SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE EM ALIMENTOS E BEBIDAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE EM ALIMENTOS E BEBIDAS"

Transcrição

1 SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE EM ALIMENTOS E BEBIDAS Direitos autorais e de reprodução da Food Design Cons. e Plan. Alim. Ltda Av. Angélica 2466 conj 71- CEP São Paulo - SP Fone 0xx Fax 0xx fooddesign@fooddesign.com.br

2 APRESENTAÇÃO VÂNIA GRIZZO, M.Sc Mestre em Ciência e Tecnologia dos Alimentos FOOD DESIGN

3 APRESENTAÇÃO FOOD DESIGN EMPRESA BRASILEIRA ESPECIALIZADA EM SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE EM ALIMENTOS E BEBIDAS

4 APRESENTAÇÃO ATUAÇÃO TREINAMENTOS CONSULTORIA AUDITORIA ÁREA DE LEGISLAÇÃO

5 APRESENTAÇÃO RESPONSABILIDADE SOCIAL CEET - ABNT - NBR e NBR INMETRO - sistemática de certificação CCAB - normas Codex Alimentarius 7o PRÊMIO FOOD DESIGN DE HACCP - estímulo e reconhecimento ao profissional da indústria ou área acadêmica

6 ALGUNS CLIENTES

7 EUREPGAP Food Design, 26/09/05

8 EUREPGAP Eurep Euro Retailer Produce Working Group GAP Good Agricultural Practice GAP = BPA Boas Práticas Agrícolas

9 EUREPGAP PONTOS DE CONTROLE E CRITÉRIOS DE CUMPRIMENTO (PCCC) Frutas e Legumes Versão Jan 04

10 OBJETIVO APRESENTAÇÃO DA ESTRUTURA DO PROTOCOLO EUREPGAP - PONTOS DE CONTROLE E CRITÉRIOS DE CUMPRIMENTO (PCCC) PARA FRUTAS E LEGUMES, VERSÃO 2.0 Jan 2004

11 INTRODUÇÃO PRINCÍPIOS DO PCCC: - APRESENTAÇÃO DE UMA ESTRUTURA DE BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS (BPA) NAS UNIDADES DE PRODUÇÃO, QUE DEFINE OS ELEMENTOS ESSENCIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DA MELHOR PRÁTICA PARA A PRODUÇÃO GLOBAL DE PRODUTOS HORTI-FRUTÍCOLAS. - DEFINIÇÃO DE PADRÃO MÍNIMO ACEITÁVEL PARA OS PRINCIPAIS GRUPOS VAREJISTAS MUNDIAIS (CONSIDERANDO TAMBÉM QUE EXISTEM REFERENCIAS PRÓPRIOS QUE PODEM EXCEDER OS REQUISITOS DESTA NORMA). - NÃO HÁ A PRETENSÃO DE SE ESTABELECER UM GUIA PARA CADA MÉTODO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA.

12 INTRODUÇÃO PRINCÍPIOS DO PCCC: - DEFENDE A ESTRUTURA DE BPA COMO PONTO DE REFERÊNCIA PARA AVALIAR AS PRÁTICAS ATUAIS E OFERECER UM GUIA PARA DESENVOLVIMENTO POSTERIOR. - AS BPA DO EUREPGAP CONSTITUEM-SE EM MEIO PARA INCORPORAR OS PRINCÍPIOS DE PROTEÇÃO E PRODUÇÃO INTEGRADAS NA ESTRUTURA DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA COMERCIAL, CUJA ADOÇÃO CONSIDERA ESSENCIAL PARA UMA MELHORIA SUSTENTADA DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA A LONGO PRAZO.

13 INTRODUÇÃO PRINCÍPIOS DO PCCC: - INCORPORA OS PRINCÍPIOS DO SISTEMA DE ANÁLISE DE PERIGOS E PONTOS CRÍTICOS DE CONTROLE (APPCC) E ENCORAJA SEU USO. - CONSIDERA ESSENCIAL A ADOÇÃO DESTE REFERENCIAL POR TODAS AS ORGANIZAÇÕES ENVOLVIDAS NA CADEIA DE PRODUÇÃO DE ALIMENTOS, PARA GARANTIR SUSTENTABILIDADE DO MESMO; - DEFENDE A DEMONSTRAÇÃO DO CUMPRIMENTO DA LEGISLAÇÃO NACIONAL E INTERNACIONAL POR PARTE DE TODOS OS PRODUTORES;

14 INTRODUÇÃO PRINCÍPIOS DO PCCC: - TODOS OS PRODUTORES DEVEM SER CAPAZES DE DEMONSTRAR O SEU CUMPRIMENTO COM : A) MANTER A CONFIANÇA DO CONSUMIDOR NA QUALIDADE E SEGURANÇA DOS ALIMENTOS; B) MINIMIZAR O IMPACTO NEGATIVO NO MEIO AMBIENTE, CONSERVANDO A NATUREZA E A VIDA SILVESTRE; C) REDUZIR O USO DE PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS; D) MELHORAR A EFICIÊNCIA DO USO DOS RECURSOS NATURAIS; E) ASSEGURAR UMA ATITUDE RESPONSÁVEL QUANTO À SAÚDE E SEGURANÇA DOS TRABALHADORES.

15 REGISTROS A MANUTENÇÃO DE REGISTROS PARA A VERIFICAÇÃO DO CUMPRIMENTO DO REFERENCIAL PCCC DEVE VERIFICAR-SE: - EM PRIMEIRA INSTÂNCIA: EM RELAÇÃO À UNIDADE DE PRODUÇÃO (PARCELA, POMAR OU ESTUFA); - APÓS A COLHEITA: EM RELAÇÃO A LOTES E À UNIDADE DE ACONDICIONAMENTO E ARMAZENAMENTO.

16 CONTEÚDO - PANORÂMA - ABRANGE A PRODUÇÃO DE FRUTAS E VEGETAIS - DIVIDE-SE EM 14 SEÇÕES E 2 ANEXOS; - CONTÉM UM TOTAL DE 210 PONTOS DE CONTROLE, DIVIDIDOS EM : 47 OBRIGAÇÕES MAIORES (= 100% DE CUMPRIMENTO) 98 OBRIGAÇÕES MENORES (= 95% DE CUMPRIMENTO) E 65 RECOMENDAÇÕES TERMOS: CULTURA = CULTURA DO PRODUTO REGISTRADO PRODUÇÃO = PRODUTO COLHIDO QUE CONSTITUI O PRODUTO REGISTRADO.

17 VERIFICAÇÃO DO CUMPRIMENTO DO REFERENCIAL EUREPGAP TODOS OS PONTOS DE CONTROLE DEVEM SER AUDITADOS! RESPOSTAS AOS PCCCs: CUMPRIMENTO (SIM) NÃO CUMPRIMENTO (NÃO) NÃO APLICÁVEL (N/A) NÃO SE PODE RESPONDER N/A NOS PONTOS DE CONTROLE ONDE O CRITÉRIO DE CUMPRIMENTO ESTIPULA SEM OPÇÃO N/A. EXCEÇÃO: PONTOS DA SEÇÃO 10 ESTIPULADOS COM SEM OPÇÃO N/A, PODEM SER CONSIDERADOS NÃO APLICÁVEIS (N/A) APENAS SE O PRODUTOR/ORGANIZAÇÃO DE PRODUTORES DECLAROU NÃO HAVER ACONDICIONAMENTO OU ARMAZENAMENTO DE PRODUTOS NA EXPLORAÇÃO.

18 PCCC - CONTEÚDO 1. Rastreabilidade 2. Manutenção de registros e auto-avaliação interna 3. Variedades e porta enxertos 4. Histórico e gestão da unidade de produção 5. Gestão do solo e dos substratos 6. Fertilização 7. Irrigação/ fertirrigação 8. Proteção de culturas 9. Colheita

19 PCCC - CONTEÚDO 10. Acondicionamento do produto 11. Gestão de resíduos e poluentes, reciclagem e reutilização 12. Saúde, segurança e bem estar dos trabalhadores 13. Questões ambientais 14. Reclamações

20 ETAPAS DA PRODUÇÃO CONSIDERADAS PELO PCCC EUREPGAP CULTURA PRODUÇÃO Opção N/A permitida qd não existe acondicionamento de produtos 3 4 Sementes, viveiro Seleção do local 5, 6, 7 e 8 Produção 9 10 Colheita e transporte Armazenamento, transporte e tratamento 11, 12 e 13 Ambiente, resíduos e poluição Higiene, segurança e bem estar dos trabalhadores. 1, 2 e 14 Documentação, rastreabilidade e exigências do sistema da qualidade. Exigências Nacionais para os Sistemas de Gestão da Qualidade Org. de produtores. Fluxo de produção N da seção de PCCC Exigências adicionais

21 1. RASTREABILIDADE Foco: Fornecer informações sobre a procedência do material utilizado na produção de determinado produto e/ou características do mesmo.

22 1. RASTREABILIDADE 1.1. Existência de sistema de rastreabilidade documentado que permite rastrear o produto registrado no EUREPGAP até a unidade de produção e fazer o caminho inverso, partindo da Unidade de Produção. Sem opção N/A. UNIDADE DE PRODUÇÃO OU ORGANIZAÇÃO DE PRODUTORES COMPRADOR IMEDIATO

23 2. MANUTENÇÃO DE REGISTROS E AUTO-AVALIAÇÃO AVALIAÇÃO INTERNA Foco: - Existência e manutenção de evidências do cumprimento do protocolo. - Auto-avaliação para promoção de melhorias.

24 2. MANUTENÇÃO DE REGISTROS E AUTO-AVALIAÇÃO AVALIAÇÃO INTERNA 2.2, 2.3 e Registros acessíveis e mantidos no mínimo por 2 anos. - Realização de pelo menos uma auto-avaliação interna por ano para assegurar-se do cumprimento do referencial EUREPGAP. A avaliação deve ser documentada e as ações corretivas decorrentes, devem ser eficazes, documentadas e implementadas. Sem opção N/A.

25 3. VARIEDADES E PORTA- ENXERTOS Foco: Evidências da existência de um padrão de qualidade que se mantém no cultivo do produto registrado. Re

26 3. VARIEDADES E PORTA- ENXERTOS 3.1. Escolha de variedades ou porta enxertos - Produção de qualidade nas culturas-mães Qualidade das sementes - Assegurada por registros. Re 3.3. Resistência à pragas e doenças - Qualidade assegurada das variedades produzidas Preparação e tratamento de sementes - Evidência da necessidade e adequação de tratamento.

27 3. VARIEDADES E PORTA- ENXERTOS 3.5. Material vegetativo - Qualidade assegurada por evidência documental Organismos geneticamente modificados (OGM) - Evidências (registros) disponíveis do cumprimento da legislação em vigor no país de produção. Sem opção N/A.

28 4. HISTÓRICO E GESTÃO DA UNIDADE DE PRODUÇÃO Foco: Prevenção de riscos com base no histórico e evidências. Re

29 4. HISTÓRICO E GESTÃO DA UNIDADE DE PRODUÇÃO 4.1. Histórico da unidade de produção - Avaliação de riscos relacionados à segurança dos alimentos, saúde e bem estar dos trabalhadores e meio ambiente. Risco não controlável, a parcela não deve ser utilizada para atividades agrícolas. Sem opção N/A. - Plano de ações sobre os riscos com base na avaliação dos mesmos Gestão da unidade de produção - Existência de registros das atividades agrícolas realizadas em cada parcela, pomar ou estufa cultivada (sem opção N/A) e identificação das mesmas.

30 5. GESTÃO DO SOLO E DOS SUBSTRATOS Foco: Conhecimento das características e história para a adequada gestão. Re

31 5. GESTÃO DO SOLO E DOS SUBSTRATOS 5.1. Cartas de solos - Conhecimento do tipo de solo de cada local Mobilizações - Estratégia de manutenção ou melhoria do solo Erosão do solo - Evidências visual ou documentada de uso de técnica de conservação Desinfecção do solo - Evidências da necessidade e adequação da fumigação.

32 5. GESTÃO DO SOLO E DOS SUBSTRATOS 5.5. Substratos - Origem dos substratos. - Evidência (registros) do uso de esterilização química.

33 6. FERTILIZAÇÃO Foco: Uso adequado de fertilizantes.

34 6. FERTILIZAÇÃO 6.1. Recomendações sobre a quantidade e tipo de fertilizante - Evidências da competência técnica para as recomendações Registro de aplicações - Criação de histórico de aplicações. Re 6.3. Equipamentos de aplicação - Evidências (registros) de adequado funcionamento, que demonstrem adequada aplicação dos produtos.

35 6. FERTILIZAÇÃO 6.4. Armazenamento de fertilizantes - Registros de armazenamento (entradas e saídas) disponíveis e atualizados. - Situação de armazenamento adequada Fertilizantes orgânicos - Origem (não deve ser proveniente de áreas urbanas). Sem opção N/A. - Evidências (registros) disponíveis da avaliação dos perigos associados ao uso Fertilizantes inorgânicos - Composição química dos produtos utilizados.

36 7. IRRIGAÇÃO / FERTIRRIGAÇÃO Foco: Uso seguro e coerente da água. Re

37 7. IRRIGAÇÃO / FERTIRRIGAÇÃO 7.1. Cálculo das necessidades de irrigação - Necessidades documentadas e baseadas em taxas de precipitação, evapotranspiração, mapas de solo, etc Sistema de irrigação/fertirrigação - Registros de consumo, garantias da eficácia do sistema e plano de melhorias.

38 7. IRRIGAÇÃO / FERTIRRIGAÇÃO 7.3. Qualidade da água de irrigação - Evidências (registros de análises) que comprovem o não uso de águas residuais não tratadas. Sem opção N/A. - Evidências da adoção de medidas correção dos resultados adversos. Re 7.4. Proveniência da água de irrigação/fertirrigação - Evidências (licenças, cartas) oficiais da captação a partir de fontes sustentáveis.

39 8. PROTEÇÃO DE CULTURAS Foco: - Uso coerente, seguro e eficaz de produtos fitofarmacêuticos, incluindo evidências (registros) que comprovem. - Adequado armazenamento, manuseio e descarte de embalagens de produtos fitofarmacêuticos.

40 8. PROTEÇÃO DE CULTURAS 8.1. Elementos básicos da proteção de culturas - definição de estratégia para minimização do uso de prod. fitosanitários e anti-resistência. - competência para implementação de práticas Escolha de produtos fitofarmacêuticos - Evidências (registros de aplicação, listas de prod. autorizados) do uso de produtos adequados, homologados e autorizados na UE. Nonon Nonon onono onono nonon nonon

41 8. PROTEÇÃO DE CULTURAS - Qualificação e competência técnica comprovadas para a recomendação dos produtos (do técnico ou produtor). - Evidência documental do adequado cálculo, preparo e registro das caldas, conforme os rótulos do produto. Sem opção N/A. Re

42 8. PROTEÇÃO DE CULTURAS 8.3. Registros de aplicação de produtos fitofarmacêuticos especificando: - Adequação das aplicações comprovada através da existência de histórico documental contendo nome e variedade da cultura tratada, área geográfica e nome da parcela, pomar ou estufa, data da aplicação, nome comercial e o da substância ativa ou de organismos auxiliares, quantidades, responsável pela recomendação de uso, máquinas usadas, intervalo de segurança para realização da colheita (prazos de carência respeitados). Sem opção N/A.

43 8. PROTEÇÃO DE CULTURAS 8.4. Intervalos de segurança - Comprovação de respeito aos intervalos através de procedimentos, registros de aplicações de produtos e datas de colheitas das áreas tratadas Equipamento de aplicação - Conservação e verificação certificadas. Sem opção N/A. - Recursos e procedimentos adequados para o preparo de caldas. Sem opção N/A.

44 8. PROTEÇÃO DE CULTURAS 8.6. Gestão dos excedentes de aplicação de produtos fitofarmacêuticos - Eliminação de acordo com Legislação ou PCCC. Sem opção N/A Análises de resíduos de produtos fitofarmacêuticos - Monitoramento dos resíduos de produtos através de análises ou rastreamento dos mesmos até a unidade de produção. Sem opção N/A. Análises realizadas em laboratório acreditado segundo a Norma ISO ou equivalente.

45 8. PROTEÇÃO DE CULTURAS - Produtor deve conhecer e possuir uma lista atualizada dos Limites Máximos Residuais (LMRs) dos países para onde pretende vender o produto. - Plano de ação documentado para o caso do LMR ser excedido num produto (com comunicação ao cliente, teste de rastreabilidade do produto, etc.)

46 8. PROTEÇÃO DE CULTURAS 8.8. Armazenamento e manuseio de produtos fitofarmacêuticos - Condições do local e práticas adotadas, conforme legislação em vigor (nacional, regional e local). Sem opção N/A. - Recursos adequados para o preparo de caldas e coleta de derrames acidentais.

47 8. PROTEÇÃO DE CULTURAS 8.9. Embalagens vazias de produtos fitofarmacêuticos - Eliminação segura, segundo legislação. Sem opção N/A. - Evidência de retorno da água de enxágue de embalagens vazias ao tanque de aplicação (dispositivo do depósito ou procedimento). Sem opção N/A Produtos fitofarmacêuticos obsoletos - Evidências (registros) de destinação adequada (preferencialmente eliminados por entidade oficial).

48 9. COLHEITA Foco: Manutenção de um padrão adequado de higiene na colheita, com base em avaliação dos riscos. Re

49 9. COLHEITA 9.1. Higiene - Avaliação documentada (mínimo anual) dos riscos relativos aos aspectos de higiene na colheita e transporte. Sem opção N/A. - Documentação e implementação de procedimento de higiene na colheita, elaborado com base nos resultados da avaliação de riscos, considerando os apectos relativos ao manuseio, transporte e embalagem, do produto na parcela, pomar ou estufa e operações de limpeza e desinfecção de utensílios.

50 9. COLHEITA - Equipamentos para lavagem de mãos devem estar disponíveis aos trabalhadores e próximos ao local de trabalho. Sem opção N/A. Re

51 9. COLHEITA 9.2. Recipientes para colheita/embalamento na unidade de produção - Uso exclusivo Embalamento no local de colheita Re - Gelo à partir de água potável e uso sanitário do mesmo.

52 10. ACONDICIONAMENTO DO PRODUTO Foco: - Manutenção de um padrão adequado de higiene no acondicionamento do produto, com base em avaliação dos riscos. Re

53 10. ACONDICIONAMENTO DO PRODUTO Higiene - Avaliação documentada dos riscos de higiene no acondicionamento atualizada anualmente. - Procedimento implementado de higiene, elaborado com base na avaliação. - Recursos disponíveis para a higiene dos trabalhadores. - Evidências de que os trabalhadores recebem instruções (documental) sobre os aspectos de higiene e manuseio de produtos e as cumprem em sua rotina. Sem opção N/A. (Exceção: Declaração de não acondicionamento de produto para cada produto registrado).

54 10. ACONDICIONAMENTO DO PRODUTO Lavagem pós-colheita - Comprovação oficial e atualizada do uso de fonte de água potável para a lavagem final do produto. - Análises realizadas por laboratório com acreditação Iso ou equivalente. - Reutilização da água de lavagem mediante aprovação formal em análises laboratoriais.

55 10. ACONDICIONAMENTO DO PRODUTO Tratamento pós-colheita - Uso somente de produtos fitofarmacêuticos e ceras registrados oficialmente, aprovados e homologados. - Técnico responsável pelos tratamentos com competência comprocada. - Uso conforme procedimentos disponíveis, que cumprem determinações dos rótulos. - Registros de aplicação completos (produtos tratados, locais, no. de aplicações, quantidades, praga, etc).

56 10. ACONDICIONAMENTO DO PRODUTO Instalações na unidade de produção para o acondicionamento e/ou armazenamento do produto. - Limpas e conservadas. Sem opção N/A. - Uso de produtos de higienização e lubrificantes permitidos para a indústria de alimentos. - Prevenção de riscos de contaminação por lâmpadas, suportes de luz, manuseio de vidros e plásticos rígidos e presença de animais domésticos.

57 11. GESTÃO DE RESÍDUOS E POLUENTES, RECICLAGEM E REUTILIZAÇÃO Foco: Minimização dos impactos sobre o meio ambiente. Re

58 11. GESTÃO DE RESÍDUOS E POLUENTES, RECICLAGEM E REUTILIZAÇÃO Identificação dos resíduos e poluentes - Identificados e documentados os resíduos e poluentes e suas possíveis fontes para todas as áreas de atividade da Unidade de Produção Plano de ação para os resíduos e poluentes. - Estratégia de minimização e adequação do manuseio e disposição.

59 12. SAÚDE, SEGURANÇA E BEM- ESTAR DOS TRABALHADORES Foco: Atitude responsável para com os trabalhadores. Re

60 12. SAÚDE, SEGURANÇA E BEM- ESTAR DOS TRABALHADORES Avaliação de riscos - Promoção de condições de trabalho higiênicas e seguras, com base na avaliação dos riscos Formação Re - Capacitação para práticas higiênicas e prevenção de acidentes. - Evidências da capacitação e entendimento das instruções de ação em caso de acidentes.

61 12. SAÚDE, SEGURANÇA E BEM- ESTAR DOS TRABALHADORES Instalações, equipamento e procedimentos em caso de acidentes - Identificação e sinalização dos perigos. - Ações de socorro com base em procedimentos previstos e prontamente disponíveis Manuseio de produtos fitofarmacêuticos - Qualificação comprovada para o manuseio. - Acompanhamento médico.

62 12. SAÚDE, SEGURANÇA E BEM- ESTAR DOS TRABALHADORES Vestuário e equipamento de proteção - Conformes com as instruções dos produtos manuseados, guardados limpos e em local separado dos produtos. Sem opção N/A. - Procedimentos sobre o uso adequado do vestuário e equipamentos, conformes com as instruções dos rótulos. Sem opção N/A.

63 12. SAÚDE, SEGURANÇA E BEM- ESTAR DOS TRABALHADORES - Disponibilidade de recursos adequados para tratar o operador em caso de contaminações. Sem opção N/A.

64 12. SAÚDE, SEGURANÇA E BEM- ESTAR DOS TRABALHADORES Bem-estar dos trabalhadores - Compromentimento formal da gerência com saúde, segurança e bem estar Segurança dos visitantes - Conscientização formal dos visitantes e subcontratados das normas de segurança pessoal.

65 13. QUESTÕES AMBIENTAIS Foco: Minimização dos impactos ao meio ambiente Re

66 13. QUESTÕES AMBIENTAIS Impacto da agricultura sobre o meio ambiente - Demonstração de conhecimento e iniciativas concretas relativa ao impacto ambiental Política de conservação do meio ambiente - Documentação de um plano de conservação ambiental. Re Áreas improdutivas - Estudo da viabilidade de conversão em áreas de conservação.

67 14. RECLAMAÇÕES Foco: Melhoria contínua

68 14. RECLAMAÇÕES - Procedimento claramente identificável e disponível, destinado às reclamações relacionadas ao cumprimento do EUREPGAP. Sem opção N/A. - O procedimento de reclamação evidencia adequados registro, análise, tratamento, e ações tomadas. Sem opção N/A.

69 ANEXOS ANEXO 1: Guia para a avaliação de riscos em novas zonas de produção agrícola. ANEXO 2: Uso de produtos fitofarmacêuticos em países onde é permitida a extensão de uso. O procedimento de reclamação assegura que as reclamações são adequadamente registradas, Re analisadas e tratadas, incluindo um registro das ações tomadas. Sem opção N/A.

CHECKLIST FRUTAS E LEGUMES. VERSÃO PORTUGUESA (Traduzido por SATIVA. Por favor consulte a versão inglesa em caso de dúvida). EUREPGAP.

CHECKLIST FRUTAS E LEGUMES. VERSÃO PORTUGUESA (Traduzido por SATIVA. Por favor consulte a versão inglesa em caso de dúvida). EUREPGAP. Pág: 1 de 15 EUREPGAP Checklist Frutas e Legumes Versão 2.1-Oct04 Válido a partir de: 29 de Outubro de 2004. Obrigatório a partir de: 1 de Maio de 2005 1. RASTREABILIDADE 1.1 É possível manter a rastreabilidade

Leia mais

EUREPGAP - PRINCIPAIS NÃO CONFORMIDADES NO CONTROLO

EUREPGAP - PRINCIPAIS NÃO CONFORMIDADES NO CONTROLO EUREPGAP - PRINCIPAIS NÃO CONFORMIDADES NO CONTROLO Luísa P. Bastos Lisboa, Dezembro de 2003 1 EUREPGAP - OBJECTIVOS SEGURANÇA ALIMENTAR PROTECÇÃO DO AMBIENTE CONDIÇÕES DE TRABALHO, SEGURANÇA E SAÚDE DOS

Leia mais

3 LISTA DE VERIFICAÇÃO DO SISTEMA PIUP - ETAPA CAMPO. Samar Velho da Silveira

3 LISTA DE VERIFICAÇÃO DO SISTEMA PIUP - ETAPA CAMPO. Samar Velho da Silveira 3 LISTA DE VERIFICAÇÃO DO SISTEMA - ETAPA CAMPO Samar Velho da Silveira 1. Capacitação 1.1 Práticas agrícolas O(s) produtor(es) ou responsável(is) pela atividade ou técnico responsável pela propriedade

Leia mais

Lista de Verificação - Empacotadora Produção Integrada de Citros PIC Brasil (Elaborada a partir da Instrução Normativa Nº 42, DE 07 DE JULHO DE 2008)

Lista de Verificação - Empacotadora Produção Integrada de Citros PIC Brasil (Elaborada a partir da Instrução Normativa Nº 42, DE 07 DE JULHO DE 2008) Lista de Verificação - Empacotadora Produção Integrada de Citros PIC Brasil (Elaborada a partir da Instrução Normativa Nº 42, DE 07 DE JULHO DE 2008) Área Temática Item Nível 1. Capacitação 1.1 Processos

Leia mais

Certificação GLOBALG.A.P. em Flores e Propagação de Plantas

Certificação GLOBALG.A.P. em Flores e Propagação de Plantas A COMPETITIVIDADE DA HORTICULTURA ORNAMENTAL Potenciar a comercialização Certificação GLOBALG.A.P. em Flores e Propagação de Plantas Luísa Pestana Bastos Santarém, 22 de fevereiro de 2019 SATIVA - o que

Leia mais

BINS Indústria de Artefatos de Borracha Ltda. Questionário de Seleção e Homologação de Fornecedores

BINS Indústria de Artefatos de Borracha Ltda. Questionário de Seleção e Homologação de Fornecedores BINS Indústria de Artefatos de Borracha Ltda. Questionário de Seleção e Homologação de Fornecedores ESCOPO Este questionário de auto-avaliação tem como objetivo proporcionar um conhecimento geral do fornecedor,

Leia mais

CONTROLO E CERTIFICAÇÃO NA PROTECÇÃO INTEGRADA

CONTROLO E CERTIFICAÇÃO NA PROTECÇÃO INTEGRADA CONTROLO E CERTIFICAÇÃO NA PROTECÇÃO INTEGRADA Gilberto Vicente Lisboa, Dezembro de 2003 1 VERIFICAÇÃO INDEPENDENTE O cumprimento do referencial da Protecção Integrada exige o controlo e certificação realizado

Leia mais

4 LISTA DE VERIFICAÇÃO DO SISTEMA PIUP - ESTABELECIMENTO VINÍCOLA. Samar Velho da Silveira

4 LISTA DE VERIFICAÇÃO DO SISTEMA PIUP - ESTABELECIMENTO VINÍCOLA. Samar Velho da Silveira 4 LISTA DE VERIFICAÇÃO DO SISTEMA PIUP - ESTABELECIMENTO VINÍCOLA Samar Velho da Silveira 1. Capacitação 1.1 Processos de envase, acondicionamento e segurança do alimento Os técnicos envolvidos na atividade

Leia mais

Jornadas da Alimentação

Jornadas da Alimentação Jornadas da Alimentação Qualidade e Segurança na Cadeia de Abastecimento Transformação de Produtos Primários 21 de Junho de 2006 Rui Almeida ralmeida@consulai.com Qualidade e Segurança na Cadeia de Abastecimento

Leia mais

Global Standard for Food Safety Issue 5 - BRC

Global Standard for Food Safety Issue 5 - BRC Global Standard for Food Safety Issue 5 - BRC http://www.brc.org.uk/standards Luísa Pestana Bastos 1 Referencial Global para a Segurança Alimentar 2 OBJECTIVO Desenvolvido para ajudar as empresas a cumprir

Leia mais

SEGURANÇA DE ALIMENTOS NORMAS E CERTIFICAÇÕES

SEGURANÇA DE ALIMENTOS NORMAS E CERTIFICAÇÕES O APOIO QUE FARÁ A DIFERENÇA PARA SUA EMPRESA SEGURANÇA DE ALIMENTOS NORMAS E CERTIFICAÇÕES Vanessa Santos 14/03/2018 FCF -USP Proibida reprodução sem autorização expressa da Asti. 1 Apresentação instrutora

Leia mais

GLOBALG.A.P. Alexandra Pinto. Eng.ª Alexandra Pinto para Douro Dinâmico

GLOBALG.A.P. Alexandra Pinto. Eng.ª Alexandra Pinto para Douro Dinâmico GLOBALG.A.P. Alexandra Pinto GlobalG.A.P. Global G Good A Agricultural P Practices Boas Práticas Agrícolas GlobalG.A.P. GLOBAL G.A.P. É um organismo privado que estabelece normas voluntárias através das

Leia mais

10) Implementação de um Sistema de Gestão Alimentar

10) Implementação de um Sistema de Gestão Alimentar Módulo 5 11 2 2 5 5 APPCC 3 3 4 4 10) Implementação de um Sistema de Gestão Alimentar 1. Escopo 2.Responsabilidade da direção 3.Requisitos de documentação 4.Gestão de recursos 5.Realização do produto 6.Medição,

Leia mais

23/04/2014. Legislação Nacional e Internacional

23/04/2014. Legislação Nacional e Internacional Angela Pellegrino Missaglia 9 de abril de 2014 Campinas São Paulo XIII Congresso Brasil Rendering Muitas doenças relacionadas a alimentos que podem ser prevenidas Muitos eventos relacionados à contaminação

Leia mais

Planilha de Sustentabilidade

Planilha de Sustentabilidade 1. Gestão da propriedade 1.1. Gestão Perguntas Respostas possíveis Marque com X 1.1.4. O proprietario possui um calculo basico de seu custo de produção? 1.1.5. O proprietário registra suas médias de produção

Leia mais

REFERENCIAL TÉCNICO BRC

REFERENCIAL TÉCNICO BRC REFERENCIAL TÉCNICO BRC Data António Mantas Luísa P. Bastos 1 REFERENCIAL BRC - ENQUADRAMENTO Todos os sectores envolvidos no fornecimento de produtos alimentares, incluindo os retalhistas, têm a obrigação

Leia mais

FORMAÇÃO EM NUTRIÇÃO ANIMAL

FORMAÇÃO EM NUTRIÇÃO ANIMAL FORMAÇÃO EM NUTRIÇÃO ANIMAL Regras da União Europeia sobre higiene dos alimentos e auditorias no âmbito do Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controlo (APPCC). QUADRO JURÍDICO A produção

Leia mais

Grupo de Extensão em Sistemas de Gestão Ambiental. Sistema de Gestão Ambiental

Grupo de Extensão em Sistemas de Gestão Ambiental. Sistema de Gestão Ambiental Grupo de Extensão em Sistemas de Gestão Ambiental Sistema de Gestão Ambiental 10 SIGA 25 de agosto de 2013 PANGeA O grupo iniciou suas atividades em 2005. Constituído por alunos da ESALQ Projetos internos

Leia mais

IMPORTÂNCIA E APLICAÇÃO DAS BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO NAS FÁBRICAS DE RAÇÕES

IMPORTÂNCIA E APLICAÇÃO DAS BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO NAS FÁBRICAS DE RAÇÕES IMPORTÂNCIA E APLICAÇÃO DAS BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO NAS FÁBRICAS DE RAÇÕES 19.09.16 São procedimentos higiênicos, sanitários e operacionais aplicados em todo o fluxo de produção, desde a obtenção dos

Leia mais

Pontos de Controle e Critérios de Cumprimento Garantia Integrada da Fazenda

Pontos de Controle e Critérios de Cumprimento Garantia Integrada da Fazenda VERSÃO PORTUGUÊS (BR) Por favor consulte a versão inglesa em caso de dúvida. Seção: Tampa Página: 1 de 98 EUREPGAP Pontos de Controle e Critérios de Cumprimento Garantia Integrada da Fazenda Versão 2.0

Leia mais

Lista de Verificação de Auditorias Internas do SGI - MA - SST

Lista de Verificação de Auditorias Internas do SGI - MA - SST 4.1 Requisitos Gerais 4.2 Política: Ambiental e de SST A empresa possui uma Política Ambiental e de SST? A Política é apropriada a natureza, escala, impactos ambientais e perigos e riscos das suas atividades,

Leia mais

Apoio ao Desenvolvimento das Cadeias Produtivas Agrícolas: Cadeia Produtiva do Caju

Apoio ao Desenvolvimento das Cadeias Produtivas Agrícolas: Cadeia Produtiva do Caju Apoio ao Desenvolvimento das Cadeias Produtivas Agrícolas: Cadeia Produtiva do Caju Marcus Vinícius Martins M.Sc. em Agronomia Fiscal Federal Agropecuário Coordenador de Produção Integrada da Cadeia Agrícola

Leia mais

Dra. Fagoni Fayer Calegario Embrapa Meio Ambiente Campinas, 07 de novembro de 2011

Dra. Fagoni Fayer Calegario Embrapa Meio Ambiente Campinas, 07 de novembro de 2011 CAPACITAÇÃO (AT1), ORGANIZAÇÃO DE PRODUTORES (AT2) E ASSISTÊNCIA TÉCNICA (AT15) Dra. Fagoni Fayer Calegario Embrapa Meio Ambiente Campinas, 07 de novembro de 2011 AT1: CAPACITAÇÃO PROCEDIMENTOS OBRIGATÓRIOS:

Leia mais

Direção de Serviços de Segurança Alimentar / DGAV

Direção de Serviços de Segurança Alimentar / DGAV Direção de Serviços de Segurança Alimentar / DGAV Assunto: COMERCIALIZAÇÃO DE REBENTOS Esclarecimento 11/2013 A presente nota de esclarecimento pretende elucidar os operadores de empresas do setor alimentar

Leia mais

RDC de outubro de Produção Controle de Qualidade Amostragem

RDC de outubro de Produção Controle de Qualidade Amostragem RDC 48 25 de outubro de 2013 Produção Controle de Qualidade Amostragem Amostragem de materiais item 16 Denifição: Conjunto de operações de retirada e preparação de amostras. Amostragem de materiais item

Leia mais

ABNT NBR ISO/IEC NÃO CONFORMIDADES MAIS FREQUENTES

ABNT NBR ISO/IEC NÃO CONFORMIDADES MAIS FREQUENTES ABNT NBR ISO/IEC 17025 NÃO CONFORMIDADES MAIS FREQUENTES Item 4.1 Organização Legalidade do laboratório Trabalhos realizados em instalações permanentes Atendimento aos requisitos da Norma, necessidades

Leia mais

Elaboração: Everaldo Mota Engenheiro Mecânico/Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental.

Elaboração: Everaldo Mota Engenheiro Mecânico/Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental. Elaboração: Everaldo Mota Engenheiro Mecânico/Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental. Email: everaldomota@yahoo.com.br OBJETIVO * Demonstrar Estudo de Caso de Auditorias

Leia mais

CONFORMIDADE DE PRÁTICAS UTILIZADAS PELOS PRODUTORES DE MELÃO COM OS REQUISITOS DO SISTEMA DE PRODUÇÃO INTEGRADA. 1. COLHEITA E PÓS-COLHEITA.

CONFORMIDADE DE PRÁTICAS UTILIZADAS PELOS PRODUTORES DE MELÃO COM OS REQUISITOS DO SISTEMA DE PRODUÇÃO INTEGRADA. 1. COLHEITA E PÓS-COLHEITA. CONFORMIDADE DE PRÁTICAS UTILIZADAS PELOS PRODUTORES DE MELÃO COM OS REQUISITOS DO SISTEMA DE PRODUÇÃO INTEGRADA. 1. COLHEITA E PÓS-COLHEITA. José de Arimatéia Duarte de FREITAS 1 ; Elisângela Cabral dos

Leia mais

PublicSummary. Produto(s) da fazenda: Mango

PublicSummary. Produto(s) da fazenda: Mango Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria para Fazendas Resumo Público SANTA CLARA Produto(s) da fazenda: Mango Imaflora Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola Estrada Chico

Leia mais

ADEQUAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE PRODUÇÃO INTEGRADA DA CADEIA AGRÍCOLA E BOAS PRÁTICAS NA PRODUÇÃO AGRÍCOLA

ADEQUAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE PRODUÇÃO INTEGRADA DA CADEIA AGRÍCOLA E BOAS PRÁTICAS NA PRODUÇÃO AGRÍCOLA ADEQUAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE PRODUÇÃO INTEGRADA DA CADEIA AGRÍCOLA E BOAS PRÁTICAS NA PRODUÇÃO AGRÍCOLA 1. Tema Produção e Qualidade 2. Subtema Gestão da Qualidade 3. Categoria de serviço Acesso a Serviços

Leia mais

PublicSummary. Produto(s) da fazenda: Mango

PublicSummary. Produto(s) da fazenda: Mango Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria para Fazendas Resumo Público SEMPRE VERDE Produto(s) da fazenda: Mango Imaflora - Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola Estrada

Leia mais

Princípios e critérios para a produção de carvão vegetal utilizado na produção de ferro gusa para a cadeia produtiva do aço sustentável brasileiro.

Princípios e critérios para a produção de carvão vegetal utilizado na produção de ferro gusa para a cadeia produtiva do aço sustentável brasileiro. Princípios e critérios para a produção de carvão vegetal utilizado na produção de ferro gusa para a cadeia produtiva do aço sustentável brasileiro. Introdução ao documento: Os Princípios e Critérios (P&C)

Leia mais

BOAS PRÁTICAS NA PRODUÇÃO PRIMÁRIA DE HORTIFRUTÍCOLAS

BOAS PRÁTICAS NA PRODUÇÃO PRIMÁRIA DE HORTIFRUTÍCOLAS BOAS PRÁTICAS NA PRODUÇÃO PRIMÁRIA DE HORTIFRUTÍCOLAS 1. Tema Produção e Qualidade 2. Subtema Gestão da Qualidade 3. Categoria de serviço Acesso a Serviços de Terceiros 4. Tipo de serviço / instrumento

Leia mais

Certificação ISO

Certificação ISO Sistema de Gestão Ambiental SGA Certificação ISO 14.000 SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL - SGA Definição: Conjunto de ações sistematizadas que visam o atendimento das Boas Práticas, das Normas e da Legislação

Leia mais

Como escolher o esquema ou norma a se certificar?

Como escolher o esquema ou norma a se certificar? Como escolher o esquema ou norma a se certificar? Juliani Arimura Kitakawa 29 May 2018 SAFER, SMARTER, GREENER Como escolhemos um produto? 2 Qual é a melhor opção? 3 4 Qual é a melhor opção? 5 Qual é a

Leia mais

Pilar: Empresa (Rotina)

Pilar: Empresa (Rotina) Resolução RDC nº 275, de 21 de outubro de 2002. ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária Pilar: Empresa (Rotina) 1. EDIFICAÇÃO E INSTALAÇÕES 1.10 INSTALAÇÕES SANITÁRIAS E VESTIÁRIOS PARA OS MANIPULADORES:

Leia mais

Gestão de Segurança da Informação. Interpretação da norma NBR ISO/IEC 27001:2006. Curso e- Learning Sistema de

Gestão de Segurança da Informação. Interpretação da norma NBR ISO/IEC 27001:2006. Curso e- Learning Sistema de Curso e- Learning Sistema de Gestão de Segurança da Informação Interpretação da norma NBR ISO/IEC 27001:2006 Todos os direitos de cópia reservados. Não é permitida a distribuição física ou eletrônica deste

Leia mais

BPF BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO PARA EXCIPIENTES FARMACÊUTICOS. RDC nº 34/2015 ANVISA

BPF BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO PARA EXCIPIENTES FARMACÊUTICOS. RDC nº 34/2015 ANVISA Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) no dia 10 de Agosto a RDC nº 34/2015 que determina o cumprimento das Boas Práticas de Fabricação para empresas fabricante de excipientes farmacêuticos. A

Leia mais

LISTA DE VERIFICAÇÃO. AUDITORIA DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE Auditados. Tipo de Auditoria: Auditoria Interna: Data Realização: Responsável:

LISTA DE VERIFICAÇÃO. AUDITORIA DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE Auditados. Tipo de Auditoria: Auditoria Interna: Data Realização: Responsável: Tipo de Auditoria: Auditoria Interna: Data Realização: LISTA DE VERIFICAÇÃO AUDITORIA DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE Auditados Responsável: Norma de Referência: RDC 16:2013 Auditores: Requisito Descrição

Leia mais

Especificar os requisitos de um Sistema de Gestão Ambiental, permitindo à organização desenvolver e implementar :

Especificar os requisitos de um Sistema de Gestão Ambiental, permitindo à organização desenvolver e implementar : Origem da norma 1-Objetivos Especificar os requisitos de um Sistema de Gestão Ambiental, permitindo à organização desenvolver e implementar : Política e objetivos alinhados com os requisitos legais e outros

Leia mais

SÉRIE ISO SÉRIE ISO SÉRIE ISO GESTÃO AMBIENTAL E DA QUALIDADE GESTÃO AMBIENTAL E DA QUALIDADE SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL

SÉRIE ISO SÉRIE ISO SÉRIE ISO GESTÃO AMBIENTAL E DA QUALIDADE GESTÃO AMBIENTAL E DA QUALIDADE SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL 1993 - CRIAÇÃO DO COMITÊ TÉCNICO 207 (TC 207) DA ISO. NORMAS DA : ISO 14001 - SISTEMAS DE - ESPECIFICAÇÃO COM ORIENTAÇÃO PARA USO. ISO 14004 - SISTEMAS DE - DIRETRIZES GERAIS SOBRE PRINCÍPIOS, SISTEMAS

Leia mais

Atuação Responsável Compromisso com a sustentabilidade. Atuação Responsável Um compromisso da Indústria Química

Atuação Responsável Compromisso com a sustentabilidade. Atuação Responsável Um compromisso da Indústria Química Atuação Responsável Compromisso com a sustentabilidade O Atuação Responsável é uma ética empresarial, compartilhada pelas empresas associadas à Abiquim Missão do Atuação Responsável Promover o aperfeiçoamento

Leia mais

Caderno Orientativo de Consultorias Tecnológicas em Alimentos

Caderno Orientativo de Consultorias Tecnológicas em Alimentos Caderno Orientativo de Consultorias Tecnológicas em Alimentos Caderno Orientativo de Consultorias Tecnológicas em Alimentos SEBRAETec V.01 2015 Sumário Consultoria Tecnológicas em Alimentos... 3 Observações

Leia mais

RESOLUÇÃO N 10, DE 22 DE MAIO DE 2003

RESOLUÇÃO N 10, DE 22 DE MAIO DE 2003 RESOLUÇÃO N 10, DE 22 DE MAIO DE 2003 Publicada no DOU de 28/05/2003, seção 1, págs 4 e 5. O DIRETOR DO DEPARTAMENTO DE INSPEÇÃO DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL, DA SECRETARIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA, DO MINISTÉRIO

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DO REPRESENTANTE DO ESTABELECIMENTO IDENTIFICAÇÃO DO ESTABELECIMENTO. Resultados

IDENTIFICAÇÃO DO REPRESENTANTE DO ESTABELECIMENTO IDENTIFICAÇÃO DO ESTABELECIMENTO. Resultados Auditoria nº IDENTIFICAÇÃO DO REPRESENTANTE DO ESTABELECIMENTO Nome: Categoria profissional: Função IDENTIFICAÇÃO DO ESTABELECIMENTO Nome: Morada: Telefone: Número de trabalhadores: Período de laboração:

Leia mais

Uso de boas práticas agrícolas e produção integrada de maracujá

Uso de boas práticas agrícolas e produção integrada de maracujá Uso de boas práticas agrícolas e produção integrada de maracujá O que são Boas Práticas Agrícolas? Fábio Gelape Faleiro Por que utilizar as BPA na propriedade? Exemplos de Boas Práticas Agrícolas Princípios

Leia mais

AS NOVAS EXIGÊNCIAS PARA AS INDÚSTRIAS EM RELAÇÃO À GESTÃO DA SEGURANÇA DOS ALIMENTOS

AS NOVAS EXIGÊNCIAS PARA AS INDÚSTRIAS EM RELAÇÃO À GESTÃO DA SEGURANÇA DOS ALIMENTOS 1 AS NOVAS EXIGÊNCIAS PARA AS INDÚSTRIAS EM RELAÇÃO À GESTÃO DA SEGURANÇA DOS ALIMENTOS HÉRCULES DE LUCENA LIRA AGO/11 RELEMBRANDO ALGUNS FATOS SOBRE DOENÇAS VEICULADAS POR ALIMENTOS CASO RESORT BLUE TREE

Leia mais

Ciências do Ambiente

Ciências do Ambiente Universidade Federal do Paraná Engenharia Civil Ciências do Ambiente Aula 12 Gestão Ambiental Profº Cristovão Fernandes 1 Normas da Sério ISSO 14.000 ISO 14000 tem como principal foco a gestão ambiental

Leia mais

Módulo 7. NBR ISO Interpretação dos requisitos: 4.3.3, 4.4, 4.4.1, 4.4.2, 4.4.3, 4.4.4, Exercícios

Módulo 7. NBR ISO Interpretação dos requisitos: 4.3.3, 4.4, 4.4.1, 4.4.2, 4.4.3, 4.4.4, Exercícios Módulo 7 NBR ISO 14001 - Interpretação dos requisitos: 4.3.3, 4.4, 4.4.1, 4.4.2, 4.4.3, 4.4.4, 4.4.5 Exercícios 4.3 Planejamento 4.3.3 Objetivos e metas e programa de gestão ambiental A organização deve

Leia mais

25 Produção Integrada

25 Produção Integrada 25 Produção Integrada e Boas Práticas Agropecuárias (BPA) Daniel Trento do Nascimento André Luis Bonnet Alvarenga Sérgio Agostinho Cenci 405 O que são boas práticas agropecuárias (BPA)? Boas práticas agropecuárias

Leia mais

Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria. Daterra Franca - Fazenda São João. Resumo Público 13/12/ /11/ /11/ /11/2016

Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria. Daterra Franca - Fazenda São João. Resumo Público 13/12/ /11/ /11/ /11/2016 Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria Resumo Público Daterra Franca - Fazenda São João Produto(s) da fazenda: Café Arábica Imaflora Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola

Leia mais

OHSAS 18001:2007 SAÚDE E SEGURANÇA OCUPACIONAL

OHSAS 18001:2007 SAÚDE E SEGURANÇA OCUPACIONAL OHSAS 18001:2007 SAÚDE E SEGURANÇA OCUPACIONAL Requisitos gerais, política para SSO, identificação de perigos, análise de riscos, determinação de controles. CICLO DE PDCA (OHSAS 18001:2007) 4.6 ANÁLISE

Leia mais

Módulo 5 Requisito 8 Validação, verificação e melhoria do Sistema de Gestão da Segurança de Alimentos Etapas para implementação do APPCC e da ISO

Módulo 5 Requisito 8 Validação, verificação e melhoria do Sistema de Gestão da Segurança de Alimentos Etapas para implementação do APPCC e da ISO Módulo 5 Requisito 8 Validação, verificação e melhoria do Sistema de Gestão da Segurança de Alimentos Etapas para implementação do APPCC e da ISO 22000 Processo de Certificação 8 Validação, verificação

Leia mais

Fruticultura Geral. Prof a Railene Hérica Carlos Rocha (UFCG/CCTA/UAGRA) Unidade VI

Fruticultura Geral. Prof a Railene Hérica Carlos Rocha (UFCG/CCTA/UAGRA) Unidade VI Fruticultura Geral Prof a Railene Hérica Carlos Rocha (UFCG/CCTA/UAGRA) Unidade VI Histórico Criado na Europa na década de 70 Redução de uso de agroquímicos e de sustentabilidade da atividade frutícola

Leia mais

Implementação de BPF e APPCC Responsabilidade

Implementação de BPF e APPCC Responsabilidade Implementação de BPF e APPCC Responsabilidade 1 PORQUE QUALIDADE? A MAIORIA DOS CLIENTES NÃO SE QUEIXA DA MÁ QUALIDADE Eles mudam de fornecedor Sem qualidade não se sobrevive! 2 As legislações vigentes

Leia mais

Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria. Fazendas Dona Nenem e São João Grande. Resumo Público

Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria. Fazendas Dona Nenem e São João Grande. Resumo Público Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria Resumo Público Fazendas Dona Nenem e São João Grande Produto(s) da fazenda: Café Arábica Imaflora Instituto de Manejo e Certificação Florestal e

Leia mais

SEGURANÇA ALIMENTAR Sistema HACCP

SEGURANÇA ALIMENTAR Sistema HACCP SEGURANÇA ALIMENTAR Sistema HACCP Aplicação de um conjunto de acções para a produção de alimentos sãos. Normas gerais e específicas de higiene e medidas de controlo necessárias por forma a garantir a segurança

Leia mais

Questões sobre a IS014001

Questões sobre a IS014001 Professor: Carlos William Curso/ Disciplina/Período: Administração/ Gestão Ambiental/ 2º ano Aluno: Lázaro Santos da Silva Questões sobre a IS014001 1. A NBR ISO 14001:2004 foi concebida para estabelecer

Leia mais

Sistemas da Qualidade

Sistemas da Qualidade Mestrado em Engenharia Alimentar Sistemas da Qualidade ISO 22000 Profª Anabela Raymundo anabraymundo@isa.ulisboa.pt Mestrado em Engenharia Alimentar Mestrado em Engenharia Alimentar Antes de pensar na

Leia mais

TREINAMENTOS DE CAPACITAÇÃO FOOD DESIGN CALENDÁRIO 2016

TREINAMENTOS DE CAPACITAÇÃO FOOD DESIGN CALENDÁRIO 2016 ABRIL / 2016 1 Normas reconhecidas pelo GFSI - IFS, BRC e FSSC 22000 Visão geral das Normas 4 Introdução à Cultura de Segurança de Alimentos R$ 637,00 5 a 7 Workshop de BPF / GMP para Gestores - Teoria

Leia mais

Autoridade de Segurança Alimentar e Económica. Maria Adelaide Teles

Autoridade de Segurança Alimentar e Económica. Maria Adelaide Teles Autoridade de Segurança Alimentar e Económica Maria Adelaide Teles Segurança Alimentar Legislação aplicável Regulamento (CE) Nº 178/2002 do Parlamento Europeu e do Conselho de 28 de janeiro de 2002 Criação

Leia mais

G_PublicSummary. Data do Resumo Público: Data do envio do relatório: Data do inicio da auditoria: Data do final da auditoria:

G_PublicSummary. Data do Resumo Público: Data do envio do relatório: Data do inicio da auditoria: Data do final da auditoria: Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria para Administradores de Grupo Resumo Público Grupo Ruiz Coffees Brasil Produto(s) do grupo: Café Arábica Imaflora Instituto de Manejo e Certificación

Leia mais

IV GAMA HORTOFRUTÍCOLA EM PORTUGAL: INVESTIGAÇÃO E INDUSTRIALIZAÇÃO

IV GAMA HORTOFRUTÍCOLA EM PORTUGAL: INVESTIGAÇÃO E INDUSTRIALIZAÇÃO IV GAMA HORTOFRUTÍCOLA EM PORTUGAL: INVESTIGAÇÃO E INDUSTRIALIZAÇÃO LEGISLAÇÃO APLICÁVEL AO SECTOR Ana Paula Bico, DGAV/DSNA IV gama do Prado ao Prato Consumidor final Embalamento Processamento /Transformação

Leia mais

Doutoranda: Carolina de Gouveia Mendes

Doutoranda: Carolina de Gouveia Mendes UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO UFERSA DISCIPLINA: INSPEÇÃO DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL Doutoranda: Carolina de Gouveia Mendes 2012.2 INTRODUÇÃO Principais ferramentas - garantia da inocuidade,

Leia mais

Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria. Fazenda Pinhal e Santo Antonio. Resumo Público 08/02/ /01/ /12/ /12/2016

Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria. Fazenda Pinhal e Santo Antonio. Resumo Público 08/02/ /01/ /12/ /12/2016 Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria Resumo Público Fazenda Pinhal e Santo Antonio Produto(s) da fazenda: Café Arábica Imaflora Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES ASSOCIADAS DE ENSINO - FAE São João da Boa Vista SP Tel./fax (0xx19) /

CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES ASSOCIADAS DE ENSINO - FAE São João da Boa Vista SP Tel./fax (0xx19) / MESTRADO ACADÊMICO EM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E QUALIDADE DE VIDA CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES ASSOCIADAS DE ENSINO - FAE São João da Boa Vista SP Tel./fax (0xx19)-3623-3022 / 0800-173022 ISO

Leia mais

Info Frutas & Hortícolas

Info Frutas & Hortícolas Info Frutas & Hortícolas Informação do Sector dos Frutos e Produtos Hortícolas www.cap.pt Abril de 2015 Produção primária de vegetais / Higiene nos géneros alimentícios O Regulamento (CE) n.º 852/2004,

Leia mais

CGCRE/INMETRO. Metrologia e Qualidade em Laboratório

CGCRE/INMETRO. Metrologia e Qualidade em Laboratório CGCRE/INMETRO Metrologia e Qualidade em Laboratório Alexandre Dias de Carvalho Chefe da Equipe de Avaliação de Laboratórios adcarvalho@inmetro.gov.br Metrologia Ciência da medição É uma das funções básicas

Leia mais

Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria para Administradores de Grupo. Grupo Natural Estate Coffee. Resumo Público.

Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria para Administradores de Grupo. Grupo Natural Estate Coffee. Resumo Público. Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria para Administradores de Grupo Resumo Público Grupo Natural Estate Coffee Produto(s) do grupo: Café Arábica Imaflora Instituto de Manejo e Certificação

Leia mais

Neste estabelecimento as melhores técnicas disponíveis para este sector adotadas incidiram sobre os seguintes aspetos:

Neste estabelecimento as melhores técnicas disponíveis para este sector adotadas incidiram sobre os seguintes aspetos: Este estabelecimento corresponde ao estado mais avançado de desenvolvimento da atividade e dos métodos de operação/fabrico, incluindo as tecnologias utilizadas e a forma como a instalação foi projetada

Leia mais

PROGRAMAS DE SEGURANÇA E HORTALIÇAS. Dilma Scala Gelli

PROGRAMAS DE SEGURANÇA E HORTALIÇAS. Dilma Scala Gelli PROGRAMAS DE SEGURANÇA EM PÓS-COLHEITA P DE FRUTAS E HORTALIÇAS AS Dilma Scala Gelli Segurança a dos alimentos relacionados com frutas e hortaliças as Está relacionada com o controle de perigos e respectivos

Leia mais

CERTIS Controlo e Certificação, Lda. Manual de Registos Rubricas...

CERTIS Controlo e Certificação, Lda. Manual de Registos Rubricas... PEDIDO DE CERTIFICAÇÃO, ANALISE DE CANDIDATURA E DELIBERAÇÃO PARA MODOS DE PRODUÇÃO (MP2) N.º OC Entidade: 1 Identificação: Identificação do Cliente Morada Código postal - N.º de contribuinte Nome da unidade

Leia mais

Como elaborar um MANUAL DE BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO (1ª PARTE)

Como elaborar um MANUAL DE BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO (1ª PARTE) Como elaborar um MANUAL DE BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO (1ª PARTE) Introdução Deve retratar a política da empresa; produção de alimento seguro; empresas terceirizadas; Deve retratar a política da empresa

Leia mais

6º Encontro Regional dos Produtores de Maracujá Núcleo Rural Pipiripau Planaltina-DF

6º Encontro Regional dos Produtores de Maracujá Núcleo Rural Pipiripau Planaltina-DF Secretaria de Estado de Agricultura e Desenvolvimento Rural do DF - SEAGRI 6º Encontro Regional dos Produtores de Maracujá Núcleo Rural Pipiripau Planaltina-DF BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS NA PRODUÇÃO DE MARACUJÁ

Leia mais

NOSSA POLÍTICA AMBIENTAL

NOSSA POLÍTICA AMBIENTAL A PUMA TAMBORES, com o objetivo de divulgar a sua política ambiental e conscientizar seus fornecedores e prestadores de serviços quanto aos aspectos ambientais, elaborou este Manual de Requisitos Ambientais

Leia mais

RSQM-DO DECLARAÇÃO_DOCUMENTADA_PROCESSO_DE_CERTIFICAÇÃO-ELETRODOMÉSTICOS

RSQM-DO DECLARAÇÃO_DOCUMENTADA_PROCESSO_DE_CERTIFICAÇÃO-ELETRODOMÉSTICOS Processo de Certificação Eletrodomésticos e Similares O que é OCC? Organismos de Certificação Credenciado (Acreditado) pelo INMETRO Conduzem e concedem a certificação de conformidade, com base em normas

Leia mais

GLOBALG.A.P. (EUREPGAP) Sistema Integrado de Garantia da Produção Cadeia de Custódia Pontos de Controle e Critérios de Cumprimento

GLOBALG.A.P. (EUREPGAP) Sistema Integrado de Garantia da Produção Cadeia de Custódia Pontos de Controle e Critérios de Cumprimento GLOBALG.A.P. (EUREPGAP) Sistema Integrado de Garantia da Produção Cadeia de Custódia Pontos de Controle e Critérios de Cumprimento VERSÃO EM PORTUGUÊS FINAL TEMPORÁRIA Por favor consulte a versão em inglês

Leia mais

ANEXO 9 TABELA DE PREÇOS POR SOLUÇÃO SEBRAETEC

ANEXO 9 TABELA DE PREÇOS POR SOLUÇÃO SEBRAETEC ANEXO 9 TABELA DE PREÇOS POR SOLUÇÃO SEBRAETEC TABELA DE PREÇOS DE SERVIÇOS TECNOLÓGICOS SEBRAETEC MODALIDADE ORIENTAÇÃO (valores R$) ÁREA TIPO DE SERVIÇO MEI / Produtor SUBÁREA/SOLUÇÃO Rural ME EPP Análise

Leia mais

ISO 22000:2005 SISTEMA DE GESTÃO DA SEGURANÇA DE ALIMENTOS FORMAÇÃO DE AUDITOR LÍDER

ISO 22000:2005 SISTEMA DE GESTÃO DA SEGURANÇA DE ALIMENTOS FORMAÇÃO DE AUDITOR LÍDER ISO 22000:2005 SISTEMA DE GESTÃO DA SEGURANÇA DE ALIMENTOS FORMAÇÃO DE AUDITOR LÍDER Este curso é certificado pelo IRCA Conselho Diretivo ref. Certificação - A17061 e atende o requisito de treinamento

Leia mais

LISTA DE VERIFICAÇÃO

LISTA DE VERIFICAÇÃO LISTA DE VERIFICAÇÃO Tipo de Auditoria: AUDITORIA DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE Auditados Data Realização: Responsável: Norma de Referência: NBR ISO 9001:2008 Auditores: 4 SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE

Leia mais

PAC. Programas de Autocontrole

PAC. Programas de Autocontrole PAC Programas de Autocontrole Necessidade de oferecer POA com sanidade e qualidade Adequação às normas operacionais para execução do SIE Adesão ao SISBI/SUASA Crescente melhora nas adequações e implementação

Leia mais

Gerencial Industrial ISO 9000

Gerencial Industrial ISO 9000 Gerencial Industrial ISO 9000 Objetivo: TER UMA VISÃO GERAL DO UM SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE: PADRÃO ISO 9000 Qualidade de Processo Qualidade do produto não se atinge de forma espontânea. A qualidade

Leia mais

Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria. Fazenda da Nossa Senhora da Guia. Resumo Público 31/07/ /06/ /06/ /06/2017

Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria. Fazenda da Nossa Senhora da Guia. Resumo Público 31/07/ /06/ /06/ /06/2017 Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria Resumo Público Fazenda da Nossa Senhora da Guia Produto(s) da fazenda: Café Arábica Imaflora - Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola

Leia mais

Programa de Gestão Ambiental (PGA) SF 2017/18 e SF 2018/19. Unidade Barra Grande

Programa de Gestão Ambiental (PGA) SF 2017/18 e SF 2018/19. Unidade Barra Grande Programa de Gestão Ambiental (PGA) SF 2017/18 e SF 2018/19 Unidade Barra Grande Sumário 1. Introdução 2. Objetivo 3. Filosofia Empresarial 4. Diretrizes de Sustentabilidade 5. Protocolo Etanol Mais Verde

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) Sustentabilidade

POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) Sustentabilidade POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) Sustentabilidade POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) A CONCERT Technologies S.A. prioriza a segurança de seus Colaboradores, Fornecedores,

Leia mais

Data 20 de março a 09 de abril de ,5 5,5 5,5 3,5 4,5 3,0 4,0 5,0 6,0 5,5 5 3,0 3,5 3,5 3,5 3,5. 14h00-17h00. 14h00-14h00-14h h00-18h00

Data 20 de março a 09 de abril de ,5 5,5 5,5 3,5 4,5 3,0 4,0 5,0 6,0 5,5 5 3,0 3,5 3,5 3,5 3,5. 14h00-17h00. 14h00-14h00-14h h00-18h00 Local: ACIF-CCIM (Rua dos Aranhas, nº 26) Entidade Formadora: ACIF-CCIM Formador(es): Engª Patrícia Assunção e Engº Miguel Rodrigues Área de Formação: 621 Produção Agrícola e Animal Data e Horário: Dias

Leia mais

Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria. Fazenda Osvaldo Cruz. Resumo Público 03/04/ /03/ /02/ /02/2017

Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria. Fazenda Osvaldo Cruz. Resumo Público 03/04/ /03/ /02/ /02/2017 Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria Resumo Público Fazenda Osvaldo Cruz Produto(s) da fazenda: Café Arábica Imaflora Instituto de Manejo e Certificación Florestal e Agrícola "Estrada

Leia mais

Três insumos que não podem faltar na sua construção: madeira, pedras e inovação

Três insumos que não podem faltar na sua construção: madeira, pedras e inovação Três insumos que não podem faltar na sua construção: madeira, pedras e inovação Soluções Sebraetec para a Indústria da Construção Civil, Rochas Ornamentais, Plástico, Madeira e Metalmecânico PARA O SEU

Leia mais

BRC Sistema de Gestão da Qualidade

BRC Sistema de Gestão da Qualidade Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior Agrária Licenciatura em Engenharia Alimentar Gestão Qualidade BRC Sistema de Gestão da Qualidade Realizado por: Andreia Rocha nº3526 Liliana Sousa nº3600

Leia mais

Todos os Nossos Combos São Ajustáveis às Necessidades de Sua Empresa.

Todos os Nossos Combos São Ajustáveis às Necessidades de Sua Empresa. Todos os Nossos Combos São Ajustáveis às Necessidades de Sua Empresa. A Bee Assessoria & Consultoria, fundada em julho de 2015, oferece soluções integradas e abrangentes de Gestão Responsável para Sustentabilidade,

Leia mais

ANEXO 4.10 PROCEDIMENTO DE AUDITORIA DE PROCESSOS DE MANUTENÇÃO

ANEXO 4.10 PROCEDIMENTO DE AUDITORIA DE PROCESSOS DE MANUTENÇÃO ANEXO 4.10 PROCEDIMENTO DE AUDITORIA DE PROCESSOS DE MANUTENÇÃO - 1 - Definições Auditoria de Processos de Manutenção É a verificação sistemática e documentada que permite avaliar o grau de adequação dos

Leia mais

RELATÓRIO DE AUDITORIA

RELATÓRIO DE AUDITORIA DATA DA AUDITORIA: 24 de abril 2015 AUDITOR: Carlos César Fiocchi Farmacêutico RG:15.726.026-4 CRF-SP: 14093 EMPRESA: Razão Social: Mader Comercial Importadora Química e Farmacêutica Ltda Nome Fantasia:

Leia mais

Implementação das Boas Práticas de Fabricação

Implementação das Boas Práticas de Fabricação Implementação das Boas Práticas de Fabricação Suplementar Nutrição Animal Dourados-MS Luiz Henrique Xavier da Silva Zootecnista UFGD Discente do PGZ UFGD Assistente de Qualidade - Suplementar 1 Índices

Leia mais

PRODUÇÃO DE MUDAS ALÉM DA CERTIFICAÇÃO, O EXEMPLO DO CITROS.

PRODUÇÃO DE MUDAS ALÉM DA CERTIFICAÇÃO, O EXEMPLO DO CITROS. XXXVIII Congresso Paulista de Fitopatologia PRODUÇÃO DE MUDAS ALÉM DA CERTIFICAÇÃO, O EXEMPLO DO CITROS. Christiano Cesar Dibbern Graf Diretor Presidente Citrograf Mudas FEVEREIRO/2015 HISTÓRICO DO SISTEMA

Leia mais

Programa de Gestão Econômica, Social e Ambiental da Soja Brasileira

Programa de Gestão Econômica, Social e Ambiental da Soja Brasileira Programa de Gestão Econômica, Social e Ambiental da Soja Brasileira Organizadores Parceiros UFV LINHAS DE AÇÃO I. Qualidade de vida no trabalho II. Melhores práticas de produção e serviço III. Viabilidade

Leia mais

CHECKLIST DE AUDITORIA INTERNA ISO 9001:2008

CHECKLIST DE AUDITORIA INTERNA ISO 9001:2008 4 Sistema de gestão da qualidade 4.1 Requisitos gerais A CICON CONSTRUTORA E INCORPORADORA: Determina, documenta, implementa e mantêm um sistema de gestão da qualidade para melhorar continuamente a sua

Leia mais

Regulamento (CE) n. 852/2004 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 29 de Abril de 2004

Regulamento (CE) n. 852/2004 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 29 de Abril de 2004 Regulamento (CE) n. 852/2004 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 29 de Abril de 2004 relativo à higiene dos géneros alimentícios http://europa.eu.int/scadplus/leg/pt/lvb/ f84001.htm Âmbito de aplicação

Leia mais

DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS

DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS GLOSSÁRIO Danilo José P. da Silva Série Sistema de Gestão Ambiental Viçosa-MG/Janeiro/2011 Glossário

Leia mais