PORTUGUÊS - 1 o ANO MÓDULO 63 PREPOSIÇÃO E INTERJEIÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PORTUGUÊS - 1 o ANO MÓDULO 63 PREPOSIÇÃO E INTERJEIÇÃO"

Transcrição

1 PORTUGUÊS - 1 o ANO MÓDULO 63 PREPOSIÇÃO E INTERJEIÇÃO

2

3

4 Fixação 1) Leia com atenção este texto de Leon Eliachar: A moda Depois da folha de parreira, a mulher não fez outra coisa senão mudar a posição e o padrão da folha, que hoje tem o nome de vestido. Durante algum tempo, a mulher se cobria de tal maneira que só se lhe viam os olhos. O pudor foi abrindo mão de seus direitos em benefício da elegância e, de acordo com o figurino a vergonha se vem deslocando de um lado para outro: uma vez é feio mostrar os joelhos, outra vez é o pescoço, outra vez o braço e muitas das vezes é feio não mostrar nada. Identifique a classe gramatical das palavras sublinhadas abaixo: a) Depois da folha de parreira, a mulher não fez outra coisa (...) b) (...) de acordo com o figurino, a vergonha se vem deslocando de um lado para outro (...)

5 Fixação 2) Identifique as preposições do primeiro quadrinho:

6 ixação ) Leia a tira a, publicada no jornal O Globo e observe a crítica irônica na fala de Helga, no egundo quadrinho: ) Qual o valor semântico das preposições que ocorrem no provérbio do primeiro quadrinho? ) Que expressão do segundo quadrinho apresenta uma preposição de mesmo valor semântico ue a sublinhada em casa de ferreiro?

7 Fixação 4) (PUC) No final da Guerra Civil americana, o ex-coronel ianque (...) sai à caça do soldado desertor que realizou assalto a trem com confederados. (O Estado de S.Paulo) O uso da preposição com permite diferentes interpretações da frase anterior. a) Reescreva-a de duas maneiras diversas, de modo que haja um sentido diferente em cada uma. b) Indique, para cada uma das relações, a noção expressa pela preposição com.

8 ixação ) Identifique e classifique as interjeições do primeiro e do segundo quadrinho da tira abaixo, ublicada no jornal O Globo:

9 Fixação 6) Em qual das alternativas a palavra em destaque indica um estado emotivo e é interjeição? a) Mundo louco, dias vãos... b) Arre! Como foi acontecer isso! c) Nossa Senhora das Graças, agradeço-vos. d) Meu pai, meu irmão, os meus eram fracos, fracos... e) O susto foi enorme.

10 ixação ) Depois a mãe recolhe as velas, torna a guardá-las na bolsa. Os vocábulos em destaque são, respectivamente: ) pronome pessoal oblíquo, preposição, artigo; ) artigo, preposição, pronome pessoal oblíquo; ) artigo, pronome demonstrativo, pronome pessoal oblíquo; ) artigo, preposição, pronome demonstrativo; ) preposição, pronome demonstrativo, pronome pessoal oblíquo. d

11 Fixação 8) Assinale a alternativa em que a preposição esteja estabelecendo a mesma relação: a) De outra extemidade, ele sorriu de satisfação. b) Nada mais havia sobre o banco, onde os padres sentados falavam sobre a criação. (José Lins do Rego) c) Os dois jagunços com Vitorino, dirigiram-se ao Sítio Santa Rosa, cuja casa iam cobrir com cal. (José Lins do Rego) d) Nada mais sabia sobre o tal regulamento sobre que discutiam com veemência. (Jorge Amado)

12 ixação ) Escolha a opção que apresenta preposições que indiquem relações de instrumento, lugar posse. ) Com isso, ela melhora ; Virei no Natal ; Falo de política. ) Atacou-a com isso ; Parei com o sinal vermelho ; Roubaram o relógio dele. ) Venha com ela ; Pare de falar ; Pegue a criança dele. ) Os guardas batiam de cassetete ; Houve reação na faculdade, Comíamos o doce da vovó.

13 Fixação 10) Identifique as preposições da propaganda abaixo: O MBA de Gestão Empresarial da Trevisan é um curso de resultados: de imediato o profissional agrega valor ao seu negócio. (Jornal do Brasil)

14 Proposto 1) Identifique as interjeições e seus valores semânticos nas tiras abaixo: a) O MENINO MALUQUINHO b) RECRUTA ZERO

15 Proposto 2) Na frase Veio-me a desagradável impressão de que todo mundo reparava nas minhas galochas, as palavras destacadas são respectivamente: a) pronome pessoal, substantivo, contração de preposição com artigo. b) pronome pessoal, adjetivo, contração de preposição com artigo. c) pronome indefinido, adjetivo, preposição. d) pronome indefinido, advérbio, preposição. e) pronome possessivo, substantivo, conjunção.

16 Proposto 3) Em que alternativa salvo não é preposição? a) Partiram todos, salvo os doentes. b) Agora todos estão salvos, exceto o velho barqueiro. c) No desastre todos se feriram, embora levemente, salvo o motorista que morreu. d) Salvo melhor juízo, julgo que a expressão é correta.

17 Proposto 4) De todas as garotas da classe Paula foi a que mais me impressionou. Gostaria de ter ido a sua festa com ela. Eu a convidei, mas ela não aceitou. As palavras destacadas são respectivamente: a) pronome obliquo, artigo, preposição. b) pronome demonstrativo, preposição, pronome oblíquo. c) pronome oblíquo, preposição, pronome oblíquo. d) pronome demonstrativo, preposição, artigo. e) preposição, artigo, pronome demonstrativo.

18 Proposto 5) O que desejava... Ah! Esquecia-se. Agora se recordava da viagem que tinha feito pelo sertão, a cair de fome. (Graciliano Ramos) A alternativa em que a preposição de expressa a mesma ideia que possui em... a cair de fome é: a) De tanto gritar, sua voz ficou rouca. b) De grão em grão, a galinha enche o papo. c) De noite todos os gatos são pardos. d) Chegaram cedo de Cruzeiro do Sul. e) Trazia no bolso uma caneta de prata.

19 Proposto 6) A cigarra começa a cantar assim que a primavera a desperta. Nas suas quatro ocorrências do período acima, a palavra a classifica-se, respectivamente, como: a) artigo, preposição, artigo, pronome. b) artigo, pronome, preposição, pronome. c) pronome, artigo, pronome, artigo. d) artigo, pronome, preposição, artigo. e) artigo, preposição, pronome, artigo.

20 Proposto 7) As relações expressas pelas preposições estão corretas na sequência: I) Saí com ela. II) Ficaram sem um tostão. III) Esconderam o lápis de Maria. IV) Ela prefere viajar de navio. V) Estudou para passar. a) companhia, falta, posse, meio, fim; b) falta, companhia, posse, fim, meio; c) companhia, falta, posse, fim, meio; d) companhia, posse, falta, meio, fim; e) companhia, falta, meio, posse, fim.

21 Proposto O projeto Montanha Limpa, desenvolvido desde 1992, por meio da parceria entre o Parque Nacional de Itatiaia e a Dupont, visa amenizar os problemas causados pela poluição em forma de lixo deixado por visitantes desatentos. (Folheto do Projeto Montanha Limpa do Parque Nacional de Itatiaia) 8) (ITA) A preposição que indica que o Projeto Montanha Limpa continua até a publicação do folheto é: a) entre; b) por (por visitantes); c) em; d) por (pela poluição); e) desde.

Aluno(a): Nº. Pré Universitário Uni-Anhanguera. Lista de Exercícios

Aluno(a): Nº. Pré Universitário Uni-Anhanguera. Lista de Exercícios Lista de Exercícios Pré Universitário Uni-Anhanguera Aluno(a): Nº. Professor: Patrícia Série: 3º Ano Disciplina: Português Data da prova: 1. Na oração "Ninguém está perdido se der amor...", a palavra grifada

Leia mais

5º ano. Atividade de Estudo de Português - 21/10/2016

5º ano. Atividade de Estudo de Português - 21/10/2016 4 Atividade de Estudo de Português - 21/10/2016 5º ano Leia o texto abaixo, em seguida responda. PECHADA O apelido foi instantâneo. No primeiro dia de aula, o aluno novo já estava sendo chamado de Gaúcho.

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA TEXTO 1. De onde vem a narradora e protagonista do texto? (0,4) 2. Para a autora o que apagava as lembranças de sua infância? (0,4) 3. Retire do texto dois

Leia mais

Pronomes. Podem substituir ou acompanhar um nome ou substantivo. Ele esteve aqui ontem. Ele esteve aqui e criticou o seu projeto.

Pronomes. Podem substituir ou acompanhar um nome ou substantivo. Ele esteve aqui ontem. Ele esteve aqui e criticou o seu projeto. Pronomes Podem substituir ou acompanhar um nome ou substantivo. Ele esteve aqui ontem. Ele esteve aqui e criticou o seu projeto. Pessoais Possessivos Demonstrativos Relativos Indefinidos Interrogativos

Leia mais

ATIVIDADE DE ESTUDO 3º PERÍODO: Concordância do verbo com o Sujeito; Tipos de Predicado; Verbo de Ligação e Predicativo do Sujeito

ATIVIDADE DE ESTUDO 3º PERÍODO: Concordância do verbo com o Sujeito; Tipos de Predicado; Verbo de Ligação e Predicativo do Sujeito Ensino Fundamental Nível II LÍNGUA PORTUGUESA NOME: NÚMERO: / /2012 GRAMÁTICA F-7 ATIVIDADE DE ESTUDO 3º PERÍODO: Concordância do verbo com o Sujeito; Tipos de Predicado; Verbo de Ligação e Predicativo

Leia mais

Assuntos Muito Importantes Para as Provas IBFC

Assuntos Muito Importantes Para as Provas IBFC Assuntos Muito Importantes Para as Provas IBFC O texto apresenta uma estrutura cujo o processo de composição predominante é o narrativo. Todos os elementos abaixo são característicos desse tipo de texto,

Leia mais

Língua Portuguesa. Profª. Fernanda Machado

Língua Portuguesa. Profª. Fernanda Machado Língua Portuguesa Profª. Fernanda Machado Classes de palavras são agrupamentos de palavras que mantêm características comuns. Na Língua Portuguesa existem 10 classes de palavras: Substantivo Adjetivo Artigo

Leia mais

ATIVIDADE DE ESTUDO 3º PERÍODO: Pronome

ATIVIDADE DE ESTUDO 3º PERÍODO: Pronome Ensino Fundamental Nível II LÍNGUA PORTUGUESA NOME: NÚMERO: / /2012 GRAMÁTICA F-6 ATIVIDADE DE ESTUDO 3º PERÍODO: Pronome 1) Leia. a) Na última frase Eu prefiro quando eles correm atrás de mim!, o pronome

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO Língua Portuguesa

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  Língua Portuguesa Desafio de Língua Portuguesa 5 ano EF 1D 2015 1/ 6 CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 1 o DESAFIO CENM - 2015 Língua Portuguesa Direção: Ano : 5 Ef 1. Do depoimento a seguir, foram retirados

Leia mais

Formato dos Dicionários Unitex-PB

Formato dos Dicionários Unitex-PB APÊNDICE A E ste apêndice tem por objetivo apresentar os campos e códigos utilizados nos dicionários que compõem o Unitex-PB. A.1 Estrutura das entradas: Palavra,canônica.Classe+traços:flexão Cada verbete

Leia mais

1. ARTIGO É uma palavra que determina outra classe de palavra chamada de substantivo. Divide-se em: - Artigo definido: o, a, os, as.

1. ARTIGO É uma palavra que determina outra classe de palavra chamada de substantivo. Divide-se em: - Artigo definido: o, a, os, as. CURSO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO PARÁ DATA 11/08/2016 DISCIPLINA PORTUGUÊS PROFESSOR RICARDO ERSE MONITOR LUCIANA FREITAS AULA: 06 CLASSES GRAMATICAIS Ementa Na aula de hoje serão abordados

Leia mais

Preposiçãoé a palavra que une dois ou mais termos da oração, assim estabelecendo entre eles uma relação de subordinação em que o segundo termo

Preposiçãoé a palavra que une dois ou mais termos da oração, assim estabelecendo entre eles uma relação de subordinação em que o segundo termo Preposiçãoé a palavra que une dois ou mais termos da oração, assim estabelecendo entre eles uma relação de subordinação em que o segundo termo depende do primeiro. Assim, se esses elementos não estiverem

Leia mais

SUJEITO + PRONOME RELATIVO + VERBO + COMPLEMENTO. Ex.: Este é o assunto que fiz referência semana passada.

SUJEITO + PRONOME RELATIVO + VERBO + COMPLEMENTO. Ex.: Este é o assunto que fiz referência semana passada. PREPOSIÇÃO Ordem Direta da Oração: Sujeito + verbo + Complemento Ex.: Todos gostam de carnaval. Todos gostam carnaval. PREPOSIÇÃO QUEM ALGO ALGUÉM ALGUMA COISA SUJEITO + PRONOME RELATIVO + VERBO + COMPLEMENTO

Leia mais

Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2017. PROFESSOR: Daniel DISCIPLINA: Português SÉRIE: 9 ano ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental

Leia mais

Conteúdo a ser estudado. Prova de 00 a 8,0 pontos. Módulo 1 - Pág. 8 a 55 Módulo 2 Pág. 56 a 89 Módulo 3 Pág. 104 a 141

Conteúdo a ser estudado. Prova de 00 a 8,0 pontos. Módulo 1 - Pág. 8 a 55 Módulo 2 Pág. 56 a 89 Módulo 3 Pág. 104 a 141 Série Disciplina Conteúdo a ser estudado Prova de 00 a 8,0 pontos. Trabalho de 00 a 2,0 pontos. 6 ANO LÍNGUA PORTUGUESA - VESPERTINO TRABALHO DE ZERO A DOIS PONTOS Módulo 1 - Pág. 8 a 55 Módulo 2 Pág.

Leia mais

Colégio Mauricio Salles de Mello

Colégio Mauricio Salles de Mello Colégio Mauricio Salles de Mello Brasília, de de 20 Professor(a): Aluno(a): Ano: Turma: PLANO SEMANAL 5º ANO Semana de 12/09 a 25/09/2017 As mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar.

Leia mais

Classes Gramaticais: Palavras Invariáveis

Classes Gramaticais: Palavras Invariáveis Classes Gramaticais: Palavras Invariáveis A Preposição Conceito É a palavra que liga dois termos quaisquer, estabelecendo entre eles, em geral, uma relação semântica. É invariável: não possui plural, nem

Leia mais

BARROS, Sônia. O segredo da xícara cor de nuvem. Moderna, Página 1 de 9-16/07/2015-9:07

BARROS, Sônia. O segredo da xícara cor de nuvem. Moderna, Página 1 de 9-16/07/2015-9:07 PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 5 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== Através de uma singela narrativa,

Leia mais

Classes Gramaticais: Palavras Variáveis

Classes Gramaticais: Palavras Variáveis Classes Gramaticais: Palavras Variáveis Substantivo Conceito É a palavra que nomeia tudo: sentimentos, ações, qualidades e seres em geral. Flexiona-se em gênero e número, além de assumir a categoria de

Leia mais

Leia o poema a seguir, de Carlos Drummond de Andrade, e responda às questões 1 e 2.

Leia o poema a seguir, de Carlos Drummond de Andrade, e responda às questões 1 e 2. PROFESSOR(A): DISCIPLINA: ALUNO(A): Nº SÉRIE: TURMA: TURNO: DATA: / /2017. Leia o poema a seguir, de Carlos Drummond de Andrade, e responda às questões 1 e 2. Ainda que mal Ainda que mal pergunte, ainda

Leia mais

O QUE É A CRASE? (preposição exigida pelo verbo ir + artigo acompanha o substantivo cidade)

O QUE É A CRASE? (preposição exigida pelo verbo ir + artigo acompanha o substantivo cidade) CRASE O QUE É A CRASE? Crase é a união, a fusão de duas vogais iguais. A crase é representada pelo acento grave (`). Observe com atenção as construções abaixo: Ex.: Hoje você irá A + A cidade. (preposição

Leia mais

EXERCÍCIOS DE LÍNGUA PORTUGUESA RECUPERAÇÃO FINAL 6º ANO PROFª. FABIANA DE ALMEIDA

EXERCÍCIOS DE LÍNGUA PORTUGUESA RECUPERAÇÃO FINAL 6º ANO PROFª. FABIANA DE ALMEIDA EXERCÍCIOS DE LÍNGUA PORTUGUESA RECUPERAÇÃO FINAL 6º ANO PROFª. FABIANA DE ALMEIDA 1) Determine a quantidade de fonemas e de letras das palavras: a) carro- b) avião- c) motocicleta- d) caminhão- e) kombi-

Leia mais

MORFOLOGIA CLASSE GRAMATICAL. SUBSTANTIVO: é o que dá nome a todos os seres: vivos, inanimados, racionais, irracionais a fim de identificação.

MORFOLOGIA CLASSE GRAMATICAL. SUBSTANTIVO: é o que dá nome a todos os seres: vivos, inanimados, racionais, irracionais a fim de identificação. MORFOLOGIA CLASSE GRAMATICAL SUBSTANTIVO: é o que dá nome a todos os seres: vivos, inanimados, racionais, irracionais a fim de identificação. PREPOSIÇÃO É a classe de palavras que liga palavras entre si;

Leia mais

Pronomes: As pessoas do Discurso

Pronomes: As pessoas do Discurso Pronomes: As pessoas do Discurso Os pronomes são palavras que substituem ou acompanham outras palavras, principalmente os substantivos. Podem também remeter a palavras, orações e frases expressas anteriormente.

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO LÍNGUA PORTUGUESA

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  LÍNGUA PORTUGUESA CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 3 o DESAFIO CENM - 2013 LÍNGUA PORTUGUESA Direção: ANO: 4 EF 1. Leia a história a seguir. A) O que deixa este texto engraçado é: (a) o fato do supermercado

Leia mais

Associação dos Profissionais Tradutores / Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais de Mato Grosso do Sul - APILMS

Associação dos Profissionais Tradutores / Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais de Mato Grosso do Sul - APILMS Curso Básico de LIBRAS Comunicando com as Mãos de Judy Esminger Associação dos Profissionais Tradutores / Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais de Mato Grosso do Sul - Curso Básico de LIBRAS Ilustração:

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO Língua Portuguesa

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  Língua Portuguesa Desafio de Língua Portuguesa 5 ano EF 1D 2016 1/ 6 CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 1 o DESAFIO CENM 2016 Língua Portuguesa Direção: Ano: 5 Ef 1. Júlia quis mandar uma mensagem para seu amigo

Leia mais

EXERCÍCIOS REVISIONAIS DE LÍNGUA PORTUGUESA 3º BIMESTRE

EXERCÍCIOS REVISIONAIS DE LÍNGUA PORTUGUESA 3º BIMESTRE Nome: Nº.: Ano: 6 T.: Profª: Fabiana Almeida Data: 01/09/2015 EXERCÍCIOS REVISIONAIS DE LÍNGUA PORTUGUESA 3º BIMESTRE 1) Reescreva as frases, substituindo as palavras sublinhadas pelo pronome pessoal correspondente:

Leia mais

ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS

ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS R RECUPERAÇÃO SEMESTRAL 6º Ano do Ensino Fundamental Disciplina: Português TEXTO I 1) O anúncio de telefone celular acima apresenta a palavra dancei em situações diferentes. Leia

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS CARLA 9º ANO

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS CARLA 9º ANO LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS CARLA 9º ANO 1. Os verbos destacados no poema a seguir classificam-se quanto à predicação, como (0,5) Não quero aparelhos para navegar. Ando naufragado, Ando sem destino.

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO LÍNGUA PORTUGUESA

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  LÍNGUA PORTUGUESA CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 3 o DESAFIO CENM - 2015 LÍNGUA PORTUGUESA 1. Explique o uso do pronome demonstrativo na tira abaixo. Direção: ANO : 5 EF Complete as frases usando adequadamente

Leia mais

Pronomes pessoais do caso reto

Pronomes pessoais do caso reto 21 Pronomes pessoais do caso reto As borboletas Todos admiram as borboletas. Elas enfeitam a natureza. Estão sempre voando em busca de alimento e suas asas coloridas são uma alegria para os nossos olhos.

Leia mais

Desequilíbrio Ecológico

Desequilíbrio Ecológico Desafio de Língua Portuguesa 5 ano EF 3D 2014 1/ 6 1. Leia o texto: CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 3 o DESAFIO CENM - 2014 LÍNGUA PORTUGUESA Desequilíbrio Ecológico Os coelhos não existiam

Leia mais

- Transitivo direto e indireto O garoto ofereceu. - Verbo intransitivo Ele morreu. A criança dormiu.

- Transitivo direto e indireto O garoto ofereceu. - Verbo intransitivo Ele morreu. A criança dormiu. - Transitivo direto e indireto O garoto ofereceu - Verbo intransitivo Ele morreu. A criança dormiu. COMPLEMENTO NOMINAL É o termo que completa o sentido de uma palavra que não seja verbo. Assim, pode referir-se

Leia mais

É mesmo uma festa, Um baú no sótão, Um navio pirata no mar, Um foguete perdido no ar, É amigo e companheiro.

É mesmo uma festa, Um baú no sótão, Um navio pirata no mar, Um foguete perdido no ar, É amigo e companheiro. FICHA DA SEMANA 5º ANO Instruções: 1- Cada atividade terá uma data de realização e deverá ser entregue a professora no dia seguinte; 2- As atividades deverão ser copiadas e respondidas no caderno de acordo

Leia mais

REVISÃO PROFESSORA FÁTIMA DANTAS

REVISÃO PROFESSORA FÁTIMA DANTAS REVISÃO PROFESSORA FÁTIMA DANTAS RELATOS DE VIAGEM Características e finalidade VAMOS RECORDAR? O autor regista fatos e acontecimentos ocorridos ao longo de uma viagem, por meio de suas próprias perspectivas

Leia mais

EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO FINAL

EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO FINAL INSTITUTO GEREMARIO DANTAS Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Fone: (21) 21087900 Rio de Janeiro RJ www.igd.com.br Aluno(a): 6º Ano: Nº Professora: Fabiana Gomes Data: / /2016 COMPONENTE CURRICULAR:

Leia mais

BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I

BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I Nome: Professor(a): Ano: 7º Data: / /2014 nº Turma: Sem limite para crescer BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I 1º Trimestre Leia o poema a seguir. À primeira vista corpo de Capela Cristina, com menos

Leia mais

REVISÃO DE GRAMÁTICA E ORTOGRAFIA

REVISÃO DE GRAMÁTICA E ORTOGRAFIA Cuiabá, de de 2015. Nome: 7º Ano. REVISÃO DE GRAMÁTICA E ORTOGRAFIA 1 Leia e responda as questões a seguir - A- B- C- D- E 2-3- Assinalar a alternativa na qual o pronome pessoal está empregado de forma

Leia mais

Crase. Manoel Francisco Guaranha

Crase. Manoel Francisco Guaranha Crase Manoel Francisco Guaranha Crase: fusão da preposição mais: Refiro-me à mulher de azul Artigo feminino a Aquele(s) Refiro-me àquele(s) senhor(es). Refiro-me àquela(s) senhora(s) Aquela(s) Aquilo Refiro-me

Leia mais

Aluno: Nº: 1) Os termos destacados da fábula a seguir são adjuntos adverbiais. Identifique as circunstâncias que cada um deles expressa.

Aluno: Nº: 1) Os termos destacados da fábula a seguir são adjuntos adverbiais. Identifique as circunstâncias que cada um deles expressa. TER 7ºAno 4º Bimestre 2014 Aluno: Nº: Vamos rever Adjunto Adverbial Adjunto Adverbial é o termo que exprime circunstâncias de modo, lugar, tempo, intensidade... modificando o verbo e, mais raramente, o

Leia mais

Concurseiro. Espaço do. Português Prof. Joaquim Bispo. Sinta-se a vontade para estudar conosco. O seu espaço de preparação para concursos públicos

Concurseiro. Espaço do. Português Prof. Joaquim Bispo. Sinta-se a vontade para estudar conosco. O seu espaço de preparação para concursos públicos Espaço do Concurseiro Sinta-se a vontade para estudar conosco Português Prof. Joaquim Bispo O seu espaço de preparação para concursos públicos 1 Aulas Aula Conteúdo Página 1 Emprego das classes e palavras

Leia mais

PORTUGUÊS 2009 (IBGE / AGENTE CENSITÁRIO MUNICIPAL / CESGRANRIO / 2009) A AVENTURA DO COTIDIANO

PORTUGUÊS 2009 (IBGE / AGENTE CENSITÁRIO MUNICIPAL / CESGRANRIO / 2009) A AVENTURA DO COTIDIANO PORTUGUÊS 2009 Parábola da falta d água: A AVENTURA DO COTIDIANO Vivia faltando água naquela fábrica. O dono da fábrica tinha de se valer de um sujeito que lhe trazia uma pipa d água regularmente, ao preço

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Conteúdo: Recuperação do 4 Bimestre L. Portuguesa Artigo de Opinião Adjunto Adverbial e Classificação Adjunto Adnominal Complemento Nominal Aposto e Vocativo Obs.:

Leia mais

LISTA Nº 44 6º ANO 1- SUBSTANTIVO 6 - VERBO 2- ARTIGO 7 - ADVÉRBIO 3 - ADJETIVO 8 - PREPOSIÇÃO 4 - NUMERAL 9 - CONJUNÇÃO 5 - PRONOME 10 - INTERJEIÇÃO

LISTA Nº 44 6º ANO 1- SUBSTANTIVO 6 - VERBO 2- ARTIGO 7 - ADVÉRBIO 3 - ADJETIVO 8 - PREPOSIÇÃO 4 - NUMERAL 9 - CONJUNÇÃO 5 - PRONOME 10 - INTERJEIÇÃO Nome: nº Data de Entrega: 24/10/2014 Prof.ª: Fernanda Menezes de Carvalho DESCRIÇÃO: REVISÃO: CLASSES GRAMATICAIS LISTA Nº 44 6º ANO Na língua portuguesa há dez classes de palavras ou classes gramaticais:

Leia mais

PRONOMES Pronomes Prof. Fábio Martins

PRONOMES Pronomes Prof. Fábio Martins PRONOMES Pronomes Prof. Fábio Martins Artigo s Adjetivo s Substantivos Pronomes Numerai s Funções do Pronome: Onde você estaria se não fosse eu? Ninguém me valoriza nesta casa Substitui o substantivo

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Nome: Questões para estudo 4º Bimestre N.: 7 Ano Ensino Fundamental II Seus filhos são o que você come Uma pesquisa feita na Universidade Federal de Santa Catarina

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA

LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA P1-3º BIMESTRE 6º ANO FUNDAMENTAL II Aluno (a): Turno: Turma: Unidade Data: / /2016 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Reconhecer e saber classificar os numerais. Reconhecer e saber

Leia mais

Apresentação 11 Lista de abreviações 13. Parte I: NATUREZA, ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA LINGUAGEM

Apresentação 11 Lista de abreviações 13. Parte I: NATUREZA, ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA LINGUAGEM Sumário Apresentação 11 Lista de abreviações 13 Parte I: NATUREZA, ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA LINGUAGEM O homem, a linguagem e o conhecimento ( 1-6) O processo da comunicação humana ( 7-11) Funções da

Leia mais

Português Desafio Gramatical - Atividades Criadas

Português Desafio Gramatical - Atividades Criadas Português Desafio Gramatical - Atividades Criadas Aluno: Ficha: Turma: Data: Material\Fundamental_II\Matemática\F8\F_038 Por: Alice, Joana, José e Letícia 1) Andando pela rua, João vê o anúncio de um curso

Leia mais

COLÉGIO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA. Programa de Recuperação Final

COLÉGIO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA. Programa de Recuperação Final COLÉGIO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Programa de Recuperação Final 3ª Etapa 2010 Disciplina: Professor (a): Carlos Kalani Aluno (a): Valor: 10 pontos Ano: 2 Turma: 2AD-FG Nota: Caro aluno, você está recebendo

Leia mais

A humanidade investe em pesquisas, aprimora tecnologias, busca outros mundos. Mas também cria realidades que parecem estar...

A humanidade investe em pesquisas, aprimora tecnologias, busca outros mundos. Mas também cria realidades que parecem estar... NOME: TURMA: UNIDADE: NOTA: DATA DE ENTREGA: 13 / 07 / 2016 TEXTO I A humanidade investe em pesquisas, aprimora tecnologias, busca outros mundos. Mas também cria realidades que parecem estar... ALÉM DA

Leia mais

Os alunos fizeram uma visita ao zoológico, onde puderam observar várias espécies de animais.

Os alunos fizeram uma visita ao zoológico, onde puderam observar várias espécies de animais. Uso do onde e aonde O advérbio é uma classe de palavras cuja função gramatical é acompanhar e modificar um verbo, exprimindo a circunstância da ação verbal, por isso o nome ad-vérbio, ou seja, a palavra

Leia mais

Linguagem Língua portuguesa. Preposição e sua construção de sentido

Linguagem Língua portuguesa. Preposição e sua construção de sentido Linguagem Língua portuguesa Preposição e sua construção de sentido Conceito Preposições: ligam palavras e orações, isoladamente NÃO possuem função sintática, possuem na frase um valor semântico. A função

Leia mais

BANCO DE QUESTÕES - PORTUGUÊS - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

BANCO DE QUESTÕES - PORTUGUÊS - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - PORTUGUÊS - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================== A FÁBULA é uma

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 1 o DESAFIO CENM - 2013 LÍNGUA PORTUGUESA Direção: ANO: 4 EF 1- Complete a cantiga de roda, escrevendo nas linhas nomes de cinco colegas de classe que iniciem

Leia mais

Português - Sinónimos e antónimos. 1. Dos apontamentos, copia a definição de sinónimos. 2. Dos apontamentos, copia a definição de antónimos.

Português - Sinónimos e antónimos. 1. Dos apontamentos, copia a definição de sinónimos. 2. Dos apontamentos, copia a definição de antónimos. A1 Dos apontamentos, copia a definição de sinónimos. 2. Dos apontamentos, copia a definição de antónimos. A1R Sinónimos são palavras que têm um sentido semelhante. 2. Antónimos são palavras que têm um

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA 5ºAno 1.5 LÍNGUA PORTUGUESA 1º período 5 de abril de 2016 Cuide da organização da sua prova. Escreva de forma legível. Fique atento à ortografia e elabore respostas claras. Tudo isso será considerado na

Leia mais

SINTAXE. Acesse e veja nossos produtos:

SINTAXE. Acesse e veja nossos produtos: SINTAXE Veja várias dicas de português para facilitar seu aprendizado. Saiba de forma clara e objetiva muitos termos da sintaxe e tire suas dúvidas sobre os principais temas voltados à sintaxe. Este material

Leia mais

Disciplina: Língua Portuguesa Data da realização: 26/09/2016. Pronomes Pessoais

Disciplina: Língua Portuguesa Data da realização: 26/09/2016. Pronomes Pessoais Ficha da semana 4º ano A e B Instruções: 1 Cada atividade terá uma data de realização e deverá ser entregue à professora no dia seguinte 2 As atividades deverão ser copiadas e respondidas no caderno de

Leia mais

DATA: 02 / 05 / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA:

DATA: 02 / 05 / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 02 / 05 / 206 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

Nome: Série: Disciplina: Professor (a):

Nome: Série: Disciplina: Professor (a): Nome: Série: Nota: Disciplina: Professor (a): Rosaura e Arlete Exercícios de Fixação Recuperação 1º Semestre 8º Ano 1. Substitua as expressões destacadas pelos pronomes oblíquos átonos correspondentes

Leia mais

Usa-se ainda, neste caso, sujeito antes do verbo ou a palavra interrogativa no fim da oração: De quem você falava? Ele comprou o quê?

Usa-se ainda, neste caso, sujeito antes do verbo ou a palavra interrogativa no fim da oração: De quem você falava? Ele comprou o quê? Usa-se ainda, neste caso, sujeito antes do verbo ou a palavra interrogativa no fim da oração: De quem você falava? Ele comprou o quê? 7. ) Nas orações exclamativas, de sentido optativo ou não, é frequente

Leia mais

14/09/2016 PAUTA: PRONOMES RELATIVOS

14/09/2016 PAUTA: PRONOMES RELATIVOS 14/09/2016 PAUTA: PRONOMES RELATIVOS Pronomes O que é? Definição de pronome Classe gramatical variável que acompanha um nome ou substitui um nome. Quando acompanha recebe o nome de pronome adjetivo: Ex.

Leia mais

a) Pelo resultado dos exames, os alunos da minha sala foram considerados brilhantes. b) O almoço do dia dos pais na casa de meu avô estava delicioso.

a) Pelo resultado dos exames, os alunos da minha sala foram considerados brilhantes. b) O almoço do dia dos pais na casa de meu avô estava delicioso. 5. A ANÁLISE DOS FATOS 1. Nos parágrafos a seguir há algumas falas de personagens que deveriam estar destacadas. Identifique essas falas e destaque-as com aspas. 2. Identifique os substantivos a que se

Leia mais

MUTIRÃO 2017 CONCEITOS GRAMATICAIS. Profas. Beatriz, Carolina e Joyce. Resumo teórico

MUTIRÃO 2017 CONCEITOS GRAMATICAIS. Profas. Beatriz, Carolina e Joyce. Resumo teórico MUTIRÃO 2017 CONCEITOS GRAMATICAIS Resumo teórico Profas. Beatriz, Carolina e Joyce Os advérbios são as classes de palavra que acrescentam circunstâncias à frase. Apesar de comumente serem apresentados

Leia mais

TEXTO I EU, O LIVRO. 1. (1,2) Sobre o texto I, faça as questões propostas: a) Identifique o narrador do texto I.

TEXTO I EU, O LIVRO. 1. (1,2) Sobre o texto I, faça as questões propostas: a) Identifique o narrador do texto I. NOME: TURMA: UNIDADE: NOTA: DATA DE ENTREGA: 05 / 07 / 2017 TEXTO I EU, O LIVRO Sou muito especial. Minha tecnologia é insuperável. Funciono sem fios, bateria, pilhas ou circuitos eletrônicos. Sou útil

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO Língua Portuguesa

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  Língua Portuguesa Desafio de Língua Portuguesa 4 ano EF 4D 2013 1/ 5 1. Observe a tirinha e faça o que se pede: CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 4 o DESAFIO CENM - 2013 Língua Portuguesa Direção: Ano: 4 Ef

Leia mais

Sujeito Simples. Sujeito Composto antes do verbo O verbo vai para o plural concordando com o sujeito. 18/12/2009. Ele chegou tarde.

Sujeito Simples. Sujeito Composto antes do verbo O verbo vai para o plural concordando com o sujeito. 18/12/2009. Ele chegou tarde. Sujeito Simples O verbo concorda em número e pessoa com o sujeito. Ele chegou tarde. Nós voltaremos logo. Sujeito Composto antes do verbo O verbo vai para o plural concordando com o sujeito. Rafa e Edu

Leia mais

EXERCÍCIOS DE LÍNGUA PORTUGUESA RECUPERAÇÃO FINAL 6º ANO PROFª. CLÁUDIA DINIZ

EXERCÍCIOS DE LÍNGUA PORTUGUESA RECUPERAÇÃO FINAL 6º ANO PROFª. CLÁUDIA DINIZ 1) Leia: EXERCÍCIOS DE LÍNGUA PORTUGUESA RECUPERAÇÃO FINAL 6º ANO PROFª. CLÁUDIA DINIZ A respeito da relação entre os fonemas e as letras, assinale os itens que expressam essas conclusões: (a) Um fonema

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO. Língua Portuguesa Ano : 4 Ef

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO. Língua Portuguesa Ano : 4 Ef Desafio de Língua Portuguesa 4 ano EF 2D 2016 1/ 7 CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO Direção: www.cenm.com.br 2 o DESAFIO CENM - 2016 Língua Portuguesa Ano : 4 Ef 1. Leia e observe o que acontece nas duas

Leia mais

Interpretação de texto Flores (Titãs)

Interpretação de texto Flores (Titãs) Olhei até ficar cansado de ver os meus olhos no espelho Chorei por ter despedaçado As flores que estão no canteiro Os punhos e os pulsos cortados E o resto do meu corpo inteiro Há flores cobrindo o telhado

Leia mais

REVISÃO PROFESSORA CAMILLA

REVISÃO PROFESSORA CAMILLA REVISÃO PROFESSORA CAMILLA RELATOS DE VIAGEM Características e finalidade VAMOS RECORDAR? O autor regista fatos e acontecimentos ocorridos ao longo de uma viagem, por meio de suas próprias perspectivas

Leia mais

PROVA DE SELEÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA. Candidato (a):

PROVA DE SELEÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA. Candidato (a): PROVA DE SELEÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA SÉRIE: 7º ANO Data: 21/11/2015 Candidato (a): Valor: 10 Obtido: Leia estes quadrinhos de Angeli. Angeli. Ozzy 1, Caramba! Mas que garoto rabugento! São Paulo: Companhia

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO Língua Portuguesa

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  Língua Portuguesa Desafio de Língua Portuguesa 5 ano EF 2D 2016 1/ 6 1. Observe a gravura. CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 2 o DESAFIO CENM - 2016 Língua Portuguesa Direção: Ano : 5 Ef Quem aguenta coruja

Leia mais

ATIVIDADES PARA RECUPERAÇÃO PARALELA Língua Portuguesa PROFESSOR (A): TURMA: 1ª Série EM

ATIVIDADES PARA RECUPERAÇÃO PARALELA Língua Portuguesa PROFESSOR (A): TURMA: 1ª Série EM ATIVIDADES PARA RECUPERAÇÃO PARALELA Língua Portuguesa PROFESSOR (A): TURMA: 1ª Série EM REVISÃO 1) Leia o trecho do texto: Simplesmente insuportável. Ninguém, a não ser ele, sabia nada; sem ele talvez

Leia mais

PORTUGUÊS CONCORDÂNCIA NOMINAL (ESTUDO DIRIGIDO)

PORTUGUÊS CONCORDÂNCIA NOMINAL (ESTUDO DIRIGIDO) Instituto de Educação Infantil e Juvenil 9º ANO Inverno, 2017. Londrina, de. Nome: PORTUGUÊS CONCORDÂNCIA NOMINAL (ESTUDO DIRIGIDO) Leia a frase abaixo e reescreva-a utilizando as normas gramaticais. O

Leia mais

Colégio Mauricio Salles de Mello

Colégio Mauricio Salles de Mello Colégio Mauricio Salles de Mello Brasília, de de 20 Professor(a): Aluno(a): Ano: Turma: PLANO SEMANAL 4º ANO Semana de 08/11 a 28/11/2016 O mundo fica mais bonito com a sua presença. Você é o que há de

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA AVALIAÇÃO AVALIAÇÃO DA UNIDADE II PONTUAÇÃO: 7,5 PONTOS

LÍNGUA PORTUGUESA AVALIAÇÃO AVALIAÇÃO DA UNIDADE II PONTUAÇÃO: 7,5 PONTOS DA UNIDADE II PONTUAÇÃO: 7,5 PONTOS Questão 01 Leia este trecho: Ninguém esquece um episódio de Os Simpsons Aquela estupidez memorável do Homer não sai da sua cabeça? Questão 01 Você não é o único. Seriado

Leia mais

ADJETIVOS: indicam qualidades dos seres.

ADJETIVOS: indicam qualidades dos seres. CLASSES DE PALAVRAS Adjetivos Prof. Daniel ADJETIVOS: indicam qualidades dos seres. Adjetivos: escola excelente, pernas longas, pernas másculas Locuções adjetivas: escola de excelência, pernas de girafa,

Leia mais

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA CRASE

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA CRASE A CRASE INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA CRASE Dizem que a crase não foi inventada para humilhar ninguém. No entanto, sabemos muito bem que seu uso adequado dá um certo trabalho a todos que escrevemos. O primeiro

Leia mais

Data: / /2013. Identifique os artigos que aparecem na tira e escreva a sua classificação.

Data: / /2013. Identifique os artigos que aparecem na tira e escreva a sua classificação. Colégio João Paulo I Porque pensar diferente faz bem Nome: Data: / /2013 REVISÃO DE PORTUGUÊS 5º Ano 3 Bimestre 1ª Questão: Leia a tira: Identifique os artigos que aparecem na tira e escreva a sua classificação.

Leia mais

Morfologia: 10 Classes gramaticais

Morfologia: 10 Classes gramaticais Português para Concursos Prof. Elias Santana Morfologia: 10 Classes gramaticais 1.1 Substantivo 1.2 Artigo 1.3 Adjetivo 1.4 Numeral 1.5 Pronome 1. Área dos Nomes 1 Ex1: O garoto estudioso. Ex2: Várias

Leia mais

Revisão de Língua Portuguesa para o CMPA Profª Cleusa

Revisão de Língua Portuguesa para o CMPA Profª Cleusa Revisão de Língua Portuguesa para o CMPA Profª Cleusa Encontros vocálicos: - ditongo: v + sv ou sv + v na mesma sílaba (noi-te) Pode ser: oral: sé-rie nasal: não crescente: sv+v á-gua/ de-lí-cia decrescente:

Leia mais

PARTÍCULA EXPLETIVA OU DE REALCE

PARTÍCULA EXPLETIVA OU DE REALCE FUNÇÕES DO QUE? Aqui estudaremos todas as classes gramaticais a que a palavra que pertence. SUBSTANTIVO A palavra que será substantivo, quando tiver o sentido de qualquer coisa ou alguma coisa, é sempre

Leia mais

Adjetivo. Por que não usamos o meu celular? Telefones celulares não devem ser usados em aula.

Adjetivo. Por que não usamos o meu celular? Telefones celulares não devem ser usados em aula. Nome: Nº: Turma: Português 2º ano Adjetivo Mérope Abr/09 Adjetivo Por que não usamos o meu celular? Telefones celulares não devem ser usados em aula. Se o substantivo é definido pelas gramáticas como a

Leia mais

Minha terra tem palmeiras, Onde canta o sabiá; As aves, que aqui gorjeiam, Não gorjeiam como lá.

Minha terra tem palmeiras, Onde canta o sabiá; As aves, que aqui gorjeiam, Não gorjeiam como lá. PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - PORTUGUÊS - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================== Texto 1 Canção

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 9 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª DINANCI SILVA PROFª. SHIRLEY VASCONCELOS

LÍNGUA PORTUGUESA 9 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª DINANCI SILVA PROFª. SHIRLEY VASCONCELOS LÍNGUA PORTUGUESA 9 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª DINANCI SILVA PROFª. SHIRLEY VASCONCELOS CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade I Tecnologia: corpo, movimento e linguagem na era da informação. 2 CONTEÚDOS E

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS E TRABALHO 2016 Disciplina: LINGUA PORTUGUESA - TEXTO Ano: 6 ano Ensino: F. II Professor: Valdeci Lopes

ROTEIRO DE ESTUDOS E TRABALHO 2016 Disciplina: LINGUA PORTUGUESA - TEXTO Ano: 6 ano Ensino: F. II Professor: Valdeci Lopes ROTEIRO DE ESTUDOS E TRABALHO 2016 Disciplina: LINGUA PORTUGUESA - TEXTO Ano: 6 ano Ensino: F. II Professor: Valdeci Lopes Dicas e roteiro de estudos para a avaliação 1. Faça a leitura da parte teórica

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO REITORIA. Avenida Rio Branco, 50 Santa Lúcia Vitória ES

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO REITORIA. Avenida Rio Branco, 50 Santa Lúcia Vitória ES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO REITORIA Avenida Rio Branco, 50 Santa Lúcia 29056-255 Vitória ES 27 3357-7500 PROCESSO SELETIVO Edital nº 37/2015 Programa Profuncionário Caderno

Leia mais

Nome: Número: Data: / / 2011 Série: 5ª Turma: Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Inês Pinheiro

Nome: Número: Data: / / 2011 Série: 5ª Turma: Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Inês Pinheiro Nome: Número: Data: / / 2011 Série: 5ª Turma: Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Inês Pinheiro Exercícios preparatórios com respostas para o exame de Língua Portuguesa Texto 01: Leia a tirinha a

Leia mais

PORTUGUÊS - 1 o ANO MÓDULO 23 PARALELISMO TEXTUAL

PORTUGUÊS - 1 o ANO MÓDULO 23 PARALELISMO TEXTUAL PORTUGUÊS - 1 o ANO MÓDULO 23 PARALELISMO TEXTUAL Fixação 1) Esquematize as frases a seguir, pondo em evidência os paralelismos: a) (...) sempre existem voluntários capazes de se mobilizar para dizer o

Leia mais

Provão. Língua Portuguesa 4 o ano. Vida da gente. Texto

Provão. Língua Portuguesa 4 o ano. Vida da gente. Texto Provão Língua Portuguesa 4 o ano Texto Vida da gente Todos os dias nós jogamos fora muitas coisas de que não precisamos mais. Para onde será que elas vão? Será que daria para usá-las novamente? Todo dia

Leia mais

BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I

BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I Nome: nº Professor(a): Ano: 7º Turma: Data: / /2013 Desconto Ortográfico: Sem limite para crescer BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I 3º Trimestre Leia o poema a seguir. À primeira vista corpo de Capela

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO Língua Portuguesa

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  Língua Portuguesa Desafio de Língua Portuguesa 5 ano EF 2D 2013 1/ 6 1. Leia esta tira de Mauricio de Souza. CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 2 o DESAFIO CENM - 2014 Língua Portuguesa Direção: Ano: 5 Ef A)

Leia mais

CALENDÁRIO DE PROVAS - P2 1º TRIMESTRE

CALENDÁRIO DE PROVAS - P2 1º TRIMESTRE 6º Ano Conteúdo Interpretação de texto, Livro Pitágoras até a página 65, Linguagem e língua, Linguagem verbal, não verbal e mista, Onomatopeia, Oralidade e escrita, norma padrão, tipos de frase. Livro

Leia mais

01- Leia o texto e responda à questão:

01- Leia o texto e responda à questão: PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 5 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== 01- Leia o texto e responda

Leia mais

Ano: 9 Turma: 9.1 / 9.2

Ano: 9 Turma: 9.1 / 9.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2013 Disciplina: Português Professor (a): Cris Souto Ano: 9 Turma: 9.1 / 9.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

Pronomes. Nomes são palavras com valor lexical, isto é, com significado em si mesmas.

Pronomes. Nomes são palavras com valor lexical, isto é, com significado em si mesmas. Pronomes Nome X Pronome Pronomes Nomes são palavras com valor lexical, isto é, com significado em si mesmas. Ex.: bola, azul, carro... Pronomes são palavras com valor gramatical, isto é, sem significação

Leia mais

1. A língua portuguesa é viva. Palavras e expressões surgem, outras são esquecidas e algumas até somem.

1. A língua portuguesa é viva. Palavras e expressões surgem, outras são esquecidas e algumas até somem. NOME: TURMA: UNIDADE: NOTA: DATA DE ENTREGA: 15 / 06 / 2016 TEXTO I MEU AMIGO MAIS ANTIGO Meu pai e minha mãe acreditavam que presente bom para o filho era livro. Meus colegas de grupo escolar era assim

Leia mais