supor

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "supor"

Transcrição

1 MANUAL DE TESTE A/B Este manual é de uso exclusivo de clientes, parceiros, fornecedores e colaboradores da Dinamize. No caso de dúvidas, entre em contato através do

2 CONHEÇA A TÉCNICA É comum surgirem dúvidas, ao trabalhar com marketing, sobre qual o melhor tipo de conteúdo, horários e linguagem utilizada em seus envios. A forma mais simples de chegar a respostas precisas para estes questionamentos, a partir do comportamento específico de sua base de contatos, é realizar testes comparando diferentes tipos de conteúdo. O Teste A/B é uma técnica que permite testar a efetividade de duas ou mais versões de determinado , buscando enviar a melhor mensagem a partir das estatísticas obtidas como resultado. O teste deve ser um processo contínuo e qualquer decisão obtida a partir do resultado de um teste deve ser reconsiderada regularmente. Por exemplo, depois de ter determinado o melhor tipo de conteúdo, você pode começar a testar outros fatores, como melhor assunto e horário de envio, por exemplo.

3 TESTE A/B NO MAIL2EASY Com o Teste A/B da ferramenta Mail2Easy, o usuário pode experimentar até 6 versões diferentes de mensagem e optar qual critério será utilizado para seleção da versão com melhor retorno, seja a que tiver a maior taxa de abertura, a maior taxa de cliques, determinar que a ferramenta utilize a linha de assunto da versão que teve mais aberturas e o corpo da mensagem que teve mais cliques e ainda selecionar manualmente a versão melhor sucedida após analisar estatísticas das versões enviadas. O primeiro passo para montar seu Teste A/B é definir o que será testado: se será o conteúdo e/ou o assunto. Em relação à alteração destas variáveis em cada uma das versões, temos algumas dicas para você. Variação de Conteúdo O ideal ao montar um Teste A/B é buscar a variação do conteúdo da mensagem nas versões utilizadas. Essa variação pode ser feita através da alteração dos seguintes fatores: Call to action (elementos da mensagem que instigam o clique do usuário); Layouts; Imagens; Ofertas e incentivos; Fontes (tipologia, cores e tamanhos).

4 Variação de Assunto Caso não seja possível alterar o conteúdo de sua mensagem, você pode buscar testar a efetividade das versões através da alteração do assunto das mensagens. Em relação ao assunto, indicamos a seguinte estratégia: Utilizar um assunto longo com somente 1 apelo; Utilizar um assunto longo com vários apelos; Utilizar um assunto curto. Exemplo: Suponhamos que sua empresa seja uma agência de viagens. Utilizar somente um apelo seria montar um assunto tratando de somente um destino de viagem, ao invés de tratar de diversos destinos no assunto das versões, o que seria utilizar vários apelos. Há um estudo americano que mostra que assuntos curtos, com menos de 60 caractereres, tendem a gerar mais abertura. E assuntos longos, acima de 70 caracteres, tendem a gerar mais cliques. Entre 60 e 70 caracteres, não se obtém nenhuma efetividade em qualquer situação. Após decididas as variáveis a serem alteradas nas versões do Teste, você pode criar seu Teste A/B dentro da ferramenta Mail2Easy. Para tanto, siga o passo a passo a seguir.

5 Passo a Passo 1 Para criar seu Teste A/B, vá no menu > Teste A/B. No Passo 1 Criação, vamos definir os Dados de Envio do teste. Note que nesta tela, diferentemente do processo de envio normal, não há o campo Assunto a ser preenchido, pois este é uma variável que pode ser alterada nas versões do Teste. Logo, os Dados do Envio serão os dados de quem está enviando essa mensagem, válidos para todas as versões criadas em seu Teste A/B. Nessa tela, caso você planeje utilizar a Integração com as Redes Sociais, você também pode acioná-la.

6 2 No Passo 2 Testes, iremos criar as versões das mensagens que serão enviadas. As versões serão criadas uma a uma. Para a criação de uma versão, selecione primeiramente a maneira pela qual deseja criá-la em Basear teste em. Você pode criar a peça de diversas formas: A partir de um Novo Template, utilizando nosso editor para criar sua versão; A partir de uma URL Externa, caso o HTML a ser utilizado esteja hospedado na Web; A partir de um Template Pronto ou Modelo, utilizando um dos Templates disponibilizados pela ferramenta Mail2Easy ou buscando peças previamente salvas como modelo; A partir de um Envio Anterior, utilizando ou editando um de seus envios já realizados; Ou ainda Enviando um HTML salvo em seu computador.

7 Após selecionar a maneira pela qual a versão será criada, você deve definir seu Conteúdo, indicando o Nome da Versão (utilizado somente para seu controle interno) e Assunto da versão. Após, crie/edite o conteúdo da versão da forma que desejar (indicamos que siga as orientações citadas neste manual). Após criar o conteúdo da versão, clique no botão Salvar Na Lista para adicioná-la à listagem de versões de seu Teste.

8 Após salvar a primeira versão, repita o processo novamente para criar a segunda versão (e assim sucessivamente, dependendo do número de versões desejadas). Após finalizar a criação das versões, confira na listagem de versões ao final da página se as versões estão corretas. Você pode ainda editar ou excluir versões quando desejar. Ao finalizar este processo, clique no botão Próximo para prosseguir.

9 3 No Passo 3 Validação, você encontra a mesma validação presente no processo de envio normal. Verifique se há fatores pontuados como Spam, se os links estão operantes, realize se desejar o preview de suas versões nos mais variados programas de e confira se as configurações de SPF e CNAME do domínio utilizado estão corretamente configuradas. Feitas as verificações, clique em Próximo para prosseguir.

10 4 No Passo 4 Destinatários, vamos selecionar os destinatários que farão parte de seu Teste A/B: esses contatos são os destinatários que receberão o Teste A/B e o envio resultado do Teste. A seleção dos contatos é feita normalmente com uma ressalva: as versões deverão ser recebidas por pelo menos 200 destinatários cada (incluindo o envio resultado do Teste). Isso significa que a quantidade de contatos selecionados deve ser o suficiente para que cada versão do Teste bem como o resultado do mesmo sejam recebidos por ao menos 200 destinatários cada. Após selecionar os destinatários do Teste, clique no botão Próximo. Uma janela abrirá em sua tela. Nessa janela, você deverá definir a porcentagem da base de contatos selecionada que receberá seu Teste. Após selecionar, clique em Calcular. OBS: A seleção de quais contatos farão parte dessa porcentagem é realizada de forma aleatória pelo sistema.

11 Você pode mesclar técnicas para tornar seu Teste A/B ainda mais poderoso! Ainda no Passo 4 - Destinatários, você pode ativar a opção de Retargeting. Para ativar, basta clicar no botão Associar os contatos que interagem com este envio com as seguintes regras e configurar a segmentação. Ainda não conhece esse recurso? A Dinamize elaborou um Manual de Retargeting para que você possa conhecer essa técnica e aplicá-la em seu trabalho de marketing. Acesse o Manual em nossa Biblioteca:

12 5 No último passo, Passo 5 Confirmação, você irá, primeiramente, programar o envio de seu Teste A/B. Em Escolha quando você deseja que o seja enviado, selecione se deseja: Realizar o envio imediatamente; Programar a melhor data e horário para seu envio; Ou não agendar o envio agora, deixando seu Teste salvo, a ser retomado deste ponto caso queira editá-lo. Após programar seu envio, vamos à parte mais importante da criação de seu Teste A/B: selecionar qual critério será utilizado para definir a versão que será enviada como resultado do Teste.

13 Em Configurações do Teste A/B, você pode utilizar os seguintes critérios: Definir manualmente, após análise dos resultados de cada versão, qual será a versão resultado; Enviar a versão com maior taxa de cliques, podendo ainda desconsiderar links específicos presentes em cada versão, para avaliação mais precisa conforme sua necessidade; Enviar a versão com maior taxa de visualização; Enviar uma versão híbrida, utilizando o Assunto da versão com maior taxa de visualização e o corpo do da versão com maior taxa de cliques, podendo também desconsiderar links alguns específicos.

14 Depois de selecionar a opção desejada, indique em quantas horas o envio resultado de seu Teste será realizado, uma vez finalizado os envios das versões do Teste. OBS: Essa opção só não será definida se selecionado o primeiro critério em que você analisa o desempenho de cada versão e seleciona o envio resultado do Teste. Caso selecionado esse critério, você mesmo terá de acessar o Relatório do Teste A/B e selecionar manualmente a versão que será enviada assim como programar o envio. Feito isso, ainda no Passo 5 Confirmação, você pode visualizar o Resumo de seu Teste A/B, realizar um envio teste de qualquer uma das versões do Teste e ainda integrar o Teste com o Google Analytics.

15 Para finalizar e iniciar o processo de envio de seu Teste A/B, basta clicar em Finalizar. Depois de finalizado, você pode acompanhar o andamento de seu Teste no menu > Agenda de Envio e analisar as estatísticas do mesmo no menu Relatórios > Envios.

Manual Como importar contatos e fazer seu primeiro envio

Manual Como importar contatos e fazer seu primeiro envio Manual Como importar contatos e fazer seu primeiro envio Siga estes passos para realizar a sua primeira campanha de email marketing com o Mail2Easy PRO Sumário Este é o Mail2Easy PRO...3 Criando uma lista

Leia mais

Pós-clique. em automações. Guia de configuração do pós-clique na automação de campanhas

Pós-clique. em automações. Guia de configuração do pós-clique na automação de campanhas Manual Pós-clique em automações Guia de configuração do pós-clique na automação de campanhas Agora é possível integrar as ações de clientes em seu site a partir do pós-clique, e programar gatilhos no Mail2Easy

Leia mais

Manual. Abandono de Carrinho e Navegação com

Manual. Abandono de Carrinho e Navegação com Manual Abandono de Carrinho e Navegação com O Tag Manager é uma ferramenta do Google que possui diversas funcionalidades, dentre elas, uma que permite adicionar scripts facilmente ao seu site. Neste tutorial

Leia mais

Manual do painel administrativo. Site Instituto de Oncologia do Vale IOV

Manual do painel administrativo. Site Instituto de Oncologia do Vale IOV Manual do painel administrativo Site Instituto de Oncologia do Vale IOV 1. Dashboard Essa é a interface do sistema administrativo. Assim que acessar o sistema pede para que o usuário autentique uma conta

Leia mais

Pesquisa de Satisfação - MicrovixERP. Visão Geral sobre o tutorial Pesquisa de Satisfação

Pesquisa de Satisfação - MicrovixERP. Visão Geral sobre o tutorial Pesquisa de Satisfação Tutorial Pesquisa de Satisfação - MicrovixERP Visão Geral sobre o tutorial OS 60212 Cadastro da ŀtutorial Este tutorial tem por objetivo esclarecer a nova rotina de pesquisa de satisfação que visa levantar

Leia mais

Manual da Turma Virtual: CONFIGURAÇÕES. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo:

Manual da Turma Virtual: CONFIGURAÇÕES. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: Manual da Turma Virtual: CONFIGURAÇÕES Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: MENU TURMA VIRTUAL MENU CONFIGURAÇÕES CONFIGURAR TURMA Esta funcionalidade permitirá

Leia mais

Manual do Sistema PUSH

Manual do Sistema PUSH Manual do Usuário Manual do Sistema PUSH PUSH Template Versão 1.1 SUMÁRIO 1. Introdução... 3 2. Criação de Conta... 4 3. Incluindo Processos... 6 4. Consultar/Excluir Processo... 7 Consulta... 7 Exclusão...

Leia mais

Envios. Landing. Pages

Envios. Landing. Pages Envios Landing Pages O módulo de landing pages permite a criação de páginas para captação de novos contatos, totalmente integrado à sua lista de contatos. Desta forma, é possível captar novos contatos

Leia mais

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor / 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor 2/ 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem ACESSAR O GERENCIADOR DE APRENDIZAGEM...

Leia mais

Instruções básicas para implementação

Instruções básicas para implementação Manuais Configurações de domínio Instruções básicas para implementação SPF DKIM CNAME Saiba como configurar a validação de seu domínio e garanta uma melhor performance nas suas campanhas de e-mail marketing.

Leia mais

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 2016 MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR Neste manual você encontrará tutoriais para as ferramentas

Leia mais

Manual Busca XML Contador

Manual Busca XML Contador BUSCA XML CONTADOR Manual Busca XML Contador O Busca XML Contador é uma ferramenta utilizada para gerenciar arquivos* recebidos por e- mail** através do Busca XML Cliente, onde possibilita a exportação

Leia mais

Ao selecionar o seu curso, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis.

Ao selecionar o seu curso, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis. COMO PARTICIPAR DO CURSO Ao selecionar o seu curso, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis. Na parte superior da tela há uma barra de navegação que indica sua

Leia mais

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor / 33 Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor 2/ 33 Manual Coleção Interativa ACESSAR A COLEÇÃO INTERATIVA...

Leia mais

Tutorial NFS-e. 1 Configurar Provedor de Nota Fiscal de Serviço NFS-e Configuração de Conta Corrente Gerar NFS-e...

Tutorial NFS-e. 1 Configurar Provedor de Nota Fiscal de Serviço NFS-e Configuração de Conta Corrente Gerar NFS-e... Tutorial NFS-e Sumário 1 Configurar Provedor de Nota Fiscal de Serviço NFS-e... 2 2 Configuração de Conta Corrente... 3 3 - Gerar NFS-e... 4 4 Enviar lote para prefeitura... 6 4.1 Gerar arquivo de retorno...

Leia mais

Área Restrita de Usuário COMPRAR RESIDENCIAL

Área Restrita de Usuário COMPRAR RESIDENCIAL Olá, desenvolvemos esse passo-a-passo para lhe orientar como utilizar a sua Área Restrita de Usuário. Nela, você poderá efetuar uma compra ou acompanhar todos os seus projetos. Para se logar em sua Área

Leia mais

COMO ADICIONAR CONTEÚDO WEB SIMPLES Portal Ebserh Site dos Hospitais Universitários

COMO ADICIONAR CONTEÚDO WEB SIMPLES Portal Ebserh Site dos Hospitais Universitários COMO ADICIONAR CONTEÚDO WEB SIMPLES Portal Ebserh Site dos Hospitais Universitários Versão 1.0 Manual Como adicionar conteúdo web simples 1. ACESSANDO A ADMINISTRAÇÃO DE CONTEÚDOS 1.1 Com o usuário autenticado,

Leia mais

Solicitação de Serviço

Solicitação de Serviço Solicitação de Serviço Agenda Acesso ao módulo Cadastro de solicitação de serviço Tipos de serviços Pesquisa e edição de solicitação Visualização de relatório de solicitação de serviço Acesso ao Módulo

Leia mais

MANUAL. Assunto (o que é) Objetivo (porquê) Público-Alvo (para quem) Natureza (como)

MANUAL. Assunto (o que é) Objetivo (porquê) Público-Alvo (para quem) Natureza (como) Assunto (o que é) Manual de Acesso e Cadastro para Ficha de Inscrição do Concurso Agrinho 2017. Objetivo (porquê) Auxiliar nas dúvidas no preenchimento da Ficha de Inscrição do Concurso Agrinho 2017. Público-Alvo

Leia mais

DIVISÃO DE QUALIDADE DE VIDA. ANEXO III Orientações gerais para uso do sistema online PROJETOS CULTURAIS

DIVISÃO DE QUALIDADE DE VIDA. ANEXO III Orientações gerais para uso do sistema online PROJETOS CULTURAIS DIVISÃO DE QUALIDADE DE VIDA ANEXO III Orientações gerais para uso do sistema online 2 MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA ON LINE DE CAPTAÇÃO DE DO SESI-SP O SESI-SP na área da Cultura, anualmente, apresenta uma

Leia mais

Manual do Usuário. Sistema Registro Digital

Manual do Usuário. Sistema Registro Digital Sistema Registro Digital Manual do Usuário Sistema Registro Digital Elaborado pela GTI - JUCEMG À Junta Comercial do Estado Belo Horizonte, MG NOVEMBRO/2015 Sumário 1. Apresentação... 4 2. Pré-requisitos...

Leia mais

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Versão 2.18 1 Sumário 1 Instalação do AFV...3 2 Configurações do AFV...4 3 Recebendo as tabelas...6 4 Consultando clientes...6 5 Consultando

Leia mais

Fazer um calculo no produto Empresarial.

Fazer um calculo no produto Empresarial. Fazer um calculo no produto Empresarial. 1) Logar no Kit Médias Empresas Clicar no ícone Tókio Marine Empresarial, que abrirá a tela de login, veja abaixo. Caso seja o primeiro acesso é obrigatório digitar

Leia mais

Área Restrita de Usuário

Área Restrita de Usuário Olá, desenvolvemos esse passo-a-passo para lhe orientar como utilizar a sua Área Restrita de Usuário. Nela, você poderá efetuar uma compra ou acompanhar todos os seus projetos. Para se logar em sua Área

Leia mais

Instruções de Acesso: Eventos Científicos. Departamento de TI da FACTHUS (Atualizado: 22/09/2016)

Instruções de Acesso: Eventos Científicos. Departamento de TI da FACTHUS (Atualizado: 22/09/2016) Instruções de Acesso: Eventos Científicos Primeiro Acesso No primeiro acesso informe os números do CPF e depois selecione a opção Prosseguir Se você for aluno da FACTHUS ao clicar na opção prosseguir preencha

Leia mais

Como publicar páginas Web no GoogleSites

Como publicar páginas Web no GoogleSites 1 Curso de Formação de Professores em Tecnologia de Informação e de Comunicação Acessível PASSO 1 ACESSE O ENDEREÇO DO GOOGLE SITES Como publicar páginas Web no GoogleSites Ao criar sua conta no Gmail,

Leia mais

Envios. Drag and Drop

Envios. Drag and Drop Envios Editor Drag and Drop O Editor Drag and Drop facilita a tarefa de criar o layout de sua mensagem. Pensado para possibilitar o máximo de liberdade criativa, basta arrastar e soltar os múltiplos módulos

Leia mais

Manual de acesso aos exames pela internet. I - Acesso com o Protocolo

Manual de acesso aos exames pela internet. I - Acesso com o Protocolo Manual de acesso aos exames pela internet I - Acesso com o Protocolo 1. Acesso o nosso site utilizando o endereço http://www.clinicavillasboas.com.br. 2. Clicar no botão Acompanhar Resultados de Exames

Leia mais

PROCESSO DE DIGITAÇÃO DE NOTAS

PROCESSO DE DIGITAÇÃO DE NOTAS 1 Entre com código de usuário e senha a partir da Central do Professor de sua unidade. Acesso www.unc.br Central do Professor. 2 Na tela principal da Central do Professor, acesse a opção de menu Diário

Leia mais

Conhecendo e editando o seu perfil

Conhecendo e editando o seu perfil Neste tutorial, você vai conhecer e aprender a editar o seu perfil na Plataforma Moodle/Cederj. Vamos lá! 1- Usando o Blog 2 2- Meus arquivos privados 6 3- Inserindo Repositórios 9 4- Modificando o perfil

Leia mais

SPF DKIM CNAME. Configurações de domínio. Manuais. Instruções básicas para implementação

SPF DKIM CNAME. Configurações de domínio. Manuais. Instruções básicas para implementação Manuais Configurações de domínio Instruções básicas para implementação SPF DKIM CNAME Para otimizar a entregabilidade de seus emails, recomendamos que realize previamente as configurações de validação

Leia mais

Bem-vindo ao Manual de Navegação do Portal do Fornecedor Vale.

Bem-vindo ao Manual de Navegação do Portal do Fornecedor Vale. Bem-vindo ao Manual de Navegação do Portal do Fornecedor Vale. Treinamento para o Perfil Administrador Fornecedor Desenvolvido por Vale e Accenture I 2016 1. Introdução ao Perfil Administrador 2. Configuração

Leia mais

Conteúdo Como gerar os arquivos pelo WinMFD da Bematech?... 3 Como saber a data do arquivo?... 9 Como copiar os arquivos gerados para o PENDRIVE:...

Conteúdo Como gerar os arquivos pelo WinMFD da Bematech?... 3 Como saber a data do arquivo?... 9 Como copiar os arquivos gerados para o PENDRIVE:... 1 Conteúdo Como gerar os arquivos pelo WinMFD da Bematech?... 3 Como saber a data do arquivo?... 9 Como copiar os arquivos gerados para o PENDRIVE:... 10 Como enviar os arquivos de cupom fiscal?... 11

Leia mais

Guia para testes AfixInv (Demonstração)

Guia para testes AfixInv (Demonstração) Guia para testes AfixInv (Demonstração) INTRODUÇÃO Esse guia foi criado para auxiliar a demonstração da solução para inventários do Ativo Imobilizado utilizando o aplicativo AfixInv. AfixInv aplicativo

Leia mais

Centro de Suporte. (Sistema Android) RCAMail Manual de Utilização Página 1

Centro de Suporte. (Sistema Android) RCAMail Manual de Utilização Página 1 (Sistema Android) Manual de Utilização Página 1 Sumário 1. Acesso ao no Android (aplicativo E-mail )... 4 2. Tela inicial do aplicativo E-mail e suas pastas... 5 2.1 Pasta Entrada... 5 2.2 Pasta Rascunhos...

Leia mais

Unimed de Araraquara Coop. De Trabalho Médico Manual XML TISS Unimedara

Unimed de Araraquara Coop. De Trabalho Médico Manual XML TISS Unimedara 1. Acesso ao Sistema Em seu navegador web digite: http://www.unimedara.com.br e clique no ícone do portal TISS como segue a imagem abaixo ou acesse http://tiss.unimedara.com.br:28081/htz/pages/welcome/welcome.jsf.

Leia mais

Modelos de automação

Modelos de automação Apresentação Modelos de automação Veja como é simples fazer seu planejamento de ações e manutenção de base. Esta apresentação, baseada em artigos exclusivos do nosso Diretor Comercial, Rodrigo de Almeida,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA VEGETAL LABORATÓRIO DE ANATOMIA VEGETAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA VEGETAL LABORATÓRIO DE ANATOMIA VEGETAL Normas do para o envio de proposta de AGENDAMENTO DOS EQUIPAMENTOS PELO SAEM SISTEMA DE ALOCAÇÃO DE EQUIPAMENTOS MULTIUSUÁRIOS. Só é permitido solicitar agendamento de 4 horas semanais por projeto em cada

Leia mais

Carregar Documentos Fiscais - Fornecedor

Carregar Documentos Fiscais - Fornecedor Carregar Documentos Fiscais - Fornecedor MT-43-4-00004-0 Última Atualização 27/10/2017 Menu I. Objetivos II. Como Acessar III. Enviar Documento Fiscal Eletrônico IV. Enviar Documento Fiscal Não Eletrônico

Leia mais

MANUAL DO PORTAL ALUNO

MANUAL DO PORTAL ALUNO MANUAL DO PORTAL ALUNO http://portal.ibta.edu.br Sumário 1. Acesso... 3 1.1. Esqueci Minha Senha... 4 2. Contexto... 7 2.1. Alterar Contexto... 8 3. Contrato / Comunicados... 9 4. Menu Acadêmico... 10

Leia mais

Manual Sistema de Gerenciamento dos Auxiliares da Justiça

Manual Sistema de Gerenciamento dos Auxiliares da Justiça 2016 Manual Sistema de Gerenciamento dos Auxiliares da Justiça MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DOS AUXILIARES DA JUSTIÇA PÚBLICO EXTERNO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO STI

Leia mais

Conferência Municipal / Intermunicipal

Conferência Municipal / Intermunicipal Conferência Municipal / Intermunicipal Sistema de Conferência - Eventos - 1 - 1. Sumário 1. Sumário... 3 2. Configurações Recomendadas... 4 3. Objetivos... 5 4. Solicitar Acesso... 6 5. Menu de Acesso...

Leia mais

Fale Conosco MT Última Atualização 23/07/2015

Fale Conosco MT Última Atualização 23/07/2015 Fale Conosco MT-611-00002-7 Última Atualização 23/07/2015 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Abrir um chamado para relacionamento com o Cadastro de Fornecedores através

Leia mais

FasterMail Como Utilizar

FasterMail Como Utilizar FasterMail Como Utilizar O FasterMail é um aplicativo WEB que permite que você tenha acesso às suas mensagens, calendários, contatos e tarefas a partir de qualquer computador com acesso à Internet. Como

Leia mais

MANUAL. ecosistemas.net.br

MANUAL. ecosistemas.net.br MANUAL A Eco.Suite possui uma interface simples e de fácil utilização Com a Eco.Suite você trabalha de forma colaborativa, simples e objetiva, em uma única tela. Acesso ao Eco.Suite Tela Principal Após

Leia mais

CLARO BACKUP ONLINE Guia Prático

CLARO BACKUP ONLINE Guia Prático CLARO BACKUP ONLINE Guia Prático Bem vindo ao Backup Online GUIA RÁPIDO DE CONFIGURAÇÃO DO BACK UP ONLINE Você está adquirindo uma das melhores plataformas de Backup na Nuvem disponíveis no mercado. Preparamos

Leia mais

Índice. Como acessar o sistema?...3. Painel...3. Nova Solicitação...4. Prazos...5. Anexar Arquivos...5. Ícones...6

Índice. Como acessar o sistema?...3. Painel...3. Nova Solicitação...4. Prazos...5. Anexar Arquivos...5. Ícones...6 Nova Versão Índice Como acessar o sistema?...3 Painel...3 Nova Solicitação...4 Prazos...5 Anexar Arquivos...5 Ícones...6 Notificação de alteração de status...6 Status...6 Enviando uma Mensagem...7 Avaliação...7

Leia mais

Bem-vindo ao Manual de Navegação do Portal do Fornecedor Vale.

Bem-vindo ao Manual de Navegação do Portal do Fornecedor Vale. Bem-vindo ao Manual de Navegação do Portal do Fornecedor Vale. Treinamento para o Perfil Avaliador Módulo IDF @e-marketplace - Equipe GM Accenture - 06 Índice. Introdução ao Módulo IDF. Avaliação; Convite;

Leia mais

Atualização de Cadastros de Funcionários

Atualização de Cadastros de Funcionários Atualização de Cadastros de Funcionários Atualização de Cadastros de Funcionários Agora os clientes dos escritórios contábeis, além de incluir novos funcionários, poderão realizar a atualização das informações

Leia mais

[OneDrive for Business]

[OneDrive for Business] 1 [OneDrive for Business] O OneDrive for Business é uma ferramenta de gerenciamento (armazenamento e compartilhamento) de arquivos. Através dela é possível, por exemplo, trabalhar de forma colaborativa

Leia mais

[OneDrive for Business]

[OneDrive for Business] [OneDrive for Business] O OneDrive for Business é uma ferramenta de gerenciamento (armazenamento e compartilhamento) de arquivos. Através dela é possível, por exemplo, trabalhar de forma colaborativa com

Leia mais

Essa é a sua página inicial. Na sua barra superior, você encontra um menu de navegação, vamos conhecer na sequência cada um deles.

Essa é a sua página inicial. Na sua barra superior, você encontra um menu de navegação, vamos conhecer na sequência cada um deles. Bem vindo ao seu novo Ambiente Virtual de Aprendizagem! Vamos saber mais como utilizar essa poderosa ferramenta para que você a aproveite ao máximo durante o seu trabalho! TUTORIAL GERAL Visão geral do

Leia mais

Título: Como configurar o sistema para o cliente lançar rubricas da Folha via Domínio Atendimento?

Título: Como configurar o sistema para o cliente lançar rubricas da Folha via Domínio Atendimento? Título: Como configurar o sistema para o cliente lançar rubricas da Folha via Domínio Atendimento? Através desta opção, você poderá definir os seus clientes que terão acesso ao lançamento de rubricas via

Leia mais

Universidade Federal do Oeste da Bahia Pró-Reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação. Iracema Santos Veloso Reitora Pro Tempore

Universidade Federal do Oeste da Bahia Pró-Reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação. Iracema Santos Veloso Reitora Pro Tempore Iracema Santos Veloso Reitora Pro Tempore Jacques Antonio de Miranda Vice-Reitor Pro Tempore David Dutkievicz Pró-Reitor de Tecnologia da Informação de Comunicação Fábio Ossamu Hasegawa Coordenador de

Leia mais

Objetivo Com o objetivo melhorar a comunicação com o os clientes e dinamizar o atendimento aos usuários, criou-se o Help Desk.

Objetivo Com o objetivo melhorar a comunicação com o os clientes e dinamizar o atendimento aos usuários, criou-se o Help Desk. Objetivo Com o objetivo melhorar a comunicação com o os clientes e dinamizar o atendimento aos usuários, criou-se o Help Desk. O Help Desk é o sistema responsável por gerenciar chamados, com ele, é possível

Leia mais

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Versão do Manual: 2.4 Versão do Aplicativo: 2.17.2 Conteúdo 1. Instalação do AFV...03 2. Configurações...04 3. Recebendo as tabelas...05

Leia mais

Objetivo do documento

Objetivo do documento OBJETIVO DO DOCUMENTO... 1 1) NAVEGANDO NO SISTEMA... 2 2) CLIENTES... 3 3) DIGITAÇÃO DE PEDIDO... 4 4) DIGITAÇÃO DE GRADE... 6 5) ACOMPANHAR ENVIO DO PEDIDO... 7 Objetivo do documento O manual tem por

Leia mais

SMS: Envio Coletivo de Mensagem Passo 1: Remetentes

SMS: Envio Coletivo de Mensagem Passo 1: Remetentes SMS: Envio rápido. Ao logar no sistema, você irá deparar-se com a tela resumo de sua conta. Observe que no canto direito superior há a opção Envio Rápido de SMS. Essa é uma opção simplificada, criada para

Leia mais

SGCD 2.0 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico

SGCD 2.0 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico No final de 2007, o Serviço Técnico de Informática da UNESP Marília, disponibilizou para a comunidade acadêmica e administrativa o Sistema Dinâmico de websites

Leia mais

Capacitação Sistema Solar. Ministrantes: Camilla Reitz Francener Cláudia Heusi Silveira

Capacitação Sistema Solar. Ministrantes: Camilla Reitz Francener Cláudia Heusi Silveira 1 Capacitação Sistema Solar Ministrantes: Camilla Reitz Francener Cláudia Heusi Silveira Sumário 1 SCL SISTEMA DE COMPRAS E LICITAÇÕES... 3 1.1 Pesquisa de Preço... 4 1.1.1 Inserção de itens... 6 1.1.2

Leia mais

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL EXPORTADOR. Versão

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL EXPORTADOR. Versão MANUAL Certificado de Origem Digital PERFIL EXPORTADOR Versão 2.2.15 Sumário 1. Inicializando no sistema... 3 2. Acessando o sistema... 4 3. Mensagem encaminhada pelo sistema.... 4 4. Emitindo um novo

Leia mais

Editores de Seção. Como Começar. ibict

Editores de Seção. Como Começar. ibict Editores de Seção O Editor de Seção gerencia a Avaliação e a Edição de submissões nas seções sob sua responsabilidade (ex.: Artigos, Resenhas, etc.). O Editor de Seção designado para acompanhar o Processo

Leia mais

ENVIO DE . Envio de AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO. Autor(es) Scarlat Pâmela Silva

ENVIO DE  . Envio de  AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO. Autor(es) Scarlat Pâmela Silva TUTORIAL DO ENVIO DE E-MAIL AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Envio de E-mail Autor(es) Scarlat Pâmela Silva 1 1. E-mail 2. Como enviar um e-mail. 2 1. E-mail Utilizar o AVA 1, Ambiente Virtual de Aprendizagem,

Leia mais

Título: Configuração para emissão das Certidões Negativas de Débito - CND.

Título: Configuração para emissão das Certidões Negativas de Débito - CND. Título: Configuração para emissão das Certidões Negativas de Débito - CND. 1 LIBERAÇÃO DE USUÁRIOS DO ESCRITÓRIO: 1.1- Acesse o menu ATENDIMENTO, opção CONTROLE, opção USUÁRIOS e clique em USUÁRIOS DO

Leia mais

Manual de Acesso ao. Portal CORPORE RM. Agosto Intro dução. logia da Informaçã o. T.I Tecnologia da Informação

Manual de Acesso ao. Portal CORPORE RM. Agosto Intro dução. logia da Informaçã o. T.I Tecnologia da Informação logia da Informaçã o Intro dução Manual de Acesso ao Portal CORPORE RM Agosto 2011 2 Este manual desenvolvido pela Equipe de Tecnologia da Informação, é destinado aos alunos calouros da Faculdade de Minas

Leia mais

Com a OABRJ Digital você trabalha de forma colaborativa, simples e objetiva, em uma única tela.

Com a OABRJ Digital você trabalha de forma colaborativa, simples e objetiva, em uma única tela. MANUAL A OABRJ Digital possui uma interface simples e de fácil utilização Com a OABRJ Digital você trabalha de forma colaborativa, simples e objetiva, em uma única tela. Acesso ao OAB Digital Tela Principal

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DE CONTROLE ACADÊMICO PÓS-GRADUAÇÃO

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DE CONTROLE ACADÊMICO PÓS-GRADUAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DE CONTROLE ACADÊMICO PÓS-GRADUAÇÃO 2009/1 1 SUMÁRIO 1 ACESSANDO O SISTEMA ONLINE... 3 2 ACESSANDO OS RECADOS... 4 2.1 Lendo um Recado Recebido... 4 2.2 Excluindo

Leia mais

1. Respondendo a cotação.

1. Respondendo a cotação. 1 1. Respondendo a cotação. Quando o comprador informa o preço pelo processo convencional é usada à tela Processos > Informação de Preços [773] que está localizada no módulo - Compras da gestão Materiais.

Leia mais

Processo: Compras. Acesso. Motivação. Parâmetros. Nome do Processo: Cotação de compras. Pendências Versão 2009 Release 2 Autor Francisca

Processo: Compras. Acesso. Motivação. Parâmetros. Nome do Processo: Cotação de compras. Pendências Versão 2009 Release 2 Autor Francisca Pendências 21675 Versão 2009 Release 2 Autor Francisca Processo: Compras Nome do Processo: Cotação de compras Acesso COMPRAS Pedido de Compra Motivação Tem como objetivo administrar todo o processo de

Leia mais

GUIA PRÁTICO PARA O USUÁRIO

GUIA PRÁTICO PARA O USUÁRIO GUIA PRÁTICO PARA O USUÁRIO SUMÁRIO Introdução...3 Download...3 Chave de Registro... 4 Considerações Importantes...4 Primeiros passos...5 Acessando o Servidor Local... 5 Tela Inicial do Sitrad Pro... 6

Leia mais

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Tela de acesso ao ambiente Blackboard O acesso ao ambiente ocorre pela página inicial da PUCPR (www.pucpr.br), na área Aluno/Professor, opção Blackboard. Lembre-se de utilizar

Leia mais

Como criar usuários do Painel

Como criar usuários do Painel Como alterar a Usuário? - FEC39 Senha do Caminho: Meus Dados>Mudar Senha Referência: FEC39 Versão: 2017.01.16 Como Funciona: Esta tela é utilizada para alterar a senha do usuário logado no Painel administrativo

Leia mais

Ferramentas de Interação

Ferramentas de Interação Ferramentas de Interação O Konviva possui ferramentas de interação e comunicação que permitem troca de informações entre todos os usuários cadastrados no sistema. São elas: Correio, Biblioteca e FAQ. Para

Leia mais

Tutorial de instalação Quick 3.95

Tutorial de instalação Quick 3.95 Tutorial de instalação Quick 3.95 1- Baixar Instalador do quick 3.95. (caso seja necessário segue link clicando aqui) 2- Assim que baixado executar instalador do arquivo zipado. 3- Autorize a execução

Leia mais

PROJETO DE PESQUISA SIGAA

PROJETO DE PESQUISA SIGAA PROJETO DE PESQUISA SIGAA Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2016 www.ufs.br NTI - 2105-6583 / 2105-6584 COPES- 2105-6511 / copes@ufs.br CINTEC- 2105-6865 / cintec.ufs@gmail.com

Leia mais

Seleção de projetos culturais. orientações gerais para uso do sistema online

Seleção de projetos culturais. orientações gerais para uso do sistema online Seleção de projetos culturais orientações gerais para uso do sistema online MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA DE CAPTAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS ONLINE DO SESI-SP O SESI-SP na área da Cultura apresenta anualmente

Leia mais

Cotação Web. Manual desenvolvido para Célula de Materiais Equipe Avanço Informática

Cotação Web. Manual desenvolvido para Célula de Materiais Equipe Avanço Informática Cotação Web Manual desenvolvido para Célula de Materiais Equipe Avanço Informática 1 Índice Cadastrando o Fornecedor no Sistema Integral... 02 Rotina de Cotação e Geração de Pedidos... 03 Definir Período

Leia mais

Sobre as rubricas. Níveis de conquista. Critérios Avaliativos

Sobre as rubricas. Níveis de conquista. Critérios Avaliativos RUBRICAS Critérios avaliativos fazem parte do dia a dia de professores e estudantes. Seu estabelecimento é necessário para que o professor consiga aperfeiçoar o processo de ensino e para que os estudantes

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA SIGFAP MÓDULO CORREIO. Realização:

MANUAL DO SISTEMA SIGFAP MÓDULO CORREIO. Realização: MANUAL DO SISTEMA SIGFAP MÓDULO CORREIO Realização: Última atualização: 08/09/2011 Acadêmica(o): Bruna Pereira Gomes Sumário INTRODUÇÃO...4 1. ACESSO AO SISTEMA...5 2. MÓDULO CORREIO...8 2.1 Criando uma

Leia mais

Centro de Serviços Compartilhados TI

Centro de Serviços Compartilhados TI / 7 Configuração de Estrutura Pedagógica no. V.. Pearson Sistemas Brasil Pearson, Centro de Serviços Compartilhados - Avenida Presidente Kennedy, 2295 Lagoinha. Ribeirão Preto SP Brasil Pag./7 2/ 7 Sumário.

Leia mais

Título: Como configurar e realizar o backup por dentro do sistema?

Título: Como configurar e realizar o backup por dentro do sistema? Título: Como configurar e realizar o backup por dentro do sistema? Através desta opção, você poderá configurar a execução da cópia de segurança do seu banco de dados. É importante que você realize o Backup

Leia mais

GUIA DE INÍCIO RÁPIDO

GUIA DE INÍCIO RÁPIDO Versão 2.00 Junho de 2016 Índice 1 Introdução... 3 2 Criando um alerta novo... 3 3 Configurando o alerta... 4 4 Definindo a mensagem do e-mail... 5 5 Permissões de acesso... 9 6 Testar Agora... 10 www.bxbsoft.com.br

Leia mais

TUTORIAL APPY PIE CADASTRO

TUTORIAL APPY PIE CADASTRO TUTORIAL APPY PIE Por Tássia e Sibele. CADASTRO No primeiro acesso, você deve clicar no botão Inscreva-se no canto superior direito da tela, como mostra a imagem abaixo: Deve: preencher os campos nome,

Leia mais

MANUAL DE OPERAÇÃO PDV CAKE - NFCE

MANUAL DE OPERAÇÃO PDV CAKE - NFCE MANUAL DE OPERAÇÃO PDV CAKE - NFCE COMO FAZER O LINK DO PDV No primeiro acesso ao PDV será necessário fazer o link do aplicativo com o Cake Web. Para isso, é preciso fazer login com um usuário administrador

Leia mais

GUIA RÁPIDO. MDIForms. Sintel Informática Ltda. Rua Vergueiro, nº º andar Vila Mariana, São Paulo - SP CEP:

GUIA RÁPIDO. MDIForms. Sintel Informática Ltda. Rua Vergueiro, nº º andar Vila Mariana, São Paulo - SP CEP: GUIA RÁPIDO MDIForms Sintel Informática Ltda. Rua Vergueiro, nº 2016-4º andar Vila Mariana, São Paulo - SP CEP: 04102-000 www.sintel.com.br Índice 1. Objetivo...3 2. Exibição dos dados...3 2.1. Seleção

Leia mais

II Seminário de Iniciação Científica da Administração SIC-ADM IFNMG CÂMPUS JANUÁRIA

II Seminário de Iniciação Científica da Administração SIC-ADM IFNMG CÂMPUS JANUÁRIA II Seminário de Iniciação Científica da Administração SIC-ADM IFNMG CÂMPUS JANUÁRIA Instruções para submissão de artigos Caro autor, Elaboramos este manual para facilitar o processo de submissão de artigos

Leia mais

Faculdade de Medicina da UFMG

Faculdade de Medicina da UFMG Núcleo de Telessaúde da Faculdade de Medicina da UFMG Endereço eletrônico para acesso as teleconsultorias www.medicina.ufmg.br/cetes Clicar na opção Teleconsultoria disponível no menu ao lado esquerdo

Leia mais

Faculdade de Medicina da UFMG

Faculdade de Medicina da UFMG Núcleo de Telessaúde da Faculdade de Medicina da UFMG Endereço eletrônico para acesso as teleconsultorias www.medicina.ufmg.br/cetes Clicar na opção Teleconsultoria disponível no menu ao lado esquerdo

Leia mais

Figura 1 Tela principal da disciplina

Figura 1 Tela principal da disciplina CONTEÚDO DAS AULAS O conteúdo das aulas pode estar distribuído em documentos de texto, telas web programadas ou na própria tela central do ambiente. Tanto os arquivos de texto como as páginas web são acessadas

Leia mais

ResponseCard AnyWhere Desktop Guia do Usuário

ResponseCard AnyWhere Desktop Guia do Usuário ResponseCard AnyWhere Desktop Guia do Usuário Requisitos do sistema o Processador Intel ou AMD com 600 MHz (1 GHz ou mais recomendado) o 256 MB RAM (256 MB ou mais de RAM disponível recomendado) o Disco

Leia mais

MANUAL DE RESTAURAÇÃO DE DADOS DO MOODLE ANTIGO PARA A NOVA VERSÃO.

MANUAL DE RESTAURAÇÃO DE DADOS DO MOODLE ANTIGO PARA A NOVA VERSÃO. MANUAL DE RESTAURAÇÃO DE DADOS DO MOODLE ANTIGO PARA A NOVA VERSÃO. Este manual explica como fazer a reutilização dos arquivos/documentos de uma disciplina já configurada na versão antiga do Moodle e importar

Leia mais

Assina Web S_Line Manual de Uso

Assina Web S_Line Manual de Uso 1. Introdução O Assina Web S_Line permite assinar digitalmente Resultados de Exames em XML que estão disponíveis na internet. É feito o download dos documentos no computador, convertidos para o formato

Leia mais

Manual One Pass. Thomson Reuters. Agosto Manual One Pass

Manual One Pass. Thomson Reuters. Agosto Manual One Pass Manual One Pass Thomson Reuters Agosto 2017 1 Manual One Pass Tabela de Conteúdo ONEPASS... 3 O QUE É UMA CONTA ONEPASS?... 3 COMO CRIAR UMA CONTA ONEPASS PARA O CHECKPOINT?... 4 CRIANDO UMA CONTA DE ACESSO

Leia mais

ALCATEL-LUCENT ENTERPRISE RAINBOW TM

ALCATEL-LUCENT ENTERPRISE RAINBOW TM ALCATEL-LUCENT ENTERPRISE RAINBOW TM Guia de Início Rápido do Rainbow TM Essential para usuários com contas pré-configuradas. Versão Desktop Windows e Web Browser Outubro de 2017 Conteúdo 1 Introdução

Leia mais

1. ACESSO MENU PRINCIPAL Página Inicial Botões no Topo da Tela Campos para Exibição... 4

1. ACESSO MENU PRINCIPAL Página Inicial Botões no Topo da Tela Campos para Exibição... 4 Página 1 de 17 SUMÁRIO 1. ACESSO... 2 2. MENU PRINCIPAL... 3 2.1 Página Inicial... 3 2.2 Botões no Topo da Tela... 4 2.3 Campos para Exibição... 4 2.4 Página da Turma... 5 3. MENU USUÁRIO... 5 3.1 Central

Leia mais

Tutorial Modem. O recurso poderá ser acessado a partir das seguintes telas do sistema:

Tutorial Modem. O recurso poderá ser acessado a partir das seguintes telas do sistema: Tutorial Modem O Que é? O Modem GSM é um equipamento que possui o recurso de utilização de CHIP de celular para envio de SMS (Short Message Service), ou seja, o usuário poderá realizar o envio de promoções,

Leia mais

Inclusão de NOTAS FISCAIS. Guia Rápido Audatex Web Perfil Oficina

Inclusão de NOTAS FISCAIS. Guia Rápido Audatex Web Perfil Oficina Inclusão de NOTAS FISCAIS Guia Rápido Audatex Web Perfil Oficina 1 SUMÁRIO 1. Introdução... 3 2. Acesso... 3 3. Home Tela Inicial... 4 4. Sinistros... 5 5. Dados Gerais... 6 6. Notas Fiscais... 6 7. Ações...

Leia mais

CURSOS A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

CURSOS A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO CURSOS A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO TUTORIAL PARA ALUNOS INTRODUÇÃO A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE OURO PRETO 2014 1 SUMÁRIO 1 ACESSANDO A PLATAFORMA... 03 2 DISCIPLINAS... 08 3 PERSONALIZANDO

Leia mais

Manual de instalação do software CSIBackup Versão 1.0

Manual de instalação do software CSIBackup Versão 1.0 Manual de instalação do software CSIBackup Versão 1.0 1 Sumário Download do software... 3 Passos para a instalação e utilização... 3 Instalação... 3 Instalando dependências necessárias... 7 Sistema de

Leia mais

MANUAL SIPAC ORIENTAÇÕES PARA REQUISIÇÕES DE RP

MANUAL SIPAC ORIENTAÇÕES PARA REQUISIÇÕES DE RP MANUAL SIPAC ORIENTAÇÕES PARA REQUISIÇÕES DE RP SUMÁRIO 1. Introdução... 3 2. Solicitar material em um registro de preços... 4 2.1. Visualizar Ata... 6 2.2. Solicitar material em um Registro de Preços...

Leia mais