PORTAL EDUCACIONAL CLICKIDEIA. Ensino Fundamental (séries finais)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PORTAL EDUCACIONAL CLICKIDEIA. Ensino Fundamental (séries finais)"

Transcrição

1

2 PORTAL EDUCACIONAL CLICKIDEIA Ensino Fundamental (séries finais) O Clickideia é um portal educacional ( desenvolvido com o apoio do CNPq e da UNICAMP, que apresenta conteúdos didáticos dos três níveis de ensino da Educação Básica: Educação Infantil, Ensino Fundamental (séries iniciais e finais) e Ensino Médio, além de ferramentas interativas de criação, publicação e interação (Baú de Ideias e Chat). O conteúdo do Ensino Fundamental (séries finais) é organizado em módulos e submódulos independentes que permitem aos usuários apropriarem-se desse conteúdo de acordo com suas necessidades e interesses. O conteúdo para este nível de ensino tem a possibilidade de ser construído respeitando as características históricas, sociais e pedagógicas de cada região, pois os materiais são elaborados considerando os conceitos de interdisciplinaridade, contextualização e transversalidade, conforme recomendados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), e os descritores presentes nas Matrizes Curriculares de Referência do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), documentos instituídos pelo MEC. O Portal apresenta conteúdos em todas as disciplinas do ensino fundamental (séries finais). O desenvolvimento de todo esse conteúdo é de responsabilidade de uma equipe multidisciplinar (formada por profissionais das mais diferentes áreas do conhecimento) que trabalha diariamente para que o Portal possa oferecer, aos usuários (alunos e professores), um conteúdo de qualidade e adequado, capaz de favorecer a construção de conhecimentos. A seguir, será apresentado um Guia de Navegação, que tem como objetivo facilitar a navegação e o entendimento do usuário em relação aos conteúdos e ferramentas disponibilizadas no Portal Clickideia.

3 1. Acesso ao Portal Entre na internet, no endereço Nos campos para realizar o Login, localizados do lado direito superior da tela, abaixo do link Cadastre-se, digite o login e a senha fornecidos, e clique em OK. Login e Senha 2. Apresentação do Portal A primeira tela, após logar-se no Portal (digitar o login e a senha e clicar em OK), apresenta todos os seus conteúdos, recursos e ferramentas: o Menu Principal é a barra de acesso às Disciplinas (Ensino Fundamental séries finais e Ensino Médio), Conteúdos Especiais, Ambiente do Professor, Mural, Sobre o Clickideia e Contato. Acima do Menu Principal, tem-se uma Ferramenta de Busca para os conteúdos existentes no Portal. O conteúdo das disciplinas do Ensino Fundamental Séries Finais, podem ser acessados a partir do botão das Disciplinas disposto no Menu Principal. As Informações Contextualizadas da semana ficam logo abaixo da TV Clickideia (que destaca os principais recursos ou novidades do Portal), e estão sempre relacionadas a algum conteúdo curricular. Ainda ao lado direito da TV Clickideia, são apresentados Banners de divulgação dos principais conteúdos ou novidades, disponibilizados no Portal. Abaixo das Informações Contextualizadas em Destaque, à esquerda da home do Portal, é disponibilizada uma Enquete constantemente atualizada, que sugere a participação de toda

4 a comunidade pertencente ao Portal para discussão de temas cotidianos e/ou polêmicos. Ao lado direito da Enquete, está a Seção Ilustrada com dicas de livros, filmes e sites. A comunidade pertencente ao Portal Clickideia, também pode ser um seguidor do Portal no Twitter, para manter-se atualizado sobre as novidades e as divulgações mais interessantes ao público.

5 Menu Principal de acesso aos conteúdos e ferramentas do Portal TV Clickideia Informações Contextualizadas Banners Enquete Seção Ilustrada Twitter

6 3. Conteúdos curriculares das disciplinas Na página inicial ou home, o Portal apresenta uma barra para acesso a conteúdos curriculares das disciplinas do Ensino Fundamental (séries finais): Matemática, Geografia, História, Português, Artes e Ciências. Esses conteúdos podem ser acessados a partir do nome das respectivas disciplinas clicando no Menu Principal em Disciplinas. Os conteúdos de cada disciplina estão organizados em módulos e submódulos independentes, porém, de forma sistematizada, facilitando a busca de conteúdos específicos pelo aluno ou professor. Disciplinas do Ensino Fundamental (séries finais) Clique, por exemplo, em Arte, e visualize os seus módulos:

7 Clique em um módulo, por exemplo, Manifestações Artísticas, e visualize seus módulos, submódulos e tópicos: Módulo Submódulo Tópico Clique em um tópico, por exemplo, Arte Grega, para ter acesso à página. Veja que esta página apresenta um conteúdo desenvolvido para a internet, lançando mão de vários recursos como texto com uma linguagem adequada ao meio digital, imagens, atividade interativa, anotações, links inter e intradisciplinares.

8 4. Contextualização de conhecimentos Clique em Início, na lateral esquerda abaixo do Menu Principal, e retorne à página inicial que apresenta todos os recursos do portal. Início: retornar para a página inicial do Portal Agora vamos conhecer como a contextualização dos conhecimentos é apresentada no Portal Clickideia, por meio das Informações Contextualizadas. Escolha qualquer uma das Informações Contextualizadas presentes na home do Portal Clickideia; Clique no título da Informação Contextualizada para conseguir visualizá-la na íntegra.

9 A Informação Contextualizada apresenta links (palavras em destaque) para conteúdos referentes à própria área do conhecimento para a qual a curiosidade foi escrita, ou para outras áreas. As relações são intra e interdisciplinares. Para acessar o arquivo com todas as Informações Contextualizadas, clique em Conteúdos Especiais no Menu Principal e, em seguida, clique em Arquivo de Informação Contextualizada Fundamental 2. Arquivo de Informações Contextualizada s O usuário também pode acessar o Arquivo de Informações Contextualizadas clicando em Ver Mais Informações Contextualizadas localizada abaixo das Informações Contextualizada em destaque na Home do Portal.

10 A página que você visualizará será: Código da Disciplina Para visualiza a Informação Contextualizada por completo, clique em. 5. Recursos gráficos O Portal Clickideia disponibiliza centenas de recursos gráficos divididos em: animações, ilustrações e atividades interativas, que estão presentes em todo o conteúdo. Esses recursos são desenvolvidos e utilizados em conjunto com o texto para promover o desenvolvimento de conceitos, tornando o estudo mais agradável. 6. Ferramenta de Busca Esta ferramenta tem a finalidade de facilitar a busca por conteúdos no Portal. Ela está localizada na parte superior do Portal entre o nome e o local de inserir login e senha de acesso ao Portal.

11 Para realizar uma busca, digite a palavra que deseja procurar e, em seguida, clique em Ok. Digite, por exemplo, água. O usuário poderá visualizar os resultados da busca da seguinte maneira:

12 Resultado total de páginas de conteúdo e de Informação Contextualizada para o ensino fundamental (séries finais) Resultados por disciplinas: neste espaço aparecem as ocorrências de páginas divididas por disciplina O usuário também pode visualizar os resultados da busca no Ensino Médio, basta clicar no link indicado abaixo: Visualizar os resultados no Ensino Médio O Portal Clickideia também disponibiliza uma ferramenta de Busca Avançada. Para acessar esta ferramenta, clique em Busca Avançada.

13 Busca Avançada Utilizando esta forma de Busca, o usuário poderá realizar filtros mais específicos dos conteúdos disponíveis no Portal. O usuário deve escolher o que deseja pesquisa: Informação Contextualizada, Disciplinas ou os dois juntos. Em seguida, o usuário deve selecionar o nível de ensino, escolhendo entre Ensino Fundamental (séries finais) e Ensino Médio. Outro filtro utilizado é o das disciplinas. O usuário poderá ser uma disciplina ou todos, conforme sua preferência. Caso o usuário faça a Busca apenas por Informação Contextualizada, ele ainda poderá selecionar o ano de publicação da Informação. Por último, o usuário deve digitar o termo pelo qual deseja realizar a Busca e, por fim, clicar no botão Buscar.

14 7. Galeria Multimídia Essa é uma área que facilita o acesso dos usuários (professores e alunos) aos recursos gráficos mais interativos do Portal, como as animações e as atividades interativas, sempre divididas por nível de ensino (Fundamental e Médio) e por disciplina. Para acessar a Galeria Multimídia: Clique no link Galeria Multimídia, localizado em Conteúdos Especiais presentes no Menu Principal da home do Portal, acima da TV Clickideia. Em seguida, escolha o nível e a disciplina que deseja. Como exemplo, clique na disciplina de Ciências

15 Na página inicial de uma disciplina é possível visualizar a relação de recursos gráficos interativos disponíveis e um pequeno texto que explica os conceitos que cada recurso auxiliará na compreensão do usuário. 1. Para acessar uma página da Galeria Multimídia, clique em cima do título da mesma. Os recursos gráficos da Galeria Multimídia são sempre acompanhados de textos que os contextualizam e ajudam o aluno no entendimento de conceitos considerados mais abstratos, difíceis de serem compreendidos apenas a partir da leitura de um texto ou explicação do professor. Todos os recursos gráficos possuem links para páginas de conteúdo do Portal. Para visualizar a animação ou atividade interativa, clique em cima da imagem. 8. Galeria de Exercícios O objetivo da Galeria de exercícios é auxiliar no diagnóstico do aprendizado do aluno no que se refere aos conceitos estudados, considerando que apresentam feedbacks que incentivam o aluno a estudar novamente o conteúdo e resolvê-los outra vez. Para visualizar um exemplo de bloco de exercícios: Clique em Conteúdos Especiais no Menu Principal

16 Você visualizará a seguinte página: Clique sobre o nome da disciplina que deseja acessar, por exemplo, Ciências. Em seguida, escolha um módulo.

17 Clique sobre o Bloco de Exercícios que deseja acessar: Você visualizará o bloco de exercícios selecionado:

18 Responda às questões do bloco de exercícios e, ao final da página, clique em Gravar (para que suas respostas sejam gravadas) e em seguida em Avaliar. Para que o sistema possa avaliar suas respostas, é preciso responder todas as questões. Se o aluno não puder responder a todas as questões numa única vez, ele grava suas respostas e retorna ao bloco novamente, mais tarde, para responder apenas as questões que deixou em branco. Também é possível solicitar a impressão do bloco de exercícios gerado através do botão Imprimir.

19 Após solicitar a avaliação do bloco de exercícios o aluno tem, para cada questão, a informação se sua resposta está correta ou incorreta. Caso esteja errada, o sistema não informa qual resposta está correta: apresenta um feedback reflexivo, que incentiva o aluno a estudar melhor o conteúdo e, depois, retornar àquela avaliação. Os conceitos avaliados também são apresentados ao final das questões. Ao final da Avaliação é possível verificar a porcentagem de acertos das questões.

20 9. Baú de Ideias A ferramenta de criação e publicação apresentada pelo Portal é o Baú de Ideias. O Baú de Ideias exige que o usuário esteja online (conectado à internet) para criar seus conteúdos e publicá-los. A publicação de conteúdos no portal Clickideia também ocorre a partir desta ferramenta. O Baú de Ideias, enquanto ferramenta online permite aos usuários, alunos e professores, consultar e localizar materiais criados por outras pessoas e a possibilidade de interagir com os criadores do conteúdo (através dos comentários). Para acessar a ferramenta Baú de Ideias, clique no ícone Baú de Ideias presente no Menu Principal, em Conteúdos Especiais. O usuário irá visualizar a seguinte página:

21 Para criar uma página Clique em Criar Atividades e visualize a tela a seguir que permite que seja criada uma página para publicação.

22 Escolher o Título, o Assunto, a Disciplina e o Nível de Ensino Preencha o campo Título e Assunto da atividade, escolha a disciplina e o nível de ensino: Fundamental ou Médio. Em seguida, basta desenvolver o conteúdo, como se estivesse trabalhando com um editor de texto comum, e clique em Salvar Atividade ao final de seu trabalho.

23 A ferramenta permite de uma forma operacionalmente simples, a inserção de imagens, animações e também hiperlinks. O conteúdo utilizado para elaborar a página pode ser ou não, do Clickideia. A página é de responsabilidade de seu autor, que pode publicar o que desejar. Caso o usuário ainda queira complementar mais sua publicação, além de links de acesso a páginas internas ou externas ao Portal, é possível utilizar imagens, deixando a atividade mais atrativa aos usuários do Baú de Ideias. Abaixo, seguem os próximos passos para inserção de links e imagens na atividade a ser publicada: 9.1. Inserir Link: Selecione a palavras que você deseja inserir o link e, em seguida, clique no ícone de inserção de link. Editar/inserir Link Após clicar no ícone, abrirá uma popup O espaço URL do hiperlink copie e cole o endereço da página para qual o usuário será redirecionado quando clicar no link.

24 9.2. Inserir imagem: Para inserir imagem, clique no ícone referente à inserção de imagem. Inserir imagem Após clicar no ícone, abrirá a página abaixo. Para inserir uma imagem, clique no primeiro ícone da tela.

25 em salvar. Selecione um arquivo de imagem disponível em seu computador e, em seguida, clique abaixo: A imagem irá aparecer da seguinte forma. Em seguida, clique no ícone sinalizado

26 Selecione a imagem desejada e preencha os campos e clique em ok:

27 Quando finalizar sua atividade, clique em Salvar Atividade. O usuário também poderá anexar arquivos.

28 Ao clicar em Salvar Atividade, será possível avançar para uma página para anexar arquivos à sua produção. Através desta ferramenta, será possível anexar, por exemplo, planilhas do Excell, documentos do Word, Power Point, em formato PDF e imagens. Para concluir a publicação, basta clicar no último botão Clique aqui para anexar os arquivos e, automaticamente, sua produção estará disponibilizada para toda a comunidade cadastrada no Portal. Visualizar suas atividades Para visualizar as atividades criadas por vocês, clique em Minhas Atividades.

29 Você irá visualizar as suas atividades: Visualizar as atividades publicadas por todos os usuários do Portal

30 Para visualizar todas as atividades publicadas no Baú de Ideias do Portal, clique em Últimas atividades publicadas.

31 Para visualizar as atividades basta clicar no título de cada atividade. Pode-se também pesquisar conteúdos já publicados: - utilizando a ferramenta de busca que encontra os conteúdos por Título, Assunto, Autor, Escola ou Disciplina. - apenas clicando em uma das disciplinas do Menu de Disciplinas. Por exemplo: Clique em Ciências no Ensino Fundamental (sem especificar nenhum item na ferramenta de Busca acima dos menus); Você visualizará todas as atividades que foram publicadas na área de Ciências, conforme mostra a tela abaixo.

32 Professor Aluno As atividades que foram publicadas por professores apresentam o ícone da do rapaz de paletó preto e gravata e as que foram por alunos, apresenta uma menina vestindo beca e capelo azuis. A data em que a atividade foi publicada fica registrada na mesma tela. A ferramenta Baú de Ideias permite que o usuário, ao acessar os trabalhos publicados, possa comentá-los, interagindo dessa forma com os seus autores. Para fazer um comentário basta acessar a atividade, digitar uma mensagem no campo Comentários que fica embaixo da publicação e clicar em Enviar.

33 10. Ferramentas de Criação O Portal Clickideia oferece aos alunos e professores diversas ferramentas de criação como o Editor de Forca, de Linha do Tempo e de Webquest. A partir de um trabalho pedagógico em sala de aula, estes recursos podem auxiliar a aprendizagem em rede, pois o aluno cria e se apropria do conhecimento para, em seguida, comunicar e compartilhar tudo aquilo que ele descobriu e aprendeu. Para acessar as ferramentas disponíveis no Portal, clique em Conteúdos Especiais e, em seguida, clique na ferramenta desejada. Ferramentas

34 9.1. Jogo de Forca Tutorial Forca Para saber como criar uma Forca, clique no link Tutorial Forca. Para visualizar uma Forca criada pela equipe Clickideia, basta clicar nos links. Clique, por exemplo, no link Linguagens Artísticas

35 9.2. Linha do Tempo Para saber como criar uma Linha do tempo, clique no Link Tutorial Linha do Tempo. Para visualizar uma linha do tempo criada pela equipe Clickideia, basta clicar nos links. Clique, por exemplo, no link História do Brasil

36 Tutorial Linha do Tempo

37 9.3. Editor de Webquest Tutorial Webquest Para acessar uma Webquest, utilize a busca através de uma palavra-chave ou título e clique em Buscar. Para saber como criar uma Webquest, clique no link Tutorial Webquest 11. Enquete A Enquete disponibilizada pelo Clickideia na página inicial do Portal e busca promover o conhecimento pelos usuários das opiniões sobre temas polêmicos e atuais. Professores e alunos podem votar e consultar os resultados das enquetes livremente, observando a porcentagem de votos da enquete. Os temas da enquete são atualizados periodicamente, dando sempre a preferência para temas que possam servir como ponto de partida para a abordagem de temas transversais pelos professores: sexualidade, política, ética, cidadania, meio ambiente, cultura, pluralidade cultural, entre outros. Para participar da Enquete, escolha a opção que contemple a sua opinião e clique em Votar. Na sequência você visualizará os resultados da Enquete. Caso queira apenas visualizar os resultados, clique em Resultados. 12. Ambiente do Professor O Ambiente do Professor é uma área de acesso restrito aos professores, pois apenas usuários com login e senha de professor conseguem visualizar e acessar este Ambiente. No Ambiente do Professor encontram-se Sugestões de Atividades divididas por disciplina para

38 serem realizadas em sala de aula com diversos tipos de materiais. Para acessar o Ambiente do Professor, clique no seu respectivo link no Menu Principal ao lado de Conteúdos Especiais. Para acessar o Ambiente do Professor para o Ensino Fundamental (séries finais), clique em Séries Finais ao final da página.

39 14. Ferramenta de Contato O Contato é o canal de comunicação on-line entre os usuários do site e a equipe do Clickideia. Através deste canal, os usuários podem solicitar o esclarecimento de dúvidas, o envio de informações sobre o conteúdo e funcionalidades do Portal, bem como sugerir novas ferramentas e funcionalidades ao Portal. Após digitar nome, e o assunto, escreva sua

40 mensagem e clique em Enviar. A resposta às solicitações feitas através do Contato é fornecida ao usuário no prazo máximo de 48 horas. O Contato aparece na parte superior da página inicial do Portal, como último item do Menu Principal e em todas as páginas de conteúdo do Clickideia. Basta acessá-lo para entrar em contato conosco e escrever a sua dúvida, crítica ou qualquer outra solicitação. Preencha com seu nome, , assunto e mensagem e clique em enviar.

41 A equipe do Portal Clickideia deseja uma boa navegação e se coloca à disposição para o esclarecimento de qualquer dúvida.

Esta primeira parte do manual do Moodle está destinada para orientações em como acessar o curso, atualizar o perfil e realizar as atividades.

Esta primeira parte do manual do Moodle está destinada para orientações em como acessar o curso, atualizar o perfil e realizar as atividades. MANUAL DO ALUNO MOODLE Sanmia Shunn de Oliveira Jesus Costa 1 Walex Milto Martins dos Santos 2 PRIMEIRA PARTE Esta primeira parte do manual do Moodle está destinada para orientações em como acessar o curso,

Leia mais

Instituto de Ensino Superior de Rio Verde - IESRIVER SEMIPRESENCIAL MANUAL DO ALUNO SEMIPRESENCIAL MANUAL DO ALUNO MOODLE

Instituto de Ensino Superior de Rio Verde - IESRIVER SEMIPRESENCIAL MANUAL DO ALUNO SEMIPRESENCIAL MANUAL DO ALUNO MOODLE SEMIPRESENCIAL MANUAL DO ALUNO MOODLE - SUMÁRIO - 1. PARA ACESSAR A SALA VIRTUAL... 3 2. MINHA PÁGINA INICIAL... 4 3. MODIFICAR PERFIL... 5 4. CONFIGURAÇÕES DE MENSAGENS... 5 4.1. Enviando mensagens para

Leia mais

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor / 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor 2/ 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem ACESSAR O GERENCIADOR DE APRENDIZAGEM...

Leia mais

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor / 33 Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor 2/ 33 Manual Coleção Interativa ACESSAR A COLEÇÃO INTERATIVA...

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ON LINE DE CONTROLE ACADÊMICO GRADUAÇÃO

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ON LINE DE CONTROLE ACADÊMICO GRADUAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ON LINE DE CONTROLE ACADÊMICO GRADUAÇÃO 2013/1 1 SUMÁRIO 1. ACESSANDO O SISTEMA ON LINE... 3 2. TELA INCIAL... 4 3. MENUS... 4 3.1 Calendário Acadêmico... 5 3.2 Arquivos

Leia mais

Manual do Aluno Blackboard. Manual do Aluno Blackboard. Campus Virtual Cruzeiro do Sul 1

Manual do Aluno Blackboard. Manual do Aluno Blackboard. Campus Virtual Cruzeiro do Sul   1 Manual do Aluno Blackboard 1 Introdução O Blackboard é um sistema de gestão de aprendizagem desenvolvido pela Blackboard Inc. em 1997. Ele promove soluções de e-educação e aprendizagem à distância. É utilizado

Leia mais

Orientações básicas para a navegação no ambiente virtual. Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com ênfase na EJA

Orientações básicas para a navegação no ambiente virtual. Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com ênfase na EJA Orientações básicas para a navegação no ambiente virtual. Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com ênfase na EJA O Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania,

Leia mais

Primeiro Bloco: Orientações quanto aos recursos de comunicação e interação disponíveis no AVA

Primeiro Bloco: Orientações quanto aos recursos de comunicação e interação disponíveis no AVA Primeiro Bloco: Orientações quanto aos recursos de comunicação e interação disponíveis no AVA 1. Como acessar o ambiente virtual? Acesse a página da Universidade FUMEC (www.fumec.br), e então clique no

Leia mais

Sistema de Pedidos Antilhas

Sistema de Pedidos Antilhas Sistema de Pedidos Antilhas 1. Login 2. Menu Principal 3. Pedidos a. Formulário de pedidos b. Informações Complementares c. Confirmação do Pedido d. Impressão do Pedido 4. Dados Cadastrais 5. Informativos

Leia mais

Área Restrita do Aluno

Área Restrita do Aluno Área Restrita do Aluno 1 Explicação geral 1. Objetivos do sistema: Consulta de notas, faltas e ocorrências; Consulta de informações adicionais (Quadro de Avisos, Cardápio, Dias Letivos, etc.); Download

Leia mais

Tutorial para o aluno Moodle

Tutorial para o aluno Moodle ÍNDICE Introdução... 03 Acesso ao Moodle... 04 Acesso ao curso e ao material... 05 Utilizando a barra de navegação... 07 Atividades... 08 Inserindo imagem na atividade... 11 Enviando e recebendo mensagens...

Leia mais

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 2016 MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR Neste manual você encontrará tutoriais para as ferramentas

Leia mais

Figura 1 Login Caso o professor tenha problema com o usuário/senha utilizar o item 1.2.

Figura 1 Login Caso o professor tenha problema com o usuário/senha utilizar o item 1.2. TUTORIAL RM PORTAL Sumário Módulo I - Entrando no Portal...3 Login...3 Recuperar uma Senha...3 Módulo II - Menu do Professor...5 Quadro de Horários...5 Turmas...6 Exibir uma Turma...6 Localizar um Aluno...7

Leia mais

AVA Univirtus GUIA DE REFERÊNCIA RÁPIDA. Resumo. Equipe AVA Univirtus

AVA Univirtus GUIA DE REFERÊNCIA RÁPIDA. Resumo. Equipe AVA Univirtus AVA Univirtus GUIA DE REFERÊNCIA RÁPIDA Resumo Este documento apresenta o novo AVA Univirtus 3.0 e mostra um passo-a-passo ilustrado de sua utilização Equipe AVA Univirtus ava.suporte@uninter.com UNINTER.COM

Leia mais

Tutorial Moodle. Acesso. Página Inicial Preencher perfil. Enviar Mensagem. Recursos. Atividades. Moodle

Tutorial Moodle. Acesso. Página Inicial Preencher perfil. Enviar Mensagem. Recursos. Atividades. Moodle Tutorial MOODLE Tutorial Moodle Página Inicial Preencher perfil Enviar Mensagem Acesso Moodle Recursos Atividades Moodle Moodle é um sistema de administração de atividades educacionais destinado à criação

Leia mais

1. Acesse Conteúdos Especiais, que está localizado no Menu Principal do Portal. E, em seguida, clique em Exercícios Online.

1. Acesse Conteúdos Especiais, que está localizado no Menu Principal do Portal. E, em seguida, clique em Exercícios Online. 1 1. Fazer login na Página Inicial do Portal Clickideia para acessar o Portal 1. Acesse Conteúdos Especiais, que está localizado no Menu Principal do Portal. E, em seguida, clique em Exercícios Online.

Leia mais

MANUAL DO ALUNO PORTAL UNIVERSITÁRIO - UniMB Sanmia Shunn de Oliveira Jesus Costa 1 Walex Milto Martins dos Santos 2

MANUAL DO ALUNO PORTAL UNIVERSITÁRIO - UniMB Sanmia Shunn de Oliveira Jesus Costa 1 Walex Milto Martins dos Santos 2 MANUAL DO ALUNO PORTAL UNIVERSITÁRIO - UniMB Sanmia Shunn de Oliveira Jesus Costa 1 Walex Milto Martins dos Santos 2 O manual do aluno apresenta as orientações de como acessar o curso, atualizar o perfil

Leia mais

MANUAL DO ALUNO INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA

MANUAL DO ALUNO INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA MANUAL DO ALUNO INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 2017 Seja bem-vindo ao Instituto Bíblico da Igreja Cristã Maranata! Este manual tem a finalidade de manter o aluno informado sobre suas diretrizes

Leia mais

Manual de Acesso ao Ambiente Usuário: Aluno

Manual de Acesso ao Ambiente Usuário: Aluno Manual de Acesso ao Ambiente Usuário: Aluno Índice 1. Objetivo. 2. Sobre o Ambiente Virtual de Aprendizagem. 3. Como acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem. 4. Como visualizar as disciplinas disponíveis

Leia mais

Prezado Aluno, Preparamos este guia rápido, contendo orientações para você explorar e praticar as funções básicas disponíveis.

Prezado Aluno, Preparamos este guia rápido, contendo orientações para você explorar e praticar as funções básicas disponíveis. 1 Prezado Aluno, Bem-vindo ao ambiente virtual destinado às comunidades de suas disciplinas. Trata-se da plataforma Moodle, criada para disponibilizar a você um espaço colaborativo, com recursos interessantes

Leia mais

GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS

GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS Tutorial discente Outubro/2016 1 Sumário 1. Como acessar o Portal do Aluno (SGE)... 3 2. Como acessar a Comunidade Acadêmica... 14 3. Como acessar o Portal Educação

Leia mais

CURSOS A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

CURSOS A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO CURSOS A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO TUTORIAL PARA ALUNOS INTRODUÇÃO A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE OURO PRETO 2014 1 SUMÁRIO 1 ACESSANDO A PLATAFORMA... 03 2 DISCIPLINAS... 08 3 PERSONALIZANDO

Leia mais

Portal do Curso. Portal do Curso

Portal do Curso. Portal do Curso Guia do Moodle Apresentação Entre as diversas tecnologias usadas no Ensino a Distância (EaD), encontram-se os Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVEAs), que têm o objetivo de permitir que os

Leia mais

1 O QUE É O AMBIENTE UNIVATES VIRTUAL?

1 O QUE É O AMBIENTE UNIVATES VIRTUAL? MANUAL DO ALUNO Caro aluno, O Univates Virtual é um espaço de estudo e de relacionamento. Através dele você pode trocar ideias com os colegas de curso mesmo não estando na Univates, organizar e realizar

Leia mais

EXTRANET MANUAL DO USUÁRIO

EXTRANET MANUAL DO USUÁRIO EXTRANET MANUAL DO USUÁRIO 2 Índice 1 INTRODUÇÃO... 3 2 E-MAIL DE BOAS VINDAS... 3 3 LOGIN... 4 4 DADOS CADASTRAIS... 4 5 NAVEGAÇÃO... 5 6 FAQ... 6 7 ABERTURA DE OCORRÊNCIA... 7 7.1 Categorização... 7

Leia mais

Fale Conosco MT Última Atualização 23/07/2015

Fale Conosco MT Última Atualização 23/07/2015 Fale Conosco MT-611-00002-7 Última Atualização 23/07/2015 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Abrir um chamado para relacionamento com o Cadastro de Fornecedores através

Leia mais

TUTORIAL PLATAFORMA WEBAULA: ACESSO CPF

TUTORIAL PLATAFORMA WEBAULA: ACESSO CPF TUTORIAL PLATAFORMA WEBAULA: ACESSO CPF Tutorial 1. ACESSANDO O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM... 3 2. ACESSANDO O TREINAMENTO PRESENCIAL PARA RESPONDER A AVALIAÇÃO DE REAÇÃO 3 3. ACESSANDO O CERTIFICADO

Leia mais

1- INTRODUÇÃO LOGIN Esqueceu a senha? AMBIENTE DO PROFESSOR Ajuda Sair Menu Principal...

1- INTRODUÇÃO LOGIN Esqueceu a senha? AMBIENTE DO PROFESSOR Ajuda Sair Menu Principal... 1 Sumário 1- INTRODUÇÃO... 3 2- LOGIN... 4 2.1 Esqueceu a senha?... 5 3- AMBIENTE DO PROFESSOR... 6 3.1 Ajuda... 6 3.2 Sair... 7 3.3 Menu Principal... 7 4- PIT PLANO INDIVIDUAL DE TRABALHO... 8 4.1 Alterar

Leia mais

O que é o Sistema G-VIEW? Bem vindo ao G-VIEW

O que é o Sistema G-VIEW? Bem vindo ao G-VIEW Bem vindo ao G-VIEW O que é o Sistema G-VIEW? Clique em ENTRAR para acessar o G-VIEW com seu e- mail e senha cadastrados. Não esqueça de clicar no link de Confirmação Enviado ao e-mail no momento do Cadastro.

Leia mais

MANUAL DO PORTAL ACADÊMICO (PROFESSORES)

MANUAL DO PORTAL ACADÊMICO (PROFESSORES) MANUAL DO PORTAL ACADÊMICO (PROFESSORES) Passo a passo do Portal Acadêmico http://portal.ubec.edu.br/csc/ UBEC - Para servir com qualidade SUMÁRIO Objetivo Manual do Portal Acadêmico... 03 Navegadores...

Leia mais

Manual de uso do Catálogo Eletrônico DELPHI

Manual de uso do Catálogo Eletrônico DELPHI Manual de uso do Catálogo Eletrônico DELPHI Sumário 1 Catálogo Eletrônico DELPHI 1.1 Endereço 1.2 Inserir dados cadastrais 1.3 Cadastro Direct Evolution 1.4 Login 1.5 Perda de senha 1.6 Alterar Senha 2

Leia mais

PORTAL EDUCACIONAL CLICKIDEIA. Ensino Fundamental (séries finais)

PORTAL EDUCACIONAL CLICKIDEIA. Ensino Fundamental (séries finais) PORTAL EDUCACIONAL CLICKIDEIA Ensino Fundamental (séries finais) O Clickideia é um portal educacional (www.clickideia.com.br), desenvolvido com o apoio do CNPq e da UNICAMP, que apresenta conteúdos didáticos

Leia mais

A ferramenta wiki dentro da Plataforma Moodle funciona como um aplicativo que permite a redação e edição coletiva de textos e hipertextos.

A ferramenta wiki dentro da Plataforma Moodle funciona como um aplicativo que permite a redação e edição coletiva de textos e hipertextos. Criando wiki A ferramenta wiki dentro da Plataforma Moodle funciona como um aplicativo que permite a redação e edição coletiva de textos e hipertextos. Basicamente, a página wiki é um local onde todos

Leia mais

Sumário. CEAD - FACEL Manual do Aluno, 02

Sumário. CEAD - FACEL Manual do Aluno, 02 Manual CEAD - FACEL Sumário 03... Acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem Atualizando seu perfil Esqueceu sua senha de acesso 09... O meu AVA Conhecendo meu AVA Navegando na disciplina Barra de navegação

Leia mais

TUTORIAL UTILIZAÇÃO XOOPS UEFS. AEI - Gerência de Suporte

TUTORIAL UTILIZAÇÃO XOOPS UEFS. AEI - Gerência de Suporte TUTORIAL UTILIZAÇÃO XOOPS UEFS AEI - Gerência de Suporte Efetuando Login Acesse a URL desejada acrescentando /user.php ao final. Exemplo: degustacao.exemplo.uefs.br/user.php 3. Na área Login do sistema

Leia mais

CONHECENDO SUA SALA DE AULA VIRTUAL

CONHECENDO SUA SALA DE AULA VIRTUAL CONHECENDO SUA SALA DE AULA VIRTUAL Caro aluno, o caminho para sua SALA DE AULA VIRTUAL é através do site da Contec. Para acessá-la basta digitar o seguinte endereço contecead.com.br e inserir Login e

Leia mais

O que é Sistema de Mensagem?

O que é Sistema de Mensagem? O que é Sistema de Mensagem? O Sistema de Mensagens da Unopar é um serviço completo de gerenciamento interno e de uso institucional de mensagens que permite a leitura e envio das mesmas, o armazenamento

Leia mais

SEU USUÁRIO É O SEU NÚMERO DE MATRÍCULA, E SUA SENHA É A QUE VOCÊ USA PARA ACESSAR O PORTAL DO ALUNO. CASO NÃO TENHA A SENHA, SOLICITE NO

SEU USUÁRIO É O SEU NÚMERO DE MATRÍCULA, E SUA SENHA É A QUE VOCÊ USA PARA ACESSAR O PORTAL DO ALUNO. CASO NÃO TENHA A SENHA, SOLICITE NO MANUAL REMATRÍCULA REMATRÍCULA Entre no site da FAP: www.fapce.edu.br e faça login no sistema acadêmico TOTVS, no banner PORTAL DO ALUNO, (menu ao lado direito da página) ou pelo endereço https://portalacademico.fapce.edu.br/

Leia mais

MOODLE 3.2 MÓDULO BÁSICO EM CONSTRUÇÃO

MOODLE 3.2 MÓDULO BÁSICO EM CONSTRUÇÃO MANUAL PASSO A PASSO DO MOODLE 3.2 MÓDULO BÁSICO EM CONSTRUÇÃO SETEMBRO/2017 1 ACESSE O SISTEMA MOODLE Para acessar o Moodle você deverá ter um computador ou dispositivo com acesso à internet. E deverá

Leia mais

MANUAL DE SERVIÇOS DIGITAIS DA BIBLIOTECA

MANUAL DE SERVIÇOS DIGITAIS DA BIBLIOTECA MANUAL DE SERVIÇOS DIGITAIS DA BIBLIOTECA SÃO PAULO 2018 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 2 2. ACESSE O SITE DA FACULDADE SAINT PAUL E O DA BIBLIOTECA... 2 3. TERMINAL WEB... 2 3.1 Consulte o acervo da Biblioteca...

Leia mais

GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS

GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS Tutorial discente Janeiro /2017 1 Sumário 1. Como acessar o Portal do Aluno (SGE)... 3 2. Como acessar o Portal Comunidade Acadêmica... 16 3. Como acessar o Portal

Leia mais

Na seqüência, será aberta uma página de login de acesso ao ambiente de gerenciamento do portal, conforme ilustrado na figura 01, abaixo: Figura 01

Na seqüência, será aberta uma página de login de acesso ao ambiente de gerenciamento do portal, conforme ilustrado na figura 01, abaixo: Figura 01 Tutorial Versão1.0 O Manual Tutorial do Apae em Rede pretende orientá-los no gerenciamento de conteúdos do portal. Para darmos início a essa orientação, é preciso acessá-lo. Para tanto, basta digitar intranet.apaebrasil.org.br

Leia mais

PROTOCOLO ONLINE. Após realizar o login, na tela inicial, o aluno irá clicar em Educacional, para visualizar todas as funcionalidades acadêmicas.

PROTOCOLO ONLINE. Após realizar o login, na tela inicial, o aluno irá clicar em Educacional, para visualizar todas as funcionalidades acadêmicas. PROTOCOLO ONLINE Para acesso a nova funcionalidade do protocolo online e utilização da ferramenta, esse tutorial tem a finalidade de auxiliar no processo, de forma que o aluno consiga realizar todas as

Leia mais

AMBIENTAÇÃO Plataforma TelEduc: ambiente de suporte para ensinoaprendizagem

AMBIENTAÇÃO Plataforma TelEduc: ambiente de suporte para ensinoaprendizagem AMBIENTAÇÃO Plataforma TelEduc: ambiente de suporte para ensinoaprendizagem a distância - 2012 - Acessando o curso e alterando a senha Acessando o ambiente Seu primeiro acesso ao ambiente do curso deve

Leia mais

MANUAL AJUSTE DE DISCIPLINAS

MANUAL AJUSTE DE DISCIPLINAS MANUAL AJUSTE DE DISCIPLINAS AJUSTE DE DISCIPLINAS Entre no site da FAP: www.fapce.edu.br e faça login no sistema acadêmico TOTVS, no banner PORTAL DO ALUNO, (menu ao lado direito da página) ou pelo link

Leia mais

Sumário. Tutorial: Webquest

Sumário. Tutorial: Webquest 1 Sumário Acessando a Ferramenta... 2 Página Inicial do ambiente de Ferramentas... 3 Acessar o ambiente da Webquest... 4 Criando uma Webquest... 5 Etapas para Criação da Webquest... 6 Gerenciador de imagem...

Leia mais

Manual de Uso do Aluno

Manual de Uso do Aluno Manual de Uso do Aluno Sumário 1. Introdução --------------------------------------------------------------------------- 2 2. Cadastro ------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

TUTORIAL PLATAFORMA PHILA - ALUNO CURSOS NESCON / GRUPO A

TUTORIAL PLATAFORMA PHILA - ALUNO CURSOS NESCON / GRUPO A TUTORIAL PLATAFORMA PHILA - ALUNO CURSOS NESCON / GRUPO A Tutorial Plataforma Phila Curso Nescon / Grupo A Sumário 1 Acessar Plataforma Phila... 1 1.1 Autenticação... 2 1.2 Nescon... 3 1.3 Criar conta...

Leia mais

MANUAL DO PROFESSOR EAD AVA

MANUAL DO PROFESSOR EAD AVA MANUAL DO PROFESSOR EAD AVA ACESSO RÁPIDO Contamos com a sua participação ativa durante todo o processo de aprendizagem, interagindo com os alunos, tutores/professores pela plataforma (AVA), familiarizando-se

Leia mais

ACESSANDO O EADFASA. Passo a passo para acadêmicos. Núcleo de Educação a Distância - NEAD

ACESSANDO O EADFASA. Passo a passo para acadêmicos. Núcleo de Educação a Distância - NEAD ACESSANDO O EADFASA Passo a passo para acadêmicos Núcleo de Educação a Distância - NEAD Índice Primeiro acesso Troca de senha Acessando a sala virtual Respondendo a um fórum Abertura / Leitura de Arquivos

Leia mais

TUTORIAL PARA ALUNOS INTRODUÇÃO A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE MATEUS GERWING KOCHEM

TUTORIAL PARA ALUNOS INTRODUÇÃO A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE MATEUS GERWING KOCHEM TUTORIAL PARA ALUNOS INTRODUÇÃO A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE MATEUS GERWING KOCHEM SUMÁRIO 1 ACESSANDO A PLATAFORMA... 02 2 DISCIPLINAS... 07 3 PERSONALIZANDO O SEU PERFIL... 09 4 PARTICIPANTES DA

Leia mais

Avante Instruções de Acesso ao AVANT Aluno STM

Avante Instruções de Acesso ao AVANT Aluno STM Instruções de Acesso ao AVANT Aluno STM Sumário 1. Acessando o AVANT... 3 2. Efetuar Login no AVANT.... 4 2.1 Digitar Usuário... 4 2.2 Selecionar Escola... 5 2.3 Digitar Senha... 5 3. Tela de Boas Vindas

Leia mais

TUTORIAL DO PORTAL DO ALUNO. Equipe da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação 30/08/2012

TUTORIAL DO PORTAL DO ALUNO. Equipe da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação 30/08/2012 TUTORIAL DO PORTAL DO ALUNO Equipe da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação 30/08/2012 Conteúdo PORTAL DO ALUNO ALUNO FREQUÊNCIA NOTAS DISCO VIRTUAL MURAL DE RECADOS Devido a problemas de

Leia mais

TUTORIAL DEVRYONE. A evolução do Academus

TUTORIAL DEVRYONE. A evolução do Academus TUTORIAL DEVRYONE A evolução do Academus 01PASSO A PASSO Olá! Esse é o seu tutorial para navegação na disciplina online no DeVryONE. Neste tutorial abordaremos todos os itens que você encontrará no ícone

Leia mais

1.Tutorial do Ambiente Virtual EAD. Caro(a) Aluno(a),

1.Tutorial do Ambiente Virtual EAD. Caro(a) Aluno(a), 1.Tutorial do Ambiente Virtual EAD Caro(a) Aluno(a), Este tutorial tem o intuito de apresentar as orientações necessárias, que possam prevenir possíveis dificuldades no uso do ambiente virtual de aprendizagem.

Leia mais

Sistema de Acompanhamento dos Resultados das Avaliações

Sistema de Acompanhamento dos Resultados das Avaliações Sistema de Acompanhamento dos Resultados das Avaliações O Sistema de Acompanhamento dos Resultados das Avaliações, SARA, é um módulo pertencente à plataforma Secretaria Escolar Digital (SED), que permite

Leia mais

MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO ALUNO

MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO ALUNO MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO ALUNO SUMÁRIO Apresentação...03 1. Acesso...04 2. Página Inicial...05 3. Minhas Atividades...07 4. Reinscrição...12 5. Catálogo de Cursos...13 6. Perfil...14 02 APRESENTAÇÃO A solução

Leia mais

Manual de Utilização do Webmail v1.1

Manual de Utilização do Webmail v1.1 Manual de Utilização do Webmail v1.1 (mail.ufvjm.edu.br) 1 Sumário Como Fazer o Login...3 Como Alterar a Senha...4 Como Enviar um E-mail...5 Como Criar uma Assinatura de E-mail...11 Como Criar Filtros...13

Leia mais

PAINEL DE CONTROLE LANDS AGÊNCIA WEB. Assim que digitar este endereço e apertar enter, você será redirecionado para esta página:

PAINEL DE CONTROLE LANDS AGÊNCIA WEB. Assim que digitar este endereço e apertar enter, você será redirecionado para esta página: PAINEL DE CONTROLE LANDS AGÊNCIA WEB O Painel de controle da Lands Agência Web é uma ferramente simples e que facilita a vida do cliente na hora de gerenciar o conteúdo do seu site/blog. Aqui vamos aprender

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Manual do Professor

SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Manual do Professor SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Manual do Professor SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Versão 1.0 1. Cadastro no sistema - Acesse o sistema pelo endereço: http://www.professor.ms.gov.br. - Clique no link na parte

Leia mais

TUTORIAL. I - Para acesso ao AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem via navegador

TUTORIAL. I - Para acesso ao AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem via navegador TUTORIAL I - Para acesso ao AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem via navegador-----------------------------------------------------------------0 II Para acesso ao AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem via

Leia mais

O Sistema Acadêmico online é um portal onde o aluno poderá realizar diversos serviços. A Figura 1 a seguir demonstra a página inicial do sistema.

O Sistema Acadêmico online é um portal onde o aluno poderá realizar diversos serviços. A Figura 1 a seguir demonstra a página inicial do sistema. Página Inicial O Sistema Acadêmico online é um portal onde o aluno poderá realizar diversos serviços. A Figura 1 a seguir demonstra a página inicial do sistema. Figura 1 - Página inicial do Sistema Acadêmico

Leia mais

Essa é a sua página inicial. Na sua barra superior, você encontra um menu de navegação, vamos conhecer na sequência cada um deles.

Essa é a sua página inicial. Na sua barra superior, você encontra um menu de navegação, vamos conhecer na sequência cada um deles. Bem Vindo ao seu novo Ambiente Virtual de Aprendizagem! Vamos saber mais como utilizar essa poderosa ferramenta para que você a aproveite ao máximo durante os seus estudos. TUTORIAL GERAL Visão geral do

Leia mais

OPERAÇÃO DA PLATAFORMA MANUAL PARA FORNECEDORES

OPERAÇÃO DA PLATAFORMA MANUAL PARA FORNECEDORES OPERAÇÃO DA PLATAFORMA MANUAL PARA FORNECEDORES Operação da plataforma ACESSO Tópicos desta sessão: Primeiro acesso Esqueci a senha Alteração de Cadastro Cadastrar ou alterar categorias PRIMEIRO ACESSO

Leia mais

MANUAL. Localizador: Página: MN 016 SGI-INFRA- . Informação)

MANUAL. Localizador: Página: MN 016 SGI-INFRA- . Informação) 1/24 1. Objetivo Este documento tem por objetivo indicar e informar o conjunto de ações para o procedimento de uso do novo correio eletrônico do CEFET-MG. O novo sistema de correio eletrônico tem uma interface

Leia mais

Sumário 1. Perfil Fórum Tarefa Wiki Glossário Mensagem Privada Notas...

Sumário 1. Perfil Fórum Tarefa Wiki Glossário Mensagem Privada Notas... Sumário 1. Perfil... 3 1.1. Modificar Perfil... 3 1.2. Mudar a Senha... 7 2. Fórum... 9 2.1. Adicionar um Novo Tópico ao Fórum... 9 2.2. Responder ao Fórum...12 2.3. Inserção de Link no Fórum...14 2.4.

Leia mais

Universidade do Estado de Santa Catarina Centro de Educação a Distância. Guia Básico para Uso do Moodle

Universidade do Estado de Santa Catarina Centro de Educação a Distância. Guia Básico para Uso do Moodle Universidade do Estado de Santa Catarina Centro de Educação a Distância Guia Básico para Uso do Moodle Florianópolis, 2015 1 Bem vindo ao Guia Básico para Uso do Moodle Este material tem como objetivo

Leia mais

Como acessar o sistema AutoSC via internet

Como acessar o sistema AutoSC via internet Como acessar o sistema AutoSC via internet Passo 1 Acessar o Portal Saúde CAIXA Todos os titulares deverão realizar cadastro no Portal Saúde CAIXA, para posterior acesso ao sistema AutoSC (em D +1) através

Leia mais

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Documentação de Sistemas Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Módulo de Processo Seletivo Acadêmico Versão 2.1.5 Última revisão: 18/12/2017 2017 Versão: 1.0 Documentação: André L. M. C. Revisão:

Leia mais

Manual MAZK (Professor)

Manual MAZK (Professor) Manual MAZK (Professor) O Mazk é um ambiente inteligente para ensino e aprendizagem de diversos temas. Neste aplicativo os professores poderão incluir os materiais e os estudantes poderão aprender sobre

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE EAD (Educação a Distância) ÍNDICE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE EAD (Educação a Distância) ÍNDICE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE EAD (Educação a Distância) ÍNDICE FORMAS DE ACESSO AO AMBIENTE EAD... 2 O AMBIENTE EAD... 2 TERMO DE COMPROMISSO... 3 CONHECENDO A HOME PAGE DO TREINAMENTO EAD... 3 ETAPAS

Leia mais

Ferramentas Sala de Aula

Ferramentas Sala de Aula Ferramentas Sala de Aula O ambiente onde o aluno estuda, da mesma forma que em um ambiente presencial, é chamado de sala de aula, nesse ambiente poderão ser habilitadas ferramentas de comunicação e colaboração,

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO COLÉGIO MILITAR DE BRASÍLIA

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO COLÉGIO MILITAR DE BRASÍLIA MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO COLÉGIO MILITAR DE BRASÍLIA Brasília - 2016 1 Sumário 1. Acesso à plataforma 04 2. Cadastramento nas disciplinas 04 3. Edição do perfil 05 4. Envio de mensagens

Leia mais

1. ACESSO AO SISTEMA. Sistema Malote Digital Instruções de Utilização

1. ACESSO AO SISTEMA. Sistema Malote Digital Instruções de Utilização 1. ACESSO AO SISTEMA O acesso ao Sistema Malote Digital pode ser realizado através da página inicial da Intranet: a) Clicar na opção Sistemas : Página 1 de 37 b) Após, clicar em Sistema Hermes Malote Digital

Leia mais

Sobre a nova minha UFOP

Sobre a nova minha UFOP Sobre a nova minha UFOP A minha UFOP está com um novo visual. Foi criada uma nova interface, mais bonita, ágil e intuitiva para facilitar a utilização de nossos usuários. Esse tutorial visa mostrar as

Leia mais

CURSO DE TUTORIAL 2 DE 5. Robson Santos da Silva

CURSO DE TUTORIAL 2 DE 5. Robson Santos da Silva CURSO DE TUTORIAL 2 DE 5 Espero que você tenha gostado do Tutorial 1. Mas... Caso queira saber ainda mais sobre o Moodle e seu potencial quando utilizado com diferentes recursos que a Web 2.0 oferece gratuitamente...

Leia mais

MANUAL DE NAVEGAÇÃO UNICURITIBA VIRTUAL PROFESSOR

MANUAL DE NAVEGAÇÃO UNICURITIBA VIRTUAL PROFESSOR MANUAL DE NAVEGAÇÃO UNICURITIBA VIRTUAL PROFESSOR ACESSANDO O UNICURITIBA VIRTUAL Acesse o site do UNICURITIBA: http://unicuritiba.edu.br Clique no link Portal do Professor, que fica no canto superior

Leia mais

MANUAL. Localizador: SGI-INFRA-

MANUAL. Localizador: SGI-INFRA- 1/25 Infraestrutura de 1. Objetivo Este documento tem por objetivo indicar e informar o conjunto de ações para o procedimento de uso do novo correio eletrônico do CEFET-MG. O novo sistema de correio eletrônico

Leia mais

Sistema Gerenciador de Aprendizagem - 3.0

Sistema Gerenciador de Aprendizagem - 3.0 Sistema Gerenciador de Aprendizagem - 3.0 TUTORIAL SGA-SAV O tutorial, abrange procedimentos e orientações sobre o funcionamento de um dos componentes do sistema on-line de ensino aprendizagem adotado

Leia mais

Curso de Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância. Tutorial. Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem

Curso de Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância. Tutorial. Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem Curso de Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Tutorial Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem SUMÁRIO 1. Apresentação...3 2. Portal UNA-SUS/UFSC...4 3. Portal do curso...5 4. Página

Leia mais

Manual da Turma Virtual: LANÇAR NOTAS. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo:

Manual da Turma Virtual: LANÇAR NOTAS. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: Manual da Turma Virtual: LANÇAR NOTAS Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: MENU ALUNOS LANÇAR NOTAS Essa operação tem como finalidade possibilitar o cadastro

Leia mais

Manual do Usuário. MedLink Dental

Manual do Usuário. MedLink Dental Manual do Usuário MedLink Dental Índice 1. Acessando o Medlink Dental:... 3 2. Menu Horizontal:... 4 3. Paciente:... 5 3.1. Cadastrando o paciente:... 6 3.2. Cadastrando o Convênio do Paciente:... 7 4.

Leia mais

1. Acesso Portal do Discente Atualizar Foto e Perfil Meus Dados Pessoais Minhas Notas... 7

1. Acesso Portal do Discente Atualizar Foto e Perfil Meus Dados Pessoais Minhas Notas... 7 Sumário 1. Acesso... 3 2. Portal do Discente... 4 3. Atualizar Foto e Perfil... 5 4. Meus Dados Pessoais... 6 5. Minhas Notas... 7 6. Atestado de Matrícula... 8 7. Histórico... 9 8. Declaração de Vínculo...

Leia mais

Conhecendo o Sistema

Conhecendo o Sistema Conhecendo o Sistema Diretor ou Articulador Para entrar no sistema NOVO MAIS EDUCAÇÃO, o Diretor ou Articulador deve seguir os passos: Acesse o site http://pddeinterativo.mec.gov.br/, utilizando o login

Leia mais

Tela Inicial do Sistema AgendaWeb

Tela Inicial do Sistema AgendaWeb Tutorial do Sistema AgendaWeb para Empresa Para acessar o Sistema AgendaWeb clique no ícone/link disponibilizado no site oficial da Entidade Sindical ou pelo link direto também fornecido pela Entidade

Leia mais

PORTAL DE COMPETÊNCIAS

PORTAL DE COMPETÊNCIAS Nórdica Veículos S/A Revisão: 02 Responsável pela revisão: Fabiele Fidelix PORTAL DE COMPETÊNCIAS Manual para nível de acesso de Colaboradores Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO

Leia mais

Universidade Anhanguera - Uniderp Centro de Educação a Distância. Guia do Ambiente Virtual de Aprendizagem para o Aluno

Universidade Anhanguera - Uniderp Centro de Educação a Distância. Guia do Ambiente Virtual de Aprendizagem para o Aluno Guia do Ambiente Virtual de Aprendizagem para o Aluno Versão 1 / 2010 Apresentação Caro (a) aluno (a), Este manual foi elaborado para auxiliá-lo a navegar no ambiente virtual moodle do Centro de Educação

Leia mais

Tutorial para uso da área do professor

Tutorial para uso da área do professor Tutorial para uso da área do professor Sumário 1. Acessando a área do professor...2 1.1 Comunicados registrados para professores...2 2. Cadastro de avaliações...3 2.1. Código e nome de avaliação criados

Leia mais

ACESSO AO AMBIENTE E À SALA VIRTUAL.

ACESSO AO AMBIENTE E À SALA VIRTUAL. ACESSO AO AMBIENTE E À SALA VIRTUAL www.unasus.fuma Ao acessar o portal você poderá entrar na Sala Virtual a partir de 2 áreas: 1- Menu do topo (área de login); 1 2 - Link de Acesso localizado abaixo da

Leia mais

Desenvolvimento Profissional Professores

Desenvolvimento Profissional Professores Desenvolvimento Profissional Professores Tutorial de navegação Este tutorial tem como objetivo orientar sua navegação na Plataforma de Desenvolvimento Profissional do Programa Mais Alfabetização. IMPORTANTE!

Leia mais

Manual de Acesso ao. Portal CORPORE RM. Agosto Intro dução. logia da Informaçã o. T.I Tecnologia da Informação

Manual de Acesso ao. Portal CORPORE RM. Agosto Intro dução. logia da Informaçã o. T.I Tecnologia da Informação logia da Informaçã o Intro dução Manual de Acesso ao Portal CORPORE RM Agosto 2011 2 Este manual desenvolvido pela Equipe de Tecnologia da Informação, é destinado aos alunos calouros da Faculdade de Minas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual Aluno

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual Aluno UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Manual do Moodle- Sala virtual Aluno UNIFAP MACAPÁ-AP 2013 S U M Á R I O 1 Tela de Login...3 2 Tela

Leia mais

Tutorial. Conselho de Escola

Tutorial. Conselho de Escola Tutorial Conselho de Escola Este tutorial apresenta o passo a passo para a utilização do módulo Conselho de Escola para as escolas. Os perfis que possuem acesso a esse módulo na escola são: Diretor Vice-diretor

Leia mais

Manual do Usuário. Sistema de Contas Públicas

Manual do Usuário. Sistema de Contas Públicas Manual do Usuário Sistema de Contas Públicas Versão 2.9 Índice Introdução...3 Localizando o sistema...4 Acessando o Sistema...7 Downloads...10 Autenticação do Sistema...21 Errado...21 Correto...23 Cadastrar...26

Leia mais

Sumário 1 CADASTRO DE USUÁRIO COMO ACESSAR O MAZK COMO FAZER UMA ALTERAÇÃO DE PERFIL RECUPERAÇÃO DE SENHA...

Sumário 1 CADASTRO DE USUÁRIO COMO ACESSAR O MAZK COMO FAZER UMA ALTERAÇÃO DE PERFIL RECUPERAÇÃO DE SENHA... Manual MAZK (Aluno) O Mazk é um ambiente inteligente para ensino e aprendizagem de diversos temas. Neste aplicativo os professores poderão incluir os materiais e os estudantes poderão aprender sobre um

Leia mais

Manual Autorizador TOTVS

Manual Autorizador TOTVS Manual Autorizador TOTVS APRESENTAÇÃO Com o objetivo de melhorar e facilitar o processo de utilização do sistema de registros e solicitações, a Unimed Pelotas/RS implantará o Autorizador, um novo sistema

Leia mais

1. Como faço para acessar o AVA - Ambiente Virtual de

1. Como faço para acessar o AVA - Ambiente Virtual de MANUAL AVA ACESSO RÁPIDO Contamos com a sua participação ativa durante todo o processo de aprendizagem, interagindo com os colegas, tutores/professores pela plataforma (AVA), familiarizando-se na sala

Leia mais

TUTORIAL BÁSICO DO ROODA

TUTORIAL BÁSICO DO ROODA TUTORIAL BÁSICO DO ROODA ACESSO AO ROODA O ROODA é disponibilizado via Web (https://ead.ufrgs.br/rooda/). Após entrar no ROODA você deve fazer o LOGIN (sua identificação) e digitar uma SENHA (criada e

Leia mais

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão MANUAL Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR Versão 2.2.15 Sumário 1. INICIALIZANDO NO SISTEMA... 2 2. ACESSANDO O SISTEMA... 3 3. MENSAGEM ENCAMINHADA PELO SISTEMA.... 4 4. CADASTRANDO SUAS MERCADORIAS...

Leia mais

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Documentação de Sistemas Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Módulo de Newsletters - NWT Versão 1.15 Última revisão: 12/03/2018 2018 Versão: 1.15 Documentação: André L.M. Camargo Revisão:

Leia mais