Todos os elementos desse grupo possui 7 elétrons na camada de valência, portanto precisam de mais 1 elétron para se tornarem estáveis.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Todos os elementos desse grupo possui 7 elétrons na camada de valência, portanto precisam de mais 1 elétron para se tornarem estáveis."

Transcrição

1 HALOGÊNIOS OU GRUPO 17/VIIA

2

3 Todos os elementos desse grupo possui 7 elétrons na camada de valência, portanto precisam de mais 1 elétron para se tornarem estáveis. Possuem afinidade eletrônica, energia de ionização e eletronegatividade bastante elevadas.

4 São os elementos não-metálicos mais reativos. Combinam com metais (ligação iônica) ou com não-metais (ligação covalente). Os halogênios mais leves são abundantes.

5 FLÚOR

6 Flúor é um elemento químico, símbolo F, de número atômico 9 (9 prótons e 9 elétrons) de massa atômica 19 u.

7 Há 16 isótopos do Flúor. Somente 1 é estável: O F-19 e corresponde a praticamente 100% de todos os isótopos de flúor encontrado na Terra. Todos os demais são radioativos e possuem tempo de vida que varia de 2,5 milissegundos a 4, anos

8 Em sua forma diatômica (F 2 ) e em CNTP, é um gás de coloração amarelo-pálido. É o mais eletronegativo e reativo de todos os elementos. Forma compostos com praticamente todos os demais elementos.

9 Ligação Iônica (Metal-Flúor) Ligação Covalente (Flúor-Flúor)

10 O flúor é o halogênio mais abundante da crosta terrestre, com uma concentração de 950 ppm. Na água do mar encontra-se numa proporção de aproximadamente 1,3 ppm. Os minerais mais importantes no qual está presente são a fluorita, CaF 2, a fluorapatita, Ca 5 (PO 4 ) 3 F e a criolita, Na 3 AlF 6.

11 O ácido fluorídrico é uma solução aquosa de fluoreto de hidrogênio (HF). É um ácido fraco, porém muito mais perigoso que ácidos fortes como o clorídrico. O ácido HF é utilizado para gravar vidros e para retirar sílica (areia) de aços especiais.

12 Os CFCs foram empregados numa ampla variedade de aplicações, por exemplo, como refrigerantes, propelentes, agentes espumantes, isolantes, etc., porém, como contribuiam para a destruição da camada de ozônio foram sendo substituídos por outros compostos químicos, como os HCFs.

13

14 O politetrafluoroetileno (PTFE) é um polímero denominado teflon, de grande resistência química e baixo coeficiente de atrito.

15 O flúor está presente em mamíferos na forma de fluoretos (F - ). Quando em pequenas quantidades se acumula nos ossos e dentes dando-lhes uma maior resistência.

16 São acrescentados fluoretos em médias quantidades nos cremes dentais (1000~1500 ppm), que não devem ser engolidos, e em baixa quantidade em águas de consumo para evitar o surgimento de cáries (0,6~1,0ppm).

17

18 CLORO

19 O cloro ( grego chlorós, esverdeado ) é um elemento químico, símbolo Cl de número atômico 17 (17 prótons e 17 elétrons) com massa atômica 35,5 u,

20 Existem 25 isótopos de cloro na natureza. Apenas 2 são estáveis: Cl-35 (75,77%) e Cl-37 (24,23%). Todos os demais são produzidos artificialmente e são radioativos. O tempo de vida desses varia de 20 nanossegundos a 3, anos.

21 Na sua forma diatômica (Cl 2 ) e em condições normais de temperatura e pressão, é um gás de coloração amarelo esverdeada, sendo duas vezes e meia mais pesado que o ar.

22 Na natureza não é encontrado em estado puro, já que reage com rapidez com muitos elementos, sendo encontrado formando parte de cloretos (Cl - ) e cloratos (ClO 3- ), sobretudo na forma de cloreto de sódio (NaCl) nas minas de sal gema e dissolvido na água do mar.

23 Um processo de purificação de águas amplamente utilizado é a cloração. O agente é o ácido hipocloroso (HClO), que se produz dissolvendo cloro na água e regulando o ph.

24 Na produção de papel se emprega cloro no branqueamento da polpa, apesar de estar sendo substituído pelo dióxido de cloro, ClO 2.

25 Uma grande parte de cloro é empregada na produção de cloreto de vinila, composto orgânico usado como matériaprima para a obtenção de policloreto de vinila, conhecido como PVC

26 O cloro provoca irritação no sistema respiratório, especialmente em crianças. No estado gasoso irrita as mucosas e no estado líquido queima a pele. Pode ser detectado no ar pelo seu odor a partir de 3,5 ppm, sendo mortal a partir de ppm. Foi usado como arma química a partir da Primeira Guerra Mundial.

27 BROMO

28 O bromo ( do grego brômos, fétido ) é um elemento químico de símbolo Br, número atômico 35 (35 prótons e 35 elétrons) e com massa atômica igual a 80 u.

29 Há 40 isótopos de bromo. Apenas 2 são estáveis: Br-79 (50,69%) e Br-81 (49,31%). Todos os demais isótopos são radioativos e possuem tempo de vida que varia de 1,2 nanossegundos a 16,2 horas.

30 O bromo é o único elemento não metálico que se encontra no estado líquido à temperatura ambiente. O líquido é avermelhado, instável, denso e volátil.

31 Sua reatividade é intermediária entre a do cloro e a do iodo. O bromo é empregado na fabricação de produtos de pulverização, agentes não inflamáveis, produtos para a purificação de águas, corantes, brometos empregados em fotografia (brometo de prata, AgBr), desinfetantes, inseticidas e outros.

32 O bromo é altamente tóxico e em pequenas quantidades (10 ppm). É muito irritante tanto para os olhos como para a garganta; em contato com a pele ocasiona inflamações dolorosas. Seu manuseio impróprio pode supor um sério risco a saúde, requerendo máxima precaução de segurança quando do seu manejo.

33 IODO

34 O iodo (do grego iodés, cor violeta) é um elemento químico de símbolo I, de número atômico 53 (53 prótons e 53 elétrons) e de massa atômica 126,9 u.

35 Há no total 145 isótopos do Iodo. Somente o I-147 é estável e corresponde a praticamente a 100% do Iodo encontrado na Terra. Todos os demais isótopos são radioativos e possuem tempo de vida que varia de 150 nanossegundos a 1, anos.

36 O iodo (I 2 ) é um sólido negro e lustroso, com leve brilho metálico, que sublima em condições normais formando um gás de coloração violeta e odor irritante. Igual aos demais halogênios forma um grande número de compostos com outros elementos, porém é o menos reativo do grupo

37 O iodo é o halogênio menos abundante, apresentando-se na crosta terrestre com uma concentração de 0,14 ppm, estando na água do mar numa abundância de 0,052 ppm. O iodo pode ser obtido a partir dos iodetos, I -, presentes na água do mar e nas algas. Também pode ser obtido a partir dos iodatos, IO 3 - existente nos nitratos de Chile, separando-os previamente destes.

38 O iodo é um elemento químico essencial. A glândula tireóide fabrica os hormônios tiroxina e tri-iodotironina, que contém iodo. O déficit de iodo conduz ao Hipotiroidismo de que resultam o bócio e mixedema.

39 ASTATO

40 O astato (ou astatínio) é um elemento químico de símbolo At e de número atômico igual a 85 (85 prótons e 85 elétrons), com massa atômica de aproximadamente 210 u.

41 À temperatura ambiente, o Astato encontra-se no estado sólido. Atualmente foram encontradas apenas 25g de Astatínio na natureza. É o elemento mais raro do mundo. Atualmente, não é conhecida nenhuma aplicação prática deste elemento.

42 Este elemento altamente radioativo comporta-se quimicamente como os demais halogênios, especialmente como o iodo.

43 Todos os 141 isótopos do Astato são radioativos. Possuem o tempo de vida que varia de 125 nanossegundos a 8 horas. O As-210 é o mais estável e é utilizado como padrão da massa do Astato.

Grupo dos Halogênios

Grupo dos Halogênios Grupo dos Halogênios Shriver Cap. 11 p. 422-446 Lee Cap. 14 p. 293-318 Brown Cap. 22 p. 814-818 Kotz Cap. 21 p. 289-295 Russel v2 Cap. 21 p. 989-1001 Atkins & Jones Cap. 15 p. 755-761 2 CONFIGURAÇÃO E

Leia mais

Olá! Hoje iremos aprender sobre o grupo dos halogênios, um grupo bastante interessante formado por elementos não metais. Vamos lá!

Olá! Hoje iremos aprender sobre o grupo dos halogênios, um grupo bastante interessante formado por elementos não metais. Vamos lá! Aula: 08 Temática: Halogênios Olá! Hoje iremos aprender sobre o grupo dos halogênios, um grupo bastante interessante formado por elementos não metais. Vamos lá! HALOGÊNIOS A série química dos halogênios

Leia mais

HALOGÊNIOS CQ133 FSN F 2 2

HALOGÊNIOS CQ133 FSN F 2 2 HALOGÊNIOS CQ133 FSN F 2 2 2 2 HALOGÊNIOS OCORRÊNCIA Flúor: CaF 2 (fluorita), Na 3 AlF 6 (criolita), 3Ca 3 (PO 4 ) 2 CaF 2 (fluoroapatita) Cloro: NaCl (sal-gema), cloretos na água do mar (3,5%) e salmouras

Leia mais

Elementos do Grupo 17 TABELA PERIÓDICA

Elementos do Grupo 17 TABELA PERIÓDICA Elementos do Grupo 17 TABELA PERIÓDICA Aplicações Industriais NaI Evita o Bócio A glândula tireóide produz um hormônio que leva Iodo NaOCl Alvejante e desinfetante NaF Tratamento com Flúor forma uma cobertura

Leia mais

ELEMENTOS DO GRUPO 17 Grupo 17: Halogênios PROPRIEDADES GERAIS INTRODUÇÃO

ELEMENTOS DO GRUPO 17 Grupo 17: Halogênios PROPRIEDADES GERAIS INTRODUÇÃO ELEMENTOS DO GRUPO 17 INTRODUÇÃO Os elementos do grupo 17 são denominados halogênios. O nome halogênios significa formadores de sais. A química dos halogênios (exceto o At) provavelmente é melhor compreendida

Leia mais

Os elementos apresentam uma ampla variação em abundância nas rochas da crosta terrestre, nos oceanos e na atmosfera.

Os elementos apresentam uma ampla variação em abundância nas rochas da crosta terrestre, nos oceanos e na atmosfera. O GRUPO DO BORO (13 OU IIIA) OS ELEMENTOS Os elementos apresentam uma ampla variação em abundância nas rochas da crosta terrestre, nos oceanos e na atmosfera. Há uma ampla variação nas propriedades químicas

Leia mais

GRUPO 17 GRUPO DOS HALOGÊNIOS

GRUPO 17 GRUPO DOS HALOGÊNIOS GRUPO 17 GRUPO DOS HALOGÊNIOS INTRODUÇÃO Os elementos do grupo 17 são denominados halogênios. O nome halogênios significa formadores de sais. A química dos halogênios (exceto o At) provavelmente é melhor

Leia mais

GRUPO DOS HALOGÊNIOS (GRUPO 17/VII)

GRUPO DOS HALOGÊNIOS (GRUPO 17/VII) Aula 8 GRUPO DOS HALOGÊNIOS (GRUPO 17/VII) META Identifi car as propriedades dos elementos do Grupo 17 da tabela periódica e de seus compostos. OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno deverá: Reconhecer

Leia mais

Aula 9 OBTENÇÃO DOS HALOGÊNIOS E SUAS PROPRIEDADES. Eliana Midori Sussuchi Danilo Oliveira Santos. META Obter halogênios e avaliar suas propriedades

Aula 9 OBTENÇÃO DOS HALOGÊNIOS E SUAS PROPRIEDADES. Eliana Midori Sussuchi Danilo Oliveira Santos. META Obter halogênios e avaliar suas propriedades Aula 9 OBTENÇÃO DOS HALOGÊNIOS E SUAS PROPRIEDADES META Obter halogênios e avaliar suas propriedades OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno deverá: Obter cloro por decomposição do cloreto de hidrogênio;

Leia mais

PROGRAMA NACIONAL OLIMPÍADAS DE QUÍMICA XIX OLÍMPIADA DE QUÍMICA DO RIO GRANDE DO NORTE

PROGRAMA NACIONAL OLIMPÍADAS DE QUÍMICA XIX OLÍMPIADA DE QUÍMICA DO RIO GRANDE DO NORTE PROGRAMA NACIONAL OLIMPÍADAS DE QUÍMICA XIX OLÍMPIADA DE QUÍMICA DO RIO GRANDE DO NORTE PROVA OBJETIVA E DISCURSIVA MODALIDADE A1 1ª série PARTE OBJETIVA QUESTÃO 1 Após aquecimento em uma corrente de gás

Leia mais

GRUPO 17 GRUPO DOS HALOGÊNIOS

GRUPO 17 GRUPO DOS HALOGÊNIOS GRUPO 17 GRUPO DOS HALOGÊNIOS INTRODUÇÃO Os elementos do grupo 17 são denominados halogênios. O nome halogênios significa formadores de sais. A química dos halogênios (exceto o At) provavelmente é melhor

Leia mais

Todos os elementos desse grupo são sólidos com exceção do nitrogênio que é um gás nas condições ambientais (25 C e 1 atm)

Todos os elementos desse grupo são sólidos com exceção do nitrogênio que é um gás nas condições ambientais (25 C e 1 atm) O GRUPO DO NITROGÊNIO GRUPO 15 OU V Todos os elementos desse grupo são sólidos com exceção do nitrogênio que é um gás nas condições ambientais (25 C e 1 atm) Todos os elementos desse grupo apresentam

Leia mais

LISTA D QUÍMICA- TONI - ATITUDE

LISTA D QUÍMICA- TONI - ATITUDE LISTA D QUÍMICA- TONI - ATITUDE www.sosprofessor.xpg.com.br 1 (FESP) Considere os elementos A, B, C e D. As distribuições eletrônicas dos elementos são respectivamente: 1s² 3s¹, 1s². 3p 4, 1s². 30p 5 e

Leia mais

Química Geral I Aula 14 28/04/2016

Química Geral I Aula 14 28/04/2016 Química Geral I Aula 14 28/04/2016 Curso de Química Licenciatura 2016-1 Prof. Udo Eckard Sinks Configurações Eletrônicas dos Átomos e Periodicidade Química Spin Eletrônico Princípio de Pauli Configuração

Leia mais

O ÁTOMO pág. 66. Átomo: do grego, indivisível.

O ÁTOMO pág. 66. Átomo: do grego, indivisível. O ÁTOMO pág. 66 Átomo: do grego, indivisível. Núcleo: Prótons + Nêutrons Eletrosfera: Elétrons Número atômico (Z): nº de prótons no núcleo Número de massa (A): nº de prótons + nêutrons Prótons: carga positiva

Leia mais

Atividade extra. Questão 1 Cecierj Questão 2 Adaptado de UFRJ. Ciências da Natureza e suas Tecnologias Química

Atividade extra. Questão 1 Cecierj Questão 2 Adaptado de UFRJ. Ciências da Natureza e suas Tecnologias Química Atividade extra Questão 1 Cecierj - 2013 Veja a seguir as distribuições eletrônicas para o magnésio e o oxigênio: Mg: K = 2 L = 8 M = 2 12 O: K = 2 L = 6 8 Explique como o composto MgO é formado e indique

Leia mais

Química Geral I. Química - Licenciatura Prof. Udo Eckard Sinks. Energia de Ionização, Afinidade Eletrônica, Metais, Nãometais,

Química Geral I. Química - Licenciatura Prof. Udo Eckard Sinks. Energia de Ionização, Afinidade Eletrônica, Metais, Nãometais, Química Geral I Química - Licenciatura Prof. Udo Eckard Sinks Conteúdo 19/05/2017 Energia de Ionização, Afinidade Eletrônica, Metais, Nãometais, metalóides Reatividade de Metais e Não-Metais Química Geral

Leia mais

U N I V E R S I D A D E D E S Ã O P A U L O

U N I V E R S I D A D E D E S Ã O P A U L O U N I V E R S I D A D E D E S Ã O P A U L O Escola de Engenharia de Lorena EEL Química Inorgânica I Cloro Turma EI3 Data de Entrega: 23/11/2006 Alunos: Daniel Iodelis 04I011 José Francisco Ferreira Junior

Leia mais

05 - (UEL PR/1994) Localize na tabela periódica o elemento químico de número atômico 20 e escolha a(s)

05 - (UEL PR/1994) Localize na tabela periódica o elemento químico de número atômico 20 e escolha a(s) 01 - (UEM PR/2012) Assinale o que for correto. (01) Dentro de uma família na tabela periódica, todos os elementos químicos têm temperatura de fusão aumentada com o aumento do número atômico. (02) Qualquer

Leia mais

CIÊNCIAS DA NATUREZA - QUÍMICA Prof. Adriana Strelow 1º Ano

CIÊNCIAS DA NATUREZA - QUÍMICA Prof. Adriana Strelow 1º Ano CIÊNCIAS DA NATUREZA - QUÍMICA Prof. Adriana Strelow 1º Ano - 2016 TABELA PERIÓDICA ATUAL: Os elementos estão ordenados em ordem crescente de número atômico. O critério utilizado para classificar os elementos

Leia mais

1ª Série do ensino médio _ TD 10 _ 10 de maio de 2006

1ª Série do ensino médio _ TD 10 _ 10 de maio de 2006 1ª Série do ensino médio _ TD 10 _ 10 de maio de 2006 16. Verifique os elementos do segundo período da Classificação Periódica. À medida que cresce o número atômico desses elementos: (a) sua eletronegatividade

Leia mais

9) Um certo elemento tem número atômico igual a 37. Qual a carga mais provável do seu íon? a) 1. c) +1. e) +3. b) 2. d) +2.

9) Um certo elemento tem número atômico igual a 37. Qual a carga mais provável do seu íon? a) 1. c) +1. e) +3. b) 2. d) +2. Atividade de química Escola: Aluno(a): Série/turma: Nº Nota: Professor: Abedias Disciplina: Química Data: Conteúdo: Propriedade da Tabela Periódica e ligações químicas 1(ACAFE) O grupo de átomos que é

Leia mais

Tabela Periódica e Propriedades Associadas

Tabela Periódica e Propriedades Associadas Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri Bacharelado em Ciência e Tecnologia Diamantina - MG Tabela Periódica e Propriedades Associadas Prof a. Dr a. Flaviana Tavares Vieira O Desenvolvimento

Leia mais

LIGAÇÕES QUÍMICAS. Prof. Marcel Piovezan. Curso Superior de Tecnologia em Processos Químicos

LIGAÇÕES QUÍMICAS. Prof. Marcel Piovezan. Curso Superior de Tecnologia em Processos Químicos MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CAMPUS LAGES LIGAÇÕES QUÍMICAS Prof. Marcel Piovezan marcel.piovezan@ifsc.edu.br

Leia mais

Química 4 Módulo 5. Módulo 6 COMENTÁRIOS ATIVIDADES PARA SALA COMENTÁRIOS ATIVIDADES PROPOSTAS CLASSIFICAÇÃO PERIÓDICA CLASSIFICAÇÃO DOS ELEMENTOS

Química 4 Módulo 5. Módulo 6 COMENTÁRIOS ATIVIDADES PARA SALA COMENTÁRIOS ATIVIDADES PROPOSTAS CLASSIFICAÇÃO PERIÓDICA CLASSIFICAÇÃO DOS ELEMENTOS Química 4 Módulo 5 CLSSIFICÇÃO PERIÓDIC Elementos de um mesmo grupo ou família apresentam o mesmo número de elétrons na última camada Em 93, o inglês Henry G J Moseley (884-95 estabeleceu o conceito de

Leia mais

QUÍMICA - 3 o ANO MÓDULO 07 LIGAÇÕES QUÍMICAS

QUÍMICA - 3 o ANO MÓDULO 07 LIGAÇÕES QUÍMICAS QUÍMICA - 3 o ANO MÓDULO 07 LIGAÇÕES QUÍMICAS O C Na Cl + - Na Cl Mg Cl Cl 2+ Mg Cl - 2 F Al F Al F F +x -y B y x Fórmula Eletrônica ou de Lewis Fórmula Estrutural Fórmula Molecular 2 s O O O O s O O O

Leia mais

CONFIGURAÇÃO DOS GASES NOBRES ÁTOMOS ESTÁVEIS E ISOLADOS

CONFIGURAÇÃO DOS GASES NOBRES ÁTOMOS ESTÁVEIS E ISOLADOS CONFIGURAÇÃO DOS GASES NOBRES ÁTOMOS ESTÁVEIS E ISOLADOS CONCEITO DE LIGAÇÃO IÔNICA UNIÃO ENTRE ÁTOMOS METÁLICOS E AMETÁLICOS OXIDAÇÃO ESTABILIZAÇÃO DO METAL REDUÇÃO ESTABILIZAÇÃO DO AMETAL LIGAÇÃO IÔNICA

Leia mais

Química Acácio Ferreira Exercícios

Química Acácio Ferreira Exercícios 1 É PROIBIDO REPRODUZIR OU COMERCIALIZAR www.estudioaulas.com.br 01 (Idecan/CNEN/Técnico em Química/2014) No processo de desintegração do 210 Pb é formado o 210 Bi. É correto afirmar que A) envolve a radiação

Leia mais

Ciências da Natureza e Matemática

Ciências da Natureza e Matemática 1 CEDAE Acompanhamento Escolar 2 CEDAE Acompanhamento Escolar 1. As ligações covalentes precisam ser representadas de algumas formas para que possamos entender corretamente como foram feitas as ligações

Leia mais

SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA

SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA SOLUÇÃO PC1. A) São elementos que pertencem à família dos gases nobres, portanto, apresentam as camadas de valência completas, o que faz com que a energia necessária para a retirada

Leia mais

Quí. Quí. Allan Rodrigues. Monitor: Gabriel Pereira

Quí. Quí. Allan Rodrigues. Monitor: Gabriel Pereira Quí. Professor: Abner Camargo Allan Rodrigues Monitor: Gabriel Pereira Ligações químicas: ligação covalente 20 mar RESUMO Esse tipo de ligação se dá por compartilhamento de um par de elétrons, sendo um

Leia mais

QUÍMICA. Transformações Químicas. Elementos Químicos, Tabela Periódica e Reações Químicas Parte 3. Prof ª. Giselle Blois

QUÍMICA. Transformações Químicas. Elementos Químicos, Tabela Periódica e Reações Químicas Parte 3. Prof ª. Giselle Blois QUÍMICA Transformações Químicas Elementos Químicos, Tabela Periódica e Reações Químicas Parte 3 Prof ª. Giselle Blois Resumindo: Os elementos químicos são representados por símbolos gráficos oriundos de

Leia mais

Tabela Periódica e Propriedades Periódicas

Tabela Periódica e Propriedades Periódicas Tabela Periódica e Propriedades Periódicas O desenvolvimento da tabela periódica Carbono (C), ouro (Au), prata (Ag), cobre(cu) são conhecidos desde a Antiguidade 1735 e 1843 A maior parte dos elementos

Leia mais

1. (Unimontes 2014) O caráter iônico de determinadas substâncias, em função da diferença de eletronegatividade, está apresentado a seguir.

1. (Unimontes 2014) O caráter iônico de determinadas substâncias, em função da diferença de eletronegatividade, está apresentado a seguir. 1. (Unimontes 014) O caráter iônico de determinadas substâncias, em função da diferença de eletronegatividade, está apresentado a seguir. Em análise do gráfico, a alternativa CORRETA é: a) O iodeto de

Leia mais

Exercícios Sobre LigaÇões iônicas

Exercícios Sobre LigaÇões iônicas Exercícios Sobre LigaÇões iônicas Dados: 01. (Ufrj - adaptado) A caiação é um processo tradicionalmente utilizado na pintura de casas. Uma das maneiras de se preparar o pigmento consiste em misturar cal

Leia mais

Gabaritos Resolvidos Energia Química Semiextensivo V3 Frente B

Gabaritos Resolvidos Energia Química Semiextensivo V3 Frente B 01) E a) Certa para Brönsted-Lowry, ácido é a espécie que doa próton e base á a que recebe próton; b) Certa quando uma espécie perde o próton, outra recebe. Assim, haverá um ácido e uma base de cada lado

Leia mais

QUÍMICA. Soluções: características, tipos de concentração, diluição, mistura, titulação e soluções coloidais. Parte 5. Prof a.

QUÍMICA. Soluções: características, tipos de concentração, diluição, mistura, titulação e soluções coloidais. Parte 5. Prof a. QUÍMICA Parte 5 Prof a. Giselle Blois Costuma-se usar a unidade parte por milhão (ppm) para soluções de concentrações extremamente pequenas. * Partes por milhão (ppm): Indica quantas partes de soluto (em

Leia mais

Propriedades químicas de substâncias elementares de não metais

Propriedades químicas de substâncias elementares de não metais Propriedades químicas de substâncias elementares de não metais Halogéneos Os elementos, flúor, F, cloro, Cl, bromo, Br, e iodo, I, são os quatro primeiros elementos do grupo 17, grupo dos halogéneos, da

Leia mais

PROPRIEDADES DOS ELEMENTOS

PROPRIEDADES DOS ELEMENTOS PROPRIEDADES DOS ELEMENTOS Classificação dos Elementos : Hidrogênio 1 elemento : Metais 93 elementos : Ametais 11 elementos : Semimetais 7 elementos : Gases nobres 6 elementos Estrutura da Tabela Periódica

Leia mais

Classificação Periódica dos Elementos. Estrutura da Tabela Periódica. Ordem crescente de Número Atômico (Z): Z = n de prótons = n e -

Classificação Periódica dos Elementos. Estrutura da Tabela Periódica. Ordem crescente de Número Atômico (Z): Z = n de prótons = n e - Classificação Periódica dos Elementos Estrutura da Tabela Periódica Ordem crescente de Número Atômico (Z): 13 Al 26,9 Z = n de prótons = n e - A = média ponderada das massas atômicas dos isótopos. Estrutura

Leia mais

a) Se uma substância apresenta moléculas, ela deve apresentar ligações iônicas.

a) Se uma substância apresenta moléculas, ela deve apresentar ligações iônicas. Lista exercicios 1 ano prof: Luciano Gonçalves Aluno: Série: Turma: Data: Questão 1 O símbolo para o íon cálcio, Ca 2+, indica que I. é um ânion. II. possui dois prótons a mais que o respectivo átomo neutro.

Leia mais

Ligação iônica = transfere elétrons (um doa outro recebe) 1, 2, 3 e - c.v. 5, 6, 7 e - c.v. Doar e - Receber e - Íon+ Íon - Cl - : NaCl.

Ligação iônica = transfere elétrons (um doa outro recebe) 1, 2, 3 e - c.v. 5, 6, 7 e - c.v. Doar e - Receber e - Íon+ Íon - Cl - : NaCl. LIGAÇÕES QUÍMICAS Os gases nobres aparecem isolados na natureza, ou seja, são estáveis na forma atômica. Isso ocorre em razão de possuírem 8 elétrons na última camada (exceção do hélio, que possui 2 elétrons

Leia mais

Ligação Química Parte 1

Ligação Química Parte 1 Ligação Química Parte 1 Poucos elementos são encontrados no estado atômico na natureza, os outros são encontrados como compostos, ligados a outros átomos. Os únicos elementos encontrados na forma atômica

Leia mais

GABARITO. Química B Extensivo V. 6. Exercícios 06) A. I. Adição ou síntese. Dois reagentes (N 2. ). III. Adição ou síntese. Dois reagentes (P 2 07) A

GABARITO. Química B Extensivo V. 6. Exercícios 06) A. I. Adição ou síntese. Dois reagentes (N 2. ). III. Adição ou síntese. Dois reagentes (P 2 07) A GABARIT Química B Extensivo V 6 Exercícios 01) A a) Certa S + 2 S 2 Na síntese total, os reagentes são substâncias simples + Ca(H) 2 Ca + 2 Reação de neutralização do solo b) Errada S 3 é óxido ácido,

Leia mais

Classificação Periódica. Prof: Marcelo Vizeu

Classificação Periódica. Prof: Marcelo Vizeu Classificação Periódica Prof: Marcelo Vizeu Ordem Crescente de Número Atômico - Moseley Classificação dos Elementos Metais Ametais Gases Nobres Características Gerais dos Elementos METAIS AMETAIS Brilhantes

Leia mais

Lembrete: Antes de começar a copiar cada unidade, coloque o cabeçalho da escola e a data! CIÊNCIAS - UNIDADE 3 ÁTOMOS E LIGAÇÕES QUÍMICAS

Lembrete: Antes de começar a copiar cada unidade, coloque o cabeçalho da escola e a data! CIÊNCIAS - UNIDADE 3 ÁTOMOS E LIGAÇÕES QUÍMICAS Lembrete: Antes de começar a copiar cada unidade, coloque o cabeçalho da escola e a data! Use canetas coloridas ou escreva palavras destacadas, para facilitar na hora de estudar. E capriche! Não se esqueça

Leia mais

Propriedade periódica dos elementos

Propriedade periódica dos elementos Propriedade periódica dos elementos David P. White QUÍMICA: A Ciência Central O desenvolvimento da tabela periódica Em 2002, haviam 115 elementos conhecidos. A maior parte dos elementos foi descoberta

Leia mais

FUVEST 1981 Primeira fase e Segunda fase

FUVEST 1981 Primeira fase e Segunda fase FUVEST 1981 Primeira fase e Segunda fase CONHECIMENTOS GERAIS 5. Nas condições ambientes, pastilhas de hidróxido de sódio, expostas ao ar durante várias horas, transformam-se em um líquido claro. Este

Leia mais

Grupo 1: Metais Alcalinos

Grupo 1: Metais Alcalinos Metais Metais O caráter metálico refere-se às propriedades dos metais (brilhante ou lustroso, maleável e dúctil, os óxidos formam sólidos iônicos básicos e tendem a formar cátions em solução aquosa). O

Leia mais

CIÊNCIAS DA NATUREZA - QUÍMICA. Ligações Químicas

CIÊNCIAS DA NATUREZA - QUÍMICA. Ligações Químicas CIÊNCIAS DA NATUREZA - QUÍMICA Prof. Adriana Strelow 1º Ano - 2016 Ligações Químicas Na natureza, dificilmente os átomos ficam sozinhos. Eles tendem a se unir uns aos outros para formarem novas substâncias.

Leia mais

Em nosso planeta o hidrogênio é encontrado na forma combinada, na água, nos oceanos, nos rios, nos minerais e até nos seres vivos.

Em nosso planeta o hidrogênio é encontrado na forma combinada, na água, nos oceanos, nos rios, nos minerais e até nos seres vivos. Aula: 02 Temática: Hidrogênio Na última aula você aprendeu sobre os gases nobres. Nessa aula continuaremos nos gases, mas não nos nobres, falaremos então sobre o gás de grande abundância no universo: o

Leia mais

LIGAÇÕES QUÍMICAS Parte 2

LIGAÇÕES QUÍMICAS Parte 2 Disciplina: Química Prof.: Guilherme Turma: IU 08/06/2017 Tema da aula: Ligação covalente Relembrando a ligação iônica LIGAÇÕES QUÍMICAS Parte 2 - A ligação iônica ocorre entre íons positivos (os cátions)

Leia mais

Interbits SuperPro Web

Interbits SuperPro Web 1. (G1 - cftmg 2012) A Química Inorgânica é uma ciência que estuda vários elementos químicos, dentre eles o enxofre que a) é representado pelo símbolo Se. b) é classificado como um gás nobre. c) pertence

Leia mais

Ligações Químicas Por que os átomos formam ligações químicas? Distância de equilíbrio Comprimento da ligação H-H r o = 74 pm distância internuclear Uma ligação química entre dois átomos é formada se

Leia mais

Ligações Químicas. Professor Haroldo

Ligações Químicas. Professor Haroldo Ligações Químicas Professor Haroldo 1. A regra do dueto e do octeto: Para se estabilizar um elemento precisa possuir sua camada de valência igual à camada de valência do GÁS NOBRE MAIS PRÓXIMO (8 e -,

Leia mais

Universidade Federal do Tocantins

Universidade Federal do Tocantins Universidade Federal do Tocantins Estrutura eletrônica dos átomos e periodicidade química Prof. Dr. Edenilson dos Santos Niculau enicolau@uft.edu.br www.profedenilsonniculau.wordpress.com Sumário 2 PERIODICIDADE

Leia mais

Tabela Periódica Prof. Esp. Richard Pimenta

Tabela Periódica Prof. Esp. Richard Pimenta Questão 1. Unesp 2010 (Fase 1) Descoberto neste ano por pesquisadores alemães, o novo elemento químico de número atômico 112 poderá ser batizado de Copernicium, em homenagem ao cientista e astrônomo Nicolau

Leia mais

Atividade extra. Questão 1 Adaptado de CFTMG Questão 2 Cecierj Ciências da Natureza e suas Tecnologias Química

Atividade extra. Questão 1 Adaptado de CFTMG Questão 2 Cecierj Ciências da Natureza e suas Tecnologias Química Atividade extra Questão 1 Adaptado de CFTMG - 2007 Em fogos de artifício, observam-se as colorações, quando se adicionam sais de diferentes metais às misturas explosivas. As cores produzidas resultam de

Leia mais

Assunto: Ligações Químicas. 1) O grupo de átomos que é encontrado na forma monoatômica pelo fato de serem estáveis é:

Assunto: Ligações Químicas. 1) O grupo de átomos que é encontrado na forma monoatômica pelo fato de serem estáveis é: Aluno: Série: 1º ano Assunto: Ligações Químicas 1) O grupo de átomos que é encontrado na forma monoatômica pelo fato de serem estáveis é: a) Halogênios b) Calcogênios c) Metais Alcalinos Terrosos d) Metais

Leia mais

Tarefa online 9º ano Química Juliana

Tarefa online 9º ano Química Juliana Tarefa online 9º ano Química Juliana 1) Um elemento químico X apresenta configuração eletrônica 1s2 2s2 2p4. Podemos afirmar que, na tabela periódica, esse elemento químico está localizado no a) 2 º período,

Leia mais

01) (UFRGS-RS) Um elemento X que apresenta distribuição eletrônica em níveis de energia K = 2, L = 8, M = 8, N = 2, forma com:

01) (UFRGS-RS) Um elemento X que apresenta distribuição eletrônica em níveis de energia K = 2, L = 8, M = 8, N = 2, forma com: 01) (UFRGS-RS) Um elemento X que apresenta distribuição eletrônica em níveis de energia K = 2, L = 8, M = 8, N = 2, forma com: a) um halogênio Y um composto molecular XY. b) um calcogênio Z um composto

Leia mais

Tratamento de Água: Desinfecção

Tratamento de Água: Desinfecção UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO DECIV DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL Tratamento de Água: Desinfecção DISCIPLINA: SANEAMENTO PROF. CARLOS EDUARDO F MELLO e-mail: cefmello@gmail.com Conceito É o processo

Leia mais

Colégio Pedro II Campus São Cristóvão II Disciplina: Ciências 2º Trimestre/ 9º ano TABELA PERIÓDICA

Colégio Pedro II Campus São Cristóvão II Disciplina: Ciências 2º Trimestre/ 9º ano TABELA PERIÓDICA Colégio Pedro II Campus São Cristóvão II Disciplina: Ciências 2º Trimestre/ 9º ano TABELA PERIÓDICA Agosto/2017 OS ELEMENTOS QUÍMICOS Podemos definir um elemento químico como sendo o conjunto de átomos

Leia mais

2) Um átomo T apresenta menos 2 prótons que um átomo Q. Com base nessa informação, assinale a opção falsa.

2) Um átomo T apresenta menos 2 prótons que um átomo Q. Com base nessa informação, assinale a opção falsa. 1) Um átomo, cujo número atômico é 18, está classificado na Tabela Periódica como: a) metal alcalino b) metal alcalinoterroso c) metal terroso d) ametal e) gás nobre 2) Um átomo T apresenta menos 2 prótons

Leia mais

Estrutura da matéria. Estrutura atômica

Estrutura da matéria. Estrutura atômica Estrutura da matéria 1. Considere a tabela de pontos de fusão e pontos de ebulição da substância a seguir. Substância P.F P.E Cloro - 101,0-34.6 Flúor - 219,6-188,1 Bromo - 7,2 58,8 Mercúrio - 38,8 356,6

Leia mais

Estrutura atômica e ligação interatômica. Profa. Daniela Becker

Estrutura atômica e ligação interatômica. Profa. Daniela Becker Estrutura atômica e ligação interatômica Profa. Daniela Becker Referências Callister Jr., W. D. Ciência e engenharia de materiais: Uma introdução. LTC, 5ed., cap 2, 2002. Shackelford, J.F. Ciências dos

Leia mais

Capítulo 7 Propriedade periódica dos elementos

Capítulo 7 Propriedade periódica dos elementos QUÍMICA A Ciência Central 9ª Edição Capítulo 7 Propriedade periódica dos elementos David P. White O desenvolvimento da tabela periódica Em 2002, haviam 115 elementos conhecidos. A maior parte dos elementos

Leia mais

QUÍMICA LISTA DE RECUPERAÇÃO 3º BIMESTRE - 1º ANO. Professor: GIL KENNEDY DATA: 25 / 09 / 2017

QUÍMICA LISTA DE RECUPERAÇÃO 3º BIMESTRE - 1º ANO. Professor: GIL KENNEDY DATA: 25 / 09 / 2017 LISTA DE RECUPERAÇÃO 3º BIMESTRE - 1º ANO Professor: GIL KENNEDY DATA: 25 / 09 / 2017 QUÍMICA QUESTÃO 01 Localize na tabela periódica o elemento químico de número atômico 16. Sobre esse elemento, responda

Leia mais

Em fogos de artifício, observam-se as colorações, quando se adicionam sais de diferentes metais às misturas

Em fogos de artifício, observam-se as colorações, quando se adicionam sais de diferentes metais às misturas Atividade extra Fascículo 4 Química Unidade 9 Questão 1 Adaptado de CFTMG - 2007 Em fogos de artifício, observam-se as colorações, quando se adicionam sais de diferentes metais às misturas explosivas.

Leia mais

QUÍMICA. Processo Seletivo/UNIFAL - julho ª Prova Comum TIPO 1 QUESTÃO 41 QUESTÃO 42

QUÍMICA. Processo Seletivo/UNIFAL - julho ª Prova Comum TIPO 1 QUESTÃO 41 QUESTÃO 42 QUÍMICA QUESTÃO 41 A substância, representada pela fórmula estrutural abaixo, é bastante utilizada como analgésico (aspirina). Com base nessas informações, marque a alternativa correta. A) Uma massa de

Leia mais

UFSC. Resposta: = 40. Comentário

UFSC. Resposta: = 40. Comentário Resposta: 08 + 32 = 40 01. Incorreta. O butano não possui isomeria óptica, pois não possui carbono assimétrico. 02. Incorreta. Ao serem liberados para a atmosfera os gases sofrem expansão de volume. 04.

Leia mais

QUÍMICA LIGAÇÕES QUÍMICAS PROF. SAUL SANTANA

QUÍMICA LIGAÇÕES QUÍMICAS PROF. SAUL SANTANA QUÍMICA LIGAÇÕES QUÍMICAS PROF. SAUL SANTANA Ligação Química O conceito de configuração eletrônica e o desenvolvimento da Tabela Periódica permitiu aos químicos uma base lógica para explicar a formação

Leia mais

Sr, assinale a alternativa em que todas as informações estão corretas. REPRE- SENTA- ÇÃO DO CÁTION. Nêutrons. 38 Sr+

Sr, assinale a alternativa em que todas as informações estão corretas. REPRE- SENTA- ÇÃO DO CÁTION. Nêutrons. 38 Sr+ 61 d s metais alcalino-terrosos, como o estrôncio, pertencentes ao grupo 2 da Tabela Periódica, têm a tendência de perder dois elétrons para a formação de sais com os halogênios pertencentes ao grupo 17,

Leia mais

CQ136 Química Experimental I. Grupos 1, 2 e 17

CQ136 Química Experimental I. Grupos 1, 2 e 17 1 CQ136 Química Experimental I Grupos 1, 2 e 17 Introdução: Os elementos do Grupo 1 possuem uma química bastante homogênea, mostrando de modo bem claro os efeitos do tamanho crescente dos átomos em suas

Leia mais

Estabilidade dos Átomos

Estabilidade dos Átomos Ligações Químicas Estabilidade dos Átomos Os gases nobres são os únicos encontrados na natureza na forma monoatômica, ou seja, não se ligam se, apresentam na forma de átomos. Os gases nobres, com exceção

Leia mais

COLÉGIO MARISTA - PATOS DE MINAS 1º ANO DO ENSINO MÉDIO Professoras: Elizete 1ª RECUPERAÇÃO AUTÔNOMA DE QUÍMICA ROTEIRO DE ESTUDO - QUESTÕES

COLÉGIO MARISTA - PATOS DE MINAS 1º ANO DO ENSINO MÉDIO Professoras: Elizete 1ª RECUPERAÇÃO AUTÔNOMA DE QUÍMICA ROTEIRO DE ESTUDO - QUESTÕES COLÉGIO MARISTA - PATOS DE MINAS 1º ANO DO ENSINO MÉDIO - 2013 Professoras: Elizete 1ª RECUPERAÇÃO AUTÔNOMA DE QUÍMICA ROTEIRO DE ESTUDO - QUESTÕES Estudante: Turma: Data: / / Assuntos: Classificação periódica

Leia mais

Evolução Histórica. Estrutura da Tabela Periódica. Classificação dos Elementos

Evolução Histórica. Estrutura da Tabela Periódica. Classificação dos Elementos Evolução Histórica 1817 Lei das Tríades / Dobereiner (alemão) 1862 Parafuso Telúrico / Chancourtois (francês) 1864 Lei das Oitavas / Newlands (inglês) 1871 Ordem de Massa Atômica / Mendeleev (russo) 1913

Leia mais

PROPRIEDADES PERIÓDICAS. Prof. Gabriel Costa Vieira Arantes

PROPRIEDADES PERIÓDICAS. Prof. Gabriel Costa Vieira Arantes PROPRIEDADES PERIÓDICAS Prof. Gabriel Costa Vieira Arantes PROPRIEDADES PERIÓDICAS Ferramenta para o estudo das propriedades periódicas dos elementos. TABELA PERIÓDICA Os elementos químicos estão organizados

Leia mais

1º Questão: Escreva a distribuição eletrônica dos elementos abaixo e determine o número de valência de cada elemento: a) Fe (26):.

1º Questão: Escreva a distribuição eletrônica dos elementos abaixo e determine o número de valência de cada elemento: a) Fe (26):. FOLHA DE EXERCÍCIOS CURSO: Otimizado ASS.: Exercícios de Conteúdo DISCIPLINA: Fundamentos de Química e Bioquímica NOME: TURMA: 1SAU 1º Questão: Escreva a distribuição eletrônica dos elementos abaixo e

Leia mais

3ª Série / Vestibular _ TD 08 _ 19 de abril

3ª Série / Vestibular _ TD 08 _ 19 de abril 3ª Série / Vestibular _ TD 08 _ 19 de abril 01. A corrosão de um metal é a sua destruição ou deterioração, devida à reação com o meio ambiente. O enferrujamento é o nome dado à corrosão do ferro: Fe(s)

Leia mais

[A] Incorreta. O amálgama é uma liga metálica, ou seja, uma mistura homogênea, em que o principal componente é o mercúrio. [Xe] 6s 4f 5d.

[A] Incorreta. O amálgama é uma liga metálica, ou seja, uma mistura homogênea, em que o principal componente é o mercúrio. [Xe] 6s 4f 5d. Gabarito: Resposta da questão 1: A representação do elemento químico do átomo da espécie responsável pela coloração pertence à família dos metais alcalinos-terrosos da tabela periódica, ou seja, família

Leia mais

QUÍMICA DESCRITIVA DOS HALOGÊNIOS

QUÍMICA DESCRITIVA DOS HALOGÊNIOS QUÍMICA DESCRITIVA DOS HALOGÊNIOS CARACTERÍSTICAS GERAIS Grupo 17 da tabela periódica: do grego formador de sal Configuração eletrônica: ns 2 np 5 ; 7e - na camada de valência, 1e - a menos que o gás nobre

Leia mais

Centro Universitário Anchieta

Centro Universitário Anchieta 1) A teoria da eletrovalência estabelecida por Kossel em 1916 explica a formação dos compostos iônicos a partir da estabilidade dos gases nobres que possuem a camada de valência completa. Em relação a

Leia mais

O ALUNO DEVERÁ VIR PARA A AULA DE RECUPERAÇÃO COM A LISTA PRONTA PARA TIRAR DÚVIDAS.

O ALUNO DEVERÁ VIR PARA A AULA DE RECUPERAÇÃO COM A LISTA PRONTA PARA TIRAR DÚVIDAS. Lista de exercícios para a prova de recuperação final 1º ano EM Conteúdo. O ALUNO DEVERÁ VIR PARA A AULA DE RECUPERAÇÃO COM A LISTA PRONTA PARA TIRAR DÚVIDAS. - Misturas e substâncias - Tabela e propriedades

Leia mais

Haletos de Alquilas Aula 10

Haletos de Alquilas Aula 10 Haletos de Alquilas Aula 10 QO-427 Prof. José Augusto R 2 R CH 2 X R CH X R C X R 1 R 1 X = F, Cl, Br e I Estrutura de Haletos de Alquilas R H 2 C X H 3 C F sp 3 sp 3 15% s 85% p hidrocarbonetos C C H

Leia mais

SOLUÇÕES Folha 1.14 João Roberto Fortes Mazzei

SOLUÇÕES Folha 1.14 João Roberto Fortes Mazzei 1) Solução salina normal é uma solução aquosa de cloreto de sódio, usada em medicina porque a sua composição coincide com aquela dos fluídos do organismo. Sabendo-se que foi preparada pela dissolução de

Leia mais

Modelos Atômicos, Tabela Periódica e Ligações Químicas

Modelos Atômicos, Tabela Periódica e Ligações Químicas Ensino Médio QUÍMICA Data: / /2012 Atividade : Exercícios de Recuperação Paralela e Anual aula 1 Nome : n o Classe: 2 1MB Modelos Atômicos, Tabela Periódica e Ligações Químicas 1. (Uerj) A descoberta dos

Leia mais

Ensino Médio. Aluno(a): Nº

Ensino Médio. Aluno(a): Nº Ensino Médio Professor: Alexandre Ferreira Costa Disciplina: Química Geral Aluno(a): Nº Série: 3ª Turma: Data: / /20 Ligações Químicas Iônica LISTA Q-1 Instruções: 1. Respostas e cálculos somente à caneta

Leia mais

Escola Secundária de Lagoa. Correção da Ficha de Trabalho 1. Física e Química A. Espécie química. Número de massa.

Escola Secundária de Lagoa. Correção da Ficha de Trabalho 1. Física e Química A. Espécie química. Número de massa. Escola Secundária Lagoa Física e Química A 10º Ano Turma A Emília Correia e Paula Melo Silva Correção da Ficha Trabalho 1 Unida Zero Materiais: diversida e constituição 2014/2015 1.1. (A) Falso (B) Falso

Leia mais

DESINFECÇÃO. BROMO e IODO

DESINFECÇÃO. BROMO e IODO DESINFECÇÃO BROMO e IODO Desinfecção A desinfecção é o processo químico (ex( ex: cloro, bromo etc) ) ou físico (ex( ex: : radiação UV) pelo qual os microrganismos (bactérias,virús( bactérias,virús, e fungos),

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSORA: Núbia de Andrade. DISCIPLINA:Química SÉRIE: 1º. ALUNO(a):

GOIÂNIA, / / PROFESSORA: Núbia de Andrade. DISCIPLINA:Química SÉRIE: 1º. ALUNO(a): GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSORA: Núbia de Andrade DISCIPLINA:Química SÉRIE: 1º ALUNO(a): Lista de Exercícios P2 I Bimestre No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente

Leia mais

44. Com relação aos compostos representados abaixo, é INCORRETO afirmar que: N(CH 2 CH 3 ) 3 CH 3 CO 2 H ClCH 2 CO 2 H I II III

44. Com relação aos compostos representados abaixo, é INCORRETO afirmar que: N(CH 2 CH 3 ) 3 CH 3 CO 2 H ClCH 2 CO 2 H I II III 22 GABARITO 1 1º DIA 2º Processo Seletivo/2004 44. Com relação aos compostos representados abaixo, é INCORRETO afirmar que: N(CH 2 CH 3 ) 3 CH 3 CO 2 H ClCH 2 CO 2 H I II III a) o composto III é um ácido

Leia mais

~ 1 ~ Ponto de Fusão. Ponto de Ebulição ( 0 C) a 1 atm. Álcool comum 0, ,5. Pentano 0, CCl 4 1, ,5.

~ 1 ~ Ponto de Fusão. Ponto de Ebulição ( 0 C) a 1 atm. Álcool comum 0, ,5. Pentano 0, CCl 4 1, ,5. Amostra Densidade (g/ml) Ponto de Fusão ( 0 C) Ponto de Ebulição ( 0 C) a 1 atm MODALIDADE EM1 Nº INSCRIÇÃO: Álcool comum 0,80-117 78,5 Pentano 0,65-130 36 Escrever o NÚMERO DE INSCRIÇÃO na grade de respostas

Leia mais

Disciplina: Química Professor: Giorgio Antoniolli TABELA PERIÓDICA

Disciplina: Química Professor: Giorgio Antoniolli TABELA PERIÓDICA Disciplina: Química Professor: Giorgio Antoniolli TABELA PERIÓDICA BREVE HISTÓRICO Mendeleev (1869): organizou os elementos em ordem crescente de massas atômicas. Os elementos de comportamento químico

Leia mais

Apostila de Química 09 Funções Nitrogenadas e Halogenadas

Apostila de Química 09 Funções Nitrogenadas e Halogenadas Apostila de Química 09 Funções Nitrogenadas e Halogenadas Funções Nitrogenadas 1.0 Amina Bases orgânicas obtidas a partir da substituição de 1 ou mais hidrogênios da amônia (NH 3 ) por radicais. N, NH,

Leia mais

TABELA PERIÓDICA. [Ar] 4s 3d 4p. a) Cu + b) Sn + c) Cd d) Ge + e) Zn + Página 1 de 7

TABELA PERIÓDICA. [Ar] 4s 3d 4p. a) Cu + b) Sn + c) Cd d) Ge + e) Zn + Página 1 de 7 1. (Ufg 013) Para estimular um estudante a se familiarizar com os números atômicos de alguns elementos químicos, um professor cobriu as teclas numéricas de uma calculadora com os símbolos dos elementos

Leia mais

Unidade I Átomos, Moléculas e íons

Unidade I Átomos, Moléculas e íons UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA DQMC QUÍMICA GERAL I - QGE1001 Unidade I Átomos, Moléculas e íons Profª Drª Karine P. Naidek 1 2 Estrutura

Leia mais

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO:

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO: LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO: Aguarde a ORDEM do fiscal para abrir este caderno de provas. Não será permitida a saída do candidato antes de esgotado o prazo mínimo de 60 minutos. Este caderno

Leia mais

XIII Olimpíada Baiana de Química Exame 2018

XIII Olimpíada Baiana de Química Exame 2018 GABARITO Questões discursivas Data da aplicação da prova: 04/08/2018 Data da publicação do gabarito: 05/10/2018 Questão 01 (Peso 3) Uma fita de magnésio com dimensão de 2,0 cm foi aquecida em uma chama

Leia mais

AS LIGAÇÕES QUÍMICAS

AS LIGAÇÕES QUÍMICAS AS LIGAÇÕES QUÍMICAS O QUE SÃO AS LIGAÇÕES QUÍMICAS? São as ligações que se estabelecem entre a união de dois ou mais átomos. Existem três tipos de ligações químicas: A ligação covalente (partilha de elétrons)

Leia mais