Anatomia II. Coração e Vasos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Anatomia II. Coração e Vasos"

Transcrição

1 Anatomia II Coração e Vasos

2 Mediastino O Mediastino é uma região central larga que separa as duas cavidades pleurais lateralmente colocadas. Estende-se: Do esterno aos corpos das vértebras; Da abertura torácica superior ao diafragma.

3 Mediastino Contém: Timo; Pericárdio; Coração; Traqueia, e Grandes Artérias e Veias.

4 Superior Inferior Anterior Área anterior ao pericárdio e posterior ao esterno Médio Área do meio que inclui o pericárdio e o seu conteúdo. Posterior Área posterior ao pericárdio e anterior aos corpos das vértebras. Mediastino

5 Mediastino Médio Localizado centralmente na cavidade torácica. Contém: Pericárdio; Coração; Origens dos grandes vasos; Vários nervos, e Vasos menores.

6 Pericárdio Saco fibro-seroso de dupla camada que envolve o coração e as raízes dos grandes vasos. Fixa e lubrifica as superfícies móveis do coração, mantendo-o em posição, evitando sua dilatação (importante sistema hidrostático).

7 Pericárdio Fibroso Camada externa de tecido conjuntivo denso que define os limites do mediastino médio. Seroso Fino e consiste em duas partes: Parietal: Reveste a superfície interna do seroso. Visceral: também se designa por EPICÁRDIO; adere ao coração e forma a sua cobertura externa.

8

9 Parede Cardíaca A parede do coração é composta por 3 camadas: Epicárdio (camada externa), Miocárdio (camada média) - tecido muscular liso que se encontra unicamente no coração; responsável pela ação de bombeamento do coração Endocárdio (camada interna) - camada fina que reveste o interior do coração.

10 Coração Forma de uma pirâmide que desabou e está apoiada num dos lados. O ápice desta pirâmide projeta-se Frente Baixo Esquerda A Base da pirâmide está oposta ao ápice e numa posição posterior, para cima, para trás e para a direita.

11 Coração Volume aproximado a uma mão fechada, sendo maior no homem do que na mulher e aumentando de tamanho com a idade e com o exercício físico. Peso médio 275 g no adulto. Coloração rosa, apresentando na superfície exterior zonas amareladas de tecido adiposo.

12 Localização O Coração está localizado: obliquamente 2/3 para a esquerda do plano mediano. 1/3 para a direita do plano mediano. Relaciona-se com: esterno cartilagens costais extremidade anterior da 3ª/5ª costelas esquerdas

13 Coração Aurículas. Ventrículos. Vasos que entram: Aurícula direita: Veias Cavas Seio Coronário Aurícula Esquerda: Veias Pulmonares

14

15 Vistas Posterior. Anterior.

16 Faces Face Esternocostal. Face Diafragmática. Face Esquerda ou Pulmonar

17 Face Esternocostal Volta-se anteriormente. Consiste principalmente no VD, com uma parte da AD, e uma parte do VE, à esquerda.

18 Face Diafragmática Consiste no VE e uma pequena porção do VD, separados por um sulco interventricular posterior. Esta superfície volta-se inferiormente, apoia-se no diafragma. É separada da base do coração pelo seio coronário. Estende-se da base ao ápice.

19 Face Esquerda ou Pulmonar Volta-se para o pulmão esquerdo. Ampla e convexa. VE e uma porção da AD.

20 Face Esternocostal Face Diafragmática Face Esquerda ou Pulmonar V A S O S Q U E S A E M D O C O R A Ç Ã O A U R Í C U L A S E V E N T R Í C U L O S

21 Vista Anterior Face Esternocostal Separação do VE e VD pelo sulco interventricular anterior. Artéria interventricular anterior percorre o sulco i.a.

22 Vista Anterior Face Esternocostal AURICULETA DIREITA AURICULETA ESQUERDA Auriculetas: bolsas musculares cónicas em forma de orelha. A auriculeta direita sobrepõe-se externamente à aorta ascendente.

23 Incompleto na vista posterior. Circunda o coração, separando as Aurículas dos Ventrículos. Contém: Artéria Coronária Direita, Veia Cardíaca Parva, Seio Coronário, e ramo circunflexo da Artéria Coronária Esquerda. Sulco Coronário

24 Sulco interventricular anterior Contém: Artéria interventricular anterior, Veia Cardíaca Magna

25 Vista Posterior Face diafragmática e Base do Coração Face Diafragmática Base do Coração

26 Sulco interventricular Face Sulco interventricular posterior. Contém: Artéria interventricular posterior. Diafragmática

27 Base

28 Sulco coronário Entre a base e a face diafragmática; Incompleto na face posterior; Contém o seio coronário.

29 Aurícula Direita Parede posterior lisa (na qual se abrem as veias cavas e o seio coronário). Parede anterior rugosa devido à presença dos músculos pectinados. Canal AV direito através do qual o sangue passa da AV para o VD.

30 Aurícula Direita Abertura da VCS Crista terminal separa a parede rugosa da lisa. O Septo Interauricular apresenta uma Fossa Oval Abertura da VCI

31 Aurícula Direita O interior da AD divide-se em dois espaços contínuos. Externamente esta separação está indicada por um sulco vertical raso sulco terminal do coração, que se estende do lado direito da abertura da VCS ao lado direito da VCI. Internamente esta divisão é indicada pela crista terminal.

32 Aurícula Direita - Músculos pectinados Abrem um leque a partir da crista Também estão presentes na auriculeta direita.

33 Aurícula Direita Fossa Oval A separar a AD da AE está o septo interauricular. Uma depressão fica claramente visível no septo imediatamente acima do óstio da VCI Fossa Oval, com a sua margem proeminente, o limbo da fossa oval. A fossa oval marca a localização do forame oval embrionário que é uma parte importante da circulação fetal pois permite que o sangue oxigenado que entra no coração através da VCI passe diretamente à AE, e, portanto, desvia-se dos pulmões que não estão funcionais antes do nascimento.

34 Ventrículo Direito Constitui grande parte da Face Esternocostal, parte da Face Diafragmática e forma o Bordo Inferior.

35 Ventrículo Direito Superiormente estreita-se no Cone Arterial (Infundíbulo) que continua com o Tronco Pulmonar.

36 Ventrículo Direito Uma Crista Supraventricular separa a parede rugosa (câmara de entrada de fluxo) da parede lisa do Cone Arterial (câmara de saída do fluxo).

37 Ventrículo Direito Trabéculas Carnosas As paredes da porção de entrada do VD têm numerosas estruturas musculares.

38 Ventrículo Direito Músculos papilares Os músculos papilares são trabéculas carnosas que têm apenas uma extremidade fixa à parede ventricular, enquanto a outra serve como ponto de fixação para cordas fibrosas semelhantes a tendões Cordas Tendíneas.

39 Válvula AV Tricúspide 3 válvulas: Anterior Posterior Septal A base de cada válvula está presa ao anel fibroso que circunda o óstio. As margens livres fixam-se às cordas tendíneas que se originam das extremidades dos músculos papilares.

40 Válvula AV Tricúspide

41 Válvula Semilunar Pulmonar No ápice do infundíbulo, o trato de saída do VD, está a SLP. 3 válvulas semilunares: Esquerda Direita Anterior Nódulo parte média espessada. Lúnula parte lateral fina.

42 Válvula Semilunar Pulmonar Cada válvula constitui um seio em forma de bolso. Depois da contração o retorno sanguíneo enche estes seios pulmonares e força as válvulas a fecharem, o que impede o retorno para o VD

43 Aurícula Esquerda Maior parte da base ou da face posterior. 2 metades: Posterior recebe as 4 veias pulmonares; tem paredes lisas Anterior é contínua com a auriculeta. Contém músculos pectíneos mas não há nenhuma estrutura que separe as 2 metades. Válvula do forame oval fina área de depressão no septo interauricular.

44 Auriculeta Esquerda Projeção cónica da aurícula que forma parte do bordo esquerdo do coração. Sobrepõe-se à raiz do tronco pulmonar.

45 Ventrículo Esquerdo Contribui para as faces esternocostal, diafragmática e pulmonar esquerda, e forma o ápice. Câmara cónica mais longa que o VD. Miocárdio mais espesso.

46 Ventrículo Esquerdo As trabéculas carnosas são finas e delicadas mas também se organizam em cristas e pontes como no VD. 2 músculos papilares: Anterior Posterior

47 Aorta Ascendente Arco da Aorta Descendente Torácica Abdominal

48 Arco da Aorta Tronco braquiocefálico lado direito da cabeça e do pescoço e membro superior direito, respectv.: Subclávia direita Carótida Comum Direita Carótida Comum Esquerda lado esq da cabeça Subclávia Esquerda membro superior esquerdo

49 Septo Interventricular 2 partes: Muscular espessa; maior porção do septo Parte membranáceaparte superior e fina.

50 Válvula AV Bicúspide ou Mitral Válvulas maiores que a AVT 2 válvulas: Anterior posterior

51 Válvula SL Aórtica 3 seios aórticos: Direito contém a abertura da coronária direita Esquerdo - contém a abertura da coronária esquerda Posterior

52 Vaculatura Coronária Artérias e Veias Coronárias.

53 Artérias Coronárias Irrigam o músculo e outros tecidos do coração Circundam o coração no sulco coronário e têm ramos marginais e interventriculares, convergindo para o ápice.

54 Artéria Coronária Direita Ramo Auricular: passa no sulco entre AD e Aorta Ascendente e fornece o ramo do nó Sinusal. Ramo Marginal Direito: sai quando a artéria coronária direita se aproxima da margem inferior e vai em direção ao ápice. Ramo interventricular posterior: sulco iv posterior.

55 Artéria Coronária Direita Passa anteriormente e para a direita (entre a auriculeta e o tronco pulmonar) para chegar ao sulco coronário. Percorre o sulco quase verticalmente para passar o bordo direito do coração e chega à parte posterior do sulco coronário.

56 Artéria Coronária Esquerda Passa entre o tronco pulmonar e a AE antes de entrar no sulco coronário. Dois ramos: Interventricular Anterior Ramo

57 Artéria Coronária Esquerda Dois ramos: Interventricular Anterior (artéria anterior descendente esquerda) lado esquerdo do tronco pulmonar e desce obliquamente em direção ao ápice no sulco interventricular posterior; durante este trajeto, um ou dois ramos podem surgir ramos diagonais e descer diagonalmente pela superfície anterior do VE Ramo circunflexo

58 Artéria Coronária Esquerda Dois ramos: Interventricular Anterior Ramo circunflexo trajeto para a esquerda no sulco coronário e para a base/ face diafrag.; em geral termina antes de chegar ao sulco iv posterior; geralmente dele surge um grande ramo artéria marginal esquerda que segue pela margem obtusa arredondada.

59 Veias Cardíacas O sangue venoso que retorna atravessa as veias cardíacas, a maioria desemboca no seio coronário. O seio coronário é uma estrutura localizada no sulco coronário na superfície posterior do coração entre a AE e o VE; desemboca na AD entre o óstio da VCI e o óstio da tricúspide.

60 Veias Cardíacas O seio coronário recebe 4 grandes veias: Magna Média Parva Posterior

61 Magna ou IV Anterior Começa no ápice. Sobe no sulco IV anterior onde se relaciona com a artéria IV anterior. Chegando ao sulco volta-se para a esquerda e continua até à base onde se relaciona ao ramo circunflexo da ACE. Continuando ao longo do sulco vai aumentando de volume para formar o seio coronário que entra na AD.

62 IV Posterior ou Cardíaca Média Começa perto do ápice e sobe no sulco IV posterior em direção ao seio coronário. Associa-se ao ramo IV posterior da ACD ou ACE durante todo o seu trajeto.

63 Começa na parte inferior do sulco entre AD e VD e continua no sulco até à base onde entra no seio coronário. Acompanha a ACD. Pode receber a Veia Marginal Média se não se unir entra diretamente na AD A marginal média acompanha o ramo marginal da ACD ao longo da margem aguda do coração. Parva

64 Cardíaca Posterior Situa-se na superfície posterior do VE, imediatamente à esquerda da veia cardíaca média. Entra no seio coronário diretamente ou une-se à veia cardíaca magna.

65 Outras veias cardíacas Veias anteriores do VD Pequenas veias na superfície anterior do VD. Atravessam o sulco coronário e entram na parede anterior da AD. Drenam a parte anterior do VD. A veia marginal direita pode fazer parte deste grupo se não entrar na Parva. Veias mínimas ou veias de Tebésio Numerosas nas AD e VD

66 Sistema de Condução Nó Sinusal Nó AV Feixe de His Ramo Direito Ramo Esquerdo Fibras de Purkinje

67

MEDIASTINO MEDIASTINO MEDIASTINO MÉDIO MEDIASTINO MÉDIO. Conceito. Limites Divisão. Conteúdo: pericárdio coração

MEDIASTINO MEDIASTINO MEDIASTINO MÉDIO MEDIASTINO MÉDIO. Conceito. Limites Divisão. Conteúdo: pericárdio coração SISTEMA CIRCULATÓRIO SISTEMA CIRCULATÓRIO MEDIASTINO MEDIASTINO Conceito Mediastino Pleura direita Limites Divisão Mediastino superior Mediastino anterior Mediastino médio Pleura direita Mediastino posterior

Leia mais

Bombear e forçar o sangue através dos vasos sanguíneos do corpo, fornecendo a cada célula do corpo nutrientes e oxigénio.

Bombear e forçar o sangue através dos vasos sanguíneos do corpo, fornecendo a cada célula do corpo nutrientes e oxigénio. Função : Bombear e forçar o sangue através dos vasos sanguíneos do corpo, fornecendo a cada célula do corpo nutrientes e oxigénio. Dimensão, forma e localização: Tamanho de um punho fechado; Forma de um

Leia mais

Sistema Circulatório. Aparelho Circulatório Aparelho cárdio-vascular. Sistema Vascular Sistema Cárdio-Vascular. Angiologia

Sistema Circulatório. Aparelho Circulatório Aparelho cárdio-vascular. Sistema Vascular Sistema Cárdio-Vascular. Angiologia Sistema Circulatório Aparelho Circulatório Aparelho cárdio-vascular Sistema Vascular Sistema Cárdio-Vascular Angiologia Sistema Circulatório Funções Meio de transporte Ligação metabólica entre diferentes

Leia mais

SISTEMA CIRCULATÓRIO I: CORAÇÃO

SISTEMA CIRCULATÓRIO I: CORAÇÃO SISTEMA CIRCULATÓRIO I: CORAÇÃO Carlomagno Bahia SISTEMA CIRCULATÓRIO Sistema tubular fechado provido de uma bomba contrátil-propulsora. CORAÇÃO + 100 000 km de vasos sangüíneos Propulsionar sangue em

Leia mais

Faculdade Maurício de Nassau Disciplina: Anatomia Humana. Natália Guimarães Barbosa

Faculdade Maurício de Nassau Disciplina: Anatomia Humana. Natália Guimarães Barbosa Faculdade Maurício de Nassau Disciplina: Anatomia Humana Natália Guimarães Barbosa Natal - RN 2016 Levar material nutritivo e oxigênio às células; Transportar produtos residuais do metabolismo celular;

Leia mais

Roteiro de Estruturas

Roteiro de Estruturas Roteiro de Estruturas 1.1.-Configuração Externa 1.1.1-Sulcos: coronário interatrial anterior interatrial posterior terminal interventricular anterior interventricular posterior 1.1.2.Átrio Direito: veia

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE BIOMEDICINA E FARMÁCIA SISTEMA CIRCULATÓRIO

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE BIOMEDICINA E FARMÁCIA SISTEMA CIRCULATÓRIO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE BIOMEDICINA E FARMÁCIA SISTEMA CIRCULATÓRIO SISTEMA CIRCULATÓRIO FUNÇÕES Levar material nutritivo e oxigênio às células Contém células responsáveis

Leia mais

Prof: Clayton de Souza da Silva

Prof: Clayton de Souza da Silva Prof: Clayton de Souza da Silva Sangue O sangue é a massa líquida contida num compartimento fechado, o aparelho circulatório, que a mantém em movimento regular e unidirecional, devido essencialmente às

Leia mais

Problemas Cardiovasculares. Aspectos anatômicos e fisiológicos na UTI

Problemas Cardiovasculares. Aspectos anatômicos e fisiológicos na UTI Problemas Cardiovasculares Aspectos anatômicos e fisiológicos na UTI Na imagem, vêem-se a veia cava superior (azul), a aorta (vermelho), a artéria pulmonar (lilás), entre outras estruturas VEIA CAVA SUPERIOR

Leia mais

PROBLEMAS CARDIOVASCULARES. Prof. Enf. Esp. Diógenes Trevizan

PROBLEMAS CARDIOVASCULARES. Prof. Enf. Esp. Diógenes Trevizan PROBLEMAS CARDIOVASCULARES Prof. Enf. Esp. Diógenes Trevizan Aspectos anatômicos e fisiológicos na UTI O coração é um órgão constituído de músculo estriado especial e oco, situado no centro do tórax, entre

Leia mais

ANATOMIA SISTÊMICA Profa.Ms. Marcelo Lima

ANATOMIA SISTÊMICA Profa.Ms. Marcelo Lima Sistema Cardiovascular ANATOMIA SISTÊMICA Profa.Ms. Marcelo Lima INTRODUÇÃO: CONCEITO: O sistema cardiovascular ou circulatório é formado por uma vasta rede de tubos, que põe em comunicação todas as partes

Leia mais

SISTEMA CIRCULATÓRIO PROF.ª LETICIA PEDROSO

SISTEMA CIRCULATÓRIO PROF.ª LETICIA PEDROSO SISTEMA CIRCULATÓRIO PROF.ª LETICIA PEDROSO SISTEMA CIRCULATÓRIO Formado pelo coração, vasos sanguíneos e o sangue. Função da circulação do sangue: levar material nutritivo e oxigênio às células de vários

Leia mais

SISTEMA CIRCULATÒRIO

SISTEMA CIRCULATÒRIO Universidade Federal de Viçosa campus Florestal SISTEMA CIRCULATÒRIO ANATOMIA HUMANA Laboratório de Morfofisiologia Funções: Transporte de gases respiratórios, nutrientes, hormônios e excretas; Distribuição

Leia mais

TÓRAX. Prof.: Gustavo Martins Pires

TÓRAX. Prof.: Gustavo Martins Pires TÓRAX Prof.: Gustavo Martins Pires INTRODUÇÃO O tórax é a porção mais superior do tronco e abriga órgãos fundamentais para a respiração, os pulmões, e para a circulação, o coração. Além disto, é atravessado

Leia mais

Sistema respiratório II. Profa. Mirelle Saes

Sistema respiratório II. Profa. Mirelle Saes Sistema respiratório II Profa. Mirelle Saes TRAQUÉIA Tubo largo continuação da extremidade inferior da laringe. - Desce na frente do esôfago e entra no mediastino superior, um pouco á direita da linha

Leia mais

Comparação entre dois métodos de retirada do suporte ventilatório em pacientes no pós-operatório de cirurgia cardíaca 1

Comparação entre dois métodos de retirada do suporte ventilatório em pacientes no pós-operatório de cirurgia cardíaca 1 Sistema cardiovascular Sistema condutor do sangue e seus nutrientes por todo o corpo ANATOMIA E FISIOLOGIA CARDÍACA Formação: Coração: órgão propulsor da corrente sangüínea Sistema vascular: composto por

Leia mais

Descrição Anátomo-Angiográfica das Coronárias. Dr. Renato Sanchez Antonio

Descrição Anátomo-Angiográfica das Coronárias. Dr. Renato Sanchez Antonio Descrição Anátomo-Angiográfica das Coronárias Dr. Renato Sanchez Antonio Histórico Galeno, 1551 - De Venarum et Arteterium Dissectione Liber > nome as artérias coronárias Disposição particular, envolvendo

Leia mais

Livro Eletrônico Aula 00 Fisioterapia Cardiovascular - Curso Regular para Prefeituras (Fisioterapeuta)

Livro Eletrônico Aula 00 Fisioterapia Cardiovascular - Curso Regular para Prefeituras (Fisioterapeuta) Livro Eletrônico - Curso Regular para Prefeituras (Fisioterapeuta) Professor: Fábio Cardoso 1 APRESENTAÇÃO.... 1 2 SISTEMA CARDIOVASCULAR... 5 2.2 VALVAS ATRIOVENTRICULARES......9 3 -QUESTÕES COMENTADAS...9

Leia mais

SISTEMA CARDIOVASCULAR. Prof. Me. Renata de Freitas Ferreira Mohallem

SISTEMA CARDIOVASCULAR. Prof. Me. Renata de Freitas Ferreira Mohallem SISTEMA CARDIOVASCULAR Prof. Me. Renata de Freitas Ferreira Mohallem Introdução Angiologia: descrição dos órgãos da circulação do sangue e linfa. Coração Vasos Funções do Sistema Circulatório Transportar

Leia mais

Sistema circulatório

Sistema circulatório Texto de apoio ao professor T2 Sistema circulatório Constituintes Características Funções Introdução: O sistema circulatório é um circuito fechado e é responsável pelo transporte de substâncias no nosso

Leia mais

Sistema Circulatório. Prof. Dr.Thiago Cabral

Sistema Circulatório. Prof. Dr.Thiago Cabral Circulação Pulmonar e Sistêmica Passagem do sangue através do coração e dos vasos. Ocorre através de duas correntes sanguíneas que partem ao mesmo tempo do coração: 1 Sai do ventrículo direito através

Leia mais

Coração Vasos sanguíneos: artérias veias capilares Sangue: plasma elementos figurados: Hemácias Leucócitos plaquetas

Coração Vasos sanguíneos: artérias veias capilares Sangue: plasma elementos figurados: Hemácias Leucócitos plaquetas Coração Vasos sanguíneos: artérias veias capilares Sangue: plasma elementos figurados: Hemácias Leucócitos plaquetas Localização Localizado no tórax na região do mediastino limitado pelos pulmões nas laterais

Leia mais

Sistema cardiovascular

Sistema cardiovascular Sistema cardiovascular Sistema cardiovascular SISTEMA CARDIOVASCULAR ÓRGÃO PROPULSOR CORAÇÃO SISTEMA DE VASOS ARTÉRIAS, ARTERÍOLAS, CAPILARES, VÉNULAS E VEIAS onde circula SANGUE Coração Órgão situado

Leia mais

ANATOMIA CARDIOVASCULAR

ANATOMIA CARDIOVASCULAR ANATOMIA CARDIOVASCULAR Acadêmico: Vitor Montanholi Medicina - Universidade Federal Mato Grosso do Sul Liga de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular. Coração: Localização Tórax é dividido em 3 compartimentos,

Leia mais

Centro Universitário Maurício de Nassau Prof. Douglas Monteiro. Sistema Circulatório

Centro Universitário Maurício de Nassau Prof. Douglas Monteiro. Sistema Circulatório Centro Universitário Maurício de Nassau Prof. Douglas Monteiro Sistema Circulatório Coração Conceito: É um órgão muscular central do aparelho circulatório, que funciona como uma bomba dupla de sucção e

Leia mais

Anatomia do Coração. - Indução pelo endoderme - Mesoderme esplâncnico (região cefálica) 1º dos grandes sistemas que começam a funcionar

Anatomia do Coração. - Indução pelo endoderme - Mesoderme esplâncnico (região cefálica) 1º dos grandes sistemas que começam a funcionar Anatomia do Coração DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA CARDIOVASCULAR Prof. Dr. Wellerson Rodrigo Scarano Embriologia Humana 1 2 ORIGEM DO SISTEMA CARDIOVASCULAR 1º dos grandes sistemas que começam a funcionar

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília. Profª Ana Gardênia

Aulas Multimídias Santa Cecília. Profª Ana Gardênia Aulas Multimídias Santa Cecília Profª Ana Gardênia Sistema Cardiovascular Humano Funções Transporte de Gases Transporte de Nutrientes Transporte de excretas Transporte de Hormônios Defesa Componentes Coração

Leia mais

Sistema Cardiovascular

Sistema Cardiovascular Sistema Cardiovascular Sistema linfático anatomia microscópica da parede do ventriculo folheto visceral folheto parietal Endocário : endotélio e conjuntivo endotélio (epitélio) conjuntivo Miocárdio: músculo

Leia mais

FISIOLOGIA DO SISTEMA CIRCULATÓRIO. Prof. Ms. Carolina Vicentini

FISIOLOGIA DO SISTEMA CIRCULATÓRIO. Prof. Ms. Carolina Vicentini FISIOLOGIA DO SISTEMA CIRCULATÓRIO Prof. Ms. Carolina Vicentini SISTEMA CARDIOVASCULAR CORAÇÃO: LOCALIZAÇÃO: MEDIASTINO MÉDIO 5 º ESPAÇO INTERCOSTAL ENVOLTÓRIOS DO CORAÇÃO PERICÁRDIO: SACO FIBRO SEROSO

Leia mais

Universidade Federal do Acre Curso de Medicina Veterinária

Universidade Federal do Acre Curso de Medicina Veterinária Universidade Federal do Acre Curso de Medicina Veterinária Sistema Circulatório I Coração e Circulação Prof. Adj. Dr. Yuri Karaccas de Carvalho Anatomia Descritiva Animal I Objetivos da Aula Definição

Leia mais

Aula 5: Sistema circulatório

Aula 5: Sistema circulatório Aula 5: Sistema circulatório Sistema circulatório Sistema responsável pela circulação de sangue através de todo o organismo; Transporta oxigênio e todos os nutrientes necessários para a manutenção das

Leia mais

SISTEMA CARDIOVASCULAR. Fisiologia Humana I

SISTEMA CARDIOVASCULAR. Fisiologia Humana I SISTEMA CARDIOVASCULAR Fisiologia Humana I Fornecer e manter suficiente, contínuo e variável o fluxo sanguíneo aos diversos tecidos do organismo, segundo suas necessidades metabólicas para desempenho das

Leia mais

DESENVOLVIMENTO CARDIOVASCULAR PROFª ME. TATIANE DA SLVA POLÓ

DESENVOLVIMENTO CARDIOVASCULAR PROFª ME. TATIANE DA SLVA POLÓ DESENVOLVIMENTO CARDIOVASCULAR PROFª ME. TATIANE DA SLVA POLÓ Primeiro sistema a funcionar o embrião Início = difusão Complexidade = SISTEMA CIRCULATÓRIO Distribuir oxigênio e nutrientes Remover dióxido

Leia mais

SISTEMA CIRCULATÓRIO PROF.ª LETICIA PEDROSO

SISTEMA CIRCULATÓRIO PROF.ª LETICIA PEDROSO SISTEMA CIRCULATÓRIO PROF.ª LETICIA PEDROSO SISTEMA CIRCULATÓRIO Formado pelo coração, vasos sanguíneos e o sangue. Função da circulação do sangue: levar material nutritivo e oxigênio às células de vários

Leia mais

ENFERMAGEM ANATOMIA. SISTEMA CARDIOVASCULAR Aula 3. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM ANATOMIA. SISTEMA CARDIOVASCULAR Aula 3. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM ANATOMIA SISTEMA CARDIOVASCULAR Aula 3 Profª. Tatiane da Silva Campos Artérias Como as artérias participam ativamente da circulação sanguínea, suas paredes devem possuir certa flexibilidade

Leia mais

SISTEMA CIRCULATÓRIO. Prof a Cristiane Oliveira

SISTEMA CIRCULATÓRIO. Prof a Cristiane Oliveira SISTEMA CIRCULATÓRIO Prof a Cristiane Oliveira SISTEMA CIRCULATÓRIO QUAIS SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS? Rede de tubos pelos quais circulam o sangue e a linfa (vasos sanguíneos e linfáticos, respectivamente).

Leia mais

Biofísica da circulação. Hemodinâmica cardíaca. Forças e mecanismos físicos relacionados à circulação sanguínea

Biofísica da circulação. Hemodinâmica cardíaca. Forças e mecanismos físicos relacionados à circulação sanguínea Biofísica da circulação Hemodinâmica cardíaca Forças e mecanismos físicos relacionados à circulação sanguínea Sistema circulatório 1) Sistema cardiovascular coração, vasos sanguíneos, sangue, sistema de

Leia mais

Sistema Circulatório. Prof. Dr.Thiago Cabral

Sistema Circulatório. Prof. Dr.Thiago Cabral Funções: Transportar Nutrientes e oxigênio as células; Retirar resíduos do metabolismo; Defender o organismo contra substâncias estranhas e microorganismos. Características Sistema fechado; Constituído

Leia mais

Sistema Circulatório. Diogo Magalhães Cavaco Instituto de Histologia e Embriologia Faculdade de Medicina de Lisboa 2006

Sistema Circulatório. Diogo Magalhães Cavaco Instituto de Histologia e Embriologia Faculdade de Medicina de Lisboa 2006 Sistema Circulatório Diogo Magalhães Cavaco Instituto de Histologia e Embriologia Faculdade de Medicina de Lisboa 2006 Aparelho cardiovascular Pulmão Artéria pulmonar Veias pulmonares Órgãos e tecidos

Leia mais

Biofísica da circulação. Hemodinâmica cardíaca

Biofísica da circulação. Hemodinâmica cardíaca Biofísica da circulação Hemodinâmica cardíaca Forças e mecanismos físicos relacionados à circulação sanguínea Biofísica 2018 / Ciências Biológicas / FCAV UNESP Sistema circulatório 1) Sistema cardiovascular

Leia mais

AULA-10 FISIOLOGIA DO SISTEMA CARDIOVASCULAR

AULA-10 FISIOLOGIA DO SISTEMA CARDIOVASCULAR AULA-10 FISIOLOGIA DO SISTEMA CARDIOVASCULAR Profª Tatiani UNISALESIANO Fornecer e manter suficiente, contínuo e variável o fluxo sanguíneo aos diversos tecidos do organismo, segundo suas necessidades

Leia mais

SISTEMA CIRCULATÓRIO. 1. Funções da Circulação Sanguínea. 2. Classificação da circulação 3. VASOS 20/09/2018 PROFº STUART - BIOLOGIA 1

SISTEMA CIRCULATÓRIO. 1. Funções da Circulação Sanguínea. 2. Classificação da circulação 3. VASOS 20/09/2018 PROFº STUART - BIOLOGIA 1 1. Funções da Circulação Sanguínea SISTEMA CIRCULATÓRIO Transporte de: Gases Hormônios Nutrientes Excretas 2. Classificação da circulação 3. VASOS A circulação humana pode ser definida como: Fechada Dupla

Leia mais

Ciclo cardíaco. 1. Estrutura e Fisiologia Geral do Coração

Ciclo cardíaco. 1. Estrutura e Fisiologia Geral do Coração Ciclo cardíaco. Ciclo cardíaco é a sequência de factos que acontecem a cada batimento cardíaco. Para melhor entender o ciclo cardíaco é preciso primeiro conhecer a estrutura anatómica e funcional do coração.

Leia mais

Anatomia e Fisiologia Humana

Anatomia e Fisiologia Humana Componentes A) Coração B) Vasos Sanguíneos Coração É um órgão muscular tetracavitário (4 cavidades); Situado no centro do tórax, entre os pulmões; Tamanho de um mão fechada e pesa cerca de 300 gramas;

Leia mais

OBS: o sangue (tecido sanguíneo) é o líquido impulsionado por este sistema.

OBS: o sangue (tecido sanguíneo) é o líquido impulsionado por este sistema. Coração ( bomba ); Vasos sanguíneos ( tubos ); OBS: o sangue (tecido sanguíneo) é o líquido impulsionado por este sistema. Transporte de substâncias (O 2, CO 2, nutrientes, hormônios, metabólitos, etc.);

Leia mais

TESTE. Verifica a tua aprendizagem. Selecciona apenas uma resposta em cada questão.

TESTE. Verifica a tua aprendizagem. Selecciona apenas uma resposta em cada questão. TESTE Verifica a tua aprendizagem. Selecciona apenas uma resposta em cada questão. 1 O ar entra nos pulmões através de A. Fossas nasais, laringe, faringe, traqueia e brônquios. B. Fossas nasais, faringe,

Leia mais

ANATOMIA E FISIOLOGIA CARDIOVASCULAR

ANATOMIA E FISIOLOGIA CARDIOVASCULAR Capítulo 1 ANATOMIA E FISIOLOGIA CARDIOVASCULAR Capítulo 1 ANATOMIA E FISIOLOGIA CARDIOVASCULAR Adriana Fátima Dutra André Luiz Peres Nicola Lilian Aparecida Sousa Siomara Tavares Fernandes Yamaguti Ana

Leia mais

SISTEMA CARDIOVASCULAR. Prof. Victor Uchôa

SISTEMA CARDIOVASCULAR. Prof. Victor Uchôa SISTEMA CARDIOVASCULAR Prof. Victor Uchôa Introdução O sistema cardiovascular ou circulatório é formado por uma vasta rede de vasos de vários tipos e calibres, que põe em comunicação todas as partes do

Leia mais

SISTEMA CARDIOVASCULAR

SISTEMA CARDIOVASCULAR SISTEMA CARDIOVASCULAR O coração consiste em duas bombas em série Circulação Pulmonar Circulação Sistêmica Pequena Circulação ou Circulação Pulmonar Circulação coração-pulmão-coração. Conduz o sangue venoso

Leia mais

Biofísica da circulação. Hemodinâmica cardíaca

Biofísica da circulação. Hemodinâmica cardíaca Biofísica da circulação Hemodinâmica cardíaca Forças e mecanismos físicos relacionados à circulação sanguínea Biofísica Medicina Veterinária FCAV/UNESP/Jaboticabal Sistema circulatório 1) Sistema cardiovascular

Leia mais

O transporte nos animais

O transporte nos animais ESCOLA SECUNDÁRIA DE EMÍDIO NAVARRO ANO LECTIVO 2009/200 BIOLOGIA E GEOLOGIA 0º ANO ACTIVIDADE LABORATORIAL - RESOLUÇÃO Tema: O transporte nos Vertebrados Unidade 2: Distribuição da matéria O transporte

Leia mais

Anatomia radiológica do tórax

Anatomia radiológica do tórax WWW.cedav.com.br Área acadêmica Anatomia Anatomia radiológica do tórax Dr. Ricardo Ferreira Mestre em radiologia UFTP Prof. Ass. Radiologia FEPAR Prof. Ass. Anatomia FEPAR Diretor Centro do Diagnostico

Leia mais

OBS: o sangue (tecido sanguíneo) é o líquido impulsionado por este sistema.

OBS: o sangue (tecido sanguíneo) é o líquido impulsionado por este sistema. Coração ( bomba ); Vasos sanguíneos ( tubos ); OBS: o sangue (tecido sanguíneo) é o líquido impulsionado por este sistema. Transporte de substâncias (O 2, CO 2, nutrientes, hormônios, metabólitos, etc.);

Leia mais

Anatomia Sistêmica Cardiovascular

Anatomia Sistêmica Cardiovascular Universidade Federal do Espirito Santo Programa de Pós Graduação em Ciências Fisiológicas Laboratório de Fisiologia Celular e Molecular Prof. João Victor Coutinho Anatomia Sistêmica Cardiovascular São

Leia mais

ACERVO DIGITAL FASE II. Histologia do Sistema Circulatório

ACERVO DIGITAL FASE II. Histologia do Sistema Circulatório ACERVO DIGITAL FASE II Histologia do Sistema Circulatório I Material: Aorta Técnica: Weigert Observação com aumento total de 40x: Nesse aumento e nesse campo microscópico é possível observar-se a luz da

Leia mais

Sistema Cardiovascular

Sistema Cardiovascular INTRODUÇÃO Sistema Cardiovascular Rosângela B. Vasconcelos Como somos complexos seres multicelulares e como todas as nossas células, enquanto vivas, desempenhando suas funções, necessitam constantemente

Leia mais

Parede Torácica, Diafragma, Mamas e Mediastino. Anatomia Aplicada à Medicina IV Prof. Sérvulo Luiz Borges

Parede Torácica, Diafragma, Mamas e Mediastino. Anatomia Aplicada à Medicina IV Prof. Sérvulo Luiz Borges Parede Torácica, Diafragma, Mamas e Mediastino Anatomia Aplicada à Medicina IV Prof. Sérvulo Luiz Borges Aberturas da Parede Torácica Movimentos da Parede Torácica Movimentos: Alça de Balde Cabo de Bomba

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE/ESCS/SES

ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE/ESCS/SES ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE/ESCS/SES CIRCULAÇÃO FETAL AUTORES: Manoel Menezes da Silva Neto Renato Augusto de Oliveira Lourenço Orientadora: Profa. SuelY Falcão ASPECTOS EMBRIOLÓGICOS Por volta

Leia mais

Sistema circulatório. Coração e generalidades

Sistema circulatório. Coração e generalidades Sistema circulatório Coração e generalidades Sistema Circulatório Coração propulsão do sangue Vasos centrípetos veias e linfáticos: condução Vasos centífugos artérias: condução Capilares: trocas Função:

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE BIOMEDICINA E FARMÁCIA SISTEMA RESPIRATÓRIO

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE BIOMEDICINA E FARMÁCIA SISTEMA RESPIRATÓRIO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE BIOMEDICINA E FARMÁCIA SISTEMA RESPIRATÓRIO Função primária do sistema respiratório Atender às necessidades metabólicas de O 2 e CO 2 Sistema respiratório

Leia mais

GCMapa Da Semana 03 Módulo Cardiorrespiratório Nome: Monitor: Tutoria: Questões Pré-tutoria Jr.:

GCMapa Da Semana 03 Módulo Cardiorrespiratório Nome: Monitor: Tutoria: Questões Pré-tutoria Jr.: GCMapa Da Semana 03 Módulo Cardiorrespiratório Nome: Monitor: Tutoria: Questões Pré-tutoria Jr.: 1) Sobre as câmaras cardíacas, marque a alternativa correta: a) Os remanescentes embrionários presentes

Leia mais

Anatomia Cardíaca. Sistema Vascular do Feto. O Sistema Cardiovascular em Conjunto

Anatomia Cardíaca. Sistema Vascular do Feto. O Sistema Cardiovascular em Conjunto 1 Anatomia Cardíaca O Sistema Cardiovascular em Conjunto O coração, artérias, veias e capilares são um sistema de vasos que conduz sangue através de todas as partes do corpo. O coração impulsiona o sangue

Leia mais

Sistema Circulatório. Sistema circulatório. Anatomia Cardíaca. coração base 26/2/2013

Sistema Circulatório. Sistema circulatório. Anatomia Cardíaca. coração base 26/2/2013 Sistema circulatório Coração e generalidades Sistema Circulatório Coração propulsão do sangue Vasos centrípetos veias e linfáticos: condução Vasos centífugos artérias: condução Capilares: trocas Função:

Leia mais

Sistema Circulatório. Profª Talita Silva Pereira

Sistema Circulatório. Profª Talita Silva Pereira Sistema Circulatório Profª Talita Silva Pereira Nosso sistema circulatório, como o dos outros vertebrados, é fechado, isto é, o sangue circula sempre dentro dos vasos sanguíneos, bombeado por contrações

Leia mais

Biofísica da circulação

Biofísica da circulação Biofísica da circulação Hemodinâmica cardíaca Forças e mecanismos físicos relacionados à circulação sanguínea Biofísica Medicina Veterinária FCAV/UNESP/Jaboticabal Sistema circulatório Função Comunicador

Leia mais

Sistema Cardiovascular. Parte II 25/03/2013. Suprimento Sanguíneo do Coração Face Auricular aurícula esquerda seccionada

Sistema Cardiovascular. Parte II 25/03/2013. Suprimento Sanguíneo do Coração Face Auricular aurícula esquerda seccionada UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Campus Curitibanos Curso de Medicina Veterinária Anatomia II Sistema Cardiovascular Suprimento Sanguíneo do Coração Aa. Coronárias Direita e Esquerda Originam-se

Leia mais

Anatomia Radiológica para Aplicação na Física Médica

Anatomia Radiológica para Aplicação na Física Médica Anatomia Radiológica para Aplicação na Física Médica Rafael Carvalho Silva Subcoordenador de Ensino e Pesquisa LCR/UERJ MSc Engenharia Nuclear Aplicada COPPE/UFRJ Área Controle de Qualidade em Radiodiagnóstico

Leia mais

Dr. Ricardo anatomia radiológica vascular. WIKIPEDIA

Dr. Ricardo anatomia radiológica vascular.  WIKIPEDIA WWW.cedav.com.br Dr. Ricardo anatomia radiológica vascular www.kenhub.com WIKIPEDIA WWW.cedav.com.br Dr. Ricardo anatomia radiológica vascular Parede do vaso sanguíneo Túnica intima: Revestimento endotelial

Leia mais

RESUMO APARELHO CARDIOVASCULAR

RESUMO APARELHO CARDIOVASCULAR Veia (vaso que volta ao coração) Artéria (vaso que sai do coração) No lado direito do coração só circula sangue venoso, e no lado esquerdo só circula sangue artrial. Refira funções do aparelho cardiovascular

Leia mais

Transporte de nutrientes e oxigénio até às células

Transporte de nutrientes e oxigénio até às células Transporte de nutrientes e oxigénio até às células Sistema Circulatório Apresentação feita por Prof. Mónica Moreira Conceito e função do sistema circulatório O sistema circulatório é responsável pela circulação

Leia mais

1. SISTEMA CARDIOVASCULAR

1. SISTEMA CARDIOVASCULAR 1. SISTEMA CARDIOVASCULAR O sistema cardiovascular é um sistema fechado de condutos para o transporte de fluidos corporais e que é constituído pelos componentes vascular sanguíneo, que transporta o sangue,

Leia mais

Unidade 6. Sistema circulatório. Planeta Terra 9.º ano. Adaptado por Ana Mafalda Torres

Unidade 6. Sistema circulatório. Planeta Terra 9.º ano. Adaptado por Ana Mafalda Torres Unidade 6 Sistema circulatório Adaptado por Ana Mafalda Torres O que é o sistema cardiorrespiratório? + Sistema circulatório Sistema respiratório O que é o sistema circulatório? O sistema circulatório

Leia mais

Desenvolvimento do Sistema Vascular

Desenvolvimento do Sistema Vascular Desenvolvimento do Sistema Vascular Arcos aórticos 6 pares de arcos aórticos O 5º é rudimentar (raramente é reconhecido) Durante a oitava semana o padrão de artérias dos arcos faríngeos está transformado

Leia mais

SISTEMA CARDIOVASCULAR

SISTEMA CARDIOVASCULAR SISTEMA CARDIOVASCULAR A função básica do sistema cardiovascular é a de levar material nutritivo e oxigênio às células. O sistema circulatório é um sistema fechado, sem comunicação com o exterior, constituído

Leia mais

Sistema cardiovascular. Profº Fernando Belan - BIOLOGIA MAIS

Sistema cardiovascular. Profº Fernando Belan - BIOLOGIA MAIS Sistema cardiovascular Profº Fernando Belan - BIOLOGIA MAIS Sistema sanguíneo Tem como função transportar nutrientes até às células e retirar as excretas. Constituído por coração, artérias, veias e capilares.

Leia mais

Nome RA. Introdução ao Estudo da Anatomia Humana

Nome RA. Introdução ao Estudo da Anatomia Humana Introdução ao Estudo da Anatomia Humana 1) È um dos fatores gerais de variação anatômica 2) Segmento do membro inferior 3) Plano de secção que divide o corpo em duas porções laterais exatamente iguais

Leia mais

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS - RESULTADO. Código de Identificação Nota

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS - RESULTADO. Código de Identificação Nota DATA: 06/02/2017 PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS - RESULTADO Código de Identificação Nota 1001 7,02 1004 2,10 1005 4,49 1008 3,96 1010 7,40 1012 3,66 1013 9,20 1014 3,06 1017 4,06 1020 8,80 1021 9,50

Leia mais

Coração. Morfologia externa

Coração. Morfologia externa Coração O coração (A) é um órgão muscular oco com forma de cone arredondado. Situa-se na cavidade torácica (A), obliquamente (inclinado) em relação aos eixos do corpo, de tal maneira que o ápice do coração

Leia mais

SISTEMA RESPIRATÓRIO RIO

SISTEMA RESPIRATÓRIO RIO SISTEMA RESPIRATÓRIO RIO Sistema Respirató Divisão: 1. Porção condutora: Nariz, faringe, laringe, traquéia e brônquios 2. Porção respiratória ria propriamente dita: Pulmões Sistema Respirató Traquéia Do

Leia mais

MÓDULO CARDIORRESPIRATÓRIO

MÓDULO CARDIORRESPIRATÓRIO MÓDULO CARDIORRESPIRATÓRIO Olá, ogrinhos e ogrinhas! S03 GCM 18.1 Caso Clínico B.P.L., sexo feminino, 28 anos, ansiosa pela chegada da tão esperada primogênita D.R.L., deu entrada na Maternidade José Maria

Leia mais

Gabarito das questões da Dinâmica S03 e S04C

Gabarito das questões da Dinâmica S03 e S04C Gabarito das questões da Dinâmica S03 e S04C Questão Exemplo) Qual a angulação adequada para a punção do cateter de Swan- Ganz? a) 90 b) 30 a 45º essa é a angulação mais indicada, pois evita que o cateter

Leia mais

5 de Outubro de Professor Ewerton. Introdução à Radiologia do Tórax

5 de Outubro de Professor Ewerton. Introdução à Radiologia do Tórax 5 de Outubro de 2007. Professor Ewerton. Introdução à do Tórax Métodos de investigação radiológica Radiografias. TC. RM. Medicina Nuclear. US. Angiografias. Os dois primeiros são os mais utilizados. Radiografia

Leia mais

SISTEMA CARDIO-RESPIRATÓRIO. O Organismo Humano em Equilíbrio

SISTEMA CARDIO-RESPIRATÓRIO. O Organismo Humano em Equilíbrio SISTEMA CARDIO-RESPIRATÓRIO O Organismo Humano em Equilíbrio SISTEMA CARDIO-RESPIRATÓRIO As nossas células necessitam de: Oxigénio; Nutrientes; Eliminar Dióxido de Carbono; Entre outros. O nosso organismo

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO 3ª SÉRIE BIOLOGIA PROF STUART 4º BIMESTRE

LISTA DE RECUPERAÇÃO 3ª SÉRIE BIOLOGIA PROF STUART 4º BIMESTRE LISTA DE RECUPERAÇÃO 3ª SÉRIE BIOLOGIA PROF STUART 4º BIMESTRE Questão 01 - (FUVEST SP) No sistema circulatório humano, a)a veia cava superior transporta sangue pobre em oxigênio, coletado da cabeça, dos

Leia mais

Disciplina Embriologia Humana FAMEMA

Disciplina Embriologia Humana FAMEMA EMBRIOLOGIA DO SISTEMA CARDIOVASCULAR: Teoria e Plano de Estudo Prático Profa. Dra. Maria Angélica Spadella Disciplina Embriologia Humana FAMEMA SISTEMA CARDIOVASCULAR CRONOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO ESTABELECIMENTO

Leia mais

PDF created with pdffactory Pro trial version Sistema Circulatório

PDF created with pdffactory Pro trial version  Sistema Circulatório Sistema Circulatório Função Transporte de gases Transporte de nutrientes Transporte de resíduos Transporte de hormônios Transporte de calor Transporte de anticorpos e células de defesa Coagulação sanguínea

Leia mais

INTRODUÇÃO. Formação: Funções: Dois rins Dois ureteres Bexiga Uretra. Remoção resíduos Filtração do plasma Funções hormonais

INTRODUÇÃO. Formação: Funções: Dois rins Dois ureteres Bexiga Uretra. Remoção resíduos Filtração do plasma Funções hormonais SISTEMA URINÁRIO INTRODUÇÃO Formação: Dois rins Dois ureteres Bexiga Uretra Funções: Remoção resíduos Filtração do plasma Funções hormonais INTRODUÇÃO Excreção da urina Sangue é filtrado nos rins Através

Leia mais

SISTEMA RESPIRATÓRIO. Prof. Dr. Thiago Cabral

SISTEMA RESPIRATÓRIO. Prof. Dr. Thiago Cabral SISTEMA RESPIRATÓRIO Respiração É o processo pelo qual o organismo absorve oxigênio e elimina gás carbônico. Órgão respiratório Pulmão Elemento intermediário Sangue Divisão do Sistema Respiratório Porção

Leia mais

Exercícios Práticos de Anatomia Veterinária

Exercícios Práticos de Anatomia Veterinária 1 Unic - Universidade de Cuiabá Faculdade de medicina veterinária Disciplina de Ciências Morfofuncionais Aplicadas a Medicina Veterinária II e III Exercícios Práticos de Anatomia Veterinária Prof a. Juliana

Leia mais

SISTEMA CARDIOVASCULAR. Elab.: Prof. Gilmar

SISTEMA CARDIOVASCULAR. Elab.: Prof. Gilmar 1 SISTEMA CARDIOVASCULAR 2 Funções Gerais: Transporte de gases respiratórios:o sangue carrega oxigênio dos pulmões para as células do corpo e dióxido de carbono das células para aos pulmões. Transporte

Leia mais

SISTEMA CIRCULATÓRIO. Prof. Dr. Rodolfo C. Araujo Berber Universidade Federal de Mato Grosso

SISTEMA CIRCULATÓRIO. Prof. Dr. Rodolfo C. Araujo Berber Universidade Federal de Mato Grosso SISTEMA CIRCULATÓRIO Prof. Dr. Rodolfo C. Araujo Berber Universidade Federal de Mato Grosso É TÃO FREQUENTE OS PROBLEMAS CARDÍACOS EM CÃES? Tipos de músculo Músculo estriado esquelético Músculo estriado

Leia mais

SISTEMA CARDIOVASCULAR

SISTEMA CARDIOVASCULAR SISTEMA CARDIOVASCULAR O CORAÇÃO COMO BOMBA: ESTRUTURA E FUNÇÃO Anatomia Cardíaca Bomba Cardíaca: Função Ventricular e Ciclo Cardíaco Débito Cardíaco e seus Componentes FC: Regulação Intrínseca e Extrínseca

Leia mais

10 Imagem e posicionamento do paciente 10 Transdutor e plano de corte 12 Posicionamentos do exame 14 Quatro abordagens do coração

10 Imagem e posicionamento do paciente 10 Transdutor e plano de corte 12 Posicionamentos do exame 14 Quatro abordagens do coração 1 Exame 10 Imagem e posicionamento do paciente 10 Transdutor e plano de corte 12 Posicionamentos do exame 14 Quatro abordagens do coração 16 Janela paraesternal longa 16 Posição do transdutor e plano de

Leia mais

Radiografia simples do tórax: noções de anatomia

Radiografia simples do tórax: noções de anatomia Radiografia simples do tórax: noções de anatomia Gustavo de Souza Portes Meirelles 1 1 Doutor em Radiologia pela Escola Paulista de Medicina UNIFESP 1 Partes moles Devemos analisar as partes moles em toda

Leia mais

Sistema Circulatório

Sistema Circulatório Sistema Circulatório Luís Eugênio Vieira Oliveira Neste breve capítulo, discorreremos sobre as principais características histológicas do Sistema Circulatório, descrevendo, pois, algumas estruturas gerais

Leia mais

EMENTA E CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Credenciada pela Portaria Ministerial N o 4065 de 31/12/02

EMENTA E CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Credenciada pela Portaria Ministerial N o 4065 de 31/12/02 CURSO: Educação Física SÉRIE: 3º Semestre DISCIPLINA: Anatomia dos Sistemas CARGA HORÁRIA SEMANAL: 03 horas/aulas CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 horas/aula PROFESSOR JOSÉ MUSSE COSTA LIMA JEREISSATI EMENTA

Leia mais

SISTEMA CIRCULATÓRIO PROF.ª ENFª. LETICIA PEDROSO ESPECIALISTA EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

SISTEMA CIRCULATÓRIO PROF.ª ENFª. LETICIA PEDROSO ESPECIALISTA EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA SISTEMA CIRCULATÓRIO PROF.ª ENFª. LETICIA PEDROSO ESPECIALISTA EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA SISTEMA CIRCULATÓRIO O sistema circulatório é composto pelo coração, os vasos sanguíneos e o sangue. Função da circulação

Leia mais

O transporte nos animais

O transporte nos animais ESCOLA SECUNDÁRIA DE EMÍDIO NAVARRO ANO LECTIVO 2009/2010 BIOLOGIA E GEOLOGIA 10º ANO ACTIVIDADE LABORATORIAL Tema: O transporte nos Vertebrados Unidade 2: Distribuição da matéria O transporte nos animais

Leia mais