GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas, Aluno: José Guilherme C.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas, Aluno: José Guilherme C."

Transcrição

1 GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas, Aluno: José Guilherme C.

2 Seções: Explanação e discussão do capítulo 1: Natureza da ciência social; Explanação e discussão do capítulo 2: Métodos das ciências sociais; Explanação e discussão do capítulo 3: Pesquisa social;

3 Explanação e discussão do capítulo 4: Formulação do problema; Explanação e discussão do capítulo 5: Construção de hipóteses; Explanação e discussão do capítulo 6: Delineamento da pesquisa; Explanação e discussão do capítulo 7: Uso da biblioteca;

4 Explanação e discussão do capítulo 8: Operacionalização das variáveis; Explanação e discussão do capítulo 9: Amostragem na pesquisa social; Explanação e discussão do capítulo 10: Observação; Explanação e discussão do capítulo 11: Entrevista;

5 Explanação e discussão do capítulo 12: Questionário; Explanação e discussão do capítulo 13: Escalas Sociais; Explanação e discussão do capítulo 14: Testes; Explanação e discussão do capítulo 15: Utilização de documentos;

6 Explanação e discussão do capítulo 16: Análise e interpretação; Explanação e discussão do capítulo 17: Relatório da pesquisa.

7 Explanação e discussão capítulo 1: Natureza da ciência social. O texto inicia-se com uma discussão sobre a importância do conhecimento para o ser humano. Destaca-se meios para a adquirir conhecimento como a observação, crenças e autoridade (pais e professores descrevendo o mundo para as crianças) A ciência desenvolveu-se devido a necessidade de obtenção de conhecimento ; Etimologicamente ciência significada conhecimento ; contudo, o autor não concordo com essa afirmação;

8 Apesar de não ser clara uma correta definição de ciência, o capítulo ressalta que é possível distinguir entre conhecimento científico e outras formas de conhecimento; O autor considera ciência como forma de conhecimento que tem por objetivo formular, mediante linguagem rigorosa e apropriada leis que regem os fenômenos ; A ciência possui como características: conhecimento objetivo, racional, sistemático, geral, verificável e falível; As ciências são divididas em: formais e empíricas que se divide em naturais e sociais.

9 Explanação e discussão capítulo 2: Métodos das ciências sociais. O autor explica que a ciência objetiva chegar a veracidade dos fatos; contudo, a verificabilidade exigida no conhecimento científico o torna distinto dos demais; Para chegar a um conhecimento científico é necessário determinar o método utilizado para alcançar tal conhecimento; Define-se método científico como o conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos adotados para se atingir o conhecimento;

10 O capítulo divide os métodos em dois grandes grupos: Métodos que proporcionam as bases lógicas para a investigação científica dedutivo, indutivo, hipotéticodedutivo, dialético e fenomenológico; Métodos que esclarecem acerca dos procedimentos técnicos que serão utilizados experimental, observacional, comparativo, estatístico, clínico e monográfico.

11 Métodos que proporcionam as bases lógicas para a investigação científica. 1. Método dedutivo Método que parte do geral e, a seguir, parte para o particular. Parte de princípios reconhecidos como verdadeiros e indiscutíveis e permite chegar a conclusões de maneira puramente formal; Proposto por racionalistas como Descartes e Spinoza, segundo os quais somente a razão é capaz de levar ao conhecimento verdadeiro;

12 Ex: Todo homem é moral (premissa maior); Pedro é homem (premissa menor); Logo, Pedro é mortal (conclusão). Método mais utilizado em ciências como Física, cujos princípios podem ser anunciados como Lei; utilização mais restritas nas ciências sociais.

13 2. Método indutivo Método que ao contrário do dedutivo parte do particular e coloca a generalização como um produto posterior do trabalho de coleta de dados. A generalização não deve ser buscada aprioristicamente, mas contratada a partir da observação de dados concretos suficientemente confirmadores dessa realidade; Método proposto por empiristas como Bacon, Hume, Locke, para os quais o conhecimento é oriundo exclusivamente da experiência, sem levar em consideração os princípios preestabelecidos;

14 Ex: Antonio é mortal; José é mortal; Paulo é mortal;... Cláudio é mortal; Ora, Antonio, José, Paulo...e Cláudio são homens; Logo, (todos) os homens são mortais. Indução chega a conclusões prováveis.

15 3. Método hipotético-dedutivo Método definido por Karl Popper a partir da crítica a indução; Karl argumentava que método indutivo não se justifica, pois o salto indutivo de alguns para todos exigiria que a observação de fatos isolados atingisse o infinito; Etapas: O método busca rejeitar as hipóteses formuladas.

16 4. Método dialético O materialismo dialético pode ser entendido como um método de interpretação da realidade. Gil explica que a dialética fornece as bases para uma interpretação dinâmica e totalizante da realidade; As pesquisas fundamentadas no método dialético se distinguem bastante das positivistas, que enfatiza métodos quantitativos.

17 5. Método fenomenológico Proposto por Husserl, propõe-se estabelecer uma base segura, liberta de proposição, para todas as ciências; O método procura mostrar o que é dado e explicá-lo; O intento da fenomenologia é, pois, proporcionar uma descrição direta da experiência tal como ela é, sem nenhuma consideração acerca de sua gênese psicológica e das explicações causais que os especialistas podem dar; A realidade é o compreendido, o interpretado, o comunicado.

18 Métodos que esclarecem acerca dos procedimentos técnicos que serão utilizados. 1. Método experimental Método que consiste essencialmente em submeter os objetos de estudo às influência de certas variáveis, com condições conhecidas e controladas pelo pesquisador, para observar os resultados que a variável produz no objeto.

19 2. Método observacional Um dos métodos mais utilizado nas ciências sociais. Difere do experimental do seguinte modo: no método experimental o pesquisador toma providencias para que alguma coisa ocorra, a fim de observar o que se segue; já, no método observacional apenas observa o que já aconteceu ou acontece. 3. Método comparativo Precede pela investigação de indivíduos, classes, fenômenos ou fatos, com vistas a ressaltar suas similaridades e diferenças.

20 4. Método estatístico Método que se fundamenta na aplicação da teoria estatística da probabilidade e constitui importante auxilio nas ciência sociais explicações não podem ser consideradas absolutamente verdadeiras. 5. Método clínico Apoia-se em uma relação profunda entre pesquisador e pesquisado; utilizado principalmente na psicologia; Esse método é limitado ao propor generalizações.

21 6. Método monográfico Método que parte do princípio de que o estudo de um caso em profundidade pode ser considerado representativo para muitos ou mesmo todos casos semelhantes.

22 Quadros de referência. A teoria é definida por: conjunto de hipóteses que formam um sistema dedutivo; ou seja, um sistema organizado de maneira que, considerando como premissas algumas hipóteses, destas decorram logicamente outras ; Principais quadros de referência ou grandes teorias: funcionalismo, estruturalismo, compreensão, materialismo histórico e etnometodologia.

23 1. Funcionalismo Corrente das ciências humanas que enfatiza as relações e o ajustamento entre os diversos componentes de uma cultura ou sociedade. 2. Estruturalismo Termo utilizado para designar as correntes de pensamento que recorrem à noção de estrutura para explicar a realidade em todos os seus níveis.

24 3. Compreensão Quadro de referência que propõe a apreensão empática do sentido finalista de uma ação, parcial ou inteiramente oriunda de motivações irracionais. Esse procedimento envolve uma reconstrução no sentido subjetivo original da ação e o reconhecimento da parcialidade da visão do observador Captar a evidência do sentido de uma atividade.

25 4. Materialismo histórico Nessa abordagem a produção e o intercambio de seus produtos constituem a base de toda a ordem social. As causas últimas de todas as modificações sociais e das subversões políticas devem ser procuradas não na cabeça dos homens, mas na transformação dos modos de produção e seus intercâmbios; O pesquisador que adota esse quadro de referência passa a enfatizar a dimensão histórica dos processos sociais.

26 5. Etnometodologia Definida por Garfinkel como a ciência dos etnométodos, trata-se de uma tentativa de analisar os procedimentos que os indivíduos utilizam para levar a termo as diferentes operações que realizam em sua vida cotidiana, tais como tomar decisões e raciocinar.

27 Explanação e discussão do capítulo 3: Pesquisa social. Define-se pesquisa social como o processo que, utilizando a metodologia científica, permite a obtenção de novos conhecimentos no campo da realidade social; Segundo finalidade o autor divide a pesquisa em pura e aplicada. A pura busca o progresso da ciência, procura os conhecimentos científicos sem a preocupação direta com suas aplicações e consequências práticas; a aplicada tem como característica fundamental o interesse na aplicação.

28 Níveis de pesquisa 1. Pesquisa exploratória Pesquisa que tem como finalidade desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e ideias, tendo em vista, a formulação de problemas mais precisos ou hipóteses pesquisáveis para estudos posteriores; Apresentam menor rigidez no planejamento; A pesquisa exploratória são desenvolvidas para proporcionar uma visão geral aproximada de determinado fato. Normalmente 1º fase de uma pesquisa ampla.

29 2. Pesquisas descritivas Pesquisa que tem por objetivo primordial a descrição das características de determinada população ou fenômeno, ou o estabelecimento de relações entre variáveis. Utilização de técnicas padronizadas de coletas de dados.

30 3. Pesquisa explicativa São aquelas que têm por preocupação central identificar os fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrência dos fenômenos; Tipo de pesquisa que mais aprofunda o conhecimento da realidade, porque explica a razão, o porquê das coisas.

31 Envolvimento do pesquisador Modelo clássico de pesquisa: estuda os fenômenos sociais como os naturais. Busca evitar a subjetividade máximo distanciamento entre pesquisador e objeto pesquisado; Pesquisa ação: tipo de pesquisa social com base empírica que é concebida e realizada com estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo e no qual os pesquisadores e os participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos do modo participativo;

32 Pesquisa participante: pesquisa que responde especialmente as necessidades de populações mais carente nas estruturas sociais contemporâneas, levando em conta suas aspirações e potencialidades de conhecer e agir. Ambas abordagens se caracterizam pelo envolvimento do pesquisadores e pesquisados no processo de pesquisa.

33 Etapas pesquisa 1. Formulação do problema; 2. Construção de hipóteses ou determinação dos objetivos; 3. Delineamento da pesquisa; 4. Operacionalização dos conceitos e variáveis; 5. Seleção da amostra; 6. Elaboração dos instrumentos de coleta de dados; 7. Coleta de dados; 8. Análise e interpretação dos resultados; 9. Relatórios.

34 Explanação e discussão do capítulo 4: Formulação do problema. Na acepção cientifica problema é qualquer questão não resolvida e que é objeto de discussão, em qualquer domínio do conhecimento; Nessa perspectiva problema tem que se referir a como são as coisas, suas causas e consequências, e não como fazer as coisas;

35 Perguntas do tipo: Como fazer para melhorar os transportes urbanos? Os pais devem dar palmadas nos filhos? Não são problemas científicos, pois não são passíveis de verificação empírica (problemas de valor e de engenharia); Problema é testável cientificamente quando envolve variáveis que podem ser observadas ou manipuladas; Exemplo de problemas: Em que medida a escolaridade determinada a preferência político-partidária? A desnutrição determina o rebaixamento intelectual?

36 Escolha do problema: implicações na escolha do problema, relevância, oportunidade de pesquisa, comprometimento e modismo. Regras para a formulação de um problema: Deve ser formulado como uma pergunta; Ser delimitado a uma dimensão viável O que leva os jovens ao alcoolismo (muito amplo); Ter clareza e ser preciso; Deve apresentar referências empíricas. Cuidado com problemas de juízo de valor (Deve haver pena de morte?).

37 Explanação e discussão do capítulo 5: Construção de hipóteses. Segundo Goode e Hatt (1969) hipótese é uma proposição que poder ser colocada a prova para determinar sua validade. É uma suposta resposta ao problema a ser investigado.

38 Tipos de hipóteses 1. Hipóteses casuísticas Afirmam que um objeto, pessoa ou fato específico tem determinada característica algo que ocorre em determinado caso; 2. Hipóteses que se referem à frequência de acontecimentos; 3. Hipóteses que estabelecem relações causais;

39 As hipóteses se originam de diversas fontes como: simples observação, outras pesquisas já realizadas, teorias e intuição; Características de uma hipótese aceitável: Deve ser conceitualmente clara; Específica por exemplo Status social é claro mas não específico (educacional ou ocupacional); Ter referência empíricas H. como mal alunos não cursam medicina não podem ser testadas (juízo de valor); Parcimoniosa;

40 Estar relacionadas com técnicas disponíveis; Deve estar relacionada com a teoria.

41 Explanação e discussão do capítulo 6: Delineamento da pesquisa. O delineamento refere-se ao planejamento da pesquisa em sua dimensão mais ampla, envolvendo tanto a sua diagramação quanto a previsão de análise e interpretação dos dados considera o ambiente de coleta dos dados e as formas de controle das variáveis envolvidas; Etapa em que o pesquisador considerada a aplicação dos métodos discretos;

42 O elemento mais importante para o delineamento da pesquisa é o maneira de coleta de dados. Podendo ser definidos em dois grande grupos: aqueles que valem das fontes de papel bibliográfica e documental e cujos dados são fornecidos por pessoas experimental, ex- post-facto, levantamento, estudo de caso e campo.

43 Classificação do delineamento 1. Pesquisa bibliográfica Desenvolvida a partir de material já elaborado, constituindo principalmente de livros e artigos científicos. 2. Pesquisa documental A pesquisa documental vale-se de materiais que não receberam ainda um tratamento analítico, ou que ainda podem ser reelaborados de acordo com os objetivos da pesquisa.

44 3. Pesquisa experimental Consistem em determinar um objeto de estudo, selecionando as variáveis que seriam capazes de influenciá-lo, definir as formas de controle e de observação dos efeitos que a variável produz no objeto; Exemplo: A, B e C produz Z; A, B e D não produz Z; A, C e D produz Z; Pode-se inferir que C é condição necessária para produzir Z não suficiente.

45 Divisão da pesquisa experimental: Pesquisa genuinamente experimental: formada por dois grupos (controle e experimental) por distribuição aleatória busca formar grupos com características semelhantes; Pesquisa pré-experimental: delineamento realizado em um único grupo,sem qualquer controle anterior ao experimento e sem algum nível de comparação; Pesquisa quase-experimental: pesquisas que não possuem distribuição aleatória dos sujeitos e grupos de controle, contudo desenvolvidas com grande rigor metodológico.

46 4. Pesquisa ex-post-facto Tipo de pesquisa sistemática e empírica no qual o pesquisador não tem o controle direto sobre as variáveis independentes, porque já ocorreram as suas manifestações ou porque são intrinsecamente não manipuláveis; Pode-se citar como exemplo uma pesquisa para verificar a influência da privação na infância sobre o desenvolvimento mental futuro.

47 5. Levantamento survey Pesquisa que se caracteriza pela interrogação direta das pessoas que se deseja conhecer; As principais vantagens do método são: conhecimento direto da realidade, economia e rapidez, quantificação (uso de modelos estatísticos); Entre as limitações: ênfase nos aspectos perspectivos, pouca profundidade no estudo da estrutura e dos processos sociais, limitada apreensão do processo de mudança.

48 6. Estudo de campo Método muito semelhante ao levantamento. Possui como principais diferença: o estudo de campo procura o aprofundamento das questões propostas e estuda-se um único grupo ou comunidade em termo de sua estrutura social, ou seja, ressaltando a integração de seus componentes. Utiliza-se mais a observação que a interrogação.

49 7. Estudo de caso O estudo de caso é caracterizado pelo estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos, de maneira a permitir seu conhecimento amplo e detalhado.

50 Explanação e discussão do capítulo 7: Uso da biblioteca.

51 Explanação e discussão do capítulo 8: Operacionalização das variáveis. Pesquisa social há uma fase essencialmente teórica, que é a formulação do problema e de sua inserção em uma perspectiva mais ampla, o que geralmente envolve a formulação de hipóteses e a identificação dos nexos de causalidades entre as variáveis seguido do delineamento da pesquisa (maneira que os conceitos e as variáveis devem ser colocados com os fatos empíricos para a obtenção de respostas);

52 A próxima etapa indispensável é a operacionalização das variáveis; Pode-se definir operacionalização de variáveis como o processo que sobre uma variável (ou processo) a fim de se encontrar os correlatos empíricos que possibilitam sua mensuração ou classificação. O processo lógico de operacionalização de uma variável requer: A definição teórica da variável enumeração de suas dimensões definição empírica medição dos indicadores.

53 Exemplo: Definição de status sócio econômico. Definição: posição de um indivíduo na sociedade em relação a outros indivíduos na sociedade (variável complexa devido a várias possíveis dimensões como econômica, educacional e outras); Essas dimensões podem ser medidas por renda mensal, grau de educação indicadores concretos que possibilitam sua medição e valor da variável;

54 Mensuração nas ciências sociais: 1. Complexidade do problema gera dificuldades de mensuração; 2. Níveis de mensuração nominais, ordinais, intervalo e razão (possibilita a operacionalização de operações aritméticas). Algumas variáveis na pesquisa social só podem ser adequadamente mensuradas com a construção de índices, devido a necessidade da utilização de certo número de indicadores.

55 Explanação e discussão do capítulo 9: Amostragem na pesquisa social. Define-se amostra como uma pequena parte dos elementos que compõe uma população. Amostragem pode ser probabilista e não probabilística (critério do pesquisador).

56 Tipos de amostragem probabilística: Amostragem aleatória simples; Sistemática; Estratificada; Por conglomerado difícil a identificação dos elementos; Etapas (população se compõe distribuída em vários estágios). Tipos de amostragem não probabilística: Acessibilidade; Amostragem por tipicidade ou intencional; Cotas.

57 Tamanho da amostra Amplitude; Nível de confiança estabelecido; Erro máximo permitido.

58 Explanação e discussão do capítulo 10: Observação. O observação é elemento fundamental na pesquisa. Possui como vantagem em relação a outras técnicas as fatos serem observados diretamente, sem qualquer intermediação reduz a subjetividade; Uma destacada desvantagem é a possibilidade de alteração no comportamento dos observados, devido a presença do observador; Utilizada na coleta de dados, conjugada com outras técnicas ou exclusiva.

59 Segundo os meios utilizados a observação pode ser estruturada ou não estruturada; segundo o grau de participação pode ser participante ou não participante; Principais classificações: simples, participante e sistemática. 1. Observação simples: pesquisador permanece alheio ao que se pretende estudar, observa de maneira espontânea os fatos que ocorrem pesquisador é mais um expectador que um ator;

60 2. Observação participante ou ativa: consiste na participação real do conhecimento na vida da comunidade, do grupo ou de uma situação determinada pesquisador assume, até certo ponto, papel como membro do grupo; 3. Observação sistemática: usada em pesquisas que tem por objetivo a descrição precisa dos fenômenos. O observador elabora previamente um plano de observação por conhecer aspectos significativos do grupo ou comunidade estudado.

61 Explanação e discussão do capítulo 11: Entrevista. Técnica em que o investigador se apresenta frente ao investigado e lhe formula perguntas, com o objetivo de obtenção dos dados que interessam à investigação; Muito utilizada nas ciências sociais, é a técnica mais flexível para a coleta de dados.

62 Classificação das entrevistas: 1. Entrevista informal menos estruturada possível, se distingue da simples conversação porque tem como objetivo básico a coleta de dados busca-se a obtenção de uma visão geral do problema pesquisado; 2. Entrevista focalizada tão livre como a informal, contudo enfoca um tema mais específico; 3. Entrevista por pautas apresenta certo grau de estruturação, já que se guia por uma relação de pontos de interesse que o entrevistador vai explorando ao longo do curso;

63 4. Entrevista estruturada desenvolve-se a partir de uma relação fixa de perguntas, cuja ordem e redação permanece invariável para todos os entrevistados, que geralmente são em grande números.

64 Explanação e discussão do capítulo 12: Questionário. Técnica de investigação composta por um número mais ou menos elevado de questões apresentadas por escrito às pessoas, tendo por objetivo o conhecimento de opiniões, crenças, sentimentos expectativas etc.

65 Construção do questionário Tipos de perguntas: fechadas, abertas ou dependentes; Conteúdo das questões: fatos (sexo, idade etc), atitudes e crenças, comportamento, sentimento, padrões de ação (normalmente refere-se a padrões éticos relativos ao que deve ser feito), dirigidas a comportamento presente ou passado e referentes a razões conscientes de crenças, sentimentos, orientações ou comportamentos (objetivo de descobrir os porquês);

66 Escolha das questões; Formulação das questões; Número de questões; Ordem das perguntas; Prevenção de deformações; Apresentação do questionário.

67 Explanação e discussão do capítulo 13: Escalas Sociais. Escalas sociais são instrumentos construídos com o objetivo de medir a intensidade das opiniões e atitudes de maneira mais objetiva possível transformar fatos qualitativos em quantitativos; Segundo Gil os problemas da escala social são: definição de um contínuo, fidedignidade, validade, ponderação dos itens, natureza dos itens, e igualdade das unidades;

68 Escalas sociais mais utilizadas 1. Escalas de ordenação escalas constituídas por uma série de palavras ou enunciados que os sujeitos devem ordenar de acordo com sua aceitação ou rejeição; 2. Escalas de graduação apresenta um contínuo de atitudes possíveis em relação a determinada questão; 3. Escalas de distância social utilizadas para estabelecer relações de distância entre as atitudes em relação a determinados grupos sociais; 4. Escala de Thurstone mensura as atitudes com base numa escala de intervalos (escala que é pouca utilizada);

69 6. Escala de Likert escala de elaboração mais simples de caráter ordinal, não mede quanto uma atitude é mais ou menos favorável; 7. Diferencial semântico técnica cujo objetivo é medir o sentido que determinado objeto tem para as pessoas.

70 Explanação e discussão do capítulo 14: Testes. Teste significa fazer uma prova. Assim, aplicar um teste significa medir, isto é, comparar com um critério determinado; Requisitos: validade, precisão, padronização, aferição (estabelecimento de normas para avaliação e interpretação dos resultados no teste).

71 Testes projetivos fundamentam-se na apresentação de uma situação estimulante, perante a qual o sujeito reage de acordo com o significado particular e específico que essa situação assume para ele, é dividido em: 1. Testes visuais; 2. Testes verbais apresentam palavras como estímulos e solicitam associações; 3. Testes gráficos; 4. Testes lúdicos.

72 Teste sociométrico A sociometria procura captar e mapear as relações de atração e repulsão entre os membros de um grupo social, através da investigação das preferências de cada elemento do grupo. Elaborado para estudar os grupos familiares, escolares e de trabalho; O teste é utilizado atualmente nos mais diferentes campos sociais. Possibilitando dados com bastante precisão como: posição que cada componente ocupa no grupo, relações de afinidade e conflito etc.

73 Explanação e discussão do capítulo 15: Utilização de documentos. As fontes de papel também constituem importantes fontes de dados para a realização de pesquisas. O autor enfatiza que muitas vezes as fontes de papel podem proporcionar ricas fontes de dados que podem eliminar a necessidade de levantamento de campo.

74 As fontes de dados em papel (documentação) mais utilizadas são: 1. Registros estatísticos, 2. documentos escritos: institucionais fornecidos por instituição governamentais como projetos de lei, relatórios de órgão governamentais, sentenças judiciais e outros; e pessoais como cartas, diários, autobiografias e outros; 3. comunicação de massa: jornais, revistas, programas de rádio e televisão e outros.

75 Análise de conteúdo É uma técnica de investigação que, através de uma descrição objetiva, sistemática e quantitativa de conteúdo manifesto das comunicações tem por finalidade a interpretação destas mesmas comunicações. A análise de conteúdo se desenvolve em três fases: Pré-análise; Exploração do material; Tratamento dos dados, inferência e interpretação.

76 Explanação e discussão do capítulo 16: Análise e interpretação. A análise tem como objetivo organizar e sumariar os dados de tal forma que possibilitem o fornecimento de respostas ao problema proposto para a investigação. A interpretação tem como objetivo a procura do sentido mais amplo das respostas, o que é feito mediante sua ligação com outros conhecimento anteriormente obtidos.

77 A análise e interpretação nas pesquisas sociais, normalmente, seguem os seguintes passos: Estabelecimento de categorias; Codificação processo pelo qual os dados brutos são transformados em símbolos que possam ser tabulados; Tabulação processo de agrupar e contar os casos que estão nas várias categorias de análise (simples ou cruzada); Análise estatística de dados; Avaliação das generalizações obtidas com os dados; Inferência de relações causais; Interpretação dos dados.

78 Explanação e discussão do capítulo 17: Relatório da pesquisa. Constitui a última etapa do processo de pesquisa como todo instrumento de comunicação, o relatório de pesquisa deve considerar o público a ser atingido.

79 Alguns pontos necessitam ser observado pelo pesquisador durante a elaboração do relatório, sendo eles: A estrutura do texto problema, metodologia, resultados e conclusões / sugestões; Estilo; Apresentação gráfica.

SUMÁRIO. Prefácio, xv

SUMÁRIO. Prefácio, xv SUMÁRIO Prefácio, xv 1 Natureza da ciência social, 1 1.1 Conhecimento do mundo, 1 1.2 Natureza da ciência, 2 1.3 Classificação das ciências, 3 1.4 Peculiariedades das ciências sociais, 3 1.4.1 O problema

Leia mais

1 Natureza da Ciência Social, 1

1 Natureza da Ciência Social, 1 SUMÁRIO 1 Natureza da Ciência Social, 1 1.1 O conhecimento do mundo, 1 1.2 Natureza da ciência, 2 1.3 Classificação das ciências, 3 1.4 Peculiaridades das ciências sociais, 3 1.4.1 O problema da objetividade,

Leia mais

Níveis de Pesquisa. Delineamentos das Pesquisas. Métodos de Pesquisa. Ciência da Computação Sistemas de Informação

Níveis de Pesquisa. Delineamentos das Pesquisas. Métodos de Pesquisa. Ciência da Computação Sistemas de Informação Métodos de Pesquisa Ciência da Computação Sistemas de Informação Níveis de Pesquisa Os níveis de pesquisa variam de acordo com os objetivos a que a pesquisa se propõe. Podem ser assim classificados: Exploratória

Leia mais

Tipos e Métodos de Pesquisa Social. Metodologia de Pesquisa

Tipos e Métodos de Pesquisa Social. Metodologia de Pesquisa Tipos e Métodos de Pesquisa Social Metodologia de Pesquisa Processo de pesquisa Definir objetivos Analisar os Dados Apresentar Resultados Elaborar projeto de pesquisa Coletar os Dados Níveis de pesquisa

Leia mais

O que é pesquisa? inquietações, ou para um problema;

O que é pesquisa? inquietações, ou para um problema; Metodologia da Pesquisa: A construção do conhecimento O que é pesquisa? 1. Pesquisar é procurar respostas para inquietações, ou para um problema; 2. Atividade básica das ciências na sua indagação e descoberta

Leia mais

Trabalho Interdisciplinar Dirigido I

Trabalho Interdisciplinar Dirigido I Trabalho Interdisciplinar Dirigido I Metodologia de Pesquisa para Engenharia Ambiental e Civil Prof. Ms. Alonso Goes Guimarães O que é pesquisa? Atividade básica das ciências na sua indagação e descoberta

Leia mais

II - Métodos das Ciências. Métodos das Ciências. Métodos das Ciências. 2.1 Métodos que proporcionam as bases lógicas da investigação

II - Métodos das Ciências. Métodos das Ciências. Métodos das Ciências. 2.1 Métodos que proporcionam as bases lógicas da investigação UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE JI-PARAN PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL Metodologia Científica II - Métodos das Ciências Aula 3 Profa. Renata G. Aguiar 1 2 Métodos das Ciências

Leia mais

Pesquisa Educacional

Pesquisa Educacional UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN Disciplina de Pesquisa Educacional Pesquisa Educacional Miguel Dias Como classificar as pesquisas? (*) (*) GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos

Leia mais

Delineamento, Tipos de Pesquisa, Amostragem. Prof. Alejandro Martins

Delineamento, Tipos de Pesquisa, Amostragem. Prof. Alejandro Martins Delineamento, Tipos de Pesquisa, Amostragem Prof. Alejandro Martins DELINEAMENTO DA PESQUISA Conceituação Refere-se ao planejamento da pesquisa em sua dimensão mais ampla O elemento mais importante para

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA CIENTÍFICA. Prof. Renato Fernandes Universidade Regional do Cariri URCA Curso de Tecnologia da Construção Civil

CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA CIENTÍFICA. Prof. Renato Fernandes Universidade Regional do Cariri URCA Curso de Tecnologia da Construção Civil CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA CIENTÍFICA Prof. Renato Fernandes Universidade Regional do Cariri URCA Curso de Tecnologia da Construção Civil Classificação com base em seus objetivos Pesquisas exploratórias

Leia mais

I CONSIDERAÇÕES SOBRE CIÊNCIA E PESQUISA CIENTÍFICA,

I CONSIDERAÇÕES SOBRE CIÊNCIA E PESQUISA CIENTÍFICA, SUMÁRIO Prefácio, xv Parte I CONSIDERAÇÕES SOBRE CIÊNCIA E PESQUISA CIENTÍFICA, 1 1 PROCESSO DE PESQUISA, 3 1.1 O processo de pesquisa: características e exigências, 4 1.2 Para que pesquisar?, 5 1.2.1

Leia mais

CLASSIFICAÇÕES DAS PESQUISAS. Profª. MSc. Maria Cleide L. P. Cavalcante

CLASSIFICAÇÕES DAS PESQUISAS. Profª. MSc. Maria Cleide L. P. Cavalcante CLASSIFICAÇÕES DAS PESQUISAS Profª. MSc. Maria Cleide L. P. Cavalcante As pesquisas classificam-se: Do ponto de vista da sua natureza; Do ponto de vista da forma de abordagem do problema; Do ponto de vista

Leia mais

METODOLOGIA TIPOS DE PESQUISA

METODOLOGIA TIPOS DE PESQUISA FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM UNIDADE JOÃO PESSOA-PB METODOLOGIA TIPOS DE PESQUISA Profª Séfora Andrade JOÃO PESSOA-PB 2016 PESQUISA Procedimento racional e sistemático que tem por

Leia mais

Pesquisa Científica. Pesquisa Científica. Classificação das Pesquisas... Pesquisa Científica... Interpretar resultados. Realizar a pesquisa

Pesquisa Científica. Pesquisa Científica. Classificação das Pesquisas... Pesquisa Científica... Interpretar resultados. Realizar a pesquisa Pesquisa Científica Pesquisa Científica! Procedimento reflexivo sistemático, controlado e crítico, que permite descobrir novos fatos ou dados, relações ou leis, em qualquer campo do conhecimento.! É um

Leia mais

ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA ME. ERICK RODRIGO SANTOS ALMEIDA

ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA ME. ERICK RODRIGO SANTOS ALMEIDA ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA ME. ERICK RODRIGO SANTOS ALMEIDA ESTRUTURA DE UM PROJETO DE PESQUISA? Tema Problema Objetivos Justificativa Revisão de literatura Metodologia Cronograma Referência

Leia mais

TIPOS DE PESQUISA. 1 Quanto à abordagem 1.1 Pesquisa qualitativa 1..2 Pesquisa quantitativa

TIPOS DE PESQUISA. 1 Quanto à abordagem 1.1 Pesquisa qualitativa 1..2 Pesquisa quantitativa Estrutura do artigo 1 Título do projeto 2 Introdução 3 Revisão bibliográfica (subdivisão) 4 Procedimentos metodológicos. 4.1 Escolher o tipo de pesquisa 4.2 Estabelecer população e amostra 4.3 Determinar

Leia mais

A Classificação da Pesquisa

A Classificação da Pesquisa A Classificação da Pesquisa Formas de Classificação da Pesquisa l I - Classificando as pesquisas com base em seus objetivos l II - Classificando as pesquisas com base nos procedimentos técnicos utilizados

Leia mais

Pesquisa Científica. Atividade da Aula Passada... Pesquisa Científica. Pesquisa Científica...

Pesquisa Científica. Atividade da Aula Passada... Pesquisa Científica. Pesquisa Científica... Atividade da Aula Passada... Qual a relação entre Conhecimento, Ciência e Metodologia? Qual a relação do Conhecimento Empírico com a Ciência? Com base na sua experiência de vida, seu empirismo, existe

Leia mais

Classificação das Ciências. Tipos de conhecimento. Conhecimento Popular. Conhecimento Religioso. Conhecimento Filosófico. Metodologia Científica

Classificação das Ciências. Tipos de conhecimento. Conhecimento Popular. Conhecimento Religioso. Conhecimento Filosófico. Metodologia Científica UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE JI-PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL Classificação das Ciências FORMAIS Lógica Matemática Metodologia Científica Prof. a Renata Gonçalves Aguiar CIÊNCIAS

Leia mais

Metodologia Científica: METODOLOGIA EM PESQUISA 19/10/2015

Metodologia Científica: METODOLOGIA EM PESQUISA 19/10/2015 Metodologia Científica: METODOLOGIA EM PESQUISA Juliana Berg Pesquisa em Administração É um conjunto de abordagens, técnicas e processos utilizados pela ciência para formular e resolver problemas de aquisição

Leia mais

TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MOMENTO 03. Universidade Federal Fluminense

TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MOMENTO 03. Universidade Federal Fluminense DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA APLICADA INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA 19 DE MARÇO DE 2018 TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MOMENTO 03 Humberto José Bortolossi http://www.professores.im-uff.mat.br/hjbortol/

Leia mais

A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES

A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES Prof. Dr. Anael Krelling 1 O que é pesquisa? Ander-Egg (1978, p. 28), a pesquisa é um "procedimento reflexivo sistemático, controlado e crítico, que permite descobrir novos

Leia mais

A Pesquisa e suas Classificações. Prof. Thiago leite

A Pesquisa e suas Classificações. Prof. Thiago leite Prof. Thiago leite O que é pesquisa? Esta pergunta pode ser respondida de muitas formas. Pesquisar significa, de forma bem simples, procurar respostas para indagações propostas. Pesquisa é um conjunto

Leia mais

PROFESSORA MARILUCIA RICIERI. Psicóloga Mestre em Educação

PROFESSORA MARILUCIA RICIERI. Psicóloga Mestre em Educação PROFESSORA MARILUCIA RICIERI Psicóloga Mestre em Educação METODOLOGIA CIENTÍFICA Vídeo Aula 1 Definição de Conhecimento Conhecimento Conjunto de informações que inclui crenças e valores que se modificam

Leia mais

O MÉTODO CIENTÍFICO. Dto. Luiz Antonio de OLIVEIRA

O MÉTODO CIENTÍFICO. Dto. Luiz Antonio de OLIVEIRA O MÉTODO CIENTÍFICO Dto. Luiz Antonio de OLIVEIRA Para que serve isso de Metodologia? Ciência e Conhecimento. A produção de Conhecimento: Pesquisa O Processo de Pesquisa A importância do Método Scientia...palavra

Leia mais

Prof. Domingos Sávio Giordani

Prof. Domingos Sávio Giordani Prof. Domingos Sávio Giordani dsgiordani@usp.br Como estruturar a pesquisa 1. Formular um problema O problema deve ser Claro e Preciso (usualmente na forma de pergunta) Deve ser empírico Ser suscetível

Leia mais

Pesquisa na Educação. Professor: Jiyan Yari IFMS Campus Campo Grande - MS

Pesquisa na Educação. Professor: Jiyan Yari IFMS Campus Campo Grande - MS Pesquisa na Educação Professor: Jiyan Yari IFMS Campus Campo Grande - MS O que é pesquisa? - Construção de um conhecimento novo; - Construção de novas técnicas; - Criação ou exploração de novas realidades.

Leia mais

Pesquisar é... 16:54

Pesquisar é... 16:54 16:54 PESQUISA Pesquisar é... procurar respostas para indagações propostas. a realização concreta de uma investigação planejada, desenvolvida e redigida de acordo com as normas da metodologia consagrada

Leia mais

Aula 6. A pesquisa e suas classificações. METODOLOGIA

Aula 6. A pesquisa e suas classificações. METODOLOGIA Aula 6 A pesquisa e suas classificações. METODOLOGIA Nosso Blog... 1 Nome do Projeto 7 Objetivos 2 3 Título Nome do Orientador Introdução 8 9 Metodologia Cronograma 4 Problema de Pesquisa 10 Referências

Leia mais

Metodologia da Pesquisa Científica Profa. Elizabeth Abrantes

Metodologia da Pesquisa Científica Profa. Elizabeth Abrantes Metodologia da Pesquisa Científica Profa. Elizabeth Abrantes Pesquisar significa, de forma bem simples, procurar respostas para indagações propostas. Pesquisa é um conjunto de ações, propostas para encontrar

Leia mais

Metodologia Científica e Tecnológica

Metodologia Científica e Tecnológica Metodologia Científica e Tecnológica Classificação e Métodos Científicos Prof. M.Sc. Gustavo Meireles 2014 Gustavo S. C. Meireles 1 Tipologias de pesquisa científica 2014 Gustavo S. C. Meireles 2 Quanto

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO MESTRADO EM DIREITO PÚBLICO

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO MESTRADO EM DIREITO PÚBLICO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO MESTRADO EM DIREITO PÚBLICO LUCAS LOPES MENEZES FICHAMENTOS Como elaborar projetos de pesquisa (quatros primeiros capítulos) Antônio Carlos

Leia mais

Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Departamento de Arquivologia. Plano de Ensino

Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Departamento de Arquivologia. Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Departamento de Arquivologia Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Goiabeiras Curso: Arquivologia

Leia mais

Sumário 1 Conhecimento científico e ciência, 1

Sumário 1 Conhecimento científico e ciência, 1 Sumário Prefácio da 7 a edição, xv 1 Conhecimento científico e ciência, 1 1 Conhecimento científico e outros tipos de conhecimento, 1 1.1 Correlação entre conhecimento popular e conhecimento científico,

Leia mais

Aula 2 Pesquisa. Conceitos. Prof. Marcelo Musci

Aula 2 Pesquisa. Conceitos. Prof. Marcelo Musci Aula 2 Pesquisa Conceitos Prof. Marcelo Musci Conceito de Pesquisa O objetivo da pesquisa científica é explicar, prever e / ou controlar um determinado fato ou fenômeno. Fazer pesquisa é... Investigar

Leia mais

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Profª. Drª. Joscely Galera UTFPR Campus Curitiba Pesquisa Científica: Pesquisar, significa procurar respostas para as indagações propostas. Para Gil, a pesquisa tem um

Leia mais

1 ESTRUTURA DO PROJETO DE PESQUISA

1 ESTRUTURA DO PROJETO DE PESQUISA SUMÁRIO 1 ESTRUTURA DO PROJETO DE PESQUISA... 3 1.1 Bases Lógicas de Investigação... 3 1.2 Métodos Dedutivo e Indutivo... 3 1.3 Método Hipotético-Dedutivo... 5 1.4 Método Dialético e Fenomenológico...

Leia mais

Tipos de Pesquisa Científica

Tipos de Pesquisa Científica Tipos de Científica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Prof. Edwar Saliba Júnior Fevereiro de 2015 Unidade 03 Tipos de Científica 1 Tipos de Quanto a Abordagem Qualitativa

Leia mais

4. Tipos de Pesquisas

4. Tipos de Pesquisas Técnicas de Pesquisa RAD 5004 4. s Quanto à utilização dos resultados Quanto à natureza do método Quanto aos fins Pesquisa Pura Pesquisa Aplicada Qualitativa Quantitativa Exploratória; Descritiva; Explicativa;

Leia mais

Aula 4 Métodos de Pesquisa

Aula 4 Métodos de Pesquisa Metodologia Científica Aula 4 Métodos de Pesquisa Profa. Ms. Daniela Cartoni daniela_cartoni@yahoo.com.br A CONSTRUÇÃO DO MÉTODO CIENTÍFICO Principais métodos científicos Aplicações do método MÉTODO DE

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DISCIPLINA : METODOLOGIA DA PESQUISA ASSUNTO: PESQUISA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DISCIPLINA : METODOLOGIA DA PESQUISA ASSUNTO: PESQUISA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DISCIPLINA : METODOLOGIA DA PESQUISA ASSUNTO: PESQUISA PROFESSOR : Romilson Lopes Sampaio PESQUISA Pesquisa é o conjunto de investigações,

Leia mais

Método e Metodologia Conceitos de método e seus princípios

Método e Metodologia Conceitos de método e seus princípios Conceitos de método e seus princípios Caminho pelo qual se chega a determinado resultado... É fator de segurança. Seleção de técnicas para uma ação científica... Forma de proceder ao longo de um caminho

Leia mais

AULA Nº 7 METODOLOGIA CIENTÍFICA ALGUNS TIPOS DE PESQUISAS E SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS. Prof. MSc. Fernando Soares da Rocha Júnior

AULA Nº 7 METODOLOGIA CIENTÍFICA ALGUNS TIPOS DE PESQUISAS E SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS. Prof. MSc. Fernando Soares da Rocha Júnior AULA Nº 7 METODOLOGIA CIENTÍFICA ALGUNS TIPOS DE PESQUISAS E SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS Prof. MSc. Fernando Soares da Rocha Júnior 1 AGENDA DA AULA O que é uma pesquisa?; Pesquisa quanto à abordagem;

Leia mais

PESQUISA QUANTITATIVA

PESQUISA QUANTITATIVA PESQUISA QUANTITATIVA Teoria e Análise das Organizações Comportamento Organizacional Tópicos Contemporâneos em Administração 1 Prof. Dr. Onofre R. de Miranda 1 OBJETIVOS OBJETIVO GERAL Apresentar conceitos

Leia mais

Revisão de Metodologia Científica

Revisão de Metodologia Científica Revisão de Metodologia Científica Luiz Eduardo S. Oliveira Universidade Federal do Paraná Departamento de Informática http://lesoliveira.net Luiz S. Oliveira (UFPR) Revisão de Metodologia Científica 1

Leia mais

A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES. Sâmia Araújo dos Santos Suelene S. Oliveira Nascimento

A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES. Sâmia Araújo dos Santos Suelene S. Oliveira Nascimento A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES Sâmia Araújo dos Santos Suelene S. Oliveira Nascimento PESQUISAS TEÓRICA PRÁTICA UNIVERSO GERAL DAS PESQUISAS ABORDAGEM OBJETIVOS PROCEDIMENTOS TÉCNICOS - Quantitativa

Leia mais

Metodologia da Pesquisa

Metodologia da Pesquisa Metodologia da Pesquisa Apresentação Nome Área de atuação Tema de interesse para pesquisa O SABER CIENTÍFICO O SER HUMANO TEM UMA NECESSIDADE DE CONSTRUIR SABER POR SI SÓ. O PRINCIPAL OBJETIVO DA PESQUISA

Leia mais

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE. O que é Ciência?

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE. O que é Ciência? CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE O que é Ciência? O QUE É CIÊNCIA? 1 Conhecimento sistematizado como campo de estudo. 2 Observação e classificação dos fatos inerentes a um determinado grupo de fenômenos

Leia mais

Pesquisa de Mercado. 08 de junho de Profa. Daniela Callegaro, Dr. Martiele Cortes Borges

Pesquisa de Mercado. 08 de junho de Profa. Daniela Callegaro, Dr. Martiele Cortes Borges Pesquisa de Mercado 08 de junho de 2017 Profa. Daniela Callegaro, Dr. Martiele Cortes Borges Relembrando... Estrutura da Pesquisa 1. Definição do problema 2. Elaboração de uma abordagem do problema 3.

Leia mais

Para que vocês encontrem mais detalhes sobre o tema Pesquisa sugerimos a leitura do seguinte texto complementar. Boa leitura!

Para que vocês encontrem mais detalhes sobre o tema Pesquisa sugerimos a leitura do seguinte texto complementar. Boa leitura! UNIDADE V - LEITURA COMPLEMENTAR I Alunos (as), Para que vocês encontrem mais detalhes sobre o tema Pesquisa sugerimos a leitura do seguinte texto complementar. Boa leitura! PESQUISA A pesquisa é desenvolvida

Leia mais

Aula 8 A coleta de dados na Pesquisa Social

Aula 8 A coleta de dados na Pesquisa Social Aula 8 A coleta de dados na Pesquisa Social População População- totalidade dos elementos sob estudo. Apresentam uma ou mais características em comum. Universo ou população: é o conjunto de indivíduos

Leia mais

Metodologia da Pesquisa em Ciências Agrárias. Prof. Massena.

Metodologia da Pesquisa em Ciências Agrárias. Prof. Massena. Metodologia da Pesquisa em Ciências Agrárias Prof. Massena www.professormassena.wordpress.com TIPOS DE PESQUISA As pesquisas podem ser classificadas segundo diversos critérios, como por exemplo, quanto:

Leia mais

Pesquisa Científica. Disciplina: Metodologia Científica. Professor: Thiago Silva Prates

Pesquisa Científica. Disciplina: Metodologia Científica. Professor: Thiago Silva Prates Pesquisa Científica Disciplina: Metodologia Científica Professor: Thiago Silva Prates O que é pesquisa? Em todos os cursos é exigido, da parte do estudante, alguma atividade de pesquisa. Tem sido quase

Leia mais

CURSO: MEDICINA VETERINÁRIA DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

CURSO: MEDICINA VETERINÁRIA DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA CURSO: MEDICINA VETERINÁRIA DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Prof. Dra. Renata Cristina da Penha França E-mail: renataagropec@yahoo.com.br -Recife- 2015 MÉTODO Método, palavra que vem do

Leia mais

MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA 1

MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA 1 MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA 1 PESQUISA BIBLIOGRÁFICA - A atividade básica na pesquisa bibliográfica é a investigação em material teórico sobre o assunto de interesse. Ela precede o reconhecimento do

Leia mais

Método Científico. Disciplina: Metodologia Científica. Professor: Thiago Silva Prates

Método Científico. Disciplina: Metodologia Científica. Professor: Thiago Silva Prates Método Científico Disciplina: Metodologia Científica Professor: Thiago Silva Prates Definições de Ciência Etimologicamente, o termo ciência provém do verbo em latim Scire, que significa aprender, conhecer.

Leia mais

METODOLOGIA CIENTÍFICA

METODOLOGIA CIENTÍFICA EQE040 METODOLOGIA CIENTÍFICA www.liviajatoba.com/eqe040 Professora Livia Jatobá liviajatoba@eq.ufrj.br Aula 05: Desenvolvendo o problema científico. Metodologia e fases da pesquisa. 13 de abril de 2015

Leia mais

Noções Gerais Sobre Pesquisa

Noções Gerais Sobre Pesquisa 23 Noções Gerais Sobre Pesquisa Nossas possibilidades de conhecimento são muito, e até tragicamente, pequenas. Sabemos pouquíssimo, e aquilo que sabemos, sabemo-lo muitas vezes superficialmente, sem grande

Leia mais

Trabalho de Conclusão de Curso Prof a Joana Siqueira de Souza

Trabalho de Conclusão de Curso Prof a Joana Siqueira de Souza REFERENCIAL TEÓRICO METODOLGIA DE PESQUISA Referencial Teórico (CAPITULO 2) O referencial teórico contempla uma revisão da literatura referente aos assuntos abordados no desenvolvimento do trabalho. Deve

Leia mais

SENAI&'&ES& O"METODO"QUANTITATIVO" " " 26/06/14 MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS & &

SENAI&'&ES& OMETODOQUANTITATIVO   26/06/14 MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS & & SENAI&'&ES& & & O"METODO"QUANTITATIVO" " " Prof."FÁBIO"CAMPOS" E O que é método? É a escolha de procedimentos sistemáticos para a descrição e explicação de fenômenos. O que são procedimentos metodológicos?

Leia mais

AULA 4 OS DESENHOS DE PESQUISA

AULA 4 OS DESENHOS DE PESQUISA AULA 4 OS DESENHOS DE PESQUISA Roteiro da aula 1. Por que planejar a pesquisa? 2. Principais tipos de desenhos de pesquisa - Quantitativos ou qualitativos - Transversais ou longitudinais - Exploratórios,

Leia mais

FACULDADES KENNEDY / PROMOVE NOME COMPLETO DO ALUNO. TÍTULO: subtítulo (se houver)

FACULDADES KENNEDY / PROMOVE NOME COMPLETO DO ALUNO. TÍTULO: subtítulo (se houver) FACULDADES KENNEDY / PROMOVE NOME COMPLETO DO ALUNO TÍTULO: subtítulo (se houver) Belo Horizonte Ano Nome completo do aluno TÍTULO: subtítulo (se houver) Projeto de pesquisa desenvolvido como requisito

Leia mais

NATUREZA DO CONHECIMENTO

NATUREZA DO CONHECIMENTO NATUREZA DO CONHECIMENTO CONHECER E PENSAR Conhecer e pensar são uma necessidade para o ser humano e indispensável para o progresso. Sabemos que existimos porque pensamos. Se nada soubéssemos sobre o universo

Leia mais

METODOLOGIA CIENTÍFICA PATRÍCIA ALVAREZ RUIZ

METODOLOGIA CIENTÍFICA PATRÍCIA ALVAREZ RUIZ METODOLOGIA CIENTÍFICA PATRÍCIA ALVAREZ RUIZ LEITURA DO TEXTO OS MITOS: UM EQUILÍBRIO ENTRE O BEM E O MAL A CIÊNCIA E SEUS OBJETIVOS www.ftc.br www.unisinos.br Ciência é um corpo de conhecimentos com

Leia mais

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, Editora Atlas, 2002....

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, Editora Atlas, 2002.... GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, Editora Atlas, 2002.... 1 Como encaminhar uma Pesquisa? A pesquisa é um projeto racional e sistemático com objetivo de proporcionar respostas

Leia mais

Universidade Estadual de Roraima Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciência

Universidade Estadual de Roraima Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciência Universidade Estadual de Roraima Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciência Métodos Qualitativos da Pesquisa em Educação Classificação das pesquisas segundo o problema, objetivos e procedimentos.

Leia mais

SUMÁRIO 1 COMO ENCAMINHAR UMA PESQUISA?, 1 2 COMO FORMULAR UM PROBLEMA DE PESQUISA?, 7. Prefácio, XVII

SUMÁRIO 1 COMO ENCAMINHAR UMA PESQUISA?, 1 2 COMO FORMULAR UM PROBLEMA DE PESQUISA?, 7. Prefácio, XVII SUMÁRIO Prefácio, XVII 1 COMO ENCAMINHAR UMA PESQUISA?, 1 1.1 Que é pesquisa?, 1 1.2 Por que se faz pesquisa?, 1 1.3 Que é necessário para fazer uma pesquisa?, 2 1.3.1 Qualidades pessoais do pesquisador,

Leia mais

METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA. Prof. Renato Fernandes Universidade Regional do Cariri URCA Curso de Tecnologia da Construção Civil

METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA. Prof. Renato Fernandes Universidade Regional do Cariri URCA Curso de Tecnologia da Construção Civil METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA Prof. Renato Fernandes Universidade Regional do Cariri URCA Curso de Tecnologia da Construção Civil Planejamento da disciplina Ferramentas: apostilas, livros, vídeos

Leia mais

PERFIL DOS AUTORES... XVII PREFÁCIO... XIX INTRODUÇÃO... XXI

PERFIL DOS AUTORES... XVII PREFÁCIO... XIX INTRODUÇÃO... XXI Sumário PERFIL DOS AUTORES... XVII PREFÁCIO... XIX INTRODUÇÃO... XXI CAPÍTULO 1 O processo de pesquisa e os enfoques quantitativo e qualitativo rumo a um modelo integral... 2 Que enfoques foram apresentados

Leia mais

Universidade Federal de Roraima Departamento de matemática

Universidade Federal de Roraima Departamento de matemática Universidade Federal de Roraima Departamento de matemática Metodologia do Trabalho Científico O Método Cientifico: o positivismo, a fenomenologia, o estruturalismo e o materialismo dialético. Héctor José

Leia mais

INTRODUÇÃO DEFINIÇÕES DE CIÊNCIA CIÊNCIA DEFINIÇÕES DE CIÊNCIA METODOLOGIA DA PESQUISA APLICADA À CONTABILIDADE

INTRODUÇÃO DEFINIÇÕES DE CIÊNCIA CIÊNCIA DEFINIÇÕES DE CIÊNCIA METODOLOGIA DA PESQUISA APLICADA À CONTABILIDADE METODOLOGIA DA PESQUISA APLICADA À CONTABILIDADE Mabel Moreira Vasconcelos INTRODUÇÃO Metodologia Científica nada mais é do que a disciplina que estuda os caminhos do saber, se entendermos que método quer

Leia mais

Sumário. Prefácio à 8 a edição, xv

Sumário. Prefácio à 8 a edição, xv Prefácio à 8 a edição, xv 1 Pesquisa, 1 1 Conceitos e finalidades, 1 1.1 Conceitos, 1 1.2 Finalidades, 2 2 Características, campos e tipos de pesquisa, 4 2.1 Características, 4 2.1.1 Procedimento sistematizado,

Leia mais

Metodologias de Investigação

Metodologias de Investigação Metodologias de Investigação Projecto de Investigação e Intervenção Educativa Autor: Mestre Maria dos Anjos Cohen ISCE Odivelas Temáticas 1.Esclarecimento de Conceitos 1. Conhecimento 2. Método 3. Técnica

Leia mais

Método de Pesquisa: Estudo de Caso. Baseado no livro do YIN. Elaborado por Prof. Liliana

Método de Pesquisa: Estudo de Caso. Baseado no livro do YIN. Elaborado por Prof. Liliana Método de Pesquisa: Baseado no livro do YIN Elaborado por Prof. Liliana - 2012 Estudo de Caso O estudo de caso como estratégia de pesquisa Os estudos de caso são especialmente indicados como estratégia

Leia mais

Aula 3: Como formular um problema de pesquisa? Disciplina: Métodos de Pesquisa

Aula 3: Como formular um problema de pesquisa? Disciplina: Métodos de Pesquisa Aula 3: Como formular um problema de pesquisa? Disciplina: Métodos de Pesquisa 1.1 O que é mesmo um problema? O dicionário Houaiss da Língua Portuguesa indica diversos significados de problema e nós escolheremos

Leia mais

ENTREVISTA Como Método de Observação em Pesquisa Científica

ENTREVISTA Como Método de Observação em Pesquisa Científica ENTREVISTA Como Método de Observação em Pesquisa Científica Mestrado em Administração Disciplina: Métodos de Pesquisa 2 Docentes: Prof. Sérgio Fialho e Marta Andrade Discentes: Claudio Celino, Pedro Neto,

Leia mais

INE 6006 MÉTODOS ESTATÍSTICOS

INE 6006 MÉTODOS ESTATÍSTICOS INE 6006 MÉTODOS ESTATÍSTICOS Professor Marcelo Menezes Reis http://www.inf.ufsc.br/~marcelo/ Disciplinas em 2016.1 (Métodos Estatísticos) marcelo.menezes.reis@ufsc.br menreis1968@gmail.com Sala INE 510-37217556

Leia mais

Tipos de pesquisa científica. Etapas de uma pesquisa. Construção de um projeto. Fases de um projeto

Tipos de pesquisa científica. Etapas de uma pesquisa. Construção de um projeto. Fases de um projeto Tipos de pesquisa científica Etapas de uma pesquisa Construção de um projeto Fases de um projeto É utilizada para a descoberta de novos conhecimentos É o processo pelo qual as pessoas adquirem um novo

Leia mais

Universidade Estadual de Roraima Mestrado Profissional em Ensino de Ciência

Universidade Estadual de Roraima Mestrado Profissional em Ensino de Ciência Universidade Estadual de Roraima Mestrado Profissional em Ensino de Ciência Metodologia para a Pesquisa em Ensino de Ciências O Método Cientifico. Classificação das pesquisas segundo o problema, objetivos

Leia mais

Aula 5 Tipos de Pesquisas

Aula 5 Tipos de Pesquisas Metodologia Científica Aula 5 Tipos de Pesquisas Profa. Ms. Daniela Cartoni daniela_cartoni@yahoo.com.br Classificações da Pesquisa Pode ser classificada quanto: a) Aplicação a) Natureza b) Procedimentos

Leia mais

PESQUISA TEÓRICA APLICADA. - Verificar a teoria; - Integrar a teoria já existente; - Desenvolver um conceito.

PESQUISA TEÓRICA APLICADA. - Verificar a teoria; - Integrar a teoria já existente; - Desenvolver um conceito. PESQUISA TEÓRICA APLICADA 1. TEÓRICA (PURA): - Oferece solução para problemas práticos; - Ajuda encontrar os fatores de um problema prático. 2. APLICADA: - Contribuir e esclarecer os fatos; - Verificar

Leia mais

AS ETAPAS DA PESQUISA AS ETAPAS DA PESQUISA

AS ETAPAS DA PESQUISA AS ETAPAS DA PESQUISA AS ETAPAS DA PESQUISA Prof. MSc: Anael Krelling 1 O planejamento e a execução de uma pesquisa fazem parte de um processo sistematizado que compreende etapas que podem ser detalhadas da seguinte forma:

Leia mais

Metodologia Científica

Metodologia Científica Metodologia Científica Metodologia Científica: É um conjunto de abordagens, técnicas e processos utilizados pela ciência para formular e resolver problemas de aquisição objetiva do conhecimento, de uma

Leia mais

Métodos de Pesquisa. Prof. Dr. Marcelo Fantinato PPgSI EACH USP 2015

Métodos de Pesquisa. Prof. Dr. Marcelo Fantinato PPgSI EACH USP 2015 Métodos de Pesquisa Prof. Dr. Marcelo Fantinato PPgSI EACH USP 2015 Métodos de Pesquisa (resumo) 1. Tipos/abordagens de pesquisa 2. Procedimentos técnicos 3. Fonte de informação 4. Técnicas/instrumentos

Leia mais

Profa. Dra. Maria da Conceição Lima de Andrade

Profa. Dra. Maria da Conceição Lima de Andrade Profa. Dra. Maria da Conceição Lima de Andrade Conceitos de pesquisa A Pesquisa é: procedimento reflexivo sistemático, controlado e crítico, que permite descobrir novos fatos ou dados, relações ou leis,

Leia mais

A problematizaçãoe a formulaçãode hipóteses

A problematizaçãoe a formulaçãode hipóteses A problematizaçãoe a formulaçãode hipóteses Profa. Dra. Fernanda Elisa Colla Jacques Março de 2018 A pesquisa científica é atividade intelectual sistemática (teórica e metódica) que visa à construção de

Leia mais

Metodologia Cientíca. Prof. Renato Pimentel. 1 o Semestre Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação

Metodologia Cientíca. Prof. Renato Pimentel. 1 o Semestre Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação Metodologia Cientíca Prof. Renato Pimentel 1 o Semestre 2017 FACOM31701 TCC1 1 o Semestre 2017 1 / 24 Ciência Esforço para descobrir e aumentar

Leia mais

1 Introdução, 1 2 Polo Epistemológico, 9 3 Polo Teórico, 25

1 Introdução, 1 2 Polo Epistemológico, 9 3 Polo Teórico, 25 1 Introdução, 1 1.1 Tipos de Conhecimentos, 1 1.2 Classificação das Ciências, 2 1.3 Pesquisa nas Ciências Naturais e do Homem, 2 1.4 Epistemologia, 3 1.5 Um Modelo Paradigmático, 4 1.6 A Escolha de um

Leia mais

Fases da Pesquisa. c. Organização da Pesquisa

Fases da Pesquisa. c. Organização da Pesquisa Fases da Pesquisa 1ª Fase Fase exploratória c. determinação do problema Seleção do assunto área de concentração/ problema amplo Definição e formulação do problema recorte do problema a ser analisado c.

Leia mais

Metodologia Científica

Metodologia Científica Metodologia Científica Metodologia Científica: É um conjunto de abordagens, técnicas e processos utilizados pela ciência para formular e resolver problemas de aquisição objetiva do conhecimento, de uma

Leia mais

Estatística: Conceitos e Organização de Dados

Estatística: Conceitos e Organização de Dados Estatística: Conceitos e Organização de Dados Introdução Conceitos Método Estatístico Dados Estatísticos Tabulação de Dados Gráficos Disciplina: Estatística Básica Professor: Fabrício Bueno Introdução

Leia mais

Procedimentos de Pesquisa em Ciências Sociais

Procedimentos de Pesquisa em Ciências Sociais 1 Procedimentos de Pesquisa em Ciências Sociais Ana Maria Doimo Ernesto F. L. Amaral 21 de setembro de 2009 www.ernestoamaral.com/met20092.html Fonte: Banco Mundial. Monitorização e Avaliação: algumas

Leia mais

Métodos de Pesquisa MÓDULO 2: TIPOS DE PESQUISA

Métodos de Pesquisa MÓDULO 2: TIPOS DE PESQUISA MÓDULO 2: TIPOS DE PESQUISA Métodos de Pesquisa A pesquisa compreende qualquer atividade criativa e sistemática realizada com o fim de incrementar o acervo do conhecimento científico e o uso desse acervo

Leia mais

Alinhavando o projeto de pesquisa. Profª Gracian Li Pereira Investigação Científica II FACIMED

Alinhavando o projeto de pesquisa. Profª Gracian Li Pereira Investigação Científica II FACIMED Alinhavando o projeto de pesquisa Profª Gracian Li Pereira Investigação Científica II FACIMED 2012.1 Projeto de pesquisa Idéias organizadas no nível máximo para a realização de uma pesquisa científica.

Leia mais

PESQUISA QUALITATIVA HISTÓRIA DA PESQUISA QUALITATIVA

PESQUISA QUALITATIVA HISTÓRIA DA PESQUISA QUALITATIVA PESQUISA QUALITATIVA HISTÓRIA DA PESQUISA QUALITATIVA Podemos considerada a pesquisa qualitativa uma tentativa de aproximação dos métodos de pesquisa nas quais pesquisa as ciências sociais. Sendo assim,

Leia mais