AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DOS ERROS SISTEMÁTICOS E DAS PARCELAS DE INCERTEZAS DE MEDIÇÃO NAS COMBINAÇÕES DE BLOCOS PADRÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DOS ERROS SISTEMÁTICOS E DAS PARCELAS DE INCERTEZAS DE MEDIÇÃO NAS COMBINAÇÕES DE BLOCOS PADRÃO"

Transcrição

1 AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DOS ERROS SISTEMÁTICOS E DAS PARCELAS DE INCERTEZAS DE MEDIÇÃO NAS COMBINAÇÕES DE BLOCOS PADRÃO Msc. Samuel Mendes Franco Eng. Claudio Lopes de Oliveira Faculdade de Tecnologia de Sorocaba CEETEPS Av. Carlos Reinaldo Mendes 2015 Sorocaba- CEP Clopes@cruzeironet.com.br QUALIDADE- METROLOGIA,INSPEÇÃO E ENSAIOS ABSTRACT:In orderto grant the present rquirements of metroloic confirmation, a metrological laboratory must assure that the calibrations are carried out with the intended accuracy. In that sense, to guarantee the reability in the results, it is necessary a validation of patterns based upon the values of errors and uncertainties that appear. This work presents the influence of systematic errors and uncertainties on the combinations of pattern blocks. To carry out the evaluation, we have used a set of pattern blocks that was calibrated by a metrological laboratory, that belongs to Brazilian Calibration Network (RBC), to calibrate the patterns blocks. In this way, we have determined the influence of deviations in relation to the quantity of pattern blocks that has been used in the combinations. RESUMO: A fim de atender aos atuais requisitos de comprovação metrológica, um laboratório de metrologia deve assegurar que as calibrações sejam realizadas com a exatidão pretendida. Nesse sentido, para garantir a confiabilidade dos resultados, é necessária a validação dos padrões com base nos valores dos erros e incertezas apresentados. Este trabalho apresenta a influência dos erros sistemáticos e da incertezas nas combinações de blocos padrão. A avaliação foi realizada utilizandose um jogo de blocos padrão calibrado por um laboratório de metrologia pertencente à Rede Brasileira de Calibração (RBC) para a calibração de blocos padrão. Dessa forma, foi determinada a influência dos desvios em relação a quantidade de blocos padrão utilizada nas combinações.

2 1. INTRODUÇÃO Para que um sistema de medição ou uma grandeza corporificada seja adotada como um valor verdadeiro convencional para a realização das calibrações, ou seja, para ser adotada como padrão para as atividades de calibração, devem ser capazes de apresentar resultados com erros de medição sensivelmente menores que os erros esperados do sistema de medição a calibrar. Assim, para as determinações de tais erros de medição, os padrões de laboratório, sejam estes sistemas de medição ou grandezas corporificadas, devem ter suas características comprovadas por meios de calibrações, usando-se padrões ainda superiores, e estes, por sua vez, superiores a outros, estabelecendo-se uma hierarquia que irá terminar nos padrões primários. A calibração periódica dos padrões garantirá a rastreabilidade internacional. Neste sentido, a avaliação da influência dos erros sistemáticos e da incertezas nas combinações de blocos padrão foi realizada utilizando-se um jogo de blocos padrão calibrado por um laboratório de metrologia pertencente à Rede Brasileira de Calibração (RBC) para a calibração de blocos padrão. Com base nos dados da calibração foi determinada a influência dos desvios em relação à quantidade de blocos padrão utilizada nas combinações. 2. ERRO SISTEMÁTICO E INCERTEZA DE MEDIÇÃO Nas realizações de medições existem várias influências que geram erros nos resultados de medição, de modo que não existe uma medição perfeita, ou seja, sem erros. Tais erros são impossíveis de serem eliminados; porém, é possível, ao menos, delimitá-los. Desta forma, mesmo sabendo-se da sua existência, é possível obter informações confiáveis de um sistema de medição, desde que a ordem de grandeza e a natureza deste erro sejam conhecidas. Os erros de medição podem ser classificados em dois grandes grupos que são erros aleatórios e erros sistemáticos. Além dos erros grosseiros, também chamados erro ilegível. Tal erro deve ser eliminado. A caracterização dos erros aleatórios é efetuada através de recursos estatísticos. Portanto, é uma parcela da incerteza de medição. O erro sistemático é caracterizado pela média que resultaria de um infinito número de medições do mesmo mensurando, efetuadas sob condições de repetitividade, menos o valor verdadeiro do mensurando. Para um instrumento de medição, o erro sistemático é denominado de tendência.

3 Logo, o erro sistemático é dado por: ηs = ym yvc, onde: ηs = erro sistemático, ym = média das medidas e yvc = valor verdadeiro convencional. A Incerteza de medição é um parâmetro associado ao resultado de uma medição que caracteriza a dispersão dos valores que podem ser fundamentalmente atribuídos a um mensurando [4]. A incerteza de medição compreende em geral, muitos componentes. Alguns destes componentes podem ser estimados, com base na distribuição estatística dos resultados das séries de medições sob condições de repetitividade, os quais são chamados de Incerteza Tipo A. Os outros componentes, que também podem ser caracterizados por desvios padrão, são avaliados por meio de distribuição de probabilidades assumidas, baseadas na experiência ou em outras informações, tais como as obtidas em certificados de calibração. São chamadas de Incerteza Tipo B [5,6,7,8]. A incerteza de medição pode ser caracterizada como: Incerteza Padrão u(xi) é a incerteza do resultado de medição expresso como um desvio padrão. Incerteza Padrão Combinada uc(xi) é a incerteza padrão combinada do resultado de medição quando o resultado é obtido por valores de outras quantidades. Incerteza Expandida U é uma quantidade que define um intervalo sobre o resultado de uma medição que pode ser esperado para compreender uma fração de uma distribuição dos valores, que podem ser razoavelmente atribuídos a um mensurando. 3. AVALIAÇÃO DOS ERROS SISTEMÁTICOS E INCERTEZAS A determinação dos erros sistemáticos e incertezas será calculada para montagens de Blocos padrão, utilizando-se combinações de 3 a 14 blocos para obter a dimensão de 25 (mm), o estudo tem por objetivo determinar a influência dos erros e incertezas nessas combinações. Os blocos padrão utilizados foram calibrados por um laboratório de metrologia, integrante da RBC (Rede Brasileira de calibração). Para este estudo, será considerado apenas o erro do meio encontrado na calibração dos blocos padrão e, portanto, será desconsiderada a variação do comprimento e os possíveis desvios de montagens dos blocos padrão.

4 Os erros sistemáticos e as incertezas de medição foram obtidos do certificado de calibração dos blocos padrões. Os erros sistemáticos estão especificados como erro do meio. Para o estudo, foram utilizadas as seguintes combinações: Qtde. de blocos Dimensões dos blocos padrão em (mm) Das combinações acima, determinamos: a) o erro do meio para as combinações, pela somatória dos erros individuais de cada bloco; b) a incerteza de medição, obtida pelo certificado de calibração é a incerteza expandida, ou seja, a incerteza combinada multiplicada por um fator de abrangência k=2, para um nível de confiança de aproximadamente 95%. Assim, determinamos a incerteza padrão u(xi) para cada bloco, dividindo a incerteza combinada pelo fator k; em seguida, calculamos a incerteza combinada uc(xi) para as montagens dada por:

5 n u²c(y) = [ y / xi] ² u²(xi) i=1 Para calcular a incerteza expandida U multiplicamos a incerteza padrão combinada u²c(y) por um fator k, dada por: U= k u²c(y) onde: k é o fator para um nível de confiança (k=2 para 95%) Dos dados obtidos, encontramos o valor verdadeiro convencional (VVC) para cada montagem de blocos, o erro sistemático (η ) e a incerteza expandida (U), conforme tabela 1. Na figura 1, podemos verificar a influência das combinações dos blocos padrão, variando de (mm) para a união de 2 blocos e (mm) para uma união com 14 blocos, obtendo uma variaçãoaproximada entre eles de 1,1 microns. Comparação entre comb. BP 25, , , , , , , , , , Valor verdadeiro convencional + ES. Qtde de Blocos Padrão Figura 1. Variação nas dimensões dos blocos padrão

6 Tabela 1 - Valores dos Desvios Qtde BP V.V.C η U 3 24, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,00019 ( valores expressos em mm) Considerando apenas o efeito dos erros sistemáticos nos resultados obtidos, foi possível verificar a grande influência nos resultados das combinações dos blocos padrão. Verifica-se que não existe uma relação entre os números dos blocos e os desvios encontrados como acontece com a influência da incerteza de medição (que é diretamente proporcional), porém é de fundamental importância a sua quantificação para determinar o número máximo de blocos a ser utilizado na montagem em função da aplicação da montagem. Na figura 2 será representada a influência dos erros sistemáticos.

7 Comparação entre comb. BP Erro sistemático 0,0012 0,001 0,0008 0,0006 0,0004 0, , Qtde de blocos padrão Figura 2. Efeito do erro sistemático Se considerarmos o efeito das parcelas de incerteza de medição, temos praticamente um desvio proporcional à quantidade de blocos padrão; para 3 blocos padrão, temos uma incerteza expandida de ± 0.09 microns e, para uma montagem com 14 blocos, temos uma incerteza expandida de ± 0.19 microns.dessa maneira, a incerteza está aumentando, em média, aproximadamente 0.01 microns ou seja 10 nanometros a cada bloco adicionado. Em comparação com a comportamento dos erros sistemáticos, para a situação com montagem de 3 blocos, a incerteza apresenta-se 3 vezes superior; porém, para uma montagem de 14 blocos, a incerteza é aproximadamente 10 vezes inferior. A figura 3 representa o comportamento da incerteza de medição em função dos blocos padrão, comparando-se com a incerteza de um bloco padrão com dimensão de 25 (mm). Comparação entre incertezas 0,00020 Incerteza (mm) 0, , , , Combinação BP 25 (mm) Qtde. Blocos padrão Figura 3. Comportamento da incerteza de medição.

8 Logo, observamos que, para este conjunto de blocos padrão, a melhor condição para a montagem de 25 (mm) é a situação com a união de 3 blocos padrão. A figura 4 representa o campo de variação do resultado das combinações realizadas. 1,400 1,200 1,000 0,800 0,600 0,400 0,200 0,000-0, Figura 4. Campo de variaçao do resultado 4. CONCLUSÃO De acordo com o trabalho realizado, foi possível avaliar a influência do erro sistemático e da incerteza de medição em montagens de blocos padrão. Para obter resultados confiáveis na calibração de instrumentos utilizando-se blocos padrão, é fundamental determinarmos tais desvios para a realização da validação dos padrões. Pela análise dos resultados, conclui-se que a incerteza de medição é proporcional à quantidade dos blocos utilizados na união e apresenta 0,06 (µm) superior ao erro sistemático para a combinação de 3 blocos e, quando temos a combinação com 14 blocos, os errros sistemáticos apresentam um desvio de aproximadamente 1,0 (µm) superior à parcela de incerteza. De acordo com a análise dos resultados, conclui-se que as grandezas de maior influência são os erros sistemáticos. Para a continuação deste trabalho no futuro, será executada a calibração da montagem dos blocos padrão para comparar com os resultados calculados e determinar a influência dos desvios de paralelismo e erros de montagem. 5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 1. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, Rio de Janeiro.NBR ISO ; Requisitos de Garantia da Qualidade para Equipamentos de Medição. Rio de Janeiro, nov p. 2. INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION. ISO GUIDE 25; General requirements for the competence of calibration and testing laboratories, 3 ed.. Geneve, p.

9 3. NORME EUROPÉENNE, EN45001, Critéres généraux concernant le fonctionnement de laboratoires d'essais, mai 1990, 15p. 4. INMETRO, Vocabulário Internacional de Termos Fundamentais e Gerais de Metrologia. Rio de Janeiro: INMETRO, 1995, 52p. 5. INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION. ISO TAG 4/WG; Guide to the Expression of Uncertanty in Measurement. Switzerland, p. 6. COUTO, PAULO R.G., Incerteza de medição, Rio de Janeiro. Revista INMETRO, V2, n1, p.19-20, jan/mar MORETTIN, L. GONZAGA. Estatística Básica - Probabilidade. São Paulo: McGraw-Hill, 1990, 185p. 8. VUOLO, J. HENRIQUE Fundamentos da Teoria de Erros. São Paulo: Edgard Blücher ltda, 1992, 225p. 9. FRANCO, SAMUEL MENDES, Requisitos para aplicação e avaliação de confiabilidade metrológica em laboratório de metrologia - Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica - Campinas, SP, 1996.

6 Validação Metrológica

6 Validação Metrológica 6 Validação Metrológica Com o propósito de facilitar o entendimento do trabalho, o capítulo apresenta conceitos básicos de metrologia e definições relacionadas ao tem objeto da investigação. 6.1. Conceitos

Leia mais

4 ABORDAGENS METROLÓGICAS

4 ABORDAGENS METROLÓGICAS 4 4 ABORDAGENS METROLÓGICAS Neste capitulo são apresentados os termos metrológicos utilizados neste documento. Estes conceitos foram selecionados do Vocabulário Internacional de termos fundamentais e gerais

Leia mais

ERROS DE MEDIÇÃO. Vocabulário; Erros de Medição; Calibração.

ERROS DE MEDIÇÃO. Vocabulário; Erros de Medição; Calibração. ERROS DE MEDIÇÃO Vocabulário; Erros de Medição; Calibração. CALIBRAÇÃO Imaginando o caso da balança, após estabelecer os erros sistemáticos e aleatórios, poderíamos conviver com os erros efetuando um fator

Leia mais

METROLOGIA E ENSAIOS

METROLOGIA E ENSAIOS METROLOGIA E ENSAIOS MEDIÇÃO E ERRO Prof. Alexandre Pedott pedott@producao.ufrgs.br Medição É o conjunto de operações que têm por objetivo determinar o valor de uma grandeza. Grandeza é o atributo de um

Leia mais

Instrumentação Industrial. Fundamentos de Instrumentação Industrial: Introdução a Metrologia Incerteza na Medição

Instrumentação Industrial. Fundamentos de Instrumentação Industrial: Introdução a Metrologia Incerteza na Medição Instrumentação Industrial Fundamentos de Instrumentação Industrial: Introdução a Metrologia Incerteza na Medição Introdução a Metrologia O que significa dizer: O comprimento desta régua é 30cm. A temperatura

Leia mais

3. Conceitos Introdutórios. Qualidade em Análise Química

3. Conceitos Introdutórios. Qualidade em Análise Química 3. Conceitos Introdutórios 0 3.1 - Objectivo do controlo da qualidade dos ensaios 3.2 - Definições e terminologia - Exactidão - Veracidade - Erro sistemático - Precisão - Repetibilidade - Reprodutibilidade

Leia mais

Profa. Dra. Suelí Fischer Beckert

Profa. Dra. Suelí Fischer Beckert Profa. Dra. Suelí Fischer Beckert 2 Disponível em: http://www.bipm.org/en/publications/ guides/ 3 INMETRO. Vocabulário Internacional de Metrologia: conceitos fundamentais e gerais e termos associados (VIM

Leia mais

Semana da Metrologia e Qualidade De 17 a 21 de junho de 2013

Semana da Metrologia e Qualidade De 17 a 21 de junho de 2013 Página 1 de 5 Semana da Metrologia e Qualidade De 17 a 21 de junho O objetivo desta semana é permitir que você se atualize através de cursos especializados na área de Metrologia e Qualidade, recebendo

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS PONTA GROSSA METROLOGIA II

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS PONTA GROSSA METROLOGIA II METROLOGIA II Professor: Eng. PAULO ROBERTO CAMPOS ALCOVER JUNIOR Curso de Tecnologia em Fabricação Mecânica 2 Período - Definição ; ; ; ; ;. 2 Definição: sistema de medição mensurando indicação erro de

Leia mais

Metrologia VIM - Vocabulário Internacional de Metrologia

Metrologia VIM - Vocabulário Internacional de Metrologia VIM - Vocabulário Internacional de Metrologia Como a metrologia possui interferência em quase todas as áreas da sociedade, torna-se imperativo que exista uma linguagem comum em todas elas, de forma que

Leia mais

Conceitos introdutórios

Conceitos introdutórios Erros Grosseiros: erros cujo acompanhamento só pode envolver a repetição do ensaio (fáceis de detectar) (ex.: derrame de uma solução); Erros Sistemáticos: afectam a proximidade dos resultados em relação

Leia mais

METROLOGIA APLICADA AO USO DO GÁS NATURAL

METROLOGIA APLICADA AO USO DO GÁS NATURAL METROLOGIA APLICADA AO USO DO GÁS NATURAL Esp.Henrique Diniz METROLOGIA APLICADA AO USO DO GÁS NATURAL Esta disciplina tem como objetivo formar profissionais com base metrológica para análise de sistemas

Leia mais

ERROS DE MEDIÇÃO. Vocabulário; Erros de Medição; Calibração.

ERROS DE MEDIÇÃO. Vocabulário; Erros de Medição; Calibração. ERROS DE MEDIÇÃO Vocabulário; Erros de Medição; Calibração. Imaginando o caso da balança, após estabelecer os erros sistemáticos e aleatórios, poderíamos conviver com os erros efetuando um fator de correção

Leia mais

Métodos Estatísticos em Física Experimental

Métodos Estatísticos em Física Experimental Métodos Estatísticos em Física Experimental Compilação de termos e definições gerais de metrologia. Os termos e definições apresentadas a seguir foram extraídos da 1ª edição brasileira do Guia para Expressão

Leia mais

CAPÍTULO 6. Incerteza de Medição. 6.1 Introdução

CAPÍTULO 6. Incerteza de Medição. 6.1 Introdução CAPÍTULO 6 Incerteza de Medição 6.1 Introdução O VIM define o mensurando como a grandeza específica submetida à medição, e o valor verdadeiro como sendo o valor de uma grandeza compatível com a definição

Leia mais

Instrução de Trabalho

Instrução de Trabalho Instrução para Cálculo de Incerteza de Medição IT - 002 04 1 de 5 SUMÁRIO 1 OBJETIVO 2 REFERÊNCIAS 3 DEFINIÇÕES 4 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES 5 REGISTROS 6 RESPONSABILIDADES 7 CONTROLE DE ALTERAÇÕES 8 ANEXOS

Leia mais

Uso do método de Monte Carlo para validar a análise de incerteza da calibração do volume de um provador compacto realizada através do GUM

Uso do método de Monte Carlo para validar a análise de incerteza da calibração do volume de um provador compacto realizada através do GUM Uso do método de Monte Carlo para validar a análise de incerteza da calibração do volume de um provador compacto realizada através do GUM Use of Monte Carlo method for validating GUM in the calculation

Leia mais

Incerteza em Medições. Introdução. ECV-5240 Instrumentação de Ensaios

Incerteza em Medições. Introdução. ECV-5240 Instrumentação de Ensaios Incerteza em Medições Fonte: BIPM International Bureau of Weights and Measures OIML International Organization of Legal Metrology ISO International Organization for Standardization IEC International Electrotechnical

Leia mais

6 Referências bibliográficas

6 Referências bibliográficas 88 6 Referências bibliográficas AGILENT TECHNOLOGIES. Choosing the Right Power Meter and Sensor. Product Note.USA, 2000. AGILENT TECHNOLOGIES. Fundamentals of RF and Microwave Power Measurements. Aplication

Leia mais

27/03/2009 INCERTEZA DE APLICADA AO USO DO GÁS NATURAL. Esp.Henrique Diniz. Objetivos. Abordar os aspectos práticos sobre Incerteza de Medição

27/03/2009 INCERTEZA DE APLICADA AO USO DO GÁS NATURAL. Esp.Henrique Diniz. Objetivos. Abordar os aspectos práticos sobre Incerteza de Medição INCERTEZA DE APLICADA AO USO DO GÁS NATURAL Esp.Henrique Diniz Objetivos Abordar os aspectos práticos sobre Incerteza de Medição 1 Bibliografia para Consulta Guia para Expressão da Incerteza nas Medições

Leia mais

Guia RELACRE CÁLCULO DA INCERTEZA NA CALIBRAÇÃO DE CONTADORES DE ÁGUA PELO MÉTODO VOLUMÉTRICO

Guia RELACRE CÁLCULO DA INCERTEZA NA CALIBRAÇÃO DE CONTADORES DE ÁGUA PELO MÉTODO VOLUMÉTRICO Guia RELACRE 6 CÁLCULO DA INCERTEZA NA CALIBRAÇÃO DE CONTADORES DE ÁGUA PELO MÉTODO VOLUMÉTRICO FICHA TÉCNICA TÍTULO: Guia RELACRE 6 Cálculo da Incerteza na Calibração de Contadores de Água pelo Método

Leia mais

ENSAIO DE PROFICIÊNCIA EM ANÁLISES DE ETANOL. 1ª Rodada

ENSAIO DE PROFICIÊNCIA EM ANÁLISES DE ETANOL. 1ª Rodada ENSAIO DE PROFICIÊNCIA EM ANÁLISES DE ETANOL 1ª Rodada ORGANIZAÇÃO CONSUL-LAB CONSULTORIA PARA LABORATÓRIOS EQUIPE DE APLICAÇÃO Aparecido Roberto Alves José Luís Franco de Godoy Marcos Rasera Mario Darci

Leia mais

Incerteza da medição de uma jóia por uma balança digital

Incerteza da medição de uma jóia por uma balança digital Incerteza da medição de uma jóia por uma balança digital 19,94 19,9 19,98 19,96 19,90 19,94 0,00 19,94 19,94 19,96 19,9 0,00 19,94 g Resolução: 0,0 g Média 19,950 g s 0,0313 Dados da calibração CERTIFICADO

Leia mais

TMEC018 Metrologia e Instrumentação. Prof. Alessandro Marques

TMEC018 Metrologia e Instrumentação. Prof. Alessandro Marques TMEC018 Metrologia e Instrumentação Prof. Alessandro Marques (amarques@ufpr.br) www.metrologia.ufpr.br Erro de Medição Erro de Medição sistema de medição mensurando indicação valor verdadeiro erro de medição

Leia mais

Instrumentação, Aquisição e Processamento de Sinais para Medições de Engenharia

Instrumentação, Aquisição e Processamento de Sinais para Medições de Engenharia Seção de Ensino de Engenharia de Fortificação e Construção SE/2 Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes Instrumentação, Aquisição e Processamento de Sinais para Medições de Engenharia Prof.

Leia mais

Terminologia e conceitos de Metrologia

Terminologia e conceitos de Metrologia A U A UL LA Terminologia e conceitos de Metrologia Um problema Muitas vezes, uma área ocupacional apresenta problemas de compreensão devido à falta de clareza dos termos empregados e dos conceitos básicos.

Leia mais

Esclarecimento: VARIÁVEL: as variações do mensurando são maiores que a incerteza expandida do SM

Esclarecimento: VARIÁVEL: as variações do mensurando são maiores que a incerteza expandida do SM Esclarecimento: VARIÁVEL: as variações do mensurando são maiores que a incerteza expandida do SM INVARIÁVEL: as variações do mensurando são inferiores à incerteza expandida do SM O resultado da medição

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA CALIBRAÇÃO EM MEDIDORES DE CONDUTIVIDADE ELETROLÍTICA

A IMPORTÂNCIA DA CALIBRAÇÃO EM MEDIDORES DE CONDUTIVIDADE ELETROLÍTICA A IMPORTÂNCIA DA CALIBRAÇÃO EM MEDIDORES DE CONDUTIVIDADE ELETROLÍTICA Bianca de Souza Rossini Marques (PG) Isabel C. S. Fraga (PQ), Paulo P. Borges (PQ) e Júlio C. Dias (TC) Pontifícia Universidade Católica

Leia mais

3 O Erro de Medição. Fundamentos da Metrologia Científica e Industrial.

3 O Erro de Medição. Fundamentos da Metrologia Científica e Industrial. 3 O Erro de Medição Fundamentos da Metrologia Científica e Industrial www.posmci.ufsc.br Erro de Medição sistema de medição mensurando indicação erro de medição valor verdadeiro Fundamentos da Metrologia

Leia mais

Incerteza de medição simplificada na análise da conformidade do produto

Incerteza de medição simplificada na análise da conformidade do produto Incerteza de medição simplificada na análise da conformidade do produto Paulo Henrique Incerpi (UNIFEI) incerpi@unifei.edu.br José Leonardo Noronha (UNIFEI) jln@unifei.edu.br Luiz Fernando Barca (UNIFEI)

Leia mais

ERROS DE MEDIÇÃO. Vocabulário; Erros de Medição; Calibração.

ERROS DE MEDIÇÃO. Vocabulário; Erros de Medição; Calibração. ERROS DE MEDIÇÃO Vocabulário; Erros de Medição; Calibração. VOCABULÁRIO EM METROLOGIA Medir é comparar com um padrão Mensurando: É o objeto de Medição (Peça) Sistema de Medição(SM): Instrumento/Máquina

Leia mais

1º PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA COMPARAÇÃO INTERLABORATORIAL ÁREA: CALIBRAÇÃO GRANDEZA: MASSA

1º PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA COMPARAÇÃO INTERLABORATORIAL ÁREA: CALIBRAÇÃO GRANDEZA: MASSA TDA Fol. 1 de 22 1º PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA COMPARAÇÃO INTERLABORATORIAL ÁREA: CALIBRAÇÃO GRANDEZA: MASSA PROCESSO CERTIFICADO ISO 9001:2008 pela SGS Certificadora Certificado BR 98/0139 8-set-2009

Leia mais

Micrômetro externo Hastes fixas

Micrômetro externo Hastes fixas Diretrizes gerais de calibração Micrômetro externo Hastes fixas DG-METEQ-CAL-001-01 Revisão 0 - Emitido em Outubro/2015 Página 1 de 21 DIRETRIZES GERAIS PARA CALIBRAÇÃO DE MICRÔMETRO EXTERNO 1 OBJETIVO:

Leia mais

COMPARAÇÃO INTRALABORATORIAL NA MEDIÇÃO DO ENTALHE EM CORPOS DE PROVA CHARPY

COMPARAÇÃO INTRALABORATORIAL NA MEDIÇÃO DO ENTALHE EM CORPOS DE PROVA CHARPY PROMOÇÃO E REALIZAÇÃO REDE METROLÓGICA DO ESTADO DE SÃO PAULO - REMESP REDE DE SANEAMENTO E ABASTECIMENTO DE ÁGUA - RESAG 9 a 3 de outubro de 04 Local: Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e

Leia mais

Incerteza de resultados de Medição em Máquinas de Medir por Coordenadas

Incerteza de resultados de Medição em Máquinas de Medir por Coordenadas Formação Avançada em Metrologia 3D Incerteza de resultados de Medição em Máquinas de Medir por Coordenadas Material didático informativo sobre Medição 3D Incerteza de resultados de Medição em Máquinas

Leia mais

As sete unidades de base do SISTEMA INTERNACIONAL DE UNIDADES (SI)

As sete unidades de base do SISTEMA INTERNACIONAL DE UNIDADES (SI) As sete unidades de base do SISTEMA INTERNACIONAL DE UNIDADES (SI) http://www.inmetro.gov.br/inovacao/publicacoes/si_versao_final.pdf A grafia correta Grafia dos nomes das unidades Quando escritos por

Leia mais

Tratamento Estatístico de Dados em Física Experimental. Prof. Zwinglio Guimarães 2 o semestre de 2016 Tópico 1 Revisão e nomenclatura

Tratamento Estatístico de Dados em Física Experimental. Prof. Zwinglio Guimarães 2 o semestre de 2016 Tópico 1 Revisão e nomenclatura Tratamento Estatístico de Dados em Física Experimental Prof. Zwinglio Guimarães 2 o semestre de 2016 Tópico 1 Revisão e nomenclatura Tratamento Estatístico de Dados em Física Experimental 2 o Semetre 2016

Leia mais

4 O Erro de Medição. Erro de Medição. Fundamentos de Metrologia. sistema de medição. mensurando. erro de medição

4 O Erro de Medição. Erro de Medição. Fundamentos de Metrologia. sistema de medição. mensurando. erro de medição 4 O Erro de Medição Fundamentos de Metrologia Erro de Medição sistema de medição mensurando indicação erro de medição valor verdadeiro 1 Um exemplo de erros... Teste de precisão de tiro de canhões: Canhão

Leia mais

05/08/2014. sistema de medição. mensurando. Erro de Medição. Slides do livro FMCI - Professor Armando Albertazzi

05/08/2014. sistema de medição. mensurando. Erro de Medição. Slides do livro FMCI - Professor Armando Albertazzi O Erro de Medição Fundamentos da Metrologia Científica e Industrial Slides do livro FMCI - Professor Armando Albertazzi Erro de Medição sistema de medição mensurando indicação erro de medição valor verdadeiro

Leia mais

Incerteza de Medição: Dicas e Recomendações

Incerteza de Medição: Dicas e Recomendações Palestra Incerteza de Medição: Dicas e Recomendações Campinas, 21 de agosto de 2007 Palestrante Gilberto Carlos Fidélis Eng. Mecânico com Especialização em Metrologia pelo NIST - Estados Unidos e NAMAS/UKAS

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS PONTA GROSSA METROLOGIA II

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS PONTA GROSSA METROLOGIA II METROLOGIA II Professor: Eng. PAULO ROBERTO CAMPOS ALCOVER JUNIOR Curso de Tecnologia em Fabricação Mecânica 2 Período ; ; ; ; ; ; ; Rede Brasileira de ; Intervalo de calibração; ;. 2 : Motivação: condições

Leia mais

8º CONGRESSO IBEROAMERICANO DE ENGENHARIA MECANICA Cusco, 23 a 25 de Outubro de 2007

8º CONGRESSO IBEROAMERICANO DE ENGENHARIA MECANICA Cusco, 23 a 25 de Outubro de 2007 8º CONGRESSO IBEROAMERICANO DE ENGENHARIA MECANICA Cusco, 23 a 25 de Outubro de 2007 CÁLCULO DA INCERTEZA DA MEDIÇÃO PARA DETERMINAÇÃO DO BSW EM TANQUE ATMOSFÉRICO Filipe de Oliveira Quintaes, Andres Ortiz

Leia mais

05/08/2014. Posso confiar no que o sistema de medição indica? CALIBRAÇÃO. Slides baseados no livro FMCI - Professor Armando Albertazzi

05/08/2014. Posso confiar no que o sistema de medição indica? CALIBRAÇÃO. Slides baseados no livro FMCI - Professor Armando Albertazzi Calibração de Sistema de Medição Motivação definição do mensurando procedimento de medição resultado da medição condições ambientais operador sistema de medição Posso confiar no que o sistema de medição

Leia mais

Métodos Estatísticos em Física Experimental. Prof. Zwinglio Guimarães 1 o semestre de 2015 Aula 1

Métodos Estatísticos em Física Experimental. Prof. Zwinglio Guimarães 1 o semestre de 2015 Aula 1 Métodos Estatísticos em Física Experimental Prof. Zwinglio Guimarães 1 o semestre de 2015 Aula 1 Métodos Estatísticos em Física Experimental 1 o Semetre 2015 Professor: Zwinglio Guimarães Departamento

Leia mais

TURMA Diurno

TURMA Diurno TURMA 2018 1 - Diurno Forma de Avaliação: I) Avaliação dos Conceitos Teóricos adquiridos: Datas previstas para as provas: PROVA 1: 29 de maio PROVA 2: 19 de junho II) Avaliação Prática : A) Relatório de

Leia mais

6 Referências Bibliográficas

6 Referências Bibliográficas 6 Referências Bibliográficas ABNT/INMETRO, Guia para Expressão da Incerteza de Medição, Brasil, 2003. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Tolerâncias de Montagem de Unidade Hidrelétricas Verticais

Leia mais

3. CONFIABILIDADE METROLÓGICA

3. CONFIABILIDADE METROLÓGICA 3. CONFIABILIDADE METROLÓGICA A Confiabilidade Metrológica é, como o próprio nome indica, uma confiança ou uma certeza nos resultados de ensaios, análises e medições. A conformidade de produtos a um certo

Leia mais

Efeito da Medição de Rugosidade na Massa de Padrões de Massa Classe F2

Efeito da Medição de Rugosidade na Massa de Padrões de Massa Classe F2 Marcelo Lima Alves Efeito da Medição de Rugosidade na Massa de Padrões de Massa Classe F2 Dissertação de Mestrado Dissertação apresentada como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre pelo Programa

Leia mais

CÁLCULO DA INCERTEZA

CÁLCULO DA INCERTEZA CÁLCULO DA INCERTEZA O resultado de uma medição é somente um valor aproximado ou uma estimativa do Mensurando. ele é completo somente quando acompanhado do valor declarado de sua incerteza. A incerteza

Leia mais

PRESSÃO PEP EXACTUS 004/ 2017

PRESSÃO PEP EXACTUS 004/ 2017 PROGRAMAS DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA PRESSÃO PEP EXACTUS 004/ 2017 Relatório Final Emitido em 13/03/2018 Apoio: ENSAIO DE PROFICIÊNCIA EM PRESSÃO Período de inscrição: 20/03/2017 a 15/05/2017 RELATÓRIO

Leia mais

1 Introdução 1.1 Apresentação

1 Introdução 1.1 Apresentação 1 Introdução 1.1 Apresentação Em 1989 o Comitê Internacional de Pesos e Medidas (CIPM) aprovou a adoção da Escala Internacional de Temperatura de 1990 (ITS-90) [1], que foi elaborada de acordo com os requisitos

Leia mais

Relatório de Validação

Relatório de Validação 1/1 Relatório de Validação Data da Validação: 22.08.2014 / Válido até: 31.08.2017 1. Identificação do Cliente Empresa: EMPTEQ - Empresa de Serviços e Comércio de Tecnologia e Qualidade Ltda. Endereço:

Leia mais

Instrução de Trabalho

Instrução de Trabalho Instrução para Calibração de Paquímetros IT - 007 07 1 de 9 SUMÁRIO 1 OBJETIVO 2 REFERÊNCIAS 3 DEFINIÇÕES 4 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES 5 REGISTROS 6 RESPONSABILIDADES 7 CONTROLE DE ALTERAÇÕES 8 ANEXOS 1

Leia mais

4 CONCEITOS DE INCERTEZA DE MEDIÇÃO

4 CONCEITOS DE INCERTEZA DE MEDIÇÃO 58 4 CONCEITOS DE INCERTEZA DE MEDIÇÃO Neste capítulo serão descritos os conceitos de Medição, Incerteza de Medição e os parâmetros que afetam os resultados durante uma medição. No processo de inspeção

Leia mais

Redução de Incertezas: do laboratório de calibração à medição em chão de fábrica

Redução de Incertezas: do laboratório de calibração à medição em chão de fábrica Redução de Incertezas: do laboratório de calibração à medição em chão de fábrica Prof. André Roberto de Sousa, Dr. Eng. IFSC São Paulo, Setembro de 2017 CONTEÚDO DA APRESENTAÇÃO 1. A METROLOGIA EM UM MUNDO

Leia mais

Instrução de Trabalho - RBC

Instrução de Trabalho - RBC Instrução para Calibração de Medidor de Altura ITR - 004 11 1 de 5 SUMÁRIO 1 OBJETIVO 2 REFERÊNCIAS 3 DEFINIÇÕES 4 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES 5 REGISTROS 6 RESPONSABILIDADES 7 CONTROLE DE ALTERAÇÕES 8 ANEXOS

Leia mais

INFLUÊNCIA DOS GRAUS DE LIBERDADE NA AVALIAÇÃO DA INCERTEZA EXPANDIDA

INFLUÊNCIA DOS GRAUS DE LIBERDADE NA AVALIAÇÃO DA INCERTEZA EXPANDIDA INFLUÊNCIA DOS GRAUS DE LIERDADE NA AVALIAÇÃO DA INCERTEZA EXPANDIDA Camila Ramalho Almeida 1, Márcio A. F. Martins 2, Reiner Requião 3, Ricardo de Araújo Kalid 4 1 Curso de Engenharia Química da Universidade

Leia mais

1 Introdução. 1.1 Objetivos e Motivação

1 Introdução. 1.1 Objetivos e Motivação 15 1 Introdução 1.1 Objetivos e Motivação A década de 1990 assistiu ao surgimento de um processo de integração econômica em escala mundial que delineou o fenômeno da globalização. O grande objetivo deste

Leia mais

Metrologia e Controle Geométrico Aula 3 PROF. DENILSON J. VIANA

Metrologia e Controle Geométrico Aula 3 PROF. DENILSON J. VIANA Metrologia e Controle Geométrico Aula 3 PROF. DENILSON J. VIANA Medição direta É aquela em que o sistema de medição já indica naturalmente o valor do mensurando. Tipos de acordo com a variabilidade do

Leia mais

Revisitando o estado da arte da calibração de um instrumento analógico

Revisitando o estado da arte da calibração de um instrumento analógico Revisitando o estado da arte da calibração de um instrumento analógico Comparação é a melhor definição com uma única palavra para o termo metrológico calibração. De maneira simplória, calibração nada mais

Leia mais

4. PROCESSAMENTO E ANÁLISE DE DADOS

4. PROCESSAMENTO E ANÁLISE DE DADOS 4. PROCESSAMENTO E ANÁLISE DE DADOS O presente capítulo apresenta o desenvolvimento do Memorial de Cálculo e do Certificado de Calibração. Foram analisados e validados todos os dados fornecidos pelo programa,

Leia mais

AVALIAÇÃO DE INCERTEZA NA CALIBRAÇÃO DE BLOCOS PADRÃO POR COMPARAÇÃO

AVALIAÇÃO DE INCERTEZA NA CALIBRAÇÃO DE BLOCOS PADRÃO POR COMPARAÇÃO AVALIAÇÃO DE INCERTEZA NA CALIBRAÇÃO DE BLOCOS PADRÃO POR COMPARAÇÃO Luiz Fernando Barca Departamento de Produção, Universidade Federal de Itajubá. Av.BPS, 1303, Pinheirinho. 37500-903 - Itajubá - MG,

Leia mais

Certificado de Calibração

Certificado de Calibração Data da Calibração Data da Emissão 20/8/2010 22/8/2010 Requisitante: EDAL Metrologia Tridimensional Ltda. Av. Vital Brasil Filho, nº474 - São Caetano do Sul-SP Local da Calibração: O mesmo 1. Equipamento

Leia mais

LISTA DE METROLOGIA 1-PS

LISTA DE METROLOGIA 1-PS 1) Nenhum processo de usinagem permite que se obtenha rigorosamente uma dimensão prefixada. Por essa razão, é necessário conhecer a grandeza do erro tolerável, antes de se escolherem os meios de fabricação

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul LABEL07PUCRS Página 1 de 9 Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul LABELO - Laboratórios Especializados em Eletroeletrônica Calibração e Ensaios REDE BRASILEIRA DE CALIBRAÇÃO Laboratório

Leia mais

Ricardo Bettencourt da Silva

Ricardo Bettencourt da Silva Ano letivo 2013/2014 Ricardo Bettencourt da Silva [rjsilva@fc.ul.pt] Programa 1. Metrologia em Química 2. Conceitos introdutórios 3. Rastreabilidade de medição 4. Validação de procedimentos e Controlo

Leia mais

COMPARAÇÃO INTRALABORATORIAL NA MEDIÇÃO DO ENTALHE EM CORPOS DE PROVA CHARPY

COMPARAÇÃO INTRALABORATORIAL NA MEDIÇÃO DO ENTALHE EM CORPOS DE PROVA CHARPY COMPARAÇÃO INTRALABORATORIAL NA MEDIÇÃO DO ENTALHE EM CORPOS DE PROVA CHARPY INTRALABORATORY COMPARISON IN THE NOTCH MEASUREMENT OF CHARPY TEST SPECIMENS FABRICIO, Daniel Antonio Kapper 1* ; ROCHA, Cláudia

Leia mais

Introdução à metrologia industrial e científica

Introdução à metrologia industrial e científica Introdução à metrologia industrial e científica 3. Calibração de Sistemas de Medição 3.1. Verificação, ajuste e regulagem 3.2. Métodos de Calibração 3.3. Roteiro Típico de Calibração 3.4. Certificado de

Leia mais

ICE-P INSTRUMENTOS CALIBRADORES ENSAIOS PADRÕES ANEXO IV DA IT O/Q - 04/003

ICE-P INSTRUMENTOS CALIBRADORES ENSAIOS PADRÕES ANEXO IV DA IT O/Q - 04/003 ICE-P INSTRUMENTOS CALIBRADORES ENSAIOS PADRÕES ANEXO IV DA IT O/Q - 04/003 Questionário de avaliação de Laboratórios prestadores de serviços de calibração e/ou ensaios. Nº _/ 1. INSTRUÇÕES GERAIS 1.1

Leia mais

Metrologia e Controle Geométrico Aula 2 PROF. DENILSON J. VIANA

Metrologia e Controle Geométrico Aula 2 PROF. DENILSON J. VIANA Metrologia e Controle Geométrico Aula 2 PROF. DENILSON J. VIANA Erro de Medição É a diferençaentre o valor medido de uma grandeza e um valor de referencia (valor verdadeiro) E=I-VV E=Erro de medição I=Indicação

Leia mais

MÉTODOS PARA AJUSTAR INTERVALOS DE CALIBRAÇÃO UMA ABORDAGEM TEÓRICA

MÉTODOS PARA AJUSTAR INTERVALOS DE CALIBRAÇÃO UMA ABORDAGEM TEÓRICA MÉTODOS PARA AJUSTAR INTERVALOS DE CALIBRAÇÃO UMA ABORDAGEM TEÓRICA Camila Ferreira Trindade (1) ; Camila Mayra Aparecida Santos (2) ; André da Silva Chaves (3) 1 Aluna de graduação do curso de Engenharia

Leia mais

Service Comércio de Instrumentação Ltda.

Service Comércio de Instrumentação Ltda. A B S KV CERTIFICADO DE CALIBRAÇÃO ABSI N BAL - 908 /13 FL. 01 / 05 LABORATÓRIO DE PRESSÃO ABSI REDE BRASILEIRA DE CALIBRAÇÃO (RBC) Código Interno: PRP-0001 CLIENTE: CEIME COMERCIO E METROLOGIA LTDA ENDEREÇO:

Leia mais

Tratamento estatístico de observações geodésicas

Tratamento estatístico de observações geodésicas Tratamento estatístico de observações geodésicas Prof. Dr. Carlos Aurélio Nadal OBJETIVO: parâmetros estatísticos são utilizados para avaliar os métodos empregados ou para o controle de qualidade dos trabalhos.

Leia mais

Certificado de Calibração N A0029/2017

Certificado de Calibração N A0029/2017 LABELO/PUCRS Página 1 de 10 Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul LABELO - Laboratórios Especializados em Eletro-Eletrônica Calibração e Ensaios Rede Brasileira de Calibração Laboratório

Leia mais

Instrução de Trabalho - RBC

Instrução de Trabalho - RBC ITR - 033 02 1 de 5 SUMÁRIO 1 OBJETIVO 2 REFERÊNCIAS 3 DEFINIÇÕES 4 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES 5 REGISTROS 6 RESPONSABILIDADES 7 CONTROLE DE ALTERAÇÕES 8 ANEXOS 1 OBJETIVO Esta instrução tem como finalidade

Leia mais

definição do mensurando condições ambientais

definição do mensurando condições ambientais Motivação definição do mensurando procedimento de medição resultado da medição condições ambientais operador sistema de medição Como usar as informações disponíveis sobre o processo de medição e escrever

Leia mais

29 a 31 de outubro de 2014 Local: Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos ABIMAQ. Fabrício Gonçalves Torres

29 a 31 de outubro de 2014 Local: Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos ABIMAQ. Fabrício Gonçalves Torres PROMOÇÃO E REALIZAÇÃO REDE METROLÓGICA DO ESTADO DE SÃO PAULO - REMESP REDE DE SANEAMENTO E ABASTECIMENTO DE ÁGUA - RESAG 29 a 31 de outubro de 2014 Local: Associação Brasileira da Indústria de Máquinas

Leia mais

AVALIAÇÃO DA INCERTEZA NA CALIBRAÇÃO DE PADRÃO ESCALONADO EM MÁQUINAS DE MEDIR POR COORDENADAS MÉTODO DA COMPARAÇÃO

AVALIAÇÃO DA INCERTEZA NA CALIBRAÇÃO DE PADRÃO ESCALONADO EM MÁQUINAS DE MEDIR POR COORDENADAS MÉTODO DA COMPARAÇÃO AVALIAÇÃO DA INCERTEZA NA CALIBRAÇÃO DE PADRÃO ESCALONADO EM MÁQUINAS DE MEDIR POR COORDENADAS MÉTODO DA COMPARAÇÃO José Leonardo Noronha 1 Carlos Alberto Schneider 2 Alexandre Becker de Barros 3 1 Prof.

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DE PROCEDIMENTO PARA CALIBRAÇÃO DE PAQUÍMETROS E MICRÔMETROS UTILIZADOS NA MONTAGEM E INTEGRAÇÃO DE SATÉLITES DO INPE/LIT

IMPLANTAÇÃO DE PROCEDIMENTO PARA CALIBRAÇÃO DE PAQUÍMETROS E MICRÔMETROS UTILIZADOS NA MONTAGEM E INTEGRAÇÃO DE SATÉLITES DO INPE/LIT IMPLANTAÇÃO DE PROCEDIMENTO PARA CALIBRAÇÃO DE PAQUÍMETROS E MICRÔMETROS UTILIZADOS NA MONTAGEM E INTEGRAÇÃO DE SATÉLITES DO INPE/LIT RELATÓRIO FINAL DE PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIBIC/CNPq/INPE)

Leia mais

7 Resultados de Medições Diretas. Fundamentos de Metrologia

7 Resultados de Medições Diretas. Fundamentos de Metrologia 7 Resultados de Medições Diretas Fundamentos de Metrologia Motivação definição do mensurando procedimento de medição resultado da medição condições ambientais operador sistema de medição Como usar as informações

Leia mais

DEFINIÇÕES DO VOCABULÁRIO INTERNACIONAL DE METROLOGIA

DEFINIÇÕES DO VOCABULÁRIO INTERNACIONAL DE METROLOGIA DEFINIÇÕES DO VOCABULÁRIO INTERNACIONAL DE METROLOGIA João Carlos Pinheiro Beck beck@em.pucrs.br Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Departamento de Engenharia Mecânica e Mecatrônica

Leia mais

Metrologia 1ª lista de exercícios

Metrologia 1ª lista de exercícios 1. Cite as três classes de aplicações onde é importante medir. Dê exemplos de situações presentes na sua vida de cada uma das classes. 2. Da definição de medir: "... é o procedimento experimental através

Leia mais

Calibração de parâmetros elétricos de SOLDAGEM SMPS-32 x Alicate amperimétrico

Calibração de parâmetros elétricos de SOLDAGEM SMPS-32 x Alicate amperimétrico 1 INTRODUÇÃO O monitoramento contínuo dos parâmetros elétricos de soldagem possibilita a difusão da idéia da qualidade no dia a dia do operador, a linguagem fica padronizada. O constante treinamento dos

Leia mais

Jalusa A. de Léo Palandi

Jalusa A. de Léo Palandi Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais INPE Laboratório Associado à Combustão e propulsão - LCP Laboratório de Análise de Propelentes Líquidos - LAPL Avaliação da Incerteza em Química Analítica. Jalusa

Leia mais

Relatório de Validação

Relatório de Validação 1/1 Relatório de Validação Data da Validação: 18.02.2015 / Válido até: 28.02.2017 1. Identificação do Cliente Empresa: EMPTEQ - Empresa de Serviços e Comércio de Tecnologia e Qualidade Ltda. Endereço:

Leia mais

PROGRAMAS DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA MASSA PEP EXACTUS 005/ 2019

PROGRAMAS DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA MASSA PEP EXACTUS 005/ 2019 PROGRAMAS DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA MASSA PEP EXACTUS 005/ 2019 Programa cadastrado no EPTIS - ID283225 Plano de Ação Ensaio de Proficiência - Calibração Emitido em 01/12/2018 Apoio: SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO...

Leia mais

Certificado de Calibração

Certificado de Calibração FOLHA: 1/7 : Multímetro Digital, fabricante Agilent, modelo U1252B, n.s. MY53060097, pat. 0003. Solicitante: ENTRAN INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS LTDA Rua Valdívia, 517 - Hugo Lange

Leia mais

Soluções em Biotecnologia

Soluções em Biotecnologia Página: 1/2 Nº : MT095/0116 Contratante: Bio Ocupacional Medicinal e Segurança do Trabalho LTDA. Av. Amazonas, 687 conj. 605, Centro Belo horizonte MG Solicitante: O mesmo Equipamento: BALANÇA MECÂNICA

Leia mais

Universidade Federal do ABC Engenharia de Gestão. ESZG Metrologia

Universidade Federal do ABC Engenharia de Gestão. ESZG Metrologia Universidade Federal do ABC Engenharia de Gestão ESZG030-13 Metrologia Prof. Dr. Erik Gustavo Del Conte Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas - CECS Fone +55 11 4996-8286 - Bloco

Leia mais

METROLOGIA E ENSAIOS

METROLOGIA E ENSAIOS METROLOGIA E ENSAIOS Prof. Alexandre Pedott pedott@producao.ufrgs.br Geral: Objetivos Capacitar o aluno a usar a metrologia e ensaios no desenvolvimento e fabricação de produtos. Específicos: Contextualizar

Leia mais

Wellington Santos Barros. Implementação e validação de método comparativo de calibração de sistema por interferometria a laser para medição linear

Wellington Santos Barros. Implementação e validação de método comparativo de calibração de sistema por interferometria a laser para medição linear Wellington Santos Barros Implementação e validação de método comparativo de calibração de sistema por interferometria a laser para medição linear Dissertação de mestrado Dissertação apresentada como requisito

Leia mais

Avaliação de Sistemas de Medição

Avaliação de Sistemas de Medição Monitoramento de um processo: medição de uma característica da qualidade X por meio de um sistema de medição. Sistema de medição ideal: produz somente resultados corretos, ou seja, que coincidem com o

Leia mais

08/12/97 Luiz Feijó Jr.

08/12/97 Luiz Feijó Jr. Cálculo da Incerteza da medição guia prático A Medição A palavra medição tem múltiplos significados: pode ser o processo de quantificação pode ser o número resultante Resultado de uma medição Para um leigo:

Leia mais

1. SISTEMAS METROLÓGICOS PADRÕES

1. SISTEMAS METROLÓGICOS PADRÕES 1. SISTEMAS METROLÓGICOS PADRÕES As metrologias científica, industrial e legal englobam um amplo campo de atividade, que vai desde as medições nas pesquisas científicas de vanguarda, que podem exigir medições

Leia mais

Em Laboratório de Física Básica fenômenos ou propriedades físicas são estudados à luz de grandezas

Em Laboratório de Física Básica fenômenos ou propriedades físicas são estudados à luz de grandezas 1 Em Básica fenômenos ou propriedades físicas são estudados à luz de grandezas físicas mensuráveis (comprimento, tempo, massa, temperatura etc.) obtidas através de instrumentos de medida. Busca-se o valor

Leia mais