INSTITUTO POLITÉCNICO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA PROJETO EUREKA EDITAL DO PROGRAMA DA 2ª OLIMPÍADA DE RACIOCÍNIO LÓGICO 1 2º/2015.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INSTITUTO POLITÉCNICO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA PROJETO EUREKA EDITAL DO PROGRAMA DA 2ª OLIMPÍADA DE RACIOCÍNIO LÓGICO 1 2º/2015."

Transcrição

1 INSTITUTO POLITÉCNICO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA PROJETO EUREKA EDITAL DO PROGRAMA DA 2ª OLIMPÍADA DE RACIOCÍNIO LÓGICO 1 2º/2015. A coordenação do Instituto Politécnico do Centro Universitário Una torna público, por meio deste edital, o programa da 2ª Olimpíada de Raciocínio Lógico (Eureka), promovida em todos os cursos do Instituto Politécnico pertencentes ao campi Aimorés, Barreiro, Betim, Contagem, Linha Verde e Raja, tendo como responsáveis pelo evento a professora Paloma de Oliveira Campos Xavier e Poliana Prata Januário Techio. 1. CARACTERÍSTICAS A 2ª Olimpíada de Raciocínio Lógico do Centro Universitário Una é destinada a todos os alunos do Instituto Politécnico. Os mesmos concorrerão a prêmios de acordo com os critérios previstos neste edital para sua classificação. 2. OBJETIVOS Esta Olimpíada tem por objetivo desenvolver, através de enigmas lógicos e matemáticos, algumas habilidades e competências que o aluno levará para sua vida acadêmica, pessoal e profissional, que o ajudarão a construir e solucionar uma variedade de problemas e situações lógico-analíticas. 3. COMISSÃO ORGANIZADORA Fazem parte da comissão organizadora da 2ª Olimpíada de Raciocínio Lógico (Eureka) todos os professores do Instituto Politécnico que lecionarem na instituição no dia destinado à execução da mesma. É importante ressaltar que o evento possui como responsáveis e organizadores centrais as professoras Paloma de Oliveira Campos Xavier e Poliana Prata Januário Techio, e como apoio de professores supervisores em cada campus que ainda serão selecionados. 4. PARTICIPAÇÃO Para participar do evento, os alunos deverão estar cursando regularmente um dos cursos oferecidos pelo Instituto Politécnico do campi Aimorés, Barreiro, Betim, Contagem, Linha Verde ou Raja. 5. INSCRIÇÃO Para realizar a inscrição, os alunos devem se organizar em grupos de 4 (quatro) estudantes que estudam num mesmo campus dentre os campi que ofertam os cursos do IPOLI (Aimorés, Barreiro, Betim, Contagem, Linha Verde e Raja). Os mesmos desenvolverão as atividades propostas pelo evento em equipe. Cada grupo deverá ter um nome de guerra diferente, pelo qual será assim nomeado até o final do evento. O grupo também deve convidar um professor(a) 2 para apadrinhar a equipe. Este professor(a) será responsável por apoiar e ajudar a(s) equipe(s) pela(s) qual(is) foi convidado. 1 (...)a lógica é a disciplina que trata das formas de pensamento, da linguagem descritiva do pensamento, das leis da argumentação e raciocínios corretos, dos métodos e dos princípios que regem o pensamento humano. Portanto, não se trata somente de uma arte, mas também de uma ciência. É uma ciência porque possui um objeto definido: as formas de pensamento. (Bastos et. al., 1991) 2 Cada professor(a) pode apadrinhar 5 grupos no máximo.

2 A inscrição deverá ser efetuada no site do Centro Universitário UNA, no período do dia 23 (vinte e três) de setembro ao dia 14 3 (quatorze) de outubro de 2015, podendo ser prorrogada a critério da coordenação (Prof. Paloma e Poliana). Cada equipe deverá fazer sua inscrição respeitando o prazo estabelecido neste edital. Para preencher a ficha de inscrição, o aluno deve apresentar os seguintes documentos e requisitos no ato da inscrição: a) Campus ao qual pertencem os integrantes da equipe (Aimorés, Barreiro, Betim, Contagem, Linha Verde ou Raja); b) Nome da equipe; c) Nome completo e Curso dos integrantes da equipe; d) Selecionar um dos integrantes da equipe para ser o Líder da equipe, que deverá apresentar também seu telefone e . e) Nome completo do professor responsável (madrinha ou padrinho) da equipe. 6. DESENVOLVIMENTO A Olimpíada de Raciocínio Lógico e Matemático (Eureka) será dividida em três etapas PRIMEIRA ETAPA: Será realizada em cada campus de origem dos alunos participantes, tendo como responsável os Supervisores Eureka de cada campus, no dia 24 de outubro de 2015 (sábado), das 14:00 às 17:00 horas. A Primeira etapa será subdividida em 3 (três) HORÁRIOS distintos, discriminados a seguir: º HORÁRIO (14:00 às 15:30): Os alunos serão subdivididos em salas, mantendo no máximo 5 (cinco) grupos por sala, SEM A PRESENÇA de seu professor(a) madrinha ou padrinho. Cada sala deve conter 2 (dois) professores organizadores que serão responsáveis por marcar o tempo de duração do 1º HORÁRIO da 1ª ETAPA, e fazer as correções das provas dos grupos presentes em cada sala. Para tanto, os professores receberão juntamente com as provas os gabaritos das mesmas, lacrados e mantidos em sigilo, até o dia do evento. Será distribuído um único tipo de prova para cada grupo, contendo 10 enigmas lógicos de nível FÁCIL. Cada grupo deverá resolver os enigmas lógicos de nível FÁCIL no tempo hábil de no máximo 50 (cinquenta) minutos. A contagem do tempo iniciará a partir de um sinal sonoro emitido dentro de cada campi. A cada enigma respondido corretamente o grupo ganha 3 (três) pontos, a cada enigma não respondido o grupo não ganha nem perde ponto, e a cada enigma respondido erroneamente o grupo perde 1 (um) ponto. Serão classificados 1 (um) grupo LÍDER (selecionado por sala) a cada 5 (cinco) grupos. Este grupo será classificado pelos seguintes critérios: 1º) Possuir a maior pontuação na prova executada; 2º) No menor tempo, comparado aos outros grupos. Em caso de empate, será proposto um novo enigma de nível FÁCIL, os grupos que resolverem CORRETAMENTE o enigma em menor tempo serão classificados º HORÁRIO (15:30 às 16:00): 3 É importante ressaltar que no período do dia 12/10/2015 à 17/10/2015 os campi terão horário de funcionamento administrativo diferenciado.

3 Os professores responsáveis por sala, após as devidas correções, conforme estabelecidas no item deste edital, irão selecionar o grupo LÍDER de cada sala, e lançar o resultado para execução do próximo horário º HORÁRIO (16:00 às 16:30): Os coordenadores de cada campus serão os responsáveis por selecionar dentre os grupos LÍDERES, apenas 3 (três) SEMI-FINALISTAS que deverão representar seu campus na 2ª ETAPA do Eureka. Os coordenadores de cada campi deverão usar como critério de classificação: 1º) Possuir a maior pontuação na prova executada; 2º) No menor tempo, comparado aos outros grupos LÍDERES que representam cada sala. Os coordenadores de cada campus, após a seleção dos 3 (três) SEMI-FINALISTAS, deverão anunciá-los no campi de origem e no site da UNA, e posteriormente entregar as responsáveis da comissão organizadora (Prof. Paloma Campos e Prof. Poliana Techio) as provas, o nome dos grupos e dos integrantes classificados para a 2ª ETAPA do Eureka SEGUNDA ETAPA: Será realizada no dia 7 de novembro de 2015 (sábado), das 13:00 às 17:00 horas, em um dos campi que oferecem os cursos do IPOLI, sorteado no dia da 1ª ETAPA do evento pelas coordenadoras Prof. Paloma de Oliveira Campos Xavier e Prof. Poliana Prata Januário Techio. A segunda etapa será subdividida em 3 (três) HORÁRIOS distintos, discriminados a seguir: º HORÁRIO (13:00 às 14:15): Os alunos serão subdivididos em 5 (cinco) salas, correspondentes a cada campi. Cada sala deverá conter os 3 (três) grupos SEMI-FINALISTAS de cada campi COM A PRESENÇA de seu professor(a) madrinha ou padrinho. Cada sala deve conter 2 (dois) professores do campus Barreiro, que serão responsáveis por marcar o tempo do 1º HORÁRIO da 2ª ETAPA, e fazer as correções das provas dos 3 (três) grupos presentes em cada sala. Para tanto, os professores receberão juntamente com as provas os gabaritos das mesmas, lacrados e mantidos em sigilo, até o dia do evento. Será distribuído um único tipo de prova para cada grupo, contendo 10 enigmas lógicos de nível MÉDIO. Cada grupo deverá resolver os enigmas lógicos de nível MÉDIO no tempo hábil de no máximo 30 (trinta) minutos. A contagem do tempo iniciará a partir de um sinal sonoro emitido dentro do campus Barreiro. A cada enigma respondido corretamente o grupo ganha 3 (três) pontos, a cada enigma não respondido o grupo não ganha nem perde ponto, e a cada enigma respondido erroneamente o grupo perde 1 (um) ponto. Serão classificados 1 (um) grupo REPRESENTANTE DO CAMPI DE ORIGEM (selecionado entre os 3 (três) SEMI-FINALISTAS de cada campi). Este grupo será classificado pelos seguintes critérios: 1º) Possuir a maior pontuação na prova executada; 2º) No menor tempo, comparado aos outros grupos. Em caso de empate, será proposto um novo enigma de nível MÉDIO, os grupos que resolverem CORRETAMENTE o enigma em menor tempo serão classificados º HORÁRIO (14:15 às 14:45)

4 Os professores responsáveis por sala, após as devidas correções, conforme estabelecidas no item deste edital, irão selecionar o grupo REPRESENTANTE DE CADA CAMPI, e lançar o resultado para execução do próximo horário º HORÁRIO (14:45 às 15:30) É de responsabilidade das organizadoras centrais do evento (Prof. Paloma de Oliveira Campos e Prof. Poliana Prata Januário Techio) selecionar 3 (três) grupos FINALISTAS que participarão da 3ª ETAPA do Eureka. Para tanto, as mesmas deverão usar como critério de classificação os seguintes critérios: 1º) Possuir a maior pontuação na prova executada; 2º) No menor tempo, comparado aos outros 5 (cinco) grupos que REPRESENTAM CADA CAMPI TERCEIRA ETAPA: Será realizada no campus sorteado na final da 1ª ETAPA, tendo como responsáveis a comissão organizadora (Prof. Paloma O. Campos e Prof. Poliana P. J. Techio), no dia 7 de novembro de 2015 (sábado), das 15:30 às 17:00 horas. Os 3 (três) grupos FINALISTAS participarão de um Quizz de Perguntas e Respostas, e contarão com o apoio e participação de seu(s) professor(a) madrinha ou padrinho. Esse Quizz será constituído de 12 desafios (perguntas/enigmas) direcionados para o raciocínio lógico e matemático. As perguntas serão feitas em sentido horário do grupo com melhor classificação para o grupo que possuir a pior classificação entre os três grupos. O grupo terá um tempo pré determinado para responder, findando o tempo ele responde ou passa para o próximo. Caso responda corretamente o grupo ganha 3 (três) pontos, caso responda erroneamente, perde 1 (um) ponto. Se passar o desafio, não ganha nem perde ponto, entretanto destina o direito de acumular mais pontos para o próximo grupo seguindo este mesmo critério de pontuação. O desafio só poderá ser repassado duas vezes. Caso nenhum grupo responda, as coordenadoras centrais (Prof. Paloma de Oliveira Campos e Prof. Poliana Prata Januário Techio) responderão o desafio, e neste caso nenhuma equipe acumulará pontos. Ao final destas perguntas o grupo que possuir maior pontuação será o vencedor. Em caso de empate será feito um enigma de NÍVEL MÉDIO para os grupos, o grupo que responder CORRETAMENTE em menor tempo ganha a competição. Caso as equipes repassem os 12 desafios (perguntas/enigmas), as coordenadoras centrais (Prof. Paloma de Oliveira Campos e Prof. Poliana Prata Januário Techio) apresentarão um DESAFIO FINAL 4 para as equipes, o grupo que responder o mesmo CORRETAMENTE em menor tempo ganha a competição ficando em 1º lugar. E neste caso, a classificação para o 2º lugar será dada respeitando a equipe que ficou melhor classificada nas etapas anteriores. 7. COMPARECIMENTO O grupo cadastrado deverá comparecer no local do evento com meia hora de antecedência, munido com carteira de Identidade e comprovante de inscrição. Todos os alunos inscritos, no dia do evento, deverão assinar uma lista de presença, que será computada para os mesmos, como atividade complementar. Os alunos pertencentes a outros campi terão abono na presença no dia da execução da Olimpíada de Raciocínio Lógico e Matemático. 4 Este desafio final só será apresentado se nenhuma das 3 (três) equipes acertar um dos 21 desafios propostos no Quizz.

5 O candidato de um grupo específico que não comparecer, NÃO PODERÁ SER SUBSTITUÍDO por outro estudante da Instituição. Desta forma, caso algum integrante da equipe esteja ausente no dia do evento, a equipe deverá seguir a competição sem este integrante, sendo o mesmo desclassificado da competição, e excluído de qualquer premiação apresentada neste edital. 8. DESCLASSIFICAÇÃO A equipe que não comparecer será desclassificada. Os alunos ausentes serão excluídos da premiação final. Não serão aceitos calculadoras nem instrumentos eletrônicos. O candidato que descumprir as regras desse edital terá sua equipe automaticamente desclassificada do evento. 9. PREMIAÇÃO O projeto Eureka, do Centro universitário Una, premiará todos os alunos. Receberão certificados da instituição todos os alunos inscritos e que participarem do evento. A instituição oferecerá aos integrantes das equipes finalistas, os seguintes prêmios por ordem de classificação: 1º lugar Medalha de 1º colocado e 50% 5 de bolsa, para cada integrante, no seu curso para o próximo semestre; 2º Lugar Medalha de 2º colocado e um HD externo por integrante; 3º Lugar Medalha de 3º colocado e uma calculadora HP por integrante; O campus de origem, da equipe que ocupar o 1º lugar, receberá a TAÇA EUREKA, que ficará exposta no respectivo campus até o próximo evento. Os professores Padrinho/Madrinha, dos três finalistas (1º, 2º e 3º lugar), receberão uma placa de homenagem. A divulgação dos resultados e a premiação ocorrerá no dia da 3ª ETAPA (final) do EUREKA. Belo Horizonte, 23 de setembro de Professora Ana Paula Ladeira Diretora do Instituto Politécnico do Centro Universitário UMA Professora Paloma de Oliveira Campos Xavier Centro Universitário UNA Professora Poliana Prata Januário Techio Centro Universitário UNA 5 Sendo válida apenas para os 20 créditos das disciplinas regulares disponíveis por módulo.

II Olimpíada Brasileira do Saber

II Olimpíada Brasileira do Saber São Paulo, 02 de Janeiro de 2017. 0002-Edital de Abertura II Olimpíada Brasileira do Saber A Olimpíada Brasileira do Saber - OBS foi criada em 2014 como uma competição nacional de alto nível para estimular

Leia mais

IV Olimpíada Brasileira do Saber

IV Olimpíada Brasileira do Saber REGULAMENTO DA IV OLIMPÍADA BRASILEIRA DO SABER - 2019 São Paulo, 02 de janeiro de 2019. 0004 - Edital de Abertura IV Olimpíada Brasileira do Saber A Olimpíada Brasileira do Saber - OBS foi criada em 2014

Leia mais

OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA EDITAL DE ABERTURA Nº /2016

OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA EDITAL DE ABERTURA Nº /2016 OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA EDITAL DE ABERTURA Nº /2016 Sociedade Porvir Científico, através do reitor do Centro Universitário La Salle, Prof. Dr. Paulo Fossatti, torna público este Edital de abertura da Olimpíada

Leia mais

1. JUSTIFICATIVA: 2. DOS OBJETIVOS:

1. JUSTIFICATIVA: 2. DOS OBJETIVOS: 1. JUSTIFICATIVA: O mundo exige pessoas ativas e participativas, que deverão tomar decisões rápidas e, tanto quanto possível, precisas. É necessário formar cidadãos que saibam resolver, de modo inteligente,

Leia mais

5ª Olimpíada Interna de Matemática - OIM

5ª Olimpíada Interna de Matemática - OIM 5ª Olimpíada Interna de Matemática - OIM REGULAMENTO Outubro de 2016 2 Regulamento 1. Responsabilidade A 5ª Olimpíada Interna de Matemática (OIM) é uma realização da Universidade Paulista (UNIP) Campus

Leia mais

EDITAL INSTITUTO POLITÉCNICO - IPOLI TORNEIO TREBUCHET /01

EDITAL INSTITUTO POLITÉCNICO - IPOLI TORNEIO TREBUCHET /01 EDITAL INSTITUTO POLITÉCNICO - IPOLI TORNEIO TREBUCHET - 2018/01 REGULAMENTO Apresentação O torneio de Trebuchet dos cursos de Engenharias do Centro Universitário Una tem por objetivo aplicar conhecimentos

Leia mais

EDITAL N 027, de 22 de julho de 2019.

EDITAL N 027, de 22 de julho de 2019. EDITAL N 027, de 22 de julho de 2019. 5ª OLIMPÍADA JURÍDICA DA FADISMA A 5ª Olimpíada Jurídica da FADISMA terá como temática principal os Direitos Fundamentais e será realizada em três etapas, sendo as

Leia mais

EDITAL Nº 037/2018 ABERTURA DA OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA

EDITAL Nº 037/2018 ABERTURA DA OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA EDITAL Nº 037/2018 ABERTURA DA OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA Sociedade Porvir Científico, através do Vice-Reitor da Universidade La Salle UNILASALLE, Prof. Dr. Cledes Antonio Casagrande, torna público este Edital

Leia mais

REGULAMENTO. 3.1 Estimular e promover o estudo da Matemática entre alunos das escolas públicas.

REGULAMENTO. 3.1 Estimular e promover o estudo da Matemática entre alunos das escolas públicas. REGULAMENTO 1. Responsabilidade: A 3ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2007) é uma promoção do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência e Tecnologia, em parceria

Leia mais

Regulamento da Olimpíada Paranaense de Matemática

Regulamento da Olimpíada Paranaense de Matemática Regulamento da Olimpíada Paranaense de Matemática - 2017 1. Os Participantes A Olimpíada Paranaense de Matemática (OPRM) é uma competição direcionada aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e

Leia mais

I Olimpíada de Empreendedorismo Universitário

I Olimpíada de Empreendedorismo Universitário I Olimpíada de Empreendedorismo Universitário REGULAMENTO CAPÍTULO 1 DA APRESENTAÇÃO E DOS OBJETIVOS Art. 1 A I Olimpíada de Empreendedorismo Universitário (OEU) é uma realização das incubadoras de empresas

Leia mais

Estudantes regularmente matriculados nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio (três séries), no ano de 2017.

Estudantes regularmente matriculados nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio (três séries), no ano de 2017. Na lógica da vida, dividir é aumentar. Dividir as conquistas multiplica a felicidade. Siga sempre a lógica da vida. Augusto Cury 1. JUSTIFICATIVA: O mundo exige pessoas ativas e participativas, que deverão

Leia mais

Regulamento Projeto INTROCOMP

Regulamento Projeto INTROCOMP Regulamento Projeto INTROCOMP A Universidade Federal do Espírito Santo UFES, torna pública a abertura das inscrições do processo seletivo para ingresso no Projeto INTROCOMP (Introdução à Computação - Programação

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DA 1ª OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DE IPORÁ OMI 2016 (Retificado)

REGULAMENTO GERAL DA 1ª OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DE IPORÁ OMI 2016 (Retificado) REGULAMENTO GERAL DA 1ª OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DE IPORÁ OMI 2016 (Retificado) Dispõe sobre o regulamento para a participação de alunos, professores e escolas na 1ª Olimpíada de Matemática de Iporá OMI

Leia mais

REGULAMENTO MATEMÁTICA VANGUARDA

REGULAMENTO MATEMÁTICA VANGUARDA REGULAMENTO MATEMÁTICA VANGUARDA 1. O QUE É? MATEMÁTICA VANGUARDA é um Projeto focado na educação, com o objetivo de estimular a participação das escolas e alunos em um evento cultural, educacional e de

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DA 2ª OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DE IPORÁ OMI 2017

REGULAMENTO GERAL DA 2ª OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DE IPORÁ OMI 2017 REGULAMENTO GERAL DA 2ª OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DE IPORÁ OMI 2017 Dispõe sobre o regulamento para a participação de alunos, professores e escolas na 2ª Olimpíada de Matemática de Iporá OMI 2017. A Gerência

Leia mais

1º FESTIVAL DE VIOLA CAIPIRA DO CERRADO REGULAMENTO

1º FESTIVAL DE VIOLA CAIPIRA DO CERRADO REGULAMENTO 1º FESTIVAL DE VIOLA CAIPIRA DO CERRADO REGULAMENTO 1. O FESTIVAL Com o intuito de manter viva as raízes e a cultura da música sertaneja de raiz, o Clube do Violeiro Caipira realizará o 1 Festival de Viola

Leia mais

Faculdades Integradas do Vale do Iguaçu Biblioteca Wilhelm Heinrich. Maratona Espaço Literário Regulamento

Faculdades Integradas do Vale do Iguaçu Biblioteca Wilhelm Heinrich. Maratona Espaço Literário Regulamento Faculdades Integradas do Vale do Iguaçu Biblioteca Wilhelm Heinrich Maratona Espaço Literário Regulamento 2016 Regulamento Maratona Espaço Literário A Maratona Espaço Literário promovida pela Biblioteca

Leia mais

REGULAMENTO DA 4ª OLIMPÍADA DE EMPREENDEDORISMO UNIVERSITÁRIO

REGULAMENTO DA 4ª OLIMPÍADA DE EMPREENDEDORISMO UNIVERSITÁRIO REGULAMENTO DA 4ª OLIMPÍADA DE EMPREENDEDORISMO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CATEGORIA 2 EMPREENDEDORISMO SOCIAL Outubro de 2017 REGULAMENTO CATEGORIA 2 EMPREENDEDORISMO SOCIAL 1. APRESENTAÇÃO

Leia mais

Regulamento Projeto INTROCOMP

Regulamento Projeto INTROCOMP Regulamento Projeto INTROCOMP A Universidade Federal do Espírito Santo UFES, torna pública a abertura das inscrições do processo seletivo para ingresso no Projeto INTROCOMP (Introdução à Computação - Programação

Leia mais

REGULAMENTO CONCURSO PALCO PUCRS

REGULAMENTO CONCURSO PALCO PUCRS REGULAMENTO CONCURSO PALCO PUCRS DO OBJETIVO E DA FINALIDADE Art. 1º - O Concurso Palco PUCRS tem a finalidade de incentivar a cultura musical junto aos alunos de Graduação, da Pontifícia Universidade

Leia mais

LIGA ACADÊMICA ONCOLOGIA DE BELO HORIZONTE (LAONC-BH) EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2º SEMESTRE 2018

LIGA ACADÊMICA ONCOLOGIA DE BELO HORIZONTE (LAONC-BH) EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2º SEMESTRE 2018 LIGA ACADÊMICA ONCOLOGIA DE BELO HORIZONTE (LAONC-BH) EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2º SEMESTRE 2018 A Liga Acadêmica de Oncologia (LAONC-BH) vinculada à Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG)

Leia mais

EDITAL OLIMPÍADA DO CONHECIMENTO JURÍDICO 2018

EDITAL OLIMPÍADA DO CONHECIMENTO JURÍDICO 2018 EDITAL OLIMPÍADA DO CONHECIMENTO JURÍDICO 2018 A Academia Brasileira de Direito Civil (ABDC), nos termos do presente edital, torna público que estão abertas as inscrições para a Olimpíada do Conhecimento

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DA XI MOCITEC MOSTRA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS DO IFSUL CÂMPUS CHARQUEADAS

REGULAMENTO GERAL DA XI MOCITEC MOSTRA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS DO IFSUL CÂMPUS CHARQUEADAS REGULAMENTO GERAL DA XI MOCITEC MOSTRA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS DO IFSUL CÂMPUS CHARQUEADAS 1. Definição e finalidade 1.1 A MOCITEC é uma mostra de ciências e tecnologias que está em sua décima primeira

Leia mais

REGULAMENTO DA I OLIMPÍADA BRASILEIRA DO ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA OBESQ 2018 SEÇÃO I: DA DEFINIÇÃO E OBJETIVOS

REGULAMENTO DA I OLIMPÍADA BRASILEIRA DO ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA OBESQ 2018 SEÇÃO I: DA DEFINIÇÃO E OBJETIVOS REGULAMENTO DA I OLIMPÍADA BRASILEIRA DO ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA OBESQ 2018 SEÇÃO I: DA DEFINIÇÃO E OBJETIVOS Art. 1º. A Olimpíada Brasileira do Ensino Superior de Química (OBESQ) é uma atividade promovida

Leia mais

OLIMPÍADA CATARINENSE DE REDAÇÃO. 5 a EDIÇÃO

OLIMPÍADA CATARINENSE DE REDAÇÃO. 5 a EDIÇÃO OLIMPÍADA CATARINENSE DE REDAÇÃO 5 a EDIÇÃO 1. Responsabilidade: A 1ª Olimpíada Catarinense de Redação (OCR 2016) é um projeto, sem fins lucrativos, realizados pela Imaginie, em parceria com a Secretaria

Leia mais

LIGA ACADÊMICA DE PUERICULTURA, PEDIATRIA E ADOLESCÊNCIA (LAPPA) EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1 e 2º SEM. 2018

LIGA ACADÊMICA DE PUERICULTURA, PEDIATRIA E ADOLESCÊNCIA (LAPPA) EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1 e 2º SEM. 2018 LIGA ACADÊMICA DE PUERICULTURA, PEDIATRIA E ADOLESCÊNCIA (LAPPA) EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1 e 2º SEM. 2018 A Liga Acadêmica de Puericultura, Pediatria e Adolescência (LAPPA) vinculada à Faculdade Ciências

Leia mais

LIGA ACADÊMICA DE GASTROENTEROLOGIA (LAGE) EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1 e 2º SEM. 2018

LIGA ACADÊMICA DE GASTROENTEROLOGIA (LAGE) EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1 e 2º SEM. 2018 LIGA ACADÊMICA DE GASTROENTEROLOGIA (LAGE) EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1 e 2º SEM. 2018 A Liga Acadêmica de Gastroenterologia (LAGE) vinculada à Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG) comunica

Leia mais

I OPEF2017. I Olimpíada Paraibana de Educação Financeira

I OPEF2017. I Olimpíada Paraibana de Educação Financeira I OPEF2017 I Olimpíada Paraibana de Educação Financeira João Pessoa, 2017 SUMÁRIO Número de vagas... 1 Inscrições... 2 Níveis... 3 Etapas... 4 Resultados... 5 Premiações... 6 Critérios de Desempate...

Leia mais

Regulamento Projeto INTROCOMP

Regulamento Projeto INTROCOMP Regulamento Projeto INTROCOMP A Universidade Federal do Espírito Santo UFES, torna pública a abertura das inscrições do processo seletivo para ingresso no Projeto INTROCOMP (Introdução à Computação - Programação

Leia mais

OLIMPÍADA CATARINENSE DE REDAÇÃO. 1 a Edição

OLIMPÍADA CATARINENSE DE REDAÇÃO. 1 a Edição OLIMPÍADA CATARINENSE DE REDAÇÃO 1 a Edição 1. Responsabilidade: A 1ª Olimpíada Catarinense de Redação (OCR 2016) é um projeto, sem fins lucrativos, realizado pela Secretaria de Educação do Estado, em

Leia mais

Regulamento Geral III Olimpíada de Matemática do Pentágono

Regulamento Geral III Olimpíada de Matemática do Pentágono Regulamento Geral III Olimpíada de Matemática do Pentágono 1. INSCRIÇÕES 1.1. As inscrições são gratuitas e serão feitas, exclusivamente, por meio do site do colégio, de 22 de agosto a 05 de setembro.

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA INSTITUTO POLITÉCNICO. Edital Discente

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA INSTITUTO POLITÉCNICO. Edital Discente 1 CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA INSTITUTO POLITÉCNICO Edital Discente 2016.2 Normas para Avaliação Global A Diretora do Instituto Politécnico, Profª. Ana Paula Ladeira, no uso de suas atribuições, e considerando

Leia mais

1ª MARATONA NACIONAL ESAMC

1ª MARATONA NACIONAL ESAMC 1ª MARATONA NACIONAL ESAMC SOROCABA - 2008 1. OBJETIVOS: Desenvolver e apresentar em 24 horas diagnóstico e prognóstico para uma organização, numa situação real de mercado, que poderá incluir propostas

Leia mais

Os principais objetivos da Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras são:

Os principais objetivos da Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras são: Regulamento 1. Organização 1.1 A Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras (OIMSF) é uma competição internacional de matemática em equipe e interclasses para estudantes do ensino fundamental e

Leia mais

REGULAMENTO - PROGRAMA LEGACY

REGULAMENTO - PROGRAMA LEGACY REGULAMENTO - PROGRAMA LEGACY A DeVry Brasil, grupo educacional de ensino superior, anuncia que estarão abertas, no período de 9 a 23 de maio de 2016, as inscrições para o Programa Legacy do projeto DVB

Leia mais

Regulamento da Olimpíada Paranaense de Matemática

Regulamento da Olimpíada Paranaense de Matemática Regulamento da Olimpíada Paranaense de Matemática - 2018 1. Os Participantes A Olimpíada Paranaense de Matemática (OPRM) é uma competição direcionada aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e

Leia mais

Grupo Ceuma Educacional Faculdade Metropolitana da Amazônia Portaria MEC nº 807/2007 Curso de Bacharelado em Biomedicina

Grupo Ceuma Educacional Faculdade Metropolitana da Amazônia Portaria MEC nº 807/2007 Curso de Bacharelado em Biomedicina REGULAMENTO PARA PARTICIPANTES DA I OLIMPIADAS DE BIOMEDICINA. 1. OBJETIVO A primeira edição das Olimpíadas de Biomedicina (OB) vem com a proposta de promover entre os graduandos do curso, a integração,

Leia mais

ESCADACIMA&RAMPABAIXO

ESCADACIMA&RAMPABAIXO ESCADACIMA&RAMPABAIXO REGULAMENTO OFICIAL 1 Apresentação 1.1 A realização do Escadacima&Rampabaixo está sob a responsabilidade dos acadêmicos da Disciplina Organização Esportiva e conta com o apoio do

Leia mais

Edital I Concurso Gastronômico (IFSC) com Ênfase em Ostras e Produtos Regionais Catarinenses

Edital I Concurso Gastronômico (IFSC) com Ênfase em Ostras e Produtos Regionais Catarinenses Edital I Concurso Gastronômico (IFSC) com Ênfase em Ostras e Produtos Regionais Catarinenses Premiação de Representação discente no Concurso Nacional Fenaostra DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art.1º - O presente

Leia mais

REGULAMENTO BATALHA MUSICAL

REGULAMENTO BATALHA MUSICAL REGULAMENTO BATALHA MUSICAL 1) REALIZAÇÃO E OBJETIVO: O concurso BATALHA MUSICAL é uma coprodução da plataforma de mídia digital MEU BAIRRO BURITIS e a produtora POSITIVA PROMOÇÕES E EVENTOS. Tem por objetivo

Leia mais

REGULAMENTO OLIMPÍADA JURÍDICA ESCOLAR

REGULAMENTO OLIMPÍADA JURÍDICA ESCOLAR 1 REGULAMENTO OLIMPÍADA JURÍDICA ESCOLAR 2017 1 - PARTICIPANTES A Olimpíada Jurídica do Escolar é uma competição direcionada a alunos que estejam regularmente matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental

Leia mais

Regulamento Desafio FACAMP CRIANDO CAMPANHAS DE SUCESSO

Regulamento Desafio FACAMP CRIANDO CAMPANHAS DE SUCESSO Regulamento Desafio FACAMP CRIANDO CAMPANHAS DE SUCESSO O DESAFIO FACAMP 2016 Criando Campanhas de Sucesso, realizado pela FACAMP - Faculdades de Campinas tem por finalidade principal colaborar com a preparação

Leia mais

Rua São Luiz Gonzaga, s/n Bairro São Luiz CEP Formiga/MG REGULAMENTO CONCURSO DE REDAÇÃO MATEMÁTICA EM TODA PARTE!

Rua São Luiz Gonzaga, s/n Bairro São Luiz CEP Formiga/MG REGULAMENTO CONCURSO DE REDAÇÃO MATEMÁTICA EM TODA PARTE! MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG - CAMPUS FORMIGA Secretaria de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação

Leia mais

SEMANA DAS ENGENHARIAS E ARQUITETURA FEITEP 2017 REGULAMENTO DO CONCURSO DA CHARRETE

SEMANA DAS ENGENHARIAS E ARQUITETURA FEITEP 2017 REGULAMENTO DO CONCURSO DA CHARRETE SEMANA DAS ENGENHARIAS E ARQUITETURA FEITEP 2017 REGULAMENTO DO CONCURSO DA CHARRETE O Concurso O Concurso é estritamente Cultural e Artístico, promovido durante a semana de Engenharias e Arquitetura da

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DO DESAFIO LANÇADOR DA ENGENHARIA MECÂNICA

REGULAMENTO GERAL DO DESAFIO LANÇADOR DA ENGENHARIA MECÂNICA REGULAMENTO GERAL DO DESAFIO LANÇADOR DA ENGENHARIA MECÂNICA 2016-2 I. Da Definição 1.1. O desafio do curso de Engenharia Mecânica é uma competição acadêmica destinada aos alunos de graduação regularmente

Leia mais

EDITAL - GINCANA DA FEA 2013

EDITAL - GINCANA DA FEA 2013 EDITAL - GINCANA DA FEA 2013 A Gincana da FEA é um evento de caráter sócio-educativo, incluído na programação anual regular da Faculdade de Engenharia e Arquitetura da Universidade Fumec FEA-FUMEC. É organizada

Leia mais

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA 2017 REGULAMENTO

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA 2017 REGULAMENTO OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA 2017 1. Disposições Gerais REGULAMENTO 1.1. A Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) é uma realização conjunta do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e da

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS POTENCIAL

FACULDADES INTEGRADAS POTENCIAL PORTARIA 002/2018.2 PROCESSO DE BOLSAS DE ESTUDO2º SEMESTRE DE 2018. As Faculdades Integradas Potencial FIP, credenciada através da Portaria MEC nº 6, de 05/01/2018, D.O.U 08/01/2018, torna público esta

Leia mais

MANUAL DO CANDIDATO A CONCURSO DE BOLSAS PROVÃO ENSINO QUALIS

MANUAL DO CANDIDATO A CONCURSO DE BOLSAS PROVÃO ENSINO QUALIS MANUAL DO CANDIDATO A CONCURSO DE BOLSAS PROVÃO ENSINO QUALIS Este manual apresenta, de forma clara, o passo a passo do processo para participação do Concurso de Bolsas PROVÃO Cursinho Pré Vestibular Ensino

Leia mais

REGULAMENTO. b. Proporcionar novos desafios aos estudantes e melhorar seus conhecimentos na área.

REGULAMENTO. b. Proporcionar novos desafios aos estudantes e melhorar seus conhecimentos na área. REGULAMENTO 1ª Maratona de Programação Intercampi do IFMG 1. Objetivos 1.1 A 1ª Maratona de Programação Intercampi do IFMG é uma iniciativa dos professores dos cursos da área de computação e áreas afins

Leia mais

REGULAMENTO CATEGORIA 1 EMPREENDEDORISMO DE NEGÓCIOS

REGULAMENTO CATEGORIA 1 EMPREENDEDORISMO DE NEGÓCIOS REGULAMENTO CATEGORIA 1 EMPREENDEDORISMO DE NEGÓCIOS 1. APRESENTAÇÃO A Categoria 1 Empreendedorismo de Negócios da 3ª Olimpíada de Empreendedorismo Universitário (3ª OEU) é uma competição que visa reunir

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DAS OLIMPÍADAS ASCES-UNITA 2018 CAPÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO GERAL DAS OLIMPÍADAS ASCES-UNITA 2018 CAPÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO GERAL DAS OLIMPÍADAS ASCES-UNITA 2018 CAPÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES ART. 1º. As Olimpíadas ASCES-UNITA fazem parte dos eventos oficiais institucionais da ASCES, organizada em parceria

Leia mais

III OLIMPÍADA MUNICIPAL DE MATEMÁTICA DE POUSO ALEGRE (III OMMPA) REGULAMENTO

III OLIMPÍADA MUNICIPAL DE MATEMÁTICA DE POUSO ALEGRE (III OMMPA) REGULAMENTO III OLIMPÍADA MUNICIPAL DE MATEMÁTICA DE POUSO ALEGRE (III OMMPA) REGULAMENTO DA IMPORTÂNCIA Considerando que o papel da escola é contribuir para uma formação do aluno para que possa exercer plena cidadania

Leia mais

MANUAL DO PARTICIPANTE

MANUAL DO PARTICIPANTE MANUAL DO PARTICIPANTE 1. Inscrições 1.01. Efetivando a inscrição na competição, os participantes afirmam ciência acerca do manual do desafio I. Inscrevendo-se na competição, todos os participantes do

Leia mais

Regulamento Gincana TransFORMAR FEI Junior

Regulamento Gincana TransFORMAR FEI Junior Regulamento Gincana TransFORMAR FEI Junior Criada e desenvolvida pela FEI Júnior, empresa júnior ligada ao curso de Administração e Negócios do Centro Universitário FEI - campus São Paulo, o TransFORMAR

Leia mais

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA 2019 REGULAMENTO

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA 2019 REGULAMENTO 1. Disposições Gerais OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA 2019 REGULAMENTO 1.1 A Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) é uma realização conjunta do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e da

Leia mais

Regulamento Concurso Nacional de Piano da Yamaha

Regulamento Concurso Nacional de Piano da Yamaha Regulamento Concurso Nacional de Piano da Yamaha 1. DOS OBJETIVOS 1.1. O CONCURSO NACIONAL DE PIANO DA YAMAHA, promovido pela Yamaha Musical do Brasil, é dedicado às Escolas e Conservatórios de música,

Leia mais

LIGA ACADÊMICA DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA DE MINAS GERAIS (LAGO- MG) EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1 e 2º SEM. 2017

LIGA ACADÊMICA DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA DE MINAS GERAIS (LAGO- MG) EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1 e 2º SEM. 2017 LIGA ACADÊMICA DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA DE MINAS GERAIS (LAGO- MG) EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1 e 2º SEM. 2017 A Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia de Minas Gerais (LAGO-MG) vinculada à Faculdade

Leia mais

Meeting Natação Masters 2018)

Meeting Natação Masters 2018) ORGANIZAÇÃO E REALIZAÇÃO ART. 1º - O Meeting Natação Masters 2018 é uma competição do calendário oficial da MG ESPORTES, de acordo com o presente regulamento. ART. 2º - O Meeting Natação Masters 2018 será

Leia mais

Liga Acadêmica de Endocrinologia e Metabologia de Minas Gerais (LAEM-MG) EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2 SEM. 2016/ 1º SEM. 2017

Liga Acadêmica de Endocrinologia e Metabologia de Minas Gerais (LAEM-MG) EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2 SEM. 2016/ 1º SEM. 2017 Liga Acadêmica de Endocrinologia e Metabologia de Minas Gerais (LAEM-MG) EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2 SEM. 2016/ 1º SEM. 2017 A Liga Acadêmica de Endocrinologia e Metabologia de Minas Gerais (LAEM-MG)

Leia mais

EDITAL Nº 03/2019 Programa de Monitoria Acadêmica 2019/01

EDITAL Nº 03/2019 Programa de Monitoria Acadêmica 2019/01 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS OSÓRIO EDITAL Nº 03/2019 Programa de

Leia mais

Instituto Educacional Santo Agostinho Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas II FASATEC

Instituto Educacional Santo Agostinho Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas II FASATEC EDITAL PARA O DESENVOLVIMENTO, SUBMISSÃO E SELEÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS PARA O PROJETO INTEGRADOR DOS CURSOS DE ENGENHARIA ELÉTRICA, ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, ENGENHARIA CIVIL, ENGENHARIA AMBIENTAL E

Leia mais

STOCKOLM JUNIOR WATER PRIZE PRÊMIO JOVEM DA ÁGUA DE ESTOCOLMO. Etapa Nacional Brasileira

STOCKOLM JUNIOR WATER PRIZE PRÊMIO JOVEM DA ÁGUA DE ESTOCOLMO. Etapa Nacional Brasileira STOCKOLM JUNIOR WATER PRIZE PRÊMIO JOVEM DA ÁGUA DE ESTOCOLMO Etapa Nacional Brasileira CAPÍTULO I Das Disposições Iniciais Art. 1º O Stockholm Junior Water Prize é uma competição promovida pelo Stockolm

Leia mais

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAD COORDENAÇÃO DE PROCESSOS SELETIVOS COPESE EDITAL Nº 26/2017 - COPESE/UFVJM A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri UFVJM, através da Coordenação de

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO CURSO EXTENSIVO 2019

EDITAL DE SELEÇÃO CURSO EXTENSIVO 2019 EDITAL DE SELEÇÃO CURSO EXTENSIVO 2019 CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR D.A.C.A 1. DAS NORMAS GERAIS 1.1. A Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP, mantém em seu Câmpus de Araçatuba, Faculdade

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDO CONCURSO SIMULADO ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA - ESM 2018/1 CAPÍTULO I DO PROGRAMA

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDO CONCURSO SIMULADO ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA - ESM 2018/1 CAPÍTULO I DO PROGRAMA REGULAMENTO DO PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDO CONCURSO SIMULADO ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA - ESM 2018/1 CAPÍTULO I DO PROGRAMA Art. 1º - O presente regulamento disciplina o concurso simulado e o programa

Leia mais

Edital 03 / 2018 ABERTURA DE INSCRIÇÕES - PROCESSO SELETIVO 2018 CURSINHO COMUNITÁRIO FELDMAN - ENEM E VESTIBULAR

Edital 03 / 2018 ABERTURA DE INSCRIÇÕES - PROCESSO SELETIVO 2018 CURSINHO COMUNITÁRIO FELDMAN - ENEM E VESTIBULAR Edital 03 / 2018 ABERTURA DE INSCRIÇÕES - PROCESSO SELETIVO 2018 CURSINHO COMUNITÁRIO FELDMAN - ENEM E VESTIBULAR Diretoria de relações empresariais e comunitárias - departamento de extensão juntamente

Leia mais

LIGA ACADÊMICA DE LIGA ACADÊMICA DE DERMATOLOGIA CLÍNICA E CIRÚRGICA (LADECC) EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1 e 2º SEM. 2018

LIGA ACADÊMICA DE LIGA ACADÊMICA DE DERMATOLOGIA CLÍNICA E CIRÚRGICA (LADECC) EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1 e 2º SEM. 2018 LIGA ACADÊMICA DE LIGA ACADÊMICA DE DERMATOLOGIA CLÍNICA E CIRÚRGICA (LADECC) EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1 e 2º SEM. 2018 A Liga Acadêmica Liga Acadêmica de Dermatologia Clínica e Cirúrgica (LADECC) vinculada

Leia mais

I MOSTRA CIENTIFICA ECOINOVAR REGULAMENTO

I MOSTRA CIENTIFICA ECOINOVAR REGULAMENTO I MOSTRA CIENTIFICA ECOINOVAR REGULAMENTO 1 INTRODUÇÃO A primeira edição da Mostra Científica Ecoinovar: Despertando e estimulando vocações científicas e tecnológicas para a inovação e a sustentabilidade

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA - PIBID

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA - PIBID UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA - PIBID EDITAL PIBID-UFBA SIMPLIFICADO/2016 SELEÇÃO DE BOLSISTAS 1.1. A Pró-Reitoria

Leia mais

LIGA ACADÊMICA DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA (LAGO) EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1 e 2º SEM. 2018

LIGA ACADÊMICA DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA (LAGO) EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1 e 2º SEM. 2018 LIGA ACADÊMICA DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA (LAGO) EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1 e 2º SEM. 2018 A Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia (LAGO) vinculada à Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais

Leia mais

Regulamento do I Prêmio UEM de Design ENCAIXE NOSSA CULTURA NO DESIGN

Regulamento do I Prêmio UEM de Design ENCAIXE NOSSA CULTURA NO DESIGN 1. O CONCURSO: Regulamento do I Prêmio UEM de Design ENCAIXE NOSSA CULTURA NO DESIGN 1.0 O I Prêmio UEM de Design Encaixe nossa cultura no Design é um concurso promovido pelo Centro Acadêmico Bauhaus,

Leia mais

PORTARIA GP N 0 /2013 Teresina, de Julho de 2013.

PORTARIA GP N 0 /2013 Teresina, de Julho de 2013. PORTARIA GP N 0 /2013 Teresina, de Julho de 2013. Estabelece normas para o I Festival de Samba Autoral de Teresina, fixa o valor dos prêmios e dá outras providências. O Presidente da Fundação Municipal

Leia mais

LIGA ACADÊMICA DE CARDIOLOGIA E CIRURGIA CARDIOVASCULAR (LIAC) EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1 e 2º SEM. 2018

LIGA ACADÊMICA DE CARDIOLOGIA E CIRURGIA CARDIOVASCULAR (LIAC) EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1 e 2º SEM. 2018 LIGA ACADÊMICA DE CARDIOLOGIA E CIRURGIA CARDIOVASCULAR (LIAC) EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1 e 2º SEM. 2018 A Liga Acadêmica de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular (LIAC) vinculada à Faculdade Ciências

Leia mais

LIGA ACADÊMICA DE CLÍNICA MÉDICA DE BELO HORIZONTE (LACLIME-BH) EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1 e 2º SEM. 2017

LIGA ACADÊMICA DE CLÍNICA MÉDICA DE BELO HORIZONTE (LACLIME-BH) EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1 e 2º SEM. 2017 LIGA ACADÊMICA DE CLÍNICA MÉDICA DE BELO HORIZONTE (LACLIME-BH) EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1 e 2º SEM. 2017 A Liga Acadêmica de Clínica Médica de Belo Horizonte (LACLIME-BH) vinculada à Faculdade Ciências

Leia mais

Art. 2º As inscrições serão realizadas no período entre 29/03 e 06/04 de 2017, das 08:00 às 22:00.

Art. 2º As inscrições serão realizadas no período entre 29/03 e 06/04 de 2017, das 08:00 às 22:00. LIGA ACADÊMICA DE FARMACOLOGIA CENTRO UNIVERSITÁRIO DR. LEÃO SAMPAIO EDITAL Nº 02/2017 SELEÇÃO PARA ADMISSÃO DE NOVOS MEMBROS DA LAFARM A Diretoria da Liga Acadêmica de Farmacologia - LAFARM, no uso de

Leia mais

Edital de Convocação para Concurso de Quadrilha Estudantil 2019

Edital de Convocação para Concurso de Quadrilha Estudantil 2019 Edital de Convocação para Concurso de Quadrilha Estudantil 2019 A Prefeitura de Muquém do São Francisco-BA, através da Secretaria Municipal de Educação e da Coordenação de Cultura, objetivando difundir

Leia mais

Regulamento Desafio FACAMP ATUANDO EM UMJURI SIMULADO

Regulamento Desafio FACAMP ATUANDO EM UMJURI SIMULADO Regulamento Desafio FACAMP ATUANDO EM UMJURI SIMULADO O DESAFIO FACAMP 2016 Atuando em um Juri Simulado, realizado pela FACAMP - Faculdades de Campinas tem por finalidade principal colaborar com a preparação

Leia mais

LIGA ACADÊMICA DE SAÚDE MENTAL (LASM) EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1 SEM. 2019

LIGA ACADÊMICA DE SAÚDE MENTAL (LASM) EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1 SEM. 2019 LIGA ACADÊMICA DE SAÚDE MENTAL (LASM) EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1 SEM. 2019 A Liga Acadêmica de Saúde Mental (LASM) vinculada à Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG) comunica aos interessados

Leia mais

TecnoFacens ª Maratona de Modelagem e Simulação de Eventos Discretos

TecnoFacens ª Maratona de Modelagem e Simulação de Eventos Discretos TecnoFacens 2018 4ª Maratona de Modelagem e Simulação de Eventos Discretos Regulamento da 4ª Maratona de Modelagem e Simulação de Eventos Discretos 1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Trata-se de uma competição

Leia mais

Regulamento Geral IV Olimpíada de Matemática do Pentágono

Regulamento Geral IV Olimpíada de Matemática do Pentágono Regulamento Geral IV Olimpíada de Matemática do Pentágono 1. INSCRIÇÕES 1.1. As inscrições sã o gratuitas e serã o feitas, exclusivamente, pelo site do colégio, de 11 a 25 de setembro. 1.2. No ato da inscriçã

Leia mais

REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO EM CONCURSO CULTURAL DA UNIVERSIDADE DE ARARAQUARA UNIARA

REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO EM CONCURSO CULTURAL DA UNIVERSIDADE DE ARARAQUARA UNIARA REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO EM CONCURSO CULTURAL DA UNIVERSIDADE DE ARARAQUARA UNIARA REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO NO CONCURSO CULTURAL PARA DISPUTA DE BOLSAS DE ESTUDO PARA GRADUAÇÃO SUPERIOR DA UNIVERSIDADE

Leia mais

EDITAL Nº 16/2018 PROCESSO SELETIVO DESTINADO À FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA EM INGLÊS E ESPANHOL BÁSICO

EDITAL Nº 16/2018 PROCESSO SELETIVO DESTINADO À FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA EM INGLÊS E ESPANHOL BÁSICO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO DIREÇÃO GERAL DO CAMPUS CABO DE SANTO AGOSTINHO COORDENAÇÃO DO CENTRO DE LIBRAS E LÍNGUAS

Leia mais

LIGA ACADÊMICA DE ANATOMIA - LAANAT

LIGA ACADÊMICA DE ANATOMIA - LAANAT LIGA ACADÊMICA DE ANATOMIA - LAANAT UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS - MG Departamento de Anatomia - ICB PROCESSO SELETIVO PARA PARTICIPAÇÃO NA LIGA ACADÊMICA DE ANATOMIA - UNIFAL-MG 001/2018.2 1. INTRODUÇÃO

Leia mais

Projeto Engenheiro do Futuro ENGFUT. 10º RALLY CIENTÍFICO do CARVI REGULAMENTO

Projeto Engenheiro do Futuro ENGFUT. 10º RALLY CIENTÍFICO do CARVI REGULAMENTO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES E OBJETIVOS Projeto Engenheiro do Futuro ENGFUT 10º RALLY CIENTÍFICO do CARVI REGULAMENTO Art. 1- O RALLY CIENTÍFICO é uma promoção da Universidade de Caxias do Sul do Sul,

Leia mais

Processo Seletivo para Estágio na Justiça do Trabalho Comarca de Frutal

Processo Seletivo para Estágio na Justiça do Trabalho Comarca de Frutal Processo Seletivo para Estágio na Justiça do Trabalho Comarca de Frutal O Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCSA) e a Coordenação do Curso de Direito da Universidade do Estado de Minas Gerais

Leia mais

FACULDADE DE QUIXERAMOBIM-UNIQ

FACULDADE DE QUIXERAMOBIM-UNIQ FACULDADE DE QUIXERAMOBIM-UNIQ EDITAL 006/2018 QUE REGULAMENTA A I GINCANA UNIVERSITÁRIA UNIQ Bem-vindos Alunos da Faculdade de Quixeramobim-UNIQ Confira a seguir o Regulamento da Gincana Universitária

Leia mais

EDITAL PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS 2018 Extensivo

EDITAL PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS 2018 Extensivo EDITAL PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS 2018 Extensivo Por meio deste edital, o Cursinho Diferencial UNESP torna público a abertura das inscrições referentes ao Processo Seletivo de Verão 2018 para a unidade

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA - CONCURSO DE BOLSAS - COC LAGO NORTE

EDITAL DE ABERTURA - CONCURSO DE BOLSAS - COC LAGO NORTE EDITAL DE ABERTURA - CONCURSO DE BOLSAS - COC LAGO NORTE - 2019 A Diretoria Geral do Colégio COC Lago Norte torna público o presente edital que traz as disposições gerais sobre o 4º Concurso de Bolsas

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA REGULAMENTO GERAL DO XXVII CONCURSO DE MISS MARECHAL CÂNDIDO RONDON EDIÇÃO 2018

SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA REGULAMENTO GERAL DO XXVII CONCURSO DE MISS MARECHAL CÂNDIDO RONDON EDIÇÃO 2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA REGULAMENTO GERAL DO XXVII CONCURSO DE MISS MARECHAL CÂNDIDO RONDON EDIÇÃO 2018 CAPÍTULO 1 DA FINALIDADE Art. 1º - O Concurso de beleza, denominado Miss Rondon, passou a

Leia mais

CONCURSO CHEF FASHION DO IFPI

CONCURSO CHEF FASHION DO IFPI Edital de Participação CONCURSO CHEF FASHION DO IFPI 1. APRESENTAÇÃO O CONCURSO CHEF FASHION DO IFPI é uma iniciativa do Curso Técnico em Vestuário, em parceria com os cursos Técnico em Cozinha, Técnico

Leia mais

DESAFIO ENEM ACTION REALIZAÇÃO: DEVRY I UNIFAVIP APOIO: SHOPPING DIFUSORA TV ASA BRANCA CARUARU/PE

DESAFIO ENEM ACTION REALIZAÇÃO: DEVRY I UNIFAVIP APOIO: SHOPPING DIFUSORA TV ASA BRANCA CARUARU/PE DESAFIO ENEM ACTION REALIZAÇÃO: DEVRY I UNIFAVIP APOIO: SHOPPING DIFUSORA TV ASA BRANCA CARUARU/PE 1. APRESENTAÇÃO O DESAFIO ENEM ACTION é um evento promovido pela DeVry I UNIFAVIP, em parceria com a TV

Leia mais

ENSINO MEDIO REGULAMENTO

ENSINO MEDIO REGULAMENTO ENSINO MEDIO REGULAMENTO O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa, através da Coordenação do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet (CSTSI)

Leia mais

Selecionar estudantes de enfermagem com interesse em constituir equipes de Monitoria Voluntária para o III ENFATE nas Unidades Lagoa e São Vicente.

Selecionar estudantes de enfermagem com interesse em constituir equipes de Monitoria Voluntária para o III ENFATE nas Unidades Lagoa e São Vicente. III ENCONTRO DE ENFERMAGEM DA FACULDADE ATENEU III ENFATE Enfermagem Baseada em Evidências: Desafios para a formação profissional 002/2018 Seleção de Monitores A comissão Organizadora do III Encontro de

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS

COLÉGIO NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS COLÉGIO NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS 100 Anos Educando Numa Dimensão Integral e Fraterna EDITAL Nº 01/2015 O COLÉGIO NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS, valorizando o desempenho artístico literário de seus alunos; estabelece

Leia mais

Cursinho Popular MEDacesso. Faculdade de Medicina UFMT. Edital 001/2019

Cursinho Popular MEDacesso. Faculdade de Medicina UFMT. Edital 001/2019 Cursinho Popular MEDacesso Faculdade de Medicina UFMT Edital 001/2019 2019 EDITAL 001/2019 CURSINHO POPULAR MEDacesso 1. Disposições iniciais 1.1 O Cursinho Popular Pré-Enem MEDacesso declara a abertura

Leia mais