Apostila Power Pole. Aprenda Montar Aulas Incríveis!

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Apostila Power Pole. Aprenda Montar Aulas Incríveis!"

Transcrição

1 Aprenda Montar Aulas Incríveis!

2 Índice 1. O que é Power Pole Como surgiu A quem se destina O que você aprenderá com esta apostila 2. Informações Sobre a Aula Divisões da aula Objetivos das séries Organização das séries Especificidade do movimento Princípio da sobrecarga Planejamento e periodização Cuidado com alunos novos 3. A importância da escolha da música

3 Índice Aviso 4. Aquecimento Alongamento e Aquecimento Articular 5. Parte Principal Membros Inferiores Membros Superiores Abdômen/CORE Subidas e Descidas Power Band Postura Básica Giros 6. Relacamento e Volta à Calma Sobre nós

4 1. O que é Power Pole Power Pole é a união de Pole Dance, Pilates, Ballet e Ginástica. Um método patenteado de aula coletiva que pode ser aplicado em Estúdios e Academias. Do Pole Dance vieram a barra vertical e suas transições, travas, giros, subidas e quedas. Qualquer exercício praticado junto à barra vertical torna-se intenso, por isso tomamos o cuidado de desenvolver uma metodologia segura, simples e de fácil aplicação. 4 Ao inserir o Pilates, ganhamos a segurança necessária. Todos os exercícios da aula são embasados no método Pilates, desenvolvendo assim consciência corporal, força e equilíbrio suficientes para a prática segura. Acrescentando a base do Ballet, buscamos a postura correta, expressão corporal e leveza nos movimentos. Fundamental para a união com a Ginástica e seus exercícios ritmados, lúdicos e de alto gasto calórico.

5 Como surgiu O método foi desenvolvido porque percebemos duas carências dentro da área fitness. 1. Os alunos de Estúdios de Pole Dance sentiam a necessidade de desenvolver força, resistência, equilíbrio, coordenação e ritmo. Eles acabavam buscando isto tudo em outros locais, como as Academias ou Estúdios de Pilates ou Treinamento Funcional. 2. As Academias estavam buscando por algo novo, intenso, belo, que pudessem oferecer aos seus clientes. Muitos já inseriram o Pole Dance Clássico em seus ambientes, mas encontraram alguma rejeição em virtude do velho pré-conceito que ainda ronda a modalidade esportiva. 5 Então resolvemos unir os dois problemas criando uma solução. Através do Power Pole, os alunos de Pole Dance clássico conseguem se desenvolver de forma mais rápida e segura, e as Academias ganham um forte aliado para as suas Aulas de Ginástica, quebrando ainda aquele mito de que exercícios em barra vertical são vulgares.

6 A quem se destina Curso de Formação de Instrutores Power Pole. O curso é indicado para os instrutores de Pole Dance que atuam em Estúdios, com objetivo de incrementar suas aulas, desenvolvendo as valências necessárias para a prática do Pole Dance. Sem que seus alunos busquem tudo isso fora do seu Estúdio. Indicado também para Academias e Profissionais de Educação Física que buscam expandir seus negócios implementando o que há de mais novo, intenso e atrativo em aulas coletivas. 6

7 A quem se destina Aula de Power Pole. As aulas já tomaram o gosto dos alunos tanto em Academias quanto em Estúdios. Indicado para os iniciantes que desejam dar os primeiros passos no envolvente mundo das barras verticais com o máximo de segurança e repeito aos princípios do treinamento físico. Também para alunos avançados que buscam evoluir ainda mais em sua resistência, força, controle e agilidade. 7 Alto gasto calórico, incremento na força e resistência, desenvolvimento do equilíbrio e da flexibilidade. Tudo isso em aulas animadas e ritmadas. Isto é Power Pole!

8 O que você aprenderá com esta apostila Você aprenderá como se divide a aula de Power Pole e quais princípios você deve usar para montar as suas aulas. Deixamos ainda uma lista com mais de 200 imagens para você usar a vontade. Os exercícios tem origem no Pole Dance, Pilates, Ballet e Ginástica. 8 Todos exercícios estão inseridos no contexto de aula em grupo usando uma barra vertical. Clique Aqui para ver a aula de Power Pole.

9 2. Informações Sobre a Aula A aula de Power Pole tem duração de 1 hora e é dividida nas seguintes etapas: Aquecimento articular; Fortalecimento de membros superiores e inferiores associados a técnicas de Pole Dance; Giros; Lançamentos de pernas; Subidas e descidas na barra, associados aos movimentos de dança; Relaxamento e volta à calma. 9

10 2. Informações Sobre a Aula Para ministrar uma aula de Power Pole é necessário o bom planejamento das sessões, tendo em mente sempre os seguintes aspectos: 1. Divisões da aula; 2. Objetivos das séries; 3. Organização das séries; 4. Especificidade do movimento; 5. Princípio da sobrecarga; 6. Planejamento e periodização; 7. Cuidados com alunos novos. 10

11 2.1 Divisões da aula: A aula de Power Pole será dividida em três partes principais: 1. Aquecimento; 2. Parte principal; 3. Relaxamento e volta à calma. 2.2 Objetivos das séries: 11 Cada série é uma música. Cada música trabalha seu grupo muscular específico através do ritmo e de acordo com as características físicas da classe. 2.3 Organização das séries: As séries são classificadas conforme grupos musculares. Deve-se estabelecer o número de grupamentos musculares que serão trabalhados para a melhor distribuição da carga por grupo solicitado.

12 2.4 Especificidade do movimento: Como o próprio título já sugere, os exercícios devem ser adaptados às necessidades anatômicas do grupamento solicitado. As variações dos exercícios devem sempre obedecer a posições anatômicas específicas para evitar lesões articulares. 2.5 Princípio da sobrecarga: 12 Como já sabemos, para se trabalhar com sobrecarga é necessária a adaptação músculo-tendinea. A musculatura deve ser adaptada aos poucos, de maneira que o aumento da força e da resistência seja gradativo e não haja sobrecargas desnecessárias nas articulações. Lembre-se que um exercício tecnicamente bem executado oferece maior resultado. A segurança no trabalho muscular é fundamental. A saúde muscular depende diretamente de um trabalho bem planejado e executado.

13 2.6 Planejamento e periodização: Os conceitos de fisiologia e os princípios de treinamento desportivo devem estar diretamente ligados a este planejamento. O Power Pole busca melhorar os parâmetros funcionais e deve ser bem planejado e executado ao longo do período de treinamento. Sugere-se estruturar o trabalho em MACROCICLO, MESOCICLO e MICROCICLO, para que possa atender aos objetivos propostos Cuidados com alunos novos: Para que haja maior controle nesta atividade dinâmica, sugere-se trabalhar no inicio com o auxilio de um professor estagiário, para ajudar a corrigir e orientar especificamente os alunos novos.

14 3. A importância da Escolha das Músicas A escolha das músicas é fundamental para a aula de Power Pole. É importante elaborar a lista com músicas de ritmos progressivos, de acordo com a evolução dos movimentos. Por ser uma modalidade coletiva, haverão muitos praticantes na sala de aula, iniciantes ou não, portanto é importante que o professor ensine o movimento que será executado antes de iniciar a nova música. Você deve mostrar diferentes ângulos articulares para evitar movimentos errados e estar sempre atento durante a aula, enfatizando o comando verbal. 14 É muito importante que o profissional que irá aplicar a modalidade tenha conhecimento da anatomia humana e esteja seguro quanto à correção dos movimentos e a linguagem verbal e corporal. Lembre-se: A ANIMAÇÃO DO PROFESSOR É FUNDAMENTAL PARA LEVANTAR O ASTRAL DA AULA.

15 Aviso Neste momento precisamos fazer um pausa. Preste atenção! 15 Temos dois avisos para você...

16 1. Sobre os Direitos Autorais Todo o conhecimento e imagens contidos neste material estão protegidos por lei. 16 Portanto... É proibido reproduzi-lo.

17 Você pode, e deve, usar este conhecimento para melhorar as suas aulas. Você não pode reproduzir ou transmitir nenhuma parte deste material. 17

18 Caso você queira compartilhar com alguém, pedimos que indique o nosso site para a pessoa Lá qualquer um poderá baixar este material gratuitamente, e vocês não estarão infringindo nenhuma lei.

19 2. Sobre o Material Infelizmente nós não conseguimos colocar todas as imagens aqui, porque este arquivo ficaria muito pesado. 19 Simplesmente porque a apostila completa possui quase 200 exercícios e mais de 500 imagens.

20 Contando ainda com a explicação biomecânica de cada movimento e como ligar um movimento no outro dentro de cada música. 20 Então... Seja prudente ao usar este material.

21 4. Aquecimento O aquecimento consiste na preparação do corpo direcionada aos grupos musculares que serão utilizados. Normalmente utiliza-se uma música para o aquecimento. É composto por exercícios de pré-aquecimento musculares de baixa intensidade e alongamentos. Os movimentos devem ser realizados gradualmente, visando a adaptação músculo/articular, preparando-se para elevação gradual da frequência cardíaca e do esforço muscular. 21 Os exercícios desta sessão devem se direcionar aos grandes grupos musculares. O aumento metabólico deve ser lento e gradual.

22 Sugestões de Exercícios de Alongamento e Aquecimento Articular. 22

23 Sugestões de Exercícios de Alongamento e Aquecimento Articular. 23

24 Sugestões de Exercícios de Alongamento e Aquecimento Articular. 24

25 Sugestões de Exercícios de Alongamento e Aquecimento Articular. 25

26 Sugestões de Exercícios de Alongamento e Aquecimento Articular. 26

27 5. Parte Principal É a parte mais importante da aula, onde serão trabalhados os grandes grupos musculares. Caracteriza-se pela alta intensidade e aumento significativo dos parâmetros fisiológicos. Usa-se seis ou sete músicas durante a parte principal da aula. Os exercícios devem contemplar todos os grupos musculares. Busque trabalhar sempre no mesmo plano. Evite combinar exercícios onde seja necessário mudar de plano a todo o momento. Sentar e levantar, sentar e levantar, além de cansativo quebra a fluência da aula. 27 Oriente, antes de iniciar a música, quanto aos músculos que serão trabalhados, as repetições que serão feitas e o ritmo a ser seguido.

28 5. Parte Principal Demonstre os movimentos, chame a atenção para a postura correta. Evite exercícios que gerem muita sobrecarga na coluna, as turmas são geralmente heterogêneas. Tenha sempre uma alternativa para quem não puder executar o exercício proposto. Execute a aula, mas se necessário caminhe pela sala e faça as correções. 28 As correções são importantes para evitar lesões durante a aula.

29 5. Parte Principal Nesta sessão você vai aprender exercícios de: Membros Inferiores Membros Superiores. Abdômen/CORE Subidas e Descidas Power Band Posturas Básicas Giros 29

30 Sugestões de Exercícios para Membros Inferiores. 30

31 Sugestões de Exercícios para Membros Inferiores. 31

32 Sugestões de Exercícios para Membros Inferiores. 32

33 Sugestões de Exercícios para Membros Inferiores. 33

34 Sugestões de Exercícios para Membros Inferiores. 34

35 Sugestões de Exercícios para Membros Inferiores. 35

36 Sugestões de Exercícios para Membros Inferiores. 36

37 Sugestões de Exercícios para Membros Inferiores. 37

38 Sugestões de Exercícios para Membros Inferiores. 38

39 Sugestões de Exercícios para Membros Inferiores. 39

40 Sugestões de Exercícios para Membros Inferiores. 40

41 Sugestões de Exercícios para Membros Inferiores. 41

42 Sugestões de Exercícios para Membros Superiores. 42

43 Sugestões de Exercícios para Membros Superiores. 43

44 Sugestões de Exercícios para Membros Superiores. 44

45 Sugestões de Exercícios para Membros Superiores. 45

46 Sugestões de Exercícios para Membros Superiores. 46

47 Sugestões de Exercícios para Membros Superiores. 47

48 Sugestões de Exercícios para Membros Superiores. 48

49 Sugestões de Exercícios para Abdômen/CORE. 49

50 Sugestões de Exercícios para Abdômen/CORE. 50

51 Sugestões de Exercícios para Abdômen/CORE. 51

52 Sugestões de Exercícios para Abdômen/CORE. 52

53 Sugestões de Exercícios para Abdômen/CORE. 53

54 Sugestões de Exercícios para Abdômen/CORE. 54

55 Sugestões de Exercícios para Abdômen/CORE. 55

56 Sugestões de Exercícios para Abdômen/CORE. 56

57 Sugestões de Exercícios para Abdômen/CORE. 57

58 Sugestões de Exercícios para Abdômen/CORE. 58

59 Sugestões de Exercícios para Abdômen/CORE. 59

60 Sugestões de Exercícios para Abdômen/CORE. 60

61 Sugestões de Exercícios para Abdômen/CORE. 61

62 Sugestões de Exercícios para Subidas e Descidas. 62

63 Sugestões de Exercícios para Subidas e Descidas. 63

64 Sugestões de Exercícios com Power Band. 64

65 Sugestões de Exercícios com Power Band. 65

66 Sugestões de Exercícios com Power Band. 66

67 Sugestões de Exercícios com Power Band. 67

68 Sugestões de Exercícios de Postura Básica. 68

69 Sugestões de Exercícios de Postura Básica. 69

70 Sugestões de Exercícios de Postura Básica. 70

71 Sugestões de Exercícios de Giros. 71

72 Sugestões de Exercícios de Giros. 72

73 Sugestões de Exercícios de Giros. 73

74 Sugestões de Exercícios de Giros. 74

75 Sugestões de Exercícios de Giros. 75

76 Sugestões de Exercícios de Giros. 76

77 5. Relaxamento e Volta à Calma A última música da aula de Power Pole é dedicada à volta à calma e relaxamento. Indica-se usar os mesmo exercícios de alongamento da primeira música em ritmo mais lento para diminuir a frequência cardíaca. 77

78 Importante Sempre termine a sua aula agradecendo seus alunos e parabenizandoos. Preferencialmente, um a um. 78

79 Nós do Power Pole queremos agradecer pelo seu interesse e confiança em nossos produtos. Desejamos que este material tenha conseguido lhe ajudar na montagem de suas aulas. 79 Nos colocamos à disposição para dúvidas, sugestões e reclamações através do nosso site.

80 O Curso de Formação de Instrutores Power Pole oferece: 1. Apostila com mais de 300 páginas contendo: A Origem do Power Pole ; Definição e Aplicação das Bases de Treinamento Físico; Bases de Anatomia e Biomecânica; Questões referentes às Músicas de cada Sessão; Bases do Pole Dance, Pilates, Ballet e Ginástica; Metodologia Aplicada à Montagem e Execução das Aulas de Power Pole ; 168 Exercícios e suas Variações em mais de 500 Imagens Horas de Curso Intensivo Ministrado por Dois Profissionais. 3. Bandeira do Power Pole. Você poderá usar o nome e a marca Power Pole em sua Academia ou Estúdio. 4. Suporte online através do nosso Site.

81 Sobre nós Somos uma equipe formada por 2 profissionais de Educação Física, 1 Fisioterapeuta, 2 Professores de Pole Dance e 1 atleta de Pole Dance. Advinha no que deu esta mistura Desenvolvemos o método que é febre em todo o País. 81 Clique Aqui para ver a aula de Power Pole.

82 Power Pole Formando Profissionais Competentes e Responsáveis! SIGA-NOS COMPARTILHE Power Pole - Copyright All Rights Reserved

CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA INSTRUTOR E PROFESSOR DE TAEKWONDO GRÃO MESTRE ANTONIO JUSSERI DIRETOR TÉCNICO DA FEBRAT

CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA INSTRUTOR E PROFESSOR DE TAEKWONDO GRÃO MESTRE ANTONIO JUSSERI DIRETOR TÉCNICO DA FEBRAT CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA INSTRUTOR E PROFESSOR DE TAEKWONDO GRÃO MESTRE ANTONIO JUSSERI DIRETOR TÉCNICO DA FEBRAT Alongamento é o exercício para preparar e melhorar a flexibilidade muscular, ou seja,

Leia mais

Processo para o ensino e desenvolvimento do futebol e futsal: ESTÁGIOS DE INICIANTES, AVANÇADOS E DE DOMÍNIO

Processo para o ensino e desenvolvimento do futebol e futsal: ESTÁGIOS DE INICIANTES, AVANÇADOS E DE DOMÍNIO Processo para o ensino e desenvolvimento do futebol e futsal: ESTÁGIOS DE INICIANTES, AVANÇADOS E DE DOMÍNIO Processo para o ensino do futebol/ futsal A metodologia para o ensino do futebol até a especialização

Leia mais

ERROS. + comuns. durante a execução de exercícios de Pilates

ERROS. + comuns. durante a execução de exercícios de Pilates 10 ERROS + comuns durante a execução de exercícios de Pilates Este e-book é uma produção do Grupo VOLL Pilates. O QUE É VOLL PILATES? A VOLL Pilates é um grupo de empresas focado na formação, na capacitação

Leia mais

Treinamento Funcional

Treinamento Funcional Treinamento Funcional Sumário: Introdução... 02 O que é Treinamento Funcional?... 03 Atividades diárias e o Treinamento Funcional... 04 Como deve ser o Treinamento Funcional então?... 06 Características

Leia mais

Os exercícios pliométricos podem ser divididos em:

Os exercícios pliométricos podem ser divididos em: PLIOMETRIA Por João Coutinho INTRODUÇÃO 1 O termo pliometria refere-se a exercícios específicos que envolvam o Ciclo Alongamento-Encurtamento (CAE), isto é, um rápido alongamento da musculatura seguido

Leia mais

Fases de uma Periodização 23/8/2010. Processo de Recuperação Fosfagênio Sist. ATP-CP. 1 Macrociclo = 6 meses Jan. Fev. Mar. Abr. Mai. Jun.

Fases de uma Periodização 23/8/2010. Processo de Recuperação Fosfagênio Sist. ATP-CP. 1 Macrociclo = 6 meses Jan. Fev. Mar. Abr. Mai. Jun. Sistemas Energéticos Recuperação pós-exercício Processo de Recuperação Fosfagênio Sist. ATP-CP Glicogênio Muscular após ativ. intervalada Glicogênio muscular após ativ. contínuas e prolongadas Remoção

Leia mais

Prof. Dr. Bruno Pena Couto PLANEJAMENTO A LONGO PRAZO (PERIODIZAÇÃO) Encontro Multiesportivo de Técnicos Formadores Solidariedade Olímpica / COI

Prof. Dr. Bruno Pena Couto PLANEJAMENTO A LONGO PRAZO (PERIODIZAÇÃO) Encontro Multiesportivo de Técnicos Formadores Solidariedade Olímpica / COI Prof. Dr. Bruno Pena Couto PLANEJAMENTO A LONGO PRAZO (PERIODIZAÇÃO) Encontro Multiesportivo de Técnicos Formadores Solidariedade Olímpica / COI Visão Geral - Importância do Planejamento a Longo Prazo

Leia mais

QUALIDADES FÍSICAS RELACIONADAS A APTIDÃO FÍSICA. BASES DO TREINAMENTO CORPORAL I

QUALIDADES FÍSICAS RELACIONADAS A APTIDÃO FÍSICA. BASES DO TREINAMENTO CORPORAL I QUALIDADES FÍSICAS RELACIONADAS A APTIDÃO FÍSICA. BASES DO TREINAMENTO CORPORAL I Conceitos As atividades corporais envolvem pelas suas características conceitos fundamentais para a área da Educação Física:

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA FLEXIBILIDADE NO TAEKWONDO

A IMPORTÂNCIA DA FLEXIBILIDADE NO TAEKWONDO A IMPORTÂNCIA DA FLEXIBILIDADE NO TAEKWONDO Claudiomar Antonio Vieira 1 Everton Paulo Roman 2 RESUMO O presente estudo teve o objetivo de realizar uma contextualização teórica em relação a importância

Leia mais

CIRCUITO FUNCIONAL CONTOURS

CIRCUITO FUNCIONAL CONTOURS CIRCUITO FUNCIONAL CONTOURS São Paulo, 27 de Junho de 2017 PROF. MS. PAULO COSTA AMARAL 1. Tecnologias Vestíveis (aparelhos que permite uma maior interação do usuário). 2. Body Weight Training (treinamento

Leia mais

POWER TRAINING. Método desenvolvido por Raoul Mollet no final da década de 50.

POWER TRAINING. Método desenvolvido por Raoul Mollet no final da década de 50. Origem POWER TRAINING Peculiaridades Finalidade Método desenvolvido por Raoul Mollet no final da década de 50. O PT constitui-se de quatro tipos distintos de exercícios: - Exercícios de halterofilismo:

Leia mais

Educação para a Saúde

Educação para a Saúde Educação para a Saúde Exercícios Laborais Setembro de 2006 Raquel Faria Araújo de Oliveira Ergonomista e Educadora física Saúde Segundo a Organização Mundial de Saúde: Saúde é um estado de completo bem-estar

Leia mais

Treinamento e Reabilitação Funcional Turma Curitiba - PR 19 a 21 de Outubro de 2018

Treinamento e Reabilitação Funcional Turma Curitiba - PR 19 a 21 de Outubro de 2018 Treinamento e Reabilitação Funcional Turma Curitiba - PR 19 a 21 de Outubro de 2018 Público Alvo: - Profissionais e acadêmicos (a partir do 5º período) de Fisioterapia e Educação Física. Ementa: Falar

Leia mais

Pilates Funcional. Thiago Rizaffi

Pilates Funcional. Thiago Rizaffi Pilates Funcional Um corpo livre de tensão nervosa e fadiga é o abrigo ideal fornecido pela natureza para abrigar uma mente bem equilibrada, totalmente capaz de atender com sucesso todos os complexos problemas

Leia mais

DISCIPLINA: TREINAMENTO ESPORTIVO II Professor: Paulo César Neves

DISCIPLINA: TREINAMENTO ESPORTIVO II Professor: Paulo César Neves DISCIPLINA: TREINAMENTO ESPORTIVO II Professor: Paulo César Neves 2012 PLANEJAMENTO DE TRABALHO PERIODIZAÇÃO Periodização é o planejamento geral do tempo disponível para o treinamento, de acordo com as

Leia mais

MUSCULAÇÃO E SEUS BENEFÍCIOS. Charles Pereira Ribeiro Luciano do Amaral Dornelles RESUMO

MUSCULAÇÃO E SEUS BENEFÍCIOS. Charles Pereira Ribeiro Luciano do Amaral Dornelles RESUMO MUSCULAÇÃO E SEUS BENEFÍCIOS Charles Pereira Ribeiro Luciano do Amaral Dornelles RESUMO Em virtude da crescente quantidade de pessoas que praticam musculação, buscamos mostrar os benefícios que essa atividade

Leia mais

AF Aveiro Formação de Treinadores. Fisiologia do Exercício

AF Aveiro Formação de Treinadores. Fisiologia do Exercício Fisiologia do Exercício Fisiologia do Exercício Fisiologia? A fisiologia = natureza, função ou funcionamento, ou seja, é o ramo da biologia que estuda as múltiplas funções mecânicas, físicas e bioquímicas

Leia mais

Prof. Me. Alexandre Correia Rocha

Prof. Me. Alexandre Correia Rocha Prof. Me. Alexandre Correia Rocha www.professoralexandrerocha.com.br alexandre.personal@hotmail.com alexandre.rocha.944 ProfAlexandreRocha @Prof_Rocha1 prof.alexandrerocha Docência Docência Personal Trainer

Leia mais

CADERNO DE ATIVIDADES ESPORTIVAS E CULTURAIS 2014

CADERNO DE ATIVIDADES ESPORTIVAS E CULTURAIS 2014 1 ESPORTIVAS E CULTURAIS 2014 A seguir apresentamos os horários das atividades esportivas e culturais do. Os horários, bem como as modalidades poderão sofrer alterações sem prévio aviso. As inscrições

Leia mais

REGULAMENTO PARA TÉCNICOS E INSTRUTORES DE TIRO COM ARCO NO BRASIL

REGULAMENTO PARA TÉCNICOS E INSTRUTORES DE TIRO COM ARCO NO BRASIL REGULAMENTO PARA TÉCNICOS E INSTRUTORES DE TIRO COM ARCO NO BRASIL INTRODUÇÃO Diante da necessidade de estabelecer as titulações, a CBTARCO junto as Federações estaduais, vem através deste normatizar a

Leia mais

Voltar. Público: 6º ano ao Ensino Médio. Público: 2º ano ao Ensino Médio

Voltar. Público: 6º ano ao Ensino Médio. Público: 2º ano ao Ensino Médio Atletismo O Atletismo é um conjunto de esportes constituído por três modalidades: corrida, lançamento e salto. De modo geral, o Atletismo desenvolve a força nas extremidades inferiores, resistência física

Leia mais

Aula constituída por sessões de exercícios de resistência muscular localizada. Utilizam-se vários instrumentos para poder tonificar todo o corpo.

Aula constituída por sessões de exercícios de resistência muscular localizada. Utilizam-se vários instrumentos para poder tonificar todo o corpo. - GAP Três letras que significam definição de músculos e queima de gorduras, especialmente nas regiões alvo. Uma aula de ginástica localizada, em que a tonificação muscular é focada nos 3 grupos musculares:

Leia mais

Métodos treinamento das valências físicas relacionadas à Saúde. Prof Paulo Fernando Mesquita Junior

Métodos treinamento das valências físicas relacionadas à Saúde. Prof Paulo Fernando Mesquita Junior Métodos treinamento das valências físicas relacionadas à Saúde Prof Paulo Fernando Mesquita Junior Princípios científicos do treinamento Princípio da Individualidade biológica cada pessoa nasce com uma

Leia mais

MAIS SAÚDE PARA SUA FAMÍLIA

MAIS SAÚDE PARA SUA FAMÍLIA TRAGA SUA ESTRELINHA PARA BRILHAR NA KIKO TEAM! MAIS SAÚDE PARA SUA FAMÍLIA PLANO BALÉ INFANTIL ESTRELINHAS DANÇANTES KIKO TEAM Dançar não só é divertido, como também muito favorável ao bem-estar físico

Leia mais

A verdadeira educação é aprender como pensar, e não o que pensar. (J. Krishnamurti)

A verdadeira educação é aprender como pensar, e não o que pensar. (J. Krishnamurti) APRESENTAÇÃO GERAL DO CURSO A verdadeira educação é aprender como pensar, e não o que pensar. (J. Krishnamurti) Este é o lema da EXS, ensinar instrumentos práticos que não tornem mais o instrutor ou treinador

Leia mais

Abordagem do Pilates em Fisioterapia

Abordagem do Pilates em Fisioterapia Programa de Educação Continuada em Saúde Abordagem do Pilates em Fisioterapia INSTITUTO QUALIENF CURSOS www.qualienfcursos.com.br 2 Conteúdo Programático: 1 INTRODUÇÃO AO MÉTODO PILATES... 3 2 HISTÓRIA

Leia mais

Prof. Me Alexandre Rocha

Prof. Me Alexandre Rocha Prof. Me. Alexandre Correia Rocha www.professoralexandrerocha.com.br alexandre.personal@hotmail.com alexandre.rocha.944 ProfAlexandreRocha @Prof_Rocha1 prof.alexandrerocha Docência Docência Personal Trainer

Leia mais

COMO É UM TREINO DE CORRIDA BEM PLANEJADO. Entenda os princípios que não podem faltar na planilha de quem quer evoluir com a corrida:

COMO É UM TREINO DE CORRIDA BEM PLANEJADO. Entenda os princípios que não podem faltar na planilha de quem quer evoluir com a corrida: COMO É UM TREINO DE CORRIDA BEM PLANEJADO Entenda os princípios que não podem faltar na planilha de quem quer evoluir com a corrida: Você já ouviu falar que a corrida é um dos esportes mais democráticos

Leia mais

PROJETO DE GINÁSTICA LABORAL PARA OS SERVIDORES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE ALVORADA RS

PROJETO DE GINÁSTICA LABORAL PARA OS SERVIDORES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE ALVORADA RS PROJETO DE GINÁSTICA LABORAL PARA OS SERVIDORES DA RESUMO PREFEITURA MUNICIPAL DE ALVORADA RS GRAZIELE ALVES DIAS 1 LIA T. HOFFMANN 2 O Projeto de Ginástica Laboral Para os Servidores da Prefeitura Municipal

Leia mais

Trabalho elaborado por: Marina Gomes 11ºD nº9. Disciplina: GID. Local: AEFV. Data de início: 15/01/2015. Data de fim: 23/01/2015. Gestão de Ginásios

Trabalho elaborado por: Marina Gomes 11ºD nº9. Disciplina: GID. Local: AEFV. Data de início: 15/01/2015. Data de fim: 23/01/2015. Gestão de Ginásios Trabalho elaborado por: Marina Gomes 11ºD nº9 Disciplina: GID Local: AEFV Data de início: 15/01/2015 Data de fim: 23/01/2015 Página 1 Professor: Paulo Santos Disciplina: GID Local: AEFV Data de início:

Leia mais

CADERNO DE ATIVIDADES ESPORTIVAS E CULTURAIS 2012

CADERNO DE ATIVIDADES ESPORTIVAS E CULTURAIS 2012 1 ESPORTIVAS E CULTURAIS 2012 A seguir apresentamos os horários das atividades esportivas e culturais do. Os horários, bem como as modalidades poderão sofrer alterações sem prévio aviso. As inscrições

Leia mais

BE066 Fisiologia do Exercício. Prof. Sergio Gregorio da Silva. É a habilidade de uma articulação se mover através de sua amplitude articular

BE066 Fisiologia do Exercício. Prof. Sergio Gregorio da Silva. É a habilidade de uma articulação se mover através de sua amplitude articular BE066 Fisiologia do Exercício Flexibilidade Prof. Sergio Gregorio da Silva Flexibilidade É a habilidade de uma articulação se mover através de sua amplitude articular É altamente adaptável e é! aumentada

Leia mais

Um pouco mais sobre o nosso trabalho: O projeto quero treinar em casa nasceu em um tatame, onde um atleta que não podia frequentar uma academia queria ver melhores resultados em seus treinos. Temos o objetivo

Leia mais

CONCEITOS DA TEORIA DO TREINO

CONCEITOS DA TEORIA DO TREINO CONCEITOS DA TEORIA DO TREINO 1. A Sessão de Treino A Sessão de Treino é a unidade estrutural que serve de base para toda a organização do treino. O treinador deve individualizar o treino, adaptando a

Leia mais

Certificação DoFit em treinamento Funcional

Certificação DoFit em treinamento Funcional Certificação DoFit em treinamento Funcional Turma Curitiba - SC Data: 8 e 9 de Julho de 2017 Horário: Sábado: 8hs às 18hs / Domingo: 8hs às 12hs Duração:14hs Local: A definir Investimento: 1º LOTE (10

Leia mais

COLÉGIO SALESIANO DOM BOSCO DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA PROFESSOR : THIAGO FERNANDES SÉRIE: 2º ANO

COLÉGIO SALESIANO DOM BOSCO DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA PROFESSOR : THIAGO FERNANDES SÉRIE: 2º ANO COLÉGIO SALESIANO DOM BOSCO DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA PROFESSOR : THIAGO FERNANDES SÉRIE: 2º ANO ATIVIDADE FÍSICA E EXERCÍCIO FÍSICO Atividade física é qualquer movimento corporal produzido pela musculatura

Leia mais

PROGRAMA DE ALONGAMENTO PARA CRIANÇAS DE 10 A 12 ANOS ESTUDANTES DE DANÇA CLÁSSICA

PROGRAMA DE ALONGAMENTO PARA CRIANÇAS DE 10 A 12 ANOS ESTUDANTES DE DANÇA CLÁSSICA PROGRAMA DE ALONGAMENTO PARA CRIANÇAS DE 10 A 12 ANOS ESTUDANTES DE DANÇA CLÁSSICA Introdução: Este estudo de caso seleciou 21 meninos, com idades entre 9 e 12 anos de uma turma do 2º ano da Escola do

Leia mais

O TRIPÉ FUNDAMENTAL DA MUSCULAÇÃO

O TRIPÉ FUNDAMENTAL DA MUSCULAÇÃO Parabéns por ter adquirido este E-book, pois um dos maiores passos para alguém que quer vencer é investir em conhecimento, adquirir este e-book demonstra sua força de vontade e atitude necessária para

Leia mais

Prof. Ms. Sandro de Souza

Prof. Ms. Sandro de Souza Prof. Ms. Sandro de Souza As 5 leis básicas do Treinamento de Força 1º - ANTES DE DESENVOLVER FORÇA MUSCULAR, DESENVOLVA FLEXIBILIDADE Amplitude de movimento Ênfase na pelve e articulações por onde passam

Leia mais

Aspectos Gerais do Treinamento Aeróbio: Planificação, Periodização e Capacidades Biomotoras

Aspectos Gerais do Treinamento Aeróbio: Planificação, Periodização e Capacidades Biomotoras Aspectos Gerais do Treinamento Aeróbio: Planificação, Periodização e Capacidades Biomotoras Curso Internacional de Meio Fundo e Fundo, 6 e 7 Junho 2015 Assunção, PAR Junho 2015 no esporte, como atleta,

Leia mais

3. A página Desportos liga-se a Desportos Pesados e Desportos Leves. 4. Elabore a página índex tal como visualizada abaixo: DESPORTOS

3. A página Desportos liga-se a Desportos Pesados e Desportos Leves. 4. Elabore a página índex tal como visualizada abaixo: DESPORTOS 1 Exercício 4 1. Entre no Front Page. 2. Elabore a seguinte estrutura de páginas. 3. A página Desportos liga-se a Desportos Pesados e Desportos Leves. 4. Elabore a página índex tal como visualizada abaixo:

Leia mais

Bases Metodológicas do Treinamento Desportivo

Bases Metodológicas do Treinamento Desportivo Bases Metodológicas do Treinamento Desportivo Unidade I Princípios do Treinamento Prof. Esp. Jorge Duarte Princípios do Treinamento A teoria e a metodologia do treinamento desportivo possuem princípios

Leia mais

Os Benefícios da Atividade Física no Tratamento da Dependência Química. Benefícios Fisiológicos

Os Benefícios da Atividade Física no Tratamento da Dependência Química. Benefícios Fisiológicos Os Benefícios da Atividade Física no Tratamento da Dependência Química Fisioterapeuta Jussara Lontra Atividade Física expressão genérica que pode ser definida como qualquer movimento corporal, produzido

Leia mais

CORPO-ARTE : atividades circenses no ambiente escolar RESUMO

CORPO-ARTE : atividades circenses no ambiente escolar RESUMO CORPO-ARTE : atividades circenses no ambiente escolar (PEREIRA, Núbia Helena; FERREIRA, Heidi Jancer; DRIGO, Alexandre Janotta) RESUMO Este trabalho apresenta um relato de experiência do projeto de extensão

Leia mais

Como usar o Manual das Práticas CAPÍTULO. cap4.indd 1 27/05/13 18:02

Como usar o Manual das Práticas CAPÍTULO. cap4.indd 1 27/05/13 18:02 4 Como usar o Manual das Práticas CAPÍTULO cap4.indd 1 27/05/13 18:02 cap4.indd 2 27/05/13 18:02 CONSIDERAÇÕES COMO USAR O MANUAL DAS PRÁTICAS Como usar o Manual das Práticas Pablo Juan Greco Siomara A.

Leia mais

Voltar. Público: 9º ano e Ensino Médio. Público: 7º e 8º ano

Voltar. Público: 9º ano e Ensino Médio. Público: 7º e 8º ano Astrofísica Voltado para alunos de 9º ano e Ensino Médio, o curso de Astrofísica permite o desenvolvimento da curiosidade e de habilidades como a observação, o aprimoramento de conceitos físicos, o trabalho

Leia mais

Modalidades Aero Jump - Alongamento - Aples I - Esporte Kids Aples II -Mix Esportivo - Avaliação Físico-funcional - Futsal - Ginástica Localizada -

Modalidades Aero Jump - Alongamento - Aples I - Esporte Kids Aples II -Mix Esportivo - Avaliação Físico-funcional - Futsal - Ginástica Localizada - 2 Modalidades Aero Jump - Benefício: Condicionamento cardiovascular, emagrecimento, tonificação dos membros inferiores e abdômen, fortalecimento muscular. Contra indicado: Pessoas com patologias articulares

Leia mais

Formação treinadores AFA

Formação treinadores AFA Preparação específica para a atividade (física e mental) Equilíbrio entre treino e repouso Uso de equipamento adequado à modalidade (ex: equipamento, calçado, proteções) E LONGEVIDADE DO ATLETA Respeito

Leia mais

6 de Abril - Dia Mundial Da Atividade Física

6 de Abril - Dia Mundial Da Atividade Física O QUE É A ATIVIDADE FÍSICA? Qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que requer gasto de energia. Uma prática fundamental para melhorar a saúde física e mental das pessoas e que

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina EFI122 Ginástica I

Programa Analítico de Disciplina EFI122 Ginástica I 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Educação Física - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Número de créditos: 5 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 5 Carga horária semanal 3

Leia mais

Combinação das cargas de treinamento no processo de preparação desportiva Carga ondulatória durante o processo de preparação desportiva...

Combinação das cargas de treinamento no processo de preparação desportiva Carga ondulatória durante o processo de preparação desportiva... Treinamento desportivo 13 Sumário INTRoDUÇÃO...19 1 Princípios científicos da preparação desportiva...21 preparação desportiva, leis e regras... 21 princípios pedagógicos da preparação desportiva... 21

Leia mais

PLANEJAMENTO Série: 9º ano Professor: Cassio Lima 1ª UNIDADE 28/01/2019 a 10/05/2019 DISCIPLINA: Educação física

PLANEJAMENTO Série: 9º ano Professor: Cassio Lima 1ª UNIDADE 28/01/2019 a 10/05/2019 DISCIPLINA: Educação física PLANEJAMENTO - 209 Série: 9º ano Professor: Cassio Lima ª UNIDADE 28/0/209 a 0/05/209 DISCIPLINA: Educação física PERÍODO 28/0 a 0/02 NÚMEROS DE AULAS CONTEÚDOS HABILIDADE ESTRATÉGIAS Acolhimento sem material

Leia mais

GINÁSTICA PARA OS GREGOS

GINÁSTICA PARA OS GREGOS 2 3 GINÁSTICA GERAL A denominação Ginástica remonta de épocas anteriores ao século passado. Sua origem etimológica vem do grego: gymnastiké - "Arte ou ato de exercitar o corpo para fortificá-lo e dar-lhe

Leia mais

AVALIAÇÃO DA APTIDÃO FÍSICA DOS PARTICIPANTES DO PROJETO DE EXTENSÃO INTERVALO ATIVO

AVALIAÇÃO DA APTIDÃO FÍSICA DOS PARTICIPANTES DO PROJETO DE EXTENSÃO INTERVALO ATIVO AVALIAÇÃO DA APTIDÃO FÍSICA DOS PARTICIPANTES DO PROJETO DE EXTENSÃO INTERVALO ATIVO PORTO, Ane Jaqueline Mastella 1 ; FAGUNDES, Adriano Perreira¹; ANTONELLO, Raquel Amaral¹; PANDA, Maria Denise Justo

Leia mais

PROGRAMA MODELO FORMATIVO. DATA DE INíCIO / FIM / INVESTIMENTO FORMADOR

PROGRAMA MODELO FORMATIVO. DATA DE INíCIO / FIM / INVESTIMENTO FORMADOR GINáSTICA LOCALIZADA (2017) - PORTO Ginástica Localizada é um curso de 25 horas focado na prática e aproximado à realidade, orientado para a preparação e condução de uma aula de grupo, num tema ainda hoje

Leia mais

REGULAMENTO PARA TÉCNICOS E INSTRUTORES DE TIRO COM ARCO NO BRASIL 2016

REGULAMENTO PARA TÉCNICOS E INSTRUTORES DE TIRO COM ARCO NO BRASIL 2016 REGULAMENTO PARA TÉCNICOS E INSTRUTORES DE TIRO COM ARCO NO BRASIL 2016 Diante da necessidade de estabelecer as titulações, a CBTARCO, vem através deste normatizar a formação de instrutores e técnicos,

Leia mais

DP de Estudos Disciplinares Treinamento Personalizado e Musculação

DP de Estudos Disciplinares Treinamento Personalizado e Musculação Aluno: RA: DP de Estudos Disciplinares Treinamento Personalizado e Musculação Assinale uma adaptação morfológica responsável pela hipertrofia muscular? a Divisão celular b Aumento do número de sarcômeros

Leia mais

Apresentação. Prof. Michel Seraphim. Licenciado e Bacharel em Educação Física pela FKB. Gestor da Academia Saúde e Movimento. Personal Trainer.

Apresentação. Prof. Michel Seraphim. Licenciado e Bacharel em Educação Física pela FKB. Gestor da Academia Saúde e Movimento. Personal Trainer. Apresentação Prof. Michel Seraphim Licenciado e Bacharel em Educação Física pela FKB. Gestor da Academia Saúde e Movimento. Personal Trainer. Especialidade: Emagrecimento Reabilitação em dores musculares

Leia mais

Biomecânica. A alavanca inter-resistente ou de 2º grau adequada para a realização de esforço físico, praticamente não existe no corpo humano.

Biomecânica. A alavanca inter-resistente ou de 2º grau adequada para a realização de esforço físico, praticamente não existe no corpo humano. Biomecânica Parte do conhecimento da Ergonomia aplicada ao trabalho origina-se no estudo da máquina humana. Os ossos, os músculos, ligamentos e tendões são os elementos dessa máquina que possibilitam realizar

Leia mais

GINÁSTICA LOCALIZADA

GINÁSTICA LOCALIZADA GINÁSTICA LOCALIZADA Distinção entre Fitness e Wellness Fitness é uma palavra de origem inglesa e significa "estar em boa forma física". O termo é normalmente associado à prática de atividade física e

Leia mais

O macrociclo. Teoria de Matveiev Prof.: Msd.: Ricardo Luiz Pace Júnior

O macrociclo. Teoria de Matveiev Prof.: Msd.: Ricardo Luiz Pace Júnior O macrociclo Teoria de Matveiev Prof.: Msd.: Ricardo Luiz Pace Júnior O macrociclo É um constituinte do plano de expectativa. Consiste em o atleta: Construir * P. preparatório Manter * P. competitivo Perder

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADE

RELATÓRIO DE ATIVIDADE RELATÓRIO DE ATIVIDADE Enquadramento da Atividade no Plano de Ação Eixo: Eixo 1 - Inclusão Social, Saúde e Bem Estar Objetivo estratégico: Eixo: E1/03 - Qualificar e adequar as respostas sociais a pessoas

Leia mais

O que você precisa saber antes de treinar seu novo cliente. P r o f ª M s. A n a C a r i n a N a l d i n o C a s s o u

O que você precisa saber antes de treinar seu novo cliente. P r o f ª M s. A n a C a r i n a N a l d i n o C a s s o u O que você precisa saber antes de treinar seu novo cliente P r o f ª M s. A n a C a r i n a N a l d i n o C a s s o u O que poderia melhorar no meu trabalho atual como Treinadora Pessoal para prestar um

Leia mais

ENTRE PARA O NOSSO GRUPO

ENTRE PARA O NOSSO GRUPO ENTRE PARA O NOSSO GRUPO Com intuito de manter uma comunidade de pessoas com o mesmo objetivo, criei um grupo no Telegram, que nada mais é que uma versão melhorada do WhatsApp: CLIQUE AQUI PARA ENTRAR

Leia mais

Suando a camisa! Mais do que uma maneira

Suando a camisa! Mais do que uma maneira Sexta Energize-se! Não basta se exercitar, é preciso encontrar a modalidade adequada para o seu perfil. Lia Valença, de 24 anos, achou no crossfit uma forma prazerosa de trabalhar o corpo e ganhar mais

Leia mais

Recomendações e orientações para a prática de exercícios físicos no idoso. Prof. Dra. Bruna Oneda

Recomendações e orientações para a prática de exercícios físicos no idoso. Prof. Dra. Bruna Oneda Recomendações e orientações para a prática de exercícios físicos no idoso Prof. Dra. Bruna Oneda Exercícios Físicos Estimular de maneira equilibrada todos os sistemas corporais. Trabalhar postura, equilíbrio

Leia mais

Ementa Geral Oficinas Unicirco Marcos Frota Núcleo Quinta da Boa Vista

Ementa Geral Oficinas Unicirco Marcos Frota Núcleo Quinta da Boa Vista Ementa Geral Oficinas Unicirco Marcos Frota Núcleo Quinta da Boa Vista Circo Social Informações Gerais Serão 2 Turmas com 30 alunos cada, totalizando 60 alunos, com faixa etária de 06 a 29 anos. Serão

Leia mais

São situações que acontecem no dia a dia dos estúdios de Pilates e irritam os instrutores e instrutoras!

São situações que acontecem no dia a dia dos estúdios de Pilates e irritam os instrutores e instrutoras! FATORES QUE IRRITAM BONS INSTRUTORES DE PILATES São situações que acontecem no dia a dia dos estúdios de Pilates e irritam os instrutores e instrutoras! Vamos lá: 1. PESSOAS QUE DIZEM EU NÃO CONSIGO, MESMO

Leia mais

Informação sobre diretrizes do curso, princípios da reabilitação esportiva.

Informação sobre diretrizes do curso, princípios da reabilitação esportiva. Ementas MÓDULO AVALIAÇÃO - 40 horas -Introdução à fisioterapia esportiva (1 hora) Informação sobre diretrizes do curso, princípios da reabilitação esportiva. -Avaliação cinético-funcional dos membros superiores

Leia mais

CAPACIDADES FÍSICAS CAPACIDADE

CAPACIDADES FÍSICAS CAPACIDADE CAPACIDADES FÍSICAS CAPACIDADE = latim Capacitate, que significa qualidade que pessoa ou coisa tem de satisfazer para um determinado fim; habilidade; aptidão Segundo Gundlach (1968), as Capacidades Motoras

Leia mais

Recomendações e orientações para a prática de exercícios. Prof. Dra. Bruna Oneda

Recomendações e orientações para a prática de exercícios. Prof. Dra. Bruna Oneda Recomendações e orientações para a prática de exercícios físicos no idoso Prof. Dra. Bruna Oneda Exercícios Físicos Estimular equilibradamente todos os sistemas corporais. Trabalhar postura, equilíbrio

Leia mais

ANO 01 #004 R$ 9,80 RENOVA!

ANO 01 #004 R$ 9,80 RENOVA! ANO 01 #004 R$ 9,80 RENOVA! Os cuidados que a pele exige após o Verão FAMA DE MAU O glúten é mesmo o vilão da alimentação? OBESIDADE INFANTIL Uma em cada três crianças brasileiras está acima do peso. Seus

Leia mais

O MAIOR CLUBE POLIESPORTIVO DA AMÉRICA LATINA

O MAIOR CLUBE POLIESPORTIVO DA AMÉRICA LATINA O MAIOR CLUBE POLIESPORTIVO DA AMÉRICA LATINA Mais de 20 modalidades voltadas para a saúde e bem-estar do associado e com grandes oportunidades para se comunicarem e interagirem com o público, garantindo

Leia mais

Ementa das Modalidades Práticas da Disciplina PRG 001 no CEPEUSP

Ementa das Modalidades Práticas da Disciplina PRG 001 no CEPEUSP Ementa das Modalidades Práticas da Disciplina PRG 001 no CEPEUSP O objetivo da disciplina é promover a atividade física no âmbito universitário, diversificar a formação acadêmicoprofissional dos alunos

Leia mais

MUSCULAÇÃO PARA INICIANTES. Charles Pereira Ribeiro RESUMO

MUSCULAÇÃO PARA INICIANTES. Charles Pereira Ribeiro RESUMO MUSCULAÇÃO PARA INICIANTES Charles Pereira Ribeiro RESUMO Em virtude da crescente quantidade de pessoas que praticam musculação, buscamos mostrar os benefícios que essa atividade traz aos seus praticantes.

Leia mais

PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO. Seleção e organização de conteúdos. Educação Física Meios de ensino. Aptidão Física. Cultura

PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO. Seleção e organização de conteúdos. Educação Física Meios de ensino. Aptidão Física. Cultura DIDÁTICA PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Conhecimento da realidade - Nível dos alunos Determinação de objetivos Seleção e organização de conteúdos - Unidades - Subunidades - Prog. Pedagógica. - Filosofia da Escola

Leia mais

Complexo Desportivo Paulo Pinto Rua de Ribes S. João da Madeira Telef E.mail:

Complexo Desportivo Paulo Pinto Rua de Ribes S. João da Madeira Telef E.mail: PROGRAMA ESCOLA DE NATAÇÃO 2013 2014 NATAÇÃO PARA BEBÉS Este processo é caracterizado como uma adaptação a um meio novo, com uma afectividade e desenvolvimento integrador, e não de aprendizagem das técnicas

Leia mais

Ginástica aeróbica no contexto da ginástica Geral. Prof. Dra. Bruna Oneda

Ginástica aeróbica no contexto da ginástica Geral. Prof. Dra. Bruna Oneda Ginástica aeróbica no contexto da ginástica Geral Prof. Dra. Bruna Oneda Ginástica aeróbica Uma combinação da ginástica clássica com a dança. Esta modalidade não pertence ao calendário olímpico, porém,

Leia mais

Código: 2941S Disciplina: Treinamento Esportivo I Período 7 Carga Horária: 60hs C.H. Teórica:

Código: 2941S Disciplina: Treinamento Esportivo I Período 7 Carga Horária: 60hs C.H. Teórica: Código: 2941S Disciplina: Treinamento Esportivo I Período 7 Carga Horária: 60hs C.H. Teórica: 60hs C.H. Prática: Créditos Ementa: Estudo do histórico do treinamento e treinamento global. Relatar e classificar

Leia mais

Plano de treino com objetivo de desenvolver a resistência em geral e a resistência aeróbia em particular.

Plano de treino com objetivo de desenvolver a resistência em geral e a resistência aeróbia em particular. Orientações para construir o plano de treino de desenvolvimento da resistência aeróbia Plano de treino com objetivo de desenvolver a resistência em geral e a resistência aeróbia em particular. De acordo

Leia mais

Treino com Jovens Meio-fundo (infantis Iniciados e Juvenis)

Treino com Jovens Meio-fundo (infantis Iniciados e Juvenis) Treino com Jovens Meio-fundo (infantis Iniciados e Juvenis) Sector de Meio-fundo da Federação Portuguesa de Atletismo Introdução Etapas do Plano de Carreira Que objectivos? Que treino? Que participação

Leia mais

Musculação - Métodos e Sistemas de Treinamento

Musculação - Métodos e Sistemas de Treinamento Musculação - Métodos e Sistemas de Treinamento Método Alternado por segmento É a forma tradicional do treinamento de musculação, sendo mais indicado à iniciantes e/ou na complementação de outras atividades.

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES CURSO: CCT NATAL

RELATÓRIO DE ATIVIDADES CURSO: CCT NATAL RELATÓRIO DE ATIVIDADES CURSO: CCT NATAL Federação Responsável: FEDERAÇÃO DO RIO GRANDE DO NORTE Nome Tutor: BRUNO RODRIGUES CREF : 010748-G/RS Período: 18 A 21/06/2015 Descrição das Atividades Atividade

Leia mais

PREPARAÇÃO FÍSICA. Qualidades físicas e métodos de treinamento. 30/09/2014 Anselmo Perez

PREPARAÇÃO FÍSICA. Qualidades físicas e métodos de treinamento. 30/09/2014 Anselmo Perez PREPARAÇÃO FÍSICA Qualidades físicas e métodos de treinamento PREPARAÇÃO FÍSICA ou Treinamento Físico Conceito: componente que compreende os meios utilizados para o desenvolvimento das qualidades físicas

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO, NUTRIÇÃO E TREINAMENTO PERSONALIZADO

ESPECIALIZAÇÃO EM FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO, NUTRIÇÃO E TREINAMENTO PERSONALIZADO ESPECIALIZAÇÃO EM FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO, NUTRIÇÃO E TREINAMENTO PERSONALIZADO OBJETIVOS DO CURSO O curso de Especialização em Fisiologia do exercício, Nutrição e Treinamento Personalizado oportuniza

Leia mais

Atividade Física. uma grande aliada para o paciente com câncer ICESP

Atividade Física. uma grande aliada para o paciente com câncer ICESP Atividade Física uma grande aliada para o paciente com câncer ICESP 1 2 Esta cartilha visa transmitir informações para ajudá-lo quanto à prática de atividade física. Tratam-se de orientações gerais, que

Leia mais

11/04/2011 Prof. José Figueiredo Minicurso um: UFRN NA COPA

11/04/2011 Prof. José Figueiredo Minicurso um: UFRN NA COPA 11/04/2011 Prof. José Figueiredo Minicurso um: UFRN NA COPA Estudo Prévio Definição de Objetivos Calendário de Competições Periodização Escolha dos meios de treinamento Distribuição das cargas de treinamento

Leia mais

Ementa Geral Oficinas Unicirco Marcos Frota Núcleo Quinta da Boa Vista

Ementa Geral Oficinas Unicirco Marcos Frota Núcleo Quinta da Boa Vista Circo técnico/artístico Informações Gerais Ementa Geral Oficinas Unicirco Marcos Frota Núcleo Quinta da Boa Vista As oficinas de Circo Técnico/Artístico serão realizadas em 3 módulos, com duração de 2

Leia mais

EXTRACURRICULARES. atividades

EXTRACURRICULARES. atividades atividades EXTRACURRICULARES As atividades extracurriculares são consideradas complementares no processo de formação dos alunos, são essenciais no desenvolvimento cognitivo, motor e afetivo. As atividades,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS DEPARTAMENTO DE DESPORTOS ANEXO I. Plano de ensino

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS DEPARTAMENTO DE DESPORTOS ANEXO I. Plano de ensino Universidade Federal do Espírito Santo Curso: Educação Física / Licenciatura UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO ANEXO I Plano de ensino Departamento responsável: Departamento de Desportos Data de Aprovação

Leia mais

PILATES CONTEMPORÂNEO COM APARELHOS

PILATES CONTEMPORÂNEO COM APARELHOS PILATES CONTEMPORÂNEO COM APARELHOS Reformer, Step Chair, Ladder Barril, Spine Corrector. Cadeias musculares. Controlo Motor. Avaliação muscular, neural e articular. Certificação IPDJ DATAS, LOCAIS E DESTINATÁRIOS

Leia mais

dicionário do crossfit Dicionário Entenda todas as principais siglas e exercícios da modalidade

dicionário do crossfit Dicionário Entenda todas as principais siglas e exercícios da modalidade Dicionário docrossfit Entenda todas as principais siglas e exercícios da modalidade 1 índice 1. O que é CrossFit? 2. Termos e Siglas Gerais 3. Estrutura das aulas 4. WOD 5. Principais Equipamentos 6. Principais

Leia mais

Práticas e programas de musculação para a população acima de sessenta anos

Práticas e programas de musculação para a população acima de sessenta anos Práticas e programas de musculação para a população acima de sessenta anos Autor: Felipe Carvalho Segundo Barry & Carson 2004 a degeneração do sistema neuromuscular impede a habilidade de gerar contração

Leia mais

CURSOS LIVRES Ballet e Ballet Baby. Futebol O futebol desenvolve: Taekwondo

CURSOS LIVRES Ballet e Ballet Baby. Futebol O futebol desenvolve: Taekwondo CURSOS LIVRES 2019 Ballet e Ballet Baby O ballet clássico consiste em unir a técnica, a música e a atuação nos movimentos. São habilidades que as crianças vão adquirindo pouco a pouco por meio de exercícios

Leia mais

Atividade. Cuidar da Saúde é uma atitude para toda a vida. física

Atividade. Cuidar da Saúde é uma atitude para toda a vida. física Atividade Cuidar da Saúde é uma atitude para toda a vida. física Atividade física A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a prática de, pelo menos, 30 minutos de atividade física por dia, em cinco

Leia mais

QUER SER FITNESS? SIGA A GENTE NAS REDES SOCIAIS

QUER SER FITNESS? SIGA A GENTE NAS REDES SOCIAIS QUER SER FITNESS? SIGA A GENTE NAS REDES SOCIAIS WWW.MULHERES.FITNESS @mulheres.fitness.fem MULHERES FITNESS VEJA O VÍDEO ORIGINAL Ter um bumbum bem grande, torneado e redondinho faz com que qualquer roupa

Leia mais

Gestão em Ergonomia: E agora?

Gestão em Ergonomia: E agora? Gestão em Ergonomia: E agora? Manoela Lahoz Doutora em Engenharia de Produção (DEP-UFSCar) Muitos profissionais que atuam com Ergonomia em empresas e instituições muitas vezes não sabem por onde começar

Leia mais

Oito dicas para melhorar a postura corporal em sala de aula

Oito dicas para melhorar a postura corporal em sala de aula Bem-estar do professor Oito dicas para melhorar a postura corporal em sala de aula A rotina de quem ensina exige cuidados com a coluna e com a musculatura corporal. Veja como implementar estes cuidados

Leia mais