Orquestrações Instrumentais na Tutoria Online: explorando as representações semióticas da geometria analítica

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Orquestrações Instrumentais na Tutoria Online: explorando as representações semióticas da geometria analítica"

Transcrição

1 Orquestrações Instrumentais na Tutoria Online: explorando as representações semióticas da geometria analítica Rosilângela Lucena 1 GD6 Educação Matemática, Tecnologias Informáticas e EaD Resumo do trabalho: O presente trabalho objetiva investigar tipos de orquestração instrumental desenvolvidas pelos professores, na tutoria online, por meio de tecnologias que permitam o uso de múltiplas representações semióticas. A Teoria da Orquestração Instrumental e a Teoria das Representações Semióticas formarão o quadro teórico desse estudo. O texto discutirá sobre a tutoria online da disciplina de geometria analítica e a sua relação com as representações semióticas, assim como, o papel do tutor e do artefato numa orquestração instrumental. A metodologia será desenvolvida em duas fases, na primeira, serão realizadas análises das interações de três chats de cursos de Licenciatura em matemática a distância. A segunda fase, em caráter experimental, consistirá na análise da atuação de dois tutores na mediação didática em um ambiente virtual rico em tecnologia. Palavras chaves: Orquestração Instrumental. Representações Semióticas. Tutoria Online. Geometria Analítica. 1. Introdução A atuação docente da autora 1, como tutora em um curso de Licenciatura de Matemática a distância, na disciplina de geometria analítica, trouxe grandes inquietações por conta das dificuldades para se desenvolver um bom trabalho de tutoria online, momento em que os estudantes podem esclarecer suas dúvidas com os professores. A utilização da ferramenta síncrona chat para realização da tutoria online, segundo o estudo realizado por Rocha (2012), tem dificultado e comprometido a mediação didática em disciplinas que necessitam de representações semióticas, uma vez que o chat, não permite representação gráfica e é limitada quanto ao uso da linguagem algébrica. A respeito desta questão, Borba, Malheiros e Amaral (2011) afirmam que é difícil para tutores e alunos perguntar, responder e acompanhar, concomitantemente, por meio da linguagem escrita. 1 Mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação Matemática e Tecnológica - EDUMATEC/UFPE, rosi.lucenasc@gmail.com. Orientadora: Profª Drª Verônica Gitirana.

2 No entanto, o chat é uma ferramenta de bate papo e, como descrito anteriormente, possui limitações quanto à natureza da escrita matemática. Dessa forma, o tutor terá que inserir no ambiente de ensino virtual, novas tecnologias que permitam explorar as representações simbólicas e figurais, daí a relevância da teoria da orquestração instrumental, que prevê um ensino pautado no uso de tecnologia. Se por um lado, o chat tem sido o meio de comunicação síncrono mais utilizado nesse tipo de comunicação, por outro, observa-se grande desenvolvimento de softwares que exploram as múltiplas representações matemática de forma integrada. Há uma diversidade de softwares entre outras tecnologias que foram desenvolvidas para dar suporte às atividades docentes em sala de aula presencial ou à distância. Softwares de geometria dinâmica, tais como, o Geogebra, o DPGhaph e o Tabulae entre outros, permitem uso de representações semióticas, construções, manipulações, transformações e modelagem de objetos matemáticos. Hoje, diversos esforços têm sido feitos no sentido de produzir ferramentas que permitam a comunicação síncrona por meio de diferentes representações. Algumas dessas ainda necessitam um grande potencial de comunicação online. Outras ferramentas, porém, já mais populares como o Teamviewer (TEAMVIEWER GMBH, 2005) e Skype (MICROSOFT, 2003), que prometem minimizar o tempo gasto com as interações por meio da escrita ao utilizar o comando de voz com um microfone, das imagens por compartilhamento de vídeo, das ações no computador por meio do compartilhamento da tela do computador, assim como, por meio de trocas ao compartilhar o próprio computador. Com esse potencial, toda ferramenta presente em um computador ou que possa está à frente do computador pode servir na interação entre tutor e aluno. Portanto, mais que utilizar é relevante buscar conhecer as potencialidades educacionais dessas ferramentas e sobre a integração das mesmas à prática docente (BELLEMAIN, 2013). O presente trabalho objetiva caracterizar, à luz da Teoria da Orquestração Instrumental, Trouche (2004) e Drijvers et al (2010), os tipos de orquestração instrumental que serão desenvolvidas pelos tutores da disciplina de geometria analítica a distância ao escolher e utilizar recursos tecnológicos para orquestrar sua própria tutoria online. Esta teoria apresenta uma metodologia de organização, didática e pedagógica da prática docente, em que o ensino e a aprendizagem são facilitados por tecnologias, a partir do processo da gênesis instrumental que tanto o professor, quanto o estudante devem vivenciar.

3 A mediação online lida com a busca de interações por meio de diferentes representações. Além disso, a aprendizagem dos conceitos matemáticos requer o uso de comunicação por meio de tais representações, portanto, esta pesquisa necessita de uma discussão pautada num quadro que lide com a cognição e a representação. Nesse sentido, para completar o quatro teórico desse estudo será utilizada a Teoria dos Registros de Representações Semióticas, Duval (2011). Nessa Teoria, Duval defende a necessidade de um ensino que contemple múltiplas representações de um mesmo objeto matemático, assim como, que possibilite as transformações dos mesmos, seja pelo tratamento ou pela conversão. 2. Referencial teórico 2.1. Orquestrações Instrumentais Uma orquestração é ação sistêmica e intencional do professor que deseja mediar objetos matemáticos por meio da tecnologia, Trouche (2004). Trata-se de uma metáfora em que Trouche (2004) compara a sala de aula à uma orquestra, na qual o professor é o maestro, os aluno são os músicos, as tecnologias são os instrumentos musicais, as situações de ensino são os repertórios e os objetos matemáticos a serem aprendidos serão a música a ser tocada. A teoria da orquestração instrumental, portanto, tem como base a teoria da instrumentação de Rabardel (1995). Numa abordagem instrumental, a teoria da orquestração orienta o processo de gênesis instrumental quanto ao uso de tecnologias seja por parte do professor, Drijvers et al (2010), ou do aluno, Trouche (2004). Para Rabardel (1995), a gênese instrumental é a transformação gerada pela ação do sujeito sobre o artefato, tornando-o num instrumento, à medida que o sujeito sofre o processo de instrumentação, ao integrá-lo em sua prática. A gênese instrumental é caracterizada por dois processos elementares, a instrumentalização e a instrumentação. Embora sejam processos com definições diferentes, Trouche (2004) afirma que são interdependentes e que diferenciá-los é indispensável para a análise da gênese instrumental. A instrumentalização ocorre quando o sujeito começa a conhecer o artefato, sua interface, suas possibilidades e suas limitações, assim como, quando desenvolve esquemas de uso para este, atribuindo-lhe funções relacionadas às suas ações, ou seja, o artefato passa a ser um instrumento. Simultaneamente a este processo, à medida que os

4 esquemas mentais de uso em sua prática evoluem ocorre o processo de instrumentação do sujeito que passa a integrar de fato o instrumento à sua prática. De acordo com Rabardel (1995), essa transformação do artefato em instrumento não é própria da estrutura da ferramenta, mas, dos esquemas que o sujeito desenvolve para integrá-lo, ou seja, o instrumento é um constructo psicológico. À medida que esse mesmo sujeito vai conhecendo as estruturas e funções do instrumento, integrando-o às suas ações para potencializá-las, ele constrói esquemas mentais que dão origem ao processo de instrumentação. Os processos elementares da gênese instrumental (RABARDEL, 1995) estão interligados aos princípios da Teoria da Orquestração Instrumental, (DRIJVERS et al, 2010; TROUCHE, 2004). Isto ocorre porque, enquanto a Teoria da Instrumentação estuda o desenvolvimento dos sujeitos na utilização dessas tecnologias por meio dos processos da gênesis instrumental; a Teoria da Orquestração direciona-se a entender e modelar a ação docente em um ambiente rico em tecnologias por meio de uma configuração didática, um modo de exploração e do desempenho didático. Drijvers et al, 2010, identificaram em sua pesquisa, sobre tipos de orquestração desenvolvidas por professores em sala de aula presencial, rica em tecnologia, seis modelos de orquestração instrumental, três centradas no educador e as outras no aluno. Para que a ação docente represente uma orquestração instrumental, faz-se necessário seguir três princípios, a saber, a configuração didática, um modo de exploração e o desempenho didático. A configuração didática é a organização do ambiente de ensino e aprendizagem; é a escolha dos recursos nele disponibilizados, das técnicas de trabalho para apreensão dos objetos matemáticos por meio das tecnologias e o papel dessas neste processo. O modo de exploração se refere à atividade a ser desenvolvida por cada ferramenta inserida nesse ambiente. Por último, o desempenho didático, contempla aspectos relevantes a serem considerados na execução da atividade, assim como, as decisões ad hoc que devem ser tomadas diante de situações inesperadas que possam surgir numa orquestração, advindas da realização da atividade ou do uso da tecnologia. (DRIJVERS et al, 2010). A utilização da teoria da orquestração instrumental em um contexto de ensino a distância online poderá ajudar a desvendar aspectos da prática docente que estejam relacionados à gênese instrumental dos professores, principalmente, quando eles necessitam encontrar novas técnicas e recursos para mediar o conhecimento dentro dos ambientes virtuais. Segundo Drijvers et al (2010), essa teoria tem um grande potencial

5 para colaborar com estudos que desejem compreender a ação docente em espaços bem estruturados com aportes tecnológicos. A relação desta investigação com a teoria supracitada se estabelecerá nos objetivos de pesquisa, entre eles, o de identificar os tipos de orquestração instrumental desenvolvidos pelos professores na tutoria online de geometria analítica, com foco nas representações semióticas, por meio de recursos tecnológicos. Espera-se, ainda, que se possa reconhecer as variantes dos modelos de orquestração categorizados por Drijvers et al (2010), ao especificar novos tipos de orquestração que por ventura venham a se desenvolver em um ambiente virtual de ensino Representações Semióticas A teoria das Representações Semióticas, (DUVAL, 2011), defende a indispensável necessidade de uma abordagem cognitiva da conceitualização de um objeto matemático por meio do encadeamento de múltiplas representações. A matemática possui uma linguagem própria desenvolvida dentro de sistemas escritos e figurais. O sistema de escrita (frases em língua natural, escrita algébrica) e o sistema figural (figuras, esquemas e gráficos) são chamados por Duval (2011) de representações semióticas. Duval (2011) afirma que os objetos matemáticos, por sua natureza abstrata, necessitam de representação, tendo o sujeito cognoscente que dominar ao menos duas maneiras distintas de representá-los para melhor compreendê-los. Em algumas áreas da matemática, como a da geometria analítica, em que a álgebra explica a geometria, faz-se necessário o uso intenso de dois sistemas de registros representativos, o escrito e o figural. Para começar a compreender o que é de fato uma representação semiótica, fazse necessário, não confundir os signos com os objetos. Mais do que representar um objeto matemático é, extremamente relevante, que se consiga realizar transformações desse objeto. As transformações são denominadas, tratamento e conversão e, são de extrema importância para o ensino e aprendizagem de objetos matemáticos. O tratamento é o processo de transformação de uma representação dentro de um mesmo registro semiótico, enquanto a conversão é a transformação que muda o registro de representação de um mesmo objeto matemático, (DUVAL, 2011). A construção de conceitos matemáticos na perspectiva da Teoria dos Registros de Representações Semióticas se dá quando o indivíduo consegue representar, tratar ou converter o mesmo objeto matemático. Para Duval (2011), a dificuldade dos estudantes

6 em compreender certos conhecimentos matemáticos está relacionada à sua capacidade de articular os registros de representação gráfica com os de representação algébrica. O que se percebe em muitos ambientes de ensino, quer presencial ou a distância, que há por parte dos professores uma tendência em utilizar poucas formas de representar um objeto matemático, além de não explorar processos de transformação das representações. De acordo com Duval (2011), é preciso realizar correspondência entre o objeto de conhecimento e suas representações, pois, essa ação cognitiva é a única que pode evidenciar suas propriedades e permitir a aquisição de novos objetos matemáticos. É pela dinâmica das transformações semióticas que a semiósis está no centro dos processos cognitivos do pensamento matemático. Não existe (nenhuma) noésis sem semiósis, não existe ato matemático de pensamento em transformação de representações semióticas quaisquer que sejam. (DUVAL, 2011, p.42) Para Duval, a dinâmica supracitada é indispensável ao sujeito que queira compreender ou fazer matemática. A ação cognitiva de colocar em correspondência não se estabelece na realização de uma simples relação entre conteúdo e representação, mas que isso, ela contribui para a diferenciação das unidades de sentido. Duval (2011) define como unidade de sentido, as propriedades que formam o conteúdo das representações. Ao compreender a importância das representações semióticas e de suas operações para o ensino e aprendizagem da matemática, principalmente, nas situações de ensino desenvolvidas na tutoria online, há uma necessidade em incorporá-la ao quadro teórico desta pesquisa. Espera-se que a teoria em foco, possa contribuir com a análise das orquestrações quanto aos esquemas mentais desenvolvidos pelas concepções dos tutores na exploração da tecnologia para explicar e exemplificar conhecimentos matemáticos. 3. Revisão da literatura 3.1 A tutoria online da disciplina de geometria analítica e as representações semióticas A educação matemática na modalidade de ensino a distância (EaD), por meio de recursos tecnológicos, tem gerado muitas pesquisas que visam não apenas revelar as potencialidades de ambientes virtuais plenos em tecnologia, mas, também, desvendar os entraves para os processos de ensino e aprendizagem que possam surgir na utilização dos mesmos. Segundo Trouche (2004), mais que utilizar um artefato tecnológico, é

7 importante reconhecer as possibilidades e dificuldades que ele pode apresentar diante de uma situação de ensino e aprendizagem. Uma das tecnologias que tem ganhado destaque em muitos estudos é o chat, ferramenta síncrona para interação, por meio da escrita em língua materna e em tempo real. O chat é bastante utilizado nos cursos de Licenciatura em Matemática a distância. Nele são realizadas, em dia e horários pré definidos, as tutorias online, que segundo Rocha (2012) é o momento em que o aluno interage com outros estudantes e com o professor, para compartilhar informações e esclarecer dúvidas sobre o conteúdo estudado. Infelizmente, a mediação de conteúdos matemáticos que depende de representações semióticas para sua apreensão, realizadas nessas sessões de bate papo, tem se configurado em tentativas de explicação e exemplificação, muitas vezes, mal sucedidas. Rocha (2012) afirma, em seu estudo, que este problema atinge professores e alunos das disciplinas de cálculo, análise real, geometria analítica, entre outras. As limitações do chat quanto às representações semióticas representam um sério problema para mediação didática, não apenas, por não poder fazer certas representações, mas, também, por forçar o tutor a desenvolver formas não convencionais de escrita matemática. Na análise de alguns chats realizada por Rocha (2012), verificam-se adaptações de linguagem simbólica e notação computacional na intenção de suprir, durante as interações, a ausência de representações. Para Rocha (2012), essas simplificações e adaptações podem ocasionar erros de interpretação por parte do aluno, dificultando a aprendizagem dos mesmos. No campo da geometria analítica, percebe-se que estes problemas podem ser ampliados devido à natureza algébrica e gráfica dessa área da matemática. Segundo EVES (2004), a geometria analítica é a forma algébrica de explicar problemas geométricos. Desse modo, pode-se entender que, sem a simbologia algébrica e gráfica, não é possível ao tutor mediar este tipo de conhecimento matemático, apenas, por meio de uma sessão de bate papo. Silva (2006) descreve a importância do desenvolvimento da álgebra para a evolução da geometria analítica e o quanto ambas são interligadas. Para Duval (2003), o estudante precisa dominar, no mínimo, duas formas de representação de um mesmo objeto matemático para começar a compreendê-lo de fato. Por mais que o chat permita a escrita algébrica, isso se faz de forma limitada, demorada e, em alguns casos, diferente da linguagem usual, além disso, representações gráficas não são possíveis. Num estudo exploratório realizado por Borba, Malheiros e Amaral

8 (2011), atribui-se a dificuldade em mediar o conhecimento matemático por meio do chat, à natureza da linguagem matemática, que a ferramenta, em geral, não atende. Um dos grandes problemas no ensino da matemática é que muitos educadores se limitam a duas representações de um mesmo objeto matemático, além de explorar apenas um sentido de conversão, como por exemplo, partir do sistema simbólico de pares ordenados, para o sistema figural. Evita-se, realizar conversões no sentido contrário, identificando as unidades de significado (propriedades, elementos) a partir do gráfico para se converter para o sistema algébrico, sua função cartesiana, por exemplo. Para Duval (2011), enquanto o indivíduo não consegue mobilizar duas ou mais representações de um mesmo objeto matemático e, sobre este realizar variadas conversões, não se terá uma aprendizagem integral e de qualidade desse conhecimento. Segundo Silva (2006), em seu estudo sobre equações cartesianas e parâmetros em ambientes informatizados, este é um problema histórico e que ainda se estabelece nas práticas docentes atuais. Em especial, sobre a conversão entre registros, a geometria analítica de Descares parte do gráfico para o simbólico enquanto que a de Fermat parte do simbólico para o gráfico. (SILVA, 2006, p. 93) Nesse sentido, muitas pesquisas revelam o quanto os softwares de geometria dinâmica podem contribuir para facilitar a experimentação de variados tipos de transformações das representações semióticas que se deseje fazer. O uso simultâneo do chat e de softwares dinâmicos para tratar conteúdos matemáticos específicos, explorado no estudo de Borba, Malheiros e Amaral (2011), revelam dois fatores importantes: primeiro, é possível dar suporte ao chat inserindo outras tecnologias para suprir limitações da ferramenta e, segundo, dá indícios de que o papel que o professor tutor desenvolve numa tutoria online pode e deve ser ampliado para além da mediação didática. Ao pensar em ampliar o papel do tutor, que não se entenda uma intenção de atribuir-lhe mais funções, porém, em refletir sobre a importância de como sua prática docente na EaD poderia ser mais significativa se ele tivesse os recursos certos para desenvolver bem o seu trabalho. Afinal, como afirma ROCHA (2012, p. 15), fazer matemática no computador, [...] não é somente escrever matemática, mas também explorar e resolver problemas. Dessa forma, interessa a este estudo analisar as orquestrações que, por ventura, professores tutores venham a desenvolver durante a tutoria online, quando à disposição deles, forem colocadas tecnologias que permitam múltiplas representações semióticas para explorar de várias formas o conteúdo matemático.

9 3.2 O tutor, o artefato e a Orquestração Instrumental A prática pedagógica desenvolvida pelos tutores em cursos de Licenciatura de matemática a distância é subsidiada por muitas ferramentas que estão disponíveis nos ambientes virtuais, porém, maioria delas não foi criada para atender as emergências da mediação didática de objetos matemáticos. Surge então, a necessidade de se configurar a tutoria online para o uso de novos recursos que não estão inseridos nesses ambientes. Em sua investigação sobre como os meios informáticos poderiam permitir atividades de matemática e como organizar as salas virtuais de ensino e aprendizagem, Bellemain (2013), afirma que a orquestração instrumental poderá servir como quadro teórico e metodológico para práticas docentes relacionadas à tecnologia. Isto ocorre, porque os elementos constitutivos da orquestração instrumental que são a configuração didática, o modo de exploração e o desempenho didático, podem direcionar a prática pedagógica em ambientes com aportes tecnológicos. É relevante informar que, o fato de inserir novos artefatos nas salas virtuais, não necessariamente garantirá a aprendizagem dos estudantes. Ao investigar a integração da tecnologia na prática pedagógica do professor, Bittar (2011) afirma que o uso de softwares em sala de aula, geralmente, não tem resultado em aprendizagem em relação ao conhecimento. A autora ainda alerta para o uso inadequado dessas tecnologias por parte do professor, que muitas vezes insere o artefato à sua prática sem conhecer seu potencial e entraves. O tutor ao escolher um recurso tecnológico para dar suporte à sua prática pedagógica deverá levar em consideração muitas variáveis de escolha, algumas delas, podem-se identificar, na análise para concepção de software educativo realizada por Konold (2006), a saber, a complexidade do software, a possibilidade de representação semiótica e de construção de outras formas de representação e a integração do currículo, entre outras. Ao discutir sobre a importância de classificar e avaliar softwares para uso pedagógico por parte dos professores, Lins, Gomes e Gitirana (2001) revelam que existem problemas quanto à interface de softwares educativos que, em geral, são muito limitados em relação às aplicações didáticas. Num estudo sobre os vinte e cinco anos de pesquisa em educação matemática e tecnológica, Kaput (1994), afirma que os softwares educativos são limitados, porque seus criadores são extremamente hábeis quanto aos aspectos tecnológicos, mas isso não se aplica aos aspectos da educação matemática.

10 Nesse contexto, o papel do tutor na escolha de ferramentas de qualidade é de suma importância, uma vez que é por meio delas que ele desenvolverá sua tutoria online visando à aprendizagem dos estudantes. Lins, Gomes e Gitirana (2001) entendem que é de responsabilidade do professor escolher e avaliar meios informáticos que deseje integrar à sua ação docente. Esta escolha quando consciente poderá evitar concepções erradas sobre a inserção de tecnologia em sala de aula, tais como, a que tinha um professor, participante da pesquisa ação desenvolvida por Bittar (2011) que acreditava no uso, meramente, ilustrativo e motivacional da tecnologia. Daí a importância de se conhecer não apenas aspectos técnicos, como também, o que foi levado em consideração na concepção da tecnologia educacional. 4. Objetivos 4.1 Geral Investigar modelos de orquestração desenvolvidos por tutores no uso de tecnologias que permitam múltiplas representações semióticas para realização da tutoria online, da disciplina de geometria analítica, num curso de Licenciatura de matemática a distância. 4.2 Específicos - Levantar requisitos necessários à mediação didática na tutoria online de geometria analítica; - Identificar os tipos de orquestração instrumental da tutoria online, desenvolvidos pelos tutores a distância, por meio de outras tecnologias, além do chat; - Analisar as orquestrações instrumentais desenvolvidas, contemplando aspectos da configuração didática, do modo de exploração e do desempenho didático; - Verificar as potencialidades das orquestrações analisadas quanto às múltiplas representações semióticas e os processos de transformação das mesmas. 5. Método A investigação dos modelos de orquestração desenvolvidos por tutores no uso de tecnologias será desenvolvida em duas fases. Na primeira fase será realizada uma análise de interações de tutores em disciplinas de geometria analítica, como o uso de

11 chats. Três chats de diferentes cursos de Licenciatura a distância serão observados; Uma segunda fase, agora experimental, buscará analisar a atuação de 2 tutores numa disciplina de Geometria Analítica, em um ambiente rico tecnologicamente, em que se analisará a mediação didática desses tutores durante um módulo da disciplina. Até o momento, iniciou-se uma análise de conteúdo de alguns chats da disciplina de geometria analítica de cursos de licenciatura em matemática a distância, de duas instituições públicas de ensino. A análise, está sendo realizada com o uso do software Nvivo, versão 8. Tem-se buscado identificar tipos de mediações didáticas realizadas pelos tutores para sanar as dúvidas dos estudantes por meio da ferramenta síncrona chat, sem as devidas representações semióticas, tão necessárias à geometria analítica. Objetiva-se com essa identificação levantar requisitos relevantes à mediação didática da geometria analítica para conduzir a seleção de tecnologias que deverão ser disponibilizados na plataforma de ensino para livre escolha e uso por parte dos tutores. Na segunda fase, um estudo experimental será realizado. Serão escolhidos tutores que sejam instrumentalizados, ou seja, tenham um conhecimento básico relacionado a uma ou mais ferramentas que serão disponibilizadas na sala de aula virtual. Esse prérequisito para escolha dos tutores se explica pelo fato de que o não conhecimento sobre os artefatos poderá levá-los a não utilização dos mesmos, mantendo assim, suas atividades no convencional chat. Dessa forma, a partir da escolha do tutor quanto à tecnologia que irá utilizar para facilitar sua prática docente, algumas tutorias online serão gravadas para posteriormente e terão seu conteúdo transcrito e analisado. As análises das interações e construções realizadas pelos estudantes e tutores, possibilitarão a identificação dos tipos de orquestrações instrumentais desenvolvidas, por meio da tecnologia, assim como, permitirão analisar os aspectos dessas orquestrações quanto à configuração didática, ao modo de exploração e ao desempenho didático, criados para realizar a tutoria online. Por fim, pretende-se ainda, com a análise de conteúdo que será realizada, observar o potencial de cada orquestração instrumental na perspectiva das Representações Semióticas, principalmente, no que concerne aos processos de transformação, o tratamento e a conversão, de registros semióticos do objeto matemático. 6. Referências

12 BELLEMAIN, F. Géometrie Dynamique Collaborative, comparaison entre Geogebra, Tabulae et CarRMetal: Le point de vue de l orchestration. Jounees de Mathematiques, (A Publicar). BITTAR, M. A abordagem instrumental para o estudo da integração da tecnologia na prática pedagógica do professor de matemática. Educ. Rev. [online] n. número especial, pp ISSN BORBA, M. de C.; MALHEIROS, A.P. dos S.; AMARAL, R. B. Educação a Distância e online. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, DRIJVERS, P. DOORMAN, M. BOON, P. REED, H. GRAVMEIJER, K.. The teacher and the tool: instrumental orchestrations in the technology-rich mathematics classroom. Educational Studies in Mathematics, 2010, Vol 75 (2), pp DUVAL, R. Ver e ensinar a matemática de outra forma. Entrar no modo matemático de pensar: os registros de representações semióticas. 1. ed. São Paulo:PROEM Gráficos e equações: a articulação de dois registros REVEMAT, eissn , Florianópolis (SC), v. 6, n. 2, p , KAPUT, J. THOMPSON P. W. Technology in Mathematics Education Research: the first 25 years in the JRME. Journal for Research in Mathematics Education. 1994, vol. 25, No. 6, KONOLD, C. Designing a Data Analysis Tool for Learners. To appear in M. Lovett; P. Shah (Eds.), Thinking with data: The 33rd Annual Carnegie Symposium on Cognition. Hillside, NJ: Lawrence Erlbaum Associates GOMES, A. S. LINS, W. C. B. GITIRANA, V. Adequação de software educativo e formação continuada. Submetido ao WIE RABARDEL, P. Les hommes et les technologies: une approche cognitive des instruments contemporains. Paris: Armand Colin, ROCHA, J. S. Aprendizagem de matemática na educação a distância online: especificações de uma interface que facilite o tratamento algébrico para aprendizagem colaborativa entre pares f. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pernambuco, Recife, SKYPE. Com/PT BR/about/company.aspx. Acesso em 27/09/13. SILVA, C. R. Explorando equações cartesianas e paramétricas em um ambiente informático f. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, TEAMVIEWER. www. Teamviewer.com/PT/company/company. TROUCHE, Luc. Environnements informatisés et mathématiques: quell usages pour quels aprentissages? Educational Studies in Mathematics. 55: , 2004.

Orquestração Instrumental e o Cenário da Tutoria Online de Geometria Analítica. GD6 Educação Matemática, Tecnologias Informáticas e EaD

Orquestração Instrumental e o Cenário da Tutoria Online de Geometria Analítica. GD6 Educação Matemática, Tecnologias Informáticas e EaD Orquestração Instrumental e o Cenário da Tutoria Online de Geometria Analítica Rosilângela Lucena 1 GD6 Educação Matemática, Tecnologias Informáticas e EaD Resumo do trabalho: O presente trabalho é uma

Leia mais

INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS E A RECONSTRUÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA

INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS E A RECONSTRUÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA Tema debatido na série Integração de tecnologias, linguagens e representações, apresentado no programa Salto para o Futuro/TV Escola, de 2 a 6 de maio de 2005 (Programa 1) INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS E A RECONSTRUÇÃO

Leia mais

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT 1 RESOLUÇÃO CONSU 2015 04 de 14/04/2015 PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT Campus Virtual 2 A. JUSTIFICATIVA A vida universitária tem correspondido a um período cada vez mais

Leia mais

Curso de Especialização em Saúde da Família

Curso de Especialização em Saúde da Família MÓDULO: FAMILIARIZAÇÃO TECNOLÓGICA COM EAD UNIDADE 03 DOCÊNCIA E TUTORIA NA EAD Prof. Msc Rômulo Martins 2.1 Introdução A Educação a Distância, por meio dos inúmeros recursos didáticos e tecnológicos,

Leia mais

FUNÇÕES POLINOMIAIS DO SEGUNDO GRAU MEDIADOS PELO SOFTWARE GEOGEBRA NA PERSPECTIVA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA

FUNÇÕES POLINOMIAIS DO SEGUNDO GRAU MEDIADOS PELO SOFTWARE GEOGEBRA NA PERSPECTIVA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA FUNÇÕES POLINOMIAIS DO SEGUNDO GRAU MEDIADOS PELO SOFTWARE GEOGEBRA NA PERSPECTIVA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA Modalidade: Relato de experiência Izaias Cordeiro Néri Mestrando em Educação

Leia mais

A INTERATIVIDADE EM AMBIENTES WEB Dando um toque humano a cursos pela Internet. Os avanços tecnológicos de nosso mundo globalizado estão mudando a

A INTERATIVIDADE EM AMBIENTES WEB Dando um toque humano a cursos pela Internet. Os avanços tecnológicos de nosso mundo globalizado estão mudando a A INTERATIVIDADE EM AMBIENTES WEB Dando um toque humano a cursos pela Internet Por Carolina Cavalcanti * Os avanços tecnológicos de nosso mundo globalizado estão mudando a maneira que nossa sociedade está

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

AULA COM O SOFTWARE GRAPHMATICA PARA AUXILIAR NO ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS

AULA COM O SOFTWARE GRAPHMATICA PARA AUXILIAR NO ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS AULA COM O SOFTWARE GRAPHMATICA PARA AUXILIAR NO ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação Matemática (TICEM) GT 06 Manoel Luiz de Souza JÚNIOR Universidade Estadual

Leia mais

JOGOS ELETRÔNICOS CONTRIBUINDO NO ENSINO APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NAS SÉRIES INICIAIS

JOGOS ELETRÔNICOS CONTRIBUINDO NO ENSINO APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NAS SÉRIES INICIAIS JOGOS ELETRÔNICOS CONTRIBUINDO NO ENSINO APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NAS SÉRIES INICIAIS Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (EMEIAIEF) GT 09 RESUMO

Leia mais

O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula

O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula INTRODUÇÃO Josiane Faxina Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Câmpus Bauru e-mail: josi_unesp@hotmail.com

Leia mais

A EXPLORAÇÃO DE SITUAÇÕES -PROBLEMA NA INTRODUÇÃO DO ESTUDO DE FRAÇÕES. GT 01 - Educação Matemática nos Anos Iniciais e Ensino Fundamental

A EXPLORAÇÃO DE SITUAÇÕES -PROBLEMA NA INTRODUÇÃO DO ESTUDO DE FRAÇÕES. GT 01 - Educação Matemática nos Anos Iniciais e Ensino Fundamental A EXPLORAÇÃO DE SITUAÇÕES -PROBLEMA NA INTRODUÇÃO DO ESTUDO DE FRAÇÕES GT 01 - Educação Matemática nos Anos Iniciais e Ensino Fundamental Adriele Monteiro Ravalha, URI/Santiago-RS, adrieleravalha@yahoo.com.br

Leia mais

QUESTIONÁRIO ONLINE NO MOODLE 2.x: NOVIDADES E POSSIBILIDADES

QUESTIONÁRIO ONLINE NO MOODLE 2.x: NOVIDADES E POSSIBILIDADES QUESTIONÁRIO ONLINE NO MOODLE 2.x: NOVIDADES E POSSIBILIDADES Sabrina Bobsin Salazar Universidade Federal de Pelotas sabrina.salazar@cead.ufpel.edu.br Daniela Stevanin Hoffmann Universidade Federal de

Leia mais

Andriceli Richit Unesp /Rio Claro: andricelirichit@gmail.com Rosana G. S. Miskulin Unesp/Rio Claro: misk@rc.unesp.br

Andriceli Richit Unesp /Rio Claro: andricelirichit@gmail.com Rosana G. S. Miskulin Unesp/Rio Claro: misk@rc.unesp.br Possibilidades didático-pedagógicas do Software GeoGebra no estudo de conceitos de Cálculo Diferencial e Integral: Perspectivas na Formação Continuada de Professores de Matemática Andriceli Richit Unesp

Leia mais

UMA INVESTIGAÇÃO COM ALUNOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA SOBRE A MOBILIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS

UMA INVESTIGAÇÃO COM ALUNOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA SOBRE A MOBILIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS UMA INVESTIGAÇÃO COM ALUNOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA SOBRE A MOBILIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS Cintia Ap. Bento dos Santos Universidade Cruzeiro do Sul Programa de Pós Graduação

Leia mais

A EXTENSÃO EM MATEMÁTICA: UMA PRÁTICA DESENVOLVIDA NA COMUNIDADE ESCOLAR. GT 05 Educação Matemática: tecnologias informáticas e educação à distância

A EXTENSÃO EM MATEMÁTICA: UMA PRÁTICA DESENVOLVIDA NA COMUNIDADE ESCOLAR. GT 05 Educação Matemática: tecnologias informáticas e educação à distância A EXTENSÃO EM MATEMÁTICA: UMA PRÁTICA DESENVOLVIDA NA COMUNIDADE ESCOLAR GT 05 Educação Matemática: tecnologias informáticas e educação à distância Nilce Fátima Scheffer - URI-Campus de Erechim/RS - snilce@uri.com.br

Leia mais

NA POSTURA DO PROFESSOR, O SUCESSO DA APRENDIZAGEM

NA POSTURA DO PROFESSOR, O SUCESSO DA APRENDIZAGEM Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias outubro/2007 página 1 NA POSTURA DO PROFESSOR, O SUCESSO DA APRENDIZAGEM Marina Muniz Nunes: É inegável que determinadas ações e posturas do professor, tal como

Leia mais

Pedagogia. Objetivos deste tema. 3 Sub-temas compõem a aula. Tecnologias da informação e mídias digitais na educação. Prof. Marcos Munhoz da Costa

Pedagogia. Objetivos deste tema. 3 Sub-temas compõem a aula. Tecnologias da informação e mídias digitais na educação. Prof. Marcos Munhoz da Costa Pedagogia Prof. Marcos Munhoz da Costa Tecnologias da informação e mídias digitais na educação Objetivos deste tema Refletir sobre as mudanças de experiências do corpo com o advento das novas tecnologias;

Leia mais

A Prática Educativa na EAD

A Prática Educativa na EAD A Prática Educativa na EAD A Prática Educativa na EAD Experiências na tutoria em EAD Disciplina de Informática Educativa do curso de Pedagogia da Ufal nos pólos de Xingó, Viçosa e São José da Laje (2002-2004).

Leia mais

REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA

REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA Telma Aparecida de Souza Gracias Faculdade de Tecnologia Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP telmag@ft.unicamp.br

Leia mais

PESQUISA-AÇÃO DICIONÁRIO

PESQUISA-AÇÃO DICIONÁRIO PESQUISA-AÇÃO Forma de pesquisa interativa que visa compreender as causas de uma situação e produzir mudanças. O foco está em resolver algum problema encontrado por indivíduos ou por grupos, sejam eles

Leia mais

1. O processo de desenvolvimento de soluções tecnológicas educacionais

1. O processo de desenvolvimento de soluções tecnológicas educacionais MATPAPO: FERRAMENTA DE INTERAÇÃO SÍNCRONA PARA A APRENDIZAGEM DE ÁLGEBRA LINEAR Juliana Pereira G. de Andrade Universidade Federal de Pernambuco julianaandradd@gmail.com Verônica Gitirana Universidade

Leia mais

Trabalho de conclusão do curso (TCC) Grupo de Elmara

Trabalho de conclusão do curso (TCC) Grupo de Elmara Trabalho de conclusão do curso (TCC) Grupo de Elmara Orientações Gerais Agenda TCC: 9/05/2008 (encontro presencial) Orientação geral para o TCC e definição dos grupos de trabalho 9/05/2008 a 14/05/2008

Leia mais

Pedagogia Estácio FAMAP

Pedagogia Estácio FAMAP Pedagogia Estácio FAMAP # Objetivos Gerais: O Curso de Graduação em Pedagogia da Estácio FAMAP tem por objetivo geral a formação de profissionais preparados para responder às diferenciadas demandas educativas

Leia mais

Um mundo de formas do concreto ao abstrato

Um mundo de formas do concreto ao abstrato Um mundo de formas do concreto ao abstrato Orientadora: Marcela dos Santos Nunes Matrícula SIAPE: 1673276 Orientado: Bruno da Silva Santos Matrícula UFF: 007705/06 Palavras-chave: Geometria, modelagem,

Leia mais

softwares que cumprem a função de mediar o ensino a distância veiculado através da internet ou espaço virtual. PEREIRA (2007)

softwares que cumprem a função de mediar o ensino a distância veiculado através da internet ou espaço virtual. PEREIRA (2007) 1 Introdução Em todo mundo, a Educação a Distância (EAD) passa por um processo evolutivo principalmente após a criação da internet. Os recursos tecnológicos oferecidos pela web permitem a EAD ferramentas

Leia mais

Trabalhando Matemática: percepções contemporâneas

Trabalhando Matemática: percepções contemporâneas CONSTRUINDO CONCEITOS SOBRE FAMÍLIA DE FUNÇÕES POLINOMIAL DO 1º GRAU COM USO DO WINPLOT Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação Matemática (TICEM) GT 06 MARCOS ANTONIO HELENO DUARTE Secretaria

Leia mais

UMA ANÁLISE DA EVOLUÇÃO NA MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL E NO MUNDO, SEUS DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA.

UMA ANÁLISE DA EVOLUÇÃO NA MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL E NO MUNDO, SEUS DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA. MAYARA CRISTINA RODRIGUES DE CARVALHO MARCELO DA SILVA BERNADO TALYTA NAYARA COSTA SOARES UMA ANÁLISE DA EVOLUÇÃO NA MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL E NO MUNDO, SEUS DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Leia mais

A Educação Bilíngüe. » Objetivo do modelo bilíngüe, segundo Skliar:

A Educação Bilíngüe. » Objetivo do modelo bilíngüe, segundo Skliar: A Educação Bilíngüe Proposta de educação na qual o bilingüismo atua como possibilidade de integração do indivíduo ao meio sociocultural a que naturalmente pertence.(eulália Fernandes) 1 A Educação Bilíngüe»

Leia mais

V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014. Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO.

V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014. Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO. V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014 Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO. RESUMO Adriana Vieira de Lima Colégio Marista Arquidiocesano

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE Bruna Cardoso Cruz 1 RESUMO: O presente trabalho procura conhecer o desempenho profissional dos professores da faculdade

Leia mais

A Tecnologia e Seus Benefícios Para a Educação Infantil

A Tecnologia e Seus Benefícios Para a Educação Infantil A Tecnologia e Seus Benefícios Para a Educação Infantil A Tecnologia e Seus Benefícios Para a Educação Infantil As crianças das novas gerações desde pequenas estão inseridas nesta realidade da tecnologia,

Leia mais

PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Regina Luzia Corio de Buriasco * UEL reginaburiasco@sercomtel.com.br Magna Natália Marin Pires* UEL magna@onda.com.br Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino*

Leia mais

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE Universidade Estadual De Maringá gasparin01@brturbo.com.br INTRODUÇÃO Ao pensarmos em nosso trabalho profissional, muitas vezes,

Leia mais

Curso de especialização em Educação Matemática. Faculdade Campo Limpo Paulista (FACCAMP)

Curso de especialização em Educação Matemática. Faculdade Campo Limpo Paulista (FACCAMP) Curso de especialização em Educação Matemática. Faculdade Campo Limpo Paulista (FACCAMP) 1. Apresentação/Público Alvo Este curso de Pós-Graduação Lato Sensu é destinado especialmente a alunos graduados

Leia mais

APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA

APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA Maria Ignez de Souza Vieira Diniz ignez@mathema.com.br Cristiane Akemi Ishihara crisakemi@mathema.com.br Cristiane Henriques Rodrigues Chica crischica@mathema.com.br

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE NA LINGUAGEM R PARA CÁLCULO DE TAMANHOS DE AMOSTRAS NA ÁREA DE SAÚDE

DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE NA LINGUAGEM R PARA CÁLCULO DE TAMANHOS DE AMOSTRAS NA ÁREA DE SAÚDE DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE NA LINGUAGEM R PARA CÁLCULO DE TAMANHOS DE AMOSTRAS NA ÁREA DE SAÚDE Mariane Alves Gomes da Silva Eliana Zandonade 1. INTRODUÇÃO Um aspecto fundamental de um levantamento

Leia mais

FUNDAÇÃO CARMELITANA MÁRIO PALMÉRIO FACIHUS FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS Educação de qualidade ao seu alcance SUBPROJETO: PEDAGOGIA

FUNDAÇÃO CARMELITANA MÁRIO PALMÉRIO FACIHUS FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS Educação de qualidade ao seu alcance SUBPROJETO: PEDAGOGIA SUBPROJETO: PEDAGOGIA Alfabetizar letrando com as tecnologias INTRODUÇÃO A escola necessita formar seu aluno a aprender a ler o mundo, ter autonomia para buscar seu conhecimento, incentivá-lo a ser autor

Leia mais

Justificativa: Cláudia Queiroz Miranda (SEEDF 1 ) webclaudia33@gmail.com Raimunda de Oliveira (SEEDF) deoliveirarai@hotmail.com

Justificativa: Cláudia Queiroz Miranda (SEEDF 1 ) webclaudia33@gmail.com Raimunda de Oliveira (SEEDF) deoliveirarai@hotmail.com 1 COMO COLOCAR AS TEORIAS ESTUDADAS NA FORMAÇÃO DO PNAIC EM PRÁTICA NA SALA DE AULA? REFLEXÕES DE PROFESSORES ALFABETIZADORES SOBRE O TRABALHO COM O SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL Cláudia Queiroz Miranda

Leia mais

CONSIDERAÇÕES SOBRE USO DO SOFTWARE EDUCACIONAL FALANDO SOBRE... HISTÓRIA DO BRASIL EM AULA MINISTRADA EM LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

CONSIDERAÇÕES SOBRE USO DO SOFTWARE EDUCACIONAL FALANDO SOBRE... HISTÓRIA DO BRASIL EM AULA MINISTRADA EM LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA CONSIDERAÇÕES SOBRE USO DO SOFTWARE EDUCACIONAL FALANDO SOBRE... HISTÓRIA DO BRASIL EM AULA MINISTRADA EM LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA Dorisvaldo Rodrigues da Silva drsilva@unioeste.br Vera Lúcia Ruiz Rodrigues

Leia mais

O USO DE SOFTWARE EDUCATIVO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE CRIANÇA COM SEQUELAS DECORRENTES DE PARALISIA CEREBRAL

O USO DE SOFTWARE EDUCATIVO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE CRIANÇA COM SEQUELAS DECORRENTES DE PARALISIA CEREBRAL O USO DE SOFTWARE EDUCATIVO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE CRIANÇA COM SEQUELAS DECORRENTES DE PARALISIA CEREBRAL Introdução Com frequência as tecnologias digitais estão sendo empregadas pelos educadores em

Leia mais

Carga Horária :144h (07/04 a 05/09/2014) 1. JUSTIFICATIVA: 2. OBJETIVO(S):

Carga Horária :144h (07/04 a 05/09/2014) 1. JUSTIFICATIVA: 2. OBJETIVO(S): Carga Horária :144h (07/04 a 05/09/2014) 1. JUSTIFICATIVA: Nos últimos anos, o cenário econômico mundial vem mudando significativamente em decorrência dos avanços tecnológicos, da globalização, das mega

Leia mais

Um espaço colaborativo de formação continuada de professores de Matemática: Reflexões acerca de atividades com o GeoGebra

Um espaço colaborativo de formação continuada de professores de Matemática: Reflexões acerca de atividades com o GeoGebra Um espaço colaborativo de formação continuada de professores de Matemática: Reflexões acerca de atividades com o GeoGebra Anne Caroline Paim Baldoni Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,

Leia mais

A importância dos Registros de Representação Semiótica no Ensino da Matemática

A importância dos Registros de Representação Semiótica no Ensino da Matemática A importância dos Registros de Representação Semiótica no Ensino da Matemática PROF. MS. JOSÉ JOÃO DE MELO (josejoaomelo@gmail.com) PROF ESP. AUGUSTO RATTI FILHO (gutoratti@outlook.com.br) PROF DR. ROGERIO

Leia mais

2.2.5. Questionário a ser Respondido Pelos Estudantes em EaD.

2.2.5. Questionário a ser Respondido Pelos Estudantes em EaD. 2.2.5. Questionário a ser Respondido Pelos Estudantes em EaD. Este questionário é um instrumento de coleta de informações para a realização da auto avaliação da UFG que tem como objetivo conhecer a opinião

Leia mais

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: Graduados em nível superior que atuam ou pretendem atuar na docência em instituições de ensino superior.

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: Graduados em nível superior que atuam ou pretendem atuar na docência em instituições de ensino superior. A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: BREVE HISTÓRICO DA UFPB VIRTUAL

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: BREVE HISTÓRICO DA UFPB VIRTUAL EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: BREVE HISTÓRICO DA UFPB VIRTUAL Denis Raylson da Silva UFPB/CE/PROLICEN Katheriny Ariane das Neves Silva Araújo UFPB/CE/PROLICEN Maria Gilvaneide dos Santos UFPB/CE/PROLICEN Prof.ª

Leia mais

1ª Oficina - 2013 Curso 4

1ª Oficina - 2013 Curso 4 1ª Oficina - 2013 Curso 4 1ª Oficina - 2013 Curso 4 Bem-vindo ao curso de formação de Professores do Programa Um Computador por Aluno PROUCA Iniciamos o nosso curso de formação desenvolvendo a 1ª Oficina

Leia mais

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E ENSINO DE FÍSICA E AS NOVAS TECNOLOGIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E ENSINO DE FÍSICA E AS NOVAS TECNOLOGIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NÚCLEO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E ENSINO DE FÍSICA E AS NOVAS TECNOLOGIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Edson Crisostomo dos Santos Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES edsoncrisostomo@yahoo.es

Leia mais

ENGENHARIA DE SOFTWARE I

ENGENHARIA DE SOFTWARE I ENGENHARIA DE SOFTWARE I Prof. Cássio Huggentobler de Costa [cassio.costa@ulbra.br] Twitter: www.twitter.com/cassiocosta_ Agenda da Aula (002) Metodologias de Desenvolvimento de Softwares Métodos Ágeis

Leia mais

3.2 MATERIAL DIDÁTICO

3.2 MATERIAL DIDÁTICO A comparação do presencial e do virtual: um estudo de diferentes metodologias e suas implicações na EAD André Garcia Corrêa andregcorrea@gmail.com Universidade Federal de São Carlos Resumo. O presente

Leia mais

Planejamento Anual de Atividades 2015 (01 de março de 2014 a 31 de dezembro de 2015)

Planejamento Anual de Atividades 2015 (01 de março de 2014 a 31 de dezembro de 2015) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DA REDE IFES PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL. Planejamento Anual de Atividades 2015 (01 de março de 2014 a 31 de dezembro

Leia mais

INVESTIGANDO O ENSINO MÉDIO E REFLETINDO SOBRE A INCLUSÃO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA PÚBLICA: AÇÕES DO PROLICEN EM MATEMÁTICA

INVESTIGANDO O ENSINO MÉDIO E REFLETINDO SOBRE A INCLUSÃO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA PÚBLICA: AÇÕES DO PROLICEN EM MATEMÁTICA INVESTIGANDO O ENSINO MÉDIO E REFLETINDO SOBRE A INCLUSÃO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA PÚBLICA: AÇÕES DO PROLICEN EM MATEMÁTICA RESUMO Elissandra de Campos Viegas; Cibelle de Fátima Castro de Assis Universidade

Leia mais

A EFICÁCIA DE CURSOS A DISTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DE AGENTES DE METROLOGIA LEGAL E FISCAIS DA QUALIDADE

A EFICÁCIA DE CURSOS A DISTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DE AGENTES DE METROLOGIA LEGAL E FISCAIS DA QUALIDADE 1 A EFICÁCIA DE CURSOS A DISTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DE AGENTES DE METROLOGIA LEGAL E FISCAIS DA QUALIDADE Rio de Janeiro, RJ, Maio 2012 Categoria: F - Pesquisa e Avaliação Setor Educacional: 5 Classificação

Leia mais

CAMPO CONCEITUAL E REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS DO CONCEITO DE FUNÇÃO: ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL

CAMPO CONCEITUAL E REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS DO CONCEITO DE FUNÇÃO: ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL ISSN 2316-7785 CAMPO CONCEITUAL E REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS DO CONCEITO DE FUNÇÃO: ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL Jéssica Goulart da Silva Universidade Federal do Pampa

Leia mais

O curso de italiano on-line: apresentação

O curso de italiano on-line: apresentação O curso de italiano on-line: apresentação Índice Porque um curso de língua on-line 1. Os cursos de língua italiana ICoNLingua 2. Como é organizado o curso 2.1. Estrutura geral do curso 2.2. Andamento e

Leia mais

Processos de Desenvolvimento de Software

Processos de Desenvolvimento de Software Processos de Desenvolvimento de Software Gerenciamento de Projetos Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte Castelo Instituto Federal de Educação Ciência e

Leia mais

REDU: UM AMBIENTE VIRTUAL COLABORATIVO PARA ENSINO DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO. Porto Nacional TO Maio 2012

REDU: UM AMBIENTE VIRTUAL COLABORATIVO PARA ENSINO DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO. Porto Nacional TO Maio 2012 REDU: UM AMBIENTE VIRTUAL COLABORATIVO PARA ENSINO DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO Porto Nacional TO Maio 2012 Categoria: Métodos e Tecnologia Setor Educacional: 3 Classificação das Áreas de Pesquisa

Leia mais

Novas Tecnologias no Ensino de Física: discutindo o processo de elaboração de um blog para divulgação científica

Novas Tecnologias no Ensino de Física: discutindo o processo de elaboração de um blog para divulgação científica Novas Tecnologias no Ensino de Física: discutindo o processo de elaboração de um blog para divulgação científica Pedro Henrique SOUZA¹, Gabriel Henrique Geraldo Chaves MORAIS¹, Jessiara Garcia PEREIRA².

Leia mais

CASTILHO, Grazielle (Acadêmica); Curso de graduação da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás (FEF/UFG).

CASTILHO, Grazielle (Acadêmica); Curso de graduação da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás (FEF/UFG). ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO FÍSICA PRESENTES EM UMA INSTITUIÇÃO FILÁNTROPICA E MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA CIDADE DE GOIÂNIA/GO CASTILHO, Grazielle (Acadêmica); Curso de

Leia mais

Educação a distância: desafios e descobertas

Educação a distância: desafios e descobertas Educação a distância: desafios e descobertas Educação a distância: Desafios e descobertas Conteudista: Equipe Multidisciplinar Campus Virtual Cruzeiro do Sul Você na EAD Educação a distância: desafios

Leia mais

PROBLEMATIZANDO ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES/AS

PROBLEMATIZANDO ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES/AS IX CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EN DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS Girona, 9-12 de septiembre de 2013 COMUNICACIÓN PROBLEMATIZANDO ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES/AS

Leia mais

Proposta de Curso de Especialização em Gestão e Avaliação da Educação Profissional

Proposta de Curso de Especialização em Gestão e Avaliação da Educação Profissional Proposta de Curso de Especialização em Gestão e Avaliação da Educação Profissional A Educação Profissional analisada sob a ótica de sua gestão e de sua avaliação de modo a instrumentalizar gestores educacionais

Leia mais

ALUNOS DO 7º ANO CONSTRUINDO GRÁFICOS E TABELAS

ALUNOS DO 7º ANO CONSTRUINDO GRÁFICOS E TABELAS ALUNOS DO 7º ANO CONSTRUINDO GRÁFICOS E TABELAS Introdução Paulo Marcos Ribeiro pmribeirogen2@hotmail.com Betânia Evangelista mbevangelista@hotmail.com Fabíola Santos M. de A. Oliveira fabiprestativa@hotmail.com

Leia mais

DIRETRIZES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO SISTEMA INTEGRADO DE FORMAÇÃO DA MAGISTRATURA DO TRABALHO - SIFMT

DIRETRIZES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO SISTEMA INTEGRADO DE FORMAÇÃO DA MAGISTRATURA DO TRABALHO - SIFMT DIRETRIZES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO SISTEMA INTEGRADO DE FORMAÇÃO DA MAGISTRATURA DO TRABALHO - SIFMT 1 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO 2. CENÁRIO PROFISSIONAL 3. CONCEPÇÃO DA APRENDIZAGEM E METODOLOGIA 4. ESTRATÉGIAS

Leia mais

11 a 14 de dezembro de 2012 Campus de Palmas

11 a 14 de dezembro de 2012 Campus de Palmas EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA, NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS, NO CAMPUS DE GURUPI. Nome dos autores: Josilia Ferreira Dos Santos,

Leia mais

A ABORDAGEM DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA. Palavras-chave: Ensino de química; histórias em quadrinhos; livro didático.

A ABORDAGEM DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA. Palavras-chave: Ensino de química; histórias em quadrinhos; livro didático. A ABORDAGEM DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA Fabricio Santos Almeida 1 Márcia Cristiane Eloi Silva Ataide 2 1 Licenciando em Química, Universidade Federal do Piauí - UFPI. 2 Professora

Leia mais

USO DA INFORMÁTICA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NO 9º ANO

USO DA INFORMÁTICA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NO 9º ANO USO DA INFORMÁTICA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NO 9º ANO Luciano Bernardo Ramo; Maria Betania Hermenegildo dos Santos Universidade Federal da Paraíba. luciano_bernardo95@hotmail.com

Leia mais

O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UM ESTUDO DE METODOLOGIAS FACILITADORAS PARA O PROCESSO DE ENSINO DE QUÍMICA

O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UM ESTUDO DE METODOLOGIAS FACILITADORAS PARA O PROCESSO DE ENSINO DE QUÍMICA O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UM ESTUDO DE METODOLOGIAS FACILITADORAS PARA O PROCESSO DE ENSINO DE QUÍMICA Bruna Tayane da Silva Lima; Eduardo Gomes Onofre 2 1 Universidade Estadual

Leia mais

Crenças, emoções e competências de professores de LE em EaD

Crenças, emoções e competências de professores de LE em EaD Crenças, emoções e competências de professores de LE em EaD Patrícia Roberta de Almeida Castro MACHADO (FL-UFG) patricia_cultura@hotmail.com Lucielena Mendonça de LIMA orientadora (FL-UFG) lucielenalima@gmail.com

Leia mais

CURSO: Matemática. Missão

CURSO: Matemática. Missão CURSO: Matemática Missão O Curso de Licenciatura em Matemática tem por missão a formação de docentes com um novo perfil fundamentado na conexão de dois eixos, pedagógico e matemático, permeado pelos recursos

Leia mais

em partilhar sentido. [Gutierrez e Prieto, 1994] A EAD pode envolver estudos presenciais, mas para atingir seus objetivos necessita

em partilhar sentido. [Gutierrez e Prieto, 1994] A EAD pode envolver estudos presenciais, mas para atingir seus objetivos necessita II. COMPETÊNCIAS E HABILIDADES A assessoria pedagógica não consiste em transmitir certezas, mas em partilhar sentido. [Gutierrez e Prieto, 1994] A EAD pode envolver estudos presenciais, mas para atingir

Leia mais

TRABALHO DOCENTE VIRTUAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

TRABALHO DOCENTE VIRTUAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA TRABALHO DOCENTE VIRTUAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA É o trabalho educativo desenvolvido pelo docente numa modalidade de ensino na qual os sujeitos envolvidos estabelecem uma relação pedagógica em que a comunicação

Leia mais

GUIA DE IMPLEMENTAÇÃO DO CURRICULO ANO 2 - APROFUNDAMENTO

GUIA DE IMPLEMENTAÇÃO DO CURRICULO ANO 2 - APROFUNDAMENTO ESTRUTURA GERAL DOS ROTEIROS DE ESTUDOS QUINZENAL Os roteiros de estudos, cujo foco está destacado nas palavras chaves, estão organizados em três momentos distintos: 1º MOMENTO - FUNDAMENTOS TEÓRICOS -

Leia mais

ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS

ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS RESUMO Juliana Candido QUEROZ (Bolsista) 1 ; Natália SILVA (Bolsista) 2, Leila BRUNO (Supervisora) 3 ; Sinval Martins S. FILHO (Coordenador)

Leia mais

Projeto recuperação paralela Escola Otávio

Projeto recuperação paralela Escola Otávio Projeto recuperação paralela Escola Otávio Público alvo: alunos com dificuldade ou defasagem de aprendizagem do Ensino Fundamental do 3º ano acima que estudam na Escola Otávio Gonçalves Gomes. Duração:

Leia mais

ANÁLISE DOS ASPECTOS TEÓRICO METODOLÓGICOS DO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE CONSELHEIROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO

ANÁLISE DOS ASPECTOS TEÓRICO METODOLÓGICOS DO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE CONSELHEIROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO ANÁLISE DOS ASPECTOS TEÓRICO METODOLÓGICOS DO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE CONSELHEIROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO Andrelisa Goulart de Mello Universidade Federal de Santa Maria andrelaizes@gmail.com Ticiane

Leia mais

Pibid 2013 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

Pibid 2013 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Proposta Edital nº. 61/2013 Número da proposta 128395 ID Projeto - UFU Instituição de Ensino Superior Nome UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA/UFU Código INEP 17 CNPJ 25.648.387/0001-18 Categoria administrativa

Leia mais

UM MODELO PARA GESTÃO DE LICENCIATURAS NO EAD: EXPERIÊNCIA DO CURSO DE LICENCIATURA EM INFORMÁTICA IFES

UM MODELO PARA GESTÃO DE LICENCIATURAS NO EAD: EXPERIÊNCIA DO CURSO DE LICENCIATURA EM INFORMÁTICA IFES 1 UM MODELO PARA GESTÃO DE LICENCIATURAS NO EAD: EXPERIÊNCIA DO CURSO DE LICENCIATURA EM INFORMÁTICA IFES Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) Campus Cachoeiro de Itapemirim 03/2010 Giovany F. Teixeira

Leia mais

UM OLHAR PARA AS REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS ATRAVÉS DO SOFTWARE GRAFEQ

UM OLHAR PARA AS REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS ATRAVÉS DO SOFTWARE GRAFEQ ISSN 2316-7785 UM OLHAR PARA AS REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS ATRAVÉS DO SOFTWARE GRAFEQ Marinela da Silveira Boemo Universidade Federal de Santa Maria marinelasboemo@hotmail.com Carmen Reisdoerfer Universidade

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE ALMEIDA 1, Leonardo Rodrigues de SOUSA 2, Raniere Lima Menezes de PEREIRA

Leia mais

Aprendizagem da Matemática: um estudo sobre Representações Sociais no curso de Administração

Aprendizagem da Matemática: um estudo sobre Representações Sociais no curso de Administração Aprendizagem da Matemática: um estudo sobre Representações Sociais no curso de Administração Eixo temático 2: Formação de professores e cultura digital SALERNO, Daniela Prado 1 VIEIRA, Vania Maria de Oliveira

Leia mais

A CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS E MATERIAIS DIGITAIS PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: O USO DO SMARTPHONE NO ENSINO DA GEOMETRIA

A CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS E MATERIAIS DIGITAIS PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: O USO DO SMARTPHONE NO ENSINO DA GEOMETRIA A CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS E MATERIAIS DIGITAIS PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: O USO DO SMARTPHONE NO ENSINO DA GEOMETRIA Autores : Agata RHENIUS, Melissa MEIER. Identificação autores: Bolsista IFC-Campus Camboriú;

Leia mais

A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO BIOLÓGICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO BIOLÓGICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO BIOLÓGICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA Maria José Rodrigues de Farias Universidade Estadual da Paraíba lyarodriguesbio@gmail.com Introdução Atualmente os modelos

Leia mais

DIFERENCIAÇÃO IMPLÍCITA: VISUALIZANDO AS RETAS TANGENTES E NORMAIS COM O AUXÍLIO DO WINPLOT

DIFERENCIAÇÃO IMPLÍCITA: VISUALIZANDO AS RETAS TANGENTES E NORMAIS COM O AUXÍLIO DO WINPLOT DIFERENCIAÇÃO IMPLÍCITA: VISUALIZANDO AS RETAS TANGENTES E NORMAIS COM O AUXÍLIO DO WINPLOT Silmara Alexandra da Silva Vicente Universidade Presbiteriana Mackenzie Gisela Hernandes Gomes Universidade Presbiteriana

Leia mais

Reflexões sobre as dificuldades na aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral

Reflexões sobre as dificuldades na aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral III Mostra de Pesquisa da Pós-Graduação PUCRS Reflexões sobre as dificuldades na aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral Marcelo Cavasotto, Prof.ª Dra. Ruth Portanova (orientadora) Mestrado em Educação

Leia mais

O uso de Objetos de Aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização

O uso de Objetos de Aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização O uso de Objetos de Aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização Juliana Ferreira Universidade Estadual Paulista UNESP- Araraquara E-mail: juliana.ferreiraae@gmail.com Silvio Henrique

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA UTILIZANDO TECNOLOGIAS

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA UTILIZANDO TECNOLOGIAS I Mostra de Iniciação Científica I MIC 23 e 24 de setembro de 2011 Instituto Federal Catarinense Campus Concórdia Concórdia SC INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE CAMPUS CONCÓRDIA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

Leia mais

APRENDENDO A CONVERTER VÍDEOS

APRENDENDO A CONVERTER VÍDEOS Professor-tutor/Assessor da CRTE: Nilton Sérgio Rech Nome do Cursista: Claudia Gasperin Colégio: Escola Estadual do Campo Zulmiro Trento Unidade: 03 Data: 15/09/2011 Atividade: Atividade a ser Implementada

Leia mais

PROCESSO DE TRABALHO GERENCIAL: ARTICULAÇÃO DA DIMENSÃO ASSISTENCIAL E GERENCIAL, ATRAVÉS DO INSTRUMENTO PROCESSO DE ENFERMAGEM.

PROCESSO DE TRABALHO GERENCIAL: ARTICULAÇÃO DA DIMENSÃO ASSISTENCIAL E GERENCIAL, ATRAVÉS DO INSTRUMENTO PROCESSO DE ENFERMAGEM. PROCESSO DE TRABALHO GERENCIAL: ARTICULAÇÃO DA DIMENSÃO ASSISTENCIAL E GERENCIAL, ATRAVÉS DO INSTRUMENTO PROCESSO DE ENFERMAGEM. Gabriela Marchiori CARMO AZZOLIN * Marina PEDUZZI** Introdução: O pressuposto

Leia mais

REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA E O ENSINO DAS NOÇÕES DE ÁREA E PERÍMETRO

REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA E O ENSINO DAS NOÇÕES DE ÁREA E PERÍMETRO REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA E O ENSINO DAS NOÇÕES DE ÁREA E PERÍMETRO CINTIA APARECIDA BENTO DOS SANTOS (UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL), EDDA CURI (UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL). Resumo Este artigo

Leia mais

OBJETIVO Reestruturação de dois laboratórios interdisciplinares de formação de educadores

OBJETIVO Reestruturação de dois laboratórios interdisciplinares de formação de educadores OBJETIVO Reestruturação de dois laboratórios interdisciplinares de formação de educadores Laboratório Multidisciplinar de Ensino de Ciências e Matemática (LabMEC), vinculado ao Instituto de Ciências Exatas:

Leia mais

Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subseqüente ao Ensino Médio, na modalidade a distância, para:

Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subseqüente ao Ensino Médio, na modalidade a distância, para: Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subseqüente ao Ensino Médio, na modalidade a distância, para: Técnico em Informática na Formação de Instrutores Carga Horária: 1000 horas Estágio Curricular:

Leia mais

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA MANUAL DE VISITA DE ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA Material exclusivo para uso interno. O QUE LEVA UMA EMPRESA OU GERENTE A INVESTIR EM UM ERP? Implantar um ERP exige tempo, dinheiro e envolve diversos

Leia mais

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NUMA ESCOLA DO CAMPO

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NUMA ESCOLA DO CAMPO eliane.enaile@hotmail.com Introdução Nos últimos anos, as reflexões realizadas sobre a alfabetização têm mostrado que a aquisição da escrita é um processo complexo e multifacetado. Nesse processo, considera

Leia mais

IMERSÃO TECNOLÓGICA DE PROFESSORES: POSSIBILIDADES DE FORMAÇÃO CONTINUADA MEDIADA POR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA

IMERSÃO TECNOLÓGICA DE PROFESSORES: POSSIBILIDADES DE FORMAÇÃO CONTINUADA MEDIADA POR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA IMERSÃO TECNOLÓGICA DE PROFESSORES: POSSIBILIDADES DE FORMAÇÃO CONTINUADA MEDIADA POR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA QUARESMA, Cíndia Rosa Toniazzo 1 Palavras-chave: Formação de Professores,

Leia mais

O ORIENTADOR FRENTE À INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIENCIA NA ESCOLA REGULAR DE ENSINO

O ORIENTADOR FRENTE À INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIENCIA NA ESCOLA REGULAR DE ENSINO O ORIENTADOR FRENTE À INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIENCIA NA ESCOLA REGULAR DE ENSINO Flávia Fernanda Vasconcelos Alves Faculdades Integradas de Patos FIP flaviavasconcelos.edu@hotmail.com INTRODUÇÃO Observa-se

Leia mais

ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS NA RESOLUÇÃO DE UM PROBLEMA DE OTIMIZAÇÃO COM APOIO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM

ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS NA RESOLUÇÃO DE UM PROBLEMA DE OTIMIZAÇÃO COM APOIO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS NA RESOLUÇÃO DE UM PROBLEMA DE OTIMIZAÇÃO COM APOIO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM Gilmer Jacinto Peres 1 Instituto Federal do Norte de Minas Gerais gilmerperes@gmail.com Maria

Leia mais

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA À DISTÂNCIA SILVA, Diva Souza UNIVALE GT-19: Educação Matemática

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA À DISTÂNCIA SILVA, Diva Souza UNIVALE GT-19: Educação Matemática 1 A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA À DISTÂNCIA SILVA, Diva Souza UNIVALE GT-19: Educação Matemática Introdução Neste artigo apresenta-se uma pesquisa 1 que tem por tema a formação inicial de professores

Leia mais

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE Adriele Albertina da Silva Universidade Federal de Pernambuco, adrielealbertina18@gmail.com Nathali Gomes

Leia mais