ESTUDO DOS FRUTOS E SEMENTES DE MANGABA (HANCORNIA SPECIOSA) DO CERRADO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ESTUDO DOS FRUTOS E SEMENTES DE MANGABA (HANCORNIA SPECIOSA) DO CERRADO"

Transcrição

1 ESTUDO DOS FRUTOS E SEMENTES DE MANGABA (HANCORNIA SPECIOSA) DO CERRADO Severino de Paiva Sobrinho 1, 2 Sergio José da Silva 1, 2 Petrina de Bessa Morais 2 1 Pesquisador orientador 2 Curso de Ciências Biológicas, Unidade Universitária de Porangatu, UEG Resumo O trabalho foi desenvolvido no mês de novembro de 2004 no laboratório de Biologia da UnUP/UEG e teve como objetivo estudar os parâmetros biométrico dos frutos de mangaba. Os frutos colhidos em campo foram levados para a determinação dos dados biométricos e retiradas das sementes. Os parâmetros avaliados foram: o número de sementes por fruto; diâmetro médio dos frutos; peso médio dos frutos e peso médio de 100 sementes. O peso médio dos frutos de mangaba foi estimado em 49,00 gramas, mas o peso de cada fruto foi bastante variável, sendo esta variação entre 30 gramas e 80 gramas. Observou-se durante o estudo que o menor diâmetro foi de 32 mm e o maior foi de 65 mm, sendo que o diâmetro médio foi estimado em 44,76 mm. O número médio de semente por fruto foi estimado em 17,60 através de 4 lotes de sementes. Entre os lotes o número de sementes por furto variou entre 17,14 e 18,10. O peso médio de 100 sementes variou entre 9,7 gramas e 11,8 gramas, sendo que peso médio foi de 10,71 gramas. Verificou-se que 53,75% dos frutos de mangaba tinham um diâmetro médio entre 41 mm e 50 mm. O número de sementes por fruto foi estimado em 17,60, o peso médio dos frutos foi estimado em 49,00 gramas e o peso médio de 100 sementes estimado em 10,71 gramas Palavras Chave: Mangabeira, mangaba, Hancornia speciosa Introdução A mangabeira (Hancornia speciosa Gomes) pertence à família Apocynaceae é uma frutífera nativa do Brasil que vegeta espontaneamente nas regiões Centro - Oeste, Norte, Nordeste e Sudeste (Lorenz, 2002 e Emepa, 2004). Ainda de acordo com a Emepa (2004), o fruto é bastante apreciado em decorrência das excelentes características organolépticas e do elevado valor nutritivo que apresenta. Segundo informativo da Ruralnews (2004) é uma árvore nativa do Brasil e trata-se de um arbusto que pode atingir 5 metros de altura. O seu fruto, a mangaba, é pequeno,

2 apresenta a forma de pêra e ótimo sabor e vem sendo consumido há centenas de anos pelos índios brasileiros, que foram os responsáveis pelo nome dado até hoje a esta fruta. De acordo com Franco et al (2004), os frutos da mangabeira são classificados como baga de formato elipsóide, peso oscilando entre 5 e 50 g, coloração amarela ou esverdeada, com ou sem pigmentação avermelhada. Frutos colhidos no Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba apresentaram teor de sólidos solúveis totais (º Brix) variando entre 17,8 e 20,5. A mangaba é uma fruta rica em diversos elementos e em sua composição encontramos as vitaminas A, B1, B2 e C, além de ferro, fósforo, cálcio e proteína. O valor energético, em cada 100g de fruta, é de 43 calorias (Ruralnews, 2004). O fruto da mangabeira é muito apreciado nas regiões Nordeste e Centro Oeste apresenta boa digestibilidade e valor nutritivo, com teor de proteína (1,3 a 3,0%) superior ao da maioria das frutíferas. O recente desenvolvimento do mercado de frutas tropicais no Brasil despertou o comércio de polpas congeladas para a produção de sucos, sorvetes, licores, etc. (Pinheiro et al, 2001). Segundo Lorenz (2002) a quantidade de sementes de mangaba é de aproximadamente unidades e que os frutos tem um formato de baga globosa, glabra, com polpa carnosa e comestiva, contendo muitas sementes. Matérias e Métodos O trabalho foi desenvolvido no município de Porangatu, localizado no norte do estado de Goiás. Foi coletado na primeira semana de novembro de 2004 um total de 140 frutos de mangaba. Os frutos foram colhidos em diversas árvores e levados para o laboratório de Biologia da UnUP/UEG, onde realizou-se as análises biométricas. A seguir os frutos foram acondicionados em bandejas plásticas e cobertos com papel toalha para que o processo de maturação fosse concluído. Após cinco dias, as frutas acondicionadas nas bandejas foram retiradas e suas sementes removidas, após a remoção da polpa as sementes foram lavadas em água corrente e em uma solução de hipoclorito de sódio (2,5% de cloro ativo) durante 10 minutos. Em seguida as sementes foram colocadas para secar em ambiente ventilado. Os parâmetros avaliados foram: o número de sementes por fruto; diâmetro médio dos frutos; peso médio dos frutos e peso médio de 100 sementes.

3 O número de sementes por fruto foi obtido através da remoção das sementes de 140 frutos maduros utilizando peneiras; em seguida, foram lavadas em água, depois as mesmas foram contadas e o número de sementes por fruto foi calculado dividindo-se o número de sementes dos frutos pelo número de frutos utilizado. O peso médio de 100 sementes foi calculado utilizando-se 4 lotes de 800 sementes secas ao ambiente. Diâmetro médio dos frutos foi calculado utilizando um paquímetro com precisão de 1:50 e expresso em milímetros. Foi definido como diâmetro médio a distância entre o ponto de inserção do fruto com pedúnculo e o ponto oposto a esta inserção. Peso médio dos frutos foi calculado utilizando uma amostra de 140 frutos através da equação pesodosfrutos PMF =. número defrutosdaamostra Resultados e Discussão No quadro 1 observamos que o peso médio dos frutos de mangaba foi estimado em 49,00 gramas, mas o peso de cada fruto foi bastante variável. Durante o trabalho observou-se que alguns frutos não passavam de 30 gramas, entretanto outros frutos apresentaram peso em torno de 80 gramas. O peso médio está de acordo com Franco et al. (2004) onde afirma que o peso dos frutos de mangaba gira entre 5 grama e 50 gramas, porém parte dos frutos da amostra apresentaram valore bem acima desta faixa. Quadro 1. Características de frutos e sementes de mangaba (Hancornia speciosa) colhidos no município de Porangatu em UnUP UEG, Porangatu, Parâmetros avaliados Valore médio Peso médio dos frutos 49,00 gramas Diâmetro médio dos frutos 44,76 mm Número de sementes por fruto 17,30 Peso médio de 100 sementes 10,71 gramas

4 O diâmetro médio dos frutos de mangaba foi estimado em 44,76 mm. Entretanto o diâmetro de cada fruto foi bastante variado. Observou-se durante o estudo que o menor diâmetro foi de 32 mm e o maior foi de 65 mm. Quadro 2. Distribuição em faixas do diâmetro dos frutos de mangaba colhidos no município de Porangatu em UnUP UEG, Porangatu, Diâmetro (mm) Percentagem de frutos , , , , , , ,39 Observa-se no quadro 2 que 30% dos frutos colhidos encontra-se na faixa de 41mm a 45 mm de diâmetro e que frutos com diâmetro maior que 60 mm só corresponde a 3,39% dos frutos. Também se verifica que 53,75% dos frutos colhidos encontram-se entre a faixa de 41 mm a 50 mm de diâmetro. O número médio de semente por fruto foi estimado em 17,60 através de 4 lotes de sementes. Entre os lotes o número de sementes por furto variou entre 17,14 e 18,10. Este resultado está de acordo com Lorenz (2002) onde afirma que os frutos de manga têm muitas sementes. O peso médio de 100 sementes variou entre 9,7 gramas e 11,8 gramas. No quadro 3 observa-se que a maior percentagem do peso médio de 100 sementes está entre 10,1 grama e 11,0 gramas, esta faixa representa 50% dos lotes.

5 Quadro 3. Distribuição em faixas do peso médio de 100 sementes mangaba colhidos no município de Porangatu em UnUP UEG, Porangatu, Diâmetro (mm) Percentagem de frutos 09, ,0 11,43 10, ,5 14,29 10, ,0 23,75 11, ,5 30,00 11, ,0 12,14 O peso médio de 100 sementes foi estimado em 10,71 gramas (Quadro 1). Também foi estimado que em 1,0 kg de sementes continha em média unidades de sementes, ficando este valor abaixo do estimado por Lorenz (2002) que foi de unidades de sementes por quilograma. Conclusão Verificou-se que 53,75% dos frutos de mangaba tinham um diâmetro médio entre 41 mm e 50 mm. O peso médio dos frutos foi estimado em 49,00 gramas, o número de sementes por fruto foi estimado em 17,60 e o peso médio de 100 sementes estimado em 10,71 gramas. Referências Bibliográficas EMEPA - Empresa Agropecuária do estado da Paraíba. A mangabeira (Hancornia speciosa Gomes). Disponível em < Acesso em 07 de Abr de FRANCO, C.F. O.; CAZÉ FILHO, J. BARREIRO NETO, M. ARAÚJO, I.A.; MATIAS, E.C.; MENINO, I.B.; LIMA, I.X. de; MARINHO, S.J.O. & FONTINÉLLI, I.S.C. Mangabeira (Hancornia speciosa Gomes). Disponivel em < >. Acesso em 07 de Abr de LORENZ, H. Árvores brasileiras: Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil. 4ª ed. Nova Odessa: Instituto Plantarum, 2002.

6 PINHEIRO, C.S.R.; MEDEIROS, D.N.; MACÊDO, C.E.C. de & ALLOUFA, M.A.I. Germinação de mangabeira (Hancornia speciosa Gomez) em diferentes meios de cultura. Revista Brasileira de Fruticultura, Jaboticabal, 23: RURALNEWS. A mangaba e o cultivo da mangabeira. Disponível em < em 12 de mar de 2004.

Caracterização física e rendimento de frutos e endocarpos de taperebá (Spondias mombin L.) coletados em área urbana de Boa Vista-RR (1)

Caracterização física e rendimento de frutos e endocarpos de taperebá (Spondias mombin L.) coletados em área urbana de Boa Vista-RR (1) Caracterização física e rendimento de frutos e endocarpos de taperebá (Spondias mombin L.) coletados em área urbana de Boa Vista-RR (1) Carolina Soares Marques (2) ; Pedro Vitor Pereira Guimarães (3) ;

Leia mais

CONSERVAÇÃO DA POLPA DO FRUTO DO IMBUZEIRO (Spondias tuberosa Arruda) EM TEMPERATURA AMBIENTE

CONSERVAÇÃO DA POLPA DO FRUTO DO IMBUZEIRO (Spondias tuberosa Arruda) EM TEMPERATURA AMBIENTE CONSERVAÇÃO DA POLPA DO FRUTO DO IMBUZEIRO (Spondias tuberosa Arruda) EM TEMPERATURA AMBIENTE Nilton de Brito Cavalcanti, José Barbosa dos Anjos, Geraldo Milanez Resende, Luiza Teixeira de Lima Brito.

Leia mais

Caracterização físico-química do fruto de ameixa selvagem (Ximenia americana L.)

Caracterização físico-química do fruto de ameixa selvagem (Ximenia americana L.) Caracterização físico-química do fruto de ameixa selvagem (Ximenia americana L.) Érica Braga de Sousa¹, Paulo Alves Wanderley², Roberta de Oliveira Sousa Wanderley¹, José Allan Medeiros de Andrade¹, Élida

Leia mais

PROCESSAMENTO DE UVAIA: estudo da aceitabilidade de doce em calda RESUMO

PROCESSAMENTO DE UVAIA: estudo da aceitabilidade de doce em calda RESUMO PROCESSAMENTO DE UVAIA: estudo da aceitabilidade de doce em calda Juliano S. ABRAÃO (1) ;Amanda L.G. LUZ (2) ; Douglas NUNES (3) ; Verônica S.P. MORAES (4) ; Lilian V. A. PINTO (5) ; Jamil M. PEREIRA (6)

Leia mais

ALTERNATIVA PARA CONSERVAÇÃO DA POLPA DO FRUTO DO IMBUZEIRO (Spondias tuberosa Arruda)

ALTERNATIVA PARA CONSERVAÇÃO DA POLPA DO FRUTO DO IMBUZEIRO (Spondias tuberosa Arruda) ALTERNATIVA PARA CONSERVAÇÃO DA POLPA DO FRUTO DO IMBUZEIRO (Spondias tuberosa Arruda) Nilton de Brito Cavalcanti 1 José Barbosa dos Anjos 1 Geraldo Milanez Resende 1 Luiza Teixeira de Lima Brito 1 RESUMO

Leia mais

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Embrapa Amazônia Oriental Belém, PA 2015 MORFOMETRIA DE SEMENTES DE FAVA DE ROSCA

Leia mais

AVALIAÇÃO DO POTENCIAL ALELOPÁTICO DO ADUBO VERDE (CROTALARIA SPECTABILIS) NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE TOMATE (LYCOPERSICON ESCULENTUM MILL)

AVALIAÇÃO DO POTENCIAL ALELOPÁTICO DO ADUBO VERDE (CROTALARIA SPECTABILIS) NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE TOMATE (LYCOPERSICON ESCULENTUM MILL) AVALIAÇÃO DO POTENCIAL ALELOPÁTICO DO ADUBO VERDE (CROTALARIA SPECTABILIS) NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE TOMATE (LYCOPERSICON ESCULENTUM MILL) Helem Fernandes Naves Peixoto 1,3 Severino de Paiva Sobrinho 2,3

Leia mais

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE SEMENTES DE MYRTÁCEAS NA REGIÃO DO ALTO VALE DO ITAJAÍ, SANTA CATARINA

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE SEMENTES DE MYRTÁCEAS NA REGIÃO DO ALTO VALE DO ITAJAÍ, SANTA CATARINA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE SEMENTES DE MYRTÁCEAS NA REGIÃO DO ALTO VALE DO ITAJAÍ, SANTA CATARINA Rosa, Karolina Santos 1 ; Silva, Katriane Neto 1 ; Effting, Lucas Renan 1 ; Müller, Bruna Verediana 2 ;

Leia mais

MELO, Christiane de Oliveira 1 ; NAVES, Ronaldo Veloso 2. Palavras-chave: maracujá amarelo, irrigação.

MELO, Christiane de Oliveira 1 ; NAVES, Ronaldo Veloso 2. Palavras-chave: maracujá amarelo, irrigação. MARACUJÁ AMARELO (Passiflora edulis Sims. f. flavicarpa Deg.), NO ESTADO DE GOIÁS: ASPECTOS RELATIVOS À FENOLOGIA, DEMANDA HÍDRICA, FITOSSANIDADE E QUALIDADE DOS FRUTOS MELO, Christiane de Oliveira ; NAVES,

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO FÍSICA E FÍSICO-QUÍMICA DE FRUTOS DE UM GENÓTIPO

CARACTERIZAÇÃO FÍSICA E FÍSICO-QUÍMICA DE FRUTOS DE UM GENÓTIPO 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 CARACTERIZAÇÃO FÍSICA E FÍSICO-QUÍMICA DE FRUTOS DE UM GENÓTIPO DE BACURIZEIRO SEM SEMENTES LÚCIO FLAVO LOPES VASCONCELOS 1 ; MARIA CLIDEANA

Leia mais

ESTUDOS SOBRE A GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE GOIABEIRA-SERRANA

ESTUDOS SOBRE A GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE GOIABEIRA-SERRANA ESTUDOS SOBRE A GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE GOIABEIRA-SERRANA Nair Dahmer¹, Divanilde Guerra²; Ingrid Bergman Inchausti De Barros³; Lucia Brandão Franke 4 ; Paulo Vitor Dutra de Souza 3 ; Sergio Francisco

Leia mais

AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE CINCO CULTIVARES DE MARACUJÁ AMARELO NA REGIÃO SUL DE MINAS GERAIS

AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE CINCO CULTIVARES DE MARACUJÁ AMARELO NA REGIÃO SUL DE MINAS GERAIS 5ª Jornada Científica e Tecnológica e 2º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 06 a 09 de novembro de 2013, Inconfidentes/MG AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE CINCO CULTIVARES DE MARACUJÁ AMARELO NA REGIÃO

Leia mais

ANÁLISE BIOMÉTRICA DOS FRUTOS DE UVAIA E DEFINIÇÃO DA MELHOR CONCENTRAÇÃO DA POLPA PARA A PRODUÇÃO DE SORVETE EM PALITO

ANÁLISE BIOMÉTRICA DOS FRUTOS DE UVAIA E DEFINIÇÃO DA MELHOR CONCENTRAÇÃO DA POLPA PARA A PRODUÇÃO DE SORVETE EM PALITO ANÁLISE BIOMÉTRICA DOS FRUTOS DE UVAIA E DEFINIÇÃO DA MELHOR CONCENTRAÇÃO DA POLPA PARA A PRODUÇÃO DE SORVETE EM PALITO Karina COSTA (1) ; Veronica S. P. MORAIS (2) ; Lilian V. A. PINTO (3) ; Isaac S.

Leia mais

MICROPROPAGAÇÃO DE Eugenia dysenterica DC (MYRTACEAE) Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas - PGMP

MICROPROPAGAÇÃO DE Eugenia dysenterica DC (MYRTACEAE) Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas - PGMP MICROPROPAGAÇÃO DE Eugenia dysenterica DC (MYRTACEAE) Lívia Cristina da SILVA 1 ; Sérgio Tadeu SIBOV 1 ; Marcos de Castro CARDOSO; Letícia de Almeida GONÇALVES 2 1 Programa de Pós-Graduação em Genética

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DE ACEROLA ORGÂNICA EM DOIS ESTÁDIOS DE MATURAÇÃO. Apresentação: Pôster

CARACTERIZAÇÃO DE ACEROLA ORGÂNICA EM DOIS ESTÁDIOS DE MATURAÇÃO. Apresentação: Pôster CARACTERIZAÇÃO DE ACEROLA ORGÂNICA EM DOIS ESTÁDIOS DE MATURAÇÃO Apresentação: Pôster Michelle Ferreira Silva 1 ; Ailson João Filho 2 ; Jackson Mirellys Azevedo Souza 3 ; Elma Machado Ataíde 4; Débora

Leia mais

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Embrapa Belém, PA 2014 PRODUÇÃO DE MUDAS DE MURUCIZEIRO (Byrsonima crassifolia

Leia mais

Congresso Brasileiro de Fruticultura Natal/RN 17 a 22 de Outubro de 2010

Congresso Brasileiro de Fruticultura Natal/RN 17 a 22 de Outubro de 2010 INDICADORES DE MATURAÇÃO PARA DEFINIÇÃO DE PONTO DE COLHEITA DO MARACUJÁ SELVAGEM (Passiflora tenuifila) CULTIVADO NA REGIÃO DE CERRADO H. C. de Lima* 1, G. S. Das Chagas 2, L. T. Oliveira 2, A. M. Costa

Leia mais

SUPERAÇÃO DA DORMÊNCIA EM SEMENTES DE JATOBÁ (Hymenaea courbaril L.)

SUPERAÇÃO DA DORMÊNCIA EM SEMENTES DE JATOBÁ (Hymenaea courbaril L.) SUPERAÇÃO DA DORMÊNCIA EM SEMENTES DE JATOBÁ (Hymenaea courbaril L.) Marilú de Aguiar Teixeira Moreira 1,3 Severino de Paiva Sobrinho 2 Sergio José da Silva 2 Aline Gonçalves de Siqueira 3 1 Bolsista PVIC/UEG

Leia mais

Efeito da temperatura de armazenamento na pós colheita da cagaita(eugenia dysenterica)

Efeito da temperatura de armazenamento na pós colheita da cagaita(eugenia dysenterica) Efeito da temperatura de armazenamento na pós colheita da cagaita(eugenia dysenterica) Maria Gabriela da SILVA 1 ;Gaby Patrícia Terán Ortiz 2 ; Sonia de OLIVEIRA DUQUE PACIULLI 3 ; Ana CARDOSO C.F. FERREIRA

Leia mais

AVALIAÇÃO DE VARIEDADES DE MANGA VISANDO O MERCADO DE CONSUMO IN NATURA LAERTE SCANAVACA JUNIOR 1 ; NELSON FONSECA 2

AVALIAÇÃO DE VARIEDADES DE MANGA VISANDO O MERCADO DE CONSUMO IN NATURA LAERTE SCANAVACA JUNIOR 1 ; NELSON FONSECA 2 AVALIAÇÃO DE VARIEDADES DE MANGA VISANDO O MERCADO DE CONSUMO IN NATURA LAERTE SCANAVACA JUNIOR ; NELSON FONSECA INTRODUÇÃO A seleção de variedades de mangueira para consumo de frutas frescas depende de

Leia mais

FORMAÇÃO DE MUDAS DE PUCÁ (MOURIRI PUSA GARDNER) EM DIFERENTES SUBSTRATOS

FORMAÇÃO DE MUDAS DE PUCÁ (MOURIRI PUSA GARDNER) EM DIFERENTES SUBSTRATOS FORMAÇÃO DE MUDAS DE PUCÁ (MOURIRI PUSA GARDNER) EM DIFERENTES SUBSTRATOS Ana Paula Arruda SOUZA 1, Daniella Inácio BARROS 2, Helber Véras NUNES 2 1 Estudante do curso Técnico em Agronegócio. Bolsista

Leia mais

ELABORAÇÃO DE GELEIA TRADICIONAL E LIGHT DE GUABIROBA BRUNA NAPOLI¹; DAYANNE REGINA MENDES ANDRADE²; CRISTIANE VIEIRA HELM³

ELABORAÇÃO DE GELEIA TRADICIONAL E LIGHT DE GUABIROBA BRUNA NAPOLI¹; DAYANNE REGINA MENDES ANDRADE²; CRISTIANE VIEIRA HELM³ 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 ELABORAÇÃO DE GELEIA TRADICIONAL E LIGHT DE GUABIROBA BRUNA NAPOLI¹; DAYANNE REGINA MENDES ANDRADE²; CRISTIANE VIEIRA HELM³

Leia mais

VARIAÇÃO PARA CARACTERES DE FRUTOS DE UMA POPULAÇÃO CLONAL DE CAMUCAMUZEIRO EM BELÉM - PARÁ

VARIAÇÃO PARA CARACTERES DE FRUTOS DE UMA POPULAÇÃO CLONAL DE CAMUCAMUZEIRO EM BELÉM - PARÁ VARIAÇÃO PARA CARACTERES DE FRUTOS DE UMA POPULAÇÃO CLONAL DE CAMUCAMUZEIRO EM BELÉM - PARÁ Deyvid Novaes Marques¹, Maria do Socorro Padilha de Oliveira² 1 Acadêmico do curso de Agronomia, pela Universidade

Leia mais

ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA DE SUCO DE CAJU. Iwalisson Nicolau de Araújo 1 Graduando em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual da Paraíba.

ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA DE SUCO DE CAJU. Iwalisson Nicolau de Araújo 1 Graduando em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual da Paraíba. ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA DE SUCO DE CAJU Iwalisson Nicolau de Araújo Graduando em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual da Paraíba. Maria Janaina de Oliveira Mestranda em Engenharia em Engenharia

Leia mais

Biometria De Frutos E Sementes De Inga uruguensis Hook. & Arn. (Fabaceae Mimosoideae) Do Estado De Sergipe

Biometria De Frutos E Sementes De Inga uruguensis Hook. & Arn. (Fabaceae Mimosoideae) Do Estado De Sergipe Biometria De Frutos E Sementes De Inga uruguensis Hook. & Arn. (Fabaceae Mimosoideae) Do Estado De Sergipe Maria Fernanda Oliveira Torres (1) ; Robério Anastácio Ferreira (2) ; Ednei Santos de Almeida

Leia mais

Caracterização física e química da lima ácida Tahiti 2000 sobre o porta-enxerto Índio em Petrolina, PE

Caracterização física e química da lima ácida Tahiti 2000 sobre o porta-enxerto Índio em Petrolina, PE Caracterização física e química da lima ácida Tahiti 2000 sobre o porta-enxerto Índio em Petrolina, PE Manoel Alves de Almeida Neto 1 ; Jéssica Medeiros Barbosa dos Santos 2 ; Marcelo Calgaro 3 ; Emille

Leia mais

POTENCIAIS MATRIZES PRODUTORAS DE SEMENTES DE UVAIA DO IFSULDEMINAS CÂMPUS INCONFIDENTES PARA A PRODUÇÃO DE MUDAS EM ESCALA COMERCIAL

POTENCIAIS MATRIZES PRODUTORAS DE SEMENTES DE UVAIA DO IFSULDEMINAS CÂMPUS INCONFIDENTES PARA A PRODUÇÃO DE MUDAS EM ESCALA COMERCIAL 6ª Jornada Científica e Tecnológica e 3º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 04 e 05 de novembro de 2014, Pouso Alegre/MG POTENCIAIS MATRIZES PRODUTORAS DE SEMENTES DE UVAIA DO IFSULDEMINAS CÂMPUS

Leia mais

XIX CONGRESSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFLA 27 de setembro a 01 de outubro de 2010

XIX CONGRESSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFLA 27 de setembro a 01 de outubro de 2010 AVALIAÇÃO FÍSICA DE CULTIVARES DE ABACATE VISANDO A PRODUÇÃO DE BIODIESEL E ÓLEO COMESTÍVEL PAULA DE PAULA MENEZES BARBOSA¹, FERNANDA COSTA PRATES 2, MARCELO CAETANO DE OLIVEIRA* 3, ANA CAROLINA FELTRIN

Leia mais

Biometria De Sementes E Frutos De Catingueira

Biometria De Sementes E Frutos De Catingueira Biometria De Sementes E Frutos De Catingueira Luan Henrique Barbosa de Araújo (1) ; Marília Gabriela Caldas Pinto (2) ; Ane Cristine Fortes da Silva (3) ; Camila Costa da Nóbrega (3) ; Jacob Silva Souto

Leia mais

MORFOLOGIA DO ENDOCARPO DE TAPEREBÁ (Spondias mombin L. - ANACARDIACEA) Apresentação: Pôster

MORFOLOGIA DO ENDOCARPO DE TAPEREBÁ (Spondias mombin L. - ANACARDIACEA) Apresentação: Pôster MORFOLOGIA DO ENDOCARPO DE TAPEREBÁ (Spondias mombin L. - ANACARDIACEA) Apresentação: Pôster Bruna Sampaio Vilanova 1 ; Karolina Pereira de Lima 2 ; Marcelo Pires Saraiva 3 ; Vinicius Bruno Soares Borges

Leia mais

Obtenção e avaliação de parâmetros físico-químicos da polpa de goiaba (Psidium guajava L.), cultivar Paluma

Obtenção e avaliação de parâmetros físico-químicos da polpa de goiaba (Psidium guajava L.), cultivar Paluma Obtenção e avaliação de parâmetros físico-químicos da polpa de goiaba (Psidium guajava L.), cultivar Paluma Edmilson César da SILVA¹; Claudia Helena de MAGALHÃES 2 ; Rogério Amaro GONÇALVES 2 1 Estudante

Leia mais

218 Caracterização dos Frutos de Variedades do Banco Ativo de Germoplasma de Mangueira. da Embrapa Semi-Árido

218 Caracterização dos Frutos de Variedades do Banco Ativo de Germoplasma de Mangueira. da Embrapa Semi-Árido 218 Caracterização dos Frutos de Variedades do Banco Ativo de Germoplasma de Mangueira Caracterização dos Frutos de Variedades do Banco Ativo de Germoplasma de Mangueira Characterization of Mango Fruits

Leia mais

DIVERGÊNCIA GENÉTICA DA POPULAÇÃO DE TRABALHO DE PINHA DA EMBRAPA MEIO-NORTE.

DIVERGÊNCIA GENÉTICA DA POPULAÇÃO DE TRABALHO DE PINHA DA EMBRAPA MEIO-NORTE. DIVERGÊNCIA GENÉTICA DA POPULAÇÃO DE TRABALHO DE PINHA DA EMBRAPA MEIO-NORTE. Resumo: Estudou-se a divergência genética da coleção de trabalho de pinha visando à obtenção de população-base para o seu programa

Leia mais

DETERMINAÇÃO DO PONTO DE COLHEITA DE TAPEREBÁ (Spondias mombin L.)

DETERMINAÇÃO DO PONTO DE COLHEITA DE TAPEREBÁ (Spondias mombin L.) DETERMINAÇÃO DO PONTO DE COLHEITA DE TAPEREBÁ (Spondias mombin L.) MARIA LUIZA GRIGIO 1 ; EDVAN ALVES CHAGAS 2 ; MARIA FERNANDA B. DURIGAN 2 ; ATAIZA DE ANDRADE SOUSA 1 ; CASSIA REJANE DO NASCIMENTO 1

Leia mais

20º Seminário de Iniciação Científica e 4º Seminário de Pós-graduação da Embrapa Amazônia Oriental ANAIS. 21 a 23 de setembro

20º Seminário de Iniciação Científica e 4º Seminário de Pós-graduação da Embrapa Amazônia Oriental ANAIS. 21 a 23 de setembro 20º Seminário de Iniciação Científica e 4º Seminário de Pós-graduação ANAIS 21 a 23 de setembro 2016 Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária

Leia mais

Palavras-chave: Cor da polpa. Textura. Aroma. Sabor. Psidium guajava L.

Palavras-chave: Cor da polpa. Textura. Aroma. Sabor. Psidium guajava L. QUALIDADE SENSORIAL DOS FRUTOS DE CULTIVARES DE GOIABA VERMELHA EM AQUIDAUANA-MS. Laís de Lima Luqui 1 ; Edson Talarico Rodrigues 2 ; Daniel Makoto Kusano 1 ; Ricardo Fernando da Rui 1 ; Kleyton Rezende

Leia mais

ANÁLISES FÍSICAS DE LARANJAS COMERCIALIZADAS NO MUNICÍPIO DE SANTA HELENA DE GOIÁS

ANÁLISES FÍSICAS DE LARANJAS COMERCIALIZADAS NO MUNICÍPIO DE SANTA HELENA DE GOIÁS ANÁLISES FÍSICAS DE LARANJAS COMERCIALIZADAS NO MUNICÍPIO DE SANTA HELENA DE GOIÁS Lucas Freitas do Nascimento Júnior 1 ; Thomas Jefferson Cavalcantes 1 ; Emiliano Alves Caetano Netto 1 ; Luiz Carlos de

Leia mais

Cajuína. Fernando Antônio Pinto de Abreu Raimundo Marcelino da Silva Neto

Cajuína. Fernando Antônio Pinto de Abreu Raimundo Marcelino da Silva Neto Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Agroindústria Tropical Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Cajuína Fernando Antônio Pinto de Abreu Raimundo Marcelino da Silva Neto Embrapa

Leia mais

EFEITOS DA GIBERELINA E DA SECAGEM NO CONDICIONAMENTO OSMÓTICO SOBRE A VIABILIDADE E O VIGOR DE SEMENTES DE MAMÃO (Carica papaya L.

EFEITOS DA GIBERELINA E DA SECAGEM NO CONDICIONAMENTO OSMÓTICO SOBRE A VIABILIDADE E O VIGOR DE SEMENTES DE MAMÃO (Carica papaya L. 181 EFEITOS DA GIBERELINA E DA SECAGEM NO CONDICIONAMENTO OSMÓTICO SOBRE A VIABILIDADE E O VIGOR DE SEMENTES DE MAMÃO (Carica papaya L.) 1 HIGINO MARCOS LOPES 2, CLEITON MATEUS SOUZA 3 RESUMO Esta pesquisa

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO CENTESIMAL DAS PARTES COMPONENTES DOS FRUTOS DE LICHIA EM FUNÇÃO DO CLIMA

CARACTERIZAÇÃO CENTESIMAL DAS PARTES COMPONENTES DOS FRUTOS DE LICHIA EM FUNÇÃO DO CLIMA 5ª Jornada Científica e Tecnológica e 2º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 06 a 09 de novembro de 2013, Inconfidentes/MG CARACTERIZAÇÃO CENTESIMAL DAS PARTES COMPONENTES DOS FRUTOS DE LICHIA EM

Leia mais

Efeito da Adubação Química em Mudas de Mangabeira

Efeito da Adubação Química em Mudas de Mangabeira Anais do VIII Seminário de Iniciação Científica e V Jornada de Pesquisa e Pós-Graduação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS 10 a 12 de novembro de 2010 Efeito da Adubação Química em Mudas de Mangabeira Priscila

Leia mais

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E VIGOR DE SEMENTES EM PROGÊNIES DE CAMUCAMUZEIRO ESTABELECIDAS NO BAG DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E VIGOR DE SEMENTES EM PROGÊNIES DE CAMUCAMUZEIRO ESTABELECIDAS NO BAG DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E VIGOR DE SEMENTES EM PROGÊNIES DE CAMUCAMUZEIRO ESTABELECIDAS NO BAG DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL Walnice Maria Oliveira do Nascimento¹, Olivia Domingues Ribeiro², Orlando Maciel

Leia mais

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Embrapa Belém, PA 2014 AVALIAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE FRUTOS EM ACESSOS DE PATAUAZEIRO

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO FÍSICO QUÍMICA DA POLPA E CASCA DE FRUTOS DO MANDACARÚ (Cereus jamacaru)

CARACTERIZAÇÃO FÍSICO QUÍMICA DA POLPA E CASCA DE FRUTOS DO MANDACARÚ (Cereus jamacaru) CARACTERIZAÇÃO FÍSICO QUÍMICA DA POLPA E CASCA DE FRUTOS DO MANDACARÚ (Cereus jamacaru) Aline de Oliveira SILVA 1, Ademar Maia FILHO 2, João Alvino Sampaio da SILVA 3,Bárbara de Cássia da Rocha GORGONIO

Leia mais

ANALISE DE CRESCIMENTO DE MUDAS DE Genipa americana L., EM DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DE VERMICOMPOSTO

ANALISE DE CRESCIMENTO DE MUDAS DE Genipa americana L., EM DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DE VERMICOMPOSTO ANALISE DE CRESCIMENTO DE MUDAS DE Genipa americana L., EM DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DE VERMICOMPOSTO Gustavo klaesener 1 ; Pedro de Figueiredo Rocha Barbosa Martins 1 ; Eloty Justina Dias Schleder 2 ;

Leia mais

Desenvolvimento e Produção de Sementes de Feijão Adzuki em Função da Adubação Química

Desenvolvimento e Produção de Sementes de Feijão Adzuki em Função da Adubação Química Desenvolvimento e Produção de Sementes de Feijão Adzuki em Função da Adubação Química Flívia Fernandes de Jesus 1, Fabrícia C. Adriano 2, Fabrício de C. Peixoto 3, Adilson Pelá 4, Nei Peixoto 5 1. Bolsista

Leia mais

Área de Publicação: Controle de Qualidade na Indústria de Alimentos / Físico-química de Alimentos

Área de Publicação: Controle de Qualidade na Indústria de Alimentos / Físico-química de Alimentos Área de Publicação: Controle de Qualidade na Indústria de Alimentos / Físico-química de Alimentos CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE FRUTOS DE UMBUZEIRO PARA CONSUMO IN NATURA EM DOIS ESTÁDIOS DE MATURAÇÃO

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DE ACESSOS DE ACEROLEIRA COM BASE EM DESCRITORES DO FRUTO MATERIAL E MÉTODOS

CARACTERIZAÇÃO DE ACESSOS DE ACEROLEIRA COM BASE EM DESCRITORES DO FRUTO MATERIAL E MÉTODOS CARACTERIZAÇÃO DE ACESSOS DE ACEROLEIRA COM BASE EM DESCRITORES DO FRUTO CRISTINA DE FÁTIMA MACHADO 1 ; FÁBIO NASCIMENTO DE JESUS 2 ; ALANE OLIVEIRA PASSOS 3 ; LEANDRO QUEIROZ SANTOS NEVES 4 ; JAQUELINE

Leia mais

Biometria de sementes da palmeira Elaeis guineenses Jacq. (Arecaceae)

Biometria de sementes da palmeira Elaeis guineenses Jacq. (Arecaceae) http://dx.doi.org/10.12702/viii.simposfloresta.2014.138-688-1 Biometria de sementes da palmeira Elaeis guineenses Jacq. (Arecaceae) Iris R. F. Silva 1, Leonardo C. Duarte 1, Márcio D. Pereira 1 1 Universidade

Leia mais

CULTURA DA MANGABEIRA (Hancornia speciosa Gomes)

CULTURA DA MANGABEIRA (Hancornia speciosa Gomes) 1 BOLETIM AGROPECUÁRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS CULTURA DA MANGABEIRA (Hancornia speciosa Gomes) Boletim Agropecuário - n.º 67 - p. 1-12 Lavras/MG GOVERNO DO BRASIL 2 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE

Leia mais

MÉTODO PRÁTICO DE DETERMINAÇÃO DA ÁREA FOLIAR DO ALGODOEIRO NO CAMPO

MÉTODO PRÁTICO DE DETERMINAÇÃO DA ÁREA FOLIAR DO ALGODOEIRO NO CAMPO MÉTODO PRÁTICO DE DETERMINAÇÃO DA ÁREA FOLIAR DO ALGODOEIRO NO CAMPO José Fideles Filho (EMEPA/(UEPB/ fidelesfilho@uol.com.br), Antonildo Santos Pereira (UEPB), Napoleão Esberard de Macêdo Beltrão (Embrapa

Leia mais

PROCESSAMENTO E CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA E FÍSICA DE FRUTOS DE MURICI-PASSA (Byrsonima verbascifolia)

PROCESSAMENTO E CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA E FÍSICA DE FRUTOS DE MURICI-PASSA (Byrsonima verbascifolia) GUIMARÃES, M. M.; SILVA, M. S. Processamento e caracterização química e física de frutos de murici-passa (Byrsonima verbascifolia).in: CONGRESSO DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO DA UFG COMPEEX, 3., 2006,

Leia mais

Termos para indexação: maracujazeiro, polpa, minerais, físico-química

Termos para indexação: maracujazeiro, polpa, minerais, físico-química TEORES DE MINERAIS E RENDIMENTO DE POLPA DE HÍBRIDOS COMERCIAIS DE Passiflora edulis f. flavicarpa Deg - OURO VERMELHO, GIGANTE AMARELO E SOL DO CERRADO DA SAFRA OUTUBRO/2007. Daiva Domenech Tupinambá

Leia mais

AVALIAÇÃO SENSORIAL DE SORVETE COM DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DA FARINHA DE MACAÚBA

AVALIAÇÃO SENSORIAL DE SORVETE COM DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DA FARINHA DE MACAÚBA AVALIAÇÃO SENSORIAL DE SORVETE COM DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DA FARINHA DE MACAÚBA Mônica Rocha de Sousa 1 ; Thayane Sabino Nogueira 1 ; Adryze Gabrielle Dorasio de Souza 2 ; Sônia de Oliveira Duque Paciulli

Leia mais

MORPHOLOGICAL CHARACTERIZATION OF MANGABA FRUITS (Hancornia speciosa Gomes) PRODUCED IN ALAGOAS

MORPHOLOGICAL CHARACTERIZATION OF MANGABA FRUITS (Hancornia speciosa Gomes) PRODUCED IN ALAGOAS 75 CARACTERIZAÇÃO MORFOLÓGICA DOS FRUTOS DE MANGABA (Hancornia speciosa Gomes) PRODUZIDOS EM ALAGOAS José Harlisson de Araújo Ferro 1* ; Eurico Eduardo Pinto de Lemos 1 ; Ângela Froehlich 2 ; Jonas dos

Leia mais

Tipos de TesTes 1. Cor da epiderme 2. Consistência da polpa 3. Concentração de açúcares 4. Acidez total 5. Teor de amido

Tipos de TesTes 1. Cor da epiderme 2. Consistência da polpa 3. Concentração de açúcares 4. Acidez total 5. Teor de amido 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA CAMPUS SANTA ROSA RS Curso: Técnico em AgroindúsTriA Disciplina: Tecnologia de FruTas e HorTaliças Tema: TesTes de maturação AulA: Nº 03

Leia mais

AVALIAÇÃO DE PLANTAS MATRIZES DE UMBUZEIRO EM CONDIÇÕES IRRIGADAS PARA FORNECIMENTO DE PROPÁGULOS VEGETATIVOS

AVALIAÇÃO DE PLANTAS MATRIZES DE UMBUZEIRO EM CONDIÇÕES IRRIGADAS PARA FORNECIMENTO DE PROPÁGULOS VEGETATIVOS AVALIAÇÃO DE PLANTAS MATRIZES DE UMBUZEIRO EM CONDIÇÕES IRRIGADAS PARA FORNECIMENTO DE PROPÁGULOS VEGETATIVOS Francisco Pinheiro de Araújo Carlos Antonio F.Santos Everaldo Rocha Porto Embrapa Semi-Árido

Leia mais

ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO INICIAL DO TOMATE IPA 6 EM DIFERENTES COMBINAÇÕES DE SUBSTRATO E AREIA

ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO INICIAL DO TOMATE IPA 6 EM DIFERENTES COMBINAÇÕES DE SUBSTRATO E AREIA ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO INICIAL DO TOMATE IPA 6 EM DIFERENTES COMBINAÇÕES DE SUBSTRATO E AREIA Jhonatan Pereira de SOUZA¹, Benhur Dal Bosco WARMLING², Andrícia VERLINDO 3, João Célio de ARAÚJO 4 1-Estudante

Leia mais

XIX CONGRESSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFLA 27 de setembro a 01 de outubro de 2010

XIX CONGRESSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFLA 27 de setembro a 01 de outubro de 2010 CONSERVAÇÃO PÓS-COLHEITA DA MANGABA PELO USO DE ATMOSFERA MODIFICADA JULIANA PINTO DE LIMA 1, EDUARDO VALÉRIO DE BARROS VILAS BOAS 2, CAROLINE ROBERTA FREITAS PIRES 3, CRISTIANE DE OLIVEIRA LOPES 4, PAULO

Leia mais

Fruticultura. A Cultura do Umbu. Nome Cultura do Umbu Produto Informação Tecnológica Data Janeiro Preço - Linha Fruticultura Resenha

Fruticultura. A Cultura do Umbu. Nome Cultura do Umbu Produto Informação Tecnológica Data Janeiro Preço - Linha Fruticultura Resenha 1 de 6 10/16/aaaa 11:30 Fruticultura A Cultura do Umbu Nome Cultura do Umbu Produto Informação Tecnológica Data Janeiro -2001 Preço - Linha Fruticultura Resenha Informações resumidas sobre a Cultura do

Leia mais

DETERMINAÇÃO DO TEOR DE ÁGUA EM SEMENTES DE TUCUMÃ

DETERMINAÇÃO DO TEOR DE ÁGUA EM SEMENTES DE TUCUMÃ DETERMINAÇÃO DO TEOR DE ÁGUA EM SEMENTES DE TUCUMÃ Waldemir Romulo Brito da Silva 1 ; Walnice Maria Oliveira do Nascimento 2 ; José Edmar Urano de Carvalho 2 ; Maria do Socorro Padilha de Oliveira 2 ;

Leia mais

QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES E BIOMETRIA DE PLÂNTULAS DE MAMONA

QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES E BIOMETRIA DE PLÂNTULAS DE MAMONA Página 2144 QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES E BIOMETRIA DE PLÂNTULAS DE MAMONA Gabriella C. L. Vasconcelos¹; Katty Anne A. de Lucena Medeiros¹ ; Otonilson S. Medeiros¹; Valeria Veras Ribeiro¹; Nair Helena

Leia mais

NPK EM MUDAS DE GRAVIOLEIRA

NPK EM MUDAS DE GRAVIOLEIRA '.~'''''~,~~&;~~. ADU8;\ÇÃO NPK EM MUDAS DE GRAVIOLEIRA Sabrina Santos de Lima (1), Ismael de Jesus Matos Viégas (2), Waldemar Padilha (3), Capucho Frazão (2) Dilson Augusto Introdução A graviola (Annona

Leia mais

CONFIABILIDADE DO TESTE VISUAL NA DETERMINAÇÃO DA VIABILIDADE DE SEMENTES DE SERINGUEIRA (Hevea brasiliensis)

CONFIABILIDADE DO TESTE VISUAL NA DETERMINAÇÃO DA VIABILIDADE DE SEMENTES DE SERINGUEIRA (Hevea brasiliensis) CONFIABILIDADE DO TESTE VISUAL NA DETERMINAÇÃO DA VIABILIDADE DE SEMENTES DE SERINGUEIRA (Hevea brasiliensis) Augusto Pedroso de OLIVEIRA; Jácomo Divino BORGES; Ailton Vitor PEREIRA. Programa de Pós-Graduação

Leia mais

ATRIBUTOS FÍSICOS DE VARIEDADES DE LARANJA DA MICRORREGIÃO DA BORBOREMA

ATRIBUTOS FÍSICOS DE VARIEDADES DE LARANJA DA MICRORREGIÃO DA BORBOREMA ATRIBUTOS FÍSICOS DE VARIEDADES DE LARANJA DA MICRORREGIÃO DA BORBOREMA Silva, B.M. 1 ; Sousa, F. A. R. M. 2 ; Silva, A.F. 2 ; Sousa A.S.B. 2 ; Silva S.M. 3 1 Universidade Federal da Paraíba, Centro de

Leia mais

COMPOSIÇÃO CENTESIMAL DE FRUTOS DE JUAZEIRO NO ESTÁDIO DE MATURAÇÃO MADURO CENTESIMAL COMPOSITION OF JUAZEIRO FRUIT AT MATURE MATURATION STAGE

COMPOSIÇÃO CENTESIMAL DE FRUTOS DE JUAZEIRO NO ESTÁDIO DE MATURAÇÃO MADURO CENTESIMAL COMPOSITION OF JUAZEIRO FRUIT AT MATURE MATURATION STAGE COMPOSIÇÃO CENTESIMAL DE FRUTOS DE JUAZEIRO NO ESTÁDIO DE MATURAÇÃO MADURO CENTESIMAL COMPOSITION OF JUAZEIRO FRUIT AT MATURE MATURATION STAGE Silva, JL 1 ; Costa, FB 2 ; Nascimento, AM 1 ; Gadelha, TM

Leia mais

Caracterização Fenológica de Cinco Variedades de Uvas Sem. Sementes no Vale do São Francisco [1] Introdução

Caracterização Fenológica de Cinco Variedades de Uvas Sem. Sementes no Vale do São Francisco [1] Introdução Caracterização Fenológica de Cinco Variedades de Uvas Sem Sementes no Vale do São Francisco [1] Emanuel Elder Gomes da Silva [2] Patricia Coelho de Souza Leão [3] Introdução No estudo de novas variedades,

Leia mais

TÍTULO: ANALISE DE CRESCIMENTO DE MUDAS DE GENIPA AMERICANA L., EM DIFERENTES SUBSTRATOS

TÍTULO: ANALISE DE CRESCIMENTO DE MUDAS DE GENIPA AMERICANA L., EM DIFERENTES SUBSTRATOS Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: ANALISE DE CRESCIMENTO DE MUDAS DE GENIPA AMERICANA L., EM DIFERENTES SUBSTRATOS CATEGORIA:

Leia mais

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Embrapa Belém, PA 2014 ASPECTOS FENOLÓGICOS DE Hibiscus sabdariff L. (MALVACEAE)

Leia mais

INFLUÊNCIA DE DIFERENTES MÉTODOS DE SEMEADURA PARA QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE CORIANDRUM SATIVUM L.

INFLUÊNCIA DE DIFERENTES MÉTODOS DE SEMEADURA PARA QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE CORIANDRUM SATIVUM L. INFLUÊNCIA DE DIFERENTES MÉTODOS DE SEMEADURA PARA QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE CORIANDRUM SATIVUM L. Elisiane Martins de Lima 1 ; Milena Maria 2 ; Cosmo Rufino de Lima 3 ; Pablo Radamés Cabral

Leia mais

PROPRIEDADES FÍSICAS DOS GRÃOS DE QUINOA. Marianna Dias da Costa 1 ; Ivano Alessandro Devilla 2 RESUMO

PROPRIEDADES FÍSICAS DOS GRÃOS DE QUINOA. Marianna Dias da Costa 1 ; Ivano Alessandro Devilla 2 RESUMO PROPRIEDADES FÍSICAS DOS GRÃOS DE QUINOA Marianna Dias da Costa ; Ivano Alessandro Devilla 2 Bolsista PBIC/UEG, graduando do Curso de Engenharia Agrícola, UnUCET - UEG. 2 Orientador, docente do Curso de

Leia mais

Definição de Parâmetros Iniciais para Maceração de Película Comestível de Cajá (Spondias mombin L.)

Definição de Parâmetros Iniciais para Maceração de Película Comestível de Cajá (Spondias mombin L.) Definição de Parâmetros Iniciais para Maceração de Película Comestível de Cajá (Spondias mombin L.) Janaina Maria Martins Vieira 1,2, Gustavo Adolfo Saavedra Pinto 1 1 Embrapa Agroindústria Tropical, Fortaleza

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 12, DE 10 DE SETEMBRO DE 1999

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 12, DE 10 DE SETEMBRO DE 1999 INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 12, DE 10 DE SETEMBRO DE 1999 O MINISTRO DE ESTADO DA AGRICULTURA E DO ABASTECIMETO, no uso da atribuição que lhe confere o art. 87, inciso II, da Constituição, tendo em vista o

Leia mais

Dr. Tiago P. Camargo. Universidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento Acadêmico de Química e Biologia

Dr. Tiago P. Camargo. Universidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento Acadêmico de Química e Biologia Dr. Tiago P. Camargo Universidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento Acadêmico de Química e Biologia Química moderna Estudar a química e ciência básica...? Aplicações : medicina, ciência de materiais,

Leia mais

Variabilidade Genética Em Caracteres Quantitativos De Cagaiteira Eugenia dysenterica DC. (Myrtaceae)

Variabilidade Genética Em Caracteres Quantitativos De Cagaiteira Eugenia dysenterica DC. (Myrtaceae) Variabilidade Genética Em Caracteres Quantitativos De Cagaiteira Eugenia dysenterica DC. (Myrtaceae) Edivaldo Barbosa de ALMEIDA JÚNIOR 1, Thannya Nascimento SOARES 3, Lázaro José CHAVES 2, Ronaldo Veloso

Leia mais

Autor(es) Bem Estar Social Orientações práticas para o Trabalho na Cozinha

Autor(es) Bem Estar Social Orientações práticas para o Trabalho na Cozinha 1 de 5 10/16/aaaa 11:09 Bem Estar Social Frutas : boas fontes de energia, vitaminas e minerais Frutas: Boas fontes de Nome energia, vitaminas e minerais Produto Folder Data Preço - Bem Estar Social : Linha

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DOS ESTÁDIOS DE MATURAÇÃO DE BANANA RESISTENTE À SIGATOKA NEGRA VARIEDADE CAIPIRA

CARACTERIZAÇÃO DOS ESTÁDIOS DE MATURAÇÃO DE BANANA RESISTENTE À SIGATOKA NEGRA VARIEDADE CAIPIRA CARACTERIZAÇÃO DOS ESTÁDIOS DE MATURAÇÃO DE BANANA RESISTENTE À SIGATOKA NEGRA VARIEDADE CAIPIRA Melissa de Lima Matias 1 ; Ebenézer de Oliveira Silva 2 ; Raimundo Wilane Figueiredo 3 ; Andréia Hansen

Leia mais

Art. 2º Esta Instrução Normativa entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 2º Esta Instrução Normativa entra em vigor na data de sua publicação. MINISTÉRIO DA AGRICULTURA E DO ABASTECIMENTO GABINETE DO MINISTRO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 12, DE 10 DE SETEMBRO DE 1999 Revogado(a) pelo(a) Instrução Normativa MAPA 1/2000 O MINISTRO DE ESTADO DA AGRICULTURA

Leia mais

Pesquisa, conhecimento e tecnologias da Embrapa em frutas nativas brasileiras

Pesquisa, conhecimento e tecnologias da Embrapa em frutas nativas brasileiras Pesquisa, conhecimento e tecnologias da Embrapa em frutas nativas brasileiras Rodrigo Cezar Franzon Maria do Carmo Bassols Raseira Embrapa Clima Temperado, Pelotas, RS Fábio Gelape Faleiro Embrapa Cerrados,

Leia mais

PRODUÇÃO DE MUDAS NO BIOMA CERRADO

PRODUÇÃO DE MUDAS NO BIOMA CERRADO PRODUÇÃO DE MUDAS NO BIOMA CERRADO O QUE MUDA? Maria Cristina de Oliveira Professora da Universidade de Brasília ROTEIRO 1. Coleta de frutos e sementes 1.1. Época seca x Época chuvosa 1.2. Tipos de frutos/beneficiamento

Leia mais

COMPARAÇÃO DA TEMPERATURA DE AREIA LAVADA E DE LATOSSOLO VERMELHO

COMPARAÇÃO DA TEMPERATURA DE AREIA LAVADA E DE LATOSSOLO VERMELHO COMPARAÇÃO DA TEMPERATURA DE AREIA LAVADA E DE LATOSSOLO VERMELHO Jaqueline Ferreira Vieira Bessa 1 ; Anailda Angélica Lana Drumond 2 ; Eduardo Barbosa Costa 3 1 Graduanda em Engenharia Agrícola, Universidade

Leia mais

RENDIMENTO DE SUCO E TEOR DE SÓLIDOS SOLÚVEIS TOTAIS EM GENÓTIPOS DE MARACUJAZEIRO AMARELO

RENDIMENTO DE SUCO E TEOR DE SÓLIDOS SOLÚVEIS TOTAIS EM GENÓTIPOS DE MARACUJAZEIRO AMARELO RENDIMENTO DE SUCO E TEOR DE SÓLIDOS SOLÚVEIS TOTAIS EM GENÓTIPOS DE MARACUJAZEIRO AMARELO Orlando Maciel Rodrigues Junior 1 ; Walnice Maria Oliveira do Nascimento 2, Olivia Domingues Ribeiro 1, Juliana

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO FÍSICA E TEOR DE ÓLEO DE SEMENTES DAS CULTIVARES: BRS NORDESTINA E BRS PARAGUAÇU SEPARADAS EM CLASSES PELA COR DO TEGUMENTO

CARACTERIZAÇÃO FÍSICA E TEOR DE ÓLEO DE SEMENTES DAS CULTIVARES: BRS NORDESTINA E BRS PARAGUAÇU SEPARADAS EM CLASSES PELA COR DO TEGUMENTO CARACTERIZAÇÃO FÍSICA E TEOR DE ÓLEO DE SEMENTES DAS CULTIVARES: BRS NORDESTINA E BRS PARAGUAÇU SEPARADAS EM CLASSES PELA COR DO TEGUMENTO Amanda Micheline Amador de Lucena 1, Liv Soares Severino 2, Maria

Leia mais

26 a 29 de novembro de 2013 Campus de Palmas

26 a 29 de novembro de 2013 Campus de Palmas Desempenho agronômico de híbridos de melancia obtido de linhagens selecionadas para resistência a isolados locais do vírus da mancha anelar do mamoeiro (PRSV-W Papaya ring spot virus) Prínscilla Pâmela

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO FÍSICA QUÍMICA DAS POLPAS DE GOIABA (PSIDIUM GUAJAVA L.), COMERCIALIZADAS EM TERESINA PI.

CARACTERIZAÇÃO FÍSICA QUÍMICA DAS POLPAS DE GOIABA (PSIDIUM GUAJAVA L.), COMERCIALIZADAS EM TERESINA PI. CARACTERIZAÇÃO FÍSICA QUÍMICA DAS POLPAS DE GOIABA (PSIDIUM GUAJAVA L.), COMERCIALIZADAS EM TERESINA PI. Luana Fernanda Soares de SOUSA (1); Dilson Cristino da Costa REIS (2); Francisco Wenner de Sousa

Leia mais

Resumo Expandido. Palavras-Chave: capsicum spp., germoplasma, características morfoagronômicas.

Resumo Expandido. Palavras-Chave: capsicum spp., germoplasma, características morfoagronômicas. Resumo Expandido Título da Pesquisa: Caracterização da pimenta cumari de distribuição natural no município de Bambuí - MG Palavras-chave: Capsicum spp., germoplasma, características morfoagronômicas Campus:

Leia mais

Avaliação de acessos do BAG jenipapo: ano 2015

Avaliação de acessos do BAG jenipapo: ano 2015 V Seminário de Iniciação Científica e Pós-Graduação da Embrapa Tabuleiros Costeiros 243 Avaliação de acessos do BAG jenipapo: ano 2015 Isis Bacelar Araújo 1, Ana Letícia Sirqueira Nascimento 2, Marina

Leia mais

Caracterização física e química de frutos de maçaranduba (Manilkara salzmanii, Sapotaceae) em uma área de tabuleiro costeiro de Alagoas

Caracterização física e química de frutos de maçaranduba (Manilkara salzmanii, Sapotaceae) em uma área de tabuleiro costeiro de Alagoas V. 8, n. 3, p. 51-55, jul set, 2012. UFCG - Universidade Federal de Campina Grande. Centro de Saúde e Tecnologia Rural CSTR. Campus de Patos PB. www.cstr.ufcg.edu.br Revista ACSA: http://www.cstr.ufcg.edu.br/acsa/

Leia mais

QUALIDADE PÓS-COLHEITA DE BERGAMOTAS PONKAN SUBMETIDAS AO EFEITO DE DANOS MECÂNICOS NA SAFRA 2016

QUALIDADE PÓS-COLHEITA DE BERGAMOTAS PONKAN SUBMETIDAS AO EFEITO DE DANOS MECÂNICOS NA SAFRA 2016 QUALIDADE PÓS-COLHEITA DE BERGAMOTAS PONKAN SUBMETIDAS AO EFEITO DE DANOS MECÂNICOS NA SAFRA 2016 Autores: Augusto Martins da SILVA, Fernando Cerbaro PALHANO, Thainá Raupp DUARTE, Catherine AMORIN 2, Daniela

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA DEPARTAMENTO DE FITOTECNIA E ZOOTECNIA FRUTICULTURA. Prof. Daniel M. Tapia T. Eng.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA DEPARTAMENTO DE FITOTECNIA E ZOOTECNIA FRUTICULTURA. Prof. Daniel M. Tapia T. Eng. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA DEPARTAMENTO DE FITOTECNIA E ZOOTECNIA FRUTICULTURA Prof. Daniel M. Tapia T. Eng. Agrônomo MSc PROPAGAÇÃO Sexual ou gâmica Vegetativa ou assexuada REPRODUÇÃO

Leia mais

QUALIDADE DE MAMÃO TAINUNG 01 PRODUZIDO POR SECAMENTO PARCIAL DO SISTEMA RADICULAR

QUALIDADE DE MAMÃO TAINUNG 01 PRODUZIDO POR SECAMENTO PARCIAL DO SISTEMA RADICULAR VII SIMPÓSIO DO PAPAYA BRASILEIRO Produção e Sustentabilidade Hídrica Vitória-ES, 22 a 25 de agosto de 2018 QUALIDADE DE MAMÃO TAINUNG 01 PRODUZIDO POR SECAMENTO PARCIAL DO SISTEMA RADICULAR Ariane Castricini

Leia mais

Tamanho e época de colheita na qualidade de sementes de feijão.

Tamanho e época de colheita na qualidade de sementes de feijão. Tamanho e época de colheita na qualidade de sementes de feijão. Patrícia Fernandes Lourenço (1) ; Bárbara Gonçalves Dôco (1) ; Carlos Manoel de Oliveira (2) (1) Estudante de Agronomia. Instituto Federal

Leia mais

CONTROLE BIOLÓGICO DE PSILIDEO

CONTROLE BIOLÓGICO DE PSILIDEO CONTROLE BIOLÓGICO DE PSILIDEO O Fundecitrus inaugurou laboratório para produzir o inseto Tamarixia radiata, que será distribuído nos pomares para controle do vetor do greening, o psilideo Diaphorina citri,

Leia mais

Comparação entre técnicas de secagem para obtenção de farinha a partir da casca de manga cv. Tommy atkins

Comparação entre técnicas de secagem para obtenção de farinha a partir da casca de manga cv. Tommy atkins Comparação entre técnicas de secagem para obtenção de farinha a partir da casca de manga cv. Tommy atkins Emanuela Monteiro Coelho 1, Luciana Cavalcante de Azevedo 2 1 Graduanda do Curso de Tecnologia

Leia mais

ANÁLISE DE CORRELAÇÃO EM FRUTOS DE JAMBO-VERMELHO (SYZYGIUM MALACCENSIS (L) MEER & PERRY) EM CAPITÃO POÇO-PA. Apresentação: Pôster

ANÁLISE DE CORRELAÇÃO EM FRUTOS DE JAMBO-VERMELHO (SYZYGIUM MALACCENSIS (L) MEER & PERRY) EM CAPITÃO POÇO-PA. Apresentação: Pôster ANÁLISE DE CORRELAÇÃO EM FRUTOS DE JAMBO-VERMELHO (SYZYGIUM MALACCENSIS (L) MEER & PERRY) EM CAPITÃO POÇO-PA Apresentação: Pôster Magda do Nascimento Farias 1 ; Nayane da Silva Souza¹; Larissa Jaina da

Leia mais

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DA UVAIA SUBMETIDA A DIFERENTES COBERTURAS NO MUNICÍPIO DE INCONFIDENTES- MG

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DA UVAIA SUBMETIDA A DIFERENTES COBERTURAS NO MUNICÍPIO DE INCONFIDENTES- MG CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DA UVAIA SUBMETIDA A DIFERENTES COBERTURAS NO MUNICÍPIO DE INCONFIDENTES- MG Vinícius P. CAMPAGNOLI 1; Anderson B. dos PASSOS 2; Evando L. COELHO 3; Veronica S. de P. MORAIS 4 RESUMO

Leia mais

IV Semana de Ciência e Tecnologia IFMG - campus Bambuí IV Jornada Científica 06 a 09 de Dezembro de 2011

IV Semana de Ciência e Tecnologia IFMG - campus Bambuí IV Jornada Científica 06 a 09 de Dezembro de 2011 PRODUÇÃO E ANÁLISE SENSORIAL DE GELÉIA DE CAGAITA Maria Gabriela da SILVA 1 ;Sonia de OLIVEIRA DUQUE PACIULLI 2 ; Romilda Aparecida BASTOS MONTEIRO DE ARAÚJO 3 ; Ana CARDOSO C.F. FERREIRA DE PAULA 4. 1

Leia mais

FENOLOGIA DE SELEÇÕES DE UVAS DE MESA SEM SEMENTES

FENOLOGIA DE SELEÇÕES DE UVAS DE MESA SEM SEMENTES REUNI REVISTA UNIJALES / EDIÇÃO 1 / Nº 1 / ANO I / 2006 ISSN 1980-8925 (versão eletrônica) http://www.reuni.pro.br FENOLOGIA DE SELEÇÕES DE UVAS DE MESA SEM SEMENTES Suze Paula Capobianco 1, Umberto Almeida

Leia mais

O MANEJO DA ACEROLA COMO ALTERNATIVA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO

O MANEJO DA ACEROLA COMO ALTERNATIVA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO O MANEJO DA ACEROLA COMO ALTERNATIVA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO Maristela Macedo de Souza 1 ; Afonso Takao Murata 2. RESUMO O trabalho foi conduzido na Escola Municipal Professora Rosimeri Ortiz Consalter (EMPROC),

Leia mais

CRESCIMENTO DE MUDAS DE GENÓTIPOS DE MANGABEIRA (Hancornia speciosa GOMES) EM DIFERENTES SUBSTRATOS

CRESCIMENTO DE MUDAS DE GENÓTIPOS DE MANGABEIRA (Hancornia speciosa GOMES) EM DIFERENTES SUBSTRATOS CRESCIMENTO DE MUDAS DE GENÓTIPOS DE MANGABEIRA (Hancornia speciosa GOMES) EM DIFERENTES SUBSTRATOS INTRODUÇÃO O Nordeste Brasileiro abriga uma considerável diversidade de espécies frutícolas tropicais

Leia mais