Relatório de Disciplinas - UFF DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Relatório de Disciplinas - UFF DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA"

Transcrição

1 GAP112 ANTROPOLOGIA I 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: PROBLEMAS BÁSICOS DE ORGANIZAÇÃO SOCIAL, POLÍTICA E ECONÔMICA DE SEGMENTO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DENTRO DA PERSPECTIVA ANTROPOLÓGICA. CONHECIMENTO E CRENÇA NA SISTEMATIZAÇÃO DO UNIVERSO; SISTEMAS DE VALORES E PADRÕES DE COMPORTAMENTO: MAGIA, RELIGIÃO E ARTE DE SEGMENTO DA SOCIEDADE BRASILEIRA. LEITURA DE TEXTOS EXPRESSIVOS DA ABORDAGEM ANTROPOLÓGICA EM ESTUDOS BRASILEIROS.

2 GAP113 ANTROPOLOGIA E SEMIOTICA 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: OBSERVAÇÃO, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS PROCESSOS SOCIAIS CONHECIDOS COMO FENÔMENOS SIGNIFICACIONAIS. O SIMBÓLICO COMO COMUNICAÇÃO. MODELOS DE PROCESSO DE COMUNICAÇÃO. CONCEITOS E TEORIAS FUNDAMENTAIS PARA A ANÁLISE SEMIÓTICA.

3 GAP114 ANTROPOLOGIA VISUAL 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: A UTILIZAÇÃO DE TÉCNICAS AUDIOVISUAIS EM TRABALHOS ETNOGRÁFICOS. A ESPECIFICIDADE DO FILME ETNOGRÁFICO. O USO DA IMAGEM COMO RECURSO PARA CONSERVAÇÃO E ANÁLISE DAS FORMAS DE TRADIÇÃO CULTURAL NÃO-ESCRITAS. ABORDAGENS SEMIÓTICAS.

4 GAP115 ANTROPOLOGIA DA LINGUAGEM 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: OS SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO NÃO-HUMANOS E AS LINGUAGENS HUMANAS. ETNOLOGIA E ANTROPOLOGIA. A LÍNGUA COMO FENÔMENO ANTROPOLÓGICO. HIPÓTESES E TEORIAS ACERCA DA ORIGEM DA LÍNGUA. CONCEPÇÕES CULTURAIS SOBRE A LINGUAGEM. ETNOGRAFIA DA FALA.

5 GAP116 MOVIMENTOS SOCIAIS URBANOS 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: PERSPECTIVAS TEÓRICAS SOBRE OS MOVIMENTOS SOCIAIS EM ÁREAS URBANAS. SITUAÇÃO DE CONFLITO E MOBILIZAÇÃO POLÍTICA. O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE ATORES POLÍTICOS E SEUS DESDOBRAMENTOS SOCIAIS.

6 GAP117 MOVIMENTOS SOCIAIS NO CAMPO 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: SITUAÇÕES DE CONFLITO NA ÁREA RURAL. PROCESSOS DE MOBILIZAÇÃO POLÍTICA. A RELAÇÃO ENTRE REPRESENTANTE E REPRESENTADO. O PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DE ATORES POLÍTICOS E SEUS DESDOBRAMENTOS SOCIAIS.

7 GAP118 CAMPESINATO E MUDANÇA SOCIAL 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: AS TRANSFORMAÇÕES DO CAMPESINATO. INDIVIDUALIZAÇÃO DA FORÇA DE TRABALHO, FORMAÇÃO PROFISSIONAL E DIFERENCIAÇÃO DO SABER. MERCADOS DE TRABALHO E MÃO-DE-OBRA FAMILIAR. CONSUMO IMPRODUTIVO E FORMAS DE DISTINÇÃO SOCIAL. REPRODUÇÃO DO PATRIMÔNIO E SISTEMAS DE VALORES. FRENTES DE EXPANSÃO. POLÍTICAS DE REFORMA AGRÁRIA.

8 GAP119 ANTROPOLOGIA DO GENERO 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: CONSTRUÇÃO SOCIAL DAS IDENTIDADES DE GÊNERO. RELAÇÕES SOCIAIS DE GÊNERO EM DIFERENTES DOMÍNIOS DA SOCIEDADE. PODER E HIERARQUIA NA CONSTRUÇÃO DE PAPÉIS DE GÊNERO.

9 GAP12 ANTROP DOS GRUPOS AFRO-BRASILEIROS III 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: ESTUDO DE TEMAS DA LITERATURA ACERCA DE GRUPOS NEGROS E SUAS PRODUÇÕES NA AMÉRICA. ABORDAGEM CRÍTICA DAS NOÇÕES DE "NEGRO" E "ESCRAVO". PANORAMA GERAL DOS POVOS AFRICANOS E DE SUA DIFUSÃO PELA AMÉRICA, CONSIDERANDO A DIVERSIDADE ÉTNICA, CULTURAL, POLÍTICA E LINGÜÍSTICA DESTAS SOCIEDADES.

10 GAP121 ANTROPOLOGIA DA RELIGIAO 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: CONCEPÇÕES ANTROPOLÓGICAS DA RELIGIÃO. TRABALHOS TEÓRICOS E MONOGRÁFICOS NO CAMPO DAS RELIGIÕES. RELIGIÃO E MAGIA. MITOLOGIA E RITUAL.. MOVIMENTOS DE INSPIRAÇÃO RELIGIOSA.

11 GAP122 CULTURA BRASILEIRA II 6 Materia Não Informada C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA CULTURA BRASILEIRA. CULTURAS REGIONAIS. A QUESTÃO DA CULTURA DE MASSA.

12 GAP123 SABER E DIVERSIDADE CULTURAL 6 Cultural C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: OS SABERES E AS FORMAS DE INSTITUCIONALIZAÇÃO. MODOS DE PRODUÇÃO, REPRODUÇÃO, TRANSMISSÃO E DIFUSSÃO DO SABER. ESCRITA, ORALIDADE, VISÕES DE MUNDO E PRÁTICAS SOCIAIS. O CONHECIMENTO, AS RELAÇÕES DE PODER E AS INSTÂNCIAS DE LEGITIMAÇÃO.

13 GAP124 ANTROPOLOGIA DO CONHECIMENTO 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: CATEGORIAS DE PENSAMENTO E CONSTRUÇÃO DA REALIDADE. RACIONALIDADES CIENTÍFICAS E LÓGICAS CULTURAIS. SISTEMAS DE CLASSIFICAÇÃO E TAXONOMIAS NÃO-CIENTÍFICAS. A ANTROPOLOGIA COMO PARTE CRÍTICA DAS TEORIAS DO CONHECIMENTO.

14 GAP125 INDIVIDUO E SOCIEDADE 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: RELAÇÕES ENTRE BIOLOGIA, PSICOLOGIA E ANTROPOLOGIA. PSICANÁLISE E ANTROPOLOGIA. TEORIAS ANTROPOLÓGICAS SOBRE A RELAÇÃO INDIVÍDUO/SOCIEDADE. IDENTIDADES SOCIAIS E SEU PROCESSO DE CONSTRUÇÃO. ESTUDOS SOBRE O CHAMADO "COMPORTAMENTO DESVIANTE".

15 GAP126 PENSAMENTO SOCIAL BRASILEIRO 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: OS GRANDES EIXOS TEMÁTICOS: A FÁBULA DAS TRÊS RAÇAS; O SANEAMENTO DO BRASIL; O LITORAL E O SERTÃO; A CONCILIAÇÃO ENTRE A GEOGRAFIA E A HISTÓRIA; A EXISTÊNCIA DA TRADIÇÃO. O BRASIL NAS AMÉRICAS: A QUESTÃO DA IDENTIDADE REGIONAL. CIVILIZAÇÃO E BARBÁRIE: A QUESTÃO POLÍTICA.

16 GAP127 ANTROPOLOGIA DA ARTE 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: CONCEPÇÕES ANTROPOLÓGICAS ACERCA DA NATUREZA E DA FUNÇÃO DOS FATOS ESTÉTICOS. TEORIAS ANTROPOLÓGICAS E TEORIAS ESTÉTICAS. ETNOESTÉTICA. ETNOMUSICOLOGIA. CONCEPÇÕES CULTURAIS ACERCA DA ARTE E DA ESTÉTICA.

17 GAP128 ANTROPOLOGIA DAS CLASSES TRABALHADORAS 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: CULTURA E CLASSES SOCIAIS. A QUESTÃO DA CULTURA OPERÁRIA. DISCIPLINARIZAÇÃO E RESISTÊNCIA. FAMÍLIA, VIZINHANÇA E GRUPOS LOCAIS. TEMÁTICAS DA PRODUÇÃO ANTROPOLÓGICA BRASILEIRA SOBRE CLASSES TRABALHADORAS.

18 GAP129 TRAJET.E TRADIC. INTELECTUAIS NO BRASIL 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: TRAJETÓRIAS E "VOCAÇÕES" PROFISSIONAIS (INTELECTUAIS): A VALORIZAÇÃO DE DETERMINADAS "CARREIRAS" COMO O BACHAREL, O MÉDICO, O ENGENHEIRO NA FORMAÇÃO DOS "HÁBITOS" E DOS DIFERENTES ETHOS QUE COMPÕEM A ELITE DIRIGENTE BRASILEIRA; OS INTELECTUAIS E A INVENÇÃO DA "REALIDADE BRASILEIRA".

19 GAP13 CULTURA BRASILEIRA E COMUNICACAO 6 Cultural C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA CULTURA BRASILEIRA. CULTURAS REGIONAIS. A QUESTÃO DA CULTURA DE MASSA.

20 GAP131 ANTROPOLOGIA CULTURAL I 6 Materia Não Informada C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: TEORIAS DA CULTURA. DIVERSIDADE CULTURAL E ETNOCENTRISMO. NATUREZA E CULTURA. SIMBOLISMO E SOCIEDADE.

21 GAP132 ANTROPOLOGIA E DIVERSIDADE CULTURAL 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: OS SABERES E AS FORMAS DE INSTITUCIONALIZAÇÃO. MODOS DE PRODUÇÃO, REPRODUÇÃO, TRANSMISSÃO E DIFUSÃO DO SABER. ESCRITA, ORALIDADE, VISÕES DE MUNDO E PRÁTICAS SOCIAIS. O CONHECIMENTO, AS RELAÇÕES DE PODER E AS INSTÂNCIAS DE LEGITIMAÇÃO.

22 GAP133 ANTROPOLOGIA II 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: PROBLEMAS BÁSICOS DE ORGANIZAÇÃO SOCIAL, POLÍTICA E ECONÔMICA DE SEGMENTO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DENTRO DA PERSPECTIVA ANTROPOLÓGICA. CONHECIMENTO E CRENÇA NA SISTEMATIZAÇÃO DO UNIVERSO; SISTEMAS DE VALORES E PADRÕES DE COMPORTAMENTO: MAGIA, RELIGIÃO E ARTE DE SEGMENTO DA SOCIEDADE BRASILEIRA. LEITURA DE TEXTOS EXPRESSIVOS DA ABORDAGEM ANTROPOLÓGICA EM ESTUDOS BRASILEIROS.

23 GAP134 ANTROPOLOGIA III 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: DESENVOLVIMENTO TEÓRICO DA ANTROPOLOGIA. AS ESCOLAS EVOLUCIONISTA, DIFUSIONISTA E HISTORICISTA. A ESCOLA SOCIOLÓGICA FRANCESA. O FUNCIONALISMO E O ESTRUTURAL-FUNCIONALISMO NA ANTROPOLOGIA SOCIAL INGLESA.

24 GAP135 ANTROPOLOGIA IV 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: DESENVOLVIMENTO TEÓRICO DA ANTROPOLOGIA EM SUAS TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS.

25 GAP136 ANTROPOLOGIA V 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: METODOLOGIA, MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA. PESQUISA EM CIÊNCIAS SOCAIS: NEUTRALIDADE E OBJETIVIDADE. PESQUISA EM ANTROPOLOGIA. ÉTICA E PESQUISA. O TRABALHO MONOGRÁFICO.

26 GAP137 ANTROPOLOGIA E EDUCACAO I 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: EMENTA NÃO INFORMADA.

27 GAP138 ANTROPOLOGIA E EDUCACAO II 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: EMENTA NÃO INFORMADA.

28 GAP139 ANTROPOLOGIA E EDUCACAO III 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: EMENTA NÃO INFORMADA.

29 GAP14 ANTROPOLOGIA E EDUCACAO IV 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: EMENTA NÃO INFORMADA.

30 GAP141 ANTROPOLOGIA DO CORPO 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: O CORPO COMO FENÔMENO BIOLÓGICO E COMO CONSTRUÇÃO CULTURAL. CORPO E SOCIEDADE: A CONDENSAÇÃO SIMBÓLICA DE PROCESSOS SOCIAIS. DOENÇA E MORTE COMO METÁFORAS. CONCEPÇÃO DE TRATAMENTO E CURA. TÉCNICAS CORPORAIS E EXPRESSÃO DAS EMOÇÕES. MENTALIDADE E SENSIBILIDADE RELATIVAS AO CORPO.

31 GAP142 ANTROPOLOGIA ECONOMICA 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: CONTRIBUIÇÕES DA ANTROPOLOGIA NO CAMPO DOS ESTUDOS SOBRE ECONOMIA. ANÁLISE DOS SISTEMAS ECONÔMICOS. CULTURA E RACIONALIDADE.

32 GAP143 ANTROPOLOGIA URBANA 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: O ESPAÇO SOCIAL E SEU SIGNIFICADO NA ÁREA URBANA. INVESTIGAÇÕES ANTROPOLÓGICAS DE FENÔMENOS LOCALIZADOS EM ÁREAS URBANAS. PRINCIPAIS TENDÊNCIAS DA ANTROPOLOGIA URBANA.

33 GAP144 ANTROPOLOGIA DA SOCIEDADE INDUSTRIAL 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: COMPREENSÃO DAS ESPECIFICIDADES DA SOCIEDADE INDUSTRIAL EM FUNÇÃO DO CONTRASTE COM SOCIEDADES NÃO-INDUSTRIAIS. O CONTRATO ENTRE ESTAS SOCIEDADES E OS PROBLEMAS DAÍ ADVINDOS. LIMITES DA SOCIEDADE INDUSTRIAL.

34 GAP145 ANTROPOLOGIA VI 68 C.H.Teórica: 68 C.H.Prática: A ANTROPOLOGIA COMO CAMPO DE CONHECIMENTO. SISTEMATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO ANTROPOLÓGICO ATRAVÉS DE ESQUEMAS CONCEITUAIS EXPLICATIVOS. PROBLEMAS BÁSICOS DE ORGANIZAÇÃO SOCIAL, POLÍTICA E ECONÔMICA DENTRO DA PERSPECTIVA ANTROPOLÓGICA. CONHECIMENTO E CRENÇA NA SISTEMATIZAÇÃO DO UNIVERSO; SISTEMAS DE VALORES E PADRÕES DE COMPORTAMENTO: MAGIA, RELIGIÃO E CIÊNCIA; MITOLOGIA E ARTE.

35 GAP146 ANTROPOLOGIA POLITICA I 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: SISTEMAS POLÍTICOS NÃO-OCIDENTAIS NUMA PERSPECTIVA COMPARADA. AS CATEGORIAS DE ANÁLISE E OS CONCEITOS CULTURAIS ESPECÍFICOS. PROCESSOS SOCIAIS.

36 GAP147 ANTROPOLOGIA DA SOCIEDADE BRASILEIRA 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: CONTRIBUIÇÕES ANTROPOLÓGICAS PARA A COMPREENSÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA COMO UM TODO. OS ESTUDOS COMPARATIVOS. AS RELAÇÕES COM O MUNDO IBERO-AMERICANO.

37 GAP148 ANTROPOLOGIA 68 C.H.Teórica: 68 C.H.Prática: A ANTROPOLOGIA COMO CAMPO DE CONHECIMENTO. SISTEMATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO ANTROPOLÓGICO ATRAVÉS DE ESQUEMAS CONCEITUAIS EXPLICATIVOS. PROBLEMAS BÁSICOS DE ORGANIZAÇÃO SOCIAL, POLÍTICA E ECONÔMICA DENTRO DA PERSPECTIVA ANTROPOLÓGICA. CONHECIMENTO E CRENÇA NA SISTEMATIZAÇÃO DO UNIVERSO; SISTEMAS DE VALORES E PADRÕES DE COMPORTAMENTO: MAGIA, RELIGIÃO E CIÊNCIA; MITOLOGIA E ARTE.

38 GAP149 TEORIA ANTROPOLÓGICA CLÁSSICA 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: CONSTITUIÇÃO DO CAMPO DA ANTROPOLOGIA, TEMÁTICAS BÁSICAS. EVOLUCIONISMO UNILINEAR. BOAS E A ANTROPOLOGIA CULTURAL NORTE-AMERICANA: CULTURA COMO SISTEMA. TRABALHO DE CAMPO E ETNOGRAFIA. ESCOLA DE CULTURA E PERSONALIDADE. ESCOLA SOCIOLÓGICA FRANCESA: ESTRUTURA E FUNÇÃO, CATEGORIAS DE PENSAMENTO, REPRESENTAÇÕES COLETIVAS E SISTEMAS CLASSIFICATÓRIOS. MARCEL MAUSS:RECIPROCIDADE E FATO SOCIAL TOTAL. ANTROPOLOGIA SOCIAL INGLESA E A CENTRALIDADE DA PRODUÇÃO ETNOGRÁFICA. MALINOWSKI. RADCLIFFE-BROWN E O ESTRUTURAL- FUNCIONALISMO.

39 GAP15 ANTROPOLOGIA DO PODER 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: A CONSTRUÇÃO DO PODER E DA AUTORIDADE EM DISTINTAS SOCIEDADES. A CONSTITUIÇÃO DA ESFERA DA POLÍTICA NA ANTROPOLOGIA. ABORDAGEM COMPARATIVA DOS SISTEMAS POLÍTICOS.A AÇÃO POLÍTICA: TENSÕES, CONFLITOS E GUERRAS. A CONSTRUÇÃO DA ORDEM E DA DESORDEM.O PROCESSO POLÍTICO E OS SÍMBOLOS DO PODER. O CAMPO BUROCRÁTICO: INSTITUIÇÕES E SUJEITOS. ANTROPOLOGIA DA POLÍTICA. ANTROPOLOGIA, ADMINISTRAÇÃO E POLÍTICA PÚBLICA.

40 GAP151 INTRODUÇÃO À ANTROPOLOGIA 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: A ANTROPOLOGIA COMO CAMPO DE CONHECIMENTO. SISTEMATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO ANTROPOLÓGICO ATRAVÉS DE ESQUEMAS CONCEITUAIS EXPLICATIVOS. PROBLEMAS BÁSICOS DE ORGANIZAÇÃO SOCIAL, POLÍTICA E ECONÔMICA DENTRO DA PERSPECTIVA ANTROPOLÓGICA. CONHECIMENTO E CRENÇA NA SISTEMATIZAÇÃO DO UNIVERSO; SISTEMAS DE VALORES E PADRÕES DE COMPORTAMENTO: MAGIA, RELIGIÃO E CIÊNCIA. A ANTROPOLOGIA COMO CRÍTICA AO SENSO COMUM.

41 GAP152 INTRODUÇÃO À ETNOGRAFIA 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: ANÁLISE DAS PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO DE CAMPO EM ANTROPOLOGIA. CONSTRUÇÃO DO TEXTO ETNOGRÁFICO.

42 GAP153 PRÁTICA DE PESQUISA I 12 - C.H.Teórica: 4 C.H.Prática: 8 EMENTA NÃO INFORMADA

43 GAP154 ANTROPOLOGIA JURÍDICA 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: CONSTITUIÇÃO DA ANTROPOLOGIA JURÍDICA. ANÁLISE DAS PRINCIPAIS VERTENTES DO ESTUDO DO DIREITO PELOS ANTROPÓLOGOS. ETNOGRAFIA E CRÍTICA DAS CATEGORIAS QUE ORGANIZAM A CONTRIBUIÇÃO DA ANTROPOLOGIA PARA O ESTUDO DE SISTEMAS E DOUTRINAS JURÍDICAS. SIGNIFICAÇÃO, CONTRIBUIÇÃO E LIMITES DA ANTROPOLOGIA JURÍDICA.

44 GAP155 ANTROPOLOGIA DA RELIGIÃO 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: CONCEPÇÕES ANTROPOLÓGICAS DA RELIGIÃO. TRABALHOS TEÓRICOS E MONOGRÁFICOS NO CAMPO DAS RELIGIÕES. RELIGIÃO E MAGIA. MITOLOGIA E RITUAL. MOVIMENTOS DE INSPIRAÇÃO RELIGIOSA.

45 GAP156 RITUAL E SIMBOLISMO 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: O PROPÓSITO DESTA DISCIPLINA SERÁ DISCUTIR AS TEORIAS DO RITUAL, DAS CELEBRAÇÕES, DAS FESTIVIDADES E DOS CERIMONIAIS. ESTA DISCIPLINA COMBINARÁ O ESTUDO DA RELIGIÃO COM O ESTUDO DOS RITUAIS E, SOBRETUDO, DOS RITUAIS RELACIONADOS À SOCIEDADE BRASILEIRA E AO PODER NAS SOCIEDADES OCIDENTAIS, ENFOCANDO ALGUMAS QUESTÕES COMO: O QUE SINGULARIZA O "COMPORTAMENTO SIMBÓLICO"? DE QUE MODO SE PODE UTILIZAR A DISTINÇÃO ENTRE RITUAIS SEGARDOS E SECULARES? COMO SE PODE DISCUTIR PROVEITOSAMENTE AS RELAÇÕES ENTRE RITUAL E MODERNIDADE? QUE TIPOS DE RITUAIS AJUDAM A CONSTRUIR AS IDENTIDADES NO MUNDO MODERNO?

46 GAP157 ANTROPOLOGIA E BIOLOGIA 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: ESTE CURSO COMPREENDE QUATRO EIXOS TEMÁTICOS, QUE PODEM SER TRATADOS EM CONJUNTO OU ISOLADAMENTE, ELEGENDO-SE APENAS UM, DOIS OU TRÊS DELES, CONFORME O GRAU DE PROFUNDIDADE QUE SE QUEIRA ATINGIR:(1)TEORIAS ATUAIS SOBRE EVOLUÇÃO HUMANA. TEORIAS ATUAIS SOBRE POVOAMENTO DO CONTINENTE AMERICANO.(2)"RAÇA" EM PERSPECTIVA: VISÃO HISTÓRICA SOBRE O CONCEITO; VISÕES DE GENETICISTAS CONTEMPORÂNEOS; QUESTÕES SOCIAIS ENVOLVENDO O CONCEITO.(3)ANTROPOLOGIA FÍSICA E BIOLÓGICA: UMA VISÃO HISTÓRICA. O DARWINISMO NA BIOLOGIA E NAS CIÊNCIAS SOCIAIS. (4)QUESTÕES EPISTEMOLÓGICAS ENVOLVIDAS NA DUALIDADE "NATUREZA E CULTURA". QUESTÕES PRÁTICAS/POLÍTICAS ENVOLVIDAS NA DUALIDADE "NATUREZA E CULTURA": O IDEÁRIO DA AMBIENTALIZAÇÃO, A PRESERVAÇÃO E A CONSERVAÇÃO.

47 GAP158 ANTROPOLOGIA E IMAGEM 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: A DISCIPLINA VISA DISCUTIR OS USOS SOCIAIS DA IMAGEM, SUAS FORMAS DE CIRCULAÇÃO E APROPRIAÇÃO NAS DIFERENTES SOCIEDADES, BEM COMO AS FORMAS DE ORGANIZAÇÃO DO OLHAR (TÉCNICAS E TECNOLOGIAS) E SUAS CONEXÕES COM OS DIFERENTES DOMÍNIOS DA SOCIEDADE - RELIGIÃO, ARTE, RITUAL, POLÍTICA, CULTURA, ECONOMIA (CULTURA MATERIAL) ETC. A IMAGEM COMO RECURSO DA ORALIDADE. IMAGEM E MEMÓRIA.

48 GAP159 ANTROPOLOGIA DO CORPO E DA PESSOA 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: A CONSTRUÇÃO SOCIOCULTURAL DOS CORPOS E DAS CORPORALIDADES. TÉCNICAS CORPORAIS, USOS SOCIAIS DO CORPO E DESEMPENHOS. PADRONIZAÇÕES E ESTÉTICA CORPORAIS. PEDAGOGIAS DO CORPO: EXERCÍCIOS E ESPORTES. CONCEPÇÕES DE SAÚDE/DOENÇA E TRATAMENTOS. CONCEPÇÕES RELATIVAS À REPRODUÇÃO BIOLÓGICA.

49 GAP16 ANTROPOLOGIA DO CONSUMO 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: ATRAVÉS DAS PRÁTICAS E DOS HÁBITOS DE CONSUMO, PRETENDE-SE DISCUTIR O CONJUNTO TEÓRICO UTILIZADO PARA INTERPRETÁ-LO, BEM COMO ESSA PERSONAGEM, O CONSUMIDOR, EM SUAS DIFERENTES ATITUDES E REPRESENTAÇÕES FACE AO CONSUMO E AO CONSUMISMO MODERNOS. A EMENTA VISA AINDA REFLETIR SOBRE A CONSTRUÇÃO CHAMADA "SOCIEDADE DO CONSUMO" OU "CULTURA DO CONSUMO", DO PONTO DE VISTA DE SUAS IMPLICAÇÕES: HISTÓRICAS(ESTUDOS DA MODERNIDADE); ESPACIAIS(URBANIZAÇÃO, METROPOLIZAÇÃO,CIDADES); CULTURAIS(MULTICULTURALISMOS, MOVIMENTOS CULTURAIS, CULTURAS DE MASSA, INDÚSTRIAS CULTURAIS);SÓCIO-AMBIENTAIS(MOVIMENTOS AMBIENTALISTAS E SUA RELAÇÃO COM O CONSUMISMO MODERNO E CONTEMPORÂNEO); ÉTNICAS(AS DIÁSPORAS CONTEMPORÂNEAS E SUA RELAÇÃO COM O CONSUMO/CONSUMISMOS CONTEMPORÂNEOS, CRIAÇAO DE NOVOS MERCADOS E REDES DE TROCA); POLÍTICAS(GLOBALIZAÇÃO,CRÍTICAS AO NEO LIBERALISMO, A GEOPOLITIZAÇÃO DO CONSUMO,INFLUÊNCIA DO CONSUMO E DO CONSUMISMO NA FORMATAÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS CONTEMPORÂNEOS, CONSUMO REPONSÁVEL,SUSTENTABILIDADE,SOLIDARIEDADE NO CONSUMO/CONSUMISMO CONTEMPORÂNEO). OS NOVOS CONSUMIDORES, NOVAS ÉTICAS DE CONSUMO E A EMERGÊNCIA DAS NOVAS ECONOMIAS.

50 GAP161 ETNOGRAFIA DA EXPERIÊNCIA AFRO-BRASILEIRA 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: EMENTA VARIÁVEL (DEPENDE DA TURMA E DO PERÍODO).

51 GAP162 ETNOGRAFIA DA AMAZÔNIA INDÍGENA 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: ESSA DISCIPLINA VISA APRESENTAR POVOS E CULTURAS TRADICIONAIS DA AMÉRICA DO SUL TROPICAL E DISCUTIR A PROBLEMÁTICA DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO ETNOGRÁFICO EM SUAS MÚLTIPLAS FACETAS)TRABALHO DE CAMPO, ASPECTOS ÉTICOS E POLÍTICOS, PRODUÇÃO DE TEXTO ETNOGRÁFICO, FORMULAÇÃO TEÓRICA. SERÃO DISCUTIDOS DIFERENTES ESTUDOS ETNOGRÁFICOS SOBRE OS MODOS DE VIDA E PENSAMENTO DOS POVOS INDÍGENAS. ENTRE AS QUESTÕES A SEREM EXAMINADAS DESTACAM-SE AS IMAGENS DOS ÍNDIOS NO OCIDENTE, FORMAS DE ORGANIZAÇÃO SOCIAL,DIVERSIDADE ÉTNICA, HISTÓRIA POLÍTICA E ECONÔMICA, SISTEMAS COSMOLÓGICOS.

52 GAP163 ETNOGRAFIA DA BUROCRACIA 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: ANTROPOLOGIA E PODER: NOVAS E VELHAS QUESTÕES; DIFERENTES CONCEPÇÕES DO ESTADO NA ANTROPOLOGIA; BUROCRACIA: DESCONSTRUÇÃO DE UM CONCEITO; O TRABALHO DE CAMPO EM INSTITUIÇÕES ESTATAIS. REPRESENTAÇÕES DE CIDADANIA E ESTADO EM SOCIEDADES CONTEMPORÂNEAS; ADMINISTRAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS: PROBLEMAS NAS COMPARAÇÕES INSTITUCIONAIS.

53 GAP164 ETNOGRAFIA NO ORIENTE MÉDIO 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: ETNOGRAFIA CLÁSSICA DO ORIENTE MÉDIO; ETNOGRAFIA CONTEMPORÂNEA DO ORIENTE MÉDIO; TEORIAS DA ANTROPOLOGIA DO ORIENTE MÉDIO; RELIGIÃO, RITUAL E SIMBOLISMO; ETNICIDADE E NACIONALISMOS; POLÍTICA, ESTADO E PODER; ECONOMIA E SOCIEDADE; ORDEM JURÍDICA E ORDEM MORAL; REFUGIADOS E MIGRANTES; CONFLITOS, GUERRAS E DESLOCAMENTOS POPULACIONAIS; NORMADISMO E FRONTEIRAS.

54 GAP165 ETNOGRAFIA URBANA 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: A SOCIOLOGIA URBANA DA ESCOLA DE CHICAGO; AS ETNOGRAFIAS URBANAS CLÁSSICAS; AS ETNOGRAFIAS URBANAS CONTEMPORÂNEAS; A CIDADE COMO VARÁVEL; ESTRATÉGIAS ETNOGRÁICAS EM CONTEXTOS URBANOS.

55 GAP166 ANTROPOLOGIA DAS SOCIEDADES COMPLEXAS 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: QUESTÕES METODOLÓGICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO DE CAMPO EM ANTROPOLOGIA. TREINAMENTO PRÁTICO ATRAVÉS DE PESQUISAS ORIENTADAS.

56 GAP167 ANTROPOLOGIA DAS SOCIEDADES MEDITERRÂNEAS 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: MONOGRAFIAS E TRABALHOS REALIZADOS POR ANTROPÓLOGOS, SOCIÓLOGOS E HISTORIADORES QUE ANALISARAM AS SOCIEDADES MEDITERRÂNEAS A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA ANTROPOLÓGICA, ENFATIZANDO TEMAS E QUESTÕES QUE TEM SIDO PARTE DA TRADIÇÃO DA DISCIPLINA.

57 GAP168 ANTROPOLOGIA DO DIREITO 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: PROBLEMAS DE ETNOGRAFIA DO DIREITO COMPARADO. CONTRIBUIÇÕES DA ANTROPOLOGIA PARA O ESTUDO DE SISTEMAS JURÍDICOS OCIDENTAIS E NÃO-OCIDENTAIS.

58 GAP169 TEORIAS DE PARENTESCO 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: TEORIAS DO GRUPOS DE DESCENDÊNCIAS E TEORIAS DA ALIANÇA: PROBLEMAS COLOCADOS PELOS SISTEMAS COGNÁTICOS. RELAÇÕES ENTRE TERMINOLOGIA, REGRAS DE CASAMENTO E PRÁTICAS. INFLUÊNCIA DAS TEORIAS DO PARENTESCO SOBRE AS TEORIAS DA SOCIEDADE.

59 GAP17 SISTEMAS DE CRENÇAS 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: OS SISTEMAS DE CRENÇA COMO PARTE DOS SISTEMAS DE VALORES DAS SOCIEDADES. CRENÇAS E VERDADE. MITOLOGIA E RITUAL COMO PARTE DOS SISTEMAS DE CRENÇAS.

60 GAP171 SOCIEDADES CAMPONESAS 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: CONCEPÇÕES TEÓRICAS SOBRE O CAMPESINATO. UNIDADES SOCIAIS BÁSICAS. A ECONOMIA DOS GRUPOS CAMPONESES E SUAS RELAÇÕES COM O MERCADO.FORMAS DE ORGANIZAÇÃO POLÍTICAS E PATRONAGEM. O DIREITO COSTUMEIRO E A ORDEM LEGAL. FESTAS, RITUAIS E COSMOVISÃO.

61 GAP172 PROBLEMAS E PERSPECTIVAS DA ANTROPOLOGIA COMPARADA 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA CULTURA BRASILEIRA. CULTURAS REGIONAIS. A QUESTÃO DA CULTURA DE MASSA.

62 GAP173 REGIÃO E TRADIÇÃO 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: O CONCEITO DE REGIÃO. SISTEMAS DE CLASSIFICAÇÃO E RELAÇÕES DE PODER. O NACIONAL, O REGIONAL E O LOCAL. OS REGIONALISMOS E A INVENÇÃO DA TRADIÇÃO.

63 GAP174 POLÍTICA INDIGENISTA 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: POLÍTICA COLONIAL PORTUGUESA. AÇÃO INDIGENISTA JESUÍTICA. A POLÍTICA INDIGENISTA NO BRASIL HOLANDÊS. SITUAÇÃO INDÍGENA NA INDEPENDÊNCIA E NO PRIMEIRO REINADO. O INDIGENISMO NO INÍCIO DO SÉCULO XIX. IDEOLOGIA POSITIVISTA E A AÇÃO DO SPI. A AÇÃO DA FUNAI E A PROBLEMÁTICA INDÍGENA ATUAL. POLÍTICAS NÃO-GOVERNAMENTAIS. ORGANIZAÇÕES E MOVIMENTOS INDÍGENAS.

64 GAP175 FAMÍLIA E SOCIEDADE 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: UNIDADE DE PRODUÇÃO E DE REPRODUÇÃO DE VALORES. O "VALOR" FAMÍLIA. GRUPO DOMÉSTICO. MATRIMÔNIO, RESIDÊNCIA E FILIAÇÃO. ESTRATÉGIAS FAMILIARES DE REPRODUÇÃO SOCIAL. TRANSMIÇÃO DE PATRIMÔNIO. SOLIDARIEDADE E CONFLITO; PODER E HIERARQUIA NAS RELAÇÕES INTRAFAMILIARES. FAMÍLIA E DEMAIS INSTITUIÇÕES SOCIALIZADORAS.

65 GAP176 IDENTIDADE, ETNICIDADE E NAÇÃO 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: EMENTA NÃO INFORMADA

66 GAP177 ANTROPOLOGIA E MEIO-AMBIENTE 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: A DISCIPLINA ESTUDA A NATUREZA E CULTURA NO PENSAMNETO ANTROPOLÓGICO. ESTRUTURAS SOCIAIS, RELAÇÕES INTERCULTURAIS E MODELOS REPRESENTACIONAIS SOBRE A NATUREZA. LIMITES E RELATIVIZAÇÃO DAS CATEGORIAS DA ECOLOGIA.

67 GAP178 ANTROPOLOGIA APLICADA 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: CONTEXTOS SOCIAIS DE CONSTRUÇÃO DO TEMA. ORGANIZAÇÃO SOCIAL E DINÂMICA SOCIOCULTURAL. POSSIBILIDADES E LIMITES DA ANTROPOLOGIA APLICADA. MEDIAÇÕES INSTITUCIONAIS, ATORES SOCIAIS E DIVERSIDADE CULTURAL. MUDANÇA E DIFERENCIAÇÃO SOCIAIS. IDEOLOGIA E PARTICIPAÇÃO DE ANTROPÓLOGOS EM PROGRAMAS DE MUDANÇA.

68 GAP179 ANTROPOLOGIA BRASILEIRA 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: ESTUDO DOS TEMAS TRATADOS PELA INVESTIGAÇÃO ANTROPOLÓGICA NO BRASIL. PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS.

69 GAP18 ANTROPOLOGIA CULTURAL NORTE-AMERICANA 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS. A NOÇÃO DE CULTURA E O MÉTODO COMPARATIVO. CULTURA E PERSONALIDADE. INTERACIONISMO SIMBÓLICO E ANTROPOLOGIA INTERPRETATIVA. ANÁLISE DAS PRINCIPAIS ETNOGRAFIAS.

70 GAP181 ANTROPOLOGIA DA BUROCRACIA 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: CONSTITUIÇÃO DAS RACIONALIDADES NA BUROCRACIA. RELAÇÕES ENTRE AS REPRESENTAÇÕES DE CIDADÃO E ESTADO EM SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA. IMPACTO DA INFORMATIZAÇÃO E MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA EM DIFERENTES SOCIEDADES. PAPEL DA BUROCRACIA NA UNIVERSALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO E NA PARTICULARIZAÇÃO DE SUAS APROPRIAÇÕES.

71 GAP182 CORPO, MORTE E SOCIEDADE OCIDENTAL 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: RELATIVIZAÇÃO CULTURAL DA VIDA E DA MORTE. RITOS FÚNEBRES E MITOLOGIAS FUNERÁRIAS. CRENÇAS E PRÁTICAS RELATIVAS À MORTE NA SOCIEDADE OCIDENTAL.

72 GAP183 ETNOLOGIA FRANCESA 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS. OS ESTUDOS SOBRE SISTEMAS DE REPRESENTAÇÃO E FILOSOFIAS "PRIMITIVAS". SITUAÇÃO COLONIAL E DINÂMICA SOCIAL. A ANTROPOLOGIA POLÍTICA FRANCESA. O DEBATE EM TORNO DO MARXISMO: CONTRIBUIÇÕES E CONTROVÉRSIAS.

73 GAP184 VERDADE, RITUAL E PODER 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: FORMAS E ESTILOS DE PRODUÇÃO, REPRODUÇÃO E CIRCULAÇÃO DE CONHECIMENTO, NUMA PERSPECTIVA COMPARADA. CONTRIBUIÇÕES DA ANTROPOLOGIA PARA O ENTENDIMENTO DE RITUAIS DE INICIAÇÃO E CONSAGRAÇÃO DE ATORES LEGÍTIMOS NA ACADEMIA E EM OUTRAS INSTITUIÇÕES.

74 GAP185 ANTROPOLOGIA DOS GRUPOS AFRO-BRASILEIROS I 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: ESTUDOS DE TEMAS DA LITERATURA ACERCA DE GRUPOS NEGROS E SUAS PRODUÇÕES NA AMÉRICA. ABORDAGEM CRÍTICA DAS NOÇÕES DE "NEGRO" E "ESCRAVO". PANORAMA GERAL DOS POVOS AFRICANOS E DE SUA DIFUSÃO PELA AMÉRICA, CONSIDERANDO A DIVERSIDADE ÉTNICA, CULTURAL, POLÍTICA E LINGUÍSTICA DESTAS SOCIEDADES.

75 GAP186 ANTROPOLOGIA DOS GRUPOS AFRO-BRASILEIROS II 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: ESTUDO INTENSIVO DE RELIGIÕES "AFRO-BRASILEIRAS".

76 GAP187 ANTROPOLOGIA DOS GRUPOS AFRO-BRASILEIROS III 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: ESTUDO INTENSIVO DE MOVIMENTOS NEGROS, ATRAVÉS DA LITERATURA PRODUZIDA POR E SOBRE ELES.

77 GAP188 ANTROPOLOGIA E FILOSOFIA 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: AS CONCEPÇÕES FILOSÓFICAS SOBRE O HOMEM, A SOCIEDADE E A CULTURA. AS ANTROPOLOGIAS SUBJACENTES AO PENSAMENTO FILOSÓFICO. RELAÇÕES ENTRE A ANTROPOLOGIA E A FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA.

78 GAP189 ANTROPOLOGIA E TEXTO ETNOGRÁFICO 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: TRABALHO DE CAMPO E TEXTO ETNOGRÁFICO. ESTRATÉGIAS NARRATIVAS NA ETNOGRAFIA. A QUESTÃO DO ANTROPÓLOGO COMO AUTOR.

79 GAP19 ANTROPOLOGIA ESTRUTURAL 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: ESTUDO APROFUNDADO DOS PRINCIPAIS TRABALHOS DE INSPIRAÇÃO ESTRUTURALISTA EM ANTROPOLOGIA. ESTRUTURA E MODELO. ESTRUTURA E HISTÓRIA. ESTRUTURA E SOCIEDADE: COMUNICAÇÃO E HIERARQUIA. O INSCIENTE ESTRUTURAL. SISTEMAS DE PARENTESCO, SISTEMAS DE CLASSIFICAÇÃO E MITOLOGIA.

80 GAP191 ANTROPOLOGIA ECONÔMICA 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: CONTRIBUÇÕES DA ANTROPOLOGIA NO CAMPO DOS ESTUDOS SOBRE ECONOMIA DA ANÁLISE DOS SISTEMAS ECONÔMICOS. CULTURA E RACIONALIDADE.

81 GAP192 CULTURA BRASILEIRA I 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: O CONCEITO DE CULTURA ATRAVÉS DO ESTUDO DE TEMAS E PROBLEMAS ESPECÍFICOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA E DE SEUS SEGMENTOS. A QUESTÃO DAS ÁREAS E REGIÕES CULTURAIS DO BRASIL.

82 GAP193 CRÍTICAS DA ANTROPOLOGIA 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: CONDIÇÕES HISTÓRICAS DO SURGIMENTO DO PENSAMENTO ANTROPOLÓGICO. HUMANISMO E COLONIALISMO. IMPERIALISMO E CRÍTICA MARXISTA. CRÍTICAS E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS: UNIVERSALISMO E PARTICULARISMO; RELATIVISMO E ANTIRELATIVISMO; ESTRUTURA E HISTÓRIA.

83 GAP194 CAMPESINATO BRASILEIRO 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: CONTEXTUALIZAÇÃO DO CAMPESINATO NA ESTRUTURA AGRÁRIA BRASILEIRA. CAMPESINATO DE FRONTEIRA, CAMPESINATO PARCELAR. RELAÇÕES DE PARENTESCO, COMPADRIO E VIZINHANÇA. ARTICULAÇÃO COM O MERCADO. O CAMPESINATO E O PROCESSO DE "MODERNIZAÇÃO" DA AGRICULTURA: FORMAS DE REESTRUTURAÇÃO.

84 GAP195 ANTROPOLOGIA SOCIAL BRITÂNICA 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS. SOCIEDADE E CULTURA. ESTRUTURA, FUNÇÃO, SISTEMA E PROCESSOS SOCIAIS. OS MÉTODOS DE PESQUISA DE CAMPO E OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE. O MÉTODO COMPARATIVO E AS TIPOLOGIAS SOCIOLÓGICAS. ANÁLISE DAS PRINCIPAIS ETNOGRAFIAS.

85 GAP196 ANTROPOLOGIA POLÍTICA I 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: SISTEMAS POLÍTICOS NÃO-OCIDENTAIS NUMA PERSPECTIVA COMPARADA. AS CATEGORIAS DE ANÁLISE E OS CONCEITOS CULTURAIS ESPECÍFICOS. PROCESSOS SOCIAIS.

86 GAP197 ANTROPOLOGIA POLÍTICA II 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: TEORIAS SOBRE O PODER E O POLÍTICO. MOVIMENTOS POLÍTICOS. SISTEMAS DE CONTROLE SOCIAL. MITOLOGIAS POLÍTICAS.

87 GAP198 ETNOLOGIA SUL-AMERICANA 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: CRÍTICA DAS NOÇÕES DO "ÍNDIO" E DE "ETNIA". PANORAMA DOS POVOS PRÉ-COLOMBIANOS E DE SUA DIVERSIDADE CULTURAL. CARACTERIZAÇÃO DAS DISTINTAS ÁREAS ETNOGRÁFICAS: A FLORESTA, O CHARCO, O CERRADO, O ANTIPLANO E A COSTA. ETNO-HISTÓRIA.

88 GAP199 ETNOLOGIA BRASILEIRA 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: ESTUDOS MONOGRÁFICOS SOBRE GRUPOS INDÍGENAS BRASILEIROS. CONTRIBUIÇÕES DESTES ESTUDOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA TEORIA ANTROPOLÓGICA.

89 GAP2 ESTUDOS DE COMUNIDADES 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: ESTUDOS DE COMUNIDADE COMO ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS. POSSIBILIDADES E LIMITES DAS DIFERENTES TRADIÇÕES NESTES ESTUDOS. ESTUDOS DE COMUNIDADES NO BRASIL.

90 GAP21 ESCOLA SOCIOLÓGICA FRANCESA 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DOS AUTORES LIGADOS À ESCOLA SOCIOLÓGICA FRANCESA. A QUESTÃO METODOLÓGICA. AS NOÇÕES DE FATO SOCIAL TOTAL. CLASSIFICAÇÕES E REPRESENTAÇÕES COLETIVAS. RELIGIÃO E MAGIA. TEORIA SOCIOLÓGICA DO CONHECIMENTO. O DOM E A TEORIA SOCIOLÓGICA DA TROCA. ANÁLISE DAS PRINCIPAIS MONOGRAFIAS.

91 GAP22 ANTROPOLOGIA DOS ESPORTES 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: ESPORTE E LAZER ESPORTIVO DESDE A PERSPECTIVA ANTROPOLÓGICA; O ESPORTE MODERNO COMO LIBERAÇÃO DAS TENSÕES DO PROCESSO CIVILIZATÓRIO; ESPORTE E PROJETOS SOCIAIS; AS PRÁTICAS E OS DISCURSOS DE GÊNERO NA PRÁTICA ESPORTIVA; ESPORTE E CORPORALIDADE.

92 GAP23 ANTROPOLOGIA DAS EMOÇÕES 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: A CRÍTICA DAS CONCEPÇÕES NATURALISTAS DAS EMOÇÕES; A ANÁLISE DAS EMOÇÕES DO PONTO DE VISTA HISTÓRICO; A PERSPECTIVA CULTURALISTA DAS EMOÇÕES; EMOÇÃO E DISCURSO; AS RELAÇÕES ENTRE EMOÇÃO E GÊNERO; A ASSOCIAÇÃO ENTRE EMOÇÃO/NATUREZA X RAZÃO/CULTURA NO PENSAMENTO OCIDENTAL.

93 GAP24 TÓPICOS ESPECIAIS EM ANÁLISE ANTROPOLÓGICA I 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: ESTUDO DE PROBLEMAS ANTROPOLÓGICOS ESPECÍFICOS, CONSIDERADOS DE ESPECIAL RELEVÂNCIA, OU QUE EXIJA FORMAS APROFUNDADAS DE TRATAMENTO.

94 GAP25 TÓPICOS ESPECIAIS EM ANÁLISE ANTROPOLÓGICA II 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: ESTUDO DE PROBLEMAS ANTROPOLÓGICOS ESPECÍFICOS, CONSIDERADOS DE ESPECIAL RELEVÂNCIA, OU QUE FORAM APROFUNDADAS DE TRATAMENTO.

95 GAP26 TÓPICOS ESPECIAIS EM ANÁLISE ANTROPOLÓGICA III 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: ESTUDO DE PROBLEMAS ANTROPOLÓGICOS ESPECÍFICOS, CONSIDERADOS DE ESPECIAL RELEVÂNCIA, OU QUE EXIJA FORAM APROFUNDADAS DE TRATAMENTO.

96 GAP27 TÓPICOS ESPECIAIS EM ANÁLISE ANTROPOLÓGICA IV 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: ESTUDO DE PROBLEMAS ANTROPOLÓGICOS ESPECÍFICOS, CONSIDERADOS DE ESPECIAL RELEVÂNCIA, OU QUE EXIJA FORAM APROFUNDADAS DE TRATAMENTO.

97 GAP28 TEORIA ANTROPOLÓGICA CONTEMPORÂNEA 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: PROBEMATIZAÇÃO E DESDOBRAMENTOS DO ESTRUTURALISMO. A ANTROPOLOGIA INTERPRETATIVA E OUTROS DESDOBRAMENTOS DA HERMENÊUTICA. A ANTROPOLOGIA PÓS-MODERNA. PRINCIPAIS ABORDAGENS TEÓRICAS DA ANTROPOLOGIA CONTEMPORÂNEA.

98 GAP29 LAUDOS ANTROPOLÓGICOS 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: ETNICIDADE E O CONCEITO DE CULTURA. ETNIAS E ESPAÇOS: PROCESSOS DE TERRITORIALIZAÇÃO. MÉTODOS DE ANÁLISE E PESQUISA DE CAMPO. TREINAMENTO PARA PESQUISA EM FONTES PRIMÁRIAS.

99 GAP21 TEORIAS ANTROPOLÓGICAS DA CULTURA 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: O CONCEITO ANTROPOLÓGICO DE CULTURA E SUA ABORDAGEM PELAS PRINCIPAIS ESCOLAS DA DISCIPLINA. REFLEXÕES CONTEMPORÂNEAS SOBRE O CONCEITO DE CULTURA. A CULTURA COMO OBJETO DE ESTUDO DA ANTROPOLOGIA.

100 GAP211 TEORIAS ANTROPOLÓGICAS DO PARENTESCO 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: SISTEMAS DE PARENTESCO EM SUA ESTRUTURA E EM SUAS RELAÇÕES COM A ORGANIZAÇÃO SOCIAL ABRANGENTE. PRINCIPAIS CONCEPÇÕES ANTROPOLÓGICAS ACERCA DOS SISTEMAS DE PARENTESCO. PARENTESCO E FAMÍLIA NAS SOCIEDADES COMPLEXAS.

101 GAP212 TEORIAS ANTROPOLÓGICAS DO DOM 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: ESTUDO DAS PRINCIPAIS ABORDAGENS DO PENSAMENTO ANTROPOLÓGICO ACERCA DA QUESTÃO DO DOM. O FENÔMENO DAS TROCAS MATERIAIS E SIMBÓLICAS EM DIVERSOS CONTEXTOS ETNOGRÁFICOS E SOB DIFERENTES PERSPECTIVAS TEÓRICAS. A RECIPROCIDADE COMO UM MECANISMO BÁSICO DA AÇÃO SOCIAL. O TRÂNSITO ENTRE UMA "ECONOMIA DO DOM" E UMA "ECONOMIA DE MERCADO" NAS SOCIEDADES COMPLEXAS CONTEMPORÂNEAS.

102 GAP213 TEORIAS ANTROPOLÓGICAS DO PODER 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: ESTUDO DAS PRINCIPAIS ABORDAGENS DO PENSAMENTO ANTROPOLÓGICO ACERCA DA QUESTÃO DO PODER. A CONSTRUÇÃO DO PODER E DA AUTORIDADE EM DISTINTAS SOCIEDADES. A CONSTITUIÇÃO DA ESFERA DA POLÍTICA NA ANTROPOLOGIA. ABORDAGEM COMPARATIVA DOS SISTEMAS POLÍTICOS. A AÇÃO POLÍTICA: TENSÕES, CONFLITOS E GUERRAS. A CONSTRUÇÃO DA ORDEM E DA DESORDEM. O PROCESSO POLÍTICO E OS SÍMBOLOS DO PODER. O CAMPO BUROCRÁTICO: INSTITUIÇÕES E SUJEITOS. ANTROPOLOGIA DA POLÍTICA. ANTROPOLOGIA, ADMINISTRAÇÃO E POLÍTICA PÚBLICA.

103 GAP214 TEORIAS ANTROPOLÓGICAS DE ETNOLOGIA INDÍGENA 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: ESTUDO DAS PRINCIPAIS ABORDAGENS DO PENSAMENTO ANTROPOLÓGICO ACERCA DA QUESTÃO INDÍGENA. INTRODUÇÃO AO ESTUDO ANTROPOLÓGICO DOS POVOS INDÍGENAS DA AMÉRICA DO SUL, COM ÊNFASE NA REGIÃO AMAZÔNICA. DESENVOLVIMENTO TEÓRICO DA ETNOLOGIA INDÍGENA. MODELOS ANALÍTICOS E PRINCÍPIOS METODOLÓGICOS. CONTRIBUIÇÕES DA ETNOLOGIA BRASILEIRA PARA A TEORIA ANTROPOLÓGICA. PRINCIPAIS TÓPICOS: ORGANIZAÇÃO SOCIAL, GÊNERO E PARENTESCO, MITOLOGIA E RITUAL, CORPORALIDADE E PESSOA, RELAÇÕES COM O ESTADO NACIONAL, ETNICIDADE E MOVIMENTOS INDÍGENAS; HISTÓRIA INDÍGENA E XAMANISMO.

104 GAP215 TEORIAS ANTROPOLÓGICAS SOBRE NATUREZA E CULTURA 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: ESTUDO DAS PRINCIPAIS ABORDAGENS DO PENSAMENTO ANTROPOLÓGICO SOBRE O PAR NATUREZA/CULTURA. INTERRELAÇÃO NATUREZA/CULTURA. A GRANDE DIVISÃO E A FUNDAÇÃO DA DISCIPLINA NO CAMPO CIENTÍFICO. O TRATAMENTO DADO À DICOTOMIA NO PENSAMENTO ANTROPOLÓGICO AO LONGO DA HISTÓRIA DA DISCIPLINA. A MULTIPLICIDADE DE ACEPÇÕES CULTURAIS DO QUE SE DESIGNA "NATUREZA" E SUAS APROPRIAÇÕES PRÁTICAS E CONCEITUAIS, AO INTEGRAR IDEOLOGIAS, FILOSOFIAS E FORMULAÇÕES CIENTÍFICAS.

105 GAP216 TEORIAS ANTROPOLÓGICAS DO CONSUMO 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: ESTUDO DAS PRINCIPAIS ABORDAGENS ANTROPOLÓGICAS SOBRE A QUESTÃO DO CONSUMO. CONSTITUIÇÃO DA DISCIPLINA, A DIVERSIDADE DE SISTEMAS ECONÔMICOS E SEU OBJETO. FORMALISTAS E SUBSTANTIVISTAS. ESPECIFICIDADE E HISTORICIDADE DAS CATEGORIAS DE ANÁLISE. SIGNIFICAÇÃO, CONTRIBUIÇÃO E LIMITES DA ANTROPOLOGIA ECONÔMICA.

106 GAP217 TEORIAS ANTROPOLÓGICAS DA RELIGIÃO 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: ESTUDO DAS PRINCIPAS ABORDAGENS DO PENSAMENTO ANTROPOLÓGICO SOBRE O TEMA DA RELIGIÃO. CONCEPÇÕES ANTROPOLÓGICAS DA RELIGIÃO. TRABALHOS TEÓRICOS E MONOGRÁFICOS NO CAMPO DAS RELIGIÕES. RELIGIÃO E MAGIA. MITOLOGIA E RITUAL. MOVIMENTOS DE INSPIRAÇÃO RELIGIOSA.

107 GAP218 ANTROPOLOGIA E HISTÓRIA 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: O LUGAR DA HISTÓRIA NOS PRINCIPAIS AUTORES DO PENSAMENTO ANTROPOLÓGICO.

108 GAP219 TEORIAS ANTROPOLÓGICAS DE GÊNERO 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: ESTUDO DAS PRINCIPAIS ABORDAGENS DO PENSAMENTO ANTROPOLÓGICO SOBRE A QUESTÃO DO GÊNERO. CONSTRUÇÃO SOCIAL DAS IDENTIDADES DE GÊNERO. RELAÇÕES SOCIAIS DE GÊNERO EM DIFERENTES DOMÍNIOS DA SOCIEDADE. PODER E HIERARQUIA NA CONSTRUÇÃO DE PAPÉIS DE GÊNERO.

109 GAP22 TEORIAS DE ANTROPOLOGIA URBANA 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: ESTUDO DAS PRINCIPAIS ABORDAGENS DO PENSAMENTO ANTROPOLÓGICO SOBRE A QUESTÃO URBANA. O ESPAÇO SOCIAL E SEU SIGNIFICADO NA ÁREA URBANA. INVESTIGAÇÕES ANTROPOLÓGICAS DE FENÔMENOS LOCALIZADOS EM ÁREAS URBANAS. PRINCIPAIS TENDÊNCIAS DA ANTROPOLOGIA URBANA.

110 GAP221 TEORIAS ANTROPOLÓGICAS SOBRE RITUAL E SIMBOLISMO 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: ESTUDO DAS PRINCIPAIS ABORDAGENS ANTROPOLÓGICAS ACERCA DE RITUAL E SIMBOLISMO. TEORIAS DO RITUAL, DAS CELEBRAÇÕES, DAS FESTIVIDADES E DOS CERIMONIAIS. COMPORTAMENTO SIMBÓLICO. RITUAIS SAGRADOS E SECULARES. RITUAL E MODERNIDADE. RITUAIS E IDENTIDADES.

111 GAP222 TEORIAS ANTROPOLÓGICAS DA IMAGEM 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: ESTUDO DAS PRINCIPAIS ABORDAGENS ANTROPOLÓGICAS A RESPEITO DA IMAGEM. USOS SOCIAIS DA IMAGEM, SUAS FORMAS DE CIRCULAÇÃO E APROPRIAÇÃO NAS DIFERENTES SOCIEDADES. FORMAS DE ORGANIZAÇÃO DO OLHAR (TÉCNICAS E TECNOLOGIAS) E SUAS CONEXÕES COM OS DIFERENTES DOMÍNIOS DA SOCIEDADE/RELIGIÃO, ARTE, RITUAL, POLÍTICA, CULTURA, ECONOMIA (CULTURA MATERIAL). A IMAGEM DO RECURSO DA ORALIDADE; IMAGEM E MEMÓRIA.

112 GAP223 TEORIAS ANTROPOLÓGICAS DO CORPO E DA PESSOA 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: ESTUDO DAS PRINCIPAIS ABORDAGENS ANTROPOLÓGICAS SOBRE O CORPO E A PESSOA. A CONSTRUÇÃO SOCIOCULTURAL DOS CORPOS E DAS CORPORALIDADES. TÉCNICAS CORPORAIS, USOS SOCIAIS DO CORPO E DESEMPENHOS. PADRONIZAÇÕES ESTÉTICAS CORPORAIS. PEDAGOGIAS DO CORPO: EXERCÍCIOS E ESPORTE. CONCEPÇÕES DE SAÚDE/DOENÇA E TRATAMENTOS. CONCEPÇÕES RELATIVAS À REPRODUÇÃO BIOLÓGICA.

113 GAP224 TEORIAS DE ANTROPOLOGIA JURÍDICA 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: ESTUDO DAS PRINCIPAIS ABORDAGENS ANTROPOLÓGICAS SOBRE O PENSAMENTO JURÍDICO. CONSTITUIÇÃO DA ANTROPOLOGIA JURÍDICA. ANÁLISE DAS PRINCIPAIS VERTENTES DO ESTUDO DO DIREITO PELOS ANTROPÓLOGOS. ETNOGRAFIA E CRÍTICA DAS CATEGORIAS QUE ORGANIZAM A CONTRIBUIÇÃO DA ANTROPOLOGIA PARA O ESTUDO DE SISTEMAS E DOUTRINAS JURÍDICAS. SIGNIFICAÇÃO, CONTRIBUIÇÃO E LIMITES DA ANTROPOLOGIA JURÍDICA.

114 GAP225 TEORIAS ANTROPOLÓGICAS DO PENSAMENTO SOCIAL BRASILEIRO 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: ESTUDO DAS PRINCIPAIS ABORDAGENS ANTROPOLÓGICAS NO PENSAMENTO SOCIAL BRASILEIRO. OS GRANDES EIXOS TEMÁTICOS: A FÁBULA DAS TRÊS RAÇAS; O SANEAMENTO NO BRASIL; O LITORAL E O SERTÃO; A CONCILIAÇÃO ENTRE A GEOGRAFIA E A HISTÓRIA; A EXISTÊNCIA DA TRADIÇÃO. O BRASIL NAS AMÉRICAS: A QUESTÃO DA IDENTIDADE REGIONAL. CIVILIZAÇÃO E BARBÁRIE: A QUESTÃO POLÍTICA.

115 GAP257 ANTROPOLOGIA E EDUCACAO 3 2 C.H.Teórica: 3 C.H.Prática: A PRÁTICA DA PESQUISA ANTROPOLÓGICA E A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS. OS PROCESSOS DE SOCIALIZAÇÃO. A EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA SIMBÓLICA. A ESCOLA COMO INSTITUIÇÃO.

116 GAP314 ANTROPOLOGIA E EDUCACAO I 6 3 Materia Não Informada C.H.Teórica: 3 C.H.Prática: 3 A ANTROPOLOGIA COMO CAMPO DE CONHECIMENTO. SISTEMATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO ATRAVÉS DE ESQUEMAS CONCEITUAIS EXPLICATIVOS. CONTRIBUIÇÃO DA ANTROPOLOGIA PARA O ENTENDIMENTO DOS PROCESSOS DE SOCIALIZAÇÃO. A EDUCAÇÃO COMO UMA PRÁTICA SIMBÓLICA. A ESCOLA COMO INSTITUIÇÃO.

117 GAP41 ANTROPOLOGIA I 6 4 Materia Não Informada C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: A ANTROPOLOGIA COMO CAMPO DE CONHECIMENTO. SISTEMATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO ANTROPOLÓGICO ATRAVÉS DE ESQUEMAS CONCEITUAIS EXPLICATIVOS. PROBLEMAS BÁSICOS DE ORGANIZAÇÃO SOCIAL, POLÍTICA E ECONÔMICA DENTRO DA PERSPECTIVA ANTROPOLÓGICA. CONHECIMENTO E CRENÇA NA SISTEMATIZAÇÃO DO UNIVERSO; SISTEMAS DE VALORES E PADRÕES DE COMPORTAMENTO: MAGIA, RELIGIÃO E CIÊNCIA; MITOLOGIA E ARTE.

118 GAP42 ANTROPOLOGIA II Desativada 6 4 Materia Não Informada C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: EMENTA NÃO INFORMADA.

119 GAP43 ANTROPOLOGIA III Desativada 6 4 Materia Não Informada C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: EMENTA NÃO INFORMADA.

120 GAP44 ANTROPOLOGIA IV Desativada 6 4 Materia Não Informada C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: EMENTA NÃO INFORMADA.

121 GAP45 O NEGRO NO PROC FORM DA SOC BRASILEIRA Desativada 6 4 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: EMENTA NÃO INFORMADA.

122 GAP46 O INDIO NO PROC FORM DA SOC BRASILEIRA Desativada 6 4 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: EMENTA NÃO INFORMADA.

123 GAP47 O NEGRO NO PENSAMENTO SOCIAL BRASILEIRO Desativada 6 4 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: EMENTA NÃO INFORMADA.

124 GAP48 RELACOES INTERETNICAS 6 4 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: POLÍTICAS COLONIAIS E NACIONAIS. RELAÇÕES SÓCIO-CULTURAIS ENVOLVENDO DIFERENTES GRUPOS ÉTNICOS NA AMÉRICA, NA ÁFRICA, NA ÁSIA E NA EUROPA. MOVIMENTOS DE FUGA E DE INTEGRAÇÃO PERANTE GRUPOS DOMINANTES. PANORAMA CRÍTICO DOS ESQUEMAS TEÓRICOS RELATIVOS AO CONTEXTO INTERÉTNICO E A QUESTÃO DAS MINORIAS ÉTNICAS EM ESTADOS NACIONAIS.

125 GAP49 ANTROPOLOGIA APLICADA 6 4 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: CONTEXTOS SOCIAIS DA CONSTRUÇÃO DO TEMA. ORGANIZAÇÃO SOCIAL E DINÂMICA SÓCIO-CULTURAL. POSSIBILIDADES E LIMITES DA ANTROPOLOGIA APLICADA.. MEDIAÇÕES INSTITUCIONAIS, ATORES SOCIAIS E DIVERSIDADE CULTURAL. MUDANÇA E DIFERENCIAÇÃO SOCIAIS. IDEOLOGIA E PARTICIPAÇÃO DE ANTROPÓLOGOS EM PROGRAMAS DE MUDANÇA.

126 GAP41 CULTURA E PERSONALIDADE Desativada 6 4 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: EMENTA NÃO INFORMADA.

127 GAP411 ESTUDO ANTROPOLOGICO DAS RELIGIOES Desativada 6 4 Materia Não Informada C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: EMENTA NÃO INFORMADA.

128 GAP412 CULTURA BRASILEIRA I 6 4 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: O CONCEITO DE CULTURA ATRAVÉS DO ESTUDO DE TEMAS E PROBLEMAS ESPECÍFICOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA E DE SEUS SEGMENTOS. A QUESTÃO DAS ÁREAS E REGIÕES CULTURAIS DO BRASIL.

129 GAP413 CULTURA BRASILEIRA II 6 4 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA CULTURA BRASILEIRA. CULTURAS REGIONAIS. A QUESTÃO DA CULTURA DE MASSA.

130 GAP414 SITUACAO DA UMBANDA EM NITEROI Desativada 6 4 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: EMENTA NÃO INFORMADA.

131 GAP415 PROBLEMAS E PERSP DA ANTROPOL COMPARADA 6 4 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: O USO DO MÉTODO COMPARATIVO EM ANTROPOLOGIA. POSIÇÃO DE DIVERSAS CORRENTES TEÓRICAS EM RELAÇÃO AO MÉTODO E SEUS RESULTADOS. O USO DA COMPARAÇÃO NAS PERSPECTIVAS TEÓRICAS ATUAIS.

132 GAP416 ESTUDO DE COMUNIDADES NO BRASIL Desativada 6 4 Materia Não Informada C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: EMENTA NÃO INFORMADA.

133 GAP417 MESSIANISMO Desativada 6 4 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: EMENTA NÃO INFORMADA.

134 GAP418 ANALISE DE MITOS Desativada 6 4 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: EMENTA NÃO INFORMADA.

135 GAP419 TEORIA FUNCIONALISTA EM ANTROPOLOGIA Desativada 6 4 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: EMENTA NÃO INFORMADA.

136 GAP42 ORGANIZACAO SOCIAL 6 4 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: ORGANIZAÇÃO E ESTRUTURA. MECANISMOS DE INTEGRAÇÃO E DIFERENCIAÇÃO. PROCESSOS DE ASSOCIAÇÃO. PARENTESCO, FAMÍLIA E SOCIEDADE. PATRONAGEM E RELAÇÕES DIÁDICAS.

137 GAP421 ANTROPOLOGIA ECONOMICA 6 4 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: CONTRIBUIÇÕES DA ANTROPOLOGIA NO CAMPO DOS ESTUDOS SOBRE ECONOMIA. ANÁLISE DOS SISTEMAS ECONÔMICOS. CULTURA E RACIONALIDADE.

138 GAP422 ANTROPOLOGIA POLITICA Desativada 6 4 Materia Não Informada C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: EMENTA NÃO INFORMADA.

139 GAP423 SISTEMAS DE CRENCAS 6 4 Materia Não Informada C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: OS SISTEMAS DE CRENÇAS COMO PARTE DOS SISTEMAS DE VALORES DAS SOCIEDADES.. CRENÇA E VERDADE. MITOLOGIA E RITUAL COMO PARTE DOS SISTEMAS DE CRENÇAS.

140 GAP424 ANTROPOLOGIA DO CONHECIMENTO 6 4 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: CATEGORIAS DE PENSAMENTO E CONSTRUÇÃO DA REALIDADE. RACIONALIDADES CIENTÍFICAS E LÓGICAS CULTURAIS. SISTEMAS DE CLASSIFICAÇÃO E TAXONOMIAS NÃO-CIENTÍFICAS. A ANTROPOLOGIA COMO PARTE CRÍTICA DAS TEORIAS DO CONHECIMENTO.

141 GAP425 SOCIEDADES CAMPONESAS 6 4 Materia Não Informada C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: CONCEPÇÕES TEÓRICAS SOBRE O CAMPESINATO. UNIDADES SOCIAIS BÁSICAS. A ECONOMIA DOS GRUPOS CAMPONESES E SUAS RELAÇÕES COM O MERCADO. FORMAS DE ORGANIZAÇÃO POLÍTICA E PATRONAGEM. O DIREITO COSTUMEIRO E A ORDEM LEGAL. FESTAS, RITUAIS E COSMOVISÃO.

142 GAP426 PENSAMENTO ANTROPOLOGICO NO BRASIL Desativada 6 4 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: EMENTA NÃO INFORMADA.

143 GAP427 ANTROPOLOGIA CLASSICA 6 4 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: DESENVOLVIMENTO TEÓRICOS DO EVOLUCIONISMO SOCIAL. AS CORRENTES DIFUSIONISTAS. O HISTORICISMO DE BOAS E A CONSTITUIÇÃO DA ANTROPOLOGIA CULTURAL NORTE-AMERICANA. CONTRIBUIÇÕES CLÁSSICAS PARA O PENSAMENTO ANTROPOLÓGICO.

144 GAP428 ANTROPOLOGIA CONTEMPORANEA I Desativada 6 4 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: EMENTA NÃO INFORMADA.

145 GAP429 ANTROPOLOGIA CONTEMPORANEA II Desativada 6 4 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: EMENTA NÃO INFORMADA.

146 GAP43 ANTROPOLOGIA CONTEMPORANEA III Desativada 6 4 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: EMENTA NÃO INFORMADA.

147 GAP431 ANTROPOLOGIA DE MARCEL MAUSS Desativada 6 4 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: EMENTA NÃO INFORMADA.

148 GAP432 ANTROPOLOGIA DE LEVI-STRAUSS Desativada 6 4 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: EMENTA NÃO INFORMADA.

149 GAP433 INDIVIDUO E SOCIEDADE 6 4 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: RELAÇÕES ENTRE BIOLOGIA, PSICOLOGIA E ANTROPOLOGIA. PSICANÁLISE E ANTROPOLOGIA. TEORIAS ANTROPOLÓGICAS SOBRE A RELAÇÃO INDIVÍDUO/SOCIEDADE. IDENTIDADES SOCIAIS E SEU PROCESSO DE CONSTRUÇÃO. ESTUDOS SOBRE O CHAMADO "COMPORTAMENTO DESVIANTE".

150 GAP434 ANALISE ANTROPOLOGICA DO PRECONCEITO Desativada 6 4 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: EMENTA NÃO INFORMADA.

151 GAP435 ANTROPOLOGIA URBANA 6 4 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: O ESPAÇO SOCIAL E SEU SIGNIFICADO NA ÁREA URBANA. INVESTIGAÇÕES ANTROPOLÓGICAS DE FENÔMENOS LOCALIZADOS EM ÁREAS URBANAS. PRINCIPAIS TENDÊNCIAS DA ANTROPOLOGIA URBANA.

152 GAP436 ETNOGRAFIA BRASILEIRA I Desativada 6 4 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: EMENTA NÃO INFORMADA.

153 GAP437 ETNOGRAFIA BRASILEIRA II Desativada 6 4 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: EMENTA NÃO INFORMADA.

154 GAP438 ETNOGRAFIA REGIONAL 6 4 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: ESTUDOS MONOGRÁFICOS RELATIVOS A REGIÕES PARTICULARES.

155 GAP439 POLITICA INDIGENISTA 6 4 Materia Não Informada C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: POLÍTICA COLONIAL PORTUGUESA. AÇÃO INDIGENISTA JESUÍTICA. A POLÍTICA INDIGENISTA NO BRASIL HOLANDÊS. SITUAÇÃO INDÍGENA NA INDEPENDÊNCIA E NO 1O. REINADO. O INDIGENISMO NO INÍCIO DO SÉCULO XIX. IDEOLOGIA POSITIVISTA E A AÇÃO DO SPI. A AÇÃO DA FUNAI E A PROBLEMÁTICA INDÍGENA ATUAL. POLÍTICAS NÃO GOVERNAMENTAIS. ORGANIZAÇÕES E MOVIMENTOS INDÍGENAS.

156 GAP44 CAMPESINATO LATINO-AMERICANO Desativada 6 4 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: EMENTA NÃO INFORMADA.

157 GAP441 CAMPESINATO BRASILEIRO 6 4 Materia Não Informada C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: CONTEXTUALIZAÇÃO DO CAMPESINATO NA ESTRUTURA AGRÁRIA BRASILEIRA. CAMPESINATO DE FRONTEIRA, CAMPESINATO PARCELAR. RELAÇÕES DE PARENTESCO, COMPADRIO E VIZINHANÇA. ARTICULAÇÃO COM O MERCADO. O CAMPESINATO E O PROCESSO DE "MODERNIZAÇÃO" DA AGRICULTURA: FORMAS DE REESTRUTURAÇÃO.

158 GAP442 O INDIO NO PENSAMENTO SOCIAL BRASILEIRO Desativada 6 4 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: EMENTA NÃO INFORMADA.

159 GAP443 ANTROPOLOGIA BRASILEIRA CONTEMPORANEA Desativada 6 4 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: EMENTA NÃO INFORMADA.

160 GAP444 ANTROPOLOGIA CULTURAL I 6 4 Materia Não Informada C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: TEORIAS DA CULTURA. DIVERSIDADE CULTURAL E ETNOCENTRISMO. NATUREZA E CULTURA. SIMBOLISMO E SOCIEDADE.

161 GAP445 ANTROPOLOGIA II 6 4 Materia Não Informada C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: PROBLEMAS BÁSICOS DE ORGANIZAÇÃO SOCIAL, POLÍTICA E ECONÔMICA DE SEGMENTO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DENTRO DA PERSPECTIVA ANTROPOLÓGICA. CONHECIMENTO E CRENÇA NA SISTEMATIZAÇÃO DO UNIVERSO; SISTEMAS DE VALORES E PADRÕES DE COMPORTAMENTO: MAGIA, RELIGIÃO E ARTE DE SEGMENTO DA SOCIEDADE BRASILEIRA. LEITURA DE TEXTOS EXPRESSIVOS DA ABORDAGEM ANTROPOLÓGICA EM ESTUDOS BRASILEIROS.

162 GAP446 ANTROPOLOGIA III 6 4 Materia Não Informada C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: DESENVOLVIMENTO TEÓRICO DA ANTROPOLOGIA. AS ESCOLAS EVOLUCIONISTA, DIFUSIONISTA E HISTORICISTA. A ESCOLA SOCIOLÓGICA FRANCESA. O FUNCIONALISMO E O ESTRUTURAL-FUNCIONALISMO NA ANTROPOLOGIA SOCIAL INGLESA.

163 GAP447 ANTROPOLOGIA IV 6 4 Materia Não Informada C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: DESENVOLVIMENTO TEÓRICO DA ANTROPOLOGIA. ESTRUTURALISMO E TENDÊNCIAS RECENTES DA ANTROPOLOGIA. PROBLEMAS EPISTEMOLÓGICOS ATUAIS DA ANTROPOLOGIA.. QUESTÕES TEÓRICAS DA ANTROPOLOGIA NO BRASIL.

164 GAP448 ANTROPOLOGIA V Desativada 6 4 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: EMENTA NÃO INFORMADA.

165 GAP449 ANTROPOLOGIA VI Desativada 6 4 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: EMENTA NÃO INFORMADA.

166 GAP45 ANTROPOLOGIA VII Desativada 6 4 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: EMENTA NÃO INFORMADA.

167 GAP451 ANTROPOLOGIA VIII Desativada 6 4 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: EMENTA NÃO INFORMADA.

168 GAP452 SISTEMAS DE CRENCAS II Desativada 6 4 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: EMENTA NÃO INFORMADA.

169 GAP453 INDIVIDUO E SOCIEDADE II Desativada 6 4 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: EMENTA NÃO INFORMADA.

170 GAP454 INDIVIDUO E SOCIEDADE III Desativada 6 4 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: EMENTA NÃO INFORMADA.

171 GAP455 INDIVIDUO E SOCIEDADE IV Desativada 6 4 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: EMENTA NÃO INFORMADA.

172 GAP456 INDIVIDUO E SOCIEDADE V Desativada 6 4 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: EMENTA NÃO INFORMADA.

173 GAP458 ETNOLOGIA BRASILEIRA 6 4 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: ESTUDOS MONOGRÁFICOS SOBRE GRUPOS INDÍGENAS BRASILEIROS. CONTRIBUIÇÕES DESTES ESTUDOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA TEORIA ANTROPOLÓGICA.

174 GAP459 ANTROPOLOGIA GRUP AFRO-BRASILEIROS I 6 4 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: ESTUDO DE TEMAS DA LITERATURA ACERCA DE GRUPOS NEGROS E SUAS PRODUÇÕES NA AMÉRICA. ABORDAGEM CRÍTICA DAS NOÇÕES DE "NEGRO" E "ESCRAVO". PANORAMA GERAL DOS POVOS AFRICANOS E DE SUA DIFUSÃO PELA AMÉRICA, CONSIDERANDO A DIVERSIDADE ÉTNICA, CULTURAL, POLÍTICA E LINGUÍSTICA DESTAS SOCIEDADES.

175 GAP46 MOVIMENTOS SOCIAIS NO CAMPO 6 4 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: SITUAÇÕES DE CONFLITO NA ÁREA RURAL. PROCESSOS DE MOBILIZAÇÃO POLÍTICA. A RELAÇÃO ENTRE REPRESENTANTE E REPRESENTADO. O PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DE ATORES POLÍTICOS E SEUS DESDOBRAMENTOS SOCIAIS.

176 GAP461 MOVIMENTOS SOCIAIS URBANOS 6 4 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: PERSPECTIVAS TEÓRICAS SOBRE OS MOVIMENTOS SOCIAIS EM ÁREAS URBANAS. SITUAÇÃO DE CONFLITO E MOBILIZAÇÃO POLÍTICA. O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE ATORES POLÍTICOS E SEUS DESDOBRAMENTOS SOCIAIS.

177 GAP462 ANTROPOLOGIA DAS SOCIEDADES MEDITERRANEA 6 4 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: MONOGRAFIAS E TRABALHOS REALIZADOS POR ANTROPÓLOGOS, SOCIÓLOGOS E HISTORIADORES QUE ANALISARAM AS SOCIEDADES MEDITERRÂNEAS A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA ANTROPOLÓGICA, ENFATIZANDO TEMAS E QUESTÕES QUE TÊM SIDO PARTE DA TRADIÇÃO DA DISCIPLINA.

178 GAP463 SABER E DIVERSIDADE CULTURAL 6 4 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: OS SABERES E AS FORMAS DE INSTITUCIONALIZAÇÃO. MODOS DE PRODUÇÃO, REPRODUÇÃO, TRANSMISSÃO E DIFUSÃO DO SABER. ESCRITA, ORALIDADE, VISÕES DE MUNDO E PRÁTICAS SOCIAIS. O CONHECIMENTO, AS RELAÇÕES DE PODER E AS INSTÂNCIAS DE LEGITIMAÇÃO.

179 GAP464 PENSAMENTO SOCIAL BRASILEIRO 6 4 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: OS GRANDES EIXOS TEMÁTICOS: A FÁBULA DAS TRÊS RAÇAS; O SANEAMENTO DO BRASIL; O LITORAL E O SERTÃO; A CONCILIAÇÃO ENTRE A GEOGRAFIA E A HISTÓRIA; A EXISTÊNCIA DA TRADIÇÃO. O BRASIL NAS AMÉRICAS: A QUESTÃO DA IDENTIDADE REGIONAL. CIVILIZAÇÃO E BARBÁRIE: A QUESTÃO POLÍTICA.

180 GAP465 ESCOLA SOCIOLOGICA FRANCESA 6 4 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DOS AUTORES LIGADOS A ESCOLA SOCIOLÓGICA FRANCESA. A QUESTÃO METODOLÓGICA. AS NOÇÕES DE FATO SOCIAL E FATO SOCIAL TOTAL. CLASSIFICAÇÕES E REPRESENTAÇÕES COLETIVAS. RELIGIÃO E MAGIA. TEORIA SOCIOLÓGICA DO CONHECIMENTO. O DOM E A TEORIA SOCIOLÓGICA DA TROCA. ANÁLISE DAS PRINCIPAIS MONOGRAFIAS.

181 GAP466 ANTROPOLOGIA CULTURAL NORTE-AMERICANA 6 4 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS. A NOÇÃO DE CULTURA E O MÉTODO COMPARATIVO. CULTURA E PERSONALIDADE. INTERACIONISMO SIMBÓLICO E ANTROPOLOGIA INTERPRETATIVA. ANÁLISE DAS PRINCIPAIS ETNOGRAFIAS.

182 GAP467 ANTROPOLOGIA SOCIAL BRITANICA 6 4 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS. SOCIEDADE E CULTURA. ESTRUTURA, FUNÇÃO, SISTEMA E PROCESSO SOCIAIS. OS MÉTODOS DE PESQUISA DE CAMPO E OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE. O MÉTODO COMPARATIVO E AS TIPOLOGIAS SOCIOLÓGICAS. ANÁLISE DAS PRINCIPAIS ETNOGRAFIAS.

183 GAP468 ETNOLOGIA FRANCESA 6 4 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS. OS ESTUDOS SOBRE SISTEMAS DE REPRESENTAÇÃO E FILOSOFIAS "PRIMITIVAS". SITUAÇÃO COLONIAL E DINÂMICA SOCIAL. A ANTROPOLOGIA POLÍTICA FRANCESA. O DEBATE EM TORNO DO MARXISMO: CONTRIBUIÇÕES E CONTROVÉRSIAS.

184 GAP469 ANTROPOLOGIA ESTRUTURAL 6 4 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: ESTUDO APROFUNDADO DOS PRINCIPAIS TRABALHOS DE INSPIRAÇÃO ESTRUTURALISTA EM ANTROPOLOGIA. ESTRUTURA E MODELO. ESTRUTURA E HISTÓRIA. ESTRUTURA E SOCIEDADE: COMUNICAÇÃO E HIERARQUIA. O INCONSCIENTE ESTRUTURAL. SISTEMAS DE PARENTESCO, SISTEMAS DE CLASSIFICAÇÃO E MITOLOGIA.

185 GAP47 ANTROPOLOGIA BRASILEIRA 6 4 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: ESTUDO DOS TEMAS TRATADOS PELA INVESTIGAÇÃO ANTROPOLÓGICA NO BRASIL. PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS.

186 GAP471 CRITICAS DA ANTROPOLOGIA 6 4 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: CONDIÇÕES HISTÓRICAS DO SURGIMENTO DO PENSAMENTO ANTROPOLÓGICO. HUMANISMO E COLONIALISMO. IMPERIALISMO E CRÍTICA MARXISTA. CRÍTICAS E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS: UNIVERSALISMO E PARTICULARISMO; RELATIVISMO E ANTI-RELATIVISMO; ESTRUTURA E HISTÓRIA.

187 GAP472 ANTROPOLOGIA VISUAL 6 4 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: A UTILIZAÇÃO DE TÉCNICAS AUDIO-VISUAIS EM TRABALHOS ETNOGRÁFICOS. A ESPECIFICIDADE DO FILME ETNOGRÁFICO. O USO DA IMAGEM COMO RECURSO PARA CONSERVAÇÃO E ANÁLISE DAS FORMAS DE TRADIÇÃO CULTURAL NÃO ESCRITAS. ABORDAGENS SEMIÓTICAS.

188 GAP473 ANTROPOLOGIA DAS SOCIEDADES COMPLEXAS 6 4 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: QUESTÕES METODOLÓGICAS. O ESTUDO DE CASO E AS TOTALIZAÇÕES SOCIAIS.. TRADIÇÃO E MODERNIDADE. INDIVIDUALISMO E SISTEMAS HIERÁRQUICOS.

189 GAP474 TRABALHO DE CAMPO I 6 4 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO DE CAMPO EM ANTROPOLOGIA. TREINAMENTO PRÁTICO ATRAVÉS DE PESQUISAS ORIENTADAS.

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS DELIBERAÇÃO Nº 66, DE 11 DE MAIO DE 2012 O DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO, tendo em vista a decisão tomada em sua 257ª Reunião Extraordinária, realizada em 11 de maio de 2012, e considerando

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECONOMIA E HISTÓRIA CONCURSO PÚBLICO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECONOMIA E HISTÓRIA CONCURSO PÚBLICO CRONOGRAMA DAS PROVAS ARQUEOLOGIA PROVA DATA HORÁRIO Prova Escrita 26 de maio 14h Entrega da proposta de 26 de maio 14h Resultado da prova escrita e 27 de maio 14h sorteio de pontos Prova didática 28 de

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR - UFF

MATRIZ CURRICULAR - UFF Curso: CIÊNCIAS SOCIAIS Titulação: BACHAREL Habilitação: - Enfâse: - Linha de Formação: - Currículo: 5.01.003 Versão: 2 Turno: Vespertino (OB) Carga horária obrigatória: 1740 (O) Carga horária optativa:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS DELIBERAÇÃO Nº 129, DE 10 DE AGOSTO DE 2011 O DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO - CEPE, tendo em vista a decisão tomada em sua 300ª Reunião Ordinária, realizada em 10 de agosto de 2011, e

Leia mais

Carga Horária das Disciplinas e Atividades Acadêmicas

Carga Horária das Disciplinas e Atividades Acadêmicas Carga Horária das Disciplinas e Atividades Acadêmicas LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA - Grade Curricular Sugerida (C/H) Primeiro Período Seminário, Educação e Sociedade 40 Introdução aos Estudos Históricos

Leia mais

OBRIGATÓRIO cumprir 180 horas em Discplinas Optativas

OBRIGATÓRIO cumprir 180 horas em Discplinas Optativas DISCIPLINAS OPTATIVAS PARA A LICENCIATURA 66C OBRIGATÓRIO cumprir 180 horas em Discplinas Optativas Na Licenciatura não há "Optatórias", ou seja, o aluno poderá cursar quaisquer disciplinas do Rol, independentemente

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 82/10-CEPE

RESOLUÇÃO Nº 82/10-CEPE RESOLUÇÃO Nº 82/10-CEPE Estabelece o Currículo Pleno do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, órgão normativo,

Leia mais

DISCIPLINAS OPTATIVAS PARA A LINHA DE FORMAÇÃO EM SOCIOLOGIA (66E):

DISCIPLINAS OPTATIVAS PARA A LINHA DE FORMAÇÃO EM SOCIOLOGIA (66E): DISCIPLINAS OPTATIVAS PARA A LINHA DE FORMAÇÃO EM SOCIOLOGIA (66E): OBRIGATÓRIO cumprir 420 horas em Discplinas Optativas Destas 420 horas, é OBRIGATÓRIO cumprir 180 horas na linha de formação em Sociologia

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 81/10-CEPE

RESOLUÇÃO Nº 81/10-CEPE RESOLUÇÃO Nº 81/10-CEPE Estabelece o Currículo Pleno do Curso de Bacharelado em Ciências Sociais, do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, da Universidade Federal do Paraná. O CONSELHO DE ENSINO,

Leia mais

HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA C/H 170 (1388/I)

HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA C/H 170 (1388/I) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE HISTÓRIA IRATI (Currículo iniciado em 2010) ANTROPOLOGIA CULTURAL C/H 68 (1364/I) Estudo das teorias da antropologia cultural e social e da etnografia voltadas para

Leia mais

DISCIPLINAS OPTATIVAS PARA A LINHA DE FORMAÇÃO EM CIÊNCIA POLÍTICA (66F):

DISCIPLINAS OPTATIVAS PARA A LINHA DE FORMAÇÃO EM CIÊNCIA POLÍTICA (66F): DISCIPLINAS OPTATIVAS PARA A LINHA DE FORMAÇÃO EM CIÊNCIA POLÍTICA (66F): OBRIGATÓRIO cumprir 600 horas em Discplinas Optativas Destas 600 horas, é OBRIGATÓRIO cumprir 360 horas em Ciência Política As

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Departamento de Administração Escolar

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Departamento de Administração Escolar PróReitoria de Ensino de Graduação Curso: 337 ANTROPOLOGIA Documentação: Objetivo: Titulação: Diplomado em: Bacharel em Antropologia Antropologia Período de Conclusão do Curso: Mínimo: 8 semestres Máximo:

Leia mais

DISCIPLINA DE CIÊNCIAS SOCIAIS (FILOSOFIA) OBJETIVOS: 6º Ano

DISCIPLINA DE CIÊNCIAS SOCIAIS (FILOSOFIA) OBJETIVOS: 6º Ano DISCIPLINA DE CIÊNCIAS SOCIAIS (FILOSOFIA) OBJETIVOS: 6º Ano 7º Ano 8º Ano 9º Ano Introduzir o estudante ao pensamento crítico filosófico por meio de reflexões sobre o seu próprio cotidiano. Apresentar

Leia mais

EMENTÁRIO MATRIZ CURRICULAR 2014 PRIMEIRO SEMESTRE

EMENTÁRIO MATRIZ CURRICULAR 2014 PRIMEIRO SEMESTRE EMENTÁRIO MATRIZ CURRICULAR 2014 PRIMEIRO SEMESTRE História Antiga 04 Análise da Historiografia relativa à Antiguidade Clássica, incluindo as diferentes apropriações contemporâneas. Constituição da noção

Leia mais

Obs. Todas as disciplinas relacionadas já são registradas e codificadas. Pertencem ao DFCH com Carga Horária - 60 horas Créditos: 2T1P.

Obs. Todas as disciplinas relacionadas já são registradas e codificadas. Pertencem ao DFCH com Carga Horária - 60 horas Créditos: 2T1P. Anexo DISCIPLINAS OPTATIVAS DO CURSO A) Disciplinas Optativas do Eixo da Formação Científico-Cultural FCH358 - Antropologia do Imaginário: Analisar a constituição do imaginário social, a partir de uma

Leia mais

DISCIPLINAS OPTATIVAS PARA A LINHA DE FORMAÇÃO EM ANTROPOLOGIA E ARQUEOLOGIA (66D)

DISCIPLINAS OPTATIVAS PARA A LINHA DE FORMAÇÃO EM ANTROPOLOGIA E ARQUEOLOGIA (66D) DISCIPLINAS OPTATIVAS PARA A LINHA DE FORMAÇÃO EM ANTROPOLOGIA E ARQUEOLOGIA (66D) OBRIGATÓRIO cumprir 480 horas em Discplinas Optativas OPTATÓRIAS Destas 480 horas, é OBRIGATÓRIO cumprir 240 horas na

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Campus Guarulhos Núcleo de Apoio Pedagógico

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Campus Guarulhos Núcleo de Apoio Pedagógico REMATRÍCULA 2 SEMESTRE 2018 Tabela de vagas remanescentes do 1 período de rematrícula, disponíveis para o 2º período de rematrícula (27/07 a 29/07/2018). Atenção: Disciplinas que não possuem mais vagas

Leia mais

LINHAS DE PESQUISA IDENTIDADE, CULTURA E PODER POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS, FLUXOS E FRONTEIRAS

LINHAS DE PESQUISA IDENTIDADE, CULTURA E PODER POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS, FLUXOS E FRONTEIRAS ÁREA DE CONCENTRAÇÃO A área de concentração Antropologia Social abarca o campo de estudos orientado para a compreensão da vida social de uma perspectiva comparativa ou relacional. Ênfase na pesquisa de

Leia mais

Vagas Remanescentes para o curso Ciências Sociais 2447 Antropologia I Vespertino 3a feira

Vagas Remanescentes para o curso Ciências Sociais 2447 Antropologia I Vespertino 3a feira Ciências Sociais 2447 Antropologia I Vespertino 3a feira 72 118 2447 4 4 Ciências Sociais 2447 Antropologia I Noturno 3a feira 72 118 2447 0 0 Ciências Sociais 6547 Sociologia I Vespertino 4a feira 72

Leia mais

DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS HUMANAS II PC h

DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS HUMANAS II PC h EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO CONTEXTO DO CAMPO ANÁLISE E PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA ESCOLAS

Leia mais

Disciplina: Sociologia Prof. Edson Elias Turma: 1 ano Ensino Médio. O QUE É ANTROPOLOGIA?

Disciplina: Sociologia Prof. Edson Elias Turma: 1 ano Ensino Médio. O QUE É ANTROPOLOGIA? Disciplina: Sociologia Prof. Edson Elias Turma: 1 ano Ensino Médio. O QUE É ANTROPOLOGIA? Por: Vagner Gonçalves da Silva http://www.fflch.usp.br/da/vagner/antropo.html A Antropologia é o estudo do homem

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS DELIBERAÇÃO Nº 378, DE 11 DE DEZEMBRO DE 2009. O DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO, tendo em vista a decisão tomada, em sua 240ª Reunião Extraordinária, realizada em 11 de dezembro de 2009

Leia mais

COORDENAÇÃO DO BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS ICH CAMPUS UNIVERSITÁRIO MARTELOS JUIZ DE FORA MG CEP

COORDENAÇÃO DO BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS ICH CAMPUS UNIVERSITÁRIO MARTELOS JUIZ DE FORA MG CEP DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CIÊNCIAS SOCIAIS Metodologia Científica - CSO092 Introdução ao pensamento científico como forma distinta de conhecimento humano. Fundamentos teóricos,

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM FILOSOFIA 1º PERÍODO

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM FILOSOFIA 1º PERÍODO EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM FILOSOFIA 1º PERÍODO FIL02457 - FILOSOFIA POLÍTICA I (60 h, OBR) O homem e sua ação política. A noção de polis no pensamento grego antigo e seus desdobramentos

Leia mais

SELEÇÃO DE TUTORES A DISTÂNCIA ANEXO Ii DISCIPLINA/EMENTA/PERFIL DO CANDIDATO/NÚMERO DE VAGAS VAGA= Vaga imediata CR= Cadastro de Reserva

SELEÇÃO DE TUTORES A DISTÂNCIA ANEXO Ii DISCIPLINA/EMENTA/PERFIL DO CANDIDATO/NÚMERO DE VAGAS VAGA= Vaga imediata CR= Cadastro de Reserva 01 02 03 04 DISCIPLINA EMENTA PERFIL DO CANDIDATO VAGA Introdução aos Estudos sobre Segurança Introdução à Educação a Distância Estado, Direito e Cidadania, em perspectiva comparada Antropologia do Direito

Leia mais

EMENTÁRIO DO PPGAS/MN/UFRJ

EMENTÁRIO DO PPGAS/MN/UFRJ EMENTÁRIO DO PPGAS/MN/UFRJ 2010 Alterações a serem implementadas a partir de 2010, conforme Novo Regulamento deste Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS), Museu Nacional (MN), Universidade

Leia mais

CURRÍCULOS DOS CURSOS DO PROGRAMA DE PÓS GRADUÇÃO EM ESTADO E SOCIEDADE MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO CURRÍCULO DO MESTRADO

CURRÍCULOS DOS CURSOS DO PROGRAMA DE PÓS GRADUÇÃO EM ESTADO E SOCIEDADE MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO CURRÍCULO DO MESTRADO CURRÍCULOS DOS CURSOS DO PROGRAMA DE PÓS GRADUÇÃO EM ESTADO E SOCIEDADE MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO CURRÍCULO DO MESTRADO Para integralização do Currículo do Mestrado e obtenção do título de Mestre

Leia mais

Dinâmica Curricular 2011 versão 8

Dinâmica Curricular 2011 versão 8 : Dinâmica Curricular 2011 versão 8 1º Período História da Educação DCH25 60 ----- ----- 60 ntrodução à Pedagogia DCH310 30 ----- ----- 30 Sociologia da Educação DCH55 60 ----- ----- 60 Filosofia da Educação

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL (Currículo iniciado em 2015)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL (Currículo iniciado em 2015) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL (Currículo iniciado em 2015) ANTROPOLOGIA 68 h/a 3210 A relação dialética entre o material e o simbólico na construção das identidades sociais e da

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - Ementas das disciplinas Sáb, 27 de Junho de :20

Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - Ementas das disciplinas Sáb, 27 de Junho de :20 Epistemologia das Ciências Humanas O conceito moderno de conhecimento encontra-se divido entre um modelo estritamente empírico (Bacon), baseado na observação dos fenômenos, e em um modelo que, tendo por

Leia mais

DISCIPLINAS OPTATIVAS

DISCIPLINAS OPTATIVAS PPGMLS 005 Literatura e Produção de Memória Social (M DISCIPLINAS OPTATIVAS 60 4 Estudo, em perspectiva histórica, das relações entre os diversos gêneros líricos e a perenização do nome cantado. Os usos

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 25/2009 Altera o Anexo II da Resolução nº 45/2007 do CONSEPE, que aprova o Projeto

Leia mais

Letras Língua Portuguesa

Letras Língua Portuguesa Letras Língua Portuguesa Leitura e Produção de Texto I 30h Ementa: Ocupa-se das estratégias de leitura e produção de textos orais e escritos considerando os aspectos formal e estilístico e sua relação

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE HISTÓRIA - ENSINO FUNDAMENTAL

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE HISTÓRIA - ENSINO FUNDAMENTAL D1 D2 D3 D4 D5 Identificar a constituição de identidades culturais em diferentes Reconhecer a influência das diversidades étnico-raciais na formação da sociedade brasileira em diferentes tempos e espaços.

Leia mais

REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS MESTRADO PROFISSIONAL EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS

REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS MESTRADO PROFISSIONAL EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS MESTRADO PROFISSIONAL EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS Disciplinas obrigatórias Memória Social 45 Cultura 45

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE HISTÓRIA - ENSINO FUNDAMENTAL

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE HISTÓRIA - ENSINO FUNDAMENTAL D1 Identificar a constituição de identidades culturais em diferentes contextos Identificar as diferentes representações sociais e culturais no espaço paranaense no contexto brasileiro. Identificar a produção

Leia mais

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS PERÍODO

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS PERÍODO CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS 2019.1 1 PERÍODO DISCIPLINA: CULTURA BRASILEIRA A educação e a cultura na perspectiva da modernidade e pósmodernidade. Culturas brasileiras: matrizes étnicas, cultura popular,

Leia mais

Lista das disciplinas com ementas: DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS:

Lista das disciplinas com ementas: DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS: Lista das disciplinas com ementas: DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS: Sujeitos da educação: escola e identidade social. Ementa: Processos identitários e categorias de pertencimento social: classe, gênero, etnia

Leia mais

ANATOMIA DO APARELHO LOCOMOTOR

ANATOMIA DO APARELHO LOCOMOTOR 1ª Série 6MOR017 ANATOMIA DO APARELHO LOCOMOTOR Estudo dos aparelhos - locomotor e cárdio-respiratório e sua relação com movimento humano culturalmente construído. 6SOC108 ANTROPOLOGIA A Construção social

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA RESOLUÇÃO Nº 08/2011, DO CONSELHO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA RESOLUÇÃO Nº 08/2011, DO CONSELHO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 08/2011, DO CONSELHO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Reforma o Currículo do Programa de Pósgraduação em Educação Mestrado e Doutorado, e dá outras providências. O CONSELHO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 93 DE 24 DE JUNHO DE 2014.

RESOLUÇÃO Nº. 93 DE 24 DE JUNHO DE 2014. RESOLUÇÃO Nº. 93 DE 24 DE JUNHO DE 2014. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, no uso de suas atribuições legais e o contido no Processo nº. 23005.002259/2008-14

Leia mais

Antropologia. Prof. Elson Junior. Santo Antônio de Pádua, março de 2017

Antropologia. Prof. Elson Junior. Santo Antônio de Pádua, março de 2017 Antropologia Prof. Elson Junior Santo Antônio de Pádua, março de 2017 O Que é a Antropologia? Ciência da cultura humana. É uma disciplina que investiga as origens, o desenvolvimento e as semelhanças das

Leia mais

DINÂMICA CURRICULAR DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS LICENCIATURA. 1º período Disciplinas Teórica Prática

DINÂMICA CURRICULAR DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS LICENCIATURA. 1º período Disciplinas Teórica Prática MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas. UNIFAL-MG Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700. Alfenas/MG CEP 37130-000 Fone: (35) 3299-1000. Fax: (35) 3299-1063 DINÂMICA CURRICULAR DO CURSO DE

Leia mais

1ª Série. 6EDU082 FILOSOFIA E EDUCAÇÃO: ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS Introdução à filosofia. Relação entre filosofia e educação: Enfoque antropológico.

1ª Série. 6EDU082 FILOSOFIA E EDUCAÇÃO: ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS Introdução à filosofia. Relação entre filosofia e educação: Enfoque antropológico. 1ª Série 6EDU081 DIDÁTICA: ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO A O planejamento de ensino como requisito essencial na organização do trabalho docente. Planejamento: Tipos, elementos constitutivos e planos

Leia mais

PROGRAMA GERAL DO COMPONENTE CURRICULAR- PGCC 1

PROGRAMA GERAL DO COMPONENTE CURRICULAR- PGCC 1 Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria de Estado da Educação e da Cultura - SEEC UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN Pró-Reitoria de Ensino de Graduação PROEG Home Page: http://www.uern.br

Leia mais

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS RESOLUÇÃO N. 163/2011 EMENTA: Estabelece o Currículo do Curso de Graduação em História - Titulação: Licenciatura O CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, no uso de suas atribuições

Leia mais

Sociologia. Professor: Matheus Bortoleto Rodrigues Escola Cenecista Dr. José Ferreira

Sociologia. Professor: Matheus Bortoleto Rodrigues   Escola Cenecista Dr. José Ferreira Sociologia Professor: Matheus Bortoleto Rodrigues E-mail: matheus.bortoleto@cnec.edu.br Escola Cenecista Dr. José Ferreira Cultura Objetivo: Problematizar o desenvolvimento das diferentes sociedades humanas

Leia mais

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS º PERÍODO

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS º PERÍODO CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO Estudo da história geral da Educação e da Pedagogia, enfatizando a educação brasileira. Políticas ao longo da história engendradas

Leia mais

Letras Língua Portuguesa

Letras Língua Portuguesa Letras Língua Portuguesa 1º Semestre Estudos Filosóficos 45h Ementa: Reflete sobre o desenvolvimento das correntes filosóficas no Ocidente, enfatizando a influência da Filosofia clássica na constituição

Leia mais

Noções de etnologia indígena. Teresa Cristina Silveira Antropóloga, Indigenista

Noções de etnologia indígena. Teresa Cristina Silveira Antropóloga, Indigenista Noções de etnologia indígena Teresa Cristina Silveira Antropóloga, Indigenista Antropologia Antropologia Empírica Antropologia Física Antropologia Cultural Antropologia Filosófica Arqueologia Etnologia

Leia mais

Eixo: Fundamentos teórico-metodológica da História.

Eixo: Fundamentos teórico-metodológica da História. Ementário No que concerne ao presente projeto de Licenciatura História, é fundamental assinalar que os Eixos do Conhecimento possuem ementas gerais que orientam a elaboração das ementas específicas de

Leia mais

ANTROPOLOGIA. Professora Magda Vilas-Boas 01/10/2011

ANTROPOLOGIA. Professora Magda Vilas-Boas  01/10/2011 ANTROPOLOGIA CULTURAL Professora Magda Vilas-Boas www.magdavilasboas.com.br magdavilasboas@gmail.com 01/10/2011 ANTROPOLOGIA Antropos=homem e logia=estudo Surgimento: século XVIII Disciplina científica

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS REFERENTE AO SEMESTRE LINHA DE PESQUISA I

EMENTAS DAS DISCIPLINAS REFERENTE AO SEMESTRE LINHA DE PESQUISA I Disciplina: EPC006 Educação e Pluralidade Cultural LINHA DE PESQUISA I Serão abordados temas como cultura, raça e etnia, o corpo, culturas puras e hibridismo, multiculturalismo e cultura pos-colonial,

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR - UFF

MATRIZ CURRICULAR - UFF Curso: ANTROPOLOGIA Titulação: BACHAREL Habilitação: - Enfâse: - Linha de Formação: - Currículo: 99.01.002 Versão: 1 Turno: Integral (OB) Carga horária obrigatória: 960 (O) Carga horária optativa: 1140

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS DELIBERAÇÃO Nº 70, DE 11 DE MAIO DE 2012 O DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO, tendo em vista a decisão tomada em sua 257ª Reunião Extraordinária, realizada em 11 de maio de 2012, e considerando

Leia mais

Disciplina: HS045 Antropologia III: Teorias Antropológicas II Profa. Ciméa Barbato Bevilaqua - 1º semestre de 2011

Disciplina: HS045 Antropologia III: Teorias Antropológicas II Profa. Ciméa Barbato Bevilaqua - 1º semestre de 2011 Disciplina: HS045 Antropologia III: Teorias Antropológicas II Profa. Ciméa Barbato Bevilaqua - 1º semestre de 2011 Turma A: 4ª feira 07:30-09:30 e 6ª feira 09:30-11:30 Turma B: 2ª feira 09:30-11:30 e 4ª

Leia mais

ANATOMIA DO APARELHO LOCOMOTOR

ANATOMIA DO APARELHO LOCOMOTOR 1ª Série 6MOR017 ANATOMIA DO APARELHO LOCOMOTOR Estudo dos aparelhos - locomotor e cárdio-respiratório e sua relação com movimento humano culturalmente construído. 6SOC108 ANTROPOLOGIA A Construção social

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento) I. Dominar

Leia mais

- SELEÇÃO DE DOCENTES DISCIPLINAS / FUNÇÕES - PROGRAMAS / ATIVIDADES - PERFIS DOS CANDIDATOS - NÚMEROS DE VAGAS

- SELEÇÃO DE DOCENTES DISCIPLINAS / FUNÇÕES - PROGRAMAS / ATIVIDADES - PERFIS DOS CANDIDATOS - NÚMEROS DE VAGAS ANEXO 1 CURSO: Licenciatura em Pedagogia UENF - SELEÇÃO DE DOCENTES DISCIPLINAS / FUNÇÕES - PROGRAMAS / ATIVIDADES - PERFIS DOS CANDIDATOS - NÚMEROS DE VAGAS VAGAS 2018/2 DISCIPLINA/FUNÇÃO 1 História 1

Leia mais

Letras Língua Portuguesa

Letras Língua Portuguesa Letras Língua Portuguesa 1 SEMESTRE TEMÁTICA: LINGUAGEM E SIGNIFICAÇÃO SIGNIFICAÇÃO E CONTEXTO LE0002, 60h Ementa: Estuda os processos semânticos e analisa a relação do significado com o contexto, considerando

Leia mais

CURRÍCULO DO CURSO. Mínimo: 6 semestres. Prof. Tiago Bahia Losso

CURRÍCULO DO CURSO. Mínimo: 6 semestres. Prof. Tiago Bahia Losso Habilitação: Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais Documentação: Objetivo: Titulação: Diplomado em: Curso reconhecido pelo Decreto Federal 81144, de 02/01/1978, publicado no Diário Oficial da

Leia mais

Pedagogia. 1º Semestre. Biologia Educacional EDC602/ 60h

Pedagogia. 1º Semestre. Biologia Educacional EDC602/ 60h Pedagogia 1º Semestre Biologia Educacional EDC602/ 60h Ementa: Identificar os processos biológicos fundamentais diretamente relacionados à situação ensino-aprendizagem. Análise dos fatores genéticos e

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular CICLO PROFISSIONAL OU TRONCO COMUM FL237 - ETICA OBRIGATÓRIO 3 60 0 60 4.0 PRESSUPOSTOS ANTROPOLÓGICOS DA ÉTICA. A ESTRUTURA DO AGIR MORAL: ESTRUTURA OBJETIVA E SUBJETIVA; A CONSISTÊNCIA MORAL; A LIBERDADE;

Leia mais

Letras Língua Portuguesa

Letras Língua Portuguesa Letras Língua Portuguesa 1º Semestre Significação e Contexto LE0002/ 60h Ementa: Estuda os processos semânticos e analisa a relação do significado com o contexto, considerando as abordagens da semântica,

Leia mais

QUADRO DE EQUIVALÊNCIAS ESTRUTURAS CURRICULARES 2001 E 2009 CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS IDEAL

QUADRO DE EQUIVALÊNCIAS ESTRUTURAS CURRICULARES 2001 E 2009 CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS IDEAL DISCIPLINAS DE FORMAÇÃO GERAL BÁSICA FORMAÇÃO ESPECÍFICA Introdução à História 08 1º. Introdução à História 08 1º. História do Brasil I 04 2º. História do Brasil I 06 2º. História do Brasil II 04 2º. História

Leia mais

RELAÇÃO DOS VERBETES. Birmingham Centre for Contemporary Cultural Studies bricolagem burguesia burocracia

RELAÇÃO DOS VERBETES. Birmingham Centre for Contemporary Cultural Studies bricolagem burguesia burocracia RELAÇÃO DOS VERBETES A Absurdo (Teatro do) ação e estrutura agricultura alegoria alienação análise de conteúdo análise da conversação analogia orgânica année sociologique (L ) anomia antropologia cultural

Leia mais

Componentes Optativos do Perfil: Componentes Optativos Livres: Atividades Complementares: Tempo Médio. Integralização: COMPONENTES OBRIGATÓRIOS

Componentes Optativos do Perfil: Componentes Optativos Livres: Atividades Complementares: Tempo Médio. Integralização: COMPONENTES OBRIGATÓRIOS Perfil: LPH001-1 PERFIL CURRICULAR Código INEP: 14514 Descrição: PROJETO PEDAGÓGICO LIC. EM HISTÓRIA 2014-1 Curso: LICENCIATURA EM HISTÓRIA Início da Validade: 2014.1 Data de Emissão: 08/05/2018 19:53

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM LETRAS MESTRADO E DOUTORADO (Resolução nº 182/2017-CI/CCH 31/10/2017)

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM LETRAS MESTRADO E DOUTORADO (Resolução nº 182/2017-CI/CCH 31/10/2017) EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM LETRAS MESTRADO E DOUTORADO (Resolução nº 182/2017-CI/CCH 31/10/2017) A constituição do texto oral Estudo da constituição do texto oral, seus processos

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 10, DE 07 DE MARÇO DE 2017.

RESOLUÇÃO Nº. 10, DE 07 DE MARÇO DE 2017. RESOLUÇÃO Nº. 10, DE 07 DE MARÇO DE 2017. O PRESIDENTE EM EXERCÍCIO DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, no uso de suas atribuições legais e considerando

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 006, DE 26 DE FEVEREIRO DE 2016.

RESOLUÇÃO Nº. 006, DE 26 DE FEVEREIRO DE 2016. RESOLUÇÃO Nº. 006, DE 26 DE FEVEREIRO DE 2016. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, no uso de suas atribuições legais e considerando o Parecer

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO MESTRADO e DOUTORADO

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO MESTRADO e DOUTORADO 1 MESTRADO: EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO MESTRADO e DOUTORADO A) DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS DAS LINHAS 1 e 2: Estudos Organizacionais e Sociedade e Marketing e Cadeias

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS 01. EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E MÍDIA Educação e comunicação como práticas culturais. Mídias como expressão simbólica das diferenças culturais. A tecnologia como cultura e potencializadora

Leia mais

CURRÍCULO DO CURSO. Mínimo: 8 semestres. Profª. Luciana Silveira Cardoso

CURRÍCULO DO CURSO. Mínimo: 8 semestres. Profª. Luciana Silveira Cardoso Documentação: Objetivo: Titulação: Diplomado em: Criação: Resolução nº030/ceg/2009 de 30 de setembro de 2009. Portaria Noormativa nº 40/2007/MEC - Exclusivamente para Registro de Diploma. Curso Reconhecido

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS - CAMPUS SOROCABA (SP) CURSO DE BACHARELADO EM TURISMO. 1 Semestre Antropologia do Turismo

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS - CAMPUS SOROCABA (SP) CURSO DE BACHARELADO EM TURISMO. 1 Semestre Antropologia do Turismo UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS - CAMPUS SOROCABA (SP) CURSO DE BACHARELADO EM TURISMO Duração: 8 semestres Modalidade: Presencial Turno: Integral - Matutino e Vespertino Vagas: 40 Informações sobre

Leia mais

Sociologia. Surgimento e principais tópicos. Prof. Alan Carlos Ghedini

Sociologia. Surgimento e principais tópicos. Prof. Alan Carlos Ghedini Sociologia Surgimento e principais tópicos Prof. Alan Carlos Ghedini Podemos entender a sociologia, de modo geral, como a área de estudo que se dedica a entender o comportamento humano em sociedade. São

Leia mais

Sociologia. Professor: Matheus Bortoleto Rodrigues Escola Cenecista Dr. José Ferreira

Sociologia. Professor: Matheus Bortoleto Rodrigues   Escola Cenecista Dr. José Ferreira Sociologia Professor: Matheus Bortoleto Rodrigues E-mail: matheus.bortoleto@cnec.edu.br Escola Cenecista Dr. José Ferreira Cultura Objetivo: Problematizar o desenvolvimento das diferentes sociedades humanas

Leia mais

Ano letivo 2012/13 JULHO

Ano letivo 2012/13 JULHO Ano letivo 2012/13 JULHO P á g i n a 1 Provas de LISBOA: P-FÓLIO Verifique o local de realização da sua Unidade Curricular: Dia Código Unidade Curricular Prova Hora Local de realização 02-jul (ter) 21015

Leia mais

PROGRAMA GERAL DO COMPONENTE CURRICULAR- PGCC 1

PROGRAMA GERAL DO COMPONENTE CURRICULAR- PGCC 1 Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria de Estado da Educação e da Cultura - SEEC UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN Pró-Reitoria de Ensino de Graduação PROEG Home Page: http://www.uern.br

Leia mais

nha Resenha vro de livro

nha Resenha vro de livro Resen de liv ha ro de livro ANTROPOLOGIA DO HOMEM GLO- BAL, WULF, C. 2017. Antropologia do homem global. São Paulo: Annablume. Karina Augusta Limonta Vieira Pesquisadora Associada da Universidade Livre

Leia mais

Ementas curso de Pedagogia matriz

Ementas curso de Pedagogia matriz Ementas curso de Pedagogia matriz 100031 DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO E PLANEJAMENTO PROFISSIONAL Leitura e compreensão dos diversos gêneros textuais, abordando a escrita do parágrafo, da paráfrase e de textos

Leia mais

Página 1 de 37 09:00-11:00 18:00-20:00 09:00-11:00 18:00-20:00 GAP00148 ANTROPOLOGIA D1 GAP00148 ANTROPOLOGIA E1 18:00-22:00 ANTROPOLOGIA VISUAL

Página 1 de 37 09:00-11:00 18:00-20:00 09:00-11:00 18:00-20:00 GAP00148 ANTROPOLOGIA D1 GAP00148 ANTROPOLOGIA E1 18:00-22:00 ANTROPOLOGIA VISUAL Relatório de turmas com vagas para o Curso de História Dados da Turma Horários Vagas GAP00148 ANTROPOLOGIA D1 GAP00148 ANTROPOLOGIA E1 - - 10 50 10 50 GAP00114 ANTROPOLOGIA VISUAL F2 GCV00158 CINEMA, CIENCIAS

Leia mais

FICHA DE DISCIPLINA. Antropologia DISCIPLINA: UNIDADE ACADÊMICA: INCIS CH TOTAL TEÓRIC A: CH TOTA L: CH TOTAL PRÁTIC A:

FICHA DE DISCIPLINA. Antropologia DISCIPLINA: UNIDADE ACADÊMICA: INCIS CH TOTAL TEÓRIC A: CH TOTA L: CH TOTAL PRÁTIC A: UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS CURSO DE GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA FIA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: Antropologia CÓDIGO: PERÍODO/SÉRIE: 1º OBRIGATÓRIA: (X ) OPTATIVA: ( ) PROFESSORA:

Leia mais

DINÂMICA CURRICULAR DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS BACHARELADO

DINÂMICA CURRICULAR DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS BACHARELADO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700 Centro CEP 37130-000 Alfenas - MG Fone: (35) 3299-1000 / Fax: (35) 3299-1063 DINÂMICA CURRICULAR DO

Leia mais

Avaliação Capes, aprovação do doutorado (trechos parecer CAPES):

Avaliação Capes, aprovação do doutorado (trechos parecer CAPES): Avaliação Capes, aprovação do doutorado (trechos parecer CAPES): Os indicadores de produção de artigos são bons, com boa equivalência da produção distribuída da seguinte forma: A1: 4; A2: 7; B1: 26 (...)

Leia mais

Plano de Estudos. HIS11633 Seminário Temático em História I História 10 Semestral 260

Plano de Estudos. HIS11633 Seminário Temático em História I História 10 Semestral 260 Plano de Estudos Escola: Escola de Ciências Sociais Grau: Mestrado Curso: História (cód. 545) HIS11639 Seminário Temático em História II-História da Arte História 10 Semestral 260 HIS11634 Seminário Temático

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ HISTÓRIA PRISE - 2ª ETAPA EIXOS TEMÁTICOS: I MUNDOS DO TRABALHO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ HISTÓRIA PRISE - 2ª ETAPA EIXOS TEMÁTICOS: I MUNDOS DO TRABALHO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ HISTÓRIA PRISE - 2ª ETAPA EIXOS TEMÁTICOS: I MUNDOS DO TRABALHO Competências - Identificar e analisar as relações de trabalho compulsório em organizações sociais, culturais

Leia mais

EMENTÁRIO HISTÓRIA LICENCIATURA EAD

EMENTÁRIO HISTÓRIA LICENCIATURA EAD EMENTÁRIO HISTÓRIA LICENCIATURA EAD CANOAS, JULHO DE 2015 DISCIPLINA PRÉ-HISTÓRIA Código: 103500 EMENTA: Estudo da trajetória e do comportamento do Homem desde a sua origem até o surgimento do Estado.

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL VISCONDE DE CAIRU PLANO DE CURSO Disciplina: Sociologia Série: 3ª Ano Letivo: 2009

COLÉGIO ESTADUAL VISCONDE DE CAIRU PLANO DE CURSO Disciplina: Sociologia Série: 3ª Ano Letivo: 2009 COLÉGIO ESTADUAL VISCONDE DE CAIRU PLANO DE CURSO Disciplina: Sociologia Série: 3ª Ano Letivo: 2009 Período Objetivos Específicos Conteúdo/Unidade N de Aulas 1 bimestre (09/02 a 30/04) Estabelecer a diferença

Leia mais

AVALIE ENSINO MÉDIO MATRIZ DE REFERÊNCIA DE CIÊNCIAS HUMANAS 1º SÉRIE DO ENSINO MÉDIO E 2ª SÉRIE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO

AVALIE ENSINO MÉDIO MATRIZ DE REFERÊNCIA DE CIÊNCIAS HUMANAS 1º SÉRIE DO ENSINO MÉDIO E 2ª SÉRIE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO 1 D1(H) Reconhecer os conceitos de memória, história e patrimônio por meio de representações artísticas e pela análise de textos e imagens. D2 (H) Reconhecer a importância de utilizar criticamente as fontes

Leia mais

PLANO DE CURSO. Tipo de aula

PLANO DE CURSO. Tipo de aula PLANO DE CURSO DISCIPLINA: ANTROPOLOGIA JURIDICA (CÓD.: ENEX 60109) ETAPA: 2ª TOTAL DE ENCONTROS: 15 SEMANAS Semana Conteúdos/ Matéria Categorias/ Questões Tipo de aula Habilidades e Competências Textos,

Leia mais

Identificar comemorações cívicas e religiosas por meio de imagens e textos variados.

Identificar comemorações cívicas e religiosas por meio de imagens e textos variados. D1(H) Identificar comemorações cívicas e religiosas por meio de imagens e textos variados. D2(H) Reconhecer os conceitos de memória, história e patrimônio por meio da análise de textos e imagens. D3(H)

Leia mais

DISCIPLINA DE CIÊNCIAS SOCIAIS (FILOSOFIA) OBJETIVOS: 1º Ano

DISCIPLINA DE CIÊNCIAS SOCIAIS (FILOSOFIA) OBJETIVOS: 1º Ano DISCIPLINA DE CIÊNCIAS SOCIAIS (FILOSOFIA) OBJETIVOS: 1º Ano 2º Ano 3º Ano 4º Ano 5º Ano Estimular a curiosidade dos estudantes para novas criações. Instigar o pensamento e argumentação crítica dos estudantes.

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ SECRETARIA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA SECITECE FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI URCA Comissão do Concurso

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ SECRETARIA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA SECITECE FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI URCA Comissão do Concurso Departamento: CIÊNCIAS SOCIAIS Setor de Estudo: ANTROPOLOGIA 1. Historia e teoria antropológica. 2. Trabalho de campo: o método etnográfico. 3. Abordagens contemporâneas em etnografia. 4. Família, parentesco

Leia mais

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : LIC. EM HISTÓRIA NOTURNO - NOVA IGUAÇU. CRÉDITOS Obrigatórios: 116 Optativos: 40.

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : LIC. EM HISTÓRIA NOTURNO - NOVA IGUAÇU. CRÉDITOS Obrigatórios: 116 Optativos: 40. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Pró-reitoria de Graduação - DAARG DRA - Divisão de Registros Acadêmicos Sistema de Controle Acadêmico Grade Curricular 30/01/2014-13:34:24 Curso : LIC. EM HISTÓRIA

Leia mais

Componentes Curriculares Comuns dos Cursos de Licenciatura em Pedagogia do IFC

Componentes Curriculares Comuns dos Cursos de Licenciatura em Pedagogia do IFC Componentes Curriculares Comuns dos Cursos de Licenciatura em Pedagogia do IFC Componente Curricular Alfabetização e Letramento I Alfabetização e Letramento II Antropologia Didática I Didática II Diversidade,

Leia mais