Aula 1 O Código Civil Brasileiro: Por Marcelo Câmara

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aula 1 O Código Civil Brasileiro: Por Marcelo Câmara"

Transcrição

1 Por Marcelo Câmara

2 texto Sumário:

3 1.1-O textodireito Civil como ramo do Direito Privado. 1.2-O fenômeno da codificação. 1.3-A codificação civil brasileira. 1.4-O Código Civil de 2002: Estrutura Princípios norteadores Campo de incidência. 1.5-Direito Civil e a Constituição da República de 1988.

4 texto Desenvolvimento:

5 1.1-O Direito Civil como ramo do Direito Privado: O Direito Civil deve ser identificado como principal ramo do Direito Privado. É o instrumento de realização dos direitos fundamentais no âmbito das relações privadas.

6 1.1-O Direito Civil como ramo do Direito Privado: Regula as relações entre os particulares com fundamento em na igualdade jurídica e na autodeterminação. (liberdade). O direito civil extrai seu nome do latim cives (cidadãos) e se dirige ao núcleo da vida em sociedade, ou seja, às relações sociais travadas de pessoa a pessoa, desde o nascimento até a morte, ou até mesmo antes daquele e depois desta.

7 1.2-O fenômeno da codificação: Código é uma lei que busca disciplinar relações jurídicas da mesma natureza (civis, de consumo penais, etc.), organizando e sistematizando o direito material. Não se pode confundir código com consolidação (CLT), compilação e estatuto (ECA).

8 1.2-O fenômeno da codificação: Sob o ponto de vista histórico, todo Código deve ser visto como ponto de chegada, pois, embora tente projetar comportamentos futuros reflete acontecimentos passados e a sociedade atual por isso que a codificação deve evitar ao máximo a descrição de situações circunstanciadas e casuísticas, eis que o risco de se tornar obsoleta é muito maior.

9 1.2-O fenômeno da codificação: Vantagens - unificação do Direito vigente em uma determinada sociedade a partir de critérios uniformes; - estudo sistematizado do Direito;

10 1.2-O fenômeno da codificação: Desvantagens - fossilização do Direito, impedindo o desenvolvimento e o curso natural da evolução jurídica. OBS: Isso ocorreu principalmente nos Códigos oitocentistas, cujo modelo foi o Código Napoleão, em que os valores predominantes eram a propriedade e a autonomia da vontade.

11 1.2-O fenômeno da codificação: Desvantagens - a legislação codificada atende às exigências da vida social apenas no instante em que é estabelecida; - o apego à letra pura da Lei torna-se mais evidente, como se inexistisse Direito fora do Código.

12 1.3-A codificação civil brasileira: Antes do Código de 1916, o direito civil brasileiro era regulamentado pelas Ordenações Filipinas de 1603, com algumas adaptações. Até mesmo após a independência o Brasil não acabou com a aplicação deste diploma português, pois a Constituição de 1824 recepcionou as Ordenações.

13 1.3-A codificação civil brasileira: A Constituição do Império (1824) trazia disposição expressa pela elaboração de um Código Civil. A primeira manifestação nesse sentido foi a Consolidação das Leis Civis (1855) elaborada por Teixeira de Freitas, que foi o mesmo que redigiu o primeiro esboço do Código Civil. Este esboço, porém, não foi aceito.

14 1.3-A codificação civil brasileira: Depois de várias outras tentativas de codificação, o projeto de Clóvis Beviláqua, de forte influência pandectista, foi aceito em 1899, aprovado em 1915, promulgado em 1916, com vigência a partir de Foi a Lei de 01/01/1916 Código Civil dos Estados Unidos do Brasil, Presidente Wenceslau Braz.

15 1.4-O Código Civil de 2002: O Código Civil de 2002, seguindo a linha do Código de 1916, também é dividido em uma parte geral e livros especiais. A ordem de disposição dos livros que compõem a parte especial do atual Código reflete a tentativa do legislador de sistematizar o Direito Civil, conferindo lógica e coesão ao texto codificado.

16 1.4-O Código Civil de 2002: Em 11 de janeiro de 2003, entrou em vigor o novo Código Civil (Lei nº , de ), depois de tramitar por décadas no Congresso Nacional (desde 1968). Verdadeiro diploma da vida privada das pessoas, norteando suas condutas.

17 1.4.1-Estrutura: Estrutura do Código Civil de 1916: Parte Geral e Parte Especial (Família, Direito das Coisas, Obrigações e Sucessões). Estrutura do Código Civil de 2002: Parte Geral e Parte Especial (Obrigações, Empresa, Direito das Coisas, Família e Sucessões).

18 1.4.1-Estrutura: Considerando que a Lei de 2002 se destina a regular a vida privada das pessoas, observa-se através de simples visualização o seu gigantismos, como se verá no arquivo em anexo:

19 Princípios norteadores: Três princípios fundamentais do Código Civil de 2002: a) ETICIDADE: superar o apego do antigo Código ao rigor formal. O atual Diploma alia os valores técnicos aos valores éticos. Por isso percebe-se, muitas vezes a opção por normas genéricas ou cláusulas gerais, sem a preocupação de excessivo rigorismo conceitual.

20 Princípios norteadores: b) A SOCIALIDADE: Está presente no novo Código a socialidade em detrimento do caráter individualista do antigo Diploma civilista. Daí o predomínio do social sobre o individual. Um exemplo interessante neste sentido é o da função social da propriedade A Constituição da República deu uma fisionomia funcional social ao direito de propriedade, que no seu art. 5º, inciso XII, ao lado de garantir o direito de propriedade, logo em seguida no inciso XXIII.

21 Princípios norteadores: c) OPERABILIDADE: Diversas soluções normativas foram tomadas no sentido de possibilitar uma compreensão maior e mais simplificada para sua interpretação e aplicação pelo operador do Direito. Exemplo disso foram as distinções mais claras entre prescrição e decadência e os casos em que são aplicadas; estabeleceu-se a diferença objetiva entre associação e sociedade, servindo a primeira para indicar as entidades de fins não econômicos, e a última para designar as de objetivos econômicos

22 Campo de incidência: A área de incidência da Lei de 2002 serão aquelas tipificadas na própria lei ou por sua interpretação diante do caso concreto.

23 1.5-Direito Civil e a Constituição da República de 88: A Constituição de 1988, refletindo as mudanças nas relações familiares ocorridas ao longo do século XX deu um novo perfil aos institutos do direito de família. Assim o novo CC teve que adaptar-se aos novos ditames constitucionais aprofundando-os:

24 1.5-Direito Civil e a Constituição da República de 88: União Estável - reconhecida; Maioridade Civil - aos 18 anos; Regime de bens - pode ser alterado por acordo entre os cônjuges; Exames de DNA para comprovação de paternidade - a recusa implica em reconhecimento da filiação ; Filhos nascidos fora do casamento - não há mais distinção entre filhos;

25 1.5-Direito Civil e a Constituição da República de 88: Guarda dos filhos em caso de separação - os filhos podem ficar com o pai ou a mãe; Testamento - não mais precisa ser feito à mão pelo testador; Sucessão - o cônjuge passa a ser herdeiro necessário.

26 texto Conclusão:

27 texto Que a Força esteja com Todos! Vida Longa e Próspera:

28

Processo de Codificação

Processo de Codificação Eduardo Casassanta Processo de Codificação Desvantagens da Codificação Impede o desenvolvimento do direito, produto da vida social que não pode ficar circunscrito, limitado, aprisionado por estruturas

Leia mais

O Código Civil de 2002 (lei n /2002)

O Código Civil de 2002 (lei n /2002) O Código Civil de 2002 (lei n. 10.406/2002) - Comparações entre o Código Civil de 1916 e de 2002. - Princípios do Código Civil de 2002. - Direito Civil-constitucional Histórico da Codificação Civil no

Leia mais

O DIREITO CIVIL BRASILEIRO CONFORME O VIGENTE CÓDIGO CIVIL DE 2002 PARTE GERAL

O DIREITO CIVIL BRASILEIRO CONFORME O VIGENTE CÓDIGO CIVIL DE 2002 PARTE GERAL O DIREITO CIVIL BRASILEIRO CONFORME O VIGENTE CÓDIGO CIVIL DE 2002 1. Apresentação do Direito Civil: 1.1. Noções básicas; Conceito de Direito: PARTE GERAL Pessoas e Bens Destina-se a regular as relações

Leia mais

DA RECODIFICAÇÃO DO DIREITO CIVIL BRASILEIRO

DA RECODIFICAÇÃO DO DIREITO CIVIL BRASILEIRO JOSELI LIMA MAGALHÃES Mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco Professor Assistente de Direito Civil da Universidade Federal do Piauí e da Universidade Estadual do Piauí. Professor de

Leia mais

Aula 01 INTRODUÇÃO AO DIREITO. Profa. Zélia Prates

Aula 01 INTRODUÇÃO AO DIREITO. Profa. Zélia Prates Aula 01 INTRODUÇÃO AO DIREITO Introdução ao Direito O termo direito deriva do latim directum e significa: Aquilo que é reto de acordo com a Lei Qual é a função do Direito? o Direito? es humanas e dirime

Leia mais

Da reprodução assistida homóloga post mortem e a direita à sucessão legítima. Cód. barras: STJ (2012) SUMÁRIO INTRODUÇÃO...

Da reprodução assistida homóloga post mortem e a direita à sucessão legítima. Cód. barras: STJ (2012) SUMÁRIO INTRODUÇÃO... Da reprodução assistida homóloga post mortem e a direita à sucessão legítima Cód. barras: STJ00094960 (2012) SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 23 1 DA CONSTRUÇÃO DO INSTITUTO DA FILIAÇÃO E DE SUA PRETÉRITA CONCEITUAÇÃO

Leia mais

Nesse contexto, assevera Maria Helena Diniz: o direito só pode existir em função do homem (2012, p. 19).

Nesse contexto, assevera Maria Helena Diniz: o direito só pode existir em função do homem (2012, p. 19). 1. NOÇÕES INTRODUTÓRIAS AO DIREITO CIVIL 1.1. CONCEITO DE DIREITO Conceituar direito, por incrível que pareça, é uma das tarefas mais tormentosas na doutrina, tendo em vista a dificuldade de sua definição

Leia mais

Visão Geral do Livro IV do Novo Código Civil Maria Luiza Póvoa Cruz

Visão Geral do Livro IV do Novo Código Civil Maria Luiza Póvoa Cruz Visão Geral do Livro IV do Novo Código Civil Maria Luiza Póvoa Cruz Há muito que o nosso vigente modelo codificado (Lei nº 3.071, de 01 de janeiro de 1916), não atendia às demandas sociais e, via de conseqüência,

Leia mais

LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO LINDB...

LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO LINDB... Sumário Capítulo I LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO LINDB... 19 1. Noções introdutórias e funções da LINDB... 19 2. Vigência normativa... 20 2.1. Princípio da Continuidade ou Permanência...

Leia mais

Sumário. Agradecimentos Nota dos autores à 4ª edição Coleção sinopses para concursos Guia de leitura da Coleção...

Sumário. Agradecimentos Nota dos autores à 4ª edição Coleção sinopses para concursos Guia de leitura da Coleção... Sumário Agradecimentos... 13 Nota dos autores à 4ª edição... 15 Coleção sinopses para concursos... 17 Guia de leitura da Coleção... 19 Capítulo I LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO LINDB...

Leia mais

LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO LINDB...

LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO LINDB... Sumário Capítulo I LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO LINDB... 21 1. Noções introdutórias e funções da LINDB... 21 2. Vigência normativa... 22 2.1. Princípio da Continuidade ou Permanência...

Leia mais

LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO LINDB...

LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO LINDB... Capítulo 1 LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO LINDB... 21 1. Noções introdutórias e funções da LINDB... 21 2. Vigência normativa... 22 2.1. Princípio da Continuidade ou Permanência... 29

Leia mais

Os 10 Anos do Código Civil

Os 10 Anos do Código Civil Os 10 Anos do Código Civil 273 Viviane Tovar de Mattos Abrahão 1 INTRODUÇÃO A primeira questão que se coloca é a de se saber se, na verdade, temos um novo Código Civil ou se, ao contrário, uma atualização

Leia mais

Conteúdo: Introdução ao Estudo do Direito Civil: Descodificação; Diálogo de Fontes; Publicização do Direito; Constitucionalização do Direito.

Conteúdo: Introdução ao Estudo do Direito Civil: Descodificação; Diálogo de Fontes; Publicização do Direito; Constitucionalização do Direito. Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Civil (Parte Geral) / Aula 01 Professor: Rafael da Mota Mendonça Conteúdo: Introdução ao Estudo do Direito Civil: Descodificação; Diálogo de Fontes; Publicização

Leia mais

IUS RESUMOS. Direito Civil e o Código Civil de Organizado por: Samille Lima Alves

IUS RESUMOS. Direito Civil e o Código Civil de Organizado por: Samille Lima Alves Direito Civil e o Código Civil de 2002 Organizado por: Samille Lima Alves SUMÁRIO I. DIREITO CIVIL E O CÓDIGO CIVIL DE 2002... 3 1. Do Direito Civil... 3 1.1 Conceito de direito civil... 3 1.2 Princípios

Leia mais

FONTES DO DIREITO. Prof. Thiago Gomes

FONTES DO DIREITO. Prof. Thiago Gomes Prof. Thiago Gomes 1. CONTEXTUALIZAÇÃO QUAL FONTE VOCÊ PRECISA? 2. CONSIDERAÇÕES INICIAIS Expressão designa todas as representações que, de fato, influenciam a função criadora e aplicadora do Direito.

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Módulo 01 Parte Geral e Obrigações 01 Direito Civil Constitucional. Conceito, princípios e aplicação prática. Os princípios do Código Civil de 2002: eticidade, socialidade e operabilidade. 02 Lei de introdução

Leia mais

PATERNIDADE PRESUMIDA

PATERNIDADE PRESUMIDA Ivan Oliveira de Sousa 1 Deborah Cristiane Domingues de Brito 2 RESUMO O objetivo deste estudo é propor uma reflexão do tema Paternidade Presumida à luz da lei n.º 12.004/09, lei esta que no nosso entender

Leia mais

Direito Civil I Aula 1

Direito Civil I Aula 1 Direito Civil I Aula 1 Prof. Leonardo Klimeika Zanutto Leonardo Klimeika Zanutto Advogado e Consultor de Empresas Bacharel em Direito pela Universidade Braz Cubas Especialista em Direito Tributário pela

Leia mais

f ÅâÄtwÉ wx IED / V Çv t céä à vt `öüv t cxä áátü INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO CIÊNCIA POLÍTICA

f ÅâÄtwÉ wx IED / V Çv t céä à vt `öüv t cxä áátü INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO CIÊNCIA POLÍTICA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO CIÊNCIA POLÍTICA 01) Não se enquadra na subdivisão de "Público" o direito: a) Constitucional b) Administrativo. c) Judiciário / processual. d) Penal. e) Comercial. 02) Não

Leia mais

Aula 21. Estatuto da Pessoa com Deficiência

Aula 21. Estatuto da Pessoa com Deficiência Turma e Ano: Direito Processual Civil - NCPC (2016) Matéria / Aula: Estatuto da Pessoa com Deficiência (Parte I). Capacidade Civil (Parte I). / 21 Professor: Edward Carlyle Monitora: Laryssa Marques Aula

Leia mais

Ministério Público: Família e Sucessões. Oswaldo Peregrina Rodrigues

Ministério Público: Família e Sucessões. Oswaldo Peregrina Rodrigues Ministério Público: Família e Sucessões Oswaldo Peregrina Rodrigues Promotor de Justiça em São Paulo Professor Universitário (PUC/SP) Funções Essenciais à Justiça (CR/1988) Poder Judiciário (arts. 92/126)

Leia mais

INSTITUIÇÕES DE DIREITO

INSTITUIÇÕES DE DIREITO Instituições de Direito Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 1 INSTITUIÇÕES DE DIREITO Conceito de Direito: É o conjunto de regras jurídicas (Leis) que disciplinam as relações do homem que vive em sociedade.

Leia mais

LINDB - LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO

LINDB - LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO LINDB - LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO (LINDB)... 4 Introdução...4 Vigência da Lei...4 2. APLICAÇÃO E

Leia mais

Gustavo Rene Nicolau

Gustavo Rene Nicolau Evolução histórica do cônjuge na legislação brasileira Ordenações Filipinas Código Beviláqua Código Reale Direito real de habitação Art. 1.831. Ao cônjuge sobrevivente, qualquer que seja o regime de

Leia mais

Direito Civil Internacional:

Direito Civil Internacional: Direito Civil Internacional: : Pátrio Poder, Adoção, Alimentos, Tutela e Curatela Parte I Professora Raquel Perrota 1. Pátrio Poder - A compreensão da expressão pátrio poder permeia a sua evolução ao longo

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br História do direito privado nacional em síntese Sávio de Aguiar Soares Como citar este artigo: SOARES, Sávio de Aguiar. História do Direito Privado Nacional em síntese. Disponível

Leia mais

OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA.

OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA. OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. RELAÇÃO JURÍDICO - TRIBUTÁRIA... 4 Expressão Relação Jurídica...4 Conceito de Obrigação... 5 Obrigação Principal e Obrigação Acessória... 5 Obrigação

Leia mais

Pós-Graduação. Direito das Famílias e das Sucessões

Pós-Graduação. Direito das Famílias e das Sucessões Pós-Graduação Direito das Famílias e das Sucessões - 2017 Disciplinas: 1) Evolução Histórica do Direito das Famílias: do Patriarcalismo à Afetividade, Avanços e Retrocessos 2) Contornos Contemporâneos

Leia mais

Unidade I INSTITUIÇÕES DO DIREITO. Prof. Me. Edson Guedes

Unidade I INSTITUIÇÕES DO DIREITO. Prof. Me. Edson Guedes Unidade I INSTITUIÇÕES DO DIREITO Prof. Me. Edson Guedes 1. Introdução ao Direito 1.1 Origem do Direito: Conflitos humanos; Evitar a luta de todos contra todos; 1. Introdução ao Direito 1.2 Conceito de

Leia mais

MATERIAL DE LEITURA OBRIGATÓRIA AULA 03

MATERIAL DE LEITURA OBRIGATÓRIA AULA 03 PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DE FAMÍLIA E SUCESSÕES. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima 1-) Formatos Familiares Contemporâneos Conti.: a) Filiação Socioafetiva: Há equiparação da filiação

Leia mais

FORMAÇÃO DO DIREITO PRIVADO

FORMAÇÃO DO DIREITO PRIVADO FORMAÇÃO DO DIREITO PRIVADO Aula 3 IMPÉRIO ROMANO - 131 ORDENAÇÕES DO REINO 1446 Ordenações Afonsinas 1521 Ordenações Manuelinas 1603 Ordenações Filipinas 1 ORDENAÇÕES Lícita coisa é, que o comprador e

Leia mais

CONSIDERAÇÕES JURÍDICAS SOBRE A SENILIDADE: OS AVANÇOS DECORRENTES DA IMPLEMENTAÇÃO DO ESTATUTO DO IDOSO

CONSIDERAÇÕES JURÍDICAS SOBRE A SENILIDADE: OS AVANÇOS DECORRENTES DA IMPLEMENTAÇÃO DO ESTATUTO DO IDOSO CONSIDERAÇÕES JURÍDICAS SOBRE A SENILIDADE: OS AVANÇOS DECORRENTES DA IMPLEMENTAÇÃO DO ESTATUTO DO IDOSO Juvencio Almeida juvencio.almeida@hotmail.com, Universidade Federal da Paraíba Ana Karenina akr.almeida@gmail.com,

Leia mais

SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 15

SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 15 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 15 I Noções Introdutórias ao Direito Civil... 19 1.1 Conceito de Direito... 19 1.2 Direito Objetivo e Subjetivo...22 1.3 Situações Subjetivas...27 1.4 Relação Jurídica...28 1.5 Direito

Leia mais

Premissas para Reforma do Código Civil Sucessão Legítima

Premissas para Reforma do Código Civil Sucessão Legítima Premissas para Reforma do Código Civil Sucessão Legítima Ibdfam, agosto de 2012. José Fernando Simão Reformar? Reformar ou não reformar eis a questão? Mario Delgado: é papel do jurista atuar como construtor

Leia mais

DIREITO DO CONSUMIDOR

DIREITO DO CONSUMIDOR DIREITO DO CONSUMIDOR RESPONSABILIDADE CIVIL NO CDC Parte I Prof. Francisco Saint Clair Neto Desde os primórdios do Direito Romano, convencionou-se classificar a responsabilidade civil, quanto à origem,

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO I ÍNDICE. CAPÍTULO I A relevância do estudo do direito administrativo

DIREITO ADMINISTRATIVO I ÍNDICE. CAPÍTULO I A relevância do estudo do direito administrativo ÍNDICE DIREITO ADMINISTRATIVO I Abreviaturas e siglas CAPÍTULO I A relevância do estudo do direito administrativo 1. A relevância do estudo do direito administrativo 1.1 As abordagens do direito administrativo

Leia mais

História do Direito Português Turma A Regente: Prof. Doutor António Pedro Barbas Homem. Introdução

História do Direito Português Turma A Regente: Prof. Doutor António Pedro Barbas Homem. Introdução História do Direito Português 2015-2016 Turma A Regente: Prof. Doutor António Pedro Barbas Homem Introdução Capítulo 1 Idade Média Capítulo 2 Idade Moderna Capítulo 3 Idade Contemporânea: século XIX (1820-1910)

Leia mais

Princípios Constitucionais do Direito Urbanístico. Profª. MSc. Maria Bernadete Miranda

Princípios Constitucionais do Direito Urbanístico. Profª. MSc. Maria Bernadete Miranda Princípios Constitucionais do Direito Urbanístico Objetivos O objetivo deste curso será apresentar os princípios constitucionais do Direito Urbanístico iniciando-se com um breve relato sobre o Direito

Leia mais

SEPARAÇÃO E SUCESSÃO NO CASAMENTO E NA UNIÃO ESTÁVEL. Aspectos Relevantes

SEPARAÇÃO E SUCESSÃO NO CASAMENTO E NA UNIÃO ESTÁVEL. Aspectos Relevantes SEPARAÇÃO E SUCESSÃO NO CASAMENTO E NA UNIÃO ESTÁVEL Aspectos Relevantes 1 2 Introdução O presente trabalho não tem o intuito de exaurir o tema, haja vista sua extensão e as particularidades de cada caso,

Leia mais

DIREITO EMPRESARIAL. André Luiz Santa Cruz Ramos

DIREITO EMPRESARIAL. André Luiz Santa Cruz Ramos André Luiz Santa Cruz Ramos Conceito: O Direito Empresarial pode ser definido, sucintamente, como o ramo do direito que disciplina as atividades econômicas. Ou, de forma mais detalhada, pode ser conceituado

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Módulo 01 DIREITO CIVIL I: Parte geral e obrigações 01 Introdução ao direito civil; princípios. 02 Pessoas; direitos da personalidade. 03 Bens; penhora dos bens de família. 04 Negócio jurídico; defeitos

Leia mais

INSTRUMENTOS INTRODUTÓRIOS DE NORMAS NO DIREITO BRASILEIRO. Marcelo Alvares Vicente 2011

INSTRUMENTOS INTRODUTÓRIOS DE NORMAS NO DIREITO BRASILEIRO. Marcelo Alvares Vicente 2011 1 INSTRUMENTOS INTRODUTÓRIOS DE NORMAS NO DIREITO BRASILEIRO Marcelo Alvares Vicente 2011 2 Direito positivo brasileiro Quatro plexos normativos Ordem total sistema nacional (Estado Federal) Ordem das

Leia mais

DIREITO DE FAMÍLIA ROTEIRO DE AULA Profa. Dra. Maitê Damé Teixeira Lemos

DIREITO DE FAMÍLIA ROTEIRO DE AULA Profa. Dra. Maitê Damé Teixeira Lemos DIREITO DE FAMÍLIA ROTEIRO DE AULA Profa. Dra. Maitê Damé Teixeira Lemos Direito Matrimonial o Conceito: o Natureza jurídica do casamento: o Finalidades do casamento: o Princípios do casamento: o Esponsais

Leia mais

ROTEIRO DIREITO CIVIL DIREITO DE FAMÍLIA PARA ANALISTA DO BACEN NOÇÕES GERAIS

ROTEIRO DIREITO CIVIL DIREITO DE FAMÍLIA PARA ANALISTA DO BACEN NOÇÕES GERAIS ROTEIRO DIREITO CIVIL DIREITO DE FAMÍLIA PARA ANALISTA DO BACEN NOÇÕES GERAIS 1) Espécies de Entidade familiar a. Família matrimonial (casamento). b. Família informal (união estável). c. Família monoparental

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima 1-) Presunção legal da paternidade: É presunção relativa. Previsto no art. 1.597 do C.C. Art. 1.597.

Leia mais

AVISO PRÉVIO PROPORCIONAL

AVISO PRÉVIO PROPORCIONAL OUTUBRO DE 2011 NOTA TÉCNICA AVISO PRÉVIO PROPORCIONAL A Lei 12.506/11, publicada no Diário Oficial da União do dia 13 de outubro de 2011, amplia o aviso prévio dos atuais 30 dias para até 90 dias. Esta

Leia mais

XXII EXAME DE ORDEM DIREITO CIVIL: FAMÍLIA E SUCESSÕES PROF.ª CARLA CARVALHO

XXII EXAME DE ORDEM DIREITO CIVIL: FAMÍLIA E SUCESSÕES PROF.ª CARLA CARVALHO XXII EXAME DE ORDEM DIREITO CIVIL: FAMÍLIA E SUCESSÕES PROF.ª CARLA CARVALHO XXII EXAME DE ORDEM DIREITO DE FAMÍLIA Temas recorrentes FAMÍLIA casamento; regime de bens partilha Alteração SUCESSÕES vocação

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina DIR317 Direito de família e sucessões

Programa Analítico de Disciplina DIR317 Direito de família e sucessões Catálogo de Graduação 01 da UFV 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Direito - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 5 Teóricas Práticas Total Duração em semanas:

Leia mais

A Autonomia da Sociologia Jurídica como Ciência e suas Relações com outras Ciências Sociais

A Autonomia da Sociologia Jurídica como Ciência e suas Relações com outras Ciências Sociais A Autonomia da Sociologia Jurídica como Ciência e suas Relações com outras Ciências Sociais A autonomia cientifica da Sociologia Jurídica A finalidade da sociologia jurídica é estabelecer uma relação funcional

Leia mais

Nucleo de Aposentados e Pensionistas APRESENTAÇÃO - JURÍDICO

Nucleo de Aposentados e Pensionistas APRESENTAÇÃO - JURÍDICO Nucleo de Aposentados e Pensionistas APRESENTAÇÃO - JURÍDICO Herança O artigo 1784 do Código Civil dispõe: Art. 1.784. Aberta a sucessão, a herança transmite-se, desde logo, aos herdeiros legítimos e testamentários.

Leia mais

A SEGURANÇA JURÍDICA ATRAVÉS DO PRINCÍPIO DA IRRETROATIVIDADE TRIBUTÁRIA E A MODULAÇÃO DOS EFEITOS DA DECISÃO

A SEGURANÇA JURÍDICA ATRAVÉS DO PRINCÍPIO DA IRRETROATIVIDADE TRIBUTÁRIA E A MODULAÇÃO DOS EFEITOS DA DECISÃO A SEGURANÇA JURÍDICA ATRAVÉS DO PRINCÍPIO DA IRRETROATIVIDADE TRIBUTÁRIA E A MODULAÇÃO DOS EFEITOS DA DECISÃO Henrique LOURENÇO DE AQUINO 1 Thaís RICCI PINHEIRO 2 RESUMO: O presente trabalho buscou através

Leia mais

Projeto pedagógico da AC em Estudos Jurídicos (F. Direito/UFBA)

Projeto pedagógico da AC em Estudos Jurídicos (F. Direito/UFBA) 149 - ESTUDOS JURÍDICOS Apresentação A área de concentração em estudos jurídicos é uma modalidade de especialização curricular capaz de conferir aos estudantes dos Bacharelados Interdisciplinares o domínio

Leia mais

Ordenação dos ramos de Direito (tradicional):

Ordenação dos ramos de Direito (tradicional): Ramos do Direito 1 - Ordem jurídica una / demarcação de sectores) - Ramos de Direito objectivo corpos de regras gerais e abstractas que organizam aspectos da vida em sociedade - Critério de delimitação

Leia mais

Fontes do Direitos: Constituição, lei, costumes, jurisprudência, doutrina e contrato. A Constituição Federal e os tópicos da Economia

Fontes do Direitos: Constituição, lei, costumes, jurisprudência, doutrina e contrato. A Constituição Federal e os tópicos da Economia Fontes do Direitos: Constituição, lei, costumes, jurisprudência, doutrina e contrato. A Constituição Federal e os tópicos da Economia No Brasil, vigora o princípio da Supremacia da Constituição, segundo

Leia mais

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO 1ª Questão A constitucionalização do direito civil decorre do estudo e da interpretação do Código Civil com base em princípios fundamentais presentes na Constituição Federal. Sobre

Leia mais

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988 CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988 TÍTULO IV DA ORGANIZAÇÃO DOS PODERES CAPÍTULO IV DAS FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA Seção I Do Ministério Público Art. 127. O Ministério Público é instituição

Leia mais

Curso de Direito nas Ciências Econômicas. Profa. Silvia Mara Novaes Sousa Bertani

Curso de Direito nas Ciências Econômicas. Profa. Silvia Mara Novaes Sousa Bertani Curso de Direito nas Ciências Econômicas Profa. Silvia Mara Novaes Sousa Bertani 2014 1. O Direito 2 Direito é um conjunto de regras que disciplina as diversas dimensões de nossas vidas. Todos nós, na

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 6.834, DE 2013 (Do Sr. Jorge Bittar)

PROJETO DE LEI N.º 6.834, DE 2013 (Do Sr. Jorge Bittar) CÂMARA DOS DEPUTADOS PROJETO DE LEI N.º 6.834, DE 2013 (Do Sr. Jorge Bittar) Proíbe a cobrança de laudêmio nas transmissões do bem aforado e regula o resgate da enfiteuse pelo foreiro. DESPACHO: APENSE-SE

Leia mais

2) Interpretação e Semiótica BIODIREITO E SEUS REFLEXOS NO DIREITO DE FAMÍLIA I- INTERPRETAÇÃO JURÍDICA. 1) Positivismo x Normativismo Concreto

2) Interpretação e Semiótica BIODIREITO E SEUS REFLEXOS NO DIREITO DE FAMÍLIA I- INTERPRETAÇÃO JURÍDICA. 1) Positivismo x Normativismo Concreto BIODIREITO E SEUS REFLEXOS NO DIREITO DE FAMÍLIA I- INTERPRETAÇÃO JURÍDICA 1) Positivismo x Normativismo Concreto 2) Interpretação e Semiótica a) Suporte Físico (Enunciado) Denis Domingues Hermida 2) Tridimensionalidade

Leia mais

I Noções e Problemas Elementares

I Noções e Problemas Elementares Introdução ao Estudo do Direito I 1.º Ano Noite, 2015/ 2016 Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa PROGRAMA 1 I Noções e Problemas Elementares 1. Primeiros olhares; ideias geralmente associadas ao «direito»

Leia mais

ANS SUSEP REGULAÇÃO EM SEGUROS E SAUDE SUPLEMENTAR

ANS SUSEP REGULAÇÃO EM SEGUROS E SAUDE SUPLEMENTAR ANS SUSEP REGULAÇÃO EM SEGUROS E SAUDE SUPLEMENTAR AGÊNCIA E AUTARQUIA Autarquia e autarquia especial - não podem falir; -são pessoas jurídicas de direito público interno; -qualquer ente político pode

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA FEDERAL DOS DIREITOS DO CIDADÃO PROCURADORIA REGIONAL DOS DIREITOS DO CIDADÃO - RS

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA FEDERAL DOS DIREITOS DO CIDADÃO PROCURADORIA REGIONAL DOS DIREITOS DO CIDADÃO - RS TERMO DE COMPROMISSO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTAS Pelo presente instrumento, na forma do 6º, do artigo 5º, da Lei nº 7.347, de 24 de julho de 1985, alterado pelo artigo 113, da Lei nº 8.078, de 11 de setembro

Leia mais

Legislação Previdenciária

Legislação Previdenciária CURSO INSS 2015 Aula 02 Legislação Previdenciária (Conteúdo, fontes, autonomia, aplicação das normas previdenciárias, vigência, hierarquia, interpretação e integração) LEGISLAÇÃO PREVIDENCIÁRIA CONCEITO

Leia mais

LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA

LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA AULA 1 PG 1 Este material é parte integrante da disciplina Linguagem e Argumentação Jurídica oferecido pela UNINOVE. O acesso às atividades, as leituras interativas, os exercícios, chats, fóruns de discussão

Leia mais

Responsabilidade Civil no Direito de Família 13

Responsabilidade Civil no Direito de Família 13 Responsabilidade Civil no Direito de Família 13 SUMÁRIO INTRODUÇÃO...21 1 NOÇÕES DE RESPONSABILIDADE CIVIL...25 1.1 Diversos Sentidos da Palavra Responsabilidade...25 1.1.1 Origem da Palavra...25 1.1.2

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Dignidade da pessoa humana Rodrigo Hage O princípio da dignidade da pessoa humana como norteador das relações familiares "...Família, família Cachorro, gato, galinha Família, família

Leia mais

ALGUNS ASPECTOS QUE DIFERENCIAM A UNIÃO ESTÁVEL DO CASAMENTO

ALGUNS ASPECTOS QUE DIFERENCIAM A UNIÃO ESTÁVEL DO CASAMENTO ALGUNS ASPECTOS QUE DIFERENCIAM A UNIÃO ESTÁVEL DO CASAMENTO José Ricardo Afonso Mota: Titular do Ofício do Registro Civil e Tabelionato de Notas da cidade de Bom Jesus do Amparo (MG) A união estável,

Leia mais

1 Conceito de Sucessão:

1 Conceito de Sucessão: DIREITO DAS SUCESSÕES: INTRODUÇÃO Profa. Dra. Cíntia Rosa Pereira de Lima 1 Conceito de Sucessão: Origem latim succedere = vir ao lugar de alguém Senso comum continuar, substituir Sucessão inter vivos

Leia mais

Paula Farias PLANEJAMENTO SUCESSÓRIO CONHEÇA A IMPORTÂNCIA. Advocacia. Edifício Office Green Rua da Praça 241 Sala 615 Pedra Branca Palhoça/SC

Paula Farias PLANEJAMENTO SUCESSÓRIO CONHEÇA A IMPORTÂNCIA. Advocacia. Edifício Office Green Rua da Praça 241 Sala 615 Pedra Branca Palhoça/SC Advocacia PLANEJAMENTO SUCESSÓRIO CONHEÇA A IMPORTÂNCIA Edifício Office Green Rua da Praça 241 Sala 615 Pedra Branca Palhoça/SC contato@paulafariasadvocacia.com CEO Advogada Especialista em Direito Imobiliário

Leia mais

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DO AUTOR...13 RESPONSABILIDADE DE EX-SÓCIOS E ADMINISTRADORES NO ÂMBITO TRABALHISTA...15

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DO AUTOR...13 RESPONSABILIDADE DE EX-SÓCIOS E ADMINISTRADORES NO ÂMBITO TRABALHISTA...15 7 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DO AUTOR...13 CAPITULO I RESPONSABILIDADE DE EX-SÓCIOS E ADMINISTRADORES NO ÂMBITO TRABALHISTA...15 1. Introdução... 15 2. A integração da CLT, do código civil, do código tributário

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Código da Disciplina: 2742 Vigência: 1 / 2004 Disciplina: DIREITO CIVIL VI - FAMILIA Código do Curso: 17 Curso: Direito Unidade: NÚCLEO UNIV BH Turno: NOITE Período: 8 Créditos: 4 Carga Horária TOTAL 60

Leia mais

Direito Civil. Sucessão em Geral. Professora Alessandra Vieira.

Direito Civil. Sucessão em Geral. Professora Alessandra Vieira. Direito Civil Sucessão em Geral Professora Alessandra Vieira www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Aula Civil XX DO DIREITO SUCESSÓRIO Considerações Gerais: A abertura da sucessão se dá no exato instante

Leia mais

STJ TARLEI LEMOS PEREIRA DIREITO SUCESSÓRIO DOS CONVIVENTES NA UNIÃO ESTÁVEL

STJ TARLEI LEMOS PEREIRA DIREITO SUCESSÓRIO DOS CONVIVENTES NA UNIÃO ESTÁVEL STJ00096465 TARLEI LEMOS PEREIRA DIREITO SUCESSÓRIO DOS CONVIVENTES NA UNIÃO ESTÁVEL (uma abordagem crítica ao artigo 1.790 do Código Civil Brasileiro) r Edição - 2013 - São Paulo-SP "'----' 1'11' Jurídicas

Leia mais

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES 2º SEMESTRE CURSO DE DIREITO. 1º Período. Setembro 2017

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES 2º SEMESTRE CURSO DE DIREITO. 1º Período. Setembro 2017 CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES 2º SEMESTRE - 2017 CURSO DE DIREITO 1º Período 14/09 Linguagens, Filosofia e Português Jurídico - 20h 15/09 Economia - 21h20 18/09 Direito e Sociedade - 20h 19/09 Teoria Geral

Leia mais

A família. contemporânea. à luz do DIREITO

A família. contemporânea. à luz do DIREITO A família contemporânea à luz do DIREITO A FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA À LUZ DO DIREITO A Família é a primeira forma de relação vivenciada pelo indivíduo, é o seu primeiro contato com o mundo, no qual ele vai

Leia mais

SUMÁRIO 1. LEI DE INTRODUÇÃO

SUMÁRIO 1. LEI DE INTRODUÇÃO SUMÁRIO 1. LEI DE INTRODUÇÃO... 1 1.1 Aspectos gerais de Direito Privado... 1 1.1.1 Introdução... 1 1.1.2 As fontes do direito. A lei. As formas de integração da norma jurídica e as ferramentas do sistema

Leia mais

DIREITO CIVIL. Direito das Sucessões. Sucessão Testamentária Testamento, Codicilo e Legado Parte 2. Prof ª. Taíse Sossai

DIREITO CIVIL. Direito das Sucessões. Sucessão Testamentária Testamento, Codicilo e Legado Parte 2. Prof ª. Taíse Sossai DIREITO CIVIL Direito das Sucessões Sucessão Testamentária Testamento, Codicilo e Legado Parte 2 Prof ª. Taíse Sossai - Pessoas desprovidas de legitimidade sucessória: arts. 1801 e 1.802 - Semoventes -

Leia mais

Continuando o estudo de sucessão legítima

Continuando o estudo de sucessão legítima Curso/Disciplina: Direito Civil (Família e Sucessões) Aula: 37 Professor(a): Aurélio Bouret Monitor(a): Vanessa Souza Aula nº. 37 Continuando o estudo de sucessão legítima Continuando o estudo de sucessão

Leia mais

Sumário INTRODUÇÃO AO DIREITO CIVIL

Sumário INTRODUÇÃO AO DIREITO CIVIL Sumário INTRODUÇÃO AO DIREITO CIVIL CAPÍTULO I INTRODUÇÃO 1. Noção de Direito e a natureza humana 2. Realidade jurídica e o Direito como sistema 2.1 Entendendo o direito contemporâneo como um sistema de

Leia mais

PLANO DE CURSO. Código: DIR34 Carga Horária: 80 Créditos: 04 Pré-requisito(s): Período: 7º Ano: 2017.

PLANO DE CURSO.   Código: DIR34 Carga Horária: 80 Créditos: 04 Pré-requisito(s): Período: 7º Ano: 2017. PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Direito Disciplina: Direito Civil VI (Família) Professor: Amin Seba Taissun e-mail: amin.taissun@fasete.edu.br Código: DIR34 Carga Horária:

Leia mais

DIREITO AO TRABALHO ASSOCIADO

DIREITO AO TRABALHO ASSOCIADO Leonardo Pinho leo_pinho79@yahoo.com.br DIREITO AO TRABALHO ASSOCIADO E AUTOGERIDO GERAÇÃO DE TRABALHO E RENDA COMO DISPOSITIVO DA SAÚDE INTRODUÇÃO: O Direito ao Trabalho e Renda é parte dos chamados direitos

Leia mais

DIREITO DA NACIONALIDADE. TORRES, Hélio Darlan Martins¹ MELO, Ariane Marques de²

DIREITO DA NACIONALIDADE. TORRES, Hélio Darlan Martins¹ MELO, Ariane Marques de² DIREITO DA NACIONALIDADE TORRES, Hélio Darlan Martins¹ MELO, Ariane Marques de² RESUMO Nacionalidade é o vínculo jurídico-político que liga um indivíduo a determinado Estado; é a qualidade de nacional,

Leia mais

Na forma plúrima é feita por instrumento particular e instrumento público.

Na forma plúrima é feita por instrumento particular e instrumento público. PROFESSOR Kikunaga Aula 20.02.2019 Sistema jurídico Materialização sistema consensual (Advogado é dispensável, contudo pela lei é requisito) o poder de decisão é das partes sendo da forma livre ou prescrita

Leia mais

CARTILHA INFORMATIVA SOBRE:

CARTILHA INFORMATIVA SOBRE: CARTILHA INFORMATIVA SOBRE: As consequências patrimoniais dos principais regimes de bens quando da morte de um dos cônjuges. Material produzido por Felipe Pereira Maciel, advogado inscrito na OAB/RJ sob

Leia mais

Brasileiros natos: Brasileiros naturalizados: São brasileiros naturalizados:

Brasileiros natos: Brasileiros naturalizados: São brasileiros naturalizados: Brasileiros natos: a) Os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu país; b) Os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro

Leia mais

Thales Pontes Batista

Thales Pontes Batista A REDUÇÃO DA MAIORIDADE NO NOVO CÓDIGO CIVIL E SUAS IMPLICAÇÕES NAS LEGISLAÇÕES ESPECIAIS, MORMENTE NO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (ECA) E NA LEGISLAÇÃO PREVIDENCIÁRIA Thales Pontes Batista A

Leia mais

RESUMO Este trabalho pretende estudar a motivação dos legisladores na inclusão e manutenção no sistema legislativo nacional atual do regramento que

RESUMO Este trabalho pretende estudar a motivação dos legisladores na inclusão e manutenção no sistema legislativo nacional atual do regramento que Teste RESUMO Este trabalho pretende estudar a motivação dos legisladores na inclusão e manutenção no sistema legislativo nacional atual do regramento que condiciona o regime de separação de bens nos casamentos

Leia mais

MATERIAL DE APOIO - MONITORIA

MATERIAL DE APOIO - MONITORIA RETA FINAL OAB SEMANAL Disciplina: Direitos Humanos Prof.: Fabiano Melo Aula: 01 Monitor: Fábio MATERIAL DE APOIO - MONITORIA Índice I. Anotações da aula / Material do Professor II. Simulados I. ANOTAÇÕES

Leia mais

NOTA EXPLICATIVA DECRETO Nº

NOTA EXPLICATIVA DECRETO Nº NOTA EXPLICATIVA DECRETO Nº 1176.2012. O Decreto nº 1176.2012 introduz modificações no sistema de lançamento de estimativa por operação nos artigos 87-J-2 e 87-J-6 do RICMS. Inicialmente cumpre esclarecer

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br A volta do regime jurídico único João Trindade Cavalcante Filho* No último dia 2 de agosto, o Plenário do Supremo Tribunal Federal deferiu cautelar na ADIn nº 2.135, para declarar

Leia mais

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO - IED

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO - IED INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO - IED AULA DIA 24/27 de Março Docente: TIAGO CLEMENTE SOUZA E-mail: tiago_csouza@hotmail.com 1.3.1.4 O nascimento da relação jurídica - Nascimento é o elemento que gera

Leia mais

Programa de I INTRODUÇÃO CAPÍTULO I A EVOLUÇÃO DO DIREITO COMERCIAL

Programa de I INTRODUÇÃO CAPÍTULO I A EVOLUÇÃO DO DIREITO COMERCIAL Programa de DIREITO COMERCIAL I INTRODUÇÃO 1º O Direito Comercial CAPÍTULO I A EVOLUÇÃO DO DIREITO COMERCIAL 2º Das origens aos primeiros códigos comerciais 3º As codificações tardias e a unificação do

Leia mais

CAPÍTULO I - INTRODUÇÃO AO DIREITO

CAPÍTULO I - INTRODUÇÃO AO DIREITO SUMARIO CAPÍTULO I - INTRODUÇÃO AO DIREITO 1. Conceito de Direito............... 15 2. Distinção entre Direito e Moral...... 15 3. Direito positivo e direito natural... 16 4. Direito objetivo e direito

Leia mais

DIREITOS PATRIMONIAIS: CASO DE MORTE X CASO DE DIVÓRCIO

DIREITOS PATRIMONIAIS: CASO DE MORTE X CASO DE DIVÓRCIO DIREITOS PATRIMONIAIS: CASO DE MORTE X CASO DE DIVÓRCIO (O Estado de S.Paulo 21/12/2016) Regina Beatriz Tavares da Silva Neste artigo explicarei como o patrimônio é partilhado em caso de divórcio e em

Leia mais

Grupo de Estudos de Empresas Familiares GVlaw/ Direito GV. Reflexos Familiares e Sucessórios na Empresa Familiar. Apresentação 10.08.

Grupo de Estudos de Empresas Familiares GVlaw/ Direito GV. Reflexos Familiares e Sucessórios na Empresa Familiar. Apresentação 10.08. Grupo de Estudos de Empresas Familiares GVlaw/ Direito GV Reflexos Familiares e Sucessórios na Empresa Familiar Apresentação 10.08.10 Luiz Kignel Karime Costalunga F 1 F 2 F 3 F 1 F 2 F 3 F 4 Fundador

Leia mais

Capacidade sucessória. Incapacidade sucessória. Dos excluídos da sucessão. Da indignidade. Da deserdação.

Capacidade sucessória. Incapacidade sucessória. Dos excluídos da sucessão. Da indignidade. Da deserdação. 1 Capacidade sucessória. Incapacidade sucessória. Dos excluídos da sucessão. Da indignidade. Da deserdação. 2 CAPACIDADE SUCESSÓRIA: verart.1.787e1.798,cc Capacidade: aptidão da pessoa em adquirir direitos

Leia mais

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS REDE JURIS DIREITO CONSTITUCIONAL PROF. BRUNO PONTES PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS TÍTULO I DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS (arts. 1º ao 4º) TÍTULO II DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS (arts. 5º ao 17) Capítulo

Leia mais

Aula 14 Da Decadência: Por Marcelo Câmara

Aula 14 Da Decadência: Por Marcelo Câmara Por Marcelo Câmara Introdução: A origem da palavra decadência vem do verbo latino cadere, que significa cair. A decadência atinge diretamente o direito em razão também da desídia do titular durante certo

Leia mais