Como melhorar os resultados da sua escola no ENEM e fortalecer o desempenho acadêmico dos seus alunos? Profa. Sylvia Figueiredo Gouvêa

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Como melhorar os resultados da sua escola no ENEM e fortalecer o desempenho acadêmico dos seus alunos? Profa. Sylvia Figueiredo Gouvêa"

Transcrição

1 Como melhorar os resultados da sua escola no ENEM e fortalecer o desempenho acadêmico dos seus alunos? Profa. Sylvia Figueiredo Gouvêa

2 Como o ENEM pode fortalecer o desempenho acadêmico dos alunos?

3 ENEM QUESTÃO 32 A partir dos anos 70, impõe-se um movimento de desconcentração da produção industrial, uma das manifestações do desdobramento da divisão territorial do trabalho no Brasil. A produção industrial torna-se mais complexa, estendendo-se, sobretudo, para novas áreas do Sul e para alguns pontos do Centro-Oeste, do Nordeste e do Norte. SANTOS, M.; SILVEIRA, M. L. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2002 (fragmento).

4 ENEM QUESTÃO 32 Um fator geográfico que contribui para o tipo de alteração da configuração territorial descrito no texto é: a) Obsolescência dos portos. b) Estatização de empresas. c) Eliminação de incentivos fiscais. d) Ampliação de políticas protecionistas. e) Desenvolvimento dos meios de comunicação.

5 ENEM QUESTÃO 32 a) Embora os portos brasileiros apresentem certo grau de obsolescência estrutural, não se tornou fator de expansão da indústria brasileira para outras áreas do país. b) A política econômica atual do Brasil não tem caminhado para a prática da estatização, mas ao contrário, para a privatização, porém isso não interfere na resposta da questão. c) Não ocorreu política de eliminação de incentivos fiscais. d) Não ocorreu política protecionista para incentivar o deslocamento industrial no espaço brasileiro. e) ALTERNATIVA CORRETA

6 ENEM QUESTÃO 32 CONTEÚDO HABILIDADE COMPETÊNCIA SÉRIE USUAL Características e transformações das estruturas produtivas: Transformações na estrutura produtiva no século XX: o fordismo, o toyotismo, as novas técnicas de produção e seus impactos. H18 - Analisar diferentes processos de produção ou circulação de riquezas e suas implicações sócio-espaciais. Área 4 - Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social. EF II 1o ano do Ensino Médio 3o ano do Ensino Médio

7 ENEM QUESTÃO 32 NECESSIDADES DIDÁTICAS MATERIAIS DE APOIO Ênfase no processo recente de industrialização brasileira Estudo dos avanços tecnológicos e dos meios de comunicação que permitem a expansão das zonas industriais Ênfase na Terceira Revolução Industrial focando a importância dos meios de comunicação (infovias) e da tecnologia de ponta que permitem que ampliação da gestão do sistema de produção mais eficiente. 1. SANTOS, M., SILVEIRA, M. L. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, A Desconcentração Industrial No Brasil - Desconcentra%C3%A7%C3%A3o-Industrial-No-Brasil/ html 2. Desconcentração industrial: o processo, seus motivos e um estudo de caso os_e_um_estudo_de_caso-24-artigo.html

8 ENEM QUESTÃO 129 QUE VAI SER quando crescer? Vivem perguntando em redor. Que é ser? É ter um corpo, um jeito, um nome? Tenho os três. E sou? Tenho de mudar quando crescer? Usar outro nome, corpo ou jeito? Ou a gente só principia a ser quando cresce? É terrível, ser? Dói? É bom? É triste? Ser: pronunciado tão depressa, e cabe tantas coisas? Repito: ser, ser, ser. Er. R. Que vou ser quando crescer? Sou obrigado a? Posso escolher? Não dá para entender. Não vou ser. Não quero ser. Vou crescer assim mesmo. Sem ser. Esquecer. ANDRADE, C. D. Poesia e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1992.

9 ENEM QUESTÃO 129 A inquietação existencial do autor com a autoimagem corporal e a sua corporeidade se desdobra em questões existenciais que têm origem a) no conflito do padrão corporal imposto contra as convicções de ser autêntico e singular. b) na aceitação das imposições da sociedade seguindo a influência de outros. c) na confiança no futuro, ofuscada pelas tradições e culturas familiares. d) no anseio de divulgar hábitos enraizados, negligenciados por seus antepassados. e) na certeza da exclusão, revelada pela indiferença de seus pares. NECESSIDADES DIDÁTICAS Promover práticas de leitura que favoreçam a construção de habilidades relativas à produção de inferências com base em textos diversos.

10 ENEM QUESTÃO 144 Nos shopping centers costumam existir parques com vários brinquedos e jogos. Os usuários colocam créditos em um cartão, que são descontados por cada período de tempo de uso dos jogos. Dependendo da pontuação da criança no jogo, ela recebe um certo número de tíquetes para trocar por produtos nas lojas dos parques. Suponha que o período de uso de um brinquedo em certo shopping custa R$ 3,00 e que uma bicicleta custa tíquetes.

11 ENEM QUESTÃO 144 Para uma criança que recebe 20 tíquetes por período de tempo que joga, o valor, em reais, gasto com créditos para obter a quantidade de tíquetes para trocar pela bicicleta é a) 153. b) 460. c) d) e) NECESSIDADES DIDÁTICAS Trabalhar os cálculos por meio de problemas que remetam a situações do cotidiano do aluno.

12 ENEM QUESTÃO 87 Um maratonista norte-americano, motivado por um desafio pessoal, partirá a pé de uma cidade dos Estados Unidos com o objetivo de chegar ao Brasil até a Copa do Mundo. Para isso, ele fez um planejamento da viagem, dividindo-a em três trechos. O 1º trecho será em solo americano, igual a d km. O 2º trecho será atravessando a América Central, igual a 2d km, e o 3º e último trecho será na América do Sul, igual a 3d km. O maratonista terá, durante todo o trajeto, uma velocidade constante, em km/mês, igual a v. O tempo total em que o maratonista fará no trajeto dos Estados Unidos ao Brasil é, em meses, igual a: a) 6d b) 5d c) 3d d) 2d e) d v v v v v

13 ENEM QUESTÃO 87 RESULTADO: 60% 50% 40% 30% 20% 10% 0% A B C D E (em branco) 56% 10% 19% 8% 7% 0%

14 ENEM QUESTÃO 87 O que este resultado indica: O acerto na questão envolve conhecimento do conceito de velocidade média bem como da expressão algébrica que a relaciona com variação de espaço e de tempo. Também será necessária a correta manipulação algébrica da expressão para realizar operações envolvendo frações algébricas. As alternativas incorretas escolhidas indicam interpretação superficial da situação proposta. A alternativa c, por exemplo, não leva em consideração as diferenças entre as distâncias percorridas nos três trechos.

15 ENEM QUESTÃO 87 Encaminhamento: Enfatizar a discussão de problemas interdisciplinares, principalmente envolvendo grandezas direta e inversamente proporcionais, dando especial atenção às questões literais. Ainda assim, levar em consideração as unidades de medida associadas às grandezas envolvidas.

16 ENEM 2011 QUESTÃO 47 Os personagens da figura estão representando uma situação hipotética de cadeia alimentar.

17 ENEM 2011 QUESTÃO 47 Suponha que, em cena anterior à apresentada, o homem tenha se alimentado de frutas e grãos que conseguiu coletar. Na hipótese de, nas próximas cenas, o tigre ser bem-sucedido e, posteriormente, servir de alimento aos abutres, teríamos então o tigre e abutres ocupando, respectivamente, os níveis tróficos de a) produtor e consumidor primário. b) consumidor primário e consumidor secundário. c) consumidor secundário e consumidor terciário. d) consumidor terciário e produtor. e) consumidor secundário e consumidor primário.

18 ENEM 2011 QUESTÃO 47 RESULTADO: 60,4% 30,2% 2,1% 2,1% 5,2% A 2 B 29 C 58 D 2 E 5

19 ENEM 2011 QUESTÃO 47 O que o resultado indica? As respostas indicam que os estudantes podem ter dificuldades na compreensão sobre o papel de cada ser vivo na cadeia alimentar. O alto índice de preferência pela alternativa b) pode também sugerir que os alunos ignoraram que o tigre se alimentou do homem e este das frutas, indicando uma confusão na interpretação/relação texto e imagem e não uma incompreensão da relação ecológica apresentada.

20 ENEM 2011 QUESTÃO 47 Sugestões para melhor desenvolver a habilidade - Trabalhar com mais momentos de investigação das relações ecológicas identificando o papel representado por cada ser vivo. - Ampliar propostas de leitura e interpretação de textos, imagens, e suas relações (inferência, complementaridade, exemplificação, etc.)

21 ENEM 2012 QUESTÃO 18 Leia com atenção: Portadora de memória, a paisagem ajuda a construir os sentimentos de pertencimento; ela cria uma atmosfera que convém aos momentos fortes da vida, às festas, às comemorações. CLAVAL, P. Terra dos homens: a geografia. São Paulo: Contexto, 2010 (adaptado).

22 ENEM 2012 QUESTÃO 18 No texto, é apresentada uma forma de integração da paisagem geográfica com a vida social. Dentre os diversos sentidos que pode ter, neste caso, a paisagem, além de existir como forma concreta, apresenta uma dimensão a) política de apropriação autoritária e excludente do espaço. b) econômica de uso de recursos do espaço. c) privada de limitação sobre a utilização do espaço. d) natural de composição por elementos físicos do espaço. e) cultural e identitária na relação dos indivíduos com o espaço.

23 ENEM 2012 QUESTÃO 18 RESULTADO 71,9% 6,3% 4,2% 6,3% 11,5% A 6 B 4 C 6 D 11 E 69

24 ENEM 2012 QUESTÃO 18 Sugestões para melhor desenvolver a habilidade Sugere-se que o conceito de paisagem e suas dimensões plurais perpassem, ainda que de forma não tão detalhada, outros temas e conteúdos trabalhados ao longo do EFII, retomando estes sentidos para não torná-lo um conceito muito distante dos estudos e, portanto, ligado apenas ao momento em que foi introduzido, associado à discussão ambiental. É importante que os professores de Geografia usem com maior recorrência os conceitos geográficos estruturantes ainda mais aqueles que já formam trabalhados em anos anteriores.

25

Análise de Discursos Textuais e Aspectos Linguísticos

Análise de Discursos Textuais e Aspectos Linguísticos Análise de Discursos Textuais e Aspectos Linguísticos Com base na imagem, responda às questões (1) e (2): 1. Na charge, além da crítica à arte moderna presente na fala do personagem, é possível identificar

Leia mais

CURSO PRÉ VESTIBULAR UECEvest TD DE MATEMÁTICA/ENEM PROFESSOR: DANIEL EUFRAZIO/DATA 11/10/2014

CURSO PRÉ VESTIBULAR UECEvest TD DE MATEMÁTICA/ENEM PROFESSOR: DANIEL EUFRAZIO/DATA 11/10/2014 1. Um aluno registrou as notas bimestrais de algumas de suas disciplinas numa tabela. Ele observou que as entradas numéricas da tabela formavam uma matriz 4x4, e que poderia calcular as médias anuais dessas

Leia mais

BIOLOGIA. Ecologia e ciências ambientais. Cadeias e teias alimentares. Professor: Alex Santos

BIOLOGIA. Ecologia e ciências ambientais. Cadeias e teias alimentares. Professor: Alex Santos BIOLOGIA Ecologia e ciências ambientais Professor: Alex Santos Tópicos em abordagem: I Fluxo de matéria e energia nos Ecossistemas II III Teias alimentares: IV Ciclo da matéria I Fluxo de matéria e energia

Leia mais

BIOLOGIA EXERCÍCIOS. Exercícios sobre cadeias alimentares e teias tróficas

BIOLOGIA EXERCÍCIOS. Exercícios sobre cadeias alimentares e teias tróficas Exercícios sobre cadeias alimentares e teias tróficas EXERCÍCIOS 1. Os botos-cinza (Sotalia guianensis), mamíferos da família dos golfinhos, são excelentes indicadores da poluição das áreas em que vivem,

Leia mais

Ecologia: definição. OIKOS Casa LOGOS Estudo. Ciência que estuda as relações entre os seres vivos e desses com o ambiente.

Ecologia: definição. OIKOS Casa LOGOS Estudo. Ciência que estuda as relações entre os seres vivos e desses com o ambiente. Ecologia: definição OIKOS Casa LOGOS Estudo Ciência que estuda as relações entre os seres vivos e desses com o ambiente. Meio Ambiente Conjunto de condições que afetam a existência, desenvolvimento e

Leia mais

Bio. Monitor: Julio Junior

Bio. Monitor: Julio Junior Bio. Professor: Rubens Oda Monitor: Julio Junior Conceitos básicos e cadeias alimentares 25 mai RESUMO Cadeia alimentar é a transferência de matéria e energia entre organismos em um ecossistema, onde o

Leia mais

NOTAS 2 BIMESTRE 1 ANO

NOTAS 2 BIMESTRE 1 ANO 1,5 PORTIFOLIO 1,5 SEMINARIOS 1,5 PORTIFOLIO 1,5 SEMINARIOS A Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, em parceria com a Secretaria de Cultura do Distrito Federal, realizará o 2º Festival

Leia mais

Interpretação de textos Avaliação Parcial II. Língua Portuguesa Brasileira Antonio Trindade

Interpretação de textos Avaliação Parcial II. Língua Portuguesa Brasileira Antonio Trindade Interpretação de textos Avaliação Parcial II Língua Portuguesa Brasileira Antonio Trindade Verbo ser Que vai ser quando crescer? Vivem perguntando em redor. Que é ser? É ter um corpo, um jeito, um nome?

Leia mais

Verbos - Primeira Parte. Professora Tamires Maio de 2016

Verbos - Primeira Parte. Professora Tamires Maio de 2016 Verbos - Primeira Parte Professora Tamires Maio de 2016 No Dicionário Houaiss verbo (ver.bo) substantivo masculino 1 palavra, discurso 2 gram classe de palavras que designam ação, processo ou estado Os

Leia mais

BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 21 RELAÇÕES TRÓFICAS

BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 21 RELAÇÕES TRÓFICAS BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 21 RELAÇÕES TRÓFICAS Planta (produtores) Gafanhoto (consumidor primário) Pássaro (consumidor secundário) produtores consumidores decompositores 1 3 10 2 x 10 7 Exemplo de pirâmide

Leia mais

PRINCIPAIS ERROS E ACERTOS NO ENEM

PRINCIPAIS ERROS E ACERTOS NO ENEM PRINCIPAIS ERROS E ACERTOS NO ENEM INTRODUÇÃO A equipe do AppProva elaborou este conteúdo com o objetivo de auxiliar as escolas na preparação dos alunos nesta reta final para o Enem. Com base nos microdados,

Leia mais

Interpretação de textos Avaliação Parcial II. Língua Portuguesa Brasileira Antonio Trindade

Interpretação de textos Avaliação Parcial II. Língua Portuguesa Brasileira Antonio Trindade Interpretação de textos Avaliação Parcial II Língua Portuguesa Brasileira Antonio Trindade QUESTÕES 1, 2 E 3 Verbo ser Que vai ser quando crescer? Vivem perguntando em redor. Que é ser? É ter um corpo,

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES do estado do PNLD

DIRETRIZES CURRICULARES do estado do PNLD DIRETRIZES CURRICULARES do estado do PNLD GEOGRAFIA: PARANÁ LEITURAS E INTERAÇÃO 2018 OBRAS APROVADAS MATERIAL DE DIVULGAÇÃO ESCALA E LEYA EDUCAÇÃO O conteúdo deste fascículo foi desenvolvido pela Escala

Leia mais

SESI PB - Dionízio Marques de Almeida MATEUS RIBEIRO DE ALMEIDA Segmento: Ensino Médio Ano/Série: 2º A

SESI PB - Dionízio Marques de Almeida MATEUS RIBEIRO DE ALMEIDA Segmento: Ensino Médio Ano/Série: 2º A Relatório de Desempenho: Simulado Enem 1ª Aplicação - 2016 SESI PB - Dionízio Marques de Almeida MATEUS RIBEIRO DE ALMEIDA Segmento: Ensino Médio Ano/Série: 2º A Gerado em: 28/11/2016 às 17h 49min SIA:

Leia mais

Obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Aprender Editora. Organizadoras: Daniela Macambira e Stefânia Sales FORTALEZA

Obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Aprender Editora. Organizadoras: Daniela Macambira e Stefânia Sales FORTALEZA Obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Aprender Editora. Organizadoras: Daniela Macambira e Stefânia Sales FORTALEZA Letramundo 5º Ano Aprender Editora Todos os direitos reservados. Editora

Leia mais

Cadeias alimentares teias tróficas

Cadeias alimentares teias tróficas Cadeias alimentares e teias tróficas 08 fev 01. Resumo 02. Exercício de Aula 03. Exercício de Casa 04. Questão Contexto RESUMO A cadeia alimentar é uma sequência que mostra a alimentação entre os seres

Leia mais

CONTEÚDOS GEOGRAFIA - 4º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER

CONTEÚDOS GEOGRAFIA - 4º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER CONTEÚDOS GEOGRAFIA - 4º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER UNIDADE 1 ORGANIZAÇAO DOS ESPAÇOS TERRITORIAIS 1. Organização dos espaços no país Território e fronteira Organização política do Brasil Regiões

Leia mais

O Processo de Globalização

O Processo de Globalização O Processo de Globalização O Processo de Globalização O que é: Fenômeno de integração econômica e cultural em consequência da intensificação das trocas internacionais de mercadorias e da circulação de

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento) I. Dominar

Leia mais

ECOLOGIA. Níveis de organização e. Conceitos básicos. Biologia 1ª série. Profª Reisila Mendes

ECOLOGIA. Níveis de organização e. Conceitos básicos. Biologia 1ª série. Profª Reisila Mendes ECOLOGIA Níveis de organização e Conceitos básicos Biologia 1ª série Profª Reisila Mendes Níveis de organização biológica Algumas subdivisões da biologia Anatomia Botânica Citologia Ecologia Taxonomia

Leia mais

Regionalização e Planejamento regional

Regionalização e Planejamento regional Regionalização e Planejamento regional O que é regionalização? Entende-se por regionalização, a divisão de um espaço ou território em unidades de área que apresentam características que as individualizam.

Leia mais

Universidade Federal de Alagoas Eixo da Tecnologia Campus do Sertão Programa de Educação Tutorial

Universidade Federal de Alagoas Eixo da Tecnologia Campus do Sertão Programa de Educação Tutorial Exercício de Gráficos e Funções 1º (Enem 2004) VENDEDORES JOVENS Fábrica de LONAS Vendas no Atacado 10 vagas para estudantes, 18 a 20 anos, sem experiência. Salário: R$ 300,00 fixo + comissão de R$ 0,50

Leia mais

2.Disciplina (s) envolvida (s): Português, Matemática, História, Geografia, Ciências, Ciências, Literatura,

2.Disciplina (s) envolvida (s): Português, Matemática, História, Geografia, Ciências, Ciências, Literatura, 1.NOME DO PROJETO: Os encantos das Regiões Brasileiras 2.Disciplina (s) envolvida (s): Português, Matemática, História, Geografia, Ciências, Ciências, Literatura, Música 3.Professor(a): Mislene Medeiros

Leia mais

SIMULADO COMENTADO COSEAC UFF PREFEITURA DE MARICÁ

SIMULADO COMENTADO COSEAC UFF PREFEITURA DE MARICÁ SIMULADO COMENTADO COSEAC UFF PREFEITURA DE MARICÁ 1)Quando Ana nasceu, Carlos já tinha 12 anos de idade. Atualmente, essas idades estão na proporção de 3 para 7. A soma das idades atuais de Ana e Carlos,

Leia mais

Aspectos gerais do processo de Globalização: - A Revolução Tecnológica e o meio técnicocientífico informacional. As Fases da revolução Tecnológica

Aspectos gerais do processo de Globalização: - A Revolução Tecnológica e o meio técnicocientífico informacional. As Fases da revolução Tecnológica Aspectos gerais do processo de Globalização: - A Revolução Tecnológica e o meio técnicocientífico informacional As Fases da revolução Tecnológica Na segunda Revolução Industrial, o aprimoramento do taylorismo

Leia mais

Jogo: Construindo cadeias alimentares

Jogo: Construindo cadeias alimentares Jogo: Construindo cadeias alimentares Tema: Cadeia alimentar Autores: Sílvia Helena Ferreira de Oliveira Co-responsável pela alteração e/ou revisão: Javan Tarsis Nunes Lopes Público-alvo: 5ª série do ensino

Leia mais

TD DE GEOGRAFIA - ESPECÍFICA PROF. DAVI COSTA / DATA: 05/04/2014

TD DE GEOGRAFIA - ESPECÍFICA PROF. DAVI COSTA / DATA: 05/04/2014 TD DE GEOGRAFIA - ESPECÍFICA PROF. DAVI COSTA / DATA: 05/04/2014 01. Durante o processo de industrialização da economia brasileira, dois presidentes se destacaram no estímulo ao desenvolvimento deste setor

Leia mais

RAZÃO & PROPORÇÃO MÓDULO 5 RAZÃO & PROPORÇÃO

RAZÃO & PROPORÇÃO MÓDULO 5 RAZÃO & PROPORÇÃO RAZÃO & PROPORÇÃO MÓDULO 5 RAZÃO & PROPORÇÃO RAZÃO & PROPORÇÃO RAZÃO A razão entre dois números a e b, com b diferente de zero, é o quociente de a para b. Na razão a b (ou a : b) a é o primeiro termo ou

Leia mais

Geografia - 6º AO 9º ANO

Geografia - 6º AO 9º ANO 5ª Série / 6º Ano Eixos norteadores Temas Conteúdo Habilidades Competências A Geografia como uma - Definição de Geografia - Noções de tempo e -Compreender processos - Identificar diferentes formas de representação

Leia mais

NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO ECOLÓGICA

NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO ECOLÓGICA UNIDADE 7 Ecologia NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO ECOLÓGICA O estudo da Ecologia é muito abrangente, ele envolve fatores bióticos e abióticos. Fatores bióticos: interação entre os seres vivos, sejam eles da mesma

Leia mais

História Campo de possibilidades

História Campo de possibilidades ENEM 2016 HISTÓRIA Fernand Braudel A História nada mais é do que uma constante indagação dos tempos passados em nome dos problemas e curiosidades - ou mesmo das inquietações e das angústias - do tempo

Leia mais

GEOGRAFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 2ª ETAPA 2017

GEOGRAFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 2ª ETAPA 2017 GEOGRAFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 2ª ETAPA 2017 ENSINO FUNDAMENTAL II ANO: 7º PROFESSORA: MÁRCIA SANTI ALUNO(A): Nº: TURMA: ABCDE I INTRODUÇÃO Este roteiro tem como objetivo orientá-lo nos estudos de recuperação

Leia mais

Matriz de Referência da área de Ciências da Natureza II Ensino Fundamental

Matriz de Referência da área de Ciências da Natureza II Ensino Fundamental Matriz de Referência da área de Ciências da Natureza II Ensino Fundamental C1 Reconhecer a ciência como atividade humana que fundamenta os processos de construção e aplicação do conhecimento científico.

Leia mais

1º ano. Cultura, Diversidade e o Ser Humano

1º ano. Cultura, Diversidade e o Ser Humano Culturas, Etnias e modernidade no mundo e no Brasil A diversidade cultural Capítulo 11 - Item 11.4 O choque entre culturas e etnocentrismo Capítulo 11 Relativismo cultural e tolerância Capítulo 11 Civilização

Leia mais

ESPAÇO RURAL E MODERNIZAÇÃO DO CAMPO

ESPAÇO RURAL E MODERNIZAÇÃO DO CAMPO ESPAÇO RURAL E MODERNIZAÇÃO DO CAMPO COMO ENTENDER A SITUAÇÃO DO CAMPO NO BRASIL? COMO ENTENDER A PRODUÇÃO DE ALIMENTOS NO BRASIL E NO MUNDO? Tipos de agropecuária: intensiva e extensiva Principais modelos

Leia mais

Razão e Proporção. Iva Emanuelly P. Lima

Razão e Proporção. Iva Emanuelly P. Lima Razão e Proporção Iva Emanuelly P. Lima Razão A razão pode ser expressa como a divisão ou relação entre duas grandezas de algum sistema de medidas. Por exemplo, para preparar uma bebida na forma de suco,

Leia mais

PROJETO APRENDENDO E BRINCANDO COM CANTIGAS DE INFANTIS. Escola Municipal Alfabeto. Série: 2ª. Professor: Edilza Ferreira de Lima Correia

PROJETO APRENDENDO E BRINCANDO COM CANTIGAS DE INFANTIS. Escola Municipal Alfabeto. Série: 2ª. Professor: Edilza Ferreira de Lima Correia PROJETO APRENDENDO E BRINCANDO COM CANTIGAS DE INFANTIS Escola Municipal Alfabeto Série: 2ª Professor: Edilza Ferreira de Lima Correia Arcoverde PE Quando uma criança brinca, joga e finge, está criando

Leia mais

GEOGRAFIA AGRÁRIA CACD. Professor Rodolfo Visentin.

GEOGRAFIA AGRÁRIA CACD. Professor Rodolfo Visentin. GEOGRAFIA AGRÁRIA CACD Professor Rodolfo Visentin. QUE É GEOGRAFIA AGRÁRIA A estrutura agrária reúne as condições sociais e fundiárias de um espaço, envolvendo aspectos referentes á legalidade das terras,

Leia mais

EIXO CAPACIDADES CONTEÚDOS / CONCEITOS CICLO COMPLEMENTAR

EIXO CAPACIDADES CONTEÚDOS / CONCEITOS CICLO COMPLEMENTAR SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃOBÁSICA SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL DIRETORIA DE ENSINO FUNDAMENTAL 5 MATRIZ CURRICULAR

Leia mais

A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO E A GLOBALIZAÇÃO. A Geografia Levada a Sério

A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO E A GLOBALIZAÇÃO.  A Geografia Levada a Sério A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO E A GLOBALIZAÇÃO 1 3ª NO PLURAL Engenheiros do Hawaii - 2002 2 A Construção do Espaço Geográfico O espaço natural; O espaço geográfico é o objeto central da geografia;

Leia mais

PLANO DE ENSINO 3º TRIMESTRE

PLANO DE ENSINO 3º TRIMESTRE Componente Curricular: Segmento: Geografia Professor: Nilo, Renata, João Gabriel Ensino Fundamental Anos Finais Ano/Série: 6 Ano Apresentação da disciplina A disciplina de Geografia 6º ano se importará

Leia mais

COLÉGIO ANGLO ÁGUAS LISTA DE EXERCÍCIOS

COLÉGIO ANGLO ÁGUAS LISTA DE EXERCÍCIOS COLÉGIO ANGLO ÁGUAS LISTA DE EXERCÍCIOS DISCIPLINA: GEOGRAFIA 3º MÉDIO Trimestre: 3º Ensino Médio Professor: Felipe Atenção: a lista será resolvida na sala de aula com agendamento prévio do professor.

Leia mais

APLICAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS SOBRE BIOMAS BRASILEIROS E CADEIAS ALIMENTARES COM ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

APLICAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS SOBRE BIOMAS BRASILEIROS E CADEIAS ALIMENTARES COM ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 1 APLICAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS SOBRE BIOMAS BRASILEIROS E CADEIAS ALIMENTARES COM ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL RESUMO Bruna Lima Rocha Universidade Castelo Branco O presente estudo teve como

Leia mais

Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3)

Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) Coleção Crescer História aprovada no PNLD 2019 Código 0202P19041 Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) 1º ano Mundo pessoal: meu lugar no mundo As fases da vida e a ideia de temporalidade (passado,

Leia mais

PORTUGUÊS / MATEMÁTICA / HUMANIDADES / L. ESTRANGEIRA

PORTUGUÊS / MATEMÁTICA / HUMANIDADES / L. ESTRANGEIRA 1ª Avaliação Objetiva (CONSULTEC) / Trimestre II / 3ª SÉRIE ENSINO MÉDIO 1 MATEMÁTICA QUESTÃO 01. José comprou um imóvel por R$ 120 000,00 e o vendeu por R$ 140 000,00. Algum tempo depois, recomprou o

Leia mais

BOAS PRÁTICAS. Cornélio 2

BOAS PRÁTICAS. Cornélio 2 21 25 de Maio de 2015 Edição nº29 BOAS PRÁTICAS Cornélio 2 Qual o segredo para ter um dos maiores engajamentos e menores rotatividades da Companhia? Hoje, vamos revelar mais algumas dicas que podem te

Leia mais

3ª Leonardo Martins. 1ª Série E.M. Geografia. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

3ª Leonardo Martins. 1ª Série E.M. Geografia. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Geografia 3ª Leonardo Martins 1ª Série E.M. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade COMPETÊNCIA 4 Compreender as transformações no espaço geográfico como produto das relações socioeconômicas e culturais

Leia mais

Geografia e Turismo Profa. Ligia Tavares

Geografia e Turismo Profa. Ligia Tavares Paisagem e Lugar Geografia e Turismo Profa. Ligia Tavares A qualidade de vida começa no lugar O sentimento de amor pelo lugar onde se reside é o primeiro passo para atitudes que preservem a qualidade de

Leia mais

Abordagem Sobre o Agrário

Abordagem Sobre o Agrário Abordagem Sobre o Agrário 1. (UERJ) Material de apoio para Monitoria A região do pampa, no Rio Grande do Sul, reflete a realidade rural brasileira e suas mazelas. Identifique o processo socioespacial que

Leia mais

VISÃO GERAL DA DISCIPLINA

VISÃO GERAL DA DISCIPLINA VISÃO GERAL DA DISCIPLINA Antes eu não gostava de Matemática, mas agora a professora joga, conta história e deixa a gente falar né? Então é bem mais divertido, eu estou gostando mais. Pedro, 9 anos. Neste

Leia mais

RAZÕES E PROPORÇÕES. cidade A até a cidade B no veículo de um deles, rateando as despesas com combustível. Dos

RAZÕES E PROPORÇÕES. cidade A até a cidade B no veículo de um deles, rateando as despesas com combustível. Dos 9º EF MATEMÁTICA FOLHA 1 ALMIR RAZÕES E PROPORÇÕES 1. Três amigos, X, Y, e Z, resolveram fazer um passeio de final de semana, indo de carro da cidade A até a cidade B no veículo de um deles, rateando as

Leia mais

BARROS, José D Assunção. História, espaço, geografia: diálogos interdisciplinares. Petrópolis: Vozes, 2017.

BARROS, José D Assunção. História, espaço, geografia: diálogos interdisciplinares. Petrópolis: Vozes, 2017. BARROS, José D Assunção. História, espaço, geografia: diálogos interdisciplinares. Petrópolis: Vozes, 2017. 1 A produção de trabalhos de História Regional são reveladoras de diversas situações históricas,

Leia mais

PROCESSO SELETIVO GEOGRAFIA

PROCESSO SELETIVO GEOGRAFIA PROCESSO SELETIVO GEOGRAFIA EIXO TEMÁTICO: O MUNDO 1 O ESPAÇO MUNDIAL CONTEÚDOS COMPETÊNCIAS HABILIDADES Compreender o espaço geográfico como resultante das interações históricas entre sociedade e natureza

Leia mais

Software. GUIA DO PROFESSOR Quebra-cabeça: Teia alimentar. Duração da animação: 1 hora-aula

Software. GUIA DO PROFESSOR Quebra-cabeça: Teia alimentar. Duração da animação: 1 hora-aula Quebra-cabeça: Teia alimentar Conteúdos: Tempo: Objetivos: Ecologia: Teia alimentar Duração da animação: 1 hora-aula Apresentar na forma de um jogo aspectos relevantes sobre teias alimentares Descrição:

Leia mais

A educação é a mais poderosa arma pela qual se pode mudar o mundo. NELSON MANDELA

A educação é a mais poderosa arma pela qual se pode mudar o mundo. NELSON MANDELA RECIFE A educação é a mais poderosa arma pela qual se pode mudar o mundo. NELSON MANDELA Estimados pais e ou responsáveis, Agradecemos a presença e parceria na vivência e culminância do projeto Brasil

Leia mais

Elaboração de uma metodologia para o desenvolvimento de interfaces com o

Elaboração de uma metodologia para o desenvolvimento de interfaces com o Daniel Delatorre Vanzin Elaboração de uma metodologia para o desenvolvimento de interfaces com o usuário Orientador: Professor Dr. Raul Sidnei Wazlawick Universidade Federal de Santa Catarina Centro Tecnológico

Leia mais

FUNDAMENTOS EM AGROECOLOGIA

FUNDAMENTOS EM AGROECOLOGIA Especialização Latu Sensu em Agroecologia 2017-1 FUNDAMENTOS EM AGROECOLOGIA Professor: Roberto Akitoshi Komatsu roberto.komatsu@ifsc.edu.br (49) 9.9152-9081 FUNDAMENTOS EM AGROECOLOGIA - Transferência

Leia mais

1ª série do Ensino Médio Turma 2º Bimestre de 2018 Data / / Escola Aluno

1ª série do Ensino Médio Turma 2º Bimestre de 2018 Data / / Escola Aluno AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO Matemática 1ª série do Ensino Médio Turma º Bimestre de 018 Data / / Escola Aluno 1 3 4 5 6 7 8 9 10 11 1 13 14 15 16 Avaliação da Aprendizagem em Processo Prova do

Leia mais

Matriz de Referência de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Matriz de Referência de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Matriz de Referência de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Competência de área 1 - Aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para

Leia mais

DIA DAS CRIANÇAS 2018

DIA DAS CRIANÇAS 2018 SETOR DE ECONOMIA, PESQUISA E MERCADO DIA DAS CRIANÇAS 2018 EXPECTATIVA DOS CONSUMIDORES RESULTADOS GERAIS OBJETIVO DA PESQUISA: Avaliar a expectativa dos consumidores de Belo Horizonte com relação às

Leia mais

Matriz de Referência de Matemática e suas Tecnologias

Matriz de Referência de Matemática e suas Tecnologias Matriz de Referência de Matemática e suas Tecnologias Competência de área 1 - Construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais. H1 - Reconhecer, no contexto social, diferentes

Leia mais

Identificar comemorações cívicas e religiosas por meio de imagens e textos variados.

Identificar comemorações cívicas e religiosas por meio de imagens e textos variados. D1(H) Identificar comemorações cívicas e religiosas por meio de imagens e textos variados. D2(H) Reconhecer os conceitos de memória, história e patrimônio por meio da análise de textos e imagens. D3(H)

Leia mais

Moderna Plus: Literatura

Moderna Plus: Literatura Material do Professor Livro-texto: Literatura (volume único) de Maria Luiza Abaurre e Marcela Pontara. Caixa Literatura (4 itens) 1 volume capa dura com as 3 partes; 1 volume com os 3 Cadernos do Estudante;

Leia mais

PLANO DE ENSINO 2º TRIMESTRE

PLANO DE ENSINO 2º TRIMESTRE Componente Geografia Professor: Talita, Renata, Gilberto E Caio. Curricular: Segmento: Anos Finais Ano/Série: 7 ano Apresentação da disciplina Os objetivos de aprendizagem estão relacionados a características

Leia mais

GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 51 DITADURA MILITAR: MARCHA FORÇADA E ANOS 80

GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 51 DITADURA MILITAR: MARCHA FORÇADA E ANOS 80 GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 51 DITADURA MILITAR: MARCHA FORÇADA E ANOS 80 Como pode cair no enem? (ENEM) A charge remete ao contexto do movimento que ficou conhecido como Diretas Já, ocorrido entre os anos

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Ano: 6º - Ensino Fundamental Professor: Rogério Duarte VERIFIQUE A PUBLICAÇÃO DO GABARITO NO SITE DO COLÉGIO Geografia Assunto: O estudo

Leia mais

Marcos Azeredo Werneck Paulo Sávio A. Goes Maria Helena Machado

Marcos Azeredo Werneck Paulo Sávio A. Goes Maria Helena Machado 533 Inbox 1 MESA IV Marcos Azeredo Furquim Werneck Paulo Sávio A. Góes Maria Helena Machado Mesa IV Marcos Azeredo Werneck Paulo Sávio A. Goes Maria Helena Machado PROCESSO DE TRABALHO EM SAÚDE BUCAL Marcos

Leia mais

O conceito de fração e de razão Rômulo Campos Lins e Heloísa da Silva

O conceito de fração e de razão Rômulo Campos Lins e Heloísa da Silva Texto complementar O conceito de fração e de razão Rômulo Campos Lins e Heloísa da Silva MATEMÁTICA Matemática Assunto: Números, grandezas e medidas O conceito de fração e de razão [...] Quando dizemos

Leia mais

DOCUMENTO CASOS DE USO SAVEE APP VERSÃO

DOCUMENTO CASOS DE USO SAVEE APP VERSÃO DOCUMENTO CASOS DE USO SAVEE APP VERSÃO 03 2015 Este documento tem como objetivo descrever os principais Casos de Uso do aplicativo SAVEE APP, desenvolvido pela equipe F2H. Cada Caso de Uso possui, em

Leia mais

Prova escrita de conhecimentos específicos de Economia

Prova escrita de conhecimentos específicos de Economia Provas Especialmente Adequadas Destinadas a Avaliar a Capacidade para a Frequência dos Cursos Superiores do Instituto Politécnico de Leiria dos Maiores de 23 Anos - 2018 Instruções gerais Prova escrita

Leia mais

Datas Comemorativas Dia das Crianças (consumidores) Outubro 2012

Datas Comemorativas Dia das Crianças (consumidores) Outubro 2012 Datas Comemorativas Dia das Crianças (consumidores) Outubro 2012 METODOLOGIA Plano amostral Público alvo: Consumidores de todas as Capitais do Brasil. Tamanho amostral da Pesquisa: 919 casos, gerando um

Leia mais

NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO ORGANISMO. POPULAÇÃO. COMUNIDADE. ECOLOGIA ECOSSISTEMA. CURSINHO 2018 BIOSFERA.

NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO ORGANISMO. POPULAÇÃO. COMUNIDADE. ECOLOGIA ECOSSISTEMA. CURSINHO 2018 BIOSFERA. NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO ORGANISMO. POPULAÇÃO. ECOLOGIA CURSINHO 2018 COMUNIDADE. ECOSSISTEMA. BIOSFERA. ORGANISMO ORGANISMO POPULAÇÃO POPULAÇÃO COMUNIDADE COMUNIDADE ECOSSISTEMA BIOSFERA TALASSOCICLO: marinho

Leia mais

Universidade Red Jacket. Módulo 1

Universidade Red Jacket. Módulo 1 Universidade Red Jacket Módulo 1 O QUE TE MOVE? DEFINIR OBJETIVOS DETERMINA A VELOCIDADE DA SUA CONQUISTA! Agenda Por que Red Jacket?; O que te move?; Definindo objetivos; 6 dicas para conquistar seu objetivo;

Leia mais

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA DISCUSSÃO DOS EXERCÍCIOS E EXERCÍCIOS EXTRAS

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA DISCUSSÃO DOS EXERCÍCIOS E EXERCÍCIOS EXTRAS LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA DISCUSSÃO DOS EXERCÍCIOS E EXERCÍCIOS EXTRAS Prof. Dr. Daniel Caetano 2011-2 Visão Geral 1 Discussão dos Exercícios 2 Exercícios Extras Material de Estudo Material

Leia mais

Exercícios de Revisão

Exercícios de Revisão Exercícios de Revisão 1. Revisão UERJ A lei que transforma o funk em patrimônio cultural imaterial do Rio de Janeiro foi aprovada em 2009. A principal razão para esse reconhecimento legal está associada

Leia mais

Exercícios Complementares de Ciências Humanas Geografia Ensino Fundamental. Regiões Brasileiras

Exercícios Complementares de Ciências Humanas Geografia Ensino Fundamental. Regiões Brasileiras de Geografia Exercícios Complementares Regiões Brasileiras 1. O mapa mostra a divisão do Brasil entre as cinco regiões do IBGE. Identifique-as e, na sequência, relacione as características listadas a seguir

Leia mais

SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO

SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO UNIDADE 1 EU E OS OUTROS *Perceber a diversidade étnica física e de gênero no seu meio de convivência. *Reconhecer mudanças e permanências nas vivências humanas, presentes na sua realidade e em outras

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL LUIZ AUGUSTO MORAS REGO- ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E PROFISSIONAL - PTD

COLÉGIO ESTADUAL LUIZ AUGUSTO MORAS REGO- ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E PROFISSIONAL - PTD COLÉGIO ESTADUAL LUIZ AUGUSTO MORAS REGO- ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E PROFISSIONAL - PTD Professor (a):rosi Magda Guimarães Disciplina:Geografia Ano:2015 Bimestre: 2º ano A 1º bimestre ESTRUTURANTES: :

Leia mais

Mobilidade e Políticas Urbanas em Belo Horizonte

Mobilidade e Políticas Urbanas em Belo Horizonte I Seminário Nacional de Política Urbana e Ambiental Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil Brasília abril 2016 Mobilidade e Políticas Urbanas em Belo Horizonte Tiago Esteves Gonçalves da Costa ESTRUTURA

Leia mais

Entender os conceitos que estão envolvidos na Cadeia Alimentar atraves da Biodiversidade dos ecossistemas Brasileiros.

Entender os conceitos que estão envolvidos na Cadeia Alimentar atraves da Biodiversidade dos ecossistemas Brasileiros. Ministério da Educação Universidade Federal do Rio Grande do Norte Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Subprojeto-Biologia Autores: Narjara Vitoriano 1 ; Maurilio Soares 1 ;

Leia mais

Resolução da Questão 1 Parte 1 Item I (Texto Definitivo)

Resolução da Questão 1 Parte 1 Item I (Texto Definitivo) Questão Suponha que o valor de um lote de ações da empresa fictícia Milhos S.A., em determinado dia de pregão eletrônico, possa ser representada por uma função V(t), em que t é o tempo, em horas, a partir

Leia mais

Resolução de Questões de Provas Específicas de Geografia Aula 5

Resolução de Questões de Provas Específicas de Geografia Aula 5 Resolução de Questões de Provas Específicas de Geografia Aula 5 Resolução de Questões de Provas Específicas de Geografia Aula 5 1. (UEMG) circunscrito aos países que primeiro se industrializaram. Após

Leia mais

ANEXO 1 CONTEÚDOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL EDITAL CONCURSO DE BOLSAS 2018 COLÉGIOS PROJEÇÃO

ANEXO 1 CONTEÚDOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL EDITAL CONCURSO DE BOLSAS 2018 COLÉGIOS PROJEÇÃO ANEXO 1 S PARA O ENSINO FUNDAMENTAL EDITAL CONCURSO DE BOLSAS 2018 COLÉGIOS PROJEÇÃO S PRÉVIOS DO 5º ANO PARA CANDIDATOS A BOLSA NO 6 ANO PORTUGUÊS Leitura e interpretação textual Artigo Substantivo (comum,

Leia mais

Roteiro de recuparação do 1º trimestre de Geografia 6º ano

Roteiro de recuparação do 1º trimestre de Geografia 6º ano Roteiro de recuparação do 1º trimestre de Geografia 6º ano Orientações Verifique a data da aula e da prova e anote em sua agenda. Quantos dias você tem para estudar? Escolha os dias da semana e os horários

Leia mais

Lista de exercícios P1 1º Bim Aluno (a):

Lista de exercícios P1 1º Bim Aluno (a): Lista de exercícios P1 1º Bim Aluno (a): Turma: 1ª série: Professor: França (Ensino médio) Disciplina: Geografia Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: No Anhanguera

Leia mais

PROVA TEMÁTICA/2013 GERAÇÃO CONTEMPORÂNEA: desafios e novas possibilidades

PROVA TEMÁTICA/2013 GERAÇÃO CONTEMPORÂNEA: desafios e novas possibilidades PROVA TEMÁTICA/2013 GERAÇÃO CONTEMPORÂNEA: desafios e novas possibilidades 7 ANO / ENSINO FUNDAMENTAL MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS (LÍNGUA PORTUGUESA, REDAÇÃO, ARTES E

Leia mais

Oficina Regionalização: dividindo o espaço CH / EF Sequência Didática

Oficina Regionalização: dividindo o espaço CH / EF Sequência Didática Oficina Regionalização: dividindo o espaço CH / EF Sequência Didática Objetivos: A Oficina, Regionalização: dividindo o espaço, tem como objetivo proporcionar reflexões sobre a importância de se organizar

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Ano: 2º - Ensino Médio Professor: Pedro H. O. Figueiredo Assunto: Industrialização e Urbanização Suporte teórico: Livro didático Suporte

Leia mais

BIOLOGIA Aula II Ecologia QUESTÕES. 3. (ENEM 2011) - Os personagens da figura estão representando uma situação hipotética de cadeia alimentar.

BIOLOGIA Aula II Ecologia QUESTÕES. 3. (ENEM 2011) - Os personagens da figura estão representando uma situação hipotética de cadeia alimentar. BIOLOGIA Aula II Ecologia QUESTÕES 1. (UFPR 2014) - O processo de desaparecimento de animais em um ambiente, conhecido por defaunação, pode causar um dano profundo aos ecossistemas. Em florestas tropicais,

Leia mais

BIOSFERA E SEUS ECOSSISTEMAS Cap.2

BIOSFERA E SEUS ECOSSISTEMAS Cap.2 BIOSFERA E SEUS ECOSSISTEMAS Cap.2 Conceitos Básicos ECOLOGIA Oikos =casa; logos= ciência É a ciência que estuda as relações entre os seres vivos entre si e com o ambiente onde eles vivem Estuda as formas

Leia mais

Tarefa 1 - Remodelada

Tarefa 1 - Remodelada Formação Continuada em Matemática Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ Matemática 9º ano 3º Bimestre/2012 Avaliação da Implementação do Plano de Trabalho 1 Função Tarefa 1 - Remodelada Cursista: Danielle

Leia mais

Plano de Mobilidade Sustentável de Faro. Definição de Objectivos e. Conceito de Intervenção

Plano de Mobilidade Sustentável de Faro. Definição de Objectivos e. Conceito de Intervenção Plano de Mobilidade Sustentável de Faro Definição de Objectivos e Conceito de Intervenção Vítor Teixeira Manuela Rosa Celeste Gameiro João Guerreiro (coord.) Universidade do Algarve Metodologia Diagnóstico

Leia mais

Código 0222P Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3)

Código 0222P Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) Coleção Akpalô História aprovada no PNLD 2019 Código 0222P19041 Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) 1º ano Mundo pessoal: meu lugar no mundo As fases da vida e a ideia de temporalidade (passado,

Leia mais

Uma perspectiva de ensino para as áreas de conhecimento escolar - Geografia

Uma perspectiva de ensino para as áreas de conhecimento escolar - Geografia Uma perspectiva de ensino para as áreas de conhecimento escolar - Geografia A proposta A proposta de ensino para esta área de conhecimento considera o espaço como construção humana em que sociedade e natureza

Leia mais

Sociedade, Participação e Protagonismo

Sociedade, Participação e Protagonismo Copa América 2019 1 2 Sociedade, Participação e Protagonismo Professores mediadores: Alex Rodrigues Jonathan Monteiro Karina Fragoso Rodrigo Carteado Participação: Eliana Souza Ensino Fundamental II e

Leia mais

GEOGRAFIA 1ª SÉRIE 4-GEOGRAFIA

GEOGRAFIA 1ª SÉRIE 4-GEOGRAFIA GEOGRAFIA 1ª SÉRIE 4-GEOGRAFIA Série 1ª SÉRIE Área de Conhecimento Ciências humanas e tecnologias Carga Horária Anual DIURNO: 73h OBJETIVO: Permitir que alunos, tenham acesso a conhecimento de ordem espacial

Leia mais

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL DE GEOGRAFIA 1º SEMESTRE/2016

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL DE GEOGRAFIA 1º SEMESTRE/2016 EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL DE GEOGRAFIA 1º SEMESTRE/2016 Aluno: Ano: Professora: Disciplina: No Colégio Pentágono trabalhamos com a Recuperação Contínua e Paralela. A Recuperação Contínua

Leia mais

ANEXO VII DO CONTEÚDO PROGRAMADO DAS PROVAS OBJETIVAS

ANEXO VII DO CONTEÚDO PROGRAMADO DAS PROVAS OBJETIVAS ANEXO VII DO CONTEÚDO PROGRAMADO DAS PROVAS OBJETIVAS PARA TODOS OS CARGOS: CONHECIMENTOS GERAIS EM EDUCAÇÃO: Projeto Político Pedagógico: princípios e metodologias de planejamento, sistematização, execução,

Leia mais

Exercícios Revolução Verde

Exercícios Revolução Verde Exercícios Revolução Verde 1. Considerando os conhecimentos sobre o espaço agrário brasileiro e os dados apresentados no gráfico, é correto afirmar que, no período indicado, *Soja, Trigo, Milho, Arroz

Leia mais

Texto para as questões 1 e 2. Cândido Portinari ( ), um dos mais importantes artistas brasileiros do século XX, tratou de diferentes aspectos

Texto para as questões 1 e 2. Cândido Portinari ( ), um dos mais importantes artistas brasileiros do século XX, tratou de diferentes aspectos Texto para as questões 1 e 2. Cândido Portinari (1903-1962), um dos mais importantes artistas brasileiros do século XX, tratou de diferentes aspectos da nossa realidade em seus quadros. 1 2 3 4 Sobre a

Leia mais