CISTICERCOSE SUÍNA REVISÃO DE LITERATURA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CISTICERCOSE SUÍNA REVISÃO DE LITERATURA"

Transcrição

1 CISTICERCOSE SUÍNA REVISÃO DE LITERATURA Amanda Sampietro Nogueira 1,Claudia Regina Chemin Borsoi 1, Jaqueline Hortência da Silva Barros 1, Orlando Cândido de Lara Neto 1, Glenda Maris de Barros Tartaglia 2 1 Faculdade Sudoeste Paulista, Avaré, São Paulo, Brasil. orlando_neto2009@hotmail.com 2 Faculdade Sudoeste Paulista, Avaré, São Paulo, Brasil. glendambt@yahoo.com.br 1 INTRODUÇÃO Atualmente, mesmo com a modernização da criação de suínos, é possível observarmos um evidente preconceito em relação ao consumo da carne suína, indicando que não apenas os fatores culturais ou religiosos, mas também a falta de conhecimento gera alguns mitos que influem diretamente no seu consumo (VIANA et at., 2012). A situação sanitária do rebanho suíno brasileiro é boa quando comparada à situação dos maiores países produtores de suínos. O Brasil é o quarto maior produtor mundial de carne suína e também o quarto maior exportador (VIANA et at., 2012). Devemos ressaltar que a cisticercose suína é uma parasitose que está intimamente relacionada à falta de higiene, ao saneamento básico precário e ao baixo nível socioeconômico que induzem e permitem o acesso da população ao consumo de carne de procedência desconhecida, verduras e águas contaminadas (MENDEZ et al., 2005). A cisticercose suína, a teníase e a neurocisticercose humana são causadas pela Taenia sollium, bem como, são consideradas como grandes problemas de saúde pública. Consideradas endêmicas em muitos países, nos quais a persistência dessas zoonoses está relacionada a fatores culturais e socioeconômicos (SARTI et al., 2002), tais como, condições higiênico-sanitárias deficientes, sistemas precários de criação de suínos e não inspeção da carne, além da ausência de orientação à população para o consumo de alimentos potencialmente contaminados e, ainda, na carência de informações esclarecedoras sobre os efeitos da ingestão de alimentos contaminados. O complexo teníase-cisticercose é uma doença parasitária de alto potencial zoonótico causada por duas espécies de cestóide denominadas Taenia sollium, cujo hospedeiro intermediário é o suíno e Taenia saginata que apresenta o bovino como hospedeiro intermediário. O homem é o único hospedeiro definitivo, ou seja, que apresenta a forma adulta do parasita no intestino delgado. Nesse caso a maior preocupação com relação à saúde pública é o desenvolvimento da neurocisticercose, manifestação mais grave, cuja localização dos cisticercos é no sistema nervoso GERMANO (2008).

2 A cisticercose suína é doença ocasionada pelas larvas da Taenia sollium, que pode se localizar nos tecidos musculares e em vários órgãos como, pulmões, cérebro e coração de seu hospedeiro (CAVALINI, 2009). A cisticercose tem sido responsável por grandes prejuízos econômicos para pecuaristas e frigoríficos (SOUZA, 1997; LOBATO, 2008), principalmente por causa do descarte dos órgãos e carcaças parasitadas e da depreciação do valor da carne por ser destinada para salga, conserva ou congelamento. É de suma importância o desenvolvimento de um programa de sanidade animal, para o controle de enfermidades que causam perda de produção e produtividade à pecuária nacional e oferecem riscos à saúde do homem (LYRA., SILVA, 2002; FLISSER, 2006). Os suínos com cisticercose, não apresentam manifestações clínicas evidentes, notando a doença apenas nos abatedouros. Diante disso, fica evidente a importância de uma inspeção veterinária e um controle sanitário adequado, levando a um destino correto das carcaças e órgãos parasitados GERMANO (2008). O objetivo deste trabalho foi fazer uma revisão de literatura sobre Cisticercose Suína, ressaltando o consumo inadequado de carne contaminada e os graves prejuízos que pode acometer no hospedeiro intermediário e definitivo e destacando as medidas drásticas de inspeção e controle sanitário que devem ser feitos em criadores suínos. 2 MATERIAL E MÉTODOS No presente estudo foi realizada uma revisão sistemática da literatura disponível, ou seja, fontes primárias de informação como livros, artigos, teses, dissertações, monografias, revistas, folhetos explicativos do acervo particular do autores deste trabalho referentes ao assunto. Para isso, foram utilizadas as obras literárias pertencentes e disponíveis no acervo da Biblioteca Julia Chaddad, localizada na Faculdade Sudoeste Paulista, Avaré/SP, além de sites de busca como Lilacs, Scielo e Google. Os artigos foram escolhidos através das palavras-chave: cisticercose suína, Taenia sollium, Cysticercus cellulosaee teníase-cisticercose Foram revisadas a literatura científica e leiga em publicações do período de 1973 a 2008 e busca de artigos, sendo examinados 15, selecionados 8 e excluídos 7 devido não condizer com a proposta deste trabalho.

3 3 RESULTADOS E DISCUSSÕES A espécie Taenia sollium é um helminto achatado, em forma de fita medindo habitualmente de 2 a 3 metros de comprimento, mas podendo atingir até 9 metros. O corpo deste cestóide é dividido em cabeça ou escólex, colo e estróbiolo ou corpo formado pelas proglótides (FORTES, 2004). A Taenia sollium apresenta um pescoço curto e delgado e em seguida uma cadeia de estróbilos, que são compostos por vários proglotes, sendo essa sua parte reprodutiva, ocorrendo a reprodução sexuada do verme (CAMPOS, 1994). Os ovos são bastante resistentes, principalmente quando envolvido por uma película de água, com isso podem permanecer nas fezes presente no solo por até um ano, o que facilita sua dispersão em qualquer ambiente. Além disso, também são resistentes a substâncias químicas, porém podem ser destruídos através de uma fervura acima de 90 ºC (FORTES, 2004). Sua duração no ambiente é de aproximadamente 12 meses (CÔRTES, 2000). Uma vez ocorrida à ingestão desses ovos pelo suíno, vão para o estômago, penetram na parede intestinal, então caem na circulação, onde as larvas são transportadas para os tecidos em um período de 2 a 4 meses, no qual se fixam e ficam envoltas por uma cápsula transparente, denominadas cisticercos (GERMANO, 2008). Para que o ciclo do parasito seja concluído e assim ele possa continuar persistindo na natureza, é necessário agora que haja a ingestão pelo homem, pela carne do suíno contaminado com os cisticercos viáveis. Com a ingestão da carne crua ou mal cozida, o homem se contamina e adquire a teníase, a partir das larvas que estavam dentro dos cisticercos. Tais larvas se aderem ao intestino e dão origem a parasitos adultos (Taenia sollium), completando então seu ciclo de vida e pronto para uma nova contaminação (MOLIN, 2005; PINTO, 2004). A via de transmissão e pela forma horizontal indireta, através da ingestão de alimentos contaminados contendo fezes com ovos viáveis, pelos hospedeiros adequados, no caso da Cysticercus cellulosae são os suínos e javali ou por hospedeiro acidental, o homem (MOLIN, 2005). Os locais freqüentemente parasitados pelo Cysticercus cellulosae são os que possuem intensa irrigação, por uma atividade funcional maior, como músculos mastigadores (masseter), sistema nervoso, musculatura esquelética, diafragma, língua, coração e globo ocular (CÔRTES, 2000; FORTES, 1997; TAKAYANAGUI, 1998).

4 Nos suínos e humanos, o Cysticercus cellulosae, pode sobreviver por vários anos. A condição de saúde do hospedeiro também interfere na vida do cisticerco, onde algumas doenças aceleram a morte do parasita e sua calcificação (CÔRTES, 2000). Os sintomas da cisticercose em seus hospedeiros de uma forma geral são silenciosos e se verificam quando a infestação é muito intensa ou, também, atrapalham o funcionamento de órgãos vitais (CÔRTES, 2000). Nos suínos, durante a invasão dos embriões, pode ocorrer uma enterite na mucosa intestinal, seguidas de cólicas e tensão da parede abdominal, podendo levar a dores na palpação. Quando começa sua disseminação, as manifestações podem se apresentar por dispersão dos embriões nos tecidos, levando a uma dificuldade de apreensão dos alimentos, acarretando uma má nutrição e até mesmo problemas neurológicos, mais geralmente não ocorre, além disso, os animais são abatidos antes que os sintomas se desenvolvam. Outros sinais também podem ocorrer, como paralisia de língua, sensibilidade do focinho, emagrecimento e convulsões (PINTO 2004; CÔRTES, 2000). Na espécie humana, a manifestação clínica é variável. Geralmente apresentam febre, cólica, fraqueza muscular, náuseas, perda de peso, diarréia e constipação. Sintomas mais graves dependem do número de larvas e do local acometido. No caso de cistos no globo ocular, pode levar a cegueira do indivíduo e mais grave que isso é a neurocisticercose, pois sua localização cerebral leva a episódios convulsivos, quadros de encefalite, aumento da pressão intracraniana, confusão mental e óbito (CÔRTES, 2000; VALADARES, 1997). O diagnóstico no suíno tratar-se de uma doença silenciosa, torna-se deficiente seu diagnóstico, pois não produzem manifestações clínicas visíveis, o que também acaba implicando no controle dessas infecções. No entanto o diagnóstico da cisticercose suína baseia-se principalmente nas linhas de inspeção dos frigoríficos, através da inspeção post-mortem, consistindo na detecção visual dos cisticercos que encontram-se alojados em vísceras de eleição pelo Cysticercus cellulosae, como o coração, língua, masseter e diafragma, além de algumas outras partes da musculatura PINTO (2004). O diagnóstico feito em humanos exige uma grande cautela, o paciente deve fazer um monte de exames pra concluir um diagnóstico confiável (CÔRTES, 2000). Em pessoas portadoras da teníase, o diagnóstico é realizado freqüentemente através de exames coproparasitológicos, visualizando os ovos. Assim como também podem ser vistos os proglotes nas fezes, porém esses dois métodos possuem baixa

5 especificidade, por esses ovos serem indistinguíveis microscopicamente com o de outras espécies (GERMANO, 2008). O controle da infecção por Taenia sollium deve basear-se no tratamento dos homens contaminados e em medidas de saneamento básico, a fim de que os suínos não tenham acesso aos dejetos do homem (SOBESTIANSKY, 1999). Além disso, toda carne consumida deve ser inspecionada diariamente nos frigoríficos e matadouros por técnicos e médicos veterinários. Essa inspeção é feita no coração, músculos mastigadores, faringe, esôfago e língua. As carcaças com poucos cisticercos são reaproveitadas, a rejeição total se dá quando a infecção é intensa (REY, 1973). 4 CONCLUSÕES A Cisticercose é uma doença que pode ser evitada facilmente mantendo a higiene nas granjas de suínos, toda a carne suína deve ser inspecionada em matadouros e frigoríficos, destacando o grande papel de médicos veterinário, ajudando a combater esse grave parasita.a Cisticercose suína, a teníase e a neurocisticercose humana são causada pela Taenia sollium, são grandes problemas da saúde pública, sendo a mais preocupante é neurocisticercose, cuja sua localização é no sistema nervoso, ela pode levar a episódios convulsivos, aumento da pressão intracranianaa, confusão mental, quadros de encefalite e óbito.como o homem é o hospedeiro definitivo dessa doença ele deve tomar todas as medidas preventivas ao combate dessa infecção, ou através de boa educação sanitária. É muito importante o controle e inspeção sanitária em todos os criadores de suínos e o tratamento dos homens contaminados, a fim de que suínos não tenham acessos aos dejetos do homem. 5 REFERÊNCIAS CAMPOS, C. A. M. Roteiro ilustrado de parasitologia: Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1082p CAVALINI, A. C; NEVE, M. F; Cisticercose em Suínos, Revista Científica Eletrônica de Medicina Veterinária ISSN: , Ano VII, Número 12, Periódicos Semestral, Janeiro de CÔRTES, José de Angelis. Complexo Teníase Humana-Cisticercose Bovina e Suína: Cisticercose Bovina e Suína. Rev. Educ. contin.crmv SP. São Paulo, vol. 3, fascículo 2, 2000, p FLISSER, A.; RODRÍGUEZ-CANUL, R.; WILLINGHAM, A.L. Control of the taeniosis/cysticercosis complex: future developments. VeterinaryParasitology, n. 4, v.139, p , FORTES E.,Parasitologia Veterinária.3 ed., Ícone: São Paulo, p. 686.

6 GERMANO, L. M. P.; GERMANO, S. I. M. Higiene e vigilância Sanitária de alimentos: 3ª ed. São Paulo, editora Manole, Cap.21 p LOBATO, J.C.V. A Cisticercose e o consumo da carne suína. Especialização Lato sensu em Higiene e Inspeção de produtos de Origem Animal. Vitória, 35p, LYRA, T.M.P.; SILVA, J.A. O componente social e sua importância na planificação em saúde animal. Revista CFMV, v. 8, n. 26, p, MENDES, E C.; SILVA, SCINTILLA S.; FONSECA, E. A. LA TEREZA; SOUZA, HILIANA R. R.; CARVALHO, R.W. A Neurocisticercose Humana na Baixada Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, Brasil. Rev. Arquivo Neuropsiquiatria, 2005, 63(4): p ISSN X. MOLIN, C. D.; SILVEIRA, S. M. Ocorrência de cisticercose suína e bovina em animais abatidos no município de Realeza, Paraná sob serviço de inspeção municipal: Higiene alimentar. v. 19, n. 133, p , PINTO, P. S. A.; MONTEIRO, L. L.; DIAS, F. S; PINTO, M. S. Cisticercose suína: aspectos clínicosepidemiologicos, imunodiagnóstico e controle. Bioscience - journal. v. 20, n.3, p , REY, L. Parasitologia. Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, p.695, SARTI, G, E.; SCHANTZ, P. M.; AGUILLERA, J.; LOPEZ, A. Epidemiologic observations on porcine cysticercosis in a rural community of Michoacan state, Mexico. VeterinaryParasitology 41, p , SOBESTIANSKY, J. Clinica e Patologia Suína. 2ed, Goiana p.464, SOUZA R. M., ANTUNES C. F., GUATIMOSIM C. B., RIBEIRO R. M. P., OLIVEIRA A. L., SANTOS W. L. M. A importância do serviço de Inspeção Federal na vigilância sanitária de alimentos cisticercose bovina. Higiene Alimentar, v. 11, n. 48, p TAKAYANAGUI, O.M. Aspectos Clínicos da neurocisticercose: análise de 500 casos. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto VALADARES, M.D.M. Complexo teníase/ cisticercose. Revista brasileira de parasitologia veterinária. V.6, p.1 62, VIANNA, LG, MACEDO, V., COSTA, JM. Cisticercose músculo-cutânea e visceral doença rara. Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo, v.33, 2004.

CISTICERCOSE EM SUÍNOS

CISTICERCOSE EM SUÍNOS CISTICERCOSE EM SUÍNOS CAVALINI, Antonio Carlos Discente da Faculdade de Medicina Veterinária de Garça / SP FAMED/ ACEG NEVES, Maria Francisca ZAPPA, Vanessa Docentes da Faculdade de Medicina Veterinária

Leia mais

O complexo teníase-cisticercose engloba, na realidade, duas doenças distintas,

O complexo teníase-cisticercose engloba, na realidade, duas doenças distintas, O que é? O complexo teníase-cisticercose engloba, na realidade, duas doenças distintas, com sintomatologia e epidemiologia totalmente diferentes: as cisticercoses correspondem, no estádio adulto, aos cestódios

Leia mais

Pesquisa realizada no Estágio Curricular Supervisionado em Medicina Veterinária. 2

Pesquisa realizada no Estágio Curricular Supervisionado em Medicina Veterinária. 2 ESTUDO RETROSPECTIVO DA PREVALÊNCIA DE CISTICERCOSE EM UM FRIGORÍFICO SOB INSPEÇÃO FEDERAL ENTRE OS ANOS DE 2012 E 2015 1 RETROSPECTIVE STUDY OF THE PREVALENCE OF CYSTICERCOSIS IN A SLAUGHTERHOUSE UNDER

Leia mais

CISTICERCOSE BOVINA EM PROPRIEDADES RURAIS DO MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA-MG: INVESTIGAÇÃO E FATORES DE RISCO

CISTICERCOSE BOVINA EM PROPRIEDADES RURAIS DO MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA-MG: INVESTIGAÇÃO E FATORES DE RISCO CISTICERCOSE BOVINA EM PROPRIEDADES RURAIS DO MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA-MG: INVESTIGAÇÃO E FATORES DE RISCO Franceilde Chagas da Silva 1 ; Adriano Pittourscheg 2. 1. Acadêmica do curso de Medicina Veterinária;

Leia mais

Pesquisa realizada no Estágio Curricular Supervisionado em Medicina Veterinária. 2

Pesquisa realizada no Estágio Curricular Supervisionado em Medicina Veterinária. 2 LOCAIS ANATÔMICOS DE MAIOR OCORRÊNCIA E VIABILIDADE DE CISTICERCOS ENCONTRADOS EM BOVINOS ABATIDOS PARA CONSUMO HUMANO 1 ANATOMICAL LOCATIONS OF GREATER OCCURRENCE AND FEASIBILITY OF CYSTICERCIES FOUND

Leia mais

Aula 06. Olá pessoal, hoje iremos conhecer um parasita muito frequente em nossa região a. Taenia. TAENIA sp. (Teníase e Cisticercose) Introdução

Aula 06. Olá pessoal, hoje iremos conhecer um parasita muito frequente em nossa região a. Taenia. TAENIA sp. (Teníase e Cisticercose) Introdução Aula 06 Teníase e Cisticercose Taenia sp. Olá pessoal, hoje iremos conhecer um parasita muito frequente em nossa região a TAENIA sp. (Teníase e Cisticercose) Introdução Teníases e Cisticercose são duas

Leia mais

COMPLEXO TENÍASE-CISTICERCOSE

COMPLEXO TENÍASE-CISTICERCOSE COMPLEXO TENÍASE-CISTICERCOSE MEDEIROS, Fabrícia TOZZETTI, Danilo GIMENES, Roberta email: fabriciamedvet@hotmail.com Acadêmicos da Associação Cultural e Educacional de Garça - FAMED NEVES, Maria Francisca

Leia mais

PUBVET, Publicações em Medicina Veterinária e Zootecnia.

PUBVET, Publicações em Medicina Veterinária e Zootecnia. PUBVET, Publicações em Medicina Veterinária e Zootecnia. Inter-relação da viabilidade de Cysticercus bovis e órgãos-alvo de instalação em bovinos provenientes do Triângulo Mineiro Hugo RibeiroMorais 1,

Leia mais

CISTICERCOSE EM SUÍNOS

CISTICERCOSE EM SUÍNOS CISTICERCOSE EM SUÍNOS SANTOS, Luana Maria l.u.a.a@zipmail.com.br ROCHA, Jessé Ribeiro Acadêmicos da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia FAMED/Garça. Pinheiro Júnior, Osni Álamo Piccinin, Adriana

Leia mais

CARACTERÍSTICAS EMBRIONÁRIAS. Simetria bilateral Triblásticos Protostômios Acelomados Ametaméricos

CARACTERÍSTICAS EMBRIONÁRIAS. Simetria bilateral Triblásticos Protostômios Acelomados Ametaméricos FILO PLATELMINTOS Reúne animais com corpo alongado e achatado dorsoventralmente. Inclui animais de vida livre (planárias) encontrados no mar, em água doce e ambientes terrestres úmidos, além de formas

Leia mais

Planária, esquistossomo, solitária etc. Corpo achatado dorsoventralmente Vida livre ou parasitas. Surge o sistema excretor.

Planária, esquistossomo, solitária etc. Corpo achatado dorsoventralmente Vida livre ou parasitas. Surge o sistema excretor. Planária, esquistossomo, solitária etc. Corpo achatado dorsoventralmente Vida livre ou parasitas. Surge o sistema excretor. Sistemas: Digestório Incompleto Respiratório Difusão Nervoso Ganglionar Circulatório

Leia mais

SUMÁRIO O PARASITA SOLITÁRIA OU TÊNIA É ADQUIRIDO PELO HOMEM ATRAVÉS DO CONSUMO DE CARNES CRUAS OU MAL COZIDAS INTRODUÇÃO...

SUMÁRIO O PARASITA SOLITÁRIA OU TÊNIA É ADQUIRIDO PELO HOMEM ATRAVÉS DO CONSUMO DE CARNES CRUAS OU MAL COZIDAS INTRODUÇÃO... SUMÁRIO O PARASITA SOLITÁRIA OU TÊNIA É ADQUIRIDO PELO HOMEM ATRAVÉS DO CONSUMO DE CARNES CRUAS OU MAL COZIDAS... 1 1. INTRODUÇÃO... 1 2. TENÍASE HUMANA (SOLITÁRIA)... 3 2.1. COMO OS INDIVÍDUOS ADQUIREM

Leia mais

ENFERMAGEM DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS. OUTRAS DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS Aula 1. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS. OUTRAS DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS Aula 1. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS Aula 1 Profª. Tatiane da Silva Campos Parasitoses intestinais: Giardíase: infecção do Intestino delgado causada por protozoário = Giárdia lamblia = formas

Leia mais

TENÍASE E CISTICERCOSE PROFESSORA: MÁRCIA BUDTINGER

TENÍASE E CISTICERCOSE PROFESSORA: MÁRCIA BUDTINGER TENÍASE E CISTICERCOSE PROFESSORA: MÁRCIA BUDTINGER A teníase ou solitária é uma infecção intestinal ocasionada principalmente por dois grandes parasitas hermafroditas da classe dos cestódeos da família

Leia mais

TENÍASE Homem: Boi ou porco: Contaminação: Sintomas: Tratamento: Profilaxia:

TENÍASE Homem: Boi ou porco: Contaminação: Sintomas: Tratamento: Profilaxia: TENÍASE Homem: hospedeiro definitivo. Boi ou porco: hospedeiro intermediário. Contaminação: ingestão de carne mal passada contaminada com cisticercos; autoinfecção. Sintomas: distúrbios intestinais, dores

Leia mais

Toxocara canis Toxocara cati

Toxocara canis Toxocara cati UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE BIOLOGIA DEPARTAMENTO DE MICROBIOLOGIA E PARASITOLOGIA DISCIPLINA DE PARASITOLOGIA INTRODUÇÃO Toxocara canis Toxocara cati Toxocara canis - Parasito de cães

Leia mais

inspeção federal no município de Jequié, Bahia, Brasil

inspeção federal no município de Jequié, Bahia, Brasil 132 SANTOS, V. C. R. et al. Prevalência da cisticercose em bovinos abatidos sob inspeção federal no município de Jequié, Bahia, Brasil Valdir Cleber Rêgo Santos, 1 Emanoel Tomé Regis Ramos, 2 Francisco

Leia mais

HIMENOLEPÍASE RA:

HIMENOLEPÍASE RA: HIMENOLEPÍASE Grupo 12 Nomes: Amanda Chelala Manuela de Queiroz Belardi Bianca Zorge Vasconcelos Bruna Moraes Camargo Fernanda Sayuri Watanabe Nakakogue RA: 1801038 1801163 1801165 1801170 1801171 CARACTERÍSTICAS

Leia mais

I ENCONTRO DOS MÉDICOS VETERINÁRIOS DOS AÇORES, MADEIRA, CANÁRIAS E CABO VERDE - CISTICERCOSE BOVINA -

I ENCONTRO DOS MÉDICOS VETERINÁRIOS DOS AÇORES, MADEIRA, CANÁRIAS E CABO VERDE - CISTICERCOSE BOVINA - I ENCONTRO DOS MÉDICOS VETERINÁRIOS DOS AÇORES, MADEIRA, CANÁRIAS E CABO VERDE 12 / 17 DE SETEMBRO DE 2000 - CISTICERCOSE BOVINA - Trabalho elaborado por: José Manuel da Fonseca Teresa Spínola A CISTICERCOSE

Leia mais

EPIDEMIOLOGIA DA CISTICERCOSE BOVINA NO ESTADO DO PARANÁ

EPIDEMIOLOGIA DA CISTICERCOSE BOVINA NO ESTADO DO PARANÁ EPIDEMIOLOGIA DA CISTICERCOSE BOVINA NO ESTADO DO PARANÁ Verena Maria Menegotto¹; Milena Chinaglia Bogo¹; Claudio Alessandro Massamitsu Sakamoto ¹Discente do curso de Medicina Veterinária UEM/Umuarama-PR

Leia mais

REQUERIMENTO Nº DE 2007

REQUERIMENTO Nº DE 2007 REQUERIMENTO Nº DE 2007 (Do Sr. Carlos Sampaio) Requer o envio de indicação ao Poder Executivo, solicitando a inclusão da neurocisticercose na lista de enfermidades consideradas graves por classificação

Leia mais

Toxoplasmose. Zoonose causada por protozoário Toxoplasma gondii. Único agente causal da toxoplasmose. Distribuição geográfica: Mundial

Toxoplasmose. Zoonose causada por protozoário Toxoplasma gondii. Único agente causal da toxoplasmose. Distribuição geográfica: Mundial Toxoplasmose Zoonose causada por protozoário Toxoplasma gondii Único agente causal da toxoplasmose Distribuição geográfica: Mundial Hospedeiros: a) Hospedeiros finais ou definitivos: - felideos (gato doméstico

Leia mais

INCIDÊNCIA DE CISTICERCOSE SUÍNA ATRAVÉS DA INSPEÇÃO DE ANIMAIS ABATIDOS NO ABATEDOURO MUNICIPAL DE IMPERATRIZ ENTRE 2000 A 2010, MARANHÃO, BRASIL 1

INCIDÊNCIA DE CISTICERCOSE SUÍNA ATRAVÉS DA INSPEÇÃO DE ANIMAIS ABATIDOS NO ABATEDOURO MUNICIPAL DE IMPERATRIZ ENTRE 2000 A 2010, MARANHÃO, BRASIL 1 INCIDÊNCIA DE CISTICERCOSE SUÍNA ATRAVÉS DA INSPEÇÃO DE ANIMAIS ABATIDOS NO ABATEDOURO MUNICIPAL DE IMPERATRIZ ENTRE 2000 A 2010, MARANHÃO, BRASIL 1 DIEGO CARVALHO VIANA 2 1 Monografia apresentada para

Leia mais

PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA MEDICINA VETERINÁRIA

PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA MEDICINA VETERINÁRIA PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA MEDICINA VETERINÁRIA Contaminação por ovos e larvas de helmintos em areia de praças públicas na cidade de Taguatinga-DF BRASÍLIA 2012 PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA MEDICINA

Leia mais

Resumo teórico: Saiba mais sobre as verminoses

Resumo teórico: Saiba mais sobre as verminoses Resumo teórico: Saiba mais sobre as verminoses Profª Carla Aquino As verminoses são doenças causadas por vermes. Infelizmente, muitas dessas doenças são muito comuns no Brasil e em diversos países do mundo.

Leia mais

Platelmintos. platys = achatado + helmintos = vermes. Vermes achatados dorso-ventralmente. Exemplos:

Platelmintos. platys = achatado + helmintos = vermes. Vermes achatados dorso-ventralmente. Exemplos: PLATELMINTOS Platelmintos platys = achatado + helmintos = vermes. Vermes achatados dorso-ventralmente. Exemplos: - Schistosoma mansoni - Dugesia tigrina (planária) - Taenia sollium - Taenia saginata Platelmintos

Leia mais

3º FILO - PLATELMINTOS

3º FILO - PLATELMINTOS PLATELMINTOS 3º FILO - PLATELMINTOS Platelmintos platys = achatado + helmintos = vermes Vermes achatados dorso-ventralmente Exemplos: - Schistosoma mansoni - Dugesia tigrina (planária) - Taenia sollium

Leia mais

Apresentam simetria bilateral o corpo pode ser dividido longitudinalmente em duas partes iguais.

Apresentam simetria bilateral o corpo pode ser dividido longitudinalmente em duas partes iguais. OS PLATELMINTOS Prof. André Maia III. Os Platelmintos Características São vermes dotados de corpo geralmente achado dorsoventramente. São destituídos de sistemas respiratório e circulatório. São animais

Leia mais

Teníase e Cisticercose. Disciplina: Parasitologia Curso: Análises Clínicas 3º. Módulo Docente: Profa. Dra. Marilanda Ferreira Bellini

Teníase e Cisticercose. Disciplina: Parasitologia Curso: Análises Clínicas 3º. Módulo Docente: Profa. Dra. Marilanda Ferreira Bellini Teníase e Cisticercose Disciplina: Parasitologia Curso: Análises Clínicas 3º. Módulo Docente: Profa. Dra. Marilanda Ferreira Bellini Teníase e Cisticercose Taenia saginata Taenia solium Teníase x Cisticercose

Leia mais

Apostila de Parasitologia Humana Parte II Helmintos

Apostila de Parasitologia Humana Parte II Helmintos CLASSE CESTODA Gênero: Taenia Espécies: solium e saginata INTRODUÇÃO A Taenia solium (T. solium) e a Taenia saginata (T. saginata) são duas espécies de helminto que causam a teníase humana, sendo o homem,

Leia mais

Prevalência da cisticercose bovina no estado do Paraná, sul do Brasil: avaliação de bovinos inspecionados no SIF 1710

Prevalência da cisticercose bovina no estado do Paraná, sul do Brasil: avaliação de bovinos inspecionados no SIF 1710 Prevalência da cisticercose bovina no estado do Paraná, sul do Brasil: avaliação de 26.465 bovinos inspecionados no SIF 1710 Bovine cysticercosis prevalence in Parana state, southern of Brazil, in animals

Leia mais

COMPLEXO TENÍASE/ CISTICERCOSE: UMA REVISÃO.

COMPLEXO TENÍASE/ CISTICERCOSE: UMA REVISÃO. COMPLEXO TENÍASE/ CISTICERCOSE: UMA REVISÃO. RESUMO Rômulo César Clemente Toledo Juliana Borges Franco Lucimar Silva Freitas Carla Katielli Amanda Rodrigues Franco de Freitas Instituto Federal do Triângulo

Leia mais

Questões Parasitologia- 1ª Prova

Questões Parasitologia- 1ª Prova Universidade Federal do Pampa Curso de Nutrição Disciplina Parasitologia Questões Parasitologia- 1ª Prova - Ascaridíase 1- A patogenia da Ascaridíase é complexa, pois envolve vários tipos de formas pela

Leia mais

Reino Animalia 0 (Metazoa)

Reino Animalia 0 (Metazoa) Reino Animalia 0 (Metazoa) Filo Platyhelminthes Reprodução Doenças causadas aos seres humanos Natália A. Paludetto nataliaapaludetto@gmail.com http://proenem.sites.ufms.br/ Reprodução dos platelmintos

Leia mais

Características Gerais

Características Gerais Características Gerais São vermes achatados; Ausência de sistema respiratório/circulatório Outros sistemas muito simples; Apresentam simetria bilateral; São parasitas; Características Gerais Platelminto

Leia mais

VERMINOSES. Professor BELLINATI BIOLOGIA

VERMINOSES. Professor BELLINATI BIOLOGIA VERMINOSES BIOLOGIA PLATELMINTOS Verminoses a serem estudadas: - TENÍASE / CISTICERCOSE - ESQUISTOSSOMOSE - FASCIOLOSE CISTICERCOSE OU TENÍASE? INTERMEDIÁRIO OVO LARVA ( CISTICERCO ) ADULTO ( TÊNIA ) DEFINITIVO

Leia mais

Platelmintos Capítulo 7 - Aulas 25 e 26. Page 1

Platelmintos Capítulo 7 - Aulas 25 e 26. Page 1 Platelmintos Capítulo 7 - Aulas 25 e 26 Page 1 Características Gerais Platy = achatado ; helminthes = verme Simetria bilateral (ocorre pela 1ª vez); Apresenta uma cabeça com gânglios nervosos organizados;

Leia mais

Classe Nematoda. Ascaridíase

Classe Nematoda. Ascaridíase Classe Nematoda - Os parasitos pertencentes a essa classe possuem características em comum, como: - São pseudocelomados; - Possuem sistema digestório completo; - Alguns são geo-helmintos (verdadeiros),

Leia mais

CYSTICERCUS BOVIS E CYSTICERCUS CELLU- LOSAE: ENDOPARASITAS DE IMPORTÂNCIA NO COMÉRCIO DA CARNE

CYSTICERCUS BOVIS E CYSTICERCUS CELLU- LOSAE: ENDOPARASITAS DE IMPORTÂNCIA NO COMÉRCIO DA CARNE CYSTICERCUS BOVIS E CYSTICERCUS CELLU LOSAE: ENDOPARASITAS DE IMPORTÂNCIA NO COMÉRCIO DA CARNE José Maurício Gonçalves dos Santos* Mário César Romio Brandão Barros** RESUMO: A cisticercose é uma zoonose

Leia mais

Características gerais

Características gerais Características gerais Já foram denominados Aschelminthes. São vermes de corpo cilíndrico e com pontas afinadas. Podem ser aquáticos, terrestres ou parasitas. Possuem tubo digestivo completo. São triblásticos

Leia mais

Disciplina de Parasitologia

Disciplina de Parasitologia Disciplina de Parasitologia Curso de Medicina 2016 Aula 09/06/16: Revisão Trematódeos e Cestódeos Profa. Dra. Juliana Quero Reimão Esquistossomose mansônica Características epidemiológicas Nordeste sudeste

Leia mais

Aula de Parasitologia Clínica Michel Parente Gomes

Aula de Parasitologia Clínica Michel Parente Gomes Aula de Parasitologia Clínica Michel Parente Gomes Teníase e Cisticercose Classe: Cestoda Gênero: Taenia Agente etiológico: Taenia solium e Taenia saginata Nome popular: solitárias Teníase e cisticercose:

Leia mais

Toxoplasmose. Filo: Apicomplexa (porque possui complexo apical)

Toxoplasmose. Filo: Apicomplexa (porque possui complexo apical) Toxoplasmose Parasito Reino: Protozoa Filo: Apicomplexa (porque possui complexo apical) Ordem: Eucoccidiida Família: Sarcocystidae Gênero: Toxoplasma Espécie: Toxoplasma gondii - É uma doença cosmopolita.

Leia mais

PREVALÊNCIA DE CISTICERCOSE NO ABATEDOURO FRIGORÍFICO DO SUL DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

PREVALÊNCIA DE CISTICERCOSE NO ABATEDOURO FRIGORÍFICO DO SUL DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO 40 PREVALÊNCIA DE CISTICERCOSE NO ABATEDOURO FRIGORÍFICO DO SUL DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO Danilo Leal G. Pires Debora C. Bonadiman Jonatha F. Canzian Paula Sansão 1 Fernanda Maria dos S. de M. Falçoni

Leia mais

Ano VI Número 11 Julho de 2008 Periódicos Semestral TENIOSE BOVINA. FRANCO, Débora Fernandes PARRA, Handerson Vassoler REMUSKA, Rosa Dias

Ano VI Número 11 Julho de 2008 Periódicos Semestral TENIOSE BOVINA. FRANCO, Débora Fernandes PARRA, Handerson Vassoler REMUSKA, Rosa Dias TENIOSE BOVINA FRANCO, Débora Fernandes PARRA, Handerson Vassoler REMUSKA, Rosa Dias Discentes da Faculdade de Medicina Veterinária de Garça/SP - FAMED/FAEF NEVES, Maria Francisca Docente da Faculdade

Leia mais

NA MEDICINA VETERÍNÁRIA

NA MEDICINA VETERÍNÁRIA Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Instituto t de Veterinária i Departamento de Epidemiologia e Saúde Pública CESTÓDEOS DE IMPORTÂNCIA NA MEDICINA VETERÍNÁRIA Adivaldo Henrique da Fonseca Prof.

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO E MORFOLOGIA GERAL DE HELMINTOS

CLASSIFICAÇÃO E MORFOLOGIA GERAL DE HELMINTOS CLASSIFICAÇÃO E MORFOLOGIA GERAL DE HELMINTOS CLASSES: NEMATODA TREMATODA CESTODA TENÍASE E CISTICERCOSE CLASSIFICAÇÃO FILO Platyelminthes CLASSE Cestoda FAMÍLIA Taeniidae GÊNERO Taenia ESPÉCIE Taenia

Leia mais

ESTUDO RETROSPECTIVO DA OCORRÊNCIA DA CISTICERCOSE BOVINA EM MATADOURO FRIGORÍFICO DE SINOP-MT, BRASIL, 2009 A 2014

ESTUDO RETROSPECTIVO DA OCORRÊNCIA DA CISTICERCOSE BOVINA EM MATADOURO FRIGORÍFICO DE SINOP-MT, BRASIL, 2009 A 2014 doi: 10.5216/rpt.v44i3.38023 ARTIGO ORIGINAL ESTUDO RETROSPECTIVO DA OCORRÊNCIA DA CISTICERCOSE BOVINA EM MATADOURO FRIGORÍFICO DE SINOP-MT, BRASIL, 2009 A 2014 Danielli Strutz 1 ; Ricardo Dias Penachioni

Leia mais

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DE ALIMENTOS DE ORIGEM ANIMAL REVISÃO DE LITERATURA

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DE ALIMENTOS DE ORIGEM ANIMAL REVISÃO DE LITERATURA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DE ALIMENTOS DE ORIGEM ANIMAL REVISÃO DE LITERATURA Amanda Sampietro Nogueira 1, Jaqueline Hortência da Silva Barros 1, Orlando Cândido de Lara Neto 1, Glenda Maris de Barros Tartaglia

Leia mais

Taxonomia. Taeniidae ase, Cisticercose e Hidatiose Hospedeiros. Morfologia - Adulto. Morfologia Adulto

Taxonomia. Taeniidae ase, Cisticercose e Hidatiose Hospedeiros. Morfologia - Adulto. Morfologia Adulto Taxonomia Família Taeniidae ase, Cisticercose e Hidatiose Hospedeiros Filo Plathyhelminthes Classe Cestoda Família Taeniidae Gênero Taenia Taenia saginata Taenia solium Gênero Echinococcus Echinococcus

Leia mais

Cestóides: Taenia e Echinococcus. Felipe Seixas

Cestóides: Taenia e Echinococcus. Felipe Seixas Cestóides: Taenia e Echinococcus Felipe Seixas Cestóides Características: Classe Cestoda; Corpo geralmente em forma de fita; São segmentados, providos anteriormente de um órgão de fixação (escólex) que

Leia mais

http://dx.doi.org/10.4322/rbcv.2015.314 23 Complexo teniose-cisticercose: ocorrência em abatedouro de bovinos e conhecimento de estudantes do ensino médio e consumidores no Estado de São Paulo, Brasil*

Leia mais

Reino Animal Filo Nematelmintos. Turma: 7 C Professora: Mariana Mello

Reino Animal Filo Nematelmintos. Turma: 7 C Professora: Mariana Mello Reino Animal Filo Nematelmintos Turma: 7 C Professora: Mariana Mello OBJETIVOS DA AULA Compreender as principais características do filo dos nematelmintos Relacionar a vida desses animais com a saúde humana

Leia mais

Numerosas espécies apresentam vida livre, porém muitas são parasitas de plantas e animais.

Numerosas espécies apresentam vida livre, porém muitas são parasitas de plantas e animais. Corpo cilíndrico, recoberto por uma cutícula resistente. Numerosas espécies apresentam vida livre, porém muitas são parasitas de plantas e animais. Muitos nematelmintos de vida livre são carnívoros e se

Leia mais

PARASITOSES EMERGENTES e OPORTUNISTAS

PARASITOSES EMERGENTES e OPORTUNISTAS PARASITOSES EMERGENTES e OPORTUNISTAS Parasitoses emergentes: Doenças parasitárias comuns em animais e que têm sido assinaladas com maior frequência no homem ultimamente. Parasitoses emergentes Motivos:

Leia mais

Carbúnculo ou antraz Bacillus anthracis

Carbúnculo ou antraz Bacillus anthracis Carbúnculo ou antraz Bacillus anthracis CARBÚNCULO OU ANTRAZ (EM INGLÊS, ANTHRAX) É UMA DOENÇA INFECCIOSA AGUDA PROVOCADA PELA BACTÉRIA BACILLUS ANTHRACIS O NOME DA DOENÇA VEM DO GREGO, ANTHRAX, QUE QUER

Leia mais

OS HELMINTOS CONSTITUEM UM GRUPO MUITO NUMEROSO DE ANIMAIS, INCLUINDO ESPÉCIES DE VIDA LIVRE E DE VIDA PARASITÁRIA

OS HELMINTOS CONSTITUEM UM GRUPO MUITO NUMEROSO DE ANIMAIS, INCLUINDO ESPÉCIES DE VIDA LIVRE E DE VIDA PARASITÁRIA HELMINTOS OS HELMINTOS CONSTITUEM UM GRUPO MUITO NUMEROSO DE ANIMAIS, INCLUINDO ESPÉCIES DE VIDA LIVRE E DE VIDA PARASITÁRIA Derivado do grego: helmins, helminthos - VERMES Termo VERME remete, de modo

Leia mais

SAIBA COMO SE PREVENIR CONTRA A TOXOPLASMOSE

SAIBA COMO SE PREVENIR CONTRA A TOXOPLASMOSE SAIBA COMO SE PREVENIR CONTRA A TOXOPLASMOSE Antônio Marcos Guimarães* Do Woong Kim** Gizela Melina Galindo** Maria de Lourdes Oliveira Souza*** Milton Carlos Grim Costa** Miriam Aparecida dos Santos**

Leia mais

PREVALÊNCIA DE GIARDIA LAMBLIA NA CIDADE DE BURITAMA ESTADO DE SÃO PAULO

PREVALÊNCIA DE GIARDIA LAMBLIA NA CIDADE DE BURITAMA ESTADO DE SÃO PAULO PREVALÊNCIA DE GIARDIA LAMBLIA NA CIDADE DE BURITAMA ESTADO DE SÃO PAULO Catierine Hirsch Werle RESUMO A Giardia está distribuída mundialmente. No Brasil sua prevalência varia de 4 a 30%, dependendo das

Leia mais

Verminoses. Doenças causadas por animais que apresentam corpo vermiforme VERMES

Verminoses. Doenças causadas por animais que apresentam corpo vermiforme VERMES Verminoses Verminoses Doenças causadas por animais que apresentam corpo vermiforme VERMES Sintomas: Diarreia Constipação Vômito e fezes com sangue Diagnóstico: exame de fezes. Medidas de risco: Ausência

Leia mais

Parasitoses - Ve V rminoses Prof. Tiago

Parasitoses - Ve V rminoses Prof. Tiago Parasitoses - Verminoses Prof. Tiago INTRODUÇÃO PLATELMINTOS E NEMATÓDEOS: RESPONSÁVEIS POR ALGUMAS PARASITOSES CONHECIDAS COMO VERMINOSES. TENÍASE E ESQUISTOSSOMOSE SÃO CAUSADAS POR PLATELMINTOS; ASCARIDÍASE

Leia mais

Toxoplasmose. Zoonoses e Administração em Saúde Pública. Prof. Fábio Raphael Pascoti Bruhn

Toxoplasmose. Zoonoses e Administração em Saúde Pública. Prof. Fábio Raphael Pascoti Bruhn Universidade Federal de Pelotas Departamento de Veterinária Preventiva Toxoplasmose Zoonoses e Administração em Saúde Pública Prof. Fábio Raphael Pascoti Bruhn Por que estudar a toxoplasmose Zoonose Soroprevalência

Leia mais

INFECÇÕES. Prof. Dr. Olavo Egídio Alioto

INFECÇÕES. Prof. Dr. Olavo Egídio Alioto INFECÇÕES Prof. Dr. Olavo Egídio Alioto Definição É a colonização de um organismo hospedeiro por uma espécie estranha. Numa infecção, o organismo infectante procura utilizar os recursos do hospedeiro para

Leia mais

Universidade Federal de Pelotas Departamento de Veterinária Preventiva Toxoplasmose Zoonoses e Administração em Saúde Pública

Universidade Federal de Pelotas Departamento de Veterinária Preventiva Toxoplasmose Zoonoses e Administração em Saúde Pública Universidade Federal de Pelotas Departamento de Veterinária Preventiva Toxoplasmose Zoonoses e Administração em Saúde Pública Fábio Raphael Pascoti Bruhn Por que estudar a toxoplasmose Zoonose Nos EUA,

Leia mais

Estrongiloidíase. - São 52 espécies pertencentes à família Strongyloididae, mas apenas o S. stercoralis é patogênico para o homem.

Estrongiloidíase. - São 52 espécies pertencentes à família Strongyloididae, mas apenas o S. stercoralis é patogênico para o homem. Estrongiloidíase Parasito Reino: Animalia Filo: Nemathelminthes Classe: Nematoda Família: Strongyloididae Gênero: Strongyloides Espécies: Strongyloides stercoralis - São 52 espécies pertencentes à família

Leia mais

NEUROCISTICIRCOSE: A DIFERENÇA DO SISTEMA PRIVADO PARA O SITEMA PUBLICO.¹

NEUROCISTICIRCOSE: A DIFERENÇA DO SISTEMA PRIVADO PARA O SITEMA PUBLICO.¹ NEUROCISTICIRCOSE: A DIFERENÇA DO SISTEMA PRIVADO PARA O SITEMA PUBLICO.¹ RIEGER, Erin John ² ; VARGAS, Amanda³; TEXEIRA, Andressa 4 ; BICCA, Ana Paula 5 ; HAAG, Fabiana 6 ; SANTOS, Jossana dos 7 ; NICOLLI,

Leia mais

TRANSMISSÃO DE PARASITOSES PELA ÁGUA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

TRANSMISSÃO DE PARASITOSES PELA ÁGUA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA TRANSMISSÃO DE PARASITOSES PELA ÁGUA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA Genicléia Lisboa Rolim Rogênia Araújo Campos Nívea Mabel de Medeiros Discente Universidade Federal de Campina Grande genicleia-lisboa@hotmail.com

Leia mais

Ano VII Número 12 Janeiro de 2009 Periódicos Semestral. Multiceps multiceps. TRENTIN, Thays de Campos LÉO, Vivian Fazolaro

Ano VII Número 12 Janeiro de 2009 Periódicos Semestral. Multiceps multiceps. TRENTIN, Thays de Campos LÉO, Vivian Fazolaro Multiceps multiceps TRENTIN, Thays de Campos LÉO, Vivian Fazolaro Acadêmicos da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia de Garça FAMED/ ACEG NEVES, Maria Francisca Docente da Faculdade de Medicina

Leia mais

Toxoplasma gondii. Ciclo de vida e patogênese com foco para imunodeprimidos

Toxoplasma gondii. Ciclo de vida e patogênese com foco para imunodeprimidos Toxoplasma gondii Ciclo de vida e patogênese com foco para imunodeprimidos INTRODUÇÃO O Toxoplasma gondii é um protozoário intracelular obrigatório, para que seu ciclo de vida esteja completo, precisa

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS BACHARELADO EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS BACHARELADO EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS BACHARELADO EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS PREVALÊNCIA DE CISTICERCOSE DE BOVINOS ABATIDOS NA MICROREGIÃO

Leia mais

INCIDÊNCIA DE CISTICERCOSE SUÍNA ATRAVÉS DA INSPEÇÃO DE ANIMAIS ABATIDOS NO ABATEDOURO MUNICIPAL DE IMPERATRIZ ENTRE 2000 A 2010, MARANHÃO, BRASIL*

INCIDÊNCIA DE CISTICERCOSE SUÍNA ATRAVÉS DA INSPEÇÃO DE ANIMAIS ABATIDOS NO ABATEDOURO MUNICIPAL DE IMPERATRIZ ENTRE 2000 A 2010, MARANHÃO, BRASIL* INCIDÊNCIA DE CISTICERCOSE SUÍNA ATRAVÉS DA INSPEÇÃO DE ANIMAIS ABATIDOS NO ABATEDOURO MUNICIPAL DE IMPERATRIZ ENTRE 2000 A 2010, MARANHÃO, BRASIL* Diego Carvalho Viana¹, Amilton Cesar dos Santos¹, Leandro

Leia mais

Plateomintos achatados. Nematelmintos cilíndricos

Plateomintos achatados. Nematelmintos cilíndricos Parasitas Os seres que parasitam o homem são divididos em cinco filos: Protozoa: composto por seres unicelulares e microscópicos (ex: giárdia, trichomonas, etc). Platyhelminthes: vermes de forma achatada

Leia mais

TENÍASES-CISTICERCOSES Humana e Animal

TENÍASES-CISTICERCOSES Humana e Animal Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Veterinária Departamento de Veterinária Preventiva Disciplina de Doenças Parasitárias TENÍASES-CISTICERCOSES Humana e Animal 2013 Universidade Federal de Pelotas

Leia mais

Processos tecnológicos empregados no aproveitamento de carcaças suínas e bovinas parcialmente condenadas por cisticercose

Processos tecnológicos empregados no aproveitamento de carcaças suínas e bovinas parcialmente condenadas por cisticercose https://doi.org/10.31533/pubvet.v12n8a153.1-7 Processos tecnológicos empregados no aproveitamento de carcaças suínas e bovinas parcialmente condenadas por cisticercose Felipe Martins Pastor¹*, Jeniffer

Leia mais

Neurocisticercose: uma revisão bibliográfica Neurocysticercosis: a bibliography review

Neurocisticercose: uma revisão bibliográfica Neurocysticercosis: a bibliography review ARTIGO INÉDITO Neurocisticercose: uma revisão bibliográfica Neurocysticercosis: a bibliography review GERSON ROBERTO MARTINS 1 KARINE VACCARO TAKO 2 RESUMO: A cisticercose humana é a doença causada pelas

Leia mais

ANAIS 37ºANCLIVEPA p.0167

ANAIS 37ºANCLIVEPA p.0167 ASPECTOS POPULACIONAIS E PREVALÊNCIA DE PARASITOS EM EXAMES COPROPARASITOLÓGICOS DE CÃES E GATOS DOMICILIADOS Monique Lourenço e SILVA 1* ; Adrielle Spinelli da CRUZ 1 ; Maria Cristina Nobre e CASTRO 2

Leia mais

FREQUÊNCIA DO TERMO NO CORPUS REUNIDO em 2012 (ocorr./textos) 1 ocorrências, em 2 publicações do CORPUS ARTIGOS NOVO 2012 (Nunesdavid_2000)

FREQUÊNCIA DO TERMO NO CORPUS REUNIDO em 2012 (ocorr./textos) 1 ocorrências, em 2 publicações do CORPUS ARTIGOS NOVO 2012 (Nunesdavid_2000) GLOSSÁRIO EXPERIMENTAL DE PNEUMOPATIAS DO TRABALHO Ficha de Coleta atualizada em junho de 2012 Foco: português/variantes/ficha =verbete/definições em coleta FICHA NÚMERO: ( x ) TERMO REALITER ( ) TERMO

Leia mais

Prof. Dr. Vitor Salvador P. Gonçalves EpiPlan/FAV/UnB

Prof. Dr. Vitor Salvador P. Gonçalves EpiPlan/FAV/UnB Prof. Dr. Vitor Salvador P. Gonçalves EpiPlan/FAV/UnB Febre aftosa No Brasil, os suínos não são vacinados Apenas bovinos e bubalinos 1993 último foco em granja de suínos Apesar disso, limita o acesso a

Leia mais

8/8/2012. Larva cenuro semelhante a um cisticerco, mas com numerosos escólices invaginados. Ex. Taenia multiceps

8/8/2012. Larva cenuro semelhante a um cisticerco, mas com numerosos escólices invaginados. Ex. Taenia multiceps Platyhelminthes Filo Cestoda Classe Cestodaria Eucestoda Sub-classe Cyclophyllidea Ordem Taeniidae Taenia spp. Gênero Echinococcus Ciclo indireto - digenéticos Parte anterior escólex com 4 ventosas com

Leia mais

INCIDÊNCIA DE CISTICERCOSE BOVINA EM ABATEDOUROS NO ESTADO DO PARANÁ

INCIDÊNCIA DE CISTICERCOSE BOVINA EM ABATEDOUROS NO ESTADO DO PARANÁ UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA INCIDÊNCIA DE CISTICERCOSE BOVINA EM ABATEDOUROS NO ESTADO DO PARANÁ EDUARDO GONÇALVES PINHEIRO Botucatu/SP 2012 UNIVERSIDADE

Leia mais

O COMPLEXO TENÍASE-CISTICERCOSE EM PEQUENAS PROPRIEDADES RURAIS DE UBERLÂNDIA-MG

O COMPLEXO TENÍASE-CISTICERCOSE EM PEQUENAS PROPRIEDADES RURAIS DE UBERLÂNDIA-MG CONVÊNIOS CNPq/UFU & FAPEMIG/UFU Universidade Federal de Uberlândia Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação DIRETORIA DE PESQUISA COMISSÃO INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2008 UFU 30 anos O COMPLEXO

Leia mais

Prevalência da cisticercose bovina no estado do Paraná, sul do Brasil: avaliação de bovinos inspecionados no SIF 1710

Prevalência da cisticercose bovina no estado do Paraná, sul do Brasil: avaliação de bovinos inspecionados no SIF 1710 Prevalência da cisticercose bovina no estado do Paraná, sul do Brasil: avaliação de 26.465 bovinos inspecionados no SIF 1710 Bovine cysticercosis prevalence in Parana state, southern of Brazil, in animals

Leia mais

a) I, II e III corretas b) I e II corretas c) I e III corretas d) II e III corretas e) III correta

a) I, II e III corretas b) I e II corretas c) I e III corretas d) II e III corretas e) III correta P2-2018.1- Parasitologia Médica Prof Isabela Arruda Gabarito: 1A, 2A, 3D, 4A, 5C, 6B, 7A, 8A,9D, 10 E, 11A, 12 C 1. A ascaridíase é uma parasitose intestinal causada pelo helminto Ascaris lumbricoides,

Leia mais

Características da cisticercose bovina e a prevalência no território nacional

Características da cisticercose bovina e a prevalência no território nacional [T] Características da cisticercose bovina e a prevalência no território nacional [I] Evolutionary characteristics of bovine cysticercosis and its national prevalence [A] Patrícia Aparecida Cardoso da

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE VETERINÁRIA CISTICERCOSE SUÍNA RENATA DOS SANTOS COSTA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE VETERINÁRIA CISTICERCOSE SUÍNA RENATA DOS SANTOS COSTA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE VETERINÁRIA CISTICERCOSE SUÍNA RENATA DOS SANTOS COSTA Porto Alegre 2016 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE VETERINÁRIA CISTICERCOSE

Leia mais

Vigilância Sanitária de Alimentos. Bactérias causadoras de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs)

Vigilância Sanitária de Alimentos. Bactérias causadoras de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs) Vigilância Sanitária de Alimentos Bactérias causadoras de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs) Doenças Transmitidas por Alimentos Surto: Dois ou mais envolvidos que ingeriram um alimento em comum

Leia mais

PARASITOLOGIA MÉDICA. Diogo Parente

PARASITOLOGIA MÉDICA. Diogo Parente PARASITOLOGIA MÉDICA Diogo Parente INTRODUÇÃO À PARASITOLOGIA OBJETIVO: Conhecer o parasitismo num contexto ecológico e como forma de relação entre os seres vivos. URBANIZAÇÃO DA SOCIEDADE O êxodo rural,

Leia mais

Revista Agrarian. ISSN: Comunicação Científica. Prevalência de cisticercose bovina no Estado de Goiás

Revista Agrarian. ISSN: Comunicação Científica. Prevalência de cisticercose bovina no Estado de Goiás Prevalência de cisticercose bovina no Estado de Goiás Bovine cysticersosis prevalence in the State of Goiás (Brazil) Samuel Mariano-da-Silva 1, Roosevelt Nunes Rocha 2, Silvio Luiz Oliveira 3, Antonio

Leia mais

Febre maculosa febre carrapato

Febre maculosa febre carrapato A febre maculosa, também conhecida como febre do carrapato é uma doença infecciosa aguda causada pela bactéria Rickettsia rickettsii, que é intracelular obrigatória e tem como vetor biológico o carrapato

Leia mais

24/02/2012. Conhecer o parasitismo num contexto ecológico e como forma de relação entre os seres vivos.

24/02/2012. Conhecer o parasitismo num contexto ecológico e como forma de relação entre os seres vivos. Yara Bandeira, Msc A parasitologia é uma ciência, da área de saúde, auxiliar da medicina humana e veterinária que se baseia no estudo dos parasitas e suas relaçoes com o hospedeiro Conhecer o parasitismo

Leia mais

PREVALÊNCIA DE PARASITOS INTESTINAIS EM GATOS DOMÉSTICOS JOVENS COM DIARREIA PREVALENCE OF INTESTINAL PARASITES IN YOUNG DOMESTIC CATS WITH DIARRHEA

PREVALÊNCIA DE PARASITOS INTESTINAIS EM GATOS DOMÉSTICOS JOVENS COM DIARREIA PREVALENCE OF INTESTINAL PARASITES IN YOUNG DOMESTIC CATS WITH DIARRHEA PREVALÊNCIA DE PARASITOS INTESTINAIS EM GATOS DOMÉSTICOS JOVENS COM DIARREIA PREVALENCE OF INTESTINAL PARASITES IN YOUNG DOMESTIC CATS WITH DIARRHEA Bethânia Ferreira BASTOS 1* ; Adrielle Spinelli da CRUZ

Leia mais

DOENÇAS INFECCIOSAS DE CÃES

DOENÇAS INFECCIOSAS DE CÃES DOENÇAS INFECCIOSAS DE CÃES Rafael Fighera Laboratório de Patologia Veterinária Hospital Veterinário Universitário Universidade Federal de Santa Maria DOENÇAS INFECCIOSAS MUITO COMUNS DE CÃES NO RS VERMINOSE

Leia mais

DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ÁGUA E ALIMENTOS 1

DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ÁGUA E ALIMENTOS 1 DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ÁGUA E ALIMENTOS 1 Denominações Correspondentes: Doenças Transmitidas por Água e Alimentos (DTAs) Doenças Veiculadas por Água e Alimentos Enfermidades Veiculadas por Água e Alimentos

Leia mais

SEGURANÇA ALIMENTAR DE CARNE BOVINA: CONSIDERAÇÕES SOBRE A PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES EM JATAÍ/GO

SEGURANÇA ALIMENTAR DE CARNE BOVINA: CONSIDERAÇÕES SOBRE A PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES EM JATAÍ/GO SEGURANÇA ALIMENTAR DE CARNE BOVINA: CONSIDERAÇÕES SOBRE A PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES EM JATAÍ/GO Rosana Maria Pereira Silva 1* (IC), Nubia Francisca de Oliveira Prado 2 Franco Junior 3 (IC), Tereza Abujamra

Leia mais

Jean Berg Alves da Silva HIGIENE ANIMAL. Jean Berg Alves da Silva. Cronograma Referências Bibliográficas 09/03/2012

Jean Berg Alves da Silva HIGIENE ANIMAL. Jean Berg Alves da Silva. Cronograma Referências Bibliográficas 09/03/2012 Jean Berg Alves da Silva Médico Veterinário UFERSA (2001) Dr. Ciências Veterinárias UECE (2006) Professor do Departamentos de Ciências Animais da UFERSA HIGIENE ANIMAL Jean Berg Jean Berg Alves da Silva

Leia mais

Filo Platyhelminthes. Planos de Simetria

Filo Platyhelminthes. Planos de Simetria Filo Platyhelminthes Características: Do grego, platy = plano + helmins = verme Animais de corpo alongado e achatado dorsoventralmente; Maioria aquática (marinhos e dulcícolas). Os terrestres vivem em

Leia mais

A profilaxia consiste na educação sanitária, em cozinhar bem as carnes e na fiscalização da carne e seus derivados (lingüiça, salame, chouriço,etc.

A profilaxia consiste na educação sanitária, em cozinhar bem as carnes e na fiscalização da carne e seus derivados (lingüiça, salame, chouriço,etc. CICLO DA TENÍASE 1. Ao se alimentar de carnes cruas ou mal passadas, o homem pode ingerir cisticercos (lasvas de tênia). 2. No intestino, a larva se liberta, fixa o escólex, cresce e origina a tênia adulta.

Leia mais

Teniase e Cisticercose. Taeniasis and cysticercosis. Teniasis y cisticercosis. Daniela Ferreira & Fernanda Lúcia Alves Ferreira

Teniase e Cisticercose. Taeniasis and cysticercosis. Teniasis y cisticercosis. Daniela Ferreira & Fernanda Lúcia Alves Ferreira Teniase e Cisticercose H T T P : / / D X. D O I. O R G / 1 0. 2 2 2 5 6 / P U B V E T. V 1 1 N 2. 1 54-158 Daniela Ferreira & Fernanda Lúcia Alves Ferreira Universidade Anhanguera de São Paulo Campus Abc,

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS CURSO: NUTRIÇÃO

FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS CURSO: NUTRIÇÃO FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS CURSO: NUTRIÇÃO Taenia sp Profª Cyntia Cajado Taxonomia Filo: Platyhelminthes Classe: Cestoda Família: Taenidae Hermafroditas Corpo achatado dorsoventralmente Gênero:

Leia mais

Avaliação do conhecimento sobre a toxoplasmose em mulheres na região metropolitana de Goiânia, Goiás

Avaliação do conhecimento sobre a toxoplasmose em mulheres na região metropolitana de Goiânia, Goiás Avaliação do conhecimento sobre a toxoplasmose em mulheres na região metropolitana de Goiânia, Goiás Bárbara Maria de Oliveira ¹* (IC), Carlos Henrique Rodrigues Rocha ¹ (IC), Wignes Estácio Sousa da Silva¹

Leia mais