Origem & Definição. No Brasil a riqueza de recursos minerais é um. resultado direto de dois fatores conjugados: a

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Origem & Definição. No Brasil a riqueza de recursos minerais é um. resultado direto de dois fatores conjugados: a"

Transcrição

1

2 Origem & Definição Os minerais e rochas de nosso planeta originaramse juntamente com a solidificação da crosta a cerca de 4,6 bilhões de anos. Os como sendo compostos sólidos, inorgânicos, de composição química bem definida e formados por processos geológicos diversos. As são agregados naturais de minerais dos mais variados tipos.

3

4

5 Origem & Definição No Brasil a riqueza de recursos minerais é um resultado direto de dois fatores conjugados: a e a sua. No país ocorre tanto quantidade quanto diversidade de recursos minerais ( ).

6

7 O Brasil é o país com maior potencial mineral do mundo, alcançando a pontuação mais alta (98, em uma escala até 100) entre todos os outros países e regiões do planeta. A constatação é do Fraser Institute, entidade americana que acompanha o setor e divulga há 15 anos o PPI (Policy Potential Index), índice potencial da mineração.

8 Histórico O passado colonial do Brasil incentivou desde o começo uma estreita relação econômica ligada à. De início pouco se utilizaram dos recursos minerais da colônia. O descobrimento do ouro foi apenas o início da longa caminhada de descobertas dos diversos recursos minerais.

9 Até o século XIX, o uso do ferro para a confecção de ferramentas era bastante raro, pois a produção do ferro no Brasil era ainda muito pequena, existindo apenas algumas forjas catalãs em Minas Gerais.

10 Histórico As primeiras catas ou garimpos foram feitos através do. O e os eram retirados manualmente com pás, lançando-se em calhas, depois bateados (uso da bateia). Ainda no Império, algumas empresas estrangeiras retiraram minerais do Brasil utilizando técnicas rústicas utilizando

11

12 Histórico A partir da criação da, o Brasil entrou em uma nova fase no que diz respeito à extração e transformação de recursos minerais. Com a o Brasil passou a fabricar seu próprio aço em escala industrial e assim pôde suprir seu crescente mercado consumidor que antes dependia de importações (EUA).

13

14 1618 a 1700 Foi elaborado o, restabelecendo a liberdade de exploração de jazidas, extensiva a índios e estrangeiros. Incentivava os colonos a saírem em busca de ouro, impulsionando o. Adotado o quinto do ouro, que definia o pagamento à Coroa portuguesa de.

15

16 Constituição de 1891 Consagrou o, por meio do qual o proprietário da superfície passava também a ser o proprietário do subsolo. O único problema da liberdade de exploração era de que nem sempre os proprietários de terras possuíam.

17 1930 a 1937 A partir da Constituição de 1934, aprovando a criação do, começa a se distinguir a propriedade do solo da do subsolo. Em 1934, foi criado o Departamento Nacional de Pesquisa Mineral (DNPM). A passa a deixar claro que A autorização só poderá ser concedida a brasileiros, ou empresas constituídas por acionistas brasileiros.

18 Constituição Federal de 1988 O iniciado por Getúlio foi perdendo força e terminou sendo enfraquecido pelos interesses internacionais. A, aplicável à exploração dos recursos minerais consagrou a vitória dos interesses nacionais, pois foram abertas as seguintes premissas:

19 Artigo 176 As jazidas, em lavra ou não, e demais recursos minerais e os potenciais de energia hidráulica constituem propriedade distinta da do solo. Para efeito de exploração ou aproveitamento, pertencem à União, garantida ao concessionário a propriedade do produto da lavra. É assegurada participação ao proprietário do solo nos resultados da lavra, na forma e no valor que dispuser a lei.

20 Artigo 177 Constituem Monopólio da União: I. a pesquisa e a lavra das jazidas de petróleo e gás natural e outros hidrocarbonetos fluidos; II. a refinação do petróleo nacional ou estrangeiro; III. a importação e exportação dos produtos e derivados básicos [...]; IV. o transporte marítimo do petróleo bruto de origem nacional ou de derivados básicos de petróleo produzidos no país, bem assim o transporte, por meio de conduto [...]; V. a pesquisa, a lavra, o enriquecimento, o reprocessamento, a industrialização e o comércio de minérios e minerais nucleares e seus derivados;

21

22

23 PRINCIPAIS REGIÕES COM DEPÓSITOS MINERAIS

24 Minério de Ferro (2º) O Brasil reservas de alto teor encontrado nos minérios hematita (60% de ferro) e itabirito (50% de ferro). Essas reservas exploradas estão localizadas, em sua quase totalidade: Minas Gerais Quadrilátero Ferrífero (63,1%), Pará Serra dos Carajás (18%) Mato Grosso do Sul Maciço de Urucum (17,2%).

25 O consumo mundial de minério de ferro cresce cerca de 10% ao ano e os maiores consumidores são a China, Japão, Coreia, Estados Unidos e a União Europeia.

26 A forte demanda do mercado internacional por minério de ferro fez com que pela primeira vez um único produto ultrapassasse a marca de US$ 20 bilhões em exportações do Brasil para o exterior (US$ 28,5 bilhões).

27 O Manganês (2º) é um mineral de grande importância na siderurgia, representando insumo essencial na fabricação do aço. As principais áreas produtoras desse importante mineral são: Marabá-Itupiranga e Carajás Pará; Quadrilátero Ferrífero Minas Gerais; Maciço do Urucum Mato Grosso do Sul.

28 Bauxita (3º) A é um mineral que ocorre naturalmente, sendo composto principalmente de um ou mais hidróxidos de alumínio e que. No Brasil, os principais estados produtores desse mineral são: Pará (vale do rio Trombetas) 85%; Minas Gerais 14%;

29 A bauxita é uma mistura natural de óxidos de alumínio, antes considerada mineral. Se fosse um mineral, a bauxita seria o 3º mineral mais abundante na natureza onde cerca de 90% do minério extraído destina-se à fabricação de alumínio.

30 Cassiterita (5º) A cassiterita é a. Sendo um dos componentes do bronze, é utilizado na produção de diversas ligas metálicas, na proteção de outros metais e em embalagens. No Brasil, os principais estados produtores desse mineral são: Amazonas 60%; Rondônia 40%;

31 A cassiterita possui muitos usos, dentre os quais se destaca a produção de estanho usado em latas de conserva.

32 Nióbio (1º) O Brasil é o maior produtor de nióbio com produção aproximada de 86 mil toneladas em 2008 ou 96% do total mundial. No Brasil, os principais estados produtores são: Minas Gerais 61%; Goiás 21%; Amazonas 12%.

33

34 Características e Usos O nióbio é dotado de elasticidade e flexibilidade sendo utilizado na construção de destinados à fabricação de: Tubulações para o transporte de água e petróleo; Liga C103 refratária utilizada na indústria aeroespacial; Liga Inconel 718 utilizada na fabricação de turbinas para a indústria aeronáutica (85% do ponto de fusão) Plataformas marítimas e na indústria naval; Fabricação de magnetos supercondutores (LHC); Ligas de nióbio-titânio para uso em mineradoras de ouro e em implantes cirúrgicos.

35 O acelerador de partículas com magnetos construídos com liga super condutora de nióbio e titânio.

36 A liga C-103 composta de nióbio, háfnio e titânio, é usada como material refratário pela indústria aeroespacial por resistir a temperaturas acima de C.

37 Ligas de nióbio-titânio para uso em mineradoras de ouro e em implantes cirúrgicos, de desenvolvimento recente, além do seu uso na fabricação de joias (piercings).

38 Ouro (12º) O Brasil é o décimo terceiro maior produtor de ouro. Seu maior consumo se dá pelo mercado de ativos financeiros 79%, seguido pela indústria metalúrgica (9,5%), joalheira (7,1%) e outros (4,4%). Os principais estados produtores de ouro no Brasil são: Minas Gerais 39,7% Goiás 23,9% Pará 10,1% Bahia 9,8%.

39

40 Principais problemas Desflorestamento das áreas exploradas; Poluição dos recursos hídricos; Modificação brusca o relevo, podendo causar o surgimento de voçorocas e assoreamentos. Perda gradativa do solo. Poluição gradual e crescente do ar. Surgimento de doenças causadas pelo contato do ser humano com certos metais pesados (mercúrio, chumbo, cádmio, arsênico, cromo manganês).

NEM TUDO QUE RELUZ É OURO Recursos Minerais

NEM TUDO QUE RELUZ É OURO Recursos Minerais NEM TUDO QUE RELUZ É OURO Recursos Minerais 1 A crosta terrestre é formada por três tipos de estruturas geológicas, caracterizadas pelos tipos predominantes de rochas, pelo processo de formação e pela

Leia mais

R E C U R S O S M I N E R A I S

R E C U R S O S M I N E R A I S RECURSOS MINERAIS R E C U R S O S M I N E R A I S RECURSO FÍSICO Correspondem a produtos pertencentes aos ciclos naturais, os quais apresentam interação com todas (ou maior parte) das esferas terrestres.

Leia mais

Geografia do Brasil - Profº Márcio Castelan

Geografia do Brasil - Profº Márcio Castelan Geografia do Brasil - Profº Márcio Castelan 1. (Fgv 2007) Considere o mapa apresentado. A partir dos dados apresentados, assinale a alternativa correta. a) A maior quantidade de minerais concentra-se em

Leia mais

Professora Sikandra Silveira

Professora Sikandra Silveira De que materiais são feitos os objetos da imagem? De onde são retirados? MINERAIS E MINÉRIOS Professora Sikandra Silveira MINERAIS E MINÉRIOS Hematita (minério de ferro): Ferro + Oxigênio Galena (minério

Leia mais

MINERAÇÃO E SUA NOVA AGÊNCIA REGULADORA

MINERAÇÃO E SUA NOVA AGÊNCIA REGULADORA MINERAÇÃO E SUA NOVA AGÊNCIA REGULADORA Adriano Drummond Cançado Trindade Faculdade de Direito Universidade de Brasília Março/2018 Afinal por que uma nova Agência Reguladora? Departamento Nacional de Produção

Leia mais

Mineração e Transformação Mineral

Mineração e Transformação Mineral Mineração e Transformação Mineral 4 CONSIDERAÇÕES SOBRE O SETOR PIB da Mineração e Transformação Mineral - brasil (%) 15,2 14, 12,4» O agrupamento Mineração e Transformação Mineral (M&TM) compreende toda

Leia mais

ECONOMIA MINERAL DO BRASIL. Agosto/2018

ECONOMIA MINERAL DO BRASIL. Agosto/2018 ECONOMIA MINERAL DO BRASIL Agosto/2018 RELAÇÃO ENTRE OCORRÊNCIAS MINERAIS 1.000 anomalias 100 alvos sondados 15 depósitos minerais 4 jazidas Capital de Alto Risco para a Pesquisa Mineral 2 bons projetos

Leia mais

ECONOMIA MINERAL DO BRASIL. Março/2018

ECONOMIA MINERAL DO BRASIL. Março/2018 ECONOMIA MINERAL DO BRASIL Março/2018 RELAÇÃO ENTRE OCORRÊNCIAS MINERAIS 1.000 anomalias 100 alvos sondados 15 depósitos minerais 4 jazidas Capital de Alto Risco para a Pesquisa Mineral 2 bons projetos

Leia mais

Balança Comercial Mineral da Amazônia Período: janeiro a agosto de 2008.

Balança Comercial Mineral da Amazônia Período: janeiro a agosto de 2008. Balança Comercial Mineral da Amazônia Período: janeiro a agosto de 2008. Ibram Amazônia 2008 Relação de Tabelas e Gráficos Páginas Tabelas 1. Balança Comercial Mineral da Amazônia...6 2. Variação da Exportação

Leia mais

LEI DO PETRÓLEO - Nº 9.478, DE 6 DE AGOSTO DE Presidência da República - Subchefia para Assuntos Jurídicos

LEI DO PETRÓLEO - Nº 9.478, DE 6 DE AGOSTO DE Presidência da República - Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI DO PETRÓLEO - Nº 9.478, DE 6 DE AGOSTO DE 1997 Presidência da República - Subchefia para Assuntos Jurídicos Dispõe sobre a política energética nacional, as atividades relativas ao monopólio do petróleo,

Leia mais

Indústria Mineral Brasileira e Paraense Belém, 20 de março de 2013

Indústria Mineral Brasileira e Paraense Belém, 20 de março de 2013 Indústria Mineral Brasileira e Paraense Belém, 20 de março de 2013 Um pouco sobre o IBRAM IBRAM-Instituto Brasileiro de Mineração Organização privada, sem fins lucrativos, que representa a Indústria Mineral

Leia mais

MINERAÇÃO E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL Transformar Recursos Minerais em Riquezas e Desenvolvimento Sustentável SEMIM CEULP/ULBRA

MINERAÇÃO E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL Transformar Recursos Minerais em Riquezas e Desenvolvimento Sustentável SEMIM CEULP/ULBRA MINERAÇÃO E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL Transformar Recursos Minerais em Riquezas e Desenvolvimento Sustentável SEMIM CEULP/ULBRA PALMAS TO, 22 de maio de 2013 APRESENTAÇÃO IBRAM - Instituto Brasileiro

Leia mais

ECONOMIA MINERAL Dados sobre Brasil e Estado do Pará

ECONOMIA MINERAL Dados sobre Brasil e Estado do Pará ECONOMIA MINERAL Dados sobre Brasil e Estado do Pará Fevereiro/2018 PRODUÇÃO MINERAL BRASILEIRA (PMB) Valores em US$ bilhões 60 50 40 30 20 10 39 53 48 44 40 26 24 32 34 0 1994 1995 1996 1997 1998 1999

Leia mais

O Panorama da Mineração Brasileira

O Panorama da Mineração Brasileira O Panorama da Mineração Brasileira 9 de agosto de 2010 Câmara Britânica de Comércio e Indústria no Brasil PAULO CAMILLO VARGAS PENNA IBRAM-InstitutoBrasileirode Mineração Organização privada, sem fins

Leia mais

Mineração. João Eduardo Laurent Alphonse Rafael Almeida

Mineração. João Eduardo Laurent Alphonse Rafael Almeida + Mineração João Eduardo Laurent Alphonse Rafael Almeida + 1. Histórico 2. Carajás 3. Aspectos Gerais Agenda + Histórico -Um solo, uma nação + Histórico 1500 1700: exploração de Au, Fe e diamantes 1603:

Leia mais

ECONOMIA MINERAL Dados sobre Brasil e Estado de Minas Gerais

ECONOMIA MINERAL Dados sobre Brasil e Estado de Minas Gerais ECONOMIA MINERAL Dados sobre Brasil e Estado de Minas Gerais Setembro/217 PRODUÇÃO MINERAL BRASILEIRA (PMB) Valores em US$ bilhões 6 5 4 3 2 1 39 53 48 44 4 26 24 25 1994 1995 1996 1997 1998 1999 2 21

Leia mais

ECONOMIA MINERAL. Setembro/2017

ECONOMIA MINERAL. Setembro/2017 ECONOMIA MINERAL Setembro/217 PRODUÇÃO MINERAL BRASILEIRA (PMB) Valores em US$ bilhões 6 5 4 3 2 1 39 53 48 44 4 26 24 25 1994 1995 1996 1997 1998 1999 2 21 22 23 24 25 26 27 28 29 21 211 212 213 214 215

Leia mais

Mineração e sua Importância na Economia Brasileira

Mineração e sua Importância na Economia Brasileira Mineração e sua Importância na Economia Brasileira 25 de novembro de 2010 2º CONGRESSO DE MINERAÇÃO DA AMAZÔNIA ANTONIO LANNES Área > 3 milhões Km² Brasil no Mundo Bangladesh Pop > 140 milhões Nigéria

Leia mais

ECONOMIA MINERAL Dados sobre Brasil e Estado do Pará

ECONOMIA MINERAL Dados sobre Brasil e Estado do Pará ECONOMIA MINERAL Dados sobre Brasil e Estado do Pará Setembro/2017 PRODUÇÃO MINERAL BRASILEIRA (PMB) Valores em US$ bilhões 60 50 40 30 20 10 39 53 48 44 40 26 24 25 0 1994 1995 1996 1997 1998 1999 2000

Leia mais

Recursos Minerais. Prof Robert Oliveira Cabral

Recursos Minerais. Prof Robert Oliveira Cabral Recursos Minerais Prof Robert Oliveira Cabral Minério X Mineral Rocha na qual notamos a concentração de um ou mais substâncias que podem ser exploradas pelo seu valor econômico ou sua utilidade. Substâncias

Leia mais

APRESENTAÇÃO. IBRAM-Instituto Brasileiro de Mineração. Organização privada, sem fins lucrativos, que representa a Indústria Mineral Brasileira;

APRESENTAÇÃO. IBRAM-Instituto Brasileiro de Mineração. Organização privada, sem fins lucrativos, que representa a Indústria Mineral Brasileira; APRESENTAÇÃO IBRAM-Instituto Brasileiro de Mineração Organização privada, sem fins lucrativos, que representa a Indústria Mineral Brasileira; Fundado em 1976; Congrega 150 empresas [mineração e não-mineração]

Leia mais

ECONOMIA MINERAL DO BRASIL. Setembro/ 2018

ECONOMIA MINERAL DO BRASIL. Setembro/ 2018 ECONOMIA MINERAL DO BRASIL Setembro/ 2018 1 RELAÇÃO ENTRE OCORRÊNCIAS MINERAIS Capital de Alto Risco para a Pesquisa Mineral Fonte: IBRAM pag. 2 pag. 3 9.415 MINAS EM REGIME DE CONCESSÃO DE LAVRA 154 Grandes

Leia mais

DEPEC Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos MINÉRIO DE FERRO JUNHO DE 2017

DEPEC Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos MINÉRIO DE FERRO JUNHO DE 2017 DEPEC Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos MINÉRIO DE FERRO JUNHO DE 2017 O DEPEC BRADESCO não se responsabiliza por quaisquer atos/decisões tomadas com base nas informações disponibilizadas

Leia mais

No relatório Commodities Minerais Brasil estão expostos os seguintes dados:

No relatório Commodities Minerais Brasil estão expostos os seguintes dados: APRESENTAÇÃO Você tem em mãos a 6ª edição do Sistema de Informações e Análises da Economia Mineral Brasileira, organizado pelo IBRAM Instituto Brasileiro de Mineração. O trabalho apresenta estatísticas

Leia mais

Painel: Modelos de Regulação de Atividades Econômicas Aplicação ao Setor Mineral

Painel: Modelos de Regulação de Atividades Econômicas Aplicação ao Setor Mineral Ministério de Minas e Energia Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral Congresso Internacional de Direito Minerário Painel: Modelos de Regulação de Atividades Econômicas Aplicação ao Setor

Leia mais

MINERAÇÃO. Evolução da produção Mineral

MINERAÇÃO. Evolução da produção Mineral Mineração 41 MINERAÇÃO» O setor mineral mundial vive um momento de alta demanda e preços em níveis jamais vistos, motivado principalmente pela China;» O alto crescimento da economia chinesa tem exercido

Leia mais

Organização da Aula. Recuperação de Áreas Degradadas. Aula 4. Recuperação de Áreas Degradadas pela Mineração. Contextualização

Organização da Aula. Recuperação de Áreas Degradadas. Aula 4. Recuperação de Áreas Degradadas pela Mineração. Contextualização Recuperação de Áreas Degradadas Aula 4 Prof. Francisco W. von Hartenthal Organização da Aula Recuperação de Áreas Degradadas (RAD) pela Mineração 1. Histórico da atividade no Brasil 2. Os tipos de mineração

Leia mais

ECONOMIA MINERAL Dados sobre Brasil e Estado de Minas Gerais

ECONOMIA MINERAL Dados sobre Brasil e Estado de Minas Gerais ECONOMIA MINERAL Dados sobre Brasil e Estado de Minas Gerais Março/2018 PRODUÇÃO MINERAL BRASILEIRA (PMB) Valores em US$ bilhões 60 50 40 30 20 10 39 53 48 44 40 26 24 32 34 0 1994 1995 1996 1997 1998

Leia mais

Aula 5 Recursos Minerais

Aula 5 Recursos Minerais Aula 5 Recursos Minerais Conceitos Mineral: conjunto de elementos químicos. Metal: minerais com características específicas (brilho, dureza). Rocha: aglomerado de um ou mais minerais. Minério: rocha contendo

Leia mais

EVOLUÇÃO DAS RESERVAS MEDIDAS E INDICADAS DE MINERAIS METÁLICOS E FERTILIZANTES NO BRASIL: PANORAMA

EVOLUÇÃO DAS RESERVAS MEDIDAS E INDICADAS DE MINERAIS METÁLICOS E FERTILIZANTES NO BRASIL: PANORAMA VI Simpósio Brasileiro de Exploração Mineral ADIMB - Agência para o Desenvolvimento Tecnológico da Indústria Mineral Brasileira EVOLUÇÃO DAS RESERVAS MEDIDAS E INDICADAS DE MINERAIS METÁLICOS E FERTILIZANTES

Leia mais

Nº da aula 05 MINERAÇÃO:

Nº da aula 05 MINERAÇÃO: Página1 MINERAÇÃO Curso/Disciplina: Direito Econômico Aula: Mineração art. 176. Professor (a): Luiz Jungstedt Monitor (a): Felipe Ignacio Loyola Nº da aula 05 MINERAÇÃO: Esse tema é recorrente nas provas

Leia mais

MINERAÇÃO e as APPs DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA MINERAÇÃO /SGM-MME. Brasília, agosto de 2008

MINERAÇÃO e as APPs DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA MINERAÇÃO /SGM-MME. Brasília, agosto de 2008 MINERAÇÃO e as APPs DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA MINERAÇÃO /SGM-MME Brasília, agosto de 2008 OBJETIVO DA EXPOSIÇÃO Apresentar, no contexto de APP, a existência e a importância de algumas

Leia mais

As principais empresas produtoras e seus percentuais de produção no Brasil são:

As principais empresas produtoras e seus percentuais de produção no Brasil são: 24 O Brasil é o décimo quinto maior produtor de Minério de, com produção em de 4 mil toneladas. Em, o IBRAM estima que o País poderá atingir 45 mil toneladas. Espera-se um crescimento mais significativo

Leia mais

DEPEC Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos MINÉRIO DE FERRO NOVEMBRO DE 2016

DEPEC Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos MINÉRIO DE FERRO NOVEMBRO DE 2016 DEPEC Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos MINÉRIO DE FERRO NOVEMBRO DE 2016 O DEPEC BRADESCO não se responsabiliza por quaisquer atos/decisões tomadas com base nas informações disponibilizadas

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL. Proteção do meio ambiente em normas infraconstitucionais. Recursos Minerais e legislação correlata- Parte 1. Prof.

DIREITO AMBIENTAL. Proteção do meio ambiente em normas infraconstitucionais. Recursos Minerais e legislação correlata- Parte 1. Prof. DIREITO AMBIENTAL Proteção do meio ambiente em normas infraconstitucionais Recursos Minerais e legislação correlata- Parte 1 Prof. Rodrigo Mesquita . CF/88. Decreto-Lei 227/67. Decreto 97.632/89. Lei nº

Leia mais

A Ásia conta com enormes reservas minerais e energéticas, circunstância que tem facilitado seu recente desenvolvimento industrial.

A Ásia conta com enormes reservas minerais e energéticas, circunstância que tem facilitado seu recente desenvolvimento industrial. A Ásia conta com enormes reservas minerais e energéticas, circunstância que tem facilitado seu recente desenvolvimento industrial. Recursos minerais e energéticos de alguns países da Ásia Os principais

Leia mais

25 de agosto de 2010 III Seminário da Indústria Mineral Sustentável do Paraná PAULO CAMILLO VARGAS PENNA

25 de agosto de 2010 III Seminário da Indústria Mineral Sustentável do Paraná PAULO CAMILLO VARGAS PENNA Mineração: Instrumento de Indução do Desenvolvimento Nacional 25 de agosto de 2010 III Seminário da Indústria Mineral Sustentável do Paraná PAULO CAMILLO VARGAS PENNA IBRAM-Instituto Brasileiro de Mineração

Leia mais

Mineral. é um sólido natural, inorgânico, homogêneo, de composição química definida, com estrutura cristalina.

Mineral. é um sólido natural, inorgânico, homogêneo, de composição química definida, com estrutura cristalina. Mineral é um sólido natural, inorgânico, homogêneo, de composição química definida, com estrutura cristalina. Mineralóide são substâncias provenientes de atividades ou processos orgânicos biológicos (e

Leia mais

VIII Encontro Nacional dos Engenheiros de Minas A Mineração Atual do Brasil Desafios e Perspectivas

VIII Encontro Nacional dos Engenheiros de Minas A Mineração Atual do Brasil Desafios e Perspectivas VIII Encontro Nacional dos Engenheiros de Minas A Mineração Atual do Brasil Desafios e Perspectivas VIII ENGMINAS 2012 BELO HORIZONTE, 11 de julho de 2012 Produção Mineral Brasileira em US$ bilhões 50

Leia mais

MINERAÇÃO REGIME LEGAL

MINERAÇÃO REGIME LEGAL MINERAÇÃO REGIME LEGAL Adriano Drummond Cançado Trindade Faculdade de Direito Universidade de Brasília Setembro/2014 Recursos Minerais Conteúdo econômico Conteúdo político/estratégico Conteúdo jurídico

Leia mais

A Perspectiva Otimista da Mineração no Brasil

A Perspectiva Otimista da Mineração no Brasil A Perspectiva Otimista da Mineração no Informações e Análises da Economia Mineral eira 7ª Edição Companhias Mineradoras no De acordo com a consolidação dos Relatórios Anuais de Lavra, entregues pelas empresas

Leia mais

O QUE É A CFEM? COMPETÊNCIA SOBRE A CFEM

O QUE É A CFEM? COMPETÊNCIA SOBRE A CFEM Versão Novembro/ 2018 O QUE É A CFEM? Prevista na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, em seu Art. 20, 1º(...) -> Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais. Art. 20.

Leia mais

OS MINERAIS ESTRATÉGICOS E AS CADEIAS PRODUTIVAS NA CHINA

OS MINERAIS ESTRATÉGICOS E AS CADEIAS PRODUTIVAS NA CHINA Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica OS MINERAIS ESTRATÉGICOS E AS CADEIAS PRODUTIVAS NA CHINA 8 de agosto de 2012 Paulo César Ribeiro Lima Consultor Legislativo da Câmara dos Deputados Importância

Leia mais

A MINERAÇÃO E A GLOBALIZAÇÃO

A MINERAÇÃO E A GLOBALIZAÇÃO TENDÊNCIAS TECNOLÓGICAS: GEOCIÊNCIAS PAINEL EXPLORAÇÃO MINERAL A MINERAÇÃO E A GLOBALIZAÇÃO Iran F. Machado Consultor CPRM Rio de Janeiro 12 de julho de 2006 A globalização no setor mineral se traduz em:

Leia mais

Como vimos no capítulo anterior, os metais sempre estiveram presentes na história da humanidade, até mesmo, na própria Pré-História, quando o ser

Como vimos no capítulo anterior, os metais sempre estiveram presentes na história da humanidade, até mesmo, na própria Pré-História, quando o ser Como vimos no capítulo anterior, os metais sempre estiveram presentes na história da humanidade, até mesmo, na própria Pré-História, quando o ser humano passou a desenvolver técnicas rudimentares de forja

Leia mais

Informações sobre a Economia Mineral do Estado de Minas Gerais

Informações sobre a Economia Mineral do Estado de Minas Gerais Informações sobre a Economia Mineral do Estado de Minas Gerais Atualizado em Janeiro de 2014 Estatísticas Minerais sobre MG Minas Gerais é o mais importante estado minerador do país; Minas Gerais extrai

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 1ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA Aluno(a): Nº Ano: 7º Turma: Data: 26/03/2011 Nota: Professor: Edvaldo Valor da Prova: 50 pontos Assinatura do responsável: Orientações

Leia mais

Informações sobre a Economia Mineral do Estado de Minas Gerais

Informações sobre a Economia Mineral do Estado de Minas Gerais Informações sobre a Economia Mineral do Estado de Minas Gerais Atualizado em Maio de 2013 Estatísticas Minerais sobre MG Minas Gerais é o mais importante estado minerador do país; Minas Gerais extrai mais

Leia mais

Uma razão plausível para que o cobre tenha sido o primeiro metal fundido pelo homem, de forma não acidental, é o seu baixo ponto de fusão.

Uma razão plausível para que o cobre tenha sido o primeiro metal fundido pelo homem, de forma não acidental, é o seu baixo ponto de fusão. 2 BREVE HISTÓRICO O processo de fundição consiste na fabricação de peças metálicas por meio do preenchimento, com metal líquido, de um molde cuja cavidade apresenta dimensões similares às da peça que se

Leia mais

Por dentro da Mineração Editorial

Por dentro da Mineração Editorial Editorial Nesta edição teremos como foco central a mineração e seus impactos no desenvolvimento das sociedades. Embora nem todos os brasileiros percebam, Minas Gerais é um estado de grande importância

Leia mais

Informações sobre a Economia Mineral do Estado de Minas Gerais

Informações sobre a Economia Mineral do Estado de Minas Gerais Informações sobre a Economia Mineral do Estado de Minas Gerais Atualizado em Julho de 2013 Estatísticas Minerais sobre MG Minas Gerais é o mais importante estado minerador do país; Minas Gerais extrai

Leia mais

Secretaria de INDÚSTRIA COMÉRCIO E MINERAÇÃO - SEICOM PLANO DE MINERAÇÃO DO ESTADO DO PARÁ

Secretaria de INDÚSTRIA COMÉRCIO E MINERAÇÃO - SEICOM PLANO DE MINERAÇÃO DO ESTADO DO PARÁ Secretaria de INDÚSTRIA COMÉRCIO E MINERAÇÃO - SEICOM PLANO DE MINERAÇÃO DO ESTADO DO PARÁ - 2013-2030 1º Plano de Mineração do Estado do Pará 2013-2030 1. O Pará no cenário da mineração 2. A mineração

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Dos Princípios Gerais da Atividade Econômica Professor André Vieira www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional TÍTULO VII Da Ordem Econômica e Financeira CAPÍTULO I DOS

Leia mais

NEIMAN GROUP NEIMAN GROUP Alameda João Pessoa 2118, Ariquemes, Rondônia, Brasil.

NEIMAN GROUP NEIMAN GROUP Alameda João Pessoa 2118, Ariquemes, Rondônia, Brasil. - 2 - SOBRE NÓS Neiman Group é um produtor de matérias-primas com sede no Brasil, que exporta seus minerais em todo o mundo, principalmente para os EUA e Ásia. Queremos facilitar a comercialização de produtos

Leia mais

INTRODUÇÃO AOS PROCESSOS METALÚRGICOS. Prof. Carlos Falcão Jr.

INTRODUÇÃO AOS PROCESSOS METALÚRGICOS. Prof. Carlos Falcão Jr. INTRODUÇÃO AOS PROCESSOS METALÚRGICOS Prof. Carlos Falcão Jr. Sucatas de ferro (componentes desgastados, quebrados) também servem como matériaprima. INTRODUÇÃO AOS PROCESSOS METALÚRGICOS 1) Matérias-primas

Leia mais

Informações sobre a Economia Mineral do Estado de Minas Gerais. Informações até Dezembro de 2014 Divulgado em 25 de Março de 2015

Informações sobre a Economia Mineral do Estado de Minas Gerais. Informações até Dezembro de 2014 Divulgado em 25 de Março de 2015 Informações sobre a Economia Mineral do Estado de Minas Gerais Informações até Dezembro de 2014 Divulgado em 25 de Março de 2015 Estatísticas Minerais sobre MG Minas Gerais é o mais importante estado minerador

Leia mais

Balança Comercial Mineral da Amazônia. IBRAM AMAZÔNIA Belém, janeiro de 2009.

Balança Comercial Mineral da Amazônia. IBRAM AMAZÔNIA Belém, janeiro de 2009. Balança Comercial Mineral da Amazônia 2008 IBRAM AMAZÔNIA Belém, janeiro de 2009. Balança Comercial da Indústria Extrativa e de Transformação Mineral Em US$ FOB - 2008 Brasil Amazônia Legal Exportação

Leia mais

MINAS GERAIS. Exportações para a China

MINAS GERAIS. Exportações para a China Ministério das Relações Exteriores - MRE Departamento de Promoção Comercial e Investimentos - DPR Divisão de Inteligência Comercial - DIC MINAS GERAIS Exportações para a China Maio de 2018 US$ milhões

Leia mais

Investimentos minerais. Minas Gerais Bahia Tocantins

Investimentos minerais. Minas Gerais Bahia Tocantins Investimentos minerais Minas Gerais Bahia Tocantins Localização dos alvos BX: Bauxita Mn: Manganês Au: Ouro Ti: Titânio Ni: Níquel Cr: Cromo Fe: Ferro Bauxita O Estado de Minas Gerais é o segundo maior

Leia mais

O QUE É A CFEM? COMPETÊNCIA SOBRE A CFEM

O QUE É A CFEM? COMPETÊNCIA SOBRE A CFEM Versão Janeiro/ 2019 O QUE É A CFEM? Prevista na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, em seu Art. 20, 1º(...) -> Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais. Art. 20.

Leia mais

Mineração, Desenvolvimento e Soberania.

Mineração, Desenvolvimento e Soberania. Mineração, Desenvolvimento e Soberania. A propagação da mineração nos outros setores da economia provoca um círculo virtuoso na geração de emprego e renda, interiorizando riqueza, cidadania. MINAÇU ARAXÁ

Leia mais

MATÉRIAS-PRIMAS MINERAIS

MATÉRIAS-PRIMAS MINERAIS ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MINAS E DE PETRÓLEO MATÉRIAS-PRIMAS MINERAIS RECURSOS MINERAIS FERROSOS - ESTRUTURA DA APRESENTAÇÃO RECURSOS MINERAIS FERROSOS

Leia mais

Secretaria de INDÚSTRIA COMÉRCIO E MINERAÇÃO - SEICOM PLANO DE MINERAÇÃO DO ESTADO DO PARÁ

Secretaria de INDÚSTRIA COMÉRCIO E MINERAÇÃO - SEICOM PLANO DE MINERAÇÃO DO ESTADO DO PARÁ Secretaria de INDÚSTRIA COMÉRCIO E MINERAÇÃO - SEICOM PLANO DE MINERAÇÃO DO ESTADO DO PARÁ - 2013-2030 1º Plano de Mineração do Estado do Pará 2013-2030 1. O Pará no cenário da mineração 2. A mineração

Leia mais

POLÍTICA MINERAL & NOVO MARCO REGULATÓRIO DA MINERAÇÃO

POLÍTICA MINERAL & NOVO MARCO REGULATÓRIO DA MINERAÇÃO Seminário Novo Marco Regulatório da Mineração Os interesses em jogo na hora da verdade POLÍTICA MINERAL & NOVO MARCO REGULATÓRIO DA MINERAÇÃO Telton Elber Corrêa Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação

Leia mais

Estanho. Equipa 14 António Pires João Alvim João Dias. João Ribeiro Manuel Tavares Rita Lacerda

Estanho. Equipa 14 António Pires João Alvim João Dias. João Ribeiro Manuel Tavares Rita Lacerda Estanho Equipa 14 António Pires João Alvim João Dias João Ribeiro Manuel Tavares Rita Lacerda 1 Introdução Estanho 2 Introdução Dúctil e de uma cor cinza-prata; Resistente à oxidação; O mineral cassiterite

Leia mais

FIESP - 8º Encontro de Logística e Transportes A Hora do Investimento Privado

FIESP - 8º Encontro de Logística e Transportes A Hora do Investimento Privado FIESP - 8º Encontro de Logística e Transportes A Hora do Investimento Privado Painel: Logística e Competitividade Mineração e Agronegócio: Superando Obstáculos para o Escoamento da Produção (São Paulo-SP,

Leia mais

A mineração e seus efeitos socioeconômicos

A mineração e seus efeitos socioeconômicos A mineração e seus efeitos socioeconômicos Telton Elber Corrêa Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral Salvador, 8 de Junho de 2010 Benefícios econômicos e sociais A indústria de base

Leia mais

Amazônia Economia Atual. Resumo História da Região Norte Ocupação Econômica

Amazônia Economia Atual. Resumo História da Região Norte Ocupação Econômica Resumo História da Região Norte Ocupação Econômica 1500 1600 - A Espanha era quem controlava a maior parte da região, por parte do acordo do Tratado de Tordesilhas; - Praticamente não havia pessoas de

Leia mais

Conheça a Vale

Conheça a Vale Conheça a Vale 2018 1 Quem somos A Vale é uma mineradora global que tem como missão transformar recursos naturais em prosperidade e desenvolvimento sustentável. Presente em cinco continentes e com sede

Leia mais

AUDIÊNCIA PÚBLICA SENADO FEDERAL: SUBMINERA - SUBCOMISSÃO PERMANENTE DE ACOMPANHAMENTO DO SETOR DE MINERAÇÃO

AUDIÊNCIA PÚBLICA SENADO FEDERAL: SUBMINERA - SUBCOMISSÃO PERMANENTE DE ACOMPANHAMENTO DO SETOR DE MINERAÇÃO AUDIÊNCIA PÚBLICA SENADO FEDERAL: SUBMINERA - SUBCOMISSÃO PERMANENTE DE ACOMPANHAMENTO DO SETOR DE MINERAÇÃO O ATUAL CONTEXTO DA CFEM PARA A COMPETITIVIDADE DA INDÚSTRIA MINERAL Brasília, 01 de Março de

Leia mais

GEOLOGIA E GEOMORFOLOGIA:ESTRUTURA GEOLÓGICA, TIPOS DE ROCHAS E RECURSOS MINERAIS. MÓDULO 04 GEOGRAFIA I

GEOLOGIA E GEOMORFOLOGIA:ESTRUTURA GEOLÓGICA, TIPOS DE ROCHAS E RECURSOS MINERAIS. MÓDULO 04 GEOGRAFIA I GEOLOGIA E GEOMORFOLOGIA:ESTRUTURA GEOLÓGICA, TIPOS DE ROCHAS E RECURSOS MINERAIS. MÓDULO 04 GEOGRAFIA I COMPOSIÇÃO INTERNA DO PLANETA COMPOSIÇÃO INTERNA DO PLANETA NÚCLEO temperaturas que ultrapassam

Leia mais

MATÉRIAS-PRIMAS MINERAIS

MATÉRIAS-PRIMAS MINERAIS ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MINAS E DE PETRÓLEO MATÉRIAS-PRIMAS MINERAIS RECURSOS MINERAIS FERROSOS - NIÓBIO PROPRIEDADES DO NIÓBIO (Nb) Número Atômico

Leia mais

Workshop Oportunidades de Desenvolvimento e Inovação em Mineração e Metais

Workshop Oportunidades de Desenvolvimento e Inovação em Mineração e Metais Workshop Oportunidades de Desenvolvimento e Inovação em Mineração e Metais 27 de Outubro de 2015 Local: Finep -Av. República do Chile, 330, 10º andar -Centro, Rio de Janeiro RJ IBRAM-Instituto Brasileiro

Leia mais

Panorama Atual e Perspectivas da Mineração Brasileira

Panorama Atual e Perspectivas da Mineração Brasileira Panorama Atual e Perspectivas da Mineração Brasileira IV Seminário da Indústria Mineral Paranaense Paulo Ribeiro de Santana Ouvidor do DNPM Curitiba, 22 de agosto de 2012 DNPM Órgão Gestor dos Bens Minerais

Leia mais

Conheça a Vale

Conheça a Vale Conheça a Vale 2015 1 Quem somos A Vale é uma mineradora global que tem como missão transformar recursos naturais em prosperidade e desenvolvimento sustentável. Presente em cinco continentes e com sede

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 1ª PROVA DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA Aluno: Nº Série: 7º Turma: Data: Nota: Professora: Edvaldo Valor da Prova: 50 pontos Assinatura do responsável: Orientações

Leia mais

Práticas de controle e fiscalização da CFEM

Práticas de controle e fiscalização da CFEM Práticas de controle e fiscalização da CFEM Marcos Antonio Cordeiro / DNPM-PA Eng. de Minas Belém-PA março de 2013 CONSTITUIÇÃO FEDERAL 1988: Art. 20 - São bens da União: IX - os recursos minerais, inclusive

Leia mais

Tecnol. Mecânica: Produção do Ferro

Tecnol. Mecânica: Produção do Ferro A história do homem é a história do domínio da tecnologia dos materiais. Não é à toa que alguns de seus períodos se confundem com os materiais mais usados neles: Idade da Pedra, Idade do Bronze, Idade

Leia mais

NOVO REGIME JURÍDICO DOS ROYALTIES DA MINERAÇÃO

NOVO REGIME JURÍDICO DOS ROYALTIES DA MINERAÇÃO NOVO REGIME JURÍDICO DOS ROYALTIES DA MINERAÇÃO HELENILSON PONTES Doutor em Direito Econômico e Financeiro (USP) Livre-Docente em Legislação Tributária (USP) Ex-Procurador da Fazenda Nacional Advogado

Leia mais

da diferença de solubilidade de seus fluoretos complexos

da diferença de solubilidade de seus fluoretos complexos Tântalo História 1802- Descoberta por Ekenberg 1824- Berzelius obteve o pó p de Tântalo pela redução do Fluoreto de Potássio e Tântalo 1844- Rose demonstrou que a Columbita continha 2 elementos (nióbio

Leia mais

Geologia do Brasil. Página 1 com Prof. Giba

Geologia do Brasil. Página 1 com Prof. Giba Geologia do Brasil O território brasileiro é formado, basicamente, por dois tipos de estrutura geológica: os escudos cristalinos (blocos cratônicos) e as bacias sedimentares. As formações serranas originaram-se

Leia mais

Diretrizes do DNPM para o Fomento à Exploração Mineral. Sérgio Augusto Dâmaso de Sousa Diretor-Geral do DNPM Ouro Preto, 21 de maio de 2012

Diretrizes do DNPM para o Fomento à Exploração Mineral. Sérgio Augusto Dâmaso de Sousa Diretor-Geral do DNPM Ouro Preto, 21 de maio de 2012 Diretrizes do DNPM para o Fomento à Exploração Mineral Sérgio Augusto Dâmaso de Sousa Diretor-Geral do DNPM Ouro Preto, 21 de maio de 2012 Distribuição das Áreas Outorgadas pelo DNPM DNPM Órgão Gestor

Leia mais

COMÉRCIO EXTERNO DA MINERAÇÃO NO ESTADO DE MINAS GERAIS. Janeiro/ 2019

COMÉRCIO EXTERNO DA MINERAÇÃO NO ESTADO DE MINAS GERAIS. Janeiro/ 2019 COMÉRCIO EXTERNO DA MINERAÇÃO NO ESTADO DE MINAS GERAIS Janeiro/ 2019 1 COMÉRCIO EXTERNO SETOR MINERAL DE MINAS GERAIS Exportações MG x Importações MG x Saldo do Setor Mineral em MG Valores em milhões

Leia mais

MATÉRIAS-PRIMAS MINERAIS RECURSOS MINERAIS FERROSOS - FERRO

MATÉRIAS-PRIMAS MINERAIS RECURSOS MINERAIS FERROSOS - FERRO ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MINAS E DE PETRÓLEO MATÉRIAS-PRIMAS MINERAIS RECURSOS MINERAIS FERROSOS - FERRO PROPRIEDADES DO FERRO (Fe) Número atômico:

Leia mais

MATÉRIAS-PRIMAS MINERAIS RECURSOS MINERAIS FERROSOS - CROMO

MATÉRIAS-PRIMAS MINERAIS RECURSOS MINERAIS FERROSOS - CROMO ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MINAS E DE PETRÓLEO MATÉRIAS-PRIMAS MINERAIS RECURSOS MINERAIS FERROSOS - CROMO PROPRIEDADES DO CROMO (CR) Nº atômico 24, massa

Leia mais

Estudo de acidentalidade na mineração do Estado de Minas Gerais

Estudo de acidentalidade na mineração do Estado de Minas Gerais Estudo de acidentalidade na mineração do Estado de Minas Gerais Renan Collantes Candia; Vitor Moreira Campos. Departamento de Engenharia de Minas Universidade Federal de Minas Gerais Mário Parreiras de

Leia mais

Painel: Gás Natural e a Competitividade da Indústria. Brasília, 23 de abril de 2018.

Painel: Gás Natural e a Competitividade da Indústria. Brasília, 23 de abril de 2018. Painel: Gás Natural e a Competitividade da Indústria Brasília, 23 de abril de 2018. 92 associados de diferentes vocações Missão de desenvolver o mercado livre Promover o desenvolvimento e o crescimento

Leia mais

DEPEC Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos MINÉRIO DE FERRO AGOSTO DE 2015

DEPEC Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos MINÉRIO DE FERRO AGOSTO DE 2015 DEPEC Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos MINÉRIO DE FERRO AGOSTO DE 2015 PRODUTOS DISTRIBUIÇÃO DA PRODUÇÃO NACIONAL DE MINÉRIO DE FERRO 2013 91% Siderurgia 10% mercado interno 9% Pelotização

Leia mais

Geo. Monitor: Vinicius

Geo. Monitor: Vinicius Geo. Professor: Ricardo Marcilio Monitor: Vinicius O espaço da circulação no Brasil e os grandes projetos agrominerais e industriais 04 set RESUMO Recursos Minerais do Brasil O Brasil é um dos países mais

Leia mais

A ECONOMIA MINERAL BRASILEIRA E AS PERSPECTIVAS DE CARAJÁS

A ECONOMIA MINERAL BRASILEIRA E AS PERSPECTIVAS DE CARAJÁS A ECONOMIA MINERAL BRASILEIRA E AS PERSPECTIVAS DE CARAJÁS Marcelo Ling Tosta A descoberta do ferro na região da Província Mineral de Carajás foi anunciada pela empresa americana United State Steel (US

Leia mais

RECURSOS MINERAIS E SUA CONTRIBUIÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DO PAÍS: DESAFIOS EM CT&I

RECURSOS MINERAIS E SUA CONTRIBUIÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DO PAÍS: DESAFIOS EM CT&I 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação RECURSOS MINERAIS E SUA CONTRIBUIÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DO PAÍS: DESAFIOS EM CT&I Roberto Dall Agnol Centro de Geociências Universidade Federal

Leia mais

MINERAÇÃO REGIME LEGAL

MINERAÇÃO REGIME LEGAL MINERAÇÃO REGIME LEGAL Adriano Drummond Cançado Trindade Faculdade de Direito Universidade de Brasília Maio/2016 Recursos Minerais Conteúdo econômico Conteúdo político/estratégico Conteúdo jurídico Conteúdo

Leia mais

Verticalização e investimentos no setor de mineração e metalurgia. São Paulo, 26 de fevereiro de 2016

Verticalização e investimentos no setor de mineração e metalurgia. São Paulo, 26 de fevereiro de 2016 Verticalização e investimentos no setor de mineração e metalurgia São Paulo, 26 de fevereiro de 2016 MINERAÇÃO NO ESTADO DO PARÁ O Pará possui grande parte das reservas de recursos minerais mundiais. Evolução

Leia mais

PROTOCOLO E JUSTIFICAÇÃO DE INCORPORAÇÃO DA VALE MINA DO AZUL S.A. PELA VALE S.A. Pelo presente instrumento particular, as sociedades abaixo,

PROTOCOLO E JUSTIFICAÇÃO DE INCORPORAÇÃO DA VALE MINA DO AZUL S.A. PELA VALE S.A. Pelo presente instrumento particular, as sociedades abaixo, PROTOCOLO E JUSTIFICAÇÃO DE INCORPORAÇÃO DA VALE MINA DO AZUL S.A. PELA VALE S.A. Pelo presente instrumento particular, as sociedades abaixo, VALE S.A. ( Vale ), sociedade por ações de capital aberto,

Leia mais

Legislação: Ações para a Revitalização do Setor Mineral Brasileiro

Legislação: Ações para a Revitalização do Setor Mineral Brasileiro Legislação: Ações para a Revitalização do Setor Mineral Brasileiro Ministério de Minas e Energia Vicente Humberto Lôbo Cruz Secretário Março de 2017 A Importância da Indústria Mineral Brasileira 2 Participação

Leia mais

Introdução. Tecnologia Metalúrgica. Capítulo I. Universidade Federal do Pará Instituto de Tecnologia

Introdução. Tecnologia Metalúrgica. Capítulo I. Universidade Federal do Pará Instituto de Tecnologia Universidade Federal do Pará Instituto de Tecnologia Tecnologia Metalúrgica Prof. Dr. Jorge Teófilo de Barros Lopes 01/05/2017 14:13 Campus de Belém Curso de Engenharia Mecânica TECNOLOGIA METALÚRGICA

Leia mais

Exploração Sustentada de Recursos Geológicos. Aula nº88 29 Maio 09 Prof. Ana Reis

Exploração Sustentada de Recursos Geológicos. Aula nº88 29 Maio 09 Prof. Ana Reis Exploração Sustentada de Recursos Geológicos Aula nº88 29 Maio 09 Prof. Ana Reis A nossa sociedade assenta sobre, e está dependente, da utilização de recursos como a água, solo, florestas e minerais. O

Leia mais

Claudio Scliar Secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral. Curitiba, 26 de agosto de 2010.

Claudio Scliar Secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral. Curitiba, 26 de agosto de 2010. A importância da mineração para o Brasil III Seminário da Indústria Mineral sustentável do PR IX Reunião dos Produtores Nacionais de Calcário ANEPAC Assembléia Geral administrativa Claudio Scliar Secretário

Leia mais