Agora imagine que você está de carro no centro da cidade, procurando um lugar para estacionar. Em vários portões há placas dizendo "Não estacione".

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Agora imagine que você está de carro no centro da cidade, procurando um lugar para estacionar. Em vários portões há placas dizendo "Não estacione"."

Transcrição

1 Curso de Farmácia Disciplina: PORTUGUÊS INSTRUMENTAL I Conteúdo programático semi presencial a ser disponibilizado no site da FAPI. Professora: Odete Aléssio Pereira Conceito de texto Palavra(s) precisa(m) constituir um contexto significativo Alfredina Nery Para começar a conversa sobre o conceito de texto, pense na seguinte situação: você está dentro de um ônibus e lê, pela janela, num cartaz da rua a propaganda de uma calça jeans, com um casal jovem, namorando. Há uma frase escrita embaixo da marca da calça que diz: "A escolha de ser livre". Agora imagine que você está de carro no centro da cidade, procurando um lugar para estacionar. Em vários portões há placas dizendo "Não estacione". Finalmente, pense que, na escola, o professor dá um exercício para colocar frases no plural. Ele está preocupado com o fato de alguns alunos não fazerem a concordância do sujeito com o verbo. Da lista de frases que ele pôs no quadro negro consta, por exemplo: "O carro estacionou em lugar proibido e foi multado." Muito bem, para cada uma das três situações, temos diferentes frases: "A escolha de ser livre" "Não estacione" "O carro estacionou em lugar proibido e foi multado." Considere que texto é uma seqüência verbal (palavras), oral ou escrita, que forma um todo cujos sentidos são constituídos numa determinada situação comunicativa por quem dela participa. Nestes termos, quais frases acima podem ser consideradas textos? Por quê? Se escolheu apenas as frases 1 e 2, você acertou em cheio, pois: "A escolha de ser livre" constitui um "slogan" da propaganda do jeans referido na situação 1. Ou seja, é uma frase curta, de impacto, que de tanto ser repetida, é facilmente memorizada pelo consumidor. Esse uso da frase como um "slogan" torna a um texto. As placas nos portões das casas dizendo "Não estacione" também trazem uma frase que é um texto, porque há um contexto interativo no qual as pessoas se entendem devido às convenções sociais das regras do trânsito.

2 Na terceira situação, "O carro foi estacionado em lugar proibido e foi multado" é uma frase, mas não é um texto porque não há contexto de significação. Aí temos somente um professor usando frases soltas para os alunos aprenderem singular e plural, ou concordância. Contexto significativo Vamos procurar deixar isso mais claro usando outros exemplos: 1) Você foi visitar um amigo que está hospitalizado e, pelos corredores, você vê placas com a palavra "Silêncio". 2) Você está andando por uma rua, a pé, e vê um pedaço de papel, jogado no chão, onde está escrito "Ouro". Em qual das situações uma única palavra pode constituir um texto? Na situação 1, a palavra "Silêncio" está dentro de um contexto significativo por meio do qual as pessoas interagem: você, como leitor das placas, e os administradores do hospital, que têm a intenção de comunicar a necessidade de haver silêncio naquele ambiente. Assim, a palavra "Silêncio" também é um texto. Na situação 2, a palavra "Ouro" não é um texto. É apenas um pedaço de papel encontrado na rua por alguém. A palavra "Ouro", na circunstância em que está, quer dizer o quê? Não há como saber. Podemos, no máximo, ir atrás de sua definição, num dicionário: Ouro substantivo masculino 1. Rubrica: química. elemento químico de número atômico 79 (símb.: Au) [Us. em joalheria, próteses dentárias, refletores de luz infravermelha, vidros coloridos, medicamentos etc.] 2. m.q. dinheiro ('qualquer montante') Ex.: a felicidade vale todo o o. do mundo 3. Derivação: por extensão de sentido. qualquer moeda ou objeto valioso; riqueza, fortuna Ex.: amealhou muito o. (Dicionário Houaiss) Mas e se a palavra "Ouro" estiver escrita em um cartaz pendurado nas costas de um daqueles homens que ficam nas esquinas do centro das cidades grandes que anunciam a compra de ouro? Aí sim, nessa situação, a palavra "Ouro" constitui um texto, porque se encontra num contexto significativo em que alguém quer dizer algo para outra pessoa (no caso, vender/comprar ouro) e, então anuncia isso. Concluindo, o texto verbal pode ter uma extensão variável: uma palavra, uma frase ou um conjunto maior de enunciados, mas ele obrigatoriamente necessita de um contexto significativo para existir. Constituindo sentidos

3 Agora, Leia o texto a seguir de modo a aprofundar ainda mais o conceito de "texto". Circuito Fechado Chinelos, vaso, descarga. Pia, sabonete. Água. Escova, creme dental, água, espuma, creme de barbear, pincel, espuma, gilete, água, cortina, sabonete, água fria, água quente, toalha. Creme para cabelo; pente. Cueca, camisa, abotoaduras, calça, meias, sapatos, gravata, paletó. Carteira, níqueis, documentos, caneta, chaves, lenço, relógio, maços de cigarros, caixa de fósforos. Jornal. Mesa, cadeiras, xícara e pires, prato, bule, talheres, guardanapos. Quadros. Pasta, carro. Cigarro, fósforo. Mesa e poltrona, cadeira, cinzeiro, papéis, telefone, agenda, copo com lápis, canetas, blocos de notas, espátula, pastas, caixas de entrada, de saída, vaso com plantas, quadros, papéis, cigarro, fósforo. Bandeja, xícara pequena. Cigarro e fósforo. Papéis, telefone, relatórios, cartas, notas, vales, cheques, memorandos, bilhetes, telefone, papéis. Relógio. Mesa, cavalete, cinzeiros, cadeiras, esboços de anúncios, fotos, cigarro, fósforo, bloco de papel, caneta, projetos de filmes, xícara, cartaz, lápis, cigarro, fósforo, quadro negro, giz, papel. Mictório, pia, água. Táxi. Mesa, toalha, cadeiras, copos, pratos, talheres, garrafa, guardanapo, xícara. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Escova de dentes, pasta, água. Mesa e poltrona, papéis, telefone, revista, copo de papel, cigarro, fósforo, telefone interno, externo, papéis, prova de anúncio, caneta e papel, relógio, papel, pasta, cigarro, fósforo, papel e caneta, telefone, caneta e papel, telefone, papéis, folheto, xícara, jornal, cigarro, fósforo, papel e caneta. Carro. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Paletó, gravata. Poltrona, copo, revista. Quadros. Mesa, cadeiras, pratos, talheres, copos, guardanapos. Xícaras, cigarro e fósforo. Poltrona, livro. Cigarro e fósforo. Televisor, poltrona. Cigarro e fósforo. Abotoaduras, camisa, sapatos, meias, calça, cueca, pijama, espuma, água. Chinelos. Coberta, cama, travesseiro. (Ricardo Ramos) Você considera que em "Circuito fechado" há apenas uma série de palavras soltas? Ou se trata de um texto? Por quê? Na verdade, trata se de um texto. Apesar de haver palavras, aparentemente, sem relação, numa primeira leitura, é possível dizer, depois de outra leitura mais atenta, que há uma articulação entre elas. Vamos pensar mais sobre isso... Em "Circuito fechado" há, quase que exclusivamente, substantivos (nomes de entidades cognitivas e/ou culturais, como "homem", "livro", "inteligência" ou palavras que designam ou nomeiam os seres e as coisas).

4 Verifique que pela escolha dos substantivos e pela seqüência em que são usados, o leitor pode ir descobrindo um significado implícito, um elemento que as une e relaciona, formando o texto. Podemos dizer que este texto se refere a um dia na vida de um homem comum. Quais palavras e que seqüência nos indicam isso? Note que no início do texto, há substantivos relacionados a hábitos rotineiros, como levantar, ir ao banheiro, lavar o rosto, escovar dentes, fazer barba (para os homens), tomar banho, vestir se e tomar café da manhã. Chinelos, vaso, descarga. Pia. Sabonete. Água. Escova, creme dental, água, espuma, creme de barbear, pincel, espuma, gilete, água, cortina, sabonete, água fria, água quente, toalha. Creme para cabelo, pente. Cueca, camisa, abotoaduras, calça, meias, sapatos, gravata, paletó. Carteira, níqueis, documentos, caneta, chaves, lenço, relógio, maço de cigarros, caixa de fósforos. Já no final do texto, há o voltar para casa, comer, ler livro, ver televisão, fumar, tirar a roupa, tomar banho/escovar dentes, colocar pijama e dormir. Carro. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Paletó, gravata. Poltrona, copo, revista. Quadros. Mesa, cadeiras, pratos, talheres, copos, guardanapos. Xícaras, cigarro e fósforos. Poltrona, livro. Cigarro e fósforo. Televisor, poltrona. Cigarro e fósforo. Abotoaduras, camisa, sapatos, meias, calça, cueca, pijama, espuma, água. Chinelos. Coberta, cama, travesseiro. Descobrimos que a personagem é um homem também pela escolha dos substantivos. Parece que sua profissão pode estar relacionada à publicidade. Creme de barbear, pincel, espuma, gilete [...] cueca, camisa, abotoadura, calça, meia, sapatos, gravata, paletó [...] Mesa e poltrona, cadeira, cinzeiro, papéis, telefone, agenda, copo com lápis, canetas, blocos de notas, espátula, pastas, caixas de entrada, de saída [...] Papéis, telefone, relatórios, cartas, notas, vales, cheques, memorandos, bilhetes [...] Mesa, cavalete, cinzeiros, cadeiras, esboços de anúncios, fotos, cigarro, fósforo, bloco de papel, caneta, projetos de filmes, xícara, cartaz, lápis, cigarro, fósforo, quadro negro, giz, papel.

5 Também ficamos sabendo que na casa da personagem há quadros, pois o narrador usa a palavra duas vezes: no momento do café e na volta para casa. No escritório há "Relógio". Escolha intencional do autor, talvez para relacionar relógio e trabalho, trabalho e rotina. Depreendemos que o homem é um grande fumante, basicamente, pelo número de vezes em que o narrador fala desse hábito, em vários momentos do dia da personagem: 14 vezes. Além disso, é interessante notar como há sempre a referência à dupla "cigarro e fósforo". A palavra que explicita o início da ação do homem, ou da atuação da personagem, num dia de sua rotina é "chinelos", usada no início do texto para mostrar o momento do acordar/levantar e depois a hora de dormir. Há também uma marcação de mudança de espaço, por meio dos termos "carro", usado como que mostrando o horário de sair de manhã e a volta para casa, à noite. No meio do texto há também o uso de um "táxi", provavelmente uma saída do trabalho: um almoço? Um jantar? Uma visita a um cliente? Enfim, "Circuito fechado" é uma crônica um texto narrativo curto, cujo tema é o cotidiano e que leva o leitor a refletir sobre a vida. Usando somente substantivos, o autor do texto produziu um texto que termina onde começou. Essa estrutura circular tem relação com o título ("Circuito fechado") e com os dias atuais? Sem dúvida nenhuma, podemos compreender suas relações, não é mesmo? O cotidiano repete se, fecha se em si mesmo a cada dia. Rotinas... Para você pensar Você sabia que o conceito de texto não se limita à linguagem verbal (palavras)? O texto pode ter várias dimensões, como o texto cinematográfico, o teatral, o coreográfico (dança e música), o pictórico (pintura), etc. *Alfredina Nery é professora universitária, consultora pedagógica e docente de cursos de formação continuada para professores na área de língua, linguagem e leitura. A IMPORTÂNCIA DA LEITURA EM NOSSA VIDA Você vive num mundo de símbolos e precisa saber interpretá los "Ler significa aproximar se de algo que acaba de ganhar existência." (Italo Calvino) Leituras Um mapa aberto. A mão estendida para a cartomante. Os búzios na terra. Pegadas na areia. Um pescador olha para o céu e sabe se vai chover. Um biólogo segue os rastros de uma onça pela floresta. Muros escritos da cidade.

6 A linguagem das mãos dos surdos mudos. O rosto do outro. Os sonhos estranhos. As placas na estrada. Livros abertos: uma menina deitada no chão vê imagens coloridas. Um homem, em sua cama, sob a tênue luz do abajur, lê um romance. Uma mulher, debruçada sobre uma escrivaninha, está atenta às notícias do dia, num jornal. Vivemos num mundo imerso em sinais que fatalmente vemos e precisamos olhar, ler, decifrar. Talvez tão naturalmente quanto respiramos, desenvolvamos sem perceber o ato de ler continuamente as coisas que nos cercam. Lemos para nos entender, para entender os outros e o universo de que fazemos parte. Desde bebês, já estamos atentos às linguagens que nos circundam: os cheiros, os barulhos, as vozes da mãe, do pai, os toques: carícias ou palmadas. Oralidade e escrita À medida que crescemos, lançamo nos às aventuras dos sons articulados, do falar, da língua. Pela casa, encontramos tantos objetos atraentes que não conhecemos. Ao segurá los com curiosidade, porém, já estamos tentando compreendê los. Um universo maravilhoso se descortina na cozinha: o fogão, a geladeira, a louça, as vasilhas e panelas da mamãe. Estas são particularmente estranhas e fazem um grande barulho quando são jogadas no chão. Desenhar, começar a delinear formas na página branca do papel. Começar a reconhecer letras, sílabas, textos: a escrita abre novas possibilidades para a linguagem que, oralmente, já conquistamos. Depois de aprendermos a decifrar os textos, estaremos lendo o tempo todo para sempre.qualquer palavra que surja a nossa frente é imediatamente decodificada. Descobrir e decifrar O ato de ler implica descobrir e conhecer o mundo. Com ele, desenvolvemos o tempo todo um processo de atribuir sentido às coisas. Pense nos inúmeros textos que você encontra em seu dia a dia, enquanto está caminhando em uma avenida, por exemplo: pichações nos muros, outdoors, nomes de ruas nas placas das esquinas, anúncios de lojas, letreiros de edifícios, números das casas, sem falar na banca de jornal, repleta de imagens e manchetes. Na verdade, quase sem perceber, você caminhado por um universo de signos, ou

7 de símbolos, ou ainda de sinais. O sentido das coisas nos vem principalmente por meio do olhar, da leitura: da compreensão e da interpretação desses múltiplos signos que enxergamos, desde os mais corriqueiros, como os nomes de ruas, até os mais complexos, como uma poesia com metáforas e imagens cujo sentido muitas vezes demoramos para decifrar. No poema que segue, de Paulo Leminski, percebe se o quanto é essencial para o ser humano a atribuição de significados, tanto para os mistérios do nosso mundo interior, quanto para as coisas e fenômenos do mundo exterior a nós: Buscando o sentido O sentido, acho, é a entidade mais misteriosa do universo. Relação, não coisa, entre a consciência, a vivência e as coisas e os eventos. O sentido dos gestos. O sentido dos produtos. O sentido do ato de existir. Me recuso a viver num mundo sem sentido. Estes anseios/ensaios são incursões conceptuais em busca do sentido. Pois isso é próprio da natureza do sentido: ele não existe nas coisas, tem que ser buscado, numa busca que é sua própria fundação. Só buscar o sentido faz, realmente, sentido. Tirando isso, não tem sentido. A importância da leitura "A leitura da palavra é sempre precedida da leitura do mundo." (Paulo Freire) Afinal por que se afirma que é tão importante ler?... Seria esta apenas mais uma afirmação sem maior sentido, que nos rodeia nesse universo de textos e mensagens, com os quais somos bombardeados diariamente? Decerto que não. Vamos lembrar que o texto seja de que natureza for está sempre pronto a ser compreendido, decifrado e interpretado pelo leitor. O processo da leitura exige um esforço com o qual garante uma compreensão ampliado do mundo,

8 de nós mesmos e da nossa relação com o mundo. Na Roma antiga, o verbo "ler" do latim legere além de ler, também podia significar "colher", "recolher", "espiar", "reconhecer traços", "tomar", "roubar". Portanto, ler, na verdade, é muito mais do que simplesmente reconhecer as palavras e frases dos outdoors de uma avenida, dos índices de desempregos noticiados nos jornais, do discurso político de um candidato à presidência da República, de um poema ou de um conto, de um romance ou de um filme. Ler é compreender os discursos, mas também é completá los, descobrindo o que neles não está explicitamente dito. Talvez o "recolher" seja buscar as pistas que o texto tem, o "espiar" seja distanciar se um pouco e não de imediato aquilo que está sendo proposto, "tomar" e "roubar" talvez queira dizer para os leitores estarem prontos a captar, capturar, se apropriar daquilo que está escondido nas entrelinhas de um texto. Um desfile de palavras vazias? É assim que a leitura se torna criativa e produtiva, pela descoberta dos sentidos do texto e a atribuição de outros. Do contrário, ela se torna apenas o mero assistir a um desfile de letras, palavras e frases vazias, diante de olhos tão passivos, quanto sonolentos. O mundo simbólico se amplia diariamente. A maior parte dos fenômenos, sejam de natureza política, econômica, social ou cultural, fazem parte de um registro contínuo do homem. Também a reinvenção da realidade por meio dos textos literários, que constroem uma nova linguagem, nos dá a dimensão das emoções, sentimentos, críticas e vivências do homem, na sua busca de sentido para a existência. Nos contos, crônicas, romances, poemas, nos mais variados textos criados, há sempre um universo interior e exterior de pessoas que vivem ou viveram num determinado tempo e espaço. Ler os textos escritos e as diversas linguagens inerentes ao ser humano é ampliar o nosso próprio mundo simbólico, é desenvolver nossa capacidade de comunicar e criticar, enfim, é um ato

9 contínuo de recriação e invenção. Para você pensar: Alguma vez, através da leitura, você já descobriu alguma coisa que fosse essencial para você? Você concorda com Paulo Leminski: o sentido é a entidade mais misteriosa do universo? Por quê? * Carla Caruso é escritora, pesquisadora e realiza projetos de capacitação de professores no Estado de São Paulo. Exemplo de leitura A difícil arte de simplificar e interpretar textos Muitos textos científicos são escritos numa linguagem de difícil compreensão para o grande público. Torna se necessário simplificá los, tornando os mais acessíveis. Observem abaixo os estágios da simplificação. Assim escreveu Dad Squarisi no Correio Braziliense, 2 de fevereiro de Reproduzo a versão da colega que tem coluna congênere no jornal de Brasília. Texto original (versão Ph.) O dissacarídeo de fórmula C12H22O11, obtido através da fervura e da evaporação de H2O do líquido resultante da prensagem do caule da ramínea Saccharus officinarum, Linneu, isento de qualquer outro tipo de processamento suplementar que elimine suas impurezas, quando apresentado sob a forma geométrica de sólidos de reduzidas dimensões e arestas retilíneas, configurando pirâmides truncadas de base oblonga e pequena altura, uma vez submetido a um toque no órgão do paladar de quem se disponha a um teste organoléptico, impressiona favoravelmente as papilas gustativas, sugerindo impressão sensorial equivalente provocada pelo mesmo dissacarídeo em estado bruto que ocorre no líquido nutritivo da alta viscosidade, produzindo nos órgãos especiais existentes na Apis mellifica, Linneu. No entanto, é possível comprovar experimentalmente que esse dissacarídeo, no estado físico químico descrito e apresentado sob aquela forma geométrica, apresenta considerável resistência a modificar apreciavelmente suas dimensões quando submetido a tensões mecânicas de compressão ao longo do seu eixo em conseqüência da pequena deformidade que lhe é peculiar. Primeira simplificação (mestre) A sacarose, extraída da cana de açúcar, que ainda não tenha passado pelo processo de purificação e refino, apresentando se sob a forma de pequenos sólidos tronco piramidais de base retangular, impressiona agradavelmente o paladar, lembrando a sensação provocada pela mesma sacarose produzida pelas abelhas em um peculiar líquido espesso e nutritivo. Entretanto, não altera suas dimensões lineares ou suas proporções quando submetida a uma tensão axial em conseqüência da aplicação de compressões equivalentes e opostas.

10 Segunda simplificação (graduação universitária) O açúcar, quando ainda não submetido à refinação e, apresentando se em blocos sólidos de pequenas dimensões e forma tronco piramidal, tem sabor deleitável da secreção alimentar das abelhas; todavia não muda suas proporções quando sujeito à compressão. Terceira simplificação (ensino médio) Açúcar não refinado, sob a forma de pequenos blocos, tem o sabor agradável do mel, porém não muda de forma quando pressionado. Quarta simplificação (ensino fundamental) Açúcar mascavo em tijolinhos tem o sabor adocicado, mas não é macio ou flexível. Simplificação final (linguagem popular) Rapadura é doce, mas não é mole, não! ACENTUAÇÃO GRÁFICA GRAMÁTICA 1 Sílaba tônica A sílaba proferida com mais intensidade que as outras é a sílaba tônica. Esta possui o acento tônico, também chamado acento de intensidade ou prosódico. Nem sempre a sílaba tônica recebe acento gráfico. Exemplos: cajá, caderno, lâmpada 2 Sílaba subtônica Algumas palavras geralmente derivadas e polissílabas, além do acento tônico, possuem um acento secundário.a sílaba com acento secundário é chamada de subtônica. Exemplos: terrinha, sozinho 3 Sílaba átona As sílabas que não são tônicas nem subtônicas chamam se átonas. Podem ser pretônicas (antes da tônica) ou postônicas (depois da tônica),

11 Exemplos: barata (átona pretônica, tônica, átona postônica) máquina (tônica, átona postônica, átona postônica) Não confunda acento tônico com acento gráfico. O acento tônico está relacionado com intensidade de som e existe em todas as palavras com duas ou mais sílabas. O acento gráfico existirá em apenas algumas palavras e será usado de acordo com regras de acentuação. Quanto aos monossílabos, eles podem ser: a) átonos: não possuem acentuação própria, isto é, são pronunciados com pouca intensidade: o, lhe, e, se, a. b) tônicos: possuem acentuação própria, isto é, são pronunciados com muita intensidade: lá, pá, mim, pôs, tu, lã. Os monossílabos tônicos soam distintamente no interior da frase: já os monossílabos átonos, não possuindo acentuação própria, soam como uma sílaba da palavra anterior ou da palavra posterior. Quero encontrá la lá. Dê o livro de Português. Tenho dó do menino. A distinção entre monossílabo tônico e monossílabo átono depende do contexto, ou seja, eles têm que ser analisados numa frase. Fora do contexto, todos os monossílabos são tônicos. Classificação das palavras quanto à sílaba tônica Quanto à posição da sílaba tônica, as palavras classificam se em: a) oxítonas: a sílaba tônica é a última sílaba da palavra. Exemplos: ma ra cu já, ca fé, re com por. b) paroxítonas: a sílaba tônica é a penúltima sílaba da palavra. Exemplos: ca dei ra, ca rá ter, me sa. c) proparoxítonas: a sílaba tônica é a antepenúltima sílaba da palavra. Exemplos: sí la ba, me ta fí si ca, lâm pa da. Nem sempre a sílaba tônica vem indicada com acento gráfico. Dessa forma, é fundamental distinguir o acento tônico do acento gráfico. O acento tônico é o acento da fala; marca a maior intensidade na pronúncia de uma sílaba.

12 O acento gráfico é o sinal utilizado, em algumas palavras, para indicar a sílaba tônica. Acentuação gráfica 1. Regras gerais: Para acentuar corretamente as palavras, convém observar as seguintes regras: 1.1. Proparoxítonas Todos os vocábulos proparoxítonos são acentuados. Exemplos: árvore, metafísica, lâmpada, pêssego, quiséssemos, África, Ângela Paroxítonas São acentuados os vocábulos paroxítonos terminados em: i(s): júri, júris, lápis, tênis. us: vírus, bônus. um/uns: álbum, álbuns. r: caráter, mártir, revólver. x: tórax, ônix, látex. n: hífen, pólen, mícron, próton. l: fácil, amável, indelével. ditongo: Itália, Áustria, memória, cárie, róseo, Ásia, Cássia, fáceis, imóveis, fósseis, jérsei. ão(s): órgão(s), sótão (s), ófão (s), bênção (s). ã (s): órfã(s), ímã (s). ps: bíceps, fórceps Não se acentuam os paroxítonos terminados em ens: hifens, polens, jovens, nuvens, homens. Não se acentuam os prefixos paroxítonos terminados em i ou r: super homem, inter helênico, semi selvagem Oxítonas São acentuados os vocábulos terminados em: a(s ), e(s), o(s): maracujá, ananás, café, você, dominó, paletós, vovô, vovó, Paraná.

13 em/ens: armazém, vintém, armazéns, vinténs.. Acentuam se também los monossílabos tônicos terminados em a, e, o (seguidos ou não de s): pá, pé, pó, pás, pés, pós, lê, dê, hás, crês. As formas verbais terminadas em a, e, o tônicos seguidos de lo, la, los, las também são acentuadas: amá lo, dizê lo, repô lo, fá lo, repô la, fá lo á, pô lo, comprá la á. O til vale como acento tônico se outro acento não figura no vocábulo: lã, fã, irmã, alemã 2. Regras especiais Além das anteriormente vistas, cumpre observar ainda as seguintes regras: Acentuam se os ditongos de pronúncia aberta éu, éi, ói: chapéu, céu, anéis, pastéis, coronéis, herói. Hiatos ôo e êe: vôo, enjôo, vôos, crêem, lêem, dêem. Coloca se acento nas vogais i e u que formam hiato com a vogal anterior: sa í da, sa ís te, sa ú de, ba la ús tre, ba ú, ra í zes, ju í zes, Lu ís, pa ís, Helo í sa, Ja ú. Não se acentuam o i e o u que formam hiato quando seguidos, na mesma sílaba, de l, m, n, r ou z: Ra ul, ru im, sa ir des, ju iz. Também não se acentua o hiato seguido do dígrafo nh: ra i nha, ven to i nha, ba i nha. Coloca se o trema na letra u dos encontros gue, gui, que, qui, quando a letra u for pronunciada atonamente (nesses casos, o û é semivogal: tranqüilo, freqüente, lingüiça, sagüi. Se a letra u de tais encontros for pronunciada tonicamente, levará acento agudo (nesses casos, o u é vogal): averigúe, apazigúe, argúi, argúis. Se a letra u de tais encontros não for pronunciada, evidentemente não levará acento algum (nesse caso, temos dígrafo): quilo, quente, guerra, guerreiro, queijo. Observações finais a) Os verbos ter e vir levam acento circunflexo na 3ª pessoa do plural do presente do indicativo: ele tem/ eles têm, ele vem/eles vêm. b) Os verbos derivados de ter e vir levam acento agudo na 3ª pessoa do singular e acento circunflexo na 3ª pessoa do plural do presente do indicativo: ele retém/ eles retêm, ele intervém /eles intervêm. c) Recebem acento diferencial as seguintes palavras: côa (verbo e substantivo), para diferenciar de coa (contração). pôr (verbo), para diferenciar de por (preposição). pára (verbo), para diferenciar de para (preposição).

14 pêlo (substantivo), para diferenciar de pelo (contração). pélo (do verbo pelar), para diferenciar de pelo (contração). pólo (substantivo), para diferenciar de polo (contração de por+o). pôlo (substantivo), para diferenciar de polo (contração de por+o). pêra (substantivo), para diferenciar de pera (preposição antiga). pôde(3ª pessoa do singular do pretérito perfeito), para diferenciar de pode (3ª pessoa do singular do presente o indicativo) ACENTUAÇÃO GRÁFICA EXERCÍCIOS 01 (UFES) O acento gráfico de "três" justifica se por ser o vocábulo: a) Monossílabo átono terminado em ES. b) Oxítono terminado em ES c) Monossílabo tônico terminado em S d) Oxítono terminado em S e) Monossílabo tônico terminado em ES 02 (UFES) Coloca se trema sobre o "U" átono (pronunciando), como no vocábulo UNGÜENTO, sempre que estiver. a) no grupo "gu" seguido de "E" nasal. b) No grupo "gu" ou "qu" seguido de E, I, A c) O grupo "gu" seguido de "E" ou "I". d) Precedido de "g "ou "q "seguido de "E" ou "I" e) Nos grupos de "gu" e "qu" 03 (UFES) Se o vocábulo CONCLUIU não tem acento gráfico, tal não acontece com uma das seguinte formas do verbo CONCLUIR: a) concluia b) concluirmos c) concluem d) concluindo e) concluas 04 (Med./Itajubá) Nenhum vocábulo deve receber acento gráfico, exceto: a) sururu b) peteca c) bainha d) mosaico e) beri beri 05 (Med./ Itajubá) Todos os vocábulos devem ser acentuados graficamente, exceto: a) xadrez b) faisca c) reporter

15 d) oasis e) proteina 06) (UFES) Assinale a opção em que o par de vocábulos não obedece à mesma regra de acentuação gráfica. a) sofismático/ insondáveis b) automóvel/fácil c) tá/já d) água/raciocínio e) alguém/comvém 07) (Med/Itajubá) Os dois vocábulos de cada item devem ser acentuado graficamente, exceto: a) herbivoro ridiculo b) logaritmo urubu c) miudo sacrificio d) carnauba germem e) Biblia hieroglifo 08) (PUC Campinas) Assinale a alternativa de vocábulo corretamente acentuado: a) hífen b) ítem c) ítens d) rítmo e) nidia 09 (RJ) "Andavam devagar, olhando para trás... (J.A. de Almeida Américo A. Bagaceira) Assinale o item em que nem todas as palavras são acentuadas pelo mesmo motivo da palavra grifada no texto. a) Más vês b) Mês pás c) Vós Brás d) Pés atrás e) Dês pés 10) (RJ) Assinale o item em que há dois vocábulos acentuados inadequadamente. a) fôste íris b) estrêla lângüido c) íris lângüido d) fôste estrêla e) hifens mágoa

16 11) (RJ) "Como ele não vem ao seu encontro, ela pára" (Autran Dourado) O vocábulo grifado leva acento agudo porque: a) Há necessidade de diferençá lo de outro vocábulo, pela tonicidade. b) É um vocábulo paroxítono terminado em a; c) É um vocábulo oxítono terminado em a; d) Há necessidade de diferençá lo de outro ; e) É um vocábulo erudito. 12 (Mackenzie) Indique a única alternativa em que nenhuma palavra é acentuada graficamente: a) lapis, canoa, abacaxi, jovens, b) ruim, sozinho, aquele, traiu c) saudade, onix, grau, orquidea d) flores, açucar, album, virus, e) voo, legua, assim, tenis 13 Nas alternativas que seguem escreva C (certo) ou E (errado) ao lado das palavras. a) hífens b) refens c) itens d) vôo e) látex f) íbero g) rubrica h) lêvedo i) aerolito j) avaro k) mosaico l) degrau m) ínterim n) aziago o) álacre p) batavo q) filantropo r) oblíque s) tranquilo t) sairam u) unguento v) pudico 14 Assinale a alternativa em que ocorre erro na acentuação gráfica da forma verbal acompanhada de pronome. a) ferí la íamos b) cantá la íes.

17 c) compô la d) vemdê la e) retribuí la 15 Marque o item em que o "e " e o "u "em hiato devem ser acentuados em todas as palavras. a) Jesuita, juizo, juiz, faisca, juizes, b) Sairam, caires, cairam, caistes, sairdes c) Balaustre, reuno, reunem, saude, bau d) "a "e "b todas as palavras são acentuadas e) "b" e "c" todas as palavras são acentuadas 16 Em todas as alternativas, as palavras que seguem têm ditongo. Assinale aquela em que todas elesa devem ser acentuadas a) chapeu, ateia, ideia, mosaico, assembleia. b) reis, herois, ceu, heroica, pasteis c) papais, constrois, degraus, joia, anzois d) "a "e "b " todas devem ser acentuadas e) "b" e "c" todas devem ser acentuadas 17 Nas alternativas, a acentuação gráfica está correta em todas as palavras, exceto: a) jesuíta, caráter b) viúvo, sótão c) baínha, raíz d) naúfrago, espádua e) gráfico, flúor 18 Nas palavras que se seguem, escreva C (certo) ou E (errado) ao seu lado a) ama lo b) júri c) parabens d) apôio (s) e) apóio (v) f) aliás g) ascensão h) núvem i) chuchú j) vêem k) caía l) paióis m) téns n) martir o) traír p) paúl q) traíra

18 r) urubú s) armazéns t) abençôa u) mausoléu v) corroi x) Eles vem 19 Acentue, se necessário, as palavras: a) micron neutrons electrons b) esta (v) cos (cinta) po lo (v) c) constroem (v) povareu tipoia d) gase urubu caracois e) heroismo tainha senço f) feitura cordão benção g) climax voa (V) vomer h) fe re sede i) ele vem eles tem has(v) j) coo(v) enjoos coroa k) abencoa para (prep) para (v) l) pera (s) pelas (v) eles contem m) imãs video normandia n) super (prefixo) varzea ansia o) efemero fortuito desanimo p) ions sotão polens q) triceps destroem (v) lilas r) tunel refens parabens s) arcaico apos lem t) judaico cairmos (v) eden u) consul visivel arguição v) linguarudo pinguim arguem (v) x) questão frequente distinguir. Questões de 20 a 26. Coloque o acento gráfico nas formas verbais, quando necessário, pois os acentos foram omitidos. 20 "Quem ve cara não ve coração". 21 "Quem cabritos vende e cabras não tem, de algum lugar lhe vem" 22 "O homem que le vale mais 23 "Quem tem boca vai a Roma 24 "Depois da tempestade, vem bonança " 25 "Há males que vem para bem. 26 "Ela para trabalhar... Questões de 27 a 40. Preencha a lacuna em branco de acordo com o modelo. Eu creio : eles crêem 27 Eu dou; espero que Pedro e Paulo Eu releio; Maria e José...

19 29 Eu revejo; papai e mamãe Eu provenho; os meninos Eu provejo; os alunos Eu leio; os meninos e as meninas Eu vejo; eles e elas Eu creio; os alunos Eu creio; o menino Eu vejo; a menina Eu tenho; os meninos Eu venho; as meninas Eu tenho; a aluna Eu venho; a menina... Questões de 41 a 52. Alguns termos destacados sofrem alterações, de modo que ocorresse erro quanto á acentuação gráfica. Corrija os quando necessário. 41 "O indio. Sorrindo e modernamente encostado ao tronco..."(josé de Alencar) 42 "Uma simples tunica de algodão, a que os indigenas chamavam aimara, apertada..."(josé de Alencar) 43 "Sobre a alvura diafama do algodão, a sua pole..."(josé de Alencar) 44 "Em pé, no meio do espaço que formava a grande abobada de árvores..."(josé de Alencar) 45 "Acabado o fogo tudo se pos em andamento..."(manuel Antonio de Almeida) 46 "Conversaram por todo o caminho como se fossem dois conhecidos..."(manuel Antonio de lmeida) 47 "O Leonardo vendo isto sentiu um não sei que por dentro contra o menor..."(manuel Antonio de Almeida) 48 "Ou o senhor para com esse barulho ou eu faço um estrago louco."(fernando Sabino) 49 "Pula ca pra fora, perua choca se és capaz!"(alvares Azevedo) 50 "Alguém la embaixo abriria a porta do elevador e daria com ele ali em pelo..." (Fernando Sabino) 51 "Só a dona da casa não parecia economizar o sabado para usa lo numa Quinta de noite..." (Clarice Lispector) 52 "O patio estava quase cheio; ninguem mais se entendia..." (Alvez Azevedo) Questões 53 a 60. Acentue adequadamente as palavras que exigirem: 53 dolmã, Normandia 54 varzea, fortuito 55 polens, hifen 56 estencil, Venus 57 judaica, visivel 58 averigua (v.), cinquenta

20 59 tipoia 60 voa (v.), pera (s.) O uso do porquê: por que grafa se separadamente e sem acento: a) orações interrogativas diretas: Por que ele saiu? b) orações interrogativas indiretas: Não sei por que ele saiu. c) pronome relativo: O caminho por que (pelo qual) passei era difícil. por quê grafa se separadamene e com acento, quando ocorrer no final de frases interrogativas: Ele saiu cedo, por quê? Você não aceitou minha sugestão. Por quê? porque grafa se numa única palavra quando for empregado como conjunção, geralmente causal ou explicativa. Neste caso pode ser substituído pela conjuncão pois. É a resposta da pergunta. Saí cedo, porque tinha um sério compromisso. porquê grafa se numa única palavra e acentuado quando for substantivo. Não sei o porquê de sua revolta. Nesse caso pode ser reconhecido: a) pela anteposição do artigo; b) substituindo o pelas palavras motivo, causa. PONTUAÇÃO Vírgula antes da conjunção E Saretta dominou o primeiro set com extrema facilidade, e ainda contou com uma série de erros do britânico para largar na frente. Não se emprega a vírgula antes da conjunção E quando esta une orações de mesmo sujeito, caso da construção acima. Se ligasse orações de sujeitos diferentes, a conjunção E poderia ser antecedida de vírgula. Assim: "Naquele ano, o presidente foi eleito (,) e o parlamentar proferiu o polêmico discurso". Para evitar uma ambigüidade, entretanto, a vírgula é necessária. Assim: "Levou apenas as crianças, e os adolescentes se sentiram preteridos". Veja, abaixo, o texto corrigido:

21 Saretta dominou o primeiro set com extrema facilidade e ainda contou com uma série de erros do britânico para largar na frente. Vírgula e ambigüidade "Acusada de levar cinco crianças de suas casas, após ganhar a confiança das famílias, Alexsandra Sardinha Cardoso, 25, foi presa na última sexta feira (25) em Santa Bárbara (MG)." O fragmento reproduzido acima, extraído de notícia publicada na Folha Online, apresenta dois problemas, um dos quais decorrente do emprego indevido de uma vírgula. Observe que a expressão "após ganhar a confiança das famílias", um adjunto adverbial de tempo, está posta entre duas vírgulas, o que permite lê la como modificador tanto do verbo "levar" (ela levava as crianças após ganhar a confiança das famílias) como da forma verbal "foi presa" (foi presa após ter ganhado a confiança das famílias). Claro que a intenção do redator foi afirmar que Alexsandra Sardinha Cardoso levava as crianças de suas casas depois de ganhar a confiança das famílias, mas essa compreensão advém de referências extratextuais. Em suma, o leitor entende o sentido pretendido em razão de certa obviedade do conteúdo. A questão, entretanto, é que, ao escrever, não devemos acreditar que o que dizemos seja óbvio nem contar com a "benevolência" do leitor até porque haverá situações em que os dois sentidos serão, de fato, possíveis. A verdade é que a vírgula que está separando o adjunto adverbial não deveria ter sido posta. Afinal, o adjunto adverbial deve ser separado por vírgula quando está no início da frase ou intercalado entre termos de natureza complementar, mas não quando está no fim da oração (na chamada "ordem direta"). A retirada da primeira vírgula resolve esse problema. Passemos, agora, à segunda questão. O infinitivo é uma das chamadas "formas nominais" do verbo (é ele que nomeia as ações). Caracteriza se, basicamente, por não poder exprimir por si nem o tempo nem o modo, tendo seu valor temporal e modal sempre em dependência do contexto em que aparece. Ocorre, entretanto, que o infinitivo possui, ao lado de sua forma simples ("levar", "ganhar", "andar", "pertencer" etc.), uma forma composta ("ter levado", "ter ganhado", "ter andado", "ter pertencido" etc.). A diferença entre as duas é que, enquanto a última exprime uma ação de aspecto concluído, a primeira exprime uma ação que não se concluiu. Assim, uma frase como "Alexsandra levava as crianças após ganhar a confiança das famílias" está correta, pois ambas as formas verbais ("levava" e "ganhar") exprimem ações inacabadas. A forma "levava", do pretérito imperfeito do indicativo, exprime uma ação que se repete no passado, não uma ação

22 terminada. Muito bem. Dito isso, resta nos observar que, no texto em questão, o ideal era que se tivessem usado as formas do infinitivo composto, pois a quantidade de crianças levadas por Alexsandra indica tratar se de uma ação terminada. De maneira mais simples, dizemos que alguém leva crianças (não se sabe a quantidade de crianças, pois a ação se repete indefinidamente) de suas casas após ganhar a confiança das famílias ou que alguém levou cinco crianças (número exato, que indica ter a ação sido concluída) de suas casas após ter ganhado a confiança de suas famílias. Veja, abaixo, o texto reformulado: Acusada de ter levado cinco crianças de suas casas após ter ganhado a confiança das famílias, Alexsandra Sardinha Cardoso, 25, foi presa na última sexta feira (25) em Santa Bárbara (MG). Exercício de Pontuação 1 Pontue adequadamente o texto a seguir. De férias em Miami meia retorna ao Brasil no dia 15 Da Reportagem Local O colombiano Freddy Rincon pivô da mais recente crise no Corinthians volta de Miami (Estados Unidos) onde passa férias no próximo dia 15 A informação foi dada pelo empresário do jogador Francisco Monteiro o Todé "Ele deve se apresentar a seu novo clube no dia 15 No mesmo dia dirá as razões que o fizeram sair do Corinthians" afirmou o empresário Todé disse que conversou com Rincón por telefone e que não poderia dar detalhes sobre as negociações com o Santos "Só posso dizer que um clube ofereceu mais dinheiro e ele resolveu sair" O diretor de futebol do Santos Paulo Ferreira negou que a viagem de Rincón que estava na Colômbia até a semana passada esteja sendo patrocinada pelo clube em uma tentativa de "abaixar a poeira" do caso"não fizemos nada disso Nem sei onde o Rincón está agora" afirmou Ferreira que anteontem havia declarado não saber quando o colombiano seria apresentado oficialmente à torcida santista "Se eu te disser que já há uma data definida estou mentindo" disse o dirigente (Folha de S. Paulo. Caderno 4, pág. 4 esporte Quinta feira, 3 de fevereiro de 2000) Concordância nominal 1. Na oração "Um sorriso lento iluminava o rosto moreno." (Graciliano Ramos) encontramos a seguinte estrutura: Um sorriso lento (sujeito)

23 iluminava o roso moreno (predicado) Nessa relação, o núcleo do predicado (verbo), elemento determinante, concorda com o núcleo do sujeito (substantivo), elemento determinado. A esse relacionamento sujeito verbo denominamos concordância verbal. 2. Observemos apenas a estrutura do sujeito "Um sorriso lento" Há entre estas três palavras uma relação específica. A palavra mais importante é o substantivo sorriso e em torno dela giram outras classes gramaticais (artigo, numeral, adjetivo e pronome adjetivo). A essa relação chamamos de concordância nominal. Concordância nominal Regras gerais 1ª) Observemos os elementos em destaque na frase: "Pelos cimos da mata se escapavam aves espantadas, remontando às alturas num vôo desesperado." (Graça Aranha) AVES ESPANTADAS substantivo adjetivo feminino plural feminino plural VÔO DESESPERADO substantivo adjetivo masculino singular masculino singular Concluímos que: O adjetivo concorda em gênero e número com o substantivo a que se refere. 2ª) Observe agora os termos grifados: "Os troncos atacados com raiva." "Algumas árvores pareciam resistir."

24 "A dois quilômetros talvez não houvesse tanto fogo." "A duas léguas chegaria tanta fumaça?" Os artigos, os numerais e os pronomes adjetivos "os" "algumas", "dois", "duas" e "tanta" concordam com o substantivo a que se referem. Nota: quanto aos numerais, variam em gênero um, dois e as centenas a partir de duzentos. Regras especiais 1ª) O adjetivo que se refere a mais de um substantivo de gênero e número diferentes, quanto posposto, poderá concordar no masculino plural ou com o substantivo mais próximo. "Tinha as espáduas e o colo feitos de encomenda para os vestidos decotados" "Acharia ele, porventura, a vida e o repouso íntimos."(a. Herculano) "Render o preito e a homenagem devida." (C. Ribeiro) 2ª) Anteposto aos substantivos, o adjetivo concorda, em geral, com o mais próximo. "Escolhestes mau lugar e hora..."(herculano) "Creio que me houve com a necessária intrepidez e disciplina." (M. de Assis) "São de igual talhe e força."(herculano) "Jorge, perdida a cor e o alento, caiu."(manuel Bandeira) 3ª) As expressões UM E OUTRO e NEM UM NEM OUTRO pedem substantivo singular. "Um e outro vaga lume riscando fósforos." (J. A. Almeida) "Uma e outra coisa lhe desagrada."(m.bernardes) 4ª) Dois ou mais adjetivos que se referem ao mesmo substantivo determinado por artigo possibilitam dois tipos de concordância paralelos. Especializou se nas literaturas brasileira e portuguesa; Especializou se na literatura brasileira e na portuguesa.

25 5ª) Sendo sinônimos os substantivos, o adjetivo concorda com o mais próximo. "As maldições se cumpriam no povo e gente hebréia."(vieira) "O amor e a amizade verdadeira não nas bonanças, mas na adversidade se conhece."(f. de Morais) 6ª) Quando dois ou mais numerais ordinais do singular modificam um mesmo substantivo, este, se posposto, pode ficar no singular ou ir para o plural. "Depois de bater repetidas vezes à porta do primeiro e segundo andar. (Camilo) "Os preços da segunda e terceira classe eram os mesmos de outras partes." (M. de Assis) "O terceiro e quarto volumes da Monarquia Lusitana." (Herculano) Nota: substantivo anteposto ficará no plural. "As cláusulas terceira, quarta e quinta..."(rui Barbosa) 7ª) Os pronomes adjetivos MESMO, PRÓPRIO, e o adjetivo SÓ concordam, normalmente, com o respectivo substantivo. Vós mesmos sois os responsáveis. Elas mesmas fizeram os trabalhos. Ela própria comprou tudo. Eles próprios se interrogavam. Vocês permanecem sós. Nota: quando mesmo equivale a realmente, de fato; e só, a somente, não variam. "Ele veio mesmo,. Só as mulheres permaneceram caladas. 8ª) As palavras MEIO e BASTANTE, quando adjetivos, concordam com respectivos substantivos, ficando invariáveis quando advérbios. Bastantes pessoas ficaram bastante insatisfeitas. As meias palavras são sintomáticas das afirmações meio verdadeiras. Ao meio dia e meia (hora), saíram.

26 As meias garrafas estão meio vazias. 9ª) O adjetivo ANEXO concorda, normalmente, com o respectivo substantivo, o que não ocorre quando, precedido da preposição em, constitui locução adverbial. Seguem anexas as minutas do processo. Todas provas estavam anexas. Os planos anexos ilustram e desenvolvem o croqui. Mas, seguem em anexo as declarações da testemunha. 10ª) Os adjetivos QUITE e CONFORME concordam com o respectivo substantivo, segundo a normal geral. Ele já está quite com o Serviço Militar. Todas estarão quites com suas famílias. As informações chegaram conformes com as expectativas. 11ª) A palavra ALERTA (advérbio) permanece invariável, segundo a tradição gramatical. Todos estavam alerta. Eles, alerta, dormiam em rodízio. 12ª) Os adjetivos regidos da preposição de, que se referem a pronomes neutros indefinidos (nada, muito, algo, tanto, que, etc), normalmente, ficam no masculino singular. Isto não tem nada de misterioso. "Ela tem algo de sedutor." "Vocês têm um quê de diferente." Nota: por atração, esses adjetivos podem concordar com o substantivo. Os edifícios da cidade nada tinha de gigantes. Concordância do predicativo com o sujeito 1ª) O predicativo concorda em gênero e número com o respectivo sujeito.

27 "A vida é uma longa espera."(sartre) A família e a fortuna seriam concorrentes. 2ª) Quando o sujeito é composto e constituído por substantivos do mesmo gênero, o predicativo concordará no plural e no gênero deles. O rio e o deserto estavam sonolentos. A família e a fortuna seriam concorrentes. 3ª) Sendo o sujeito composto e constituído por substantivos de gêneros diversos, o predicativo concordará no masculino plural. O tempo e a vida passeiam discretos pelos ponteiros do relógio. A casa e o dono eram silenciosos e recolhidos. Nota: Embora mais rara, é possível a concordância com o núcleo mais próximo, o que só ocorre com o predicativo anteposto. Exemplo: "Era deserta a vida, a casa, o templo." (Gonçalves Dias) 4ª) Se o sujeito for representado por um pronome de tratamento, a concordância efetua se com o sexo da pessoa a quem nos referimos. Vossa Excelência ficará satisfeito. (homem) Vossa Alteza foi bondosa. (mulher) Sua Senhoria mostrou se muito generoso. (homem) 5ª) O predicativo aparece, às vezes, na forma de masculino singular nas expressões é bom, é necessário, é preciso, etc., embora o sujeito seja substantivo feminino ou plural, mas não determinado pelo artigo. É necessário muita cautela. Água é bom para a composição celular. Surpresa é preciso, de vem em quando. É proibido entrada de pessoas estranhas. Mas A cautela é necessária.

28 É proibida a entrada de pessoas estranhas. Concordância do predicativo com o objeto Normas 1ª) O predicativo concorda em gênero e número com o objeto quando este for simples. Encontramo lo satisfeito. "Olhou para as suas terras e viu as incultas e maninhas."(clarice Lispector) 2ª) Quando o objeto é composto e constituído por elementos do mesmo gênero, o adjetivo flexiona se no plural e no gênero dos objetos. Imaginaste eternas a vida e a fantasia. Achamos carinhosos o pai e o irmão dela. Encontrei confusos o turista e o velho cicerone. 3ª) Sendo o objeto composto e formado de elementos de gêneros diferentes, o adjetivo predicativo concordará no masculino plural. Achei muito simpático o sultão e suas esposas. Pensei encontrar mudados a professora Balbina e seu colégio. Concordância verbal 1. Na oração Concordância verbal teoria Celso Cunha A solidariedade entre o verbo e o sujeito que ele faz viver no tempo, exteriorizase na CONCORDÂNCIA, isto é, na variabilidade do verbo para conformar se ao número e à pessoa do sujeito. A CONCORDÂNCIA evita a repetição do sujeito, que pode ser indicado pela flexão verbal a ele ajustada: Eu trabalhei no duro, sei o que é cortar seringa. (PEREGRINO JÚNIOR) 1. Regras gerais 1.1. Com um só sujeito

29 O verbo concorda em número e pessoa com o seu sujeito, venha ele claro ou subentendido: Eu faço versos como quem morre. (M. BANDEIRA) Fiz tantos versos a Teresinha... (M. BANDEIRA) 1.2. Com mais de um sujeito O verbo que tem um SUJEITO COMPOSTO vai para o plural e, quanto à pessoa, irá: a) para a 1ª pessoa do plural, se entre os núcleos do sujeito figurar um da 1ª pessoa: O velho e eu vivíamos no plano do absoluto. (G. AMADO) b) para a 2ª pessoa do plural, se, não existindo sujeito da 1ª pessoa, houver um da 2ª: Tu e Túlia estais bons. (J. RIBEIRO) c) para a 3ª pessoa do plural, se os núcleos do sujeito forem da 3ª pessoa: Gemiam o vento e o mar. (J. L. DO REGO) Observação: Na linguagem corrente, evitam se as formas do sujeito composto que levam o verbo à 2ª pessoa do plural em virtude do desuso do tratamento vós, e, também, da substituição do tratamento tu por você, na maior parte do país. Em lugar da 2ª pessoa do plural, encontramos o verbo na 3ª pessoa do plural. Assim: Em que língua tu e ele falavam? (R. FONSECA) 2. Casos particulares 2.1. Com sujeito simples O sujeito é uma expressão partitiva Quando o sujeito é constituído por uma expressão partitiva (como: parte de, uma porção de, o grosso de, o resto de, metade de e equivalentes) e um substantivo ou pronome plural, o verbo pode ir para o singular ou para o plural: Para meu desapontamento, a maioria dos nomes adotados não dispunha de telefone, ou eram casas comerciais, que não queriam conversa. (C. D. DE ANDRADE) O sujeito denota quantidade aproximada Quando o sujeito, indicador de quantidade aproximada, é formado de um

30 número plural precedido das expressões cerca de, mais de, menos de, perto de e sinônimos, o verbo vai normalmente para o plural: Cerca de quinhentas pessoas visitaram o maestro na casa do Engenho Velho. (M. BANDEIRA) Observação: Enquanto o sujeito de que participa a expressão menos de dois leva o verbo ao plural, o sujeito formado pelas expressões mais de um ou mais que um, seguidas de substantivo, deixa o verbo no singular, a menos que haja idéia de reciprocidade, ou as referidas expressões venham repetidas: Menos de dois convidados chegaram atrasados. Mais de um convidado chegou com atraso. Mais de um orador se criticaram mutuamente na ocasião. Mais de um velho, mais de uma criança não puderam fugir a tempo O sujeito é um pronome interrogativo, demonstrativo ou indefinido plural, seguido de DE (ou DENTRE ) NÓS (ou VÓS ) 1. Se o sujeito é formado por algum dos pronomes interrogativos quais? quantos?, dos demonstrativos estes, esses, aqueles ou dos indefinidos no plural alguns, muitos, poucos, quaisquer, vários), seguido de uma das expressões de nós, de vós, dentre nós ou dentre vós, o verbo pode ficar na 3ª pessoa do plural ou concordar com o pronome pessoal que designa o todo: Estou falando, portanto, com aqueles dentre vós que trabalham na construção em frente de minha janela. (R. BRAGA) Quantos dentre vós que me ouvis não tereis tomado parte em romagens a Aparecida? (A. ARINOS) Muitos de vós, que hoje freqüentais os cursos superiores, fostes meus discípulos e me honrastes com o título de mestre. (C. DE LAET) 2. Se o interrogativo ou o indefinido estiver no singular, também no singular deverá ficar o verbo: Qual de nós poderia gabar se de conhecer espinafre? (C.D. DE ANDRADE) João da Silva Nunca nenhum de nós esquecerá seu nome. (R. BRAGA) O sujeito é o pronome relativo QUE 1. O verbo que tem como sujeito o pronome relativo que concorda em número e pessoa com o antecedente deste pronome: Fui eu que te vesti do meu sudário... (C. ALVES) 2. Se o antecedente do relativo que é um demonstrativo que serve de predicativo ou aposto de um pronome pessoal sujeito, o verbo do relativo pode:

b) tônicos: possuem acentuação própria, isto é, são pronunciados com muita intensidade: lá, pá, mim, pôs, tu, lã.

b) tônicos: possuem acentuação própria, isto é, são pronunciados com muita intensidade: lá, pá, mim, pôs, tu, lã. Acentuação gráfica O português, assim como outras línguas neolatinas, apresenta acento gráfico. Toda palavra da língua portuguesa de duas ou mais sílabas possui uma sílaba tônica. Observe as sílabas tônicas

Leia mais

INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO DE TEXTO MÓDULO 3 NOÇÕES DE TEXTO - UNIDADE DE SENTIDO

INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO DE TEXTO MÓDULO 3 NOÇÕES DE TEXTO - UNIDADE DE SENTIDO INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO DE TEXTO MÓDULO 3 NOÇÕES DE TEXTO - UNIDADE DE SENTIDO Índice 1. Introdução...3 2 1. INTRODUÇÃO A palavra texto é bastante familiar no âmbito escolar e fora dele, embora, de modo

Leia mais

ACENTUAÇÃO GRÁFICA (NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO) Profa. Me. Luana Lemos

ACENTUAÇÃO GRÁFICA (NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO) Profa. Me. Luana Lemos ACENTUAÇÃO GRÁFICA (NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO) Profa. Me. Luana Lemos PROSÓDIA Estuda a correta posição da sílaba tônica das palavras. SILABADA erro de acentuação tônica de uma palavra. RUIM RUBRICA AVARO

Leia mais

Queridos alunos, aproveitem esta oportunidade de recordar o que estudamos durante este ano. Boa sorte! (Cada questão vale 1 ponto)

Queridos alunos, aproveitem esta oportunidade de recordar o que estudamos durante este ano. Boa sorte! (Cada questão vale 1 ponto) DISCIPLINA: Redação PROFESSORAS: Fernanda/Andréa/Marianna DATA: /12/2014 ASSUNTO: Trabalho de recuperação SÉRIE/ANO: 8º TURMA: NOME COMPLETO: Nº: Queridos alunos, aproveitem esta oportunidade de recordar

Leia mais

FORMAÇÃO. Algumas atividades já exercidas METODOLOGIA DA PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO. (75 horas) Prof. Dr. Cláudio Márcio cmarcio@gmail.

FORMAÇÃO. Algumas atividades já exercidas METODOLOGIA DA PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO. (75 horas) Prof. Dr. Cláudio Márcio cmarcio@gmail. UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ Administração - 1a Série Cláudio Márcio, quem é você? METODOLOGIA DA PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO (75 horas) Prof. Dr. Cláudio Márcio cmarcio@gmail.com 1 FORMAÇÃO 1 Graduação:

Leia mais

Em toda palavra de duas ou mais sílabas, sempre há uma sílaba, pronunciada com maior intensidade: sílaba tônica. As outras são as sílabas átonas.

Em toda palavra de duas ou mais sílabas, sempre há uma sílaba, pronunciada com maior intensidade: sílaba tônica. As outras são as sílabas átonas. Acentuação Em toda palavra de duas ou mais sílabas, sempre há uma sílaba, pronunciada com maior intensidade: sílaba tônica. As outras são as sílabas átonas. sílaba tônica - pronunciada com maior intensidade.

Leia mais

Professor Jailton www.professorjailton.com.br

Professor Jailton www.professorjailton.com.br Professor Jailton www.professorjailton.com.br Palavras terminadas em: a, e, o (seguidas ou não de s): atrás, xará, freguês, bisavós, está, já, és, só*. em, ens: também, parabéns. ditongos abertos tônicos

Leia mais

Acentuação. É importante saber as regras da acentuação gráfica? Compare: o jornal publicara o artigo o jornal publicará o artigo

Acentuação. É importante saber as regras da acentuação gráfica? Compare: o jornal publicara o artigo o jornal publicará o artigo Acentuação É importante saber as regras da acentuação gráfica? Compare: ela e a minha amiga ela é a minha amiga o jornal publicara o artigo o jornal publicará o artigo sai à rua saí à rua 1 Sílaba / vogal

Leia mais

ACENTO GRÁFICO E ACENTO TÔNICO

ACENTO GRÁFICO E ACENTO TÔNICO ACENTO GRÁFICO E ACENTO TÔNICO O acento gráfico é um mero sinal de escrita, que não deve ser confundido com o acento tônico, que é a maior intensidade de voz apresentada por uma sílaba quando pronunciamos

Leia mais

Turma Regular Semanal Manhã

Turma Regular Semanal Manhã A) ARTIGOS CORRELATOS CONCORDÂNCIA NOMINAL Introdução Leia a frase abaixo e observe as inadequações: Aquele dois meninos estudioso leram livros antigo. Note que as inadequações referem-se aos desajustes

Leia mais

CASOS PARTICULARES S + S + A Obs:

CASOS PARTICULARES S + S + A Obs: 1) Regra geral Palavra que acompanha substantivo concorda com ele. Ex.: O aluno. Os alunos. A aluna. As alunas. Meu livro. Meus livros. Minha pasta. Minhas pastas. Garoto alto. Garotos altos. Garota alta.

Leia mais

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança.

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança. Radicais Kids Ministério Boa Semente Igreja em células Célula Especial : Dia Das mães Honrando a Mamãe! Principio da lição: Ensinar as crianças a honrar as suas mães. Base bíblica: Ef. 6:1-2 Texto chave:

Leia mais

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele O Plantador e as Sementes Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele sabia plantar de tudo: plantava árvores frutíferas, plantava flores, plantava legumes... ele plantava

Leia mais

f r a n c i s c o d e Viver com atenção c a m i n h o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot

f r a n c i s c o d e Viver com atenção c a m i n h o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot Viver com atenção O c a m i n h o d e f r a n c i s c o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot 2 Viver com atenção Conteúdo 1 O caminho de Francisco 9 2 O estabelecimento

Leia mais

PORTUGUÊS CIDA BISPO

PORTUGUÊS CIDA BISPO TIPO 1 PORTUGUÊS CIDA BISPO 7º UNIDADE IV Orientações: Não será aceita a utilização de corretivo; não será permitido o empréstimo de material durante a avaliação; use somente caneta esferográfica azul

Leia mais

RIMAS PERFEITAS, IMPERFEITAS E MAIS-QUE-PERFEITAS JOGOS E ACTIVIDADES

RIMAS PERFEITAS, IMPERFEITAS E MAIS-QUE-PERFEITAS JOGOS E ACTIVIDADES RIMAS PERFEITAS, IMPERFEITAS E MAIS-QUE-PERFEITAS JOGOS E ACTIVIDADES Recorda! Verbos são palavras que refer acções ou processos praticados ou desenvolvidos por alguém. Os verbos distribu-se por vários

Leia mais

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma.

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma. Projeto Nome Próprio http://pixabay.com/pt/cubo-de-madeira-letras-abc-cubo-491720/ Público alvo: Educação Infantil 2 e 3 anos Disciplina: Linguagem oral e escrita Duração: Aproximadamente um mês. O tempo

Leia mais

A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE

A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE Aline Trindade A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE Introdução Existem várias maneiras e formas de se dizer sobre a felicidade. De quando você nasce até cerca dos dois anos de idade, essa

Leia mais

Conhecer o conteúdo programático do componente Língua Portuguesa e desenvolver habilidades de compreensão, interpretação e produção de textos orais e

Conhecer o conteúdo programático do componente Língua Portuguesa e desenvolver habilidades de compreensão, interpretação e produção de textos orais e Conhecer o conteúdo programático do componente Língua Portuguesa e desenvolver habilidades de compreensão, interpretação e produção de textos orais e escritos à maneira adequada do padrão da língua materna;

Leia mais

Português- Prof. Verônica Ferreira

Português- Prof. Verônica Ferreira Português- Prof. Verônica Ferreira 1 Com relação a aspectos linguísticos e aos sentidos do texto acima, julgue os itens a seguir. No trecho que podemos chamar de silenciosa (l.15-16), o termo de silenciosa

Leia mais

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br A U A UL LA O céu Atenção Aquela semana tinha sido uma trabalheira! Na gráfica em que Júlio ganhava a vida como encadernador, as coisas iam bem e nunca faltava serviço. Ele gostava do trabalho, mas ficava

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

Texto 1 O FUTEBOL E A MATEMÁTICA Modelo matemático prevê gols no futebol Moacyr Scliar

Texto 1 O FUTEBOL E A MATEMÁTICA Modelo matemático prevê gols no futebol Moacyr Scliar PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 5 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== Texto 1 O FUTEBOL E A MATEMÁTICA

Leia mais

Insígnia Mundial do Meio Ambiente IMMA

Insígnia Mundial do Meio Ambiente IMMA Ficha técnica no. 2.1 Atividade Principal 2.1 SENTINDO A NATUREZA Objetivo da 2 Os escoteiros estão trabalhando por um mundo onde o habitat natural seja suficiente para suportar as espécies nativas. Objetivos

Leia mais

DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSORA: Mª DE LOURDES

DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSORA: Mª DE LOURDES RECUPERAÇÃO 6º ano - 2ª ETAPA - 2015 DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSORA: Mª DE LOURDES Aluno(a): n : Turma: ORIENTAÇÕES: CARO (A) ALUNO (A), Este roteiro tem como objetivo orientá-lo na execução

Leia mais

Muito prazer Curso de português do Brasil para estrangeiros

Muito prazer Curso de português do Brasil para estrangeiros Modo: indicativo O modo indicativo expressa um fato de maneira definida, real, no presente, passado ou futuro, na frase afirmativa, negativa ou interrogativa. Presente Presente Passado (=Pretérito) Pretérito

Leia mais

Muito prazer Curso de português do Brasil para estrangeiros

Muito prazer Curso de português do Brasil para estrangeiros Muito prazer Curso de português do Brasil para estrangeiros Exercícios de gramática do uso da língua portuguesa do Brasil Sugestão: estes exercícios devem ser feitos depois de estudar a Unidade 11 por

Leia mais

1) Observe a fala do peru, no último quadrinho. a) Quantos verbos foram empregados nessa fala? Dois. b) Logo, quantas orações há nesse período? Duas.

1) Observe a fala do peru, no último quadrinho. a) Quantos verbos foram empregados nessa fala? Dois. b) Logo, quantas orações há nesse período? Duas. Pág. 41 1 e 2 1) Observe a fala do peru, no último quadrinho. a) Quantos verbos foram empregados nessa fala? Dois. b) Logo, quantas orações há nesse período? Duas. c) Delimite as orações. Foi o presente

Leia mais

existe um tsunami avançando sobre as nossas famílias

existe um tsunami avançando sobre as nossas famílias existe um tsunami avançando sobre as nossas famílias + 23% + 108% (em 20 anos a taxa é superior a 200%) 15% das mulheres e 65% dos homens brasileiros já tiveram ao menos uma experiência sexual fora do

Leia mais

208. Assinale a única frase correta quanto ao uso dos pronomes pessoais: 209. Assinale o exemplo que contém mau emprego de pronome pessoal:

208. Assinale a única frase correta quanto ao uso dos pronomes pessoais: 209. Assinale o exemplo que contém mau emprego de pronome pessoal: 207. Complete com eu ou mim : CLASSES DE PALAVRAS PRONOME: - eles chegaram antes de. - há algum trabalho para fazer? - há algum trabalho para? - ele pediu para elaborar alguns exercícios; - para, viajar

Leia mais

Visite nossa biblioteca! Centenas de obras grátis a um clique! http://www.portaldetonando.com.br

Visite nossa biblioteca! Centenas de obras grátis a um clique! http://www.portaldetonando.com.br Sobre a digitalização desta obra: Esta obra foi digitalizada para proporcionar de maneira totalmente gratuita o benefício de sua leitura àqueles que não podem comprá-la ou àqueles que necessitam de meios

Leia mais

Exercícios de gramática do uso da língua portuguesa do Brasil

Exercícios de gramática do uso da língua portuguesa do Brasil Sugestão: estes exercícios devem ser feitos depois de estudar a Unidade 5 por completo do livrotexto Muito Prazer Unidade 5 I Querer + verbo Achar + que Eu quero Eu acho Você/ ele/ ela quer Você/ ele/

Leia mais

Frequentemente você utiliza certos termos que não

Frequentemente você utiliza certos termos que não 10 Não se distraia demais Frequentemente você utiliza certos termos que não dão o mínimo problema na hora da fala, mas que, na escrita, podem fazê-lo oscilar entre uma forma ou outra. Ainda há muita gente

Leia mais

Em algum lugar de mim

Em algum lugar de mim Em algum lugar de mim (Drama em ato único) Autor: Mailson Soares A - Eu vi um homem... C - Homem? Que homem? A - Um viajante... C - Ele te viu? A - Não, ia muito longe! B - Do que vocês estão falando?

Leia mais

A DIVERSIDADE NA ESCOLA

A DIVERSIDADE NA ESCOLA Tema: A ESCOLA APRENDENDO COM AS DIFERENÇAS. A DIVERSIDADE NA ESCOLA Quando entrei numa escola, na 1ª série, aos 6 anos, tinha uma alegria verdadeira com a visão perfeita, não sabia ler nem escrever, mas

Leia mais

CAPÍTULO 9: CONCORDÂNCIA DO VERBO SER

CAPÍTULO 9: CONCORDÂNCIA DO VERBO SER CAPÍTULO 9: CONCORDÂNCIA DO VERBO SER Vejamos os exemplos de concordância do verbo ser: 1. A cama eram (ou era) umas palhas. Isto são cavalos do ofício. A pátria não é ninguém: são todos. (Rui Barbosa).

Leia mais

Concordância Nominal

Concordância Nominal Concordância Nominal Concordância Nominal Regra Geral O artigo, o pronome, o numeral e o adjetivo devem concordar em gênero e número com o substantivo ao qual se referem. Ex.: Os nossos dois brinquedos

Leia mais

Os encontros de Jesus. sede de Deus

Os encontros de Jesus. sede de Deus Os encontros de Jesus 1 Jo 4 sede de Deus 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou

Leia mais

Estudo das classes de palavras Conjunções. A relação de sentido entre orações presentes em um mesmo período e o papel das

Estudo das classes de palavras Conjunções. A relação de sentido entre orações presentes em um mesmo período e o papel das Um pouco de teoria... Observe: Estudo das classes de palavras Conjunções A relação de sentido entre orações presentes em um mesmo período e o papel das I- João saiu, Maria chegou. II- João saiu, quando

Leia mais

UM SOL ALARANJADO. Vemos de cima uma pequena vila de subúrbio com suas casas baixas. Amanhece, e pessoas começam a sair das casas.

UM SOL ALARANJADO. Vemos de cima uma pequena vila de subúrbio com suas casas baixas. Amanhece, e pessoas começam a sair das casas. SEQUÊNCIA 1 - EXTERIOR - DIA VILA UM SOL ALARANJADO Roteiro de Eduardo Valente, a partir de argumento e com a colaboração de Rubio Campos. Vemos de cima uma pequena vila de subúrbio com suas casas baixas.

Leia mais

Lição 3. O Chicote. Coleção ABCD - Lição 3. Uma Atividade Para Cada Dia: 365 Dias do Ano. São Paulo: Vergara Brasil, 2004. p. 86.

Lição 3. O Chicote. Coleção ABCD - Lição 3. Uma Atividade Para Cada Dia: 365 Dias do Ano. São Paulo: Vergara Brasil, 2004. p. 86. Coleção ABCD - Lição 3 Lição 3 O Chicote Para que idade? A partir dos 8 anos. Quantos podem brincar? Desde 5 jogadores. De que precisamos? De nada. Como é que se joga? Tira-se a sorte para ver quem será

Leia mais

Para onde vou Senhor?

Para onde vou Senhor? Para onde vou Senhor? Ex 40:33-38 "Levantou também o pátio ao redor do tabernáculo e do altar e pendurou a coberta da porta do pátio. Assim, Moisés acabou a obra. Então a nuvem cobriu a tenda da congregação,

Leia mais

Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008

Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 IDENTIFICAÇÃO Meu nome é Alexandre da Silva França. Eu nasci em 17 do sete de 1958, no Rio de Janeiro. FORMAÇÃO Eu sou tecnólogo em processamento de dados. PRIMEIRO DIA

Leia mais

BOLA NA CESTA. Roteiro para curta-metragem de Marcele Linhares

BOLA NA CESTA. Roteiro para curta-metragem de Marcele Linhares BOLA NA CESTA Roteiro para curta-metragem de Marcele Linhares 25/04/2012 SINOPSE Essa é a história de Marlon Almeida. Um adolescente que tem um pai envolvido com a criminalidade. Sua salvação está no esporte.

Leia mais

PESQUISA CIENTÍFICA. Maria Auxiliadora Jacob

PESQUISA CIENTÍFICA. Maria Auxiliadora Jacob PESQUISA CIENTÍFICA Maria Auxiliadora Jacob Para que pesquisar???? Processo de pesquisa www.google.com.search O que é pesquisa? Segundo Marconi e Lakatos (2007, p.157) (...) a pesquisa pode ser considerada

Leia mais

Aluno(a): Nº. Disciplina: Português Data da prova: 03/10/2014. P1-4 BIMESTRE. Análise de textos poéticos. Texto 1. Um homem também chora

Aluno(a): Nº. Disciplina: Português Data da prova: 03/10/2014. P1-4 BIMESTRE. Análise de textos poéticos. Texto 1. Um homem também chora Lista de Exercícios Aluno(a): Nº. Professor: Daniel Série: 9 ano Disciplina: Português Data da prova: 03/10/2014. P1-4 BIMESTRE Análise de textos poéticos Texto 1 Um homem também chora Um homem também

Leia mais

Realidade vs Virtualidade

Realidade vs Virtualidade Realidade vs Virtualidade Vivendo entre quem Somos e quem queremos Ser Necessidade de sermos felizes Necessidade de sermos aceitos Necessidades de Sermos A CONSTRUÇÃO DA NOSSA IDENTIDADE Vivendo entre

Leia mais

Conta-me Histórias. Lê atentamente o texto que se segue.

Conta-me Histórias. Lê atentamente o texto que se segue. Prova de Língua Portuguesa 5.º Ano de escolaridade Ano letivo 2013 / 2014-1.ª Chamada Ano lectivo 2012 / 2013 Lê atentamente o texto que se segue. Conta-me Histórias Quando eu era pequena, os campos estavam

Leia mais

Colégio SOTER - Caderno de Atividades - 6º Ano - Língua Portuguesa - 2º Bimestre

Colégio SOTER - Caderno de Atividades - 6º Ano - Língua Portuguesa - 2º Bimestre O CASO DA CALÇADA DO JASMIM UM CRIME? Terça-feira, seis de Maio. São catorze horas. A D. Odete não é vista no seu bairro desde hoje de manhã. As janelas da sua casa estão abertas, mas o correio de hoje

Leia mais

Não é o outro que nos

Não é o outro que nos 16º Plano de aula 1-Citação as semana: Não é o outro que nos decepciona, nós que nos decepcionamos por esperar alguma coisa do outro. 2-Meditação da semana: Floresta 3-História da semana: O piquenique

Leia mais

Calculando probabilidades

Calculando probabilidades A UA UL LA Calculando probabilidades Introdução evento E é: P(E) = Você já aprendeu que a probabilidade de um nº deresultadosfavoráveis nº total de resultados possíveis Nesta aula você aprenderá a calcular

Leia mais

Plano de aula? Meu caro barão (sílabas tônicas e suas classificações)

Plano de aula? Meu caro barão (sílabas tônicas e suas classificações) Plano de aula? Meu caro barão (sílabas tônicas e suas classificações) O que o aluno poderá aprender com esta aula Reconhecer que as palavras proparoxítonas são bem raras comparadas às paroxítonas; identificar

Leia mais

Sete Motivos Importantes Para Usar Áudio Para Melhorar As Suas Habilidades Em Inglês

Sete Motivos Importantes Para Usar Áudio Para Melhorar As Suas Habilidades Em Inglês Sete Motivos Importantes Para Usar Áudio Para Melhorar As Suas Habilidades Em Inglês Oi! Meu nome é David. Atualmente estou em Imperatriz, Maranhão ajudando pessoas como você aprenderem inglês. Já faz

Leia mais

Pessoais Do caso reto Oblíquo. Possessivos. Demonstrativos. Relativos. Indefinidos. Interrogativos

Pessoais Do caso reto Oblíquo. Possessivos. Demonstrativos. Relativos. Indefinidos. Interrogativos Pessoais Do caso reto Oblíquo Possessivos Demonstrativos Relativos Indefinidos Interrogativos Os pronomes is indicam diretamente as s do discurso. Quem fala ou escreve, assume os pronomes eu ou nós, emprega

Leia mais

A criança e as mídias

A criança e as mídias 34 A criança e as mídias - João, vá dormir, já está ficando tarde!!! - Pera aí, mãe, só mais um pouquinho! - Tá na hora de criança dormir! - Mas o desenho já tá acabando... só mais um pouquinho... - Tá

Leia mais

MOISÉS NO MONTE SINAI Lição 37

MOISÉS NO MONTE SINAI Lição 37 MOISÉS NO MONTE SINAI Lição 37 1 1. Objetivos: Ensinar que quando Moisés aproximou-se de Deus, os israelitas estavam com medo. Ensinar que hoje em dia, por causa de Jesus, podemos nos sentir perto de Deus

Leia mais

Estudo das classes de palavras - Substantivos. Casas entre bananeiras mulheres entre laranjeiras pomar amor cantar. Devagar...as janelas olham.

Estudo das classes de palavras - Substantivos. Casas entre bananeiras mulheres entre laranjeiras pomar amor cantar. Devagar...as janelas olham. Estudo das classes de palavras - Substantivos Cidadezinha qualquer Carlos Drummond de Andrade 1 Casas entre bananeiras mulheres entre laranjeiras pomar amor cantar. Um homem vai devagar. Um cachorro vai

Leia mais

Dedico este livro a todas as MMM S* da minha vida. Eu ainda tenho a minha, e é a MMM. Amo-te Mãe!

Dedico este livro a todas as MMM S* da minha vida. Eu ainda tenho a minha, e é a MMM. Amo-te Mãe! Dedico este livro a todas as MMM S* da minha vida. Eu ainda tenho a minha, e é a MMM. Amo-te Mãe! *MELHOR MÃE DO MUNDO Coaching para Mães Disponíveis, www.emotionalcoaching.pt 1 Nota da Autora Olá, Coaching

Leia mais

CURSO: TRIBUNAL REGULAR ASSUNTOS: CONCORDÂNCIA NOMINAL / CONCORDÂNCIA VERBAL SUMÁRIO DE AULA DÉCIO SENA

CURSO: TRIBUNAL REGULAR ASSUNTOS: CONCORDÂNCIA NOMINAL / CONCORDÂNCIA VERBAL SUMÁRIO DE AULA DÉCIO SENA CURSO: TRIBUNAL REGULAR ASSUNTOS: CONCORDÂNCIA NOMINAL / CONCORDÂNCIA VERBAL SUMÁRIO DE AULA DÉCIO SENA PRIMEIRA PARTE: CONCORDÂNCIA NOMINAL I. Regra Geral II. Casos Particulares I) Regra Geral: Exemplo:

Leia mais

Homens. Inteligentes. Manifesto

Homens. Inteligentes. Manifesto Homens. Inteligentes. Manifesto Ser homem antigamente era algo muito simples. Você aprendia duas coisas desde cedo: lutar para se defender e caçar para se alimentar. Quem fazia isso muito bem, se dava

Leia mais

Aula 6 Tema: Tecnologia: corpo, movimento e linguagem na era da informação. LÍNGUA PORTUGUESA FORTALECENDO SABERES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

Aula 6 Tema: Tecnologia: corpo, movimento e linguagem na era da informação. LÍNGUA PORTUGUESA FORTALECENDO SABERES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA 2 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Aula 6 Tema: Tecnologia: corpo, movimento e linguagem na era da informação. 3 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Aula

Leia mais

INTERTÍTULO: DIANA + 1 FADE IN EXT. PRAIA/BEIRA MAR DIA

INTERTÍTULO: DIANA + 1 FADE IN EXT. PRAIA/BEIRA MAR DIA DIANA + 3 INTERTÍTULO: DIANA + 1 FADE IN EXT. PRAIA/BEIRA MAR DIA Pablo, rapaz gordinho, 20 anos, está sentado na areia da praia ao lado de Dino, magrinho, de óculos, 18 anos. Pablo tem um violão no colo.

Leia mais

Para a grande maioria das. fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo.

Para a grande maioria das. fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo. Sonhos Pessoas Para a grande maioria das pessoas, LIBERDADE é poder fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo. Trecho da música: Ilegal,

Leia mais

Vamos fazer um mundo melhor?

Vamos fazer um mundo melhor? Vamos fazer um mundo melhor? infanto-junvenil No mundo em que vivemos há quase 9 milhões de espécies de seres vivos, que andam, voam, nadam, vivem sobre a terra ou nos oceanos, são minúsculos ou enormes.

Leia mais

Eu sempre ouço dizer. Que as cores da pele são diferentes. Outros negros e amarelos. Há outras cores na pele dessa gente

Eu sempre ouço dizer. Que as cores da pele são diferentes. Outros negros e amarelos. Há outras cores na pele dessa gente De todas as cores Eu sempre ouço dizer Que as cores da pele são diferentes Que uns são brancos Outros negros e amarelos Mas na verdade Há outras cores na pele dessa gente Tem gente que fica branca de susto

Leia mais

Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio

Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio 1. Substitua as palavras destacadas e copie as frases, tornando os fragmentos abaixo mais elegantes, além de mais próximos à língua padrão e à proposta

Leia mais

TIPOS DE RELACIONAMENTOS

TIPOS DE RELACIONAMENTOS 68 Décima-Segunda Lição CONSTRUINDO RELACIONAMENTOS DE QUALIDADE Quando falamos de relacionamentos, certamente estamos falando da inter-relação de duas ou mais pessoas. Há muitas possibilidades de relacionamentos,

Leia mais

CURIOSIDADES GRÁFICAS

CURIOSIDADES GRÁFICAS CURIOSIDADES GRÁFICAS 1. USO DOS PORQUÊS POR QUE: usado em frases interrogativas diretas e indiretas; quando equivale a pelo qual e flexões e quando depois dessa expressão vier escrita ou subentendida

Leia mais

Mostra Cultural 2015

Mostra Cultural 2015 Mostra Cultural 2015 Colégio Marista João Paulo II Eu e as redes sociais #embuscadealgumascurtidas Uma reflexão sobre a legitimação do eu através das redes sociais. Iago Faria e Julio César V. Autores:

Leia mais

ANTES DE OUVIR A VERDADE. Plano fechado em uma mão masculina segurando um revólver.

ANTES DE OUVIR A VERDADE. Plano fechado em uma mão masculina segurando um revólver. ANTES DE OUVIR A VERDADE FADE IN: CENA 01 - INT. SALA DE ESTAR NOITE Plano fechado em uma mão masculina segurando um revólver. Plano aberto revelando o revólver nas mãos de, um homem de 35 anos, pele clara

Leia mais

Professor Jailton. www.professorjailton.com.br

Professor Jailton. www.professorjailton.com.br Professor Jailton www.professorjailton.com.br Regra Geral O artigo, a adjetivo, o pronome adjetivo e o numeral concordam em gênero e número com o nome a que se referem: Aqueles dois meninos estudiosos

Leia mais

DESENGANO CENA 01 - CASA DA GAROTA - INT. QUARTO DIA

DESENGANO CENA 01 - CASA DA GAROTA - INT. QUARTO DIA DESENGANO FADE IN: CENA 01 - CASA DA GAROTA - INT. QUARTO DIA Celular modelo jovial e colorido, escovas, batons e objetos para prender os cabelos sobre móvel de madeira. A GAROTA tem 19 anos, magra, não

Leia mais

Dicas para investir em Imóveis

Dicas para investir em Imóveis Dicas para investir em Imóveis Aqui exploraremos dicas de como investir quando investir e porque investir em imóveis. Hoje estamos vivendo numa crise política, alta taxa de desemprego, dólar nas alturas,

Leia mais

Sem o acento, uma frase como essa teria seu sentido alterado, pois, em "Saiu a francesa", "a francesa" é o sujeito da oração.

Sem o acento, uma frase como essa teria seu sentido alterado, pois, em Saiu a francesa, a francesa é o sujeito da oração. OBS.: A locução prepositiva "à moda de" tem uma peculiaridade: nela se costuma observar a elisão do substantivo feminino "moda", mas, mesmo nos casos em que isso ocorre, mantém-se o acento de crase. Ex.:

Leia mais

Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates

Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates 1º ano do Ensino Fundamental I O que você gosta de fazer junto com a sua mã e? - Dançar e jogar um jogo de tabuleiro. - Eu gosto de jogar futebol

Leia mais

CONCORDÂNCIA NOMINAL

CONCORDÂNCIA NOMINAL CONCORDÂNCIA NOMINAL Concordância nominal é a concordância de nomes entre si. A que vai nos interessar particularmente é a concordância do adjetivo com o substantivo. Primeiro caso: Preste atenção a este

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ÍNDICE Pronomes...2 Pronomes Pessoais...2 Pronomes de Tratamento...3 Pronomes Possessivos...3 Pronomes Demonstrativos...3 Pronomes Indefinidos...4 Pronomes Relativos...4 Pronomes

Leia mais

Leia a letra da música "Fico Assim Sem Você", de Claudinho e Buchecha:

Leia a letra da música Fico Assim Sem Você, de Claudinho e Buchecha: Leia a letra da música "Fico Assim Sem Você", de Claudinho e Buchecha: Avião sem asa, Fogueira sem brasa, Sou eu assim, sem você Futebol sem bola, Piu-piu sem Frajola, Sou eu assim, sem você... Porque

Leia mais

Bíblia para crianças. apresenta O SÁBIO REI

Bíblia para crianças. apresenta O SÁBIO REI Bíblia para crianças apresenta O SÁBIO REI SALOMÃO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Lazarus Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia na Linguagem

Leia mais

Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV

Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV 1ª Edição (v1.4) 1 Um projeto de segurança bem feito Até pouco tempo atrás o mercado de CFTV era dividido entre fabricantes de alto custo

Leia mais

ALEGRIA ALEGRIA:... TATY:...

ALEGRIA ALEGRIA:... TATY:... ALEGRIA PERSONAGENS: Duas amigas entre idades adolescentes. ALEGRIA:... TATY:... Peça infanto-juvenil, em um só ato com quatro personagens sendo as mesmas atrizes, mostrando a vida de duas meninas, no

Leia mais

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet 5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet Uma das verdades absolutas sobre Produtividade que você precisa saber antes de seguir é entender que se ocupar não é produzir. Não sei se é o

Leia mais

O novo acordo ortográfico da língua portuguesa e questões notacionais da língua

O novo acordo ortográfico da língua portuguesa e questões notacionais da língua O novo acordo ortográfico da língua portuguesa e questões notacionais da língua FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA EM MARKETING E PROCESSOS GERENCIAIS UC: COMUNICAÇÃO

Leia mais

Palavras do autor. Escrever para jovens é uma grande alegria e, por que não dizer, uma gostosa aventura.

Palavras do autor. Escrever para jovens é uma grande alegria e, por que não dizer, uma gostosa aventura. Palavras do autor Escrever para jovens é uma grande alegria e, por que não dizer, uma gostosa aventura. Durante três anos, tornei-me um leitor voraz de histórias juvenis da literatura nacional, mergulhei

Leia mais

c) O verbo ficará no singular ou no plural se o sujeito coletivo for especificado com substantivo no plural.

c) O verbo ficará no singular ou no plural se o sujeito coletivo for especificado com substantivo no plural. Concordância Verbal a) O verbo vai para a 3ª pessoa do plural caso o sujeito seja composto e anteposto ao verbo. Se o sujeito composto é posposto ao verbo, este irá para o plural ou concordará com o substantivo

Leia mais

Termos integrantes da oração Objeto direto e indireto

Termos integrantes da oração Objeto direto e indireto Termos integrantes da oração Objeto direto e indireto Termos integrantes da oração Certos verbos ou nomes presentes numa oração não possuem sentido completo em si mesmos. Sua significação só se completa

Leia mais

Mostrei minha obra-prima à gente grande, perguntando se meu desenho lhes dava medo.

Mostrei minha obra-prima à gente grande, perguntando se meu desenho lhes dava medo. I Uma vez, quando eu tinha seis anos, vi uma figura magnífica num livro sobre a floresta virgem, chamado Histórias vividas. Representava uma jiboia engolindo uma fera. Esta é a cópia do desenho. O livro

Leia mais

Produtividade e qualidade de vida - Cresça 10x mais rápido

Produtividade e qualidade de vida - Cresça 10x mais rápido Produtividade e qualidade de vida - Cresça 10x mais rápido Você já pensou alguma vez que é possível crescer 10 vezes em várias áreas de sua vida e ainda por cima melhorar consideravelmente sua qualidade

Leia mais

Ficha de trabalho/ treino 7º ano de escolaridade Modos verbais: indicativo, imperativo e conjuntivo

Ficha de trabalho/ treino 7º ano de escolaridade Modos verbais: indicativo, imperativo e conjuntivo Ficha de trabalho/ treino 7º ano de escolaridade Modos verbais: indicativo, imperativo e conjuntivo 1. Observa uma lista de indicações para uma correta operação de lavagem dos dentes. 1. Pegar na escova

Leia mais

PRÁTICA DOCENTE: OS PROFESSORES ENQUANTO SUJEITOS DO CONHECIMENTO

PRÁTICA DOCENTE: OS PROFESSORES ENQUANTO SUJEITOS DO CONHECIMENTO PRÁTICA DOCENTE: OS PROFESSORES ENQUANTO SUJEITOS DO CONHECIMENTO Por Carolina Fernandes e Fabiana Giovani (profs. UNIPAMPA) A SUBJETIVIDADE DO PROFESSOR Com base em Tardif (2002), o professor de profissão

Leia mais

JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO EM CORDEL

JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO EM CORDEL 1 NOME: Nº: 4º ANO: DATA DE ENTREGA: Queridos alunos e alunas As férias chegaram e com elas a vontade de passear, viajar, brincar com os amigos e curtir o merecido descanso, mas não podemos esquecer que

Leia mais

PROVA BIMESTRAL Língua portuguesa

PROVA BIMESTRAL Língua portuguesa 6 o ano 1 o bimestre PROVA BIMESTRAL Língua portuguesa Escola: Nome: Turma: n o : Leia com atenção o texto a seguir, para responder às questões de 1 a 4. Lisboa: aventuras tomei um expresso cheguei de

Leia mais

Erros mais freqüentes

Erros mais freqüentes Lição 1 Erros mais freqüentes Extraímos de comunicações empresariais alguns erros, que passamos a comentar: 1. Caso se faça necessário maiores esclarecimentos... Apontamos duas falhas: 1. Caso se faça

Leia mais

Quando era menor de idade ficava pedindo aos meus pais para trabalhar, porém menor na época não tinha nada e precisei esperar mais alguns anos.

Quando era menor de idade ficava pedindo aos meus pais para trabalhar, porém menor na época não tinha nada e precisei esperar mais alguns anos. Como eu ganho dinheiro com o meu blog Como eu ganho dinheiro com o meu blog? Conheça agora as dicas e as formas que uso para ganhar dinheiro online. Como eu ganho dinheiro com o meu blog? Antes de começar

Leia mais

Curso Intermediário de LIBRAS

Curso Intermediário de LIBRAS Curso Intermediário de LIBRAS 1 Curso Intermediário de LIBRAS 2 Unidade 2 Fazer as compras Sábado foi dia de ir ao Tok Stok. Nós, casal, fomos passear e dar uma voltada para olhar os moveis e objetos.

Leia mais

O Coração Sujo. Tuca Estávamos falando sobre... hm, que cheiro é esse? Tuca Parece cheiro de gambá morto afogado no esgoto.

O Coração Sujo. Tuca Estávamos falando sobre... hm, que cheiro é esse? Tuca Parece cheiro de gambá morto afogado no esgoto. O Coração Sujo Personagens - Tuca - Teco - Tatá - Tia Tuca e Tatá estão conversando. Teco chega. Teco Oi, meninas, sobre o que vocês estão falando? Tuca Estávamos falando sobre... hm, que cheiro é esse?

Leia mais

Goiânia, de de 2013. Nome: Professor(a): Elaine Costa. O amor é paciente. (I Coríntios 13:4) Atividade Extraclasse. O melhor amigo

Goiânia, de de 2013. Nome: Professor(a): Elaine Costa. O amor é paciente. (I Coríntios 13:4) Atividade Extraclasse. O melhor amigo Instituto Presbiteriano de Educação Goiânia, de de 2013. Nome: Professor(a): Elaine Costa O amor é paciente. (I Coríntios 13:4) Atividade Extraclasse Leia o texto abaixo para responder às questões 01 a

Leia mais

Exercícios de gramática do uso da língua portuguesa do Brasil

Exercícios de gramática do uso da língua portuguesa do Brasil Sugestão: estes exercícios devem ser feitos depois de estudar a Unidade 6 por completo do livrotexto Muito Prazer Unidade 6 I Ir Preposição para + artigo Preposição a + artigo Eu vou Para + o = para o

Leia mais