campinas ou da província de São Paulo. Somente assim conseguiremos entender se o comércio interprovincial estava ligado a alguma dinâmica produtiva ou temporada específica. Dos 848 cativos negociados, cerca de 53% deles tiveram suas vendas intermediadas por procuradores de seus senhores. Isso reforça a idéia levantada por Robert Slenes e defendida também por Sidney Chalhoub, de que o uso dessas procurações era bastante comum, geralmente aparecendo como uma forma de impedir a

7 cobrança do imposto de transferências de escravos a cada mudança entre os intermediários do vendedor para o comprador final. 4 Buscando identificar comerciantes ligados a essas transações, selecionei entre os vendedores pessoas que negociaram mais de quatro escravos através de procurações. Assim, dezessete nomes foram levantados entre os vendedores de escravos em Campinas. A maior parte deles aparece em levantamento semelhante, já realizado sobre o comércio total de escravos nessa cidade paulista. 5 Abaixo vemos uma listagem dos vendedores e o número de cativos negociados através de procurações por cada um deles. Vendedores de escravos do Sul através de procurações em Campinas, Vendedores Escravos Angelino Soveral 18 Antonio de Araujo Almeida 8 Antonio Furtado de Mendonca 6 Antonio Jose de Mello 12 Aureliano de Souza Monteiro 4 Bento Jose Teixeira 9 Domingos Luiz Netto 7 João Carlos Hungria 56 João Egydio de Souza Aranha 4 João Manoel [ ] Rodrigues 7 João Mourthe 51 Jose Delfino Mendes 4 Manoel Antonio Victorino de Menezes 76 Manoel Ferras de Campos Salles 8 Manoel Jorge Graça 36 Manoel Thomaz Fragoso 25 Rodolpho Jose de Freitas Guimarães 18 Thomaz Gonçalves Gomide Sobrinho 16 Total 365 Fonte: Livros de registros de impostos, números 49, 51, 52, 53, 54 e 57. Fundo: Coletoria de Rendas de Campinas. Centro de Memória da Unicamp (CMU). A participação desse grupo nas vendas totais dos escravos vindos do Sul é claramente visível, concentrando 40% de todas as vendas. Como apontado anteriormente, geralmente não conseguimos concluir que um grupo vendido veio diretamente do Sul ou se estes já eram mantidos em cativeiro no Sudeste. Contudo, 4 SLENES, Robert W. The demography and economics of brazilian slavery: Tese de doutorado em História, Stanford, Sanford University, 1976., p ; e CHALHOUB, Sidney. Visões da liberdade: uma história das últimas décadas da escravidão na corte. São Paulo: Cia das Letras, 1990, p Referência artigo ANPUH/SP.

8 algumas pistas já levantadas sobre estes negociantes nos ajudam a compreender mais diretamente a participação de alguns deles no mercado interprovincial de escravos. O caso mais claro de comerciante envolvido no comércio interprovincial, em minha perspectiva marcada por uma pesquisa anterior em Desterro, é o de Manoel Antonio Victorino de Menezes. E o caso dele nos ajuda a experimentar algumas idéias para a identificação de negociantes, do volume e modo de operação de suas atividades. A identificação de Victorino de Menezes como negociante de escravos se deu primeiramente através da historiografia, de obras que citavam este negociante como o maior comerciante de escravos da região de Desterro 6. Uma busca pelos jornais locais nos permite chegar a uma conclusão semelhante ao desses historiadores. Nestes, Victorino anunciou seus negócios durante vários anos, em trechos semelhantes ao colocado abaixo: ESCRAVOS O abaixo assignado compra escravos de ambos os sexos de 12 a 30 annos de idade, e está pagando preços mais altos do que qualquer outro. LARGO DO PALACIO N. 16 Victorino de Menezes. 7 Esses e outros anúncios, em que apontava mais diretamente sua intenção de revender esses escravos no Sudeste brasileiro, indicaram por muitos anos a pretensão deste negociante de agir como intermediário entre senhores de Desterro e os compradores de escravos do Sudeste. Partindo dessas indicações do envolvimento de Victorino, procurei outras referências a suas atividades. Através disso, encontramos seu nome em registros de movimento do porto de Desterro, embarcando ou retornando do Sudeste e também em procurações e registros de compra e venda no cartório local. Nestes, verificamos mais uma vez sua participação como comprador, ou mais frequentemente como procurador de escravos que seriam negociados no Rio de Janeiro ou São Paulo. E seguidas vezes, nos registros do movimento do porto, observamos Victorino partir para o Sudeste acompanhado de escravos e retornar sozinho semanas depois. Configurava-se, dessa 6 CABRAL Oswaldo R. Nossa Senhora do Desterro. V 2 Memória. Florianópolis: UFSC, 1972, p. 393; e PIAZZA, Walter F. O escravo numa economia minifundiária. São Paulo: Resenha Universitária, 1975, p UFSC/BU. O Conservador, n. 172, 14 de outubro de 1874.

9 forma, um padrão de viagens de venda de escravos, com aquisição em Desterro e região, viagem com um grupo de 4 a 7 escravos geralmente, seguida da negociação no Sudeste. Pesquisando fontes em Campinas, pude verificar a atuação de Victorino neste mercado ao procurar referências de sua atuação na cidade. Nos registros de meia siza, encontrei o que acredito ser um padrão de suas atividades. As vendas que Menezes realiza como procurador dos vendedores são realizadas sempre em poucos dias, com várias negociações de escravos sendo realizadas, seguidas por longos períodos sem atividades. Assim, parece ficar claro esse padrão de viagens de negócio, ainda mais quando observamos que a totalidade dos escravos negociados por ele tinha como origem as províncias do Sul, sendo a quase totalidade deles naturais de Santa Catarina e apenas três de outra província, o Rio Grande do Sul. Dessa forma, observar o padrão de atividades de Victorino e seu registro nas fontes em diversas localidades nos ajuda a identificar outros negociantes. Seguindo um padrão de viagens e de grupos negociados semelhante ao de Victorino, encontramos Manoel Thomaz Fragoso, responsável como procurador por 25 transferências de cativos entre 1877 e Expandindo a observação sobre esse negociante para todas as negociações com escravos, vemos o nome dele ligado a 47 transações, quase todas seguindo um padrão semelhante ao de Victorino de Menezes. Seu nome aparece geralmente ligado a uma seqüência de vendas em dois ou três dias seguida de semanas de ausência, quebrada por nova seqüência de vendas quase diárias. Negociava geralmente de um a sete escravos, somente em um momento organizado uma transação maior. Somado a esse padrão de vendas, o desenvolvimento dos negócios com escravos vindos do Rio Grande do Sul nos anos do fim da década de 1870 reforça a idéia de viagens para a comercialização de cativos. Uma mudança interessante ocorre com um comerciante já visto, João Carlos Hungria. Em meados da década de 1870, vemos em algumas escrituras de compra de escravos seu nome sendo apontado como o do procurador responsável pela venda, sendo residente em Sorocaba e negociando cativos daquela região. Entretanto, na segunda metade da década, a maior parte dos escravos negociados por ele tinha como origem a província do Rio Grande do Sul. Negociou sempre grupos de 1 a 7 cativos, sendo de três escravos o grupo predominantemente negociado por ele.

10 Contudo um outro padrão de atividades também pode ser observado. Enquanto os três comerciantes acima estavam ligados a transferência de escravos de uma determinada área, outros indivíduos realizavam negócios envolvendo cativos de diversas regiões do país. Esse foi o caso de João Mourthé, residente em Campinas que esteve envolvido em transações com escravos durante todos os anos em que tivemos registro, chegando a negociar mais de cem escravos anualmente. Além dos 51 cativos com origem no Sul do Brasil, Mourthé negociou com escravos oriundos de diversas províncias brasileiras. Entre elas destacou-se a província do Maranhão, sendo a origem de 303 cativos negociados por ele, seguido da Bahia com 97, e Pernambuco, Piauí e Rio de Janeiro com aproximadamente 55 cada um. Dos escravos naturais da região sul, novamente o Rio Grande do Sul se destacou no final da década, sendo esse o período em que se acentuou a vinda dos 36 escravos dessa região registrados por esse negociante. Essa fonte variada de escravos pode ser explicada pelo fato de Mourthé ser residente em Campinas e comprar escravos no próprio Sudeste para revede-los na região de Campinas. Em um libelo cível de devolução de escravo de 1877, o modo de operação deste negociante parece ficar claro. Nessa ação, João Mourthé foi acusado de vender um escravo doente em Rio Claro para o lavrador Francisco Aguiar de Barros, residente em São Paulo. Tendo percebido que o escravo sofria de reumatismo o comprador entrou na justiça procurando reaver o dinheiro da compra e da siza paga. No decorrer da disputa (que tem seu inicio atrasado pela dificuldade de citar Mourthé devido ao fato dele estar em viagem em cidades próximas a Campinas, o comerciante informa que comprou o escravo, que era sergipano, na cidade do Rio de Janeiro. 8 A diversidade de origem dos cativos negociados por Mourthé parece reforçar essa idéia de compra no Sudeste e revenda na região de Campinas. Além disso, seu nome aparece ao longo de todo o ano, não sendo possível observar períodos significativos de maior ou menor atividade. O mesmo padrão de residência em Campinas, com vendas distribuídas ao longo do ano e negociação de escravos com variadas origens, provavelmente no próprio Sudeste, pode ser observado em outros dois comerciantes listados. Thomaz Gonçalves Gomide Sobrinho negociou como procurador 16 cativos sulistas, sendo esses apenas um pequeno grupo dentro do conjunto comercializado por ele, que chegou a anunciar no 8 Libelo cível oficio, caixa 352, processo Fundo: Tribunal de Justiça de Campinas (TJC). Centro de Memória da Unicamp (CMU).

11 inicio de 1876 a venda de excelentes escravos, entre eles carpinteiros, alfaiates e roceiros. 9 O outro comerciante era Manoel Jorge Graça, responsável por 36 transferências de escravos vindos do Sul. Da mesma forma que Mourthé e Gomide, Graça negociou com escravos de diversas procedências ao longo dos anos. Mas o caso dele tem uma particularidade, uma parceria com Victorino de Menezes que se desenvolveu ao longo de alguns anos, com a transmissão de poderes para negociar cativos já sendo adiantada por Menezes em procurações lavradas em Santa Catarina. 10 E parcerias desse tipo podem ter sido mais freqüentes, mas ainda não temos condições de apontar isso. Outro ponto importante para entende o cotidiano dessas transações são os grupo negociados em cada uma dessas transações. Tomando somente a origem dos escravos, podemos observar que a grande maioria desses cativos foi negociada individualmente, somando 189 dos 848 escravos sulistas negociados ou 22% deles. Em seguida, o grupo mais representativo foi o de cativos negociados em duplas, representando 114 ou 13% deles. As negociações de um ou dois cativos, dessa forma, representariam 35% das vendas realizadas no mercado de Campinas. Essa alta representatividade de negociações de pequenos grupos combina com os números gerais encontrados para o comércio total de escravos de Campinas, mas aponta uma presença maior de grupos. Nos números totais de Campinas, a grande maioria dos 5678 escravos negociados (1622 ou 29%) foi comercializada individualmente, sendo que 63% dos cativos foram negociados em grupos de até cinco pessoas. Como se pode observar, a venda aos compradores finais de escravos geralmente se davam em pequenos grupos de escravos, na maioria das vezes até em casos individuais, e isso mesmo quando os compradores eram fazendeiros locais. Nesse ponto, o comércio de escravos vindos das províncias do Sul do Brasil não se diferenciava daquele de outras fontes no país. O cruzamento dos registros de meia siza com as notas dos livros de cartório ainda se mostram bastante incipientes. Buscando maiores informações para essas análises, procurei cruzar os dados da coletoria com alguns livros do cartório. Assim, comparei os registros de meia siza de 1875 com o dos livros de notas do mesmo 9 Constitucional, 5/1/1876, n Microfilme MR Arquivo Edgard Leuenroth (AEL). 10 SCHEFFER, Rafael da Cunha. Tráfico interprovincial e comerciantes de escravos em Desterro, Dissertação em História apresentado a Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis: UFSC, 2006, p. 136.

12 período, o mesmo sendo realizado para os três primeiros meses do ano de Nesse período analisado, apenas dois casos foram encontrados de cativos aparecendo nos dois registros, não tendo havido nenhum caso novo nos livros de nota. Observar esses números gerais pelos registros de meia siza parece realmente mais promissor, visto que toda transferência anotada nos livros de cartório fazia referência a esse registro das coletorias. De toda forma, ainda devemos investigar os outros livros deste cartório e os do primeiro cartório de notas de Campinas, ainda não pesquisados. Um dos casos encontrados em ambos os conjuntos de documentos envolve tanto um escravo nascido no Sul quanto um dos comerciantes que frequentemente vendiam em Campinas cativos daquela região. Em vinte de outubro de 1875, João Carlos Hungria, residente em Sorocaba e agindo como procurador de Pedro Candido Rodrigues, de Itapetininga, e Francisco Carneiro da Silva Lobo, de Jaguary, vendeu dois escravos para o comendador Joaquim Policarpo Aranha, por quatro contos e 400 mil réis. Nesta transação, como ocorreu em diversos outros casos em que o comendador estava envolvido, ele foi representado pelo seu procurador, o Doutor Gustavo Adolpho de Castro. Nessa transação, foram negociados os seguintes cativos: Domingos, fula, de onze anos de idade e natural de Faxina (cujo proprietário era Pedro Candido) e Francisco, cabra de 25 anos, natural do Paraná. 11 Aqui observamos a ação de um negociante que intermediou a venda de 81 escravos ao longo dos anos cobertos pelo registro de meia siza. A participação de João Carlos Hungria no mercado de escravos é interessante. Em 1875 ele aparece em alguns registros de meia siza e livros de notas como residente em Sorocaba (como no caso acima) e vendendo escravos dessa região. 12 Nos registros de 1877 a 1879, onde se concentraram a maioria de seus negócios, praticamente a totalidade dos escravos por ele negociados tinham como origem o Rio Grande do Sul, fazendo com que nos questionemos a respeito de mudanças na sua relação com essa fonte de cativos. Teria João Carlos utilizado suas possíveis fontes em Sorocaba para atuar como intermediário de escravos ou ele mesmo teria se colocado no mercado no Sul do Brasil? Outro ponto a ser observado diz respeito a trajetória de Francisco, escravo natural do Paraná que estava sendo negociado nesse momento. Aqui é importante 11 Livro 14. p. 17v. (6415). 12 Em 1875, João Carlos Hungria atua como procurador na venda de duas escravas, ambas naturais de Sorocaba e vendidas para o comendador Joaquim Policarpo Aranha em Campinas. Escrituras de compra e venda de escravos, pgs. 99v e 100. Livro de notas 14. Cartório Paula Leite.

13 observa que aos vinte e cinco anos de idade, esta já é no mínimo a segunda transferência de que Francisco é objeto. Nascido no Paraná, esse cativo já havia sido transferido para Jaguary em data anterior, e novamente para Campinas em outubro de Mostra-se assim a fragilidade dos laços e pouca estabilidade a que poderia ser exposto um jovem trabalhador escravizado. Infelizmente, para Francisco não temos dados de sua cidade de origem ou ocupação profissional, mas com sua venda para Campinas ele provavelmente foi empregado pelo comendador no serviço da lavoura. A outra venda observado nos dois registros foi a de Rodolpho, já citada anteriormente. Em 23 de janeiro de 1878 Carlos Rodrigues de Oliveira vendeu esse jovem trabalhador a Francisco Fernandes de Abreu, ambos residentes no termo de Campinas. Apesar de ter sido vendido para outro senhor no mesmo termo, Rodolpho, com apenas nove anos de idade, já havia sido anteriormente vendido do Rio Grande do Sul, de onde era natural. Em 1872 ele já havia sido matriculado na coletoria de Passo Fundo, sendo o cativo número 29 na relação de escravos de seu senhor, tendo sido transferido e registrado na coletoria de Campinas em agosto de 77. Na escritura de compra e venda, foi apontada sua aptidão para o trabalho campeiro, tendo sido vendido por um conto e oitocentos mil réis. No caso específico de Rodolpho, é interessante observar que sua cidade de origem é Passo Fundo, não uma grande cidade ligada as charqueadas, principais espaços de concentração de escravos, mas sim de uma região com base econômica mais diversificada e de pecuária de menores extensões do que aquela praticada no Sul. Mesmo assim, Rodolpho provavelmente nasceu em um grande plantel, com pelo menos 29 escravos, e teve tempo de aprender as lidas do trabalho campeiro antes de ser vendido para o Sudeste. Sua transferência com aproximadamente oito anos aponta mais uma vez para a capacidade de destruição das famílias presente no comércio de escravos, na fragilização dos laços sociais que ele provocava. Nascido pouco tempo antes da Lei de 1871 (segundo sua idade apontada), Rodolpho também não pôde contar com a proteção da lei de 1869 que protegia a família escrava dessas separações. Através dessas histórias podemos entender não apenas os impactos dessas transferências sobre os cativos e seu mundo, mas também as próprias formas de organização e modos de operação dos negociantes. Assim, ainda que esta comunicação seja um ponto inicial de uma pesquisa, ela já aponta a importância da presença de

14 escravos do Sul na região de Campinas, e logo a força do comércio interprovincial naquelas províncias.

Tráfico interno de escravos em Mariana: Ao longo do século XIX, as medidas referentes à proibição do tráfico atlântico

Tráfico interno de escravos em Mariana: Ao longo do século XIX, as medidas referentes à proibição do tráfico atlântico Tráfico interno de escravos em Mariana: 1861-1886. Camila Carolina Flausino 1 Ao longo do século XIX, as medidas referentes à proibição do tráfico atlântico africano para o Brasil fizeram com que o preço

Leia mais

Rafael da Cunha Scheffer 1

Rafael da Cunha Scheffer 1 COMÉRCIO DE ESCRAVOS NO RIO GRANDE DO SUL (1850-1888): TRANSFERÊNCIAS INTRA E INTERPROVINCIAIS, PERFIS DE CATIVOS NEGOCIADOS E COMERCIANTES EM CINCO MUNICÍPIOS GAÚCHOS. Rafael da Cunha Scheffer 1 O comércio

Leia mais

Comércio de cativos através das fontes cartoriais: possibilidades e seus limites.

Comércio de cativos através das fontes cartoriais: possibilidades e seus limites. Comércio de cativos através das fontes cartoriais: possibilidades e seus limites. RAFAEL DA CUNHA SCHEFFER* A compra e venda de cativos fez parte do cotidiano escravista brasileiro durante toda a sua duração,

Leia mais

"QUE AQUI NÃO SERÁ VENDIDO": SOBRE OS ESCRAVOS TRAFICADOS PARA CAMPINAS,

QUE AQUI NÃO SERÁ VENDIDO: SOBRE OS ESCRAVOS TRAFICADOS PARA CAMPINAS, "QUE AQUI NÃO SERÁ VENDIDO": SOBRE OS ESCRAVOS TRAFICADOS PARA CAMPINAS, 1860-1888 1 Letícia Graziele de Freitas Lemes 2 Após a extinção definitiva do tráfico de africanos para o Brasil, em 1850, os negociantes

Leia mais

Comerciantes de escravos em Campinas década de 1870.

Comerciantes de escravos em Campinas década de 1870. Comerciantes de escravos em Campinas década de 1870. Rafael da Cunha Scheffer Doutorando em Historia Social da Cultura na Unicamp, bolsista Fapesp. Na segunda metade do século XIX, com a proibição efetiva

Leia mais

Afro-Ásia ISSN: Universidade Federal da Bahia Brasil

Afro-Ásia ISSN: Universidade Federal da Bahia Brasil AfroÁsia ISSN: 00020591 revista.afroasia@gmail.com Universidade Federal da Bahia Brasil da Cunha Scheffer, Rafael REDES DE COMÉRCIO INTERNO DE CATIVOS: ORGANIZAÇÃO DOS NEGOCIANTES NA SEGUNDA METADE DO

Leia mais

ABIH-RJ FECOMÉRCIO-RJ

ABIH-RJ FECOMÉRCIO-RJ 2015 ABIH-RJ FECOMÉRCIO-RJ ANUÁRIO ESTATÍSTICO DA TAXA DE OCUPAÇÃO HOTELEIRA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO Pesquisa mensal da ABIH-RJ que visa acompanhar a taxa de ocupação nas unidades de hospedagem da

Leia mais

DEMONSTRATIVO DE CÁLCULO DE APOSENTADORIA - FORMAÇÃO DE CAPITAL E ESGOTAMENTO DAS CONTRIBUIÇÕES

DEMONSTRATIVO DE CÁLCULO DE APOSENTADORIA - FORMAÇÃO DE CAPITAL E ESGOTAMENTO DAS CONTRIBUIÇÕES Página 1 de 28 Atualização: da poupança jun/81 1 133.540,00 15,78 10,00% 13.354,00 10,00% 13.354,00 26.708,00-0,000% - 26.708,00 26.708,00 26.708,00 jul/81 2 133.540,00 15,78 10,00% 13.354,00 10,00% 13.354,00

Leia mais

ANUÁRIO ESTATÍSTICO DA TAXA DE OCUPAÇÃO HOTELEIRA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

ANUÁRIO ESTATÍSTICO DA TAXA DE OCUPAÇÃO HOTELEIRA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO 2012 ABIH-RJ FECOMÉRCIO-RJ ANUÁRIO ESTATÍSTICO DA TAXA DE OCUPAÇÃO HOTELEIRA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO Pesquisa mensal da ABIH-RJ que visa acompanhar a taxa de ocupação nas unidades de hospedagem da

Leia mais

OBSERVATÓRIO DO TRABALHO DE DIADEMA

OBSERVATÓRIO DO TRABALHO DE DIADEMA OBSERVATÓRIO DO TRABALHO DE DIADEMA Relatório Mensal: A Movimentação do Mercado de Trabalho Formal no Município de Diadema Março de 2008 Termo de Contrato Nº. 226/2007 MAIO de 2008 SUMÁRIO Apresentação

Leia mais

ANUÁRIO ESTATÍSTICO DA TAXA DE OCUPAÇÃO HOTELEIRA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

ANUÁRIO ESTATÍSTICO DA TAXA DE OCUPAÇÃO HOTELEIRA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO 2013 ABIH-RJ FECOMÉRCIO-RJ ANUÁRIO ESTATÍSTICO DA TAXA DE OCUPAÇÃO HOTELEIRA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO Pesquisa mensal da ABIH-RJ que visa acompanhar a taxa de ocupação nas unidades de hospedagem da

Leia mais

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL (ICPN) Maio / 2014 (dados até Abril)

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL (ICPN) Maio / 2014 (dados até Abril) ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL (ICPN) Maio / 2014 (dados até Abril) Sumário Executivo Os dados desse relatório são apresentados da ordem geral para específico, ou seja, apresenta primeiro

Leia mais

PRÓ-TRANSPORTE - MOBILIDADE URBANA - PAC COPA 2014 - CT 318.931-88/10

PRÓ-TRANSPORTE - MOBILIDADE URBANA - PAC COPA 2014 - CT 318.931-88/10 AMPLIAÇÃO DA CENTRAL DE Simpl Acum Simpl Acum jul/10 a jun/11 jul/11 12 13 (%) (%) (%) (%) 1.72.380,00 0,00 0,00 0,00 361.00,00 22,96 22,96 1/11 AMPLIAÇÃO DA CENTRAL DE ago/11 Simpl Acum Simpl Acum Simpl

Leia mais

PRÓ-TRANSPORTE - MOBILIDADE URBANA - PAC COPA 2014 - CT 318.931-88/10

PRÓ-TRANSPORTE - MOBILIDADE URBANA - PAC COPA 2014 - CT 318.931-88/10 AMPLIAÇÃO DA CENTRAL DE Simpl Acum Simpl Acum jul/10 a jun/11 jul/11 12 13 (%) (%) (%) (%) 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 1/11 AMPLIAÇÃO DA CENTRAL DE ago/11 Simpl Acum Simpl Acum Simpl Acum 14 set/11 15

Leia mais

INFORME CONJUNTURAL Comportamento do Emprego - Jan-Nov Brasil. 19/12/2014 Subseção DIEESE - Força Sindical

INFORME CONJUNTURAL Comportamento do Emprego - Jan-Nov Brasil. 19/12/2014 Subseção DIEESE - Força Sindical INFORME CONJUNTURAL Comportamento do Emprego - Jan-Nov 2014 - Brasil 19/12/2014 Subseção DIEESE - Força Sindical Segundo dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério

Leia mais

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL. ICPN Fevereiro de 2016

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL. ICPN Fevereiro de 2016 ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN Fevereiro de 2016 ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN Fevereiro de 2016 Sumário Executivo Indicadores de confiança são indicadores

Leia mais

ABIH-RJ FECOMÉRCIO- RJ

ABIH-RJ FECOMÉRCIO- RJ 2014 ABIH-RJ FECOMÉRCIO- RJ ANUÁRIO ESTATÍSTICO DA TAXA DE OCUPAÇÃO HOTELEIRA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO Pesquisa mensal da ABIH-RJ que visa acompanhar a taxa de ocupação nas unidades de hospedagem da

Leia mais

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL. Dezembro/2012 (dados até novembro)

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL. Dezembro/2012 (dados até novembro) ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL (ICPN) Dezembro/2012 (dados até novembro) Características da pesquisa Objetivo: - medir o impacto da conjuntura econômica nos Pequenos Negócios e suas

Leia mais

Destaques do trimestre

Destaques do trimestre Destaques do trimestre Diminui o pessimismo com o mercado imobiliário Expectativas dos potenciais compradores de imóveis no segundo trimestre têm ligeira melhora frente ao começo do ano Os resultados do

Leia mais

DATA DIA DIAS DO FRAÇÃO DATA DATA HORA DA INÍCIO DO ANO JULIANA SIDERAL T.U. SEMANA DO ANO TRÓPICO 2450000+ 2460000+

DATA DIA DIAS DO FRAÇÃO DATA DATA HORA DA INÍCIO DO ANO JULIANA SIDERAL T.U. SEMANA DO ANO TRÓPICO 2450000+ 2460000+ CALENDÁRIO, 2015 7 A JAN. 0 QUARTA -1-0.0018 7022.5 3750.3 1 QUINTA 0 +0.0009 7023.5 3751.3 2 SEXTA 1 +0.0037 7024.5 3752.3 3 SÁBADO 2 +0.0064 7025.5 3753.3 4 DOMINGO 3 +0.0091 7026.5 3754.3 5 SEGUNDA

Leia mais

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL. ICPN Novembro de 2015

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL. ICPN Novembro de 2015 ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN Novembro de 2015 ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN Novembro de 2015 Sumário Executivo Indicadores de confiança são indicadores

Leia mais

DOCUMENTO 5. Código de Referência: BR PEMJ REC PJUD JM AL

DOCUMENTO 5. Código de Referência: BR PEMJ REC PJUD JM AL DOCUMENTO 5 Código de Referência: BR PEMJ REC PJUD JM AL 1882.05.31 Título: Processo Cível (Ação de Liberdade) movido pelo escravo Simplício Manoel contra Ernesto & Leopoldo Datas: 1882 Fundo: Comarca

Leia mais

COM EMBARGO ATÉ 0H DE 29/10/2015

COM EMBARGO ATÉ 0H DE 29/10/2015 COM EMBARGO ATÉ 0H DE 29/10/2015 Raio-X FipeZap: perfil da demanda de imóveis Descontos aumentam no 3º trimestre de 2015 Percentual médio de descontos sobe para 8,1%; em 77% das transações, o preço fechado

Leia mais

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN. Janeiro de 2016

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN. Janeiro de 2016 ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN Janeiro de 2016 ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN Janeiro de 2016 Sumário Executivo Indicadores de confiança são indicadores

Leia mais

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL (ICPN) Maio/2013 (dados até Abril)

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL (ICPN) Maio/2013 (dados até Abril) ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL (ICPN) Maio/2013 (dados até Abril) Sumário Executivo (entrevistas realizadas em Abr/13) Nesta edição o Índice de Confiança dos Pequenos Negócios (ICPN)

Leia mais

CONCENTRAÇÃO DA INADIMPLÊNCIA POR MUNICÍPIO NO 1 TRIMESTRE DE 2013 CONCENTRAÇÃO DA INADIMPLÊNCIA POR MUNICÍPIO NO 1 TRIMESTRE DE %

CONCENTRAÇÃO DA INADIMPLÊNCIA POR MUNICÍPIO NO 1 TRIMESTRE DE 2013 CONCENTRAÇÃO DA INADIMPLÊNCIA POR MUNICÍPIO NO 1 TRIMESTRE DE % CONCENTRAÇÃO DA INADIMPLÊNCIA POR MUNICÍPIO NO 1 TRIMESTRE DE 2013 27% 1 GOIÂNIA 2 JATAÍ 51% 3 TRINDADE 3% 7% 4% 9% 4 ANÁPOLIS 5 RIO VERDE 6 OUTROS FONTE: CDL GOIÂNIA CONCENTRAÇÃO DA INADIMPLÊNCIA POR

Leia mais

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN Fevereiro 2015 ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN Fevereiro de 2015 Sumário Executivo Indicadores de confiança são indicadores

Leia mais

Ocupação Hoteleira da cidade do Rio de Janeiro Janeiro de 2012

Ocupação Hoteleira da cidade do Rio de Janeiro Janeiro de 2012 Ocupação Hoteleira da cidade do Rio de Janeiro Janeiro de 2012 Taxa de ocupação chegou a 82,08% Esta foi a maior taxa já apurada para um mês de janeiro Introdução A pesquisa sobre Ocupação Hoteleira da

Leia mais

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL. ICPN Abril de 2016

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL. ICPN Abril de 2016 ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN Abril de 2016 ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN Abril de 2016 Sumário Executivo Indicadores de confiança são indicadores

Leia mais

COMENTÁRIOS. O emprego industrial, que ficou praticamente estável nos últimos três. meses, recuou 0,6% em novembro frente a outubro, na série livre de

COMENTÁRIOS. O emprego industrial, que ficou praticamente estável nos últimos três. meses, recuou 0,6% em novembro frente a outubro, na série livre de COMENTÁRIOS PESSOAL OCUPADO ASSALARIADO O emprego industrial, que ficou praticamente estável nos últimos três meses, recuou 0,6% em novembro frente a outubro, na série livre de influências sazonais. Esta

Leia mais

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL. ICPN Março de 2016

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL. ICPN Março de 2016 ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN Março de 2016 ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN Março de 2016 Sumário Executivo Indicadores de confiança são indicadores

Leia mais

Por que os juros para financiamento de veículos não estão acompanhando a queda da SELIC, apesar da diminuição da inadimplência?

Por que os juros para financiamento de veículos não estão acompanhando a queda da SELIC, apesar da diminuição da inadimplência? 24 de abril de 2018 Por que os juros para financiamento de veículos não estão acompanhando a queda da SELIC, apesar da diminuição da inadimplência? Dados levantados pela Associação Nacional das Empresas

Leia mais

Açúcar e tomate encarecem a Cesta Básica

Açúcar e tomate encarecem a Cesta Básica 1 São Paulo, 06 de outubro de 2009. NOTA À IMPRENSA Açúcar e tomate encarecem a Cesta Básica Das 17 capitais onde o DIEESE - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos realiza

Leia mais

Pressão sobre os salários continua em queda, apesar da taxa de desemprego estável

Pressão sobre os salários continua em queda, apesar da taxa de desemprego estável Pressão sobre os salários continua em queda, apesar da taxa de desemprego estável Estimativa da Fipe e da Catho para a taxa de desemprego do décimo mês do ano é de 5,0%, 0,1 ponto percentual maior do que

Leia mais

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL. Fevereiro/2013 (dados até Janeiro)

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL. Fevereiro/2013 (dados até Janeiro) ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL (ICPN) Fevereiro/2013 (dados até Janeiro) Características da pesquisa Objetivo: - medir o impacto da conjuntura econômica nos Pequenos Negócios e suas

Leia mais

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN Julho de 2015 ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN Julho de 2015 Sumário Executivo Indicadores de confiança são indicadores

Leia mais

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL. ICPN Junho de 2016

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL. ICPN Junho de 2016 ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN Junho de 2016 ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN Junho de 2016 Sumário Executivo Indicadores de confiança são indicadores

Leia mais

ABIH-RJ FECOMÉRCIO-RJ

ABIH-RJ FECOMÉRCIO-RJ 2016 ABIH-RJ FECOMÉRCIO-RJ ANUÁRIO ESTATÍSTICO DA TAXA DE OCUPAÇÃO HOTELEIRA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO Pesquisa mensal da ABIH-RJ que visa acompanhar a taxa de ocupação nas unidades de hospedagem da

Leia mais

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL (ICPN) Março/2013 (dados até Fevereiro)

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL (ICPN) Março/2013 (dados até Fevereiro) ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL (ICPN) Março/2013 (dados até Fevereiro) Sumário Executivo (entrevistas realizadas em fev/13) Este relatório resulta das entrevistas realizadas no mês

Leia mais

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua PNAD Contínua. Mercado de Trabalho Brasileiro 1º trimestre de de maio de 2018

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua PNAD Contínua. Mercado de Trabalho Brasileiro 1º trimestre de de maio de 2018 Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua PNAD Contínua Mercado de Trabalho Brasileiro 1º trimestre de 2018 17 de maio de 2018 P R I N C I P A L O B J E T I V O Produzir informações contínuas

Leia mais

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN Agosto de 2015 ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN Agosto de 2015 Sumário Executivo Indicadores de confiança são indicadores

Leia mais

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN. Setembro de 2015

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN. Setembro de 2015 ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN Setembro de 2015 ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN Setembro de 2015 Sumário Executivo Indicadores de confiança são indicadores

Leia mais

Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro Av. das Américas, Bl 1 - Grupo Shopping Bayside - Cep.

Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro Av. das Américas, Bl 1 - Grupo Shopping Bayside - Cep. Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro Av. das Américas, 3.120 - Bl 1 - Grupo 213 - Shopping Bayside - Cep.: 22.640-102 - Rio de Janeiro - RJ Tel (21) 3410-5131 fax (21)

Leia mais

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN Abril de 2015 ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN Março de 2015 Sumário Executivo Indicadores de confiança são indicadores

Leia mais

DELEGACIA REGIONAL TRIBUTÁRIA DE

DELEGACIA REGIONAL TRIBUTÁRIA DE Fatores válidos para recolhimento em 01/08/2016 JANEIRO 3,3714 3,2396 3,0166 2,8566 2,6932 2,5122 2,3076 2,1551 1,9790 1,8411 1,7203 1,5947 FEVEREIRO 3,3614 3,2158 3,0021 2,8464 2,6807 2,4939 2,2968 2,1429

Leia mais

II Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional

II Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional II Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional Tráfico interprovincial e comerciantes de escravos em Desterro/SC (1849-1888). Rafael da Cunha Scheffer* A partir do fim de março e durante todo

Leia mais

Boletim de Conjuntura Econômica de Goiás N.24/Abr. 2012

Boletim de Conjuntura Econômica de Goiás N.24/Abr. 2012 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS 1 Boletim de Conjuntura Econômica de Goiás N.24/Abr. 2012 Segue abaixo uma breve explicação sobre os indicadores analisados neste Boletim. Produção Industrial Mensal Produção

Leia mais

Custo da cesta básica se eleva em dezembro no Distrito Federal

Custo da cesta básica se eleva em dezembro no Distrito Federal Brasília, 7 de janeiro de 2013. NOTA À IMPRENSA Custo da cesta básica se eleva em dezembro no Distrito Federal O custo da cesta básica no Distrito Federal em dezembro de 2012 totalizou R$ 275,95, valor

Leia mais

Ocupação Hoteleira da cidade do Rio de Janeiro Dezembro de 2011

Ocupação Hoteleira da cidade do Rio de Janeiro Dezembro de 2011 Ocupação Hoteleira da cidade do Rio de Janeiro Dezembro de 2011 Taxa de ocupação situou-se em 78,24%, e encerrou o ano 7,80 pontos percentuais acima da taxa relativa a igual mês do ano anterior Introdução

Leia mais

Sobre o Estudo dos Escravos Velhos no Brasil: o Estoque de Escravos Idosos em Ribeirão Preto,

Sobre o Estudo dos Escravos Velhos no Brasil: o Estoque de Escravos Idosos em Ribeirão Preto, 31 eh Sobre o Estudo dos Escravos Velhos no Brasil: o Estoque de Escravos Idosos em Ribeirão Preto, 1860-1888 Luciana Suarez Lopes (*) Em 16 de outubro de 1875, era iniciado o processo de inventário de

Leia mais

Indicadores econômicos Estudo das Dívidas em Atraso das Pessoas Jurídicas. SPC Brasil e CNDL. Dados referentes a novembro de 2014

Indicadores econômicos Estudo das Dívidas em Atraso das Pessoas Jurídicas. SPC Brasil e CNDL. Dados referentes a novembro de 2014 Indicadores econômicos Estudo das Dívidas em Atraso das Pessoas Jurídicas SPC Brasil e CNDL Dados referentes a novembro de 2014 RELEASE DE IMPRENSA RESUMO ANÁLISE ECONÔMICA Pessoas jurídicas inadimplentes

Leia mais

Sondagem Industrial Junho de 2013

Sondagem Industrial Junho de 2013 Sondagem Industrial Junho de 2013 Mercado de trabalho em acomodação e estoques elevados sinalizam o baixo crescimento da indústria A Sondagem industrial, realizada junto a 138 indústrias catarinenses,

Leia mais

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO BRASIL:

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO BRASIL: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO BRASIL: um mapeamento das dissertações e teses nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste Patrícia Sandalo Pereira UFMS Agência Financiadora CNPq Introdução No

Leia mais

O COMÉRCIO DE ESCRAVOS EM RIBEIRÃO PRETO, PROVÍNCIA DE SÃO PAULO ( )

O COMÉRCIO DE ESCRAVOS EM RIBEIRÃO PRETO, PROVÍNCIA DE SÃO PAULO ( ) O COMÉRCIO DE ESCRAVOS EM RIBEIRÃO PRETO, PROVÍNCIA DE SÃO PAULO (1874 1885) João Vitor Rizzi 1 ; Célio Antônio Alcântara Silva 2 RESUMO: Buscou-se com esse estudo analisar o comércio de escravos nos finais

Leia mais

Relatório Anual de Atendimentos dos Centros de Informações Turísticas. Porto Alegre

Relatório Anual de Atendimentos dos Centros de Informações Turísticas. Porto Alegre Relatório Anual de Atendimentos dos Centros de Informações Turísticas 212 Porto Alegre Número de Atendidos 1 9 8 7 6 5 4 3 2 JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ 21 9846 4641 5457 5317 463 493

Leia mais

COMERCIALIZAÇÃO DE QUEIJO PRATO POR EMPRESAS PARANAENSES RESUMO

COMERCIALIZAÇÃO DE QUEIJO PRATO POR EMPRESAS PARANAENSES RESUMO COMERCIALIZAÇÃO DE QUEIJO PRATO POR EMPRESAS PARANAENSES RESUMO Melissa Watanabe 1 José Roberto Canziani 2 Vania Di Addario Guimarães 3 Este artigo apresenta um retrato da comercialização de queijo prato

Leia mais

A CONCESSÃO JURÍDICA DA LIBERDADE NO BRASIL ESCRAVISTA: SENTIDOS DE LIBERDADE E PATRIMONIALIDADE DO LIBERTO 1

A CONCESSÃO JURÍDICA DA LIBERDADE NO BRASIL ESCRAVISTA: SENTIDOS DE LIBERDADE E PATRIMONIALIDADE DO LIBERTO 1 165 de 368 A CONCESSÃO JURÍDICA DA LIBERDADE NO BRASIL ESCRAVISTA: SENTIDOS DE LIBERDADE E PATRIMONIALIDADE DO LIBERTO 1 Lucas Silva Resende * (Uesb) Jorge Viana Santos ** (Uesb) RESUMO Este trabalho procura

Leia mais

Índice de Atratividade do Mercado Livre para Fontes Limpas de Energia Dezembro/2017

Índice de Atratividade do Mercado Livre para Fontes Limpas de Energia Dezembro/2017 Índice de Atratividade do Mercado Livre para Fontes Limpas de Energia Dezembro/2017 Estudo coordenado por Erick Azevedo, doutor em Planejamento e Sistemas Energéticos pela Universidade de Campinas (Unicamp)

Leia mais

TABELA PRÁTICA PARA CÁLCULO DOS JUROS DE MORA ICMS ANEXA AO COMUNICADO DA-46/12

TABELA PRÁTICA PARA CÁLCULO DOS JUROS DE MORA ICMS ANEXA AO COMUNICADO DA-46/12 JANEIRO 2,7899 2,6581 2,4351 2,2751 2,1117 1,9307 1,7261 1,5736 1,3975 1,2596 1,1388 1,0132 FEVEREIRO 2,7799 2,6343 2,4206 2,2649 2,0992 1,9124 1,7153 1,5614 1,3860 1,2496 1,1288 1,0032 MARÇO 2,7699 2,6010

Leia mais

GDOC INTERESSADO CPF/CNPJ PLACA

GDOC INTERESSADO CPF/CNPJ PLACA Fatores válidos para recolhimento em 01/02/2017 JANEIRO 3,4634 3,3316 3,1086 2,9486 2,7852 2,6042 2,3996 2,2471 2,0710 1,9331 1,8123 1,6867 FEVEREIRO 3,4534 3,3078 3,0941 2,9384 2,7727 2,5859 2,3888 2,2349

Leia mais

FONTES DE RECURSOS PARA FINANCIAMENTO EMPRESARIAL: Mercado Bancário e Mercado de Capitais

FONTES DE RECURSOS PARA FINANCIAMENTO EMPRESARIAL: Mercado Bancário e Mercado de Capitais 1 2 FONTES DE RECURSOS PARA FINANCIAMENTO EMPRESARIAL: Mercado Bancário e Mercado de Capitais RECURSOS DE TERCEIROS ATIVO PASSIVO Mercado Bancário Financiamentos; Conta Garantida; Desconto de Duplicatas

Leia mais

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL. ICPN Maio de 2016

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL. ICPN Maio de 2016 ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN Maio de 2016 ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN Maio de 2016 Sumário Executivo Indicadores de confiança são indicadores antecedentes,

Leia mais

Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro Av. das Américas, Bl 1 - Sala Shopping Bayside - Cep.

Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro Av. das Américas, Bl 1 - Sala Shopping Bayside - Cep. Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro Av. das Américas, 3.120 - Bl 1 - Sala 213 - Shopping Bayside - Cep.: 22.640-102 - Rio de Janeiro - RJ Tel (21) 3410-5131 fax (21)

Leia mais

CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Notas Estatísticas 2017 Diretoria de Estatísticas Educacionais (DEED) Sumário Introdução... 3 1 A Rede de Educação Superior Brasileira... 4 2 Vagas e Ingressantes... 8 3 Matrículas...

Leia mais

Intenção de compras para o Dia dos Pais 2013

Intenção de compras para o Dia dos Pais 2013 Federação do Comércio do Estado de Santa Catarina Intenção de compras para o Dia dos Pais 2013 Conteúdo Introdução...3 Perfil dos consumidores...4 Gênero...4 Faixa etária...4 Escolaridade...4 Ocupação...5

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES CPPD

RELATÓRIO DE ATIVIDADES CPPD RELATÓRIO DE ATIVIDADES CPPD Comissão Permanente do Pessoal Docente ANO 2015 Em 2015 a Comissão Permanente do Pessoal Docente (CPPD) reuniu-se ordinariamente por 11 (onze) vezes em reuniões mensais, com

Leia mais

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DA RECEITA DE SERVIÇOS (DEZEMBRO- 2015)

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DA RECEITA DE SERVIÇOS (DEZEMBRO- 2015) Variação (%) ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DA RECEITA DE SERVIÇOS (DEZEMBRO- 2015) BRASIL: Volume de Negócios do Setor de Serviços Fecha o ano em Queda Em dezembro de 2015, o setor de Serviços recuou 5,0% no

Leia mais

Comércio em Números. Março/2018. Estudos Econômicos Fecomércio MG.

Comércio em Números. Março/2018. Estudos Econômicos Fecomércio MG. Março/2018 Estudos Econômicos Fecomércio MG www.fecomerciomg.org.br Belo Horizonte MG Março de 2018 O é um acompanhamento sistemático das estatísticas do varejo. Trata-se de um estudo que busca acompanhar

Leia mais

SENTIDOS DE SENHORIO NO PÓS-ABOLIÇÃO: O PODER DO EX-SENHOR DEMONSTRADO NAS RELAÇÕES COM EX-ESCRAVOS

SENTIDOS DE SENHORIO NO PÓS-ABOLIÇÃO: O PODER DO EX-SENHOR DEMONSTRADO NAS RELAÇÕES COM EX-ESCRAVOS Página 401 de 490 SENTIDOS DE SENHORIO NO PÓS-ABOLIÇÃO: O PODER DO EX-SENHOR DEMONSTRADO NAS RELAÇÕES COM EX-ESCRAVOS Liliana de Almeida Nascimento Ferraz (UESB) Jorge Viana Santos (UESB) RESUMO Neste

Leia mais

Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro Av. das Américas, Bl 1 - Grupo Shopping Bayside - Cep.

Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro Av. das Américas, Bl 1 - Grupo Shopping Bayside - Cep. Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro Av. das Américas, 3.120 - Bl 1 - Grupo 213 - Shopping Bayside - Cep.: 22.640-102 - Rio de Janeiro - RJ Tel (21) 3410-5131 fax (21)

Leia mais

OBSERVATÓRIO DO TRABALHO DE DIADEMA

OBSERVATÓRIO DO TRABALHO DE DIADEMA OBSERVATÓRIO DO TRABALHO DE DIADEMA Relatório Mensal: A Movimentação do Mercado de Trabalho Formal no Município de Diadema Maio de 2008 Termo de Contrato Nº. 226/2007 JUNHO de 2008 SUMÁRIO Apresentação

Leia mais

O DESEMPENHO DO SETOR EXTERNO EM JANEIRO DE 2003

O DESEMPENHO DO SETOR EXTERNO EM JANEIRO DE 2003 O DESEMPENHO DO SETOR EXTERNO EM JANEIRO DE 23 Os resultados do setor externo divulgados pelo Banco Central mostram contínua melhora na conta de Transações Correntes, cujo déficit acumulado no período

Leia mais

Fls nº: 20 a 21 F/ Nº da escritura 38 (escritura de compra e venda) Nome do vendedor/ procurador (quando houver):

Fls nº: 20 a 21 F/ Nº da escritura 38 (escritura de compra e venda) Nome do vendedor/ procurador (quando houver): Corpo documental Livro 357 Naturez Dat Local Fls nº: 20 a 21 F/ Nº da escritura 38 (escritura de compra e venda) 18/04/1871 Fortaleza Nome do escravo: Benedicto, Luisa, José, Maria, Antonio e Florencia.

Leia mais

BNB Conjuntura Econômica Nº40

BNB Conjuntura Econômica Nº40 BNB Conjuntura Econômica Nº40 Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste - ETENE 4. Mercado de Trabalho O cenário atual da economia brasileira, que experimentou queda sucessiva do PIB nos dois

Leia mais

ESCRITÓRIO TÉCNICO DE ESTUDOS ECONÔMICOS DO NORDESTE ETENE INFORME RURAL ETENE PRODUÇÃO E ÁREA COLHIDA DE TOMATE NO NORDESTE.

ESCRITÓRIO TÉCNICO DE ESTUDOS ECONÔMICOS DO NORDESTE ETENE INFORME RURAL ETENE PRODUÇÃO E ÁREA COLHIDA DE TOMATE NO NORDESTE. O nosso negócio é o desenvolvimento ESCRITÓRIO TÉCNICO DE ESTUDOS ECONÔMICOS DO NORDESTE ETENE INFORME RURAL ETENE PRODUÇÃO E ÁREA COLHIDA DE TOMATE NO NORDESTE Ano 4 2010 Nº 21 O nosso negócio é o desenvolvimento

Leia mais

Confira o perfil de cada um dos setores segundo a divisão adotada pela CNM/CUT/CUT:

Confira o perfil de cada um dos setores segundo a divisão adotada pela CNM/CUT/CUT: Mapeamento do Emprego e Desempenho da Indústria Metalúrgica do Brasil 1 O presente trabalho, elaborado pelos Técnicos da Subseção do DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos),

Leia mais

Mercado de Trabalho na Região Metropolitana de Campinas

Mercado de Trabalho na Região Metropolitana de Campinas Informativo Mensal Mercado de Trabalho na Região Metropolitana de Campinas Agosto / 2018 N o 1 Edição 1 /2018 PROFESSOR EXTENSIONISTA (): Profa. Dra. Eliane Navarro Rosandiski Destaques: 1. Em julho de

Leia mais

INFORME FEVEREIRO DE 2019 INICIATIVA

INFORME FEVEREIRO DE 2019 INICIATIVA INFORME FEVEREIRO DE 2019 INICIATIVA SUMÁRIO DESTAQUES DO MÊS As informações estão inicialmente disponíveis para os municípios de São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ) ÚLTIMOS RESULTADOS EVOLUÇÃO MENSAL

Leia mais

Sondagem Industrial do RN: Indústrias Extrativas e de Transformação

Sondagem Industrial do RN: Indústrias Extrativas e de Transformação Atividade industrial potiguar volta a crescer em maio RESUMO E COMENTÁRIOS A Sondagem das indústrias Extrativas e de do Rio Grande do Norte, elaborada pela FIERN, mostra que, em maio, o nível de produção

Leia mais

ENVELHECIMENTO POPULACIONAL NO BRASIL E ESTADO DE SÃO PAULO NA DÉCADA DE NOVENTA

ENVELHECIMENTO POPULACIONAL NO BRASIL E ESTADO DE SÃO PAULO NA DÉCADA DE NOVENTA ENVELHECIMENTO POPULACIONAL NO BRASIL E ESTADO DE SÃO PAULO NA DÉCADA DE NOVENTA Aparecida Vieira de Melo 1 INTRODUÇÃO Dados do censo demográfico de 1991 e da contagem populacional de 1996 mostram que

Leia mais

Informativo Mensal Mercado de Trabalho na Região Metropolitana de Campinas Agosto / 2018

Informativo Mensal Mercado de Trabalho na Região Metropolitana de Campinas Agosto / 2018 Informativo Mensal Mercado de Trabalho na Região Metropolitana de Campinas Agosto / 2018 No1 Edição 1 /2018 PROFESSOR EXTENSIONISTA: Profa. Dra. Eliane Navarro Rosandiski Destaques: 1. Em julho de 2018

Leia mais

Coordenação geral Kennya Beatriz Siqueira Alziro Vasconcelos Carneiro

Coordenação geral Kennya Beatriz Siqueira Alziro Vasconcelos Carneiro Ano 5 no 44 outubro/2012 Embrapa Gado de Leite Rua Eugênio do Nascimento, 610 Bairro Dom Bosco 36038-330 Juiz de Fora/MG Telefone: (32) 3311-7494 Fax: (32) 3311-7499 e-mail: sac@cnpgl.embrapa.br home page:

Leia mais

Boletim de Conjuntura Econômica de Goiás N.32/Dez.2012

Boletim de Conjuntura Econômica de Goiás N.32/Dez.2012 Segue abaixo uma breve explicação sobre os indicadores analisados neste Boletim. Produção Industrial Mensal Produção Física (PIM-PF) A dinâmica da atividade econômica de uma região pode ser aferida de

Leia mais

PERFIL ÉTNICO DOS ESCRAVIZADOS EM SÃO LUÍS DO MARANHÃO, COM BASE NO RECENSEAMENTO FEITO EM 1855.

PERFIL ÉTNICO DOS ESCRAVIZADOS EM SÃO LUÍS DO MARANHÃO, COM BASE NO RECENSEAMENTO FEITO EM 1855. PERFIL ÉTNICO DOS ESCRAVIZADOS EM SÃO LUÍS DO MARANHÃO, COM BASE NO RECENSEAMENTO FEITO EM 1855. Resumo: A partir do Recenseamento de 1855 para cidade de São Luís do Maranhão, verificamos que houve mudanças

Leia mais

Coordenação geral Kennya Beatriz Siqueira Alziro Vasconcelos Carneiro

Coordenação geral Kennya Beatriz Siqueira Alziro Vasconcelos Carneiro Ano 5 no 42 junho/2012 Embrapa Gado de Leite Rua Eugênio do Nascimento, 610 Bairro Dom Bosco 36038-330 Juiz de Fora/MG Telefone: (32) 3311-7494 Fax: (32) 3311-7499 e-mail: sac@cnpgl.embrapa.br home page:

Leia mais

Destaques do trimestre

Destaques do trimestre Destaques do trimestre Pessimismo com mercado imobiliário diminui no 1º trimestre de 2016 Expectativas dos potenciais compradores de imóveis mostram leve melhora no começo do ano Os resultados do Raio-X

Leia mais

CUSTO DE PRODUÇÃO DE GRÃOS EM CASCAVEL-PR

CUSTO DE PRODUÇÃO DE GRÃOS EM CASCAVEL-PR CUSTO DE PRODUÇÃO DE GRÃOS EM CASCAVEL-PR Foi realizado no dia 11 de julho de 2012 em Cascavel (PR), o painel de custos de produção de grãos. A pesquisa faz parte do Projeto Campo Futuro da Confederação

Leia mais

ESTUDO TÉCNICO N.º 11/2015

ESTUDO TÉCNICO N.º 11/2015 ESTUDO TÉCNICO N.º 11/2015 Principais resultados da PNAD 2014 potencialmente relacionados às ações e programas do MDS MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME SECRETARIA DE AVALIAÇÃO E GESTÃO

Leia mais

Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) BLUMENAU

Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) BLUMENAU Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) BLUMENAU Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) BLUMENAU FECOMÉRCIO SC SUMÁRIO Endividamento em Blumenau 7 Considerações

Leia mais

Vendas no varejo crescem 1,9% em abril, aponta ICVA

Vendas no varejo crescem 1,9% em abril, aponta ICVA Vendas no varejo crescem 1,9% em abril, aponta ICVA As vendas no varejo brasileiro cresceram 1,9% em abril, descontada a inflação, na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo o Índice Cielo do

Leia mais

Vendas do comércio varejista caem 0,5% em Agosto

Vendas do comércio varejista caem 0,5% em Agosto Vendas do comércio varejista caem 0,5% em Agosto Os dados referentes ao mês de agosto em comparação com o mês anterior com ajuste sazonal, apresentou uma queda de -0,5% no volume de vendas do comércio

Leia mais

VAREJO BRASILEIRO CRESCE 1,1% EM DEZEMBRO

VAREJO BRASILEIRO CRESCE 1,1% EM DEZEMBRO CIELO S.A. CNPJ/MF 01.027.058/0001-91 Comunicado ao Mercado VAREJO BRASILEIRO CRESCE EM DEZEMBRO Crescimento, medido pelo Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), reflete o desempenho do varejo em relação

Leia mais

Viagens turísticas aumentam no 4º trimestre e no ano de 2015

Viagens turísticas aumentam no 4º trimestre e no ano de 2015 Procura Turística dos Residentes 4º Trimestre de 2015 02 de maio de 2016 Viagens turísticas aumentam no 4º trimestre e no ano de 2015 No 4º trimestre de 2015 a população residente em Portugal realizou

Leia mais

Destaques do trimestre

Destaques do trimestre Destaques do trimestre Interesse em aquisição de imóveis para investimento recua novamente Último trimestre foi marcado também por queda no percentual de descontos e aumento na expectativa de queda nos

Leia mais

Intenção de Compras para o período de volta às aulas 2015

Intenção de Compras para o período de volta às aulas 2015 Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Intenção de Compras para o período de volta às aulas 2015 O perfil do consumidor e resultado de intenção

Leia mais

26 de outubro de 2017

26 de outubro de 2017 26 de outubro de 2017 1 Na média de 2017, a economia brasileira fechou mais de 836,3 mil postos de trabalho em relação aos primeiros nove meses de 2016. O setor de serviços, contudo, fechou 250,5 mil postos

Leia mais

PROCURA TURÍSTICA DOS RESIDENTES 2º Trimestre de 2012

PROCURA TURÍSTICA DOS RESIDENTES 2º Trimestre de 2012 02 de novembro de 2012 PROCURA TURÍSTICA DOS RESIDENTES 2º Trimestre de 2012 Residentes realizaram 3,7 milhões de viagens turísticas a que corresponderam 11,8 milhões de dormidas Os residentes em Portugal

Leia mais

INTENÇÃO DE COMPRA DIA DOS NAMORADOS 2014

INTENÇÃO DE COMPRA DIA DOS NAMORADOS 2014 1 INTENÇÃO DE COMPRA DIA DOS NAMORADOS 2014 2 Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande Intenção de Compra para o Dia dos Namorados 2014 Rua Venâncio Borges do Nascimento, 377 Jardim Tv Morena Campo Grande

Leia mais

Setembro Divulgado em 15 de outubro de 2015.

Setembro Divulgado em 15 de outubro de 2015. Setembro - 2015 Divulgado em 15 de outubro de 2015. ICVA APONTA RETRAÇÃO DE 3,4% PARA O VAREJO EM SETEMBRO Indicador considera a receita de vendas do varejo deflacionada pelo IPCA em comparação com setembro

Leia mais

INTENÇÃO DE COMPRA DIA DAS MÃES 2014

INTENÇÃO DE COMPRA DIA DAS MÃES 2014 1 INTENÇÃO DE COMPRA DIA DAS MÃES 2014 2 Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande Intenção de Compra para o Dia das Mães 2014 Rua Venâncio Borges do Nascimento, 377 Jardim Tv Morena Campo Grande - MS, 79050-700

Leia mais