CÁLCULO DAS CARACTERÍSTICAS DE CABOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CÁLCULO DAS CARACTERÍSTICAS DE CABOS"

Transcrição

1 CÁLCULO DAS CARACTERÍSTICAS DE CABOS Relatório Intercalar PARA CONSTRUÇÃO DE MODELOS DE LINHA BOLSA DE INTEGRAÇÃO À INVESTIGAÇÃO MESTRADO INTEGRADO EM ENGENHARIA ELECTROTÉCNICA E DE COMPUTADORES Victor Veloso Paulo Félix

2 2 Índice 1. Introdução Linha aérea de média tensão Características da linha Cálculos dos parâmetros da linha Rede subterrânea de média tensão Características da rede Cálculos dos parâmetros da rede Lista do material a encomendar Conclusão Referências... 11

3 3 1. Introdução No âmbito de uma bolsa de integração à investigação pretendeu-se desenvolver dois modelos de linhas eléctricas para se poder realizar testes na área de sistemas de protecção. Um modelo de linha representerá uma linha aérea de média tensão, isto é, a 15 kv com comprimento total de 20 km. O segundo modelo representerá uma linha subterrânea também de média tensão com comprimento total de 10 km. Para podermos começar a construir estes modelos numa oficina da feup tivemos primeiro que calcular os parâmetros das linhas reais, isto é, as resistências, as indutâncias e as capacidades destas linhas. Para isso, foram utilizados os valores disponibilizados pela empresa Solidal bem como as fórmulas utilizadas na unidade curricular Sistema Eléctricos de Energia. A seguir apresentam-se a justificação bem como os detalhes relevantes para a escolha e a determinação dos diferentes parâmetros. Após ter determinado os diferentes parâmetros, irão ser encomendados os materiais necessários (resistências, condensadores, indutâncias bem como caixas de plástico) para iniciar a construção dos modelos de linhas. 2. Linha aérea de média tensão Nesta parte do relatório iremos apresentar os diferentes passos para determinar os parâmetros da linha aérea Características da linha Esta linha aérea de média tensão [15kV] terá um comprimento total de 20 km. Os condutores serão de alumínio com alma de aço para melhorar a resistência mecânica dos mesmos. Pois, é claramente o material mais utilizado para linhas aéreas devido ao seu baixo peso e menor custo.

4 4 Foi escolhida como disposição dos condutores a disposição em toalha horizontal transposta com 1 condutor por fase. Só se utilizam feixes de condutores por fase para tensões superiores a 220kV porque quanto maior o campo eléctrico maior a possibilidade de ocorrência do efeito coroa. Figura.1 - Disposição de condutores em toalha horizontal transposta A distância D entre condutores considerada é de 1 metro, pois pareceu-nos suficiente e plausível. Quanto a secção dos condutores foi-nos aconselhado pelo orientador da bolsa escolher uma secção de. Finalmente podemos salientar que o modelo irá representar a linha no seu modelo equivalente em π pelo que teremos de ter em atenção que a capacidade é dividida em 2 neste modelo matemático. Consultando o catálogo da Solidal e tendo em conta todas as características atrás referidas foi escolhido o cabo de alumínio-aço (ACSR) de normas de fabrico EDP DMA-C34-120/E e CEI 1089 de com 6 fios de alumínio e 1 fio de aço Cálculos dos parâmetros da linha A seguir serão apresentados os detalhes dos cálculos efectuados para obtermos os diferentes parâmetros da linha. Primeiro foi calculado o parâmetro mais importante numa linha deste tipo, ou seja, a indutância. Considerando as características todas do cabo anteriormente referidas sabe-se que a indutância é calculada da seguinte maneira:

5 5 Em que representa a permeabilidade magnética do vazio, a distância entre fases e R o raio de cada condutor (em metros). Do catálogo da Solidal observa-se que para o cabo escolhido o diâmetro do mesmo é, por isso, o raio do condutor é A linha considerada tem comprimento total de 20 km logo a indutância terá como valor: A seguir foi calculada a resistência do cabo para uma temperatura de. Sabendo que para uma temperatura ambiental igual a a resistência eléctrica máxima do cabo é temos que: Onde representa o coeficiente de variação de resistividade a 20 para o alumínio, e. Substituindo na expressão temos: Sendo a linha de comprimento total 20 km temos que: Finalmente falta calcular a capacidade da linha que iremos considerar sem influência da terra pelo que temos que utilizar a seguinte expressão:

6 6 Onde representa a média geométrica da distância entre fases e é iguala: representa a média geométrica da distância entre raios e é igual a: E finalmente vazio. represente a permissividade eléctrica do Substituindo na expressão temos que: Sendo a linha de comprimento total 20 km temos finalmente que: Sendo o nosso modelo de linha o esquema equivalente em π da linha real temos como novo valor para a capacidade: 3. Rede subterrânea de média tensão Será agora modelizada uma rede subterrânea de média tensão com as características seguintes.

7 Características da rede Esta rede de média tensão [15 kv] terá um comprimento total de 10 km. Os condutores serão de alumínio porque tendo um peso menor do que o cobre. A secção escolhida foi devido ao seu uso na EDP para cabos desta natureza. Como montagem subterrânea dos cabos foi escolhida a montagem em esteira: a a b b Figura.2 - Disposição dos condutores em esteira Após consulta do catálogo disponibilizado pela Solidal escolheu-se o cabo monopolar LXHIV de para tensões de 8,7/15 kv. Este cabo possui uma alma condutora de alumínio, é isolado em PEX, tem blindagem bem como bainha exterior em PVC Cálculos dos parâmetros da rede A seguir apresentam-se os cálculos para obter os diferentes parâmetros do cabo escolhido. Primeiro calculou-se a indutância, tendo em conta que numa canalização simétrica formada por condutores não magnéticos, o coeficiente de auto-indução aparente médio é igual para todos os condutores, sendo dado pela expressão: Sabendo que então consegue-se calcular o raio da alma condutora: Onde alma condutora e corresponde ao diâmetro da à média geométrica das distâncias entre eixos dos condutores. Por outro lado sabemos do catálogo que.

8 8 É aconselhado pelo distribuidor de energia deixar um espaço entre os cabos de pelos menos 10% do diâmetro do cabo, pelo que, admitimos que (ver figura 2.), logo teremos que. Substituindo na expressão anterior: Sendo a rede de comprimento total 10 km então: A seguir foi calculada a resistência do cabo para uma temperatura de. Sabemos que para uma temperatura ambiental igual a a resistência eléctrica máxima do cabo, em corrente contínua, é calculada da seguinte maneira: Os valores de para secções normalizadas e segundo a classe de flexibilidade da alma condutora, são fixados pela normalização portuguesa e internacional, assim temos no nosso caso que: Em corrente alternada a resistência é igual a: Em que é o coeficiente associado ao efeito pelicular e é o coeficiente associado ao efeito de proximidade.

9 9 O método de cálculo destes coeficientes pode ser encontrado na Publicação n 287 da CEI. No entanto, à frequência industrial (50Hz), podem ser desprezados aqueles dois efeitos (, para secções dentro das gamas seguintes: Tendo em conta que a secção do cabo escolhida é de então despreza-se o efeito dos coeficientes. A resistência linear de um condutor, em corrente alternada, pode ser calculada pela seguinte expressão: Substituindo: Sendo a rede de comprimento total 10 km temos que: Finalmente falta calcular o último parâmetro do cabo sendo ele a capacidade do mesmo. Para isso, utilizou-se a expressão seguinte considerando o cabo de campo radial: Em que permissividade relativa do dieléctrico, o PEX, raio da alma condutora e o raio sobre o invólucro isolante. Substituindo:

10 10 Logo para um comprimento total de 10 km da rede temos que: Sendo utilizado o modelo em pi para modelizar a rede: 4. Lista do material a encomendar Sendo cada modelo de linha representado por 3 fases, então teremos para cada fase que encomendar uma indutância mais uma resistência. Logo teremos no total que encomendar 6 indutâncias e 6 resistências. Tratando-se do modelo em pi cada modelo terá ligado a cada fase 2 capacidades, ou seja, no total iremos encomendar 12 capacidades. Fazendo um resumo das encomendas: Modelo de linha aérea Modelo de linha subterrânea 3 Indutâncias de 22 mh 3 Indutâncias de 4.6 mh 3 Resistências de Resistências de Capacidades de Capacidades de 0.85 Finalmente também se pretendeu encomendar duas novas resistências variáveis (de 0 a 4 pelo menos) de modo a garantir uma corrente máxima no circuito pretendido de: (abaixo dos 5 A admissíveis pelo TPU) quando as duas resistências variáveis estão no mínimo..

11 11 5. Conclusão Após ter calculado os parâmetros todos e feita uma lista, foi encomendado o material. Estando previsto uma duração de um mês antes de receber esse mesmo material, aguarda-se para começar a montar os modelos de linha na oficina da feup. Ficando quase concluída essa parte do plano de actividades no âmbito da bolsa de integração à investigação. 6. Referências [1] SOLIDAL Condutores Eléctricos, S.A. [Março 2001] - Guia Técnico, edição revista e actualizada. [2] Sistemas Eléctricos de Energia 2009/2010 Conteúdos.

Sistema Trifásico Constítuido por Cabos Monopolares

Sistema Trifásico Constítuido por Cabos Monopolares LEEC 00/00, istribição de Energia Sistema Trifásico Constítido por Cabos Monopolares ˆ Cabo monopolar ˆ Montagens em triânglo eqilátero: em trevo em esteira horizontal r b b alma condtora d d camada isolante

Leia mais

3 CONDUTORES ELÉCTRICOS

3 CONDUTORES ELÉCTRICOS 3 CONDUTORES ELÉCTRICOS 3.1 CONDUTORES ELÉCTRICOS METAIS MAIS USADOS EM CONDUTORES ELÉCTRICOS Os metais mais usados como condutores em cabos eléctricos são o Cobre e o Alumínio. 3.1.1 COBRE O Cobre é obtido

Leia mais

Parâmetros das linhas de transmissão

Parâmetros das linhas de transmissão Parâmetros das linhas de transmissão Parâmetros das linhas de transmissão Resistencia (R) Dissipação de potência ativa devido à passagem de corrente Condutância (G) Representação de correntes de fuga através

Leia mais

Instalações Eléctricas: 1ª parte - Cabos e Linhas

Instalações Eléctricas: 1ª parte - Cabos e Linhas Instalações Eléctricas: 1ª parte - Cabos e Linhas Prof. Pinto de Sá 3ª lição de CABOS: Dissipação térmica e Dimensionamento 8-3-006 3ª lição teórica Cabos -Regime estacionário: método de Neher- McGrath

Leia mais

FEUP 4º ano LEEC Produção e Transporte de Energia I Enunciados de Problemas sobre Cálculo Mecânico Ano Lectivo de 2005/06

FEUP 4º ano LEEC Produção e Transporte de Energia I Enunciados de Problemas sobre Cálculo Mecânico Ano Lectivo de 2005/06 FEUP 4º ano LEEC Produção e Transporte de Energia I Enunciados de Problemas sobre Cálculo Mecânico Ano Lectivo de 2005/06 Problema 1 Uma linha aérea a 150 KV está implantada numa zona costeira, sendo as

Leia mais

SISTEMAS ELÉCTRICOS DE ENERGIA I Funcionamento das linhas aéreas. Porquê? Agora que eu sabia...

SISTEMAS ELÉCTRICOS DE ENERGIA I Funcionamento das linhas aéreas. Porquê? Agora que eu sabia... E ENERGIA I Parâmetros das linhas Resistência linear R = ρ S ' Isto já eu aprendi! Parece-me é que falta ol mas S S ρ ρ S secção efectiva ou equivalente S - secção real do condutor Porquê? Agora que eu

Leia mais

ONDAS E LINHAS DE TRANSMISSÃO

ONDAS E LINHAS DE TRANSMISSÃO ONDAS E LINHAS DE TRANSMISSÃO Prof. Pierre Vilar Dantas Turma: 0092-A Horário: 5N ENCONTRO DE 26/04/2018 1 Linhas de Transmissão 2 Circuito de telecomunicações Na sua forma mais elementar, um circuito

Leia mais

Cabos nus de alumínio para eletrificação rural

Cabos nus de alumínio para eletrificação rural Cabos nus de alumínio para eletrificação rural Introdução Este catálogo apresenta os cabos nus de alumínio (CA) e alumínio com alma de aço (CAA), de fabricação Prysmian, nas bitolas padronizadas para distribuição

Leia mais

η= = VALORES NOMINAIS DOS MOTORES POTÊNCIA CORRENTE (A) NO EIXO ABSORVIDA FP η (220 V) (CV) DA REDE (KW)

η= = VALORES NOMINAIS DOS MOTORES POTÊNCIA CORRENTE (A) NO EIXO ABSORVIDA FP η (220 V) (CV) DA REDE (KW) (c) Rendimento É a relação entre a potência fornecida ao eixo e a potência elétrica de entrada, ou seja, (Veja Tabela 3), P P util η= = total P P mecanica eletrica (d) Fator de potência Relação entre a

Leia mais

I. Fatores a serem considerados durante o Projeto

I. Fatores a serem considerados durante o Projeto I. Fatores a serem considerados durante o Projeto 1. Adaptação do projeto ao meio ambiente; 2. Escolha do nível de tensão; 3. Seleção dos condutores fase (tipo e tamanho); 4. Seleção dos cabos pára-raios;

Leia mais

Cabos Condutores. Verônica Rodrigues Fernanda Posy Luis Felipe Nogueira Douglas Toledo Ana Carolina Alves Artur Coutinho

Cabos Condutores. Verônica Rodrigues Fernanda Posy Luis Felipe Nogueira Douglas Toledo Ana Carolina Alves Artur Coutinho Cabos Condutores - Verônica Rodrigues Fernanda Posy Luis Felipe Nogueira Douglas Toledo Ana Carolina Alves Artur Coutinho Cabos Condutores Aéreos Características importantes nos condutores Carga de Ruptura;

Leia mais

INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO CARACTERÍSTICAS DOS MATERIAIS CONDUTORES CARACTERÍSTICAS DOS MATERIAIS CONDUTORES Variação da resistividade com a temperatura e a frequência. o A segunda lei

Leia mais

Duração do exame: 2:30h Leia o enunciado com atenção. Justifique todas as respostas. Identifique e numere todas as folhas da prova.

Duração do exame: 2:30h Leia o enunciado com atenção. Justifique todas as respostas. Identifique e numere todas as folhas da prova. Duração do exame: :3h Leia o enunciado com atenção. Justifique todas as respostas. Identifique e numere todas as folhas da prova. Problema Licenciatura em Engenharia e Arquitetura Naval Mestrado Integrado

Leia mais

Linha de transmissão

Linha de transmissão Linha de transmissão Um troço elementar de uma linha de transmissão (par simétrico ou cabo coaxial) com comprimento dz pode ser modelado por um circuito: I(z) Ldz Rdz I(z+dz) Parâmetros primários: R [Ω

Leia mais

SISTEMAS ELÉCTRICOS DE ENERGIA I. Linhas de Transmissão

SISTEMAS ELÉCTRICOS DE ENERGIA I. Linhas de Transmissão Linhas de Transmissão José Rui Ferreira 2004 TÓPICOS: Linhas de transmissão de energia? Porquê? Qual a tensão de serviço que se deve escolher para uma linha? Qual o tipo de corrente? Devo optar por uma

Leia mais

Electromagnetismo e Física Moderna. Conhecer um método para a determinação da capacidade eléctrica

Electromagnetismo e Física Moderna. Conhecer um método para a determinação da capacidade eléctrica Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências e Tecnologia Departamento de Física 1 Compreender o que é um condensador eléctrico Electromagnetismo e Física Moderna Capacidade e condensadores Conhecer

Leia mais

TABELA 1 A01 CAPACIDADE E CONDUÇÃO DE CORRENTE PARA CABOS DE MÉDIA TENSÃO. 1 Generalidades. 2 Tipos de linhas elétricas. Tipos de linhas elétricas

TABELA 1 A01 CAPACIDADE E CONDUÇÃO DE CORRENTE PARA CABOS DE MÉDIA TENSÃO. 1 Generalidades. 2 Tipos de linhas elétricas. Tipos de linhas elétricas CAPACIAE E CONUÇÃO E CORRENTE PARA CABOS E MÉIA TENSÃO 1 Generalidades O dimensionamento de uma instalação elétrica alimentada sob tensão igual ou inferior a 36,2 kv deve cumprir com as prescrições da

Leia mais

Problema 1 (só exame) Problema 2 (só exame) Problema 3 (teste e exame)

Problema 1 (só exame) Problema 2 (só exame) Problema 3 (teste e exame) º Teste: Problemas 3, 4 e 5. Exame: Problemas,, 3, 4 e 5. Duração do teste: :3h; Duração do exame: :3h Leia o enunciado com atenção. Justifique todas as respostas. Identifique e numere todas as folhas

Leia mais

q 1 q 2 2 V 5 V MESTRADO INTEGRADO EM ENG. INFORMÁTICA E COMPUTAÇÃO 2018/2019 EIC0014 FÍSICA II 2º ANO, 1º SEMESTRE 23 de janeiro de 2019 Nome:

q 1 q 2 2 V 5 V MESTRADO INTEGRADO EM ENG. INFORMÁTICA E COMPUTAÇÃO 2018/2019 EIC0014 FÍSICA II 2º ANO, 1º SEMESTRE 23 de janeiro de 2019 Nome: MESTRADO NTEGRADO EM ENG. NFORMÁTCA E COMPUTAÇÃO 208/209 EC004 FÍSCA 2º ANO, º SEMESTRE 23 de janeiro de 209 Nome: Duração 2 horas. Prova com consulta de formulário e uso de computador. O formulário pode

Leia mais

DIMENSIONAMENTO DOS CONDUTORES

DIMENSIONAMENTO DOS CONDUTORES DIMENSIONAMENTO DOS CONDUTORES 1. Introdução - O dimensionamento dos condutores deve ser realizado seguindo as seguintes etapas: a) cálculo da corrente de projeto; b) dimensionamento pelo critério da máxima

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 1007 ELETRICISTA ANÁLISES E JUSTIFICATIVAS DOS RECURSOS. Nº da Questão Análise do Recurso 1 DEFERIDO 3 INDEFERIDO 7 INDEFERIDO

PROCESSO SELETIVO 1007 ELETRICISTA ANÁLISES E JUSTIFICATIVAS DOS RECURSOS. Nº da Questão Análise do Recurso 1 DEFERIDO 3 INDEFERIDO 7 INDEFERIDO PROCESSO SELETIVO 1007 ELETRICISTA ANÁLISES E JUSTIFICATIVAS DOS RECURSOS Nº da Questão Análise do Recurso 1 DEFERIDO 3 INDEFERIDO 7 INDEFERIDO 9 DEFERIDO 13 INDEFERIDO 17 DEFERIDO 18 INDEFERIDO 19 INDEFERIDO

Leia mais

BARRYNAX RV 0,6/1 kv Agosto de 2015

BARRYNAX RV 0,6/1 kv Agosto de 2015 Pág. 1 de 7 1. CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS. 1.1. Designação técnica. RV 0,6 / 1 kv 1.2. Tensão nominal. 0,6/1 kv 1.3. Temperatura máx. de serviçio: Serviço permanente 90ºC Curto-circuito 250ºC 1.4. Tensão

Leia mais

Circuitos ligados em anel são aqueles em que as correntes seguem um circuito fechado, ou seja, ramificam se em um nó a partir do ponto de alimentação.

Circuitos ligados em anel são aqueles em que as correntes seguem um circuito fechado, ou seja, ramificam se em um nó a partir do ponto de alimentação. Circuitos ligados em anel são aqueles em que as correntes seguem um circuito fechado, ou seja, ramificam se em um nó a partir do ponto de alimentação. Circuitos Monofásicos com Fator de Potência Unitário

Leia mais

Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica

Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica Aula 7 Parâmetros Elétricos de uma Linha de Transmissão Prof. Asley S. Steindorff Cálculo dos Parâmetros de uma Linha de Transmissão Os Parâmetros de uma

Leia mais

PROJETOS ELÉTRICOS INDUSTRIAIS FIOS E CABOS

PROJETOS ELÉTRICOS INDUSTRIAIS FIOS E CABOS PROJETOS ELÉTRICOS INDUSTRIAIS FIOS E CABOS Professor Saimon Miranda Fagundes 1 CONDUTORES ELÉTRICOS Condutor Denominação genérica de elementos metálicos, geralmente de forma cilíndrica com a função específica

Leia mais

CONDUTORES ISOLADOS E SEUS ACESSÓRIOS PARA REDES

CONDUTORES ISOLADOS E SEUS ACESSÓRIOS PARA REDES DMA-C33-881/N CONDUTORES ISOLADOS E SEUS ACESSÓRIOS PARA REDES Acessórios para cabos isolados e de tensão estipulada 36/60 (72,5) kv Características e ensaios Elaboração: DNT Homologação: conforme despacho

Leia mais

INSTALAÇÕES DE AT E MT

INSTALAÇÕES DE AT E MT INSTALAÇÕES DE AT E MT Postos de transformação em cabina baixa Instalação de descarregadores de sobretensões Regras de execução e de montagem Elaboração: DTI Homologação: conforme despacho do CA de 2010-05-05

Leia mais

CABOS ELECTRICOS TABELA DE PREÇOS MARÇO 2008 COMÉRCIO E INDÚSTRIAS ELECTRICAS, SA

CABOS ELECTRICOS TABELA DE PREÇOS MARÇO 2008 COMÉRCIO E INDÚSTRIAS ELECTRICAS, SA KTE08003AA. As características técnicas podem ser alteradas sem aviso prévio. Todos os preços estão sujeitos ao IVA em vigor. 01/03/2008 CABOS ELECTRICOS TABELA DE PREÇOS MARÇO 2008 Cruz da Pedra, Lt 12/13

Leia mais

Parâmetros das linhas de transmissão

Parâmetros das linhas de transmissão Parâmetros das linhas de transmissão Parâmetros das linhas de transmissão Resistencia (R) Dissipação de potência ativa devido à passagem de corrente Condutância (G) Representação de correntes de fuga através

Leia mais

Eletricidade Aplicada. Aulas Teóricas Professor: Jorge Andrés Cormane Angarita

Eletricidade Aplicada. Aulas Teóricas Professor: Jorge Andrés Cormane Angarita Eletricidade Aplicada Aulas Teóricas Professor: Jorge Andrés Cormane Angarita Dimensionamento de Condutores Elétricos I Circuitos Elétricos Residenciais Dimensionamento Consiste em determinar a seção mínima

Leia mais

E DE E NERGIA ENERGIA LTE

E DE E NERGIA ENERGIA LTE LINHAS DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA LTE Efeitos Ambientais na Transmissão de Energia Elétrica Aula 3: Efeitos Ambientais na Transmissão Prof. Fabiano F. Andrade 2010 Roteiro da Aula 5.1 Efeito Pelicular da

Leia mais

Objetivo: Determinar experimentalmente a resistividade elétrica do Constantan.

Objetivo: Determinar experimentalmente a resistividade elétrica do Constantan. Determinação da resistividade elétrica do Constantan Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Curitiba Departamento Acadêmico de Física Física Experimental Eletricidade Prof. Ricardo Canute Kamikawachi

Leia mais

TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA

TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA Graduação em Engenharia Elétrica TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA PROF. FLÁVIO VANDERSON GOMES E-mail: flavio.gomes@ufjf.edu.br Aula Número: 03 Ementa do Curso 1. Introdução

Leia mais

Marcelo E. de C. Paulino

Marcelo E. de C. Paulino Marcelo E. de C. Paulino Marcelo Paulino - mecpaulino@yahoo.com.br 10/06/2013 2 Introdução (1) Este trabalho apresenta um método avançado para medir e calcular os dados de impedância da linha de transmissão

Leia mais

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DEE CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DEE CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA LABORATÓRIO 3: Bobinagem de máquina CA Objetivos: Apresentar um método prático e simples de cálculo da bitola do fio e quantidade de espiras/bobinas de motores de indução, especialmente motores de indução

Leia mais

Altamente flexível, cabo de controle blindado com isolamento do condutor em PVC e interior e revestimento externo em PVC

Altamente flexível, cabo de controle blindado com isolamento do condutor em PVC e interior e revestimento externo em PVC Altamente flexível, cabo de controle blindado com isolamento do condutor em PVC e interior e revestimento externo em PVC - Cabo de controle e alimentação com blindagem para uso versátil em cadeias de alimentação

Leia mais

PROBLEMAS PROPOSTOS DE CIRCUITOS ELÉTRICOS I. Universidade de Mogi das Cruzes - Engenharia Elétrica. Professor José Roberto Marques

PROBLEMAS PROPOSTOS DE CIRCUITOS ELÉTRICOS I. Universidade de Mogi das Cruzes - Engenharia Elétrica. Professor José Roberto Marques PROBLEMAS PROPOSTOS DE CIRCUITOS ELÉTRICOS I Universidade de Mogi das Cruzes - Engenharia Elétrica Professor José Roberto Marques 1-a Um agricultor precisa levar energia elétrica da estrada vicinal na

Leia mais

CABOS COBERTOS TABELA 1 NÚMERO. SEÇÃO NOMINAL (mm²) MÍNIMO MÍNIMO DE FIOS Cobre ,6 4,9 2,5 9,6 11,6

CABOS COBERTOS TABELA 1 NÚMERO. SEÇÃO NOMINAL (mm²) MÍNIMO MÍNIMO DE FIOS Cobre ,6 4,9 2,5 9,6 11,6 TABELA 1 CONDUTOR CABO COBERTO NTC CÓDIGO COPEL CLASSE DE MATERIAL SEÇÃO NOMINAL (mm²) NÚMERO DE FIOS DIÂMETRO MÁXIMO ESPESSURA NOMINAL DA COBERTURA DIÂMETRO MÁXIMO 0680 20009557 15 Cobre 16 6 4,6 4,9

Leia mais

TRANSMISSÃO E DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA

TRANSMISSÃO E DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA TRANSMISSÃO E DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA Introdução Prof. Me. Jáder de Alencar Vasconcelos Transmissão e Distribuição de Energia Introdução Características das Linhas de Transmissão O desempenho elétrico

Leia mais

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DE LTs. Prof. Dr. Alexandre Rasi Aoki

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DE LTs. Prof. Dr. Alexandre Rasi Aoki CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DE LTs Prof. Dr. Alexandre Rasi Aoki AGENDA Cabos condutores Isoladores e ferragens Estruturas das LTs Cabos para-raios Prof. Dr. Alexandre Rasi Aoki TE-140 2 CABOS CONDUTORES Prof.

Leia mais

Problema 1 R 1 R 2 EO/MEEC-IST -1-11/15/11

Problema 1 R 1 R 2 EO/MEEC-IST -1-11/15/11 Problema 1 ε L V R 1-a) Para determinar os campos vamos usar a Lei de Gauss para superfícies cilíndricas r de raio r e altura h L, com eixos coincidentes com o do condensador, e em regiões afastadas das

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE FÍSICA 1º SEMESTRE 3º ANO

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE FÍSICA 1º SEMESTRE 3º ANO Maceió - Alagoas FÍSICA TIO BUBA LISTA DE RECUPERAÇÃO DE FÍSICA 1º SEMESTRE 3º ANO Professor(a): JOÃO CARLO ( BUBA) 01) O campo elétrico gerado em P, por uma carga puntiforme positiva de valor +Q a uma

Leia mais

CORRENTE EM CABOS E. J. ROBBA

CORRENTE EM CABOS E. J. ROBBA CORRENTE EM CABOS E. J. ROBBA 1 A Robba Engenharia é especializada no desenvolvimento de: estudos sistemas computacionais aplicáveis em sistemas elétricos de distribuição da energia. Desenvolveu, dentre

Leia mais

SELEÇÃO DOS CONDUTORES

SELEÇÃO DOS CONDUTORES SELEÇÃO DOS CONDUTORES UNIDADE III 1. INTRODUÇÃO Um correto dimensionamento dos condutores é tão importante quanto o próprio condutor utilizado. Realizar o cálculo e a seleção é necessário quando são instalados

Leia mais

Sistemas de Protecção

Sistemas de Protecção INSTITUTO DE ENGENHARIA DE SISTEMAS E DE COMPUTADORES DO PORTO Sistemas de Protecção Regimes de Neutro De 02/11/2009 a 01/11/2010 BII Paulo Alexandre Alves Félix Victor Augusto Rodrigues Veloso Índice

Leia mais

CURTO CIRCUITOS ESQUEMA IT

CURTO CIRCUITOS ESQUEMA IT CURTO CIRCUITOS ESQUEMA IT ESTUDO DO CURTO-CIRCUITO NA REDE 2 PODER DE CORTE EXIGIDO A UM APARELHO DE PROTEÇÃO SAIDA TRANSFORMADOR PdC Icc máxima prevista Icc máxima prevista f (rede equivalente a montante)

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA Departamento Engª Electrotécnica Disciplina Instalações Eléctricas I Curso Engª Electrotécnica Ano lectivo 2006 / 2007 Ano 2º Semestre 1º Grupo Teóricas Carga horária semanal Teórico Práticas Práticas/

Leia mais

Cabo de controle altamente flexível com isolamento do condutor em PVC e revestimento em PUR resistente à abrasão e óleo

Cabo de controle altamente flexível com isolamento do condutor em PVC e revestimento em PUR resistente à abrasão e óleo Cabo de controle altamente flexível com isolamento do condutor em PVC e revestimento em PUR resistente à abrasão e óleo - Cabo de controle altamente flexível com isolamento do condutor em PVC e revestimento

Leia mais

APARELHOS DE ILUMINAÇÃO ELÉTRICA E ACESSÓRIOS

APARELHOS DE ILUMINAÇÃO ELÉTRICA E ACESSÓRIOS APARELHOS DE ILUMINAÇÃO ELÉTRICA E ACESSÓRIOS Balastros eletrónicos com aplicação na iluminação pública para lâmpadas de descarga de sódio de alta pressão e iodetos metálicos Características e ensaios

Leia mais

CABOS ISOLADOS PARA REDES DE DISTRIBUIÇÃO DE BAIXA TENSÃO

CABOS ISOLADOS PARA REDES DE DISTRIBUIÇÃO DE BAIXA TENSÃO DMAC33200/N Modificação n.º 1 MAI 2003 CABOS ISOLADOS PARA REDES DE DISTRIBUIÇÃO DE BAIXA TENSÃO Características e ensaios Elaboração: GBNT Homologação: conforme despacho do CA de 20030522 Edição: 1ª.

Leia mais

A.L.2.2 CONDENSADOR PLANO

A.L.2.2 CONDENSADOR PLANO A.L.2.2 CONDENSADOR PLANO FÍSICA 12.ºANO BREVE INTRODUÇÃO Os condensadores têm inúmeras aplicações. Há condensadores de várias formas e tamanhos e são estas características geométricas que determinam a

Leia mais

LBC 34xx/12 Altifalantes de corneta

LBC 34xx/12 Altifalantes de corneta Sistemas de Comunicação LBC 34xx/12 Altifalantes de corneta LBC 34xx/12 Altifalantes de corneta Unidades de motor de alta eficiência Até 45 W (potência máx.) Amplo ângulo de abertura Excelente reprodução

Leia mais

ENGENHARIA ELÉTRICA PROJETO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS II

ENGENHARIA ELÉTRICA PROJETO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS II ENGENHARIA ELÉTRICA PROJETO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS II Prof.: Luís M. Nodari luis.nodari@ifsc.edu.br http://www.joinville.ifsc.edu.br/~luis.nodari/ 1 Dimensionamento de Condutores Norma Técnica ABNT NBR-

Leia mais

Cabo de controle altamente flexível com isolamento do condutor em PVC e revestimento em PUR resistente à abrasão e óleo

Cabo de controle altamente flexível com isolamento do condutor em PVC e revestimento em PUR resistente à abrasão e óleo Cabo de controle altamente flexível com isolamento do condutor em PVC e revestimento em PUR resistente à abrasão e óleo - Cabo de controle e alimentação para uso versátil em cadeias de alimentação de energia

Leia mais

Pontos críticos da instalação e manutenção da deteção de incêndio

Pontos críticos da instalação e manutenção da deteção de incêndio Título 1 Pontos críticos da instalação e manutenção da deteção de incêndio 2 Pontos chave Nesta apresentação iremos focar os principais factores geradores de problemas nos sistemas SADI que são: Cablagem

Leia mais

CONDUTORES ISOLADOS E SEUS ACESSÓRIOS PARA REDES

CONDUTORES ISOLADOS E SEUS ACESSÓRIOS PARA REDES CONDUTORES ISOLADOS E SEUS ACESSÓRIOS PARA REDES Acessórios para cabos isolados de alta tensão Características e ensaios Elaboração: DNT Homologação: Março 2008 Edição: 3ª (substitui a edição de MAR 2006)

Leia mais

MÉTODO DE INSTALAÇÃO (Tabela 33 da NBR5410/2004)

MÉTODO DE INSTALAÇÃO (Tabela 33 da NBR5410/2004) MÉTODO DE INSTALAÇÃO (Tabela da NBR5410/004) Método de Método de instalação Esquema ilustrativo Descrição instalação a utilizar número: para a capacidade de condução de corrente 1 1 Condutores isolados

Leia mais

Detalhes do produto. Características do equipamento e possibilidades de montagem do SUNNY STRING-MONITOR SSM16-11

Detalhes do produto. Características do equipamento e possibilidades de montagem do SUNNY STRING-MONITOR SSM16-11 Detalhes do produto Características do equipamento e possibilidades de montagem do SUNNY STRING-MONITOR SSM16-11 Índice O Sunny String-Monitor SSM16-11 foi concebido especialmente para a monitorização

Leia mais

Capacitores e Indutores Associação e Regime Permanente DC. Raffael Costa de Figueiredo Pinto

Capacitores e Indutores Associação e Regime Permanente DC. Raffael Costa de Figueiredo Pinto Capacitores e Indutores Associação e Regime Permanente DC Raffael Costa de Figueiredo Pinto Fundamentals of Electric Circuits Chapter 6 Copyright The McGraw-Hill Companies, Inc. Permission required for

Leia mais

Instalações Elétricas Industriais

Instalações Elétricas Industriais Instalações Elétricas Industriais ENG 1480 Professor: Rodrigo Mendonça de Carvalho Dimensionamento de Condutores Elétricos Livro: João Mamede Filho Instalações Elétricas Industriais 2 Dimensionamento de

Leia mais

dt dq dt Definição Potência é definida como sendo a taxa de dispêndio de energia por unidade de tempo: Exemplos: V -5A -3 A Unidades: Watt (W)

dt dq dt Definição Potência é definida como sendo a taxa de dispêndio de energia por unidade de tempo: Exemplos: V -5A -3 A Unidades: Watt (W) POTÊNCIA Definição Potência é definida como sendo a taxa de dispêndio de energia por unidade de tempo: Unidades: Watt (W) Exemplos: 2A dwab dwab dq p ( t ) v ( t)* i ( t ) dt dq dt - + -5A Qual o sentido

Leia mais

Cruz da Pedra, Lt 12/13 - Frielas EC. APT. N.º LOURES Telefone ( 351 ) Fax ( 351 )

Cruz da Pedra, Lt 12/13 - Frielas EC. APT. N.º LOURES Telefone ( 351 ) Fax ( 351 ) Cruz da Pedra, Lt 12/13 - Frielas EC. APT. N.º 94-2670 - 901 LOURES Telefone ( 351 ) 21 98 98 500 Fax ( 351 ) 21 98 98 598 E-mail elpor@elpor.pt Tabela de 20 de Junho 2011 1 INDICE TABELA COBRE Págs. Tabela

Leia mais

CET ENERGIAS RENOVÁVEIS ELECTROTECNIA

CET ENERGIAS RENOVÁVEIS ELECTROTECNIA CET ENERGIAS RENOVÁVEIS ELECTROTECNIA CADERNO DE EXERCÍCIOS 1. Duas cargas pontuais q1 = 30µ C e q2 = 100µ C encontram-se localizadas em P1 (2, 0) m e P2 (0, 2) m. Calcule a força eléctrica que age sobre

Leia mais

CABOS PARA USO MÓVEL

CABOS PARA USO MÓVEL Cabos PARA Cabos elétricos de potência, controle e instrumentação superflexíveis para uso móvel eventual ou em constante movimento, resistentes a abrasão e a tração para casos em que o cabo sofre arraste

Leia mais

Exemplo. T 1 2g = -2a T 2 g = a. τ = I.α. T 1 T 2 g = - 3a a g = - 3a 4a = g a = g/4. τ = (T 1 T 2 )R. T 1 T 2 = Ma/2 T 1 T 2 = a.

Exemplo. T 1 2g = -2a T 2 g = a. τ = I.α. T 1 T 2 g = - 3a a g = - 3a 4a = g a = g/4. τ = (T 1 T 2 )R. T 1 T 2 = Ma/2 T 1 T 2 = a. Exercícios Petrobras 2008 eng. de petróleo Dois corpos de massa m 1 = 2 kg e m 2 = 1 kg estão fixados às pontas de uma corda com massa e elasticidade desprezíveis, a qual passa por uma polia presa ao

Leia mais

COMUNICADO TÉCNICO Nº 05 ALTERAÇÕES NAS TABELAS PARA DIMENSIONAMENTO DOS PADRÕES DE ENTRADA DE BAIXA TENSÃO DE USO INDIVIDUAL

COMUNICADO TÉCNICO Nº 05 ALTERAÇÕES NAS TABELAS PARA DIMENSIONAMENTO DOS PADRÕES DE ENTRADA DE BAIXA TENSÃO DE USO INDIVIDUAL Página 1 de 2 COMUNICADO TÉCNICO Nº 05 ALTERAÇÕES NAS TABELAS PARA DIMENSIONAMENTO DOS PADRÕES DE ENTRADA DE BAIXA TENSÃO DE USO INDIVIDUAL 1. OBJETIVO Visando a redução de custos de expansão do sistema

Leia mais

CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO

CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO 1 1.1 OBJETIVOS DO CURSO Objetivo principal: Fornecer ao estudante fundamentos teóricos e aspectos práticos necessários ao projeto de circuitos analógicos que operam em freqüências

Leia mais

MÓDULO II SELEÇÃO DE CONDUTORES NAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

MÓDULO II SELEÇÃO DE CONDUTORES NAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS MÓDULO II SELEÇÃO DE CONDUTORES NAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS Versão 2.0 Ditreitos Reservados PROCOBRE 2009 CONTEÚDO Condutores elétricos Normalização e parâmetros elétricos para a seleção de condutores Seleção

Leia mais

CAPÍTULO 1 CAIXAS TERMINAIS. Tipo Tensão Kv Secção mm² Comp. S/ Terminal. Tipo Tensão Kv Secção mm² Comp. S/ Terminal

CAPÍTULO 1 CAIXAS TERMINAIS. Tipo Tensão Kv Secção mm² Comp. S/ Terminal. Tipo Tensão Kv Secção mm² Comp. S/ Terminal CAIXAS TERMINAIS Terminação Unipolar interior CHE-I para Cabos Secos CHE-I /1 kv 25-95 CHE-I /2 kv 95-0 CHE-I / kv 150-00 CHE-I / kv 0-500 CHE-I /5 kv 00-800 CHE-I /6 kv 800-00 Tipo Tensão Kv Secção mm²

Leia mais

Setembro, UDESC - Universidade Estadual de Santa Catarina. Eletrônica de Potência II. Prof. Yales R. De Novaes.

Setembro, UDESC - Universidade Estadual de Santa Catarina. Eletrônica de Potência II. Prof. Yales R. De Novaes. UDESC - Universidade Estadual de Santa Catarina Setembro, 2010 O conversor utiliza um indutor acoplado para realizar a transferência de energia entre o lado primário e o(s) lado(s) secundário(s). O projeto

Leia mais

Disciplina: ELI Eletricidade e Instrumentação. Engenharia de Telecomunicações

Disciplina: ELI Eletricidade e Instrumentação. Engenharia de Telecomunicações A Norma ABNT NBR-5410 Instalações elétricas de baixa tensão estabelece as condições a que devem satisfazer as instalações elétricas de baixa tensão, a fim de garantir a segurança de pessoas e animais,

Leia mais

Instalações Elétricas Prediais A ENG04482

Instalações Elétricas Prediais A ENG04482 Instalações Elétricas Prediais A ENG04482 Prof. Luiz Fernando Gonçalves AULA 13 Dimensionamento de Condutores (Critério do Limite de Queda de Tensão) Porto Alegre - 2012 Tópicos Critério do limite de queda

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS SAFETYMAX

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS SAFETYMAX DOCUMENTAÇÃO (LEGAL) REGULAMENTAR E NORMATIVA APLICÁVEL REGRAS TÉCNICAS DAS INSTALAÇÕES ELÉCTRICAS DE BAIXA TENSÃO - Portaria 949-A/2006 de 11 de Setembro. DIRECTIVA DE BAIXA TENSÃO 2006/95/CE - Decreto

Leia mais

Prova experimental. Quinta-feira, 25 de Julho de 2002

Prova experimental. Quinta-feira, 25 de Julho de 2002 Prova experimental Quinta-feira, 25 de Julho de 2002 Por favor, ler estas instruções antes de iniciar a prova: 1. O tempo disponível para a prova experimental é de 5 horas. 2. Utilizar apenas o material

Leia mais

Capítulo 1: Componentes discretos e modelos equivalentes para RF

Capítulo 1: Componentes discretos e modelos equivalentes para RF Componentes discretos e modelos equivalentes para RF Prof. Alan Petrônio Pinheiro Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Engenharia Elétrica alanpetronio@ufu.br Radiofrequências Cir. Eletrônica

Leia mais

Ficha técnica. Calhas em cor alumínio. Descrição. Marcas de qualidade (1)

Ficha técnica. Calhas em cor alumínio. Descrição. Marcas de qualidade (1) Descrição Utilização De tampa interior, para a adaptação de mecanismos. Perfis retangulares, de linhas simples e planas, que podem ser adossados ou encastrados em paredes e mobiliário. Compartimentação

Leia mais

Laboratório de Física

Laboratório de Física SUPERFÍCIES EQUIPOTENCIAIS I Laboratório de Física OBJETIVOS Identificar e descrever linhas de força a partir de superfícies euipotenciais. Medir a diferença de potencial elétrico entre dois pontos. Comparar

Leia mais

Especificação Técnica no Versão no.01 data: 02/03/2018. Assunto: Condutores Isolados e Acessórios

Especificação Técnica no Versão no.01 data: 02/03/2018. Assunto: Condutores Isolados e Acessórios CONTEÚDO 1. OBJETIVOS DO DOCUMENTO E ÁREA DE APLICAÇÃO... 2 2. GESTÃO DA VERSÃO DO DOCUMENTO... 2 3. UNIDADES DA VERSÃO DO DOCUMENTO... 2 4. REFERÊNCIAS... 2 5. SIGLAS E PALAVRAS-CHAVE... 3 6. DESCRIÇÃO...

Leia mais

Caixa de Emenda UCNCP com o Sistema de Condução de Fibras Evolant MAX

Caixa de Emenda UCNCP com o Sistema de Condução de Fibras Evolant MAX Caixa de Emenda UCNCP Um produto Evolant Solutions Aplicação O sistema de gestão e condução de fibras foi concebido para manusear facilmente as fibras expostas e fornecer a maior flexibilidade entre interligação,

Leia mais

NR-10 ELETRICIDADE. Tópicos de. Prof. Pedro Armando da Silva Jr. Engenheiro Eletricista, Dr.

NR-10 ELETRICIDADE. Tópicos de. Prof. Pedro Armando da Silva Jr. Engenheiro Eletricista, Dr. NR-10 Tópicos de ELETRICIDADE Prof. Pedro Armando da Silva Jr. Engenheiro Eletricista, Dr. pedroarmando@ifsc.edu.br Matéria É tudo aquilo que possui massa e ocupa lugar no espaço. Os átomos são formados

Leia mais

Determinação Experimental da Constante Dieléctrica de um Filme de Poliéster (Folha de Acetato)

Determinação Experimental da Constante Dieléctrica de um Filme de Poliéster (Folha de Acetato) Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra Departamento de Física Determinação Experimental da Constante Dieléctrica de um Filme de Poliéster (Folha de Acetato) Mestrado Integrado em

Leia mais

Dimensão reduzida aplicável) TRATOSFESTOON. enroladores Baseado em VDE 0250 NEW TRATOSCOILFLEX TRATOSLIGHT TRATOSLIGHT - FO

Dimensão reduzida aplicável) TRATOSFESTOON. enroladores Baseado em VDE 0250 NEW TRATOSCOILFLEX TRATOSLIGHT TRATOSLIGHT - FO Página 1 de 1 Página 2 de 2 Página 3 de ÍNDICE Certificações 2 Seleção do tipo de cabo em relação ao uso 4 Curvatura recomendada 5 Capacidades de condução de corrente para operações contínuas 6 Capacidades

Leia mais

Figura 1: Forma de onda da tensão quadrada.

Figura 1: Forma de onda da tensão quadrada. Problema 1.21 a) O esboço da forma de onda da tensão quadrada com frequência de 60 Hz e amplitude E é exposto na Figura 1. Figura 1: Forma de onda da tensão quadrada. E T = 1/60 s -E Para determinar a

Leia mais

1 Exercícios. Carlos Marcelo Pedroso. 17 de abril de 2010

1 Exercícios. Carlos Marcelo Pedroso. 17 de abril de 2010 Exercícios Carlos Marcelo Pedroso 17 de abril de 2010 1 Exercícios Exercício 1: Quais os dois principais mecanismos que proporcionam a condução de corrente em materiais? Quais as características (microscópicas)

Leia mais

CONDUTORES ISOLADOS E SEUS ACESSÓRIOS PARA REDES

CONDUTORES ISOLADOS E SEUS ACESSÓRIOS PARA REDES CONDUTORES ISOLADOS E SEUS ACESSÓRIOS PARA REDES Conetores de derivação do tipo compacto, de perfuração do isolante, para redes subterrâneas de baixa tensão Características e ensaios Elaboração: DTI Homologação:

Leia mais

Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ. Faculdade de Engenharia FEN Departamento de Engenharia Elétrica DEEL

Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ. Faculdade de Engenharia FEN Departamento de Engenharia Elétrica DEEL Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ Faculdade de Engenharia FEN Departamento de Engenharia Elétrica DEEL Transmissão de Energia Elétrica II Considerações Gerais do Gradiente de Potencial em Feixe

Leia mais

Linhas de Transmissão

Linhas de Transmissão Linhas de Transmissão José Rui Ferreira 2003 1 TÓPICOS: Linhas de transmissão de energia? Porquê? Qual a tensão de serviço que se deve escolher para uma linha? Qual o tipo de corrente? Devo optar por uma

Leia mais

Disjuntores Automáticos Modulares Disjuntores Automáticos modulares 1. Informações gerais

Disjuntores Automáticos Modulares Disjuntores Automáticos modulares 1. Informações gerais Aparelhagem Modular em calha DIN Disjuntores Automáticos modulares. formações gerais. Função Protecção contra correntes de curto-circuito Protecção contra sobreintensidades Corte Isolamento. Selecção Dados

Leia mais

Δt, quando. R. 1 Nessas condições, a relação entre as

Δt, quando. R. 1 Nessas condições, a relação entre as 1. (Unesp 016) As companhias de energia elétrica nos cobram pela energia que consumimos. Essa energia é dada pela expressão E V i t, em que V é a tensão que alimenta nossa residência, a intensidade de

Leia mais

LISTA DE EXECÍCIOS AULA 3 FÍSICA ELETRICIDADE

LISTA DE EXECÍCIOS AULA 3 FÍSICA ELETRICIDADE LISTA DE EXECÍCIOS AULA 3 FÍSICA ELETRICIDADE DENSIDADE DE CORRENTE E VELOCIDADE DE ARRASTE 1) A American Wire Gauge (AWG) é uma escala americana normalizada usada para padronização de fios e cabos elétricos.

Leia mais

A - MATERIAIS DIELÉCTRICOS

A - MATERIAIS DIELÉCTRICOS PROPRIEDADES ELECTROMAGNÉTICAS DOS MATERIAIS 3ª Série A - MATERIAIS DIELÉCTRICOS IST, Maio 2006 Dieléctricos1 Materiais dieléctricos I OBJECTIVOS Este trabalho tem como objectivos: A introdução de métodos

Leia mais

ÖLFLEX CLASSIC cabo de PVC flexível, codificado por cores. Cabo de controle para diversas aplicações, 300/500V, também para YSLY ou YY

ÖLFLEX CLASSIC cabo de PVC flexível, codificado por cores. Cabo de controle para diversas aplicações, 300/500V, também para YSLY ou YY Cabo de controle em PVC com codificação por cores ÖLFLEX CLASSIC 100 - cabo de PVC flexível, codificado por cores. Cabo de controle para diversas aplicações, 300/500V, também para YSLY ou YY Info BauPVO:

Leia mais

Sistemas de Protecção

Sistemas de Protecção INSTITUTO DE ENGENHARIA DE SISTEMAS E DE COMPUTADORES DO PORTO Sistemas de Protecção Coordenação de Relés de Máxima Intensidade De 02/11/2009 a 01/11/2010 BII Paulo Alexandre Alves Félix Victor Augusto

Leia mais

É a propagação de ondas por meio de um meio físico que podem ter suas características alteradas no tempo. 20/08/2013

É a propagação de ondas por meio de um meio físico que podem ter suas características alteradas no tempo. 20/08/2013 Capitulo 03 Prof. Ricardo de Macedo Define as Especificações Elétricas, Mecânica, Funcionais e de Procedimentos para ativar, Manter e Desativar o Link Físico Entre o Emissor e o Receptor É a propagação

Leia mais

Ficha técnica. Rodapé. Descrição

Ficha técnica. Rodapé. Descrição Rodapé em Descrição Utilização Rodapé técnico para equipar, com instalações elétricas e de telecomunicações, as habitações e pequenos escritórios. Instalações acessíveis de montagem superficial, oferecendo

Leia mais

9.1 DIELÉCTRICOS O QUE SÃO OS DIELÉCTRICOS? RIGIDEZ DIELÉCTRICA

9.1 DIELÉCTRICOS O QUE SÃO OS DIELÉCTRICOS? RIGIDEZ DIELÉCTRICA 9 DIELÉCTRICOS 9.1 DIELÉCTRICOS 9.1.1 O QUE SÃO OS DIELÉCTRICOS? Os dieléctricos são materiais, geralmente não metálicos, com uma alta resistividade, pelo que a passagem de corrente através deles é muito

Leia mais

Detalhes do produto. Conteúdo. Características do equipamento e opções de montagem para SUNNY STRING-MONITOR SSM

Detalhes do produto. Conteúdo. Características do equipamento e opções de montagem para SUNNY STRING-MONITOR SSM Detalhes do produto Características do equipamento e opções de montagem para SUNNY STRING-MONITOR SSM Conteúdo O Sunny String-Monitor destina-se especialmente à monitorização de um gerador fotovoltaico

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA Departamento Informática Disciplina Sistemas de Instrumentação Engenharia de Sistemas e 1 Ano Curso Ano 2º Semestre Informática º Lectivo Aulas TeóricoPráticas Ficha de Trabalho N.º1 2005/2006 Título Conceitos

Leia mais

Canalizações elétricas pré-fabricadas

Canalizações elétricas pré-fabricadas Canalizações elétricas pré-fabricadas Sumário Distribuição elétrica Canalis Guia de escolha Páginas e Canalização elétrica iluminação Canalis KB 5 e 40 A Páginas 4 a 9 Canalização elétrica de baixa potência

Leia mais

FASCÍCULO NBR 5410 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO FASCÍCULO 41:

FASCÍCULO NBR 5410 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO FASCÍCULO 41: FASCÍCULO NBR 5410 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO FASCÍCULO 41: CRITÉRIO DE CAPACIDADE DE CONDUÇÃO DE CORRENTE O objetivo deste critério de dimensionamento é garantir a vida satisfatória aos cabos

Leia mais