André Silva Franco ASF Escola Olímpica de Química Julho de 2011

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "André Silva Franco ASF Escola Olímpica de Química Julho de 2011"

Transcrição

1 André Silva Franco ASF Escola Olímpica de Química Julho de 2011

2 Semirreações Reações de redução e oxidação sempre ocorrem juntas! Configuram, portanto, um par redox Apresentam os elétrons; configuram uma semirreação de redução (elétrons nos reagentes ganho de elétrons) ou semirreação de oxidação (elétrons nos produtos perda de elétrons). Úteis para entender processos eletroquímicos e balancear equações. Exemplo: Balanceie a seguinte equação química. K V O HOCH CHOHCH OH VO OH HCO K Semirreações: K V O 9H O 5e 5VO OH 3K redução C H O 11OH 3HCO 8H O 8e oxidação Desafio!! Calcule o nox dos carbonos e do vanádio. Equação Global : 8K V O 32H O 5C H O 40VO OH 15HCO 9OH 24K Nº e - ganhos = Nº e - perdidos

3 Células Voltaicas A energia liberada em uma reação redox espontânea (pilha) é usada para executar trabalho elétrico. Células voltaicas ou galvânicas são aparelhos nos quais a transferência de elétrons ocorre através de um circuito externo. Regras : No ânodo, os elétrons são produtos oxidação No cátodo, os elétrons são reagentes redução Os elétrons somente circulam pelo circuito externo no sentido ânodo -> cátodo Polaridade: ânodo ( - ) cátodo ( + )

4 Esquema de Pilha

5 Pilha de Daniell 2 2 Zn Cu Zn Cu s aq aq s Durante a reação, o zinco é oxidado ao cátion zinco, e o cátion cobre (azul) é reduzido a cobre metálico. Assim, ocorre corrosão do zinco, e espessamento da barra de cobre. A solução vai tornando-se menos azul com o tempo. No nível atômico, um íon de cobre entra em contato com um átomo de zinco na superfície do eletrodo. Dois elétrons são transferidos diretamente do zinco, formando cátion zinco, para o cátion cobre, formando cobre metálico.

6 Pilha de Daniell

7 Esquema da Pilha de Daniell

8 Força Eletromotriz (fem ΔE) A força eletromotriz é a voltagem necessária para empurrar os elétrons através do circuito externo. 1 V 1 J 1 C Potencial de célula: ΔE é a fem de uma célula. Para solução 1 mol.l -1 a 25 C (condições padrão), a fem padrão é denominada ΔE 0. E 0 E 0 E 0 redução / cátodo oxidação / ânodo maior menor E E E ( Somente Pilhas)

9 Exemplo Faça na lousa o esquema da pilha que apresenta semicélulas de zinco/sulfato de zinco e ferro/sulfato ferroso ligadas por uma ponte salina de KCl. Indique qual é o cátodo e o ânodo com suas polaridades. Indique o fluxo de elétrons e da corrente elétrica. Indique o fluxo de íons pela ponte salina. Indique onde ocorre corrosão e deposição eletrolítica. Calcule a f.e.m. da pilha.

10 Eletrodo Padrão de Hidrogênio Os potenciais padrão de redução, E 0, são medidos em relação ao eletrodo padrão de hidrogênio (EPH). O EPH é um eletrodo de Pt em um tubo colocado numa solução 1 mol/l de H+. O gás hidrogênio é borbulhado através do tubo. Para o EPH, temos: ,000 H e H E V aq 2g

11 Potencias Padrão de Redução Os potencias padrão de redução, E 0, de outras semirreações são medidos a partir do EPH. Zn 2 e Zn E? aq s 2H 2 e H E 0, 000V aq g Zn 2 H Zn H E E E 0,76V E 0,76V s aq aq g

12 Exemplo 2 Ni 2 e Ni E 0,25 V Ag e Ag E 0,80 V 2 Em uma pilha, Ni / Ni / / Ag / Ag, os metais estão mergulhados em soluções aquosas 1,0 M de seus respectivos nitratos, a 25 C. Determine: Faça na lousa o esquema da pilha; A equação global da pilha; O sentido do fluxo de elétrons; O valor da f.e.m da pilha. Respostas: Notação de Pilhas!? ,80 ( 0, 25) 1,05 Ag Ni Ag Ni E V Fluxo de elétrons: pólo ( ) (ânodo de Ni) pólo (+) (cátodo de Ag)

13 Interpretação do ΔE 0 Comparando-se dois valores de ΔE 0, aquele que for o maior terá a maior tendência a sofrer redução (comporá o cátodo). Consequentemente, aquele que possuir o menor valor, terá maior tendência a sofrer oxidação (comporá o ânodo). Dessa forma, tendo duas semirreações, sabemos o que pode ocorrer espontaneamente, já que teremos ΔE 0 > 0. De forma análoga, se ΔE 0 < 0 o processo não ocorre espontaneamente.

14 Agentes Oxidantes e Redutores Agente oxidante promove a oxidação, sofrendo, portanto, redução. Agente redutor promove a redução, sofrendo, portanto, oxidação. Quanto mais positivo (maior) o valor de E 0, mais forte é o agente oxidante. Quanto mais negativo (menor) o valor de E 0, mais forte é o agente redutor.

15

16 Corrosão Trata-se de uma pilha processo espontâneo no qual o ferro compõe o ânodo, oxida-se, sofrendo corrosão, fornecendo elétrons ao oxigênio, que reduz.

17 Proteção Catódica Baseado nas imagens acima, sugira o mecanismo de proteção do cátodo de ferro. Como funciona e por quê?

18 Eletrólise As reações não espontâneas necessitam de uma corrente externa para fazer com que a reação ocorra. Pode ser considerada a reação inversa da pilha. As reações de eletrólise não são espontâneas! Isto é, apresentam ΔE 0 < 0. Para ocorrerem, é necessário oferecer uma tensão de no mínimo ΔE 0. Nas células voltaicas e eletrolíticas: A redução ocorre no cátodo e A oxidação corre no ânodo. No entanto, em células eletrolíticas, os elétrons são forçadas a fluir do ânodo para o cátodo. Polaridade: cátodo (polo -) ânodo (polo +) E E E ânodo cátodo

19 Eletrólise Ígnea Ocorre com substâncias fundidas sob tensão elétrica, havendo, portanto íons com mobilidade, sendo possível a passagem de corrente elétrica. O exemplo mais comum são sais. Na maioria dos casos, no cátodo ocorre a redução do cátion, formando o metal, e no ânodo a oxidação do ânion, formando uma molécula. oxidação : redução : 2 Ânodo Cl Cl e Cátodo Na e Na x Equação Global : 2Na 2Cl 2Na Cl 2

20 Exemplo Voluntarie-se e faça na lousa o esquema do processo Hall-Héroult. Trata-se da eletrolise ígnea da alumina: Al2O3, usando eletrodo de carbono; Cuidado: O óxido reage com carbono, formando CO2. Escreva as semirreações; Escreva a reação global; Indique o cátodo, ânodo e a polaridade; Indique o fluxo de elétrons e da corrente elétrica.

21 Eletrólise Aquosa Ocorre em soluções aquosas sob tensão elétrica, onde os íons estão livres por estarem dissolvidos em água, e assim, há condução de corrente elétrica. Como a água (H2O) pode também participar dos processos redox sofrer tanto redução como oxidação há uma série de preferência dos processos redox: Tendência a sofrer redução Tendência a sofrer oxidação Cátion qualquer Ânion qualquer H + OH - H 2 O H 2 O Cátions da família 1A, 2A, e Al 3+ Ânion oxigenado, F -

22 Eletrólise Aquosa Eletrólise aquosa de solução de cloreto de sódio concentrada. oxidação Ânodo : 2Cl Cl 2e Cátodo : 2H O 2 e H +2OH Faça o esquema na lousa. redução 2 2 Equação Global : 2H O 2Cl H Cl 2OH Explique a formação de hipoclorito de sódio.

23 Eletrólise Aquosa Eletrólise aquosa de solução concentrada de sulfato de magnésio. Ânodo : 2H O O 4H 4e oxidação 2 2 Cátodo : 4H O 4e 2 H +4OH redução 2 2 Equação Global : 6H O 2H O 4H 4OH ou seja 2H O 2H O Faça o esquema na lousa HO 2 Como identificar o cátodo e o ânodo usando fenolftaleína?

24 Exemplo Utilizando um tubo em U, solução de iodeto de potássio, e eletrodos de grafite, juntamente com um gerador, desenhe uma aparelhagem de eletrólise da solução. Identifique o gás liberado no cátodo; as reações que ocorrem no ânodo, cátodo, e a equação global; Por que em torno do ânodo a solução fica marrom escuro? O que aconteceria se a solução de iodeto de potássio fosse substituída por uma solução de brometo de zinco? Qual a razão de aplicar-se corrente contínua?

25 Estequiometria da Eletrólise Lei de Faraday da eletrólise: m Mit nf Exemplo: Um metal forma o sal MCl3. A eletrólise do sal fundido, com uma corrente igual a 0,700 A por 6,63 h produziu 3,00 g do metal. Qual a massa molar do metal? M = mnf/it = 51,98 g/mol

26 Exemplo Uma solução aquosa de NiSO 4 é eletrolisada numa célula com eletrodos de platina, mediante a passagem de uma corrente elétrica constante de 268 ma, durante 1,0 hora. No cátodo, além da eletrodeposição de níquel, foi observada a formação de 11, 2 ml (CNTP) de um certo gás. Qual é a razão percentual entre a carga elétrica utilizada para a eletrodeposição de níquel e a carga elétrica total que circulou pelo sistema? redução : OH 2 redução : 2 Cátodo H O e H Cátodo Ni e Ni Usado para formação de gás: 0,5molH2.2.96,500 = 96,5 C Total: 1, ,268 = 964,8 C Razão: 89,9% Exercício: Esquematize e explique o processo de refinação eletrolítica do cobre

27 Termodinâmica na Eletroquímica Energia livre relaciona-se com o trabalho elétrico, e assim, com a fem: G W nfe O mesmo vale para as condições padrão: G nfe 0 0 Como a energia livre também se relaciona com a constante de equilíbrio, chegamos que: G RT ln K nfe RT ln K ln K Assim, podemos resumir alguns conceitos: nf E RT Grandeza Pilha Eletrólise ΔG 0 Negativo Positivo ΔE 0 Positivo Negativo K Maior que 1,0 Menor que 1,0

28 Equação de Nernst Utilizando a Equação Fundamental da 0 Termodinâmica, temos: G G RT lnq Como, concluímos que: Ou seja, G nfe G G RT lnq nfe nfe RT lnq E E RT lnq nf Tal equação é muito importante pois permite o estudo da fem em outras condições que não a padrão, permitindo diversas análises.

29 Exemplo Em condições ambientes, considere a seguinte reação química: O2( g) 4H ( aq) 4Br( aq) 2Br2( g) 2 H2 O( l) E 0,20 V Sabendo que uma solução contém todas as espécies químicas envolvidas nessa reação, de forma que as concentrações de todas sejam iguais às das condições-padrão, exceto a de H +. Indique a partir de que ph a reação é espontânea a 25 C, justificando com cálculos seu resultado.

30 Pilha de Concentração Considere a situação apresentada na imagem. Determine: Equação anódica; Equação catódica; Equação global e fem padrão. A fem nas concentrações mostradas (Equação de Nernst)

31 Exemplo Numa bomba de oxigênio, as moléculas de oxigênio são reduzidas a íons oxigênio no cátodo, e os íons óxidos movem-se ao ânodo e são oxidados a moléculas de oxigênio, sob uma tensão aplicada. Quando as pressões parciais de oxigênio são diferentes nos dois eletrodos que não estão curto-circuitados uma força eletromotriz é gerada entre os dois eletrodos e esse fenômeno é usado para sensores de oxigênio. Represente as reações no cátodo e no ânodo usando fórmulas durante o bombeamento de oxigênio. Uma corrente elétrica de 1,93 A foi fluida durante 500 s para mover os íons oxigênio do cátodo ao ânodo. Calcule o volume de gás oxigênio, em ml, para produzir, no ânodo, 800 C sob pressão de 1, Pa. Dê sua resposta utilizando dois algarismos significativos. Calcule a força eletromotriz, em V, quando a razão da pressão parcial em ambos os eletrodos é mantida constante e igual a 100 a 800 C. Condução eletrônica do sólido eletrolítica pode ser ignorada. Cátodo : O 4e 2O Ânodo : 2O O2 4e 1,93 C 1 mol e 1 mol O s... 2,5.10 mol 1 s C 4 mol e nrt 2 V 2, 2.10 ml P E E 0 RT P1 8, ln ln100 0,106 V nf P O 2 2

32 Potencial de Semirreações acopladas? Para ilustrar, calcule a f.e.m. da seguinte semirreação: Com certeza não é -0,256 + (-1,175) = 1,431 V. Por quê? V 3e V 3 ( aq) ( s) Procedimento correto: V e V ; E 0, 256 V; G 3 2 ( aq) I I ( aq ) V 2 e V ; E 1,175 V; G 2 ( aq) ( s) II II V 3 e V E ; G G G 3 ( aq) ( s) I II V e V ; E 0,256 V 3 2 ( aq) ( aq ) V 2 e V ; E 1,175 V 2 ( aq) ( s) G G G nfe n FE n FE I II I I II II ni EI nii EII 1. 0, ,175 E 0,869 V n 3

33 Potencial de semirreações acopladas De modo geral, fazemos x ( x1) M e M E1, G1 ( x1) ( x2) M e M E2, G2 x ( x2) M 2 e M E, G G G G nfe n FE n FE E n E n n E Ou seja, trata-se da média ponderada das f.e.m.

34 Exemplo Calcule o valor do potencial elétrico na escala do eletrodo de hidrogênio nas condições-padrão da semi-equação química: Dados: CuI e Cu I K ( s) ( s) ( aq) ps( CuI ) CuI e Cu I ; E ( s) ( s) ( aq) I Cu Cu e ; E 0,52 V ( s) ( aq) II 1, Cu e Cu ; E 0,15 V 2 ( aq) ( aq) Cu 2 e Cu ; E 0,34 V 2 ( aq) ( s) Cu e Cu ; E 0,52 V ( aq) ( s) I 2e 2 I ; E 0,54 V 2( s) ( aq) CuI Cu I ; E E E ( s) ( aq) ( aq) I II 0,059 0,059 ET ET log K 0 ET EI EII log K EI 0, ,059 0,188 V n n

35 Desafio! Três células eletroquímicas, com todos os eletrodos inertes, permaneceram ligadas durante certo tempo, conforme o esquema a seguir, em que as setas indicam o sentido convencional da corrente. A célula I contém solução aquosa de ácido sulfúrico e no seu cátodo se desprende 0,50 mol de hidrogênio. A célula II contém solução aquosa de nitrato de prata e no seu cátodo se deposita 0,10 mol de prata. A célula III contém solução aquosa de cloreto de ferro (III) e no seu cátodo certa quantidade de cátion férrico é transformada em cátion ferroso. Assim sendo, determine a quantidade de cátion ferroso produzida pela eletrólise na célula III.

36 Desafio?

37 Sugestão Leitura Complementar: Atkins, Jones: Princípios de Química Atkins, de Paula: Físico-Química Fontes: Atkins, de Paula: Físico-Química Pearson Education Resumo didático (Eletroquímica.pdf) e lista de exercícios completa

38 Agradecimentos Obrigado por fazer parte desse projeto! Boa sorte nos exames! Estude bastante! A coisa mais indispensável a um homem é reconhecer o uso que deve fazer do seu próprio conhecimento Platão

Eletroquímica. Universidade Federal de Ouro Preto Instituto de Ciências Exatas e Biológicas Departamento de Química

Eletroquímica. Universidade Federal de Ouro Preto Instituto de Ciências Exatas e Biológicas Departamento de Química Universidade Federal de Ouro Preto Instituto de Ciências Exatas e Biológicas Departamento de Química Eletroquímica Professora: Melissa Soares Caetano Disciplina QUI 217 Eletroquímica estuda as relações

Leia mais

REAÇÕES QUÍMICAS PRODUZINDO CORRENTE ELÉTRICA CORRENTE ELÉTRICA PRODUZINDO REAÇÃO QUÍMICA PROF. RODRIGO BANDEIRA

REAÇÕES QUÍMICAS PRODUZINDO CORRENTE ELÉTRICA CORRENTE ELÉTRICA PRODUZINDO REAÇÃO QUÍMICA PROF. RODRIGO BANDEIRA REAÇÕES QUÍMICAS PRODUZINDO CORRENTE ELÉTRICA CORRENTE ELÉTRICA PRODUZINDO REAÇÃO QUÍMICA A relação entre as reações químicas e a corrente elétrica é estudada por um ramo da química chamado ELETROQUÍMICA

Leia mais

Química Geral e Inorgânica. QGI0001 Eng a. de Produção e Sistemas Prof a. Dr a. Carla Dalmolin. Eletroquímica

Química Geral e Inorgânica. QGI0001 Eng a. de Produção e Sistemas Prof a. Dr a. Carla Dalmolin. Eletroquímica Química Geral e Inorgânica QGI0001 Eng a. de Produção e Sistemas Prof a. Dr a. Carla Dalmolin Eletroquímica Reações Redox Reações onde ocorre a transferência de elétrons entre átomos Fluxo de elétrons

Leia mais

REAÇÕES QUÍMICAS PRODUZINDO CORRENTE ELÉTRICA CORRENTE ELÉTRICA PRODUZINDO REAÇÃO QUÍMICA

REAÇÕES QUÍMICAS PRODUZINDO CORRENTE ELÉTRICA CORRENTE ELÉTRICA PRODUZINDO REAÇÃO QUÍMICA REAÇÕES QUÍMICAS PRODUZINDO CORRENTE ELÉTRICA CORRENTE ELÉTRICA PRODUZINDO REAÇÃO QUÍMICA Porque estudar eletroquímica para o ENEM? 2015 81 2016 64 2107 95; 121 2018 93; 116 A relação entre as reações

Leia mais

Eletroquímica. Eletroquímica: Pilhas Galvânicas. Potencial de redução. Força eletromotriz. Equação de Nernst. Electrólise.

Eletroquímica. Eletroquímica: Pilhas Galvânicas. Potencial de redução. Força eletromotriz. Equação de Nernst. Electrólise. Eletroquímica IX Eletroquímica: Pilhas Galvânicas. Potencial de redução. Força eletromotriz. Equação de Nernst. Electrólise. Eletroquímica A Eletroquímica estuda a relação entre a eletricidade e as reações

Leia mais

ELETROQUÍMICA OU. Profa. Marcia M. Meier QUÍMICA GERAL II

ELETROQUÍMICA OU. Profa. Marcia M. Meier QUÍMICA GERAL II ELETROQUÍMICA OU REAÇÕES DE TRANSFERÊNCIA DE ELÉTRONS Profa. Marcia M. Meier QUÍMICA GERAL II 1 Objetivo Compreender: Balanceamento de equações redox em solução ácida e básica. Células galvânicas e potencial

Leia mais

AULA DE RECUPERAÇÃO PROF. NEIF NAGIB

AULA DE RECUPERAÇÃO PROF. NEIF NAGIB AULA DE RECUPERAÇÃO PROF. NEIF NAGIB ELETROQUÍMICA Estuda os fenômenos envolvidos na produção de corrente elétrica a partir da transferência de elétrons em reações de óxido-redução, e a utilização de corrente

Leia mais

Oxirredução IDENTIFICAÇÃO O QUE SOFRE ENTIDADE O QUE FAZ. Oxidante ganha e - ( NOX) oxida o redutor redução

Oxirredução IDENTIFICAÇÃO O QUE SOFRE ENTIDADE O QUE FAZ. Oxidante ganha e - ( NOX) oxida o redutor redução Eletroquímica Oxirredução ENTIDADE IDENTIFICAÇÃO O QUE FAZ O QUE SOFRE Oxidante ganha e - ( NOX) oxida o redutor redução Redutor perde e - ( NOX) reduz o oxidante oxidação Todas as reações que têm substâncias

Leia mais

02/10/2017 ELETRÓLISE AQUOSA

02/10/2017 ELETRÓLISE AQUOSA ELETRÓLISE AQUOSA Ocorre quando um eletrólito é dissolvido em água (havendo ionização ou dissociação do mesmo), além dos seus íons, devemos considerar a ionização da própria água. 1 Experimentalmente,

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA FUNDAÇÃO DE APOIO À ESCOLA TÉCNICA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL REPÚBLICA

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA FUNDAÇÃO DE APOIO À ESCOLA TÉCNICA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL REPÚBLICA GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA FUNDAÇÃO DE APOIO À ESCOLA TÉCNICA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL REPÚBLICA Aulas de Apoio Química 3ª Série Eletroquímica II 1.

Leia mais

REVISÃO DE QUÍMICA CEIS Prof. Neif Nagib

REVISÃO DE QUÍMICA CEIS Prof. Neif Nagib REVISÃO DE QUÍMICA CEIS 2017 Prof. Neif Nagib CÁLCULO DO ph e do poh EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO 01. O estômago produz suco gástrico constituído de ácido clorídrico, muco, enzimas e sais. O valor de ph no

Leia mais

ELETROQUÍMICA Profº Jaison Mattei

ELETROQUÍMICA Profº Jaison Mattei ELETROQUÍMICA Profº Jaison Mattei ELETROQUÍMICA 1) Eletrólise: reações provocadas pela corrente elétrica. 2) Pilhas: reações que produzem corrente elétrica. Eletrólise é a reação não espontânea provocada

Leia mais

1- Números de oxidação (Nox) Indicam a espécie que perde elétrons e a que ganha elétrons, ou seja, é a carga elétrica da espécie química.

1- Números de oxidação (Nox) Indicam a espécie que perde elétrons e a que ganha elétrons, ou seja, é a carga elétrica da espécie química. Eletroquímica É um ramo da Química que estuda as reações químicas que ocorrem, em um meio envolvendo um condutor (um metal ou um semicondutor) e um condutor iônico (o eletrólito), envolvendo trocas de

Leia mais

PROMILITARES 20/09/2018 QUÍMICA. Professora Caroline Azevedo ELETROQUÍMICA. Eletroquímica. Você precisa saber o que é oxidação e redução!

PROMILITARES 20/09/2018 QUÍMICA. Professora Caroline Azevedo ELETROQUÍMICA. Eletroquímica. Você precisa saber o que é oxidação e redução! QUÍMICA Professora Caroline Azevedo ELETROQUÍMICA Eletroquímica Você precisa saber o que é oxidação e redução! Pilha É o nome dado ao dispositivo que aproveita a transferência de elétrons em uma reação

Leia mais

QUIMICA I. Eletroquímica. Profa. Eliana Midori Sussuchi

QUIMICA I. Eletroquímica. Profa. Eliana Midori Sussuchi QUIMICA I Eletroquímica Profa. Eliana Midori Sussuchi Reações de oxiredução O Zn adicionado ao HCl produz a reação espontânea Zn(s) + 2H + (aq) Zn 2+ (aq) + H 2 (g). O número de oxidação do Zn aumentou

Leia mais

Estudo das reações químicas para geração de energia.

Estudo das reações químicas para geração de energia. Estudo das reações químicas para geração de energia. Células Galvânicas (Pilhas e Baterias): Conversão de Energia Química em Energia Elétrica (Reações Espontâneas) Células Eletrolíticas: Conversão de Energia

Leia mais

Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio

Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio Referência: BROWN, THEODORE L.; LEMAY JR., H. EUGENE; BURSTEN, BRUCE E.; BURDGE, JULIA R.. Química, a ciência central. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS Eletroquímica

LISTA DE EXERCÍCIOS Eletroquímica DISCIPLINA: Química Geral e Inorgânica PERÍODO: LISTA DE EXERCÍCIOS Eletroquímica CURSO: Engenharia de Produção e sistemas 1. Indique o número de oxidação de cada átomo nos compostos abaixo: a) CO; C:

Leia mais

PAGQuímica Eletroquímica

PAGQuímica Eletroquímica Atenção: detectamos que em diversos exercícios a resolução escaneada e colada após o enunciado não corresponde à resolução correta. Agradecemos que tais exercícios nos sejam comunicados via fórum e, se

Leia mais

Eletrólise Eletrólise de soluções aquosas

Eletrólise Eletrólise de soluções aquosas Eletrólise de soluções aquosas As reações não espontâneas necessitam de uma corrente externa para fazer com que a reação ocorra. As reações de eletrólise são não espontâneas. Nas células voltaicas e eletrolíticas:

Leia mais

Eletroquímica. Profa. Marcia Margarete Meier. Disciplina de Química Geral Profa. Marcia Margarete Meier

Eletroquímica. Profa. Marcia Margarete Meier. Disciplina de Química Geral Profa. Marcia Margarete Meier Eletroquímica 1 Células voltaicas ou galvânica A energia liberada em uma reação de oxi-redução espontânea é usada para executar trabalho elétrico. Células voltaicas ou galvânicas são aparelhos nos quais

Leia mais

PROFESSORA: Núbia de Andrade. DISCIPLINA: Química SÉRIE: 3º. ALUNO(a): Ba 0 / Ba 2+ // Cu + / Cu 0

PROFESSORA: Núbia de Andrade. DISCIPLINA: Química SÉRIE: 3º. ALUNO(a): Ba 0 / Ba 2+ // Cu + / Cu 0 GOIÂNIA, / / 2017 PROFESSORA: Núbia de Andrade DISCIPLINA: Química SÉRIE: 3º ALUNO(a): Lista de exercícios No Anhanguera você é + Enem 1. Com base no diagrama da pilha: E nos potenciais-padrão de redução

Leia mais

SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA

SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA SOLUÇÃO PC1. [D] SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA Teremos: 2 3 Cr 2O 7 (aq) 14H (aq) 6e 2Cr (aq) 7H2O( ); 0 E 1,33 V C O 4 (aq) 2H (aq) 2e C O 3 (aq) H2O( ); 0 E 1,23 V + 1,33 V > +1,23 V Então: 2 3 Cr 2O 7 (aq)

Leia mais

ELETRODO OU SEMIPILHA:

ELETRODO OU SEMIPILHA: ELETROQUÍMICA A eletroquímica estuda a corrente elétrica fornecida por reações espontâneas de oxirredução (pilhas) e as reações não espontâneas que ocorrem quando submetidas a uma corrente elétrica (eletrólise).

Leia mais

Química. Eletroquímica

Química. Eletroquímica CIC Colégio Imaculada Conceição Química Eletroquímica Msc. Camila Soares Furtado Couto Eletrólise Inverso da Pilha; Reação de oxi-redução que é provocada pela corrente elétrica; Não espontânea!!!! Eletrólise

Leia mais

REAÇÕES DE ÓXIDO-REDUÇÃO

REAÇÕES DE ÓXIDO-REDUÇÃO REAÇÕES DE ÓXIDO-REDUÇÃO A Química Analítica moderna tem por base a medida dos Sinais Analíticos, relacionados às transformações de propriedades dos materiais ao longo de uma Análise Química. Entre estes

Leia mais

ELETROQUÍMICA REAÇÃO ENERGIA QUÍMICA ELÉTRICA. Pilha. Eletrólise. espontânea. não espontânea

ELETROQUÍMICA REAÇÃO ENERGIA QUÍMICA ELÉTRICA. Pilha. Eletrólise. espontânea. não espontânea ELETROQUÍMICA REAÇÃO Pilha espontânea ENERGIA QUÍMICA Eletrólise não espontânea ELÉTRICA SEMI REAÇÕES DE OXIDAÇÃO E REDUÇÃO Zn 0 Zn +2 + 2e - semi-reação de oxidação Cu +2 + 2e - Cu 0 semi-reação de redução

Leia mais

para as soluções e pressão para gases. Identificar o par

para as soluções e pressão para gases. Identificar o par Escola Secundária de Lagoa Química 12º Ano Paula Melo Silva Ficha de Trabalho 2 Metais e Ligas Metálicas: Pilhas e Baterias: uma oxidação útil Proteção dos metais Metais, complexos e cor Conteúdos e Metas

Leia mais

QUÍMICA. c) hexaclorobenzeno. d) percloroetileno.

QUÍMICA. c) hexaclorobenzeno. d) percloroetileno. QUÍMICA Prof. Daniel Pires ELETRÓLISE 1. (UERJ) - O magnésio, graças a sua leveza, é usado na indústria espacial e aeronáutica, em aparelhos óticos e equipamentos em geral. As ligas de magnésio, muito

Leia mais

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS AULA 09 TURMA INTENSIVA

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS AULA 09 TURMA INTENSIVA RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS AULA 9 TURMA INTENSIVA 1. Item [C] Q De acordo com a definição de corrente elétrica, temos: i =, em que 1 A = 1 C/s: Δt Cálculo da carga fornecida pela bateria. 1 C ----------

Leia mais

QUÍMICA - 2 o ANO MÓDULO 27 ELETROQUÍMICA: ÍGNEA E AQUOSA

QUÍMICA - 2 o ANO MÓDULO 27 ELETROQUÍMICA: ÍGNEA E AQUOSA QUÍMICA - 2 o ANO MÓDULO 27 ELETROQUÍMICA: ÍGNEA E AQUOSA bateria + _ ânodo + cátodo - e - e oxidação redução Formação de gás cloro no ânodo (não há deposição) Na + - Cl cloreto de sódio fundido Formação

Leia mais

PAGQuímica 2011/1 Exercícios de Eletroquímica

PAGQuímica 2011/1 Exercícios de Eletroquímica PAGQuímica 2011/1 Exercícios de Eletroquímica 1. a) Que tipo de transformação faz uma célula galvânica e uma célula eletrolítica? b) Qual o sinal de G de cada uma? c) Qual o sinal de e de cada uma? d)

Leia mais

Reações de oxirredução

Reações de oxirredução LCE-108 Química Inorgânica e Analítica Reações de oxirredução Wanessa Melchert Mattos 2 Ag + + Cu (s) 2 Ag (s) + Cu 2+ Baseada na transferência de elétrons de uma substância para outra Perde oxigênio e

Leia mais

QUI201 (QUI145) QUÍMICA ANALÍTICA B (Química Industrial) Prof. Mauricio X. Coutrim

QUI201 (QUI145) QUÍMICA ANALÍTICA B (Química Industrial) Prof. Mauricio X. Coutrim QUI201 (QUI145) QUÍMICA ANALÍTICA B (Química Industrial) Prof. Mauricio X. Coutrim (mcoutrim@iceb.ufop.br) Exemplo: EQUILÍBRIOS DE OXI-REDUÇÃO Reações de oxidação/redução são reações que ocorrem com transferência

Leia mais

Departamento de Química Inorgânica IQ / UFRJ IQG 128 / IQG ELETRÓLISE

Departamento de Química Inorgânica IQ / UFRJ IQG 128 / IQG ELETRÓLISE 10. ELETRÓLISE I. INTRODUÇÃO Como já mencionado na aula prática de reações de oxirredução, a eletricidade também pode ser usada para realizarmos reações de transferência de elétrons não espontâneas. Por

Leia mais

Cobre + Íons. Prata. Eletroquímica CURSO DE FÍSICOF

Cobre + Íons. Prata. Eletroquímica CURSO DE FÍSICOF Reações de oxiredução CURSO DE FÍSICOF SICO-QUÍMICA Eletroquímica Prof. Dr. Odonírio Abrahão Jr. O Zn adicionado ao HCl produz a reação espontânea Zn(s) + 2H + (aq) Zn 2+ (aq) + H 2 (g). O número de oxidação

Leia mais

Eletrólise é a parte da eletroquímica que estuda a transformação de energia elétrica em energia química. ENERGIA

Eletrólise é a parte da eletroquímica que estuda a transformação de energia elétrica em energia química. ENERGIA AULA 19 ELETRÓLISE Eletrólise é a parte da eletroquímica que estuda a transformação de energia elétrica em energia química. ENERGIA não espontâneo ELÉTRICA ENERGIA QUÍMICA A eletrólise é um processo não

Leia mais

ELETROQUÍMICA. 1. Introdução

ELETROQUÍMICA. 1. Introdução ELETROQUÍMICA 1. Introdução Em geral, uma célula eletroquímica é um dispositivo em que uma corrente elétrica o fluxo de elétrons através de um circuito é produzida por uma reação química espontânea ou

Leia mais

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS AULA 28 TURMA ANUAL

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS AULA 28 TURMA ANUAL RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS AULA 28 TURMA ANUAL 01. Item [C] Análise das alternativas; a) Incorreta. Durante a descarga, o número de oxidação do cobalto passa de +4 para +3. ( + 4)( 4) + + + ( 1)(

Leia mais

ELETROQUÍMICA: PILHAS GALVÂNICAS

ELETROQUÍMICA: PILHAS GALVÂNICAS ELETROQUÍMICA: PILHAS GALVÂNICAS A Eletroquímica é a parte da Química que estuda as propriedades dos eletrólitos e os processos de interconversão de energia química em energia elétrica que ocorrem na superfície

Leia mais

QUÍMICA - 2 o ANO MÓDULO 29 ELETROQUÍMICA - EXERCÍCIOS

QUÍMICA - 2 o ANO MÓDULO 29 ELETROQUÍMICA - EXERCÍCIOS QUÍMICA - 2 o ANO MÓDULO 29 ELETROQUÍMICA - EXERCÍCIOS 1) (PUC) Considerando 1 F = 96.500 C (quantidade de eletricidade relativa a 1 mol de elétrons), na eletrólise ígnea do cloreto de alumínio, AlCl 3,

Leia mais

Eletroquímica: Pilha e Eletrólise

Eletroquímica: Pilha e Eletrólise Eletroquímica: Pilha e Eletrólise Enem 15 semanas 1. O trabalho produzido por uma pilha é proporcional à diferença de potencial (ddp) nela desenvolvida quando se une uma meia-pilha onde a reação eletrolítica

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Conteúdo: Pilhas e baterias Eletrólise Recuperação do 4 Bimestre disciplina Química 2ºano Lista de exercícios 1- Na pilha Al/ Al 3+ // Cu 2+ / Cu é correto afirmar

Leia mais

Professor: Alfênio. 06- A ilustração a seguir ilustra a eletrólise de uma solução aquosa de cloreto de cobre (II).

Professor: Alfênio. 06- A ilustração a seguir ilustra a eletrólise de uma solução aquosa de cloreto de cobre (II). Professor: Alfênio 01- (MACK-SP) Na eletrólise ígnea de NaCl, verifica-se que: a) no cátodo, deposita-se sódio metálico. b) no ânodo, ocorre redução. c) no cátodo, ocorre oxidação. d) no ânodo, há deposição

Leia mais

ELETROQUÍMICA OU. Profa. Marcia M. Meier QUÍMICA GERAL II

ELETROQUÍMICA OU. Profa. Marcia M. Meier QUÍMICA GERAL II ELETROQUÍMICA OU REAÇÕES DE TRANSFERÊNCIA DE ELÉTRONS Profa. Marcia M. Meier QUÍMICA GERAL II 1 Objetivo Compreender: Balanceamento de equações redox em solução ácida e básica. Células galvânicas e potencial

Leia mais

Exercício 3: (PUC-RIO 2007) Considere a célula eletroquímica abaixo e os potenciais das semi-reações:

Exercício 3: (PUC-RIO 2007) Considere a célula eletroquímica abaixo e os potenciais das semi-reações: Exercício 1: (PUC-RIO 2008) O trabalho produzido por uma pilha é proporcional à diferença de potencial (ddp) nela desenvolvida quando se une uma meia-pilha onde a reação eletrolítica de redução ocorre

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 2º EM Química B Natália Av. Dissertativa 08/06/16 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta

Leia mais

Resumo de Química: Pilhas e eletrólise

Resumo de Química: Pilhas e eletrólise Resumo de Química: Pilhas e eletrólise Número de oxidação (NOX) Nox fixo:1a(+1), 2A (+2), Al +3, Zn +2 e Ag + Nox usual: Hidrogênio (+1), exceto nos hidretos metálicos (-1) e Oxigênio (-2), exceto nos

Leia mais

3º Tri TB Recuperação de Química Data: 14/12/17 Ensino Médio 2º ano classe: A_B_C Profª Danusa Nome: nº

3º Tri TB Recuperação de Química Data: 14/12/17 Ensino Médio 2º ano classe: A_B_C Profª Danusa Nome: nº 3º Tri TB Recuperação de Química Data: 14/12/17 Ensino Médio 2º ano classe: A_B_C Profª Danusa Nome: nº Conteúdo: Nox, pilha e eletrólise Questão 01 - (UFRR/2015) Nas substâncias Na2SO4, HPO3 2, KMnO4

Leia mais

Capítulo by Pearson Education

Capítulo by Pearson Education QUÍMICA A Ciência Central 9ª Edição Eletroquímica David P. White Reações de oxiredução O Zn adicionado ao HCl produz a reação espontânea Zn(s) + 2H + (aq) Zn 2+ (aq) + H 2 (g). O número de oxidação do

Leia mais

Pilha de Daniell. Sentido dos elétrons

Pilha de Daniell. Sentido dos elétrons Pilha de Daniell As primeiras aplicações importantes da eletricidade provieram do aperfeiçoamento das pilhas voltaicas originais pelo cientista inglês John Frederick Daniell, em 1836. Pilhas eletroquímicas

Leia mais

QUÍMICA SÉRIE: 2º ANO

QUÍMICA SÉRIE: 2º ANO LISTA DE EXERCÍCIOS Professor: RODNEY QUÍMICA SÉRIE: º ANO DATA: 14/ 11 16 1. A galvanoplastia é uma técnica que permite dar um revestimento metálico a uma peça, colocando tal metal como polo negativo

Leia mais

Ciências da Natureza e Matemática

Ciências da Natureza e Matemática 1 CEDAE Acompanhamento Escolar 2 CEDAE Acompanhamento Escolar 3 CEDAE Acompanhamento Escolar 1.(UnB/DF) O processo de fabricação dos circuitos integrados impressos, usados na construção de microcomputadores,

Leia mais

REACÇÕES DE OXIDAÇÃO-REDUÇÃO (REDOX)

REACÇÕES DE OXIDAÇÃO-REDUÇÃO (REDOX) REACÇÕES DE OXIDAÇÃO-REDUÇÃO (REDOX) Reacções que envolvem variação do número de oxidação das espécies intervenientes Número de oxidação (de um átomo, isolado ou integrado numa espécie química): Nº de

Leia mais

e - Zinco ZnSO 4 Zn(s) Zn 2 Zn(s) Zn 2+ (aq) + 2 e - + 0,76 V Cu(s) Cu 2+ (aq) + 2 e - - 0,34 V

e - Zinco ZnSO 4 Zn(s) Zn 2 Zn(s) Zn 2+ (aq) + 2 e - + 0,76 V Cu(s) Cu 2+ (aq) + 2 e - - 0,34 V Capítulo 7 Introdução teórica Pilhas e baterias são células eletroquímicas ou células galvânicas que produzem energia elétrica por meio de reações de oxirredução. A diferença básica é que a bateria é formada

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Curitiba

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Curitiba Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Curitiba Lista de Exercícios Eletroquímica Nome: Turma: S5/6 Data de Entrega: 1/9/14 Disciplina: Química (QB7D) Prof. Reinaldo Morita

Leia mais

CQ049 FQ Eletroquímica.

CQ049 FQ Eletroquímica. CQ049 FQ Eletroquímica prof. Dr. Marcio Vidotti LEAP Laboratório de Eletroquímica e Polímeros mvidotti@ufpr.br www.quimica.ufpr.br/mvidotti A Eletroquímica pode ser dividida em duas áreas: Iônica: Está

Leia mais

GABARITO COMENTADO 2 ANO ELETROQUIMICA EXERCÍCIOS DE APROFUNDAMENTO. Serão aqueles que possuem menos força redutora que o cobre

GABARITO COMENTADO 2 ANO ELETROQUIMICA EXERCÍCIOS DE APROFUNDAMENTO. Serão aqueles que possuem menos força redutora que o cobre GABARITO COMENTADO 2 ANO ELETROQUIMICA EXERCÍCIOS DE APROFUNDAMENTO 1 Alternativa B Serão aqueles que possuem menos força redutora que o cobre 2 Alternativa C Agente oxidante é aquela substancia que contém

Leia mais

Quí. Monitor: Thamiris Gouvêa

Quí. Monitor: Thamiris Gouvêa Quí. Professor: Allan Rodrigues Monitor: Thamiris Gouvêa Eletroquímica: eletrólise 08 ago RESUMO Eletrólise, em primeira análise, é o processo que decompõe um eletrólito através da eletricidade. O composto

Leia mais

b) Os elétrons fluem do ânodo para o cátodo, ou seja, do eletrodo de crômio para o eletrodo de estanho.

b) Os elétrons fluem do ânodo para o cátodo, ou seja, do eletrodo de crômio para o eletrodo de estanho. 01 a) Polo negativo corresponde ao ânodo, onde ocorre a oxidação: Cr (s) Cr 3+ (aq) + 3e - Polo positivo corresponde ao cátodo, onde ocorre a redução: Sn +2 ( aq) + 2e - Sn (s) b) Os elétrons fluem do

Leia mais

QUÍMICA. Transformações Químicas e Energia. Eletroquímica: Oxirredução, Potenciais Padrão de Redução, Pilha, Eletrólise e Leis de Faraday - Parte 4

QUÍMICA. Transformações Químicas e Energia. Eletroquímica: Oxirredução, Potenciais Padrão de Redução, Pilha, Eletrólise e Leis de Faraday - Parte 4 QUÍMICA Transformações Químicas e Energia Eletroquímica: Oxirredução, Potenciais Padrão de Redução, - Parte 4 Prof ª. Giselle Blois 1. (CESGRANRIO-RJ) Considere a pilha representada abaixo. Cu(s) Cu 2+

Leia mais

QUI 070 Química Analítica V Análise Instrumental. Aula 7 Química Eletroanalítica

QUI 070 Química Analítica V Análise Instrumental. Aula 7 Química Eletroanalítica Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Instituto de Ciências Exatas Depto. de Química QUI 070 Química Analítica V Análise Instrumental Aula 7 Química Eletroanalítica Julio C. J. Silva Juiz de Fora,

Leia mais

INTRODUÇÃO À ELETROQUÍMICA Prof. Dr. Patricio R. Impinnisi Departamento de engenharia elétrica UFPR

INTRODUÇÃO À ELETROQUÍMICA Prof. Dr. Patricio R. Impinnisi Departamento de engenharia elétrica UFPR INTRODUÇÃO À ELETROQUÍMICA Prof. Dr. Patricio R. Impinnisi Departamento de engenharia elétrica UFPR REAÇÕES ELETROQUÍMICAS Vamos inicialmente estudar estes sistemas para identificar os princípios fundamentais

Leia mais

Química A Extensivo V. 7

Química A Extensivo V. 7 Química A Extensivo V. 7 Exercícios Representação da pilha: Semirreação de redução: B 3+ + 3e B 0 (Nox diminuiu reduziu). 07) A equação global é a soma das semirreações com o devido balanceamento. 3A 0

Leia mais

Equilíbrio químico, pilha e eletrólise.

Equilíbrio químico, pilha e eletrólise. Ciências da Natureza Química 2 Gabriela Rosa TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL 3ª 35 pts 22,8 pts 12 18 3º A/B Equilíbrio químico, pilha e eletrólise. Instruções: Leia atentamente cada questão antes de resolvê-la.

Leia mais

Regras do Jogo Trilha da Eletroquímica

Regras do Jogo Trilha da Eletroquímica Regras do Jogo Trilha da Eletroquímica Bolsista: Íngrede F. Silva Supervisor: Alessandro S. Santana Coordenador: Wdson C. Santos Colaboradora: Regina Morais (até 4 Jogadores) 1- Ao iniciar o jogo, cada

Leia mais

QUÍMICA - 2 o ANO MÓDULO 28 ELETROQUÍMICA: LEIS DE FARADAY

QUÍMICA - 2 o ANO MÓDULO 28 ELETROQUÍMICA: LEIS DE FARADAY QUÍMICA - 2 o ANO MÓDULO 28 ELETROQUÍMICA: LEIS DE FARADAY + + + Ag + Zn + 2 Au + 3 Q Q Q Como pode cair no enem (UFRRJ) A prateação pelo processo galvânico é de grande utilidade, tendo em vista que com

Leia mais

E-books PCNA. Vol. 1 QUÍMICA ELEMENTAR CAPÍTULO 10 ELETROQUÍMICA

E-books PCNA. Vol. 1 QUÍMICA ELEMENTAR CAPÍTULO 10 ELETROQUÍMICA E-books PCNA Vol. 1 QUÍMICA ELEMENTAR CAPÍTULO 10 ELETROQUÍMICA 2 QUÍMICA ELEMENTAR CAPÍTULO 10 APRESENTAÇÃO... 3 CAPÍTULO 10... 4 1. ELETROQUÍMICA... 4 1.1. Célula Galvânica ou Pilha... 4 1.1.1. Estrutura

Leia mais

Células eletrolíticas são mecanismos que provocam uma reação não espontânea de oxi-redução pelo fornecimento de energia elétrica ELETRÓLISE ÍGNEA

Células eletrolíticas são mecanismos que provocam uma reação não espontânea de oxi-redução pelo fornecimento de energia elétrica ELETRÓLISE ÍGNEA ELETRÓLISE Células eletrolíticas são mecanismos que provocam uma reação não espontânea de oxi-redução pelo fornecimento de energia elétrica ELETRÓLISE ÍGNEA É o processo de decomposição de uma substância

Leia mais

Quí. Quí. Monitor: Diego Gomes

Quí. Quí. Monitor: Diego Gomes Quí. Professor: Allan Rodrigues Monitor: Diego Gomes Eletroquímica: Pilha 26 Out RESUMO A Eletroquímica é a parte da química que estuda a produção de energia elétrica a partir de reações que ocorrem com

Leia mais

CH 4(g) 3F 2(g) CHF 3(g) 3HF(g).

CH 4(g) 3F 2(g) CHF 3(g) 3HF(g). EXERCÍCIOS DE QUÍMICA - RECUPERAÇÃO FINAL 3 ANO 01. O Teflon é um polímero sintético amplamente empregado. Ele é formado a partir de um monômero que se obtém por pirólise do trifluormetano. O trifluormetano,

Leia mais

NOX EXERCÍCIOS QUÍMICA PROF- LEONARDO. 01)Quais são os números de oxidação do iodo nas substâncias l 2, Nal, NalO 4 e Al I 3?

NOX EXERCÍCIOS QUÍMICA PROF- LEONARDO. 01)Quais são os números de oxidação do iodo nas substâncias l 2, Nal, NalO 4 e Al I 3? NOX EXERCÍCIOS QUÍMICA PROF- LEONARDO 01)Quais são os números de oxidação do iodo nas substâncias l 2, Nal, NalO 4 e Al I 3? 02. O número de oxidação do manganês no permanganato de potássio (KMnO4) é:

Leia mais

E (V) Ag + e Ag 0,80 Zn + 2e Zn 0,76

E (V) Ag + e Ag 0,80 Zn + 2e Zn 0,76 PROVA DE QUÍMICA - 2 o TRIMESTRE 2013 PROF. MARCOS NOME N o 2 a SÉRIE A compreensão do enunciado faz parte da questão. Não faça perguntas ao examinador. A prova deve ser feita com caneta azul ou preta.

Leia mais

QUI 154 Química Analítica V Análise Instrumental. Aula 4 Potenciometria

QUI 154 Química Analítica V Análise Instrumental. Aula 4 Potenciometria Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Instituto de Ciências Exatas Depto. de Química QUI 154 Química Analítica V Análise Instrumental Aula 4 Potenciometria Julio C. J. Silva Juiz de Fora, 1 o sem

Leia mais

FÍSICO QUÍMICA AULA 5 - ELETRÓLISE

FÍSICO QUÍMICA AULA 5 - ELETRÓLISE FÍSICO QUÍMICA AULA 5 - ELETRÓLISE Em nossas aulas anteriores aprendemos como reações de óxidoredução podem ser utilizadas para se obter energia. Nas pilhas ocorrem reações químicas capazes de produzir

Leia mais

ÓXIDO-REDUÇÃO REAÇÕES REDOX : CONCEITO E IMPORTÂNCIA PILHAS E BATERIAS POTENCIAL DE ELETRODO CORROSÃO E PROTEÇÃO ELETRÓLISE

ÓXIDO-REDUÇÃO REAÇÕES REDOX : CONCEITO E IMPORTÂNCIA PILHAS E BATERIAS POTENCIAL DE ELETRODO CORROSÃO E PROTEÇÃO ELETRÓLISE ÓXIDO-REDUÇÃO REAÇÕES REDOX : CONCEITO E IMPORTÂNCIA PILHAS E BATERIAS POTENCIAL DE ELETRODO CORROSÃO E PROTEÇÃO ELETRÓLISE 1 POR QUE ESTUDAR AS REAÇÕES DE OXI-REDUÇÃO? -DESENVOLVIMENTO DE NOVAS BATERIAS

Leia mais

Eletroquímica. Por Victor Costa. Índice

Eletroquímica. Por Victor Costa. Índice Eletroquímica Por Victor Costa Índice 1. Conceitos importantes Redução Oxidação NOX Processo redox Método do íon-elétron Potencial de redução 2. Pilha Definição Cátodo Ânodo Ponte salina Potencial Relação

Leia mais

Abrange todos processo químicos que envolvem transferência de elétrons.

Abrange todos processo químicos que envolvem transferência de elétrons. Abrange todos processo químicos que envolvem transferência de elétrons. Quando um processo químico ocorre, produzindo transferência de elétrons, é chamado de pilha ou bateria. 1 2 Anodo: eletrodo negativo,

Leia mais

Aluno (a): Data: / / Obs: Data de entrega: 12/11 (Todas as respostas devem apresentar justificativa) Resposta à caneta, organizada e completa.

Aluno (a): Data: / / Obs: Data de entrega: 12/11 (Todas as respostas devem apresentar justificativa) Resposta à caneta, organizada e completa. Disciplina: Química Turma: 2 série Escola SESI Jundiaí Professor: Rosilene Paulino da Silva Aluno (a): Data: / / 2018. Obs: Data de entrega: 12/11 (Todas as respostas devem apresentar justificativa) Resposta

Leia mais

Resposta Capítulo 17: Eletroquímica: Pilhas

Resposta Capítulo 17: Eletroquímica: Pilhas Resposta Capítulo 7: Eletroquímica: Pilhas. B Correta. O óxido de LiCoO é oxidado a CoO, na recarga da pilha. Li e Li. Reação global da pilha eletroquímica formada por cobre e ferro:,34 V >,44 V Cu e Cu

Leia mais

Célula eletroquímica ou galvânica: permite interconversão de energia química e elétrica

Célula eletroquímica ou galvânica: permite interconversão de energia química e elétrica letroquímica estuda reações químicas que envolvem transferência de elétrons Célula eletroquímica ou galvânica: permite interconversão de energia química e elétrica Pilha: química elétrica Célula eletrolítica:

Leia mais

QUI219 QUÍMICA ANALÍTICA (Farmácia) Prof. Mauricio X. Coutrim

QUI219 QUÍMICA ANALÍTICA (Farmácia) Prof. Mauricio X. Coutrim QUI219 QUÍMICA ANALÍTICA (Farmácia) Prof. Mauricio X. Coutrim (mcoutrim@iceb.ufop.br) Reações de oxidação/redução são reações que ocorrem com transferência de elétrons BALANCEAMENTO DE REAÇÕES DE OXI REDUÇÃO

Leia mais

EleELETROQUÍMICA (Parte I)

EleELETROQUÍMICA (Parte I) EleELETROQUÍMICA (Parte I) I INTRODUÇÃO A Eletroquímica é responsável pela explicação dos fenômenos que envolvem a transferência de elétrons. Esses fenômenos são de grande importância cotidiana, pois através

Leia mais

Quí. Allan Rodrigues Monitor: João Castro

Quí. Allan Rodrigues Monitor: João Castro Quí. Professor: Abner Camargo Allan Rodrigues Monitor: João Castro Eletroquímica: pilha 07 ago RESUMO A Eletroquímica é a parte da química que estuda a produção de energia elétrica a partir de reações

Leia mais

COLÉGIO MARISTA - PATOS DE MINAS 2º ANO DO ENSINO MÉDIO Professoras: Elizete e Rose 2ª RECUPERAÇÃO AUTÔNOMA DE QUÍMICA

COLÉGIO MARISTA - PATOS DE MINAS 2º ANO DO ENSINO MÉDIO Professoras: Elizete e Rose 2ª RECUPERAÇÃO AUTÔNOMA DE QUÍMICA COLÉGIO MARISTA - PATOS DE MINAS º ANO DO ENSINO MÉDIO - 013 Professoras: Elizete e Rose ª RECUPERAÇÃO AUTÔNOMA DE QUÍMICA ROTEIRO DE ESTUDO - QUESTÕES Estudante: Turma: Data: / / ROTEIRO DE ESTUDO Capítulo

Leia mais

INTRODUÇÃO À ELETROQUÍMICA Prof. Dr. Patricio R. Impinnisi Departamento de engenharia elétrica UFPR

INTRODUÇÃO À ELETROQUÍMICA Prof. Dr. Patricio R. Impinnisi Departamento de engenharia elétrica UFPR INTRODUÇÃO À ELETROQUÍMICA Prof. Dr. Patricio R. Impinnisi Departamento de engenharia elétrica UFPR REAÇÕES ELETROQUÍMICAS Uma reação eletroquímica é um processo químico heterogêneo (que envolve uma interface

Leia mais

RESUMO DE ELETROQUÍMICA.

RESUMO DE ELETROQUÍMICA. SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR NADER ALVES DOS SANTOS SÉRIE/ANO: 2 anos TURMA(S):

Leia mais

02 - (Unievangélica GO) Pode-se usar reações químicas de oxidação e redução para produzir corrente elétrica, como mostra o esquema abaixo.

02 - (Unievangélica GO) Pode-se usar reações químicas de oxidação e redução para produzir corrente elétrica, como mostra o esquema abaixo. 01 - (UERJ) Os preços dos metais para reciclagem variam em função da resistência de cada um à corrosão: quanto menor a tendência do metal à oxidação, maior será o preço. Na tabela, estão apresentadas duas

Leia mais

Exercícios sobre eletrólise em solução aquosa - Eletroquímica

Exercícios sobre eletrólise em solução aquosa - Eletroquímica Exercícios sobre eletrólise em solução aquosa - Eletroquímica 01. (Cesgranrio) O voltômetro de Hoffman anterior, é usado para realizar a eletrólise da água. Se a eletrólise de uma solução diluída de H

Leia mais

SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA

SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA SOLUÇÃO PC. H O( ) H (aq) OH (aq) OH (aq) HO( ) O (g) e (Ânodo ( ); oxidação) + H (aq) + e H (g) (Cátodo ( ); redução) Global HO( ) H (g) O (g) Volume,5 Volume SOLUÇÃO PC. [C]

Leia mais

Questões Resolvidas de Eletroquímica

Questões Resolvidas de Eletroquímica Questões Resolvidas de Eletroquímica 1. (Mackenzie) Pode-se niquelar (revestir com uma fina camada de níquel) uma peça de um determinado metal. Para esse fim, devemos submeter um sal de níquel (II), normalmente

Leia mais

QUI 070 Química Analítica V Análise Instrumental. Aula 7 Química Eletroanalítica

QUI 070 Química Analítica V Análise Instrumental. Aula 7 Química Eletroanalítica Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Instituto de Ciências Exatas Depto. de Química QUI 070 Química Analítica V Análise Instrumental Aula 7 Química Eletroanalítica Julio C. J. Silva Juiz de Fora,

Leia mais

SOS QUÍMICA - O SITE DO PROFESSOR SAUL SANTANA.

SOS QUÍMICA - O SITE DO PROFESSOR SAUL SANTANA. SOS QUÍMICA - O SITE DO PROFESSOR SAUL SANTANA. QUESTÕES Exercícios de Eletroquímica. 01) Dos fenômenos indicados a seguir, agrupe os que constituem uma oxidação e os que constituem uma redução: a) Mg

Leia mais

Motivos da Conexão A) positivo fornecer elétrons, acelerando a oxidação

Motivos da Conexão A) positivo fornecer elétrons, acelerando a oxidação 1. (UFRN-1999) A bateria do automóvel tem um dos seus pólos ligado à estrutura metálica do mesmo. Assinale a opção na qual são indicados o pólo que deve ser ligado à estrutura e os motivos dessa conexão.

Leia mais

Físico-Química. Eletroquímica Prof. Jackson Alves

Físico-Química. Eletroquímica Prof. Jackson Alves Físico-Química Eletroquímica Prof. Jackson Alves 1. Pilhas Processo espontâneo de conversão de energia química em energia elétrica. Observe o esquema a seguir: Lâmina de zinco Semicela Zn / Zn 2+ ponte

Leia mais

Reacções de oxidação-redução em solução aquosa. Livro Química Inorgânica Básica na página da cadeira no Moodle Capítulo 4, p.

Reacções de oxidação-redução em solução aquosa. Livro Química Inorgânica Básica na página da cadeira no Moodle Capítulo 4, p. Reacções de oxidação-redução em solução aquosa Livro Química Inorgânica Básica na página da cadeira no Moodle Capítulo 4, p. 116 até ao final REACÇÕES de OXIDAÇÃO-REDUÇÃO reacções que envolvem troca de

Leia mais

Conteúdo: Eletrólise (ígnea, aquosa e aspectos quantitativos)

Conteúdo: Eletrólise (ígnea, aquosa e aspectos quantitativos) 3º Trimestre Sala de Estudo - Química Data: 30/10/17 Ensino Médio 2º ano classe: A_B_C Profª Danusa Nome: nº Conteúdo: Eletrólise (ígnea, aquosa e aspectos quantitativos) Questão 01 - (PUC Camp SP/2017)

Leia mais

QUÍMICA. Transformações Químicas e Energia. Prof ª. Giselle Blois

QUÍMICA. Transformações Químicas e Energia. Prof ª. Giselle Blois QUÍMICA Transformações Químicas e Energia Eletroquímica: Oxirredução, Potenciais Padrão de Redução, - Parte 2 Prof ª. Giselle Blois REAÇÃO QUÍMICA PILHA (fenômeno espontâneo) ELETRÓLISE (fenômeno não-espontâneo)

Leia mais

REVISÃO QUÍMICA 4 ELETROQUÍMICA - Prof Emanuele. d) KMnO 4 + H 2 C 2 O 4 + H 2 SO 4 K 2 SO 4 + MnSO 4 + CO 2 + H 2 O. Ag. Redutor: H 2 C 2 O 4

REVISÃO QUÍMICA 4 ELETROQUÍMICA - Prof Emanuele. d) KMnO 4 + H 2 C 2 O 4 + H 2 SO 4 K 2 SO 4 + MnSO 4 + CO 2 + H 2 O. Ag. Redutor: H 2 C 2 O 4 REVISÃO QUÍMICA 4 ELETROQUÍMICA - Prof Emanuele 1) Os números de oxidação dos halogênios nos compostos NaCl, NaClO 3, KI, I 2, NH 4 IO 3 são, respectivamente: a) +1, +3, 0, -2, +4 b) +1, -5, -1, 0, +5

Leia mais