Módulo 4 Identificando perigos e riscos, definindo controles, objetivos e programas para SSO, exercícios.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Módulo 4 Identificando perigos e riscos, definindo controles, objetivos e programas para SSO, exercícios."

Transcrição

1 Módulo 4 Identificando perigos e riscos, definindo controles, objetivos e programas para SSO, exercícios.

2 Identificando perigos e riscos Defina os contornos de seu SGSSO, isto é, identifique em que processos ele será implantado. Documente as atividades, produtos e serviços: Analise os registros Visite os locais envolvidos Entreviste pessoas Subdivida as atividades, produtos e serviços em unidades analisáveis. Identifique os perigos e riscos relacionados a cada atividade, produto ou serviço: Em condições normais de operação Em condições anormais de operação: partidas, paradas de equipamentos, picos de demanda Em situações de Emergência

3 Identificando perigos e riscos Após identificar seus perigos e riscos, as organizações devem: Estabelecer métodos de determinação da significância, e aplicá-los consistentemente Identificar os perigos significativos Preparar procedimentos de gestão dos perigos significativos

4 Identificação de perigos, riscos e controles Existem vários modelos de planilhas para documentar a análise de perigos, riscos, controles necessários das atividades de uma empresa e as decisões tomadas sobre controles a serem implantados para minimizar ou eliminar o risco. Neste curso mostraremos um modelo que não é necessariamente o melhor, pois cada empresa, em função do tipo, tamanho, produtos, etc, pode necessitar de um tipo diferente, mais simples mais complexo ou mais abrangente. É preciso utilizar a experiência e o bom senso na tomada de decisão. A metodologia que será apresentada utiliza como base o mapeamento de processos da empresa, pois desta forma garantimos que não vamos pular uma atividade e conseqüentemente um perigo/risco no processo de análise. Para a realização deste tipo de análise é necessário que o profissional tenha competência técnica no processo que será analisado. Por exemplo, se vamos analisar um armazenamento de produtos químicos, precisamos de um químico ou de alguém que tenha esse conhecimento.

5 Identificação de perigos, riscos e controles Instrução I010 Como Identificar perigos e riscos e determinar controles. INTRODUÇÃO A presente instrução tem o objetivo de estabelecer um método para os processos identificarem perigos e riscos em cada atividade que possam afetar a saúde ou a segurança do trabalhador. A identificação dos perigos é uma tarefa contínua, e devem ser determinados os riscos potenciais das atividades de cada processo sobre o ser humano. Esta tarefa também inclui a identificação potencial de exposições legais, regulamentares e comerciais que podem afetar a empresa. Observação Podem ser acessados no nosso site: Formulário modelo F100 - Identificação de perigos e riscos e determinação de controles. Instrução modelo I010 Como identificar perigos e riscos e determinar controles.

6 Identificação de perigos, riscos e controles Exemplo COMO PREENCHER OS CAMPOS DO FORMULÁRIO Atividade Condições de Operação Preocupações de SSO Perigos Legislação Riscos Sev Abr Fre Prod Controles Campo 01: Atividades/produtos: São os recursos (materiais utilizados no processo que produzem perigos para SSO), tais como corantes, óleos para caldeiras, embalagens plásticas, baterias, placas eletrônicas, papel, etc., e as ações realizadas, tais como manuseio, mistura, operação de torno, etc. Devemos considerar também como entradas as situações de perigo como incêndios, derrame de produtos, etc. Campo 02: Condições de Operação Situação Normal (N): condição de operação que está de acordo com os processos e instruções operacionais estabelecidas pela empresa. Situação Anormal de Operação (A): partidas, paradas de equipamentos, picos de demanda, etc. Situação de Emergência (E): incêndio, derrame, explosão, etc.

7 Identificação de perigos, riscos e controles Exemplo Atividade Condições de Operação Preocupações de SSO Perigos Legislação Riscos Sev Abr Fre Prod Controles Campo 3: Perigos Perigo para SSO: elemento das atividades, produtos ou serviços de uma organização que pode interagir com o ser humano provocando dano ou doença, como por exemplo: possibilidade de derrame acidental, emissões de escapamento de veículos, etc. Campo 04: Legislação É recomendado que, para manter o atendimento aos regulamentos, cada responsável por processo identifique e compreenda os requisitos legais aplicáveis em seu processo. Esses regulamentos podem apresentar-se sob diversas formas: - específicos ao processo (por exemplo: ruído) - específicos aos produtos (por exemplo: manuseio) - específicos ao ramo industrial (por exemplo: trabalho a céu aberto) - leis, decretos, normas regulamentadoras (NRs), etc.

8 Identificação de perigos, riscos e controles Exemplo Atividade Condições de Operação Preocupações de SSO Perigos Legislação Riscos Sev Abr Fre Prod Controles Campo 05: Riscos Risco para saúde ou segurança ocupacional: combinação da probabilidade de ocorrência de um evento perigoso ou exposição e da severidade da doença, como por exemplos: absorção pela pele ou respiração de produtos químicos, manuseio de produtos perigosos, etc. Campo 06: Preocupações com a SSO Leva em consideração a significância de cada perigo identificado, podendo ser diferente de um processo para o outro. Esta avaliação será facilitada com as divisões dos sub itens: severidade do perigo, abrangência do perigo (alcance geográfico do impacto e a sensibilidade do receptor) e a freqüência (probabilidade de ocorrência do perigo).

9 Identificação de perigos, riscos e controles Exemplo Atividade Condições de Operação Preocupações de SSO Perigos Legislação Riscos Sev Abr Fre Prod Controles Campo 6.1: Severidade do perigo: 1- Baixa / 2 - Média / 3 - Alta Observação: considere o custo para remediar o impacto, a preocupação das partes interessadas e a existência de legislação. Campo 6.2: Abrangência do perigo: 1- Local (1 funcionário) / 2 - Adjacente (todo o setor) / 3 - Global (toda a empresa) Campo 6.3: Freqüência do perigo: 1- Rara / 2 - Eventual / 3 - Freqüente Observação: considere o histórico de ocorrências para determinar a freqüência. Campo 6.4: Produto: É a multiplicação entre os valores recebidos de cada perigo quanto à sua severidade, abrangência e freqüência, e irá auxiliar na priorização das ações de controle aplicáveis: 1 a 6 Não-significativo / 7 a 27 Significativo definir objetivos e metas.

10 Identificação de perigos, riscos e controles Exemplo Atividade Condições de Operação Preocupações de SSO Perigos Legislação Riscos Sev Abr Fre Prod Controles Controles aplicáveis a cada perigo / risco Controles aplicáveis cada perigo risco Campo 7 Controles aplicáveis a cada perigo / risco 1 Controle operacional, por exemplo, o uso de EPI s. 2 Mitigação, por exemplo, controle do ambiente. 3 Plano de emergência: incêndio, derrame, vazamento, primeiros socorros etc. 4 Programa para SSO, objetivos para redução do perigo e/ou do risco. Observação: Teremos controles já existente e controles a serem implantados. Para aqueles que deverão ser implantados é necessário elaborar um plano de ação.

11 Identificação de perigos, riscos e controles Exemplo Neste treinamento não analisaremos a legislação este é um tema especifico que deve ser tratado em um treinamento à parte. Veja abaixo um exemplo de matriz de riscos e perigos: PROCESSO: PSBE006 - Estação de Tratamento Efluentes ATIVIDADE Cond Oper PERIGO LEGISLA RISCO PREOCUPAÇÕES Sev Abr Fre Prod CONTROLE Transferência do lodo para secagem e após secagem colocação em tambores para transporte N Manuseio de resíduos sólidos contendo material biológico: Lodo NR s 6,9,11,15,17 e 25 biológica do operador CONTROLE OPERACIONAL: Conforme instruções ISBE002 utilização de EPI s Limpeza das peneiras e grades Risco de vazamento e derrame de produtos Químicos. N A Manuseio de resíduos sólidos não perigosos diversos Manuseio de resíduos sólidos contaminado com ácido sulfúrico, NR s 6,9,11,17 e 25 NR s 6,9,11,15,17 e 25 Danos físicos como cortes e problemas ergonômicos para o operador Queimaduras no operador CONTROLE OPERACIONAL: Conforme instruções ISBE002 utilização de EPI s 1- CONTROLE OPERACIONAL: Conforme instruções ISBE002 utilização de EPI s

12 Exercício Instruções: 1) Estude a situação atual da Fábrica de Formol. Você encontrará o arquivo no site. 2) Identifique os riscos e perigos para cada número indicado nos parágrafos. 3) Faça uma tabela com 4 colunas (item / atividade / perigo / risco) e identifique para cada frase o número do item, a atividade e os riscos/perigos, se houverem.

13 Resposta do exercício Abaixo estão os grupos de perigos que devem ser considerados na análise do exercício. GRUPO 1 FÍSICOS Ruído Vibrações Radiações ionizantes Frio Calor Pressões anormais Umidade GRUPO 2 QUÍMICOS Poeiras Fumos Névoas Neblinas Gases Vapores Substâncias, compostos ou produtos químicos GRUPO 3 BIOLÓGICOS Vírus Bactérias Protozoários Fungos Parasitas Bacilos GRUPO 4 ERGONÔMICO Esforço físico intenso Manuseio de peso Postura inadequada Controle de produtividade Ritmos excessivos Trabalho em turno Longa jornada de trabalho Repetitividade GRUPO 5 RISCO DE ACIDENTE Arranjo físico inadequado Radiações nãoionizantes Máquinas/equipamentos s/ proteção Ferramentas inadequadas Eletricidade Incêndio ou explosão Armazenamento inadequado Animais peçonhentos

14 Resposta do exercício ITEM ATIVIDADE PERIGO RISCO 1 Recebimento de matéria prima e transporte de produto acabado em caminhões que circulam nas vizinhanças da indústria 2 Estacionamento de caminhões nas dependências da empresa 3 Manutenção preventiva gera resíduos Possibilidade de derrame acidental de matéria prima (metanol) e de produto (formol) na carga e descarga - Químico Incêndio - Acidente Movimentação inadequada do caminhão - Acidente Manuseio inadequado dos resíduos metais, lã de vidro, elementos filtrantes contaminados com metanol e formol, óleos lubrificantes - Químico 4 Gerador de emergência Emissão de gases para atmosfera dos operadores pela respiração e pela pele Danos físicos e até morte Atropelamento ou batida que pode provocar explosão dos operadores pela respiração e pela pele Nenhum (os profissionais não trabalham próximos ao gerador)

15 Resposta do exercício ITEM ATIVIDADE PERIGO RISCO 5 Caldeira que utiliza BPF (óleo pesado) como combustível para gerar vapor d água 6 Armazenamento de combustíveis em tanques subterrâneos 7 Geração do off gás (corrente de alívio de formol e vapor de diluição) 8 Transporte de MP (metanol) para o processo por tubulações Recolhimento de particulados dos gases que vão para a atmosfera, - Químico Movimentação dos tambores com particulados - Ergonômico Explosão da caldeira - Acidente Vazamento de combustível - Químico Liberação inadequada do off gás para a atmosfera - Químico Falha no alívio de pressão do reator, explosão - Acidente Vazamento da tubulação - Químico dos operadores pela respiração Torsões, deslocamentos etc. Danos físicos e até morte dos operadores pela respiração e pela pele dos operadores pela respiração e pela pele Danos físicos e até morte dos operadores pela respiração e pela pele

16 Resposta do exercício ITEM ATIVIDADE PERIGO RISCO 9 Transporte de PA (formol) para tanques 10 Resíduo de paraformol na área de armazenamento 11 Armazenamento de PA (formol) em tanques com diques de contenção e dispositivos de alívio sobre pressão Vazamento da tubulação - Químico Descarte inadequado de paraformol - Químico Falha no dique de contenção ou dispositivo de alívio sobre pressão- Químico 12 Classificação de resíduos sólidos Má postura ao movimentar os materiais - Ergonômico dos operadores pela respiração e pela pele dos operadores pela respiração e pela pele dos operadores pela respiração e pela pele Torsões, deslocamentos etc.

17 Resposta do exercício ITEM ATIVIDADE PERIGO RISCO 13 Estação de tratamento de efluentes líquidos Tratamento inadequado da água lançada no rio (excesso de prata metálica resíduo) Químico Ambiental não é risco de saúde e segurança ocupacional 14 Esgoto cloacal (sanitário) canalizado e tratado pela rede pública Ruptura na estrutura da estação do tratamento de efluentes - Acidente e Químico Vazamento da tubulação - Químico 15 Manutenção na planta da empresa Risco de vazamentos - Químico dos operadores pela respiração e pela pele dos operadores pela respiração e pela pele dos operadores pela respiração e pela pele

18 4.3 - Planejamento Requisitos legais e outros requisitos A organização deve estabelecer, implementar e manter procedimentos para identificar e ter acesso a requisitos legais aplicáveis e a outros requisitos subscritos pela organização, relacionados a seus perigos para SSO. A organização deve assegurar que esses requisitos legais aplicáveis, e outros requisitos subscritos pela organização, sejam levados em consideração no estabelecimento, na implementação e na manutenção de seu sistema de gestão de SSO. A organização deve manter estas informações atualizadas, e deve comunicar as informações relevantes ao pessoal que trabalha sob seu controle ou às partes interessadas.

19 4.3 - Planejamento Objetivos e programas A organização deve estabelecer, implementar e manter objetivos para SSO documentados, nas funções e níveis relevantes na organização. Os objetivos devem ser mensuráveis, quando possível, e coerentes com a política de SSO, incluindo-se os comprometimentos com a prevenção de danos e doenças ao trabalhador, com o atendimento aos requisitos legais e outros requisitos subscritos pela organização e com a melhoria contínua. Ao estabelecer e analisar seus objetivos, uma organização deve considerar os requisitos legais e outros requisitos por ela subscritos, e seus riscos de SSO. A organização também deve considerar suas opções tecnológicas, seus requisitos financeiros, operacionais, comerciais e a visão das partes interessadas. Quando implantamos um sistema de gestão de SSO, devemos identificar toda legislação aplicável para garantir que todos os requisitos estão sendo cumpridos pela organização. Porém, após a implantação, se não tiver sido implantado um procedimento para identificar novas legislações e alterações nas legislações existentes, a organização poderá não cumprir este requisito por falta de conhecimento, o que em termos de legislação não é aceitável. Existem empresas que vendem este serviço, o que pode facilitar este controle.

20 4.3 - Planejamento Objetivos e programas A organização deve estabelecer, implementar e manter programa(s) para atingir seus objetivos. O(s) programa(s) deve(m) incluir: a) Atribuição de responsabilidade para atingir os objetivos em cada função e nível pertinente da organização b) Os meios e o prazo no qual estes devem ser atingidos. Esses programas devem ser revisados a intervalos regulares e planejados, para garantir que os objetivos sejam atingidos. Estes programas equivalem a planos de ação, portanto podemos utilizar o 5W1H what, why, how, who, when, where (o que, porque, como, quem, quando e onde). Normalmente criamos 6 colunas, e para cada tema usamos uma linha.

21 Objetivos de SSO Meta para saúde e segurança ocupacional de desempenho do SGSSO que uma organização define que vai atingir. PREVENIR SEMPRE CUSTA MENOS DO QUE REMEDIAR

22 Exemplo de objetivo Os objetivos devem ser específicos Objetivo Implantar até final o de 2007 um sistema de exaustão e purificação de ar no setor de preparação de algodão.

23 Exercício Indique se é verdadeiro ou falso: 01 - ( ) Deve ser definido um procedimento pela organização para identificar e ter acesso a requisitos legais aplicáveis e a outros requisitos relacionados a seus perigos para SSO ( ) Riscos e perigos devem ser identificados apenas para condições normais e anormais de operação ( ) Parte interessada significa indivíduo ou grupo interessado ou afetado pelo desempenho do SGSSO de uma organização ( ) A organização deve ter um procedimento para identificar todos os perigos e riscos de suas atividades ( ) As informações com relação aos riscos e perigos da organização podem ser modificadas com o tempo ( ) A organização necessita possuir toda a legislação aplicável aos seu SGSSO ( ) Reduzir contaminação com fibras de algodão dentro do ambiente de trabalho é uma meta ( ) Meta é um propósito de SSO, decorrente da política para SSO, que uma organização se propõe a atingir ( ) Objetivos e metas sempre devem ser mensuráveis ( ) Os programas implementados pela organização devem incluir a atribuição de responsabilidade para atingir os objetivos e metas em cada função e nível pertinente da organização, e os meios e o prazo no qual estes devem ser atingidos ( ) Os objetivos e metas de SSO, uma vez estabelecidos, não podem ser alterados para assegurar a constância de propósito da organização ( ) O programa de gestão, com prazos definidos para atingir objetivos e metas de SSO, não necessita esclarecer os meios para execução deste programa ( ) Modificações em processos, atividades ou novos produtos devem promover revisões do programa de gestão de SSO, onde pertinente.

24 Respostas Indique se é verdadeiro ou falso: 01 - ( V ) Deve ser definido um procedimento pela organização para identificar e ter acesso a requisitos legais aplicáveis e a outros requisitos relacionados a seus perigos para SSO ( F ) Riscos e perigos devem ser identificados apenas para condições normais e anormais de operação. ( devem ser consideradas as emergências) 03 - ( V ) Parte interessada significa indivíduo ou grupo interessado ou afetado pelo desempenho do SGSSO de uma organização ( V ) A organização deve ter um procedimento para identificar todos os perigos e riscos de suas atividades ( V ) As informações com relação aos riscos e perigos da organização podem ser modificadas com o tempo ( F ) A organização necessita possuir toda a legislação aplicável aos seu SGSSO. (ter acesso) 07 - ( V ) Reduzir contaminação com fibras de algodão dentro do ambiente de trabalho é uma meta ( V ) Meta é um propósito de SSO, decorrente da política para SSO, que uma organização se propõe a atingir ( F ) Objetivos e metas sempre devem ser mensuráveis. (sempre que possível) 10 - ( V ) Os programas implementados pela organização devem incluir a atribuição de responsabilidade para atingir os objetivos e metas em cada função e nível pertinente da organização, e os meios e o prazo no qual estes devem ser atingidos ( F ) Os objetivos e metas de SSO, uma vez estabelecidos, não podem ser alterados para assegurar a constância de propósito da organização. (podem e devem ser alterados) 12 - ( F ) O programa de gestão, com prazos definidos para atingir objetivos e metas de SSO, não necessita esclarecer os meios para execução deste programa ( V ) Modificações em processos, atividades ou novos produtos devem promover revisões do programa de gestão de SSO, onde pertinente.

25 Fim do Módulo 4

Módulo 7. NBR ISO Interpretação dos requisitos: 4.3.3, 4.4, 4.4.1, 4.4.2, 4.4.3, 4.4.4, Exercícios

Módulo 7. NBR ISO Interpretação dos requisitos: 4.3.3, 4.4, 4.4.1, 4.4.2, 4.4.3, 4.4.4, Exercícios Módulo 7 NBR ISO 14001 - Interpretação dos requisitos: 4.3.3, 4.4, 4.4.1, 4.4.2, 4.4.3, 4.4.4, 4.4.5 Exercícios 4.3 Planejamento 4.3.3 Objetivos e metas e programa de gestão ambiental A organização deve

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (OFICINA 02)

SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (OFICINA 02) SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (OFICINA 02) Oficina 02 Ganhos Rápidos O que é Ganho Rápido (GR)? Resolução em curto prazo, de uma situação perigosa ou que polua o meio ambiente

Leia mais

Mapa de Risco da Empresa :

Mapa de Risco da Empresa : Mapa de Risco da Empresa : Questionário auxiliar para elaboração do Mapa de Riscos Objetivos: A - O objetivo deste questionário é de reunir as informações necessárias para estabelecer o diagnóstico da

Leia mais

Mapa de Risco da Empresa :

Mapa de Risco da Empresa : Mapa de Risco da Empresa : Questionário auxiliar para elaboração do Mapa de Riscos Objetivos: A - O objetivo deste questionário é de reunir as informações necessárias para estabelecer o diagnóstico da

Leia mais

PORTARIA N.º 25, DE 29 DE DEZEMBRO DE 1994

PORTARIA N.º 25, DE 29 DE DEZEMBRO DE 1994 PORTARIA N.º 25, DE 29 DE DEZEMBRO DE 1994 O SECRETÁRIO DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO, no uso de suas atribuições legais, e CONSIDERANDO o disposto nos artigos 155 e 200, item VI, da Consolidação das

Leia mais

Toda pessoa está sujeita a três modalidades de risco:

Toda pessoa está sujeita a três modalidades de risco: Toda pessoa está sujeita a três modalidades de risco: risco genérico a que se expõem todas as pessoas; Exemplo: acidentes de trânsito, na viagem de ida de casa para o trabalho, e vice-versa; risco especifico

Leia mais

Avaliação da Saúde e Segurança dos Servidores *

Avaliação da Saúde e Segurança dos Servidores * Avaliação da Saúde e Segurança dos Servidores * Unidade: Prédio: Setor: Data: Informante: 1. o que você considera problema no ambiente de trabalho, com relação aos seguintes Riscos à Saúde: a.risco FÍSICOS

Leia mais

Riscos ambientais empresariais. 4.1 Programa de prevenção de acidentes (PPRA)

Riscos ambientais empresariais. 4.1 Programa de prevenção de acidentes (PPRA) Capítulo 4 Riscos ambientais empresariais Segundo o artigo 9.1.5 da Portaria n 25, de 29.12.94, do Secretário de Segurança e Saúde no Trabalho, considera-se riscos ambientais os agentes físicos, químicos

Leia mais

SEGURANÇA DO TRABALHO. Riscos Ambientais

SEGURANÇA DO TRABALHO. Riscos Ambientais SEGURANÇA DO TRABALHO Riscos Ambientais Riscos Profissionais Os riscos profissionais são decorrentes de condições inseguras, ou seja, das condições precárias de trabalho, capazes de afetar a segurança

Leia mais

Disciplina de Segurança do Trabalho e Ergonomia. Aula 204 EPIs e Mapas de Risco

Disciplina de Segurança do Trabalho e Ergonomia. Aula 204 EPIs e Mapas de Risco Disciplina de Segurança do Trabalho e Ergonomia Aula 204 EPIs e Mapas de Risco EPI - EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL De acordo com a NR-6 da Portaria Número 3214 de 8 de junho de 1978, do Ministério

Leia mais

Módulo 6. Estudos de caso 1 e 2

Módulo 6. Estudos de caso 1 e 2 Módulo 6 Estudos de caso 1 e 2 Introdução Para a realização de uma auditoria é necessário que o auditor tenha conhecimentos teóricos e práticos e para que você obtivesse este conhecimento elaboramos 6

Leia mais

MBA em Gestão e Negócio em Saúde Gestão em Serviços Hospitalares Profa. Esp. Kelly Barros

MBA em Gestão e Negócio em Saúde Gestão em Serviços Hospitalares Profa. Esp. Kelly Barros FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ UNIVERSIDADE DE FORTALEZA Vice-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação MBA em Gestão e Negócio em Saúde Gestão em Serviços Hospitalares Profa. Esp. Kelly Barros 09/05/2014 a 10/05/2014

Leia mais

CURSO DE SEGURANÇA DO TRABALHO RISCOS AMBIENTAIS E MAPA DE RISCOS

CURSO DE SEGURANÇA DO TRABALHO RISCOS AMBIENTAIS E MAPA DE RISCOS Sociedade de Ensino Regional Ltda SOER SOCIEDADE DE ENSINO REGIONAL LTDA Rua Ipiranga, 681 Nova York - Araçatuba SP - CEP 16018-305 Fone/Fax (18) 3625-6960/3117-7481/3117-7482 www.colegiosoer.com.br/ contato@colegiosoer.com.br

Leia mais

O LUGAR DO TECNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

O LUGAR DO TECNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO SEGURANCADOTRABALHOBR.COM.BR O LUGAR DO TECNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO Fique por dentro da área de SEGURANÇA DO TRABALHO. O PORTAL SEG BR você irá acessar tudo que ocorre no mercado. Veja notícias do

Leia mais

COMO ELABORAR UM PLANO DE RESPOSTA A EMERGÊNCIAS PRE PARA ATENDER AS EXIGÊNCIAS DA NOVA NR-20

COMO ELABORAR UM PLANO DE RESPOSTA A EMERGÊNCIAS PRE PARA ATENDER AS EXIGÊNCIAS DA NOVA NR-20 COMO ELABORAR UM PLANO DE RESPOSTA A EMERGÊNCIAS PRE PARA ATENDER AS EXIGÊNCIAS DA NOVA NR-20 A nova Norma Regulamentadora NR-20, em seu item 20.14.2, determina que a empresa deve elaborar o plano de resposta

Leia mais

OHSAS 18001:2007 SAÚDE E SEGURANÇA OCUPACIONAL

OHSAS 18001:2007 SAÚDE E SEGURANÇA OCUPACIONAL OHSAS 18001:2007 SAÚDE E SEGURANÇA OCUPACIONAL Requisitos gerais, política para SSO, identificação de perigos, análise de riscos, determinação de controles. CICLO DE PDCA (OHSAS 18001:2007) 4.6 ANÁLISE

Leia mais

Módulo 3 Conceitos: identificação, registros, avaliação de significância de aspectos e impactos ambientais, analise de risco e controles / Exercícios

Módulo 3 Conceitos: identificação, registros, avaliação de significância de aspectos e impactos ambientais, analise de risco e controles / Exercícios Módulo 3 Conceitos: identificação, registros, avaliação de significância de aspectos e impactos ambientais, analise de risco e controles / Exercícios Registros de aspectos ambientais Três fases podem ser

Leia mais

Avaliação dos riscos e níveis de tolerância dos laboratórios do curso de agronomia do IFC - Campus Rio do Sul

Avaliação dos riscos e níveis de tolerância dos laboratórios do curso de agronomia do IFC - Campus Rio do Sul Avaliação dos riscos e níveis de tolerância dos laboratórios do curso de agronomia do IFC - Campus Rio do Sul Mateus Guilherme de SOUZA, aluno (a) do IFC Campus Rio do Sul, curso Técnico em Agropecuária,

Leia mais

Segurança do Trabalho na Construção Civil. Enga. Civil Olivia O. da Costa

Segurança do Trabalho na Construção Civil. Enga. Civil Olivia O. da Costa Segurança do Trabalho na Construção Civil Enga. Civil Olivia O. da Costa Qual a importância da Segurança do Trabalho na Construção Civil? A construção civil é o quinto setor econômico em número de acidentes

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE ENGENHARIA QUÍMICA MAPA DE RISCOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE ENGENHARIA QUÍMICA MAPA DE RISCOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE ENGENHARIA QUÍMICA MAPA DE RISCOS Autores: Professor: Cláudia Gonçalves de Azevedo Marina Damião Besteti Kallyu Manoel de Souza Luís Cláudio Lopes Outubro,

Leia mais

Higiene e Segurança Industrial. Prof Ivan F. Bottger

Higiene e Segurança Industrial. Prof Ivan F. Bottger Higiene e Segurança Industrial Prof Ivan F. Bottger A análise preliminar de riscos (APR) baseia-se na técnica definida e usada pelos militares nos programas de segurança de seus sistemas. Muitas empresas

Leia mais

LTCAT LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO CAMPUS RIO DO SUL SEDE

LTCAT LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO CAMPUS RIO DO SUL SEDE LTCAT LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO CAMPUS RIO DO SUL SEDE ALAINE SANTANA BARRETO Engenheira de Segurança do Trabalho CREA SC nº 072076-6 SIAPE 1789080 Blumenau, 05 de Maio de 2016.

Leia mais

SÉRIE ISO SÉRIE ISO SÉRIE ISO GESTÃO AMBIENTAL E DA QUALIDADE GESTÃO AMBIENTAL E DA QUALIDADE SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL

SÉRIE ISO SÉRIE ISO SÉRIE ISO GESTÃO AMBIENTAL E DA QUALIDADE GESTÃO AMBIENTAL E DA QUALIDADE SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL 1993 - CRIAÇÃO DO COMITÊ TÉCNICO 207 (TC 207) DA ISO. NORMAS DA : ISO 14001 - SISTEMAS DE - ESPECIFICAÇÃO COM ORIENTAÇÃO PARA USO. ISO 14004 - SISTEMAS DE - DIRETRIZES GERAIS SOBRE PRINCÍPIOS, SISTEMAS

Leia mais

Certificação ISO

Certificação ISO Sistema de Gestão Ambiental SGA Certificação ISO 14.000 SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL - SGA Definição: Conjunto de ações sistematizadas que visam o atendimento das Boas Práticas, das Normas e da Legislação

Leia mais

PPRA Programa de Prevenção de Riscos Ambientais

PPRA Programa de Prevenção de Riscos Ambientais PPRA Programa de Prevenção de Riscos Ambientais NR 9 - PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS 9.1. Do objeto e campo de aplicação 9.1.1. Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece a obrigatoriedade

Leia mais

Mapa de Riscos Ambientais

Mapa de Riscos Ambientais Sexta-feira, 04 de Setembro de 2015 Segurança do Trabalho Décima aula do professor Marcus Aurélio Segurança é usar de bom senso sempre. Mapa de Riscos Ambientais Inspeção de segurança: São vistorias e

Leia mais

LEGISLAÇÃO DO REGISTRO DE DADOS.

LEGISLAÇÃO DO REGISTRO DE DADOS. LEGISLAÇÃO 9.3.8 DO REGISTRO DE DADOS. NR 9 - PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS Publicação D.O.U. Portaria GM n.º 3.214, de 08 de junho de 1978 06/07/78 Alterações/Atualizações D.O.U. Portaria

Leia mais

Data: / / Assinatura e carimbo do Diretor do Campus

Data: / / Assinatura e carimbo do Diretor do Campus SOLICITAÇÃO DE CONCESSÃO DE ADICIONAL DE INSALUBRIDADE/PERICULOSIDADE/RADIAÇÃO IONIZANTE E GRATIFICAÇÃO DE RAIOS-X Nome SIAPE Lotação Coordenação Cargo Telefone INFORMAÇÕES DO SERVIDOR Carga horária /

Leia mais

O Mapa de Riscos deve, então, ser executado pela CIPA. por seus membros, observadas as seguintes etapas:

O Mapa de Riscos deve, então, ser executado pela CIPA. por seus membros, observadas as seguintes etapas: Módulo 7 Mapeamento de risco; Etapas de elaboração; Variações do mapa; Metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças no trabalho; Conceitos; Causas; Condição insegura e Exercícios. Mapeamento

Leia mais

LEVANTAMENTO DE PERIGOS E RISCOS À SAÚDE E SEGURANÇA OCUPACIONAL 1. OBJETIVO 2. PROCEDIMENTO

LEVANTAMENTO DE PERIGOS E RISCOS À SAÚDE E SEGURANÇA OCUPACIONAL 1. OBJETIVO 2. PROCEDIMENTO 1. OBJETIVO Definir a metodologia para levantamento de perigos e riscos relacionados ao sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional da (nome da organização). 2. PROCEDIMENTO 2.1 Definições Perigo

Leia mais

ENFERMAGEM BIOSSEGURANÇA. Parte 16. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM BIOSSEGURANÇA. Parte 16. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM BIOSSEGURANÇA Parte 16 Profª. Tatiane da Silva Campos NR9 PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS obrigatoriedade da elaboração e implementação por todos empregadores e instituições do Programa

Leia mais

FÓRUM LIXO & CIDADANIA RIO DE JANEIRO Os Rumos da Coleta Seletiva Boas Práticas e Indicadores de Sustentabilidade

FÓRUM LIXO & CIDADANIA RIO DE JANEIRO Os Rumos da Coleta Seletiva Boas Práticas e Indicadores de Sustentabilidade FÓRUM LIXO & CIDADANIA RIO DE JANEIRO Os Rumos da Coleta Seletiva Boas Práticas e Indicadores de Sustentabilidade AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO DAS ORGANIZAÇÕES DE CATADORES DOS MUNICÍPIOS DO RIO

Leia mais

BOAS PRÁTICAS: ÁREA FÍSICA

BOAS PRÁTICAS: ÁREA FÍSICA BOAS PRÁTICAS: ÁREA FÍSICA Ambiente amplo Paredes, teto e chão de materiais de fácil limpeza e antiderrapante Iluminação, Água e voltagem dos aparelhos Bancadas fixas, impermeáveis e resistentes Mobília

Leia mais

Data: / / Assinatura e carimbo do Diretor do Campus

Data: / / Assinatura e carimbo do Diretor do Campus SOLICITAÇÃO DE CONCESSÃO DE ADICIONAL DE INSALUBRIDADE/PERICULOSIDADE/RADIAÇÃO IONIZANTE E GRATIFICAÇÃO DE RAIOS-X Nome Fulano de Tal SIAPE 18246987 Lotação Coordenação Cargo Telefone (22)... Campos Itaperuna

Leia mais

Segurança a e Saúde no Trabalho

Segurança a e Saúde no Trabalho Treinamento para membros da CIPA Objetivos: Fornecer aos participantes as noções básicas sobre acidentes e doenças ocupacionais decorrentes da exposição aos riscos existentes nos locais de trabalho CIPA:

Leia mais

AVALIAÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS EM LABORATÓRIOS DA ENGENHARIA AMBIENTAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

AVALIAÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS EM LABORATÓRIOS DA ENGENHARIA AMBIENTAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA AVALIAÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS EM LABORATÓRIOS DA ENGENHARIA AMBIENTAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA Thiago Alves dos Santos 1, Luiza Fernanda Silva Pavanello, João Gilberto de Souza Ribeiro 1 Acadêmico

Leia mais

LTCAT LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO CÂMPUS BLUMENAU

LTCAT LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO CÂMPUS BLUMENAU LTCAT LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO CÂMPUS BLUMENAU ALAINE SANTANA BARRETO Engenheira de Segurança do Trabalho CREA SC nº 072076-6 SIAPE 2155240 Luis Carlos de Lima Engenheiro de Segurança

Leia mais

Mapa e Mapeamento de Riscos Ambientais

Mapa e Mapeamento de Riscos Ambientais A SIMPLICIDADE DO MAPA DE RISCOS FSP Faculdade Sudoeste Paulista Departamento de Engenharia Civil Mapa e Mapeamento de Riscos Ambientais Docente: Eng. Ana Lúcia de Oliveira Daré, Prof. M.Sc. 1 Histórico

Leia mais

Disciplina de Saúde do Trabalho

Disciplina de Saúde do Trabalho Disciplina de Saúde do Trabalho Angelica dos Santos Vianna 10 e 11 fevereiro 2011 NORMAS REGULAMENTADORAS Ministério Trabalho e Emprego - CLT Aprovadas pela Portaria 3214 de 08/06/1978 33 NR Revogadas

Leia mais

Uso de catalisador, hexametileno, poeiras, fumos, vapores, gases etc. Arranjo físico inadequado, iluminação inadequada, queda de objeto etc.

Uso de catalisador, hexametileno, poeiras, fumos, vapores, gases etc. Arranjo físico inadequado, iluminação inadequada, queda de objeto etc. AA DE RISCO ESTÃO 2012 AAZON SAND INDÚSTRIAL E COÉRCIO SETOR: LABORATÓRIO SÍBOLO QUÍICO BIOLÓICO ERONÔICO Ruído, calor, umidade etc. Uso de catalisador, hexametileno, poeiras, fumos, vapores, gases etc.

Leia mais

Módulo 8. NBR ISO Interpretação dos requisitos: 4.4.6, 4.4.7, 4.5.1, 4.5.2, 4.5.3, 4.5.4, 4.5.5, 4.6 Exercícios

Módulo 8. NBR ISO Interpretação dos requisitos: 4.4.6, 4.4.7, 4.5.1, 4.5.2, 4.5.3, 4.5.4, 4.5.5, 4.6 Exercícios Módulo 8 NBR ISO 14001 - Interpretação dos requisitos: 4.4.6, 4.4.7, 4.5.1, 4.5.2, 4.5.3, 4.5.4, 4.5.5, 4.6 Exercícios 4.4.6 Controle Operacional A organização deve identificar e planejar aquelas operações

Leia mais

SAÚDE AMBIENTAL E VIGILÂNCIA SANITÁRIA. CONTEÚDO 13: Saúde e Segurança dos Trabalhadores

SAÚDE AMBIENTAL E VIGILÂNCIA SANITÁRIA. CONTEÚDO 13: Saúde e Segurança dos Trabalhadores SAÚDE AMBIENTAL E VIGILÂNCIA SANITÁRIA CONTEÚDO 13: Saúde e Segurança dos Trabalhadores O TEMPLO DA SAÚDE Nosso corpo é uma máquina perfeita, mas exige manutenção Saúde enquanto patrimônio do trabalhador

Leia mais

LTCAT LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO CÂMPUS BLUMENAU

LTCAT LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO CÂMPUS BLUMENAU LTCAT LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO CÂMPUS BLUMENAU ALAINE SANTANA BARRETO Engenheira de Segurança do Trabalho CREA SC nº 072076-6 SIAPE 2155240 Blumenau, 11 de Abril de 2017. SUMÁRIO

Leia mais

Gestão de Pessoas - Ênfase em Processos Avançados

Gestão de Pessoas - Ênfase em Processos Avançados Gestão de Pessoas - Ênfase em Processos Avançados Módulo 1: Etapa 1 PCMSO Processo de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho - PCMSO Nós vamos começar os nossos estudos falando sobre os processos de

Leia mais

LTCAT LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO CÂMPUS ABELARDO LUZ

LTCAT LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO CÂMPUS ABELARDO LUZ LTCAT LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO CÂMPUS ABELARDO LUZ ALAINE SANTANA BARRETO Engenheira de Segurança do Trabalho CREA SC nº 072076-6 SIAPE 1789080 Blumenau, Abril 2017. SUMÁRIO 1

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E CONTROLE DE ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS.

IDENTIFICAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E CONTROLE DE ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS. 1 de 5 REV. DESCRIÇÃO DAS REVISÕES Emissão inicial. ANÁLISE CRÍTICA ( ) APROVADO VISTO DATA COMENTÁRIOS: ( ) NÃO APROVADO ( ) ATENDER COMENTÁRIOS EMISSÃO REV. REV. 1 REV. 2 REV. 3 REV. 4 REV. 5 REV. 6

Leia mais

Normas Regulamentadoras. Aline Santos

Normas Regulamentadoras. Aline Santos Normas Regulamentadoras Aline Santos Legislação Trabalhista Aspectos Históricos Decreto Lei nº 5.452 CLT. Neste decreto o capítulo V trata da Higiene e Segurança do Trabalho Portaria nº 3214. Regulamentou

Leia mais

F cópia controlada pág.: 1 de 12 PRO-1 1. TÍTULO: Código: Rev.: Identificação e Análise de Aspectos e Impactos Ambientais

F cópia controlada pág.: 1 de 12 PRO-1 1. TÍTULO: Código: Rev.: Identificação e Análise de Aspectos e Impactos Ambientais 1. OBJETIVO Sistematizar em toda ABCZ a identificação e avaliação preliminar de aspectos e impactos ao Meio Ambiente, com foco preventivo, envolvendo todos os processos, atividades (diretas e ou indiretas),

Leia mais

4.1 Determinação do Nível de Significância

4.1 Determinação do Nível de Significância Módulo 4 Etapas do LAIA: determinação e classificação de significância, medidas de controle e aplicação. 4.1. Determinação do nível de significância. 4.2 Classificação do nível de significância. 4.3. Estabelecimento

Leia mais

1. OBJETIVO Estabelecer sistemática para levantar e avaliar os aspectos e impactos ambientais decorrentes das atividades realizadas pela CASTILHO.

1. OBJETIVO Estabelecer sistemática para levantar e avaliar os aspectos e impactos ambientais decorrentes das atividades realizadas pela CASTILHO. PS 07 1 Ambiental Diretor Técnico 21/09/2016 1 1. REVISÃO Primeira edição do documento. 1. OBJETIVO Estabelecer sistemática para levantar e avaliar os aspectos e impactos ambientais decorrentes das atividades

Leia mais

Etapas para implantação de um sistema de gestão integrado

Etapas para implantação de um sistema de gestão integrado Módulo 2 Etapas para implantação de um sistema de gestão integrado: equipe multidisciplinar, planejamento, processos, legislação, identificação e priorização dos riscos, melhorias, controles, objetivos

Leia mais

LTCAT LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO CÂMPUS IBIRAMA

LTCAT LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO CÂMPUS IBIRAMA LTCAT LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO CÂMPUS IBIRAMA ALAINE SANTANA BARRETO Engenheira de Segurança do Trabalho CREA SC nº 072076-6 SIAPE 2155240 Blumenau, 26 de Setembro de 2014. SUMÁRIO

Leia mais

Sistema de Gestão Ambiental

Sistema de Gestão Ambiental Sistema de Gestão Ambiental Universidade Federal do Espírito Santo UFES Centro Tecnológico Curso de Especialização em Gestão Ambiental Professora Flavia Nogueira Zanoni MSc em Controle de Poluição Ambiental

Leia mais

NR 20 - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO COM INFLAMÁVEIS E COMBUSTÍVEIS

NR 20 - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO COM INFLAMÁVEIS E COMBUSTÍVEIS NR 20 - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO COM INFLAMÁVEIS E COMBUSTÍVEIS CONCEITOS COMBUSTÍVEL Substância que, na presença de um comburente e sob ação de uma fonte de calor, entrará em combustão PONTO DE FULGOR

Leia mais

Questões sobre a IS014001

Questões sobre a IS014001 Professor: Carlos William Curso/ Disciplina/Período: Administração/ Gestão Ambiental/ 2º ano Aluno: Lázaro Santos da Silva Questões sobre a IS014001 1. A NBR ISO 14001:2004 foi concebida para estabelecer

Leia mais

PPRA: Equívocos Comuns na Elaboração

PPRA: Equívocos Comuns na Elaboração XXXI Jornada Paranaense de Saúde Ocupacional, IV Congresso Paranaense de Medicina do Trabalho II Encontro Iberoamericano II Simpósio Paranaense de Higiene Ocupacional PPRA: Equívocos Comuns na Elaboração

Leia mais

LTCAT LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO CÂMPUS SOMBRIO

LTCAT LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO CÂMPUS SOMBRIO LTCAT LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO CÂMPUS SOMBRIO ALAINE SANTANA BARRETO Engenheira de Segurança do Trabalho CREA SC nº 072076-6 SIAPE 1789080 Blumenau,03 de Setembro de 2014. Laudo

Leia mais

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO PORTARIA N.º 25, DE 29 DE DEZEMBRO DE 1994 (*) (DOU de 30/12/94 Seção 1 págs 21.280 a 21.282) (Republicada em 15/12/95 Seção

Leia mais

nº 08/2016 PMAS - Pense no Meio Ambiente SIRTEC Tema: PREO

nº 08/2016 PMAS - Pense no Meio Ambiente SIRTEC Tema: PREO nº 08/2016 PMAS - Pense no Meio Ambiente SIRTEC Tema: PREO POLÍTICA INTEGRADA DE SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE POLÍTICA INTEGRADA Disponíveis nos murais e no site da empresa PRINCÍPIOS REQUISITOS LEGAIS:

Leia mais

Informação a comunicar ao público. sobre estabelecimento abrangido pelo regime de prevenção de acidentes graves que envolvem substâncias perigosas

Informação a comunicar ao público. sobre estabelecimento abrangido pelo regime de prevenção de acidentes graves que envolvem substâncias perigosas Informação a comunicar ao público sobre estabelecimento abrangido pelo regime de prevenção de acidentes graves que envolvem substâncias perigosas Porquê ler este documento? BRESFOR, Indústria do Formol,

Leia mais

LTCAT LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO CÂMPUS SANTA ROSA DO SUL

LTCAT LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO CÂMPUS SANTA ROSA DO SUL LTCAT LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO CÂMPUS SANTA ROSA DO SUL ALAINE SANTANA BARRETO Engenheira de Segurança do Trabalho CREA SC nº 072076-6 SIAPE 1789080 Blumenau,03 de Agosto de 2015.

Leia mais

ANALISE PRELIMINAR DE RISCO

ANALISE PRELIMINAR DE RISCO ANALISE PRELIMINAR DE RISCO REV 0 INDICE 1. Objetivo... 04 2. Responsabilidades... 05 3. Período de realização do programa... 06 4. Abrangência... 06 5. Treinamento... 06 6. Desenvolvimento do programa...

Leia mais

ENFERMAGEM BIOSSEGURANÇA. Parte 3. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM BIOSSEGURANÇA. Parte 3. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM BIOSSEGURANÇA Parte 3 Profª. Tatiane da Silva Campos CLASSIFICAÇÃO DE RISCO - risco indica a probabilidade de que um dano, um ferimento ou uma doença ocorra. - Avaliação de risco: é o processo

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS. Produto Elaboração Ultima Revisão D /MAR/2011

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS. Produto Elaboração Ultima Revisão D /MAR/2011 FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS Produto Elaboração Ultima Revisão D-1000 01/MAR/2011 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto D-1000 Natureza Química Detergente manual

Leia mais

Porquê ler este documento? Por quem é elaborada a informação?

Porquê ler este documento? Por quem é elaborada a informação? Informação a comunicar ao público sobre estabelecimento abrangido pelo regime de prevenção de acidentes graves que envolvem substâncias perigosas (CIRES Fábrica de Estarreja) Porquê ler este documento?

Leia mais

Normas e Procedimentos de Segurança

Normas e Procedimentos de Segurança Normas e Procedimentos de Segurança (Roteiro No. 1) Universidade Federal de Juiz de Fora Departamento de Energia Elétrica Juiz de Fora, MG 36036-900 Brasil 2018 (UFJF) Lab. Maq. CA 2018 1 / 12 Introdução

Leia mais

PORTARIA Nº 25, DE 29 DE DEZEMBRO DE 1994 (D.O.U. DE 30/12/94) O SECRETÁRIO DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO, no uso de suas atribuições legais, e

PORTARIA Nº 25, DE 29 DE DEZEMBRO DE 1994 (D.O.U. DE 30/12/94) O SECRETÁRIO DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO, no uso de suas atribuições legais, e PORTARIA Nº 25, DE 29 DE DEZEMBRO DE 1994 (D.O.U. DE 30/12/94) O SECRETÁRIO DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO, no uso de suas atribuições legais, e CONSIDERANDO o disposto nos artigos 155 e 200, Item VI,

Leia mais

PLANO DE EMERGÊNCIA. Responsável Técnico: Executante: Portador/ Ponto de Uso: Recursos Necessários:

PLANO DE EMERGÊNCIA. Responsável Técnico: Executante: Portador/ Ponto de Uso: Recursos Necessários: TÍTULO: PLANO DE EMERGÊNCIA N.º PRO- -DECG Pág.: 1 de 5 Responsável Técnico: Executante: Portador/ Ponto de Uso: Recursos Necessários: PLANO DE EMERGÊNCIA TÍTULO: PLANO DE EMERGÊNCIA N.º PRO- -DECG Pág.:

Leia mais

LEGISLAÇÃO PERTINENTE EM SAÚDE DO TRABALHADOR POSTOS DE GASOLINA

LEGISLAÇÃO PERTINENTE EM SAÚDE DO TRABALHADOR POSTOS DE GASOLINA LEGISLAÇÃO PERTINENTE EM SAÚDE DO TRABALHADOR POSTOS DE GASOLINA RESOLUÇÃO CONAMA nº 273, de 29 de novembro de 2000 Publicada no DOU nº 5, de 8 de janeiro de 2001, Seção 1, páginas 20-23 Correlações: Alterada

Leia mais

ESPAÇOS CONFINADOS. NR-33 preencheu lacuna na regulamentação, mas ainda há muito a fazer para reduzir acidentes nesse tipo de ambiente

ESPAÇOS CONFINADOS. NR-33 preencheu lacuna na regulamentação, mas ainda há muito a fazer para reduzir acidentes nesse tipo de ambiente www.revistacipa.com.br CADERNO INFORMATIVO DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES Março 2017 _ Ano 39 Nº 450 _ R$15 Disponível DESDE 1978 EPIS QUANDO É A HORA DE SUBSTITUIR? ESTATÍSTICAS APESAR DA QUEDA, NÚMERO DE

Leia mais

REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES SECRETARIA REGIONAL DA AGRICULTURA E AMBIENTE Direção Regional do Ambiente INFORMAÇÃO A DISPONIBILIZAR AO PÚBLICO

REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES SECRETARIA REGIONAL DA AGRICULTURA E AMBIENTE Direção Regional do Ambiente INFORMAÇÃO A DISPONIBILIZAR AO PÚBLICO INFORMAÇÃO A DISPONIBILIZAR AO PÚBLICO A. Informação Geral Identificação do estabelecimento Nome / Designação comercial do operador Designação do estabelecimento Endereço do estabelecimento Freguesia Concelho

Leia mais

Módulo 5 Implementação, operação, verificação e análise crítica do SGSSO, exercícios.

Módulo 5 Implementação, operação, verificação e análise crítica do SGSSO, exercícios. Módulo 5 Implementação, operação, verificação e análise crítica do SGSSO, exercícios. 4.4 - Implementação e operação 4.4.1 - Recursos, papéis, responsabilidades e autoridade 4.4.2 - Competência, treinamento

Leia mais

Aula 3:Conceitos Básicos

Aula 3:Conceitos Básicos MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CAMPUS JOINVILLE DEPARTAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO

Leia mais

REQUERIMENTO DE SOLICITAÇÃO E/OU RECADASTRAMENTO DE ADICIONAL DE INSALUBRIDADE/ PERICULOSIDADE/RADIAÇÃO IONIZANTE E GRATIFICAÇÃO DE RAIO-X

REQUERIMENTO DE SOLICITAÇÃO E/OU RECADASTRAMENTO DE ADICIONAL DE INSALUBRIDADE/ PERICULOSIDADE/RADIAÇÃO IONIZANTE E GRATIFICAÇÃO DE RAIO-X REQUERIMENTO DE SOLICITAÇÃO E/OU RECADASTRAMENTO DE ADICIONAL DE INSALUBRIDADE/ PERICULOSIDADE/RADIAÇÃO IONIZANTE E GRATIFICAÇÃO DE RAIO-X 1. NOME COMPLETO: 2. MATRÍCULA SIAPE: 3.Campus de LOTAÇÃO: 5.

Leia mais

LTCAT LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO CÂMPUS ARAQUARI

LTCAT LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO CÂMPUS ARAQUARI LTCAT LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO CÂMPUS ARAQUARI ALAINE SANTANA BARRETO Engenheira de Segurança do Trabalho CREA SC nº 072076-6 SIAPE 2155240 Blumenau, 02 de Fevereiro de 2016.

Leia mais

Anexo II. Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. Laudo Técnico Ambiental Oficina Mecânica

Anexo II. Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. Laudo Técnico Ambiental Oficina Mecânica Programa de Prevenção de Riscos Ambientais Anexo II Laudo Técnico Ambiental Oficina Mecânica CAMPUS AVANÇADO DE POÇOS DE CALDAS Instituto de Ciência e Tecnologia Diretor do Instituto Prof. Cláudio Antônio

Leia mais

Normas Regulamentadoras. Aline Santos

Normas Regulamentadoras. Aline Santos Normas Regulamentadoras Aline Santos Avisos 15/03 Atividade prática visitação ao laboratório de toxicologia (conta presença) SINAN IARC (download do quadro: http://www.compoundchem.com/wp- content/uploads/2015/10/a-rough-guide-to-iarc-carcinogen-

Leia mais

LTCAT LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO REITORIA

LTCAT LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO REITORIA LTCAT LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO REITORIA ALAINE SANTANA BARRETO Engenheira de Segurança do Trabalho CREA SC nº 072076-6 SIAPE 1789080 Blumenau, 28 de Novembro de 2017. Laudo Técnico

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (OFICINA 08)

SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (OFICINA 08) SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (OFICINA 08) Oficina 07 Política de Meio Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho Objetivos, Metas e Programas 4.2 Política de SSTMA A Alta Administração

Leia mais

Armazenagem Responsável Sistema de Gestão Outubro 2016 rev. 00

Armazenagem Responsável Sistema de Gestão Outubro 2016 rev. 00 Armazenagem Responsável Sistema de Gestão Outubro 2016 rev. 00 Brasil: uma vocação natural para a indústria química País rico em petróleo, gás, biodiversidade, minerais e terras raras Objetivo Desenvolver

Leia mais

Sistema de Gestão Ambiental

Sistema de Gestão Ambiental PHA2218 Introdução à Engenharia Ambiental Universidade de São Paulo Escola Politécnica Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental Sistema de Gestão Ambiental Aula 10 Prof. Dr. Joaquin Bonnecarrere

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO FISPQ Produto: Solução descorante para Gram Revisão: 02 Página: 1/5

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO FISPQ Produto: Solução descorante para Gram Revisão: 02 Página: 1/5 Revisão: 02 Página: 1/5 1- Identificação do Produto e da Empresa Produto: Descorante Gram Uso da substância/preparação: Dispositivo médico para diagnóstico in vitro Reagente para análise Empresa Fabricante

Leia mais

2.1. Todas as atividades realizadas no escopo do SGI da ABCZ.

2.1. Todas as atividades realizadas no escopo do SGI da ABCZ. 1. OBJETIVO Sistematizar em toda a Empresa a forma de identificar o potencial e de atender a acidentes e situações de emergência, bem como para prevenir e mitigar os impactos ambientais que possam estar

Leia mais

Administração e Gestão Farmacêutica. Josiane, Mônica, Tamara Agosto 2014

Administração e Gestão Farmacêutica. Josiane, Mônica, Tamara Agosto 2014 Administração e Gestão Farmacêutica Josiane, Mônica, Tamara Agosto 2014 Responsabilidade dos geradores pelo gerenciamento dos resíduos até a disposição final; A exigência de se fazer a segregação na fonte;

Leia mais

Sistema de Gestão Ambiental

Sistema de Gestão Ambiental PHA2218 Introdução à Engenharia Ambiental Universidade de São Paulo Escola Politécnica Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental Sistema de Gestão Ambiental Aula 10 Prof. Dr. Arisvaldo Méllo Prof.

Leia mais

Informação a comunicar ao público sobre estabelecimento abrangido pelo regime de prevenção de acidentes graves que envolvem substâncias perigosas

Informação a comunicar ao público sobre estabelecimento abrangido pelo regime de prevenção de acidentes graves que envolvem substâncias perigosas Informação a comunicar ao público sobre estabelecimento abrangido pelo regime de prevenção de acidentes graves que envolvem substâncias perigosas OGMA Indústria aeronáutica de Portugal SA Porquê ler este

Leia mais

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DISCIPLINA DE ERGONOMIA Prof. Patrícia Lins

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DISCIPLINA DE ERGONOMIA Prof. Patrícia Lins CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DISCIPLINA DE ERGONOMIA Prof. Patrícia Lins Roteiro de Aulas Práticas 02/02/2018 Salvador/BA UNIME Departamento de Engenharia 1 Roteiro de Práticas Roteiro de Aulas Práticas

Leia mais

Definição. Sistema de Gestão Ambiental (SGA):

Definição. Sistema de Gestão Ambiental (SGA): Definição Sistema de Gestão Ambiental (SGA): A parte de um sistema da gestão de uma organização utilizada para desenvolver e implementar sua política ambiental e gerenciar seus aspectos ambientais. Item

Leia mais

ANÁLISE DE RISCOS EM OBRAS DE ENGENHARIA

ANÁLISE DE RISCOS EM OBRAS DE ENGENHARIA GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGICAS ANÁLISE DE RISCOS EM OBRAS

Leia mais

MAPA DE RISCOS AMBIENTAIS. Histórico

MAPA DE RISCOS AMBIENTAIS. Histórico MAPA DE RISCOS AMBIENTAIS Histórico HISTÓRICO CIPA 1921 - primeira CIPA foi formada no Brasil (LIGHT-RJ). 1945 - regulamentação da CIPA. 1964 participação cada vez maior do sindicato dos trabalhadores

Leia mais

Porquê ler este documento? Por quem é elaborada a informação?

Porquê ler este documento? Por quem é elaborada a informação? Informação a comunicar ao público sobre estabelecimento abrangido pelo regime de prevenção de acidentes graves que envolvem substâncias perigosas (Vimagás- Comércio de gás e lub., Lda) Porquê ler este

Leia mais

A IMPORTÂNCIA E EFICÁCIA DA CIPA NA CONSTRUÇÃO CIVIL. Palavra-chave: Consequências. Acidentes. Programas de Prevenções.

A IMPORTÂNCIA E EFICÁCIA DA CIPA NA CONSTRUÇÃO CIVIL. Palavra-chave: Consequências. Acidentes. Programas de Prevenções. A IMPORTÂNCIA E EFICÁCIA DA CIPA NA CONSTRUÇÃO CIVIL Gabriel Dell Eugenio Oliveira 1 Jean Saturno dos Santos Ribas 2 Leandro Felipe da Silva 3 Rogério Pessoa de Andrade 4 Vitor Carvalho Silva 5 Vitor Hugo

Leia mais

Norma Regulamentadora NR 32. Educação Continuada EDC Em parceria com Segurança do Trabalho e Medicina do Trabalho - SEMST

Norma Regulamentadora NR 32. Educação Continuada EDC Em parceria com Segurança do Trabalho e Medicina do Trabalho - SEMST Norma Regulamentadora NR 32 Saúde e Segurança em Serviços de Saúde Educação Continuada EDC Em parceria com Segurança do Trabalho e Medicina do Trabalho - SEMST NR 32? É uma norma regulamentadora específica

Leia mais

Segurança no Trabalho

Segurança no Trabalho Apresentação Ronei Vagner Alves Técnico em Segurança no Trabalho 2007 Tecnólogo em Segurança no Trabalho 2012 Supervisor de Trabalho em Altura 2012 Supervisor de Espaço Confinado 2014 Prestador de serviços

Leia mais

REGULARIDADE AMBIENTAL INDÚSTRIAS DE BENEFICIAMENTO DE

REGULARIDADE AMBIENTAL INDÚSTRIAS DE BENEFICIAMENTO DE REGULARIDADE AMBIENTAL INDÚSTRIAS DE BENEFICIAMENTO DE Indústrias de Beneficiamento do Algodão Na safra 2015/16, a área com cultivo de algodão foi de 226.646 hectares, distribuídos em regime de Sequeiro

Leia mais

09/03/2015. Profa Elaine C. S. Ovalle

09/03/2015. Profa Elaine C. S. Ovalle Introdução à Biossegurança Conceito A Biossegurança pode ser conceituada como um conjunto de medidas voltadas para prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes as atividades de pesquisa, produção,

Leia mais

Sistema de Gestão Segurança e Saúde do Trabalho (SGSSO) ESTRUTURA ISO 45001:2018

Sistema de Gestão Segurança e Saúde do Trabalho (SGSSO) ESTRUTURA ISO 45001:2018 Sistema de Gestão Segurança e Saúde do Trabalho (SGSSO) ESTRUTURA ISO 45001:2018 Definição: Objetivos: Conjunto de ações sistematizadas que visam o atendimento de controle e melhoria do nível de desempenho

Leia mais

LISTA DE EXERCÌCIOS 1

LISTA DE EXERCÌCIOS 1 Faculdade Anhanguera de Guarulhos Rua do Rosário, 300, Centro - Guarulhos SP. Data: / / 2014 Nota: Nome RA Assinatura Ergonomia e Segurança do Trabalho José Jorge Alcoforado Curso/Turma Disciplina Professor

Leia mais