IC II - Lab.Geo.Fis. Aula 3. Turma: 2015/1 Profª. Larissa Bertoldi larabertoldi@gmail.com

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "IC II - Lab.Geo.Fis. Aula 3. Turma: 2015/1 Profª. Larissa Bertoldi larabertoldi@gmail.com"

Transcrição

1 IC II - Lab.Geo.Fis Aula 3 Turma: 2015/1 Profª. Larissa Bertoldi larabertoldi@gmail.com

2 Aula de hoje.. Sistemas Teoria Geral dos Sistemas Relações entre os elementos dos Ecossistemas

3 Biogeografia e Sistemas Biogeografia Histórica Ecológica Avanços nos estudos sistêmicos Teoria Geral dos Sistemas - TGS proposta pelo biólogo Ludwig Von Bertalanffy. Criticou a visão de que o mundo é dividido em diferentes áreas, como física, química, biologia, psicologia. Necessidade de estudar sistemas globalmente, de forma a envolver todas as suas interdependências desenvolvem qualidades que não se encontram em seus componentes isolados.

4 Biogeografia e Sistemas O princípio básico do estudo de sistemas é o da CONECTIVIDADE Sistemas conjunto de elementos interligados entre si e com uma inter-relação direta com o ambiente. Estrutura do sistema e seu comportamento transferência de energia, limites, ambiente, estado (transição ou equilíbrio). Necessidade de avaliar o maior número de variáveis (internas e externas) influenciam o processo de organização.

5 Biogeografia e Sistemas A TGS pressupõe que eventos de natureza completamente diferentes podem se relacionar se forem analisados com uma abordagem global. A TGS trabalha seguindo dois modelos: Reducionismo Holismo ou Sistêmico

6 Biogeografia e Sistemas Reducionismo Procura identificar cada peça isolada em um sistema e sua respectiva função. A soma desses elementos posteriormente desempenhará um resultado no sistema maior. Holismo ou Sistêmico Não existem elementos isolados, mas sim subsistemas interrelacionados, fazendo com que o sistema em si não consiga ser explicado de forma fragmentada, somente de maneira globalizada. O todo é maior que a soma das partes.

7 Características dos Sistemas Todo sistema possui quatro características básicas: Elementos Relações entre estes elementos Objetivo Meio ambiente onde está inserido. Os elementos são subsistemas de um sistema maior e interagem entre si para atingir o objetivo comum. O meio ambiente é o que não pode ser controlado pelo sistema. Porém, o sistema pode permutar elementos com o meio, havendo influência mútua entre estes.

8 Características dos Sistemas Essa interação pode ser tão grande que torna-se difícil distinguir o que é elemento do meio e o que elemento do sistema. Por exemplo: os alunos da universidade são elementos do sistema universidade ou são meio-ambiente?? Uma forma de diferenciá-los é verificando se o sistema pode controlar este elemento. Se sim, ele será um elemento do sistema, caso contrário será do meio ambiente. No exemplo: a universidade não pode controlar que o aluno venha à aula, portanto os alunos são parte do meioambiente.

9 Tipos de Sistemas 1. Concretos e Abstratos: Concretos aqueles que existem fisicamente, através de equipamentos, maquinaria, objetos e coisas reais. Abstratos modelos, conceitos, representações do mundo real, por exemplo, planos e ideias. Há uma complementariedade entre esses sistemas: Sistemas físicos precisam de um sistema abstrato para funcionar. Sistemas abstratos somente se realizam quando aplicados a algum sistema concreto.

10 Tipos de Sistemas 2. Naturais ou Artificiais: Os sistemas naturais são aqueles que existem na natureza, já os artificiais foram criados ou inventados pelo homem. 3. Abertos ou Fechados: Sistemas abertos apresentam relações de intercâmbio com o meio ambiente por meio de entradas e saídas, trocam matéria e energia regularmente e para sobreviver devem ajustar-se as condições do meio. Sistemas fechados não recebem e nem fornecem influência sobre o meio.

11 Abordagem Sistêmica A abordagem sistêmica maneira de resolver problemas sob o ponto de vista da Teoria Geral de Sistemas. Muitas soluções surgem quando observamos um problema como um sistema e, desta foram, sendo formado por elementos, com relações, objetivos e um meio-ambiente. Este tipo de enfoque propõe que é necessário dividir o problema em partes menores, assim a solução de uma pequena parte pode mostrar o caminho para a dos maiores.

12 Parâmetros do Sistema Os parâmetros de um sistema são entrada, saída e controle por feedback. A função de entrada é a primeira informação a ser processada, o ponto de partida do sistema. Os resultados de um processo são as saídas. Feedback é o processo de avaliar, informar ou corrigir o desempenho precisa ser rápido para ser eficiente.

13 TGS na Geografia Início do século XX Geografia fragmentada: Física Humana Segunda Guerra Mundial desenvolvimento tecnológico, político e econômico = impossível não haver interações entre as duas partes. A organização do espaço é o objeto de estudo da geografia. união do Geossistema natural com o sistema antrópico e as suas relações

14 TGS na Geografia A análise dos diversos fenômenos da natureza: 1. Econômica 2. Ambiental 3. Cultural 4. Social 5. Política focadas nas suas inter-relações para o conhecimento da realidade de uma sociedade Conhecimentos globais e históricos são importantes para a análise de um local específico.

15 TGS na Geografia Para a perspectiva ambiental os conceitos de Ecossistema e Geossistema constituem derivações da influência da TGS. Surgem outras definições Agroecossistemas e Sistemas Urbanos.

16 TGS na Geografia Ecologia é responsável pelo estudo detalhado dos seres vivos em seus ambientes Biogeografia se encarrega de estudar a distribuição temporal e espacial da ocupação desses seres vivos no ambiente Ecossistema e Geossistema responsáveis pelo estudo integrado das ligações existentes entre os elementos de um ambiente delimitado e da participação antrópica nos mesmos.

17 TGS na Geografia Ecossistema conjunto formado por todas as comunidades que vivem e interagem em determinada região e pelos fatores abióticos que atuam sobre essas comunidades.

18 TGS na Geografia Símbolos dos elementos do fluxo de energia

19 TGS na Geografia Símbolos dos elementos do fluxo de energia

20 TGS na Geografia Ecossistema hipotético Biomassa dos herbívoros Fonte de energia Consumidores primários Interação Produtor Biomassa dos produtores

21 TGS na Geografia Ecossistema Estuário

22 TGS na Geografia Geossistema Análise integrada entre natureza e sociedade.

23 TGS na Geografia Geossistema Além de fenômenos naturais, inclui também os econômicos e os sociais. Homogeneidade de seus componentes estrutura e dinâmica resultam da interação entre o potencial ecológico, a exploração biológica e a ação antrópica. Geossistema em estado de clímax potencial ecológico e exploração biológica encontrassem equilíbrio. Intervenções humanas rompimento do equilíbrio.

24 TGS na Geografia Geossistema

25 TGS na Geografia Agroecossistema Ecossistemas alterados, manejados pelo homem a fim de aumentar a produtividade de um grupo seleto de produtores e/ou consumidores.

26 TGS na Geografia Agroecossistema Equivalente a Sistema de produção, Sistema agrícola ou Unidade de produção. A ação humana modifica o ecossistema natural, procurando direcionar a produção do ecossistema para a obtenção de produtos que atendam suas necessidades. Ecossistema natural Agroecossistema

27 TGS na Geografia Agroecossistema As principais diferenças entre Ecossistemas e Agroecossistemas: Fluxo de energia mais aberto; Ciclagem de nutrientes mais aberta; Menor diversidade; Pressão de seleção artificial; Diminuição dos níveis tróficos.

28 TGS na Geografia Agroecossistema Em geral, os agroecossistemas usam a aração intensiva: Degradação da estrutura do solo; Redução da matéria orgânica; Compactação do solo; Redução da infiltração de água no solo; Menor capacidade de armazenamento de água perfil do solo; Maior suscetibilidade ao déficit hídrico; Maior taxa do escoamento superficial; Intensificação da erosão. no

29 TGS na Geografia Agroecossistema Baseados em monocultivos: Permitem ganhos de escala de produção; Maior eficiência utilização de equipamentos, fertilizantes, agrotóxicos; Suscetibilidade a pragas e doenças; Contaminação do solo, alimentos, aquíferos e áreas costeiras adjacentes. Elevam os custos da produção; Irrigação em larga escala consumo excessivo de água.

30 TGS na Geografia Agroecossistema

31 TGS na Geografia Sistema Urbano cidades, metrópoles, megalópoles.

32 TGS na Geografia Sistema Urbano As cidades apresentam muitas características dos ecossistemas naturais, por exemplo: produção, consumo, concentração de energia, decomposição e ciclo de materiais. O consumo de bens, energia e matérias primas são muito maiores nas cidades, enquanto que a produção de alimentos é mais encontrada nas áreas rurais vizinhas. Antigamente as cidades eram pequenas e dependiam das terras agrícolas dos arredores para se abastecer de alimentos.

33 TGS na Geografia Sistema Urbano O lixo era reciclado para prover nutrientes para a agricultura. Este procedimento era muito importante no passado, antes da disponibilidade de fertilizantes. Com a chegada dos fertilizantes esta prática foi abandonada. Com o aumento da população e o uso de energia, as cidades cresceram, e as terras vizinhas foram utilizadas para crescimento urbano. A reciclagem dos nutrientes no solo não continuou.

34 TGS na Geografia Sistema Urbano Dois dos mais sérios problemas associados ao desenvolvimento urbano: Perda de terras naturais convertidas em ruas e construções. Poluição dos rios, lagoas e lagos lançamento de efluentes e resíduos sólidos. Na maioria das vezes, não são reciclados/tratados.

35 TGS na Geografia Sistema Urbano Cidade

36 TGS na Geografia Sistema Urbano Outro fluxo que chega à cidade e que tem um grande efeito, é o da migração de pessoas; Muitas cidades têm tido um aumento na população; Quando a cidade se torna muito grande, as pessoas começam a buscar outros lugares e se mudam a procura de impostos mais baixos e uma "melhor qualidade de vida".

37 Paisagem na Geografia Paisagem mosaico constituído por elementos concretos e abstratos, visíveis ou invisíveis, que materializam as relações existentes entre o homem e o meio. É a expressão da organização de todos os elementos do espaço geográfico. Produto concreto da ação da sociedade, construída pelo trabalho social, com a dinâmica comandada pelo homem, em conjunto com a dinâmica da natureza.

38 Paisagem na Geografia O conceito de Sistema passa a ser incorporado ao estudo das Paisagens, sendo entendido como um sistema aberto. Todas as entidades físicas e biológicas formam um único sistema unificado e qualquer sistema completo é maior do que a soma das partes componentes. Integração da Paisagem!!!

39 Paisagem na Geografia Atividades Humanas a paisagem natural vai sofrendo múltiplas modificações no decorrer do tempo, transformando-se em uma paisagem humanizada. Incorporação de elementos culturais (artesanato, culinária, etc). Dinâmica: Clima / Relevo / Localização geográfica / Aspectos urbanos (turismo, obras, etc.) Necessidade de investigar e estudar relações que regem em todo o sistema

40 Relações Ecológicas Em um ecossistema, os seres vivos relacionam-se com o ambiente físico e também entre si. As relações ecológicas ocorrem dentro da mesma população (isto é, entre indivíduos da mesma espécie Intraespecífica), ou entre populações diferentes (entre indivíduos de espécies diferentes Interespecífica). Essas relações se estabelecem na busca por: Alimento Água Espaço Abrigo Luz Parceiros para reprodução Harmônica ou Desarmônica

41 Relações Ecológicas Relações Intraespecíficas: Harmônicas: Colônias Sociedades Desarmônicas: Canibalismo Competição Relações Interespecíficas: Harmônicas: Comensalismo Protocooperação Inquilinismo Mimetismo Mutualismo Desarmônicas: Amensalismo Competição Esclavagismo Herbivorismo Parasitismo Predatismo

42 Relações Intraespecíficas Relações Ecológicas Relações Harmônicas SOCIEDADE União permanente entre indivíduos em que há divisão de trabalho. Ex.: insetos sociais (abelhas, formigas e cupins) Uma sociedade é composta por indivíduos da mesma espécie que vivem juntos e cooperando entre si. Entre os mamíferos também encontramos vários exemplos de sociedades, como os castores, os gorilas, os babuínos e a própria espécie humana.

43 Relações Intraespecíficas Relações Ecológicas Relações Harmônicas SOCIEDADE Exemplo formigas. As formigas criam grandes formigueiros onde cada indivíduo já nasce com uma função estabelecida para o desenvolvimento geral do formigueiro. Em um formigueiro de saúvas, existe uma Rainha, as Jardineiras, Cortadeiras, Soldados, Generalistas e as Enfermeiras, que auxiliam no desenvolvimento das novas formigas que estão nascendo.

44 Relações Intraespecíficas Relações Ecológicas Relações Harmônicas COLÔNIA Associação anatômica formando uma unidade estrutural e funcional. Ex.: coral-cérebro, caravela. Grupo de organismos da mesma espécie que formam uma entidade diferente dos organismos individuais. As abelhas e formigas diferenciam-se em rainha, zangão e operárias, mas cada indivíduo pode sobreviver separadamente. Por isso, estas espécies são chamadas eusociais, ou seja, formam uma sociedade e não uma colônia.

45 Relações Intraespecíficas Relações Ecológicas Relações Harmônicas COLÔNIA Neste tipo de interação, todos indivíduas levam vantagem, e eles são dependentes uns dos outros. Exemplo Coral cérebro. Eles são formados por milhões de pequenos animais (pólipos) que secretam um esqueleto rígido criando uma forte proteção externa.

46 Relações Intraespecíficas Relações Ecológicas Relações Desarmônicas CANIBALISMO Interação desarmônica onde um indivíduo mata e se alimenta do outro da mesma espécie. Exemplo: O louva-a-deus, as aranhas e os escorpiões são os mais frequentes canibais do mundo animal. É comum em alguns insetos, geralmente após o ato sexual, quando as fêmeas matam o macho. Em animais superiores o canibalismo é raro, acontecendo geralmente em casos de controle da população dentro do ecossistema que ela está inserida.

47 Relações Intraespecíficas Relações Ecológicas Relações Desarmônicas COMPETIÇÃO Ocorre quando indivíduos da mesma espécie disputam recursos que estão em falta no ecossistema onde vivem. Recursos como: disputa por território, alimento e companheiro sexual. Exemplo: Veados, leões, ursos, etc. A superpopulação de uma determinada espécie também pode acarretar disputas entre seus indivíduos. Regula o tamanho da população

48 Relações Intraespecíficas Relações Ecológicas Relações Desarmônicas COMPETIÇÃO A competição também pode ocorrer entre espécies diferentes; isso acontece quando dois nichos se sobrepõem e os animais passam a disputar recursos. Exemplo: Elefantes e antílopes, raposas e gaviões, etc. Esta relação ecológica pode acontecer com praticamente todos os seres vivos e está diretamente ligada à seleção natural, porque levará vantagem aquele que for mais apto, embora seja um relação desarmônica.

49 Relações Intraespecíficas Relações Ecológicas Relações Desarmônicas COMPETIÇÃO A disputa pelo mesmo fator ambiental é um importante fator no controle do tamanho das duas populações. Quando a competição é muito severa, uma das espécies pode ser extinta ou obrigada a migrar. A introdução de espécies exóticas tem causado graves impactos ambientais pelo fato dessas espécies competirem pelos mesmos recursos que as espécies nativas.

50 Relações Interespecíficas Relações Ecológicas Relações Harmônicas COMENSALISMO Quando uma espécie aproveita restos de alimento de outra espécie sem prejudicá-la. Exemplo: leões e hienas, homem e urubu, etc. A hiena não vai necessariamente à caça; elas ficam rodeando grupos de leões e comem as sobras de alimento que os leões não quiseram comer. O animal que se beneficia na relação é chamado de comensal do outro.

51 Relações Interespecíficas Relações Ecológicas Relações Harmônicas COMENSALISMO O exemplo mais clássico é entre o tubarão e o peixe rêmora. Esse pequenos peixes aderem à pele do tubarão com ventosas e se alimenta das partículas de alimento que o tubarão libera quando está comendo sua refeição. Para a rêmora a relação é benéfica, já para o tubarão é totalmente neutra.

52 Relações Interespecíficas Relações Ecológicas Relações Harmônicas PROTOCOOPERAÇÃO Associação facultativa entre indivíduos, em que ambos se beneficiam. Os animais que fazem cooperação podem viver sozinhos, mas eles se unem para obter mais vantagens. Exemplo: anu e boi. A ave se alimenta de insetos e pequenos parasitas dos bois. O anu se alimenta e auxilia o boi capturando insetos parasitas de sua pele.

53 Relações Interespecíficas Relações Ecológicas Relações Harmônicas PROTOCOOPERAÇÃO Outros exemplos são: anêmona e paguro, crocodilo e ave palito, insetos polinizadores e angiospermas.

54 Relações Interespecíficas Relações Ecológicas Relações Harmônicas INQUILINISMO É uma associação entre duas espécies diferentes, em que apenas uma espécie é beneficiada em termos de suporte e proteção, mas a outra não é prejudicada. Neste caso a espécie beneficiada obtém abrigo (proteção) ou suporte no corpo da espécie hospedeira. Exemplo: espécies de peixes, que habitam recifes de corais.

55 Relações Interespecíficas Relações Ecológicas Relações Harmônicas INQUILINISMO EPIFITISMO (vegetais) Orquídeas, que se "hospedam" no alto de árvores onde possa receber mais luz e se proteger de animais do solo. Plantas conhecidas como trepadeiras se envolvem sobre troncos e galhos de árvores para obter proteção e luminosidade. Porém as árvores não são prejudicadas nesta relação.

56 Relações Interespecíficas Relações Ecológicas Relações Harmônicas MIMETISMO Forma de adaptação na qual uma espécie se beneficia por assemelhar-se a outras espécies. Mimetismo: Defensivo Quando um organismo (inofensivo ou não) mimetiza um organismo perigoso.

57 Relações Interespecíficas Relações Ecológicas Relações Harmônicas MIMETISMO Mimetismo: Agressivo Tem como alvo a presa do mímico. Alguns organismos imitam organismos inofensivos. Reprodutivo Plantas que mimetizam a fêmea de algumas espécies de insetos e se aproveitam da tentativa de acasalamento para sua polinização.

58 Relações Interespecíficas Relações Ecológicas Relações Harmônicas MIMETISMO CAMUFLAGEM Camuflagem Forma de adaptação na qual um organismo se parece com o ambiente, confundindo-se com ele, na cor e/ou forma.

59 Relações Interespecíficas Relações Ecológicas Relações Harmônicas MIMETISMO CAMUFLAGEM Camuflagem Homocromia o organismo possui a mesma cor do ambiente em que vive.

60 Relações Interespecíficas Relações Ecológicas Relações Harmônicas MIMETISMO CAMUFLAGEM Camuflagem Homotipia o organismo possui a mesma forma de objetos que compõem o meio em que vive.

61 Relações Interespecíficas Relações Ecológicas Relações Harmônicas MUTUALISMO Os participantes se beneficiam e mantêm relações de dependência tão íntimas a ponto de não poderem sobreviver separados. Exemplo: líquens associação de fungos e algas. A alga, que é clorofilada, oferece alimento para o fungo, e o fungo oferece umidade e sais minerais para a alga. Estabelecem uma relação de dependência.

62 Relações Interespecíficas Relações Ecológicas Relações Harmônicas MUTUALISMO Outro exemplo: bois e microorganismos do sistema digestório Micorrizas associação entre fungos e vegetais. O cupim e o protozoário que vivem em seu sistema digestivo. O cupim necessita deste protozoário para fazer a digestão da celulose. Por outro lado, este protozoário necessita da celulose consumida pelo cupim para pode se alimentar e viver.

63 Relações Interespecíficas Relações Ecológicas Relações Desarmônicas AMENSALISMO Relação em que indivíduos de uma espécie produzem ou secretam substâncias que inibem ou impedem o desenvolvimento de outras. Exemplo: Pinus (Florianópolis) O Pinus é uma espécie de árvore originária do hemisfério norte. Desde que foi introduzida, ela se adaptou muito bem tornando-se uma praga. Suas folhas são duras e resistentes e quando caem no solo elas o cobrem, impedindo o brotamento de outras espécies e prejudicando as espécies nativas.

64 Relações Interespecíficas Relações Ecológicas Relações Desarmônicas AMENSALISMO O exemplo mais comum Maré Vermelha. A Maré Vermelha acontece devido à proliferação de microalgas dinoflageladas tóxicas no ambiente marinho. Como essas microalgas são predominantemente vermelhas, a água adquire uma tonalidade avermelhada característica. Algas provenientes do fundo do mar. Em situações como mudanças de temperatura, alteração na salinidade e despejo de esgoto nas águas do mar, elas se multiplicam e sobem à superfície. As toxinas dessas algas matam diversas outras espécies como peixe, crustáceos, mariscos e outros seres da fauna marinha.

65 Relações Interespecíficas Relações Ecológicas Relações Desarmônicas ESCLAVAGISMO OU SINFILIA Relação ecológica que ocorre entre indivíduos de uma espécie que se beneficiam explorando as atividades, o trabalho ou os produtos produzidos por outros animais (da mesma espécie ou não). Exemplo: pássaro Chupim. Ele coloca seus ovos nos ninhos de outros pássaros de modo que os outros pássaros cuidem dos ovos como se fossem seus.

66 Relações Interespecíficas Relações Ecológicas Relações Desarmônicas HERBIVORIA Relação onde animais herbívoros se alimentam de tecidos vegetais vivos. Esse processo é fundamental em praticamente todos os ecossistemas da Terra, sendo uma das mais importantes relações na natureza. A energia luminosa capturada pelas plantas é convertida em energia química pela fotossíntese e é passada para os níveis tróficos seguintes através dos animais herbívoros.

67 Relações Interespecíficas Relações Ecológicas Relações Desarmônicas PARASITISMO Indivíduos de uma espécie vivem no corpo de outro, do qual retiram alimento. Exemplo: Gado/cachorro e carrapato, lombrigas e vermes parasitas do ser humano. A lombriga se instala no corpo de outro (o hospedeiro) para extrair alimento, provocando-lhes doenças.

68 Relações Interespecíficas Relações Ecológicas Relações Desarmônicas PARASITISMO Endoparasitismo O parasita vive no interior do corpo do hospedeiro. Exemplo: Homem e lombriga. Ectoparasitismo Quando o parasita vive na superfície do hospedeiro. Exemplo: Carrapato e gado/cachorro.

69 Relações Interespecíficas Relações Ecológicas Relações Desarmônicas PREDATISMO Relação em que um animal captura e mata indivíduos de outra espécie para se alimentar. Exemplo: cobra e rato, homem e gado. Todos os carnívoros são animais predadores. É o que acontece com o leão, o lobo, o tigre, a onça.

70 Relações Interespecíficas Relações Ecológicas Relações Desarmônicas PREDATISMO Raros são os casos em que o predador é uma planta. As plantas carnívoras, no entanto, são excelentes exemplos, pois aprisionam e digerem principalmente insetos.

71 Relações Interespecíficas Relações Ecológicas Relações Desarmônicas PREDATISMO O predatismo é uma forma de controle biológico natural sobre a população das presas. Embora o predatismo seja desfavorável à presa como indivíduo, pode favorecer a sua população, evitando que ocorra aumento exagerado do número de indivíduos, o que acabaria provocando competição devido à falta de espaço, parceiro reprodutivo e alimento.

72 Relações Interespecíficas Relações Ecológicas Relações Desarmônicas PREDATISMO No entanto ao diminuir a população de presas é possível que ocorra a diminuição dos predadores por falta de comida. Em consequência, a falta de predadores pode provocar um aumento da população de presas. Essa regulação do controle populacional colabora para a manutenção do equilíbrio ecológico.

73 Relações Interespecíficas Relações Ecológicas Relações Desarmônicas PREDATISMO

74 Material disponível em:

Ecologia Conceitos Básicos e Relações Ecológicas

Ecologia Conceitos Básicos e Relações Ecológicas Ecologia Conceitos Básicos e Relações Ecológicas MOUZER COSTA O que é Ecologia? É a parte da Biologia que estuda as relações dos seres vivos entre si e com o ambiente. Conceitos Básicos Espécie População

Leia mais

Ciências Naturais 6º ano Lígia Palácio

Ciências Naturais 6º ano Lígia Palácio Relações Ecológicas Tema: Ecologia Ciências Naturais 6º ano Lígia Palácio 1) Introdução A interação dos diversos organismos que constituem uma comunidade biológica são genericamente denominadas relações

Leia mais

Conceitos Ecológicos. Prof. Dr. Mauro Parolin

Conceitos Ecológicos. Prof. Dr. Mauro Parolin Conceitos Ecológicos Prof. Dr. Mauro Parolin Hábitat [1] ou habitat (do latim, ele habita) é um conceito usado em ecologia que inclui o espaço físico e os fatores abióticos que condicionam um ecossistema

Leia mais

Matéria: Biologia Assunto: Relações Ecológicas Prof. Enrico Blota

Matéria: Biologia Assunto: Relações Ecológicas Prof. Enrico Blota Matéria: Biologia Assunto: Relações Ecológicas Prof. Enrico Blota Biologia Ecologia Relações ecológicas Representam as interações entre os seres vivos em um determinado ecossistema. Podem ser divididas

Leia mais

Ecologia: interações ecológicas

Ecologia: interações ecológicas FACULDADES OSWALDO CRUZ Curso: Engenharia Ambiental Disciplina: Microbiologia Aplicada Prof a MsC. Vanessa Garcia Aula 12 (2º semestre): Ecologia: interações ecológicas Objetivos: analisar os principais

Leia mais

Pirâmides de números

Pirâmides de números Fluxo de energia Pirâmides de números COBRA (1) RATO (15) MILHO (100) PROTOZOÁRIOS CUPIM (100) (1) ÁRVORE (1000) ARANHAS (100) MOSCAS (300) (1) BANANA NAO HA PADRAO UNICO!!! - Massa de matéria orgânica

Leia mais

Relações ecológicas. Professora: Reisila Migliorini Mendes - Biologia 1ª série - Ensino Médio

Relações ecológicas. Professora: Reisila Migliorini Mendes - Biologia 1ª série - Ensino Médio Relações ecológicas Professora: Reisila Migliorini Mendes - Biologia 1ª série - Ensino Médio Classificação Intraespecífica: entre indivíduos da mesma espécie. Interespecífica: entre indivíduos de espécies

Leia mais

Específicas. I. Harmônicas. II. Desarmônicas. I. Harmônicas 1) SOCIEDADE. Estas relações podem ser

Específicas. I. Harmônicas. II. Desarmônicas. I. Harmônicas 1) SOCIEDADE. Estas relações podem ser Relações Ecológicas Os seres vivos mantém constantes relações entre si, exercendo influências recíprocas em suas populações. INTRA ou INTERESPECÍFICAS Estas relações podem ser HARMÔNICAS OU DESARMÔNICAS

Leia mais

Interações entre os seres vivos

Interações entre os seres vivos Relações Ecológicas Interações entre os seres vivos I. CLASSIFICAÇÃO:. Quanto as espécies participantes: - Intra-espec específicas ou Homotípicas picas: : mesma espécie cie. - Interespecíficas ou Heterotípicas

Leia mais

Ecossistemas e Saúde Ambiental :: Prof.ª MSC. Dulce Amélia Santos

Ecossistemas e Saúde Ambiental :: Prof.ª MSC. Dulce Amélia Santos Engenharia Civil Disciplina Ecossistemas e Saúde Ambiental Relações Ecológicas Duas Aula- Relações Ecológicas Profª Msc. Dulce Amélia Santos PODEMOS CLASSIFICAR AS RELAÇÕES ECOLÓGICAS EM RELAÇÕES INTRA-ESPECÍFICAS

Leia mais

RELAÇÕES ENTRE OS SERES VIVOS (ALELOBIOSES) 1- HARMÔNICAS NINGUÉM É PREJUDICADO 3- INTRA-ESPECÍFICAS OU HOMOTÍPICAS OS SERES SÃO DA MESMA ESPÉCIE

RELAÇÕES ENTRE OS SERES VIVOS (ALELOBIOSES) 1- HARMÔNICAS NINGUÉM É PREJUDICADO 3- INTRA-ESPECÍFICAS OU HOMOTÍPICAS OS SERES SÃO DA MESMA ESPÉCIE RELAÇÕES ENTRE OS SERES VIVOS (ALELOBIOSES) 1- HARMÔNICAS NINGUÉM É PREJUDICADO 2- DESARMÔNICAS ALGUÉM É PREJUDICADO 3- INTRA-ESPECÍFICAS OU HOMOTÍPICAS OS SERES SÃO DA MESMA ESPÉCIE 4- INTERESPECÍFICAS

Leia mais

Relações Ecológicas. Essa interação entre os seres vivos é chamada de relação ecológica.

Relações Ecológicas. Essa interação entre os seres vivos é chamada de relação ecológica. Relações Ecológicas Relações Ecológicas Os seres vivos de diferentes espécies, além de interagirem com o meio abiótico em que vivem, também se interagem com os outros seres vivos presentes num mesmo local.

Leia mais

RELAÇÕES ECOLÓGICAS CLASSIFICAÇÃO

RELAÇÕES ECOLÓGICAS CLASSIFICAÇÃO CLASSIFICAÇÃO Tipo de interação A Intraespecíficas 9 relações que ocorrem entre indivíduos da mesma espécie. 9 relações que ocorrem entre indivíduos de espécies diferentes. Tipo de resultado da interação

Leia mais

5ª SÉRIE/6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL UM MUNDO MELHOR PARA TODOS

5ª SÉRIE/6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL UM MUNDO MELHOR PARA TODOS 5ª SÉRIE/6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL UM MUNDO MELHOR PARA TODOS Auno(a) N 0 6º Ano Turma: Data: / / 2013 Disciplina: Ciências UNIDADE I Professora Martha Pitanga ATIVIDADE 01 CIÊNCIAS REVISÃO GERAL De

Leia mais

3. Ler atentamente as 3 afirmativas relativas às relações entre os seres vivos,

3. Ler atentamente as 3 afirmativas relativas às relações entre os seres vivos, ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO BIOLOGIA 1º ANO / 3ª etapa Professor: Warley Ferreira 1. Uma população de parasitas e seus hospedeiros estão em interação. Eliminando-se os parasitas, espera-se que a população

Leia mais

Ecologia Relações entre os seres vivos

Ecologia Relações entre os seres vivos O funcionamento de uma comunidade depende das diversas relações ou interações entre os organismos que a compõem. Essas relações podem ser: A)Intra-específicas quando ocorrem entre seres da mesma espécie;

Leia mais

BIOLOGIA ECOLOGIA - CONCEITOS ECOLÓGICOS

BIOLOGIA ECOLOGIA - CONCEITOS ECOLÓGICOS BIOLOGIA Prof. Fred ECOLOGIA - CONCEITOS ECOLÓGICOS Ecologia: definição e importância Ecologia é o estudo das relações entre os seres vivos e entre estes e o ambiente em que vivem. Envolve aspectos do

Leia mais

Ecologia. 1) Níveis de organização da vida

Ecologia. 1) Níveis de organização da vida Introdução A ciência que estuda como os seres vivos se relacionam entre si e com o ambiente em que vivem e quais as conseqüências dessas relações é a Ecologia (oikos = casa e, por extensão, ambiente; logos

Leia mais

COMUNIDADES INTERAÇÕES ECOLÓGICAS

COMUNIDADES INTERAÇÕES ECOLÓGICAS INTERAÇÕES ECOLÓGICAS Harmônicas Desarmônicas INTERAÇÕES ECOLÓGICAS HARMÔNICAS Intraespecíficas positivas Interespecíficas positivas INTERAÇÕES ECOLÓGICAS HARMÔNICAS Intraespecíficas positivas Colônia

Leia mais

ECOLOGIA SERES VIVOS AMBIENTE. estuda as relações entre

ECOLOGIA SERES VIVOS AMBIENTE. estuda as relações entre ECOLOGIA SERES VIVOS estuda as relações entre AMBIENTE Níveis de Organização Molécula Célula Tecido Órgão Sistema Espécie População Comunidade Ecossistema Biosfera Níveis de Organização Espécie Grupo de

Leia mais

Os seres vivos e o ambiente

Os seres vivos e o ambiente Nas teias alimentares, certos organismos podem ser, ao mesmo tempo, consumidores primários, secundários, etc., dependendo da cadeia alimentar que for selecionada. A eliminação de alguns organismos de uma

Leia mais

CADERNO DE ATIVIDADES CIÊNCIAS

CADERNO DE ATIVIDADES CIÊNCIAS COLÉGIO ARNALDO 2015 CADERNO DE ATIVIDADES CIÊNCIAS Aluno (a): 4º ano: Turma: Professor (a): Valor: 20 pontos Este trabalho deverá ser entregue IMPRETERIVELMENTE no dia da prova. Conteúdo de Recuperação

Leia mais

RELAÇÕES HARMÔNICAS (interações positivas) COLÔNIAS INTRA - ESPECÍFICAS SOCIEDADES

RELAÇÕES HARMÔNICAS (interações positivas) COLÔNIAS INTRA - ESPECÍFICAS SOCIEDADES RELAÇÕES HARMÔNICAS (interações positivas) COLÔNIAS INTRA - ESPECÍFICAS SOCIEDADES SOCIEDADES Diferem das colônias basicamente pela independência física exibida por seus integrantes. Também caracterizam-se

Leia mais

ECOLOGIA GERAL FLUXO DE ENERGIA E MATÉRIA ATRAVÉS DE ECOSSISTEMAS

ECOLOGIA GERAL FLUXO DE ENERGIA E MATÉRIA ATRAVÉS DE ECOSSISTEMAS ECOLOGIA GERAL Aula 05 Aula de hoje: FLUXO DE ENERGIA E MATÉRIA ATRAVÉS DE ECOSSISTEMAS Sabemos que todos os organismos necessitam de energia para se manterem vivos, crescerem, se reproduzirem e, no caso

Leia mais

DISCIPLINA: BIOLOGIA PROFª. CRISTINA DE SOUZA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

DISCIPLINA: BIOLOGIA PROFª. CRISTINA DE SOUZA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DISCIPLINA: BIOLOGIA PROFª. CRISTINA DE SOUZA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO RELAÇÕES ECOLÓGICAS Interações (relações ou associações) = SIMBIOSE INTRAESPECÍFICAS - entre indivíduos da mesma espécie. INTERESPECÍFICAS

Leia mais

E C O L O G I A. Incluindo todos os organismos e todos os processos funcionais que a tornam habitável

E C O L O G I A. Incluindo todos os organismos e todos os processos funcionais que a tornam habitável E C O L O G I A Deriva do grego oikos, com sentido de casa e logos com sentido de estudo Portanto, trata-se do estudo do ambiente da casa Incluindo todos os organismos e todos os processos funcionais que

Leia mais

INTERAÇÕES. Guilherme Alfenas Programa de Pós-Graduação em Ecologia PGECOL - UFJF

INTERAÇÕES. Guilherme Alfenas Programa de Pós-Graduação em Ecologia PGECOL - UFJF INTERAÇÕES Guilherme Alfenas Programa de Pós-Graduação em Ecologia PGECOL - UFJF BIBLIOGRAFIA RICKLEFS, R.E. 5ª edição. A Economia da Natureza. Editora Guanabara Koogan. CONCEITO BÁSICO São relações que

Leia mais

EXERCÍCIOS DE REVISÃO 1ª VP4 de Ciências 6ª SÉRIE 1ª ETAPA. Professora: Alexsandra Ribeiro

EXERCÍCIOS DE REVISÃO 1ª VP4 de Ciências 6ª SÉRIE 1ª ETAPA. Professora: Alexsandra Ribeiro CONTEÚDO: CAP. 1, 2 e 3 EXERCÍCIOS DE REVISÃO 1ª VP4 de Ciências 6ª SÉRIE 1ª ETAPA Professora: Alexsandra Ribeiro 1. O esquema abaixo nos mostra como a vida está organizada no planeta. A complexidade da

Leia mais

Roteiro de Aula Prática 3º ano Prática 28 Predação e Resposta funcional

Roteiro de Aula Prática 3º ano Prática 28 Predação e Resposta funcional Roteiro de Aula Prática 3º ano Prática 28 Predação e Resposta funcional Pergunta: Qual a importância das relações ecológicas? São as formas de interação entre os diferentes organismos de um ecossistema.

Leia mais

Revestimento do Corpo ou tegumento. Proteção contra a ações do Ambiente. - Depende do ambiente e do modo de vida.

Revestimento do Corpo ou tegumento. Proteção contra a ações do Ambiente. - Depende do ambiente e do modo de vida. Sistemas Funcionais Revestimento do Corpo ou tegumento Proteção contra a ações do Ambiente. - Depende do ambiente e do modo de vida. a) Esqueleto Sustentação Invertebrados: esqueletos calcários. Nos artrópodes

Leia mais

Maxillaria silvana Campacci

Maxillaria silvana Campacci Ecologia Aula 1 Habitat É o lugar que reúne as melhores condições de vida para uma espécie. Temperatura, quantidade de água, intensidade da luz solar e tipo de solo determinam se o habitat é adequado ao

Leia mais

Biologia Fascículo 10 André Eterovic

Biologia Fascículo 10 André Eterovic Biologia Fascículo 10 André Eterovic Índice Ecologia Conceitos Ecológicos...1 Cadeias Alimentares...2 Relações Simbióticas...4 Exercícios...6 Gabarito...8 Ecologia Conceitos Ecológicos Ecologia: definição

Leia mais

Aula 19 Conteúdo O homem e o meio ambiente. Principais problemas ambientais do mundo.

Aula 19 Conteúdo O homem e o meio ambiente. Principais problemas ambientais do mundo. CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Unidade IV Natureza sociedade: questões ambientais. Aula 19 Conteúdo O homem e o meio ambiente. Principais problemas ambientais do mundo. 2 CONTEÚDO

Leia mais

BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 20 ECOLOGIA

BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 20 ECOLOGIA BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 20 ECOLOGIA Como pode cair no enem (ENEM) Várias estratégias estão sendo consideradas para a recuperação da diversidade biológica de um ambiente degradado, dentre elas, a criação

Leia mais

Ecologia das comunidades

Ecologia das comunidades Ecologia das comunidades Relações ecológicas Intraespecífica ou interespecífica Harmônica ou desarmônica Intraespecíficas harmônicas Disponível em: .

Leia mais

Resumo de SAÚDE AMBIENTAL E ECOLOGIA. Parte 01. Nome: Curso:

Resumo de SAÚDE AMBIENTAL E ECOLOGIA. Parte 01. Nome: Curso: Resumo de SAÚDE AMBIENTAL E ECOLOGIA Parte 01 Nome: Curso: Data: / / 1 - Introdução Diversas são as definições que podem ser atribuídas à Ecologia. Segundo diversos autores, Ecologia é: a) O estudo das

Leia mais

CADERNO DE EXERCÍCIOS 1G

CADERNO DE EXERCÍCIOS 1G CADERNO DE EXERCÍCIOS 1G Ensino Fundamental Ciências da Natureza Questão Conteúdo Habilidade da Matriz da EJA/FB 1 Movimentos dos continentes H7 2 Origem dos seres vivos na Terra H17 3 Relações ecológicas

Leia mais

Matéria e energia nos ecossistemas

Matéria e energia nos ecossistemas Aula de hoje Matéria e energia nos ecossistemas Matéria e energia nos ecossistemas A forma e funcionamento dos organismos vivos evoluiu parcialmente il em respostas às condições prevalecentes no mundo

Leia mais

COMENTÁRIO DA PROVA DE BIOLOGIA

COMENTÁRIO DA PROVA DE BIOLOGIA COMENTÁRIO DA PROVA DE BIOLOGIA A prova de Biologia da UFPR apresentou uma boa distribuição de conteúdos ao longo das nove questões. O grau de dificuldade variou entre questões médias e fáceis, o que está

Leia mais

Introdução à Ecologia Prof. Fernando Belan

Introdução à Ecologia Prof. Fernando Belan Introdução à Ecologia Prof. Fernando Belan Ecologia (oikos = casa; logos = ciência) Estuda as relações entre os seres vivos, e o ambiente em que vivem; Multidisciplinar A Ecologia é complexa, e envolve:

Leia mais

20/5/2014 RELAÇÕES ECOLÓGICAS RELAÇÕES HARMÔNICAS INTRA-ESPECÍFICAS COLÔNIA CLASSIFICAÇÃO

20/5/2014 RELAÇÕES ECOLÓGICAS RELAÇÕES HARMÔNICAS INTRA-ESPECÍFICAS COLÔNIA CLASSIFICAÇÃO RELAÇÕES ECOLÓGICAS RELAÇÕES ECOLÓGICAS Os seres vivos, além de interagirem com o meio abiótico, também interagem com outros seres vivos presentes na mesma comunidade. Estas interações são as relações

Leia mais

ECOLOGIA GERAL ECOLOGIA DE POPULAÇÕES (DINÂMICA POPULACIONAL E DISPERSÃO)

ECOLOGIA GERAL ECOLOGIA DE POPULAÇÕES (DINÂMICA POPULACIONAL E DISPERSÃO) Aula de hoje: ECOLOGIA GERAL ECOLOGIA DE POPULAÇÕES (DINÂMICA POPULACIONAL E DISPERSÃO) Aula 07 Antes de iniciarmos os estudos sobre populações e seus componentes precisamos conhecer e conceituar as estruturas

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO E S C O L A D E A R T E S, C I Ê N C I A S E H U M A N I D A D E

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO E S C O L A D E A R T E S, C I Ê N C I A S E H U M A N I D A D E UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO E S C O L A D E A R T E S, C I Ê N C I A S E H U M A N I D A D E Trabalho proposto pela disciplina de Orientado por Professor Dr. Fernando Coelho Mário Januário Filho 5365372

Leia mais

Ecologia. Aula Programada. Biologia. Tema: Ecologia

Ecologia. Aula Programada. Biologia. Tema: Ecologia Aula Programada Tema: Ecologia Biologia 1) Conceitos Básicos Indivíduo: Exemplar de uma espécie qualquer que constitui uma unidade distinta. Espécie: Conjunto de indivíduos muito semelhantes entre si e

Leia mais

FLUXO DE ENERGIA E CICLOS DE MATÉRIA

FLUXO DE ENERGIA E CICLOS DE MATÉRIA FLUXO DE ENERGIA E CICLOS DE MATÉRIA Todos os organismos necessitam de energia para realizar as suas funções vitais. A energia necessária para a vida na Terra provém praticamente toda do sol. Contudo,

Leia mais

Cadeias e Teias Alimentares

Cadeias e Teias Alimentares Cadeias e Teias Alimentares O termo cadeia alimentar refere-se à seqüência em que se alimentam os seres de uma comunidade. Autotróficos x Heterotróficos Seres que transformam substâncias minerais ou inorgânicas

Leia mais

TEORIA GERAL DOS SISTEMAS

TEORIA GERAL DOS SISTEMAS TEORIA GERAL DOS SISTEMAS 2 HISTÓRICO Gottfried Leibniz (1646-1716) chamava de Sistema: Repertório de conhecimentos que não se limitasse a ser um simples inventário, mas que contivesse suas razões ou provas

Leia mais

Até quando uma população pode crescer?

Até quando uma população pode crescer? A U A UL LA Até quando uma população pode crescer? Seu José é dono de um sítio. Cultiva milho em suas terras, além de frutas e legumes que servem para a subsistência da família. Certa vez, a colheita do

Leia mais

Entre os seres vivos de um ecossistema, há um inter relacionamento dinâmico e equilibrado, que permite a troca de matéria e de energia.

Entre os seres vivos de um ecossistema, há um inter relacionamento dinâmico e equilibrado, que permite a troca de matéria e de energia. Cadeia alimentar A biosfera, parte do planeta onde vivem os seres vivos, é formado por ecossistemas. O ecossistema é constituído por comunidades (parte biótica) e os fatores físicos e químicos do meio

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO ADMINISTRAÇÀO DISCIPLINA: MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO PROF: NAZARÉ FERRÀO TURMA: 7-ADN-1

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO ADMINISTRAÇÀO DISCIPLINA: MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO PROF: NAZARÉ FERRÀO TURMA: 7-ADN-1 1 CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO ADMINISTRAÇÀO DISCIPLINA: MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO PROF: NAZARÉ FERRÀO TURMA: 7-ADN-1 I. MEIO AMBIENTE CONCEITOS MEIO AMBIENTE Tudo o que cerca o ser vivo,

Leia mais

CAPÍTULO 02 A TEIA ALIMENTAR

CAPÍTULO 02 A TEIA ALIMENTAR CAPÍTULO 02 A TEIA ALIMENTAR Cadeia alimentar: é uma seqüência de seres vivos relacionando-se dentro de um ecossistema, onde um ser serve de alimento para outro ser. Exemplo: Capim capivara onça bactéria

Leia mais

A seguir veremos alguns exemplos desses tipos de relações. Relações Harmônicas (relações positivas)

A seguir veremos alguns exemplos desses tipos de relações. Relações Harmônicas (relações positivas) Relações ecológicas Em um ecossistema, os seres vivos relacionam-se com o ambiente físico e também entre si, formando o que chamamos de relações ecológicas. As relações ecológicas ocorrem dentro da mesma

Leia mais

Que tipo de relação há entre o peixe-palhaço e a anêmona? Justifique sua resposta. R.:

Que tipo de relação há entre o peixe-palhaço e a anêmona? Justifique sua resposta. R.: PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================= 01- Nas figuras abaixo

Leia mais

Resumo. Leonel Fonseca Ivo. 17 de novembro de 2009

Resumo. Leonel Fonseca Ivo. 17 de novembro de 2009 Resumo Leonel Fonseca Ivo 17 de novembro de 2009 1 Teoria de Sistemas A Teoria de Sistemas (TS) é um ramo específico da Teoria Geral de Sistemas (TGS), cujo objetivo é produzir teorias e formulações conceituais

Leia mais

Quiz 6 a Série. 1. Um cientista estudou o conteúdo do estômago de um animal e descobriu que nele só havia plantas. Este animal deve ser um:

Quiz 6 a Série. 1. Um cientista estudou o conteúdo do estômago de um animal e descobriu que nele só havia plantas. Este animal deve ser um: Quiz 6 a Série Professora: Alexsandra Ribeiro Instruções: Olá queridos alunos e alunas! O quiz é mais uma ferramenta que nos possibilita saber se realmente você está entendendo o conteúdo abordado em sala

Leia mais

1º ANO MATRIZ CURRICULAR DE CIÊNCIAS NATURAIS. Eu um ser no ambiente

1º ANO MATRIZ CURRICULAR DE CIÊNCIAS NATURAIS. Eu um ser no ambiente 1º ANO MATRIZ CURRICULAR DE CIÊNCIAS NATURAIS Eu um ser no ambiente Higiene Corporal Os cinco sentidos Corpo humano Perceber a importância do cuidado com o corpo, da vacinação e da prevenção de acidentes.

Leia mais

Harmôni cas Desarmô nicas. Harmôni cas Desarmô nicas

Harmôni cas Desarmô nicas. Harmôni cas Desarmô nicas biozell Intra - específicas Inter - específicas Harmôni cas Desarmô nicas Harmôni cas Desarmô nicas Colônia Sociedade Competição Canibalismo Protocooperação Mutualismo Comensalismo Foresia Inquilinismo

Leia mais

Aula 11 Cadeia alimentar

Aula 11 Cadeia alimentar Aula 11 Cadeia alimentar A biosfera, parte do planeta onde vivem os seres vivos, é formado por ecossistemas. O ecossistema é constituído por comunidade (parte biótica) e os fatores físicos e químicos do

Leia mais

O homem transforma o ambiente

O homem transforma o ambiente Acesse: http://fuvestibular.com.br/ O homem transforma o ambiente Vimos até agora que não dá para falar em ambiente sem considerar a ação do homem. Nesta aula estudaremos de que modo as atividades humanas

Leia mais

ATIVIDADE INTERAÇÕES DA VIDA. CAPÍTULOS 1, 2, 3 e 4

ATIVIDADE INTERAÇÕES DA VIDA. CAPÍTULOS 1, 2, 3 e 4 ATIVIDADE INTERAÇÕES DA VIDA CAPÍTULOS 1, 2, 3 e 4 Questão 1) Abaixo representa uma experiência com crisântemo, em que a planta foi iluminada, conforme mostra o esquema. Com base no esquema e seus conhecimentos,

Leia mais

Unidade. 6 Coleção IAB de Ciências / 3º ANO

Unidade. 6 Coleção IAB de Ciências / 3º ANO I Unidade 6 Coleção IAB de Ciências / 3º ANO UNIDADE I: A VIDA EM NOSSO PLANETA Introdução A ciência se faz com observação da natureza, perguntas e busca de respostas. Você já observou como o Planeta Terra

Leia mais

Figura 1. Habitats e nichos ecológicos diversos. Fonte: UAN, 2014.

Figura 1. Habitats e nichos ecológicos diversos. Fonte: UAN, 2014. Ecologia de Comunidades e Ecossistemas Habitat e nicho ecológico Para entendermos o funcionamento da vida dos seres vivos em comunidade (dentro de um ecossistema) se faz necessário abordarmos dois conceitos

Leia mais

Aula 01 Introdução à Ecologia: níveis de organização ecológica; ecossistema; níveis tróficos do ecossistema; a energia nos ecossistemas.

Aula 01 Introdução à Ecologia: níveis de organização ecológica; ecossistema; níveis tróficos do ecossistema; a energia nos ecossistemas. Aula 01 Introdução à Ecologia: níveis de organização ecológica; ecossistema; níveis tróficos do ecossistema; a energia nos ecossistemas. O que é? O que estuda? Qual a sua importância? HISTÓRICO Homem primitivo

Leia mais

EXERCÍCIOS DE CIÊNCIAS (6 ANO)

EXERCÍCIOS DE CIÊNCIAS (6 ANO) 1- Leia o texto a seguir e responda: EXERCÍCIOS DE CIÊNCIAS (6 ANO) Além de diminuir a poluição ambiental, o tratamento do lixo pode ter retorno econômico e social. a) Cite duas formas de se obterem produtos

Leia mais

Biologia LIVRO 3 Unidade 3 Avaliação capítulos 12, 13, 14, 15 e 16 Ecologia

Biologia LIVRO 3 Unidade 3 Avaliação capítulos 12, 13, 14, 15 e 16 Ecologia 1. Durante uma aula de campo, a professora informou que naquela área existiam diversas espécies de formigas, seres que estabelecem uma relação intraespecífica harmônica conhecida como sociedade. Informou

Leia mais

Matéria e Energia no Ecossistema

Matéria e Energia no Ecossistema Matéria e Energia no Ecossistema Qualquer unidade que inclua a totalidade dos organismos (comunidade) de uma área determinada, interagindo com o ambiente físico, formando uma corrente de energia que conduza

Leia mais

Comer o milho ou a galinha que comeu o milho?

Comer o milho ou a galinha que comeu o milho? Comer o milho ou a galinha que comeu o milho? A UU L AL A Na Aula 29 usamos como exemplo o galinheiro de um fazendeiro. Para alimentar as galinhas, o fazendeiro planta ou compra milho. As galinhas, aproveitando

Leia mais

Organismos, fatores limitantes e nicho ecológico

Organismos, fatores limitantes e nicho ecológico Texto Base: Aula 25 Organismos, fatores limitantes e nicho ecológico Autor: Ana Lúcia Brandimarte Ecologia: significado e escopo As aulas finais de Biologia Geral serão dedicadas ao estudo da Ecologia,

Leia mais

Níveis de Organização

Níveis de Organização Níveis de Organização Indivíduo Átomos Moléculas Células Tecidos Órgãos Sistemas capazes de se cruzarem entre si, originando indivíduos férteis. Ex: Cachorro População: grupo de indivíduos da mesma espécie

Leia mais

TÍTULO: Plano de Aula VIDA DE BICHO. Ensino Fundamental / Anos Iniciais. 4º ano. Ciências. Vida e Ambiente 2 aulas (50 min cada) Educação Presencial

TÍTULO: Plano de Aula VIDA DE BICHO. Ensino Fundamental / Anos Iniciais. 4º ano. Ciências. Vida e Ambiente 2 aulas (50 min cada) Educação Presencial Org.: Claudio André - 1 TÍTULO: VIDA DE BICHO Nível de Ensino: Ano/Semestre de estudo Componente Curricular: Tema: Duração da Aula: Modalidade de Ensino: Ensino Fundamental / Anos Iniciais 4º ano Ciências

Leia mais

PLANIFICAÇÃO CIÊNCIAS NATURAIS (8.º ANO) 2015/2016 Docentes: João Mendes, Madalena Serra e Vanda Messenário

PLANIFICAÇÃO CIÊNCIAS NATURAIS (8.º ANO) 2015/2016 Docentes: João Mendes, Madalena Serra e Vanda Messenário PLANIFICAÇÃO CIÊNCIAS NATURAIS (8.º ANO) 2015/2016 Docentes: João Mendes, Madalena Serra e Vanda Messenário 1 Metras Curriculares Estratégias Tempo Avaliação TERRA UM PLANETA COM VIDA Sistema Terra: da

Leia mais

Os pressupostos básicos para a teoria de Bertalanffy foram os seguintes:

Os pressupostos básicos para a teoria de Bertalanffy foram os seguintes: Teoria Geral de Sistemas Uma introdução As Teorias Clássicas (Administração Científica e Teoria Clássica), a Abordagem Humanística (Teoria das Relações Humanas), a Teoria Estruturalista e a Teoria da Burocracia

Leia mais

BIOVESTIBA.NET BIOLOGIA VIRTUAL Profº Fernando Teixeira UFRGS. ECOLOGIA Fluxo de energia e Interações ecológicas

BIOVESTIBA.NET BIOLOGIA VIRTUAL Profº Fernando Teixeira UFRGS. ECOLOGIA Fluxo de energia e Interações ecológicas UFRGS ECOLOGIA Fluxo de energia e Interações ecológicas 1. (Ufrgs 2015) Analise o quadro abaixo que apresenta os componentes de uma cadeia alimentar aquática e de uma terrestre. Ecossistema aquático aguapé

Leia mais

8. Abordagem Sistêmica

8. Abordagem Sistêmica 8. Abordagem Sistêmica Conteúdo 1. Abordagem Sistêmica 2. Cibernética 3. Teria Geral dos sistemas 4. Sistema Empresa 1 Bibliografia Recomenda Livro Texto: Administração - Teoria, Processo e Prática Chiavenato,

Leia mais

Relações ecológicas. Relações intraespecíficas harmônicas

Relações ecológicas. Relações intraespecíficas harmônicas Relações ecológicas Nenhum ser vivo está sozinho neste planeta, todos os seres vivos se relacionam seja com seres da própria espécie ou com seres de outras espécies. Essas relações são muito importantes

Leia mais

1. Conceitos de sistemas. Conceitos da Teoria de Sistemas. Conceitos de sistemas extraídos do dicionário Aurélio:

1. Conceitos de sistemas. Conceitos da Teoria de Sistemas. Conceitos de sistemas extraídos do dicionário Aurélio: 1. Conceitos de sistemas Conceitos da Teoria de Sistemas OPTNER: É um conjunto de objetos com um determinado conjunto de relações entre seus objetos e seus atributos. TILLES: É um conjunto de partes inter-relacionadas.

Leia mais

Microbiologia ambiental relaciona-se principalmente com os processos microbianos que ocorrem no solo, na água, no ar ou nos alimentos;

Microbiologia ambiental relaciona-se principalmente com os processos microbianos que ocorrem no solo, na água, no ar ou nos alimentos; MICRORGANISMOS E MEIO AMBIENTE Microbiologia ambiental relaciona-se principalmente com os processos microbianos que ocorrem no solo, na água, no ar ou nos alimentos; 1 Os microrganismos vivem em comunidades,

Leia mais

23/8/2011 CADEIAS ALIMENTARES CADEIA ALIMENTAR OU CADEIA TRÓFICA PRODUTORES. Ecossitemas e Saúde Ambiental ::Profª MSC. Dulce Amélia Santos 1

23/8/2011 CADEIAS ALIMENTARES CADEIA ALIMENTAR OU CADEIA TRÓFICA PRODUTORES. Ecossitemas e Saúde Ambiental ::Profª MSC. Dulce Amélia Santos 1 CADIAS ALIMNTARS ngenharia Civil Disciplina cossistemas e Saúde Ambiental Aula - Cadeias Alimentares - Fluxo De nergia Profª Msc.. Dulce Amélia Santos As espécies que vivem em um mesmo ambiente estão ligadas

Leia mais

TEORIA GERAL DE SISTEMAS. Ludwig Von Bertalanffy biólogo alemão Estudos entre 1950 e 1968

TEORIA GERAL DE SISTEMAS. Ludwig Von Bertalanffy biólogo alemão Estudos entre 1950 e 1968 TEORIA GERAL DE SISTEMAS Ludwig Von Bertalanffy biólogo alemão Estudos entre 1950 e 1968 Critica a visão de que o mundo se divide em áreas como física, biologia, química, psicologia, sociologia pregando

Leia mais

DIVERSIDADE DE CLIMAS = DIVERSIDADE DE VEGETAÇÕES

DIVERSIDADE DE CLIMAS = DIVERSIDADE DE VEGETAÇÕES FORMAÇÕES VEGETAIS - Os elementos da natureza mantém estreita relação entre si. - A essa relação, entendida como a combinação e coexistência de seres vivos (bióticos) e não vivos (abióticos) dá-se o nome

Leia mais

Slide 1 REVISÃO DA PROVA

Slide 1 REVISÃO DA PROVA Slide 1 REVISÃO DA PROVA Slide 2 FOTOSSINTESE Slide 3 3- A fotossíntese libera para a atmosfera: a) o oxigênio oriundo da água; b) o oxigênio proveniente do gás carbônico; c) o gás carbônico proveniente

Leia mais

3) As afirmativas a seguir referem-se ao processo de especiação (formação de novas espécies). Com relação a esse processo é INCORRETO afirmar que

3) As afirmativas a seguir referem-se ao processo de especiação (formação de novas espécies). Com relação a esse processo é INCORRETO afirmar que Exercícios Evolução - parte 2 Professora: Ana Paula Souto Nome: n o : Turma: 1) Selecione no capítulo 7 duas características de defesa de plantas. a) DESCREVA cada característica. b) Para cada característica,

Leia mais

Biologia 1. 01 Alternativa E. 02 Alternativa D. 01 Alternativa D. 02 Alternativa E. 03 Alternativa E. 04 Alternativa A.

Biologia 1. 01 Alternativa E. 02 Alternativa D. 01 Alternativa D. 02 Alternativa E. 03 Alternativa E. 04 Alternativa A. Biologia 1 Aula 1 21 Aula 2 Aula 3 1 Aula 4 a) A "Chlamydia trachomatis" é uma bactéria, pois, como mostra a tabela, não apresenta núcleo celular organizado, porém possui DNA, RNA, membrana plasmática

Leia mais

NETXPLICA http://forum.netxplica.com TESTE DE AVALIAÇÃO 8º Ano Ciências Naturais Ecossistemas fluxos de energia e ciclos de matéria

NETXPLICA http://forum.netxplica.com TESTE DE AVALIAÇÃO 8º Ano Ciências Naturais Ecossistemas fluxos de energia e ciclos de matéria Classificação Encarregado de Educação Nome nº Turma Data / / 08 GRUPO I (Cotação = 25 pontos: 1.1-10x2=20 + 1.2-5 pontos) 1. Considera a figura seguinte, que representa o fluxo de energia numa cadeia alimentar.

Leia mais

Escola Secundária da Maia Técnico de Manutenção industrial de Electromecânica

Escola Secundária da Maia Técnico de Manutenção industrial de Electromecânica Escola Secundária da Maia Técnico de Manutenção industrial de Electromecânica Introdução Ao longo deste trabalho, vamos falar de um gravíssimo problema ambiental, A NIVEL MUNDIAL! que poucos ou quase ninguém

Leia mais

Ecologia Geral (ECG33AM) Estrutura populacional (crescimento e dinâmica populacional)

Ecologia Geral (ECG33AM) Estrutura populacional (crescimento e dinâmica populacional) Ecologia Geral (ECG33AM) Estrutura populacional (crescimento e dinâmica populacional) A dinâmica populacional crescimento e regulação do tamanho populacional Quando se menciona um aumento do tamanho populacional,

Leia mais

D) Presença de tubo digestivo completo em anelídeos, e incompleto em cnidários.

D) Presença de tubo digestivo completo em anelídeos, e incompleto em cnidários. QUESTÓES DE ESPECÍFICA BIOLOGIA PROFª: THAÍS ALVES/ DATA: 15/07/14 01. Critérios anatômicos, fisiológicos e embrionários servem também de base para estabelecer o grau de parentesco entre os seres e, consequentemente,

Leia mais

CONHECENDO O AMBIENTE DA ORGANIZAÇÃO Macroambiente e Ambiente competitivo

CONHECENDO O AMBIENTE DA ORGANIZAÇÃO Macroambiente e Ambiente competitivo CONHECENDO O AMBIENTE DA ORGANIZAÇÃO Macroambiente e Ambiente competitivo DISCIPLINA: Introdução à Administração FONTE: BATEMAN, Thomas S., SNELL, Scott A. Administração - Construindo Vantagem Competitiva.

Leia mais

Data: /08/14 Bimestr e: Nome: 9 ANO Nº Disciplina Biologia Valor da Prova / Atividade:

Data: /08/14 Bimestr e: Nome: 9 ANO Nº Disciplina Biologia Valor da Prova / Atividade: Data: /08/14 Bimestr e: 2 Nome: 9 ANO Nº Disciplina Biologia : Valor da Prova / Atividade: Professo r: Ângela Nota: Objetivo / Instruções: Lista de Recuperação 1.Explique a principal diferença entre sociedade

Leia mais

Ciências da Natureza. baseado nos Padrões Curriculares do Estado de São Paulo

Ciências da Natureza. baseado nos Padrões Curriculares do Estado de São Paulo Ciências da Natureza baseado nos Padrões Curriculares do Estado de São Paulo 1 PROPOSTA CURRICULAR DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA Elementary School 2 K5 Meu corpo Meu corpo. Higiene do corpo. Órgãos

Leia mais

Curso Sustentabilidade e Saúde Humana:

Curso Sustentabilidade e Saúde Humana: Curso Sustentabilidade e Saúde Humana: Ações individuais para melhorias em todo o planeta Nosso maior desafio neste século é pegar uma idéia que parece abstrata desenvolvimento sustentável e torná-la uma

Leia mais

Ideal Qualificação Profissional

Ideal Qualificação Profissional 2 0 1 1 Finalista Estadual - SP Categoria Serviços de Educação 2 0 1 2 Vencedora Estadual - SP Categoria Serviços de Educação 2 0 1 2 Finalista Nacional Categoria Serviços de Educação Apresentação O desenvolvimento

Leia mais

BIOLOGIA Bases da Ecologia

BIOLOGIA Bases da Ecologia Módulo 42 Página 17 à 29 Quantos animais e seres vivos vocês conhecem? Onde eles vivem? Vamos fazer a leitura das páginas 17 e 18 Por dentro da notícia páginas 18 e 19 RESPONDA: 1) Depois de ler o texto

Leia mais

5ª série / 6º ano 1º bimestre

5ª série / 6º ano 1º bimestre 5ª série / 6º ano 1º bimestre Água e o planeta Terra Hidrosfera Distribuição e importância Hidrosfera é o conjunto de toda a água da Terra. Ela cobre 2/3 da superfície terrestre e forma oceanos, mares,

Leia mais

O papel da Nutrição na Saúde dos Peixes. João Manoel Cordeiro Alves Gerente de Produtos Aquacultura Guabi Nutrição Animal

O papel da Nutrição na Saúde dos Peixes. João Manoel Cordeiro Alves Gerente de Produtos Aquacultura Guabi Nutrição Animal O papel da Nutrição na Saúde dos Peixes João Manoel Cordeiro Alves Gerente de Produtos Aquacultura Guabi Nutrição Animal Você éo que você come(u)! Esta éuma visão do passado Vamos prever o futuro? Você

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO Atualizado em 11/01/2016 MOTIVAÇÃO Estar motivado é visto como uma condição necessária para que um trabalhador entregue um desempenho superior. Naturalmente, como a motivação

Leia mais

O Aquecimento Global se caracteriza pela modificação, intensificação do efeito estufa.

O Aquecimento Global se caracteriza pela modificação, intensificação do efeito estufa. O que é o Aquecimento Global? O Aquecimento Global se caracteriza pela modificação, intensificação do efeito estufa. O efeito estufa é um fenômeno natural e consiste na retenção de calor irradiado pela

Leia mais

Erosão e Voçorocas. Curso: Arquitetura e Urbanismo Disciplina: Estudos Ambientais Professor: João Paulo Nardin Tavares

Erosão e Voçorocas. Curso: Arquitetura e Urbanismo Disciplina: Estudos Ambientais Professor: João Paulo Nardin Tavares Erosão e Voçorocas Curso: Arquitetura e Urbanismo Disciplina: Estudos Ambientais Professor: João Paulo Nardin Tavares O que é erosão? A erosão caracteriza-se pela abertura de enormes buracos no chão pela

Leia mais