OS GASTOS PÚBLICOS NO BRASIL SÃO PRODUTIVOS?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "OS GASTOS PÚBLICOS NO BRASIL SÃO PRODUTIVOS?"

Transcrição

1 OS ASTOS PÚBLICOS NO BRASIL SÃO PRODUTIVOS? José Oswaldo Cândido Júnior* Da Diretoria de Estudos Macroeconômicos DIMAC/IPEA RESUMO A reocuação com os efeitos dos gastos úblicos na economia é recorrente, sobretudo com os imactos deles sobre o crescimento econômico. Diversos trabalhos teóricos e emíricos sugerem que esses gastos odem elevar o crescimento econômico e aumentar a rodutividade do setor rivado. Por outro lado, uma exansão dos gastos úblicos financiados or imostos distorcivos e a ineficiência na alocação dos recursos odem suerar o efeito ositivo dessas externalidades. O objetivo deste trabalho é analisar, teórica e emiricamente, a relação entre gastos úblicos e crescimento econômico no Brasil, no eríodo 1947/1995, de forma agregada, catando o balanço líquido da articiação dos gastos sobre o roduto interno, dado existirem fatores que indiciam ossibilidades ositivas e negativas. Os valores das elasticidades gasto-roduto e o diferencial de rodutividade em relação ao setor rivado foram negativos. O conjunto de resultados mostra que a roorção de gasto úblico no Brasil está acima do seu nível ótimo, e que existem indícios de baixa rodutividade. Os efeitos sobre o crescimento serão tanto mais danosos quanto mais distorcivo for o sistema tributário. 1 INTRODUÇÃO A reocuação com os efeitos dos gastos úblicos na economia é recorrente, sobretudo com os imactos deles sobre o crescimento econômico. A oulação esera melhor utilização dos recursos, ois existem limites ara a exansão das receitas que financiam o aumento dos gastos er caita. Outra restrição imortante ocorre nos aíses em rocesso de estabilização econômica, nos quais o ajuste fiscal é eça fundamental da olítica macroeconômica. Isso reforça a necessidade de aumento da rodutividade dos gastos úblicos. Diversos trabalhos teóricos e emíricos [Ram, 1986; Barro, 1990; Cashin, 1995; Ascahuer, 1989; entre outros] entendem que os gastos úblicos odem elevar o crescimento econômico or meio do aumento da rodutividade do setor rivado. Os serviços de infra-estrutura (transortes, telecomunicações e energia) e a formação de um sistema legal e de segurança, que reservem os direitos de roriedade e a defesa nacional, são alguns exemlos de atividades que servem de insumos ara o setor rivado. Além disso, a recente teoria do * O autor agradece os comentários e as sugestões de dois areceristas anônimos, mas naturalmente exime tais colaboradores de quaisquer erros remanescentes.

2 234 lanejamento e olíticas úblicas n. 23 jun 2001 crescimento endógeno ressalta o fato de as externalidades ositivas dos bens úblicos e semiúblicos elevarem os retornos rivados, a taxa de ouança e acumulação de caital, uma vez que, se não fosse elo governo, esses bens seriam subofertados. Por outro lado, uma exansão dos gastos úblicos financiados or imostos distorcivos e a ineficiência na alocação dos recursos odem suerar o efeito ositivo dessas externalidades. Adicionalmente, autores como Srinivasan (1985), Buchanan (1980) e Bhagwati (1982) defendem a idéia de que os gastos úblicos são imrodutivos e não geram nenhum roduto adicional orque são aenas resultantes de interesses de gruos (o roblema do rent-seeking). No Brasil, estudos recentes também exloram efeitos do caital úblico sobre o crescimento econômico e a rodutividade. Ferreira (1996) e Ferreira e Malliagros (1998) encontram evidências de uma forte relação entre investimentos em infra-estrutura (energia, telecomunicações e transortes) e roduto. Segundo esses trabalhos, a elasticidade-renda de longo razo desses investimentos varia de 0,55 a 0,70. Já os trabalhos de Rocha e Teixeira (1996) e de Cruz e Teixeira (1999), esses analisam a relação entre investimentos úblicos e investimentos rivados, tentando identificar relações de comlementariedade ou de substituição. No entanto, nenhum desses autores catam os efeitos dos gastos úblicos totais sobre o roduto. O objetivo deste trabalho é analisar teórica e emiricamente a relação entre gastos úblicos e crescimento econômico no Brasil, no eríodo 1947/ 1995, de forma agregada, catando o balanço líquido da articiação dos gastos sobre o roduto interno, dado existirem fatores que sugerem ossibilidades ositivas e negativas. As metodologias emíricas utilizadas ermitem estimar a elasticidade gasto-roduto, os efeitos das externalidades e o diferencial de rodutividade entre os setores úblico e rivado. O trabalho é comosto or seis seções, além de or esta introdução. Na róxima são analisadas duas roosições teóricas que relacionam gastos úblicos, eficiência e crescimento econômico, destacando-se os efeitos de externalidade e a existência de um tamanho ótimo ara o setor úblico. Na terceira seção são aresentados os conceitos de gastos rodutivos e de gastos imrodutivos. De osse dessa base teórica, a quarta seção formula um modelo que ermitirá as estimativas dos efeitos das externalidades e do diferencial de rodutividade entre o setor úblico e o rivado. Nas duas seções seguintes os resultados emíricos são aresentados or meio de duas metodologias: uma delas utiliza mínimos quadrados ordinários diretamente nas equações finais do modelo, e a outra arte da ossibilidade de efeitos defasados dos gastos sobre o roduto. Finalmente, a última seção é dedicada às conclusões.

3 Os astos Públicos no Brasil São Produtivos? ASTOS PÚBLICOS, EFICIÊNCIA E CRESCIMENTO ECONÔMICO Wagner (1890) foi um dos rimeiros economistas 1 a ostular uma relação entre gastos úblicos e crescimento econômico. A hiótese de Wagner, ou a Lei dos Disêndios Públicos Crescentes, defende que o crescimento da renda er caita (ou o desenvolvimento econômico em termos gerais) exige a articiação cada vez maior do governo na oferta de bens úblicos. Essa hiótese estaria baseada nos seguintes asectos: a) Os bens úblicos são em grande arte bens sueriores (arques, equiamentos escolares e hositalares, auto-estradas, etc.). Com o aumento da renda haveria maior demanda or esses bens. b) Mudanças demográficas com a redução da taxa de mortalidade exigem, dos aíses, maiores gastos com a oulação idosa. c) Países com oulação jovem e com alta taxa de natalidade necessitam de maiores disêndios em educação (formação do caital humano). d) Os rogramas de redistribuição de renda, seguridade social e segurodesemrego são resonsáveis or aumento da imortância das transferências nos orçamentos úblicos. Vários estudos [Hinrichs, 1965; Musgrave, 1969; Ram, 1987] testaram a hiótese de Wagner ara um gruo de aíses (cross-section) e ara aíses individuais (séries temorais). Ram (1987), em uma análise cross-section ara 115 aíses, rejeita a validade da hiótese de Wagner, embora em uma análise de séries temorais ara essa mesma amostra aceite a hiótese em 60% dos casos. Hinrichs (1965), Musgrave (1969) e andhi (1971) encontram evidências em favor da lei de Wagner ara um gruo de aíses desenvolvidos e subdesenvolvidos. Barro (1989) encontrou evidências de que a lei de Wagner somente se alica ara as transferências, jamais ara outros tios de gasto úblico. Segundo Ram (1987), a utilização de dados nominais ara verificar a elasticidade gasto-roduto ode introduzir um viés favorável à hiótese de Wagner. Isso ocorre orque os reços dos serviços governamentais tendem a aumentar em relação aos reços dos bens manufaturados ara os aíses desenvolvidos. Essa relação inverte-se nos aíses subdesenvolvidos. A discussão mais recente do ael dos gastos úblicos no crescimento advém das teorias de crescimento endógeno. Nos modelos de crescimento neoclássico tradicional, como no de Solow, or exemlo, a olítica fiscal, as mudanças 1 Antes de Wagner, Thomas Malthus defendeu, em 1820, a idéia de que era necessário aumentar os gastos úblicos ara estimular a demanda agregada e o crescimento econômico. A esse reseito ver T. Szmrecsányi (1982).

4 236 lanejamento e olíticas úblicas n. 23 jun 2001 tecnológicas e o crescimento oulacional são tratados exogenicamente, 2 enquanto nas recentes teorias essas variáveis são insertas no modelo e odem acionar um diferencial de crescimento que rolongue o eríodo de convergência entre as rendas er caita dos aíses. Proosição 1: existe um nível eficiente de bens úblicos que maximiza o bemestar econômico da sociedade. Os trabalhos ioneiros de Samuelson (1954 e 1955) definem, em termos teóricos, a alocação eficiente dos recursos da economia na resença de bens úblicos, os quais foram conceituados a artir de duas características: a da não-exclusão e a da não-rivalidade no consumo. A rimeira característica indica ser imossível ou indesejável excluir, ara algum indivíduo, o consumo dos bens úblicos uros, como, or exemlo, a defesa nacional. Em alguns casos, a não-exclusão é aenas desejável, embora seja ossível, a um custo finito, haver, or exemlo, uma onte sem congestionamento na qual a cobrança de edágio ossa ser executada. A segunda característica mostra que o consumo de um bem úblico or arte de um indivíduo não reduz a disonibilidade desse bem ara outros indivíduos. Trata-se a existência dos bens úblicos na economia de uma falha de mercado, ois sua rovisão or um sistema de reços descentralizado leva a uma suboferta. Os consumidores (ou famílias) tenderão a não revelar suas referências (grau de utilidade) or bens úblicos, na exectativa de que outros façam e montem um mecanismo de financiamento ara ofertá-los. Assim, está-se diante do roblema do free-rider (carona). Como Samuelson resolveu esse roblema? A saída foi a utilização da hiótese do lanejador central (governo), o qual conheça todas as referências da sociedade. Nessa economia há somente um bem úblico () a ser ofertado ara (H) famílias que ossuem a seguinte função utilidade: U h = U h (x h, ), ara h = 1, 2,..., H (2.1) em que x h é o vetor de consumo dos bens rivados. 2 Em uma função do tio Cobb-Douglas (Y=AK a L (1-a) ) em que Y é o nível de rodução; K o estoque de caital; L o número de trabalhadores; e A, o comonente tecnológico Solow constatou o fato de a maior arte do diferencial de renda er caita entre os aíses ser exlicado elo comonente A, que, no seu modelo, é exógeno. Na realidade, o comonente A comorta não somente o nível tecnológico, mas também os demais fatores tais como: olítica fiscal, estrutura do sistema financeiro, caital humano, direitos de roriedade, asectos institucionais, os quais são imortantes ara exlicar o crescimento econômico. A teoria do crescimento endógeno assou a incororar internamente esses fatores aos seus modelos, e tentou exlicar a sua dinâmica e seus efeitos sobre o diferencial de renda er caita e sobre o crescimento.

5 Os astos Públicos no Brasil São Produtivos? 237 Observe-se que aarece como argumento na função de utilidade de cada família, o que denota que o consumo de é não-rival. Por outro lado, o conjunto de ossibilidades de rodução da economia é dado ela função F, cujos argumentos são o vetor X de bens rivados e : F (X, ) 0 (2.2) Para obter a alocação eficiente de recursos entre bens rivados e o bem úblico, o governo escolhe o vetor x h que maximiza a utilidade da rimeira família dados os níveis de utilidade das demais famílias ( U h ): H [ ] ( ) ( ) 1 1 h h h h L = U x, + µ U x, U λ F( X, ) (2.3) h= 2 As condições necessárias de maximização odem ser obtidas derivando-se L com relação ao comonente x i h do vetor de bens rivados x h e com relação a, e igualando-se ambos a zero: L x h i = µ h U x h h i F λ X i X x i = µ h U x h h i F λ X i = 0 (2.4) L H µ h U λ h F = = 0 h= 1 (2.5) Em (2.5) suõe-se µ h = 1 ara h=1. Isolando-se µ h em (2.4), e substituindo-se esse resultado em (2.5), obtêm-se as condições de alocação ótima entre o bem úblico e os bens rivados: H h= h U F = ara i = 1,..., n h U F 1 (2.6) h x X i i A equação (2.6) é a regra de Samuelson, e mostra que a taxa marginal de substituição entre o bem úblico e cada bem rivado (no caso x i ) ara todas as famílias (lado esquerdo da equação) deve ser igual à taxa marginal de transformação entre e x i. De outro modo, o custo marginal de rodução de (lado direito da equação) deve ser igual ao somatório dos benefícios marginais roorcionados ara cada família (benefício social) elo acréscimo de uma unidade do bem úblico. A diferença de (2.6) ara a relação entre dois bens

6 238 lanejamento e olíticas úblicas n. 23 jun 2001 rivados quaisquer é que uma unidade extra de x i em detrimento de x j é aroriada rivadamente or uma única família (em vez de or todas as famílias, no caso de uma unidade extra de gastos úblicos), o que faz desaarecer a exressão de somatório do lado esquerdo de (2.6). O roblema desse tio de solução, admitido elo rório Samuelson (1954,. 389), é: Dado o suficiente conhecimento, as decisões ótimas odem semre ser encontradas verificando-se todos os estados atingíveis do mundo e selecionando-se o melhor, o qual estará de acordo com a função de bem-estar ética ostulada. A solução existe; o roblema é como encontrá-la. Em uma economia de mercado cometitiva, os interesses individuais são sinalizados or meio do sistema de reços e canalizados elas trocas entre os agentes econômicos. Por outro lado, no caso dos bens úblicos Samuelson (1954) utilizou-se de um artificialismo que não encontra corresondência na realidade econômica: a resença de um ente governamental que conhece todas as referências e, or meio de imostos do tio lum-sum, financia a rovisão de bens úblicos e efetua as transferências de renda ara encontrar o ótimo de Pareto. No entanto, o imortante a destacar é que a teoria econômica conta com uma resosta ara o roblema da eficiência na rovisão dos bens úblicos: quanto mais róximo se estiver da relação exressa em (2.6) melhores serão os resultados econômicos dos gastos úblicos. Proosição 2: existe um tamanho ótimo do governo, acima do qual a exansão dos gastos úblicos afeta negativamente a taxa de crescimento econômico. Nas mais recentes teorias do crescimento econômico, a olítica fiscal ocua osição de destaque como um dos fatores que ode exlicar as diferenças de renda er caita e as taxas de crescimento entre os aíses. A estrutura tributária e a rovisão eficiente de bens úblicos influenciam a rodutividade do setor rivado e a taxa de acumulação do caital. A imortância dos gastos úblicos ode ser avaliada or meio de um modelo desenvolvido or Barro (1990). Nesse, o tamanho do governo surte imacto sobre a taxa de crescimento econômico, ou seja, os gastos úblicos geram externalidades ositivas até um determinado nível acima do qual o aumento dos gastos tem reercussão negativa sobre as taxas de crescimento do roduto e da ouança. Barro (1990) considera que a quantidade de bens e serviços úblicos er caita (g) entram como insumo na função de rodução (y). Sem a resença de g, a função de rodução aresenta retornos decrescentes de escala. Com g, tal função exibe retornos constantes de escala.

7 Os astos Públicos no Brasil São Produtivos? 239 y = f (k, g) Þ exibe retornos constantes de escala; y = f 0 (k) Þ exibe retornos decrescentes de escala; em que y é roduto er caita; g é gastos úblicos er caita; e k é estoque de caital er caita. Portanto, os insumos rivados não são substitutos róximos dos gastos úblicos, e não o são rincialmente daqueles relacionados com os bens úblicos uros (como a defesa nacional e a manutenção da lei e da ordem). Nesse caso, os gastos úblicos são comlementares aos investimentos rivados, e um baixo nível de g reduz o retorno do caital físico. Logo ser necessário guardar determinada roorção na combinação dos insumos rivados e úblicos : y = f (k, g) = k ϕ (g/k) ϕ >0 e ϕ < 0 (2.7) A rodutividade marginal do caital deenderá da relação (g/k) e da elasticidade roduto-gasto úblico (e yg ). Quanto maior for e yg menor será o valor da rodutividade do caital ara uma dada relação (g/k): y g g g = ϕ. 1 ϕ. = ϕ ( 1 ε yg ) (2.8) k k y k Por outro lado, suõe-se que os gastos sejam financiados or meio de uma tributação roorcional à renda, e que a cada eríodo o orçamento úblico seja equilibrado, isto é, que não haja endividamento úblico. g g = T = τ y = τ. k. φ (2.9) k em que T = receitas ública er caita; e t = alíquota tributária incidente sobre a renda. O rocesso de maximização da utilidade conduz, em termos de taxa de crescimento no estado estacionário, à seguinte escolha da trajetória do consumo: γ. c 1 = =. c σ g ( 1 τ ). φ. ( 1 ε y, g ) ρ k (2.10) em que s, r >0 corresondem a arâmetros que reresentam a elasticidade de substituição intertemoral do consumo e a taxa de referência temoral da função utilidade, resectivamente. A taxa de crescimento do consumo er caita (g) é a mesma ara o roduto er caita (y) e o estoque de caital er caita (k). O imacto da olítica fiscal sobre g se dá or meio de dois canais de transmissão. O rimeiro refere-

8 240 lanejamento e olíticas úblicas n. 23 jun 2001 se ao efeito ositivo dos gastos úblicos sobre o roduto; e o segundo diz reseito ao efeito negativo dos imostos que reduzem os recursos disoníveis ara o setor rivado. O efeito líquido deende do tamanho do setor úblico em termos da relação (g/y) e da corresondente alíquota de tributação necessária ara financiar o orçamento úblico. Assim, ara uma relação (g/y) relativamente equena o efeito da articiação do setor úblico sobre o crescimento econômico é ositivo; ara um nível muito elevado de gastos úblicos, orém, a situação inverte-se e um setor úblico grande reduz a taxa de crescimento estacionária do roduto, consumo e caital, que é igual a g. Portanto, ode-se concluir que existe um tamanho ótimo ara a articiação do governo, o qual é encontrado derivando-se a equação (2.10) em relação a (g/y): dγ g d y 1 =. φ σ g k. ( φ 1) (2.11) Em uma função de rodução do tio Cobb-Douglas, o tamanho ótimo é encontrado quando ( φ =1) e a relação g/y que maximiza a taxa de crescimento g é exatamente igual ao seu roduto marginal em condições cometitivas. 3 Essa é uma condição de eficiência, ou seja, o tamanho ótimo do governo é dado ela condição em que cada centavo marginal alicado em bens úblicos deve ser igual ao que se obtém desse bem em termos de roduto marginal. O gráfico 1 mostra essa relação. 3 Uma solução ótima também oderia ser encontrada em termos de economia descentralizada se os imostos fossem do tio lum-sum.

9 Os astos Públicos no Brasil São Produtivos? 241 RÁFICO 1 Tamanho Ótimo do overno Crescimento do Produto (g/y)* = Tamanho do overno 3 ASTOS PRODUTIVOS VERSUS ASTOS IMPRODUTIVOS Segundo Chu et alii (1996), gastos rodutivos são aqueles utilizados de forma que atendam a os objetivos a que se roõem, com o menor custo ossível. Por exemlo: qual seria o menor custo de um rograma de merenda escolar, o qual atendesse a 100 mil crianças no ensino fundamental? Esse é o caso em que o governo atende diretamente à oulação (rodução ública). Se o governo terceiriza serviços (rovisão ública), a ênfase do conceito de rodutivo recai nas comras ou nos rocessos de licitação. De um modo geral, os gastos rodutivos são aqueles em que os benefícios marginais sociais dos bens úblicos ou rodutos úblicos são iguais aos custos marginais ara obtê-los. O conceito de gastos imrodutivos é dado ela diferença entre o gasto efetivo e o gasto que minimiza o custo na obtenção do mesmo objetivo. Se R$ 1,2 milhão foi gasto ara construir uma onte, e se o seu custo mínimo é de R$ 1 milhão, o gasto imrodutivo foi de R$ 200 mil. Esse é um deserdício ara a sociedade que tem um custo de oortunidade, ou seja, a alicação desse recurso em outra finalidade. As razões ara a existência de gastos imrodutivos são falta de rearo técnico do essoal, incertezas, deficiências do rocesso orçamentário (técnico-oeracional e olítico), corrução, aralisação de obras, entre outras. Além disso, há uma tendência natural de os gastos úblicos crescerem mais raidamente do que os imostos. Isso se exlica elo fato de os beneficiários dos disêndios serem identificados e localizados (construção de um hosital em Brasília), enquanto o

10 242 lanejamento e olíticas úblicas n. 23 jun 2001 financiamento é difuso e dividido or toda a oulação (recursos da CPMF). Então, aumentar gastos é semre mais fácil, oliticamente, que aumentar imostos. Existem dificuldades em mensurar adequadamente a rodutividade dos gastos. Para isso é necessário avaliar os custos de oortunidade e todos os benefícios dos rogramas. O roblema é que, em termos de bens úblicos, o analista não disõe de informações de mercado. Por exemlo: quanto as essoas estariam disostas a agar ara construir um arque? Como avaliar o benefício, ara as gerações futuras, de uma árvore a mais lantada? A análise benefício-custo é um instrumento de avaliação de rojetos úblicos que tenta catar todos os rós e os contras. Para um bom controle da rodutividade dos gastos úblicos é reciso identificar os objetivos rimários de cada rograma de gasto, eliminando-se suerosições, esforços e recursos ara objetivos secundários. Por exemlo, o objetivo rimário da esquisa militar é melhorar a segurança nacional em vez de descobrir novas tecnologias ara uso industrial. Embora os objetivos secundários ossam ser imortantes, os recursos e esforços recisam ser direcionados ara os objetivos rimários, evitando-se, assim, disersão e deserdício. A escolha do mix aroriado de insumos e a construção de indicadores de resultados (oututs) são imortantes ara a eficiência dos gastos. Um exemlo ara o rimeiro caso: a escassez de enfermeiros em relação ao número de médicos torna o serviço de saúde recário. No segundo caso, o setor úblico oderia terceirizar alguns serviços ou deixar a rodução de alguns bens ara o setor rivado em vez de assumir essa função. Podemos enumerar algumas medidas que afetam a rodutividade dos diversos tios de gastos úblicos: 1) Reduzir gastos com essoal utilizando-se do instrumento de queda do salário real leva em geral à deterioração da qualidade na rovisão dos serviços úblicos. Tal medida gera desestímulo, erda de essoas qualificadas e bem treinadas e corrução. Mais rodutivo seria reduzir o excesso de funcionários (rincialmente os inatos) e elevar os salários dos mais cometentes. 2) Os subsídios e as transferências são geralmente utilizados com objetivo redistributivo: incentivar a instalação de indústrias ou de fábricas em uma região, garantir a renda de um determinado setor rodutivo (como a agricultura), e reduzir a obreza (benefícios assistenciais). No entanto, muitos dos rogramas de subsídios e de transferências odem não ser bem focalizados e acabar beneficiando essoas que estão acima da linha de obreza (or exemlo: subsídio no financiamento da casa rória que gerou o assivo do Fundo de Comensação de Variações Salariais FCVS). No caso de subsídios à rodução, isso gera distorções de reços, o que beneficia alguns setores em detrimento de outros e imlica erda de eficiência alocativa.

11 Os astos Públicos no Brasil São Produtivos? 243 3) Os investimentos úblicos, ara serem eficientes, devem ser alocados em setores que geram externalidades ositivas, e devem ser comlementados elos investimentos rivados em vez de cometir com eles. A infra-estrutura e os gastos em esquisa & desenvolvimento são exemlos clássicos de investimentos úblicos que comlementam os investimentos rivados. Disêndios em educação básica também odem ser considerados investimento úblico na formação de caital humano. 4) Em alguns aíses os gastos em educação suerior cometem com os gastos em educação rimária. Segundo Chu et alii (1996), estimativas do Banco Mundial ara a Tanzânia indiciam que o custo de oortunidade de enviar um estudante ara a universidade equivale a não enviar 238 estudantes ara a escola rimária. Logo, uma realocação de recursos da educação universitária ara a educação rimária oderia aumentar o bem-estar social. 5) Um aumento de eficiência também oderia ser conseguido se aumentados os gastos em saúde reventiva e rimária, cujo retorno é elevado, e cujos custos or habitante são baixos. Essa olítica oderia ouar recursos e substituir gastos destinados à área de medicina reventiva. Portanto, gastos com saneamento básico, acesso à água otável, imunização, acomanhamento médico de recém-nascidos e disseminação de medidas de higienização são sugeridas ela World Health Organization (1986) como a forma mais eficiente de tornar a oulação mais saudável, rincialmente nas regiões mais obres. 6) Nos rogramas sociais há ineficiência decorrente da grande roorção de gastos nas atividades-meio em detrimento das atividades-fim. Com isso, gastos elevados com essoal e com atividades administrativas acabam tomando recursos destinados a atender diretamente aos objetivos finais. O World Bank (1994) analisou a comosição dos gastos em Serra Leoa na década de 1980, e concluiu que a baixa rodutividade dos disêndios estava relacionada ao desequilíbrio entre recursos destinados a desesa com essoal e com serviços administrativos que no setor de educação consumiam mais de 80% do orçamento total e recursos destinados à comra de equiamentos escolares, tais como livros, no qual se observou clara escassez. O mesmo roblema foi constatado na área de saúde, que se ressentia de uma maior quantidade de clínicas e de ostos de saúde, enquanto à área administrativa era destinada a maior arte dos gastos totais. O aumento da rodutividade dos gastos assa ela formulação de uma olítica de avaliação microeconômica dos rogramas, o que foge ao escoo deste trabalho. É necessário realizar uma análise econômica do rocesso de rodução do setor úblico em todas as áreas, desde a utilização dos insumos até a identificação do roduto e, nesse rocesso, a mensuração dos benefícios é

12 244 lanejamento e olíticas úblicas n. 23 jun 2001 a etaa mais comlicada, dado em muitos casos envolver julgamentos de valor. Por isso, é imortante o estabelecimento de critérios objetivos (mesmo que arbitrários) ara que indicadores de benefícios sejam obtidos. Além disso, essa olítica de avaliação ermitirá a observação de ossíveis suerosições olíticas com efeitos contrários, bem como de outras distorções oriundas da atuação do grande agente econômico que é o governo. Esse argumento terá maior validade nas federações em que estados e municíios exercem uma olítica de gastos com maior autonomia. Nesse sentido, maior é a relevância dada aos órgãos de controle, de fiscalização e de gerenciamento dos gastos, tais como as secretarias de controle, de lanejamento e os tribunais de contas, com o intuito de identificar ineficiências, de anteciar roblemas e de catar desvios financeiros. 4 Cabe acrescentar, or fim, que uma olítica de avaliação da eficiência microeconômica dos gastos úblicos requer uma base estatística aroriada. Os dados devem ser abrangentes, incluindo-se aí a totalidade das esferas de governo, as instituições extra-orçamentárias e as oerações quase-fiscais. As séries devem ter continuidade no temo e é fundamental que os disêndios sejam assim classificados: or categorias econômicas e or rogramas e funções de governo. O cruzamento dessas informações com os indicadores sociais e de benefícios formará a base inicial ara uma olítica efetiva de avaliação dos gastos úblicos. Portanto, e dada essa conceituação geral da rodutividade do gasto úblico, as seções se concentrarão na análise agregada dos imactos desses gastos sobre o crescimento econômico e das estimativas do seu nível geral de eficiência. 4 O MODELO Tal modelo ermite estimar o efeito externalidade do governo sobre o crescimento econômico [Feder, 1983; Ram, 1986]. Para isso, suõe-se a economia dividida em dois setores, o setor rivado (P) e as administrações úblicas (), com suas resectivas funções de rodução: P = (K, L, ) (4.1) = g (K g, L g ) (4.2) 4 No âmbito do governo federal ocorreram imortantes avanços nessa área, como o desenvolvimento de um sistema de informações gerenciais que disonibiliza, ara todos os envolvidos, informações em temo real sobre o andamento dos rinciais rojetos de gastos. A Lei de Resonsabilidade Fiscal é também um outro instrumento que aumenta a transarência fiscal e imõe regras na administração das finanças úblicas, e inclusive revê sanções institucionais e administrativas em caso de seu descumrimento.

13 Os astos Públicos no Brasil São Produtivos? 245 K e K g reresentam o estoque de caital utilizado elo setor rivado e elo setor governo, resectivamente, e L e L g, os níveis de mão-de-obra utilizados. é o roduto do setor úblico e também insumo do setor rivado. A soma dos insumos setoriais gera o insumo total da economia, assim como o roduto total (Y) é dado or mais P. Y = P + (4.3) Utilizando-se o diferencial total ara (4.1), (4.2) e (4.3), obtém-se: dp = dk + dl + d K L (4.4) d = dk + dl (4.5) K L dy = dp + d (4.6) O diferencial de rodutividade intersetorial é dado or d na equação (4.7), e é medido ela relação entre as rodutividades marginais do caital e do trabalho ara cada setor. Um d>0 indica que o setor úblico é mais rodutivo que o setor rivado; e d<0 mostra o contrário. K P K P = L P L P = ( 1 + δ ) (4.7) Substituindo-se (4.4) e (4.5) em (4.6), e sabendo-se que dk i =I i ara i=p,, em que I é o investimento, tem-se: dy = K I + L dl + K I + L dl + d (4.8) Utilizando-se a relação exressa em (4.7) na equação (4.8), obtém-se: dy = δ K L K P P P P ( I I ) dl I + dl + dl + d L L P dy I dl = + + δ I K L K + dl + dl + d L L (4.9)

14 246 lanejamento e olíticas úblicas n. 23 jun 2001 Dividindo-se a equação (4.5) or (1+d), e maniulando-a, algebricamente, chega-se à seguinte igualdade: d K = I L + dl ( 1+ δ ) ( 1+ δ ) ( 1+ δ ) K L = Substituindo-se (4.10) em (4.9), obtém-se: dy = K I + L dl + L dl I δ + 1+ δ + dl + d (4.10) (4.11) Para fornecer um tratamento econométrico à equação (4.11), suõe-se que dl + dl = dl, e que a rodutividade marginal do trabalho no setor rivado seja roorcional à rodutividade média do trabalho (or um fator b ), isto é, / L = b.y/l. Além disso, divide-se (4.11) or Y: dy Y = K I Y + β Y L dl Y δ + 1+ δ + d Y dy Y = K I Y + β dl L δ + 1+ δ + d (4.12) Rearrumando-se o último termo do lado direito de (4.12), com objetivo de isolar a elasticidade do roduto do setor rivado com relação aos gastos úblicos (q), e chamando-se de α a rodutividade marginal do caital do setor rivado, tem-se: dy I dl δ d d = α + β + θ + θ (4.13) Y Y L 1+ δ Y em que dy/y reresenta a taxa de crescimento do roduto agregado decomosta ela articiação do investimento, da mão-de-obra e dos gastos úblicos. Esse último, encontrado no termo q (a elasticidade do roduto do setor dp rivado com relação aos gastos úblicos), é igual a. Além disso, a d P equação (4.13) ermite estimar indiretamente o diferencial de rodutividade setor úblico-rivado (d). Y

15 Os astos Públicos no Brasil São Produtivos? ESTIMATIVAS DO EFEITO EXTERNALIDADE E DO DIFERENCIAL DE PRODUTIVIDADE A estimativa da equação (4.13) será feita or meio de três esecificações: a rimeira reserva todos os seus termos (4.13a). A taxa de crescimento da oulação serve como roxy da taxa de crescimento da mão-de-obra. O termo q (a elasticidade do roduto do setor rivado com relação aos gastos úblicos) mede o efeito externalidade do governo, e o terceiro coeficiente serve como estimativa do diferencial de rodutividade intersetorial. A segunda considera que o coeficiente do terceiro termo do lado direito de (4.13) ossa ser nulo δ = + δ θ. Nesse caso, o diferencial de rodutividade é medido a artir de q, 1 obedecendo-se à restrição em (4.13b). Na terceira esecificação, ignora-se o último termo de (4.13) e tenta-se catar toda a influência do setor úblico or meio do enúltimo termo (4.13c). Dessa forma, estimar-se-ia a equação (4.12), na qual não se teve a reocuação de isolar a elasticidade roduto- dp gasto úblico (q), mas o efeito externalidade ode ser catado or. d O inconveniente dessa esecificação é que não se consegue searar o efeito externalidade do diferencial de rodutividade. Mas, or outro lado, essa estimativa ode fornecer a influência total (rodutividade + externalidade) da articiação do governo. Portanto, as equações a serem estimadas são: dy Y dy Y dy Y I dl δ d = α + β + θ + θ Y L 1+ δ Y d (4.13a) I dl d = α + β + θ (4.13b) Y L (4.13c) I dl δ d = α + β + + Y L 1+ δ Y Do onto de vista econométrico, é necessário realizar alguns testes que indiquem a melhor esecificação das três equações. O eríodo escolhido foi 1947/ 1995 (dados anuais), e otou-se or trabalhar com séries reais. A estacionariedade das séries foi verificada or meio do teste de Dickey-Fuller aumentado (ver tabela 1). Os resultados evidenciam que as séries de crescimento real do PIB e da

16 248 lanejamento e olíticas úblicas n. 23 jun 2001 oulação são integradas de ordem zero (estacionárias). Para a variável de gasto real foram utilizadas duas definições: 0 consumo do governo + transferências; e 1 gasto total = consumo do governo + transferências + investimento das administrações úblicas. 5 As taxas de crescimento de 0 e 1 foram consideradas estacionárias. O mesmo ode ser dito da variável d Y ara ambas as definições. Assim, tal como ara os gastos foram utilizados dois conceitos de taxa de investimento: o investimento total (I 0 ), 6 e outro I 1, que exclui de I 0 o investimento das administrações úblicas, evitando-se dula contagem na verificação emírica. No entanto, os testes mostraram que as séries de taxa de investimento (I/Y) são não estacionárias, nos dois conceitos, tendo elas adquirido essa condição a artir da rimeira diferença (ver tabela 2). Portanto, ara evitar que as estimativas se tornassem esúrias resolveu-se utilizar a rimeira diferença da taxa de investimento em todas as equações, assegurando-se de que todas as variáveis são integradas de ordem zero. Os quadros 1 e 2 trazem os resultados das regressões. Para o conceito mais restrito de gasto úblico (consumo + transferências), no quadro 1 as equações (4.13a) e (4.13b) mostram que o efeito externalidade do setor úblico medido or q é negativo, embora seja significativo na segunda equação. Nessa equação, o valor de q foi de -0,02, ou seja, um aumento de 1% nos gastos em consumo mais transferências do governo gera um decréscimo de 0,02% no roduto da economia. A equação (4.13c) aonta um efeito total negativo do setor úblico sobre o crescimento econômico, resultante da soma dos efeitos externalidade e com o diferencial de rodutividade. Vale observar o aumento do coeficiente em relação à equação (4.13b). Quando se inclui, na definição de gasto úblico, os investimentos das administrações úblicas (ver quadro 2), observa-se que, ela estimativa da equação (4.13a), o imacto das desesas sobre o crescimento é ositivo e significativo. A elasticidade roduto-gasto foi de 0,43, ou seja, um aumento dos gastos úblicos em 1% contribuiu ara o aumento, do roduto, de 0,43% no eríodo. Porém, a estimativa do diferencial de rodutividade sugere que o setor úblico tem uma rodutividade de aenas 60% se comarada àquela alcançada 5 Os dados têm como fonte rimária o Sistema de Contas Nacionais do IBE, e foram extraídos do banco de dados do IPEADATA ( 6 O conceito de investimento refere-se ao conceito de formação bruta de caital fixo (consumo aarente de bens de caital e de construção civil) mais variação de estoques, obtido a artir das Contas Nacionais do IBE. O investimento total é ainda dividido em setor rivado e em administrações úblicas. Os dados foram extraídos do banco de dados do IPEADATA (

17 Os astos Públicos no Brasil São Produtivos? 249 elo setor rivado. Esse resultado também foi significativo, segundo a estatística t. Na equação (4.13b), em que se ostula um diferencial de rodutividade nulo, encontrou-se um valor ositivo ara o coeficiente que mede a elasticidade roduto-gasto, orém com um resultado não significativo. Resultado semelhante ocorreu na equação (4.13c), em que se estima o efeito total do setor úblico sobre o crescimento econômico. Nesse caso, o efeito total teve um coeficiente de 0,06, orém não significativo. Esse valor abaixo daquele encontrado em (4.13a) é coerente com o resultado observado ara o diferencial de rodutividade, ou seja, ara que se cate o balanço líquido da influência do setor úblico é necessário o desconto da menor rodutividade dos seus gastos. TABELA 1 Teste de Raízes Unitárias do Tio ADF Dickey-Fuller Aumentado 1953/1994 Variáveis t-adf lag t-dy_lag t-rob 4, , ,2235 0,0322 0, ,4608 0,1530 6, , ,7849 0,0823 6, ,9435 0,0055 4, ,2491 0,0304 8, ,6446 0,0000 Nota: 1 Rejeita a hhiótese de resença de raiz unitária com robabilidade de 1% de significância. Obs.: Valores críticos 5%=-3.519,1%= Constante e tendência incluídos

18 250 lanejamento e olíticas úblicas n. 23 jun 2001 TABELA 2 Teste de Raízes Unitárias do Tio ADF Dickey-Fuller Aumentado 1954/1994 Variáveis t-adf Lag t-dy-lag t-rob D(1) 5, ,9303 0,0613 D(1) 5, ,1717 0,0367 Nota: 1 Rejeita a hiótese de resença de raiz unitária com robabilidade de 1% de significância. Obs.: D (1) - rimeira diferença da variável. Valores críticos: 5%= , 1%= -4,196. Constante e tendência incluídos. QUADRO 1 Resultados das Regressões astos Públicos = Consumo + Transferências

19 Os astos Públicos no Brasil São Produtivos? 251 Na realidade, ode-se atribuir o resultado do imacto ositivo dos gastos úblicos à ocorrência dos investimentos. Portanto, ara reforçar os resultados encontrados no segundo conjunto de estimativas os imactos dos investimentos úblicos sobre o crescimento econômico foram estimados searadamente. Os valores das elasticidades foram significativos e ositivos, coerentemente com os resultados encontrados or Ferreira (1996) e or Ferreira e Malliagros (1998) ara o Brasil. Além disso, não se ode rejeitar a hiótese de que o diferencial de rodutividade entre os dois setores seja nulo. Nesse sentido, somente as equações (4.13b) e (4.13c) aresentaram resultados ositivos e significativos, como mostrado no quadro 3. QUADRO 2 Resultados das Regressões astos Públicos = Consumo + Transferências + Investimentos

20 252 lanejamento e olíticas úblicas n. 23 jun 2001 QUADRO 3 Resultados das Regressões Investimentos Públicos Modelando dy/y or OLS Equação (4.13a)Amostra: 1949 a 1995 Variável Coeficiente Desvio-Padrão t-valor t-rob PartR 2 Constante 0,0272 0, ,617 0,1131 0,0574 I 1 /Y 0, , ,853 0,0707 0,0740 L/L 0, , ,284 0,2058 0,0370 Iub 1 /IPub 0, , ,245 0,8079 0,0014 ( IPub/IPub).(IPub/Y)1,2372 5,7313 0,216 0,8301 0,0011 R 2 = 0, F(4,43) = 2,9063 [0.0325] \sigma = 0, DW = 1,54RSS = 0, ara 5 variáveis e 48 observações. Modelando dy/y or OLS Equação (4.13b)Amostra: 1949 a 1995 Variável Coeficiente Desvio-Padrão t-valor t-rob PartR 2 Constante 0, , ,626 0,1112 0,0566 I 1 /Y 0, , ,871 0,0681 0,0737 L/L 0, , ,391 0,1713 0,0421 IPub/IPub 0, , ,449 0,0184 0,1200 R 2 = 0, F(3,44) = 3,945 [0.0141] \sigma = 0, DW = 1,54RSS = 0, ara 4 variáveis e 48 observações. Modelando dy/y or OLS Equação (4.13c)Amostra: 1949 a 1995 Variável Coeficiente Desvio-Padrão t-valor t-rob PartR 2 Constante 0, , ,648 0,1065 0,0581 I 1 /Y 0, , ,951 0,0574 0,0797 L/L 0, , ,275 0,2091 0,0356 ( IPub/IPub).(IPub/Y)2,6142 1,0687 2,446 0,0185 0,1197 R 2 = 0, F(3,44) = 3,9393 [0.0142] \sigma = 0, DW = 1,54RSS = 0, ara 4 variáveis e 48 observações. 6 EFEITOS DINÂMICOS E A RELAÇÃO DE LONO PRAZO ENTRE ASTOS PÚBLICOS E PRODUTO Os resultados da seção anterior odem estar sujeitos a alguns roblemas, rincialmente se sugeridos efeitos defasados da olítica fiscal. Será usado um modelo do tio ADL (autoregressive and lag distributed model) ara tentar catar os efeitos de defasagem da relação entre gastos úblicos e o PIB. Posteriormente, a artir desse modelo será estimada uma relação de longo razo, na qual se ossa mensurar a elasticidade do gasto úblico em relação ao PIB, mediante a utilização de dois conceitos de gasto referidos na seção anterior. Além disso, calcula-se um modelo 7 que ermita observar como ocorrem os ajustamentos de curto razo em direção ao equilíbrio de longo razo. 7 O instrumental econométrico utilizado é o modelo de correção de erros.

Os Gastos Públicos no Brasil São Produtivos?

Os Gastos Públicos no Brasil São Produtivos? ISSN 1415-4765 TEXTO ARA DISCUSSÃO N O 781 Os astos úblicos no Brasil São rodutivos? José Oswaldo Cândido Júnior Brasília, fevereiro de 2001 ISSN 1415-4765 TEXTO ARA DISCUSSÃO N o 781 Os astos úblicos

Leia mais

Neste pequeno artigo resolveremos o problema 2 da USAMO (USA Mathematical Olympiad) 2005: (x 3 + 1)(x 3 + y) = 147 157 (x 3 + y)(1 + y) = 157 147 z 9

Neste pequeno artigo resolveremos o problema 2 da USAMO (USA Mathematical Olympiad) 2005: (x 3 + 1)(x 3 + y) = 147 157 (x 3 + y)(1 + y) = 157 147 z 9 Ésófatorar... Serámesmo? Neste equeno artigo resolveremos o roblema 2 da USAMO (USA Mathematical Olymiad) 2005: Problema. Prove que o sistema x 6 + x + x y + y = 147 157 x + x y + y 2 + y + z 9 = 157 147

Leia mais

CAPÍTULO 11. Poupança, acumulação de capital e produto. Olivier Blanchard Pearson Education

CAPÍTULO 11. Poupança, acumulação de capital e produto. Olivier Blanchard Pearson Education Olivier Blanchard Pearson Education Poupança, acumulação de capital e CAPÍTULO 11 2006 Pearson Education Macroeconomics, 4/e Olivier Blanchard Poupança, Os efeitos da taxa de poupança a razão entre a poupança

Leia mais

REDUÇÃO DA TAXA DE POUPANÇA E AS EMPRESAS NÃO FINANCEIRAS: 2010-2014

REDUÇÃO DA TAXA DE POUPANÇA E AS EMPRESAS NÃO FINANCEIRAS: 2010-2014 NOTAS CEMEC 01/2015 REDUÇÃO DA TAXA DE POUPANÇA E AS EMPRESAS NÃO FINANCEIRAS: 2010-2014 Carlos A. Rocca Lauro Modesto Santos Jr. Fevereiro de 2015 1 1. Introdução No Estudo Especial CEMEC de novembro

Leia mais

Crescimento Econômico, Progresso Técnico e Distribuição de Renda : uma abordagem pluralista

Crescimento Econômico, Progresso Técnico e Distribuição de Renda : uma abordagem pluralista Caítulo 7 O Modelo de Crescimento Harrod-Domar e seus desdobramentos. 7.1 Introdução. A abordagem ós-keynesiana ara o crescimento e distribuição de renda tem sua origem com as contribuições seminais de

Leia mais

Colégio Politécnico da UFSM DPADP0024 : Processamento Digital de Imagens (Prof. Dr. Elódio Sebem)

Colégio Politécnico da UFSM DPADP0024 : Processamento Digital de Imagens (Prof. Dr. Elódio Sebem) Para melhor aroveitamento das informações roduzidas or diferentes sensores, alguns métodos de rocessamento de imagens têm sido roostos. Estes métodos combinam imagens de diferentes características esectrais

Leia mais

Crescimento em longo prazo

Crescimento em longo prazo Crescimento em longo prazo Modelo de Harrod-Domar Dinâmica da relação entre produto e capital Taxa de poupança e produto http://fernandonogueiracosta.wordpress.com/ Modelo keynesiano Crescimento = expansão

Leia mais

FINANCEIRA. Reginaldo J. Santos. Universidade Federal de Minas Gerais http://www.mat.ufmg.br/~regi Agosto de 2005. 10 de abril de 2009

FINANCEIRA. Reginaldo J. Santos. Universidade Federal de Minas Gerais http://www.mat.ufmg.br/~regi Agosto de 2005. 10 de abril de 2009 INTRODUÇÃO À MATEMÁTICA FINANCEIRA Reginaldo J. Santos Deartamento de Matemática-ICEx Universidade Federal de Minas Gerais htt://www.mat.ufmg.br/~regi Agosto de 2005 última atualização em 10 de abril de

Leia mais

O Custo Unitário do Trabalho na Indústria

O Custo Unitário do Trabalho na Indústria O Custo Unitário do Trabalho na Indústria O mercado de trabalho é fonte de indicadores muito importantes à condução da política monetária como, por exemplo, a taxa de desemprego, os níveis de salários

Leia mais

MICROECONOMIA II (2011-12) João Correia da Silva (joao@fep.up.pt) 29-03-2012

MICROECONOMIA II (2011-12) João Correia da Silva (joao@fep.up.pt) 29-03-2012 MICROECONOMIA II 1E108 (2011-12) 29-03-2012 João Correia da ilva (joao@fe.u.t) 2. Estruturas de Mercado 2.1. Concorrência Perfeita. 2.2. Monoólio. 2 CONCORRÊNCIA PERFEITA O modelo de concorrência erfeita

Leia mais

COMPARAÇÃO DO DESEMPENHO ACADÊMICO DOS INGRESSANTES EM GEOGRAFIA PELO VESTIBULAR E PELO PAIES

COMPARAÇÃO DO DESEMPENHO ACADÊMICO DOS INGRESSANTES EM GEOGRAFIA PELO VESTIBULAR E PELO PAIES COMPARAÇÃO DO DESEMPENHO ACADÊMICO DOS INGRESSANTES EM GEOGRAFIA PELO VESTIBULAR E PELO PAIES Sylio Luiz Andreozzi 1 Fláia Aarecida Vieira de Araújo 2 Introdução As uniersidades úblicas brasileiras determinam

Leia mais

1. Introdução 2. OMCC e a Pesquisa Perfil-Opinião

1. Introdução 2. OMCC e a Pesquisa Perfil-Opinião Perfil Socioeconômico e Cultural dos Visitantes dos Museus Fluminenses e Paulistas: Uma Análise Comarativa. Camila Pereira Koehler (ENCE); José Matias de Lima (ENCE); Leandro Lins Marino (Fundação Cesgranrio)

Leia mais

CAPÍTULO 3 - RETIFICAÇÃO

CAPÍTULO 3 - RETIFICAÇÃO CAPÍTULO 3 - RETFCAÇÃO A maioria dos circuitos eletrônicos recisa de uma tensão cc ara oder trabalhar adequadamente Como a tensão da linha é alternada, a rimeira coisa a ser feita em qualquer equiamento

Leia mais

ipea A ESCOLARIDADE DOS PAIS E OS RETORNOS À EDUCAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO 1 INTRODUÇÃO 2 DADOS

ipea A ESCOLARIDADE DOS PAIS E OS RETORNOS À EDUCAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO 1 INTRODUÇÃO 2 DADOS A ESCOLARIDADE DOS PAIS E OS RETORNOS À EDUCAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO Lauro Ramos* Maurício Cortez Reis** 1 INTRODUÇÃO O conjunto de evidências empíricas apresentadas por Ferreira e Veloso (23) mostra

Leia mais

Probabilidade parte 2. Robério Satyro

Probabilidade parte 2. Robério Satyro Probabilidade arte Robério Satyro Definição de robabilidade Vamos analisar o fenômeno aleatório lançamento de uma moeda erfeita. Nesse caso, temos: = {C, C} () = Os subconjuntos de são, {C}, { C} e {C,

Leia mais

Gastos Tributários do governo federal: um debate necessário

Gastos Tributários do governo federal: um debate necessário do governo federal: um debate necessário Coordenação de Finanças Sociais Diretoria de Estudos e Políticas Sociais Assessoria Técnica da Presidência do Ipea Este Comunicado atualiza trabalho publicado ano

Leia mais

MICROECONOMIA II (2011-12) João Correia da Silva (joao@fep.up.pt) 26-03-2012

MICROECONOMIA II (2011-12) João Correia da Silva (joao@fep.up.pt) 26-03-2012 MICROECONOMIA II 1E108 (2011-12) 26-03-2012 João Correia da Silva (joao@fe.u.t) 1. A EMPRESA 1.1. Tecnologia de Produção. 1.2. Minimização do Custo. 1.3. Análise dos Custos. 1.4. Maximização do Lucro.

Leia mais

3.1 Da c onta t bil i i l d i ade nacio i nal para r a t e t ori r a i ma m cro r econômi m c i a Det e er e mi m n i a n ç a ã ç o ã o da d

3.1 Da c onta t bil i i l d i ade nacio i nal para r a t e t ori r a i ma m cro r econômi m c i a Det e er e mi m n i a n ç a ã ç o ã o da d Determinação da renda e produtos nacionais: O mercado de Bens e Serviços Capítulo III 3.1 Da contabilidade nacional para a teoria macroeconômica A Contabilidade Nacional: medição do produto efetivamente

Leia mais

10. Risco, Retorno e Mercado

10. Risco, Retorno e Mercado 10. Risco, Retorno e Mercado 10.1 Mercado eficiente 10.2 Risco e retorno eserados 10.3 Retorno eserado de um ortfólio 10.4 Risco na estrutura de uma carteira de ativos 1/3/2009 1 Introdução A incerteza

Leia mais

NÃO CUMULATIVIDADE: DO MITO TEÓRICO À OPERACIONALIZAÇÃO CONCRETA

NÃO CUMULATIVIDADE: DO MITO TEÓRICO À OPERACIONALIZAÇÃO CONCRETA Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas DIREITO GV NÃO CUMULATIVIDADE: DO MITO TEÓRICO À OPERACIONALIZAÇÃO CONCRETA Lívia Freitas Xavier Pós-graduanda latu sensu em Direito Tributário

Leia mais

Agregados macroeconômicos:

Agregados macroeconômicos: 2.1 Introdução Agregados macroeconômicos: Contabilidade social Capítulo II Macroeconomia: ramo da teoria econômica que estuda a determinação e o comportamento dos agregados nacionais. a parte relativa

Leia mais

GASTAR MAIS COM A LOGÍSTICA PODE SIGNIFICAR, TAMBÉM, AUMENTO DE LUCRO

GASTAR MAIS COM A LOGÍSTICA PODE SIGNIFICAR, TAMBÉM, AUMENTO DE LUCRO GASTAR MAIS COM A LOGÍSTICA PODE SIGNIFICAR, TAMBÉM, AUMENTO DE LUCRO PAULO ROBERTO GUEDES (Maio de 2015) É comum o entendimento de que os gastos logísticos vêm aumentando em todo o mundo. Estatísticas

Leia mais

Microeconomia. Prof.: Antonio Carlos Assumpção

Microeconomia. Prof.: Antonio Carlos Assumpção Microeconomia Preliminares Prof.: Antonio Carlos Assumpção Segundo Ludwig Von Mises (1948): Economia A economia é a ciência da ação humana. Preliminares Slide 2 Economia Como os agentes tomam decisões?

Leia mais

Uma análise aplicada de decisão com opção de venda utilizando cadeias de Markov

Uma análise aplicada de decisão com opção de venda utilizando cadeias de Markov UMA ANÁLISE APLICADA DE DECISÃO COM OPÇÃO DE VENDA UTILIZANDO CADEIAS DE MARKOV JOSÉ CÉSAR CRUZ JÚNIOR; RICARDO MENDONÇA FONSECA; LUIZ FERNANDO OHARA KAMOGAWA; ESALQ/USP PIRACICABA - SP - BRASIL cesarcruzjr@hotmail.com

Leia mais

Instrumentalização. Economia e Mercado. Aula 4 Contextualização. Demanda Agregada. Determinantes DA. Prof. Me. Ciro Burgos

Instrumentalização. Economia e Mercado. Aula 4 Contextualização. Demanda Agregada. Determinantes DA. Prof. Me. Ciro Burgos Economia e Mercado Aula 4 Contextualização Prof. Me. Ciro Burgos Oscilações dos níveis de produção e emprego Oferta e demanda agregadas Intervenção do Estado na economia Decisão de investir Impacto da

Leia mais

CAP. 2 CONSIDERAÇÕES SOBRE OS CRITÉRIOS DE DECISÃO

CAP. 2 CONSIDERAÇÕES SOBRE OS CRITÉRIOS DE DECISÃO CAP. 2 CONSIDERAÇÕES SOBRE OS CRITÉRIOS DE DECISÃO 1. OS CRITÉRIOS DE DECISÃO Dentre os métodos para avaliar investimentos, que variam desde o bom senso até os mais sofisticados modelos matemáticos, três

Leia mais

A RELEVÂNCIA DA ESTRUTURA PRODUTIVA NA FORMAÇÃO DA TAXA DE JUROS

A RELEVÂNCIA DA ESTRUTURA PRODUTIVA NA FORMAÇÃO DA TAXA DE JUROS A RELEVÂNCIA DA ESTRUTURA PRODUTIVA NA FORMAÇÃO DA TAXA DE JUROS Ney Roberto Ottoni de Brito Ph.D., Stanford University Sócio-Diretor, Ney O. Brito e Associados Foi Professor Titular da UFRJ e Associado

Leia mais

ANÁLISE DOS RESULTADOS DOS PROGRAMAS DE APOIO ÀS PMEs NO BRASIL Resumo Executivo PARA BAIXAR A AVALIAÇÃO COMPLETA: WWW.IADB.

ANÁLISE DOS RESULTADOS DOS PROGRAMAS DE APOIO ÀS PMEs NO BRASIL Resumo Executivo PARA BAIXAR A AVALIAÇÃO COMPLETA: WWW.IADB. ANÁLISE DOS RESULTADOS DOS PROGRAMAS DE APOIO ÀS PMEs NO BRASIL Resumo Executivo PARA BAIXAR A AVALIAÇÃO COMPLETA: WWW.IADB.ORG/EVALUATION ANÁLISE DOS RESULTADOS DOS PROGRAMAS DE APOIO ÀS PMEs NO BRASIL

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO DEPARTAMENTO DE FÍSICA E MATEMÁTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO DEPARTAMENTO DE FÍSICA E MATEMÁTICA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO DEPARTAMENTO DE FÍSICA E MATEMÁTICA CURSO: LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO DISCIPLINA: PROGRAMAÇÃO PARALELA E DISTRIBUÍDA PROFESSOR: JONES OLIVEIRA ALUNO: JONAS FRANCISCO

Leia mais

Atmosfera Padrão. Atmosfera Padrão

Atmosfera Padrão. Atmosfera Padrão 7631 2º Ano da Licenciatura em Engenharia Aeronáutica 1. Introdução O desemenho de aviões e de motores atmosféricos deende da combinação de temeratura, ressão e densidade do ar circundandante. O movimento

Leia mais

Os investimentos no Brasil estão perdendo valor?

Os investimentos no Brasil estão perdendo valor? 1. Introdução Os investimentos no Brasil estão perdendo valor? Simone Maciel Cuiabano 1 Ao final de janeiro, o blog Beyond Brics, ligado ao jornal Financial Times, ventilou uma notícia sobre a perda de

Leia mais

PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES SOBRE VALOR PRESENTE LÍQUIDO (VPL)

PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES SOBRE VALOR PRESENTE LÍQUIDO (VPL) PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES SOBRE VALOR PRESENTE LÍQUIDO (VPL) Melhor método para avaliar investimentos 16 perguntas importantes 16 respostas que todos os executivos devem saber Francisco Cavalcante(f_c_a@uol.com.br)

Leia mais

1 - Por que a empresa precisa organizar e manter sua contabilidade?

1 - Por que a empresa precisa organizar e manter sua contabilidade? Nas atividades empresariais, a área financeira assume, a cada dia, funções mais amplas de coordenação entre o operacional e as expectativas dos acionistas na busca de resultados com os menores riscos.

Leia mais

SIMULAÇÃO DE GESTÃO EMPRESARIAL

SIMULAÇÃO DE GESTÃO EMPRESARIAL SIMULAÇÃO DE GESTÃO EMPRESARIAL I INTRODUÇÃO O JOGO DE GESTÃO EMPRESARIAL é uma competição que simula a concorrência entre empresas dentro de um mercado. O jogo se baseia num modelo que abrange ao mesmo

Leia mais

Modelo Fuzzy de tomada de decisão para avaliação de projetos de Responsabilidade Socioambiental (RSA)

Modelo Fuzzy de tomada de decisão para avaliação de projetos de Responsabilidade Socioambiental (RSA) Modelo uzzy de tomada de decisão ara avaliação de rojetos de Resonsabilidade Socioambiental (RSA) Katia Cristina Garcia Laboratório Interdiscilinar de Meio Ambiente - COPPE/URJ Centro de Tecnologia, Bloco

Leia mais

Revisão e Dicas de Projeto Conceitual Modelo ER

Revisão e Dicas de Projeto Conceitual Modelo ER Revisão e Dicas de Projeto Conceitual Modelo ER Modelo definido or Peter Chen em 1976 modelo sofreu diversas extensões e notações ao longo do temo Padrão ara modelagem conceitual de BD modelo simles oucos

Leia mais

Prova Escrita de Economia A

Prova Escrita de Economia A EXAME FINAL NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO Prova Escrita de Economia A 11.º Ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º 19/2012, de 5 de julho Prova 712/1.ª Fase Critérios de Classificação 1 Páginas 2015 Prova

Leia mais

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios Pequenas e Médias Empresas no Canadá Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios De acordo com a nomenclatura usada pelo Ministério da Indústria do Canadá, o porte

Leia mais

Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso

Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso MARCELO RIBEIRO DA LUZ MARCOS KUFNER Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso Trabalho aresentado ara a discilina de Laboratório de Estatística II do curso de graduação em Estatística da Universidade

Leia mais

RELATÓRIO DE CONSULTORIA

RELATÓRIO DE CONSULTORIA Recomendação ao Sr. Silva RELATÓRIO DE CONSULTORIA CONSTITUIÇÃO DO ÍNDICE PSI0 ALTRI SGPS, S.A. BCP Banco Comercial Português, S.A. BES Banco Esírito Santo, S.A. BPI Banco Português de Investimento, S.A.

Leia mais

Instrumentos Econômicos: Tributos Ambientais.

Instrumentos Econômicos: Tributos Ambientais. Alguns acreditam que quando você paga para usar (ou usufruir de) alguma coisa, há a tendência de você usar essa coisa com maior cuidado, de maneira mais eficiente. Isso é verdadeiro quando você compra

Leia mais

Texto para Coluna do NRE-POLI na Revista Construção e Mercado Pini Abril 2012

Texto para Coluna do NRE-POLI na Revista Construção e Mercado Pini Abril 2012 Texto para Coluna do NRE-POLI na Revista Construção e Mercado Pini Abril 2012 O RISCO DOS DISTRATOS O impacto dos distratos no atual panorama do mercado imobiliário José Eduardo Rodrigues Varandas Júnior

Leia mais

NBC TSP 10 - Contabilidade e Evidenciação em Economia Altamente Inflacionária

NBC TSP 10 - Contabilidade e Evidenciação em Economia Altamente Inflacionária NBC TSP 10 - Contabilidade e Evidenciação em Economia Altamente Inflacionária Alcance 1. Uma entidade que prepara e apresenta Demonstrações Contábeis sob o regime de competência deve aplicar esta Norma

Leia mais

Fluxo de Potência em Redes de Distribuição Radiais

Fluxo de Potência em Redes de Distribuição Radiais COE/UFRJ rograma de Engenharia Elétrica COE 751 Análise de Redes Elétricas Fluxo de otência em Redes de Distribuição Radiais 1.1 Formulação do roblema Os métodos convencionais de cálculo de fluxo de otência

Leia mais

O estudo de um indicador de comportamento do segurado brasileiro Francisco Galiza, Mestre em Economia (FGV)

O estudo de um indicador de comportamento do segurado brasileiro Francisco Galiza, Mestre em Economia (FGV) O estudo de um indicador de comportamento do segurado brasileiro Francisco Galiza, Mestre em Economia (FGV) Este artigo tem por objetivo analisar as taxas de aversão ao risco em alguns ramos do mercado

Leia mais

Modelagem Conceitual parte II

Modelagem Conceitual parte II Modelagem Conceitual arte II Vitor Valerio de Souza Camos Objetivos Aresentar o conceito de. Mostrar a cardinalidade de. Aresentar os tios de s. Aresentar o conceito de entidade fraca Aresentar o conceito

Leia mais

Aula 2 Contextualização

Aula 2 Contextualização Economia e Mercado Aula 2 Contextualização Prof. Me. Ciro Burgos Importância de se conhecer o funcionamento dos mercados Diferenciação de mercado Comportamento dos consumidores e firmas; formação de preços;

Leia mais

O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais,

O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, A Resolução CFC n.º 1.329/11 alterou a sigla e a numeração da NBC T 1 citada nesta Norma para NBC TG ESTRUTURA CONCEITUAL. RESOLUÇÃO CFC Nº. 1.213/09 Aprova a NBC TA 320 Materialidade no Planejamento e

Leia mais

Engenharia de Software II: Desenvolvendo o Orçamento do Projeto. Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br

Engenharia de Software II: Desenvolvendo o Orçamento do Projeto. Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br Engenharia de Software II: Desenvolvendo o Orçamento do Projeto Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br Sumário Criação do Plano de Gerenciamento de Custos do Projeto Estimar os Custos Determinar

Leia mais

Este capítulo é divido em duas seções, a primeira seção descreve a base de

Este capítulo é divido em duas seções, a primeira seção descreve a base de 30 3. Metodologia Este capítulo é divido em duas seções, a primeira seção descreve a base de dados utilizada, identificando a origem das fontes de informação, apresentando de forma detalhada as informações

Leia mais

Vamos usar a seguinte definição: Aumento da taxa de cambio = Desvalorização. Taxa de cambio real : é o preço relativo dos bens em dois paises.

Vamos usar a seguinte definição: Aumento da taxa de cambio = Desvalorização. Taxa de cambio real : é o preço relativo dos bens em dois paises. Vamos usar a seguinte definição: Aumento da taxa de cambio = Desvalorização Uma desvalorização ocorre quando o preço das moedas estrangeiras sob um regime de câmbio fixa é aumentado por uma ação oficial.

Leia mais

INDICADORES FINANCEIROS NA TOMADA DE DECISÕES GERENCIAIS

INDICADORES FINANCEIROS NA TOMADA DE DECISÕES GERENCIAIS INDICADORES FINANCEIROS NA TOMADA DE DECISÕES GERENCIAIS ANA BEATRIZ DALRI BRIOSO¹, DAYANE GRAZIELE FANELLI¹, GRAZIELA BALDASSO¹, LAURIANE CARDOSO DA SILVA¹, JULIANO VARANDAS GROPPO². 1 Alunos do 8º semestre

Leia mais

POUPANÇA INVESTIMENTO E SISTEMA FINANCEIRO. Sistema financeiro serve para unir pessoas que poupam com as pessoas que

POUPANÇA INVESTIMENTO E SISTEMA FINANCEIRO. Sistema financeiro serve para unir pessoas que poupam com as pessoas que Aula 21 12/05/2010 Mankiw (2007) - Cap 26. POUPANÇA INVESTIMENTO E SISTEMA FINANCEIRO. investem. Sistema financeiro serve para unir pessoas que poupam com as pessoas que INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS NA ECONOMIA

Leia mais

MICROECONOMIA II (2010-11) João Correia da Silva (joao@fep.up.pt) 11-04-2011

MICROECONOMIA II (2010-11) João Correia da Silva (joao@fep.up.pt) 11-04-2011 MICROECONOMIA II E08 00- -04-0 João Correia da Silva joao@fe.u.t . Estruturas de Mercado.. Concorrência Perfeita... Monoólio. MONOPÓLIO O Monoólio é uma estrutura de mercado na ual:. Existe aenas emresa

Leia mais

Correção 9)As operações de mercado aberto envolvem variações nos encaixes compulsórios que os bancos. Conceito de Déficit e Dívida Pública

Correção 9)As operações de mercado aberto envolvem variações nos encaixes compulsórios que os bancos. Conceito de Déficit e Dívida Pública Conceito de Déficit e Dívida Pública Correção 9)As operações de mercado aberto envolvem variações nos encaixes compulsórios que os bancos comerciais detêm junto ao Banco Central e, por essa razão, afetam

Leia mais

1. ENTALPIA. (a) A definição de entalpia. A entalpia, H, é definida como:

1. ENTALPIA. (a) A definição de entalpia. A entalpia, H, é definida como: 1 Data: 31/05/2007 Curso de Processos Químicos Reerência: AKINS, Peter. Físico- Química. Sétima edição. Editora, LC, 2003. Resumo: Proas. Bárbara Winiarski Diesel Novaes 1. ENALPIA A variação da energia

Leia mais

What Are the Questions?

What Are the Questions? PET-Economia UnB 06 de abril de 2015 Joan Robinson Mrs. Robinson Formou-se em Economia na Universidade de Cambridge em 1925 Em 1965, obteve a cadeira de professora titular em Cambridge Economista pós-keynesiana

Leia mais

FUNDAMENTOS DA ECONOMIA

FUNDAMENTOS DA ECONOMIA Aula 4 FUNDAMENTOS DA ECONOMIA 1.2.3 Noção de custo de oportunidade e de análise marginal A escassez de recursos leva os produtores a efetuar escolhas para produção de bens. Em um mundo de recursos limitados,

Leia mais

UM CONCEITO FUNDAMENTAL: PATRIMÔNIO LÍQUIDO FINANCEIRO. Prof. Alvaro Guimarães de Oliveira Rio, 07/09/2014.

UM CONCEITO FUNDAMENTAL: PATRIMÔNIO LÍQUIDO FINANCEIRO. Prof. Alvaro Guimarães de Oliveira Rio, 07/09/2014. UM CONCEITO FUNDAMENTAL: PATRIMÔNIO LÍQUIDO FINANCEIRO Prof. Alvaro Guimarães de Oliveira Rio, 07/09/2014. Tanto as pessoas físicas quanto as jurídicas têm patrimônio, que nada mais é do que o conjunto

Leia mais

O Plano Financeiro no Plano de Negócios Fabiano Marques

O Plano Financeiro no Plano de Negócios Fabiano Marques O Plano Financeiro no Plano de Negócios Fabiano Marques Seguindo a estrutura proposta em Dornelas (2005), apresentada a seguir, podemos montar um plano de negócios de forma eficaz. É importante frisar

Leia mais

Crescimento Econômico Brasileiro: Análise e Perspectivas

Crescimento Econômico Brasileiro: Análise e Perspectivas Crescimento Econômico Brasileiro: Análise e Perspectivas Fernando A. Veloso Ibmec/RJ XII Seminário Anual de Metas para a Inflação Maio de 2010 Crescimento da Renda per Capita Entre 1960 e 1980, a renda

Leia mais

3. Mercados Incompletos

3. Mercados Incompletos 3. Mercados Incompletos Externalidades são, na verdade, casos especiais clássicos de mercados incompletos para um patrimônio ambiental. Um requerimento chave para se evitar falhas de mercado é a de que

Leia mais

Levando em conta decisões de investimento não-triviais.

Levando em conta decisões de investimento não-triviais. Levando em conta decisões de investimento não-triviais. Olivier Blanchard* Abril de 2002 *14.452. 2º Trimestre de 2002. Tópico 4. 14.452. 2º Trimestre de 2002 2 No modelo de benchmark (e na extensão RBC),

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ORÇAMENTO PÚBLICO Atualizado em 16/10/2015 ORÇAMENTO PÚBLICO O orçamento anual da União é composto pelos orçamentos: Fiscal, da Seguridade Social e de Investimento

Leia mais

1 (V) 1 Usualmente assume-se que as empresas agem de forma a maximizar suas utilidades

1 (V) 1 Usualmente assume-se que as empresas agem de forma a maximizar suas utilidades CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE TURISMO DISCIPLINA: ECONOMIA DO TURISMO (ECTX2) Questões para revisão Nome completo: 1 (V) 1 Usualmente assume-se que as empresas agem de forma a maximizar suas

Leia mais

Previsão da taxa de juros Selic e do câmbio nominal a partir de um modelo Var com restrição

Previsão da taxa de juros Selic e do câmbio nominal a partir de um modelo Var com restrição Previsão da taxa de juros Selic e do câmbio nominal a partir de um modelo Var com restrição Luciano D Agostin * José Luís da Costa Oreiro ** Os indicadores macroeconômicos de emprego, produto e inflação

Leia mais

3 Classificação. 3.1. Resumo do algoritmo proposto

3 Classificação. 3.1. Resumo do algoritmo proposto 3 Classificação Este capítulo apresenta primeiramente o algoritmo proposto para a classificação de áudio codificado em MPEG-1 Layer 2 em detalhes. Em seguida, são analisadas as inovações apresentadas.

Leia mais

Bernard Appy LCA Consultores. TRIBUTOS E ENCARGOS SOBRE A ELETRICIDADE: Impactos sobre a Eficiência Econômica

Bernard Appy LCA Consultores. TRIBUTOS E ENCARGOS SOBRE A ELETRICIDADE: Impactos sobre a Eficiência Econômica Bernard Appy LCA Consultores TRIBUTOS E ENCARGOS SOBRE A ELETRICIDADE: Impactos sobre a Eficiência Econômica Roteiro EFEITOS DO MODELO DE TRIBUTAÇÃO DA ENERGIA ELÉTRICA NO BRASIL A estrutura tributária

Leia mais

CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL

CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL Renara Tavares da Silva* RESUMO: Trata-se de maneira ampla da vitalidade da empresa fazer referência ao Capital de Giro, pois é através deste que a mesma pode

Leia mais

DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO - DVA

DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO - DVA DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO - DVA Sumário 1. Considerações Iniciais 2. Estrutura da Demonstração do Valor Adicionado 2.1 - Grupo de Receita Bruta - Outras Receitas 2.2 - Grupo de Insumos Adquiridos

Leia mais

As alíquotas nominais e as alíquotas reais dos impostos sobre a venda da produção

As alíquotas nominais e as alíquotas reais dos impostos sobre a venda da produção As alíquotas nominais e as alíquotas reais dos impostos sobre a venda da produção Divonsir de Jesuz da Silva Dutra (CEFET-PR) divonsirdutra@terra.com.br Dr. Kazuo Hatakeyama (CEFET-PR) kazuo@ppgte.cefetpr.br

Leia mais

III APRESENTAÇÃO E INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS

III APRESENTAÇÃO E INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS III APRESENTAÇÃO E INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS A aresentação dos resultados advém dos factos observados durante a colheita de dados e do tratamento estatístico. O tratamento dos dados é efectuado através

Leia mais

A PROBLEMÁTICA DO COPOM

A PROBLEMÁTICA DO COPOM A PROBLEMÁTICA DO COPOM Na ata de reunião terminada em 17 de outubro, em que houve a decisão unânime de manter a taxa SELIC em 11,25%, o COPOM dá uma indicação de sua motivação principal: 19. O Copom considera

Leia mais

Política monetária e senhoriagem: depósitos compulsórios na economia brasileira recente

Política monetária e senhoriagem: depósitos compulsórios na economia brasileira recente Política monetária e senhoriagem: depósitos compulsórios na economia brasileira recente Roberto Meurer * RESUMO - Neste artigo se analisa a utilização dos depósitos compulsórios sobre depósitos à vista

Leia mais

HETEROGENEIDADE ESTRUTURAL NO SETOR DE SERVIÇOS BRASILEIRO

HETEROGENEIDADE ESTRUTURAL NO SETOR DE SERVIÇOS BRASILEIRO HETEROGENEIDADE ESTRUTURAL NO SETOR DE SERVIÇOS BRASILEIRO João Maria de Oliveira* 2 Alexandre Gervásio de Sousa* 1 INTRODUÇÃO O setor de serviços no Brasil ganhou importância nos últimos tempos. Sua taxa

Leia mais

CAP. 4b INFLUÊNCIA DO IMPOSTO DE RENDA

CAP. 4b INFLUÊNCIA DO IMPOSTO DE RENDA CAP. b INFLUÊNCIA DO IMPOSTO DE RENDA A influência do Imposto de renda Do ponto de vista de um indivíduo ou de uma empresa, o que realmente importa, quando de uma Análise de investimentos, é o que se ganha

Leia mais

Como os impostos afetam o crescimento econômico?

Como os impostos afetam o crescimento econômico? Como os impostos afetam o crescimento econômico? Adolfo Sachsida * (sachsida@hotmail.com www.bdadolfo.blogspot.com) I. Introdução Somente a morte e os impostos são inevitáveis (Benjamin Franklin) Os impostos

Leia mais

2. Condições de Equilíbrio do Modelo No modelo keynesiano simples, a economia estará em equilíbrio se:

2. Condições de Equilíbrio do Modelo No modelo keynesiano simples, a economia estará em equilíbrio se: Macroeconomia Aula 2 1. Modelo Keynesiano Simples 1.1. Clássicos x Keynes Para os economistas clássicos, a economia de mercado era auto-regulável e tendia quase que automaticamente para o pleno emprego.

Leia mais

FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA

FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA Unidade II FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA Prof. Jean Cavaleiro Objetivos Ampliar a visão sobre os conceitos de Gestão Financeira; Conhecer modelos de estrutura financeira e seus resultados; Conhecer

Leia mais

NOTA CEMEC 03/2015 FATORES DA QUEDA DO INVESTIMENTO 2010-2014

NOTA CEMEC 03/2015 FATORES DA QUEDA DO INVESTIMENTO 2010-2014 NOTA CEMEC 03/2015 FATORES DA QUEDA DO INVESTIMENTO 2010-2014 Março 2015 1 NOTA CEMEC 03/2015 SUMÁRIO Os dados de Contas Nacionais atualizados até o terceiro trimestre de 2014 revelam a continuidade da

Leia mais

Elasticidade - Demanda e Preço

Elasticidade - Demanda e Preço José Lásaro Cotta Elasticidade - Demanda e Preço Monografia aresentada ao Curso de Esecialização em Matemática Para Professores, elaborado elo Deartamento de Matemática da Universidade Federal de Minas

Leia mais

Boletim Econômico. Federação Nacional dos Portuários. Sumário

Boletim Econômico. Federação Nacional dos Portuários. Sumário Boletim Econômico Federação Nacional dos Portuários Agosto de 2014 Sumário Indicadores de desenvolvimento brasileiro... 2 Emprego... 2 Reajuste dos salários e do salário mínimo... 3 Desigualdade Social

Leia mais

Pindyck & Rubinfeld, Capítulo 15, Mercado de Capitais::REVISÃO

Pindyck & Rubinfeld, Capítulo 15, Mercado de Capitais::REVISÃO Pindyck & Rubinfeld, Capítulo 15, Mercado de Capitais::REVISÃO 1. Uma empresa utiliza tecidos e mão-de-obra na produção de camisas em uma fábrica que foi adquirida por $10 milhões. Quais de seus insumos

Leia mais

P(seleção de um elemento baixo) = p P(seleção de um elemento médio) = p. P(seleção de um elemento alto) = p

P(seleção de um elemento baixo) = p P(seleção de um elemento médio) = p. P(seleção de um elemento alto) = p . A Distribuição Multinomial - Teste Qui-Quadrado. Inferência Estatística Uma imortante generalização da rova de Bernoulli (), é a chamada rova multinomial. Uma rova de Bernoulli () ode roduzir dois resultados

Leia mais

Investimento Directo Estrangeiro e Salários em Portugal Pedro Silva Martins*

Investimento Directo Estrangeiro e Salários em Portugal Pedro Silva Martins* Investimento Directo Estrangeiro e Salários em Portugal Pedro Silva Martins* Os fluxos de Investimento Directo Estrangeiro (IDE) para Portugal tornaram-se uma componente importante da economia portuguesa

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE FINANÇAS

SECRETARIA MUNICIPAL DE FINANÇAS SECRETARIA MUNICIPAL DE FINANÇAS SEMINÁRIO: Cidadania Fiscal para uma Nova Ordem Social Jurandir Gurgel Gondim Filho Secretário Municipal de Finanças 20-09-2013 A Grande Questão: POR QUE O SETOR PÚBLICO

Leia mais

ECONOMIA E GESTÃO DO SETOR PÚBLICO MÓDULO 7 O SISTEMA TRIBUTÁRIO BRASILEIRO

ECONOMIA E GESTÃO DO SETOR PÚBLICO MÓDULO 7 O SISTEMA TRIBUTÁRIO BRASILEIRO ECONOMIA E GESTÃO DO SETOR PÚBLICO MÓDULO 7 O SISTEMA TRIBUTÁRIO BRASILEIRO Índice 1. O Sistema Tributário Brasileiro...3 1.1. Breve histórico do sistema tributário brasileiro... 3 1.1.1. A reforma dos

Leia mais

RELATÓRIO TRIMESTRAL DE FINANCIAMENTO DOS INVESTIMENTOS NO BRASIL. Abril 2015

RELATÓRIO TRIMESTRAL DE FINANCIAMENTO DOS INVESTIMENTOS NO BRASIL. Abril 2015 RELATÓRIO TRIMESTRAL DE FINANCIAMENTO DOS INVESTIMENTOS NO BRASIL Abril 2015 Equipe Técnica: Diretor: Carlos Antônio Rocca Superintendente: Lauro Modesto Santos Jr. Analistas: Elaine Alves Pinheiro e Fernando

Leia mais

ENTENDENDO OS DIVERSOS CONCEITOS DE LUCRO

ENTENDENDO OS DIVERSOS CONCEITOS DE LUCRO ENTENDENDO OS DIVERSOS CONCEITOS DE LUCRO LAJIDA OU EBITDA LAJIR OU EBIT SEPARAÇÃO DO RESULTADO OPERACIONAL DO FINANCEIRO Francisco Cavalcante (francisco@fcavalcante.com.br) Sócio-Diretor da Cavalcante

Leia mais

MRP II. Planejamento e Controle da Produção 3 professor Muris Lage Junior

MRP II. Planejamento e Controle da Produção 3 professor Muris Lage Junior MRP II Introdução A lógica de cálculo das necessidades é conhecida há muito tempo Porém só pode ser utilizada na prática em situações mais complexas a partir dos anos 60 A partir de meados da década de

Leia mais

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 20 (R1) Custos de Empréstimos

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 20 (R1) Custos de Empréstimos COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 20 (R1) Custos de Empréstimos Correlação às Normas Internacionais de Contabilidade IAS 23 (IASB BV 2011) Índice OBJETIVO 1 Item ALCANCE 2

Leia mais

Teoria Básica de Oferta e Demanda

Teoria Básica de Oferta e Demanda Teoria Básica de Oferta e Demanda Este texto propõe que você tenha tido um curso introdutório de economia. Mas se você não teve, ou se sua teoria básica de economia está um pouco enferrujada, então este

Leia mais

CUSTOS NA PEQUENA INDÚSTRIA

CUSTOS NA PEQUENA INDÚSTRIA 1 CUSTOS NA PEQUENA INDÚSTRIA O Sr. Roberval, proprietário de uma pequena indústria, sempre conseguiu manter sua empresa com um bom volume de vendas. O Sr. Roberval acredita que uma empresa, para ter sucesso,

Leia mais

Prof. Cleber Oliveira Gestão Financeira

Prof. Cleber Oliveira Gestão Financeira Aula 3 Gestão de capital de giro Introdução Entre as aplicações de fundos por uma empresa, uma parcela ponderável destina-se ao que, alternativamente, podemos chamar de ativos correntes, ativos circulantes,

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE Mercado de trabalho. Campos Gerais. Análise setorial do mercado de trabalho. Paraná.

PALAVRAS-CHAVE Mercado de trabalho. Campos Gerais. Análise setorial do mercado de trabalho. Paraná. 12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE (x ) TRABALHO (

Leia mais

Sumário. (11) 3177-7700 www.systax.com.br

Sumário. (11) 3177-7700 www.systax.com.br Sumário Introdução... 3 Amostra... 4 Tamanho do cadastro de materiais... 5 NCM utilizadas... 6 Dúvidas quanto à classificação fiscal... 7 Como as empresas resolvem as dúvidas com os códigos de NCM... 8

Leia mais

Qualidade do Sistema Tributário é considerada muito ruim

Qualidade do Sistema Tributário é considerada muito ruim Qualidade do Sistema Tributário é considerada muito ruim O empresário industrial paraibano avalia como muito ruim quatro das sete variáveis investigadas quanto à qualidade do sistema tributário brasileiro.

Leia mais

CAPÍTULO 2. DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS, IMPOSTOS, e FLUXO DE CAIXA. CONCEITOS PARA REVISÃO

CAPÍTULO 2. DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS, IMPOSTOS, e FLUXO DE CAIXA. CONCEITOS PARA REVISÃO Bertolo Administração Financeira & Análise de Investimentos 6 CAPÍTULO 2 DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS, IMPOSTOS, e FLUXO DE CAIXA. CONCEITOS PARA REVISÃO No capítulo anterior determinamos que a meta mais

Leia mais

Prof. Cleber Oliveira Gestão Financeira

Prof. Cleber Oliveira Gestão Financeira Aula 2 Gestão de Fluxo de Caixa Introdução Ao estudarmos este capítulo, teremos que nos transportar aos conceitos de contabilidade geral sobre as principais contas contábeis, tais como: contas do ativo

Leia mais