Paradigmas de Projeto de Algoritmos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Paradigmas de Projeto de Algoritmos"

Transcrição

1 Paradigmas de Projeto de Algoritmos Última alteração: 2 de Setembro de 2010 Transparências elaboradas por Charles Ornelas Almeida, Israel Guerra e Nivio Ziviani

2 Projeto de Algoritmos Cap.2 Paradigmas de Projeto de Algoritmos 1 Conteúdo do Capítulo 2.1 Indução 2.2 Recursividade Como Implementar Recursividade Quando Não Usar Recursividade 2.3 Algoritmos Tentativa e Erro 2.4 Divisão e Conquista 2.5 Balanceamento 2.6 Programação Dinâmica 2.7 Algoritmos Gulosos 2.8 Algoritmos Aproximados

3 Projeto de Algoritmos Cap.2 Paradigmas de Projeto de Algoritmos Seção Indução Matemática É útil para provar asserções sobre a correção e a eficiência de algoritmos. Consiste em inferir uma lei geral a partir de instâncias particulares. Seja T um teorema que tenha como parâmetro um número natural n Provando que T é válido para todos os valores de n, provamos que: 1. T é válido para n = 1; 2. Para todo n > 1, se T é válido para n 1, então T é válido para n. A condição 1 é chamada de passo base. Provar a condição 2 é geralmente mais fácil que provar o teorema diretamente (podemos usar a asserção de que T é válido para n 1). Esta afirmativa é a hipótese de indução ou passo indutivo. As condições 1 e 2 implicam T válido para n = 2, o que junto com a condição 2 implica T também válido para n = 3, e assim por diante.

4 Projeto de Algoritmos Cap.2 Paradigmas de Projeto de Algoritmos Seção Exemplo de Indução Matemática S(n) = n = n(n+1)/2 Para n = 1 a asserção é verdadeira, pois S(1) = 1 = 1 (1+1)/2 (passo base). Assumimos que a soma dos primeiros n números naturais S(n) é n(n + 1)/2 (hipótese de indução). Pela definição de S(n) sabemos que S(n+1) = S(n)+n+1. Usando a hipótese de indução, S(n+1) = n(n+1)/2+n+1 = (n+1)(n+2)/2, que é exatamente o que queremos provar.

5 Projeto de Algoritmos Cap.2 Paradigmas de Projeto de Algoritmos Seção Limite Superior de Equações de Recorrência A solução de uma equação de recorrência pode ser difícil de ser obtida. Nestes casos, pode ser mais fácil tentar advinhar a solução ou obter um limite superior para a ordem de complexidade. Advinhar a solução funciona bem quando estamos interessados apenas em um limite superior, ao invés da solução exata. Mostrar que um certo limite existe é mais fácil do que obter o limite. Ex.: T(2n) 2T(n)+2n 1, T(2) = 1, definida para valores de n que são potências de 2. O objetivo é encontrar um limite superior na notação O, onde o lado direito da desigualdade representa o pior caso.

6 Projeto de Algoritmos Cap.2 Paradigmas de Projeto de Algoritmos Seção Indução Matemática para Resolver Equação de Recorrência T(2n) 2T(n)+2n 1, T(2) = 1 quando n é potência de 2. Procuramos f(n) tal que T(n) O(f(n)), mas fazendo com que f(n) seja o mais próximo possível da solução real para T(n). Vamos considerar o palpite f(n) = n 2. Queremos provar que T(n) = O(f(n)) por indução matemática em n. Passo base: T(2) = 1 f(2) = 4. Passo de indução: provar que T(n) f(n) implica T(2n) f(2n). T(2n) 2T(n)+2n 1, (def. da recorrência) 2n 2 +2n 1, < (2n) 2, (hipótese de indução) que é exatamente o que queremos provar. Logo, T(n) = O(n 2 ).

7 Projeto de Algoritmos Cap.2 Paradigmas de Projeto de Algoritmos Seção Indução Matemática para Resolver Equação de Recorrência Vamos tentar um palpite menor, f(n) = cn, para alguma constante c. Queremos provar que T(n) cn implica em T(2n) c2n. Assim: T(2n) 2T(n)+2n 1, (def. da recorrência) 2cn + 2n 1, (hipótese de indução) > c2n. cn cresce mais lentamente que T(n), pois c2n = 2cn e não existe espaço para o valor 2n 1. Logo, T(n) está entre cn e n 2.

8 Projeto de Algoritmos Cap.2 Paradigmas de Projeto de Algoritmos Seção Indução Matemática para Resolver Equação de Recorrência Vamos então tentar f(n) = nlogn. Passo base: T(2) < 2log2. Passo de indução: vamos assumir que T(n) nlogn. Queremos mostrar que T(2n) 2nlog2n. Assim: T(2n) 2T(n)+2n 1, (def. da recorrência) 2nlogn+2n 1, (hipótese de indução) < 2nlog2n, A diferença entre as fórmulas agora é de apenas 1. De fato, T(n) = nlogn n+1 é a solução exata de T(n) = 2T(n/2)+n 1, T(1) = 0, que descreve o comportamento do algoritmo de ordenação Mergesort.

9 Projeto de Algoritmos Cap.2 Paradigmas de Projeto de Algoritmos Seção Recursividade Um procedimento que chama a si mesmo é dito ser recursivo. Recursividade permite descrever algoritmos de forma mais clara e concisa, especialmente problemas recursivos ou que utilizam estruturas recursivas. Ex.: árvore binária de pesquisa: Registros com chaves menores estão na subárvore esquerda; Registros com chaves maiores estão na subárvore direita typedef struct TipoRegistro { int Chave; }TipoRegistro; typedef struct TipoNo TipoApontador; typedef struct TipoNo { TipoRegistro Reg; TipoApontador Esq, Dir ; }TipoNo;

10 Projeto de Algoritmos Cap.2 Paradigmas de Projeto de Algoritmos Seção Recursividade Algoritmo para percorrer todos os registros em ordem de caminhamento central: 1. caminha na subárvore esquerda na ordem central; 2. visita a raiz; 3. caminha na subárvore direita na ordem central. Os nós são visitados em ordem lexicográfica das chaves. void Central(TipoApontador p) { if (p == NULL) } return; Central(p > Esq); printf ( "%ld \n", p > Reg.Chave); Central(p > Dir );

11 Projeto de Algoritmos Cap.2 Paradigmas de Projeto de Algoritmos Seção Implementação de Recursividade Usa uma pilha para armazenar os dados usados em cada chamada de um procedimento que ainda não terminou. Todos os dados não globais vão para a pilha, registrando o estado corrente da computação. Quando uma ativação anterior prossegue, os dados da pilha são recuperados. No caso do caminhamento central: para cada chamada recursiva, o valor de p e o endereço de retorno da chamada recursiva são armazenados na pilha. Quando encontra p=nil o procedimento retorna para quem chamou utilizando o endereço de retorno que está no topo da pilha.

12 Projeto de Algoritmos Cap.2 Paradigmas de Projeto de Algoritmos Seção Problema de Terminação em Procedimentos Recursivos Procedimentos recursivos introduzem a possibilidade de iterações que podem não terminar: existe a necessidade de considerar o problema de terminação. É fundamental que a chamada recursiva a um procedimento P esteja sujeita a uma condição B, a qual se torna não-satisfeita em algum momento da computação. Esquema para procedimentos recursivos: composição C de comandos S i e P : P if B then C[S i,p] Para demonstrar que uma repetição termina, define-se uma função f(x), sendo x o conjunto de variáveis do programa, tal que: 1. f(x) 0 implica na condição de terminação; 2. f(x) é decrementada a cada iteração.

13 Projeto de Algoritmos Cap.2 Paradigmas de Projeto de Algoritmos Seção Problema de Terminação em Procedimentos Recursivos Uma forma simples de garantir terminação é associar um parâmetro n para P (no caso por valor) e chamar P recursivamente com n 1. A substituição da condição B por n > 0 garante terminação. P if n > 0 then P[S i,p(n 1)] É necessário mostrar que o nível mais profundo de recursão é finito, e também possa ser mantido pequeno, pois cada ativação recursiva usa uma parcela de memória para acomodar as variáveis.

14 Projeto de Algoritmos Cap.2 Paradigmas de Projeto de Algoritmos Seção Quando Não Usar Recursividade Nem todo problema de natureza recursiva deve ser resolvido com um algoritmo recursivo. Estes podem ser caracterizados pelo esquema P if B then (S,P) Tais programas são facilmente transformáveis em uma versão não recursiva P (x := x 0 ; while B do S)

15 Projeto de Algoritmos Cap.2 Paradigmas de Projeto de Algoritmos Seção Exemplo de Quando Não Usar Recursividade (1) Cálculo dos números de Fibonacci f 0 = 0,f 1 = 1, f n = f n 1 +f n 2 paran 2 Solução: f n = 1 5 [Φ n ( Φ) n ], onde Φ = (1+ 5)/2 1,618 é a razão de ouro. O procedimento recursivo obtido diretamente da equação é o seguinte: unsigned int FibRec(unsigned int n) { if (n < 2) return n; else return (FibRec(n 1) + FibRec(n 2)); }

16 Projeto de Algoritmos Cap.2 Paradigmas de Projeto de Algoritmos Seção Exemplo de Quando Não Usar Recursividade (2) É extremamente ineficiente porque recalcula o mesmo valor várias vezes. Considerando que a medida de complexidade de tempo f(n) é o número de adições, então f(n) = O(Φ n ). A complexidade de espaço para calcular f n é O(n), pois apesar do número de chamadas ser O(Φ n ), o tamanho da pilha equivale a um caminho na árvore de recursividade, que é equivalente a altura da árvore, isto é, O(logΦ n ) = O(n).

17 Projeto de Algoritmos Cap.2 Paradigmas de Projeto de Algoritmos Seção Versão iterativa do Cálculo de Fibonacci unsigned int FibIter (unsigned int n) { unsigned int i = 1, k, F = 0; for (k = 1; k <= n; k++) { F += i ; i = F i ; } return F; } O programa tem complexidade de tempo O(n) e de espaço O(1). Evitar uso de recursividade quando existe solução óbvia por iteração. Comparação versões recursiva e iterativa: n Recursiva 1 seg 2 min 21 dias 10 9 anos Iterativa 1/3 mseg 1/2 mseg 3/4 mseg 1,5 mseg

18 Projeto de Algoritmos Cap.2 Paradigmas de Projeto de Algoritmos Seção Algoritmos Tentativa e Erro (Backtracking) (1) Tentativa e erro: decompor o processo em um número finito de subtarefas parciais que devem ser exploradas exaustivamente. O processo de tentativa gradualmente constrói e percorre uma árvore de subtarefas.

19 Projeto de Algoritmos Cap.2 Paradigmas de Projeto de Algoritmos Seção Algoritmos Tentativa e Erro (Backtracking) (2) Algoritmos tentativa e erro não seguem regra fixa de computação: Passos em direção à solução final são tentados e registrados; Caso esses passos tomados não levem à solução final, eles podem ser retirados e apagados do registro. Quando a pesquisa na árvore de soluções cresce rapidamente é necessário usar algoritmos aproximados ou heurísticas que não garantem a solução ótima mas são rápidas.

20 Projeto de Algoritmos Cap.2 Paradigmas de Projeto de Algoritmos Seção Backtracking: Passeio do Cavalo void Tenta() { inicializa selecao de movimentos; do { seleciona proximo candidato ao movimento; if ( aceitavel) { registra movimento; i f ( tabuleiro nao esta cheio) { tenta novo movimento; i f (nao sucedido) apaga registro anterior ; Tabuleiro com n n posições: cavalo se movimenta segundo regras do xadrez. Problema: a partir de (x 0, y 0 ), encontrar, se existir, um passeio do cavalo que visita todos os pontos do tabuleiro uma única vez. } } } while (! ( ( movimento bem sucedido) ou (acabaramse os candidatos a movimento) ) ) ; }

21 Projeto de Algoritmos Cap.2 Paradigmas de Projeto de Algoritmos Seção Exemplo de Backtracking - Passeio do Cavalo O tabuleiro pode ser representado por uma matriz n n. A situação de cada posição pode ser representada por um inteiro para recordar o histórico das ocupações: t[x,y] = 0, campo < x,y > não visitado, t[x,y] = i, campo < x,y > visitado no i-ésimo movimento, 1 i n 2. Regras do xadrez para os movimentos do cavalo:

22 Projeto de Algoritmos Cap.2 Paradigmas de Projeto de Algoritmos Seção Implementação do Passeio do Cavalo #define N 8 / Tamanho do lado do tabuleiro / #define FALSE 0 #define TRUE 1 int i, j, t [N] [N], a[n], b[n] ; short q; int main( int argc, char argv [ ] ) { / programa principal / a[0] = 2; a[1] = 1; a[2] = 1; a[3] = 2; b[0] = 1; b[1] = 2; b[2] = 2; b[3] = 1; a[4] = 2; a[5] = 1; a[6] = 1; a[7] = 2; b[4] = 1; b[5] = 2; b[6] = 2; b[7] = 1; for ( i = 0; i < N; i ++) for ( j = 0; j < N; j ++) t [ i ] [ j ] = 0; t [0][0] = 1; / escolhemos uma casa do tabuleiro / Tenta(2, 0, 0, &q); if (!q) { printf ( "Sem solucao\n" ) ; return 0; } for ( i = 0; i < N; i ++) { for ( j = 0; j < N; j ++) printf ( " %4d", t [ i ] [ j ] ) ; putchar( \n ) ; } return 0; }

23 Projeto de Algoritmos Cap.2 Paradigmas de Projeto de Algoritmos Seção Implementação do Passeio do Cavalo void Tenta( int i, int x, int y, short q) { int u, v ; int k = 1; short q1; / inicializa selecao de movimentos / do { ++k ; q1 = FALSE; u = x + a[k ] ; v = y + b[k ] ; if (u >= 0 && u < N && v >= 0 && v < N) if ( t [u] [ v] == 0) { t [u] [ v] = i ; if ( i < N N) { / tabuleiro nao esta cheio / Tenta( i + 1, u, v, &q1) ; / tenta novo movimento / if (!q1) t [u] [ v] = 0; / nao sucedido apaga registro anterior / } else q1 = TRUE; } } while (! (q1 k == 7)); q = q1; }

24 Projeto de Algoritmos Cap.2 Paradigmas de Projeto de Algoritmos Seção Divisão e Conquista (1) Consiste em dividir o problema em partes menores, encontrar soluções para as partes, e combiná-las em uma solução global. Exemplo: encontrar o maior e o menor elemento de um vetor de inteiros, A[1..n], n 1. Cada chamada de MaxMin4 atribui à Max e Min o maior e o menor elemento em A[Linf], A[Linf + 1],, A[Lsup], respectivamente.

25 Projeto de Algoritmos Cap.2 Paradigmas de Projeto de Algoritmos Seção Divisão e Conquista (2) void MaxMin4( int Linf, int Lsup, int Max, int Min) { int Max1, Max2, Min1, Min2, Meio; if (Lsup Linf <= 1) { if (A[ Linf 1] < A[Lsup 1]) { Max = A[Lsup 1]; Min = A[ Linf 1]; } else { Max = A[ Linf 1]; Min = A[Lsup 1]; } return; } Meio = ( Linf + Lsup) / 2 ; MaxMin4( Linf, Meio, &Max1, &Min1); MaxMin4(Meio + 1, Lsup, &Max2, &Min2); if (Max1 > Max2) Max = Max1; else Max = Max2; if (Min1 < Min2) Min = Min1; else Min = Min2; }

26 Projeto de Algoritmos Cap.2 Paradigmas de Projeto de Algoritmos Seção Divisão e Conquista - Análise do Exemplo Seja f(n) o número de comparações entre os elementos de A. f(n) = 1, para n 2, f(n) = f( n/2 )+f( n/2 )+2, para n > 2. Quando n = 2 i para algum inteiro positivo i: f(n) = 2f(n/2)+2 2f(n/2) = 4f(n/4) i 2 f(n/2 i 2 ) = 2 i 1 f(n/2 i 1 )+2 i 1 Adicionando lado a lado, obtemos: f(n) = 2 i 1 f(n/2 i 1 )+ i 1 k=1 2k = 2 i 1 f(2)+2 i 2 = 2 i 1 +2 i 2 = 3n 2 2. Logo, f(n) = 3n/2 2 para o melhor caso, pior caso e caso médio.

27 Projeto de Algoritmos Cap.2 Paradigmas de Projeto de Algoritmos Seção Divisão e Conquista - Análise do Exemplo Conforme mostrado no Capítulo 1, o algoritmo dado neste exemplo é ótimo. Entretanto, ele pode ser pior do que os apresentados no Capítulo 1, pois, a cada chamada recursiva, salva Linf, Lsup, Max e Min, além do endereço de retorno da chamada para o procedimento. Além disso, uma comparação adicional é necessária a cada chamada recursiva para verificar se Lsup Linf 1. n+1 deve ser menor do que a metade do maior inteiro que pode ser representado pelo compilador, para não provocar overflow na operação Linf + Lsup.

28 Projeto de Algoritmos Cap.2 Paradigmas de Projeto de Algoritmos Seção Divisão e Conquista - Teorema Mestre Teorema Mestre: Sejam a 1 e b > 1 constantes, f(n) uma função assintoticamente positiva e T(n) uma medida de complexidade definida sobre os inteiros. A solução da equação de recorrência: para b uma potência de n é: T(n) = at(n/b)+f(n), 1. T(n) = Θ(n log b a ), se f(n) = O(n log b a ǫ ) para alguma constante ǫ > 0, 2. T(n) = Θ(n log b a logn), se f(n) = Θ(n log b a ), 3. T(n) = Θ(f(n)), se f(n) = Ω(n log b a+ǫ ) para alguma constante ǫ > 0, e se af(n/b) cf(n) para alguma constante c < 1 e todo n a partir de um valor suficientemente grande. O problema é dividido em a subproblemas de tamanho n/b cada um sendo resolvidos recursivamente em tempo T(n/b) cada. A função f(n) descreve o custo de dividir o problema em subproblemas e de combinar os resultados de cada subproblema.

29 Projeto de Algoritmos Cap.2 Paradigmas de Projeto de Algoritmos Seção Teorema Mestre: O Que Diz o Teorema Em cada um dos três casos a função f(n) é comparada com a função n log b a e a solução de T(n) é determinada pela maior das duas funções: No caso 1, f(n) tem de ser polinomialmente menor do que n log b a. No caso 2, se as duas funções são iguais, então T(n) = Θ(n log b a logn) = Θ(f(n)logn). No caso 3, f(n) tem de ser polinomialmente maior do que n log b a e, além disso, satisfazer a condição de que af(n/b) cf(n).

30 Projeto de Algoritmos Cap.2 Paradigmas de Projeto de Algoritmos Seção Teorema Mestre: Outros Aspectos No caso 1, f(n) tem de ser polinomialmente menor do que n log b a, isto é, f(n) tem de ser assintoticamente menor do que n log b a por um fator de n ǫ, para alguma constante ǫ > 0. No caso 3, f(n) tem de ser polinomialmente maior do que n log b a e, além disso, satisfazer a condição de que af(n/b) cf(n). Logo, os três casos não cobrem todas as funções f(n) que poderemos encontrar. Existem algumas poucas aplicações práticas que ficam entre os casos 1 e 2 (quando f(n) é menor do que n log b a, mas não polinomialmente menor) e entre os casos 2 e 3 (quando f(n) é maior do que n log b a, mas não polinomialmente maior). Assim, se a função f(n) cai em um desses intervalos ou se a condição af(n/b) cf(n) não é satisfeita, então o Teorema Mestre não pode ser aplicado.

31 Projeto de Algoritmos Cap.2 Paradigmas de Projeto de Algoritmos Seção Teorema Mestre A prova para o caso em que f(n) = cn k, onde c > 0 e k 0 são duas constantes inteiras, é tratada no Exercício A prova desse teorema não precisa ser entendida para ser aplicado, conforme veremos em exemptrados a seguir.

32 Projeto de Algoritmos Cap.2 Paradigmas de Projeto de Algoritmos Seção Teorema Mestre: Exemplos do Uso Considere a equação de recorrência: T(n) = 4T(n/2)+n, onde a = 4, b = 2, f(n) = n e n log b a = n log 2 4 = Θ(n 2 ). O caso 1 se aplica porque f(n) = O(n log b a ǫ ) = O(n), onde ǫ = 1, e a solução é T(n) = Θ(n 2 ). Considere a equação de recorrência: T(n) = 2T(n/2)+n 1, onde a = 2, b = 2, f(n) = n 1 e n log b a = n log 2 2 = Θ(n). O caso 2 se aplica porque f(n) = Θ(n log b a ) = Θ(n), e a solução é T(n) = Θ(nlogn). Considere a equação de recorrência: T(n) = T(2n/3)+n, onde a = 1, b = 3/2, f(n) = n e n log b a = n log 3/2 1 = n 0 = 1. O caso 3 se aplica porque f(n) = Ω(n log 3/2 1+ǫ ), onde ǫ = 1 e af(n/b) = 2n/3 cf(n) = 2n/3, para c = 2/3 e n 0. Logo, a solução é T(n) = Θ(f(n)) = Θ(n).

33 Projeto de Algoritmos Cap.2 Paradigmas de Projeto de Algoritmos Seção Teorema Mestre: Exemplos do Uso Considere a equação de recorrência: T(n) = 3T(n/4)+nlogn, onde a = 3, b = 4, f(n) = nlogn e n log b a = n log 3 4 = n O caso 3 se aplica porque f(n) = Ω(n log 3 4+ǫ ), onde ǫ e af(n/b) = 3(n/4)log(n/4) cf(n) = (3/4)nlogn, para c = 3/4 e n suficientemente grande. O Teorema Mestre não se aplica à equação de recorrência: T(n) = 3T(n/3)+nlogn, onde a = 3, b = 3, f(n) = nlogn e n log b a = n log 3 3 = n. O caso 3 não se aplica porque, embora f(n) = nlogn seja assintoticamente maior do que n log b a = n, a função f(n) não é polinomialmente maior: a razão f(n)/n log b a = (nlogn)/n = logn é assintoticamente menor do que n ǫ para qualquer constante ǫ positiva. Logo, a solução é T(n) = Θ(f(n)) = Θ(nlogn).

34 Projeto de Algoritmos Cap.2 Paradigmas de Projeto de Algoritmos Seção Balanceamento No projeto de algoritmos, é importante procurar sempre manter o balanceamento na subdivisão de um problema em partes menores. Divisão e conquista não é a única técnica em que balanceamento é útil. Vamos considerar um exemplo de ordenação Seleciona o menor elemento de A[1..n] e troca-o com o primeiro elemento A[1]. Repete o processo com os n 1 elementos, resultando no segundo maior elemento, o qual é trocado com o segundo elemento A[2]. Repetindo para n 2, n 3,..., 2 ordena a seqüência.

35 Projeto de Algoritmos Cap.2 Paradigmas de Projeto de Algoritmos Seção Balanceamento - Análise do Exemplo Equação de recorrência para comparações entre elementos: T(n) = T(n 1)+n 1, T(1) = 0 Substituindo: T(n) = T(n 1)+n 1 T(n 1) = T(n 2)+n 2.. T(2) = T(1)+1 Adicionando lado a lado, obtemos: T(n) = T(1) n 1 = n(n 1) 2 = O(n 2 ) Embora o algoritmo possa ser visto como uma aplicação recursiva de divisão e conquista, ele não é eficiente para valores grandes de n. Para obter eficiência assintotica é necessário balanceamento: dividir em dois subproblemas de tamanhos aproximadamente iguais, ao invés de um de tamanho 1 e o outro de tamanho n 1.

36 Projeto de Algoritmos Cap.2 Paradigmas de Projeto de Algoritmos Seção Exemplo de Balanceamento - Mergesort Intercalação: unir dois arquivos ordenados gerando um terceiro arquivo ordenado (merge). Colocar no terceiro arquivo o menor elemento entre os menores dos dois arquivos iniciais, desconsiderando este mesmo elemento nos passos posteriores. Este processo deve ser repetido até que todos os elementos dos arquivos de entrada sejam escolhidos. Algoritmo de ordenação (Mergesort): dividir recursivamente o vetor a ser ordenado em dois, até obter n vetores de 1 único elemento. Aplicar a intercalação tendo como entrada 2 vetores de um elemento, formando um vetor ordenado de dois elementos. Repetir este processo formando vetores ordenados cada vez maiores até que todo o vetor esteja ordenado.

37 Projeto de Algoritmos Cap.2 Paradigmas de Projeto de Algoritmos Seção Exemplo de Balanceamento - Mergesort void Mergesort( int A, int i, int j ) { int m; if ( i < j ) { m = ( i + j ) / 2 ; Mergesort(A, i, m); Mergesort(A, m + 1, j ); Merge(A, i, m, j ) ; i } } Considere n uma potência de 2. Merge(A, i, m, j) recebe 2 seqüências ordenadas A[i..m] e A[(m+1)..j] e produz outra seqüência ordenada dos elementos de A[i..m] e A[m+1..j]. Como A[i..m] e A[m + 1..j] estão ordenados, Merge requer no máximo n 1 comparações. Merge seleciona repetidamente o menor dentre os menores elementos restantes em A[i..m] e A[m + 1..j]. Se empatdar retira de qualquer uma delas.

38 Projeto de Algoritmos Cap.2 Paradigmas de Projeto de Algoritmos Seção Análise do Mergesort Na contagem de comparações, o comportamento do Mergesort pode ser representado por: T(n) = 2T(n/2)+n 1, T(1) = 0 No caso da equação acima temos: Adicionando lado a lado: T(n) = 2 i T(n/2 i )+ T(n) = 2T(n/2)+n 1 2T(n/2) = 2 2 T(n/2 2 )+2 n i 1 T(n/2 i 1 ) = 2 i T(n/2 i )+2 i 1 n 2i 1 2i 1 i 1 k=0 n i 1 k=0 2 k = in 2i = nlogn n+1. Para valores grandes de n, o balanceamento levou a um resultado muito superior, saimos de O(n 2 ) para O(nlogn).

39 Projeto de Algoritmos Cap.2 Paradigmas de Projeto de Algoritmos Seção Programação Dinâmica Quando a soma dos tamanhos dos subproblemas é O(n) então é provável que o algoritmo recursivo tenha complexidade polinomial. Quando a divisão de um problema de tamanho n resulta em n subproblemas de tamanho n 1 então é provável que o algoritmo recursivo tenha complexidade exponencial. Nesse caso, a técnica de programação dinâmica pode levar a um algoritmo mais eficiente. A programação dinâmica calcula a solução para todos os subproblemas, partindo dos subproblemas menores para os maiores, armazenando os resultados em uma tabela. A vantagem é que uma vez que um subproblema é resolvido, a resposta é armazenada em uma tabela e nunca mais é recalculado.

40 Projeto de Algoritmos Cap.2 Paradigmas de Projeto de Algoritmos Seção Programação Dinâmica - Exemplo Produto de n matrizes M = M 1 M 2 M n, onde cada M i é uma matriz com d i 1 linhas e d i colunas. A ordem da multiplicação pode ter um efeito enorme no número total de operações de adição e multiplicação necessárias para obter M. Considere o produto de uma matriz p q por outra matriz q r cujo algoritmo requer O(pqr) operações. Considere o produto M = M 1 [10,20] M 2 [20,50] M 3 [50,1] M 4 [1,100], onde as dimensões de cada matriz está mostrada entre colchetes. A avaliação de M na ordem M = M 1 (M 2 (M 3 M 4 )) requer operações, enquanto na ordem M = (M 1 (M 2 M 3 )) M 4 requer apenas

41 Projeto de Algoritmos Cap.2 Paradigmas de Projeto de Algoritmos Seção Programação Dinâmica - Exemplo Tentar todas as ordens possíveis para minimizar o número de operações f(n) é exponencial em n, onde f(n) 2 n 2. Usando programação dinâmica é possível obter um algoritmo O(n 3 ). Seja m ij menor custo para computar M i M i+1 M j, para 1 i j n. Nesse caso, m ij = 0, se i = j, Min i k<j (m ik +m k+1,j +d i 1 d k d j ), se j > i. m ik representa o custo mínimo para calcular M = M i M i+1 M k m k+1,j representa o custo mínimo para calcular M = M k+1 M k+2 M j. d i 1 d k d j representa o custo de multiplicar M [d i 1,d k ] por M [d k,d j ]. m ij, j > i representa o custo mínimo de todos os valores possíveis de k entre i e j 1, da soma dos três termos.

42 Projeto de Algoritmos Cap.2 Paradigmas de Projeto de Algoritmos Seção Programação Dinâmica - Exemplo O enfoque programação dinâmica calcula os valores de m ij na ordem crescente das diferenças nos subscritos. O calculo inicia com m ii para todo i, depois m i,i+1 para todo i, depois m i,i+2, e assim sucessivamente. Desta forma, os valores m ik e m k+1,j estarão disponíveis no momento de calcular m ij. Isto acontece porque j i tem que ser estritamente maior do que ambos os valores de k i e j (k +1) se k estiver no intervalo i k < j. Programa para computar a ordem de multiplicação de n matrizes, M 1 M 2 M n, de forma a obter o menor número possível de operações.

43 Projeto de Algoritmos Cap.2 Paradigmas de Projeto de Algoritmos Seção Programação Dinâmica - Implementação #define MAXN 10 int main( int argc, char argv [ ] ) { int i, j, k, h, n, temp, d[maxn + 1], m[maxn ] [ MAXN ] ; printf ( "Numero de matrizes n: " ) ; scanf( "%d% [^\n] ", &n); printf ( "Dimensoes das matrizes: " ); for ( i = 0; i <= n; i ++) scanf( "%d", &d[ i ] ) ; for ( i = 0; i < n; i ++) m[ i ] [ i ] = 0; for (h = 1; h <= n 1; h++) { for ( i = 1; i <= n h; i ++) { j = i + h; m[ i 1][j 1] = INT_MAX; for (k = i ; k <= j 1; k++) { temp = m[ i 1][k 1] + m[k ] [ j 1] + d[ i 1] d[k] d[ j ] ; if (temp < m[ i 1][j 1]) m[ i 1][ j 1] = temp; } printf ( " m[ %d, %d]= %d", i 1, j 1, m[ i 1][ j 1]); } putchar( \n ); } return 0; }

44 Projeto de Algoritmos Cap.2 Paradigmas de Projeto de Algoritmos Seção Programação Dinâmica - Implementação A execução do programa obtém o custo mínimo para multiplicar as n matrizes, assumindo que são necessárias pqr operações para multiplicar uma matriz p q por outra matriz q r. A execução do programa para as quatro matrizes onde d 0,d 1,d 2,d 3,d 4 são 10, 20, 50, 1, 100, resulta: m 11 = 0 m 22 = 0 m 33 = 0 m 44 = 0 m 12 = m 23 = m 34 = m 13 = m 24 = m 14 = 2.200

45 Projeto de Algoritmos Cap.2 Paradigmas de Projeto de Algoritmos Seção Programação Dinâmica - Princípio da Otimalidade A ordem de multiplicação pode ser obtida registrando o valor de k para cada entrada da tabela que resultou no mínimo. Essa solução eficiente está baseada no princípio da otimalidade: em uma seqüência ótima de escolhas ou de decisões cada subseqüência deve também ser ótima. Cada subseqüência representa o custo mínimo, assim como m ij, j > i. Assim, todos os valores da tabela representam escolhas ótimas. O princípio da otimalidade não pode ser aplicado indiscriminadamente. Quando o princípio não se aplica é provável que não se possa resolver o problema com sucesso por meio de programação dinâmica.

46 Projeto de Algoritmos Cap.2 Paradigmas de Projeto de Algoritmos Seção Aplicação do Princípio da Otimalidade Por exemplo, quando o problema utiliza recursos limitados, quando o total de recursos usados nas subinstâncias é maior do que os recursos disponíveis. Se o caminho mais curto entre Belo Horizonte e Curitiba passa por Campinas: o caminho entre Belo Horizonte e Campinas também é o mais curto possível assim como o caminho entre Campinas e Curitiba. Logo, o princípio da otimalidade se aplica.

47 Projeto de Algoritmos Cap.2 Paradigmas de Projeto de Algoritmos Seção Não Aplicação do Princípio da Otimalidade No problema de encontrar o caminho mais longo entre duas cidades: Um caminho simples nunca visita uma mesma cidade duas vezes. Se o caminho mais longo entre Belo Horizonte e Curitiba passa por Campinas, isso não significa que o caminho possa ser obtido tomando o caminho simples mais longo entre Belo Horizonte e Campinas e depois o caminho simples mais longo entre Campinas e Curitiba. Quando os dois caminhos simples são ajuntados é pouco provável que o caminho resultante também seja simples. Logo, o princípio da otimalidade não se aplica.

48 O algoritmo guloso consiste em um processo iterativo em que S é construído adicionando-se ao mesmo elementos de C um a um. Projeto de Algoritmos Cap.2 Paradigmas de Projeto de Algoritmos Seção Algoritmos Gulosos Resolve problemas de otimização. Ex: encontrar o menor caminho entre dois vértices de um grafo. Escolhe a aresta que parece mais promissora em qualquer instante; Independente do que possa acontecer, nunca reconsidera a decisão. Não necessita avaliar alternativas, ou usar procedimentos sofisticados para desfazer decisões tomadas previamente. Problema geral: dado um conjunto C, determine um subconjunto S C tal que: S satisfaz uma dada propriedade P, e S é mínimo (ou máximo) em relação a algum critério α.

49 Projeto de Algoritmos Cap.2 Paradigmas de Projeto de Algoritmos Seção Características dos Algoritmos Gulosos Para construir a solução ótima existe um conjunto ou lista de candidatos. São acumulados um conjunto de candidatos considerados e escolhidos, e o outro de candidatos considerados e rejeitados. Existe função que verifica se um conjunto particular de candidatos produz uma solução (sem considerar otimalidade no momento). Outra função verifica se um conjunto de candidatos é viável (também sem preocupar com a otimalidade). Uma função de seleção indica a qualquer momento quais dos candidatos restantes é o mais promissor. Uma função objetivo fornece o valor da solução encontrada, como o comprimento do caminho construído (não aparece de forma explicita no algoritmo guloso).

50 Projeto de Algoritmos Cap.2 Paradigmas de Projeto de Algoritmos Seção Pseudo Código de Algoritmo Guloso Conjunto Guloso(Conjunto C) / C: conjunto de candidatos / { S = ; / S contem conjunto solucao / while((c!= ) &&!( solucao(s))) Inicialmente, o conjuntos de candidatos escolhidos está vazio. A cada passo, o melhor candidato restante ainda não tentado é considerado. { x = seleciona (C); C = C x; if viavel (S + x) S = S + x; O critério de escolha é ditado pela função de seleção. } i f solucao(s) return(s) else return( Nao existe solucao ); } Se o conjunto aumentado de candidatos se torna inviável, o candidato é rejeitado. Senão, o candidato é adicionado ao conjunto S de escolhidos. A cada aumento de S verificamos se S constitui uma solução.

51 Projeto de Algoritmos Cap.2 Paradigmas de Projeto de Algoritmos Seção Características da Implementação de Algoritmos Gulosos Quando funciona corretamente, a primeira solução encontrada é sempre ótima. A função de seleção é geralmente relacionada com a função objetivo. Se o objetivo é: maximizar provavelmente escolherá o candidato restante que proporcione o maior ganho individual. minimizar então será escolhido o candidato restante de menor custo. O algoritmo nunca muda de idéia: Uma vez que um candidato é escolhido e adicionado à solução ele lá permanece para sempre. Uma vez que um candidato é excluído do conjunto solução, ele nunca mais é reconsiderado.

52 Projeto de Algoritmos Cap.2 Paradigmas de Projeto de Algoritmos Seção Algoritmos Aproximados Problemas que somente possuem algoritmos exponenciais para resolvê-los são considerados difíceis. Problemas considerados intratáveis ou difíceis são muito comuns. Exemplo: problema do caixeiro viajante cuja complexidade de tempo é O(n!). Diante de um problema difícil é comum remover a exigência de que o algoritmo tenha sempre que obter a solução ótima. Neste caso procuramos por algoritmos eficientes que não garantem obter a solução ótima, mas uma que seja a mais próxima possível da solução ótima.

53 Projeto de Algoritmos Cap.2 Paradigmas de Projeto de Algoritmos Seção Tipos de Algoritmos Aproximados Heurística: é um algoritmo que pode produzir um bom resultado, ou até mesmo obter a solução ótima, mas pode também não produzir solução alguma ou uma solução que está distante da solução ótima. Algoritmo aproximado: é um algoritmo que gera soluções aproximadas dentro de um limite para a razão entre a solução ótima e a produzida pelo algoritmo aproximado (comportamento monitorado sob o ponto de vista da qualidade dos resultados).

Paradigmas de Projeto de Algoritmos

Paradigmas de Projeto de Algoritmos Projeto de Algoritmos Cap.2 Paradigmas de Projeto de Algoritmos 1 Conteúdo do Capítulo 2.1 Indução Paradigmas de Projeto de Algoritmos 2.2 Recursividade 2.2.1 Como Implementar Recursividade 2.2.2 Quando

Leia mais

Paradigmas de Projeto de Algoritmos

Paradigmas de Projeto de Algoritmos Projeto de Algoritmos Cap.2 Paradigmas de Projeto de Algoritmos 1 Conteúdo do Capítulo 2.1 Indução Paradigmas de Projeto de Algoritmos 2.2 Recursividade 2.2.1 Como Implementar Recursividade 2.2.2 Quando

Leia mais

Paradigmas de Projeto de Algoritmos

Paradigmas de Projeto de Algoritmos Projeto de Algoritmos Cap.2 Paradigmas de Projeto de Algoritmos 1 Paradigmas de Projeto de Algoritmos indução, recursividade, algoritmos tentativa e erro, Paradigmas de Projeto de Algoritmos divisão e

Leia mais

Paradigmas de Projeto de Algoritmos

Paradigmas de Projeto de Algoritmos Projeto de Algoritmos Cap.2 Paradigmas de Projeto de Algoritmos 1 Paradigmas de Projeto de Algoritmos indução, recursividade, Paradigmas de Projeto de Algoritmos algoritmos tentativa e erro, divisão e

Leia mais

Paradigmas de Projeto de Algoritmos

Paradigmas de Projeto de Algoritmos Paradigmas de Projeto de Algoritmos Última alteração: 10 de Outubro de 2006 Transparências elaboradas por Charles Ornelas, Leonardo Rocha, Leonardo Mata e Nivio Ziviani Projeto de Algoritmos Cap.2 Paradigmas

Leia mais

SCC Capítulo 6 Paradigmas e Técnicas de Projetos de Algoritmos

SCC Capítulo 6 Paradigmas e Técnicas de Projetos de Algoritmos SCC-501 - Capítulo 6 Paradigmas e Técnicas de Projetos de Algoritmos João Luís Garcia Rosa 1 1 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Universidade de São Paulo - São Carlos http://www.icmc.usp.br/~joaoluis

Leia mais

Algoritmos e Estruturas de Dados II. Paradigmas de Projeto de Algoritmos

Algoritmos e Estruturas de Dados II. Paradigmas de Projeto de Algoritmos Algoritmos e Estruturas de Dados II Paradigmas de Projeto de Algoritmos Antonio Alfredo Ferreira Loureiro loureiro@dcc.ufmg.br http://www.dcc.ufmg.br/~loureiro UFMG/ICEx/DCC Algoritmos e Estruturas de

Leia mais

Projeto e Análise de Algoritmos

Projeto e Análise de Algoritmos Projeto e Algoritmos Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais harison@pucpcaldas.br 26 de Maio de 2017 Sumário A complexidade no desempenho de Quando utilizamos uma máquina boa, ela tende a ter

Leia mais

Análise e Complexidade de Algoritmos

Análise e Complexidade de Algoritmos Análise e Complexidade de Algoritmos Principais paradigmas do projeto de algoritmos - Recursividade - Tentativa e erro - Divisão e Conquista - Programação dinâmica - Algoritmos Gulosos e de Aproximação

Leia mais

PARADIGMAS DE PROJETO DE ALGORITMOS

PARADIGMAS DE PROJETO DE ALGORITMOS UFMG/ICEX/DCC PROJETO E ANÁLISE DE ALGORITMOS PARADIGMAS DE PROJETO DE ALGORITMOS PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO 1 O SEMESTRE DE 2008 Antonio Alfredo Ferreira Loureiro loureiro@dcc.ufmg.br http://www.dcc.ufmg.br/~loureiro

Leia mais

Teoria da Computação. Aula 4 Técnicas de Análise 5COP096. Aula 4 Prof. Dr. Sylvio Barbon Junior. Sylvio Barbon Jr

Teoria da Computação. Aula 4 Técnicas de Análise 5COP096. Aula 4 Prof. Dr. Sylvio Barbon Junior. Sylvio Barbon Jr 5COP096 Teoria da Computação Aula 4 Prof. Dr. Sylvio Barbon Junior 1 Sumário 1) Técnicas de Análise de Algoritmos 2) Paradigmas de Projeto de Algoritmos 1) Indução 2) Recursão 3) Algoritmos Tentativa e

Leia mais

PARADIGMAS DE PROJETO DE ALGORITMOS

PARADIGMAS DE PROJETO DE ALGORITMOS UFMG/ICEX/DCC PROJETO E ANÁLISE DE ALGORITMOS PARADIGMAS DE PROJETO DE ALGORITMOS PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO 1 O SEMESTRE DE 2007 Antonio Alfredo Ferreira Loureiro loureiro@dcc.ufmg.br http://www.dcc.ufmg.br/~loureiro

Leia mais

Paradigmas de projeto de algoritmos PARADIGMAS DE PROJETO DE ALGORITMOS. Princípio da indução matemática. Princípio da indução matemática (fraca)

Paradigmas de projeto de algoritmos PARADIGMAS DE PROJETO DE ALGORITMOS. Princípio da indução matemática. Princípio da indução matemática (fraca) UFMG/ICEX/DCC PROJETO E ANÁLISE DE ALGORITMOS Paradigmas de projeto de algoritmos PARADIGMAS DE PROJETO DE ALGORITMOS Indução Recursividade Tentativa e erro PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO 1 O SEMESTRE

Leia mais

14 Projeto de Algoritmos: paradigmas SCC201/501 - Introdução à Ciência de Computação II

14 Projeto de Algoritmos: paradigmas SCC201/501 - Introdução à Ciência de Computação II 14 Projeto de Algoritmos: paradigmas SCC201/501 - Introdução à Ciência de Computação II Prof. Moacir Ponti Jr. www.icmc.usp.br/~moacir Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação USP contém material

Leia mais

Introdução Paradigmas

Introdução Paradigmas Introdução Paradigmas Recursividade Algoritmos tentativa e erro Divisão e conquista Programação dinâmica Algoritmos gulosos Algoritmos aproximados 1 Introdução O projeto de algoritmos requer abordagens

Leia mais

Paradigmas de Projetos de Algoritmos

Paradigmas de Projetos de Algoritmos Paradigmas de Projetos de Algoritmos Luciana Assis 9 de junho de 2016 Luciana Assis (UFVJM) 9 de junho de 2016 1 / 36 1 Introdução 2 Força Bruta 3 Abordagem Incremental ou Construtiva 4 Recursão 5 Divisão

Leia mais

Busca Binária. Aula 05. Busca em um vetor ordenado. Análise do Busca Binária. Equações com Recorrência

Busca Binária. Aula 05. Busca em um vetor ordenado. Análise do Busca Binária. Equações com Recorrência Busca Binária Aula 05 Equações com Recorrência Prof. Marco Aurélio Stefanes marco em dct.ufms.br www.dct.ufms.br/ marco Idéia: Divisão e Conquista Busca_Binária(A[l...r],k) 1:if r < lthen 2: index = 1

Leia mais

Técnicas de análise de algoritmos

Técnicas de análise de algoritmos CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS Técnicas de análise de algoritmos Algoritmos e Estruturas de Dados I Natália Batista https://sites.google.com/site/nataliacefetmg/ nataliabatista@decom.cefetmg.br

Leia mais

Solução de Recorrências

Solução de Recorrências CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS Solução de Recorrências Algoritmos e Estruturas de Dados I Natália Batista https://sites.google.com/site/nataliacefetmg/ nataliabatista@decom.cefetmg.br

Leia mais

Técnicas de projeto de algoritmos: Indução

Técnicas de projeto de algoritmos: Indução Técnicas de projeto de algoritmos: Indução ACH2002 - Introdução à Ciência da Computação II Delano M. Beder Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) Universidade de São Paulo dbeder@usp.br 08/2008

Leia mais

Estruturas de Dados 2

Estruturas de Dados 2 Estruturas de Dados 2 Recorrências IF64C Estruturas de Dados 2 Engenharia da Computação Prof. João Alberto Fabro - Slide 1/31 Recorrências Análise da Eficiência de Algoritmos: Velocidade de Execução; Análise

Leia mais

Análise e Complexidade de Algoritmos

Análise e Complexidade de Algoritmos Análise e Complexidade de Algoritmos Professor Ariel da Silva Dias Algoritmos Divisão e Conquista Construção incremental Resolver o problema para um sub-conjunto dos elementos de entrada; Então, adicionar

Leia mais

Análise de algoritmos

Análise de algoritmos Análise de algoritmos Introdução à Ciência de Computação II Baseados nos Slides do Prof. Dr. Thiago A. S. Pardo Análise de algoritmos Existem basicamente 2 formas de estimar o tempo de execução de programas

Leia mais

Tentativa e Erro (Backtracking)

Tentativa e Erro (Backtracking) (Backtracking) Norton T. Roman Apostila baseada no trabalho de Delano M. Beder, David Matuszek e Nivio Ziviani Suponha que você tem que tomar uma série de decisões dentre várias possibilidades, onde Você

Leia mais

Análise de Problemas Recursivos. Algoritmos e Estruturas de Dados Flavio Figueiredo (

Análise de Problemas Recursivos. Algoritmos e Estruturas de Dados Flavio Figueiredo ( Análise de Problemas Recursivos Algoritmos e Estruturas de Dados 2 2017-1 Flavio Figueiredo (http://flaviovdf.github.io) 1 Lembrando de Recursividade Procedimento que chama a si mesmo Recursividade permite

Leia mais

Análise de algoritmos

Análise de algoritmos Análise de algoritmos Recorrências Conteúdo Introdução O método mestre Referências Introdução O tempo de execução de um algoritmo recursivo pode frequentemente ser descrito por uma equação de recorrência.

Leia mais

Divisão e Conquista. Fernando Lobo. Algoritmos e Estrutura de Dados II. É uma técnica para resolver problemas (veremos outras técnicas mais adiante).

Divisão e Conquista. Fernando Lobo. Algoritmos e Estrutura de Dados II. É uma técnica para resolver problemas (veremos outras técnicas mais adiante). Divisão e Conquista Fernando Lobo Algoritmos e Estrutura de Dados II 1 / 27 Divisão e Conquista É uma técnica para resolver problemas (veremos outras técnicas mais adiante). Consiste em 3 passos: Dividir

Leia mais

Recursividade, Tentativa e Erro

Recursividade, Tentativa e Erro Recursividade, Tentativa e Erro Túlio Toffolo www.toffolo.com.br Marco Antônio Carvalho marco.opt@gmail.com BCC402 Aula 07 Algoritmos e Programação Avançada Na aula anterior Prova 2 Na aula de hoje Técnicas

Leia mais

BCC202 - Estrutura de Dados I

BCC202 - Estrutura de Dados I BCC202 - Estrutura de Dados I Aula 13: Ordenação: MergeSort Reinaldo Fortes Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP Departamento de Computação, DECOM Website: www.decom.ufop.br/reifortes Email: reifortes@iceb.ufop.br

Leia mais

Algoritmos Gulosos. Norton T. Roman

Algoritmos Gulosos. Norton T. Roman Algoritmos Gulosos Norton T. Roman Apostila baseada no trabalho de Delano M. Beder, Luciano Digianpietri, David Matuszek, Marco Aurelio Stefanes e Nivio Ziviani Algoritmos Gulosos São aqueles que, a cada

Leia mais

Classes, Herança e Interfaces

Classes, Herança e Interfaces Escola de Artes, Ciências e Humanidades EACH-USP ACH2002 Introdução à Ciência da Computação II Professor: Delano Medeiros Beder revisada pelo professor: Luciano Digiampietri EACH Segundo Semestre de 2011

Leia mais

Quantidade de memória necessária

Quantidade de memória necessária Tempo de processamento Um algoritmo que realiza uma tarefa em 10 horas é melhor que outro que realiza em 10 dias Quantidade de memória necessária Um algoritmo que usa 1MB de memória RAM é melhor que outro

Leia mais

BCC402 Algoritmos e Programação Avançada Prof. Marco Antonio M. Carvalho Prof. Túlio Ângelo M. Toffolo 2011/1

BCC402 Algoritmos e Programação Avançada Prof. Marco Antonio M. Carvalho Prof. Túlio Ângelo M. Toffolo 2011/1 BCC402 Algoritmos e Programação Avançada Prof. Marco Antonio M. Carvalho Prof. Túlio Ângelo M. Toffolo 2011/1 Na aula anterior Prova 2 Na aula de hoje Técnicas básicas de contagem; Tentativa e Erro; Recursividade.

Leia mais

Estruturas de Dados, Análise de Algoritmos e Complexidade Estrutural. Carlos Alberto Alonso Sanches

Estruturas de Dados, Análise de Algoritmos e Complexidade Estrutural. Carlos Alberto Alonso Sanches CT-234 Estruturas de Dados, Análise de Algoritmos e Complexidade Estrutural Carlos Alberto Alonso Sanches CT-234 2) Algoritmos recursivos Indução matemática, recursão, recorrências Indução matemática Uma

Leia mais

Ordenação: MergeSort. Prof. Túlio Toffolo BCC202 Aula 14 Algoritmos e Estruturas de Dados I

Ordenação: MergeSort. Prof. Túlio Toffolo  BCC202 Aula 14 Algoritmos e Estruturas de Dados I Ordenação: MergeSort Prof. Túlio Toffolo http://www.toffolo.com.br BCC202 Aula 14 Algoritmos e Estruturas de Dados I DIVISÃO E CONQUISTA Motivação É preciso revolver um problema com uma entrada grande

Leia mais

É interessante comparar algoritmos para valores grandes de n. Para valores pequenos de n, mesmo um algoritmo ineficiente não custa muito para ser

É interessante comparar algoritmos para valores grandes de n. Para valores pequenos de n, mesmo um algoritmo ineficiente não custa muito para ser É interessante comparar algoritmos para valores grandes de n. Para valores pequenos de n, mesmo um algoritmo ineficiente não custa muito para ser executado 1 Fazendo estimativas e simplificações... O número

Leia mais

MC102 Aula 26. Instituto de Computação Unicamp. 17 de Novembro de 2016

MC102 Aula 26. Instituto de Computação Unicamp. 17 de Novembro de 2016 MC102 Aula 26 Recursão Instituto de Computação Unicamp 17 de Novembro de 2016 Roteiro 1 Recursão Indução 2 Recursão 3 Fatorial 4 O que acontece na memória 5 Recursão Iteração 6 Soma em um Vetor 7 Números

Leia mais

Programação Estruturada

Programação Estruturada Programação Estruturada Recursão Professores Emílio Francesquini e Carla Negri Lintzmayer 2018.Q3 Centro de Matemática, Computação e Cognição Universidade Federal do ABC Recursão Recursão 1 Recursão 2

Leia mais

14 Projeto de Algoritmos: paradigmas SCC201/501 - Introdução à Ciência de Computação II

14 Projeto de Algoritmos: paradigmas SCC201/501 - Introdução à Ciência de Computação II 14 Projeto de Algoritmos: paradigmas SCC201/501 - Introdução à Ciência de Computação II Prof. Moacir Ponti Jr. www.icmc.usp.br/~moacir Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação USP contém material

Leia mais

ANÁLISE DE ALGORITMOS

ANÁLISE DE ALGORITMOS ANÁLISE DE ALGORITMOS Paulo Feofiloff Instituto de Matemática e Estatística Universidade de São Paulo agosto 2009 Introdução P. Feofiloff (IME-USP) Análise de Algoritmos agosto 2009 2 / 102 Introdução

Leia mais

PCC104 - Projeto e Análise de Algoritmos

PCC104 - Projeto e Análise de Algoritmos PCC104 - Projeto e Análise de Algoritmos Marco Antonio M. Carvalho Departamento de Computação Instituto de Ciências Exatas e Biológicas Universidade Federal de Ouro Preto 7 de outubro de 2016 Marco Antonio

Leia mais

ALGORITMOS AVANÇADOS UNIDADE II Recursividade. Luiz Leão

ALGORITMOS AVANÇADOS UNIDADE II Recursividade. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático 2.1 - Definições recursivas 2.2 - Como implementar recursividade 2.3 - Quando não usar recursividade 2.4 - Desenvolvendo algoritmos

Leia mais

Divisão e Conquista. Norton T. Roman. Apostila baseada nos trabalhos de Cid de Souza, Cândida da Silva e Delano M. Beder

Divisão e Conquista. Norton T. Roman. Apostila baseada nos trabalhos de Cid de Souza, Cândida da Silva e Delano M. Beder Divisão e Conquista Norton T. Roman Apostila baseada nos trabalhos de Cid de Souza, Cândida da Silva e Delano M. Beder Divisão e Conquista Construção incremental Ex: Consiste em, inicialmente, resolver

Leia mais

Análise de Algoritmos Parte 4

Análise de Algoritmos Parte 4 Análise de Algoritmos Parte 4 Túlio Toffolo tulio@toffolo.com.br www.toffolo.com.br BCC202 Aula 07 Algoritmos e Estruturas de Dados I Como escolher o algoritmo mais adequado para uma situação? (continuação)

Leia mais

Aula 1. Teoria da Computação III

Aula 1. Teoria da Computação III Aula 1 Teoria da Computação III Complexidade de Algoritmos Um problema pode ser resolvido através de diversos algoritmos; O fato de um algoritmo resolver um dado problema não significa que seja aceitável

Leia mais

Algoritmos Tentativa e Erro (Backtracking) Prof.: Jonas Potros

Algoritmos Tentativa e Erro (Backtracking) Prof.: Jonas Potros 1 Algoritmos Tentativa e Erro (Backtracking) Prof.: Jonas Potros Tentativa e Erro 2 Tentativa e erro: decompor o processo em um número finito de subtarefas parciais que devem ser exploradas exaustivamente.

Leia mais

Complexidade de Algoritmos

Complexidade de Algoritmos Complexidade de Algoritmos! Uma característica importante de qualquer algoritmo é seu tempo de execução! é possível determiná-lo através de métodos empíricos, considerando-se entradas diversas! é também

Leia mais

Mergesort. Aula 04. Algoritmo Mergesort. Divisão e Conquista. Divisão e Conquista- MergeSort

Mergesort. Aula 04. Algoritmo Mergesort. Divisão e Conquista. Divisão e Conquista- MergeSort Mergesort Aula 0 Divisão e Conquista- MergeSort Prof. Marco Aurélio Stefanes marco em dct.ufms.br www.dct.ufms.br/ marco Mergesort é um algoritmo de ordenação recursivo Ele recursivamente ordena as duas

Leia mais

Revisão: Tipo Abstrato de Dados Recursividade

Revisão: Tipo Abstrato de Dados Recursividade Algoritmos e Estrutura de Dados II Revisão: Tipo Abstrato de Dados Recursividade Prof a Karina Oliveira kkco@dei.unicap.br Introdução Estudo das estruturas de dados envolve dois objetivos complementares:

Leia mais

Algoritmos de Ordenação

Algoritmos de Ordenação Algoritmos de Ordenação! Problema: encontrar um número de telefone em uma lista telefônica! simplificado pelo fato dos nomes estarem em ordem alfabética! e se estivesse sem uma ordem?! Problema: busca

Leia mais

Algoritmos e Estrutura de Dados. Aula 04 Recorrência Prof. Tiago A. E. Ferreira

Algoritmos e Estrutura de Dados. Aula 04 Recorrência Prof. Tiago A. E. Ferreira Algoritmos e Estrutura de Dados Aula 04 Recorrência Prof. Tiago A. E. Ferreira Esta Aula... Nesta aula veremos três métodos para resolver recorrência: Método da substituição É suposto um limite hipotético

Leia mais

Análise e Síntese de Algoritmos. Revisão CLRS, Cap. 4, 6

Análise e Síntese de Algoritmos. Revisão CLRS, Cap. 4, 6 Análise e Síntese de Algoritmos Revisão CLRS, Cap. 4, 6 Contexto Revisão Algoritmos e complexidade Notação Fundamentos: somatórios, logaritmos, etc. Exemplos de algoritmos Ordenação Procura Selecção 2007/2008

Leia mais

Programação Dinâmica. Prof. Anderson Almeida Ferreira

Programação Dinâmica. Prof. Anderson Almeida Ferreira Programação Dinâmica Prof. Anderson Almeida Ferreira Programação Dinâmica 1950, Bellman Evitar recálculos dos subproblemas em comum Menor para maior (bottom-up) Tabelas ou memorização É uma técnica de

Leia mais

Problema do Caminho Mínimo

Problema do Caminho Mínimo Departamento de Engenharia de Produção UFPR 63 Problema do Caminho Mínimo O problema do caminho mínimo ou caminho mais curto, shortest path problem, consiste em encontrar o melhor caminho entre dois nós.

Leia mais

Lista 1 - PMR2300. Fabio G. Cozman 3 de abril de 2013

Lista 1 - PMR2300. Fabio G. Cozman 3 de abril de 2013 Lista 1 - PMR2300 Fabio G. Cozman 3 de abril de 2013 1. Qual String é impressa pelo programa: p u b l i c c l a s s What { p u b l i c s t a t i c void f ( i n t x ) { x = 2 ; p u b l i c s t a t i c void

Leia mais

Métodos de Ordenação Parte 4

Métodos de Ordenação Parte 4 Métodos de Ordenação Parte 4 Introdução à Ciência de Computação II Prof. Diego Raphael Amancio Baseado no material do Prof. Rudinei Goularte e Prof. Thiago A. S. Pardo 1 Ordenação por Intercalação Revisando...

Leia mais

Lista 1. 8 de abril de Algorithms: Capítulo 0, exercícios 1 e 2. Tardos: Todos exercícios do cap 2 do livro texto, exceto 7 e 8 letra b.

Lista 1. 8 de abril de Algorithms: Capítulo 0, exercícios 1 e 2. Tardos: Todos exercícios do cap 2 do livro texto, exceto 7 e 8 letra b. Lista 1 8 de abril de 2013 1 Exercícios Básicos 1.1 Na bibliografia Algorithms: Capítulo 0, exercícios 1 e 2. Tardos: Todos exercícios do cap 2 do livro texto, exceto 7 e 8 letra b. 1.2 Outros 1. Projete

Leia mais

Introdução à Programação

Introdução à Programação Introdução à Programação 1.Ano LCC-MIERSI DCC - FCUP Nelma Moreira Aula 12 Recursividade Recursão versus Iteração FACTORIAL outra vez! Muitas versões. n! = n (n - 1)... 1 int facti(int n){ int fac=n; while(--n>0){

Leia mais

Projeto e Análise de Algoritmos Aula 4: Dividir para Conquistar ou Divisão e Conquista ( )

Projeto e Análise de Algoritmos Aula 4: Dividir para Conquistar ou Divisão e Conquista ( ) Projeto e Análise de Algoritmos Aula 4: Dividir para Conquistar ou Divisão e Conquista (2.1-2.2) DECOM/UFOP 2013/1 5º. Período Anderson Almeida Ferreira Adaptado do material desenvolvido por Andréa Iabrudi

Leia mais

Estruturas de Dados 2

Estruturas de Dados 2 Estruturas de Dados 2 Técnicas de Projeto de Algoritmos Dividir e Conquistar IF64C Estruturas de Dados 2 Engenharia da Computação Prof. João Alberto Fabro - Slide 1/83 Projeto de Algoritmos por Divisão

Leia mais

Árvores de Pesquisa. A árvore de pesquisa é uma estrutura de dados muito eficiente para armazenar informação.

Árvores de Pesquisa. A árvore de pesquisa é uma estrutura de dados muito eficiente para armazenar informação. Árvores de Pesquisa A árvore de pesquisa é uma estrutura de dados muito eficiente para armazenar informação. Particularmente adequada quando existe necessidade de considerar todos ou alguma combinação

Leia mais

Programação Dinâmica. Prof. Anderson Almeida Ferreira. Adaptado do material elaborado por Andrea Iabrudi Tavares

Programação Dinâmica. Prof. Anderson Almeida Ferreira. Adaptado do material elaborado por Andrea Iabrudi Tavares Programação Dinâmica Prof. Anderson Almeida Ferreira Adaptado do material elaborado por Andrea Iabrudi Tavares Programação Dinâmica 1950, Bellman Evitar recálculos dos subproblemas em comum Menor para

Leia mais

Introdução à Análise Algoritmos

Introdução à Análise Algoritmos Introdução à Análise Algoritmos Notas de aula da disciplina IME 4-182 Estruturas de Dados I Paulo Eustáquio Duarte Pinto (pauloedp arroba ime.uerj.br) abril/218 Ordenação por SELEÇÃO: Idéia: Dado um vetor

Leia mais

Ordenação por Intercalação Métodos de Ordenação Parte 4

Ordenação por Intercalação Métodos de Ordenação Parte 4 Ordenação por Intercalação Métodos de Ordenação Parte 4 SCC-601 Introdução à Ciência da Computação II Rosane Minghim 2010 Revisando... Também chamado merge-sort Idéia básica: dividir para conquistar Um

Leia mais

Árvores Binárias. SCC Algoritmos e Estruturas de Dados I. Prof. Fernando V. Paulovich

Árvores Binárias. SCC Algoritmos e Estruturas de Dados I. Prof. Fernando V. Paulovich Árvores Binárias SCC0202 - Algoritmos e Estruturas de Dados I Prof. Fernando V. Paulovich *Baseado no material do Prof. Gustavo Batista. Figuras editadas por Isadora Maria Mendes http://www.icmc.usp.br/~paulovic

Leia mais

Bruno Hott Algoritmos e Estruturas de Dados I DECSI UFOP. Recursividade

Bruno Hott Algoritmos e Estruturas de Dados I DECSI UFOP. Recursividade Bruno Hott Algoritmos e Estruturas de Dados I DECSI UFOP Recursividade Conceito de Recursividade Fundamental em Matemática e Ciência da Computação Um programa recursivo é um programa que chama a si mesmo

Leia mais

Projeto e Análise de Algoritmos Projeto de Algoritmos Programação Dinâmica. Prof. Humberto Brandão

Projeto e Análise de Algoritmos Projeto de Algoritmos Programação Dinâmica. Prof. Humberto Brandão Projeto e Análise de Algoritmos Projeto de Algoritmos Programação Dinâmica Prof. Humberto Brandão humberto@bcc.unifal-mg.edu.br Universidade Federal de Alfenas versão da aula: 0.3 Programação Dinâmica

Leia mais

Medida do Tempo de Execução de um Programa. David Menotti Algoritmos e Estruturas de Dados II DInf UFPR

Medida do Tempo de Execução de um Programa. David Menotti Algoritmos e Estruturas de Dados II DInf UFPR Medida do Tempo de Execução de um Programa David Menotti Algoritmos e Estruturas de Dados II DInf UFPR Classes de Comportamento Assintótico Se f é uma função de complexidade para um algoritmo F, então

Leia mais

Divisão e conquista. Eficiência de divisão e conquista

Divisão e conquista. Eficiência de divisão e conquista Divisão e conquista Divisão: resolver recursivamente problemas mais pequenos (até caso base) Conquista: solução do problema original é formada com as soluções dos subproblemas á divisão quando o algoritmo

Leia mais

Algoritmos de Ordenação: MergeSort

Algoritmos de Ordenação: MergeSort Algoritmos de Ordenação: MergeSort ACH2002 - Introdução à Ciência da Computação II Delano M. Beder Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) Universidade de São Paulo dbeder@usp.br 10/2008 Material

Leia mais

Filas de prioridade. Marcelo K. Albertini. 27 de Novembro de 2014

Filas de prioridade. Marcelo K. Albertini. 27 de Novembro de 2014 Filas de prioridade Marcelo K. Albertini de Novembro de / Filas de prioridade O que é uma fila de prioridade? Estrutura de dados que generaliza a ideia de ordenação. Coleções de elementos: inserir e remover

Leia mais

Projeto e Análise de Algoritmos

Projeto e Análise de Algoritmos Projeto e Análise de Algoritmos A. G. Silva Baseado nos materiais de Souza, Silva, Lee, Rezende, Miyazawa Unicamp Ribeiro FCUP 18 de agosto de 2017 Conteúdo programático Introdução (4 horas/aula) Notação

Leia mais

Projeto e Análise de Algoritmos

Projeto e Análise de Algoritmos Projeto e Análise de Algoritmos Aula 01 Complexidade de Algoritmos Edirlei Soares de Lima O que é um algoritmo? Um conjunto de instruções executáveis para resolver um problema (são

Leia mais

Técnicas de projeto de algoritmos: Indução

Técnicas de projeto de algoritmos: Indução Técnicas de projeto de algoritmos: Indução ACH2002 - Introdução à Ciência da Computação II Delano M. Beder Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) Universidade de São Paulo dbeder@usp.br 08/2008

Leia mais

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática e Computacional

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática e Computacional Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática e Computacional Disciplina: Algoritmos e Estruturas de Dados Professor: Flávio Cardeal Lista de

Leia mais

Problema de seleção de atividades. Aula 14. Exemplo. Algoritmos Gulosos. Algoritmos Gulosos. Intervalo: par ordenado de números

Problema de seleção de atividades. Aula 14. Exemplo. Algoritmos Gulosos. Algoritmos Gulosos. Intervalo: par ordenado de números Problema de seleção de atividades Aula 14 Algoritmos Gulosos Prof. Marco Aurélio Stefanes marco em dct.ufms.br www.dct.ufms.br/ marco Intervalo: par ordenado de números [s[i],f[i]): início e fim do intervalo

Leia mais

Divisão e conquista. Há divisão quando o algoritmo tem pelo menos 2 chamadas recursivas no corpo

Divisão e conquista. Há divisão quando o algoritmo tem pelo menos 2 chamadas recursivas no corpo Divisão e conquista Divisão: resolver recursivamente problemas mais pequenos (até caso base) Conquista: solução do problema original é formada com as soluções dos subproblemas á divisão quando o algoritmo

Leia mais

CES-11. Noções de complexidade de algoritmos. Complexidade de algoritmos. Avaliação do tempo de execução. Razão de crescimento desse tempo.

CES-11. Noções de complexidade de algoritmos. Complexidade de algoritmos. Avaliação do tempo de execução. Razão de crescimento desse tempo. CES-11 Noções de complexidade de algoritmos Complexidade de algoritmos Avaliação do tempo de execução Razão de crescimento desse tempo Notação O Exercícios COMPLEXIDADE DE ALGORITMOS Importância de análise

Leia mais

Análise de Algoritmos Estrutura de Dados II

Análise de Algoritmos Estrutura de Dados II Centro de Ciências Exatas, Naturais e de Saúde Departamento de Computação Análise de Algoritmos Estrutura de Dados II COM10078 - Estrutura de Dados II Prof. Marcelo Otone Aguiar marcelo.aguiar@ufes.br

Leia mais

Pesquisa em Memória Primária Árvores de Busca. David Menotti Algoritmos e Estruturas de Dados II DInf UFPR

Pesquisa em Memória Primária Árvores de Busca. David Menotti Algoritmos e Estruturas de Dados II DInf UFPR Pesquisa em Memória Primária Árvores de Busca David Menotti Algoritmos e Estruturas de Dados II DInf UFPR Árvores de Pesquisa A árvore de pesquisa é uma estrutura de dados muito eficiente para armazenar

Leia mais

Árvores B. Prof. Márcio Bueno. / Fonte: Material da Prof a Ana Eliza Lopes Moura

Árvores B. Prof. Márcio Bueno. / Fonte: Material da Prof a Ana Eliza Lopes Moura Árvores B Prof. Márcio Bueno ed2tarde@marciobueno.com / ed2noite@marciobueno.com Fonte: Material da Prof a Ana Eliza Lopes Moura Situação Problema Memória Principal Volátil e limitada Aplicações Grandes

Leia mais

Lista 2 - PMR2300/3200

Lista 2 - PMR2300/3200 Lista 2 - PMR2300/3200 Fabio G. Cozman, Thiago Martins 8 de março de 2015 1. Qual String é impressa pelo programa: p u b l i c c l a s s What { p u b l i c s t a t i c void f ( i n t x ) { x = 2 ; p u

Leia mais

Lista de Exercícios 6: Soluções Funções

Lista de Exercícios 6: Soluções Funções UFMG/ICEx/DCC DCC Matemática Discreta Lista de Exercícios 6: Soluções Funções Ciências Exatas & Engenharias o Semestre de 06 Conceitos. Determine e justifique se a seguinte afirmação é verdadeira ou não

Leia mais

Aula T19 BCC202 Pesquisa (Parte 1) Pesquisa Binária. Túlio Toffolo

Aula T19 BCC202 Pesquisa (Parte 1) Pesquisa Binária. Túlio Toffolo Aula T19 BCC202 Pesquisa (Parte 1) Pesquisa Binária Túlio Toffolo www.decom.ufop.br/toffolo Pesquisa em Memória Primária n Introdução - Conceitos Básicos n Pesquisa Sequencial n Pesquisa Binária n Árvores

Leia mais

Aula prática 5. Funções Recursivas

Aula prática 5. Funções Recursivas Programação Funcional UFOP DECOM 2014.1 Aula prática 5 Funções Recursivas Resumo Definições recursivas são comuns na programação funcional. Nesta aula vamos aprender a definir funções recursivas. Sumário

Leia mais

Recursividade. Objetivos do módulo. O que é recursividade

Recursividade. Objetivos do módulo. O que é recursividade Recursividade Objetivos do módulo Discutir o conceito de recursividade Mostrar exemplos de situações onde recursividade é importante Discutir a diferença entre recursividade e iteração O que é recursividade

Leia mais

Algoritmos de Ordenação. Profº Carlos Alberto T. Batista

Algoritmos de Ordenação. Profº Carlos Alberto T. Batista Algoritmos de Ordenação Profº Carlos Alberto T. Batista E-mail: carlos.batista@facape.br carlos36_batista@yahoo.com.br Por que ordenar os dados? Encontrar elementos em uma lista torna-se algo simples e

Leia mais

Prof. A. G. Silva. 25 de setembro de Prof. A. G. Silva INE5603 Introdução à POO 25 de setembro de / 35

Prof. A. G. Silva. 25 de setembro de Prof. A. G. Silva INE5603 Introdução à POO 25 de setembro de / 35 INE5603 Introdução à POO Prof. A. G. Silva 25 de setembro de 2017 Prof. A. G. Silva INE5603 Introdução à POO 25 de setembro de 2017 1 / 35 Baseado em materiais da Recursividade Unisinos, Cesar Tacla (UTFPR),

Leia mais

Algoritmos e Complexidade

Algoritmos e Complexidade PMR2300 Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Algoritmos Um algoritmo é um procedimento descrito passo a passo para resolução de um problema em tempo finito. Formalização: máquinas de Turing.

Leia mais

Análise de complexidade

Análise de complexidade Introdução Algoritmo: sequência de instruções necessárias para a resolução de um problema bem formulado (passíveis de implementação em computador) Estratégia: especificar (definir propriedades) arquitectura

Leia mais

Complexidade de Algoritmos

Complexidade de Algoritmos Complexidade de Algoritmos O que é um algoritmo? Sequência bem definida e finita de cálculos que, para um dado valor de entrada, retorna uma saída desejada/esperada. Na computação: Uma descrição de como

Leia mais

ÁRVORES BINÁRIAS DE BUSCA. Vanessa Braganholo Estruturas de Dados e Seus Algoritmos

ÁRVORES BINÁRIAS DE BUSCA. Vanessa Braganholo Estruturas de Dados e Seus Algoritmos ÁRVORES BINÁRIAS DE BUSCA Vanessa Braganholo Estruturas de Dados e Seus Algoritmos REFERÊNCIA Szwarcfiter, J.; Markezon, L. Estruturas de Dados e seus Algoritmos, 3a. ed. LTC. Cap. 4 INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO

Leia mais

Listas Estáticas. SCC Algoritmos e Estruturas de Dados I. Prof. Fernando V. Paulovich. *Baseado no material do Prof.

Listas Estáticas. SCC Algoritmos e Estruturas de Dados I. Prof. Fernando V. Paulovich. *Baseado no material do Prof. Listas Estáticas SCC0202 - Algoritmos e Estruturas de Dados I Prof. Fernando V. Paulovich *Baseado no material do Prof. Gustavo Batista http://www.icmc.usp.br/~paulovic paulovic@icmc.usp.br Instituto de

Leia mais

Recursividade. David Menotti Algoritmos e Estruturas de Dados II DInf UFPR

Recursividade. David Menotti Algoritmos e Estruturas de Dados II DInf UFPR Recursividade David Menotti Algoritmos e Estruturas de Dados II DInf UFPR Conceito de Recursividade Fundamental em Matemática e Ciência da Computação Um programa recursivo é um programa que chama a si

Leia mais

5COP096 TeoriadaComputação

5COP096 TeoriadaComputação Sylvio 1 Barbon Jr barbon@uel.br 5COP096 TeoriadaComputação Aula 13 Prof. Dr. Sylvio Barbon Junior Sumário - Problemas NP-Completo Algoritmos Não-deterministas; Classes NP-Completo e NP-Dificil; Teorema

Leia mais

AED2 - Aula 11 Problema da separação e quicksort

AED2 - Aula 11 Problema da separação e quicksort AED2 - Aula 11 Problema da separação e quicksort Projeto de algoritmos por divisão e conquista Dividir: o problema é dividido em subproblemas menores do mesmo tipo. Conquistar: os subproblemas são resolvidos

Leia mais

Estruturas de Dados Algoritmos

Estruturas de Dados Algoritmos Estruturas de Dados Algoritmos Prof. Eduardo Alchieri Algoritmos (definição) Sequência finita de instruções para executar uma tarefa Bem definidas e não ambíguas Executáveis com uma quantidade de esforço

Leia mais

Estruturas de Dados 2

Estruturas de Dados 2 Estruturas de Dados 2 Algoritmos de Ordenação em Tempo Linear IF64C Estruturas de Dados 2 Engenharia da Computação Prof. João Alberto Fabro - Slide 1/38 Algoritmos de Ordenação em Tempo Linear Limite Assintótico

Leia mais