Deus é soberano: Os 5 pontos do Calvinismo. Pb. Josimar Santos Rosa Pb. José Inácio Ramos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Deus é soberano: Os 5 pontos do Calvinismo. Pb. Josimar Santos Rosa Pb. José Inácio Ramos"

Transcrição

1 Deus é soberano: Os 5 pontos do Calvinismo Pb. Josimar Santos Rosa Pb. José Inácio Ramos

2 Os 5 pontos do Calvinismo - texto básico Efésios 2: 1-10 Romanos 9: 14-18

3 2. Quem foi Calvino? O consolidador da tradição reformada: João Calvino ( ) 1509 Calvino nasceu no dia 10 de julho em Noyon, uma pequena cidade no nordeste da França. Seu pai, Gérard Cauvin, era advogado dos sacerdotes e secretário do bispo local. Aos 12 anos, o menino recebeu um cargo eclesiástico : quando ainda adolescente, estudou humanidades e teologia na Universidade de Paris : estudou direito em Orléans e Bourges; teve aulas de grego com o luterano Melchior Wolmar : retornou a Paris e retomou os seus estudos humanísticos; publicou a sua primeira obra (comentário do tratado De Clementia, de Sêneca). Experimentou uma conversão repentina e fugiu da cidade ( ); visitou o humanista Jacques Lefèvre D Étaples : publicou a primeira edição da Instituição da Religião Cristã (Institutas) e teve a primeira estada em Genebra : expulso de Genebra, passou três anos produtivos em Estrasburgo, onde atuava o reformador Martin Bucer. Pastoreou uma igreja de refugiados, lecionou em uma academia e escreveu novas obras (2ª edição das Institutas, primeiro comentário bíblico Epístola aos Romanos, tratado sobre a Ceia do Senhor) : escreveu a Resposta a Sadoleto e foi convidado para voltar a Genebra. Organizou a igreja reformada (Ordenanças Eclesiásticas); por muitos anos, teve um relacionamento tenso com as autoridades civis : período mais harmonioso, no qual desenvolveu sua grande obra em prol da Reforma. Em 1559, publicou a última edição das Institutas e criou a Academia de Genebra.

4 2. Quem foi Calvino? Suas obras Contribuições Teólogo e escritor profundo e criativo: sua vasta obra aborda todas as áreas da teologia e da sociedade. Pastor e estruturador da igreja reformada: deu forma à teologia reformada e ao sistema presbiteriano de governo eclesiástico. Articulador do movimento reformado: seus contatos e correspondência contribuíram para a difusão do movimento por toda a Europa. Outros teólogos reformados influentes foram: Martin Bucer ( 1551), Jan Laski ( 1560), Pedro Mártir Vermigli ( 1562), João Knox ( 1572), Girolamo Zanchi ( 1590) e Teodoro Beza ( 1605), entre outros.

5 2. Quem foi Calvino? Suas obras. Escritos A enorme produção literária de Calvino ocupa 59 volumes da coleção intitulada Corpus Reformatorum. As concepções teológicas do reformador se encontram em seis categorias de escritos: 1. As Institutas: a mais influente exposição da teologia protestante e reformada. Calvino produziu ao todo oito edições do texto latino ( ) e cinco traduções para o francês. A primeira edição tinha apenas seis capítulos; a última totalizou oitenta. Tem quatro partes, que seguem a estrutura do Credo dos Apóstolos: Livro I O Conhecimento de Deus, o Criador: o duplo conhecimento de Deus, as Escrituras, a Trindade, a criação e a providência. Livro II O Conhecimento de Deus, o Redentor: a queda e a corrupção humana, a Lei, o Antigo e o Novo Testamento, Cristo o Mediador sua pessoa (profeta, sacerdote, rei) e sua obra (expiação). Livro III A Maneira como Recebemos a Graça de Cristo, seus Benefícios e Efeitos: fé e regeneração, arrependimento, vida cristã, justificação, predestinação, ressurreição final. Livro IV Os Meios Externos pelos quais Deus nos Convida para a Sociedade de Cristo: a igreja, os sacramentos, o governo civil.

6 2. Quem foi Calvino? Suas obras. 2. Comentários: são um complemento das Institutas. Calvino escreveu comentários de todos os livros do Novo Testamento, exceto II e III João e Apocalipse, e sobre o Pentateuco, Josué, Salmos e Isaías. Deixou preleções sobre muitos livros da Bíblia. 3. Sermões: Calvino expunha sistematicamente os livros da Bíblia. Costumava pregar sobre o Novo Testamento aos domingos e sobre o Antigo Testamento durante a semana. Seus sermões eram anotados taquigraficamente por um grupo de refugiados franceses. A série Corpus Reformatorum contem 872 sermões do reformador. 4. Folhetos e tratados: temas apologéticos (contra católicos e anabatistas) e gerais. 5. Cartas: escritas a outros reformadores, soberanos, igrejas perseguidas, protestantes encarcerados, pastores, colportores. 6. Escritos litúrgicos e catequéticos: confissão de fé, catecismo, saltério.

7 1. Influência Calvinista Como um dos fundadores da tradição reformada, João Calvino também reconheceu a importância e a legitimidade do Estado, que deve atuar em esfera distinta da Igreja R e c o n h e c i m e n t o d a responsabilidade social da Igreja, uma vez que a revelação bíblica testifica acerca do senhorio de Deus sobre as dimensões da existência humana A obra magna escrita recebeu o título de Instituição da Religião Cristã ou Institutas, traduzida para o português como As Institutas de Calvino.

8 Adão Carlos Nascimento Como um homem do seu tempo, Calvino experimentou certos condicionamentos e limitações em seu pensamento e ação. Por exemplo, ele aceitou tacitamente a ordem social e política então vigente, de forte integração e colaboração entre a Igreja e o Estado.

9 Afirmação de Calvino sobre o culto Nenhuma reunião da igreja deve ocorrer sem a Palavra, orações, participação da Ceia e ofertas (Institutas ). As orações incluíam os cânticos ou orações cantadas: dos salmos, dos mandamentos, do Credo e do Cântico de Simeão após a Ceia.

10 O que é Calvinismo? O termo Calvinismo é dado ao sistema teológico da Reforma protestante, exposto e defendido por João Calvino ( ). Seu sistema de interpretação bíblica pode ser resumido em cinco pontos, conhecidos como "os 5 pontos do Calvinismo". As letras iniciais de cada um dos 5 pontos, formam o termo T-U-L-I-P em inglês!

11 Os 5 pontos do Calvinismo 1 - Total Depravity (Depravação total) - Todos os homens nascem totalmente depravados, incapazes de se salvar ou de escolher o bem em questões espirituais; 2 - Unconditional Election (Eleição incondicional) - Deus escolheu dentre todos os seres humanos decaídos um grande número de pecadores por graça pura, sem levar em conta qualquer mérito, obra ou fé prevista neles; 3 - Limited Atonement (Expiação limitada) - Jesus Cristo morreu na cruz para pagar o preço do resgate somente dos eleitos; 4 - Irresistible Grace - (Graça Irresistível) - A Graça de Deus é irresistível para os eleitos, isto é, o Espírito Santo acaba convencendo e infundindo a fé salvadora neles; 5 - Perseverance of Saints (Perseverança dos Santos) - Todos os eleitos vão perseverar na fé até o fim e chegar ao céu. Nenhum perderá a salvação.

12 Os 5 pontos do Calvinismo Não foram escritos por João Calvino; Foram formulados pelo Sínodo de Dort, Sínodo este convocado pelos estados Gerais (da Holanda) e composto por um grupo de 84 Teólogos e 18 representantes seculares, entre esses estavam 27 delegados da Alemanha, Suíça, Inglaterra e outros países da Europa reunidos em 154 Sessões, desde 13 de novembro de 1618 até maio de 1619; Este sistema doutrinário, se assim podemos chamá-lo, foi elaborado somente 54 anos após a morte do grande reformador ( ).

13 Razão da formulação dos 5 pontos... Foram formulados em resposta a um documento" que ficou conhecido na história como Remonstrance' ou o mesmo que Protesto', apresentado ao Estado da Holanda pelos discípulos" do professor de um seminário holandês chamado Jacob Hermann, cujo sobrenome latino era Arminius ( ). Daí, o ARMINIANISMO!! A principal razão pela qual Os Cinco Pontos do Calvinismo foram elaborados era a de responder ao documento apresentado pelos discípulos de Arminius.

14 Os Cinco Pontos do Arminianismo Versus Os Cinco Pontos do Calvinismo VER Rev. André do Carmo Silvério Pastor da Igreja Presbiteriana do Jardim Girassol Guarulhos, Professor de Teologia Sistemática no Instituto Bíblico Presbiteriano Rev. Boanerges Ribeiro e Secretário de Mocidade da Confederação Norte Paulistano

15 Os 5 pontos do Calvinismo - Conclusão a diferença crucial entre o Arminianismo e o Calvinismo se resume na palavra: Soberania (de Deus)!!! Calvinistas: entendem que Deus opera a salvação na vida do homem conforme a Sua livre e soberana vontade Arminianos: argumentam que o homem é capaz de, por si só, querer ou não, ser salvo.

16 Bibliografia 1) Calvino e a Influência de seu pensamento (Coleção Fundamentos Cristãos - Editora Mackenzie) 2) 3) 4) 5) John Davis - Dicionário da Bíblia Fim

e tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor, como igualmente o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada,

e tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor, como igualmente o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada, e tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor, como igualmente o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada, ao falar acerca destes assuntos, como, de fato, costuma

Leia mais

Os 5 Pontos do Calvinismo. Aula 13/07/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

Os 5 Pontos do Calvinismo. Aula 13/07/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Os 5 Pontos do Calvinismo Aula 13/07/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Origem Foi uma reação de discípulos de João Calvino (1509-1564) a um protesto dos seguidores de James Arminus (Jacob Hermann

Leia mais

Leitura responsiva na sala de aula.

Leitura responsiva na sala de aula. 1 2 Leitura responsiva na sala de aula. 3 Zúinglio(1484-1531)- Zurique Calvino (1509-1564)- Genebra Dividida em Cantões numa federação; 4 Línguas: Françês; Alemão, italiano e Romanisch; Os cantões lutavam

Leia mais

Sumário detalhado 1. A Reforma: uma introdução O cristianismo no final da Idade Média O humanismo e a Reforma...54

Sumário detalhado 1. A Reforma: uma introdução O cristianismo no final da Idade Média O humanismo e a Reforma...54 Sumário Sumário detalhado...4 Prefácio à quarta edição... 11 Como usar este livro... 14 1. A Reforma: uma introdução... 17 2. O cristianismo no final da Idade Média... 41 3. O humanismo e a Reforma...

Leia mais

SUMÁRIO INTRODUÇÃO. A revelação A. A revelação em geral B. A revelação geral C. A revelação especial... 30

SUMÁRIO INTRODUÇÃO. A revelação A. A revelação em geral B. A revelação geral C. A revelação especial... 30 SUMÁRIO Prefácio do autor... 13 Prefácio da 1ª edição em português... 15 INTRODUÇÃO Religião A. Religião fenômeno universal... 19 B. A natureza essencial da religião... 19 C. A sede da religião... 21 D.

Leia mais

SOTERIOLOGIA. Prof. Márcio Ruben

SOTERIOLOGIA. Prof. Márcio Ruben SOTERIOLOGIA Prof. Márcio Ruben CALVINISMO Terminologias INFRALAPSARIANISMO [Do lat. infralapsarius, de infra, debaixo de + lapsus, queda] Doutrina calvinista segundo a qual o decreto da queda foi precedido

Leia mais

REFORMA PROTESTANTE. 1- CONTEXTO HISTÓRICO: 1.1- Início do século XVI no Norte da Europa.

REFORMA PROTESTANTE. 1- CONTEXTO HISTÓRICO: 1.1- Início do século XVI no Norte da Europa. REFORMA PROTESTANTE 1- CONTEXTO HISTÓRICO: 1.1- Início do século XVI no Norte da Europa. 1.2- Processo final de formação das monarquias nacionais absolutistas. 1.3- Grandes navegações: transformações econômicas,

Leia mais

JOÃO CALVINO O REFORMADOR

JOÃO CALVINO O REFORMADOR UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO EAD CURSO DE TEOLOGIA WELINTON MUNHOZ JOÃO CALVINO O REFORMADOR RIBEIRÃO PRETO 2013 JOÃO CALVINO O REFORMADOR Welinton Munhoz 1 Introdução 500 anos de João Calvino:

Leia mais

2

2 1 2 3 4 5 Noite de São Bartolomeu; Noitede 23 para 24 de agosto de1572; Milhares de huguenotes foram massacrados pelas ruas de Paris e depois isso se espalhou para o interior. 6 Foi uma colônia francesa

Leia mais

Um pouco da história da Igreja Presbiteriana do Brasil, por Rev. Alderi Souza de Matos

Um pouco da história da Igreja Presbiteriana do Brasil, por Rev. Alderi Souza de Matos Um pouco da história da Igreja Presbiteriana do Brasil, por Rev. Alderi Souza de Matos A Igreja Presbiteriana: Quanto à sua teologia, as igrejas presbiterianas são herdeiras do pensamento do reformador

Leia mais

Sumário. Prefácio... 13

Sumário. Prefácio... 13 Sumário Prefácio... 13 PARTE UM O LEGADO ISRAELITA 1. Cristianismo e judaísmo... 29 A separação dos caminhos... 29 O cristianismo e o cânone hebraico da Escritura... 40 O cristianismo e a interpretação

Leia mais

Linhagem Espiritual [2]

Linhagem Espiritual [2] [1] Linhagem Espiritual [2] [3] Linhagem Espiritual Linhagem Espiritual Max Salgado Linhagem Espiritual [4] [5] Edição Original em Português 2016 Max Salgado. Todos os direitos reservados. ISBN 978-85-82551-19-6

Leia mais

REFORMA E CONTRARREFORMA

REFORMA E CONTRARREFORMA REFORMA E CONTRARREFORMA CONHECER E COMPREENDER A REFORMA PROTESTANTE Porque houve uma Reforma religiosa na Europa? Venda de indulgências Luxo da Igreja Corrupção Falta de vocação de membros do Clero Afastamento

Leia mais

CONFISSÃO DE FÉ DE WESTMINSTER ABERTURA HISTÓRIA E RELEVÂNCIA 08/02/2017

CONFISSÃO DE FÉ DE WESTMINSTER ABERTURA HISTÓRIA E RELEVÂNCIA 08/02/2017 CONFISSÃO DE FÉ DE WESTMINSTER ABERTURA HISTÓRIA E RELEVÂNCIA 08/02/2017 Mausoléu nacional - 17 reis estão enterrados ali - + 3.000 túmulos de figuras britânicas: - Isaac Newton - Lawrence Olivier -

Leia mais

REMEMORANDO A REFORMA: REFLEXÃO BÍBLICA Alderi Souza de Matos

REMEMORANDO A REFORMA: REFLEXÃO BÍBLICA Alderi Souza de Matos 1 REMEMORANDO A REFORMA: REFLEXÃO BÍBLICA Alderi Souza de Matos Introdução Dentro de alguns anos, será comemorado o 500º aniversário da Reforma do Século XVI. Com tantas mudanças que o mundo experimentou

Leia mais

Ser e estar na igreja

Ser e estar na igreja Ser e estar na igreja Segundo a Revista Época de 25 de maio de 2009 estima-se que em 2020 50% da população brasileira poderá ser evangélica. E se a previsão se cumprir, o aumento no número de fiéis ajudará

Leia mais

A História do Culto Cristão

A História do Culto Cristão A História do Culto Cristão Uma Breve análise da adoração cristã à luz do seu desenvolvimento litúrgico no decorrer dos séculos Rev. Mauro Renato Rio, 25 de Julho de 2008 Igreja Presbiteriana de Vila Califórnia

Leia mais

Críticas à Igreja Católica

Críticas à Igreja Católica Reforma Protestante Críticas à Igreja Católica Vida desregrada dos cardeais, bispos e padres; Venda de cargos religiosos e de relíquias da Igreja; Venda de indulgências; Na França e na Alemanha o baixo

Leia mais

Misael Nascimento e Ivonete Porto ELEIÇÃO REDENÇÃO

Misael Nascimento e Ivonete Porto ELEIÇÃO REDENÇÃO Misael Nascimento e Ivonete Porto ELEIÇÃO REDENÇÃO Misael Nascimento e Ivonete Porto ELEIÇÃO Aula 01. Os cristãos são escolhidos REDENÇÃO Decisão sobre programa da matéria As questões de Joventino 1.1

Leia mais

A Doutrina Reformada chamada de Calvinismo

A Doutrina Reformada chamada de Calvinismo A Doutrina Reformada chamada de Calvinismo I. O que é Calvinismo? É uma forma de ensinar a Bíblia, popularizada por João Calvino, o grande Reformador Protestante. Calvino tomou-a de Agostinho, e este tomou-a

Leia mais

COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ

COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ Aviso importante! Esta matéria é uma propriedade intelectual de uso exclusivo e particular do aluno da Saber e Fé, sendo proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, exceto em breves citações

Leia mais

Com estas palavras introdutórias desejo apontar que evocar a antiguidade nos estudos bíblicos é sinônimo de evocar autoridade.

Com estas palavras introdutórias desejo apontar que evocar a antiguidade nos estudos bíblicos é sinônimo de evocar autoridade. O critério mais importante usado pela Crítica Textual para determinar se um texto bíblico está mais próximo de seu autógrafo é o da antiguidade. Quanto mais antigo for o documento em análise, maiores são

Leia mais

(DEUTERONÔMIO ARA)

(DEUTERONÔMIO ARA) 29 As coisas encobertas pertencem ao SENHOR, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem, a nós e a nossos filhos, para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei. (DEUTERONÔMIO 29.29 ARA)

Leia mais

SUMÁRIO. Esboço analítico Prefácio Introdução Abreviaturas... 26

SUMÁRIO. Esboço analítico Prefácio Introdução Abreviaturas... 26 SUMÁRIO Esboço analítico... 13 Prefácio... 21 Introdução... 23 Abreviaturas... 26 PARTE UM: ORIENTAÇÃO 1. O modelo da palavra pessoal... 28 2. Senhorio e Palavra... 32 PARTE DOIS: A PALAVRA DE DEUS NA

Leia mais

CALVINISMO E POLÍTICA O governo como providência divina. AULA 3 A visão bíblica calvinista na política e no governo Pb José Cordeiro

CALVINISMO E POLÍTICA O governo como providência divina. AULA 3 A visão bíblica calvinista na política e no governo Pb José Cordeiro CALVINISMO E POLÍTICA O governo como providência divina AULA 3 A visão bíblica calvinista na política e no governo Pb José Cordeiro A VISÃO BÍBLICA CALVINISTA SOBRE GOVERNO E POLÍTICA INTRODUÇÃO Por ocasião

Leia mais

A Reforma Protestante

A Reforma Protestante A Reforma Protestante 1517 A Reforma do Século XVI Quatro manifestações principais: luteranismo, calvinismo, anabatismo e anglicanismo. Causas Papa Leão X A situação da Igreja Católica medieval. A insatisfação

Leia mais

IDADE MODERNA A REFORMA PROTESTANTE

IDADE MODERNA A REFORMA PROTESTANTE REFORMA PROTESTANTE REFORMA PROTESTANTE OTESTANT IDADE MODERNA Definição: movimento religioso que rompeu com a autoridade da Igreja Católica, dando origem a novas religiões cristãs; Quando: a partir do

Leia mais

!" #$! %&% '( CAUSAS: ! "# $ % & ' $ (% & ) * + *, -$. / ++.) */ 0.) 0 0 0*

! #$! %&% '( CAUSAS: ! # $ % & ' $ (% & ) * + *, -$. / ++.) */ 0.) 0 0 0* º º !" #$! %&% '( CAUSAS:! "# $ % & ' $ (% & ) * + *, -$. / ++.) */ 0.) 0 0 0* -/ - !"#$%&'(#)*' $%+&,)* $-./0*1+2 23)4 15 $$ '6 & ) * + *, -$. / ++.) */ Séc. XIV e XV John Wyclif (Inglaterra) Jan Hus

Leia mais

Evangelhos e atos. Observações

Evangelhos e atos. Observações NOVO TESTAMENTO Muitas vezes e de diversos modos outrora falou Deus aos nossos pais pelos profetas. Ultimamente nos falou por seu Filho (Hebreus 1,1-2) EVANGELHOS E ATOS Evangelhos e atos Os melhores recursos

Leia mais

REFORMA PROTESTANTE E REFORMA CATÓLICA VISÃO PANORÂMICA

REFORMA PROTESTANTE E REFORMA CATÓLICA VISÃO PANORÂMICA REFORMA PROTESTANTE E REFORMA CATÓLICA VISÃO PANORÂMICA Martinho Lutero ( 1483-1546 ) 1505 Entra para ordem dos Agostinianos 1507 Ordenado Sacerdote 1513 Professor na Universidade de Wittenberg Constante

Leia mais

Se ando em meio à tribulação, tu me refazes a vida; estendes a mão contra a ira dos meus inimigos; a tua destra me salva. (SALMOS 138.

Se ando em meio à tribulação, tu me refazes a vida; estendes a mão contra a ira dos meus inimigos; a tua destra me salva. (SALMOS 138. 7 Se ando em meio à tribulação, tu me refazes a vida; estendes a mão contra a ira dos meus inimigos; a tua destra me salva. (SALMOS 138.7 ARA) SOLI DEO GLORIA Subtítulo: Vivendo para agradar a Deus Sem.

Leia mais

RENASCIMENTO CULTURAL

RENASCIMENTO CULTURAL RENASCIMENTO CULTURAL O termo renascimento, ou renascença, faz referência a um movimento intelectual e artístico ocorrido na Europa, entre os séculos XV e XVI, durante a transição da Idade Média para a

Leia mais

PRESBITERIANOS: QUEM SOMOS E DE ONDE VIEMOS

PRESBITERIANOS: QUEM SOMOS E DE ONDE VIEMOS 1 de 15 14/2/2008 13:10 PRESBITERIANOS: QUEM SOMOS E DE ONDE VIEMOS Alderi Souza de Matos Conceitos Introdutórios Uma das coisas mais importantes para todo grupo é ter uma consciência clara da sua identidade

Leia mais

A Declaração de Jerusalém

A Declaração de Jerusalém A Declaração de Jerusalém Introdução Preocupados em estabelecer fundamentos sobre os quais a igreja deve buscar a expansão do cristianismo, representantes anglicanos de todo o mundo firmaram princípios

Leia mais

Idéias Referentes à Salvação

Idéias Referentes à Salvação Idéias Referentes à Salvação Carlos Henrique chs._chi@uol.com.br 1). Arminianismo: Observando as idéias de Armínio, podemos fazer um esboço de como ele encara a salvação humana. O primeiro pressuposto

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS Cultura Religiosa EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO ENSINO A DISTÂNCIA (EAD) DE TEOLOGIA Visão global do fenômeno religioso, sua importância e implicações na formação do ser humano e da sociedade, através

Leia mais

Curso de Teologia Prof. Márcio Ruben. Capítulo 2. Esta matéria trata da Bíblia: Sua formação, seu desenvolvimento e seu fechamento.

Curso de Teologia Prof. Márcio Ruben. Capítulo 2. Esta matéria trata da Bíblia: Sua formação, seu desenvolvimento e seu fechamento. Capítulo 2 Bibliologia Introdução Esta matéria trata da Bíblia: Sua formação, seu desenvolvimento e seu fechamento. Estudaremos os materiais utilizados: pergaminho, papiro, tipo de escrita, línguas utilizadas,

Leia mais

TEOLOGIA CRISTÃ: UMA INTRODUÇÃO À SISTEMATIZAÇÃO DAS DOUTRINAS

TEOLOGIA CRISTÃ: UMA INTRODUÇÃO À SISTEMATIZAÇÃO DAS DOUTRINAS TEOLOGIA CRISTÃ: UMA INTRODUÇÃO À SISTEMATIZAÇÃO DAS DOUTRINAS FERREIRA, Franklin. Teologia cristã: uma introdução à sistematização das doutrinas. São Paulo: Edições Vida Nova, 2011. Natan da Costa Fernandes

Leia mais

BIBLIOLOGIA IV Epístolas e Apocalipse. Prof. Eloi Pereira dos Santos Faesp Extensão Mairiporã

BIBLIOLOGIA IV Epístolas e Apocalipse. Prof. Eloi Pereira dos Santos Faesp Extensão Mairiporã BIBLIOLOGIA IV Epístolas e Apocalipse Prof. Eloi Pereira dos Santos Faesp Extensão Mairiporã Objetivos da Disciplina Facilitar o estudo, compreensão e o uso adequado da Bíblia. Familiarizar o aluno com

Leia mais

Escola Ryle de Teologia. Grade Curricular 1º Ano

Escola Ryle de Teologia. Grade Curricular 1º Ano Escola Ryle de Teologia Ensinando o poder do evangelho de Cristo Grade Curricular 1º Ano Introdução à Bíblia Como não se pode fazer teologia sem a Palavra de Deus, vamos dar início com esse tema. Este

Leia mais

Por onde andou Jesus? (Enquanto esteve morto) 13/05/16 3

Por onde andou Jesus? (Enquanto esteve morto) 13/05/16 3 VASOS DE OURO Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2 Pe. 3:18 CRISTOLOGIA 13/05/16 2 Por

Leia mais

O TEMPO OS FILHOS O DINHEIRO O TRABALHO

O TEMPO OS FILHOS O DINHEIRO O TRABALHO O TEMPO OS FILHOS O DINHEIRO O TRABALHO Romanos 1.1-6 O PARTICIPANTE Paulo, servo de Cristo Jesus, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus, o qual foi prometido por ele de antemão

Leia mais

HISTÓRIA 1 ANO PROF. AMAURY PIO PROF. EDUARDO GOMES ENSINO MÉDIO

HISTÓRIA 1 ANO PROF. AMAURY PIO PROF. EDUARDO GOMES ENSINO MÉDIO HISTÓRIA 1 ANO PROF. AMAURY PIO PROF. EDUARDO GOMES ENSINO MÉDIO CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade III Conceitos sobre Era Medieval e Feudalismo 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 12.2 Conteúdo As Reformas Religiosas

Leia mais

Fundamentos Teológicos do Protestantismo JR. CRISTOFANI

Fundamentos Teológicos do Protestantismo JR. CRISTOFANI Fundamentos Teológicos do Protestantismo JR. CRISTOFANI Jornada Proposta 01 CONTEXTO HISTÓRICO E SOCIAL 02 DIVERSIDADE PROTESTANTE 03 FUNDAMENTOS TEOLÓGICOS 04 PRESSUPOSTOS E CONTRAPONTOS 05 FORMULANDO

Leia mais

AULA 03 PELAGIANISMO E AGOSTINIANISMO.

AULA 03 PELAGIANISMO E AGOSTINIANISMO. A PREDESTINAÇÃO NA HISTÓRIA DA IGREJA ANTIGA AULA 03 PELAGIANISMO E AGOSTINIANISMO. PROFESSOR: THIAGO TITILLO PELAGIANISMO Pelágio foi um monge bretão de intelecto aguçado: autodidata, perseguiu a virtude

Leia mais

ECLESIOLOGIA A Ceia Senhor R. C. Sproul

ECLESIOLOGIA A Ceia Senhor R. C. Sproul ECLESIOLOGIA A Ceia Senhor R. C. Sproul do ECLESIOLOGIA A Ceia do Senhor Por R. C. Sproul R. C. Sproul Quando estudamos o livro de Atos dos Apóstolos e a vida da primeira comunidade cristã, descobrimos

Leia mais

IGREJA. Sua Natureza

IGREJA. Sua Natureza IGREJA Sua Natureza A igreja é a comunidade de todos os cristãos de todos os tempos. Wayne Grudem A igreja é o novo Israel de Deus que revela nesse tempo Sua glória Thiessen A igreja é a a assembléia dos

Leia mais

Escrito por Presb.. Raul Uchôa Sáb, 13 de Agosto de :01 - Última atualização Sáb, 13 de Agosto de :05

Escrito por Presb.. Raul Uchôa Sáb, 13 de Agosto de :01 - Última atualização Sáb, 13 de Agosto de :05 por Josivaldo de França Pereira Dos 101 volumes do Corpus Reformatorum (série que reúne as composições literárias dos principais reformadores do século XVI), os escritos de João Calvino totalizam 59 obras

Leia mais

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO Copyright 2005 - Libreria Editrice Vaticana «Motu Proprio» Introdução PRIMEIRA PARTE - A PROFISSÃO DA FÉ Primeira Secção: «Eu

Leia mais

Ensino de Doutrinas. São as verdades fundamentais da Bíblia apresentadas de forma sistemática. Crenças bem definidas produzem convicções bem definidas

Ensino de Doutrinas. São as verdades fundamentais da Bíblia apresentadas de forma sistemática. Crenças bem definidas produzem convicções bem definidas Ensino de Doutrinas Doutrina é o que você acredita sobre uma verdade, um assunto ou um fato. Para o cristão, doutrina é o que acreditamos ser verdade concernente ao que é ensinado na Bíblia, sobre a qual

Leia mais

Condições Gerais. Políticas: Crise do Feudalismo Crescimento da Burguesia Rei não aceita interferência da Igreja Supranacionalismo Papal

Condições Gerais. Políticas: Crise do Feudalismo Crescimento da Burguesia Rei não aceita interferência da Igreja Supranacionalismo Papal Condições Gerais Políticas: Crise do Feudalismo Crescimento da Burguesia Rei não aceita interferência da Igreja Supranacionalismo Papal Econômicas: Nobreza interessada nas Terras da Igreja Burguesia contra

Leia mais

Módulo III O que anuncia a Catequese?

Módulo III O que anuncia a Catequese? Módulo III O que anuncia a Catequese? Diocese de Aveiro Objectivos Tomar consciência da realidade complexa do ser humano a quem levamos, hoje, uma Boa Nova. Compreender a importância da Sagrada Escritura

Leia mais

HISTÓRIA. aula Reforma e Contrarreforma

HISTÓRIA. aula Reforma e Contrarreforma HISTÓRIA aula Reforma e Contrarreforma Causas da reforma Econômicas Interesse da nobreza feudal nas terras da Igreja Descontentamento da burguesia com tributos eclesiásticos Igreja condenava o lucro e

Leia mais

Aula 3. Economia e crises econômicas numa perspectiva Reformada

Aula 3. Economia e crises econômicas numa perspectiva Reformada Aula 3 Aula 3 Economia e crises econômicas numa perspectiva Reformada Mc 10.42-44 https://www.youtube.com/watch?v=hcg_pu23yee Calvino teólogo e estudioso das escrituras A partir dos seus pensamentos reformados

Leia mais

BREVE CATECISMO DE WESTMINSTER PERGUNTA 35

BREVE CATECISMO DE WESTMINSTER PERGUNTA 35 BREVE CATECISMO DE WESTMINSTER PERGUNTA 35 PERGUNTA 35: Que é regeneração? RESPOSTA: É a obra da livre graça de Deus, pela qual somos conservados pelo Espírito Santo na perseverança da fé em Cristo, adquirindo,

Leia mais

Carta ao Rei Francisco, mui poderoso monarca, cristianíssimo rei dos franceses, seu príncipe, João Calvino roga paz e salvação em Cristo.

Carta ao Rei Francisco, mui poderoso monarca, cristianíssimo rei dos franceses, seu príncipe, João Calvino roga paz e salvação em Cristo. Calvinismo, As Institutas e a Reforma Protestante por Justo L. Gonzales Carta ao Rei Francisco, mui poderoso monarca, cristianíssimo rei dos franceses, seu príncipe, João Calvino roga paz e salvação em

Leia mais

Ano Litúrgico Ano C

Ano Litúrgico Ano C Ano Litúrgico 2009-2010 Ano C TEMPO DO ADVENTO 29/11 1º Domingo do Advento A redenção está próxima. Jeremias 33,14-16; Salmo 25(24); 1 Tessalonicenses 3,12-4,2; Lucas 21,25-28. 34-36 6/12 2º Domingo do

Leia mais

PROFESSOR: GILDEMAR SILVA DISCIPLINA: ENSINO RELIGIOSO CONTEÚDO: ATIVIDADES AULA 01

PROFESSOR: GILDEMAR SILVA DISCIPLINA: ENSINO RELIGIOSO CONTEÚDO: ATIVIDADES AULA 01 PROFESSOR: GILDEMAR SILVA DISCIPLINA: ENSINO RELIGIOSO CONTEÚDO: ATIVIDADES AULA 01 01. Sobre a Reforma Protestante, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta: I - A doutrina calvinista

Leia mais

SEMINÁRIO TEOLÓGICO EVANGÉLICO DO BRASIL TEOLOGIA SISTEMÁTICA WELITON BORGES DE EÇA CALVINISMO E ARMINIANISMO

SEMINÁRIO TEOLÓGICO EVANGÉLICO DO BRASIL TEOLOGIA SISTEMÁTICA WELITON BORGES DE EÇA CALVINISMO E ARMINIANISMO SEMINÁRIO TEOLÓGICO EVANGÉLICO DO BRASIL TEOLOGIA SISTEMÁTICA WELITON BORGES DE EÇA CALVINISMO E ARMINIANISMO Brasília 2011 SEMINÁRIO TEOLÓGICO EVANGÉLICO DO BRASIL TEOLOGIA SISTEMÁTICA WELITON BORGES

Leia mais

A Vontade de Deus ou a Vontade do Homem?

A Vontade de Deus ou a Vontade do Homem? A Vontade de Deus ou a Vontade do Homem? Mark R. Rushdoony Tradução: Felipe Sabino de Araújo Neto 1 Eu recebi a maior parte da minha educação em escolas arminianas, do livre-arbítrio. Sou grato pelo impacto

Leia mais

Mas, com a voz do agradecimento, eu te oferecerei sacrifício; o que votei pagarei. Ao SENHOR pertence a salvação!

Mas, com a voz do agradecimento, eu te oferecerei sacrifício; o que votei pagarei. Ao SENHOR pertence a salvação! 7 Quando, dentro de mim, desfalecia a minha alma, eu me lembrei do SENHOR; e subiu a ti a minha oração, no teu santo templo. 8 Os que se entregam à idolatria vã abandonam aquele que lhes é misericordioso.

Leia mais

Estudos Bíblicos Doutrinários

Estudos Bíblicos Doutrinários Estudos Bíblicos Doutrinários Estudos Bíblicos Doutrinários, de Eneziel Peixoto de Andrade 1999 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados. 1ª edição 1999 3.000 exemplares Reimpressão 2000

Leia mais

LIÇÃO 7 A NECESSIDADE DO NOVO NASCIMENTO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 7 A NECESSIDADE DO NOVO NASCIMENTO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 7 A NECESSIDADE DO NOVO NASCIMENTO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A SALVAÇÃO EM CRISTO JESUS A Salvação é um ato do amor de Deus para com os homens, sendo uma manifestação da sua

Leia mais

ÍNDICE GERAL. i PARTE

ÍNDICE GERAL. i PARTE ÍNDICE GERAL i DEUS NO ANTIGO TESTAMENTO 15 Procedimento metódico 15 I. A História 20 1. O género histórico no Antigo Testamento 20 2. História da salvação 22 II. A Palavra de Deus no Antigo Testamento

Leia mais

Igreja Cristã da Família Anália Franco. Pb Roberto Carlos Oliveti Culto dominical 09/12/2018

Igreja Cristã da Família Anália Franco. Pb Roberto Carlos Oliveti Culto dominical 09/12/2018 Igreja Cristã da Família Anália Franco Pb Roberto Carlos Oliveti Culto dominical 09/12/2018 CADA LAR UMA IGREJA DEUT 6: 1-9 II TIMÓTEO 3: 14-17 Pb Roberto Carlos Oliveti Igreja Cristã da Família Anália

Leia mais

(MATEUS ARA)

(MATEUS ARA) 19 Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20 ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco

Leia mais

Sumário PREFÁCIO CAPÍTULO 1 O que é a Bíblia? CAPÍTULO 2 Como é Deus? CAPÍTULO 3 O que é a Trindade?...

Sumário PREFÁCIO CAPÍTULO 1 O que é a Bíblia? CAPÍTULO 2 Como é Deus? CAPÍTULO 3 O que é a Trindade?... 1. O QUE É A BÍBLIA? 7 Sumário PREFÁCIO... 00 9 CAPÍTULO 1 O que é a Bíblia?... 0013 CAPÍTULO 2 Como é Deus?... 0023 CAPÍTULO 3 O que é a Trindade?... 0043 CAPÍTULO 4 O que é a criação?... 0050 CAPÍTULO

Leia mais

Questionário de Avaliação Para Novos Membros

Questionário de Avaliação Para Novos Membros 1 PRIMEIRA IGREJA PRESBITERIANA DE GOIÂNIA Questionário de Avaliação Para Novos Membros ATENÇÃO! Observe cuidadosamente cada questão, porque algumas podem ter mais de uma resposta correta para ser marcada.

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP CAPÍTULO 10 o Nisso cremos Nossa declaração de fé é esta: Professamos e ensinamos que a salvação é o livramento

Leia mais

CATÁLOGO Knox. Publicações

CATÁLOGO Knox. Publicações CATÁLOGO 2013 Knox Publicações LANÇAMENTOS KNOX PUBLICAÇÕES SOLI DEO GLORIA O SER E OBRAS DE DEUS SOLA SCRIPTURA A DOUTRINA REFORMADA DAS ESCRITURAS IMAGO DEI ANTROPOLOGIA BÍBLICA Trilogia de estudos em

Leia mais

Sacramentos. Aula 23/03/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

Sacramentos. Aula 23/03/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Sacramentos Aula 23/03/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Sacramentos O que são os sacramentos? Sacramento é derivado do latim sacramentum, era utilizado no meio militar correspondendo a juramento

Leia mais

Resenhas. Vox Scripturae Revista Teológica Internacional São Bento do Sul/SC vol. XXIII n. 1 jan-jun p

Resenhas. Vox Scripturae Revista Teológica Internacional São Bento do Sul/SC vol. XXIII n. 1 jan-jun p Resenhas 407 Resenhas Vox Scripturae Revista Teológica Internacional São Bento do Sul/SC vol. XXIII n. 1 jan-jun 2015 - p. 159-162 408 Vox Scripturae - Revista Teológica Internacional Vox Scripturae Revista

Leia mais

Prova 4 - Símbolos de Fé da IPB

Prova 4 - Símbolos de Fé da IPB Processo Seletivo Prova 4 - Símbolos de Fé da IPB Instruções 1. Marque as alternativas escolhidas em cada página e clique em Salvar sem enviar. 2. Terminada as provas clique em Enviar tudo e terminar.

Leia mais

Devocional. Céus Abertos Pastor Carlito Paes

Devocional. Céus Abertos Pastor Carlito Paes BÍBLIA Devocional Céus Abertos Pastor Carlito Paes 2 ROTEIRO BÍBLIA: ENTENDENDO A PALAVRA DE DEUS O que devo conhecer sobre a bíblia? Diversidade dos Autores Condições de alguns autores quando foram inspirados

Leia mais

M Div MESTRADO EM TEOLOGIA SISTEMÁTICA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU. Edital 2015

M Div MESTRADO EM TEOLOGIA SISTEMÁTICA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU. Edital 2015 M Div MESTRADO EM TEOLOGIA SISTEMÁTICA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU Edital 2015 JUSTIFICATIVA O propósito do Programa de Mestrado em Teologia Sistemática do SETECEB é promover uma melhor compreensão das

Leia mais

PREPARANDO NOSSOS JOVENS PARA A UNIVERSIDADE

PREPARANDO NOSSOS JOVENS PARA A UNIVERSIDADE PREPARANDO NOSSOS JOVENS PARA A UNIVERSIDADE A Contribuição da Reforma para a Universidade Augustus Nicodemus Lopes A Cosmovisão Cristão 2Coríntios 10:3-5 Embora no mundo, nosso entendimento dele é sobrenatural

Leia mais

PLÍNIO SOUSA

PLÍNIO SOUSA CONFISSÃO DE FÉ PLÍNIO SOUSA www.santoevangelho.com.br A TRINDADE Cremos na existência de um Ser Supremo, pessoal, eterno, soberano na criação, providência e redenção. Três Pessoas co-iguais, coeternas,

Leia mais

Slide 2

Slide 2 ( ) 2. Em só Deus, eternamente subsistente em três pessoas distintas que, embora distintas, são iguais em poder, glória e majestade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo; Criador do Universo, de todas as

Leia mais

História da Igreja. Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017

História da Igreja. Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017 História da Igreja Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017 1. O que é a Igreja? É um edifício construído com pedras vivas. Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes

Leia mais

Queriam uma religião mais simples, mais próxima dos ensinamentos de Jesus.

Queriam uma religião mais simples, mais próxima dos ensinamentos de Jesus. Como estudamos anteriormente, no final de Idade Média e início da Idade Moderna, muitas pessoas estavam insatisfeitas com os abusos da Igreja. Queriam uma religião mais simples, mais próxima dos ensinamentos

Leia mais

Reforma Religiosa. Setor Aula 9 Reforma Religiosa. Aula. Prof. Edu. 1 Origens. 2 Luteranismo. 3 Calvinismo.

Reforma Religiosa. Setor Aula 9 Reforma Religiosa. Aula. Prof. Edu. 1 Origens. 2 Luteranismo. 3 Calvinismo. Aula 9 Reforma Religiosa 1 Origens 2 Luteranismo Setor 1606 3 Calvinismo 4 Anglicanismo 5 A Reforma Católica Aula 9 Reforma Religiosa 1.1 As críticas à Igreja na Baixa Idade Média Práticas Venda dos cargos

Leia mais

Aula 13. Para lembrar da criação e queda

Aula 13. Para lembrar da criação e queda Aula 13. Para lembrar da criação e queda 13.1 O ensino da Bíblia sobre a criação Deus é o autor de toda beleza, verdade e bondade Creio em Deus Pai, Todo-poderoso criador do céu e da terra (Credo Apostólico)

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE AULA 8: ECLESIOLOGIA Baseado em Jeremias 9: 24, a Igreja Pentecostal Deus é Amor oferece a você, obreiro, a oportunidade aprofundar seu conhecimento na palavra de Deus

Leia mais

Primeira Igreja Presbiteriana de Vitória. Reunião com Professores da Escola Dominical 10 de outubro de 2014

Primeira Igreja Presbiteriana de Vitória. Reunião com Professores da Escola Dominical 10 de outubro de 2014 Primeira Igreja Presbiteriana de Vitória Reunião com Professores da Escola Dominical 10 de outubro de 2014 Compromissos IPBVIT 1- Compromisso com as Escrituras e os Símbolos de Fé; 2- Compromisso com a

Leia mais

Um Exame das Doutrinas da Bíblia

Um Exame das Doutrinas da Bíblia Um Exame das Doutrinas da Bíblia 1A-Introdução à Doutrina 1- A Doutrina dos Apóstolos Atos 2:42 2-Heresia Tito 3:10 3-Dupla Verificação João 21:18 4-Fé-Definição Romanos 1:17 5-Negligência da Fé Romanos

Leia mais

Prefácio aos alunos...7 APRESENTAÇÃO À IGREJA...9. Lição 25 A identidade da Igreja Lição 28 As celebrações da Igreja Batismo nas Águas...

Prefácio aos alunos...7 APRESENTAÇÃO À IGREJA...9. Lição 25 A identidade da Igreja Lição 28 As celebrações da Igreja Batismo nas Águas... SUMÁRIO Prefácio aos alunos...7 APRESENTAÇÃO À IGREJA...9 Lição 25 A identidade da Igreja... 10 Lição 26 As marcas da Igreja... 15 Lição 27 Os ministérios da Igreja...19 Lição 28 As celebrações da Igreja

Leia mais

Lição 1. A plenitude dos tempos 1 O mundo judaico

Lição 1. A plenitude dos tempos 1 O mundo judaico Lição 1 A plenitude dos tempos 1 O mundo judaico Alvo da lição Saber Conhecer as principais contribuições do mundo judaico para o evangelho. Sentir Demonstrar gratidão a Deus por ter preservado importantes

Leia mais

JUSTIFICATIVA. OBJETIVOS Gerais: Capacitar expositores da Bíblia a utilizá-la de forma teológica e metodologicamente fundam Específicos:

JUSTIFICATIVA. OBJETIVOS Gerais: Capacitar expositores da Bíblia a utilizá-la de forma teológica e metodologicamente fundam Específicos: JUSTIFICATIVA A Bíblia é a fonte primeira da teologia cristã, de onde os mais diversos grupos do cristianismo retiram OBJETIVOS Gerais: Capacitar expositores da Bíblia a utilizá-la de forma teológica e

Leia mais

No Antigo Testamento, conhecemos uma religião que era cheia de rituais. Eles tinham o objetivo de revelar a pessoa de Jesus (Colossenses 2.17).

No Antigo Testamento, conhecemos uma religião que era cheia de rituais. Eles tinham o objetivo de revelar a pessoa de Jesus (Colossenses 2.17). No Antigo Testamento, conhecemos uma religião que era cheia de rituais. Eles tinham o objetivo de revelar a pessoa de Jesus (Colossenses 2.17). No Novo Testamento, o cristianismo surge simples e focado

Leia mais

As transformações de saberes, crenças e poderes na transição para a Idade Moderna. Profª Ms. Ariane Pereira

As transformações de saberes, crenças e poderes na transição para a Idade Moderna. Profª Ms. Ariane Pereira As transformações de saberes, crenças e poderes na transição para a Idade Moderna Profª Ms. Ariane Pereira Introdução Na Idade Média a Igreja era fundamental na produção cultural e expansão da religião

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ MINISTÉRIO BÍBLICO PALAVRA VIVA

DECLARAÇÃO DE FÉ MINISTÉRIO BÍBLICO PALAVRA VIVA DECLARAÇÃO DE FÉ MINISTÉRIO BÍBLICO PALAVRA VIVA A Igreja de Jesus Cristo está comprometida somente com o Antigo e Novo Testamentos como a única autoridade escrita de fé e conduta. A fé e conduta dos crentes

Leia mais

REFORMAS RELIGIOSAS SÉC XVI.

REFORMAS RELIGIOSAS SÉC XVI. REFORMAS RELIGIOSAS SÉC XVI INTRODUÇÃO CONTEXTO: Transição feudo-capitalista. Crise do poder clerical na Europa Ocidental. Crise do pensamento teocêntrico europeu. DEFINIÇÃO Quebra do monopólio católico

Leia mais

Temos aqui um assunto importante para analisar em relação à natureza do homem: A alma e a vida do homem na sua concepção temporal.

Temos aqui um assunto importante para analisar em relação à natureza do homem: A alma e a vida do homem na sua concepção temporal. A ORIGEM TEMPORAL DA ALMA Temos aqui um assunto importante para analisar em relação à natureza do homem: A alma e a vida do homem na sua concepção temporal. Qual a origem da alma? 1 Pré-existência: As

Leia mais

LIÇÃO 6 A DOUTRINA DO CULTO LEVÍTICO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 6 A DOUTRINA DO CULTO LEVÍTICO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 6 A DOUTRINA DO CULTO LEVÍTICO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A CONSTRUÇÃO DO TABERNÁCULO O culto levítico trouxe ao povo de Israel a revelação das principais doutrinas divinas, mas

Leia mais

PADRE ANTÓNIO VIEIRA

PADRE ANTÓNIO VIEIRA PADRE ANTÓNIO VIEIRA Vida Nasceu em Lisboa no ano de 1608 e quando tinha 6 anos a família Vieira veio para o Brasil, pois seu pai foi convidado a trabalhar como escrivão no Tribunal da Relação da Bahia.

Leia mais

PREGAÇÃO CRISTÃ COM BASE EM TODOS OS TEXTOS DA BÍBLIA

PREGAÇÃO CRISTÃ COM BASE EM TODOS OS TEXTOS DA BÍBLIA PREGAÇÃO CRISTÃ COM BASE EM TODOS OS TEXTOS DA BÍBLIA GOLDSWORTHY, Graeme. Pregando toda a bíblia como a escritura cristã: a aplicação da teologia bíblica à pregação expositiva. São José dos Campos: Fiel,

Leia mais

Os Primeiros Batistas e Suas Principais Contribuições Por Wilson Porte Jr.

Os Primeiros Batistas e Suas Principais Contribuições Por Wilson Porte Jr. Os Primeiros Batistas e Suas Principais Contribuições Por Wilson Porte Jr. De acordo com Haykin, a herança dos Batistas Calvinistas tem sido extremamente negligenciada. Dentre todos os teólogos daquele

Leia mais

M Div MESTRADO EM TEOLOGIA SISTEMÁTICA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU. Edital 2016 (em vigor a partir de 01/01/2016)

M Div MESTRADO EM TEOLOGIA SISTEMÁTICA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU. Edital 2016 (em vigor a partir de 01/01/2016) M Div MESTRADO EM TEOLOGIA SISTEMÁTICA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU Edital 2016 (em vigor a partir de 01/01/2016) ATENÇÃO: Prazo final de inscrição para participação na primeira temporada: 10 de fevereiro

Leia mais