dado aos cinco principais atos exigidos do Islã, sendo que este termo não é usado no Islamismo xiita.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "dado aos cinco principais atos exigidos do Islã, sendo que este termo não é usado no Islamismo xiita."

Transcrição

1

2 Os )أرآان cinco pilares do Islã) é o nome الا سلام dado aos cinco principais atos exigidos do Islã, sendo que este termo não é usado no Islamismo xiita.

3 PROFESSAR E ACEITAR O CREDO A shahada é uma declaração através da qual o muçulmano atesta que "Não há outro Deus para além de Allah e Muhammad é o seu mensageiro". Em contextos ocidentais, a shahada é, por vezes, chamada de "credo", mas esta frase nunca foi alvo de um debate teológico controverso e não resulta de uma elaboração doutrinal, como sucedeu no cristianismo com o "Credo de Niceia".

4 ORAR CINCO VEZES AO LONGO DO DIA Os muçulmanos devem realizar cinco orações diárias, na ordem seguinte: Ao alvorecer; Depois do meio-dia; Entre o meio-dia e o pôr-do-sol; Logo após o pôr-do-sol; Aproximadamente uma hora após o pôr-do-sol. Os muçulmanos podem realizar estas orações em qualquer local, desde que este seja um local limpo. É obrigatório virar-se no sentido da cidade de Meca para realizar as orações. Antes da oração, o crente prepara-se através de abduções, realizadas com água (ou com areia caso não exista água). As partes que são lavadas são: o rosto, os braços, a cabeça e os pés até aos tornozelos. As orações devem ser ditas na língua árabe, mesmo que a pessoa não conheça o idioma.

5 Durante o mês do Ramadã, os muçulmanos abstêm-se de comida, de bebida, de fumar, de relações sexuais ou de pensamentos negativos durante o período que decorre entre o amanhecer até ao pôr-do-sol. As pessoas idosas, os doentes e as mulheres grávidas estão dispensadas deste jejum, mas devem realizá-lo noutra altura ou então alimentar pobres durante um período de dias correspondente aos dias que faltaram ao jejum. As crianças também não realizam o jejum. A primeira vez que um muçulmano realiza o jejum funciona como uma espécie de ritual de entrada na vida adulta comparável ao B'nai Mitzvá no judaísmo.

6 PAGAR DÁDIVAS, RITUAIS. A palavra zakat significa purificação e crescimento. Cada muçulmano deve calcular anualmente a sua zakat, que em geral corresponde a 2,5% dos seus rendimentos. As pessoas pobres não precisam pagar zakat, visto que um dos objetivos deste dever religioso é precisamente ajudar os mais pobres. No passado a maior parte dos países muçulmanos cobravam a zakat, mas a prática foi abandonada.

7 A PEREGRINAÇÃO A MECA Todos os muçulmanos que tenham capacidade financeira e de saúde devem realizar uma vez na sua vida uma peregrinação à cidade de Meca durante o mês de Dhu al-hija. Se a peregrinação for realizada noutro mês do calendário islâmico, é considerada um ato positivo, mas não corresponde e nem dispensa à Hajj. Em Meca os muçulmanos realizam uma série de rituais, como dar voltas em torno da Caaba.

8

9 A UNICIDADE DE ALLAH A crença no Tawhid é a coluna mestre da Fé islâmica. Ela se divide em três partes, a primeira é o tauhid arrububia (unicidade do Criador) que significa acreditar que Deus criou, mantém e é o Senhor de tudo e de todos; a segunda é o tauhid al-uluhia (unicidade da divindade), que expressa que Allah é o Único a quem devemos adorar e a quem devemos dirigir nossas suplicas, sem que haja intermediários entre os homens e Ele; e a terceira é o tauhid al-asmá ua Sifát (unicidade dos nomes e atributos de Allah), que quer dizer que a Allah pertencem todos os nomes e atributos da perfeição, por isso devemos nos submeter totalmente a Ele. Diz Allah, o Altíssimo "Dize: Ele é Allah, o Único! Allah! O Absoluto! Jamais gerou ou foi gerado! E nada é comparável a Ele!"

10 A crença nos anjos é fruto da crença em Allah. Os anjos são criaturas que executam as ordens de Allah. são feitos de luz, possuem mãos, pés, asas; eles não se cansam, não agridem, possuem poderes e podem assumir a forma humana; eles nunca desobedecem a Allah e são criaturas extremamente virtuosos; possuem ocupações, e somente Allah sabe quantos existem. OsanjosforamcriadosporDeus,OadorameOobedecem. Deus os encarregou com diferentes tarefas, como por exemplo Jibraïl (Gabriel) que é responsável por levar as mensagens de Deus aos profetas, Mikaïl (Miguel) responsável pelas chuvas e crescimento das plantas e Israfil que será o responsável por soprar a trombeta no Dia da Ressurreição. Também há o anjo da morte Izraïl (Rafael), que é o encarregado de tirar a vida das criaturas há um tempo infalível, fixo e determinado por Deus. Rafael também tem muitos anjos a trabalharem sob sua supervisão, uns que tiram a alma dos bons e outros que tiram alma dos maus.

11 TORÁ, OS SALMOS, E O EVANGELHO. As mensagens divinas, reveladas por Allah aos mensageiros, estão contidas em Livros. À medida que essas mensagens iam sendo esquecidas ou deturpadas, Allah enviava novas mensagens. Dentre estas encontramos o Torá de Moisés, os Salmos de Davi e o Evangelho de Jesus. O último desses Livros é o Alcorão que, ao contrário dos outros, permanece inalterado, ou seja, continua da mesma forma em que foi revelado ao Profeta Muhammad. Veja o que o pesquisador Maurice Bucaille diz a esse respeito: "Uma autenticidade indiscutível dá ao texto alcoránico um lugar à parte entre os Livros de revelação, lugar que ele não divide nem com o antigo, nem com o novo Testamento. (BUCAILLE, Maurice). Somente Allah conhece o número exato de Livros revelados.

12

13

14

15 Allah elegeu os humanos alguns a quem o anjo Gabriel deveria revelar as mensagens, esses são os mensageiros. Somente Allah conhece o seu número, mas no Alcorão são mencionados vinte e cinco, dentre eles Abraão, Moisés, Jesus e Muhammad. Eles sentiam o que nós sentimos, ficavam doentes como nós ficamos e morreram como nós também iremos morrer um dia, enfim, eram de carne e osso. Nós devemos acreditar em todos eles e nas suas missões. Devemos testemunhar que cumpriram e transmitiram tudo corretamente. Eles eram pessoas de grande sabedoria. Diz Allah, o Altíssimo: "Dizei: cremos em Allah, no que nos tem sido revelado, no que foi revelado a Abraão, a Ismael, a Isaac, a Jacob e às (doze) tribos; no que foi concedido a Moisés e a Jesus e no que foi dado aos profetas por seu Senhor; não fazemos distinção alguma entre eles, porque somos, para Ele, muçulmanos."

16 Crer no dia do juízo final é crer que após a morte seremos ressuscitados, e todos os nossos atos serão julgados por aquele que nos criou. A justiça será feita, e quem tiver seguido o caminho revelado por Allah terá o paraíso como morada eterna, enquanto aquele que tiver preferido seguir os seus desejos e caprichos terá o inferno como morada eterna.

17 Crer na predestinação é aceitar com concepção que Allah é o Senhor de tudo e de todos e que Ele colocou tudo no seu devido lugar, criando a felicidade e o sofrimento. O tempo de vida de cada ser humano está nas mãos de Allah. O homem possui o livre-arbítrio. Ele tem o poder de escolha, porém este poder não sai do círculo permitido por Allah.

18

19 A Caaba, um edifício situado dentro da mesquita principal de Meca na Arábia Saudita, é o local mais sagrado do Islão. De acordo com o Alcorão, ela foi construída por Abraão, para que todas as pessoas fossem ali celebrar os ritos da Hajj. No tempo do profeta Maomé, o monoteísmo instituído por Abraão, tinha sido corrompido pelo politeísmo e pela idolatria. Segundo o islamismo, Maomé não procurou fundar uma nova religião, mas antes restabelecer o culto monoteísta, que existia no passado. O islamismo não nega diretamente o judaísmo e o cristianismo, pelo contrário considera-os, uma versão antiga e perdida. O Islão é a restauração da verdade divina.

20 O segundo local sagrado do Islamismo é Medina, cidade para a qual Maomé, o profeta e os primeiros muçulmanos fugiram e onde se encontra o seu túmulo.

21 A cidade tem uma história que data do IV milênio a.c., tornando-a uma das mais antigas do mundo. Jerusalém é a cidade santa dos judeus, cristãos e muçulmanos, e o centro espiritual desde o século X a.c. contém um número de significativos lugares antigos cristãos, e é considerada a terceira cidade santa no Islã. Apesar de possuir uma área de apenas 0.9 quilômetros quadrados (0,35 milhas),a cidade antiga hospeda os principais pontos religiosos, entre eles a Esplanada das Mesquitas, o Muro das lamentações, o Santo Sepulcro, a Cúpula da Rocha e a Mesquita de Al-Aqsa. A cidade antigamente murada, um patrimônio mundial, tem sido tradicionalmente dividida em quatro quarteirões, ainda que os nomes usados hoje (os bairros armênio, cristão, judeu e o muçulmano) foram introduzidos por volta do século XIX. a cidade velha foi indicada para inclusão na lista do patrimônio mundial em perigo pela Jordânia em 1982.No curso da história, Jerusalém foi destruída duas vezes, sitiada 23 vezes, atacada 52 vezes, e capturada e recapturada 44 vezes.

22

23 MATHEUS SANTANGELO THIAGO CARVAJAL L C LEONARDO CEZAR ISAAC BENJAMIN 7º ANO PEDRO BANDEIRA HISTÓRIA - PROF. MARILIA COLTRI OBRIGADO!

RELIGIÕES ASIÁTICAS. Professor João Paulo Bandeira. Geografia 9º Ano

RELIGIÕES ASIÁTICAS. Professor João Paulo Bandeira. Geografia 9º Ano RELIGIÕES ASIÁTICAS Professor João Paulo Bandeira Geografia 9º Ano JUDAÍSMO CRISTIANISMO ISLAMISMO BUDISMO HINDUÍSMO JUDAÍSMO O judaísmo é considerado a primeira religião monoteísta a aparecer na história.

Leia mais

Religiões Proféticas

Religiões Proféticas Religiões Proféticas O QUE É RELIGIÃO? Religião é uma fé, uma devoção a tudo que é considerado sagrado. É um culto que aproxima o homem das entidades a quem são atribuídas poderes sobrenaturais. É uma

Leia mais

ORIENTE MÉDIO: REGIÃO GEOESTRATÉGICA

ORIENTE MÉDIO: REGIÃO GEOESTRATÉGICA ORIENTE MÉDIO: REGIÃO GEOESTRATÉGICA ORIENTE MÉDIO: REGIÃO GEOESTRATÉGICA Oriente Médio: região geoestratégica É a porção sudoeste da Ásia Área de encontro entre os continentes asiático, africano e europeu

Leia mais

Islamismo Prof. Edmar Silva Fundamental II - 7 ano

Islamismo Prof. Edmar Silva Fundamental II - 7 ano Islamismo Prof. Edmar Silva Fundamental II - 7 ano Qual é a relação entre o cristianismo, o judaísmo e o islamismo? Questões prévias O que você sabe sobre o islamismo? Qual é o livro sagrado do islamismo?

Leia mais

Aula 13-5A - A Civilização Árabe - Semitas acreditam descender de Ismael, filho de Abraão.

Aula 13-5A - A Civilização Árabe - Semitas acreditam descender de Ismael, filho de Abraão. Aula 13-5A - A Civilização Árabe - Semitas acreditam descender de Ismael, filho de Abraão. Arábia: localizada no Oriente Médio. A parte norte formada por desertos e também existem diversos oásis que abrigavam

Leia mais

ORIENTE MÉDIO: SUA IMPORTÂNCIA GEOESTRATÉGICA

ORIENTE MÉDIO: SUA IMPORTÂNCIA GEOESTRATÉGICA ORIENTE MÉDIO: SUA IMPORTÂNCIA GEOESTRATÉGICA ORIENTE MÉDIO: REGIÃO GEOESTRATÉGICA Oriente Médio: região geoestratégica É a porção sudoeste da Ásia Área de encontro entre os continentes asiático, africano

Leia mais

Maomé nasce em 570 d.c. Filho de Mercadores, órfão aos 6 anos. financiar sua vida religiosa. 40 anos: visão do Anjo Gabriel.

Maomé nasce em 570 d.c. Filho de Mercadores, órfão aos 6 anos. financiar sua vida religiosa. 40 anos: visão do Anjo Gabriel. ISLAMISMO Hillal ou Crescente HISTÓRIA DE MAOMÉ Maomé nasce em 570 d.c. Filho de Mercadores, órfão aos 6 anos. Casa-se se com Khadija, rica, que vai financiar sua vida religiosa. 40 anos: visão do Anjo

Leia mais

BUDISMO O budismo não é só uma religião, mas também um sistema ético e filosófico, originário da região da Índia. Foi criado por Sidarta Gautama (563?

BUDISMO O budismo não é só uma religião, mas também um sistema ético e filosófico, originário da região da Índia. Foi criado por Sidarta Gautama (563? ÁSIA - RELIGIÕES BUDISMO O budismo não é só uma religião, mas também um sistema ético e filosófico, originário da região da Índia. Foi criado por Sidarta Gautama (563? - 483 a.c.?), também conhecido como

Leia mais

OS ÁRABES E O ISLAMISMO

OS ÁRABES E O ISLAMISMO OS ÁRABES E O ISLAMISMO VOCÊ SABE QUEM SÃO OS ÁRABES? ÁRABES Arábia Os árabes eram nômades que habitavam o deserto, liderados por um sheik Politeístas ÁRABES Principais grupos: Maaditas, na cidade de

Leia mais

TEMA-PROBLEMA. A experiência religiosa como afirmação do espaço espiritual do mundo FENÓMENO UNIVERSAL

TEMA-PROBLEMA. A experiência religiosa como afirmação do espaço espiritual do mundo FENÓMENO UNIVERSAL TEMA-PROBLEMA A experiência religiosa como afirmação do espaço espiritual do mundo RELIGIÃO FENÓMENO UNIVERSAL Religião e as práticas religiosas têm sido uma constante ao longo dos tempos e têm influenciado

Leia mais

EJA 4ª FASE PROF. LUIS CLAÚDIO

EJA 4ª FASE PROF. LUIS CLAÚDIO EJA 4ª FASE PROF. LUIS CLAÚDIO CONTEÚDOS E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA Unidade II As tradições religiosas e os textos sagrados. 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES FORTALECENDO

Leia mais

O Cristianismo É uma religião abraâmica monoteísta centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus, tais como são apresentados no Novo Testamento; A Fé

O Cristianismo É uma religião abraâmica monoteísta centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus, tais como são apresentados no Novo Testamento; A Fé O Cristianismo É uma religião abraâmica monoteísta centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus, tais como são apresentados no Novo Testamento; A Fé cristã crer em Jesus como o Cristo, Filho de Deus, Salvador

Leia mais

O Alcorão é Autêntico?

O Alcorão é Autêntico? O Alcorão é Autêntico? حجية القرآن [رتغايل portuguese [português - www.islamreligion.com website موقع دين الا سلام 2013-1434 O Alcorão, às vezes chamado de Alcorão Sagrado ou o Nobre Alcorão é a escritura

Leia mais

Revisão 7º Islamismo. Professora Esp. Schirley Pimentel

Revisão 7º Islamismo. Professora Esp. Schirley Pimentel Revisão 7º Islamismo Professora Esp. Schirley Pimentel TEXTO DE REVISÃO PARA A PROVA DE HISTÓRIA O MUNDO ISLÂMICO É denominado de mundo islâmico, ou mundo muçulmano, o conjunto de países que tem como principal

Leia mais

Distante e Diferente

Distante e Diferente ORIENTE MÉDIO Distante e Diferente Os árabes são os integrantes de um povo que habita principalmente o Oriente Médio e a África setentrional, originário da península Arábica constituída por regiões desérticas

Leia mais

EXPANSÃO ISLÂMICA: A IDADE MÉDIA ALÉM DA EUROPA

EXPANSÃO ISLÂMICA: A IDADE MÉDIA ALÉM DA EUROPA EXPANSÃO ISLÂMICA: A IDADE MÉDIA ALÉM DA EUROPA IMPORTANTE O Colégio Ágape preza pelos princípios cristãos, isso norteia sua metodologia, disciplina e modelo de ensino. Sendo assim, em todas as disciplinas

Leia mais

O Cristianismo - Questionário

O Cristianismo - Questionário O Cristianismo Cristianismo é uma religião abraâmica monoteísta centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré, tais como são apresentados no Novo Testamento; A fé cristã acredita essencialmente

Leia mais

CAPÍTULO 03 Poder Paralelo.

CAPÍTULO 03 Poder Paralelo. 01/03/2016 8º Ano B CAPÍTULO 03 Poder Paralelo. Profº Delsomar de Sousa Barbosa Páginas: 32 a 36 Item 01. Estrutura Temática Organizações Terroristas e Radicalismo Islâmico. Al Qaeda ORGANIZACÕES RELIGIOSAS

Leia mais

PROFECIAS NEWS Boletim Informativo de Religiões Proféticas

PROFECIAS NEWS Boletim Informativo de Religiões Proféticas PROFECIAS NEWS Boletim Informativo de Religiões Proféticas Judaísmo, Cristianismo, Islamismo Qual a definição da palavra religião? Vem do latim religare, tem o siginificado de religação. Essa religação

Leia mais

No aniversário de Ganexa, (ou Ganesa), deus hindu da sabedoria e do sucesso, com cabeça de elefante, estátuas suas são mergulhadas no mar.

No aniversário de Ganexa, (ou Ganesa), deus hindu da sabedoria e do sucesso, com cabeça de elefante, estátuas suas são mergulhadas no mar. ritual 31 da com Deus ou com o absoluto. Observâncias religiosas regulares, executadas de determinada maneira, em certos momentos, e num lugar sagrado específico, podem envolver prece, canto, meditação

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia - Ciências

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia - Ciências Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia - Ciências 1 Os exercícios deverão ser feitos no próprio livro. Livro de Gramática Reflexiva págs. 19, 20, 21 e

Leia mais

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano DICAS DO PROFESSOR História 6º Ano OS POVOS DA ANTIGUIDADE ORIENTAL: ORIENTE PRÓXIMO E EXTREMO ORIENTE QUAIS A PRINCIPAL HERANÇA DEIXADA PELOS HEBREUS A maior contribuição dos hebreus foi religiosa.

Leia mais

Aula 15 5A - Os Árabes - Semitas acreditam descender de Ismael, filho de Abraão.

Aula 15 5A - Os Árabes - Semitas acreditam descender de Ismael, filho de Abraão. Aula 15 5A - Os Árabes - Semitas acreditam descender de Ismael, filho de Abraão. Arábia: localizada no Oriente Médio. A parte norte formada por desertos e também existem diversos oásis que abrigavam grupos

Leia mais

Lygia Rocco out/nov. 2010

Lygia Rocco out/nov. 2010 48 49 Mosaico da nave em Salonica S. Demétrios entre o bispo e o alto-dignatário 50 Muralhas de Theodosius II (412 d.c.) Mosaico do piso da Igreja Ortodoxa Grega de São Jorge, em Madaba (Jordânia), representando

Leia mais

O Nascimento e expansão do islã

O Nascimento e expansão do islã O Nascimento e expansão do islã Imagem: Léon Belly (1827-1877) / Pelerins allant à la Mecque, 1861, Pintura Orientalista / Domínio Público. Imagem: Carl Haag (1820 1915) / Hassan Ben Moosa, um bedowee

Leia mais

Cultura Religiosa. Prof. Ismar Dias de Matos

Cultura Religiosa. Prof. Ismar Dias de Matos Cultura Religiosa Prof. Ismar Dias de Matos I s l a m i s m o A partir de 20/01/2007, os islâmicos entraram no ano 1428. O que não é Islamismo O Islamismo não deve ser associado aos extremismos e fanatismos

Leia mais

O Deus de Abraão e de Jesus Cristo - 1

O Deus de Abraão e de Jesus Cristo - 1 O Deus de Abraão e de Jesus Cristo - 1 Deus em questão CREIO EM UM SÓ DEUS A Fé dirige-se a Deus, tem Deus por objecto. Deus é actualmente posto em questão. Deus em questão A hipótese de Deus parece desnecessária

Leia mais

O que é o Hajj. WAMY - América Latina

O que é o Hajj. WAMY - América Latina O que é o Hajj تعريف باحلج ] برتغايل Português [ WAMY - América Latina - تعريف باحلج» باللغة لربتغاچگة «جگد لعاملية للشبا لا سلايم مريكا للاتينية - A peregrinação anual a Meca (Hajj) é uma obrigação somente

Leia mais

UM RESUMO DO QUE É O ISLÂM

UM RESUMO DO QUE É O ISLÂM Reino Da Arábia Saudita Ministério Do Ensino Superior Universidade Islâmica de Medina Departamento De Investigação Secção de tradução www.iu.edu.sa UM RESUMO DO QUE É O ISLÂM ١ Em nome de Deus o Clemente

Leia mais

A Base do Islã. A Importância da Declaração Laa Ilaaha ill-allah

A Base do Islã. A Importância da Declaração Laa Ilaaha ill-allah A Base do Islã A base da religião do Islã é o testemunho de duas frases: (i) Ninguém tem o direito à adoração exceto Deus (La ilaaha ill-allah), e (ii) Muhammad é o Mensageiro de Deus (Muhammad-ur-Rasool-ullah)

Leia mais

Uma unica mensagem رسالة واحدة فقط. Autor: Dr: Náji Ibrahim. Tradutor: faruk Juma. Revisão: Mubin Fakir

Uma unica mensagem رسالة واحدة فقط. Autor: Dr: Náji Ibrahim. Tradutor: faruk Juma. Revisão: Mubin Fakir 1436 Uma unica mensagem رسالة واحدة فقط portuguese[ português - برتغايل[ Autor: Dr: Náji Ibrahim Tradutor: faruk Juma Revisão: Mubin Fakir 1 O Índice: tema principal O monoteísmo no livro sagrado (Antigo

Leia mais

ISLAMISMO A GRANDE FORTALEZA RELIGIOSA

ISLAMISMO A GRANDE FORTALEZA RELIGIOSA ISLAMISMO A GRANDE FORTALEZA RELIGIOSA INTRODUÇÃO O dia 11 de setembro de 2001 entrou para a História. É impossível a qualquer pessoa olhar para aqueles eventos sem considerar o seu significado. É impossível

Leia mais

IGREJA Grande crescimento do cristianismo. Aliança Reis + Igreja Grande proprietária de Terras Controle sobre todo o conhecimento. Pregava repúdio as

IGREJA Grande crescimento do cristianismo. Aliança Reis + Igreja Grande proprietária de Terras Controle sobre todo o conhecimento. Pregava repúdio as IGREJA Grande crescimento do cristianismo. Aliança Reis + Igreja Grande proprietária de Terras Controle sobre todo o conhecimento. Pregava repúdio as Heresias: Qualquer interpretação teológica contrária

Leia mais

Islamismo. Roteiro 24

Islamismo. Roteiro 24 Islamismo Roteiro 24 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro I Cristianismo e Espiritismo Módulo II O Cristianismo Objetivos Elaborar uma linha histórica do Islamismo.

Leia mais

Islam, uma religião de Paz!

Islam, uma religião de Paz! Islam, uma religião de Paz! Uma religião monoteísta; Praticantes do Islam Muçulmanos; Conduta religiosa definida no Alcorão Sagrado; 5 Pilares do Islam: Fé, oração, caridade, jejum, peregrinação. Muhammad

Leia mais

LUGARES SAGRADOS DE ALGUMAS TRADIÇÕES RELIGIOSAS.

LUGARES SAGRADOS DE ALGUMAS TRADIÇÕES RELIGIOSAS. LUGARES SAGRADOS DE ALGUMAS TRADIÇÕES RELIGIOSAS. Pode-se observar que muitas pessoas, de diferentes religiões, estabelecem lugares como sagrados. Sendo o sagrado reconhecido em suas manifestações, os

Leia mais

O Último Sermão do Profeta Muhammad: Uma Advertência Final

O Último Sermão do Profeta Muhammad: Uma Advertência Final O Último Sermão do Profeta Muhammad: Uma Advertência Final خطبة الوداع لنىب ص االله عليه وسلم [رتغايل portuguese [português - www.islamreligion.com website موقع دين الا سلام 2013-1434 O amado Profeta Muhammad,

Leia mais

Ações e Intenções موقع دين الا سلام. website

Ações e Intenções موقع دين الا سلام.  website Ações e Intenções الا عمال انلوايا [رتغايل portuguese [português - www.islamreligion.com website موقع دين الا سلام 2013-1434 É narrado sob a autoridade de Umar ibn al-khattab que disse: Ouvi o Mensageiro

Leia mais

HISTÓRIA. aula Reino Franco e Mundo islâmico

HISTÓRIA. aula Reino Franco e Mundo islâmico HISTÓRIA aula Reino Franco e Mundo islâmico Os francos Dinastia Merovíngia: Clóvis (496) Batalha de Tolbiac conversão ao cristianismo Conquista e unificação da Gália Distribuição de terras entre clero

Leia mais

Maomé X Jesus. Muitos especialistas cristãos sobre o islamismo afirmam que Maomé com frequência confundia as

Maomé X Jesus. Muitos especialistas cristãos sobre o islamismo afirmam que Maomé com frequência confundia as Publicado na Sábado, 03 de Julho de 2010 Este artigo foi lido 645 vezes em nosso site O Poder da Fé Maomé X Jesus Não vamos esquecer de que a história do povo árabe era a mais desiteressante possível até

Leia mais

O Islam e o muçulmano

O Islam e o muçulmano O Islam e o muçulmano اإلسالم و املسلمون [ برتغايل Português ] WAMY - América Latina 2009-1430 اإلسالم و املسلمون «باللغة الربتغايلة» انلدوة العاملية للشباب اإلساليم أمريكا الالت ني ةي 2009-1430 Islam

Leia mais

SÉRIE DIVULGANDO MEISHU-SAMA 5º) JERUSALÉM E A PROFECIA DA ABERTURA DO PORTÃO FECHADO. Rio de Janeiro 15 de junho de 2012 Charles Guimarães Filho

SÉRIE DIVULGANDO MEISHU-SAMA 5º) JERUSALÉM E A PROFECIA DA ABERTURA DO PORTÃO FECHADO. Rio de Janeiro 15 de junho de 2012 Charles Guimarães Filho SÉRIE DIVULGANDO MEISHU-SAMA 5º) JERUSALÉM E A PROFECIA DA ABERTURA DO PORTÃO FECHADO Rio de Janeiro 15 de junho de 2012 Charles Guimarães Filho 1 2 ÍNDICE Introdução 05 Meishu-Sama 05 Começo da formação

Leia mais

Nascimento e expansão do islã HISTÓRIA 7º EF

Nascimento e expansão do islã HISTÓRIA 7º EF Nascimento e expansão do islã HISTÓRIA 7º EF Nascimento e expansão do islã Imagem: Léon Belly (1827-1877) / Pelerins allant à la Mecque, 1861, Pintura Orientalista / Domínio Público. Imagem: Carl Haag

Leia mais

02- Descreva as características e afazeres de cada um dos principais grupos que compunham a sociedade medieval: a) Clero:

02- Descreva as características e afazeres de cada um dos principais grupos que compunham a sociedade medieval: a) Clero: PROFESSOR: EQUIPE DE HISTÓRIA BANCO DE QUESTÕES - HISTÓRIA - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================== 01- Assinale a INCORRETA

Leia mais

ORIENTE MÉDIO: QUADRO SOCIOECONÔMICO

ORIENTE MÉDIO: QUADRO SOCIOECONÔMICO OBJETIVO 2016 1º ANO E.M. MÓDULO 26 ORIENTE MÉDIO: QUADRO SOCIOECONÔMICO POPULAÇÃO Grande diversidade étnica: maioria de origem árabe. Dos 16 países, 11 são de etnia árabe, localizados na Península Arábica.

Leia mais

Aula 27/04 e 14/05 - CH Cultura e Geografia das Religiões Prof. Lucas

Aula 27/04 e 14/05 - CH Cultura e Geografia das Religiões Prof. Lucas Aula 27/04 e 14/05 - CH Cultura e Geografia das Religiões Prof. Lucas Definição de conceitos Aspectos relacionados a cultura Geografia das religiões Conflitos religiosos Atividade Todo aquele complexo

Leia mais

CONFLITOS POLÍTICO-CULTURAIS

CONFLITOS POLÍTICO-CULTURAIS CONFLITOS POLÍTICO-CULTURAIS CULTURA CONCEITO São todas as obras e valores de um povo ou de uma sociedade CIVILIZAÇÃO CONCEITO É um agrupamento de culturas menores, formando, assim, uma ampla cultura.

Leia mais

Aula 5.1 Conteúdo: As grandes Religiões de matriz ocidental Judaísmo Cristianismo Islamismo ENSINO RELIGIOSO CONTEÚDO E HABILIDADES

Aula 5.1 Conteúdo: As grandes Religiões de matriz ocidental Judaísmo Cristianismo Islamismo ENSINO RELIGIOSO CONTEÚDO E HABILIDADES CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Aula 5.1 Conteúdo: As grandes Religiões de matriz ocidental Judaísmo Cristianismo Islamismo 2 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO

Leia mais

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano DICAS DO PROFESSOR História 6º Ano OS BÁRBAROS Os povos bárbaros, cujo grupo principal eram de origem germânica, habitavam as regiões norte e nordeste da Europa e noroeste da Ásia, na época do Império

Leia mais

Slide 2

Slide 2 ( ) 14. No Juízo Final, onde comparecerão todos os ímpios: desde a Criação até o fim do Milênio; os que morrerem durante o período milenial e os que, ao final desta época, estiverem vivos. E na eternidade

Leia mais

Geografia- Professor Yuri Xavier.

Geografia- Professor Yuri Xavier. Geografia- Professor Yuri Xavier www.dhnet.org.br A palavra fundamentalismo passou nos últimos anos a estar presente na mídia mundial quase sempre com uma conotação assustadora... Mas, o que ele realmente

Leia mais

5ª Lição: O que o Islam? As Crenças Essenciais do Islam

5ª Lição: O que o Islam? As Crenças Essenciais do Islam 5ª Lição: O que o Islam? As Crenças Essenciais do Islam Existem muitos aspectos da crença nos quais aquele que adere ao Islam deve ter firme convicção. Desses aspectos, os mais importantes são seis, conhecidos

Leia mais

A importância do Alcorão: O Alcorão é considerado o milagre eterno do Islã. É o guia melhor e mais completo daquele que vive e busca o prazer de

A importância do Alcorão: O Alcorão é considerado o milagre eterno do Islã. É o guia melhor e mais completo daquele que vive e busca o prazer de Alcorão ou Corão em ق ر ا نárabe O Livro Sagrado dos Muçulmanos O Alcorão Sagrado A importância do Alcorão: O Alcorão é considerado o milagre eterno do Islã. É o guia melhor e mais completo daquele que

Leia mais

Observe atentamente a imagem abaixo:

Observe atentamente a imagem abaixo: DATA DE ENTREGA: 25 / 05 / 2016 QiD 3 7º ANO PARTE 3 HISTÓRIA Observe atentamente a imagem abaixo: O texto se refere às questões 1 e 2 O islamismo nasceu na Península Arábica, no século VII. Essa região,

Leia mais

Resumo e roteiro de estudos sobre o tema Vida Pós-Morte

Resumo e roteiro de estudos sobre o tema Vida Pós-Morte Resumo e roteiro de estudos sobre o tema Vida Pós-Morte O tema do seminário foi dividido entre as religiões mais seguidas, além da Umbanda e do Candomblé, que possuem muitos adeptos no Brasil: Judaísmo

Leia mais

TEORIA, HISTÓRIA E CRÍTICA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO II TH 2

TEORIA, HISTÓRIA E CRÍTICA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO II TH 2 TEORIA, HISTÓRIA E CRÍTICA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO II TH 2 Profª. Ana Paula Zimmermann Pontifícia Universidade Católica de Goiás Escola de Artes e Arquitetura Curso de Arquitetura e Urbanismo FORMAÇÃO

Leia mais

Notícias do Passado أخبار من القرون ملاضية موقع دين الا سلام. website

Notícias do Passado أخبار من القرون ملاضية موقع دين الا سلام.  website Notícias do Passado أخبار من القرون ملاضية [رتغايل portuguese [português - www.islamreligion.com website موقع دين الا سلام 2013-1434 Uma das mais fortes evidências da verdade do Profeta Muhammad é seu

Leia mais

O Conceito de Deus no Islã. (parte 1 de 2): Um Conceito Singular

O Conceito de Deus no Islã. (parte 1 de 2): Um Conceito Singular O Conceito de Deus no Islã (parte 1 de 2): Um Conceito Singular IslamReligion.com É um fato conhecido que todo idioma tem um ou mais termos que são usados para se referir a Deus e às vezes a divindades

Leia mais

Os Profetas. WAMY - América Latina

Os Profetas. WAMY - América Latina Os Profetas تعريف بالرسل ] برتغايل Português [ WAMY - América Latina - تعريف بالرسل» باللغة لربتغاچگة «جگد لعاملية للشبا لا سلايم مريكا للاتينية - As qualidades inerentes a um profeta não são desconhecidas

Leia mais

Islamismo: Origem e Desenvolvimento

Islamismo: Origem e Desenvolvimento Islamismo: Origem e Desenvolvimento Islamismo Acredita-se que o islamismo já tenha ultrapassado 1.200 milhões de seguidores, ou seja, mantendo-se o crescimento atual, de cada quatro pessoas na terra uma

Leia mais

Dados coletados na internet, ordenados e revisados por Helio Clemente

Dados coletados na internet, ordenados e revisados por Helio Clemente Dados coletados na internet, ordenados e revisados por Helio Clemente Existem cinco grandes religiões em todo o mundo: Cristianismo, islamismo, hinduísmo, budismo e judaísmo. Não pretendemos apresentar

Leia mais

HISTÓRIA. Professor-Mestre Rafael Kasper

HISTÓRIA. Professor-Mestre Rafael Kasper HISTÓRIA Professor-Mestre Rafael Kasper DIVISÃO DA HISTÓRIA NASCIMENTO DE CRISTO a.c. Antes de Cristo Ano 1 d.c. Depois de Cristo 5... 4... 3... 2... 1... 1... 2... 3... 4... 5... A PRÉ- HISTÓRIA PALEOLÍTICO

Leia mais

TH 2 A Arquitetura Muçulmana

TH 2 A Arquitetura Muçulmana TH 2 A Arquitetura Muçulmana Profª. Ana Paula Zimmermann Pontifícia Universidade Católica de Goiás Escola de Artes e Arquitetura Curso de Arquitetura e Urbanismo A arquitetura islâmica absorveu traços

Leia mais

Região bastante desértica. Diversas tribos nômades viviam do comércio e do pastoreio. A cidade de Meca era um grande centro comercial e religioso.

Região bastante desértica. Diversas tribos nômades viviam do comércio e do pastoreio. A cidade de Meca era um grande centro comercial e religioso. A PENÍNSULA ARÁBICA ATÉ O SÉCULO VII d. C. Região bastante desértica. Diversas tribos nômades viviam do comércio e do pastoreio. A cidade de Meca era um grande centro comercial e religioso. . A CAABA

Leia mais

DATA: / / 2015 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 1.º ANO/EM

DATA: / / 2015 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 1.º ANO/EM SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: / / 015 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 1.º ANO/EM ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2017 1ª PROVA PARCIAL DE HISTÓRIA Aluno(a): Nº Ano: 7º Turma: Data: 01/04/2017 Nota: Professor(a): Ivana Cavalcanti Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

Quer estudar teologia com qualidade?

Quer estudar teologia com qualidade? www.teologiafabi.com.br Quer estudar teologia com qualidade? 1 - O SIGNIFICADO DE TEOLOGIA E DE DOUTRINA 2 - DEFINIÇÃO DE DEUS 3 - A EXISTÊNCIA DE DEUS 4 - A NATUREZA DE DEUS 5 - A UNIDADE E TRINDADE DE

Leia mais

Proposta Curricular para o Ensino Religioso da Secretaria Municipal de Educação de Camburiu e Itapema

Proposta Curricular para o Ensino Religioso da Secretaria Municipal de Educação de Camburiu e Itapema Proposta Curricular para o Ensino Religioso da Secretaria Municipal de Educação de Camburiu e Itapema 5ª. SÉRIE 1. Ethos Ser Humano. 3. Textos Sagrados, orais e escritos. Autoestima. Preconceito (etnias,

Leia mais

Grande Mesquita de Hassan II

Grande Mesquita de Hassan II Grande Mesquita de Hassan II (1990/93, Casablanca Marrocos) Segunda mesquita maior do mundo Cidades islâmicas Fundadas ou transformadas pelos árabes, do Atlântico até a Índia, as cidades muçulmanas eram

Leia mais

LIÇÃO 3 A SALVAÇÃO E O ADVENTO DO SALVADOR. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 3 A SALVAÇÃO E O ADVENTO DO SALVADOR. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 3 A SALVAÇÃO E O ADVENTO DO SALVADOR Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO O NASCIMENTO DO SALVADOR Deus antes da fundação do mundo já providenciara o plano de salvação da humanidade e esta

Leia mais

Como falar de Jesus aos muçulmanos

Como falar de Jesus aos muçulmanos Como falar de Jesus aos muçulmanos Plano de Aula Principais pontos dos ensinos do Alcorão. Como evangelizar o mundo árabe. Intercessão pelos campos missionários no mundo árabe A Visão do Alcorão Sobre

Leia mais

Comecei a peregrinação caminhando a pé em torno do Muro da cidade velha de Jerusalém.

Comecei a peregrinação caminhando a pé em torno do Muro da cidade velha de Jerusalém. 9 2 A TERRA SANTA Telma Teixeira de Oliveira Almeida 1 A busca pelo autoconhecimento, pelos entendimentos do porque estamos aqui, habitando este lugar no planeta e compreender o que é importante tem levado-me

Leia mais

TEXTO EXTRAÍDO DO SITE: (e imagens do Google Imagens ) ISLAMISMO QUAIS SÃO OS CINCO PILARES DO ISLAM?

TEXTO EXTRAÍDO DO SITE:  (e imagens do Google Imagens ) ISLAMISMO QUAIS SÃO OS CINCO PILARES DO ISLAM? TEXTO EXTRAÍDO DO SITE: www.islam.com.br (e imagens do Google Imagens ) ISLAMISMO QUAIS SÃO OS CINCO PILARES DO ISLAM? São a estrutura da vida do muçulmano: a fé, a oração, o interesse pelo necessitado

Leia mais

Aquando da sua morte, em 632, praticamente toda a Arábia está unificada política e religiosamente;

Aquando da sua morte, em 632, praticamente toda a Arábia está unificada política e religiosamente; Os muçulmanos eram um povo semi-nómada e politeísta; Não tinham unidade política; Por volta do ano 610 Maomé afirma ter tido uma visão : o anjo Gabriel afirmou que Maomé era o único mensageiro de um Deus

Leia mais

Sua religião é uma escolha pessoal e deve ser respeitada

Sua religião é uma escolha pessoal e deve ser respeitada Sua religião é uma escolha pessoal e deve ser respeitada O Dia Mundial da Religião, celebrado a 21 de janeiro, tem como principal objetivo sensibilizar a Humanidade para o respeito pelas diferentes crenças

Leia mais

Dicas do Professor. História 6º Ano

Dicas do Professor. História 6º Ano Dicas do Professor História 6º Ano O Egito Antigo Essa frase é de um grego chamado Heródoto. Por se localizar numa região desértica - o nordeste da África -, o Egito sempre teve a sua vida ligada às águas

Leia mais

O corpo físico é mau e inferior à alma?

O corpo físico é mau e inferior à alma? O corpo físico é mau e inferior à alma? Compreendendo a natureza humana por Paulo Sérgio de Araújo INTRODUÇÃO Conforme a teoria das idéias (ou teoria das formas ) do filósofo grego Platão (428-347 a.c.),

Leia mais

A ELEIÇÃO DE DEUS RM

A ELEIÇÃO DE DEUS RM PALAVRA DA CÉLULA A PERPLEXIDADE DE PAULO RM 9.1 5 No verso 1 lemos que o Espírito Santo testemunha em nossa consciência, o que mostra que a consciência é uma função do espírito humano. Paulo está preocupado

Leia mais

REVISÃO HISTÓRIA 1 EM. Prova Bimestral 2º Bimestre

REVISÃO HISTÓRIA 1 EM. Prova Bimestral 2º Bimestre REVISÃO HISTÓRIA 1 EM Prova Bimestral 2º Bimestre IMPÉRIO BIZANTINO Governo com caráter despótico associado à grande influência religiosa, dando-lhe uma feição teocrática. Crise iconoclasta: descontentamento

Leia mais

Aula 3 - Religião e fundamentalismo

Aula 3 - Religião e fundamentalismo Aula 3 - Religião e fundamentalismo Religiões monoteístas Religiões monoteístas são aquelas em que se acredita na existência de uma única entidade divina, criadora do mundo. Há monoteísmos em diversas

Leia mais

Escola da Fé. 10 novembro 2017 DEUS REVELA-SE, VEM AO ENCONTRO, ILUMINA-NOS, CONDUZ-NOS

Escola da Fé. 10 novembro 2017 DEUS REVELA-SE, VEM AO ENCONTRO, ILUMINA-NOS, CONDUZ-NOS Escola da Fé 10 novembro 2017 DEUS REVELA-SE, VEM AO ENCONTRO, ILUMINA-NOS, CONDUZ-NOS Na Sagrada Escritura aparece sempre ligada a uma relação com pessoas concretas. A REVELAÇÃO DE DEUS NO ANTIGO TESTAMENTO

Leia mais

Módulo: QUEM É O HOMEM? Aula

Módulo: QUEM É O HOMEM? Aula PRIMEIR A IGREJA BATISTA DE CAMPO GRANDE-RJ Escola Bíblica Discipuladora Curso de Verão Módulo: QUEM É O HOMEM? Aula 8 08-04-2018 CONCEITUANDO: ESCATOLOGIA - "teoria a cerca das últimas coisas que vão

Leia mais

A epístola de Tiago. Tiago, o Justo, possivelmente um dos irmãos de Jesus (Mt 13:55; Mc 6:3), é o autor dessa epístola.

A epístola de Tiago. Tiago, o Justo, possivelmente um dos irmãos de Jesus (Mt 13:55; Mc 6:3), é o autor dessa epístola. A epístola de Tiago A obra exigida na epístola de Tiago de quem diz que tem fé (crença) é a obra que a perseverança termina (Tg 1:4), ou seja, é permanecer crendo na lei perfeita, a lei da liberdade (Tg

Leia mais

QUAL O MOTIVO DA EXPRESSÃO ORIENTE MÉDIO?

QUAL O MOTIVO DA EXPRESSÃO ORIENTE MÉDIO? ORIENTE MÉDIO QUAL O MOTIVO DA EXPRESSÃO ORIENTE MÉDIO? LOCALIZAÇÃO APECTOS FÍSICOS Clima árido é o mais presente no território Na porção norte uma franja de clima Mediterrâneo A região sobre com a carência

Leia mais

Quando a Bíblia é vista assim, ela parece um livro caído do céu. E aí, acaba negando a relação que a Bíblia tem com a história de um povo.

Quando a Bíblia é vista assim, ela parece um livro caído do céu. E aí, acaba negando a relação que a Bíblia tem com a história de um povo. A Bíblia A Bíblia chegou e chega até nós, sendo Palavra de Deus e Fruto da revelação direta de Deus. Quando a Bíblia é vista assim, ela parece um livro caído do céu. E aí, acaba negando a relação que a

Leia mais

COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ

COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ Aviso importante! Esta disciplina é uma propriedade intelectual de uso exclusivo e particular do aluno da Saber e Fé, sendo proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, exceto em breves citações

Leia mais

PARÂMETROS ÚTEIS Meus bem-amados, não creais em qualquer Espírito; experimentai se os Espíritos são de Deus, porquanto muitos falsos profetas se têm levantado no mundo. (João, 1ª Epístola, 4:1.) No desdobrar

Leia mais

Biografia. Apresentação : Data e local de nascimento e morte; origem familiar, estudos, profissão e vida afectiva. Data de nascimento e morte

Biografia. Apresentação : Data e local de nascimento e morte; origem familiar, estudos, profissão e vida afectiva. Data de nascimento e morte Biografia Apresentação : Data e local de nascimento e morte; origem familiar, estudos, profissão e vida afectiva. Local de nascimento Data de nascimento e morte Filho de Estudos: Profissão: Vida afectiva:

Leia mais

Sumário. Prefácio... 13

Sumário. Prefácio... 13 Sumário Prefácio... 13 PARTE UM O LEGADO ISRAELITA 1. Cristianismo e judaísmo... 29 A separação dos caminhos... 29 O cristianismo e o cânone hebraico da Escritura... 40 O cristianismo e a interpretação

Leia mais

DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO OBJETIVOS: 6 Ano

DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO OBJETIVOS: 6 Ano DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO OBJETIVOS: 6 Ano Compreender o ser humano, a partir de sua realidade, buscando a formação integral do estudante. Vislumbrar as variadas dimensões do homem, especialmente

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA Em Nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso. Uma Só Mensagem Dr. Aji I. Arfaj 2012 IMPRESSO NO BRASIL Está é uma publicação do departamento religioso do Centro de Divulgação do Islam Para América Latina,

Leia mais

As Profecias do Alcorão

As Profecias do Alcorão As Profecias do Alcorão نبوءات القرآن [رتغايل portuguese [português - www.islamreligion.com website موقع دين الا سلام 2013-1434 O Alcorão contém muitas profecias que foram cumpridas, mas 1 nessa discussão,

Leia mais

HEBREUS, FENÍCIOS E PERSAS

HEBREUS, FENÍCIOS E PERSAS HEBREUS, FENÍCIOS E PERSAS LOCALIZAÇÃO FENÍCIOS MESOPOTÂMIA PERSAS EGITO NÚBIA HEBREUS ABRAÃO Deslocamento de Ur para Canaã (2000 ac) Canaã: Vale do Rio Jordão Patriarcas: Abraão, Isac e Jacó Economia

Leia mais

PREPARAÇÃO DA MISSA DE S. NUNO HISTÓRIA DO COLÉGIO ADVENTO E NATAL

PREPARAÇÃO DA MISSA DE S. NUNO HISTÓRIA DO COLÉGIO ADVENTO E NATAL P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L 2016-17 DEPARTAMENTO CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS GRUPO DISCIPLINAR DE EMR 10º Ano 1.º Período APRESENTAÇÃO O programa da disciplina, a Pastoral, a Companhia de Jesus e

Leia mais

Diálogo Inter-religioso

Diálogo Inter-religioso Diálogo Inter-religioso Apresentação Este material foi desenvolvido de forma que pudéssemos conhecer um pouco de cada uma das três principais religiões monoteístas. Como estas culturas são muito amplas,

Leia mais

Quando a Bíblia é vista assim, ela parece um livro caído do céu. E aí, acaba negando a relação que a Bíblia tem com a história de um povo.

Quando a Bíblia é vista assim, ela parece um livro caído do céu. E aí, acaba negando a relação que a Bíblia tem com a história de um povo. A Bíblia A Bíblia chegou e chega até nós, sendo Palavra de Deus e Fruto da revelação direta de Deus. Quando a Bíblia é vista assim, ela parece um livro caído do céu. E aí, acaba negando a relação que a

Leia mais

O que é a Escatologia Bíblica?

O que é a Escatologia Bíblica? O que é Bíblica? a Escatologia O que é a Escatologia Bíblica? Por Daniel Conegero Escatologia é a divisão da Teologia Sistemática que estuda as profecias bíblicas sobre o futuro. É por isso que a escatologia

Leia mais

Introdução. Ação Geral. Deus e a Graça comum. Espírito restringe Satanás

Introdução. Ação Geral. Deus e a Graça comum. Espírito restringe Satanás Novo homem: O ser espiritual Introdução Mensagem:03 de 13 Data: 17/04/2011 Ação Geral Deus e a Graça comum para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus. Porque ele faz raiar o seu sol

Leia mais