2. Com o romance Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis inovou a forma de fazer literatura em alguns aspectos. Quais? Explique.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "2. Com o romance Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis inovou a forma de fazer literatura em alguns aspectos. Quais? Explique."

Transcrição

1 3º EM Literatura Carolina Aval. Mensal 12/09/12 Texto para as questões 1 e 2: Talvez espante ao leitor a franqueza com que lhe exponho e realço a minha mediocridade; advirta que a franqueza é a primeira virtude de um defunto. Na vida, o olhar da opinião, o contraste dos interesses, a luta das cobiças obrigam a gente a calar os trapos velhos, a disfarçar os rasgões e os remendos, a não estender ao mundo as revelações que faz à consciência; e o melhor da obrigação é quando, à força de embaçar os outros, embaça-se um homem a si mesmo, porque em tal caso poupa-se o vexame, que é uma sensação penosa, e a hipocrisia, que é um vício hediondo. Mas, na morte, que diferença! que desabafo! que liberdade! Como a gente pode sacudir fora a capa, deitar ao fosso as lantejoulas, despregar-se, despintar-se, desafeitarse, confessar lisamente o que foi e o que deixou de ser! Porque, em suma, já não há vizinhos, nem amigos, nem inimigos, nem conhecidos, nem estranhos; não há plateia. O olhar da opinião, esse olhar agudo e judicial, perde a virtude, logo que pisamos o território da morte; não digo que ele se não estenda para cá, e nos não examine e julgue; mas a nós é que não se nos dá do exame nem do julgamento. Senhores vivos, não há nada tão incomensurável como o desdém dos finados. (ASSIS, Machado de. Memórias póstumas de Brás Cubas. São Paulo: Scipione, 1994) 1. No romance Dom Casmurro, um velho tenor italiano afirma: A vida é uma ópera e uma grande ópera. Explique como essa frase se relaciona com a passagem acima. 2. Com o romance Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis inovou a forma de fazer literatura em alguns aspectos. Quais? Explique.

2 Texto para a questão 3: O mar soprava sinos, Os sinos secavam as flores, As flores eram cabeças de santos. NOTURNO Minha memória cheia de palavras, Meus pensamentos procurando fantasmas Meus pesadelos atrasados de muitas noites. De madrugada, meus pensamentos puros Voavam como telegramas; E nas janelas acesas toda a noite O retrato da morta Fez esforços desesperados para fugir. (MELO NETO, João Cabral de. João Cabral de Melo Neto obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994) 3. Você relacionaria o poema de João Cabral de Melo Neto a qual das tendências de vanguarda que surgiram na Europa entre 1907 e 1924? Por quê? Texto para a questão 4: Os novos expedicionários ao atingirem-no perceberam esta transição 1 violenta. Discordância absoluta e radical entre as cidades da costa e as malocas de telha do interior, que desequilibra tanto o ritmo de nosso desenvolvimento evolutivo e perturba a unidade nacional. Viam-se em terra estranha. Outros hábitos. Outros quadros. Outra gente. Outra língua mesmo, articulada em gíria original e pinturesca 2. Invadia-os o sentimento exato de seguirem para uma guerra externa. Sentiam-se fora do Brasil. A separação social completa dilatava 3 a distância geográfica; criava a sensação nostálgica de longo afastamento da pátria. Além disto, a missão que ali os conduzia frisava 4, mais fundo, o antagonismo 5. O inimigo lá estava, para leste e para o norte, homiziado 6 nos sem-fins das chapadas, e no extremo delas, ao longe, se desenrolava um drama formidável 7... O que ia fazer-se era o que haviam feito as tropas anteriores uma invasão em território estrangeiro. Tudo aquilo era uma ficção geográfica. (Euclides da Cunha. Os Sertões. P. 368) Glossário: 1 transição: transformação, mudança. 2 pituresca: pitoresca.

3 3 dilatava: aumentava. 4 frisava: acentuava, destacava. 6 homiziado: escondido. 7 formidável: terrível, pavoroso. 5 antagonismo: oposição, incompatibilidade. 4. Qual foi a sensação dos expedicionários ao atingirem o sertão e entrarem em contato com a gente que lá vivia? Por que eles tiveram essa sensação? 5. Euclides da Cunha, Augusto dos Anjos, Lima Barreto e Monteiro Lobato pertencem a um período chamado de Pré-Modernismo. Por que não se pode denominar tal momento como uma escola literária? Texto para as questões 6 e 7: De linho e rosas brancas vais vestido, sonho virgem que cantas no meu peito!... És do Luar o claro deus eleito, das estrelas puríssimas nascido. Por caminho aromal, enflorescido, alvo, sereno, límpido, direito, segues radiante, no esplendor perfeito, no perfeito esplendor indefinido... As aves sonorizam-te o caminho... E as vestes frescas, do mais puro linho e as rosas brancas dão-te um ar nevado... No entanto, ó Sonho branco de quermesse! Nessa alegria em que tu vais, parece que vais infantilmente amortalhado! (Cruz e Sousa. Sonho Branco.) 6. Identifique o movimento literário ao qual está associado o poema, apontando uma característica típica dessa tendência. Transcreva um verso ou fragmento do poema que exemplifique sua resposta.

4 7. Liste dois substantivos e quatro adjetivos dispersos ao longo do poema para criar sua atmosfera luminosa e etérea (divina, celestial), ao gosto do movimento literário em que se insere. Identifique os versos que, em certo momento, criam uma tensão em relação à trajetória pura e vivificante do poema, introduzindo uma nota sombria em sua atmosfera. Texto para as questões 8 e 9: VASO CHINÊS Estranho mimo aquele vaso! Vi-o, Casualmente, uma vez, de um perfumado Mas, talvez por contraste à desventura, Contador sobre o mármor luzidio, Quem o sabe?... de um velho mandarim Entre um leque e o começo de um bordado. Também lá estava a singular figura. Fino artista chinês, enamorado, Nele pusera o coração doentio Em rubras flores de um sutil lavrado, Na tinta ardente, de um calor sombrio. Que arte em pintá-la! A gente acaso vendo-a, Sentia um não sei quê com aquele chim De olhos cortados à feição de amêndoa. (Alberto de Oliveira) 8. O poema acima pertence à escola literária do Parnasianismo. Que características permitem tal classificação?

5 9. Podemos classificar as rimas de um poema em: pobres (aquelas feitas com palavras da mesma categoria gramatical), ricas (aquelas compostas por palavras de categorias gramaticais diferentes), raras (combinações de rimas difíceis) e preciosas (combinações de rimas entre uma palavra e um verbo junto de um pronome). Extraia do poema um exemplo de rima pobre e um exemplo de rima preciosa, nessa ordem. Texto para a questão 10: Numerar sepulturas e carneiros, Reduzir carnes podres a algarismos, Tal é, sem complicados silogismos, A aritmética hedionda dos coveiros! VERSOS A UM COVEIRO Oh! Pitágoras da última aritmética, Continua a contar na paz ascética Dos tábidos carneiros sepulcrais Um, dois, três, quatro, cinco... Esoterismos Da Morte! E eu vejo, em fúlgidos letreiros, Na progressão dos números inteiros A gênese de todos os abismos! Tíbias, cérebros, crânios, rádios e úmeros, Porque, infinita como os próprios números, A tua conta não acaba mais! (ANJOS, Augusto dos. Toda a poesia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978) 10. Os versos de Augusto dos Anjos ( ) já foram considerados "exatos como fórmulas matemáticas". (ROSENFELD, Anatol. A costeleta de prata de A. dos Anjos. Texto/contexto, São Paulo: Perspectiva, 1969, p. 268). Justifique essa afirmativa, destacando aspectos formais do texto.

2. O poema desenvolve os preceitos de qual vanguarda europeia? Justifique.

2. O poema desenvolve os preceitos de qual vanguarda europeia? Justifique. 2º EM Literatura Carolina Aval. Rec. Par. 22/08/12 1. Identifique a que vanguarda europeia o quadro abaixo se relaciona e, em seguida, dê as principais características de tal vanguarda. Texto para a questão

Leia mais

(PUC-Rio/2005 Adaptada) Texto para as questões 2 e 3:

(PUC-Rio/2005 Adaptada) Texto para as questões 2 e 3: 2º EM Literatura Carolina Aval. Mensal 18/05/12 Textos para a questão 1: Texto I OS SAPOS O sapo tanoeiro, Parnasiano aguado, Diz: Meu cancioneiro É bem martelado (...) Brada em um assomo O sapo tanoeiro:

Leia mais

LITERÁRIOS. Soneto, ode, etc. Lírica. POESIA Épica. Poema, poemeto, epopéia... Conto, novela, romance. PROSA

LITERÁRIOS. Soneto, ode, etc. Lírica. POESIA Épica. Poema, poemeto, epopéia... Conto, novela, romance. PROSA POESIA & PROSA GÊNEROS LITERÁRIOS ESPÉCIES FORMAS Lírica Soneto, ode, etc. POESIA Épica Poema, poemeto, epopéia... PROSA Conto, novela, romance. É uma questão antiga! Para muitos é insolúvel!!! O problema

Leia mais

PARNASIANISMO LITERATURA - 3 ano A e B (2º Bim.)

PARNASIANISMO LITERATURA - 3 ano A e B (2º Bim.) COLÉGIO DIOCESANO SERIDOENSE PARNASIANISMO LITERATURA - 3 ano A e B (2º Bim.) Professora: Caroline Santos Parnasianismo, final do século XIX Contexto Histórico: Mesmo contexto social, político e econômico

Leia mais

Solução Comentada Prova de Língua Portuguesa

Solução Comentada Prova de Língua Portuguesa Leia o fragmento abaixo que serve de base para as questões 01 e 02. Do ponto de vista mais geral da obra de Machado de Assis pode-se afirmar que Memórias Póstumas de Brás Cubas é o mais importante, por

Leia mais

RESOLUÇÃO. O nome do projeto DANÇANDO PARA NÃO DANÇAR é criativo, descontraído e atraente, abrange tanto o sentido da língua culta como o da gíria.

RESOLUÇÃO. O nome do projeto DANÇANDO PARA NÃO DANÇAR é criativo, descontraído e atraente, abrange tanto o sentido da língua culta como o da gíria. RESOLUÇÃO PORTUGUÊS QUESTÃO 01 Manuel Bandeira, poeta do modernismo brasileiro, canta a liberdade. Pasárgada seria o lugar criado e escolhido para exercê-la. Não se refere ao exílio ou à pátria, à infância,

Leia mais

Cargos com exigência de formação em nível de Ensino Superior

Cargos com exigência de formação em nível de Ensino Superior Secretaria Municipal de Educação Processo Seletivo Público Simplificado Edital 001/2014 http://2015tijucas.fepese.org.br Caderno de Prova fevereiro 1 o 1o de fevereiro das 15h10 às 18h10 3 h de duração*

Leia mais

Aos Poetas. Que vem trazer esperança a um povo tristonho, Fazendo os acreditar que ainda existem os sonhos.

Aos Poetas. Que vem trazer esperança a um povo tristonho, Fazendo os acreditar que ainda existem os sonhos. Aos Poetas Venho prestar homenagem a uma grande nação, Que são os nossos poetas que escrevem com dedicação, Os poemas mais lindos e que por todos são bemvindos, Que vem trazer esperança a um povo tristonho,

Leia mais

POESIA o que é? Língua Portuguesa Módulo V Prof. Samuel KühnK

POESIA o que é? Língua Portuguesa Módulo V Prof. Samuel KühnK POESIA o que é? Língua Portuguesa Módulo V Prof. Samuel KühnK Poesia ou Poema? verso? estrofe? rima? tem título? associação de palavras? métrica? sons? ritmo? Isto é uma poesia? No meio do caminho Isto

Leia mais

1. Considere o poema abaixo:

1. Considere o poema abaixo: 1º EM Literatura Carolina Aval. Subs. / Opt. 19/04/12 1. Considere o poema abaixo: ISTO Dizem que finjo ou minto Tudo que escrevo. Não. Eu simplesmente sinto Com a imaginação. Não uso o coração. (Fernando

Leia mais

Análise de textos poéticos. Texto 1. Infância

Análise de textos poéticos. Texto 1. Infância GOIÂNIA, / / 2017. PROFESSOR: Daniel DISCIPLINA: Português SÉRIE: 9 ano ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem P1-3 BIMESTRE Análise de textos poéticos Texto 1 Infância Meu pai montava a cavalo, ia para

Leia mais

PROCESSO SELETIVO/2009. Caderno 2 Prova da 2. a Fase LÍNGUA PORTUGUESA INSTRUÇÕES

PROCESSO SELETIVO/2009. Caderno 2 Prova da 2. a Fase LÍNGUA PORTUGUESA INSTRUÇÕES PROCESSO SELETIVO/2009 PROCESSO SELETIVO/2009 Caderno 2 Prova da 2. a Fase LÍNGUA PORTUGUESA INSTRUÇÕES CONFIRA SEU NOME E NÚMERO DA CARTEIRA IMPRESSOS NA CAPA DESTE CADERNO. A DURAÇÃO DAS PROVAS DE LÍNGUA

Leia mais

2) Explique o que foi o chamado "Pré-Modernismo). (1 ponto)

2) Explique o que foi o chamado Pré-Modernismo). (1 ponto) 2º EM Literatura Fransergio Av. Mensal 14/05/14 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta

Leia mais

DISCIPLINA DE LITERATURA OBJETIVOS: 1ª Série

DISCIPLINA DE LITERATURA OBJETIVOS: 1ª Série DISCIPLINA DE LITERATURA OBJETIVOS: 1ª Série Possibilitar reflexões de cunho histórico-cultural por meio da literatura, entendendo o processo de formação desta no Brasil e no ocidente. Explorar variedades

Leia mais

a) Mau, mau,mau. b) Mal, mal, mau. c) Mau, mal, mau. d) Mal, mau, mal. e) Mau, mau, Mal. ESCRITURÁRIO PORTUGUÊS

a) Mau, mau,mau. b) Mal, mal, mau. c) Mau, mal, mau. d) Mal, mau, mal. e) Mau, mau, Mal. ESCRITURÁRIO PORTUGUÊS ESCRITURÁRIO PORTUGUÊS Leia o texto abaixo e responda às questões de 1 a 3. Vaso Chinês Alberto de Oliveira Estranho mimo, aquele vaso! Vi-o Casualmente, uma vez, de um perfumado Contador sobre o mármor

Leia mais

Funções da Linguagem e Gêneros Textuais

Funções da Linguagem e Gêneros Textuais Funções da Linguagem e Gêneros Textuais Funções da Linguagem e Gêneros Textuais 1. (UERJ) Uma obra literária pode combinar diferentes gêneros, embora, de modo geral, um deles se mostre dominante. O poema

Leia mais

TOQUE DE SILÊNCIO (POESIA)

TOQUE DE SILÊNCIO (POESIA) TOQUE DE SILÊNCIO (POESIA) - Em homenagem às vítimas da Intentona Comunista de 1935 - TOQUE DE SILÊNCIO (Canto em memória dos Soldados assassinados em 1935) CARLOS MAUL Escritor e jornalista de grande

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2ª SÉRIE 3 BIMESTRE AUTORIA LUCIANA BAPTISTA DO ROSARIO Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I POESIA NO SIMBOLISMO O Simbolismo é uma tendência

Leia mais

O RESSURGIMENTO DAS ESSÊNCIAS - A CONVICÇÃO DOS ELOS

O RESSURGIMENTO DAS ESSÊNCIAS - A CONVICÇÃO DOS ELOS O RESSURGIMENTO DAS ESSÊNCIAS - A CONVICÇÃO DOS ELOS A Grécia é profundidade, expansão, Certeza expandindo teores, essências, A verdade do olhar que se enxerga longe, A constatação elevada da alma, O sonho

Leia mais

PÉTALAS E SANGUE. De: Batista Mendes

PÉTALAS E SANGUE. De: Batista Mendes PÉTALAS E SANGUE De: Batista Mendes 1 Editoração e capa: Batista Mendes Revisão: Batista Mendes Todos os direitos reservados. Nenhuma parte deste livro pode ser reproduzida ou armazenada, sob qualquer

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2º ANO 3º BIMESTRE AUTORIA VANILDA DIAS DA SILVA Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I Esse texto é de Alphonsus de Guimaraens, que é considerado

Leia mais

1.º C. 1.º A Os livros

1.º C. 1.º A Os livros 1.º A Os livros Os meus olhos veem segredos Que moram dentro dos livros Nas páginas vive a sabedoria, Histórias mágicas E também poemas. Podemos descobrir palavras Com imaginação E letras coloridas Porque

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2ª SÉRIE 3 BIMESTRE AUTORIA ALINE NUNES DE MORAES Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I Ansiedade Esta ansiedade que nos enche o peito Enche

Leia mais

ARTES VISUAIS E LITERATURA

ARTES VISUAIS E LITERATURA Vestibular 2007 1ª Fase ARTES VISUAIS E LITERATURA Instruções Gerais: No dia de hoje (15/11), você deverá responder as questões de Geografia, História, Artes Visuais e Literatura e Raciocínio Lógico-Matemático.

Leia mais

Bárbara da Silva. Literatura. Aula 15 - Realismo

Bárbara da Silva. Literatura. Aula 15 - Realismo Bárbara da Silva Literatura Aula 15 - Realismo O Realismo é marcado por uma transição política, social e econômica no Brasil, que ainda era colônia, passando de Segundo Reinado. Neste momento o tráfico

Leia mais

Pronomes Relativos, Conjunções e Verbos

Pronomes Relativos, Conjunções e Verbos Exercícios Variados Revisão de Pronomes Relativos, Conjunções e Verbos Exercícios Variados Conjunções e Verbos Revisão de Pronomes Relativos, 1. Leia o fragmento de texto abaixo, de As Três Marias, de

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2ª SÉRIE 3 BIMESTRE AUTORIA ANA GABRIELA ALVES DA SILVA Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I. POESIA NO SIMBOLISMO / CANÇÃO O Assinalado. Tu

Leia mais

QUESTÕES OBSERVE, REFLITA E LEIA OS TEXTOS A SEGUIR PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES.

QUESTÕES OBSERVE, REFLITA E LEIA OS TEXTOS A SEGUIR PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES. 3º EM Literatura Klaus Av. Dissertativa 09/03/16 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta

Leia mais

LITERATURA BRASILEIRA

LITERATURA BRASILEIRA INSTRUÇÃO GERAL: Para cada questão, escolher apenas uma alternativa correta. LITERATURA BRASILEIRA Machado de Assis alerta: o homem nasceu simples, diz a Escritura; mas ele mesmo é que se meteu em infinitas

Leia mais

O Pequeno Gigante Poeta

O Pequeno Gigante Poeta O Pequeno Gigante Poeta 1ª Edição, São Paulo, 2014. 1 O Pequeno Gigante Poeta Autor: Dias, Edinei Fernandes Ano: 2014 - São Paulo, Brasil Gênero: Poesia Palavras Chave: Poesia, Poema, Gigante, Edinei Fernandes

Leia mais

Vestibular ª Fase LÍNGUA PORTUGUESA

Vestibular ª Fase LÍNGUA PORTUGUESA Vestibular 2010 1ª Fase LÍNGUA PORTUGUESA Instruções Gerais: No dia de hoje (01/11), você deverá elaborar uma Redação e responder às questões de Língua Portuguesa e de Inglês. Você terá 4 horas para realizar

Leia mais

Análise de discursos textuais: questões

Análise de discursos textuais: questões Análise de discursos textuais: questões Com base no texto a seguir, responda às questões (1) e (2): Os Poemas Os poemas são pássaros que chegam não se sabe de onde e pousam no livro que lês. Quando fechas

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA TEXTO 1. De onde vem a narradora e protagonista do texto? (0,4) 2. Para a autora o que apagava as lembranças de sua infância? (0,4) 3. Retire do texto dois

Leia mais

7 ENSINAR RECURSO 9. Passado e presente Anne Frank e discriminação

7 ENSINAR RECURSO 9. Passado e presente Anne Frank e discriminação RECURSO 9 Passado e presente Anne Frank e discriminação Durmo com a sensação estranha de que quero ser diferente do que eu sou, ou de que sou diferente do que quero ser, ou talvez de me comportar diferente

Leia mais

Vestibular ª Fase LÍNGUA PORTUGUESA

Vestibular ª Fase LÍNGUA PORTUGUESA Vestibular 2008 1ª Fase LÍNGUA PORTUGUESA Instruções Gerais: No dia de hoje (11/11), você deverá elaborar uma Redação e responder as questões de Língua Portuguesa e Inglês. Você terá 4 horas para realizar

Leia mais

Parnasianismo (Neoclassicismo) 1866, inicia na França , termina no Brasil

Parnasianismo (Neoclassicismo) 1866, inicia na França , termina no Brasil Parnasianismo Parnasianismo (Neoclassicismo) 1866, inicia na França - 1922, termina no Brasil Arte pela arte Preciosismo Objetividade e impessoalidade Esteticismo / Culto à forma Temática Greco-romana

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. Professora Rosane Reis MÓDULO 20 VERSIFICAÇÃO

LÍNGUA PORTUGUESA. Professora Rosane Reis MÓDULO 20 VERSIFICAÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA Professora Rosane Reis MÓDULO 20 VERSIFICAÇÃO VERSIFICAÇÃO "É a técnica de fazer versos ou de estudar-lhes os expedientes rítmicos de que se constituem" (Evanildo Bechara) O ritmo poético

Leia mais

Professor MARIANA ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO 1º SEMESTRE DE 2011

Professor MARIANA ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO 1º SEMESTRE DE 2011 Disciplina LÍNGUA PORTUGUESA Curso ENSINO FUNDAMENTAL Professor MARIANA ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO 1º SEMESTRE DE 2011 Aluno (a): Série 7º ANO Número: 1 - Conteúdo: Classes gramaticais:

Leia mais

Imagem para a questão 1: Pré-história

Imagem para a questão 1: Pré-história 2º EM Literatura Carolina Av. Trimestral 02/07/13 Imagem para a questão 1: Pré-história Mamãe vestida de rendas Tocava piano no caos. Uma noite abriu as asas Cansada de tanto som, Equilibrou-se no azul,

Leia mais

a) Explique como é que Mário Quintana caracteriza, em sua concepção idealizada,

a) Explique como é que Mário Quintana caracteriza, em sua concepção idealizada, P.01 Chamar o dicionário de pai-dos-burros é que é burrice. Reconhecer um desconhecimento não é uma virtude? Se a burrice costuma vir sempre acompanhada da insolência, a inteligência não dispensa a força

Leia mais

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: a Literatura no Enem. Literatura Brasileira 3ª série EM Prof.: Flávia Guerra

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: a Literatura no Enem. Literatura Brasileira 3ª série EM Prof.: Flávia Guerra Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: a Literatura no Enem Literatura Brasileira 3ª série EM Prof.: Flávia Guerra Competência de área 4 Compreender a arte como saber cultural e estético gerador de significação

Leia mais

TEXTO CESPE EXERCÍCIO PROFESSORA TEREZA CAVALCANTI

TEXTO CESPE EXERCÍCIO PROFESSORA TEREZA CAVALCANTI TEXTO CESPE EXERCÍCIO PROFESSORA TEREZA CAVALCANTI TEXTO 1 itens de 1 a 3. Rubião tinha vexame, por causa de Sofia; não sabia haver-se com senhoras. Felizmente, lembrou-se da promessa que a si mesmo fizera

Leia mais

Embatuquei. O pajé ficou sorrindo por trás da fumaça do cachimbo.

Embatuquei. O pajé ficou sorrindo por trás da fumaça do cachimbo. SUGESTÕES PORTUGUÊS * o SEGREDO DO PAJÉ Érico Veríssimo, Tibicuera. Um dia o pajé me chamou à sua oca. Entrei. Fui recebido com esta pergunta: - Tibicuera, qual é o maior bem da vida? A coragem - respondi

Leia mais

LISTA DE MATERIAL ESCOLAR º ano

LISTA DE MATERIAL ESCOLAR º ano 6º ano 1º BIMESTRE Livro: Não se esqueçam da rosa Autora: Giselda Laporta Nicolelis / Ilustrações: Célia Kofuji Editora: Saraiva Livro: Viagem ao centro da Terra Autor: Júlio Verne / Tradução e adaptação:

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 1ª SÉRIE 3º BIMESTRE AUTORIA GEUCINEIA DE SOUZA PENCINATO Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I O poema abaixo pertence a Cláudio Manuel da

Leia mais

PORTUGUÊS. 1. Segundo o texto, As crianças de hoje, na média, têm cabeças melhores do que tiveram seus pais e avós na mesma idade.

PORTUGUÊS. 1. Segundo o texto, As crianças de hoje, na média, têm cabeças melhores do que tiveram seus pais e avós na mesma idade. PROFESSOR(A): FERNANDA MACHADO ALUNO(A): Nº SÉRIE: 7º ANO TURMA: TURNO: MANHÃ / /2018 PORTUGUÊS EXERCÍCIO DE REVISÃO LEIA O TEXTO A SEGUIR E RESPONDA ÀS QUESTÕES QUE SEGUEM: QUESTÕES OBJETIVAS As crianças

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2º ANO 3º BIMESTRE AUTORIA KARLA MEDEIROS COSTA MOURA Rio de Janeiro 2012 POESIA NO SIMBOLISMO TEXTO GERADOR I ANTÍFONA CRUZ E SOUZA fragmento

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2ª SÉRIE 3 BIMESTRE AUTORIA EDINALDA CARLA FERREIRA PINTO LIMA Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR 1 O soneto Ao Cair da Tarde, é de Emiliano

Leia mais

Aula 13.1 Conteúdos: Discurso direto e discurso indireto LÍNGUA PORTUGUESA FORTALECENDO SABERES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CONTEÚDO E HABILIDADES

Aula 13.1 Conteúdos: Discurso direto e discurso indireto LÍNGUA PORTUGUESA FORTALECENDO SABERES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CONTEÚDO E HABILIDADES 2 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Aula 13.1 Conteúdos: Discurso direto e discurso indireto 3 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Habilidades: Distinguir

Leia mais

Eugénio de Andrade AS PALAVRAS INTERDITAS ATÉ AMANHÃ. Nuno Júdice ASSÍRIO & ALVIM. prefácio de

Eugénio de Andrade AS PALAVRAS INTERDITAS ATÉ AMANHÃ. Nuno Júdice ASSÍRIO & ALVIM. prefácio de Eugénio de Andrade AS PALAVRAS INTERDITAS ATÉ AMANHÃ prefácio de Nuno Júdice ASSÍRIO & ALVIM UM ARTISTA DA LINGUAGEM Publicados respectivamente em 1951 e 1956, As Palavras Interditas e Até Amanhã são livros

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA TAREFÃO - 1 1º BIMESTRE / º Ano do ENSINO MÉDIO. (Professor: Leandro Cocicov)

LÍNGUA PORTUGUESA TAREFÃO - 1 1º BIMESTRE / º Ano do ENSINO MÉDIO. (Professor: Leandro Cocicov) LÍNGUA PORTUGUESA TAREFÃO - 1 1º BIMESTRE / 2018 1º Ano do ENSINO MÉDIO (Professor: Leandro Cocicov) Critérios do Tarefão : a) O Tarefão é composto de 20 questões que podem ser retiradas do material de

Leia mais

Interpretação de textos Avaliação Parcial II. Língua Portuguesa Brasileira Antonio Trindade

Interpretação de textos Avaliação Parcial II. Língua Portuguesa Brasileira Antonio Trindade Interpretação de textos Avaliação Parcial II Língua Portuguesa Brasileira Antonio Trindade Verbo ser Que vai ser quando crescer? Vivem perguntando em redor. Que é ser? É ter um corpo, um jeito, um nome?

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2º ANO 3º BIMESTRE AUTORIA TATIANA FERNANDES BARBOSA Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I ANTÍFONA CRUZ e SOUSA Ó Formas alvas, brancas, Formas

Leia mais

Leia o texto abaixo; depois, responda às perguntas.

Leia o texto abaixo; depois, responda às perguntas. Leia o texto abaixo; depois, responda às perguntas. 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 Era no tempo que ainda os portugueses não haviam sido por uma tempestade empurrados para a terra

Leia mais

JAQUELINE PELLEGRINI. ( Voluntárias de pesquisa)

JAQUELINE PELLEGRINI. ( Voluntárias de pesquisa) JAQUELINE PELLEGRINI JULIANA PETKOFF ( Voluntárias de pesquisa) Alunas de Bacharelado em Letras Orientadora: Maria José B. Finatto Co-orientador: Antônio Marcos Sanseverino OBJETIVOS Verificar, na obra

Leia mais

ÍNDICE. Prefácio... 7

ÍNDICE. Prefácio... 7 ÍNDICE Prefácio... 7 Antes que o Tempo fosse... 17 Nova Ilusão... 18 A minha alma ajoelha ante o mistério... 19 Paraíso... 20 Ascensão... 21 Além-Deus... 22 i. Abismo... 22 ii. Passou... 23 iii. A voz

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PAREDE

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PAREDE GESTÃO DE CONTEÚDOS Ensino Básico 1.º Ciclo Português 3.º Ano Domínios Subdomínios Conteúdos Programáticos Nº Tempos previstos (Horas) Oralidade Compreensão do Oral 104 horas Ideia principal Facto e opinião

Leia mais

Paradidático DESAFIOS DE CORDEL (ILUSTRAÇÕES FERNANDO VILELA) AUTOR: CÉSAR OBEID / EDITORA: FTD

Paradidático DESAFIOS DE CORDEL (ILUSTRAÇÕES FERNANDO VILELA) AUTOR: CÉSAR OBEID / EDITORA: FTD Segue a lista de livros paradidáticos que serão utilizados pelos alunos do 5º ano no decorrer do Paradidático DESAFIOS DE CORDEL (ILUSTRAÇÕES FERNANDO VILELA) AUTOR: CÉSAR OBEID / Mês MARÇO Realizar a

Leia mais

Poemas de um Fantasma. Fantasma Souza

Poemas de um Fantasma. Fantasma Souza 1 2 3 Poemas de um Fantasma Fantasma Souza 2012 4 5 Fantasma Souza Todos os Direitos Reservados TITULO ORIGINAL POEMAS DE UM FANTASMA Projeto Gráfico Midiartes Capa Erisvaldo Correia Edição e Comercialização

Leia mais

Memórias póstumas de um defunto protagonista

Memórias póstumas de um defunto protagonista Memórias póstumas de um defunto protagonista Walter Aparecido Gonçalves 1 Resumo: Neste trabalho buscaremos compreender como funciona o tempo no romance Memórias Póstumas de Brás Cubas (1994). A nossa

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2º ANO 3º BIMESTRE AUTORIA SANDRA DAS GRACAS CABRAL BRANDAO IZAR Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I ISMÁLIA ALPHONSUS DE GUIMARAENS Quando

Leia mais

GESTÃO DE CONTEÚDOS 2017/2018

GESTÃO DE CONTEÚDOS 2017/2018 GESTÃO DE CONTEÚDOS 2017/2018 Ensino Básico 1.º Ciclo PORTUGUÊS 3.º ANO Domínios Subdomínios Conteúdos Programáticos Nº Tempos previstos (Horas) 1º Período 13 de setembro Oralidade Compreensão do Oral

Leia mais

Bárbara da Silva. Literatura. Pré-modernismo

Bárbara da Silva. Literatura. Pré-modernismo Bárbara da Silva Literatura Pré-modernismo O pré-modernismo não é propriamente uma escola literária, mas um período em que alguns autores decidiram produzir uma literatura que refletia as questões políticas

Leia mais

Romance. Romance: da palavra ROMANÇO/ROMÂNICO (obra em linguagem popular, com muita imaginação e aventura).

Romance. Romance: da palavra ROMANÇO/ROMÂNICO (obra em linguagem popular, com muita imaginação e aventura). Literatura: romance Romance Chamamos de romance o gênero de texto narrativo que conta uma história mais longa e mais complexa. Nesse gênero, apesar de haver personagens principais, suas narrativas são

Leia mais

Exercícios do ver literário. As respostas das questões desses slides estão no seu caderno. Use-as para estudar.

Exercícios do ver literário. As respostas das questões desses slides estão no seu caderno. Use-as para estudar. + Exercícios do ver literário As respostas das questões desses slides estão no seu caderno. Use-as para estudar. + a) A imagem 2 é plagio da primeira b) A imagem 1 é caricatura de Pedro c) A imagem 2 é

Leia mais

Rima é a coincidência de sons no final ou mesmo no interior de versos.

Rima é a coincidência de sons no final ou mesmo no interior de versos. RIMA Rima é a coincidência de sons no final ou mesmo no interior de versos. De tudo, ao meu amor serei atento Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto Que mesmo em face do maior encanto Dele se encante

Leia mais

ANTÓNIO MANUEL COUTO VIANA

ANTÓNIO MANUEL COUTO VIANA ANTÓNIO MANUEL COUTO VIANA Nasceu em Viana do Castelo no dia 24 de janeiro de 1923 e faleceu em Lisboa no dia 8 de junho de 2010. Poeta, dramaturgo, contista, ensaísta, memorialista, etc. Autor de livros

Leia mais

Engenharia Industrial Elétrica, Engenharia Industrial Mecânica, Engenharia de Produção Civil, Tecnologia em Radiologia e Tecnologia em Normalização e

Engenharia Industrial Elétrica, Engenharia Industrial Mecânica, Engenharia de Produção Civil, Tecnologia em Radiologia e Tecnologia em Normalização e 1 RASCUNHO 2 INSTRUÇÕES Esta prova contém 5 (cinco) questões. Para resolvê-las, fique atento às seguintes instruções e critérios que se seguem: 1- As respostas deverão ser redigidas, obrigatoriamente,

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 2º EM Literatura Fransérgio Av. Trimestral 18/06/14 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta

Leia mais

A coisa mais bela do mundo. Um menino perguntou-me sem mais esta ou aquela: Qual a coisa neste mundo que é de todas a mais bela?

A coisa mais bela do mundo. Um menino perguntou-me sem mais esta ou aquela: Qual a coisa neste mundo que é de todas a mais bela? Nome: Ensino: F undamental 4 o ano urma: Língua Por ortuguesa T ata: D 12/8/09 A coisa mais bela do mundo Um menino perguntou-me sem mais esta ou aquela: Qual a coisa neste mundo que é de todas a mais

Leia mais

INSTRUMENTO PARA ANÁLISE E JULGAMENTO DE RECURSOS

INSTRUMENTO PARA ANÁLISE E JULGAMENTO DE RECURSOS INSTRUMENTO PARA ANÁLISE E JULGAMENTO DE RECURSOS CARGOS: PROF LÍNGUA PORTUGUESA QUESTÃO ANALISE JULGAMENTO 01 O primeiro parágrafo do texto não apresenta opinião (defesa de ponto de vista). Apresenta

Leia mais

1. Vive a perambular e a agir de forma estranha e instintiva. 2. Um ser privado de vontade própria. 3. Vivem em bando pois é mais fácil de atacar a

1. Vive a perambular e a agir de forma estranha e instintiva. 2. Um ser privado de vontade própria. 3. Vivem em bando pois é mais fácil de atacar a O que é um Zumbi? Morto Vivo 1. Vive a perambular e a agir de forma estranha e instintiva. 2. Um ser privado de vontade própria. 3. Vivem em bando pois é mais fácil de atacar a presa. 4. Se alimentam de

Leia mais

Leia o poema a seguir, de Carlos Drummond de Andrade, e responda às questões 1 e 2.

Leia o poema a seguir, de Carlos Drummond de Andrade, e responda às questões 1 e 2. PROFESSOR(A): DISCIPLINA: ALUNO(A): Nº SÉRIE: TURMA: TURNO: DATA: / /2017. Leia o poema a seguir, de Carlos Drummond de Andrade, e responda às questões 1 e 2. Ainda que mal Ainda que mal pergunte, ainda

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 63/2002

RESOLUÇÃO Nº 63/2002 RESOLUÇÃO Nº 63/2002 Estabelece a relação de obras literárias do Processo Seletivo da UFES para ingresso nos cursos de graduação nos anos letivos de 2004, 2005 e 2006. O DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO

Leia mais

TEU ABRAÇO OUTRA VEZ ALGO EM QUE PENSAR

TEU ABRAÇO OUTRA VEZ ALGO EM QUE PENSAR TEU ABRAÇO OUTRA VEZ E, levantando-se, foi para seu pai; e, quando ainda estava longe, viu-o seu pai, e se moveu de íntima compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou. (Lucas 15:20) ALGO

Leia mais

Modernismo - (3ª Fase) Visão Geral

Modernismo - (3ª Fase) Visão Geral Modernismo - (3ª Fase) Visão Geral Início: 1945 Também chamada de Pós- Modernismo A fase da Reflexão e da Ponderação com a linguagem Se opunha a 1ª fase do modernismo e por isso era ridicularizada com

Leia mais

*O Amor é o principal tema de toda a lírica camoniana - como é n'os Lusiadas, uma das grandes linhas que movem, organizam e dão sentido ao universo,

*O Amor é o principal tema de toda a lírica camoniana - como é n'os Lusiadas, uma das grandes linhas que movem, organizam e dão sentido ao universo, * *O Amor é o principal tema de toda a lírica camoniana - como é n'os Lusiadas, uma das grandes linhas que movem, organizam e dão sentido ao universo, elevando os heróis à suprema dignidade de, através

Leia mais

Data de entrega : Entregar no dia da avaliação

Data de entrega : Entregar no dia da avaliação Disciplina: P. TEXTO Professor: Valdeci Lopes TRABALHO 2016 Ano: 8 ano Ensino: F. II Data de entrega : Entregar no dia da avaliação O trabalho será composto por duas partes: Exercícios de gramática (2.0

Leia mais

Projeto Pedagógico Qual caminho deve seguir para obter uma infância feliz? Como fazer para compreender a vida em seu momento de choro e de riso?

Projeto Pedagógico Qual caminho deve seguir para obter uma infância feliz? Como fazer para compreender a vida em seu momento de choro e de riso? Projeto de Leitura Título: Maricota ri e chora Autor: Mariza Lima Gonçalves Ilustrações: Andréia Resende Elaboração do Projeto: Beatriz Tavares de Souza Apresentação O livro apresenta narrativa em versos

Leia mais

Classes Gramaticais: Palavras Variáveis

Classes Gramaticais: Palavras Variáveis Classes Gramaticais: Palavras Variáveis Substantivo Conceito É a palavra que nomeia tudo: sentimentos, ações, qualidades e seres em geral. Flexiona-se em gênero e número, além de assumir a categoria de

Leia mais

Falando de amor e ilusão.

Falando de amor e ilusão. Falando de amor e ilusão. Sérgio Batista 2 Falando de amor e ilusão Primeira Edição Editora do Livre Pensador Recife, Pernambuco 2013 3 Titulo Original Falando de amor e ilusão Primeira Edição Copyright

Leia mais

No campo. campo. Quando, numa tarde de sol, Páro para olhar o céu, O mundo cresce aos meus olhos E sonho-o inteiramente meu. céu,

No campo. campo. Quando, numa tarde de sol, Páro para olhar o céu, O mundo cresce aos meus olhos E sonho-o inteiramente meu. céu, CONTRAPONTO Maria Stella contraponto 2016 No campo campo Quando, numa tarde de sol, Páro para olhar o céu, O mundo cresce aos meus olhos E sonho-o inteiramente meu. mundo tarde céu, sol, olhos Na contemplação

Leia mais

Seus Escritos no Site da Magrià a Antonio Márcio Uma rosa para a minha Rosa

Seus Escritos no Site da Magrià a Antonio Márcio Uma rosa para a minha Rosa Seus Escritos no Site da Magrià a Antonio Márcio Uma rosa para a minha Rosa Apanhei esta rosa Para o teu olhar. Apanhei esta rosa Para as tuas mãos. Apanhei esta rosa Para o teu olfato. Apanhei esta rosa

Leia mais

PROVA ESCRITA DE PORTUGUÊS

PROVA ESCRITA DE PORTUGUÊS PROVA ESCRITA DE PORTUGUÊS Na prova a seguir, faça o que se pede, usando, caso julgue necessário, as páginas para rascunho constantes desse caderno. Em seguida, transcreva os textos para as respectivas

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia BH

Colégio Santa Dorotéia BH ASSUNTO: Língua e contexto. Texto verbal Gêneros: poema relato pessoal Linguagem formal e informal Figuras de linguagem Interpretação de texto Compreensão Colégio Santa Dorotéia BH Área de Códigos e Linguagens

Leia mais

A v a mæe

A v a mæe N@o mæe@: D@a@t@a@: A v a l@i@a@ç@ã@o @d@o 1.º @t r@i mæe s@t ræe@ L@í n@g@u@a@ P@o r@t@u@g@uæe s@a@ 2.º @a n@o I n f o r m@a@ç@ã@o : Desejos de Natal Furioso, Zeca saiu de casa. Tinha de espairecer. Apetecia-lhe

Leia mais

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO Escola Estadual Virgínio Perillo Avenida José Bernardes Maciel, 471 Marília, Lagoa da Prata-MG Fone: (37) 3261-3222 / E-mail: escolavirginioperillo@gmail.com TRABALHO DE RECUPERAÇÃO DISCIPLINA PORTUGUÊS

Leia mais

Romantismo no Brasil 2ª e 3ª Geração

Romantismo no Brasil 2ª e 3ª Geração Texto para as questões 1 e 2. Minha terra Todos cantam sua terra, Também vou cantar a minha, Nas débeis cordas da lira Hei de fazê-la rainha; Minha terra tem palmeiras Onde canta o sabiá (Gonçalves Dias)

Leia mais

Bárbara da Silva. Literatura. Modernismo II

Bárbara da Silva. Literatura. Modernismo II Bárbara da Silva Literatura Modernismo II Em 1930 tiveram início os 15 anos de ditadura da ditadura de Getúlio Vargas. Com o intuito de obter o apoio das massas, Vargas adota uma série de medidas populistas,

Leia mais

OS COMBOIOS QUE VÃO PARA ANTUÉRPIA

OS COMBOIOS QUE VÃO PARA ANTUÉRPIA OS COMBOIOS QUE VÃO PARA ANTUÉRPIA Em janeiro eu estava em Bruxelas, nos subúrbios, numa casa sobre a linha férrea. Os comboios faziam estremecer o meu quarto. Fora-se o natal. Algo desaparecera, uma coisa

Leia mais

Romantismo no Brasil: 1ª geração. Literatura brasileira 2ª EM Prof.: Flávia Guerra

Romantismo no Brasil: 1ª geração. Literatura brasileira 2ª EM Prof.: Flávia Guerra Romantismo no Brasil: 1ª geração Literatura brasileira 2ª EM Prof.: Flávia Guerra O discurso da nacionalidade Na primeira metade do século XIX, várias missões estrangeiras vieram ao Brasil. Foram os estrangeiros

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2ª SÉRIE 3 BIMESTRE AUTORIA DÉBORA PATRÍCIA CORRÊA SCAFURA Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR 1: POESIA SIMBOLISTA ACROBATA DA DOR Cruz e Sousa

Leia mais

Introdução a Filosofia

Introdução a Filosofia Introdução a Filosofia Baseado no texto de Ludwig Feuerbach, A essência do homem em geral, elaborem e respondam questões relacionadas a este tema. 1- Quem foi Feuerbach? PERGUNTAS 2- Qual é a diferença

Leia mais

Troca do Livro LIÇÕES DE FRANCÊS, PORTUGUÊS E HISTÓRIA - 5 ano 5º A e B 5º C Semana de 9 a 13 de abril de 2018 terça-feira quarta-feira

Troca do Livro LIÇÕES DE FRANCÊS, PORTUGUÊS E HISTÓRIA - 5 ano 5º A e B 5º C Semana de 9 a 13 de abril de 2018 terça-feira quarta-feira Troca do Livro LIÇÕES DE FRANCÊS, PORTUGUÊS E HISTÓRIA - 5 ano 5º A e B 5º C Semana de 9 a 13 de abril de 2018 terça-feira quarta-feira Lundi - Français Curitiba, le 9 avril 2018. Fais l'activité 2 de

Leia mais

Coord. Pedagógica. JULHO. Qualquer dúvida, favor entrar em contato /

Coord. Pedagógica. JULHO. Qualquer dúvida, favor entrar em contato / Circ. Finalização das Aulas 5º ANO 15/06/2016 17/06 Aulas Extras (xadrez, reforços, treinos desportivos, jazz, ENEM prof. Valter) Informamos que as aulas extracurriculares (xadrez, reforços, treinos desportivos,

Leia mais

Unidade 2: Luís Eduardo Magalhães BA, 22 de março de 2019.

Unidade 2: Luís Eduardo Magalhães BA, 22 de março de 2019. Unidade 2: Luís Eduardo Magalhães BA, 22 de março de 2019. PROGRAMAÇÃO DO ENCONTRO LITERÁRIO MONTEIRO LOBATO / 2019 Período: 26 a Horários: Conforme cronograma abaixo. Local: da Escola, Áreas de Interna

Leia mais

COLTEC UFMG PLANO DE CURSO Disciplina: Língua Portuguesa Prof. Edson Santos de Oliveira Turma 204

COLTEC UFMG PLANO DE CURSO Disciplina: Língua Portuguesa Prof. Edson Santos de Oliveira Turma 204 COLTEC UFMG PLANO DE CURSO - 2015 Disciplina: Língua Portuguesa Prof. Edson Santos de Oliveira Turma 204 Disciplina: Carga horária total: Língua Portuguesa e Lit. Brasileira 160 aulas Ano: 2015 2015 Curso:

Leia mais

Almeida Garrett

Almeida Garrett Almeida Garrett 1799-1854 Almeida Garrett nasceu no Porto, a 4 de fevereiro de 1799. Durante a sua adolescência, foi viver para a Ilha Terceira, nos Açores, quando as tropas francesas de Napoleão Bonaparte

Leia mais

Ano: 8 Turma: 8.1 e 8.2

Ano: 8 Turma: 8.1 e 8.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2014 Disciplina:Português Professor (a): Cris Souto Ano: 8 Turma: 8.1 e 8.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

2013 Ensino Médio Prova Substitutiva 1 Etapa. Disciplina Data Conteúdo. 1º ano - Filosofia. 2º ano - 3º ano - Sociologia.

2013 Ensino Médio Prova Substitutiva 1 Etapa. Disciplina Data Conteúdo. 1º ano - Filosofia. 2º ano - 3º ano - Sociologia. 2013 Ensino Médio ------ Prova Substitutiva 1 Etapa Disciplina Data Conteúdo Filosofia Sociologia Física - - - - - - - - - Slides da aula 1- Dogmatismo, Relativismo, Pensamento e Ciência. Capítulo 1 do

Leia mais