Unidade I GESTÃO DA QUALIDADE. Prof. Ma. Maria Teresa Grimaldi Larocca

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Unidade I GESTÃO DA QUALIDADE. Prof. Ma. Maria Teresa Grimaldi Larocca"

Transcrição

1 Unidade I GESTÃO DA QUALIDADE Prof. Ma. Maria Teresa Grimaldi Larocca

2 1 Evolução da qualidade Qualidade é um tema muito disseminado no nosso dia a dia. Atualmente, pressupomos que a qualidade é obrigatória.

3 1 Evolução da qualidade A qualidade total não é uma forma inédita de se produzir qualidade em processos, serviços ou produtos; é um modo novo de se fazer o que já se faz rotineiramente. Para se ter qualidade, não é necessária uma revolução; basta dar nova ênfase àquelas atividades corriqueiras da empresa.

4 1 Evolução da qualidade Dar nova ênfase significa mudar. Essa mudança pode implicar alterações que afetem o processo produtivo, as informações, os equipamentos, os materiais, as relações profissionais (inclusive interpessoais) e os métodos até então conhecidos. Então surge a resistência humana, e todo o processo de mudança é posto em xeque.

5 1 Evolução da qualidade A qualidade total é um aperfeiçoamento contínuo da organização. Para isso, são realizadas avaliações, para monitorar o que está sendo feito. Essas avaliações estão focadas tanto no processo de produção quanto no produto ou serviço. Hoje, muitas organizações enxergam na qualidade total uma ferramenta que pode ser utilizada para elevar a competitividade nos novos e atuais mercados.

6 1 Evolução da qualidade Qual é a origem da busca pela qualidade? Fala-se, inicialmente, em empresas japonesas por se considerar o Japão o berço das teorias e práticas da qualidade total.

7 1 Evolução da qualidade Mas muito antes disso, na Fenícia, os artesãos que não produzissem com perfeição, segundo as especificações dos governantes, teriam as mãos amputadas. Já os romanos desenvolveram padrões de qualidade, métodos de medição e ferramentas específicas para a execução de serviços, como o mapeamento territorial para monitorar as terras incorporadas ao império.

8 1 Evolução da qualidade Uma das primeiras ações de que se tem notícia para o estabelecimento de padrões de qualidade de processo e de produto coube a Jean Baptiste Colbert, ministro do rei da França, Luis XIV, que reinou de 1642 a Colbert percebeu que o poderio naval dependeria da quantidade e da qualidade dos navios construídos. A qualidade na produção passou a ser uma de suas preocupações.

9 1 Evolução da qualidade Percebe-se, assim, que o caminho percorrido pelas teorias e práticas da qualidade total foi bem longo até chegar ao estágio atual. Mas há ainda um longo caminho a percorrer, principalmente nos países menos desenvolvidos como o Brasil.

10 1 Evolução da qualidade A qualidade é dividida em três períodos: 1. Era da inspeção; 2. Era da estatística; 3. Era da qualidade total. Alguns autores, porém, citam dois períodos anteriores ao da inspeção: 4. Era do operador; 5. Era do supervisor.

11 1 Evolução da qualidade Operador: no sistema de produção artesanal, o operador era o próprio artesão; o responsável por todas as etapas da produção, inclusive pela comercialização; o contato direto com o mercado consumidor proporcionava ao operador (artesão) uma visão das necessidades de seus clientes, possibilitando a confecção de peças sob medida.

12 1 Evolução da qualidade Supervisor: no sistema de manufatura, os artesãos perceberam que necessitavam de mão de obra; os trabalhadores passaram a executar o trabalho operacional e, reunidos em um mesmo local, passaram a exercer o ofício de um capitalista, que organizava a produção; os supervisores passaram a assumir o controle da qualidade.

13 1 Evolução da qualidade Inspeção: no período caracterizado pela inspeção (período da Revolução Industrial), os produtos eram o principal foco de produtores e clientes; a detecção de defeitos de produção não seguia uma metodologia preestabelecida.

14 1 Evolução da qualidade Controle estatístico: o foco estava direcionado aos processos de produção, não mais aos produtos fabricados e comercializados; com o aumento da demanda mundial por produtos manufaturados, tornou-se inviável a inspeção individual dos produtos; adotou-se a técnica da amostragem, com a seleção aleatória de produtos a serem inspecionados (um grupo representava a qualidade de todo um lote).

15 1 Evolução da qualidade No período da qualidade total, o que se presencia hoje, a ênfase é no cliente; ele é o centro das atenções das empresas, que direcionam seus esforços para atender a suas expectativas; uma particularidade dessa época é que todas as pessoas da organização passam a ser responsáveis pela qualidade proporcionada aos clientes.

16 1 Evolução da qualidade Na década de 1950, foi desenvolvido o conceito de garantia de qualidade. Segundo o glossário da American Society for Quality Control ASQC (1983), dá-se o nome de garantia de qualidade a (...) todas as ações planejadas ou sistemáticas necessárias para proporcionar adequada confiança de que o produto ou serviço satisfaça as necessidades estabelecidas. Isso exigiu das empresas a utilização de rígidos controles para fornecimento ao mercado consumidor.

17 1 Evolução da qualidade A partir da década de 1960, o Japão passou a ser modelo em gerenciamento da qualidade; surge o Controle de Qualidade por Toda a Empresa (CWQC, sigla em inglês de Company Wide Quality Control); no Brasil, como CQAE Controle de Qualidade Amplo Empresarial.

18 Interatividade Ainda em relação à evolução da qualidade, podemos afirmar que: a) Na Era da inspeção, a detecção de defeitos seguia uma metodologia preestabelecida. b) A Era do controle estatístico tí ti tinha o foco na produção e no produto. c) No período da qualidade total, a ênfase é no cliente. d) Na década de 50, surge a garantia total; as empresas não precisavam de rígidos controles para fornecimento de seus produtos. e) Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

19 1 Evolução da qualidade Princípios da qualidade total 1. A satisfação total do cliente: o cliente é o foco; é necessário que as decisões empresariais e os processos operacionais visem às necessidades e às expectativas dos consumidores e procurem superá-las.

20 1.3 Princípios da qualidade total 2. Uma gerência participativa: não há uma cultura, principalmente no Brasil, de considerar a opinião dos funcionários nas decisões gerenciais; essa atitude traz sérias consequências ao desempenho dos processos e dos produtos; quem executa a ação tem mais condições de identificar pontos falhos e até de propor soluções de forma mais eficaz.

21 1.3 Princípios da qualidade total 3. O desenvolvimento das pessoas: as pessoas são a alma da empresa e delas depende o sucesso de uma organização; preocupação constante com a capacitação e a reciclagem do corpo funcional, a fim de possibilitar seu desenvolvimento; remunerações justas devem ser praticadas para que os funcionários se sintam motivados.

22 1.3 Princípios da qualidade total 4. A constância de propósitos: uma das grandes dificuldades para se introduzir os conceitos de qualidade em uma organização está na resistência de seus funcionários, que agem em conformidade com a cultura arraigada na empresa.

23 1.3 Princípios da qualidade total 5. O aperfeiçoamento contínuo do sistema: filosofia japonesa batizada de Kaizen, que defende um sistema de aprimoramento contínuo nas organizações; todos os funcionários devem estar imbuídos do espírito de desenvolvimento e de melhoria do sistema.

24 1.3 Princípios da qualidade total Fundamentado na busca pela melhoria contínua, um conceito de gestão da Qualidade Total foi idealizado por Edwards Deming em 1982; chamado de o Ciclo PDCA; Plan (Planejar) estudar um processo e planejar seu aprimoramento. Do (Fazer) Implementar a mudança. Control (Controlar) Observar os efeitos. Action (Ação) Estudar os resultados.

25 1.3 Princípios da qualidade total 6. A gerência e o controle dos processos: a gestão da qualidade prevê que alguns processos que não agregam valor ao produto sejam eliminados ou simplificados; se algumas tarefas nas organizações são mal-ordenadas ou dimensionadas, um rearranjo pode ser capaz de otimizálas.

26 1.3 Princípios da qualidade total 7. A disseminação da informação: as informações devem ser de livre circulação, disponíveis de forma sistemática; repassadas para que todos saibam e entendam qual é o negócio da empresa, bem como sua missão, sua visão de futuro, seus objetivos e princípios.

27 1.3 Princípios da qualidade total 8. A delegação: a adoção de um estilo de gerência que privilegie a transferência de decisões para escalões inferiores, de forma consciente e planejada; tomada de decisões por pessoas que tenham vivência do problema.

28 1.3 Princípios da qualidade total 9. A assistência técnica: mesmo utilizando as técnicas durante o processo de implantação da gestão da qualidade, ainda é possível que alguns produtos apresentem problemas ao serem utilizados pelo consumidor; em razão dessas imprevisibilidades, a assistência técnica é uma forma de atender o consumidor nos eventuais problemas.

29 1.3 Princípios da qualidade total 10. A gestão das interfaces com os agentes externos: necessário que haja uma perfeita gerência das relações entre os interesses, objetivos e visões dos agentes que compõem a cadeia produtiva, como: fornecedores, órgãos públicos, distribuidores, intermediários e outros.

30 1.3 Princípios da qualidade total 11. A garantia da qualidade: a garantia da qualidade se dá em consequência da utilização plena de todos os princípios anteriormente descritos; por meio de um processo produtivo monitorado constantemente; de um quadro de pessoal capacitado e consciente das suas responsabilidades; do funcionamento eficaz de um sistema de informações;

31 1.3 Princípios da qualidade total da consciência da necessidade de implementação de uma assistência técnica; da busca incansável pela melhoria em todos os processos que compõem a empresa; assim, o nível de qualidade do produto ficará naturalmente garantido, e as expectativas dos clientes serão satisfeitas.

32 Interatividade Sobre o Ciclo PDCA, é correto afirmar que: a) As informações devem ser de livre circulação, disponíveis somente para a alta hierarquia. b) Somente a alta hierarquia deve estar imbuída do espírito de melhoria do sistema. c) A opinião dos funcionários nas decisões gerenciais traz sérias consequências ao desempenho dos processos. d) Está fundamentado na busca pela melhoria contínua. e) Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

33 2 Conceitos e abordagens da qualidade 2.1 Conceito: o que é qualidade? Qualidade não significa beleza, desempenho, leveza ou embalagem. A abrangência do conceito vai além da relação produto e cliente. Segundo Juran (1990), Qualidade é a adequação ao uso.

34 2 Conceitos e abordagens da qualidade Essa definição apresenta as bases do que se poderia chamar de qualidade total. Diante desse conceito de adequação ao uso, é necessário que a empresa estruture os 3 ambientes em que a qualidade é desenvolvida: in-line, on-line e off-line.

35 2 Conceitos e abordagens da qualidade a. Modelo da qualidade in-line: é o modelo mais elementar de produção da qualidade; enfatiza a qualidade obtida nas linhas de produção; caracteriza-se por um conjunto bemdefinido de elementos básicos voltados para o processo fabril;

36 2 Conceitos e abordagens da qualidade a ideia da qualidade a ser produzida nesse ambiente é a ausência de defeitos; a correção e a prevenção de defeitos são pontos-chave nesse modelo; entende-se por defeito a falta de conformidade de característica(s) da qualidade do produto quando comparada(s) a suas especificações;

37 2 Conceitos e abordagens da qualidade outra ideia apresentada pelo modelo é a preocupação com os processos; os processos devem ser otimizados e monitorados para evitar defeitos, desperdícios e retrabalhos; busca a otimização dos processos.

38 2 Conceitos e abordagens da qualidade A qualidade in-line possui duas restrições: 1. Ao se voltar para o processo fabril, em busca da otimização dos processos, do zero defeito, as necessidades e conveniências dos clientes são postas em segundo plano. Dessa forma, não se pode garantir um produto adequado ao cliente, mas um produto sem defeito.

39 2 Conceitos e abordagens da qualidade 2. Somente são consideradas as atividades que a empresa desenvolve com maior competência. As demais são deixadas para 2º plano. Muitas vezes, essas atividades não são, necessariamente, as mais importantes para os clientes. Essa ênfase pode desestabilizar a implantação da qualidade total.

40 2 Conceitos e abordagens da qualidade b. Modelo da qualidade off-line: nesse modelo, percebe-se a produção da qualidade por meio da ação de pessoas que não participam diretamente do processo de produção do produto, mas dão suporte a ele; se alguém desenvolve uma atividade que vise contribuir para a utilização do produto pelo cliente, ela não será excluída e deverá ser considerada na elaboração do modelo de qualidade da empresa, porque o que se busca é a total satisfação do cliente.

41 2 Conceitos e abordagens da qualidade c. Modelo da qualidade on-line: esse modelo retrata o esforço da empresa para perceber as possíveis mudanças de preferências, hábitos ou comportamentos de consumo do mercado e as repassa à cadeia produtiva; o resultado disso é que a empresa tem sempre um produto adequado ao consumidor;

42 2 Conceitos e abordagens da qualidade para atender a essas exigências do mercado, o produto precisa sofrer ajustes permanentemente; o modelo da qualidade on-line opera primeiro com a qualidade do projeto do produto; depois, com o processo produtivo, que é remodelado para assegurar a adaptabilidade do produto à realidade de mercado; a flexibilidade do processo está ligada à qualidade, motivo pelo qual a empresa deseja ser reconhecida no mercado.

43 Interatividade Assinale a alternativa incorreta: a) A abrangência do conceito de qualidade vai além da relação produto e cliente. b) Segundo Juran (1990), qualidade é a adequação ao uso. c) A ideia da qualidade a ser produzida no modelo de qualidade in-line é a ausência de defeitos. d) O modelo da qualidade off-line busca a otimização dos processos. e) O resultado do modelo on-line é que a empresa tem sempre um produto adequado ao consumidor.

44 2.2 Abordagens da qualidade Garvin (1992) identificou 5 abordagens que definem a qualidade: transcendental; baseada no produto; baseada no usuário; baseada na produção; baseada no valor.

45 2.2 Abordagens da qualidade a. Abordagem transcendental: a qualidade é vista como sinônimo de perfeição e de excelência. Cria-se certa perpetuidade nas obras de alta qualidade; percebe-se que essa visão de qualidade não é passível de crítica; a experiência é o único requisito capaz de qualificar alguém para fazer tal julgamento; a qualidade está além das capacidades intelectuais do ser humano; entretanto, apesar disso, quando a qualidade é vista, é possível reconhecê-la.

46 2.2 Abordagens da qualidade b. Abordagem baseada no produto: quando se trata de verificar a qualidade dos produtos, ela é considerada uma variável mensurável e precisa; há uma hierárquia de produtos sob o critério da qualidade; alguns critérios podem ser utilizados para auxiliar na classificação dos produtos, como durabilidade e resistência; critérios subjetivos (por exemplo, estética) comprometem e dificultam a mensuração.

47 2.2 Abordagens da qualidade c. Abordagem baseada no usuário: a qualidade está naquele produto que melhor atende às necessidades e expectativas dos consumidores no momento em que eles desejam;

48 2.2 Abordagens da qualidade reflete uma visão subjetiva da qualidade e enfrenta dois problemas: como agregar ao produto preferências individuais altamente variáveis, de forma que o mercado perceba a qualidade nele inserida; e como distinguir atributos de um produto que sinalizem a qualidade percebida pelos consumidores.

49 2.2 Abordagens da qualidade d. Abordagem baseada na produção: essa abordagem relaciona qualidade com engenharia e produção, ou seja, um produto com qualidade é aquele que não sofreu modificação desde o seu projeto; a partir dessa premissa, surgiu o conceito de fazer certo da primeira vez (zero defeito); o enfoque dessa abordagem é interno, porque supõe que um produto ou serviço que se desvie das especificações provavelmente será malproduzido e não será confiável.

50 2.2 Abordagens da qualidade e. Abordagem baseada no valor: a visão dessa abordagem define qualidade em termos de custo e preço; um produto de qualidade oferece desempenho equitativo ao seu preço ou ao seu custo, o que é aceitável para o mercado.

51 3 A ênfase no cliente 3.1 A qualidade e a missão da empresa: a missão das organizações pode ter dois referenciais básicos, um interno e outro externo: a. Plano interno: a missão da organização dispõe sobre a adequação dos elementos que compõem todo o processo, a sua melhor condição de operação. É dada ênfase ao ser humano, ao qual são oferecidas condições de trabalho e recursos.

52 3 A ênfase no cliente b. Plano externo: se as organizações desejam alcançar a qualidade, devem procurar a interação não somente com o cliente, mas também com o meio ambiente e com a comunidade em que estão inseridas. Exemplo: empresa que fabrica carros econômicos, mas que poluem o ar.

53 Interatividade A abordagem que se refere a que a qualidade está naquele produto que melhor atende às necessidades e expectativas dos consumidores no momento em que eles desejam é: a) Transcendental. b) Baseada no produto. c) Baseada no usuário. d) Baseada na produção. e) Baseada no valor.

54 ATÉ A PRÓXIMA!

Contextualização e noções básicas do CEQ

Contextualização e noções básicas do CEQ Contextualização e noções básicas do CEQ Conteúdo Programático MÓDULO 1: Previsão e Estimação da Demanda 1.1 Origem nas contribuições de Shewhart 1.2 Evolução e contexto histórico 1.3 A qualidade no contexto

Leia mais

RAD1504 GESTÃO DA QUALIDADE I

RAD1504 GESTÃO DA QUALIDADE I RAD1504 GESTÃO DA QUALIDADE I Fundamentos de qualidade e de gestão da qualidade conceitos e evolução Profa. Márcia Mazzeo Grande Programação de aula Conceitos básicos de qualidade e controle da qualidade

Leia mais

Profª Mônica Suely G. de Araujo

Profª Mônica Suely G. de Araujo Profª Mônica Suely G. de Araujo Desempenho Características Confiabilidade Reputação 2 1 Durabilidade Utilidade Resposta Estética 3 Projeto Conformidade Capabi lidade Atendi mento ao Cliente Cultura da

Leia mais

O planejamento e o controle da qualidade preocupa-se com os sistemas e procedimentos que governam a qualidade dos bens

O planejamento e o controle da qualidade preocupa-se com os sistemas e procedimentos que governam a qualidade dos bens 07 Fornecimento de produtos e serviços Planejamento e Controle da Qualidade Demanda de produtos e serviços Recursos de produção A qualidade dos produtos e serviços que a operação produz Consumidores da

Leia mais

Abordagens e dimensões da qualidade

Abordagens e dimensões da qualidade Abordagens e dimensões da qualidade PPGEP / UFRGS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Abordagens da Qualidade Garvin, (1992) mostrou que a qualidade sofre modificações Em função da sua organização e abrangência, sistematizou

Leia mais

Gestão da Qualidade. Profa. Dra. Márcia Mazzeo Grande. RAD1512 Administração: gestão e logística

Gestão da Qualidade. Profa. Dra. Márcia Mazzeo Grande. RAD1512 Administração: gestão e logística Gestão da Qualidade Profa. Dra. Márcia Mazzeo Grande RAD1512 Administração: gestão e logística Ambiente Estratégia de operações Estratégia Recursos de entradas a serem transformados Materiais, Informações,

Leia mais

Professor: Leandro Zvirtes UDESC/CCT

Professor: Leandro Zvirtes UDESC/CCT Professor: Leandro Zvirtes UDESC/CCT Idéias Básicas Aplicação de metodologias estatísticas Entendimento sobre as fontes de variação do processo Perpetuação do ciclo de melhoria contínua Os quatorze pontos:

Leia mais

GESTÃO DA QUALIDADE GESTÃO DA QUALIDADE

GESTÃO DA QUALIDADE GESTÃO DA QUALIDADE GESTÃO DA Aula 6 Organização e Normas GESTÃO DA Existe gestão da qualidade sem administração da produção? Logicamente que não, pois é a produção quem irá fabricar produtos e / ou prestar serviços. Como?

Leia mais

Gestão da Qualidade. Professor Flávio Toledo.

Gestão da Qualidade. Professor Flávio Toledo. Gestão da Qualidade Professor Flávio Toledo www.masterjuris.com.br O QUE É QUALIDADE? (JURAN,1992) Qualidade possui duas definições: 1. qualidade são aquelas características do produto que atendem as necessidades

Leia mais

Professor conteudista: Francisco de Assis Cunha Cavalcante. Revisora: Ângela Maria Pizzo

Professor conteudista: Francisco de Assis Cunha Cavalcante. Revisora: Ângela Maria Pizzo Gestão da Qualidade Professor conteudista: Francisco de Assis Cunha Cavalcante Revisora: Ângela Maria Pizzo Sumário Gestão da Qualidade Unidade I 1 EVOLUÇÃO DA QUALIDADE...1 1.1 Introdução...1 1.2 A evolução

Leia mais

Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais

Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais Planejamento e Gestão da Qualidade 17.10.2011 SUMÁRIO Antes de 1750 1750 1800 1800 1890-1900 1920 1950 1950 1970 A

Leia mais

Engenharia da Qualidade. Introdução à Engenharia de Produção

Engenharia da Qualidade. Introdução à Engenharia de Produção Engenharia da Qualidade Introdução à Engenharia de Produção 1 O que é qualidade? A qualidade de um produto pode ser avaliada de várias maneiras. Definição Tradicional Significa Adequação ao Uso Definição

Leia mais

GESTÃO DA QUALIDADE Prof. FLÁVIO TOLEDO

GESTÃO DA QUALIDADE Prof. FLÁVIO TOLEDO GESTÃO DA QUALIDADE Prof. FLÁVIO TOLEDO O QUE É QUALIDADE? (JURAN,1992) Qualidade possui duas definições: 1. qualidade são aquelas características do produto que atendem as necessidades dos clientes e,

Leia mais

Gestão Estratégica da Qualidade

Gestão Estratégica da Qualidade UNIVERSIDADE DE SOROCABA Curso Gestão da Qualidade Gestão Estratégica da Qualidade Professora: Esp. Débora Ferreira de Oliveira Aula 2 16/08 Objetivo: relembrar o que foi dado, tirar possíveis dúvidas

Leia mais

História e Evolução da Qualidade

História e Evolução da Qualidade História e Evolução da Qualidade Prof. Francisco R. Lima Jr. eng.franciscojunior@gmail.com Roteiro da aula Eras da qualidade: inspeção Controle estatístico da qualidade Garantia da qualidade Abordagem

Leia mais

Sistema da Gestão da Qualidade. Agradecimentos ao Prof. Robson Gama pela criação da apresentação original

Sistema da Gestão da Qualidade. Agradecimentos ao Prof. Robson Gama pela criação da apresentação original Sistema da Gestão da Qualidade Agradecimentos ao Prof. Robson Gama pela criação da apresentação original 1 CONCEITO QUALIDADE O que é Qualidade? 2 Qualidade Conjunto de características de um objeto ou

Leia mais

Engenharia de Software II

Engenharia de Software II Engenharia de Software II [Qualidade] Adriano J. Holanda 7/8/2017 Qualidade Definição: Do latim qualitas, qualidade é um atributo ou propriedade. Em negócios, engenharia e manufatura, qualidade tem o significado

Leia mais

Introdução à Qualidade

Introdução à Qualidade Introdução à Qualidade Professor: Leandro Zvirtes UDESC/CCT 1 Introdução A Gerência da Qualidade quando focada na busca pela Qualidade Total possibilita a empresa dirigir seus esforços para: Melhorar de

Leia mais

Processo e Agentes da Gestão da Qualidade

Processo e Agentes da Gestão da Qualidade Gestão da Qualidade Processo e Agentes da Gestão da Qualidade Fernanda Villar Corrêa Vídeos - Empresa como Sistema - Gestão da Qualidade como Subsistema - Envolvem métodos de produção, avaliação

Leia mais

Processo Organizacional

Processo Organizacional Processo Organizacional Controle Controlar significa garantir que aquilo que foi planejado seja bem executado e que os objetivos estabelecidos sejam alcançados adequadamente. Monitoramento está presente

Leia mais

Professor: Leandro Zvirtes UDESC/CCT

Professor: Leandro Zvirtes UDESC/CCT Professor: Leandro Zvirtes UDESC/CCT A Gerência da Qualidade possibilita a empresa dirigir seus esforços para: Melhorar de modo contínuo o seu desempenho organizacional Alcançar vantagens competitivas

Leia mais

PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO ACH1113. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. ACH113 Princípios de Administração

PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO ACH1113. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. ACH113 Princípios de Administração PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO ACH1113 Profa. Sylmara Gonçalves Dias Escola da qualidade e Administração participativa Agenda Afinal, o que é qualidade? A evolução do conceito Entendendo Escola da Qualidade

Leia mais

Qualidade de Software

Qualidade de Software Qualidade de Software Prof. Sam da Silva Devincenzi sam.devincenzi@gmail.com Com o surgimento da Revolução Industrial, a produção em massa de bens manufaturados se tornou possível através da divisão do

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Novas Abordagens da Administração Soluções Emergentes - Parte 4. Prof. Fábio Arruda

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Novas Abordagens da Administração Soluções Emergentes - Parte 4. Prof. Fábio Arruda ADMINISTRAÇÃO GERAL Soluções Emergentes - Parte 4 Prof. Fábio Arruda ***Just In Time é um sistema de administração da produçãoque determina que tudo deve ser produzido, transportado ou comprado na hora

Leia mais

Código de Hamurabi (2150 a.c)

Código de Hamurabi (2150 a.c) Profª Esp. Mônica Suely G. de Araujo Código de Hamurabi (2150 a.c) Se um construtor negociasse um imóvel que não fosse sólido o suficiente para atender a sua finalidade e desabasse, o construtor seria

Leia mais

Histórico da Gestão da Qualidade Conceito de Qualidade. Prof.ª Karla Handressa Castro de Oliveira

Histórico da Gestão da Qualidade Conceito de Qualidade. Prof.ª Karla Handressa Castro de Oliveira Histórico da Gestão da Qualidade Conceito de Qualidade Prof.ª Karla Handressa Castro de Oliveira Histórico Sempre houve a preocupação para se controlar a qualidade dos produtos. Antes mesmo do período

Leia mais

Prof. Carlos Xavier

Prof. Carlos Xavier INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS Lista de exercícios Qualidade - teorias e visão geral 1. (CESPE/Anatel/Técnico Administrativo/2014) Originalmente tratado sob os enfoques de resultados

Leia mais

Engenharia da Qualidade. Unidade 3 Inspeção por Amostragem para Aceitação Prof. Luciana Rosa Leite

Engenharia da Qualidade. Unidade 3 Inspeção por Amostragem para Aceitação Prof. Luciana Rosa Leite Engenharia da Qualidade Unidade 3 Inspeção por Amostragem para Aceitação Prof. Luciana Rosa Leite Conteúdo da Unidade 3.1 Inspeção da Qualidade 3.2 Riscos e parâmetros 3.3 Tipos de amostragem 3.4 Planos

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Gestão da Qualidade. Ciclo PDCA. Prof. Fábio Arruda

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Gestão da Qualidade. Ciclo PDCA. Prof. Fábio Arruda ADMINISTRAÇÃO GERAL Gestão da Qualidade Prof. Fábio Arruda O O teve origem na década de 1920, com Shewhart, nos Estados Unidos, mas tornou-se conhecido como ciclo de Deming a partir de 1950, no Japão.

Leia mais

Políticas de Qualidade em TI

Políticas de Qualidade em TI Políticas de Qualidade em TI Aula 01 - Conceitos Iniciais Prof. www.edilms.eti.br edilms@yahoo.com Agenda História. Definindo a qualidade, Qualidade Total. Os pilares da qualidade de software. Custos da

Leia mais

Gerência da qualidade

Gerência da qualidade Gerência da qualidade Abordagens da Qualidade - Opções - Abordagem baseada em Manufatura: considera a qualidade como sendo conformidade com as especificações. Foco no processo produtivo. - Abordagem baseada

Leia mais

GURUS DA QUALIDADE TOTAL. UM PARALELO DE SUAS CONTRIBUIÇÕES COM A ABORDAGEM SISTÊMICA DAS ORGANIZAÇÕES.

GURUS DA QUALIDADE TOTAL. UM PARALELO DE SUAS CONTRIBUIÇÕES COM A ABORDAGEM SISTÊMICA DAS ORGANIZAÇÕES. GURUS DA QUALIDADE TOTAL. UM PARALELO DE SUAS CONTRIBUIÇÕES COM A ABORDAGEM SISTÊMICA DAS ORGANIZAÇÕES. ARMAND V. FEIGENBAUM Para Feigenbaum a Qualidade é uma filosofia de gestão e um compromisso com a

Leia mais

TP GESTÃO DA QUALIDADE. FABIANO OSCAR DROZDA

TP GESTÃO DA QUALIDADE. FABIANO OSCAR DROZDA TP 069 - GESTÃO DA QUALIDADE FABIANO OSCAR DROZDA fabiano.drozda@ufpr.br 1 David A Garvin Ph.D. em economia pelo M.I.T. em 1979, Garvin foi professor de Administração Empresarial em Harvard afirma que

Leia mais

Indicadores de Desempenho

Indicadores de Desempenho Indicadores de Desempenho 1 Conceito Características mensuráveis de processos, produtos ou serviços, utilizadas pela organização para acompanhar, avaliar e melhorar o seu desempenho. OS INDICADORES NECESSITAM

Leia mais

ENGENHARIA DA QUALIDADE A ENG AULA 1 APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA

ENGENHARIA DA QUALIDADE A ENG AULA 1 APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA ENGENHARIA DA QUALIDADE A ENG 09008 AULA 1 APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA PROFESSORES: CARLA SCHWENGBER TEN CATEN ROGÉRIO FEROLDI MIORANDO KARINA ROSSINI Objetivos da disciplina Permitir aos alunos o entendimento

Leia mais

Administração Estratégica

Administração Estratégica Administração Estratégica É o conjunto de decisões de longo prazo, que envolve o comprometimento de recursos organizacionais para ação concreta sobre o ambiente competitivo, visando o desempenho da organização

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Gestão da Qualidade Principais Teóricos da Qualidade. Prof. Fábio Arruda

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Gestão da Qualidade Principais Teóricos da Qualidade. Prof. Fábio Arruda ADMINISTRAÇÃO GERAL Prof. Fábio Arruda Walter Andrew Shewhart 1891 1967 Físico, engenheiro e estatístico estaduninense, conhecido como o "Pai do controle estatístico da qualidade". Foi consultor de várias

Leia mais

REVISITANDO A HISTÓRIA PARA COMPREENDER A EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE QUALIDADE TOTAL. Iniciação Científica

REVISITANDO A HISTÓRIA PARA COMPREENDER A EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE QUALIDADE TOTAL. Iniciação Científica REVISITANDO A HISTÓRIA PARA COMPREENDER A EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE QUALIDADE TOTAL Iniciação Científica Antônio Thiago Ignácio Velac 1 Thais Roth 2 Resumo É evidenciada atualmente no cenário mundial a busca

Leia mais

CURSO: BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Professor ADERSON Castro, Me. MATERIAL DIDÁTICO 1º.sem/2013.

CURSO: BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Professor ADERSON Castro, Me. MATERIAL DIDÁTICO 1º.sem/2013. BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Disciplina: QUALIDADE EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CURSO: BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Professor ADERSON Castro, Me. MATERIAL DIDÁTICO 1º.sem/2013. Fonte:

Leia mais

Prof- Daciane de Oliveira Silva.

Prof- Daciane de Oliveira Silva. Prof- Daciane de Oliveira Silva dacianesilva@yahoo.com.br http://daciane.wordpress.com Como os produtos e serviços são fornecidos aos clientes? Através de um sistema. Por Sistema entende-se um conjunto

Leia mais

ISO 9001: Abordagem de processo

ISO 9001: Abordagem de processo ISO 9001:2008 0.2. Abordagem de processo Apesar dos requisitos da ISO 9001 propriamente ditos só começarem no item 4 da norma, o item 0.2 Abordagem de processo, é uma exigência básica para a aplicação

Leia mais

CAPÍTULO 2 CONCEITOS BÁSICOS DA QUALIDADE INDUSTRIAL

CAPÍTULO 2 CONCEITOS BÁSICOS DA QUALIDADE INDUSTRIAL CAPÍTULO 2 CONCEITOS BÁSICOS DA QUALIDADE INDUSTRIAL OS PRIMÓRDIOS DA QUALIDADE Egípcio Imhotep (pai do controle do processo antigo): OBEDIÊNCIA A PADRÕES ERA A CHAVE PARA A QUALIDADE DO PRODUTO FINAL

Leia mais

Faculdade de Imperatriz FACIMP

Faculdade de Imperatriz FACIMP Faculdade de Imperatriz FACIMP Disciplina: Controle de Qualidade de Medicamentos Prof. Dr. Paulo Roberto da Silva Ribeiro 5 o Período de Farmácia e Bioquímica 1 o Semestre de 2007 Prof. Dr. Paulo Roberto

Leia mais

Gestão de Processos Introdução Aula 1. Professor: Osmar A. Machado

Gestão de Processos Introdução Aula 1. Professor: Osmar A. Machado Gestão de Processos Introdução Aula 1 Professor: Osmar A. Machado Algumas definições de processos Todo trabalho importante realizado nas empresas faz parte de algum processo. Não existe um produto ou serviço

Leia mais

GERENCIAMENTO DA QUALIDADE DO PROJETO

GERENCIAMENTO DA QUALIDADE DO PROJETO GERENCIAMENTO DA QUALIDADE DO PROJETO Planejar a Qualidade O gerenciamento da qualidade do projeto inclui os processos e as atividades da organização executora que determinam as políticas de qualidade,

Leia mais

TQM Total Quality Management

TQM Total Quality Management TQM Total Quality Management Professor: Leandro Zvirtes UDESC/CCT O que é TQM? Administração da Qualidade Total total quality management (TQM) Pode ser visto como uma extensão lógica da maneira como a

Leia mais

Introdução ao CEP- Controle Estatístico de Processo

Introdução ao CEP- Controle Estatístico de Processo Introdução ao CEP- Controle Estatístico de Processo Prof. José Carlos de Toledo GEPEQ Grupo de Estudo e Pesquisa em Qualidade DEP- UFSCar 1. A METODOLOGIA DO CONTROLE DA QUALIDADE E O CEP O controle da

Leia mais

GESTÃO DA QUALIDADE. Aula 7 ISO 9.000

GESTÃO DA QUALIDADE. Aula 7 ISO 9.000 GESTÃO DA QUALIDADE Aula 7 ISO 9.000 ISO International Organization for Standardization CONCEITO A expressão ISO 9000 designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade

Leia mais

Prof. Linduarte Vieira da Silva Filho

Prof. Linduarte Vieira da Silva Filho Unidade II SISTEMA DE QUALIDADE Prof. Linduarte Vieira da Silva Filho Sistemas e Ferramentas de Gestão da Qualidade Estudaremos neste módulo técnicas e metodologias trabalhadas na área da administração

Leia mais

Produção artesanal - Até final do século XIX

Produção artesanal - Até final do século XIX AULA 10 Historia da Qualidade Produção artesanal - Até final do século XIX Artesão Domínio completo de todo o ciclo de produção, da concepção até o pós venda Foco na qualidade do produto e não do processo

Leia mais

Supply Chain. Inspiring consumer goods sector by everis

Supply Chain. Inspiring consumer goods sector by everis Supply Chain Inspiring consumer goods sector by everis Cadeia de suprimentos (CS): Somos capazes de fornecer serviços e soluções importantes em todas as etapas do ciclo de vida de um produto. Para melhorarmos

Leia mais

Gerenciamento da Qualidade do Projeto (PMBoK 5ª ed.)

Gerenciamento da Qualidade do Projeto (PMBoK 5ª ed.) Gerenciamento da Qualidade do Projeto (PMBoK 5ª ed.) Os projetos buscam sempre ter qualidade para atender à demanda do cliente. O gerenciamento da qualidade do projeto inclui os processos e as atividades

Leia mais

Controle de Qualidade

Controle de Qualidade Controle de Qualidade Lupércio França Bessegato Dep. Estatística/UFJF Roteiro 1. Qualidade na Empresa 2. Gestão da Qualidade 3. Métodos Estatísticos em Controle de Processos 4. Cartas de Controle Univariadas

Leia mais

QUALIDADE TOTAL: OS PRINCÍPIOS DE DEMING EM UMA MULTINACIONAL

QUALIDADE TOTAL: OS PRINCÍPIOS DE DEMING EM UMA MULTINACIONAL João Pessoa/PB, Brasil, de 03 a 06 de outubro de 2016 QUALIDADE TOTAL: OS PRINCÍPIOS DE DEMING EM UMA MULTINACIONAL Antonio Suerlilton Barbosa da Silva (FEPI ) suerlilton@hotmailcom Andressa Carolina Fernandes

Leia mais

Ação Preventiva Ação para eliminar a causa de um potencial não-conformidade ou outra situação potencialmente indesejável.

Ação Preventiva Ação para eliminar a causa de um potencial não-conformidade ou outra situação potencialmente indesejável. A Ação Corretiva Ação para eliminar a causa de uma não-conformidade identificada ou outra situação indesejável. Ação Preventiva Ação para eliminar a causa de um potencial não-conformidade ou outra situação

Leia mais

Estágio II. Aula 01 Qualidade de Software. Prof. MSc. Fred Viana

Estágio II. Aula 01 Qualidade de Software. Prof. MSc. Fred Viana Estágio II Aula 01 Qualidade de Software Prof. MSc. Fred Viana Agenda Qualidade de Software Definições Dimensões Qualidade e Produtividade Por que testar um software Definições de Teste Motivação Por que

Leia mais

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos Controle da Qualidade Total (CQT) Histórico Pré-história * Rebuscar ferramentas de caça Idade Média * Guildas - instituíam punições para os membros que produziam produtos de qualidade inferior; * Reis

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO PARTICIPATIVA

ADMINISTRAÇÃO PARTICIPATIVA ADMINISTRAÇÃO PARTICIPATIVA 1.HISTÓRICO A Administração Participativa é uma das ideias mais antigas da administração. Ela nasceu na Grécia com a invenção da democracia. Continua a ser uma ideia moderna,

Leia mais

Elementos de Gestão na Produção Rural

Elementos de Gestão na Produção Rural Elementos de Gestão na Produção Rural Manter um empreendimento comercial no mercado tem se tornado cada vez mais desafiador. E isso é perfeitamente compreensivo, já que hoje temos muito mais acesso as

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS Unidades 06 Recebimento de materiais Conceito de qualidade Padrões de qualidade Inspeção de qualidade Recebimento quantitativo Procedimentos operacionais

Leia mais

Introdução à Qualidade

Introdução à Qualidade Universidade Católica de Pelotas Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Disciplina de Qualidade de Software Introdução à Qualidade Prof. Luthiano Venecian venecian@ucpel.tche.br http://olaria.ucpel.tche.br/venecian

Leia mais

MÓDULO 4 A ênfase no cliente

MÓDULO 4 A ênfase no cliente MÓDULO 4 A ênfase no cliente O conceito de qualidade confere ao cliente um grau de importância que o transforma no referencial básico de toda a estrutura da Qualidade Total. Como se pode facilmente imaginar,

Leia mais

TP GESTÃO DA QUALIDADE. FABIANO OSCAR DROZDA

TP GESTÃO DA QUALIDADE. FABIANO OSCAR DROZDA TP 069 - GESTÃO DA QUALIDADE FABIANO OSCAR DROZDA fabiano.drozda@ufpr.br extrínseca estruturada AULA 03 GURUS DA QUALIDADE Os gurus da qualidade Foram muitos os teóricos que ajudaram a construir a área

Leia mais

AULA 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS

AULA 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS AULA 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS Gestão de Projetos O que é um Projeto? O que é Gerência de Projeto? O que é um Projeto? Um empreendimento único e não-repetitivo, de duração determinada, formalmente organizado

Leia mais

Gerencial Industrial ISO 9000

Gerencial Industrial ISO 9000 Gerencial Industrial ISO 9000 Objetivo: TER UMA VISÃO GERAL DO UM SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE: PADRÃO ISO 9000 Qualidade de Processo Qualidade do produto não se atinge de forma espontânea. A qualidade

Leia mais

GESTÃO DA MANUTENÇÃO

GESTÃO DA MANUTENÇÃO Na manutenção moderna, é extremamente necessário pensar e agir estrategicamente, para que a atividade de manutenção se integre de maneira eficaz ao processo produtivo contribuindo, efetivamente, para que

Leia mais

GESTÃO EM SAÚDE. Teorias da Administração. Renata Loretti Ribeiro - Enfermeira

GESTÃO EM SAÚDE. Teorias da Administração. Renata Loretti Ribeiro - Enfermeira 1 GESTÃO EM SAÚDE Teorias da Administração - 2 DEFINIÇÕES GESTÃO - engloba pessoas, processos e planejamento. ADMINISTRAÇÃO - finanças, contabilidade e mercado. 3 DEFINIÇÕES O conceito de administração

Leia mais

Professor Roberto César. O que é qualidade?

Professor Roberto César. O que é qualidade? O que é qualidade? O que é qualidade? Século XX até o início dos anos 50 Sinônimo de perfeição técnica Década de 50 - Juran Satisfação do cliente quanto a adequação do cliente ao uso Feugenbaum (1986)

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA. Controle de Qualidade no Laboratório de Análises Clínicas

CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA. Controle de Qualidade no Laboratório de Análises Clínicas CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA Controle de Qualidade no Laboratório de Análises Clínicas Profa. Dra. Ângela Líbia M. P. Cardoso www.ufam.edu.br angelalibia@gmail.com Fone: 9254 6673 02 QUALIDADE NO LAC

Leia mais

Universidade Federal de Campina Grande Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido Unidade Acadêmica de Tecnologia do Desenvolvimento

Universidade Federal de Campina Grande Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido Unidade Acadêmica de Tecnologia do Desenvolvimento Engenharia de Produção Gestão da Qualidade Profº.: João Pereira Leite Universidade Federal de Campina Grande Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido Unidade Acadêmica de Tecnologia do Desenvolvimento

Leia mais

Gestão da Qualidade 1

Gestão da Qualidade 1 Gestão da Qualidade 1 Gestão da Qualidade Total (TQM) 2 QUALIDADE TOTAL GARANTIA DA QUALIDADE CONTROLE DA QUALIDADE INSPEÇÃO PROCESSO PREVENÇÃO PESSOAS 3 Oito princípios de Gestão da Qualidade Foco no

Leia mais

VALORES Ética Parceria Inovação Excelência

VALORES Ética Parceria Inovação Excelência MISSÃO Incentivar e disseminar o uso de modelos sistêmicos para gerenciamento de processos e gestão organizacional, através da sensibilização, capacitação e reconhecendo os melhores desempenhos do Estado

Leia mais

MAE0532 CONTROLE ESTATÍSTICO DE QUALIDADE 01/08/13

MAE0532 CONTROLE ESTATÍSTICO DE QUALIDADE 01/08/13 MAE0532 CONTROLE ESTATÍSTICO DE QUALIDADE 01/08/13 1. MELHORIA DA QUALIDADE 1.1. O significado da qualidade e da melhoria da qualidade Há várias definições para qualidade. Informalmente, qualidade é algo

Leia mais

Unidade 3 Inspeção para aceitação. Prof a. Dr a. Luciana Leite

Unidade 3 Inspeção para aceitação. Prof a. Dr a. Luciana Leite Unidade 3 Inspeção para aceitação Prof a. Dr a. Luciana Leite Conteúdo 3.1 Inspeção da Qualidade 3.2 Riscos e parâmetros 3.3 Tipos de amostragem 3.4 Planos de amostragem 3.5 Inspeção Retificadora Inspeção

Leia mais

Engenharia da Qualidade I Aula 3

Engenharia da Qualidade I Aula 3 Engenharia da Qualidade I Aula 3 A Gestão pela Qualidade Total Prof. Geronimo Virginio Tagliaferro Visão sistêmica de processos Os processos de uma empresa são genericamente classificados como processos

Leia mais

GESTÃO PELA QUALIDADE TOTAL (TQM)

GESTÃO PELA QUALIDADE TOTAL (TQM) GESTÃO PELA QUALIDADE TOTAL (TQM) TOTAL QUALITY MANAGEMENT (TQM) Evolução da Qualidade 2 1 1ª Etapa -Inspecção Surge com a Revolução Industrial, com a passagem de uma economia predominante agrícola para

Leia mais

FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas. Módulo: Gestão da Qualidade. Profa. Maria do Carmo Calado

FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas. Módulo: Gestão da Qualidade. Profa. Maria do Carmo Calado FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo: Gestão da Qualidade Profa. Maria do Carmo Calado Aula 2 A Era da Qualidade Total Objetivos: Possibilitar a compreensão das características, princípios

Leia mais

PPCP Controle da Qualidade Total TQC (Total Quality Control)

PPCP Controle da Qualidade Total TQC (Total Quality Control) PPCP Controle da Qualidade Total TQC (Total Quality Control) Prof. Nilton Ferruzzi 1 CNCEITS DE QUALIDADE - W. EDWARDS DEMING Reconhecido mundialmente como o grande promotor do Controle da Qualidade no

Leia mais

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR TÉCNICO EM QUALIDADE NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR TÉCNICO EM QUALIDADE NA MODALIDADE A DISTÂNCIA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR TÉCNICO EM QUALIDADE NA MODALIDADE A DISTÂNCIA DC 4020 04/10/2013 Rev. 01 1. Dados Legais Autorizado pelo Parecer 277 de 18/09/2007, Decreto 748 Publicado D.O 18.236 de 26/10/07.

Leia mais

AULA 02 Qualidade em TI

AULA 02 Qualidade em TI Bacharelado em Sistema de Informação Qualidade em TI Prof. Aderson Castro, Me. AULA 02 Qualidade em TI Prof. Adm. Aderson Castro, Me. Contatos: adersoneto@yahoo.com.br 1 Qualidade de Processo A Série ISO

Leia mais

GOP. Professor: Flávio Fernandes UNIP Administração Capítulo 20. Livro Base: SLACK, Nigel e outros. Administração da Produção. São Paulo: Atlas, 2009.

GOP. Professor: Flávio Fernandes UNIP Administração Capítulo 20. Livro Base: SLACK, Nigel e outros. Administração da Produção. São Paulo: Atlas, 2009. GOP Professor: Flávio Fernandes UNIP Administração Capítulo 20 Livro Base: SLACK, Nigel e outros. Administração da Produção. São Paulo: Atlas, 2009. Flávio Fernandes capítulo 20 1 Cap. 20 ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

CES-32 e CE-230 Qualidade, Confiabilidade e Segurança de Software. Histórico e Introdução a Qualidade. CURSO DE GRADUAÇÃO e DE PÓS-GRADUAÇÃO DO ITA

CES-32 e CE-230 Qualidade, Confiabilidade e Segurança de Software. Histórico e Introdução a Qualidade. CURSO DE GRADUAÇÃO e DE PÓS-GRADUAÇÃO DO ITA CURSO DE GRADUAÇÃO e DE PÓS-GRADUAÇÃO DO ITA 2º SEMESTRE 2002 CES-32 e CE-230 Qualidade, Confiabilidade e Segurança de Software Prof. Dr. Adilson Marques da Cunha Histórico e Introdução a Qualidade CES-32

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO 22/02/ HISTÓRICO NOVOS MODELOS GERENCIAIS ADMINISTRAÇÃO JAPONESA

ADMINISTRAÇÃO 22/02/ HISTÓRICO NOVOS MODELOS GERENCIAIS ADMINISTRAÇÃO JAPONESA ADMINISTRAÇÃO 1.HISTÓRICO A Administração Participativa é uma das idéias mais antigas da administração. Ela nasceu na Grécia com a invenção da democracia. Continua a ser uma idéia moderna, que integra

Leia mais

Administração das Operações Produtivas

Administração das Operações Produtivas Administração das Operações Produtivas MÓDULO 14: A VISÃO DA QUALIDADE, DOS SISTEMAS E DOS MELHORAMENTOS Mesmo tendo sido acabado todo o projeto do produto e do processo, resta a atividade contínua do

Leia mais

GESTÃO E QUALIDADE DE PROJETOS ESTRUTURAIS AULA 02

GESTÃO E QUALIDADE DE PROJETOS ESTRUTURAIS AULA 02 GESTÃO E QUALIDADE DE PROJETOS ESTRUTURAIS AULA 02 Qualidade Conceitos gerais Qualidade do projeto estrutural (NBR6118) O que é qualidade? É um instrumento de gestão Não existe um kit-qualidade É uma disciplina

Leia mais

Processo Organizacional

Processo Organizacional Processo Organizacional Direção Processo de trabalhar com pessoas para possibilitar a realização de objetivos. Representa a implantação daquilo que foi planejado e organizado: dinamiza a empresa, faz as

Leia mais

MÓDULO 9 Custos e desperdícios de (não) ter Qualidade

MÓDULO 9 Custos e desperdícios de (não) ter Qualidade MÓDULO 9 Custos e desperdícios de (não) ter Qualidade Quando se diz que um produto tem qualidade fica subentendido, muitas vezes, que se trata de um produto com alto valor agregado, ou seja, um produto

Leia mais

Agenda da Aula. Melhoria do Processo de Software. Por que melhorar o processo? De onde veio a idéia? Qualidade do Produto. Qualidade de Software

Agenda da Aula. Melhoria do Processo de Software. Por que melhorar o processo? De onde veio a idéia? Qualidade do Produto. Qualidade de Software Engenharia de Software Aula 20 Agenda da Aula Melhoria do Processo de Software Eduardo Figueiredo http://www.dcc.ufmg.br/~figueiredo dcc603@gmail.com 16 Maio 2012 Melhoria de Processo Medição Análise Mudança

Leia mais

Gestão da Tecnologia da Informação

Gestão da Tecnologia da Informação TLCne-051027-P0 Gestão da Tecnologia da Informação Disciplina: Governança de TI São Paulo, Agosto de 2012 0 Sumário TLCne-051027-P1 Conteúdo desta Aula Continuação do Domínio de Processos PO (PO4, PO5

Leia mais

QUALIDADE DE SOFTWARE VISÃO GERAL

QUALIDADE DE SOFTWARE VISÃO GERAL QUALIDADE DE SOFTWARE VISÃO GERAL Profa. Andrea Padovan Jubileu Engenharia de Software Processo de Software ISO/IEC 12207 Segundo a IEEE 1 : (1) A aplicação de uma abordagem sistemática, disciplinada e

Leia mais

Administração. Ciclo PDCA. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Ciclo PDCA. Professor Rafael Ravazolo. Administração Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX CICLO PDCA O é composto por um conjunto de ações em sequência, dada pela ordem estabelecida pelas letras que

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA CERTIFICAÇÃO OCUPACIONAL

APRESENTAÇÃO DA CERTIFICAÇÃO OCUPACIONAL APRESENTAÇÃO DA CERTIFICAÇÃO OCUPACIONAL A Agência de Certificação Ocupacional (ACERT) é parte integrante da Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM) Centro de Modernização e Desenvolvimento da Administração

Leia mais

Elaboração: Professor José Silvino Filho Consultor de Projetos em Sistemas de Gestão da Qualidade e Documentação

Elaboração: Professor José Silvino Filho Consultor de Projetos em Sistemas de Gestão da Qualidade e Documentação Elaboração: Professor José Silvino Filho Consultor de Projetos em Sistemas de da Qualidade e Documentação e-mail: silvino.qualidade@gmail.com Telefone: (61) 3877-9576, 9631-3707 Sumário SGQ Princípios

Leia mais

PLANEJAMENTO E AGREGAÇÃO DE VALOR EM EMPREENDIMENTOS RURAIS

PLANEJAMENTO E AGREGAÇÃO DE VALOR EM EMPREENDIMENTOS RURAIS PLANEJAMENTO E AGREGAÇÃO DE VALOR EM EMPREENDIMENTOS RURAIS Profª Caroline P. Spanhol CONTEXTUALIZAÇÃO Necessidade de eficiência e eficácia; Competitividade A gerência do negócio assume grande importância,

Leia mais

Administração de Projetos

Administração de Projetos Administração de Projetos gerenciamento da integração Prof. Robson Almeida Antes, uma breve revisão Processos de Iniciação Iniciação Iniciação Escopo do Projeto Planejamento Iniciação Processos de Planejamento

Leia mais

Definição / Abordagem de Processos

Definição / Abordagem de Processos Definição / Abordagem de Processos Ao longo da história dos processos produtivos e administrativos, as organizações têm crescido em tamanho, complexidade e requisitos. Para assegurar a qualidade, a eficácia

Leia mais

Produtividade com Qualidade nos Serviços Contábeis. Valdir Massucatti. Contador. Advogado. Msc. em Administração e Empresário.

Produtividade com Qualidade nos Serviços Contábeis. Valdir Massucatti. Contador. Advogado. Msc. em Administração e Empresário. Produtividade com Qualidade nos Serviços Contábeis Valdir Massucatti. Contador. Advogado. Msc. em Administração e Empresário. DESAFIOS Competitividade Clientes Exigentes Legislação Tecnologia Inovação

Leia mais

Especialidade em Ativos

Especialidade em Ativos Especialidade em Ativos Calibração Conformidade Metrológica Metrologia é a Ciência da Medida Uma reputação de qualidade é um dos bens de mais alto valor de uma empresa. A grande importância de uma alta

Leia mais

Estrutura. Gestão da Qualidade. O que é Qualidade para você? Evolução do conceito de Qualidade. Origem da qualidade.

Estrutura. Gestão da Qualidade. O que é Qualidade para você? Evolução do conceito de Qualidade. Origem da qualidade. Estrutura Origem da qualidade O que é qualidade Dimensões da qualidade Desenvolvimento a prática de qualidade Avaliação final Eduardo Guilherme Satolo 1 2 O que é para você? ACESSAR www.menti.com Code

Leia mais

FERRAMENTAS DE MELHORIA CONTÍNUA TQC; PDCA

FERRAMENTAS DE MELHORIA CONTÍNUA TQC; PDCA FERRAMENTAS DE MELHORIA CONTÍNUA TQC; PDCA TQC Definições e Conceitos TQC - Total Quality Control Qualidade Total) (Controle de O TQC não é a qualidade, mas um sistema de gerenciamento que permite chegar

Leia mais