NA NUVEM O que você precisa saber para começar a se aventurar

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "NA NUVEM O que você precisa saber para começar a se aventurar"

Transcrição

1 E-BOOK GUIA DE SOBREVIVÊNCIA NA NUVEM O que você precisa saber para começar a se aventurar Guilherme Baptista

2 Índice Introdução 01 Utilizar um Computador em Casa 02 Hospedagem Compartilhada 03 Servidor Dedicado 05 Cloud Computing 07 Como Funciona Tecnicamente 07 Qual a Grande Vantagem desta Tecnologia 10 Começando na Nuvem 11 Como Funciona a Internet 12 Como Funciona um Servidor 13 Conclusão 15

3 01 Introdução Quais são as opções comuns para ter um site na internet? Olá, Como desenvolvedor, você sabe que, durante muito tempo, existiam basicamente 2 opções para colocar o seu site na internet: Contratar a famosa Hospedagem Compartilhada ou Contratar um Servidor Dedicado. Para quem é mais underground, outra opção era utilizar o próprio computador de casa e a sua conexão de internet para oferecer o seu site ao mundo. Todas essas 3 opções podem resolver o problema de ter um site na internet, afinal de contas, passamos anos e anos nos virando com elas. Mas, todas possuem os seus pontos negativos. Vamos conhecer melhor cada uma delas.

4 02 Utilizar um Computador em Casa Se você já possui um computador em casa e paga por uma conexão de internet, em teoria você tem tudo que precisa para oferecer um site ao mundo. As vantagens são o provável baixo custo e o controle total de tudo. AS VANTAGENS SÃO O PROVÁVEL BAIXO CUSTO E O CONTROLE TOTAL DE TUDO. COM A SUA INFRAESTRUTURA CASEIRA VOCÊ PRECISARÁ CUIDAR DE ABSOLUTAMENTE TUDO ESTRUTURA, MANUTENÇÃO, ETC. As desvantagens? Com a sua Infraestrutura caseira você precisará cuidar de absolutamente tudo. E se o seu computador queimar? E se a energia cair? E se a sua conexão de internet ficar lenta ou precisar ser reiniciada perdendo o seu endereço previamente configurado? Existem muitas coisas que podem acontecer e prejudicar o seu site e, além disso, você não terá toda a estrutura que comumente uma empresa possui (conexão de altíssima velocidade, confiável, com endereços fixos, redundância, equipe técnica responsável pelos equipamentos etc.). RESUMINDO, É LEGAL ALGUMA VEZ NA VIDA VOCÊ TENTAR FAZER ISSO EM CASA SE VOCÊ GOSTA DE ENTENDER COMO AS COISAS FUNCIONAM E ESTUDAR SOBRE INTERNET E SERVIDORES. MAS NA PRÁTICA, NÃO CONSIDERO UMA OPÇÃO VIÁVEL PARA TER UM SITE NA INTERNET.

5 03 Hospedagem Compartilhada Provavelmente o método mais comum e difundido para ter um site na internet ao longo da história. Você tem a vantagem de ter tudo prontinho para apenas publicar o seu site. Você contrata, sobe os arquivos, aponta seu domínio e pronto. Outra vantagem é o baixo custo. Em hospedagens compartilhadas, empresas montam uma infraestrutura de diversos servidores, e para cada um deles destina um número X de sites. Ou seja, ao contratar uma hospedagem compartilhada, você ganha um pedacinho de um computador onde o seu site ficará. No mesmo computador, outros sites de outros clientes também estarão lá, tudo seguro e bem organizado para cada cliente ter acesso apenas ao seu site. Com vários clientes em um único servidor, você consegue dividir os custos de ter aquele servidor na empresa entre eles, tendo assim um baixo custo final para cada um. > TUDO PRONTO PARA PUBLICAR O SEU SITE > BAIXO CUSTO > RISCO DE OUTROS CLIENTES CONSUMIREM MAIS RECURSOS E ATRAPALHAR O DESEMPENHO DO SEU SITE > LIMITAÇÃO DE RECURSOS As desvantagens? Um cliente por exemplo pode consumir muito mais recursos de memória, processamento, etc. do servidor, atrapalhando o desempenho de todos os outros sites de clientes vizinhos dele. As empresas trabalham constantemente para controlar melhor a situação e não deixar isso acontecer, mas na prática é algo a que você está sujeito. O outro problema é a limitação. Hospedagens compartilhadas possuem uma configuração física pré-definida de recursos, memória, processador, armazenamento, banda, etc. e também softwares pré-definidos. Ou seja, você terá que escolher entre as linguagens de programação mais comuns oferecidas como provavelmente ASP.NET ou PHP, algum banco de dados como MSSQL, MySQL ou PostgreSQL e o seu web server será o utilizado pela hospedagem no geral, como o Apache por exemplo.

6 04 Quer configurar um novo componente do PHP? Precisa ver se a hospedagem suporta isso. Quer fazer o projeto em Python, Java, Ruby? Pode ser que as hospedagens mais comuns não possuam suporte. Quer realizar uma configuração avançada do banco de dados MySQL que você acredita que irá melhorar o desempenho do seu site? Provavelmente você não poderá fazer essa configuração avançada. E por aí vai, você acaba ficando limitado tecnologicamente. E se meu site começar a receber milhões de acessos da noite para o dia? Sua hospedagem pode não aguentar o tranco. E se o site de outro cliente atrapalhar o desempenho do meu? Paciência e muita conversa com o suporte técnico para resolver a situação Mas, apesar das limitações e possíveis problemas aos quais você pode ficar exposto, é uma opção muito comum por atender a maioria dos sites e funcionar bem por um baixo custo. Quer subir um blog com Wordpress que não terá muitos acessos? Isso é basicamente PHP e MySQL, vai funcionar bem na grande maioria das hospedagens compartilhadas e você vai pagar pouco por isso, vale a pena. Subir seu portfólio pessoal em HTML/CSS? Hospedagem compartilhada resolve. SE O SEU PROJETO É SIMPLES, OU É SE COMPLEXO, PORÉM UTILIZANDO LINGUAGENS E BANCOS COMUNS E NÃO TERÁ, COM CERTEZ, A UMA IMENSIDÃO DE ACESSOS, PODE IR DE HOSPEDAGEM COMPARTILHADA SEM MEDO. É ÓTIMO PARA COMEÇAR E VOCÊ NÃO GASTA DINHEIRO SEM NECESSIDADE. ;) Mas se o seu caso não é esse

7 05 Servidor Dedicado Contratar um servidor dedicado possui muitas vantagens. Primeiro, como o próprio nome já diz, ele é dedicado, ou seja, é para você, não tem outros clientes no mesmo computador disputando recursos. Você escolhe exatamente os recursos que deseja: Quero um processador de 2 núcleos, 200 GB de HD e 4 GB de memória. Além disso quero conseguir transferir 1 GB de dados por mês pelo meu site. Perfeito, é exatamente isso que você vai ter à sua disposição. Além dos recursos só para você, existe a vantagem do controle tecnológico total. O servidor é seu, logo você o configura como desejar. > LIBERDADE TECNOLÓGICA Ruby GitHub 1 GB ASP.NET > SEM OUTROS CLIENTES DISPUTANDO RECURSOS COM VOCÊ Quer utilizar o banco de dados Cassandra criado e utilizado pelo Facebook em seu projeto? Você pode. Quer programar em Ruby? PHP? Python? Haskell? Você pode. Prefere usar o mesmo web server utilizado pelo GitHub, o Unicorn, ao invés do Apache tão comum nas hospedagens compartilhadas? Está liberado. Quer alterar uma configuração avançada do IIS para algo em seu projeto ASP.NET? É só ir lá e fazer. VOCÊ TEM TOTAL LIBERDADE TECNOLÓGICA NO SEU PROJETO PARA USAR O QUE QUISER. É COMO TER O SERVIDOR NA SUA CASA, COM A VANTAGEM DE TODA A ESTRUTURA, SUPORTE E CONFIANÇA DE UMA EMPRESA.

8 06 As desvantagens? Comparado à Hospedagem Compartilhada onde era só subir os arquivos, em servidores dedicados, você precisará ter um conhecimento técnico considerável em infraestrutura de servidores para cuidar de tudo sozinho, pagar para a empresa por isso ou contratar profissionais qualificados para tal função. O custo pode ser bem alto se comparado à uma Hospedagem Compartilhada, já que não existem outros clientes no mesmo servidor para rachar a conta. Além disso, se você tiver uma quantidade maior que o prevista de acessos, o servidor pode não aguentar e você precisará contratar mais recursos e ter todo o trabalho de migrar o seu site para um servidor mais potente (aqui você possui o mesmo problema que teria em uma Hospedagem Compartilhada). > NECESSIDADE DE CONHECIMENTO TÉCNICO CONSIDERÁVEL > MAIOR CUSTO > RISCO DE DESPERDÍCIO/FALTA DE RECURSOS Pode existir também um desperdício de recursos. O seu site por algum motivo pode ter 1 milhão de acessos em toda sexta-feira, mas nos demais dias da semana possui menos de 500 acessos. Ou seja, você precisa contratar um servidor que aguente 1 milhão de acessos por dia, mas na grande maioria do tempo menos de 20% dos recursos estão sendo utilizados e por conta de apenas um dia na semana, você precisa pagar por tudo isso o mês inteiro. Você também pode criar um projeto, e imaginar que vai ter 1 milhão de acessos, contratar um Servidor Dedicado para suportar isso e quando lançar o site, ter uma quantidade muito pequena de acessos. Ou seja, você irá pagar por algo que não está sendo de fato utilizado.

9 07 Cloud Computing Como Funciona Tecnicamente Hospedagens Compartilhadas possuem baixo custo, porém são limitadas em recursos e opções tecnológicas. Servidores Dedicados oferecem liberdade tecnológica e a possibilidade de recursos exclusivos, porém são caros e você continua com o problema de pagar por algo que não necessariamente é o que você precisa 100% do tempo. COM ESSES PROBLEMAS EM MENTE, A COMPUTAÇÃO EM NUVEM VEM PARA NOS AJUDAR A RESOLVÊ-LOS. No final dos anos 90 surgiu um modelo computacional chamado Grid Computing. Podemos traduzir a ideia dele como basicamente utilizar diversos computadores para resolver um grande problema. Ou seja, se você hipoteticamente está resolvendo uma conta matemática muito grande e precisa de 4 GB de memória RAM para isso, você vai precisar de um computador com 4 GB de RAM para executar a tarefa, simples. Porém, no conceito de Grid Computing você agora tem a opção de utilizar 8 computadores com 500 MB de RAM cada. Você pega esta tarefa, divide ela em 8 pedaços, cada pedaço vai para um computador e pronto, o problema será resolvido da mesma forma que em único computador com todos os 4 GB de RAM. Se quisermos entender a fundo como funciona de verdade o conceito, precisaríamos de um livro todo sobre o assunto, então estou explicando de forma muito superficial com exemplos bem bobos que na prática não refletem como realmente a coisa funciona, mas dá para pensar que é mais ou menos por aí a ideia.

10 08 Aí você pode pensar: Mas como eu divido o meu problema em 8 pedaços para utilizar 8 computadores? Na prática, não precisamos nos preocupar com isso. Esta questão já está resolvida. Vamos entender o conceito de Máquina Virtual: UMA MÁQUINA VIRTUAL É UM COMPUTADOR SIMULADO QUE VOCÊ PODE CRIAR DENTRO DE UM COMPUTADOR REAL. E ELA FUNCIONA PERFEITAMENTE COMO UM COMPUTADOR REAL. Como é uma Máquina Virtual, significa que você consegue criar mais de uma em uma mesma máquina real. Em um computador com 8 GB de memória RAM, você poderia tranquilamente criar 3 Máquinas Virtuais de 1 GB de RAM cada, totalizando 3 GB de RAM, menos do que todos os recursos da máquina real. Ou seja, dentro de um computador físico, você consegue criar quantos Máquinas Virtuais quiser, contanto que elas não ultrapassem os limites de recursos do computador real. E diferente de um computador real, se você criou uma Máquina Virtual de 1 GB, dependendo da tecnologia utilizada, você não precisa desligar, abrir o computador e trocar as memórias físicas para ter mais GB s de memória RAM. Você pode apenas redimensionar a Máquina Virtual para ela ter 1 GB de RAM a mais e pronto. Aí nasce a ideia da elasticidade. Você pode aumentar ou diminuir uma Máquina Virtual tranquilamente, alterando os seus recursos de memória RAM, processador e disco rígido. Se você consegue aumentar ou diminuir uma máquina com facilidade, a sua única limitação é a capacidade real do computador físico onde estão as Máquinas Virtuais. Como lidar com esta limitação física então? Lembra do Grid Computing? Utilizar vários computadores reais para resolver um grande problema? A partir de agora nós podemos, por exemplo, conectar 3 computadores de forma que eles sejam vistos como um grande supercomputador imaginário e ir criando Máquinas Virtuais dentro deste supercomputador imaginário formado de diversos computadores reais.

11 09 Acabaram-se os recursos físicos deste supercomputador imaginário para aumentar ou criar mais Máquinas Virtuais? Simples! Conecte outro computador físico nessa rede de computadores e, agora, ele terá mais recursos. Com isso, as Máquinas Virtuais também terão. Ilustrando, seria algo assim: 200 MB de RAM MÁQUINAS VIRTUAIS 0,25 CPU 2 GB de HD 600 MB de RAM 2 CPUs 30 GB de HD 150 MB de RAM 1 CPU 5 GB de HD SUPER COMPUTADOR IMAGINÁRIO 4 GB de RAM 1 GB de RAM 1 CPU 40 GB de HD 1 GB de RAM 1 CPU 40 GB de HD 1 GB de RAM 4 CPUs 1 CPU 40 GB de HD 40 GB de HD 1 GB de RAM 1 CPU Com essa nova arquitetura, as empresas conseguem então oferecer um Servidor Dedicado exclusivo para o cliente sem precisar ligar um computador físico real para ele. O cliente quer um novo servidor? Vamos lá no nosso supercomputador imaginário criar uma nova Máquina Virtual para ele então. 40 GB de HD

12 10 Qual a Grande Vantagem desta Tecnologia É fácil para a empresa aumentar seus recursos, basta ligar um novo computador físico aumentando a capacidade do supercomputador imaginário sem precisar desligar e reconfigurar tudo. O CLIENTE GANHA A PARTIR DE AGORA ELASTICIDADE, OU SEJA, ELE CONSEGUE AUMENTAR OU DIMINUIR A CAPACIDADE DO SEU SERVIDOR DE FORMA SIMPLES. Lembra do caso do site que tem milhões de acessos só na sexta-feira? Agora ele consegue deixar o seu servidor pequeno durante a semana e aumentar a capacidade dele apenas na sexta-feira, pagando desta forma somente pelo que realmente está utilizando. Precisa de um servidor com liberdade tecnológica para utilizar o que quiser, mas seu projeto está no começo e não sabe quantos acessos realmente vai ter? Você não precisa contratar um computador físico pré-definido com custo elevado. Contrate uma Máquina Virtual que te dê a liberdade de trabalhar com o que quiser, porém com recursos muito pequenos, tendo assim um baixo custo. Se o projeto crescer e precisar de mais recursos, sua máquina é elástica, basta aumentá-la no futuro, gastando dinheiro apenas quando realmente precisar.

13 11 Começando na Nuvem Se você já trabalhou em projetos com Servidores Dedicados, provavelmente já possui um conhecimento técnico sobre como configurar um servidor sozinho. Se está acostumado com Hospedagens Compartilhadas e não tem a mínima ideia de por onde começar, você possui 2 opções: A primeira é encontrar serviços que ofereçam a possibilidade de facilitar o processo de configuração do servidor. Muitas empresas o oferecem e basicamente parte da ideia de oferecer todas as vantagens da computação em nuvem como pagar, apenas pelo que usar, ter elasticidade na sua máquina, etc. com a facilidade que você teria em uma hospedagem compartilhada de apenas suba seus arquivos e pronto!. Você provavelmente pagará um pouco mais caro por isso, porém pode valer a pena se você não quer investir tempo para configurar tudo do zero, não sabe como fazer ou não pretende contratar profissionais para esse trabalho. A segunda opção, é aprender a configurar um servidor e se virar. Existem infinitos tutoriais e artigos na internet ensinando a configurar o servidor XYZ, mas antes disto tem um ponto onde todo mundo peca: Não entender o básico do funcionamento da internet e de servidores. Ao entender isso, vai ficar muito mais fácil buscar informações e se virar sozinho.

14 12 Como Funciona a Internet Quando o usuário acessa um site no seu navegador ( ele percorre um caminho para entregar o conteúdo daquele site. Resumindo, podemos dizer que este caminho é: O computador do usuário resolve o domínio digitado. Ele vai sair da casa do usuário e passar pelo Provedor de Internet que por sua vez irá consultar servidores de DNS para descobrir onde ele deve procurar aquele site. Uma Curiosidade: EXISTEM 13 SERVIDORES DE DNS RAIZ NO MUNDO RESPONSÁVEIS POR TODOS OS ENDEREÇOS NA INTERNET. Além deles, existem inúmeras réplicas espalhadas ao redor do mundo (inclusive no Brasil) para oferecer segurança e redundância. Então, basicamente o que acontece é: COMPUTADOR DO USUÁRIO: Quero acessar o site PROVEDOR DE INTERNET: Onde está o site CONSULTA AOS SERVIDORES DE DNS: Está no lugar X DNS Após consultar os Servidores de DNS, o computador saberá onde procurar o site. Por exemplo, algum dos Servidores de DNS pode responder: o está na Locaweb!. Então, o próximo passo é ir na Locaweb e perguntar: Locaweb onde está o aí dentro?. A Locaweb irá localizar o site e responder: Este site está no servidor tal, você pode acessá-lo através deste endereço de IP. E pronto, com o endereço de IP do site descoberto, uma requisição será enviada para este endereço e o servidor irá devolver o conteúdo do site. Esta é a parte que você provavelmente não precisa se preocupar muito, uma vez bem configurado o seu domínio, DNS etc. O que você precisa agora é saber como o seu servidor vai receber essa requisição e devolver o conteúdo. É aí que precisamos conhecer o funcionamento de um servidor.

15 13 Como Funciona um Servidor Para configurar um servidor, algumas camadas importantes precisam existir. REVERSE PROXY PROXY A primeira coisa que precisamos é de um Servidor de Rede do tipo Reverse Proxy. Este servidor é responsável por receber todas as requisições externas e decidir o que fazer com elas. Se o seu servidor vai apenas fornecer conteúdo estático, como HTML, CSS, JavaScript, imagens, etc., este servidor Reverse Proxy é tudo o que você precisa. As opções mais comuns são: Nginx, Apache e Microsoft IIS. WEB SERVER WEB SERVER Se você deseja oferecer conteúdo dinâmico (ou seja, seu projeto trabalha com alguma linguagem de programação como Ruby, PHP, ASP.NET, etc.) você vai precisar de um Web Server. Um Web Server é responsável por pegar o código fonte e processá-lo para entregar ao usuário. Aí a gama de opções aumenta, pois vai depender da sua linguagem de programação. No caso de ASP.NET, a própria Microsoft IIS exerce este papel. Para PHP você pode utilizar FPM, FASTCGI com Ruby você possui Puma, Unicorn, Passenger... pra Java temos o Tomcat, Jetty, GlassFish pra Python o WSGI e por aí vai. Um ponto interessante é que você poderia utilizar diretamente estes Web Servers sem Nginx, Apache etc, por cima. No entanto, não fazemos isso, pois as vantagens de se ter um Nginx como camada superior são: Você serve arquivos estáticos do projeto sem precisar chamar o Web Server que vai consumir mais recursos da máquina para entregar o mesmo tipo de arquivo. Você tem melhores opções para controle de cache, redirecionamento de URL s, balanceamento de carga etc, entre infinitas outras vantagens.

16 14 Por conta disto, é comum optarmos por esta arquitetura. Para ilustrar, seria basicamente assim: REQUEST REQUEST REQUEST HTML REVERSE PROXY Nginx Apache CSS Microsoft IIS Imagens Javascript.php WEB SERVER.rb FPM FASTCGI Puma Unicorn.jsp Passenger Tomcat Jetty GlassFish.asp WSGI Microsoft IIS.aspx.py Este é o básico de um servidor, podem existir mais camadas como Firewall, Load Balancing entre outros recursos, mas aí depende muito dos seus objetivos, do seu projeto, da empresa de Hosting, etc. Algo bem comum é utilizar Load Balancing, que basicamente seria ter duas ou mais máquinas com o mesmo conteúdo, e uma camada na frente delas dividindo as requisições que chegam. Para fazer isso, você pode ter uma máquina com algum servidor Servidor de Rede do tipo Reverse Proxy, que possui recursos para distribuir as requisições ou utilizar alguma opção oferecida pela empresa de Hosting, o que é bem comum também. Tal estratégia é utilizada para dividir a carga entre várias máquinas horizontalmente, ou seja, ao invés de precisar aumentar os recursos de uma máquina, você adiciona uma nova máquina para dividir as requisições que estão chegando.

17 15 Conclusão A computação em nuvem proporcionou uma grande evolução que trouxe incríveis possibilidades. Nunca foi tão fácil e barato ter um servidor na internet onde você consegue liberdade para utilizar a tecnologia que quiser a um custo acessível. Conseguir mudar rápido é uma característica vital para projetos de internet tanto em grandes empresas como em startups. Chegamos ao ponto em que conseguir milhões de usuários da noite para o dia, não precisa ser um pesadelo fadado ao fracasso, a computação em nuvem oferece elasticidade para lidarmos com as incertezas do futuro. VOCÊ NÃO PRECISA MAIS COMPRAR SERVIDORES DE CUSTOS ALTÍSSIMOS PARA UM SITE QUE SÓ RECEBE UMA DEMANDA EXTREMA DE ACESSOS DURANTE A BLACK FRIDAY. As empresas de Hosting oferecem cada vez mais recursos em cima da computação em nuvem onde tanto os usuários avançados que querem fazer tudo na mão quanto os que preferem apenas publicar de forma fácil o seu projeto conseguem usufruir das vantagens de pagar apenas pelo que realmente precisa e ter sempre à disposição uma possibilidade de mudança de recursos simples e rápida. SE A COMPUTAÇÃO EM NUVEM É ALGO NOVO PARA VOCÊ ENTÃO, PODE ENTRAR SEM MEDO. AFINAL DE CONTAS, É FÁCIL E BARATO COMEÇAR A TESTAR E EXPLORAR TODOS OS RECURSOS E POSSIBILIDADES, BASTA SE AVENTURAR!

18 Empreendedorismo e paixão por tecnologia Nosso propósito é fazer negócios nascerem e prosperarem por meio da tecnologia Desde a nossa fundação, em 1998, temos crescido com maturidade e hoje contamos com uma moderna e segura infraestrutura, um time de mais de funcionários e muitos parceiros alinhados com nossos objetivos. Oferecemos um portfólio completo de serviços de internet e atendimento especializado com foco no sucesso dos nossos clientes. BLOG

1 - Qual a melhor forma de iniciar ou me aprofundar os estudos sobre OpenStack?

1 - Qual a melhor forma de iniciar ou me aprofundar os estudos sobre OpenStack? APOSTILA AULA 4 PERGUNTAS FREQUENTES 1 - Qual a melhor forma de iniciar ou me aprofundar os estudos sobre OpenStack? O melhor caminho para ter os primeiros contatos e começar a fazer os primeiros testes

Leia mais

Título da Apresentação

Título da Apresentação Título da Apresentação Gerenciamento de infraestrutura escalável para websites Fabiano Castro Pereira fabiano.pereira@serpro.gov.br 00/00/0000 Gerenciamento de infraestrutura escalável para websites 1

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA 1 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA JUAN CASSIUS CARNEIRO PEREIRA PEDRO M. NETO GOOGLE CLOUD PONTA GROSSA 2017 2 JUAN CASSIUS

Leia mais

Colocando um site na Internet

Colocando um site na Internet AULA: Colocando um site na Internet Autoria Web http://docentes.ifrn.edu.br/albalopes alba.lopes@ifrn.edu.br Servidores de Hospedagem Hospedagem de sites é um serviço que possibilita pessoas ou empresas

Leia mais

Desenvolvimento WEB1 Profa Wanessa Machado do Amaral. Hospedagem e Registro de Sites

Desenvolvimento WEB1 Profa Wanessa Machado do Amaral. Hospedagem e Registro de Sites Desenvolvimento WEB1 Profa Wanessa Machado do Amaral Hospedagem e Registro de Sites Registrar um domínio um endereço personalizado para o seu site é chamado de domínio. conhecido como URL ou endereço eletrônico

Leia mais

Computação em nuvem (Cloud Computing)

Computação em nuvem (Cloud Computing) Computação em nuvem (Cloud Computing) Disciplina: Gestão da Tecnologia de Sistemas Professor: Thiago Silva Prates Computação em nuvem O termo computação em nuvem refere-se a modelo de capacitação na qual

Leia mais

Proposta Comercial. Produto: Servidores Dedicados Gerenciados

Proposta Comercial. Produto: Servidores Dedicados Gerenciados Proposta Comercial Produto: Servidores Dedicados Gerenciados Sumário Sobre a Locaweb... 3 Locaweb em Números... 3 Soluções Propostas... 4 Condições comerciais... 4 Tipos de servidor... 5 Prazos e demais

Leia mais

Lógica de Programação

Lógica de Programação Lógica de Programação Dicas Clenisson Calaça Ao longo do curso, vimos ou falamos sobre diversos conceitos... Algoritmos, linguagem de programação, GUI, controle de versão,

Leia mais

Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Universidade de São Paulo

Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Universidade de São Paulo Tipos de Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Universidade de São Paulo 1 / 12 Organização Tipos de 1 Tipos de 2 3 2 / 12 É um servidor que atua como um intermediador entre requisições provenientes

Leia mais

Carlos Eduardo de Carvalho Dantas

Carlos Eduardo de Carvalho Dantas Cloud Computing Carlos Eduardo de Carvalho Dantas (carloseduardocarvalhodantas@gmail.com) Nós somos o que repetidamente fazemos. Excelência, então, não é um ato, mas um hábito. Aristóteles. Conectividade

Leia mais

PROPOSTA COMERCIAL Produto: Servidores Gerenciados

PROPOSTA COMERCIAL Produto: Servidores Gerenciados PROPOSTA COMERCIAL Produto: Servidores Gerenciados Página 1 de 12 Sumário SOBRE A LOCAWEB 3 INFRAESTRUTURA DO DATA CENTER 4 SOLUÇÃO PROPOSTA 4 DESCRIÇÃO DOS SERVIÇOS INCLUSOS 6 CONDIÇÕES COMERCIAIS 7 PRAZOS

Leia mais

Administração de Serviços de Redes. Introdução a Clusters. Prof. Dayvidson Bezerra Contato:

Administração de Serviços de Redes. Introdução a Clusters. Prof. Dayvidson Bezerra Contato: Administração de Serviços de Redes Introdução a Clusters Prof. Dayvidson Bezerra Contato: dayvidsonbezerra@gmail.com Definição Cluster é um termo amplamente utilizado, significa computadores independentes

Leia mais

Cloud Computing. Prof. Marcio R. G. de Vazzi Analista De sistemas Especialista em Gestão Mestrando em Educação

Cloud Computing. Prof. Marcio R. G. de Vazzi Analista De sistemas Especialista em Gestão Mestrando em Educação Cloud Computing Prof. Marcio R. G. de Vazzi Analista De sistemas Especialista em Gestão Mestrando em Educação www.vazzi.com.br profmarcio@vazzi.com.br Your Logo Estrutura da palestra Estrutura da T.I.

Leia mais

EBOOK: Montando seu negócio online de afiliado Orgânico

EBOOK: Montando seu negócio online de afiliado Orgânico EBOOK: Montando seu negócio online de afiliado Orgânico Mostrando o passo a passo para montar uma estrutura de negócio online de sucesso. Autor: Daniel Souza Como montar uma estrutura funcional voltada

Leia mais

Introdução a Computação em Nuvem

Introdução a Computação em Nuvem Introdução a Computação em Nuvem Sistemas Distribuídos Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte Castelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia

Leia mais

Proposta Comercial. Produto: VPS Locaweb

Proposta Comercial. Produto: VPS Locaweb Proposta Comercial Produto: VPS Locaweb Sumário Sobre a Locaweb... 3 Locaweb em números... 3 Soluções Propostas... 4 Benefícios do VPS Locaweb... 5 Condições Comerciais... 7 Suporte Locaweb... 9 Prazos

Leia mais

Capacitação IPv6.br. Serviços em IPv6. Serviços rev

Capacitação IPv6.br. Serviços em IPv6. Serviços rev Capacitação IPv6.br Serviços em IPv6 Agenda Motivação Serviços Implementações DNS NTP Servidores HTTP Proxies SMB CIFS ( SAMBA ) Motivação Provedor de Acesso Provedor de Conteúdo 06 de Junho de 2012 Serviços

Leia mais

Tudo o que você gostaria de saber sobre infraestrutura WordPress e nunca teve coragem de perguntar. Alessandro Huber dos Santos

Tudo o que você gostaria de saber sobre infraestrutura WordPress e nunca teve coragem de perguntar. Alessandro Huber dos Santos Tudo o que você gostaria de saber sobre infraestrutura WordPress e nunca teve coragem de perguntar Alessandro Huber dos Santos Short Bio & Roadmap WordCamp WordCamp Porto Porto Alegre Alegre 2018 2018

Leia mais

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO PROFESSOR CARLOS MUNIZ

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO PROFESSOR CARLOS MUNIZ INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA TECNOLOGIAS DA PROFESSOR CARLOS MUNIZ TECNOLOGIAS DA O QUE É TECNOLOGIA DA (TI)? No início, os computadores eram tidos apenas como "máquinas gigantes" que tornavam possível a

Leia mais

Tudo o que você gostaria de saber sobre infraestrutura WordPress e nunca teve coragem de perguntar. Alessandro Huber dos Santos

Tudo o que você gostaria de saber sobre infraestrutura WordPress e nunca teve coragem de perguntar. Alessandro Huber dos Santos Tudo o que você gostaria de saber sobre infraestrutura WordPress e nunca teve coragem de perguntar Alessandro Huber dos Santos Short Bio & Roadmap WordCamp WordCamp Porto Porto Alegre Alegre 2018 2018

Leia mais

Sistemas Operacionais de Redes Windows. Ricardo Kléber

Sistemas Operacionais de Redes Windows. Ricardo Kléber Sistemas Operacionais de Redes Windows Ricardo Kléber ricardo.galvao@ifrn.edu.br Objetivos Instalar e configurar e manter o Sistema Operacional Windows Server; Montar na prática uma rede cliente-servidor

Leia mais

Proposta Comercial. Produto: Revenda Plesk 12.5

Proposta Comercial. Produto: Revenda Plesk 12.5 Proposta Comercial Produto: Revenda Plesk 12.5 Sumário Sobre a Locaweb... 3 Soluções Propostas... 4 Principais benefícios... 5 Condições Comerciais... 6 Prazos e demais condições... 7 Suporte Locaweb...

Leia mais

Proposta Comercial. Produto: Revenda Plesk 12.5

Proposta Comercial. Produto: Revenda Plesk 12.5 Proposta Comercial Produto: Revenda Plesk 12.5 Sumário Sobre a Locaweb... 3 Soluções Propostas... 4 Principais benefícios... 4 Condições Comerciais... 5 Prazos e demais condições... 6 Suporte Locaweb...

Leia mais

PLANO DE CONTINGÊNCIA. Coordenação de Tecnologia da Informação - Exercício 2019

PLANO DE CONTINGÊNCIA. Coordenação de Tecnologia da Informação - Exercício 2019 PLANO DE CONTINGÊNCIA Coordenação de Tecnologia da Informação - Exercício 2019 Plano de Contingência Continuidade dos Serviços de Informática Propósito Estabelecer um plano de recuperação após desastres

Leia mais

BANCO DE DADOS NA NUVEM (DbaaS) Escalabilidade, performance e segurança com custos reduzidos.

BANCO DE DADOS NA NUVEM (DbaaS) Escalabilidade, performance e segurança com custos reduzidos. BANCO DE DADOS NA NUVEM (DbaaS) Escalabilidade, performance e segurança com custos reduzidos. INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO De acordo com um estudo da TechNavio, a taxa de crescimento anual do mercado global de

Leia mais

Servidores. Um Servidor, em redes de computadores, nada mais é que um host da rede capaz de oferecer um determinado serviço a outros hosts da redes.

Servidores. Um Servidor, em redes de computadores, nada mais é que um host da rede capaz de oferecer um determinado serviço a outros hosts da redes. Roitier Campos Gonçalves Iporá, GO, 02 Maio de 2017 Introdução As redes de computadores são uma necessidade da humanidade para o seu desenvolvimento. Entretanto, esse desenvolvimento é relativo, tendo

Leia mais

SIDs: ARQUITETURA DE SISTEMAS DISTRIBUÍDOS

SIDs: ARQUITETURA DE SISTEMAS DISTRIBUÍDOS SIDs: ARQUITETURA DE SISTEMAS DISTRIBUÍDOS Modelos: Para que um sistema, ao ser projetado, alcance as características de um sistema distribuído, esse deve ser desenvolvido em cima de algum modelo de computação

Leia mais

PROPOSTA COMERCIAL. Produto: Exchange

PROPOSTA COMERCIAL. Produto: Exchange PROPOSTA COMERCIAL Produto: Exchange Sumário SOBRE A LOCAWEB 3 INFRAESTRUTURA DO DATA CENTER 4 SOLUÇÕES PROPOSTAS 5 BENEFÍCIOS LOCAWEB 7 CONDIÇÕES COMERCIAIS 8 PRAZOS E DEMAIS CONDIÇÕES 9 www.locaweb.com.br/exchange

Leia mais

Arquitetura de Computadores

Arquitetura de Computadores Arquitetura de Computadores 2018.1 Computador O computador é uma máquina que realiza processamento de dados automaticamente. Ela é formada por um hardware e um software. O Engenho Analítico é o primeiro

Leia mais

FORMAS DE CRÉDITO. Entenda de forma simples e fácil 50% 40% 30% 20% 10% 0% jan fev mar abr mai jun

FORMAS DE CRÉDITO. Entenda de forma simples e fácil 50% 40% 30% 20% 10% 0% jan fev mar abr mai jun FORMAS DE CRÉDITO Entenda de forma simples e fácil 50% 40% 30% 20% 10% 0% jan fev mar abr mai jun Antes de tudo... Desde o final de 2016 estamos acompanhando a redução da taxa Selic, fato que vem, ao menos,

Leia mais

Informática. Cloud Computing e Storage. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Cloud Computing e Storage. Professor Márcio Hunecke. Informática Cloud Computing e Storage Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática COMPUTAÇÃO EM NUVEM Cloud Computing ou Computação em Nuvem pode ser definido como um modelo no

Leia mais

Eduardo Barasal Morales Tiago Jun Nakamura Maputo, Moçambique 18/07/17-21/07/17

Eduardo Barasal Morales Tiago Jun Nakamura Maputo, Moçambique 18/07/17-21/07/17 Eduardo Barasal Morales Tiago Jun Nakamura Maputo, Moçambique 18/07/17-21/07/17 Curso Presencial de IPv6 Serviços Agenda Motivação Serviços Implementações DNS NTP Servidores HTTP Proxies SMB CIFS ( SAMBA

Leia mais

Acesse umaideiaboa.com

Acesse umaideiaboa.com 1. O QUE É DROPSHIPPING? Dropshipping é uma cadeia comercial muito difundida na Europa e EUA, porém muito recente no Brasil. Nos países de primeiro mundo, existem vários exemplos de pessoas comuns que

Leia mais

AZURE. Como criar uma conta no Azure e pagar em reais. Infobusiness Informática

AZURE. Como criar uma conta no Azure e pagar em reais. Infobusiness Informática AZURE Como criar uma conta no Azure e pagar em reais. Infobusiness Informática Índice Como criar uma conta no Azure Um contrato de licenciamento é a solução Como contratar o Azure Modelo de compra direta

Leia mais

Como estudar para Concursos Policiais utilizando WhatsApp e outras Redes Sociais Equipe QSP 2017

Como estudar para Concursos Policiais utilizando WhatsApp e outras Redes Sociais Equipe QSP 2017 Como estudar para Concursos Policiais utilizando WhatsApp e outras Redes Sociais Equipe QSP 2017 Introdução. Com o advento das tecnologias modernas cada vez mais nos surpreendendo, surge uma grande necessidade

Leia mais

CLOUD COMPUTING: O USO DA PLATAFORMA AWS E ARMAZENAMENTO NO AMAZON S3.

CLOUD COMPUTING: O USO DA PLATAFORMA AWS E ARMAZENAMENTO NO AMAZON S3. CLOUD COMPUTING: O USO DA PLATAFORMA AWS E ARMAZENAMENTO NO AMAZON S3. Michele Marques Costa 1,2, WillianFressati 2 ¹Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil marquesmih04@gmail.com wyllianfressati@unipar.br

Leia mais

Modelos de Computadores

Modelos de Computadores Modelos de Computadores Computadores para uso mais básico: Office, editores de texto, etc. INSPIRON SMALL DESKTOP (FABRICANTE DELL) Componentes Configuração de R$2.854,00 Configuração de R$2.626,00 Processador

Leia mais

Rede de computadores Servidor. Professor Carlos Muniz

Rede de computadores Servidor. Professor Carlos Muniz Rede de computadores Professor Carlos Muniz Definição Em informática, um servidor é um sistema de computação que fornece serviços a uma rede de computadores. Esses serviços podem ser de natureza diversa,

Leia mais

CARACTERÍSTICAS Interface intuitiva. Em pouco tempo você está ambientado com o software;

CARACTERÍSTICAS Interface intuitiva. Em pouco tempo você está ambientado com o software; DATASHEET 1 UMA REVOLUCIONÁRIA FERRAMENTA DE MONITORAMENTO DE REDES Monsta é uma poderosa ferramenta de monitoramento que diagnostica, detecta, alerta e auxilia na solução de problemas existentes em sua

Leia mais

Pré-requisitos para Instalação Física e Lógica do Sisloc

Pré-requisitos para Instalação Física e Lógica do Sisloc Pré-requisitos para Instalação Física e Lógica do Sisloc Junho/2016 Sumário: 1. Pré-requisitos de instalação física e lógica do sistema Sisloc... 3 Servidores de Dados... 3 Servidores de Aplicação... 3

Leia mais

Precisa de um servidor por uma hora? Alugue-o

Precisa de um servidor por uma hora? Alugue-o Precisa de um servidor por uma hora? Alugue-o Date : 11 de Dezembro de 2015 A Cloud está a revolucionar a forma como consumimos os recursos de TI! Este novo paradigma está hoje presente nos mais diversos

Leia mais

Manual de Instalação do pacote SICWEB

Manual de Instalação do pacote SICWEB Manual de Instalação do pacote SICWEB A instalação do pacote SICWEB é simples, porém deve ser feita exatamente de acordo com as instruções deste manual. A instalação no servidor é diferente da instalação

Leia mais

PROPOSTA COMERCIAL Produto: Servidores Dedicados Gerenciados

PROPOSTA COMERCIAL Produto: Servidores Dedicados Gerenciados PROPOSTA COMERCIAL Produto: Servidores Dedicados Gerenciados Página 1 de 9 Sumário SOBRE A LOCAWEB 3 INFRAESTRUTURA DO DATA CENTER 4 SOLUÇÃO PROPOSTA 5 DESCRIÇÃO DOS SERVIÇOS INCLUSOS 6 CONDIÇÕES COMERCIAIS

Leia mais

O que é um sistema distribuído?

O que é um sistema distribuído? Disciplina: Engenharia de Software 4 Bimestre Aula 1: ENGENHARIA DE SOFTWARE DISTRIBUÍDO O que é um sistema distribuído? Segundo Tanenbaum e Steen (2007) um sistema distribuído é uma coleção de computadores

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores HTTP Prof. Thiago Dutra Agenda Definição de HTTP Hipertexto Características do HTTP O HTTP e a Web Conexões HTTP Mensagens HTTP Cookies Caches Web GET Condicional

Leia mais

Sumário Boas vindas Introdução Capitulo 1 Capitulo 2 Capitulo 3 Capitulo 4 Conclusão

Sumário Boas vindas Introdução Capitulo 1 Capitulo 2 Capitulo 3 Capitulo 4 Conclusão Sumário Boas vindas.... 2 Introdução... 4 Capitulo 1... 5 Planejamento e Organização... 5 Flexibilidade... 5 Capitulo 2... 9 Onde comprar sua passagem?... 9 1. Ferramentas de Busca:... 9 2. Sites das companhias

Leia mais

Impé rio Digital. Como Construir Um Império Trabalhando Pela Internet

Impé rio Digital. Como Construir Um Império Trabalhando Pela Internet Impé rio Digital Como Construir Um Império Trabalhando Pela Internet Nesse E-book você vai descobrir como pessoas comuns estão construindo um verdadeiro Império trabalhando na internet. Você vai entender

Leia mais

PROPOSTA COMERCIAL Produto: Revenda cpanel

PROPOSTA COMERCIAL Produto: Revenda cpanel 1 PROPOSTA COMERCIAL Produto: Revenda cpanel Sumário Sobre a Locaweb...Erro! Indicador não definido. Locaweb em Números...Erro! Indicador não definido. Prazos e Demais Condições... 5 Suporte Locaweb...

Leia mais

Projeto Planejamento Orçamento Construção Limpeza Dicas finais

Projeto Planejamento Orçamento Construção Limpeza Dicas finais Projeto Planejamento Orçamento Construção Limpeza Dicas finais 3 4 7 10 13 14 Construir sem utilizar grandes quantidades de dinheiro não é algo impossível, mas sim uma questão de querer e saber como o

Leia mais

O VALOR DO BACKUP NA NUVEM. Fernando Henrique Feitosa

O VALOR DO BACKUP NA NUVEM. Fernando Henrique Feitosa 1 O VALOR DO BACKUP NA NUVEM Fernando Henrique Feitosa fernando.feitosa@dbacorp.com.br 2 DESCRIÇÃO Esse artigo tem como objetivo principal explanar de forma gerencial qual visão devemos adotar ao escolher

Leia mais

Proposta Comercial. Produto: Cloud OpenStack

Proposta Comercial. Produto: Cloud OpenStack Proposta Comercial Produto: Cloud OpenStack Sumário Sobre a Locaweb... 3 Locaweb em Números... 3 Soluções Propostas... 4 Benefícios do Cloud OpenStack Locaweb... 4 Funcionalidades do Cloud OpenStack Locaweb...

Leia mais

Construa seu site de fotografia com o. Wordpress COM JULIO CARVALHO

Construa seu site de fotografia com o. Wordpress COM JULIO CARVALHO Construa seu site de fotografia com o Wordpress COM JULIO CARVALHO FOTOGRAFIA BOUDOIR GUIA BÁSICO PARA CRIAÇÃO DE UM WEBSITE PROFISSIONAL DE FOTOGRAFIA UTILIZANDO WORDPRESS Este é um guia listando e explicando

Leia mais

E-BOOK. A experiência real de DEVS MIGRANDO PARA O CLOUD. Allan Klaus - Pablo Silva - Leandro Gomes - Éden Pereira - Pedro Rezende

E-BOOK. A experiência real de DEVS MIGRANDO PARA O CLOUD. Allan Klaus - Pablo Silva - Leandro Gomes - Éden Pereira - Pedro Rezende E-BOOK A experiência real de DEVS MIGRANDO PARA O CLOUD Allan Klaus - Pablo Silva - Leandro Gomes - Éden Pereira - Pedro Rezende Índice Introdução 01 Desafios e limitações da Hospedagem compartilhada 02

Leia mais

Proposta Comercial. Produto: Hospedagem de Sites

Proposta Comercial. Produto: Hospedagem de Sites Proposta Comercial Produto: Hospedagem de Sites Sumário Sobre a Locaweb... 3 Infraestrutura do Data Center... 3 Soluções Propostas... 4 Benefícios Hospedagem de Sites Locaweb... 4 Condições Comerciais...

Leia mais

Proposta Comercial. Produto: Hospedagem sites

Proposta Comercial. Produto: Hospedagem sites Proposta Comercial Produto: Hospedagem sites Sumário Sumário Sobre a Locaweb... 3 Infraestrutura do Data Center... 3 Soluções Propostas... 4 Benefícios Hospedagem de Sites Locaweb... 4 Condições Comerciais...

Leia mais

Nesse artigo veremos 5 razões para fazer um plano de negócios para uma empresa que já existe. Caso queira ir direto para elas, basta clicar abaixo:

Nesse artigo veremos 5 razões para fazer um plano de negócios para uma empresa que já existe. Caso queira ir direto para elas, basta clicar abaixo: Nesse artigo veremos 5 razões para fazer um plano de negócios para uma empresa que já. Caso queira ir direto para elas, basta clicar abaixo: 1. 2. 3. 4. 5. 6. Alinhar mudanças estratégicas com a operação

Leia mais

Proposta Comercial. Produto: Revenda cpanel v70

Proposta Comercial. Produto: Revenda cpanel v70 Proposta Comercial Produto: Revenda cpanel v70 Sumário Sobre a Locaweb... 3 Soluções Propostas... 4 Principais benefícios... 5 Condições Comerciais... 6 Prazos e demais condições... 7 Suporte Locaweb...

Leia mais

Alunos em técnico em Informática da EAFS: Leandro Cavalari, Maria Matos e Renata Rasche.

Alunos em técnico em Informática da EAFS: Leandro Cavalari, Maria Matos e Renata Rasche. sem que para tanto, o usuário necessite ter muito conhecimento no assunto. Vale citar que o Windows XP já vem com um firewall, que apesar de não ser tão eficiente, é um bom aliado na segurança. Para ativá-lo,

Leia mais

Introdução à Programação. Apresentação da Disciplina e Conceitos Básicos de Computadores

Introdução à Programação. Apresentação da Disciplina e Conceitos Básicos de Computadores Introdução à Programação Apresentação da Disciplina e Conceitos Básicos de Computadores Objetivos Aprender técnicas de programação que aumentem a qualidade de software e a produtividade no desenvolvimento

Leia mais

Como Criar um Blog WordPress Guia completo

Como Criar um Blog WordPress Guia completo Como Criar um Blog WordPress Guia completo Tweet 108 Email 14.2K Deseja aprender como criar um blog de forma simples e personalizar a sua presença na Internet? O WordPress é atualmente a plataforma mais

Leia mais

Desmistificando a computação em nuvem para as empresas de seguros

Desmistificando a computação em nuvem para as empresas de seguros 34 Desmistificando a computação em nuvem para as empresas de seguros KELVIN CLETO GONÇALVES Atualmente, com o avanço da tecnologia e a possibilidade de ter acesso à internet através de uma série de dispositivos,

Leia mais

envolvidos numa comunicação

envolvidos numa comunicação 1 Aplicações web - funcionamento Baseiam-se no paradigma cliente-servidor; Um software (Apache, PHP, MySQL, etc...) é executado continuamente em uma máquina chamada servidor, onde hospedamos nossa aplicação.

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA GABRIEL JOÃO SCHILLER THIAGO MARCOMINI CAIRES ALTA DISPONIBILIDADE PONTA GROSSA 2017 GABRIEL

Leia mais

Instalação do Oracle VM Virtual Box

Instalação do Oracle VM Virtual Box 1 de 14 09/08/2012 12:56 Instalação do Oracle VM Virtual Box Após fazer download do Oracle VM VirtualBox o próximo passo é a instalação. Seguindo este tutorial passo-a-passo não haverá qualquer dificuldade

Leia mais

Proposta Comercial. Produto: Cloud Server Pro

Proposta Comercial. Produto: Cloud Server Pro Proposta Comercial Produto: Cloud Server Pro Sumário Sobre a Locaweb... 3 Locaweb em Números... 3 Soluções Propostas... 4 Benefícios do Cloud Server Pro Locaweb... 4 Diferenciais do Cloud Server Pro Locaweb...

Leia mais

As Vantagens E Dicas Para Oferecer Um Atendimento De Qualidade Para Seus Clientes

As Vantagens E Dicas Para Oferecer Um Atendimento De Qualidade Para Seus Clientes As Vantagens E Dicas Para Oferecer Um Atendimento De Qualidade Para Seus Clientes Com um mercado cada vez mais disputado e cheio de novas opções fica mais difícil conquistar e fidelizar os clientes. Algumas

Leia mais

Tipos de Clusters. Introdução. Introdução 21/03/12

Tipos de Clusters. Introdução. Introdução 21/03/12 Tipos de Clusters Prof. Msc. André Luiz Nasserala Pires nassserala@gmail.com! Cluster pode ser definido como um sistema onde dois ou mais computadores trabalham de maneira conjunta para realizar processamento

Leia mais

Nuvem e Virtualização Redes Programáveis

Nuvem e Virtualização Redes Programáveis Nuvem e Virtualização Redes Programáveis Visão Geral da Nuvem A computação em nuvem envolve muitos computadores conectados em uma rede, possibilitando que eles sejam fisicamente localizados em qualquer

Leia mais

Nota de Aplicação: Utilização do Servidor Web MS IIS com BlueWave. Sumário

Nota de Aplicação: Utilização do Servidor Web MS IIS com BlueWave. Sumário Nota de Aplicação NAP161 Utilização do Servidor Web MS IIS com BlueWave Sumário 1. Introdução... 2 2. Descrição... 3 3. Definição da Arquitetura de Referência... 4 3.1 Material Utilizado no Exemplo...

Leia mais

Desenvolvimento Web. Introdução Geral. Prof. Vicente Paulo de Camargo

Desenvolvimento Web. Introdução Geral. Prof. Vicente Paulo de Camargo Introdução Geral Prof. Vicente Paulo de Camargo Web e Internet A Internet é uma rede de computadores que conecta milhões de computadores Se comunicam através do protocolos específicos A Web é uma forma

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO CAMPUS PARACATU TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA JOÊNIA OLIVEIRA LOPES SERVIDORES

INSTITUTO FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO CAMPUS PARACATU TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA JOÊNIA OLIVEIRA LOPES SERVIDORES INSTITUTO FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO CAMPUS PARACATU TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA JOÊNIA OLIVEIRA LOPES SERVIDORES PARACATU MG JUNHO 2016 1 INTRODUÇÃO... 4 2 CENÁRIO... 4 2.1 EQUIPAMENTOS...

Leia mais

Introdução a Computação em Nuvem

Introdução a Computação em Nuvem Introdução a Computação em Nuvem Sistemas Distribuídos Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte Castelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia

Leia mais

Nuvem Computacional da UFABC

Nuvem Computacional da UFABC Nuvem Computacional da UFABC I Workshop @NUVEM Prof. Dr. Gustavo Sousa Pavani Universidade Federal do ABC (UFABC) 22 de Novembro de 2017 Gustavo S. Pavani (UFABC) Nuvem Computacional da UFABC 22 de Novembro

Leia mais

Resumo. Palavras-Chave

Resumo. Palavras-Chave INFRAESTRUTURA DE HARDWARE E SOFTWARE PARA UM SERVIÇO DE COMPUTAÇÃO EM NUVEM DISPONIBILIZADO PARA O CURSO DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Wagner R. Weiner t1, Amanda M. T. da Silva

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologia Redes de Computadores Prof Pedro Vunge I Semestre de 2017 SUMÁRIO I - Introdução às Redes de Computadores 1.4 Principais componentes de uma rede

Leia mais

Neste passo a passo você aprenderá como levantar o slot para hospedagem de sites e como implementar soluções de CMS atualizados de uma maneira simples

Neste passo a passo você aprenderá como levantar o slot para hospedagem de sites e como implementar soluções de CMS atualizados de uma maneira simples HOSPEDAGEM DE SITES COM AZURE PASSO A PASSO Neste passo a passo você aprenderá como levantar o slot para hospedagem de sites e como implementar soluções de CMS atualizados de uma maneira simples e prática,

Leia mais

Engenharia de Software

Engenharia de Software Arquitetura de Sistemas Distribuídos Cap. 12 Sommerville 8 ed. Introdução: É um software que usa várias máquinas para executar suas tarefas. Praticamente todos os sistemas baseado em grandes computadores

Leia mais

BD e Cloud Gerenciamento de. Dados na Nuvem

BD e Cloud Gerenciamento de. Dados na Nuvem CIn/UFPE In940 - Banco de Dados Gerenciamento de Dados na Nuvem Conceitos e Arquiteturas Chaina Santos Oliveira - cso2 Roteiro Motivação Computação em Nuvem Gerenciamento de dados na Nuvem Sistemas de

Leia mais

Consultor de TI Instrutor Cisco CCNA Analista de Sistemas Especialista de TI Pai do Miguel

Consultor de TI Instrutor Cisco CCNA Analista de Sistemas Especialista de TI Pai do Miguel Paulo Adriano Bruno Consultor de TI Instrutor Cisco CCNA Analista de Sistemas Especialista de TI Pai do Miguel Windows Server 2016 Windows Server 2012 Windows Server 2008 HPC Server 2008 Home Server Home

Leia mais

LINUX Revenda de Hospedagem

LINUX Revenda de Hospedagem LINUX Revenda de Hospedagem Guia de Início Índice! Características da Revenda de Hospedagem! Cadastre-se para a Revenda de Hospedagem! Revenda de Hospedagem é para todo Mundo Como começar a revender imediatamente

Leia mais

arquitetura shared-nothing em 3 camadas

arquitetura shared-nothing em 3 camadas arquitetura shared-nothing em 3 camadas engenharia de sistemas de informação Daniel Cordeiro 29 de agosto de 2017 Escola de Artes, Ciências e Humanidades EACH USP info sobre o projeto projeto: iterações

Leia mais

BOINC + R: Executando rotinas de

BOINC + R: Executando rotinas de de bioinformática Instituto de Matemática e Estatística Universidade de São Paulo 16 de novemo de 2009 Bioinformática Aplicação de técnicas computacionais e matemáticas para geração, gerenciamento e análise

Leia mais

Servidor de Armazenamento em Nuvem

Servidor de Armazenamento em Nuvem Aula 10 Servidor de Armazenamento em Nuvem Prof. Roitier Campos Gonçalves Cloud Computing modelo tecnológico que habilita de forma simplificada o acesso on-demand a uma rede, a qual possui um pool de recursos

Leia mais

O QUE FALAR SOBRE O CURSO QUE EU VOU PROMOVER COMO AFILIADO?

O QUE FALAR SOBRE O CURSO QUE EU VOU PROMOVER COMO AFILIADO? O QUE FALAR SOBRE O CURSO QUE EU VOU PROMOVER COMO AFILIADO? Método simples, que eu utilizo para ter ideias de conteúdo estratégico. Por: Tatiane Faria 02 I N T R O D U Ç Ã O Olá, seja bem vindo(a)! É

Leia mais

O potencial didático do WordPress no ensino-aprendizagem de Programação WEB. WordCamp Porto Alegre

O potencial didático do WordPress no ensino-aprendizagem de Programação WEB. WordCamp Porto Alegre O potencial didático do WordPress no ensino-aprendizagem de Programação WEB Alegre - 2018 Quem sou eu? Vitor Hugo Cardoso 1. 2. 3. 4. 5. 6. Alegre - 2018 Professor, Historiador, Desenvolvedor WEB, Fotógrafo

Leia mais

Conheça o Vivo Cloud. Soluções avançadas com as melhores tecnologias do mercado para aprimorar seus negócios. Sua empresa precisa de Cloud.

Conheça o Vivo Cloud. Soluções avançadas com as melhores tecnologias do mercado para aprimorar seus negócios. Sua empresa precisa de Cloud. Vivo Cloud Conheça o Vivo Cloud Soluções avançadas com as melhores tecnologias do mercado para aprimorar seus negócios. Sua empresa precisa de Cloud Recursos de computação, armazenamento, redes, segurança,

Leia mais

MEU SISTEMA ESTÁ LENTO! ENTENDA AS POSSÍVEIS CAUSAS DESTE PROBLEMA

MEU SISTEMA ESTÁ LENTO! ENTENDA AS POSSÍVEIS CAUSAS DESTE PROBLEMA MEU SISTEMA ESTÁ LENTO! ENTENDA AS POSSÍVEIS CAUSAS DESTE PROBLEMA VOCÊ SABIA? Algumas vezes temos uma lentidão ao utilizar o Shop Control 9 e o primeiro culpado é sempre o sistema. Mas ao tratarmos dessa

Leia mais

para Engenheiros Conheça algumas vantagens de utilizar o Office na Engenharia Rafael Colucci - Dicas Avançadas de Office

para Engenheiros Conheça algumas vantagens de utilizar o Office na Engenharia Rafael Colucci - Dicas Avançadas de Office O F F I C E para Engenheiros Conheça algumas vantagens de utilizar o Office na Engenharia Rafael Colucci - Dicas Avançadas de Office Quem sou eu? Rafael Colucci é licenciado em Física e possui mestrado

Leia mais

Como Criar um Site de Vídeos Profissional

Como Criar um Site de Vídeos Profissional Como Criar um Site de Vídeos Profissional O que vamos aprender hoje? O mercado de vídeo é grande e ainda está em pleno crescimento Ainda existe vários nichos inexplorados para sites de vídeos Como Instalar

Leia mais

FACULDADE MULTIVIX CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 2º PERÍODO MARIANA DE OLIVEIRA BERGAMIN MONIQUE MATIELLO GOMES THANIELE ALMEIDA ALVES

FACULDADE MULTIVIX CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 2º PERÍODO MARIANA DE OLIVEIRA BERGAMIN MONIQUE MATIELLO GOMES THANIELE ALMEIDA ALVES FACULDADE MULTIVIX CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 2º PERÍODO MARIANA DE OLIVEIRA BERGAMIN MONIQUE MATIELLO GOMES THANIELE ALMEIDA ALVES COMPUTAÇÃO EM NUVEM CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM 2015 MARIANA DE OLIVEIRA

Leia mais

Aplicações de Rede DHCP

Aplicações de Rede DHCP Aplicações de Rede DHCP DHCP Dynamic Host Configuration Protocol Oferece um IP a um host no momento que este se conecta a uma rede Além de IP outras informações de configuração podem ser também enviadas

Leia mais

Guia para informatização de clínicas

Guia para informatização de clínicas Guia para informatização de clínicas Índice Introdução...3 O que é e qual a importância...4 Preparação...7 Saas: software como serviço...14 Funcionalidades do software ideal...17 Conclusão...24 2 Introdução

Leia mais

Criando laboratórios de teste e cobaias virtuais

Criando laboratórios de teste e cobaias virtuais 1 de 5 09/08/2012 12:57 Criando laboratórios de teste e cobaias virtuais A instalação do sistema operacional na máquina virtual segue o mesmo procedimento de uma instalação em máquina real. O VirtualBox

Leia mais

Fábrica de Noobs Reloaded Sistemas Operacionais Kali Linux

Fábrica de Noobs Reloaded Sistemas Operacionais Kali Linux Fábrica de Noobs Reloaded Sistemas Operacionais Kali Linux O Kali Linux é um sistema operacional de código aberto baseado em Debian, voltada para hacking. É uma distribuição destinada a análise de vulnerabilidades,

Leia mais

Fábrica de Noobs Reloaded Sistemas Operacionais Instalando e Utilizando o VirtualBox

Fábrica de Noobs Reloaded Sistemas Operacionais Instalando e Utilizando o VirtualBox Fábrica de Noobs Reloaded Sistemas Operacionais Instalando e Utilizando o VirtualBox No vídeo anterior, apresentei as vantagens de se utilizar uma máquina virtual, e mostrei como utilizar o VMware, virtualizador

Leia mais

NO-IP - Eu quero um IP fixo!

NO-IP - Eu quero um IP fixo! NO-IP - Eu quero um IP fixo! Date : 5 de Janeiro de 2009 Quantos vezes já esteve na situação de precisar de algo que está no vosso computador lá em casa e não conseguir chegar remotamente a ele? A ideia

Leia mais

Programação para Dispositivos Móveis

Programação para Dispositivos Móveis Prof. MSc. Flávio Barros flavioifma@gmail.com www.flaviobarros.com.br Programação para Dispositivos Móveis Aula - Arquiteturas de Aplicação Móvel Caxias - Ma Roteiro Arquiteturas de Aplicação Móvel Arquiteturas

Leia mais

Rotina de Sucesso em Mary Kay!

Rotina de Sucesso em Mary Kay! Rotina de Sucesso em Mary Kay! Flexibilidade de horário Ser autonôma, ter flexibilidade de horário e ser bem sucedida no seu negócio, requer MUITA disciplina. Quando trabalhamos para alguém temos horários

Leia mais