Azonosító jel: ÉRETTSÉGI VIZSGA május 26. PORTUGÁL NYELV KÖZÉPSZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA. I. Olvasott szöveg értése. Időtartam: 60 perc

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Azonosító jel: ÉRETTSÉGI VIZSGA május 26. PORTUGÁL NYELV KÖZÉPSZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA. I. Olvasott szöveg értése. Időtartam: 60 perc"

Transcrição

1 ÉRETTSÉGI VIZSGA május 26. PORTUGÁL NYELV KÖZÉPSZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA I. Olvasott szöveg értése Időtartam: 60 perc Pótlapok száma Tisztázati Piszkozati OKTATÁSI MINISZTÉRIUM Portugál nyelv középszint írásbeli vizsga I. Olvasott szöveg értése

2 Exercício 1 Da entrevista que se segue feita à actriz Emma Thompson, todas as perguntas foram retiradas. Encontre a pergunta correcta (A-H) para cada resposta. Coloque as respectivas letras no quadro. Há uma pergunta desnecessária. Há um exemplo marcado com (0). (0) Eu estava muito consciente de ser diferente, no sentido em que os meus pais dançavam nus. (1) Fui motivada pela visita de uma administradora à minha escola. Fiquei muito impressionada. (2) Não, nunca andei de barco. Lembro-me da residência universitária ser muito fria. No ano seguinte mudei-me para uma casa particular, cortei o cabelo e, comprei um par de óculos pequenos e redondos. (3) Contra tudo. Comecei a fazer leituras sobre o feminismo. (4) Absolutamente. Casam-se porque pensam que um curto período de grande romance, com rosas vermelhas, é a base de uma relação para toda a vida. E não é. (5) Não, penso que não. Identifico-me como uma pessoa realista. (6) Foram óptimos. Sabia-se que iriam ser óptimos porque não teriam feito aquilo por dinheiro. írásbeli vizsga, I. összetevő 2 / május 26.

3 A Foi estranho trabalhar com algumas estrelas de Hollywood? B Cresceu pensando no facto de pertencer a uma família do teatro? C A imagem da Universidade de Cambridge onde estudou, é de chapéus de barqueiro e vestidos bonitos a descer o rio num barco. Era assim? D As pessoas não acham que é uma moralista muito antiquada? E Nunca teve um sonho desses? F Acha que muitas pessoas não levam o casamento a sério? G Lutava contra quem? H O que pensava quando escolheu, primeiro, uma carreira comum? B Max. Elért 6 írásbeli vizsga, I. összetevő 3 / május 26.

4 Exercício 2 Leia o seguinte artigo acerca da VI Feira de Gastronomia, dedicada ao arroz. Para as respostas (7-12) procure a segunda parte das frases que expressam as ideias principais do texto. Coloque as letras (A-H) nas respectivas caixinhas. Há uma letra desnecessária. Há um exemplo assinalado com (0). Curiosidades sobre o arroz O arroz é o principal alimento dos povos asiáticos, havendo relatos na literatura chinesa de há 5 mil anos. Nos países do Oriente, serve de presente aos deuses e aos mortos. Na Península Ibérica, é costume atirar-se grãos de arroz sobre os noivos para lhes desejar felicidade. Em Portugal, a cultura do arroz expandiu-se entre 1700 e 1900, e actualmente o seu cultivo centra-se nos vales do Vouga, Mondego, Lis, Tejo, Sorraia, Sado, Mira e Guadiana. O arroz tem um papel fundamental na cozinha portuguesa, sendo na Região Norte que ele ganha mais importância e é mais trabalhado. Serve-se de mil e uma maneiras, desde o arroz de forno, de pato à moda de Braga, de lebre, de bacalhau, até de arroz doce, prato único da doçaria tradicional portuguesa, confeccionado por altura das festas religiosas. Em Vila do Conde, decorre a VI Feira de Gastronomia, este ano dedicada ao arroz. No restaurante temático Arroz e Companhia, são muitos os que buscam os pratos feitos à base de arroz. E há cerca de 50 pratos diferentes para saborear, de diferentes regiões de Portugal. Na Feira de Gastronomia, estão ainda oito restaurantes regionais que, até ao próximo domingo, garantem servir o que de melhor se come em Portugal. írásbeli vizsga, I. összetevő 4 / május 26.

5 (0) Cultiva-se arroz em Portugal (A) é um dos símbolos de felicidade nos casamentos. (7) O arroz tem origem (B) para escolher no restaurante Arroz e Companhia. (8) Em Portugal e Espanha o arroz (C) o arroz doce é uma sobremesa especial. (9) Na região Norte (D) Beatriz dedica-se ao fabrico de pão doce. (10) Há por volta de 50 pratos diferentes (E) nos vales dos seus grandes rios. (11) No período das festas reliogiosas (F) que servem os melhores pratos de Portugal. (12) Há mais oito restaurantes regionais (G) asiático, cujo cultivo surgiu há 5 mil anos. (H) os pratos de arroz têm uma grande importância E Max. Elért 6 írásbeli vizsga, I. összetevő 5 / május 26.

6 Exercício 3 Leia as seguintes quatro notícias curtas. Decida com base nos textos se as afirmações (13-22) são verdadeiras (V) ou falsas (F). Coloque as letras nas caixinhas abaixo. Um exemplo está marcado com (0). A Evocar Carlos Paredes B Enid Blyton é a melhor Dança em Lisboa A Companhia de Dança de Lisboa apresenta, sexta-feira e sábado, em Cascais, o bailado "Cabo da Boa Esperança-515 anos depois", dedicado a Carlos Paredes, falecido a 23 de Julho passado. Leitores britânicos escolheram A colecção"as Aventuras dos cinco", da escritora Enid Blyton, foi eleita a melhor obra infantil pelos adultos britânicos que a leram na infância. Blyton consagrou-se graças à saga de 21 volumes das aventuras de Júlio, David, Zé, Ana e Tim. C Inéditos de Brecht D 25 anos de Xutos Descoberta na Suíça Vários textos inéditos do poeta e dramaturgo alemão Bertolt Brecht, entre os quais 15 histórias que têm como protagonista o "Senhor Keuner", foram encontrados na localidade suíça de Brüttisellen, no cantão de Zurique. Concertos no Atlântico Os Xutos & Pontapés comemoram 25 anos de existência com dois concertos no Pavilhão Atlântico, em Lisboa a 8 e 9 de Outubro. Os bilhetes para os concertos custam 15 euros para a plateia em pé e 25 euros para o balcão nível 1. (0) Pode-se assistir aos concertos dos Xutos e Pontapés no Inverno deste ano. (13) Crianças britânicas escolheram a melhor obra infantil. (14) Carlos Paredes é o título do bailado apresentado em Cascais. (15) Enid Blyton com uma série de 21 volumes foi declarada a melhor escritora. (16) Textos de Brecht até ao presente não conhecidos foram encontrados. (17) Os bilhetes para os concertos no Atlântico são todos para a plateia em pé. (18) Os Xutos e Pontapés são um grupo novíssimo em Portugal. (19) Todos os textos de Brecht que foram encontrados têm como personagem mais importante o "Senhor Keuner". (20) O bailado "Cabo da Boa Esperança 515 anos depois" é apresentado em memória de Carlos Paredes. (21) A Compainha de Dança de Lisboa apresentará duas vezes o bailado. (22) Os Xutos & Pontapés dão dois concertos para festejarem o aniversário F Max. Elért 10 írásbeli vizsga, I. összetevő 6 / május 26.

7 Exercício 4 Leia o seguinte artigo sobre um acidente viário no Porto. Dê respostas curtas às perguntas (23-33). Há um exemplo marcado com (0). Acidente duma viatura do Instituto Nacional de Emergência Médica Veículo de socorro colidiu com um tractor e, foi embater contra um poste de iluminação Uma viatura do Instituto Nacional de Emergência Médica embateu, ontem, pelas horas, num tractor agrícola, na Avenida da Boavista, no Porto. O violento acidente provocou ferimentos em dois enfermeiros. As equipas de socorro chegaram ao local pouco tempo depois do acidente. A principal preocupação deles foi ajudar os dois enfermeiros que seguiam na viatura de Emergência, uma vez que o condutor do tractor, António Silva, de 47 anos, saiu sem qualquer ferimento, apesar do veículo ter ficado danificado. Os feridos foram transportados para o Hospital de Santo António, no Porto. O acidente ocorreu quando o condutor do tractor ia mudar de direcção, para a esquerda e, o condutor da ambulância não respeitou o sinal vermelho. Depois da colisão com o tractor, o veículo de emergência médica foi embater contra um poste de electricidade. A vítima mais grave apresentava ferimentos numa perna e nos braços. O outro enfermeiro sofreu apenas ferimentos ligeiros na face. Os enfermeiros feridos eram ambos jovens, cerca de 25 anos. Nos trabalhos de socorro estiveram 15 homens ajudados por quatro viaturas dos Bombeiros Portuenses. (0) Onde aconteceu o acidente? Na Avenida da Boavista, no Porto. (23) Para onde foram levados os feridos?..... (24) A viatura de Emergência colidiu com quê?..... (25) O que aconteceu com o condutor do tractor?..... (26) Quantos anos tinham os enfermeiros?..... (27) Onde se feriu a vítima mais grave?..... (28) Quanto tempo demorou a chegar o socorro?..... (29) O que aconteceu ao veículo conduzido por António Silva? (30) O que queria fazer o conductor do tractor quando aconteceu o acidente? (31) Em que período do dia aconteceu o acidente?..... (32) O que aconteceu à vítima menos grave?..... (33) Qual foi a causa do acidente? Max. Elért 11 írásbeli vizsga, I. összetevő 7 / május 26.

8 I. Olvasott szöveg értése maximális pontszám* 1. feladat 6 2. feladat 6 3. feladat feladat 11 ÖSSZESEN 33 elért pontszám javító tanár * Az itemek száma megegyezik a pontok számával. I. Olvasott szöveg értése pontszáma programba beírt pontszám javító tanár jegyző Megjegyzések: 1. Ha a vizsgázó a II. írásbeli összetevő megoldását elkezdte, akkor ez a táblázat és az aláírási rész üresen marad! 2. Ha a vizsga az I. összetevő teljesítése közben megszakad, illetve nem folytatódik a II. összetevővel, akkor ez a táblázat és az aláírási rész kitöltendő! írásbeli vizsga, I. összetevő 8 / május 26.

9 ÉRETTSÉGI VIZSGA május 26. PORTUGÁL NYELV KÖZÉPSZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA II. Nyelvhelyesség Időtartam: 30 perc Pótlapok száma Tisztázati Piszkozati OKTATÁSI MINISZTÉRIUM Portugál nyelv középszint írásbeli vizsga II. Nyelvhelyesség

10 írásbeli vizsga, II. összetevő 2 / május 26.

11 Exercício 1 Leia o texto seguinte que trata dos tempos livres da Joana. Conjugue os verbos indicados entre parênteses na forma adequada do presente do indicativo. Há um exemplo assinalado com (0). Os meus tempos livres Eu (1) (ter) os dias sempre muito ocupados mas, mesmo assim, (2) (ler) bastante e (3) (ouvir) música. Nunca (4) (trazer) trabalho para casa. Assim, eu (5) (saber) que (6) (poder) contar com tempo livre para fazer o que (0) (gostar): (7) (ver) televisão todos os dias, (8) (fazer) ginástica duas vezes por semana e (9) (sair) com os meus amigos ao sábado. 1)... 2)... 3)... 4)... 5)... 6)... 0) gosto 7)... 8)... 9) Max. Elért 9 írásbeli vizsga, II. összetevő 3 / május 26.

12 Exercício 2 Leia o artigo que se segue sobre o tema: animais de estimação. Faltam palavras (10-19) no texto. Assinale as palavras correctas (a-d) no quadro abaixo. Há um exemplo marcado com (0) Os animais e os humanos Para assegurar uma (0) convivência entre animais e humanos, são necessárias regras. (10) recentemente, alterações nesta área. Microchip de identificação e um seguro de 50 mil euros, passaram a ser elementos obrigatórios na documentação (11) cães perigosos ou potencialmente perigosos. A partir de 1 de Outubro de 2004, para viajar na União Europeia (12) o seu gato ou cão, tem de apresentar o passaporte do animal. Um animal de estimação é, (13) muita gente, uma fonte de um prazer enorme, de companhia e segurança. Antes de decidir adoptar um animal, saiba como (14) e quais os custos da sua alimentação, entre outros. Convém não esquecer que ter um animal de estimação acarreta (15) responsabilidades, (16) por exemplo as vacinas, as licenças, etc. Desde Julho de 2004, que os donos de animais perigosos ou de raça potencialmente perigosa, como o pit-bull terrier ou o rottweiller, (17) novas obrigações. É igualmente necessário proteger os animais dos maus-tratos praticados por alguns donos: há (18) os tenha pelas piores razões (por exemplo para organizar lutas de cães)! Saiba, pois, onde e como denunciar situações (19) tipo. írásbeli vizsga, II. összetevő 4 / május 26.

13 0) a) boa b) bom c) bons d) boas 10) a) Há b) Havia c) Houve d) Houvesse 11) a) das b) dos c) do d) da 12) a) com b) pelo c) ao d) para 13) a) com b) pelo c) ao d) para 14) a) escolhê-lo b) escolhê los c) escolhem-no d) os escolher 15) a) algo b) algum c) algumas d) alguns 16) a) que b) como c) quais d) quem 17) a) tem b) têm c) tenha d) tenham 18) a) que b) como c) quais d) quem 19) a) desta b) destas c) deste d) destas a Max. Elért 10 írásbeli vizsga, II. összetevő 5 / május 26.

14 Exercício 3 Leia o seguinte excerto dum conto conhecido. Faltam palavras (20-28) no texto. Assinale as palavras correctas (A-K) nas caixinhas abaixo. Há uma palavra desnecessária. Há um exemplo marcado com (0). A vendedora de fósforos Era uma (0) de Natal. A (20) caía abundantemente e começava a escurecer. No meio do frio e do lusco-fusco, uma pobre (21) caminhava pela rua, descalça e mal agasalhada. Saíra de (22) com os velhos sapatos que a sua mãe tinha (23) até ao dia da sua morte; mas ficavam-lhe (24) grandes, que os tinha perdido (25) atravessar a rua. Por isso a menina caminhava com os pés (26) e gelados pelo frio. Na sua mão levava, como em tantos (27) dias, as caixas de fósforos que tinha (28) vender, para regressar a casa com algum dinheiro. A noite E todas I neve B tão F criança J descalços C casa G de K ao D outros H usado A Max. Elért 9 írásbeli vizsga, II. összetevő 6 / május 26.

15 írásbeli vizsga, II. összetevő 7 / május 26.

16 Maximális item/pontszám 1. feladat 9 II. Nyelvhelyesség 2.feladat feladat 9 összes item 28 ÖSSZES PONTSZÁM 18 Elért item/pontszám javító tanár Item Pont Item Pont I. Olvasott szöveg értése II. Nyelvhelyesség pontszáma programba beírt pontszám javító tanár jegyző Megjegyzések: 1. Ha a vizsgázó a III. írásbeli összetevő megoldását elkezdte, akkor ez a táblázat és az aláírási rész üresen marad! 2. Ha a vizsga a II. összetevő teljesítése közben megszakad, illetve nem folytatódik a III. összetevővel, akkor ez a táblázat és az aláírási rész kitöltendő! írásbeli vizsga, II. összetevő 8 / május 26.

17 ÉRETTSÉGI VIZSGA május 26. PORTUGÁL NYELV KÖZÉPSZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA III. Hallott szöveg értése Időtartam: 30 perc Pótlapok száma Tisztázati Piszkozati OKTATÁSI MINISZTÉRIUM Portugál nyelv középszint írásbeli vizsga III. Hallott szöveg értése

18 Informações importantes Bem vindos à fase auditiva do Exame de Maturidade de nível médio. Iremos examinar a vossa capacidade de compreensão auditiva da língua portuguesa. O exame consta de 3 partes. Cada uma será introduzida por música. As instruções serão lidas em português. Prestem muita atenção! Depois das instruções ouvirão música novamente. O texto será ouvido duas vezes: primeiro, integralmente; depois, em três partes, separadas por um sinal. Nesse intervalo terão tempo de resolver os exercícios pertencentes ao texto com o mesmo título. As tarefas poderão ser feitas durante ou depois da primeira ou segunda audição. Ouvirão música depois de cada exercício. A duração do exame é de 30 minutos, aproximadamente. Desejamos a todos boa sorte! írásbeli vizsga, III. összetevő 2 / május 26.

19 Exercício 1 Nesta fase irá ouvir uma entrevista feita a Fernando Martins, dono dum restaurante no Bairro Alto. Responda às perguntas e assinale a letra correcta (A ou B) no quadro abaixo com base no texto. Primeiro, poderá examinar a tarefa, depois, ouvirá a gravação integralmente. Depois duma pausa curta, ouvirá a gravação, em três partes, para ter tempo de assinalar a resposta certa. No final, terá um curto espaço de tempo para verificar o seu trabalho. Há um exemplo marcado com (0). Restaurante no Bairro Alto (0) É um homem de boa boca? (A) Não, não gosto de comer. (B) Sim, adoro comer. (1) Quais os seus pratos preferidos? (A) Fígados e corações. (B) Os típicos portugueses. (2) Sabe cozinhar? (A) Sim, eu sei. Gosto de inventar. (B) Não, infelizmente não sei cozinhar. (3) Gosta de picante na sua vida ou prefere o doce? (A) Não gosto nem de picante, nem de doce. (B) Gosto um pouco de ambas as coisas. (4) Porque escolheu estes pratos? (A) Porque são internacionais. (B) Porque são tipicamente portugueses. (5) Não faltou a sangria. Mete-se nos copos? (A) Bebi bastante, adoro bebidas. (B) Não bebo muito, bebi dois copos. (6) Preocupa-se com a linha? (A) Sim, faço dieta com frequência. (B) Eu como tudo até ficar bem cheio. (7) Já engordou desde a abertura do restaurante? (A) Pelo contrário, emagreci cerca de 10 kg. (B) Sim, engordei 10 kg em dois meses B Max. Elért 7 írásbeli vizsga, III. összetevő 3 / május 26.

20 Exercício 2 De seguida irá ouvir umas sugestões. Preencha os espaços vazios (8-15) com base no texto. Primeiro, poderá examinar a tarefa, depois ouvirá a gravação inteiramente. Depois duma pausa curta, irá ouvir a gravação, em três partes, para ter tempo de preencher os espaços. No final, terá um curto espaço de tempo para verificar o seu trabalho. Há um exemplo assinalado com (0). O Mês de Agosto Não há Verão sem fogo. Portugal sofre de incêndios florestais nos meses quentes de Verão. Agosto é mês de ter ainda mais (0) cuidado com o fogo. Se tem um terreno à volta da sua casa, não se esqueça de limpar o mato e evite as (8)., fazendo-as apenas se não houver (9)... de propagação do fogo. Em dias de (10).. nem pense em atear queimadas ou fogueiras! Atenção: se vir (11). foco de incêndio florestal, ligue de imediato o 117, o (12)... de socorro para a floresta. Este é também o mês das colheitas, nas hortas, nos (13). e nos pomares. Aproveite bem a (14). e tudo o que ela lhe dá e não se (15). de regar em abundância as suas plantas. Esperamos que com estes conselhos possamos evitar as tragédias dos anos passados Max. Elért 8 írásbeli vizsga, III. összetevő 4 / május 26.

21 Exercício 3 De seguida irá ouvir umas informações. Dê respostas curtas às perguntas (16-20) com base no texto. Primeiro, poderá examinar a tarefa, depois, irá ouvir a gravação integralmente. Depois duma curta pausa, ouvirá a gravação, em três partes, para ter tempo de responder às perguntas. No final, terá um curto espaço de tempo para verificar o seu trabalho. Há um exemplo assinalado com (0). Um paraíso terrestre (0) O que é que dirige o dr. Nuno Gomes de Oliveira? O Parque Biológico de Gaia. (16) Quantas espécies de animais há nesse sítio? (17) Como é considerado esse lugar em toda a Europa? (18) Quantas plantas produz o viveiro, anualmente? (19) Qual é o horário de abertura no Inverno? (20) Quanto custa a entrada para crianças? Max. Elért 5 írásbeli vizsga, III. összetevő 5 / május 26.

22 írásbeli vizsga, III. összetevő 6 / május 26.

23 írásbeli vizsga, III. összetevő 7 / május 26.

24 Maximális item/pontszám 1. feladat 7 II. Nyelvhelyesség 2.feladat 8 3. feladat 5 összes item 20 ÖSSZES PONTSZÁM 33 Elért item/pontszám javító tanár Itemek pontra történő átváltása Item Pont I. Olvasott szöveg értése II. Nyelvhelyesség III. Hallott szöveg értése pontszáma programba beírt pontszám javító tanár jegyző Megjegyzések: 1. Ha a vizsgázó a IV. írásbeli összetevő megoldását elkezdte, akkor ez a táblázat és az aláírási rész üresen marad! 2. Ha a vizsga a III. összetevő teljesítése közben megszakad, illetve nem folytatódik a IV. összetevővel, akkor ez a táblázat és az aláírási rész kitöltendő! írásbeli vizsga, III. összetevő 8 / május 26.

25 ÉRETTSÉGI VIZSGA május 26. PORTUGÁL NYELV KÖZÉPSZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA IV. Íráskészség Időtartam: 60 perc Pótlapok száma Tisztázati Piszkozati OKTATÁSI MINISZTÉRIUM Portugál nyelv középszint írásbeli vizsga IV. Íráskészség

26 Exercício 1. Você faz anos na próxima quinta-feira e decidiu organizar um jantar para comemorar com os amigos. Escreva um convite de palavras em que explica aos seus amigos: o que quer fazer e qual a razão quando (dia e hora) onde (local) quem paga o quê írásbeli vizsga, IV. összetevő 2 / május 26.

27 írásbeli vizsga, IV. összetevő 3 / május 26.

28 Exercício 2. Escolha um dos temas a seguir. A. Escreva no seu diário íntimo, em palavras, sobre um encontro que teve com uma pessoa importante para si. Descreva: as circunstâncias do encontro (data, lugar) os seus sentimentos após o que acha sobre a continuação desta relação B. Escreva uma carta, com palavras, à sua professora de português sobre a experiência de ter sido recebido(a) por uma família portuguesa num programa de intercâmbio. Não se esqueça de fazer referência: às condições de alojamento e alimentação que lhe foram fornecidas às experiências boas e más que teve neste intercâmbio juvenil às vantagens que tem agora, depois de ter estado um ano em Portugal à relação que teve com a família anfitriã e àquela que tem agora mesmo com ela írásbeli vizsga, IV. összetevő 4 / május 26.

29 írásbeli vizsga, IV. összetevő 5 / május 26.

30 írásbeli vizsga, IV. összetevő 6 / május 26.

31 Értékelőlap Elérhető pontszám: 33 pont 1. feladat 11 pont 2. feladat 22 pont A feladatok értékelése: feladat értékelési szempont elérhető pont A feladat teljesítése és a szöveg hosszúsága 5 1. Érthetőség, nyelvi megformálás 5 Formai jegyek 1 összesen 11 elért pont 2. A feladat teljesítése, a megadott szempontok követése 5 Hangnem, az olvasóban keltett benyomás 2 Szövegalkotás Szókincs, kifejezésmód Nyelvhelyesség, helyesírás 5 összesen Elérhető pontszám Elért pontszám 33 pont írásbeli vizsga, IV. összetevő 7 / május 26.

32 IV. Íráskészség maximális pontszám 1. feladat feladat 22 ÖSSZESEN 33 elért pontszám javító tanár I. Olvasott szöveg értése II. Nyelvhelyesség III. Hallott szöveg értése IV. Íráskészség pontszáma programba beírt pontszám javító tanár jegyző írásbeli vizsga, IV. összetevő 8 / május 26.

KÖZÉPSZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA

KÖZÉPSZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA ÉRETTSÉGI VIZSGA 2008. május 23. PORTUGÁL NYELV KÖZÉPSZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA 2008. május 23. 8:00 I. Olvasott szöveg értése Időtartam: 60 perc Pótlapok száma Tisztázati Piszkozati OKTATÁSI ÉS KULTURÁLIS

Leia mais

PORTUGÁL NYELV KÖZÉPSZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA október :00. I. Olvasott szöveg értése. Időtartam: 60 perc

PORTUGÁL NYELV KÖZÉPSZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA október :00. I. Olvasott szöveg értése. Időtartam: 60 perc ÉRETTSÉGI VIZSGA 2009. október 26. PORTUGÁL NYELV KÖZÉPSZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA 2009. október 26. 14:00 I. Olvasott szöveg értése Időtartam: 60 perc Pótlapok száma Tisztázati Piszkozati OKTATÁSI ÉS KULTURÁLIS

Leia mais

KÖZÉPSZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA

KÖZÉPSZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA ÉRETTSÉGI VIZSGA 2009. május 21. PORTUGÁL NYELV KÖZÉPSZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA 2009. május 21. 8:00 I. Olvasott szöveg értése Időtartam: 60 perc Pótlapok száma Tisztázati Piszkozati OKTATÁSI ÉS KULTURÁLIS

Leia mais

KÖZÉPSZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA

KÖZÉPSZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA Név:... osztály:... ÉRETTSÉGI VIZSGA 2007. május 24. PORTUGÁL NYELV KÖZÉPSZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA 2007. május 24. 8:00 I. Olvasott szöveg értése Időtartam: 60 perc Pótlapok száma Tisztázati Piszkozati OKTATÁSI

Leia mais

Azonosító jel: ÉRETTSÉGI VIZSGA 2005. május 26. PORTUGÁL NYELV EMELT SZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA. I. Olvasott szöveg értése. Időtartam: 70 perc

Azonosító jel: ÉRETTSÉGI VIZSGA 2005. május 26. PORTUGÁL NYELV EMELT SZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA. I. Olvasott szöveg értése. Időtartam: 70 perc ÉRETTSÉGI VIZSGA 2005. május 26. PORTUGÁL NYELV EMELT SZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA I. Olvasott szöveg értése Időtartam: 70 perc Pótlapok száma Tisztázati Piszkozati OKTATÁSI MINISZTÉRIUM Portugál nyelv emelt

Leia mais

KÖZÉPSZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA

KÖZÉPSZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA ÉRETTSÉGI VIZSGA 2016. május 24. PORTUGÁL NYELV KÖZÉPSZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA 2016. május 24. 8:00 I. Olvasott szöveg értése Időtartam: 60 perc Pótlapok száma Tisztázati Piszkozati EMBERI ERŐFORRÁSOK MINISZTÉRIUMA

Leia mais

KÖZÉPSZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA

KÖZÉPSZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA ÉRETTSÉGI VIZSGA 2007. november 6. PORTUGÁL NYELV KÖZÉPSZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA 2007. november 6. 8:00 I. Olvasott szöveg értése Időtartam: 60 perc Pótlapok száma Tisztázati Piszkozati OKTATÁSI ÉS KULTURÁLIS

Leia mais

KÖZÉPSZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA

KÖZÉPSZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA ÉRETTSÉGI VIZSGA 2011. május 23. PORTUGÁL NYELV KÖZÉPSZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA 2011. május 23. 8:00 I. Olvasott szöveg értése Időtartam: 60 perc Pótlapok száma Tisztázati Piszkozati NEMZETI ERŐFORRÁS MINISZTÉRIUM

Leia mais

KÖZÉPSZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA

KÖZÉPSZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA ÉRETTSÉGI VIZSGA 2010. május 25. PORTUGÁL NYELV KÖZÉPSZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA 2010. május 25. 8:00 I. Olvasott szöveg értése Időtartam: 60 perc Pótlapok száma Tisztázati Piszkozati OKTATÁSI ÉS KULTURÁLIS

Leia mais

KÖZÉPSZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA

KÖZÉPSZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA ÉRETTSÉGI VIZSGA 2013. május 27. PORTUGÁL NYELV KÖZÉPSZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA 2013. május 27. 8:00 I. Olvasott szöveg értése Időtartam: 60 perc Pótlapok száma Tisztázati Piszkozati EMBERI ERŐFORRÁSOK MINISZTÉRIUMA

Leia mais

Azonosító jel: PORTUGÁL NYELV EMELT SZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA május 25. 8:00. I. Olvasott szöveg értése. Időtartam: 70 perc

Azonosító jel: PORTUGÁL NYELV EMELT SZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA május 25. 8:00. I. Olvasott szöveg értése. Időtartam: 70 perc ÉRETTSÉGI VIZSGA 2010. május 25. PORTUGÁL NYELV EMELT SZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA 2010. május 25. 8:00 I. Olvasott szöveg értése Időtartam: 70 perc Pótlapok száma Tisztázati Piszkozati OKTATÁSI ÉS KULTURÁLIS

Leia mais

Azonosító jel: PORTUGÁL NYELV EMELT SZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA május 21. 8:00. I. Olvasott szöveg értése. Időtartam: 70 perc

Azonosító jel: PORTUGÁL NYELV EMELT SZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA május 21. 8:00. I. Olvasott szöveg értése. Időtartam: 70 perc ÉRETTSÉGI VIZSGA 2009. május 21. PORTUGÁL NYELV EMELT SZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA 2009. május 21. 8:00 I. Olvasott szöveg értése Időtartam: 70 perc Pótlapok száma Tisztázati Piszkozati OKTATÁSI ÉS KULTURÁLIS

Leia mais

Azonosító jel: PORTUGÁL NYELV EMELT SZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA. 2006. február 24. 14:00. I. Olvasott szöveg értése. Időtartam: 70 perc

Azonosító jel: PORTUGÁL NYELV EMELT SZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA. 2006. február 24. 14:00. I. Olvasott szöveg értése. Időtartam: 70 perc ÉRETTSÉGI VIZSGA 2006. február 24. PORTUGÁL NYELV EMELT SZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA 2006. február 24. 14:00 I. Olvasott szöveg értése Időtartam: 70 perc Pótlapok száma Tisztázati Piszkozati OKTATÁSI MINISZTÉRIUM

Leia mais

ÉRETTSÉGI VIZSGA május 23. PORTUGÁL NYELV KÖZÉPSZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA május 23. 8:00. I. Olvasott szöveg értése. Időtartam: 60 perc

ÉRETTSÉGI VIZSGA május 23. PORTUGÁL NYELV KÖZÉPSZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA május 23. 8:00. I. Olvasott szöveg értése. Időtartam: 60 perc ÉRETTSÉGI VIZSGA 2019. május 23. PORTUGÁL NYELV KÖZÉPSZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA 2019. május 23. 8:00 I. Olvasott szöveg értése Időtartam: 60 perc Pótlapok száma Tisztázati Piszkozati EMBERI ERŐFORRÁSOK MINISZTÉRIUMA

Leia mais

ÉRETTSÉGI VIZSGA május 25. PORTUGÁL NYELV KÖZÉPSZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA május 25. 8:00. I. Olvasott szöveg értése. Időtartam: 60 perc

ÉRETTSÉGI VIZSGA május 25. PORTUGÁL NYELV KÖZÉPSZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA május 25. 8:00. I. Olvasott szöveg értése. Időtartam: 60 perc ÉRETTSÉGI VIZSGA 2018. május 25. PORTUGÁL NYELV KÖZÉPSZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA 2018. május 25. 8:00 I. Olvasott szöveg értése Időtartam: 60 perc Pótlapok száma Tisztázati Piszkozati EMBERI ERŐFORRÁSOK MINISZTÉRIUMA

Leia mais

EMELT SZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA

EMELT SZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA ÉRETTSÉGI VIZSGA 2006. május 25. PORTUGÁL NYELV EMELT SZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA 2006. május 25. 8:00 I. Olvasott szöveg értése Időtartam: 70 perc Pótlapok száma Tisztázati Piszkozati OKTATÁSI MINISZTÉRIUM

Leia mais

Azonosító jel: ÉRETTSÉGI VIZSGA május 26. PORTUGÁL NYELV EMELT SZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA május 26. 8:00. I. Olvasott szöveg értése

Azonosító jel: ÉRETTSÉGI VIZSGA május 26. PORTUGÁL NYELV EMELT SZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA május 26. 8:00. I. Olvasott szöveg értése ÉRETTSÉGI VIZSGA 2017. május 26. PORTUGÁL NYELV EMELT SZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA 2017. május 26. 8:00 I. Olvasott szöveg értése Időtartam: 70 perc Pótlapok száma Tisztázati Piszkozati EMBERI ERŐFORRÁSOK MINISZTÉRIUMA

Leia mais

Azonosító jel: ÉRETTSÉGI VIZSGA május 23. PORTUGÁL NYELV EMELT SZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA május 23. 8:00. I. Olvasott szöveg értése

Azonosító jel: ÉRETTSÉGI VIZSGA május 23. PORTUGÁL NYELV EMELT SZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA május 23. 8:00. I. Olvasott szöveg értése ÉRETTSÉGI VIZSGA 2019. május 23. PORTUGÁL NYELV EMELT SZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA 2019. május 23. 8:00 I. Olvasott szöveg értése Időtartam: 70 perc Pótlapok száma Tisztázati Piszkozati EMBERI ERŐFORRÁSOK MINISZTÉRIUMA

Leia mais

Azonosító jel: ÉRETTSÉGI VIZSGA május 25. PORTUGÁL NYELV EMELT SZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA május 25. 8:00. I. Olvasott szöveg értése

Azonosító jel: ÉRETTSÉGI VIZSGA május 25. PORTUGÁL NYELV EMELT SZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA május 25. 8:00. I. Olvasott szöveg értése ÉRETTSÉGI VIZSGA 2018. május 25. PORTUGÁL NYELV EMELT SZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA 2018. május 25. 8:00 I. Olvasott szöveg értése Időtartam: 70 perc Pótlapok száma Tisztázati Piszkozati EMBERI ERŐFORRÁSOK MINISZTÉRIUMA

Leia mais

Azonosító jel: ÉRETTSÉGI VIZSGA október 25. PORTUGÁL NYELV EMELT SZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA október :00. I. Olvasott szöveg értése

Azonosító jel: ÉRETTSÉGI VIZSGA október 25. PORTUGÁL NYELV EMELT SZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA október :00. I. Olvasott szöveg értése ÉRETTSÉGI VIZSGA 2018. október 25. PORTUGÁL NYELV EMELT SZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA 2018. október 25. 14:00 I. Olvasott szöveg értése Időtartam: 70 perc Pótlapok száma Tisztázati Piszkozati EMBERI ERŐFORRÁSOK

Leia mais

Azonosító jel: PORTUGÁL NYELV EMELT SZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA november 6. 8:00. I. Olvasott szöveg értése. Időtartam: 70 perc

Azonosító jel: PORTUGÁL NYELV EMELT SZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA november 6. 8:00. I. Olvasott szöveg értése. Időtartam: 70 perc ÉRETTSÉGI VIZSGA 2007. november 6. PORTUGÁL NYELV EMELT SZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA 2007. november 6. 8:00 I. Olvasott szöveg értése Időtartam: 70 perc Pótlapok száma Tisztázati Piszkozati OKTATÁSI ÉS KULTURÁLIS

Leia mais

Azonosító jel: ÉRETTSÉGI VIZSGA október 21. PORTUGÁL NYELV EMELT SZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA október :00. I. Olvasott szöveg értése

Azonosító jel: ÉRETTSÉGI VIZSGA október 21. PORTUGÁL NYELV EMELT SZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA október :00. I. Olvasott szöveg értése ÉRETTSÉGI VIZSGA 2016. október 21. PORTUGÁL NYELV EMELT SZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA 2016. október 21. 14:00 I. Olvasott szöveg értése Időtartam: 70 perc Pótlapok száma Tisztázati Piszkozati EMBERI ERŐFORRÁSOK

Leia mais

KÖZÉPSZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA

KÖZÉPSZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA ÉRETTSÉGI VIZSGA 2011. október 21. PORTUGÁL NYELV KÖZÉPSZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA 2011. október 21. 14:00 I. Olvasott szöveg értése Időtartam: 60 perc Pótlapok száma Tisztázati Piszkozati NEMZETI ERŐFORRÁS

Leia mais

Azonosító jel: PORTUGÁL NYELV EMELT SZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA május 26. 8:00. I. Olvasott szöveg értése. Időtartam: 70 perc

Azonosító jel: PORTUGÁL NYELV EMELT SZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA május 26. 8:00. I. Olvasott szöveg értése. Időtartam: 70 perc ÉRETTSÉGI VIZSGA 2015. május 26. PORTUGÁL NYELV EMELT SZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA 2015. május 26. 8:00 I. Olvasott szöveg értése Időtartam: 70 perc Pótlapok száma Tisztázati Piszkozati EMBERI ERŐFORRÁSOK MINISZTÉRIUMA

Leia mais

KÖZÉPSZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA

KÖZÉPSZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA ÉRETTSÉGI VIZSGA 2012. október 19. PORTUGÁL NYELV KÖZÉPSZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA 2012. október 19. 14:00 I. Olvasott szöveg értése Időtartam: 60 perc Pótlapok száma Tisztázati Piszkozati EMBERI ERŐFORRÁSOK

Leia mais

KÖZÉPSZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA

KÖZÉPSZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA ÉRETTSÉGI VIZSGA 2014. május 26. PORTUGÁL NYELV KÖZÉPSZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA 2014. május 26. 8:00 I. Olvasott szöveg értése Időtartam: 60 perc Pótlapok száma Tisztázati Piszkozati EMBERI ERŐFORRÁSOK MINISZTÉRIUMA

Leia mais

KÖZÉPSZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA

KÖZÉPSZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA ÉRETTSÉGI VIZSGA 2015. május 26. PORTUGÁL NYELV KÖZÉPSZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA 2015. május 26. 8:00 I. Olvasott szöveg értése Időtartam: 60 perc Pótlapok száma Tisztázati Piszkozati EMBERI ERŐFORRÁSOK MINISZTÉRIUMA

Leia mais

Azonosító jel: PORTUGÁL NYELV EMELT SZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA. 2006. november 3. 8:00. I. Olvasott szöveg értése. Időtartam: 70 perc

Azonosító jel: PORTUGÁL NYELV EMELT SZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA. 2006. november 3. 8:00. I. Olvasott szöveg értése. Időtartam: 70 perc ÉRETTSÉGI VIZSGA 2006. november 3. PORTUGÁL NYELV EMELT SZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA 2006. november 3. 8:00 I. Olvasott szöveg értése Időtartam: 70 perc Pótlapok száma Tisztázati Piszkozati OKTATÁSI ÉS KULTURÁLIS

Leia mais

Azonosító jel: PORTUGÁL NYELV EMELT SZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA. 2008. május 23. 8:00. I. Olvasott szöveg értése. Időtartam: 70 perc

Azonosító jel: PORTUGÁL NYELV EMELT SZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA. 2008. május 23. 8:00. I. Olvasott szöveg értése. Időtartam: 70 perc ÉRETTSÉGI VIZSGA 2008. május 23. PORTUGÁL NYELV EMELT SZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA 2008. május 23. 8:00 I. Olvasott szöveg értése Időtartam: 70 perc Pótlapok száma Tisztázati Piszkozati OKTATÁSI ÉS KULTURÁLIS

Leia mais

Azonosító jel: PORTUGÁL NYELV EMELT SZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA. 2007. május 24. 8:00. I. Olvasott szöveg értése. Időtartam: 70 perc

Azonosító jel: PORTUGÁL NYELV EMELT SZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA. 2007. május 24. 8:00. I. Olvasott szöveg értése. Időtartam: 70 perc ÉRETTSÉGI VIZSGA 2007. május 24. PORTUGÁL NYELV EMELT SZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA 2007. május 24. 8:00 I. Olvasott szöveg értése Időtartam: 70 perc Pótlapok száma Tisztázati Piszkozati OKTATÁSI ÉS KULTURÁLIS

Leia mais

Azonosító jel: PORTUGÁL NYELV EMELT SZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA. 2005. november 4., 14:00. I. Olvasott szöveg értése. Időtartam: 70 perc

Azonosító jel: PORTUGÁL NYELV EMELT SZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA. 2005. november 4., 14:00. I. Olvasott szöveg értése. Időtartam: 70 perc É RETTSÉGI VIZSGA 2005. november 4. PORTUGÁL NYELV EMELT SZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA 2005. november 4., 14:00 I. Olvasott szöveg értése Időtartam: 70 perc Pótlapok száma Tisztázati Piszkozati OKTATÁSI MINISZTÉRIUM

Leia mais

Azonosító jel: PORTUGÁL NYELV EMELT SZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA. 2010. október 22. 14:00. I. Olvasott szöveg értése. Időtartam: 70 perc

Azonosító jel: PORTUGÁL NYELV EMELT SZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA. 2010. október 22. 14:00. I. Olvasott szöveg értése. Időtartam: 70 perc ÉRETTSÉGI VIZSGA 2010. október 22. PORTUGÁL NYELV EMELT SZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA 2010. október 22. 14:00 I. Olvasott szöveg értése Időtartam: 70 perc Pótlapok száma Tisztázati Piszkozati NEMZETI ERŐFORRÁS

Leia mais

VERA, DE MONTEMOR-O-NOVO PARA VÄSTERÅS

VERA, DE MONTEMOR-O-NOVO PARA VÄSTERÅS PE Episódio #67 Nível I - Iniciação (A1-A2) Texto: Vera Guita e Catarina Stichini Voz: Vera Guita e Catarina Stichini VERA, DE MONTEMOR-O-NOVO PARA VÄSTERÅS Entrevista a Vera Guita, que saiu de Portugal

Leia mais

澳門四高校聯合入學考試 ( 語言科及數學科 ) Exame Unificado de Acesso (Línguas e Matemática) às Quatro Instituições do Ensino Superior de Macau.

澳門四高校聯合入學考試 ( 語言科及數學科 ) Exame Unificado de Acesso (Línguas e Matemática) às Quatro Instituições do Ensino Superior de Macau. 澳門四高校聯合入學考試 ( 語言科及數學科 ) Exame Unificado de Acesso (Línguas e Matemática) às Quatro Instituições do Ensino Superior de Macau 2018 年試題及參考答案 Exames e Resposta do Ano 2018 葡語 B Português B Leia o seguinte

Leia mais

Azonosító jel: PORTUGÁL NYELV EMELT SZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA. 2015. október 16. 14:00. I. Olvasott szöveg értése. Időtartam: 70 perc

Azonosító jel: PORTUGÁL NYELV EMELT SZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA. 2015. október 16. 14:00. I. Olvasott szöveg értése. Időtartam: 70 perc ÉRETTSÉGI VIZSGA 2015. október 16. PORTUGÁL NYELV EMELT SZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA 2015. október 16. 14:00 I. Olvasott szöveg értése Időtartam: 70 perc Pótlapok száma Tisztázati Piszkozati EMBERI ERŐFORRÁSOK

Leia mais

Dica: Antes de fazer as atividades abaixo, leia o documento Pretérito perfeito do indicativo, no Banco de Gramática.

Dica: Antes de fazer as atividades abaixo, leia o documento Pretérito perfeito do indicativo, no Banco de Gramática. Fim de semana Gramática: atividades Dica: Antes de fazer as atividades abaixo, leia o documento Pretérito perfeito do indicativo, no Banco de Gramática. Dois programas diferentes 1. Complete as lacunas

Leia mais

Exercícios de gramática do uso da língua portuguesa do Brasil

Exercícios de gramática do uso da língua portuguesa do Brasil Sugestão: estes exercícios devem ser feitos depois de estudar a Unidade 4 por completo do livrotexto Muito Prazer Unidade 4 I Verbos regulares no futuro do presente simples indicativo Estar Ser Ir Eu estarei

Leia mais

PORTUGÁL NYELV EMELT SZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA JAVÍTÁSI-ÉRTÉKELÉSI ÚTMUTATÓ

PORTUGÁL NYELV EMELT SZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA JAVÍTÁSI-ÉRTÉKELÉSI ÚTMUTATÓ Portugál nyelv emelt szint 1911 ÉRETTSÉGI VIZSGA 2019. május 23. PORTUGÁL NYELV EMELT SZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA JAVÍTÁSI-ÉRTÉKELÉSI ÚTMUTATÓ EMBERI ERŐFORRÁSOK MINISZTÉRIUMA Általános útmutató A vizsgaszabályzatnak

Leia mais

Prova Escrita de Português Língua Não Materna

Prova Escrita de Português Língua Não Materna EXAME NACIONAL DO ENSINO BÁSICO E DO ENSINO SECUNDÁRIO Prova 28 739 /2.ª Chamada 2.ª Fase / 2008 Decreto-Lei n.º 6/2001, de 18 de Janeiro e Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de Março A PREENCHER PELO ESTUDANTE

Leia mais

Ensino Português no Estrangeiro Nível A1 Prova A (13A1AE) 60 minutos

Ensino Português no Estrangeiro Nível A1 Prova A (13A1AE) 60 minutos Ensino Português no Estrangeiro Nível A1 Prova A (13A1AE) 60 minutos Prova de certificação de nível de proficiência linguística no âmbito do Quadro de Referência para o Ensino Português no Estrangeiro,

Leia mais

KÖZÉPSZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA

KÖZÉPSZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA ÉRETTSÉGI VIZSGA 2010. október 22. PORTUGÁL NYELV KÖZÉPSZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA 2010. október 22. 14:00 I. Olvasott szöveg értése Időtartam: 60 perc Pótlapok száma Tisztázati Piszkozati NEMZETI ERŐFORRÁS

Leia mais

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA S.I. DE CHAVILLE

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA S.I. DE CHAVILLE PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA EPREUVE DE LANGUE PORTUGAISE 6ème S.I. DE CHAVILLE JUNHO 2008 JUIN 2008 IDENTIFICAÇÃO Nome do aluno: Data de nascimento: Nacionalidade: Morada: Nome do pai: Nome da mãe: Escola

Leia mais

1º TRIMESTRE INGLÊS / 1º ANO PROF. QUESTÃO 01. My Body. Color the head using a green colored pencil. QUESTÃO 02

1º TRIMESTRE INGLÊS / 1º ANO PROF. QUESTÃO 01. My Body. Color the head using a green colored pencil. QUESTÃO 02 PLANO DE ESTUDO - PROVA 01 PROF. INGLÊS / 1º ANO 1º TRIMESTRE NOME: NOTA: QUESTÃO 01 Color the head using a green colored pencil. My Body QUESTÃO 02 Circle the mouth using a blue colored pencil. QUESTÃO

Leia mais

Tens alguma bagagem? Sim, tenho a minha mochila e um saco grande. Bom, eu fico com o saco e tu ficas com a mochila. Está bem?

Tens alguma bagagem? Sim, tenho a minha mochila e um saco grande. Bom, eu fico com o saco e tu ficas com a mochila. Está bem? Nível 1 CHEGADA Olá! És a Sandra? Sou, sim, e tu, és o João? Sim, finalmente! Como estás? Estou bem, e tu? Muito bem, obrigada. E a viagem, foi boa? Não foi má... Estou um pouco cansada e tenho sede. Está

Leia mais

Anexo Entrevista G2.5

Anexo Entrevista G2.5 Entrevista G2.4 Entrevistado: E2.5 Idade: 38 anos Sexo: País de origem: Tempo de permanência em Portugal: Feminino Ucrânia 13 anos Escolaridade: Imigrações prévias: --- Ensino superior (professora) Língua

Leia mais

Exame Unificado de Acesso (Línguas e Matemática) às Quatro Instituições do Ensino Superior de Macau. Exames e Resposta do Ano 2017/2018.

Exame Unificado de Acesso (Línguas e Matemática) às Quatro Instituições do Ensino Superior de Macau. Exames e Resposta do Ano 2017/2018. Exame Unificado de Acesso (Línguas e Matemática) às Quatro Instituições do Ensino Superior de Macau Exames e Resposta do Ano 2017/2018 Português B I Leia o seguinte texto com atenção. A Chan Sut Ieng é

Leia mais

ESKE. Ermittlung schulsprachlicher Kompetenzen in der Erstsprache PORTUGIESISCH. Aufgabenset 3 bis 4 Jahre Schulerfahrung

ESKE. Ermittlung schulsprachlicher Kompetenzen in der Erstsprache PORTUGIESISCH. Aufgabenset 3 bis 4 Jahre Schulerfahrung ESKE Ermittlung schulsprachlicher Kompetenzen in der Erstsprache PORTUGIESISCH Aufgabenset 3 bis 4 Jahre Schulerfahrung Pädagogische Hochschule FHNW 2018 Professur Deutschdidaktik und Mehrsprachigkeit

Leia mais

Ensino Português no Estrangeiro Nível A1 Prova A (13A1AZ) 60 minutos

Ensino Português no Estrangeiro Nível A1 Prova A (13A1AZ) 60 minutos Ensino Português no Estrangeiro Nível A1 Prova A (13A1AZ) 60 minutos Prova de certificação de nível de proficiência linguística no âmbito do Quadro de Referência para o Ensino Português no Estrangeiro,

Leia mais

A MANIA DAS CONDIÇÕES

A MANIA DAS CONDIÇÕES PB Episódio #010 Nível II Intermédio (B1-B2) Texto: Marta Costa e Juanito Avelar Voz: Marta Costa e Juanito Avelar Didatização: Catarina Stichini e Marta Costa A MANIA DAS CONDIÇÕES O Simão tem 20 anos,

Leia mais

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS GRAMÁTICA - Prof. CARLA CAMPOS De sonhos e conquistas Aluno (a): MORFOLOGIA CLASSE GRAMATICAL SUBSTANTIVO: é o que dá nome a todos os seres: vivos, inanimados, racionais,

Leia mais

PORTUGUÊS 4 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 4 o BIMESTRE A GERAÇÃO DO CONHECIMENTO AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO X Transformando conhecimentos em valores www.geracaococ.com.br Unidade Portugal Série: 4 o ano (3 a série) Período: TARDE Data: 20/10/2010 PORTUGUÊS

Leia mais

Associação dos Profissionais Tradutores / Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais de Mato Grosso do Sul - APILMS

Associação dos Profissionais Tradutores / Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais de Mato Grosso do Sul - APILMS Curso Básico de LIBRAS Comunicando com as Mãos de Judy Esminger Associação dos Profissionais Tradutores / Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais de Mato Grosso do Sul - Curso Básico de LIBRAS Ilustração:

Leia mais

Texto 1: Leia o seguinte texto.

Texto 1: Leia o seguinte texto. I. COMPREENSÃO LEITORA Texto 1: Leia o seguinte texto. AVEIRO O distrito de Aveiro, que fica na zona norte de Portugal, tem maior densidade populacional nos concelhos do litoral e menor concentração nos

Leia mais

MATEMÁTICA RELÓGIOS ANALÓGICOS APRENDER A LER AS HORAS. 1 Desenha os ponteiros dos relógios de acordo com as horas indicadas. 07h30m. 12h15m.

MATEMÁTICA RELÓGIOS ANALÓGICOS APRENDER A LER AS HORAS. 1 Desenha os ponteiros dos relógios de acordo com as horas indicadas. 07h30m. 12h15m. RELÓGIOS ANALÓGICOS APRENDER A LER AS HORAS PONTEIRO DOS MINUTOS PONTEIRO DAS HORAS 1 HORA tem 60 MINUTOS São 01h15m ou 13h15m 1 Desenha os ponteiros dos relógios de acordo com as horas indicadas. 07h30m

Leia mais

Ensino Português no Estrangeiro Nível A1 Prova A (14A1AS) 60 minutos

Ensino Português no Estrangeiro Nível A1 Prova A (14A1AS) 60 minutos Ensino Português no Estrangeiro Nível A1 Prova A (14A1AS) 60 minutos Prova de certificação de nível de proficiência linguística no âmbito do Quadro de Referência para o Ensino Português no Estrangeiro,

Leia mais

águia baleia cágado cão cotovia hipopótamo rouxinol tubarão urso

águia baleia cágado cão cotovia hipopótamo rouxinol tubarão urso 3 2. Lê os nomes dos animais abaixo representados e utiliza-os para completar o crucigrama, de acordo com as instruções. águia baleia cágado cão cotovia hipopótamo rouxinol tubarão urso 6. INSTRUÇÕES 5.

Leia mais

NOME: Prof.ª TURMA: ESCOLA:

NOME: Prof.ª TURMA: ESCOLA: SEQUÊNCIA DIDÁTICA NOME: Prof.ª TURMA: ESCOLA: COMPLETE O TEXTO COM AS SÍLABAS QUE FALTAM: DONA FILOMENA TINHA 3 ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO, O ATO QUE SÓ QUERIA SABER DE FICAR SE ESFREGANDO NAS PERNAS DAS PESSOAS

Leia mais

Avaliação Final - 3º Ano. Língua Portuguesa O SONHO

Avaliação Final - 3º Ano. Língua Portuguesa O SONHO Agrupamento de Escolas de Revelhe EB1 de Boavista Vila Cova Informação Avaliação Final - 3º Ano Língua Portuguesa Nome Data I- Leitura do texto O SONHO Eu não estava a perceber nada, mas agradava-me ouvir

Leia mais

Unidade Portugal. Nome: 2 o ano (1º série) Tarde. AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO X 4 o BIMESTRE. Esconde-esconde

Unidade Portugal. Nome: 2 o ano (1º série) Tarde. AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO X 4 o BIMESTRE. Esconde-esconde Unidade Portugal Ribeirão Preto, de de 2011. Nome: 2 o ano (1º série) Tarde AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO X 4 o BIMESTRE Eixo temático - Tempos e ritmos. Disciplina/Valor Português 3,0 Matemática 3,0

Leia mais

Unidade Portugal. Ribeirão Preto, de de AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO V 2 o BIMESTRE. Mutirão

Unidade Portugal. Ribeirão Preto, de de AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO V 2 o BIMESTRE. Mutirão Unidade Portugal Ribeirão Preto, de de 2011. Nome: 2 o ano (1ª série) AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO V 2 o BIMESTRE Eixo temático Tempo de semear Disciplina/Valor Português 4,0 Matemática 3,0 Hist./Geog.

Leia mais

LEITURA E COMPREENSÃO

LEITURA E COMPREENSÃO 3º ANO RUBRICA: NOME: ESCOLA: DATA: INFORMAÇÃO: LEITURA E COMPREENSÃO 10 15 1 5 Quando for crescida hei de inventar um perfume de encantar. Quem o cheirar há de ficar com a cor de pele que mais gostar.

Leia mais

CLT6ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS Trabalho Individual Área / UFCD CLC 6 Formador

CLT6ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS Trabalho Individual Área / UFCD CLC 6 Formador 1 de 11 O Turismo Guião de Exploração Indicadores sobre o turismo em Portugal 27 de Setembro de 2010, 01:58 As receitas do turismo em Portugal aumentaram 12 por cento em Julho, o Algarve foi o destino

Leia mais

Identificação. M09 Duração da entrevista 29:38 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1953 (58) Local de nascimento/residência

Identificação. M09 Duração da entrevista 29:38 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1953 (58) Local de nascimento/residência 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 Identificação M09 Duração da entrevista 29:38 Data da entrevista 23-2-2012 Ano de nascimento (Idade) 1953 (58) Local de nascimento/residência

Leia mais

ATIVIDADE. Este livro é a minha cara

ATIVIDADE. Este livro é a minha cara ATIVIDADE Este livro é a minha cara Ler é crescer com cultura Lê e descobre-te na leitura É preciso ler! Este livro é a minha cara Objetivos Promover a competência da leitura; Fomentar o prazer de ler;

Leia mais

A CAMINHO DO NATAL. PE Episódio #57 Nível II Intermédio (B1-B2) Texto e voz: Catarina Stichini

A CAMINHO DO NATAL. PE Episódio #57 Nível II Intermédio (B1-B2) Texto e voz: Catarina Stichini PE Episódio #57 Nível II Intermédio (B1-B2) Texto e voz: Catarina Stichini A CAMINHO DO NATAL Em novembro, as prateleiras lá de casa começam a encher-se com pequenos embrulhos coloridos, de todos os tamanhos

Leia mais

2 unidade. No trabalho

2 unidade. No trabalho 2 No trabalho horário pausa Qual é o teu horário? O meu horário é das 8h às 16h. Qual é o teu horário? Qual é o vosso horário? Qual é o horário do Sr. Manuel? Qual é o seu horário? Onde é que procuras

Leia mais

As Melhores 313 PIADAS. para rir sem parar

As Melhores 313 PIADAS. para rir sem parar As Melhores 313 PIADAS para rir sem parar Excesso de velocidade Depois de mandar parar uma condutora, o polícia de trânsito diz-lhe: Minha senhora, vou multá-la. Vinha a 200 quilómetros à hora! O quê???

Leia mais

Depois de ler o texto, assinale com um V (verdadeiro) ou um F (falso) as afirmações 1-3. Escreva as respostas na folha de respostas.

Depois de ler o texto, assinale com um V (verdadeiro) ou um F (falso) as afirmações 1-3. Escreva as respostas na folha de respostas. Exemplo 1 Questões 1-3 Depois de ler o texto, assinale com um V (verdadeiro) ou um F (falso) as afirmações 1-3. Escreva as respostas na folha de respostas. CORREIOS BALCÃO 1 BALCÃO 2 BALCÃO 3 TELEFONEMAS

Leia mais

nosocômio alcaide cancela califom bilboquê

nosocômio alcaide cancela califom bilboquê 1 Releia os trechos a seguir, extraídos das páginas 206 a 208 de seu livro. a) Esta é boa! exclamou um viajante ao avistá-los. O animal vazio e o pobre velho a pé! Que despropósito! Será promessa, penitência

Leia mais

Eu, Pedro Henrique A. nasci em 20 de outubro de 2004 na maternidade de Itapetininga, tenho 10 anos e gosto de viajar, ir à escola, participar dos

Eu, Pedro Henrique A. nasci em 20 de outubro de 2004 na maternidade de Itapetininga, tenho 10 anos e gosto de viajar, ir à escola, participar dos Turma 2015 Eu, Pedro Henrique A. nasci em 20 de outubro de 2004 na maternidade de Itapetininga, tenho 10 anos e gosto de viajar, ir à escola, participar dos campeonatos municipais e brincar com meus

Leia mais

1.1 Leia atentamente o texto e responda as perguntas em Português

1.1 Leia atentamente o texto e responda as perguntas em Português Examen 2010-11 / SEP Plan: [G25] ACCESO A GRADO PARA MAYORES DE 25 Asignatura: [540] Portugués Profesor: Celia Berná Sicilia Fecha: 10/09/2011 Horario peninsular 19:30 a 21:00 Modelo 1 Pegatina del Estudiante

Leia mais

4º ao 5º ano do Ensino Fundamental I INSTRUÇÕES:

4º ao 5º ano do Ensino Fundamental I INSTRUÇÕES: INSTRUÇÕES: A duração desta prova é de 3 horas. As questões possuem alternativas de resposta (a, b, c, d, e) e somente uma delas está correta. O caderno contém 15 questões, a reposta certa deve ser marcada

Leia mais

Uma Boa Prenda. Uma boa prenda a ofertar É a doação do amor É estar pronto a ajudar Quem vive com uma dor.

Uma Boa Prenda. Uma boa prenda a ofertar É a doação do amor É estar pronto a ajudar Quem vive com uma dor. Uma Boa Prenda Uma boa prenda a ofertar É a doação do amor É estar pronto a ajudar Quem vive com uma dor. Prenda essa que pode Ser dada por um qualquer Seja rico ou seja pobre Simples homem ou mulher.

Leia mais

Ficha de Protocolo. Aplicável a: Sócios/as, funcionários e colaboradores, bem como os respectivos familiares

Ficha de Protocolo. Aplicável a: Sócios/as, funcionários e colaboradores, bem como os respectivos familiares Ficha de Protocolo Resumo do Protocolo Entidade: Produções Filipe La Féria Local: Estoril Serviços/Produtos: Musical de Filipe La Féria A Noite das Mil Estrelas (Em exibição no Casino Estoril previsivelmente

Leia mais

NAMORADO NA CASA DA AVÓ

NAMORADO NA CASA DA AVÓ PB Episódio #42 Nível III Intermédio (B1-B2) Texto e Voz: Thaïs Machado-Borges Didatização: Telma Rodrigues NAMORADO NA CASA DA AVÓ Essa história se passou nos anos noventa, quando ainda não havia internet

Leia mais

KÖZÉPSZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA

KÖZÉPSZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA ÉRETTSÉGI VIZSGA 2012. május 24. PORTUGÁL NYELV KÖZÉPSZINTŰ ÍRÁSBELI VIZSGA 2012. május 24. 8:00 I. Olvasott szöveg értése Időtartam: 60 perc Pótlapok száma Tisztázati Piszkozati NEMZETI ERŐFORRÁS MINISZTÉRIUM

Leia mais

GRADUADO EM EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA PROVA LIVRE. Exercício 3 ÂMBITO DE COMUNICAÇÃO: PORTUGUÊS

GRADUADO EM EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA PROVA LIVRE. Exercício 3 ÂMBITO DE COMUNICAÇÃO: PORTUGUÊS HEZKUNTZA, HIZKUNTZA POLITIKA ETA KULTURA SAILA DEPARTAMENTO DE EDUCACIÓN, POLÍTICA LINGÜÍSTICA Y CULTURA GRADUADO EM EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA PROVA LIVRE Exercício 3 ÂMBITO DE COMUNICAÇÃO: PORTUGUÊS MAIO 2013

Leia mais

8-9 Porque é que tenho de comer os legumes? Porque é que tenho de ir para a cama à noite? Porque é que não posso dormir contigo?

8-9 Porque é que tenho de comer os legumes? Porque é que tenho de ir para a cama à noite? Porque é que não posso dormir contigo? Índice 3 Como usar este livro 4-7 Introdução 8-9 Porque é que tenho de comer os legumes? 10-11 Porque é que tenho de ir para a cama à noite? 12-13 Porque é que não posso dormir contigo? 14-15 Porque é

Leia mais

I. COMPREENSÃO LEITORA. Felicidade? Só ao fim-de-semana!

I. COMPREENSÃO LEITORA. Felicidade? Só ao fim-de-semana! I. COMPREENSÃO LEITORA Teto 1: Leia o seguinte artigo. Felicidade? Só ao fim-de-semana! Dores de cabeça, problemas digestivos, dificuldades respiratórias e falta de energia são sintomas dos dias úteis,

Leia mais

Canguru Matemático sem Fronteiras 2009

Canguru Matemático sem Fronteiras 2009 Destinatários: alunos dos 7 e 8 anos de Escolaridade Nome: Turma: Duração: 1h30min Não podes usar calculadora. Há apenas uma resposta correcta em cada questão. As questões estão agrupadas em três níveis:

Leia mais

GRADUADO EM EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA PROVA LIVRE. Exercício 3 ÂMBITO DE COMUNICAÇÃO: PORTUGUÊS

GRADUADO EM EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA PROVA LIVRE. Exercício 3 ÂMBITO DE COMUNICAÇÃO: PORTUGUÊS HEZKUNTZA, HIZKUNTZA POLITIKA ETA KULTURA SAILA DEPARTAMENTO DE EDUCACIÓN, POLÍTICA LINGÜÍSTICA Y CULTURA GRADUADO EM EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA PROVA LIVRE Exercício 3 ÂMBITO DE COMUNICAÇÃO: PORTUGUÊS MAIO 2014

Leia mais

COMO ESTE SALVAR A TUA VIDA OUTRAS COISAS BOAS... continua a ler!

COMO ESTE SALVAR A TUA VIDA OUTRAS COISAS BOAS... continua a ler! COMO ESTE LIVRO PODE SALVAR A TUA VIDA E OUTRAS COISAS BOAS... continua a ler! Primeiro lê isto! Em geral, todos nós adoramos animais e as pessoas que conheces costumam ter muita informação sobre eles.

Leia mais

Projeto de Férias Armazém do Folclore

Projeto de Férias Armazém do Folclore Projeto de Férias Armazém do Folclore Nome: 4º ano: Corpo Cérebro Coração Alma As aulas estão chegando ao fim e as férias já estão aí, aproveite e equilibre as quatro partes que te constituem! Ficar em

Leia mais

CIPLE CERTIFICADO INICIAL DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA

CIPLE CERTIFICADO INICIAL DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA CIPLE CERTIFICADO INICIAL DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA COMPREENSÃO DA LEITURA PRODUÇÃO E INTERAÇÃO ESCRITAS INFORMAÇÕES E INSTRUÇÕES Esta componente tem a duração de 75 minutos. Esta componente tem

Leia mais

O Presente do Conjuntivo

O Presente do Conjuntivo O Presente do Conjuntivo Universidade de Coimbra. Faculdade de letras Sara Pratas (sara.pratas@uc.pt) A Conjugação A origem: Eu - Presente do Indicativo ex. Falo, posso Retirar a terminação - o: Ex. Fal-,

Leia mais

Prova de Aferição Modelo de Português e Estudo do Meio

Prova de Aferição Modelo de Português e Estudo do Meio 2.º ANO DE ESCOLARIDADE Prova de Aferição Modelo de Português e Estudo do Meio 5 Nome: Data: Parte A 1. A personagem principal do poema é A. a cotovia. B. o cuco. C. a Kuka. D. a lagarta 2. A estação do

Leia mais

Thais Brandão Redatora Skype:

Thais Brandão Redatora   Skype: Turismo Ecológico Piedade Se você está procurando por turismo ecológico e rural, um clima friozinho, que lembre o de Campos do Jordão, mas em uma cidade mais pacata, com montanha, ar puro, fauna e flora

Leia mais

1 O carro é do meu tio Zé.

1 O carro é do meu tio Zé. carro O carro é do meu tio Zé. Lê e escreve de novo a frase mas muda o nome do dono do carro. Não sabes? Pode ser: João, Tó, Rui, Ana, Maria. O carro azul tem rodas. A mota só tem rodas. O meu pai tem

Leia mais

A todos que de algum modo, pensam fora da caixa.

A todos que de algum modo, pensam fora da caixa. A todos que de algum modo, pensam fora da caixa. 1 Eu tento buscar em minha memória em que momento liguei o meu senso crítico. Só consigo me lembrar de um momento perto do ano de 2001, quando descobri

Leia mais

A primavera voltou. LÍNGUA PORTUGUESA. Compreensão da leitura

A primavera voltou. LÍNGUA PORTUGUESA. Compreensão da leitura 2º ANO Nome : Data : / / LÍNGUA PORTUGUESA INFORMAÇÃO : RUBRICA : Lê o texto com atenção. Copia-o para o teu caderno. A primavera voltou Venham ver! Venham ver durante a noite as coisas que aconteceram!

Leia mais

ANEXO 5 CENÁRIOS DE CORRECÇÃO DA FICHA DE LÍNGUA PORTUGUESA (PRÉ-TESTE/PÓS-TESTE)

ANEXO 5 CENÁRIOS DE CORRECÇÃO DA FICHA DE LÍNGUA PORTUGUESA (PRÉ-TESTE/PÓS-TESTE) ANEXO 5 CENÁRIOS DE CORRECÇÃO DA FICHA DE LÍNGUA PORTUGUESA (PRÉ-TESTE/PÓS-TESTE) 171 FACULDADE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DE LISBOA ESCOLA SECUNDÁRIA/3 PADRE ALBERTO NETO - QUELUZ CENÁRIOS DE CORRECÇÃO

Leia mais

Conhece a Ana. // Perfil

Conhece a Ana. // Perfil Conhece a Ana // Perfil Nome: Ana Rodrigues Idade: 21 anos Nacionalidade: Portuguesa Cidade: Caxarias/Ourém Escola: Escola Superior de Saúde (ESSLei) Curso: Licenciatura em Dietética País Escolhido: Lituânia

Leia mais

O que fazer com a espinha de peixe?

O que fazer com a espinha de peixe? O que fazer com a espinha de peixe? É preciso paciência para comer peixe. Há aqueles com mais espinhas e com menos. Uma boa anfitriã escolhe aqueles que tem menos mas você, convidado, deve tomar cuidado

Leia mais

DESAFIA-TE #FAZERMARAVILHAS #NOPRESÉPIO 2ª FEIRA 12 DE DEZEMBRO ESTRELA A QUE GUIA

DESAFIA-TE #FAZERMARAVILHAS #NOPRESÉPIO 2ª FEIRA 12 DE DEZEMBRO ESTRELA A QUE GUIA 2ª FEIRA 12 DE DEZEMBRO ESTRELA A QUE GUIA DESAFIA-TE #FAZERMARAVILHAS #NOPRESÉPIO Bom dia! Estamos quase a chegar ao último dia de aulas e já ouvimos falar de tantas pessoas que nos ajudam a preparar

Leia mais

duplicam Universidades estrangeiros estudantes Há 26 mil a obter diplomas em instituições nacionais

duplicam Universidades estrangeiros estudantes Há 26 mil a obter diplomas em instituições nacionais Universidades duplicam estudantes estrangeiros Há 26 mil a obter diplomas em instituições nacionais Propinas chegam aos sete mil euros Cursos são promovidos no Brasil e na China Páginas e. 7 Estrangeiros

Leia mais

para todos! feliz ano-novo não... sopa pura?! então eu tenho que tomar sopa pura! pãozinho aqui em casa... porque não sabe ligar a tv...

para todos! feliz ano-novo não... sopa pura?! então eu tenho que tomar sopa pura! pãozinho aqui em casa... porque não sabe ligar a tv... feliz ano-novo para todos! *soluço* por que o seu irmãozinho está chorando? ele está vendo alguma coisa triste? não... é que ele fica deprimido porque não sabe ligar a tv... *suspiro* se existe uma coisa

Leia mais

10ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente

10ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente 10ª Conferência Nacional dos da Criança e do Adolescente 10ª Conferência Nacional dos da Criança e do Adolescente Que bom que você está aqui! Muita gente fala de coisas boas e importantes para as crianças

Leia mais